130

UNIDADE 6. Geometria

Ilustração. À esquerda, Melissa está segurando uma câmera fotográfica e sorrindo. Atrás dela, um guia com colete azul está com o dedo indicador levantado e conversando com uma mulher, que está segurando um panfleto. Ao lado dela há vários panfletos sobre uma estante. Ao fundo, uma mulher e um menino entram na sala e atrás deles há um mapa pendurado na parede, sobre um sofá. Em seguida, um quadro em sépia pendurado ao lado de um vaso com planta. À direita, um casal e Caio estão observando uma maquete grande. Entre eles, uma guia com colete azul está com as mãos viradas para cima e sorrindo. Atrás dela há um notebook aberto e na tela há um mapa. A maquete é composta por figuras geométricas formando um bairro. No centro, a prefeitura, prédio grande com formato de paralelepípedo. Na frente há uma construção com formato de pentágono, uma fonte com formato de esfera e uma construção com formato de hexágono. Ao redor há pessoas e árvores com formato de cone. À esquerda, vários carros estacionados ao redor de um teatro municipal, construção grande com formato de hexágono e com um cilindro no topo. Atrás há casas e árvores.

131

Boxe complementar:

Para refletir...

Diversos recursos são usados para divulgação, localização e preservação da memória de lugares. Maquetes, semelhantes àquilo que representam, fotografias e mapas possibilitam conhecermos um lugar.

Ícone: oral.

Você já visitou um Centro de Informações Turísticas?

Já viu maquetes de lugares ou construções?

Observe a maquete da página ao lado.

Ícone: oral.

Quais partes da maquete lembram figuras geométricas? Que figuras são essas?

Fim do complemento.

132

Figuras geométricas

Observação: Os objetos desta página não estão apresentados em escala de tamanho. Fim da observação.

  1. Observe as imagens dos objetos abaixo e ligue cada objeto à figura geométrica que ele lembra.

Linha 1

Ilustração 1. Um cilindro azul.
Ilustração 2. Um cubo amarelo.
Ilustração 3. Uma pirâmide azul.
Ilustração 4. Um triângulo laranja.
Ilustração 5. Um cone verde.
Ilustração 6. Um círculo rosa.

Linha 2

Fotografia A. Um dado vermelho.
Fotografia B. Um cone azul.
Fotografia C. Uma lata cilíndrica.
Fotografia D. Uma moeda.
Fotografia E. Uma pirâmide colorida.
Fotografia F. Uma placa com formato de triângulo.
  1. Observe as peças do brinquedo de Gabriela.

A

Ilustração. Um cubo verde.

B

Ilustração. Uma esfera verde.

C

Ilustração. Uma pirâmide verde.

D

Ilustração. Um cilindro verde.

E

Ilustração. Um cone verde.
Ilustração. Gabriela, menina loira com cabelo preso e macacão azul está com a mão direita virada para cima e o dedo indicador esquerdo apontado para o lado. Ela fala: Usando duas destas peças, eu montei esta outra peça. Ao seu lado há uma pirâmide verde sobre um cubo verde, em cima de uma mesa.

133

Figuras geométricas não planas

Planificação

  1. Veja como Eduardo desmontou a caixa onde guarda alguns brinquedos.
Ilustração. À esquerda, uma caixa azul com formato de paralelepípedo. No centro, as laterais da caixa estão abertas. À direita, as laterais da caixa estão para baixo.

Quando a caixa estava completamente aberta, Eduardo esticou-a sobre a lousa e prendeu-a com fita adesiva, conforme mostrado ao lado.

Eduardo obteve a planificação da superfície da caixa de brinquedos.

Ilustração. A caixa azul aberta e colada na lousa. A caixa é composta por quatro retângulos empilhados e nas laterais do terceiro há um retângulo. Ao lado, Eduardo, menino ruivo com camiseta verde observa com a mão direita virada para cima.

Linha 1

Ilustração 1. Um cubo verde.
Ilustração 2. Um cone azul.
Ilustração 3. Uma pirâmide vermelha.
Ilustração 4. Um paralelepípedo amarelo.

