154

UNIDADE 7. Mais grandezas e medidas

Ilustração. No centro, uma senhora está sentada e na frente dela há um prato com comida sobre uma mesa. À esquerda, outra senhora está de costas e na frente dela, uma mulher com touca está segurando cédulas com a mão estendida. Entre elas há uma balança sobre um balcão. Abaixo, placa com a informação: Suco natural de laranja - Jarra (1 L): 15 reais, Copo (200 mL): 4 reais. Em seguida, três adultos e duas crianças estão segurando pratos com comida e ao lado deles há comida sobre bandejas e uma placa com a informação: 50 reais por kg. Atrás das bandejas há um homem com uniforme de cozinheiro, Melissa, Caio e duas crianças com touca. Atrás delas há uma parede de azulejos, uma porta e um relógio de ponteiro indicando 11:37. Abaixo há uma placa com a informação: Visitem nossa cozinha.

155

Boxe complementar:

Para refletir...

Ícone: oral.

Em diversas situações do dia a dia temos de fazer medições.

Nessa lanchonete, que instrumento é usado para pesar o prato de comida?

Quanto custa o quilograma da comida?

Observe o relógio da lanchonete. Quantos minutos faltam para o meio-dia?

Fábio vai comprar um litro de suco para dividir com os colegas. O que é mais barato: comprar uma jarra ou cinco copos?

Fim do complemento.

156

Unidades de medida: padronizadas e não padronizadas

  1. Observe as situações que envolvem medições.

Observação: Os elementos não estão apresentados em escala de tamanho. Cores fantasia. Fim da observação.

Ilustração. 
1) Um homem fala: Esse canteiro deve medir 10 passos de comprimento. Na frente dele, outro homem o observa e ao lado há um carrinho com terra e um canteiro com flores. 
2) Um homem está com o dedo indicador levantado. Ele diz: Preciso de 2 pacotes de frango. Na frente dele há um balcão e um homem com touca. 
3) Um homem com chapéu e uniforme de cozinheiro está lendo um livro. Ele fala: A receita pede 1 copo de água. 
4) Um homem aponta para um muro e diz: O muro tem 6 metros de largura. 
5) Uma mulher está com a mão esquerda virada para cima. Ela fala: Para fazer quibe de forno, vou usar 500 gramas de carne moída. Na frente dela há um pacote de carne e frascos sobre uma mesa. 
6) Uma mulher sorri e diz: Comprei 20 litros de água. Ao seu lado há um galão grande sobre uma mesa.
  1. A medida do comprimento do passo de uma pessoa é sempre igual à medida do comprimento do passo de todas as pessoas? _____
  1. Um pacote de frango tem sempre a mesma massa? _____
  1. Em todos os copos cabe a mesma quantidade de água? _____

O passo, o pacote e o copo são exemplos de unidades de medida não padronizadas.

O metro, o grama e o litro são exemplos de unidades de medida padronizadas.

157

Ícone: oral.

  1. O palmo, o passo e a largura do polegar de uma pessoa são unidades de medida não padronizadas. Qual delas você usaria para medir:
    1. o comprimento da parede de uma casa?
    1. o comprimento de uma borracha escolar?
    1. a largura de uma porta?
Ilustração. um dedo polegar com uma seta em cima (polegar).
Ilustração. uma mão aberta com uma seta em cima (palmo).
Ilustração. um pé na frente do outro com as pernas abertas e abaixo há uma seta (passo).

Observação: Os elementos desta página não estão apresentados em escala de tamanho. Fim da observação.

  1. Cerque com uma linha cada um dos instrumentos que faz medições em unidades de medida padronizadas.
Ilustração. Uma régua.
Ilustração. Um relógio redondo de ponteiros.
Ilustração. Um lápis vermelho.
Ilustração. Uma trena.
Ilustração. uma colher.
Ilustração. Uma lata cilíndrica.
  1. Complete com o nome do instrumento de medida adequado.
  1. Para medir o tempo obtido em uma prova de natação, usamos

    _____.

  1. Para medir o comprimento de um pedaço de madeira, usamos

    _____.

  1. Para medir a massa de um bolo, usamos _____.
Fotografia. Uma mão segurando um cronômetro.

Legenda: cronômetro. Fim da legenda. cronômetro

Fotografia. Uma fita métrica.

