130
UNIDADE 6. Geometria
131
Boxe complementar:
Para refletir...
Diversos recursos são usados para divulgação, localização e preservação da memória de lugares. Maquetes, semelhantes àquilo que representam, fotografias e mapas possibilitam conhecermos um lugar.
Você já visitou um Centro de Informações Turísticas?
Já viu maquetes de lugares ou construções?
Observe a maquete da página ao lado.
Quais partes da maquete lembram figuras geométricas? Que figuras são essas?
Fim do complemento.
132
Figuras geométricas
Observação: Os objetos desta página não estão apresentados em escala de tamanho. Fim da observação.
- Observe as imagens dos objetos abaixo e ligue cada objeto à figura geométrica que ele lembra.
Linha 1
Linha 2
- Dos objetos acima, quais lembram figuras geométricas planas? E figuras geométricas não planas?
_____
- Observe as peças do brinquedo de Gabriela.
A
B
C
D
E
- Quais peças do brinquedo formam a peça que Gabriela montou?
_____
133
Figuras geométricas não planas
Planificação
- Veja como Eduardo desmontou a caixa onde guarda alguns brinquedos.
Quando a caixa estava completamente aberta, Eduardo esticou-a sobre a lousa e prendeu-a com fita adesiva, conforme mostrado ao lado.
Eduardo obteve a planificação da superfície da caixa de brinquedos.
- Agora, observe as representações de figuras geométricas não planas e ligue cada figura à planificação de sua superfície.
Linha 1
Linha 2
134
- Observe Maria e sua caixa.
- Indique a
letra
da figura que representa o
molde
da caixa de Maria.
_____
A
B
- Joana recortou as partes da planificação da superfície de um modelo de figura não plana. Observe.
- Usando todas essas partes, é possível montar o modelo de qual figura? Pinte-a.
- Se Joana recortasse as partes das planificações dos outros modelos que você não pintou, como elas seriam? Desenhe.
135
Cubo e paralelepípedo
- Recorte os moldes do cubo e do paralelepípedo das páginas 243 e 241 no final do livro e monte os modelos dessas figuras.
- Observe as figuras geométricas não planas representadas abaixo.
- Quantas arestas tem cada uma dessas figuras geométricas?
_____
- Quantas faces tem cada uma dessas figuras geométricas?
_____
- Quantos vértices tem cada uma dessas figuras geométricas?
_____
- Leia o que as crianças estão dizendo. Depois, marque com um X as imagens a seguir que lembram a forma de um cubo.
( )
( )
( )
( )
Observação: Os objetos não estão apresentados em escala de tamanho. Fim da observação.
- Agora, observe sua sala de aula e identifique objetos que lembram cubos ou paralelepípedos.
136
- Paula e Jair recortaram a planificação da superfície de um modelo de cubo de maneira que teve as seis faces separadas. Observe.
Paula, então, fez outra planificação do modelo de cubo:
Jair não concordou com Paula e fez uma planificação diferente do modelo de cubo:
- Reúna-se com um colega para descobrir qual planificação possibilita montar um cubo.
Boxe complementar:
Desafio
Em cada uma das planificações da superfície de modelos de cubo, mostradas abaixo, foram destacadas duas linhas. Descubra em qual das planificações as duas linhas coincidirão quando o cubo for montado.
Resposta: C
A
B
C
D
CRÉDITO: ADILSON SECCO
Como você pode verificar se sua resposta está certa?
Fim do complemento.
137
Prismas
- Recorte os moldes de prismas das páginas 235 a 239 no final do livro e monte os modelos dessas figuras.
- Observe a barraca da ilustração.
- A barraca que Carlos montou se parece com uma figura geométrica. Marque com um X a representação dessa figura.
( )
( )
- Manipule os modelos de prisma que você montou e responda à questão.
- Quais características comuns você percebe entre esses modelos de figuras geométricas?
- Nos prismas representados abaixo, observe as faces laterais e as outras duas faces, que são chamadas de bases.
- As faces laterais desses prismas têm a forma de qual figura geométrica plana? _____
- Quantas faces laterais tem cada figura representada acima?
_____
- Quantas bases tem cada prisma?
_____
- Quais diferenças você observa entre esses prismas?
