108

UNIDADE 5. Multiplicação

Ilustração. Galáxia em tons de roxo. No centro há crianças sorrindo sobre trilhas circulares. Em cada trilha há uma conta. Da esquerda para a direita: 2 x 30; 6 x 9; 24 x 2; 7 x 6; 9 x 4; 10 x 3; 8 x 3; 18 x 1; 4 x 3; 2 x 3. À direita, uma trilha com uma seta rosa em cima. Ao fundo, naves espaciais voando e sobre uma delas há uma placa com a pergunta: Qual é o resultado? Ao redor, Melissa, Caio e outras crianças estão observando e sorrindo.

109

Boxe complementar:

Para refletir...

Ícone: oral.

Este é um jogo de trilha. Quais poderiam ser as regras para os jogadores avançarem as casas?

Ícone: oral.

Você sabe resolver as multiplicações que estão na trilha?

Escolha uma multiplicação da trilha para encontrar o resultado.

_____

Ícone: oral.

Quais multiplicações você acha mais difíceis de resolver? E as mais fáceis?

Fim do complemento.

110

Situações de multiplicação

  1. Observe a ilustração e responda às questões.
Ilustração. Quatro triciclos rosa com rodas pretas.
  1. Acima, há quantos triciclos? _____
  1. Quantas rodas há em cada triciclo? _____
  1. No total, há quantas rodas nesses triciclos? _____
  1. Represente a solução do problema com uma adição de quantidades iguais.

    _____

  1. Ângelo ganhou 5 pacotes de figurinhas. Em cada pacote, há 4 figurinhas. Quantas figurinhas Ângelo ganhou?

    Ângelo ganhou _____ figurinhas.

Ilustração. Cinco pacotes e cada um tem quatro figurinhas dentro.
  1. Represente a solução do problema por meio de uma adição de parcelas iguais. _____
  1. Agora, represente-a por meio de uma multiplicação. _____
  1. Escreva para cada figura uma multiplicação que represente o total de quadradinhos.
    1. Ilustração. Retângulo com quatro colunas e três fileiras de quadradinhos verdes.

      Multiplicação: _____

    1. Ilustração. Retângulo com seis colunas e duas fileiras de quadradinhos vermelhos.

      Multiplicação : _____

      Ícone: Oral.

    1. O que se manteve constante nas multiplicações que você escreveu?

111

  1. Observe as representações das árvores abaixo.
Ilustração. Quatro colunas e duas fileiras de árvores.
  1. Há quantas fileiras com 4 árvores? _____
  1. Há quantas fileiras com 2 árvores? _____
  1. Quantas árvores há no total? _____
  1. Escreva uma multiplicação com os números 2 e 4 cujo resultado seja o total de árvores. _____

    Ícone: dupla.

    Ícone: oral.

  1. Compare a multiplicação que você escreveu com a de um colega. Vocês escreveram a mesma multiplicação?
  1. Invente um problema cuja resposta possa ser obtida pela adição “oito mais oito mais oito é igual a vinte e quatro” (8 + 8 + 8 = 24) ou a multiplicação “três vezes oito é igual a vinte e quatro” (3 × 8 = 24). Registre esse problema em seu caderno.
  1. Observe a ilustração e complete o quadro.
Ilustração. Figura composta por nove retângulos laranja, seis amarelos, quinze roxos, três verdes e dois azuis.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Cor da figura

Número de retângulos pequenos que formam a figura

Multiplicação que representa o número de retângulos pequenos que formam a figura

Amarela

6

2 × 3 ou 3 × 2

Laranja

Roxa

Azul

Verde

112

2 vezes ou o dobro

  1. Mariana tem 3 bonecas em sua coleção. Gabi tem o dobro dessa quantidade de bonecas. Quantas bonecas Gabi tem?

    Adição: 3 + 3 = _____

    Multiplicação: 2 × 3 = _____

    Gabi tem _____ bonecas.