Linha 2

Planificação. Ilustração A. Quatro triângulos lado a lado e abaixo do segundo há um quadrado.
Planificação. Ilustração B. Quatro retângulos empilhados e nas laterais do segundo há um quadrado.
Planificação. Ilustração C. Um triângulo com base circular e abaixo há um círculo.
Planificação. Ilustração D. Quatro quadrados enfileirados. Acima e abaixo do terceiro há um quadrado.

134

  1. Observe Maria e sua caixa.
Ilustração. Maria, menina com cabelo preso, óculos e camiseta verde. Ela sorri e fala: Eu pintei de amarelo a parte externa desta caixa. Na frente dela há uma caixa amarela com formato de pentágono.

A

Planificação. Ilustração. Três quadrados enfileirados e acima e abaixo do segundo há um triângulo.

B

Planificação. Ilustração. Cinco retângulos enfileirados. Acima e abaixo do primeiro há um pentágono.
Planificação. Ilustração. Três triângulos compridos em volta de um triângulo pequeno.
  1. Joana recortou as partes da planificação da superfície de um modelo de figura não plana. Observe.
Ilustração. Quatro triângulos e um quadrado.

Ícone: Desenho ou pintura.

Ilustração. Uma pirâmide com base de quadrado.
Ilustração. Uma pirâmide com base de triângulo.
Ilustração. Uma pirâmide pequena com base de triângulo.
Ilustração. Um paralelepípedo.

Ícone: Desenho ou pintura.

135

Cubo e paralelepípedo

  1. Recorte os moldes do cubo e do paralelepípedo das páginas 243 e 241 no final do livro e monte os modelos dessas figuras.
  1. Observe as figuras geométricas não planas representadas abaixo.
Ilustração. Um cubo verde. As laterais são denominadas face, as linhas são as arestas e os pontos conectado as linhas são os vértices.
Ilustração. Um paralelepípedo roxo. As laterais são denominadas face, as linhas são as arestas e os pontos conectado as linhas são os vértices.
  1. Quantas arestas tem cada uma dessas figuras geométricas?

    _____

  1. Quantas faces tem cada uma dessas figuras geométricas?

    _____

  1. Quantos vértices tem cada uma dessas figuras geométricas?

    _____

  1. Leia o que as crianças estão dizendo. Depois, marque com um X as imagens a seguir que lembram a forma de um cubo.
Ilustração. Uma menina com cabelo encaracolado e regata laranja está com as mãos viradas para cima. Ela fala: O cubo e o paralelepípedo são figuras muito parecidas. Ao lado, um menino com cabelo castanho e camiseta azul está com o dedo indicador levantado. Ele diz: Mas há diferença entre elas! No cubo, todas as faces são quadradas; no paralelepípedo, nem sempre isso ocorre.

( )

Fotografia. Um paralelepípedo cinza.

( )

Fotografia. Uma caixa de presente com formato de cubo.

( )

Fotografia. Uma caixa com formato de paralelepípedo azul.

( )

Fotografia. Um cubo mágico e colorido.

Observação: Os objetos não estão apresentados em escala de tamanho. Fim da observação.

Ícone: oral.

136

  1. Paula e Jair recortaram a planificação da superfície de um modelo de cubo de maneira que teve as seis faces separadas. Observe.
Ilustração. À esquerda há quatro quadrados enfileirados. Acima e abaixo do segundo há um quadrado. No centro há uma seta e à direita, seis quadrados soltos.

Paula, então, fez outra planificação do modelo de cubo:

Planificação. Ilustração. Três quadrados enfileirados. Abaixo do terceiro há mais três quadrado enfileirados. Eles estão colados com fita adesiva.

Jair não concordou com Paula e fez uma planificação diferente do modelo de cubo:

Planificação. Ilustração. Quatro quadrado enfileirados. Abaixo do primeiro e do segundo há um quadrado. Eles estão colados com fita adesiva.

Ícone: dupla.

Ícone: oral.

Boxe complementar:

Desafio

Ícone: oral.

Em cada uma das planificações da superfície de modelos de cubo, mostradas abaixo, foram destacadas duas linhas. Descubra em qual das planificações as duas linhas coincidirão quando o cubo for montado.