Legenda: fita métrica. Fim da legenda. cronômetro

Fotografia. Uma balança.

Legenda: balança. Fim da legenda. cronômetro

158

Medidas de comprimento

  1. O pai de Alice e Rafael vai comprar um porta-retratos. Ele mediu as dimensões da fotografia e dos porta-retratos com clipes.

    Conte e escreva a quantidade de clipes de cada comprimento (C) e de cada largura (L).

Ilustração. Fotografia quadrada com a imagem de duas crianças sorrindo. À esquerda há cinco clipes empilhados e abaixo há seis clipes enfileirados.

C: 6 clipes.

L: 5 clipes.

Ilustração. Um porta-retratos colorido e quadrado. À esquerda há cinco clipes empilhados e abaixo há seis clipes enfileirados.

C: _____ clipes.

L: _____ clipes.

Ilustração. Um porta-retratos colorido e retangular. À esquerda há cinco clipes empilhados e abaixo há sete clipes enfileirados.

C: _____ clipes.

L: _____ clipes.

Para medir comprimentos, podemos usar diversos objetos ou partes do corpo.

  1. Com uma borracha, meça o comprimento e a largura de uma régua, conforme mostrado no esquema abaixo. Depois, responda às questões.

    Ilustração. Uma régua de 30 centímetros em pé. Acima há uma borracha pequena, indicando a largura. Ao lado há borrachas empilhadas, indicando o comprimento.

    1. Quantas vezes sua borracha cabe na largura da régua? _____
    1. E no comprimento da régua? _____

      Ícone: oral.

      Ícone: dupla.

      • Agora, compare suas respostas com as de um colega. Elas são iguais? Conversem a respeito disso.

159

Metro, centímetro e milímetro

  1. Veja como Rodolfo, Cristiano e Rodrigo mediram o comprimento do clipe.
Ilustração. Na parte superior há um clipe deitado e abaixo, uma régua com a ponta do clipe no número 0 e a outra ponta no número 3. Na parte inferior, Rodolfo, menino com camiseta azul está com os braços cruzados. Ele fala: A medida do comprimento do clipe é igual a 3 centímetros.
Ilustração. Na parte superior há um clipe deitado e abaixo, uma régua com a ponta do clipe no número 1 e a outra ponta no número 4. Na parte inferior, Cristiano, menino com cabelo encaracolado e blusa verde está com o dedo indicador apontado para cima. Ele diz: A medida do comprimento do clipe é igual a 4 centímetros.
Ilustração. Na parte superior há um clipe deitado e abaixo, uma régua com a ponta do clipe no número 4 e a outra ponta no número 7. Na parte inferior, Rodrigo, menino loiro com óculos está sorrindo. Ele fala: A medida do comprimento do clipe é igual a 3 centímetros.

Ícone: oral.

  1. Com uma régua, meça o comprimento de cada figura.
Ilustração. Um grampo de cabelo deitado, medindo 5 centímetros.

______

Ilustração. Uma chave deitada, medindo 4 centímetros.

______

Ícone: Material complementar.

Ícone: grupo.

  1. Recorte e monte a fita métrica de 1 metro da página 221.

    Agora, reúna-se com 4 colegas e escolham alguns objetos da sala de aula para medir com a fita métrica montada. Depois, registrem no caderno se a medida do comprimento de cada objeto é maior que 1 metro ou menor que 1 metro.

160

  1. Resolva os problemas.
    1. Artur cortou 4 placas de madeira com 25 centímetros de comprimento cada uma para montar uma prateleira. Qual é a medida do comprimento das 4 placas juntas, em centímetro? E em metro?

      Ilustração. Artur, homem com boné, camiseta, calça e tênis está agachado e segurando uma fita métrica. Ele fala: Deu 1 metro de comprimento. Na frente desse há quatro placas de madeira lado a lado.

      CRÉDITO: SERGIO NG

    1. Durante a aula, Alice usou uma malha quadriculada, conforme a imagem ao lado, em que o lado de cada quadradinho da malha media 5 milímetros de comprimento. Ela pintou dois quadradinhos, um ao lado do outro, para representar um retângulo. Quantos milímetros mede um dos maiores lados desse retângulo? E em centímetro?

