214

Sugestões de leitura

Ler é muito bom! Aqui estão algumas sugestões bem legais.

A princesa que tudo sabia... menos uma coisa

Rosane Pamplona, com ilustrações de Dino Bernardi Junior. Editora Brinque-Book.

O livro apresenta uma viagem encantadora e inteligente pelo fascinante mundo do saber, da descoberta e do conhecimento. E não há como deixar de ficar pensando. Afinal, quem de nós, algum dia, já não se viu preso à famosa pergunta: “O que é, o que é...?”.

Capa de livro. Na parte inferior, o título e na parte superior, ilustração de uma princesa sentada.

Poemas problemas

Renata Bueno. Editora do Brasil.

Desvende charadas e enigmas com um texto divertido e cheio de rimas! Este livro vai te incentivar a resolver vários problemas brincando com poemas e Matemática.

Capa de livro. No centro, o título composto por peças de dominó.

A Matemática no Museu de Arte

Majungmul, com ilustrações de Yun Ju Kim, tradução de Elizabeth Kim. Callis Editora. Coleção Tan Tan.

Este livro ajudará na análise das obras de arte com um olhar matemático. Fique por dentro de detalhes de obras de nomes consagrados da pintura, como Pablo Picasso e muitos outros.

Capa de livro. Na parte superior, o título e na parte inferior, ilustrações de um casal e animais abstratos.

Chiclete, o incrível garoto que encolhe

Megan McDonald, com ilustrações de Peter H. Reynolds, tradução de Isa Mara Lando. Editora Salamandra. Coleção Chiclete .

Chiclete está diminuindo... Ao ser medido por Judy, hábito de todas as manhãs, a fita métrica marca 1 centímetro a menos que de costume. Será que ele está mesmo encolhendo?

Capa de livro. Na parte superior, o título e na parte inferior, ilustração de um menino segurando um lápis. Ao fundo, histórias em quadrinhos.

215

Referências bibliográficas comentadas

BARBOSA, Ruy Madsen. Descobrindo padrões em mosaicos . São Paulo: Atual, 2001.

A obra convida a descobrir e criar padrões, particularmente no campo da Geometria euclidiana, quanto a pavimentações planas.

BELFORT, Elizabeth; MANDARINO, Mônica. In : Pró-letramento . Matemática. Brasília: MEC/SEB, 2007.

O manual traz inúmeros questionamentos sobre o papel do professor tutor e as implicações envolvidas na execução dessa atividade.

BOYER, Carl B. História da Matemática . Tradução: Elza F. Gomide. 2ª ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1996.

Apresenta pesquisas sobre a vivência da humanidade com os números.

COLL, César; TEBEROSKY, Ana. Aprendendo Matemática . São Paulo: Ática, 2000.

Apresenta sugestões de atividades para o trabalho com conteúdos essenciais da Matemática, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais.

DANTE, Luiz Roberto. Didática da resolução de problemas de Matemática . São Paulo: Ática, 1989.

Propõe uma discussão dos fatores que atuam de forma negativa no aprendizado da Matemática, por meio da classificação dos tipos de problemas e das etapas envolvidas na resolução.

FERREIRA, Mariana K. Leal. Ideias matemáticas de povos culturalmente distintos . São Paulo: Global, 2002. (Série Antropologia e Educação).

Apresenta a Matemática sob uma perspectiva multicultural, a chamada etnomatemática, por meio de documentação sobre diferentes conhecimentos e práticas culturalmente distintas.

GRANDO, Regina Célia. O jogo e a Matemática no contexto da sala de aula . São Paulo: Paulus, 2004.

Mostra a importância de jogos em aulas de Matemática como meio de desenvolver a criatividade, a imaginação, o senso crítico, a resolução de problemas e como desencadeador de conceitos matemáticos.

KAMII, C.; HOOUSMAN, L. B. Crianças pequenas reinventam a aritmética : implicações da teoria de Piaget. Porto Alegre: Artmed, 2002.

O livro traz um programa do ensino da aritmética, estimulando o pensamento numérico dentro e fora da sala de aula.