Resposta: C

A

Planificação. Ilustração. Quatro quadrados enfileirados. Acima e abaixo do segundo há um quadrado. Destaque para a linha lateral esquerda do quadrado acima do segundo quadrado. Destaque para a linha lateral direita do quarto quadrado enfileirado.

B

Planificação. Ilustração. Quatro quadrados enfileirados. Acima e abaixo do segundo há um quadrado. Destaque para a linha lateral esquerda e superior do terceiro quadrado enfileirado.

C

Planificação. Ilustração. Quatro quadrados enfileirados. Acima e abaixo do segundo há um quadrado. Destaque para a linha lateral esquerda do primeiro quadrado enfileirado. Destaque para a linha lateral direita do quarto quadrado enfileirado.

D

Planificação. Ilustração. Quatro quadrados enfileirados. Acima e abaixo do segundo há um quadrado. Destaque para a linha lateral esquerda do quadrado acima do segundo quadrado. Destaque para a linha inferior do terceiro quadrado enfileirado.

CRÉDITO: ADILSON SECCO

Como você pode verificar se sua resposta está certa?

Fim do complemento.

137

Prismas

  1. Recorte os moldes de prismas das páginas 235 a 239 no final do livro e monte os modelos dessas figuras.
  1. Observe a barraca da ilustração.
    1. A barraca que Carlos montou se parece com uma figura geométrica. Marque com um X a representação dessa figura.

( )

Ilustração. Prisma com base hexagonal.

( )

Ilustração. Prisma com base triangular.
Ilustração. Carlos, menino com boné, camiseta, bermuda e tênis está batendo as mãos e olhando para o lado. Ele fala: A minha barraca lembra uma figura geométrica chamada prisma. Ao seu lado há uma barraca amarela com formato de prisma.

Ícone: oral.

  1. Manipule os modelos de prisma que você montou e responda à questão.
    • Quais características comuns você percebe entre esses modelos de figuras geométricas?
  1. Nos prismas representados abaixo, observe as faces laterais e as outras duas faces, que são chamadas de bases.
Ilustração. Prisma com base octogonal. Destaque para uma lateral e a informação: uma das faces laterais.
Ilustração. Prisma com base triangular. Destaque para a parte superior e inferior e a informação: bases.
  1. As faces laterais desses prismas têm a forma de qual figura geométrica plana? _____
  1. Quantas faces laterais tem cada figura representada acima?

    _____

  1. Quantas bases tem cada prisma? _____

    Ícone: oral.

  1. Quais diferenças você observa entre esses prismas?

138

  1. Compare os objetos com as representações de prisma.

A

Fotografia. Caixa com formato de prisma com base hexagonal.

B

Fotografia. Um dado com letras nas faces.

C

Fotografia. Uma mala com formato de paralelepípedo.

D

Fotografia. Um calendário com formato de prisma com base triangular.

Representações de prisma

Ilustração. Um prisma com base triangular.

Prisma de base triangular

Ilustração. Um cubo.

Cubo

Ilustração. Um prisma com base hexagonal.

Prisma de base hexagonal

Ilustração. Um paralelepípedo.

Paralelepípedo

Observação: Os objetos não estão apresentados em escala de tamanho. Fim da observação.

  1. Observe as representações de prisma e complete o quadro.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Representações de prisma

Número de vértices

Número de arestas

Número de bases

Número de faces laterais

Ilustração. Um prisma com base triangular.

6

_____

_____

_____

Ilustração. Um prisma com base pentagonal.

_____

_____

2

_____

Ilustração. Um prisma com base hexagonal.

_____

_____

_____

_____

Ícone: oral.

139

Pirâmides

  1. Recorte os moldes de pirâmide das páginas 227 a 233 no final do livro e monte os modelos dessas figuras.
  1. Kátia é artesã e faz embalagens de presente.
Ilustração. Kátia, mulher ruiva com regata verde está segurando uma embalagem com formato de pirâmide e um laço. Ela sorri e fala: As embalagens de presente que faço lembram uma figura geométrica chamada pirâmide. Na frente dela há cinco embalagens com formato de pirâmide e com laços na ponta sobre uma mesa.