  1. Associe as quantidades iguais.

Linha 1

o dobro de 5

2 × 4

14

o dobro de 10

Linha 2

8

2 × 10

10

o dobro de 7

  1. Observe as canetas abaixo e, em seguida, faça o que se pede.
Ilustração. Seis canetas coloridas, lado a lado.
  1. Se Cida tem o dobro dessa quantidade de canetas, quantas canetas ela tem? _____
  1. Escreva uma adição e uma multiplicação que representem a solução dessa situação.

    Adição: _____

    Multiplicação: _____

113

3 vezes ou o triplo

  1. Leia e responda às questões.
    1. Em um campeonato de futebol, o time de Fábio marcou 9 gols. O time de Cecília marcou o triplo de gols marcados pelo time de Fábio. Quantos gols marcou o time de Cecília? _____
    1. Para ir ao trabalho, Marta caminha 4 quarteirões, e José percorre, de bicicleta, o triplo de quarteirões de Marta. Quantos quarteirões José percorre, de bicicleta, para chegar ao trabalho?

      _____

    1. Escreva uma adição e uma multiplicação que representem a solução de cada situação apresentada nos dois itens acima.

      _____

      _____

Ícone: mental.

  1. Observe o gráfico e responda às questões.
Gráfico de colunas. Total de carros vendidos na loja Carrão. No eixo vertical, a quantidade de carros vendidos e no eixo horizontal, o mês. 
Fevereiro: 6 carros; 
Março: 3 carros.

Fonte: Loja Carrão. (2023)

  1. Qual foi o total de carros vendidos em fevereiro? _____
  1. Se em abril a loja Carrão vendeu o triplo de carros que foram vendidos no mês de março, ela vendeu mais ou menos carros que em fevereiro? Quantos carros foram vendidos em abril? _____

114

4 vezes ou o quádruplo

  1. Andreia tem 8 anos. A idade da mãe dela é igual ao quádruplo (4 vezes) da idade de Andreia. Quantos anos tem a mãe de Andreia?

    Adição: _____

    Multiplicação: _____

    A mãe de Andreia tem _____ anos.

  1. Escreva o resultado de cada multiplicação que Sandra e Amanda fizeram na lousa. Depois, responda às questões.
Ilustração. Lousa com as informações: 
Sandra: 2 x 1 = espaço para resposta, 2 x 2 = espaço para resposta, 2 x 3 = espaço para resposta, 2 x 4 = espaço para resposta, 
Amanda: 4 x 1 = espaço para resposta, 4 x 2 = espaço para resposta, 4 x 3 = espaço para resposta, 4 x 4 = espaço para resposta.
  1. Quais são os resultados em comum nas multiplicações de Sandra e Amanda? _____
  1. Quais são as multiplicações de Sandra e Amanda com esses resultados? _____
  1. Observe os desenhos das caixas numeradas para descobrir a regra da sequência dos números delas. Depois, complete as caixas seguintes com números.
Ilustração. Dez caixas com números. Da esquerda para a direita: 4, 8, 12, 16, espaço para resposta, 24, espaço para resposta, espaço para resposta, espaço para resposta, 40.

115

5 vezes ou o quíntuplo

  1. Resolva os problemas.
    1. Por uma torneira aberta saem aproximadamente 3 litros de água por minuto. Quantos litros de água saem aproximadamente dessa torneira em 5 minutos? _____
    1. O aniversário de Mara é daqui a 5 semanas. Quantos dias faltam para o aniversário dela? _____
    1. Escreva uma adição e uma multiplicação que representem a solução de cada situação apresentada nos dois itens acima.

      _____

      _____

Ícone: mental.

  1. Joana, Rita e Aline ganharam caixas para guardar suas pulseiras. Cada uma das meninas guardará 5 pulseiras em cada caixa. Joana tem 1 caixa. Rita tem 5 caixas. Aline tem o dobro da quantidade de caixas de Rita.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Nome

Quantidade de caixas

Quantidade de pulseiras

Joana

Rita

Aline

Ícone: mental.