      Ilustração. Retângulo com cinco colunas e três fileiras de quadrados. Os quadrados da coluna dois, fileira dois e coluna três, fileira dois estão pintados de roxo.

Indicamos:

• 1 metro por 1 m

• 1 centímetro por 1 cm

• 1 milímetro por 1 mm

100 centímetros correspondem a 1 metro.

100 cm = 1 m

10 milímetros correspondem a 1 centímetro.

10 mm = 1 cm

  1. Estime e complete com a unidade de medida adequada: metro ou centímetro.
    1. O prédio em que moro tem 25 _____ de altura.
    1. O carro de Augusto tem 4 _____ de comprimento.
    1. O palmo de Larissa mede 15 _____ de comprimento.
    1. Meu gato tem 20 _____ de altura.
  1. Estime as medidas e complete com mais de ou com menos de .
    1. O comprimento da minha perna mede _____ 1 metro.
    1. A altura da sala de aula mede _____ 1 metro.
    1. A largura do meu livro mede _____ 1 metro.

161

  1. Estime a medida da altura indicada em cada figura. Depois, ligue as figuras às medidas correspondentes.

Linha 1

Ilustração 1. Um homem está em pé, ao lado de um muro maior do que ele.
Ilustração 2. Um homem está segurando uma bandeja com lanche e andando em direção a uma mesa média, menor do que ele.
Ilustração 3. Um homem está segurando um regador com o corpo inclinado para frente e regando um vaso com planta pequeno.

Linha 2

80 cm

20 cm

2 m

  1. Observe os instrumentos de medida abaixo e, em seguida, responda.
Ilustração. Um metro muito comprido. Abaixo, uma régua média e em seguida, uma trena.
  1. Qual desses instrumentos é o mais indicado para Jaime, que é costureiro, usar em seus trabalhos? _____
  1. Para um estudante do 3º ano, qual é o instrumento mais adequado?

    _____

  1. Cite uma profissão que utilize a trena como instrumento de medida.

    _____

  1. Helena fez uma lista de materiais que precisará comprar para fazer algumas fantasias.
Ilustração. Folha pautada com a informação: 
Materiais: 
300 cm de fita dourada. 
150 cm de fita roxa. 
150 cm de fita verde. 
1 m de fita laranja.

Observação: Os elementos desta página não estão apresentados em escala de tamanho. Fim da observação.

162

Comparando áreas

  1. Paula e Luciano fizeram um mosaico retangular cada um, usando algumas peças coloridas.

Mosaico de Paula

Ilustração. Mosaico de Paula, composto por quatro retângulos verdes, quatro triângulos laranja e cinco quadrados roxos.

Mosaico de Luciano

Ilustração. Mosaico de Luciano, composto por quatro retângulos verdes e sete quadrados roxos.

As peças roxas usadas pelos dois são todas iguais, assim como as verdes são iguais entre si, e todas as de cor laranja também são idênticas.

  1. Complete com a quantidade de cada tipo de peça usada por Paula e por Luciano na composição do mosaico.

Paula:

_____ Ilustração. Retângulo verde.

_____ Ilustração. Quadrado roxo.

_____ Ilustração. Triângulo laranja.

Luciano:

_____ Ilustração. Retângulo verde.

_____ Ilustração. Quadrado roxo.

_____ Ilustração. Triângulo laranja.

  1. Se Paula tivesse usado apenas peças laranjas qual seria a medida da área de seu mosaico, usando a peça laranja como unidade de medida?

    _____

  1. Caso Luciano tivesse usado apenas peças roxas, qual seria a medida da área de seu mosaico, usando a peça roxa como unidade de medida?

    _____

  1. Sabendo que 2 peças laranjas ocupam a mesma área de 1 peça roxa, é possível dizer que a área ocupada pelo mosaico de Paula e pelo mosaico de Luciano é igual ou diferente?

    _____

163

  1. Observe as figuras abaixo.
Ilustração. Quadrado laranja, triângulo azul e retângulo verde.

Com 2 figuras azuis, podemos formar 1 figura laranja. E com 2 figuras laranjas podemos formar 1 figura verde.