Observe as faces laterais e a outra face, que é chamada de base, das pirâmides representadas abaixo.

Ilustração. Pirâmide com base hexagonal. Destaque para uma lateral e a informação: uma das faces laterais.
Ilustração. Pirâmide com base pentagonal. Destaque para a parte inferior e a informação: base.
  1. As faces laterais dessas pirâmides lembram a forma de qual figura geométrica plana? _____
  1. Quantas bases tem cada pirâmide? _____
  1. Observe as representações das pirâmides e complete o quadro.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Representação de pirâmide

Ilustração. Pirâmide com base triangular.

Ilustração. Pirâmide com base quadrada.

Ilustração. Pirâmide com base pentagonal.

Ilustração. Pirâmide com base hexagonal.

Número de vértices

4

_____

_____

_____

Número total de faces

4

_____

_____

_____

Número de faces triangulares

4

_____

_____

_____

Número de arestas

6

_____

_____

_____

140

  1. Observe as figuras geométricas não planas representadas abaixo. Marque com um X as representações de pirâmide e cerque com uma linha as representações de prisma.
Ilustração. 1. esfera, 2. paralelepípedo, 3. pirâmide com base quadrada, 4. cubo, 5. pirâmide com base triangular,  6. prisma com base triangular, 7. pirâmide com base hexagonal, 8.  prisma com base hexagonal, 9. cilindro e 10. dodecaedro.
  1. Lúcia montou três figuras que lembram pirâmides usando palitos e bolinhas de massa de modelar. Cada palito corresponde a uma aresta e cada bolinha corresponde a um vértice.
Ilustração. Pirâmide com base quadrada composta por oito palitos e cinco bolinhas de massinha de modelar verde.
Ilustração. Pirâmide com base pentagonal composta por dez palitos e seis bolinhas de massinha de modelar vermelha.
Ilustração. Pirâmide com base hexagonal composta por doze palitos e sete bolinhas de massinha de modelar vermelha.

Ícone: Desenho ou pintura.

  1. Laura girou a pirâmide várias vezes. Veja as diferentes posições em que ficou a pirâmide e pinte, com as cores corretas, as faces que estão em branco.
Ilustração. Laura, mulher ruiva com vestido rosa está ajoelhada e segurando uma pirâmide colorida e fincando um palito no meio dela.

Pirâmide

Ilustração. Pirâmide com base hexagonal. A lateral esquerda é vermelha, o centro é azul e a lateral direita é amarela.

Pirâmide em diferentes posições

Posição 1

Ilustração. Pirâmide com base hexagonal. A lateral esquerda é verde, o centro é vermelho e a lateral direita é espaço para resposta.

Posição 2

Ilustração. Pirâmide com base hexagonal. A lateral esquerda é laranja, o centro é espaço para resposta e a lateral direita é vermelha.

Posição 3

Ilustração. Pirâmide com base hexagonal. A lateral esquerda é amarela, o centro é espaço para resposta e a lateral direita é verde.

Posição 4

Ilustração. Pirâmide com base hexagonal. A lateral esquerda é azul, o centro é amarelo e a lateral direita é espaço para resposta.

141

Cilindro, cone e esfera

  1. Recorte os moldes de cone e cilindro das páginas 223 e 225 no final do livro e monte os modelos dessas figuras.
  1. Observe abaixo as representações de figuras geométricas e marque com um X as que são arredondadas.

( )

Ilustração. Um cone azul.

( )

Ilustração. Um prisma com base hexagonal verde.

( )

Ilustração. Uma esfera laranja.

( )

Ilustração. Um prisma com base retangular amarelo.

( )

Ilustração. Um cilindro vermelho.

( )

Ilustração. Um prisma com base triangular laranja.

Essas figuras geométricas arredondadas recebem nomes especiais.

Ilustração. Cilindro com destaque para a parte inferior e superior e a informação: bases.
Ilustração. Cone com destaque para a parte inferior e a informação: base.
Ilustração. Uma esfera.
  1. Quais dessas figuras não têm arestas? _____
  1. Quais dessas figuras não têm vértices? _____
  1. Qual dessas figuras tem apenas 1 vértice? _____
  1. De qual figura geométrica não plana você se lembra quando observa cada uma destas imagens?
Fotografia. Um globo terrestre com formato de esfera.

