180

UNIDADE 8. Multiplicação e divisão

Ilustração. À esquerda, um cartaz com a informação: TRANSFORME SUA LATA OU GARRAFA PET EM PONTOS. 60 PONTOS = 1 BOLA. Atrás do cartaz, Caio segura uma câmera fotográfica com a mão direita. Na frente dele, seu pai segura um panfleto com a informação: 1 LATA DE ALUMÍNIO VALE 4 PONTOS. 1 GARRAFA PET VALE 2 PONTOS. JUNTE 60 PONTOS E TROQUE POR 1 BOLA. Ao lado deles há garrafas PET cortadas com desenhos de animais e dentro há plantas e flores coloridas. Atrás deles, uma menina está pulando em pneus coloridos e empilhados e uma mulher observa e sorri. Ao lado há um brinquedo com formato de caracol e o casco é um pneu azul. Em seguida, Melissa está dentro de uma casa feita de garrafas PET e uma mulher a observa e sorri. No centro, uma menina e uma senhora estão sentadas em um banco e entre elas há uma bola azul. À direita, um menino e uma menina estão sentados em uma gangorra e ao lado deles há bolas. Atrás, um menino está dentro de um cercado feito de garrafas PET com areia dentro. Ao lado há um pneu rosa no chão com flores coloridas dentro. Em seguida, um menino está em pé em uma casinha de madeira. Na lateral há seis pneus formando uma escada e do outro lado, um escorregador. Acima há uma placa com a informação: ECO PARQUE. Ao fundo, casas, prédios e árvores.

181

Boxe complementar:

Para refletir...

Caio e Melissa visitaram um parque.

Observe a escada de pneus que dá acesso ao escorregador. Escreva uma multiplicação que indica a quantidade de pneus usados para montar essa escada. _____

Uma máquina troca embalagens por pontos.

Ícone: oral.

Se uma pessoa já tem 10 latas de alumínio, quantas garrafas PET ela precisa para completar os pontos necessários para ganhar 1 bola?

Fim do complemento.

182

Multiplicação

  1. Veja abaixo a blusa e o vestido que estão na vitrine. Beatriz e Tânia pretendem comprar a blusa e querem saber o preço total que terão de pagar por ela.
Ilustração. Uma vitrine com uma blusa verde (4 parcelas de 22 reais) e um vestido florido (3 parcelas de 32 reais).
  1. Observe como as duas calcularam o resultado de 4 X 22 e complete.

    Beatriz fez o cálculo mentalmente.

Beatriz, menina com cabelo encaracolado e camiseta cinza está com o dedo sob o queixo. Ela pensa: 4 vezes 20 é igual a 20 mais 20 mais 20 mais 20, que é igual a ESPAÇO PARA RESPOSTA. 4 vezes 2 é igual a ESPAÇO PARA RESPOSTA. 80 mais 8 é igual a ESPAÇO PARA RESPOSTA. Ou seja: 4 x 22 = ESPAÇO PARA RESPOSTA.

Tânia calculou com o algoritmo usual.

1. Primeiro, Tânia calculou 4 vezes 2 unidades, que é igual a _____ unidades.

Conta de multiplicação na vertical. Acima, à esquerda, as dezenas (D) e à direita, as unidades (U). Abaixo, o número 22. Em seguida, sinal de multiplicação, e o número 4. Há uma seta do número 4 até o número 2 (U). Abaixo, traço horizontal e o resultado: 8.
Ilustração. Tânia, menina ruiva com camiseta rosa oolha para o lado.

2. Em seguida, Tânia calculou 4 vezes 2 dezenas, que é igual a _____ dezenas.

Conta de multiplicação na vertical. Acima, à esquerda, as dezenas (D) e à direita, as unidades (U). Abaixo, o número 22. Em seguida, sinal de multiplicação, e o número 4. Há uma seta do número 4 até o número 2 (D). Abaixo, traço horizontal e o resultado: espaço para resposta, 8.

O preço total que elas terão de pagar pela blusa é _____ reais.

  1. Agora, calcule o preço total do vestido.

183

  1. Roberto usa diariamente 5 dúzias de ovos em sua confeitaria.
    1. Quantos ovos ele usa por dia?

      A quantidade de ovos que Roberto usa é o resultado de 5 × 12.

      Acompanhe a resolução e complete as lacunas.

  1. Primeiro, decompomos o 12:

    12 = 10 + 2

Conta de multiplicação na vertical. Acima, o número 12. Em seguida, sinal de multiplicação e o número 5. Abaixo, traço horizontal. Ao lado há uma seta apontando para outra conta de multiplicação na vertical. Acima, a conta 10 + 2. Em seguida, sinal de multiplicação, e o número 5. Abaixo, traço horizontal.
  1. Depois, fazemos 5 vezes 2 unidades, que é igual a 10 unidades.
Conta de multiplicação na vertical. Acima, a conta 10 + 2. Em seguida, sinal de multiplicação, e o número 5. Há uma seta do número 5 até o número 2. Abaixo, traço horizontal e o resultado: 10 (5 x 2).
  1. Em seguida, fazemos 5 vezes 10 unidades, que é igual a 50 unidades.

    Finalmente, adicionamos 10 a 50.