138
- Compare os objetos com as representações de prisma.
A
B
C
D
Representações de prisma
Prisma de base triangular
Cubo
Prisma de base hexagonal
Paralelepípedo
Observação: Os objetos não estão apresentados em escala de tamanho. Fim da observação.
- Escreva abaixo com qual representação de prisma cada objeto se parece.
A: _____
B: _____
C: _____
D: _____
- Observe as representações de prisma e complete o quadro.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Representações de prisma |
Número de vértices |
Número de arestas |
Número de bases |
Número de faces laterais |
---|---|---|---|---|
|
6 |
_____ |
_____ |
_____ |
|
_____ |
_____ |
2 |
_____ |
|
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
- Compare o número de vértices com o número de faces laterais dessas representações de prisma e descubra uma regularidade.
139
Pirâmides
- Recorte os moldes de pirâmide das páginas 227 a 233 no final do livro e monte os modelos dessas figuras.
- Kátia é artesã e faz embalagens de presente.
Observe as faces laterais e a outra face, que é chamada de base, das pirâmides representadas abaixo.
- As faces laterais dessas pirâmides lembram a forma de qual figura geométrica plana? _____
- Quantas bases tem cada pirâmide? _____
- Observe as representações das pirâmides e complete o quadro.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Representação de pirâmide |
|
|
|
|
---|---|---|---|---|
Número de vértices |
4 |
_____ |
_____ |
_____ |
Número total de faces |
4 |
_____ |
_____ |
_____ |
Número de faces triangulares |
4 |
_____ |
_____ |
_____ |
Número de arestas |
6 |
_____ |
_____ |
_____ |
140
- Observe as figuras geométricas não planas representadas abaixo. Marque com um X as representações de pirâmide e cerque com uma linha as representações de prisma.
- Lúcia montou três figuras que lembram pirâmides usando palitos e bolinhas de massa de modelar. Cada palito corresponde a uma aresta e cada bolinha corresponde a um vértice.
- Quantos
palitos
e quantas
bolinhas
ela usou, no total, para montar as três figuras que lembram pirâmides?
_____
- Laura girou a pirâmide várias vezes. Veja as diferentes posições em que ficou a pirâmide e pinte, com as cores corretas, as faces que estão em branco.
Pirâmide
Pirâmide em diferentes posições
Posição 1
Posição 2
Posição 3
Posição 4
141
Cilindro, cone e esfera
- Recorte os moldes de cone e cilindro das páginas 223 e 225 no final do livro e monte os modelos dessas figuras.
- Observe abaixo as representações de figuras geométricas e marque com um X as que são arredondadas.
( )
( )
( )
( )
( )
( )
Essas figuras geométricas arredondadas recebem nomes especiais.
- Quais dessas figuras não têm arestas? _____
- Quais dessas figuras não têm vértices? _____
- Qual dessas figuras tem apenas 1 vértice? _____
- De qual figura geométrica não plana você se lembra quando observa cada uma destas imagens?
_____
_____
_____
_____
_____
_____
Observação: Os objetos não estão apresentados em escala de tamanho. Fim da observação.
142
- Observe um modelo de cilindro e um modelo de cone e suas respectivas planificações das superfícies.
- A planificação do
modelo
de cilindro é formada pela representação de quais figuras geométricas planas?
_____
- A representação de qual figura plana faz parte da planificação tanto do modelo do cilindro como do modelo do cone? _____
- Em cada cena, Mariana está segurando diante de Vítor um modelo de figura geométrica não plana.
Observando cada um desses modelos, Vítor consegue representar a imagem que vê por meio de uma figura plana. Sabendo disso, complete.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Imagem observada por Vítor |
|
|
|
Nome da figura geométrica não plana observada |
_____ |
_____ |
_____ |
- Com um colega, compare as figuras em cada grupo e converse sobre o que há de parecido e de diferente entre essas figuras.
143
Figuras geométricas planas
- Camila apoiou embalagens sobre uma folha de papel e as contornou, obtendo algumas figuras. Depois, pintou o interior de cada uma delas. Observe as figuras obtidas por Camila.