_____

Fotografia. Uma pilha com formato cilíndrico.

_____

Fotografia. Um objeto marrom com formato de cone.

_____

Fotografia. Uma casquinha de sorvete com formato de cone.

_____

Fotografia. Uma lata com formato cilíndrico.

_____

Fotografia. Uma caixa com formato cilíndrico.

_____

Observação: Os objetos não estão apresentados em escala de tamanho. Fim da observação.

142

  1. Observe um modelo de cilindro e um modelo de cone e suas respectivas planificações das superfícies.
Ilustração. À esquerda, um cilindro e à direita, planificação. No centro há um retângulo e nas laterais, círculos.
Ilustração. À esquerda, um cone e à direita, planificação. Na parte inferior há um triângulo com a base arredondada para cima. Sobre a base há um círculo.
  1. A planificação do modelo de cilindro é formada pela representação de quais figuras geométricas planas?

    _____

  1. A representação de qual figura plana faz parte da planificação tanto do modelo do cilindro como do modelo do cone? _____
  1. Em cada cena, Mariana está segurando diante de Vítor um modelo de figura geométrica não plana.
Ilustração. À esquerda, Mariana, menina com cabelo castanho e comprido está segurando uma esfera. Na frente dela, Vítor, menino com cabelo castanho-escuro e curto está sorrindo e apontando para frente.
Ilustração. No centro, Mariana está segurando um cone e Vítor observa.
Ilustração. À direita, Mariana está segurando um cilindro e Vítor observa com a mão sob o queixo.

Observando cada um desses modelos, Vítor consegue representar a imagem que vê por meio de uma figura plana. Sabendo disso, complete.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Imagem observada por Vítor

Ilustração. Um círculo.

Ilustração. Um retângulo.

Ilustração. Um triângulo.

Nome da figura geométrica não plana observada

_____

_____

_____

Ícone: dupla.

Ícone: oral.

  1. Com um colega, compare as figuras em cada grupo e converse sobre o que há de parecido e de diferente entre essas figuras.
Ilustração. Prisma com base hexagonal e cilindro.
Ilustração. Cone e pirâmide.

143

Figuras geométricas planas

  1. Camila apoiou embalagens sobre uma folha de papel e as contornou, obtendo algumas figuras. Depois, pintou o interior de cada uma delas. Observe as figuras obtidas por Camila.
Ilustração. Círculo azul.

Círculo

Ilustração. Triângulo amarelo.

Triângulo

Ilustração. Retângulo roxo.

Retângulo

Ilustração. Pentágono verde.

Pentágono

Ilustração. Quadrado vermelho.

Quadrado

Ilustração. Hexágono laranja.

Hexágono

As figuras que Camila desenhou e pintou são representações de figuras geométricas planas.

Ilustração. Caixa de bombons com formato de paralelepípedo.

_____

Ilustração. Embalagem com formato de prisma com base triangular.

_____

Ilustração. Caixa com formato de cubo.

_____

Ilustração. Caixa com formato de prisma com base pentagonal.

_____

Ilustração. Embalagem com formato de cilindro.

_____

Ilustração. Caixa com formato de prisma com base hexagonal.

_____

Observação: Os objetos não estão apresentados em escala de tamanho. Cores fantasia. Fim da observação.

144

Ícone: Material complementar.

  1. Pegue os modelos de cilindro, de cone e de cubo que você montou anteriormente e coloque-os apoiados em uma folha de papel sobre o tampo de uma mesa, como mostra a ilustração abaixo. Depois, contorne a base apoiada de cada modelo e responda às questões.
Ilustração. Um cilindro, um cone e um cubo sobre folhas de papel em uma mesa.
  1. Quais desses contornos são possíveis de traçar com o auxílio de uma régua?

    _____

  1. Quais contornos não são possíveis de traçar com o auxílio de uma régua?

    _____

  1. Eugênio montou duas figuras geométricas planas por meio das representações de outras figuras planas. Ele usou a representação de dois triângulos e um quadrado.
Ilustração. À esquerda, um quadrado com dois triângulos deitados ao lado. Em seguida, uma seta apontando para um trapézio.
Ilustração. À esquerda, um quadrado com dois triângulos de lado. Em seguida, uma seta apontando para um paralelogramo.