Conta de multiplicação na vertical. Acima, a conta 10 + 2. Em seguida, sinal de multiplicação, e o número 5. Há uma seta do número 5 até o número 10. Abaixo, traço horizontal e o resultado: 10 (5 x 2). Em seguida, sinal de adição e o espaço para resposta (5 x 10). Abaixo, traço horizontal e espaço para resposta.

Roberto usa, diariamente, _____ ovos em sua confeitaria.

  1. Quantos ovos ele deve reservar por semana? _____
  1. Há quantos lápis de cor em 4 caixas iguais a esta?
Ilustração. Caixa com vinte e quatro lápis coloridos. Na lateral, a informação: 24 lápis de cor.

_____ lápis de cor em 4 caixas iguais a essa.

184

  1. Tales tem 16 anos, e a idade de sua avó é quatro vezes a sua. Qual é a idade da avó de Tales?
Ilustração. Tales, jovem com cabelo castanho está sorrindo e com a mão esquerda sobre uma poltrona, onde uma senhora com cabelo encaracolado está sentada.

Observação: Os elementos desta página não estão apresentados em escala de tamanho. Fim da observação.

A avó de Tales tem _____ anos.

  1. Na casa de Alcides, há 3 estantes com 48 livros em cada uma. No total, quantos livros Alcides tem nas 3 estantes?
Ilustração. Alcides, menino com cabelo castanho está sorrindo com a mão direita sob o queixo. Na frente dele há uma estante com vários livros.

No total, Alcides tem livros _____ nas 3 estantes.

  1. Sheila prepara salgados artesanais. Nas últimas duas semanas, ela fez 6 pacotes com 12 rissoles cada um.
Ilustração. Uma bandeja com salgados dentro.
  1. Quantos rissoles ela fez nessas duas semanas? _____
  1. Se ela preparou metade na primeira semana, quantos fez na segunda semana? _____
  1. Heitor é pintor e fez 9 reproduções da obra ilustrada a seguir, em que há apenas figuras geométricas planas. Quantas figuras geométricas planas há, ao todo, nas 9 reproduções?
Ilustração. Pintura composta por onze figuras planas. À esquerda, uma árvore com três copas circulares, dois galhos retangulares e um tronco retangular. Ao lado, três morros triangulares, abaixo, um gramado retangular e ao fundo, um círculo amarelo.

Há, ao todo, _____ figuras geométricas.

185

Mais multiplicação

  1. Veja as duas maneiras que Felipe usou para calcular o triplo de 25 reais e complete as lacunas.

Cálculo por decomposição

Conta de multiplicação na vertical. Acima, a conta 20 + 5. Em seguida, sinal de multiplicação, e o número 3. Há uma seta do número 3 até os números 5 e 20. Abaixo, traço horizontal e o resultado: espaço para resposta (3 x 5). Em seguida, sinal de adição e o espaço para resposta (3 x 20). Abaixo, traço horizontal e o resultado: espaço para resposta.

Cálculo com o algoritmo usual

  1. Primeiro, Felipe multiplicou 3 pelas unidades.
Ilustração. Felipe, menino com cabelo preto e camiseta vermelha. Ele aponta para o lado e fala: 3 vezes 5 unidades são 15 unidades. E 15 unidades é o mesmo que 1 dezena e 5 unidades. Ao seu lado, conta de multiplicação na vertical. Acima, à esquerda, as dezenas (D) e à direita, as unidades (U). Abaixo, o número 25. Em seguida, sinal de multiplicação, e o número 3. Há uma seta do número 3 até o número 5 (U) e acima do número 2 há o número 1 pequeno. Abaixo, traço horizontal e o resultado: 5.
  1. Depois, multiplicou 3 pelas dezenas.
Ilustração. Felipe sorri e fala: 3 vezes 2 dezenas são 6 dezenas. 6 dezenas mais 1 dezena é igual a 7 dezenas. Ao seu lado, conta de multiplicação na vertical. Acima, à esquerda, as dezenas (D) e à direita, as unidades (U). Abaixo, o número 25. Em seguida, sinal de multiplicação, e o número 3. Há uma seta do número 3 até o número 2 (D) e acima do número 2 há o número 1 pequeno. Abaixo, traço horizontal e o resultado: espaço para resposta, 5

Portanto, o triplo de 25 reais é _____ reais.

186

Ícone: calculadora.

  1. Veja como Cláudio calculou o resultado de 9 × 17 com uma calculadora que estava com a tecla novequebrada.

etapa

Ilustração. Cláudio, menino ruivo com óculos e camiseta rosa. Ele segura uma calculadora e fala: Primeiro, calculei 10 x 17. O resultado foi 170. Ao seu lado, visor com o número 170.

2ª etapa

Ilustração. Cláudio digita na calculadora e diz: Depois, tirei 1 x 17 do resultado anterior, ou seja, 17. Ao seu lado, teclas: 1, 7, 0, –, 1, 7, =, 153.

Ícone: Desenho ou pintura.

  1. calcular 5 × 36 usando as teclas vezese mais;
  1. calcular 5 × 83 usando as teclas vezese menos.

187

  1. Observe a estimativa que João fez para descobrir quanto é 3 × 29.
Ilustração. João, menino com cabelo encaracolado está sorrindo e pensando: 29 é próximo de 30. Então, 3 vezes 29 é próximo de 3 vezes 30. 3 vezes 30 é igual a 90. Então, 3 vezes 29 é próximo de 90.

Ícone: oral.