  1. Elza comprou 5 pacotes com 2 canetas em cada pacote para presentear seus sobrinhos. Sabendo que ela presenteou cada sobrinho com apenas uma caneta e não sobraram canetas, quantos sobrinhos Elza tem?

    _____

116

10 vezes

Ícone: mental.
  1. Observe a ilustração e responda às questões.
Ilustração. Dez pratos sobre uma mesa. Em cada prato há seis brigadeiros.
  1. Quantos brigadeiros há na mesa? _____
  1. Escreva uma adição e uma multiplicação para representar a quantidade de brigadeiros dessa situação.

    Adição: _____

    Multiplicação: _____

  1. Na aula de Arte, 10 crianças molharam uma das mãos na tinta e, em seguida, carimbaram uma vez em uma folha de cartolina.
    1. Quantos dedos foram carimbados no total? _____
Ilustração. Dez crianças com uniforme branco e vermelho estão ajoelhadas no chão e com as mãos sujas de tinta. Na frente de cada uma há um papel com a marca da mão. Ao redor há baldes de tinta.

Observação: Os objetos nesta página não estão apresentados em escala de tamanho. Fim da observação.

Ícone: mental.

  1. Complete os quadros abaixo.
Ilustração. Uma bicicleta verde com duas rodas.

Quantas rodas?

Tabela: equivalente textual a seguir.

Quantidade de bicicletas

1

5

10

Quantidade de rodas

2

_____

_____

Ilustração. Um carrinho amarelo com quatro rodas.

Quantas rodas?

Tabela: equivalente textual a seguir.

Quantidade de carros

1

7

10

Quantidade de rodas

4

_____

_____

117

  1. Calcule os resultados de cada lista de multiplicações.

5 × 0 = _____

5 × 1 = _____

5 × 2 = _____

5 × 3 = _____

5 × 4 = _____

5 × 5 = _____

5 × 6 = _____

5 × 7 = _____

5 × 8 = _____

5 × 9 = _____

5 × 1 = _____

10 × 0 = _____

10 × 1 = _____

10 × 2 = _____

10 × 3 = _____

10 × 4 = _____

10 × 5 = _____

10 × 6 = _____

10 × 70 = _____

10 × 80 = _____

10 × 90 = _____

10 × 10 = _____

Boxe complementar:

Desafio

Alessandra comprou uma mochila que custou 50 reais.

Alessandra pagou a mochila com cédulas de cinco reais.. Quantas cédulas dessa ela utilizou para pagar a mochila? _____

Se Alessandra pagasse a mochila com cédulas de dez reais, quantas cédulas ela utilizaria?

_____

CRÉDITO: FOTOS: BANCO CENTRAL DO BRASIL

Ilustração. Alessandra, mulher com vestido rosa está de costas e observando uma mochila na vitrine. Abaixo da mochila, placa com a informação: Mochila 50 reais.

CRÉDITO: MARCO CORTEZ

Fim do complemento.

118

2 vezes e vezes 2; 3 vezes e vezes 3...

  1. Alice e Carlos ganharam bombons.
    1. Veja como cada um agrupou os bombons para contá-los e escreva uma multiplicação para representar cada situação.

Alice fez assim:

Ilustração. Alice, menina com tranças e regata roxa, sorri e pensa: 5 mais 5 ou 2 vezes 5 são… Na frente dela há dez bombons sobre uma mesa. Os bombons estão divididos em dois grupos com cinco bombons cada.

Quantos bombons Alice ganhou? _____

Multiplicação: _____

Carlos fez assim:

Ilustração. Carlos, menino ruivo com camiseta azul está com a mão direita sob o queixo. Ele pensa: 2 mais 2 mais 2 mais 2 mais 2 ou 5 vezes 2 são… Na frente dele há dez bombons sobre uma mesa. Os bombons estão divididos em cinco grupos com dois bombons cada.