Ícone: oral.

  1. Observe abaixo o contorno de cada uma das faces de um modelo de figura geométrica não plana.
Ilustração. Contorno de cada uma das faces. Abaixo, quatro triângulos e um quadrado.

Figuras geométricas não planas

A

Ilustração. Um prisma com base triangular.

B

Ilustração. Um prisma com base pentagonal.
Ilustração. Uma pirâmide com base triangular.
Ilustração. Uma pirâmide com base quadrada.

145

Lados e vértices

  1. Na aula de Geometria, a professora Clara fez um painel usando adesivos coloridos que representam figuras geométricas planas. Com uma caneta azul e uma régua, ela contornou os adesivos e, depois, colou um círculo de papel vermelho em cada “bico” dos adesivos.
Ilustração. Clara, mulher com cabelo ondulado e jaleco branco está segurando um papel com formato de retângulo. Na frente dela há uma caneta e uma régua sobre uma cartolina em uma mesa.
  1. Para contornar um adesivo, a professora Clara fez um traço azul em cada um dos “lados” do adesivo. Quantos traços ela fez ao contornar um adesivo triangular?

    Ilustração. Um triângulo com destaque para a lateral direita (lado) e abaixo há um ponto vermelho (vértice).

    _____

  1. Quantos círculos de papel vermelho deverão ser colados em um adesivo retangular?

    _____

  1. Escreva abaixo o número de lados e o número de vértices da figura geométrica plana que cada adesivo a seguir lembra.

Ilustração. Triângulo com três lados e três vértices.

Triângulo

_____ lados

_____ vértices

Ilustração. Quadrado com quatro lados e quatro vértices.

Quadrado

4 lados

4 vértices

Ilustração. Paralelogramo com quatro lados e quatro vértices.

Paralelogramo

_____ lados

_____ vértices

Ilustração. Retângulo com quatro lados e quatro vértices.

Retângulo

_____ lados

_____ vértices

Ilustração. Trapézio com quatro lados e quatro vértices.

Trapézio

_____ lados

_____ vértices

Ícone: oral.

  1. Agora, descubra uma regularidade nos resultados obtidos.

146

Congruência

  1. Observe as cenas abaixo.
Ilustração. Uma mulher com cabelo castanho e camiseta verde está sorrindo com o dedo indicador esquerdo apontado para cima e com a mão direita sobre um papel, que está na parte superior de uma impressora. Ela fala: Com a função copiar da impressora, posso obter figuras congruentes. Em seguida, a mulher segura duas folhas com desenhos de borboletas e diz: Veja! As figuras têm exatamente as mesmas medidas. Abaixo, a mulher segura as duas folhas sobrepostas e estende na frente de uma janela com sol. Ela fala: As figuras se “encaixam” perfeitamente uma sobre a outra.

( )

Ilustração. Uma figura com sete lados e uma figura com cinco lados.

( )

Ilustração. Duas figuras com dez lados.

( )

Ilustração. Duas figuras com cinco lados.

( )

Ilustração. Uma figura com cinco lados e uma figura com sete lados.

147

Ícone: Desenho ou pintura.

  1. Desenhe na malha quadriculada o contorno de um polígono congruente ao polígono dado.
Ilustração. Malha quadriculada. No centro há uma figura com cinco lados.
Ilustração. Malha quadriculada. No centro há uma figura com oito lados.
Ilustração. Malha quadriculada. No centro há uma figura com dez lados.
Ilustração. Malha quadriculada. No centro há uma figura com dez lados.

Ícone: Desenho ou pintura.

  1. Pinte da mesma cor os pares das representações de triângulos congruentes. Em seguida, converse com um colega para verificar se vocês marcaram os mesmos pares.
Ilustração. Oito triângulos com tamanhos e formas variados.

148

Matemática em textos

Leia

Um código para ajudar daltônicos

Você sabe o que significa ser daltônico? Quando uma pessoa é daltônica, ela tem dificuldade em diferenciar todas ou algumas cores. Por exemplo, alguns daltônicos confundem a cor vermelha com a cor verde.