LIMA, Elon Lages. Medida e forma em geometria : comprimento, área, volume e semelhança. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), 1991.

Apresenta a noção de medida em Geometria sob os aspectos uni, bi e tridimensional por meio da teoria e de exercícios propostos.

LOPES, Maria Laura M. Leite. Explorando dados estatísticos e noções de probabilidade a partir de séries iniciais . Rio de Janeiro: Instituto de Matemática/UFRJ – Projeto Fundão, 2005.

Traz atividades lúdicas para o aprendizado de noções básicas de estatística.

LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar . São Paulo: Cortez, 2001.

Traz estudos críticos sobre avaliação da aprendizagem escolar, bem como formas de torná-la mais viável.

MACEDO, L. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar . Porto Alegre: Artmed, 2005.

Voltado aos que trabalham com oficinas de jogos, com vistas a facilitar o desenvolvimento da leitura e da escrita dos estudantes.

MONTEIRO, Alexandrina; JUNIOR, Geraldo Pompeu. A Matemática e os temas transversais . São Paulo: Moderna, 2001.

Traz reflexões sobre transversalidade, ensino de matemática, ciência e cultura.

NUNES, Terezinha; CAMPOS, Tânia Maria Mendonça; MAGINA, Sandra; BRYANT, Peter. Educação Matemática : números e operações numéricas. São Paulo: Cortez, 2005.

Mostra o papel do professor como um profissional que coleta informações sobre os estudantes e as interpreta a partir da pesquisa científica.

PANIZZA, Mabel e colaboradores. Ensinar Matemática na Educação Infantil e nas séries iniciais . Porto Alegre: Artmed, 2006.

Busca criar um meio de comunicação entre pesquisadores e educadores de Matemática, integrando conceitos teóricos com a prática educacional.

PIRES, Célia Maria Carolino; CURI, Edda; CAMPOS, Tania Maria Mendonça. Espaço e forma : a construção de noções geométricas pelas crianças das quatro séries iniciais do Ensino Fundamental. São Paulo: Proem, 2000.

Traz problemas relativos ao ensino da Geometria, buscando respostas a questões diversas que fazem parte do ensino de Matemática.

POLYA, George. A arte de resolver problemas . Tradução: Heitor Lisboa Araújo. Rio de Janeiro: Interciência, 1994.

A obra mostra que sempre há uma grande descoberta na resolução de qualquer problema.

SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez (org.). Ler, escrever e resolver problemas : habilidades básicas para aprender Matemática. São Paulo: Artmed, 2001.

Contribui para a discussão sobre o lugar e o significado das competências e das habilidades na escola fundamental.

TOLEDO, Marília; TOLEDO, Mauro. Didática de Matemática : como dois e dois: a construção da Matemática. São Paulo: FTD, 1997.

Traz atividades que permitem despertar a intuição matemática, relacionando-as à teoria formal da Matemática.

VILELA, Denise Silva. Matemática nos usos e jogos de linguagem : ampliando concepções na educação matemática. Tese de Doutorado apresentada na FE/Unicamp, 2007.

Traz um estudo sobre como o termo Matemática vem sendo usado na literatura acadêmica da educação matemática.

ZABALA, Antoni . A prática educativa : como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Propõe pautas e orientações sobre a ação educativa com o objetivo de melhorá-la.

216

Material complementar

217

UNIDADE 8 Dados para o jogo Par ou ímpar?

Ilustração. Linha tracejada: recorte. Linha: dobre.
 Ilustração. Planificação. No centro há quatro quadrados com os números: 6, 4, 1, 3. Acima do número 4, um quadrado com o número 5 e abaixo do número 4, um quadrado com o número 2. Em volta há uma linha pontilhada para recorte e abas para dobrar e colar.
Abaixo, Planificação. No centro há quatro quadrados com os números: 6, 4, 1, 3. Acima do número 1, um quadrado com o número 5 e abaixo do número 1, um quadrado com o número 2. Em volta há uma linha pontilhada para recorte e abas para dobrar e colar.

218

Página sem conteúdo.

219

UNIDADE 7 Cartas para o jogo Memória de medidas

Observação: Os objetos nesta página não estão apresentados em escala de tamanho. Fim da observação.