Quantos bombons Carlos ganhou? _____

Multiplicação: _____

  1. Depois que cada um comeu 4 bombons, eles reorganizaram os que sobraram.

Bombons de Alice:

Ilustração. Três colunas e duas fileiras de bombons.

Sobraram quantos bombons para Alice? _____

Multiplicação: _____

Bombons de Carlos:

Ilustração. Duas colunas e três fileiras de bombons.

Sobraram quantos bombons para Carlos? _____

Multiplicação: _____

  1. Quais das multiplicações anteriores têm o mesmo resultado?

    _____

119

  1. Observe as ilustrações em disposição retangular e responda às questões.
Ilustração. Quatro colunas e duas fileiras de soldadinhos.
  1. Quantos são os soldadinhos?

    _____

  1. Represente a quantidade de soldadinhos por meio de duas multiplicações usando os números 2 e 4.

    _____

Ilustração. Cinco colunas e três fileiras de xícaras.
  1. Quantas são as xícaras?

    _____

  1. Represente a quantidade de xícaras por meio de duas multiplicações usando os números 3 e 5.

    _____

Observação: Os objetos nesta página não estão apresentados em escala de tamanho. Fim da observação.

Ícone: Desenho ou pintura.

  1. Faça o que se pede.
    1. Desenhe, numa disposição retangular, 12 bolinhas.
  1. Escreva multiplicações cujo resultado seja 12.

    _____

120

Mais sobre multiplicação

  1. Calcule o total de flores em cada ilustração e complete.
    1. Quantas flores há nos vasos, no total?
Ilustração. Dois vasos com três flores rosas em cada um.

fator: 2 × fator: 3 = produto: _____

_____ flores no total.

  1. Agora, quantas flores há no total?
Ilustração. Seis vasos com três flores rosas em cada um.

fator: _____ × fator: _____ = produto: _____

_____ flores no total.

Os números usados em uma multiplicação são chamados fatores. O resultado da multiplicação é chamado produto.

Ícone: mental.

  1. Calcule o produto em cada ficha abaixo.

2 × 3 = _____

4 × 3 = _____

4 × 6 = _____

5 × 4 = _____

1 × 6 = _____

8 × 3 = _____

2 × 6 = _____

3 × 8 = _____

2 × 10 = _____

Ícone: oral.

121

Ícone: mental.

  1. Complete o quadro a seguir sabendo que:
    • os números das casas pintadas de verde são os fatores das multiplicações;

      • o quadro deve ser completado com o produto de cada multiplicação.

Boxe complementar:

Dica

  • Atenção! Antes de completar o quadro de multiplicações, observe os exemplos.

Fim do complemento.

Tabela: equivalente textual a seguir.

×

2

3

4

5

6

7

8

9

10

2

4

_____

_____

_____

_____

_____

_____

18

20

3

_____

9

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

4

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

5

10

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

6

_____

_____

_____

_____

36

_____

_____

_____

_____

7

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

8

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

9

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

10

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

Ilustração. Um gato cinza está deitado sobre um muro e dormindo. Abaixo, um gato marrom está sorrindo.

Ícone: oral.

  1. Responda à questão.

    Sabendo que 8 × 5 é igual a 40, como você pode calcular 9 × 5?

Ícone: mental.

  1. Calcule o resultado de cada multiplicação.
  1. 0 × 5 = _____
  1. 0 × 31 = _____
  1. 8 × 0 = _____
  1. 0 × 9 = _____
  1. 4 × 0 = _____
  1. ) 4 × 1 = _____
  1. 5 × 1 = _____
  1. 7 × 1 = _____
  1. ) 1 × 8 = _____

Ícone: oral.

Ícone: dupla.

122

Jogo: Pesquisa

Material: 4 conjuntos de 10 cartas numeradas de 1 a 10. As cartas podem ser confeccionadas pelos jogadores ou podem ser usadas as cartas numeradas de 2 a 10 e o ás de um baralho comum. Nesse caso, o ás substitui a carta de número 1.

Ícone: grupo.