Pensando nas dificuldades de um daltônico, o designer português Miguel Neiva criou um código que permite que pessoas daltônicas identifiquem as cores. O ColorADD, como é chamado, foi desenvolvido após oito anos de pesquisa.

O código é formado por pequenos símbolos que identificam as cores azul, amarela e vermelha. A união de dois símbolos representa cores, como verde-escuro, laranja e rosa (formadas pela união de duas ou mais cores).

As cores preta e branca são identificadas por pequenos quadrados. O quadrado que simboliza o preto é cheio; já o que representa o branco é vazio. Esses quadrados podem vir combinados aos símbolos das outras cores para identificar se são claras ou escuras.

Veja como são alguns símbolos nesse código:

Tabela: equivalente textual a seguir.

Nome da cor

Cor

Código

Branco

Ilustração. Tinta branca.

Ilustração. Contorno de um quadrado.

Preto

Ilustração. Tinta preta.

Ilustração. Quadrado preto.

Azul

Ilustração. Tinta azul.

Ilustração. Triângulo preto virado para direita.

Vermelho

Ilustração. Tinta vermelha.

Ilustração. Triângulo preto virado para esquerda.

Amarelo

Ilustração. Tinta amarela.

Ilustração. Traço diagonal.

Verde-escuro

Ilustração. Tinta verde-escuro.

Ilustração. Quadrado preto e dentro há um triângulo branco embaixo de uma linha diagonal.

Laranja

Ilustração. Tinta laranja.

Ilustração. Triângulo preto sobre linha diagonal.

Rosa

Ilustração. Tinta rosa.

Ilustração. Contorno de quadrado com um triângulo preto dentro.

FONTE: Informações obtidas em: http://fdnc.io/eTW. Acesso em: 26 jan. 2021.

149

Responda

  1. Quantos anos demorou para que o código ColorADD fosse desenvolvido? _____
  1. Marque com um X o símbolo que representa a cor vermelha:

( )

Ilustração. Triângulo preto virado para direita.

( )

Ilustração. Triângulo preto abaixo de linha diagonal.

( )

Ilustração. Triângulo preto virado para esquerda.

Analise

  1. Observe os símbolos no quadro da página anterior para completar com o nome das cores.

Ilustração. Triângulo preto virado para esquerda.
vermelho + Ilustração. Traço diagonal.
amarelo = Ilustração. Triângulo preto sobre linha diagonal.
_____.

Ilustração. Contorno de um quadrado.
branco + Ilustração. Triângulo preto virado para esquerda.
_____ = Ilustração. Contorno de quadrado com um triângulo preto dentro.
_____.

Ícone: Desenho ou pintura.

  1. Para obter a cor marrom, é necessário unir as cores vermelha, amarela e azul. Desenhe, no espaço ao lado, como seria o símbolo da cor marrom, de acordo com o código ColorADD.

Aplique

Ícone: grupo.

Forme grupo com 3 colegas e inventem um código para as cores azul, vermelha e amarela. Depois, seu professor vai orientá-los a representar com esse código as outras cores.

150

Compreender informações

Interpretar tabelas de dupla entrada

  1. Na escola de Janaína, durante duas semanas, foram entrevistados 50 estudantes do 3 º ao 5 º ano como parte de um trabalho para ser apresentado na Mostra Cultural da escola com tema: Blogueiros do Brasil.
Fotografia. Janaína, jovem com tranças está sorrindo e falando: Blogueiro é o nome que se dá à pessoa que faz publicações, postagens em blogs. Blogs são páginas da internet onde são publicados diversos conteúdos, como textos, imagens, músicas ou vídeos.

Para o trabalho a ser apresentado na Mostra, foram escolhidos 5 blogs com diferentes temas: alimentação, saúde, moda, esportes, curiosidades.

A coordenadora da Mostra fez uma tabela reunindo os votos de meninas e meninos sobre os temas dos blogs. Cada estudante escolheu apenas um tema de sua preferência.

Observe a tabela abaixo.

Preferência dos temas

Tabela: equivalente textual a seguir.