  1. Quantas figuras azuis são necessárias para formar 1 figura verde?

    _____

  1. Quantas figuras são necessárias para formar 2 figuras verdes, usando pelo menos 1 figura azul e 1 figura laranja?

    _____

  1. Qual das 3 figuras tem a maior área? Por quê?

    _____

  1. Se 1 figura verde pode ser formada com 2 figuras laranjas, a área da figura laranja é a metade ou o dobro da área da figura verde?

    _____

    Ícone: oral.

  1. Imagine um painel formado por 6 figuras laranjas e um painel formado por 3 figuras verdes. Qual terá a maior área? Justifique sua resposta.

Boxe complementar:

Desafio

Quantas tábuas são necessárias para cobrir o piso?

_____

Resposta: 6 tábuas.

Tábua

Ilustração. Tábua de madeira medindo 50 cm de comprimento e 1 m de largura.

Piso

Ilustração. Piso medindo 1 m de comprimento e 3 m de largura.

CRÉDITO: GEORGE TUTUMI

Fim do complemento.

164

Jogo: Memória de medidas

Ícone: dupla.

Material: 12 cartas da página 219.

Jogadores: 2

Ícone: Material complementar.

Regras:

Ilustração. Doze cartas viradas para baixo. Em cada uma, a frase: Memória de medida e no centro há uma fita métrica.

165

Questões sobre o jogo

  1. Quais são as unidades de medida de comprimento apresentadas no jogo?

    _____

  1. Joana e Clóvis estão jogando o jogo Memória de medidas.
Ilustração. Vista de cima de Joana, menina loira com cabelo preso e camiseta rosa e Clóvis, menino com cabelo encaracolado e camiseta verde. Eles estão nas laterais de uma mesa e entre eles há sete cartas viradas para baixo. À esquerda, uma carta está virada para cima com o desenho de uma mesa e a largura de 100 cm.

( )

Ilustração. Carta com o desenho de um rolo de tecido florido, medindo 1 m de largura.

( )

Ilustração. Carta com o desenho de um jacaré medindo 400 cm de largura.

( )

Ilustração. Carta com o desenho de um homem em pé medindo 2 m de comprimento.
  1. Clóvis virou a carta a seguir.
Ilustração. Carta com o desenho de uma árvore medindo 900 cm de comprimento.
  1. Das unidades de medida presentes no jogo, qual delas é a mais adequada para expressar medida de comprimentos bem pequenos?

    _____

166

Medidas de massa

  1. Observe os dois pacotes de batata palito a seguir.

Pacote 1

Ilustração. pacote 1 de batata palito grande.

Pacote 2

Ilustração. pacote 2 de batata palito pequeno.

Observação: Os elementos desta página não estão apresentados em escala de tamanho. Fim da observação.

Cirlene precisa comprar a maior massa de batatas que puder. Qual dos dois pacotes ela deve escolher? Explique sua resposta.

_____

  1. Gabriel e Miguel estão preparando o cimento para fazer o chão da garagem da casa onde moram. Cada um deles comprou um saco de cimento, observe.
Ilustração. saco de cimento de Gabriel: saco pequeno de cimento.
Ilustração. saco de cimento de Miguel: saco de cimento grande.
  1. Avaliando a massa total dos sacos de cimento, quem conseguirá uma quantidade maior de cimento: Gabriel ou Miguel? _____
  1. Se o saco de cimento de Gabriel tivesse a metade da massa do saco de cimento de Miguel, quantos sacos de cimento iguais ao de Gabriel seriam necessários para produzir a mesma quantidade de cimento que um saco de cimento de Miguel? _____

167

Quilograma, grama e miligrama

  1. Ademar trabalha em uma fábrica de sal refinado. Ele opera a máquina que embala o sal refinado em pacotinhos de 1.000 miligramas cada um.

Para vender esses pacotinhos, a fábrica os embala em caixas com 1.000 pacotinhos cada uma.

Ilustração. Ademar, homem com cabelo castanho, óculos e fones de proteção está segurando um pacote pequeno de sal. Ele fala: Todo dia embalo vários pacotinhos iguais a esse. Ao lado, destaque para o pacote com a informação: Sal 1 g. Ao fundo, uma máquina.
  1. 1 grama corresponde a quantos miligramas?