  1. 5 × 18
  1. 4 × 27
  1. 3 × 23
  1. 6 × 16
  1. Observe o gráfico que mostra os pontos feitos por Raquel no campeonato de basquete do ano passado.
Gráfico de colunas. Cestas de Raquel. No eixo vertical, a quantidade de cestas e no eixo horizontal, o valor das cestas. 
2 pontos: 18 cestas. 
3 pontos: 15 cestas.

Fonte: Dados fornecidos pela jogadora. (2023)

188

Situações de divisão

  1. Renato tem 18 figos para repartir igualmente entre 3 caixas. Cada caixa ficará com quantos figos?

    _____

    Ícone: Desenho ou pintura.

  1. Desenhe 3 sacolas e 9 bolinhas igualmente repartidas entre elas.
  1. Escreva uma multiplicação que represente, nessa situação, o total de bolinhas nas sacolas. _____
  1. Escreva uma divisão que represente, nessa situação, o número de

    bolinhas em cada sacola. _____

    Ícone: Desenho ou pintura.

  1. Pinte de acordo com o que se pede em cada caso.
    1. A figura abaixo deve ser dividida em 3 partes de mesmo tamanho. Pinte cada uma dessas partes de uma cor.
  1. A figura abaixo deve ser dividida em 4 partes de mesmo tamanho. Pinte cada uma dessas partes de uma cor.

189

Ícone: mental.

  1. Quatro amigos foram a uma lanchonete e gastaram, abaixo, a quantia representada ao lado. Sabendo que a conta foi repartida igualmente entre eles, responda às questões.
Fotografia. Quatro cédulas de dez reais e quatro moedas de um real.
  1. Quantos reais cada um pagou?

    _____

  1. Escreva uma divisão que corresponda a essa situação.

    _____ ÷ _____ = _____

  1. Observe a tirinha. Depois responda às questões.
Tirinha composta por dois quadros. Apresenta Mônica, menina com vestido vermelho; Cascão, menino com camiseta amarela e suspensório vermelho; Cebolinha, menino com cinco fios de cabelo e camiseta verde e Magali, menina com vestido amarelo. 
Quadro um: Magali levanta o dedo indicador e pede: QUATRO SORVETES. Ao seu lado, os amigos a observam. Na frente dela um homem com chapéu e avental segura uma colher e sorri atrás de um balcão.
Quadro dois: Magali está com três canudos na boca. Na frente dela há três taças de sorvete e ao lado, os amigos estão com canudos na boca e na frente deles há uma taça de sorvete.
  1. Como deveria ser a divisão para que todas as crianças recebessem a mesma quantidade de sorvete?

    _____

    Ícone: oral.

  1. Você acha justa a divisão apresentada na tirinha? Por quê?

    Ícone: dupla.

  1. Invente um problema que envolva os textos dos quadros abaixo e que possa ser resolvido com uma operação de divisão. Depois, peça a um colega que o resolva.

    7 dúzias de rosas

    igualmente

    4 vasos

Ilustração. Uma mulher está segurando flores e sorrindo. Na frente dela há várias flores e uma barraca com a informação: FLORICULTURA.

190

  1. Heloísa tem 20 laranjas para fazer bolos. Para cada receita, são necessárias 5 laranjas.
Ilustração. Quatro grupos com cinco laranjas cada. Abaixo de cada grupo há um bolo.

Observação: Os elementos não estão apresentados em escala de tamanho. Cores fantasia. Fim da observação.

Agora, responda.

  1. Quantos bolos Heloísa poderá fazer com essas 20 laranjas?

    _____

  1. Escreva a divisão que representa, nessa situação, o número de bolos que poderão ser feitos.

    _____

Ícone: Desenho ou pintura.

  1. Luciana tem 15 botões para pregar nas camisas. Ela precisa pregar 5 botões em cada camisa. Complete a ilustração desenhando as camisas e os botões que faltam.
Ilustração em preto e branco de uma camisa com três botões.
  1. Quantos grupos de 5 botões é possível fazer com 15 botões? _____
  1. Quantas camisas foram necessárias? _____

191

  1. A mãe de Sílvia fez 30 pulseiras para um evento beneficente. Sílvia vai ajudá-la a embalar as pulseiras. Ela tem embalagens para 2, 3, 5 ou 10 pulseiras.
Ilustração. Sílvia, menina ruiva com cabelo curto e camiseta listrada está apontando para frente e sorrindo. Na frente dela há trinta pulseiras sobre uma mesa. Ao lado há quatro caixas abertas, uma muito pequena com o número 2, uma pequena com o número 3, uma média com o número 5 e uma grande com o número 10.
  1. Se Sílvia embalar as pulseiras de 2 em 2, de quantas embalagens ela precisará? _____
  1. Se ela embalar as pulseiras de 3 em 3, quantas embalagens serão necessárias? _____
  1. Se escolher a embalagem para 5 pulseiras, de quantas embalagens ela precisará? _____
  1. E se a escolha for por uma embalagem para 10 pulseiras,  ela precisará de quantas embalagens? _____
  1. Resolva os problemas.
    1. Quantas garrafas de 2 litros de água são necessárias para encher um recipiente de 20 litros?
    1. Quantos grupos de 6 pessoas podemos formar com 34 pessoas? Sobrarão pessoas? Se sobrarem, quantas?