Círculo
Triângulo
Retângulo
Pentágono
Quadrado
Hexágono
As figuras que Camila desenhou e pintou são representações de figuras geométricas planas.
- Agora, escreva o nome da figura ou das figuras geométricas planas que podem ser representadas após contornar uma das partes de cada embalagem abaixo.
_____
_____
_____
_____
_____
_____
Observação: Os objetos não estão apresentados em escala de tamanho. Cores fantasia. Fim da observação.
144
- Pegue os modelos de cilindro, de cone e de cubo que você montou anteriormente e coloque-os apoiados em uma folha de papel sobre o tampo de uma mesa, como mostra a ilustração abaixo. Depois, contorne a base apoiada de cada modelo e responda às questões.
- Quais desses
contornos
são possíveis de traçar com o auxílio de uma régua?
_____
- Quais
contornos
não são possíveis de traçar com o auxílio de uma régua?
_____
- Eugênio montou duas figuras geométricas planas por meio das representações de outras figuras planas. Ele usou a representação de dois triângulos e um quadrado.
- Com essas representações, como devemos fazer para montar um retângulo? E um triângulo?
- Observe abaixo o contorno de cada uma das faces de um modelo de figura geométrica não plana.
- Qual das figuras geométricas abaixo representadas teve as faces
contornadas? _____
Figuras geométricas não planas
A
B
145
Lados e vértices
- Na aula de Geometria, a professora Clara fez um painel usando adesivos coloridos que representam figuras geométricas planas. Com uma caneta azul e uma régua, ela contornou os adesivos e, depois, colou um círculo de papel vermelho em cada “bico” dos adesivos.
- Para contornar um adesivo, a professora Clara fez um traço azul em cada um dos “lados” do adesivo. Quantos traços ela fez ao contornar um adesivo triangular?
_____
- Quantos círculos de papel vermelho deverão ser colados em um adesivo retangular?
_____
- Escreva abaixo o número de lados e o número de vértices da figura geométrica plana que cada adesivo a seguir lembra.
Triângulo
_____ lados
_____ vértices
Quadrado
4 lados
4 vértices
Paralelogramo
_____ lados
_____ vértices
Retângulo
_____ lados
_____ vértices
Trapézio
_____ lados
_____ vértices
- Agora, descubra uma regularidade nos resultados obtidos.
146
Congruência
- Observe as cenas abaixo.
- Agora, marque com um X os pares de figuras que são congruentes.
( )
( )
( )
( )
147
- Desenhe na malha quadriculada o contorno de um polígono congruente ao polígono dado.
- Pinte da mesma cor os pares das representações de triângulos congruentes. Em seguida, converse com um colega para verificar se vocês marcaram os mesmos pares.
- Todas as representações de triângulo acima têm um par congruente?
_____
148
Matemática em textos
Leia
Um código para ajudar daltônicos
Você sabe o que significa ser daltônico? Quando uma pessoa é daltônica, ela tem dificuldade em diferenciar todas ou algumas cores. Por exemplo, alguns daltônicos confundem a cor vermelha com a cor verde.
Pensando nas dificuldades de um daltônico, o designer português Miguel Neiva criou um código que permite que pessoas daltônicas identifiquem as cores. O ColorADD, como é chamado, foi desenvolvido após oito anos de pesquisa.
O código é formado por pequenos símbolos que identificam as cores azul, amarela e vermelha. A união de dois símbolos representa cores, como verde-escuro, laranja e rosa (formadas pela união de duas ou mais cores).
As cores preta e branca são identificadas por pequenos quadrados. O quadrado que simboliza o preto é cheio; já o que representa o branco é vazio. Esses quadrados podem vir combinados aos símbolos das outras cores para identificar se são claras ou escuras.
Veja como são alguns símbolos nesse código:
Tabela: equivalente textual a seguir.
Nome da cor |
Cor |
Código |
Branco |
|
|
Preto |
|
|
Azul |
|
|
Vermelho |
|
|
Amarelo |
|
|
Verde-escuro |
|
|
Laranja |
|
|
Rosa |
|
|
FONTE: Informações obtidas em: http://fdnc.io/eTW. Acesso em: 26 jan. 2021.