    _____

  1. 1 quilograma corresponde a quantos gramas?

    _____

Indicamos:

  1. Estime e complete com a unidade de medida adequada: miligrama, grama ou quilograma.
    1. Emagreci 3 _____ no mês de janeiro.
    1. Comprei na padaria 200 _____ de salame fatiado.
    1. O comprimido que Carina tomou é de 10 _____.
  1. Estime e complete as frases com mais ou com menos .
    1. Um automóvel tem _____ de 150 kg.
    1. Uma lapiseira tem _____ de 1 kg.

168

Ícone: mental.

  1. A balança abaixo está em equilíbrio, e as caixas verdes têm a mesma massa.

    Qual é a massa, em grama, de cada caixa verde?

    _____

Ilustração. Balança de pratos em equilíbrio. No prato à esquerda, um peso de 1 kg e no prato à direita, quatro caixas verdes.

Ícone: Desenho ou pintura.

  1. Pinte os quadradinhos conforme a medida de massa indicada em cada caso.

Observação: Os elementos desta página não estão apresentados em escala de tamanho. Fim da observação.

Ilustração. Uma menina loira com muletas fala: Cada quadradinho representa 100 g.
fotografia. um cacho de uvas dentro de uma sacola e uma etiqueta indicando 500 g.
Ilustração. vinte quadradinhos.
fotografia de laranjas dentro de uma sacola e uma etiqueta indicando 2 kg.
Ilustração. vinte quadradinhos.
fotografia de maçãs dentro de uma sacola e uma etiqueta indicando 1 kg.
Ilustração. vinte quadradinhos.
  1. José e Lúcia compraram, em supermercados diferentes, 2 kg de café cada um, da mesma marca e do mesmo tipo.
Ilustração. José, homem com cabelo grisalho está segurando dois pacotes de café com 1 kg cada. Na frente dele há uma prateleira com vários pacotes de café. Acima há uma placa com a informação: PACOTE DE 1 KG POR 5 REAIS.
Ilustração. Lúcia, mulher ruiva está segurando quatro pacotes de café com 500 g cada. Na frente dela há uma prateleira com vários pacotes de café. Acima há uma placa com a informação: PACOTE DE 500 G POR 3 REAIS.

169

Medidas de capacidade

Observação: Os elementos desta página não estão apresentados em escala de tamanho. Fim da observação.

  1. Jurema e Roberta foram à padaria e pediram uma xícara de um mesmo tipo de achocolatado cada uma. Observe as xícaras que cada uma recebeu e responda às questões.
Ilustração. uma xícara grande (Xícara de Jurema).
Ilustração. uma xícara pequena (Xícara de Roberta).
  1. A quantidade de achocolatado de Jurema e de Roberta é a mesma?

    _____

  1. É justo que Jurema e Roberta paguem o mesmo valor pela xícara de achocolatado recebida? Explique sua resposta.

    _____

  1. Jeremias vai limpar a caixa-d'água de sua casa e, para isso, é necessário esvaziá-la. Na sua área de serviço, há dois baldes, mas ele só poderá usar um deles. Observe os baldes abaixo.
Ilustração. Um balde grande rosa e um balde pequeno e azul.
  1. Jeremias precisa escolher o balde que, ao usar sua capacidade, ajude-o a esvaziar a caixa-d'água mais rapidamente.

    Qual balde ele deve escolher? _____

  1. Por que o balde a ser escolhido por Jeremias vai ajudá-lo a esvaziar a caixa-d'água mais rapidamente que o outro? Explique sua resposta.

    _____

170

Litro e mililitro

  1. Paula está fazendo um suco. Ela colocou 4 copos cheios de água em uma jarra.
Ilustração. Paula, menina ruiva com regata laranja. Ela está virando um copo e despejando água dentro de um jarro de 1 litro. Ela fala: 4 copos, com 250 mililitros de água cada um, encheram esta jarra em que cabe 1 litro de água. Ao lado há três copos.