192

Divisão exata e divisão não exata

  1. Uma partida de basquete é disputada por times com 5 jogadores cada.
Ilustração. Vista aérea de dez crianças em uma quadra de basquete. Um time é composto por cinco crianças com uniforme vermelho e o outro time é composto por cinco crianças com uniforme amarelo.
  1. Quantos times podem ser formados com 20 jogadores? Sobram jogadores? Quantos?

    _____

  1. Se fossem 23 jogadores, quantos times de basquete poderiam ser formados? Sobrariam jogadores? Quantos?

    _____

  1. Leia o diálogo entre as crianças e responda às questões.
Ilustração. À esquerda, um menino diz: Eu tinha 8 camisetas para embalar. Formei 2 grupos, e não sobraram camisetas. A divisão de 8 por 2 é exata, porque o resto é zero. Na frente dele há duas fileiras com quatro camiseta azuis em cada. À direita, uma menina fala: Eu tinha 9 camisetas para embalar. Formei 2 grupos, e sobrou 1 camiseta. A divisão de 9 por 2 é não exata, porque o resto é diferente de zero. Na frente dela há dois grupos com quatro camisetas rosa em cada e ao lado, uma camiseta rosa.
  1. A divisão de 18 por 3 é exata? Explique.

    _____

  1. A divisão de 31 por 6 é exata?

    _____

193

Ícone Desenho ou Pintura.

  1. Desenhe os peixinhos nos aquários, de acordo com o que a menina está dizendo. Depois, complete.
Ilustração. Uma menina ruiva está apontando para o lado e perguntando: Tenho 12 peixinhos para distribuir igualmente entre 3 aquários. Quantos peixinhos ficarão em cada aquário? Ao seu lado há três aquários. Resposta: em cada aquário há o desenho de quatro peixes.

Em cada aquário, ficarão _____ peixinhos.

Divisão: 12 ÷ 3 = ______

  1. Complete a tabela que Tiago fez e, depois, responda às questões.

    Tiago gasta 4 reais de passagem de ônibus no trajeto de ida ao trabalho.

    Gastos com transporte

Tabela: equivalente textual a seguir.

Número de trajetos feitos

1

2

3

4

5

6

Quantia gasta (em real)

4

Fonte: Dados fornecidos por Tiago. (2023)

  1. Quantos desses trajetos Tiago poderá fazer com 26 reais?

    Sobrará dinheiro? Quanto? _____

  1. Que divisão representa essa situação? _____
  1. Lúcio tem uma folha de papel como mostra o modelo abaixo.

    Ilustração. Folha de papel pautada. Ao lado, o comprimento: 30 centímetros.

    1. É possível traçar linhas de 2 em 2 centímetros do início ao fim da folha?

      _____

    1. E de 4 em 4 centímetros?

      _____

194

Estratégias de cálculo

  1. Tamires tem 56 pingentes e quer fazer colares com 7 pingentes em cada um.
    1. Quantos colares ela poderá fazer?
Ilustração. Tamires, menina com cabelo castanho e preso está olhando para cima e falando: Vou fazer a divisão de 56 por 7 e representá-la na chave.

1 colar :1 × _____ = _____ - _____ pingentes

2 colares: 2 × _____ = _____ - _____ pingentes

3 colares: 3 × _____ = _____ - _____ pingentes

...

8 colares: _____ × _____ = _____ - _____ pingentes

Divisão na chave

Divisão na chave. À esquerda da chave, 56 (Dividendo: quantidade total de pingentes). À direita da chave, 7 (Divisor: quantidade de pingentes por colar). Abaixo, sinal de subtração e 56. Traço abaixo e resto: 0 (Resto: não sobrou pingente). Abaixo da chave, quociente: 8 (Quociente: quantidade de colares).

Tamires poderá fazer _____ colares.

  1. Se a quantidade de pingentes em cada colar fosse 9, quantos colares poderiam ser feitos? Sobrariam pingentes? Quantos?

    _____

195

  1. Veja dois cálculos diferentes para encontrar, por estimativas, o resultado da divisão de 96 por 6 e complete-os.

Cálculo de Ricardo

Ilustração. Ricardo, homem com cabelo preto e camiseta amarela. Ele está com a mão esquerda na cintura e a direita sob o queixo. Ele fala: 
Quantos 6 cabem em 96? Estimei que coubessem 10. 
10 x 6 = espaço para resposta. Mas ainda faltam 36 para dividir por 6. 
Ao lado de Ricardo, divisão na chave. À esquerda da chave, 96. À direita da chave, 6. Abaixo, sinal de subtração e 60. Traço abaixo e resto: 36. Abaixo da chave, quociente: 10.
Ricardo continua: Quantos 6 cabem em 36? Com certeza 6, pois: 6 x 6 = espaço para resposta. O quociente da divisão é a soma dos quocientes parciais. 10 + 6 = espaço para resposta.
Divisão na chave. À esquerda da chave, 96. À direita da chave, 6. Abaixo, sinal de subtração e 60. Traço abaixo e o resultado 36. Em seguida, sinal de subtração e 36. Abaixo, traço e o resultado 0. Abaixo da chave, 10. Em seguida, sinal de adição e 6. Abaixo, traço e o quociente 16.