149
Responda
- Quantos anos demorou para que o código ColorADD fosse desenvolvido? _____
- Marque com um X o símbolo que representa a cor vermelha:
( )
( )
( )
- Esse símbolo lembra qual figura geométrica? _____
Analise
- Observe os símbolos no quadro da página anterior para completar com o nome das cores.
vermelho + amarelo = _____.
branco + _____ = _____.
- Para obter a cor marrom, é necessário unir as cores vermelha, amarela e azul. Desenhe, no espaço ao lado, como seria o símbolo da cor marrom, de acordo com o código ColorADD.
Aplique
Forme grupo com 3 colegas e inventem um código para as cores azul, vermelha e amarela. Depois, seu professor vai orientá-los a representar com esse código as outras cores.
150
Compreender informações
Interpretar tabelas de dupla entrada
- Na escola de Janaína, durante duas semanas, foram entrevistados 50 estudantes do 3 º ao 5 º ano como parte de um trabalho para ser apresentado na Mostra Cultural da escola com tema: Blogueiros do Brasil.
Para o trabalho a ser apresentado na Mostra, foram escolhidos 5 blogs com diferentes temas: alimentação, saúde, moda, esportes, curiosidades.
A coordenadora da Mostra fez uma tabela reunindo os votos de meninas e meninos sobre os temas dos blogs. Cada estudante escolheu apenas um tema de sua preferência.
Observe a tabela abaixo.
Preferência dos temas
Tabela: equivalente textual a seguir.
Gênero Tema |
Meninas |
Meninos |
---|---|---|
Alimentação |
9 |
4 |
Saúde |
7 |
4 |
Moda |
8 |
2 |
Esportes |
5 |
6 |
Curiosidades |
3 |
2 |
Fonte: Coordenadora da Mostra Cultural. (mar. 2023)
- Quantas meninas participaram dessa pesquisa? E meninos?
_____
- Qual foi o tema mais votado, considerando os votos das meninas e dos meninos juntos? E o menos votado?
_____
151
- O diretor de um grupo de teatro selecionou três peças com custos de produção próximos. Ele quer saber a opinião dos 30 integrantes do grupo para escolher a peça que vai produzir. Ele fez uma tabela com a opinião do grupo sobre a peça mais desejada quanto aos critérios: faixa etária do público e tema da peça.
Comparação dos critérios das peças de teatro
Tabela: equivalente textual a seguir.
Critério Peça |
Faixa etária do público |
Tema da peça |
---|---|---|
A |
5 |
8 |
B |
16 |
12 |
C |
9 |
10 |
Fonte: Grupo de teatro. (mar. 2023)
- Em relação à faixa etária do público, qual peça teve a preferência do grupo de teatro? _____
- Considerando o tema da peça, a mais votada é a peça mais barata?
Qual é o custo de produção dela? _____
- Agora, complete o gráfico abaixo com as peças avaliadas pelos integrantes do grupo.
Fonte: Grupo de teatro. (mar. 2023)
- Se você fosse esse diretor, considerando o valor e a opinião dos integrantes do grupo, qual peça de teatro escolheria?
152
O que você aprendeu
- Pinte apenas as figuras não planas.
- Represente o
contorno
de duas figuras retangulares diferentes utilizando 10
palitos
de
fósforo
usados para cada uma. Depois, faça um desenho dessas figuras no espaço abaixo e responda às questões.
_____
- O número de vértices de uma figura é diferente do número de vértices da outra figura? _____
- O número de lados de uma figura é diferente do número de lados da outra figura? _____
- O que há de diferente entre as duas figuras?
_____
153
- Observe as pirâmides representadas e complete o quadro.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Representação de pirâmide |
|
|
|
---|---|---|---|
Número de vértices da face verde |
_____ |
_____ |
_____ |
Número total de vértices |
_____ |
_____ |
_____ |
- Desenhe e pinte um par de figuras congruentes que tenham 9 vértices cada uma.
- Uma figura em que a superfície tem apenas 1 base pentagonal e 5 faces laterais triangulares é uma figura geométrica plana ou não plana? Qual é o nome dessa figura geométrica?
_____
Autoavaliação
- Reconheço possibilidades de planificação da superfície de algumas figuras geométricas não planas?
- Consigo comparar características de figuras geométricas planas?