Indicamos:

  1. Qual foi a quantidade de água que Paula colocou na jarra?

    _____

  1. Quantos mililitros de água cabem em cada copo de Paula?

    _____

  1. 1 litro corresponde a quantos mililitros?

    _____

  1. Faça estimativas e responda, em cada caso, se no recipiente cabe mais de 1 litro ou menos de 1 litro de água.

a)

Ilustração. Uma mulher com cabelo castanho e camisa verde está sorrindo e segurando um copo com água.

_____

Ilustração. Um menino com cabelo encaracolado e camiseta amarela está sorrindo. Na frente dele há um galão de água sobre um filtro.

_____

c)

Ilustração. Um homem com camisa bege está sorrindo e segurando um balde amarelo.

_____

171

  1. Observe o folheto de propaganda e responda à questão.

    Em qual dos recipientes cabe mais suco? Por quê?

Ilustração. Folheto com a informação: Ofertas. À esquerda, uma garrafa com etiqueta e a informação: SUCO DE MAÇÃ 350 ML. À direita, uma garrafa com etiqueta e a informação: SUCO DE UVA 600 ML.

Atenção! Compare apenas as medidas de capacidade dos recipientes, pois eles não estão representados proporcionalmente entre si.

_____

Ícone: mental.

  1. Em cada recipiente cheio, cabe 1 litro de água. Quantos mililitros de água há em cada recipiente?

a)

Ilustração. Um copo medidor com três riscos. Dentro há água até o segundo risco.

_____ mililitros

b)

Ilustração. Um copo medidor com três riscos. Dentro há água até o primeiro risco.

_____ mililitros

c)

Ilustração. Um copo medidor com três riscos. Dentro há água até o terceiro risco.

_____ mililitros

  1. Observe o que as crianças estão dizendo e responda à questão.
Ilustração. À esquerda, Ricardo, menino com cabelo encaracolado e camiseta amarela. Ele levanta dois dedos e fala: Eu bebi 2 copos cheios de suco. Na frente dele há um copo com 250 mL. No centro, Ana, menina ruiva com tiara e camiseta verde está com as mãos para cima. Ela diz: Eu bebi 4 copos cheios de suco. Na frente dela há um copo com 150 mL. À direita, Carolina, menina com cabelo encaracolado e camiseta roxa está com a mão direita sobre o peito. Ela fala: Eu bebi 2 copos cheios de suco. Na frente dela há um copo com 375 mL.

172

Compreender problemas

Para resolver

Problema 1

Durante os quatro primeiros meses de 2023, Isolda anotou os milímetros de precipitação pluviométrica da cidade onde mora. Depois, organizou os dados no gráfico abaixo.

Gráfico de colunas. Precipitação pluviométrica. No eixo vertical, os milímetros de precipitação pluviométrica e no eixo horizontal, o mês. 
janeiro: 265 milímetros. 
fevereiro: 236 milímetros. 
março: 185 milímetros. 
abril: 64 milímetros.

Fonte: Anotações de Isolda. (abr. 2023)

  1. Qual foi o total, em milímetro, de precipitação acumulado nesses quatro meses de 2023?

    _____

  1. Esses milímetros correspondem a quantos centímetros? _____

Problema 2

Paulo, Felipe e Jonas treinam arremesso de disco. O gráfico a seguir mostra a distância que cada um arremessou.

Gráfico em barras. Distância dos arremessos. No eixo vertical, o atleta e no eixo horizontal, a distância (em centímetro). 
Paulo: 680 cm. 
Felipe: 940 cm. 
Jonas: 420 cm.

Fonte: Os três atletas. (ago. 2023)

  1. Qual atleta arremessou mais longe? _____
  1. Quais atletas obtiveram o arremesso com a distância maior que 5 metros? _____
  1. Qual atleta realizou o arremesso com a distância mais próxima de 10 metros? _____

    Ícone: oral.

    Ícone: dupla.

  1. Explique para um colega como você pensou para responder à pergunta anterior e ouça a explicação dele.

173

Para resolver

  1. Para responder às perguntas do Problema 1, você usou todos os números do gráfico? Precisou usar algum número que não estava no gráfico?

