130
UNIDADE 6. Geometria
 
        131
Boxe complementar:
Para refletir...
Diversos recursos são usados para divulgação, localização e preservação da memória de lugares. Maquetes, semelhantes àquilo que representam, fotografias e mapas possibilitam conhecermos um lugar.
             
          
Você já visitou um Centro de Informações Turísticas?
Já viu maquetes de lugares ou construções?
Observe a maquete da página ao lado.
             
          
Quais partes da maquete lembram figuras geométricas? Que figuras são essas?
Fim do complemento.
132
Figuras geométricas
Observação: Os objetos desta página não estão apresentados em escala de tamanho. Fim da observação.
- Observe as imagens dos objetos abaixo e ligue cada objeto à figura geométrica que ele lembra.
Linha 1
 
         
         
         
         
         
        Linha 2
 
         
         
         
         
         
        - Dos objetos acima, quais lembram figuras geométricas planas? E figuras geométricas não planas? _____ 
- Observe as peças do brinquedo de Gabriela.
A
 
        B
 
        C
 
        D
 
        E
 
         
        - Quais peças do brinquedo formam a peça que Gabriela montou? _____ 
133
Figuras geométricas não planas
Planificação
- Veja como Eduardo desmontou a caixa onde guarda alguns brinquedos.
 
        Quando a caixa estava completamente aberta, Eduardo esticou-a sobre a lousa e prendeu-a com fita adesiva, conforme mostrado ao lado.
Eduardo obteve a planificação da superfície da caixa de brinquedos.
 
        - Agora, observe as representações de figuras geométricas não planas e ligue cada figura à planificação de sua superfície.
Linha 1
 
         
         
         
        Linha 2
 
         
         
         
        134
- Observe Maria e sua caixa.
 
        - Indique a 
              letra
            da figura que representa o 
              molde
            da caixa de Maria. _____ 
A
 
        B
 
         
        - Joana recortou as partes da planificação da superfície de um modelo de figura não plana. Observe.
 
        
           
        
- Usando todas essas partes, é possível montar o modelo de qual figura? Pinte-a.
 
         
         
         
        
           
        
- Se Joana recortasse as partes das planificações dos outros modelos que você não pintou, como elas seriam? Desenhe.
135
Cubo e paralelepípedo
- Recorte os moldes do cubo e do paralelepípedo das páginas 243 e 241 no final do livro e monte os modelos dessas figuras.
- Observe as figuras geométricas não planas representadas abaixo.
 
         
        - Quantas arestas tem cada uma dessas figuras geométricas? _____ 
- Quantas faces tem cada uma dessas figuras geométricas? _____ 
- Quantos vértices tem cada uma dessas figuras geométricas? _____ 
- Leia o que as crianças estão dizendo. Depois, marque com um X as imagens a seguir que lembram a forma de um cubo.
 
        ( )
 
        ( )
 
        ( )
 
        ( )
 
        Observação: Os objetos não estão apresentados em escala de tamanho. Fim da observação.
           
        
- Agora, observe sua sala de aula e identifique objetos que lembram cubos ou paralelepípedos.
136
- Paula e Jair recortaram a planificação da superfície de um modelo de cubo de maneira que teve as seis faces separadas. Observe.
 
        Paula, então, fez outra planificação do modelo de cubo:
 
        Jair não concordou com Paula e fez uma planificação diferente do modelo de cubo:
 
        
           
        
           
        
- Reúna-se com um colega para descobrir qual planificação possibilita montar um cubo.
Boxe complementar:
Desafio
            
               
            
          
Em cada uma das planificações da superfície de modelos de cubo, mostradas abaixo, foram destacadas duas linhas. Descubra em qual das planificações as duas linhas coincidirão quando o cubo for montado.
Resposta: C
A
             
          
B
             
          
C
             
          
D
             
          
CRÉDITO: ADILSON SECCO
Como você pode verificar se sua resposta está certa?
Fim do complemento.
137
Prismas
- Recorte os moldes de prismas das páginas 235 a 239 no final do livro e monte os modelos dessas figuras.
- Observe a barraca da ilustração. - A barraca que Carlos montou se parece com uma figura geométrica. Marque com um X a representação dessa figura.
 
( )
 
        ( )
 
         
        
           
        
- Manipule os modelos de prisma que você montou e responda à questão. - Quais características comuns você percebe entre esses modelos de figuras geométricas?
 
- Nos prismas representados abaixo, observe as faces laterais e as outras duas faces, que são chamadas de bases.
 