Cálculo de Rosa

Ilustração. Rosa, mulher com cabelo preto e vestido rosa está com a mão esquerda sob o queixo e olhando para cima. Ela fala: Quantos 6 cabem em 96? Estimei que coubessem 12. 12 x 6 = espaço para resposta. Mas ainda faltam 24 para dividir por 6. 
Ao lado de Rosa, divisão na chave. À esquerda da chave, 96. À direita da chave, 6. Abaixo, sinal de subtração e 72. Traço abaixo e resto: 24. Abaixo da chave, quociente: 12. 
Rosa continua: Quantos 6 cabem em 24? Com certeza 4, pois: 4 x 6 = espaço para resposta. Então, o quociente dessa divisão é: 12 + 4 = espaço para resposta.
Divisão na chave. À esquerda da chave, 96. À direita da chave, 6. Abaixo, sinal de subtração e 72. Traço abaixo e o resultado 24. Em seguida, sinal de subtração e 24. Abaixo, traço e o resultado 0. Abaixo da chave, 12. Em seguida, sinal de adição e 4. Abaixo, traço e o quociente 16.

Portanto, os dois cálculos resultaram no quociente _____.

196

  1. Efetue cada divisão representada na chave. Depois, responda à questão.
Divisão na chave. À esquerda da chave, 19. À direita da chave, 2.
Divisão na chave. À esquerda da chave, 24. À direita da chave, 8.
Divisão na chave. À esquerda da chave, 27. À direita da chave, 3.
Divisão na chave. À esquerda da chave, 39. À direita da chave, 4.
Divisão na chave. À esquerda da chave, 57. À direita da chave, 6.
Divisão na chave. À esquerda da chave, 30. À direita da chave, 9.
Divisão na chave. À esquerda da chave, 87. À direita da chave, 9.
Divisão na chave. À esquerda da chave, 36. À direita da chave, 4
Divisão na chave. À esquerda da chave, 42. À direita da chave, 8.

Ícone: oral.

Ícone: dupla.

Ícone: mental.

  1. Samuel quer comprar uma impressora como esta, pagando-a em 4 parcelas iguais. O valor de cada parcela será maior ou menor que 100 reais? _____
Ilustração. Uma impressora e ao lado, placa com o preço: 412 reais.

197

  1. Leia como Sérgio distribuiu 92 mangas em 4 caixas. Depois, responda às questões.
Ilustração. Um senhor com cabelo grisalho, chapéu e colete está olhando para o lado. Ele fala: Coloquei 20 mangas em cada caixa e, com isso, consegui distribuir 80 mangas, pois 4 x 20 = 80. Mas ainda faltam 12 mangas. Como sei que 4 x 3 = 12, então posso colocar mais 3 mangas em cada caixa.
  1. Faça estimativas e encontre o quociente de cada divisão.
  1. 76 ÷ 4 = _____

_____

  1. 93 ÷ 3 = _____

_____

  1. 85 ÷ 5 = _____

_____

  1. 96 ÷ 4 = _____

_____

Ícone: dupla.

Ícone: oral.

198

Número par e número ímpar

  1. Faça o que se pede.
    1. Em cada caso, divida as bolinhas em 2 grupos com a mesma quantidade. Atenção: cada grupo deve ter a maior quantidade de bolinhas possível.

caso

Ilustração. Doze bolinhas verdes.

2º caso

Ilustração. Treze bolinhas amarelas.
  1. Em qual dos casos foi possível formar 2 grupos com a mesma quantidade sem sobrarem bolinhas? Em qual dos casos sobrou 1 bolinha? _____
  1. Na aula de Educação Física, a professora pediu aos estudantes que fizessem um exercício em duplas. Na turma, há 28 estudantes.
Ilustração. Uma mulher loira está com a mão direita na cintura e a esquerda apontada para frente. Ao seu lado há um trampolim. Ela pergunta: Será possível formar duplas sem que sobre alguém? O que vocês acham? Na frente dela, Leo, menino ruivo segura uma bola de basquete, sorri e responde: Claro que dá, professora. Eu sei disso porque 28 é um número par, ou seja, é possível organizar em grupos de 2 sem sobrar ninguém. Em seguida, Lia, menina loira com cabelo preso responde: Para saber se sobrará alguém, vou dividir 28 por 2. Se o resto da divisão for zero, ou seja, se a divisão for exata, será possível formar as duplas sem sobrar nenhum estudante.
  1. Leo e Lia estão certos? _____
  1. Quantas duplas serão formadas? _____

199

  1. Descubra se o número é par ou ímpar.
  1. 37:_____
  1. 62: _____
  1. 45: _____
  1. 54: _____
  1. Observe a sequência de figuras. Depois, resolva o problema.
Ilustração. Bolinha azul (1ª), bolinha amarela (2ª), bolinha azul (3ª), bolinha amarela (4ª), bolinha azul, bolinha amarela, bolinha azul, bolinha amarela, bolinha azul.
  1. Continuando com a mesma regra de alternar uma figura azul e uma figura amarela, qual será a cor da 12ª figura? _____
  1. Qual será a cor da 23ª figura? _____
  1. As figuras de cor azul correspondem a números pares ou a números

    ímpares? _____

  1. E as figuras de cor amarela? _____
  1. Carolina brincava com uma moeda quando percebeu que, virando 2 vezes a moeda que inicialmente estava com a face coroa voltada para cima, essa moeda mostrava novamente a face coroa.
Fotografia. Moeda de um real (coroa). Seta para direita (virou), moeda de um real (cara), Seta para direita (virou), moeda de um real (coroa).
  1. Virando 3 vezes a moeda, que face ficaria voltada para cima?