    _____

  1. Veja como Glória resolveu o Problema 1.
Ilustração. Folha de papel com o texto: 
Janeiro, fevereiro, março e abril: 265 milímetros, mais 236 milímetros, mais 185 milímetros, mais 64 milímetros são 750 milímetros. 
Como 1 centímetro tem 10 milímetros, 750 milímetros são o mesmo que 75 centímetros. 
Conclusão: nesses quatro meses de 2023, o total de precipitação acumulado foi de 75 centímetros.

Ícone: mental.

  1. Marque com um X todas as afirmações abaixo que estão corretas de acordo com o gráfico do Problema 2.

    ( ) A diferença entre as distâncias dos arremessos de Paulo e Jonas é maior que 1 metro.

    ( ) O dobro da distância do arremesso de Jonas é menor que a distância do arremesso de Felipe.

    ( ) O arremesso de Felipe ultrapassou 10 metros.

  1. Quantos centímetros representa cada quadradinho do gráfico do Problema 2? _____

174

A Matemática me ajuda a ser

... uma pessoa que respeita os animais

Você já viu uma tartaruga marinha? Conheça um pouco sobre ela.

Ilustração. Tartarugas verdes nadando no mar. No centro, vários filhotes de tartaruga estão andando na areia em direção ao mar. À esquerda, alguns filhotes estão nadando no mar.

Observação: Os elementos da imagem não estão apresentados em escala de tamanho. Cores fantasia. Fim da observação.

Nome popular:

Tartaruga-verde ou aruanã

Nome científico:

Chelonia mydas

Descrição

As tartarugas-verdes recebem esse nome porque seu casco tem cor verde ou verde-acinzentado. Elas chegam a ter 143 centímetros de comprimento curvilíneo do casco. A cabeça é pequena e elas possuem mandíbula serrilhada, que facilita sua alimentação. Geralmente, sua massa pode chegar a 200 kg.

Alimentação

O que comem varia ao longo da vida delas. Enquanto jovens, alimentam-se de plantas e organismos como águas-vivas, caranguejos, moluscos e vermes. Quando seu casco atinge o tamanho de 25 a 35 centímetros, tornam-se herbívoras (passam a se alimentar de vegetais).

Hábitat

Vivem em águas costeiras com muita vegetação, ilhas ou baías, onde estão protegidas. Raramente são vistas em alto-mar.

Ilustração. um buraco na areia da praia e dentro há ovos e um filhote de tartaruga

Reprodução

Quando a fêmea está pronta para pôr seus ovos, ela sai da água e rasteja até a areia, onde cava por horas. Ela, então, coloca de 100 a 200 ovos e cobre-os com areia para protegê-los do Sol, do calor e dos predadores. O período de incubação é de 40 a 72 dias, dependendo da localização.

Informações obtidas em: http://fdnc.io/eTX e http://fdnc.io/eTY. Acesso em: 13 fev. 2021.

A tartaruga-verde é muito ameaçada. Além dos predadores naturais, ela enfrenta os humanos. Os caçadores se alimentam de sua carne e usam seu casco na fabricação de bijuterias, como brincos, anéis e colares. As dificuldades não param por aí: muitas tartarugas se enroscam acidentalmente nas redes dos pescadores e morrem.

Para ajudar a proteger as tartarugas marinhas foi criado, pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Projeto Tamar — o nome vem da combinação de letras do termo ta rtaruga mar inha. Esse projeto tem como principal missão a pesquisa, a conservação e o manejo das tartarugas marinhas que vivem no Brasil.

Tome nota

  1. Qual é a medida máxima do comprimento do casco de uma tartaruga-verde? Essa medida é maior ou menor que 1 metro?

    _____

175

  1. Quantos dias dura a incubação de uma tartaruga fêmea? Esse período de tempo dura mais ou menos que 3 meses?

    _____

  1. Quando vai se reproduzir, a tartaruga fêmea coloca quantos ovos?

    _____

  1. Qual é a massa de uma tartaruga-verde? Essa massa é maior ou menor que 500 quilogramas?

    _____

Reflita

Ícone: oral.

176

Compreender informações

Estimar a chance de ocorrer

  1. Um dado comum lembra um cubo com suas faces compostas de figuras ou representações numéricas (de 1 a 6). Sofia vai jogar um dado e observar o número representado na face voltada para cima.
Fotografia. Um dado com o número 5 para cima.