         
        - As faces laterais desses prismas têm a forma de qual figura geométrica plana? _____
- Quantas faces laterais tem cada figura representada acima? _____ 
- Quantas bases tem cada prisma? 
              _____
            
              
- Quais diferenças você observa entre esses prismas?
138
- Compare os objetos com as representações de prisma.
A
 
        B
 
        C
 
        D
 
        Representações de prisma
 
        Prisma de base triangular
 
        Cubo
 
        Prisma de base hexagonal
 
        Paralelepípedo
Observação: Os objetos não estão apresentados em escala de tamanho. Fim da observação.
- Escreva abaixo com qual representação de prisma cada objeto se parece. A: _____ B: _____ C: _____ D: _____ 
- Observe as representações de prisma e complete o quadro.
Tabela: equivalente textual a seguir.
| Representações de prisma | Número de vértices | Número de arestas | Número de bases | Número de faces laterais | 
|---|---|---|---|---|
| 
                   | 6 | _____ | _____ | _____ | 
| 
                   | _____ | _____ | 2 | _____ | 
| 
                   | _____ | _____ | _____ | _____ | 
           
        
- Compare o número de vértices com o número de faces laterais dessas representações de prisma e descubra uma regularidade.
139
Pirâmides
- Recorte os moldes de pirâmide das páginas 227 a 233 no final do livro e monte os modelos dessas figuras.
- Kátia é artesã e faz embalagens de presente.
 
        Observe as faces laterais e a outra face, que é chamada de base, das pirâmides representadas abaixo.
 
         
        - As faces laterais dessas pirâmides lembram a forma de qual figura geométrica plana? _____
- Quantas bases tem cada pirâmide? _____
- Observe as representações das pirâmides e complete o quadro.
Quadro: equivalente textual a seguir.
| Representação de pirâmide | 
                   | 
                   | 
                   | 
                   | 
|---|---|---|---|---|
| Número de vértices | 4 | _____ | _____ | _____ | 
| Número total de faces | 4 | _____ | _____ | _____ | 
| Número de faces triangulares | 4 | _____ | _____ | _____ | 
| Número de arestas | 6 | _____ | _____ | _____ | 
140
- Observe as figuras geométricas não planas representadas abaixo. Marque com um X as representações de pirâmide e cerque com uma linha as representações de prisma.
 
        - Lúcia montou três figuras que lembram pirâmides usando palitos e bolinhas de massa de modelar. Cada palito corresponde a uma aresta e cada bolinha corresponde a um vértice.
 
         
         
        - Quantos 
              palitos
            e quantas 
              bolinhas
            ela usou, no total, para montar as três figuras que lembram pirâmides? _____ 
           
        
- Laura girou a pirâmide várias vezes. Veja as diferentes posições em que ficou a pirâmide e pinte, com as cores corretas, as faces que estão em branco.
 
        Pirâmide
 
        Pirâmide em diferentes posições
Posição 1
 
        Posição 2
 
        Posição 3
 
        Posição 4
 
        141
Cilindro, cone e esfera
- Recorte os moldes de cone e cilindro das páginas 223 e 225 no final do livro e monte os modelos dessas figuras.
- Observe abaixo as representações de figuras geométricas e marque com um X as que são arredondadas.
( )
 
        ( )
 
        ( )
 
        ( )
 
        ( )
 
        ( )
 
        Essas figuras geométricas arredondadas recebem nomes especiais.
 
         
         
        - Quais dessas figuras não têm arestas? _____
- Quais dessas figuras não têm vértices? _____
- Qual dessas figuras tem apenas 1 vértice? _____
- De qual figura geométrica não plana você se lembra quando observa cada uma destas imagens?
 
        _____
 
        _____
 
        _____
 
        _____
 
        _____
 
        _____
Observação: Os objetos não estão apresentados em escala de tamanho. Fim da observação.
142
- Observe um modelo de cilindro e um modelo de cone e suas respectivas planificações das superfícies.
 
         
        - A planificação do 
              modelo
            de cilindro é formada pela representação de quais figuras geométricas planas? _____ 
- A representação de qual figura plana faz parte da planificação tanto do modelo do cilindro como do modelo do cone? _____
- Em cada cena, Mariana está segurando diante de Vítor um modelo de figura geométrica não plana.
 
         
         
        Observando cada um desses modelos, Vítor consegue representar a imagem que vê por meio de uma figura plana. Sabendo disso, complete.
Tabela: equivalente textual a seguir.
| Imagem observada por Vítor | 
                   | 
                   | 
                   | 
| Nome da figura geométrica não plana observada | _____ | _____ | _____ | 
           
        
           
        
- Com um colega, compare as figuras em cada grupo e converse sobre o que há de parecido e de diferente entre essas figuras.
 
         
        143
Figuras geométricas planas
- Camila apoiou embalagens sobre uma folha de papel e as contornou, obtendo algumas figuras. Depois, pintou o interior de cada uma delas. Observe as figuras obtidas por Camila.
 