Ilustração. Cartas com linhas pontilhadas em volta para recortar. Da esquerda para a direita: mesa com 100 cm de largura; rolo de tecido florido com 1 m de largura; homem em pé com 2 m de comprimento; copo com 100 mm de comprimento; pirulito com 10 cm de comprimento; armário com 200 cm de comprimento; jacaré com 400 cm de largura; hipopótamo com 4 m de largura; árvore com 900 cm de comprimento; poste com 9 m de comprimento; caixa de dominó com 16 cm de largura; lápis com 160 mm de largura.

220

Ilustração. Doze cartas e em cada uma, a frase: Memória de medidas e no centro há uma fita métrica.

221

UNIDADE 7 Fita métrica para a atividade 3 da página 159

Ilustração. Fita métrica dividida em 10 partes, com 10 marcações cada alternando a medida de 1 em 1 com linhas pontilhadas em volta para recortar. 
1. Na ponta superior da fita, ponta cinza e o número 1. Na ponta inferior, o número 10. Abaixo, 2.  Na ponta superior da fita, o número 11 e na ponta inferior, o número 20. Abaixo, aba com a informação: COLE B.
3. Na ponta superior da fita, o número 21 e na ponta inferior, o número 30. Abaixo, aba com a informação: COLE C.
4.  Na ponta superior da fita, o número 31 e na ponta inferior, o número 40. Abaixo, aba com a informação: COLE D.
5. Na ponta superior da fita, o número 41 e na ponta inferior, o número 50. Abaixo, aba com a informação: COLE E.
6. Na ponta superior da fita, o número 51 e na ponta inferior, o número 60. Abaixo, aba com a 7. Na ponta superior da fita, o número 61 e na ponta inferior, o número 70. Abaixo, aba com a informação: COLE G.
8. Na ponta superior da fita, o número 71 e na ponta inferior, o número 80. Abaixo, aba com a informação: COLE H.
9. Na ponta superior da fita, o número 81 e na ponta inferior, o número 90. Abaixo, aba com a informação: COLE I.
10. Na ponta superior da fita, o número 91 e na ponta inferior, o número 100. Abaixo, ponta cinza.

222

Ilustração. Vista de trás da Fita métrica.
1. letra H na ponta superior. 
2. letra I na ponta superior. A ponta inferior é cinza.
3. letra F na ponta superior. 
4. letra G na ponta superior. 
5. letra D na ponta superior. 
6. letra E na ponta superior. 
7. letra B na ponta superior. 
8. letra C na ponta superior. 
9. ponta superior cinza.
10. letra A na ponta superior.

223

UNIDADE 6 Molde para montar o modelo de cone da atividade 1 da página 141

Ilustração. Linha tracejada: recorte. Linha: dobre.
Ilustração. Planificação. Um triângulo com base redonda e abaixo há um círculo. Em volta há linhas pontilhadas para recortar.
Abaixo, um cone com as laterais coladas com fita adesiva.

224

Página sem conteúdo.

225

UNIDADE 6 Molde para montar o modelo de cilindro da atividade 1 da página 141

Ilustração. linha tracejada: recorte. Linha: dobre.
Ilustração Planificação. Um retângulo com dois círculos, um acima e outro abaixo. Em volta há linhas pontilhadas para recortar.
Abaixo, um cilindro com as laterais coladas com fita adesiva.

226

Página sem conteúdo.

227

UNIDADE 6 Molde para montar um modelo de pirâmide de base triangular

Ilustração. linha tracejada: recorte. Linha: dobre.
Ilustração. Planificação. Um trapézio composto por quatro triângulos com linhas de dobra no meio. Em volta há linhas pontilhadas para recortar.
Abaixo, uma pirâmide com base triangular. As laterais estão coladas com fita adesiva.

228

Página sem conteúdo.

229

UNIDADE 6 - Molde para montar um modelo de pirâmide de base quadrada

Ilustração. linha tracejada: recorte. Linha: dobre.
Ilustração. Planificação. Figura composta por quatro triângulos com linhas de dobra no meio. E abaixo do segundo triângulo há um quadrado. Em volta há linhas pontilhadas para recortar.
Abaixo, uma pirâmide com base quadrada. As laterais estão coladas com fita adesiva.