Agora, responda às questões.

  1. Quais os resultados que Sofia pode obter no lançamento desse dado? _____
  1. Quais resultados ímpares Sofia pode obter? _____
  1. E quais resultados pares? _____
  1. Qual resultado tem maior chance de ocorrer: par ou ímpar?

    _____

    e) Lucas, irmão de Sofia, observou os lançamentos e fez a seguinte afirmação.

Ilustração. Lucas, menino com cabelo castanho e camiseta azul está sentado e jogando um dado sobre uma mesa. Ele fala: O resultado 6 tem maior chance de ocorrer que os outros. Na frente dele, Sofia, menina loira com camiseta rosa observa e sorri.

177

  1. Marina e Juliana jogam futebol e são capitãs de dois times que se enfrentam. Antes de iniciar a partida, elas decidiram lançar uma moeda de 1 real para o alto para definir qual time começa com a bola.
    1. Complete a lacuna com os possíveis resultados:
Fotografia. Moeda de um real. No centro há o desenho em relevo do rosto de um homem.

_____

Fotografia. Moeda de um real. No centro há o número 1 e parte da bandeira do Brasil.

_____

Ícone: oral.

  1. Se Marina escolher cara e Juliana escolher coroa, qual time tem a maior chance de sair com a bola?
  1. Cristiano e Rodrigo decidiram brincar com um dado cujas faces estão numeradas de 1 a 6. Veja o que cada um escolheu:
Ilustração. Cristiano, menino ruivo com cabelo encaracolado está com o dedo indicador apontado para frente. Ele fala: Acho que vai sair um número menor que 5. Na frente dele, Rodrigo, menino loiro com óculos está olhando para o lado. Ele diz: Acho que vai sair um número maior que 4.

Ícone: dupla.

  1. Para Cristiano acertar seu palpite, que números podem sair no lançamento do dado? _____
  1. E, para Rodrigo acertar, quais números podem sair no lançamento do dado? _____
  1. A chance de Cristiano acertar é maior ou menor que a de Rodrigo? Justifiquem.

    _____

178

O que você aprendeu

  1. Osvaldo encomendou duas camas iguais com os irmãos Andrade. As camas deveriam ter 10 palmos de comprimento.
Ilustração. Duas camas, uma grande e uma média.

Cada irmão fez uma das camas usando seu próprio palmo como unidade de medida. Quando Osvaldo foi buscar as camas, ficou surpreso porque elas tinham medidas de comprimentos diferentes apesar de terem 10 palmos de comprimento.

  1. A unidade de medida usada pelos irmãos Andrade é padronizada?

    _____

  1. Por que as camas ficaram com medidas diferentes?

    _____

  1. Para que as camas ficassem com medidas iguais de comprimento, o que Osvaldo poderia ter feito quando realizou a encomenda?

    _____

179

Avaliação processual

  1. Para ir de sua casa até o local de trabalho, Maurício percorre 3.000 m e passa em frente a um posto de combustível. Se o posto está na metade do caminho, Maurício percorre mais ou menos de 1.000 metros da sua casa até o posto? Explique sua resposta.
Ilustração. Um homem está dentro de um carro azul. Atrás dele há um portão aberto.

_____

Ícone: mental.

  1. Leia o que Vilma, Aldair e Gina estão dizendo.
Ilustração. À esquerda, Vilma, menina ruiva com óculos fala: Eu sou 20 cm mais alta que Gina. No centro, Aldair, menino com cabelo preto sorri e diz: Eu tenho 1 m e 30 cm de altura. À direita, Gina, menina loira com cabelo preso fala: Eu sou 30 cm mais baixa que Aldair.
  1. Flávia encheu as duas garrafas ao lado usando a água que estava em um recipiente de 1 litro cheio. Quantos mililitros de água sobraram no recipiente?
Ilustração. Uma garrafa com 350 mL e uma garrafa com 500 mL.

Sobraram _____ mililitros de água no recipiente.

Observação: Os elementos desta página não estão apresentados em escala de tamanho. Fim da observação.

Autoavaliação

Ícone: oral.