    _____

  1. E virando 10 vezes?

    _____

200

Jogo: Par ou ímpar?

Material: 2 dados numerados da página 217 e um quadro como o mostrado abaixo.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Rodada

Dado 1

Dado 2

Pontos

1

_____

_____

_____

2

_____

_____

_____

3

_____

_____

_____

4

_____

_____

_____

5

_____

_____

_____

6

_____

_____

_____

TOTAL

_____

Jogadores: 2

Regras:

Os números sorteados são

O jogador marca

um número par e um número ímpar

1 ponto

dois números pares

2 pontos

dois números ímpares

3 pontos

dois números iguais e pares

4 pontos

dois números iguais e ímpares

5 pontos

Questões sobre o jogo

  1. Quais são os números pares possíveis de serem sorteados nos dados? _____
  1. Quais são os números ímpares que há em cada dado? _____

201

  1. Observe os dados lançados por Cássio e por Amanda em uma rodada do jogo.
Ilustração. Cássio, menino com cabelo encaracolado e camiseta azul está sentado e na frente dele há dois dados: 5 e 1. Do outro lado, Amanda, menina com cabelo curto e camiseta azul está sentada. Na frente dela há dois dados: 6 e 6.
  1. Quais foram os números sorteados por Amanda? São números pares ou números ímpares? _____
  1. Cássio sorteou que números? São números pares ou números ímpares? _____
  1. Quem obteve o maior total de pontos nessa rodada? _____
  1. Imagine que você e seu colega estejam adicionando os pontos obtidos em uma partida. Seu colega já adicionou os dele e obteve, no total, 18 pontos. Se até a quinta rodada você obteve 12 pontos, ainda é possível que você ganhe essa partida do jogo? Por quê?

    _____

  1. Pensando nos pontos obtidos nas rodadas, é melhor que os números sorteados sejam: um número par e um número ímpar, dois números pares, dois números ímpares, dois números iguais e pares ou dois números iguais e ímpares? Por quê?

    _____

202

Metade e terço

Ícone: Desenho ou pintura.
Ícone: mental.
  1. Pinte, com a mesma cor, cada número e sua metade correspondente.
Ilustração em preto e branco. Peças de quebra-cabeça lado a lado com números. Da esquerda para a direita: 2.040 (verde), 1.620 (azul), 2.460 (laranja), 3.500 (rosa), 4.680 ( cinza), 4.280 (roxo), 1.230 (laranja), 1.750 (rosa), 2.140 (roxo), 2.340 (cinza), 1.020 (verde), 810 (azul).
  1. Leia e descubra quantos reais cada amigo de Ana tem.
Ilustração. À esquerda, Ana, mulher com cabelo castanho e comprido, tiara e camisa azul fala: Eu tenho 30 reais. No centro, Marcelo, homem com cabelo castanho e camiseta listrada diz: Eu tenho a metade do que Bia tem. À direita, Bia, mulher com cabelo encaracolado e regata rosa diz: Eu tenho um terço do que Ana tem.

Marcelo tem _____ reais e Bia tem _____ reais.

  1. A altura de Alice é igual à terça parte da altura do pai dela. Sabendo disso, descubra e marque com X a medida da altura de Alice e do pai dela.

Medida da altura de Alice (em centímetro).

( ) 62

( ) 53

( ) 92

Medida da altura do pai de Alice (em centímetro).

( ) 179

( ) 186

( ) 184

203

Quarta parte, quinta parte e décima parte

  1. Artur tinha 12 figurinhas para colar em um álbum. Quantas figurinhas ele já colou nestas páginas?
Ilustração. Um álbum aberto com três figurinhas coladas e com nove espaços em branco.

Artur colou a quarta parte da quantidade de figurinhas que possui.

12 ÷ 4 = _____

A quarta parte de 12 é _____.

Artur já colou _____ figurinhas nessas páginas.

  1. O gráfico a seguir mostra o número de aparelhos eletrônicos comprados por uma rede de lojas. Sabendo que esses aparelhos devem ser distribuídos igualmente entre 4 lojas, responda às questões.
Gráfico de colunas. Aparelhos eletrônicos comprados. No eixo vertical, o número de aparelhos e no eixo horizontal, o aparelho eletrônico. 
TV: 400. 
Filmadora: 300. 
Computador: 600. 
Celular: 700.

Fonte: Rede de lojas. (dez. 2023)

  1. Quantas TVs cada loja receberá?

    _____

  1. Quantos computadores cada loja receberá?

    _____

Boxe complementar:

Desafio

Ícone: calculadora.

Nícolas resolveu as duas divisões a seguir usando uma calculadora.

Ilustração. Nícolas, menino loiro com camiseta verde está com a mão esquerda sob o queixo e com uma sobrancelha levantada.

CRÉDITO: SIDNEY MEIRELES

120 ÷ 2 = 60

120 ÷ 4 = 30

Ícone: oral.

Como você pode explicar o fato de o resultado da segunda divisão ser a metade do primeiro, e não o dobro, já que 4 é o dobro de 2?

Fim do complemento.

204

  1. Observe as figuras e, em seguida, complete as lacunas.
Ilustração. Malha quadriculada com cinco colunas e quatro fileiras. A primeira fileira está pintada de verde.

A quantidade de quadradinhos pintados representa a quarta parte do total de quadradinhos.