        Círculo
 
        Triângulo
 
        Retângulo
 
        Pentágono
 
        Quadrado
 
        Hexágono
As figuras que Camila desenhou e pintou são representações de figuras geométricas planas.
- Agora, escreva o nome da figura ou das figuras geométricas planas que podem ser representadas após contornar uma das partes de cada embalagem abaixo.
 
        _____
 
        _____
 
        _____
 
        _____
 
        _____
 
        _____
Observação: Os objetos não estão apresentados em escala de tamanho. Cores fantasia. Fim da observação.
144
           
        
- Pegue os modelos de cilindro, de cone e de cubo que você montou anteriormente e coloque-os apoiados em uma folha de papel sobre o tampo de uma mesa, como mostra a ilustração abaixo. Depois, contorne a base apoiada de cada modelo e responda às questões.
 
        - Quais desses 
              contornos
            são possíveis de traçar com o auxílio de uma régua? _____ 
- Quais 
              contornos
            não são possíveis de traçar com o auxílio de uma régua? _____ 
- Eugênio montou duas figuras geométricas planas por meio das representações de outras figuras planas. Ele usou a representação de dois triângulos e um quadrado.
 
         
        
           
        
- Com essas representações, como devemos fazer para montar um retângulo? E um triângulo?
- Observe abaixo o contorno de cada uma das faces de um modelo de figura geométrica não plana.
 
        - Qual das figuras geométricas abaixo representadas teve as faces contornadas? _____ 
Figuras geométricas não planas
A
 
        B
 
         
         
        145
Lados e vértices
- Na aula de Geometria, a professora Clara fez um painel usando adesivos coloridos que representam figuras geométricas planas. Com uma caneta azul e uma régua, ela contornou os adesivos e, depois, colou um círculo de papel vermelho em cada “bico” dos adesivos.
 
        - Para contornar um adesivo, a professora Clara fez um traço azul em cada um dos “lados” do adesivo. Quantos traços ela fez ao contornar um adesivo triangular?   _____ 
- Quantos círculos de papel vermelho deverão ser colados em um adesivo retangular? _____ 
- Escreva abaixo o número de lados e o número de vértices da figura geométrica plana que cada adesivo a seguir lembra.
           
        
Triângulo
_____ lados
_____ vértices
           
        
Quadrado
4 lados
4 vértices
           
        
Paralelogramo
_____ lados
_____ vértices
           
        
Retângulo
_____ lados
_____ vértices
           
        
Trapézio
_____ lados
_____ vértices
           
        
- Agora, descubra uma regularidade nos resultados obtidos.
146
Congruência
- Observe as cenas abaixo.
 
        - Agora, marque com um X os pares de figuras que são congruentes.
( )
 
        ( )
 
        ( )
 
        ( )
 
        147
           
        
- Desenhe na malha quadriculada o contorno de um polígono congruente ao polígono dado.
 
         
         
         
        
           
        
- Pinte da mesma cor os pares das representações de triângulos congruentes. Em seguida, converse com um colega para verificar se vocês marcaram os mesmos pares.
 
        - Todas as representações de triângulo acima têm um par congruente? _____ 
148
Matemática em textos
Leia
Um código para ajudar daltônicos
Você sabe o que significa ser daltônico? Quando uma pessoa é daltônica, ela tem dificuldade em diferenciar todas ou algumas cores. Por exemplo, alguns daltônicos confundem a cor vermelha com a cor verde.
Pensando nas dificuldades de um daltônico, o designer português Miguel Neiva criou um código que permite que pessoas daltônicas identifiquem as cores. O ColorADD, como é chamado, foi desenvolvido após oito anos de pesquisa.
O código é formado por pequenos símbolos que identificam as cores azul, amarela e vermelha. A união de dois símbolos representa cores, como verde-escuro, laranja e rosa (formadas pela união de duas ou mais cores).
As cores preta e branca são identificadas por pequenos quadrados. O quadrado que simboliza o preto é cheio; já o que representa o branco é vazio. Esses quadrados podem vir combinados aos símbolos das outras cores para identificar se são claras ou escuras.
Veja como são alguns símbolos nesse código:
Tabela: equivalente textual a seguir.
| Nome da cor | Cor | Código | 
| Branco | 
                   | 
                   | 
| Preto | 
                   | 
                   | 
| Azul | 
                   | 
                   | 
| Vermelho | 
                   | 
                   | 
| Amarelo | 
                   | 
                   | 
| Verde-escuro | 
                   | 
                   | 
| Laranja | 
                   | 
                   | 
| Rosa | 
                   | 
                   | 
FONTE: Informações obtidas em: http://fdnc.io/eTW. Acesso em: 26 jan. 2021.
149
Responda
- Quantos anos demorou para que o código ColorADD fosse desenvolvido? _____
- Marque com um X o símbolo que representa a cor vermelha:
( )
 
        ( )
 
        ( )
 
        - Esse símbolo lembra qual figura geométrica? _____
Analise
- Observe os símbolos no quadro da página anterior para completar com o nome das cores.
           vermelho +
vermelho +  amarelo =
amarelo =  _____.
          