Jogadores: 3

Regras:

Questões sobre o jogo

  1. Qual é o maior produto que pode ser anunciado pelo juiz?

    E o menor? _____

123

Ícone: oral.

  1. Qual estratégia ou cálculo você usou durante o jogo para descobrir o número de sua carta?
  1. Qual é o número da carta cuja frente não se vê, em cada caso?

( )

Ilustração. Uma menina loira está segurando uma carta com o número 8 na testa. Na frente dela, uma menina ruiva está segurando uma carta sobre a testa. Entre elas, um menino com óculos sorri com o dedo indicador levantado e fala: Quarenta!

( )

Ilustração. A menina loira segura uma carta com o número 9 na testa. Na frente dela, a menina ruiva segura outra carta na testa. Entre elas, o menino diz: Trinta e seis!

Ícone: oral.

  1. Se o outro jogador mostrar a carta com o número 4 e o juiz anunciar o produto 27, você consegue descobrir qual é sua carta? Por quê?
  1. Observe o que aconteceu em duas rodadas de um jogo.

Primeira rodada

Ilustração. Um menino ruivo está de costas e segurando uma carta na testa. Na frente dele, um menino com boné está segurando uma carta com o número 7 na testa. Entre eles, uma menina loira está sorrindo com o dedo indicador levantado. Ela fala: Vinte e um!

Segunda rodada

Ilustração. O menino ruivo está de costas e segurando a carta sobre a testa. Na frente dele, o menino com boné está segurando uma carta com o número 3 na testa. Entre eles, a menina loira fala: Vinte e um!
  1. Qual é o número da carta escondida na primeira rodada? _____

    Ícone: oral.

  1. É possível descobrir o número da carta escondida na segunda rodada sem fazer nenhum cálculo? Por quê?

124

Compreender problemas

Para resolver

Fique atento a todas as informações do texto e das tabelas a seguir.

Problema

Os pais de alguns estudantes compraram o material escolar de seus filhos na mesma papelaria. As tabelas abaixo mostram: o preço de cada material na papelaria escolhida e o que foi comprado pelos pais de cada um desses estudantes.

Custo do material

Tabela: equivalente textual a seguir.

Material

Preço (em real)

Caderno

8

Lápis

2

Caneta

3

Fonte: Preços da papelaria. (jan. 2023)

Quantidade de materiais comprados

Tabela: equivalente textual a seguir.

Material

Estudante

Cadernos

Lápis

Canetas

Ângela

4

2

3

Luís

5

3

2

Sabrina

3

3

4

Fonte: Compra dos pais. (jan. 2023)

  1. Os pais de qual dos três estudantes citados acima tiveram o maior gasto com o material escolar? E os pais de qual estudante gastaram menos?

    _____

    Os pais de Luís tiveram o maior gasto (52 reais) e os pais de Sabrina tiveram o menor gasto (42 reais).

    Ícone: oral.

    Ícone: grupo.

  1. Converse com seus colegas e seu professor sobre como você pensou no item anterior.

Para refletir

Veja como os pais de Luís calcularam o total gasto com o material escolar.

Esquema. 5 x 8 + 3 x 2 + 2 x 3
5 x 8 = 40
3 x 2 = 6
2 x 3 = 6
40 + 6 + 6
6 + 6 = 12
40 + 12 = 52
  1. Essa resolução está correta?

    _____

  1. Faça como os pais de Luís para obter o gasto dos pais de Ângela.

125

A Matemática me ajuda a ser

... um praticante de esportes

Os esportes são jogos ou outras atividades que envolvem algum tipo de exercício físico, técnicas, táticas, estratégias e algumas regras. Por meio dos esportes aprendemos a lidar com os sentimentos de perda, frustração, ansiedade, além de exercitarmos a tolerância e o respeito ao próximo.

Conheça um dos vários esportes que você pode praticar.