20 ÷ 4 = _____

A quarta parte de 20 é _____.

Ilustração. Malha quadriculada com cinco colunas e quatro fileiras. A terceira coluna está pintada de laranja.

A quantidade de quadradinhos pintados representa a quinta parte do total de quadradinhos.

20 ÷ 5 = _____

A quinta parte de 20 é _____.

Ilustração. Malha quadriculada com cinco colunas e quatro fileiras. O quadrado da terceira coluna e terceira fileira está pintado de azul. E o quadrado da segunda coluna e quarta fileira está pintado de azul.

A quantidade de quadradinhos pintados representa a décima parte do total de quadradinhos.

20 ÷ 10 = _____

A décima parte de 20 é _____.

  1. Para uma visita à Estação de Reciclagem da cidade, os 185 estudantes serão organizados em grupos com a mesma quantidade de estudantes em 5 ônibus. Cada ônibus viajará com quantos estudantes?

Cada ônibus viajará com _____ estudantes.

  1. Laura foi ao banco e retirou 120 reais de sua conta-corrente. A metade dessa quantia ela usou para pagar a despesa no mercado. Com a quinta parte da quantia retirada, pagou a despesa na farmácia.
    1. Quantos reais Laura gastou no mercado?

      _____

    1. Quantos reais Laura gastou na farmácia?

      _____

205

  1. A professora Tatiana vai distribuir 100 retalhos de tecido para 4 grupos de estudantes realizarem um trabalho, da seguinte maneira:
    • O primeiro grupo receberá a quarta parte do total de retalhos.
    • O segundo grupo receberá a quinta parte do total de retalhos.
    • O terceiro grupo receberá a décima parte do total de retalhos.
    • O quarto grupo receberá o restante dos retalhos.

      Qual grupo receberá a maior quantidade de retalhos?

O _____ grupo receberá a maior quantidade de retalhos.

  1. Santiago preparou 18 sobremesas. Das sobremesas preparadas, um terço é de chocolate e metade é de baunilha.
Ilustração. Santiago, homem com chapéu de cozinheiro e avental está sorrindo. Na frente dele há bolinhos, uma assadeira e uma colher dentro de um recipiente.
  1. Quantas sobremesas de chocolate foram preparadas?

    _____

  1. Quantas sobremesas de baunilha foram preparadas?

    _____

Ícone: mental.

  1. Calcule.
    1. a quinta parte de 50: _____
    1. a quarta parte de 60: _____
    1. a décima parte de 140: _____
    1. a terça parte de 60: _____
    1. a metade de 220 : _____

206

Matemática em textos

Leia

Dia da Consciência Negra

Fotografia. No centro, duas pessoas estão lutando capoeira. Atrás, pessoas batem palma. Ao fundo, árvores.

LEGENDA: Introduzida no Brasil como luta pelos africanos escravizados, a capoeira é hoje praticada como jogo e esporte. Roda de capoeira no município de Salvador, Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Os africanos começaram a ser trazidos da África para o Brasil por volta de 1550. Durante quase 350 anos, a maior parte do trabalho no Brasil foi realizada por africanos escravizados.

Hoje, os negros e os pardos representam mais da metade da população de nosso país, e sua influência está presente na música, na dança, na língua, na culinária, no folclore etc.

Com tantas contribuições para a cultura brasileira, os negros passaram a valorizar mais sua identidade. Para preservar essa história tão importante, atualmente se comemora, em alguns municípios do Brasil, no dia 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra. A data foi escolhida pois, no mesmo dia, em 1695, ocorreu a morte de Zumbi, o mais importante líder do quilombo dos Palmares.

O quilombo dos Palmares chegou a ter uma população de até 30 mil pessoas reunidas em terras do atual estado de Alagoas. Esse quilombo foi a mais forte e duradoura comunidade de escravizados fugidos da América. Nos quilombos, eles resistiam ao escravismo e lutavam pela liberdade. Palmares durou cerca de 100 anos.

207

Responda

  1. Quantos anos, aproximadamente, durou o quilombo dos Palmares?

    _____

  1. Em que data é comemorado o Dia da Consciência Negra?

    _____

  1. Cite algumas contribuições que os negros trouxeram para a cultura do Brasil.

    _____

  1. Marque com um X a frase correta, de acordo com o texto.

    ( ) De cada 100 brasileiros, quase 50 são negros ou pardos.

    ( ) De cada 100 brasileiros, menos de 20 são negros ou pardos.

    ( ) De cada 100 brasileiros, mais de 50 são negros ou pardos.

Analise

Ícone: oral.
Fotografia. Pessoas segurando uma faixa com a informação: VIDAS NEGRAS IMPORTAM! Ao fundo, árvores e prédios.

LEGENDA: Manifestantes durante protesto contra o racismo no Largo da Batata, no município de São Paulo, São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Aplique

Ícone: oral.
  1. No dia 13 de maio de 1888, a escravidão foi abolida no Brasil. Contudo, até hoje acontecem situações de discriminação racial. O que você pensa sobre isso?

    Ícone: oral.

    Ícone: grupo.

  1. Converse com seus colegas e diga se você já se sentiu discriminado em alguma situação. Presenciou algum fato que envolvesse discriminação?

208

Compreender informações

Resolver problemas com base em gráficos e tabelas

  1. Olga irá reformar seu consultório odontológico e quer revestir parte da parede de alguns cômodos com pastilhas.

Preço das pastilhas

Tabela: equivalente textual a seguir.