            _____.
          
        
           branco +
branco +  _____
          =
          
            _____
          =  _____.
          
            _____.
          
        
           
        
- Para obter a cor marrom, é necessário unir as cores vermelha, amarela e azul. Desenhe, no espaço ao lado, como seria o símbolo da cor marrom, de acordo com o código ColorADD.
Aplique
           
        
Forme grupo com 3 colegas e inventem um código para as cores azul, vermelha e amarela. Depois, seu professor vai orientá-los a representar com esse código as outras cores.
150
Compreender informações
Interpretar tabelas de dupla entrada
- Na escola de Janaína, durante duas semanas, foram entrevistados 50 estudantes do 3 º ao 5 º ano como parte de um trabalho para ser apresentado na Mostra Cultural da escola com tema: Blogueiros do Brasil.
 
        Para o trabalho a ser apresentado na Mostra, foram escolhidos 5 blogs com diferentes temas: alimentação, saúde, moda, esportes, curiosidades.
A coordenadora da Mostra fez uma tabela reunindo os votos de meninas e meninos sobre os temas dos blogs. Cada estudante escolheu apenas um tema de sua preferência.
Observe a tabela abaixo.
Preferência dos temas
Tabela: equivalente textual a seguir.
| Gênero Tema | Meninas | Meninos | 
|---|---|---|
| Alimentação | 9 | 4 | 
| Saúde | 7 | 4 | 
| Moda | 8 | 2 | 
| Esportes | 5 | 6 | 
| Curiosidades | 3 | 2 | 
Fonte: Coordenadora da Mostra Cultural. (mar. 2023)
- Quantas meninas participaram dessa pesquisa? E meninos? _____ 
- Qual foi o tema mais votado, considerando os votos das meninas e dos meninos juntos? E o menos votado? _____ 
151
- O diretor de um grupo de teatro selecionou três peças com custos de produção próximos. Ele quer saber a opinião dos 30 integrantes do grupo para escolher a peça que vai produzir. Ele fez uma tabela com a opinião do grupo sobre a peça mais desejada quanto aos critérios: faixa etária do público e tema da peça.
 
        Comparação dos critérios das peças de teatro
Tabela: equivalente textual a seguir.
| Critério Peça | Faixa etária do público | Tema da peça | 
|---|---|---|
| A | 5 | 8 | 
| B | 16 | 12 | 
| C | 9 | 10 | 
Fonte: Grupo de teatro. (mar. 2023)
- Em relação à faixa etária do público, qual peça teve a preferência do grupo de teatro? _____
- Considerando o tema da peça, a mais votada é a peça mais barata? Qual é o custo de produção dela? _____ 
- Agora, complete o gráfico abaixo com as peças avaliadas pelos integrantes do grupo.
 
        Fonte: Grupo de teatro. (mar. 2023)
           
        
- Se você fosse esse diretor, considerando o valor e a opinião dos integrantes do grupo, qual peça de teatro escolheria?
152
O que você aprendeu
 
        - Pinte apenas as figuras não planas.
 
        
           
        
- Represente o 
              contorno
            de duas figuras retangulares diferentes utilizando 10 
              palitos
            de 
              fósforo
            usados para cada uma. Depois, faça um desenho dessas figuras no espaço abaixo e responda às questões. _____ 
 
        - O número de vértices de uma figura é diferente do número de vértices da outra figura? _____
- O número de lados de uma figura é diferente do número de lados da outra figura? _____
- O que há de diferente entre as duas figuras? _____ 
153
- Observe as pirâmides representadas e complete o quadro.
Quadro: equivalente textual a seguir.
| Representação de pirâmide | 
                   | 
                   | 
                   | 
|---|---|---|---|
| Número de vértices da face verde | _____ | _____ | _____ | 
| Número total de vértices | _____ | _____ | _____ | 
           
        
- Desenhe e pinte um par de figuras congruentes que tenham 9 vértices cada uma.
- Uma figura em que a superfície tem apenas 1 base pentagonal e 5 faces laterais triangulares é uma figura geométrica plana ou não plana? Qual é o nome dessa figura geométrica? _____ 
Autoavaliação
           
        
- Reconheço possibilidades de planificação da superfície de algumas figuras geométricas não planas?   
- Consigo comparar características de figuras geométricas planas?
 
         
                 
                 
                 
                 
                 
                 
                 
                 
                 
                 
                 
                 
                 
                 
                 
                 
                 
                 
                 
                 
                 
                 
                 
                 
                 
                 
                 
                