Basquete

É um esporte coletivo, em que participam dez jogadores, cinco em cada time. Os objetivos do jogo são: fazer pontos, arremessando a bola na cesta da equipe adversária, e impedir que o adversário pontue. A pontuação varia. As cestas feitas de fora da área restritiva valem 3 pontos, as cestas feitas de dentro da área restritiva valem 2 pontos, e os lances livres valem apenas 1 ponto.

Fotografia. Uma mulher com uniforme vermelho está pulando e segurando uma bola de basquete. Na frente dela, uma mulher com uniforme amarelo está pulando com o braço para cima. Atrás delas há uma cesta e ao fundo, pessoas em uma arquibancada.

LEGENDA: Arremesso da bola à cesta. FIM DA LEGENDA.

Tome nota

  1. O que podemos aprender com a prática de esportes?

    _____

  1. Em uma partida de basquete, o time de Júlio marcou 11 cestas de 3 pontos, 18 cestas de 2 pontos e 5 cestas de 1 ponto. Qual foi o total de pontos marcados pelo time de Júlio? _____

Reflita

Ícone: oral.

Você pratica alguma modalidade esportiva? Qual esporte você gostaria de praticar? Por quê?

126

Compreender informações

Como organizar dados de pesquisa

  1. A nutricionista Carla fez uma pesquisa com algumas crianças a fim de descobrir se elas têm uma alimentação saudável, que envolve comer alimentos naturais como frutas, verduras e legumes.

Carla selecionou 9 crianças e verificou no período de uma semana quantas refeições saudáveis elas fizeram, considerando o almoço e o jantar. Os dados foram organizados na tabela a seguir.

Fotografia. Várias frutas e legumes.

Quantidade de refeições saudáveis

Tabela: equivalente textual a seguir.

Criança

Refeição

Aline

Bianca

Diego

Flávio

Mário

Noeli

Paulo

Raísa

Túlio

Almoço

5

4

6

5

7

7

4

5

7

Jantar

7

4

4

6

3

7

6

5

5

Fonte: Pesquisa da nutricionista Carla. (jun. 2023)

  1. Qual criança fez mais refeições saudáveis nessa semana da pesquisa? Quantas foram as refeições? _____
  1. Qual das crianças teve a menor quantidade de refeições saudáveis nesse período? Quantas foram? _____
  1. De acordo com a tabela, complete o gráfico de barras duplas pintando as barras com as quantidades de refeições saudáveis no almoço e no jantar de cada criança.
Gráfico de colunas. Refeições saudáveis. No eixo vertical, a quantidade de refeições e no eixo horizontal, as crianças. 
Aline: 
Almoço: 5. 
Jantar: 7.
Bianca: 
Almoço: espaço para resposta. Resposta: 4. 
Jantar: 4. 
Diego: 
Almoço: 6. 
Jantar: 4. 
Flávio: 
Almoço: espaço para resposta. Resposta: 5.
Jantar: espaço para resposta. Resposta: 6.
Mário: 
Almoço: 7.
Jantar: 3. 
Noeli: 
Almoço: 7. 
Jantar: espaço para resposta. Resposta: 7.
Paulo: 
Almoço: 4. 
Jantar: 6. 
Raísa: 
Almoço: espaço para resposta. Resposta: 5.
Jantar: espaço para resposta. Resposta: 5.
Túlio: 
Almoço: 7. 
Jantar: 5.

Fonte: Pesquisa da nutricionista Carla. (jun. 2023)

Ícone: oral.

  1. Você costuma fazer refeições saudáveis? Qual é a importância desse tipo de refeição?

127

  1. Durante todo o ano há produção de frutas no Brasil, mas a colheita delas é feita em determinados meses. Veja o quadro abaixo com os meses de colheita de algumas frutas.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Fotografia. Um abacate cortado e um abacate inteiro

Abacate

Fotografia. Uma ameixa cortada e uma ameixa inteira.

Ameixa

Fotografia. Um caqui cortado e um caqui inteiro.

Caqui

Fotografia. Uma nectarina cortada e uma nectarina inteira.

Nectarina

Fotografia. Uma pera cortada e uma pera inteira.