Material

Preço

Vidro

20 reais

Mármore

41 reais

Porcelana

49 reais

Fonte: Tabela de preços de lojas de material de construção. (jan. 2023)

Ela foi a algumas lojas de material de construção e pesquisou os preços de pastilhas de 3 tipos de material. Observe a tabela ao lado com os melhores preços encontrados para cada tipo de material.

Os preços que Olga pesquisou são para placas de pastilhas de 30 cm por 30 cm, ou seja, peças quadradas.

Observe o gráfico abaixo, que mostra a quantidade de placas que Olga usará em cada cômodo.

Gráfico em barras. Placas por compartimento. No eixo vertical, o compartimento e no eixo horizontal, a quantidade de peças. 
Sala de espera: 36; 
Banheiro: 20; 
Sala de procedimentos: 25.

Fonte: Dados fornecidos por Olga. (jan. 2023)

  1. Ela quer usar pastilhas de mármore para revestir a sala de espera, mas o orçamento para esse cômodo é de 1.000 reais. Ela conseguirá usar o tipo de material que deseja? Por quê?

    _____

  1. Para a sala de procedimentos o orçamento de Olga é de 1 500 reais. Qual é o tipo de material que ela pode escolher?

    _____

  1. Qual é o orçamento que Olga precisa ter para todos os compartimentos do consultório se quiser usar apenas pastilhas de porcelana?

    _____

209

  1. Josefa e Ícaro estão jogando uma partida de pega-palitos. Nesse jogo há 25 varetas coloridas, sendo que: os palitos amarelos valem 5 pontos; os verdes valem 10 pontos; os azuis, 35 pontos; os vermelhos, 50 pontos; o único palito preto vale 100 pontos. A partida tem 3 rodadas.

    Veja as tabelas que mostram a quantidade de palitos de cada cor que cada jogador pegou em duas rodadas.

Quantidade de palitos de Josefa

Tabela: equivalente textual a seguir.

Rodada

Cor

Primeira

Segunda

Amarelo

6

3

Verde

5

5

Azul

5

4

Vermelho

5

4

Preto

1

0

Fonte: Palitos de Josefa.

Quantidade de palitos de Ícaro

Tabela: equivalente textual a seguir.

Rodada

Cor

Primeira

Segunda

Amarelo

6

6

Verde

2

5

Azul

3

5

Vermelho

4

4

Preto

0

1

Fonte: Palitos de Ícaro.

  1. Qual é o total de pontos obtidos por Josefa nas duas rodadas? E o total de pontos de Ícaro? _____
  1. Complete o gráfico abaixo.
Gráfico em barras. Pontos no pega-palitos. No eixo vertical, as rodadas e no eixo horizontal, a quantidade de pontos. 
Segunda rodada: 
Ícaro: 555. 
Josefa: 405. 
Primeira rodada: 
Ícaro: 355. 
Josefa: 605. Ao lado, fotografia. Varetas coloridas amontoadas.

Fonte: Dados obtidos no jogo.

  1. Ícaro precisa fazer, no mínimo, quantos pontos a mais que Josefa para totalizar mais pontos nessa partida? _____

210

O que você aprendeu

  1. Paulo é dono de uma loja de enfeites. Em seu estoque, ele tem 4 caixas com 122 enfeites cada uma. Quantos enfeites Paulo tem no estoque? _____
  1. Qual das promoções é mais vantajosa para comprar laranjas?
Ilustração. Barraca com laranjas e uma placa com a informação: Laranjas: 1 dúzia por 6 reais ou 20 unidades por 10 reais.

_____

Observação: Os elementos desta página não estão apresentados em escala de tamanho. Cores fantasia. Fim da observação.

  1. Veja a quantia de dinheiro que Regina tem.
Fotografia. Uma cédula de duzentos reais, três cédulas de dez reais e quatro moedas de um real.
  1. Qual é o menor número que, ao dividirmos por 2 e por 3, terá resto igual a 1 em ambos os casos? _____
  1. Em um carrinho de transporte do clube, cabem no máximo 5 cadeiras. José e seus colegas de trabalho têm de levar 76 cadeiras para o salão de festas. Qual é o menor número de carrinhos de transporte de que eles precisarão para levar essas cadeiras em uma única viagem?

    _____

211

  1. Jairo tinha 50 reais quando comprou ingressos do parque para ele e seus amigos. O troco recebido por ele depois da compra foi de 5 reais. Ao todo quantos ingressos Jairo comprou?

    _____

Ilustração. Jairo, menino ruivo com camiseta listrada. Na frente dele há uma placa com a informação: PREÇO DO INGRESSO 9 REAIS.
  1. João tinha alguns botões e distribuiu-os igualmente entre 3 caixinhas.

    Ilustração. Três caixas abertas.

    Qual poderia ser a quantidade de botões que João tinha se sobraram 2 botões?

    _____

  1. Leia o diálogo a seguir.
Ilustração. Um menino com cabelo preto segura uma sacolinha e fala: O número de bolinhas de gude que eu ganhei é par e é maior que 15 e menor que 30. Na frente dele, uma menina com cabelo encaracolado sorri com a mão sob o queixo e diz: Com certeza, você ganhou 20 bolinhas de gude.

Ícone: dupla.

Autoavaliação

Ícone: oral.