Gênero

Tema

Meninas

Meninos

Alimentação

9

4

Saúde

7

4

Moda

8

2

Esportes

5

6

Curiosidades

3

2

Fonte: Coordenadora da Mostra Cultural. (mar. 2023)

  1. Quantas meninas participaram dessa pesquisa? E meninos?

    _____

  1. Qual foi o tema mais votado, considerando os votos das meninas e dos meninos juntos? E o menos votado?

    _____

151

  1. O diretor de um grupo de teatro selecionou três peças com custos de produção próximos. Ele quer saber a opinião dos 30 integrantes do grupo para escolher a peça que vai produzir. Ele fez uma tabela com a opinião do grupo sobre a peça mais desejada quanto aos critérios: faixa etária do público e tema da peça.
Ilustração. Bloco de notas com a informação: 
Peça A: 
Custo: 1.450 reais. 
Peça B: 
Custo: 1.490 reais. 
Peça C: 
Custo: 1.550 reais.

Comparação dos critérios das peças de teatro

Tabela: equivalente textual a seguir.

Critério

Peça

Faixa etária do público

Tema da peça

A

5

8

B

16

12

C

9

10

Fonte: Grupo de teatro. (mar. 2023)

  1. Em relação à faixa etária do público, qual peça teve a preferência do grupo de teatro? _____
  1. Considerando o tema da peça, a mais votada é a peça mais barata?

    Qual é o custo de produção dela? _____

  1. Agora, complete o gráfico abaixo com as peças avaliadas pelos integrantes do grupo.
Gráfico de colunas. Comparação das peças de teatro. No eixo vertical, a quantidade de votos e no eixo horizontal, as peças. Os dados são aproximados.
Peça A: 
Faixa etária: 5. 
Tema: 8. 
Peça B: 
Faixa etária: 16. 
Tema: 12.
Peça C: 
Faixa etária: 9. 
Tema: 10.

Fonte: Grupo de teatro. (mar. 2023)

Ícone: oral.

  1. Se você fosse esse diretor, considerando o valor e a opinião dos integrantes do grupo, qual peça de teatro escolheria?

152

O que você aprendeu

Ícone: Desenho ou pintura.
  1. Pinte apenas as figuras não planas.
Ilustração. Uma pirâmide com base hexagonal, uma pirâmide com base quadrada, um quadrado, um prisma com base triangular, um retângulo, um paralelepípedo, um retângulo, um triângulo, um retângulo, um retângulo, um quadrado, um trapézio, uma pirâmide com base triangular, uma pirâmide com base pentagonal e um retângulo. As figuras pintadas de rosa são: Uma pirâmide com base hexagonal, uma pirâmide com base quadrada, um prisma com base triangular, um paralelepípedo, uma pirâmide com base triangular, uma pirâmide com base pentagonal.

Ícone: Desenho ou pintura.

  1. Represente o contorno de duas figuras retangulares diferentes utilizando 10 palitos de fósforo usados para cada uma. Depois, faça um desenho dessas figuras no espaço abaixo e responda às questões.

    _____

Resposta: Ilustração. Dez palitos formando um retângulo comprido. Ao lado, Dez palitos formando um retângulo grande.
  1. O número de vértices de uma figura é diferente do número de vértices da outra figura? _____
  1. O número de lados de uma figura é diferente do número de lados da outra figura? _____
  1. O que há de diferente entre as duas figuras?

    _____

153

  1. Observe as pirâmides representadas e complete o quadro.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Representação de pirâmide

Ilustração. Pirâmide com base triangular.

Ilustração. Pirâmide com base quadrada.

Ilustração. Pirâmide com base pentagonal.

Número de vértices da face verde

_____

_____

_____

Número total de vértices

_____

_____

_____

Ícone: Desenho ou pintura.

  1. Desenhe e pinte um par de figuras congruentes que tenham 9 vértices cada uma.
  1. Uma figura em que a superfície tem apenas 1 base pentagonal e 5 faces laterais triangulares é uma figura geométrica plana ou não plana? Qual é o nome dessa figura geométrica?

    _____

Autoavaliação

Ícone: oral.

Imagem: Quadro para resposta. Fim da imagem