Pera

Fotografia. Uma tangerina cortada e uma tangeria inteira.

Tangerina

Janeiro

X

X

_____

_____

X

_____

Fevereiro

X

X

X

_____

X

_____

Março

X

_____

X

_____

X

X

Abril

X

_____

X

_____

X

X

Maio

X

_____

X

_____

_____

X

Junho

X

_____

_____

_____

_____

X

Julho

X

_____

_____

_____

_____

X

Agosto

X

_____

_____

_____

_____

_____

Setembro

X

X

_____

X

_____

_____

Outubro

X

X

_____

X

_____

_____

Novembro

X

X

_____

X

_____

_____

Dezembro

X

X

_____

X

X

_____

  1. Com os dados fornecidos no quadro, complete a tabela abaixo com a variedade de frutas que podem ser colhidas, ou seja, a quantidade de cada tipo de fruta colhida em cada mês.

Variedade de fruta colhida em cada mês

Quadro: equivalente textual a seguir.

Mês

Jan.

Fev.

Mar.

Abr.

Maio

Jun.

Jul.

Ago.

Set.

Out.

Nov.

Dez.

Variedade de frutas

3

4

1

Dados obtidos em: http://fdnc.io/eTV. Acesso em: 12 fev. 2021.

  1. Qual é o mês em que há menor variedade dessas frutas? _____
  1. Em quais meses há mais variedade dessas frutas?

    _____

    Ícone: grupo.

  1. Reúnam-se e façam uma pesquisa com todos os estudantes da sala sobre as refeições saudáveis (almoço e jantar) feitas na última semana. Organizem os dados coletados em tabelas e construam um gráfico de barras. Vocês podem usar uma planilha eletrônica ou uma malha quadriculada para auxiliar o trabalho.

128

O que você aprendeu

  1. Escreva duas adições e duas multiplicações diferentes para representar o número de estudantes da sala de aula desenhada abaixo. Em seguida, complete com o total de estudantes que há nessa sala de aula.
Ilustração. Vista de cima de uma sala de aula. Há quatro colunas e cinco fileiras de alunos sentados em carteiras escolares.

Observação: Os elementos não estão apresentados em escala de tamanho. Cores fantasia. Fim da observação.

  1. Ana, Dora e Válter foram à feira no último domingo para comprar ameixas. Complete o quadro com a quantia que cada um gastou, sabendo que todos pagaram o mesmo preço por quilograma.

Valor gasto na feira de domingo

Tabela: equivalente textual a seguir.

Cliente

Quantidade

Valor pago

Ana

2 quilogramas

8 reais

Dora

1 quilograma

Válter

3 quilogramas

Fonte: Lista de gastos de Ana, Dora e Válter. (ago. 2023)

129

Ícone: calculadora.

Ícone: Desenho ou pintura.

  1. Uma calculadora está com a tecla Ilustração. Tecla: 4. quebrada.

    Desenhe as teclas que você digitaria para calcular o resultado de 4 × 5.

  1. Tiago estudou 3 horas por dia em todos os dias da semana passada.
    1. Quantas horas Tiago estudou na semana passada?

      _____

    1. André, irmão de Tiago, estudou uma hora a menos por dia naquela semana. Quantas horas André estudou na semana passada?

      _____

  1. Observe os quadros de números que Lucas e Ana fizeram.
Ilustração. Lucas. À frente, números de 1 a 18 ...
Os números 3, 6, 9, 12, 15, 18 estão pintados de verde.
Ilustração. Ana. À frente, números de 1 a 18 ...
Os números 6, 12, 18 estão pintados de laranja.
  1. Os números 6, 12 e 18 foram pintados pelos dois. Se os quadros continuassem até o número 30, qual seria o próximo número em comum a ser pintado por eles? _____

    Ícone: oral.

    Ícone: grupo.

  1. Converse com os colegas sobre o que você observou na regularidade dos números pintados por Lucas e por Ana.

Autoavaliação

Ícone: oral.