230

Página sem conteúdo.

231

UNIDADE 6 Molde para montar um modelo de pirâmide de base pentagonal

Ilustração. linha tracejada: recorte. Linha: dobre.
Ilustração. Planificação. Figura composta por cinco triângulos com linhas de dobra no meio. E abaixo do quarto triângulo há um pentágono. Em volta há linhas pontilhadas para recortar.
Abaixo, uma pirâmide com base pentagonal. As laterais estão coladas com fita adesiva.

232

Página sem conteúdo.

233

UNIDADE 6 Molde para montar um modelo de pirâmide de base hexagonal

Ilustração. linha tracejada: recorte. Linha: dobre.
Ilustração. Planificação. Figura composta por seis triângulos com linhas de dobra no meio. E abaixo do terceiro triângulo há um hexágono. Em volta há linhas pontilhadas para recortar.
Abaixo,  uma pirâmide com base hexagonal. As laterais estão coladas com fita adesiva.

234

Página sem conteúdo.

235

UNIDADE 6 Molde para montar um modelo de prisma de base triangular

Ilustração. linha tracejada: recorte. Linha: dobre.
Ilustração. Planificação. Figura composta por três retângulos com linhas de dobra no meio. Acima e abaixo do segundo retângulo há um triângulo. Em volta há linhas pontilhadas para recortar.
Abaixo, um prisma com base triangular. As laterais estão coladas com fita adesiva.

236

Página sem conteúdo.

237

UNIDADE 6 Molde para montar um modelo de prisma de base pentagonal

Ilustração. linha tracejada: recorte. Linha: dobre.
Ilustração. Planificação. Figura composta por cinco retângulos com linhas de dobra no meio. Nas laterais do primeiro retângulo há um pentágono. Em volta há linhas pontilhadas para recortar.
Abaixo, um prisma com base pentagonal. As laterais estão coladas com fita adesiva.

238

Página sem conteúdo.

239

UNIDADE 6 Molde para montar um modelo de prisma de base hexagonal

Ilustração. linha tracejada: recorte. Linha: dobre.
Ilustração. Planificação. Figura composta por seis quadrados com linhas de dobra no meio. À direita do segundo quadrado e à esquerda do quarto quadrado há hexágonos. Em volta há linhas pontilhadas para recortar.
Abaixo, um prisma com base hexagonal. As laterais estão coladas com fita adesiva.

240

Página sem conteúdo.

241

UNIDADE 6 Molde para montar um modelo de paralelepípedo da atividade 1 da página 135

Ilustração. linha tracejada: recorte. Linha: dobre.
Ilustração. Planificação. Figura composta por quatro retângulos com linhas de dobra no meio. Acima e abaixo do segundo retângulo há um quadrado. Em volta há linhas pontilhadas para recortar.
Abaixo, um paralelepípedo. As laterais estão coladas com fita adesiva.

242

Página sem conteúdo.

243

UNIDADE 6 Molde para montar o modelo de cubo da atividade 1 da página 135

Ilustração. linha tracejada: recorte. Linha: dobre.
Ilustração. Planificação. Figura composta por quatro quadrados com linhas de dobra no meio. Nas laterais do segundo quadrado há quadrados. Em volta há linhas pontilhadas para recortar.
Abaixo, um cubo. As laterais estão coladas com fita adesiva.

244

Página sem conteúdo.

245

UNIDADE 4 Tabuleiro para o jogo Brincando com mapa

Ilustração. Malha quadriculada com sete colunas (A, B, C, D, E, F, G) e cinco fileiras (1, 2, 3, 4, 5). No meio há desenho de um gramado. Na parte inferior, o nome: BRINCANDO COM MAPA. 
Em A1 há um poço. 
A2 – casinha de cachorro. 
A3 – chuteira e bola de futebol. 
A4 – placa de madeira com a informação: PARQUE. 
A5 – dois cogumelos grandes. 
B1 – um gato dentro de uma bota. 
B2 – um cachorro branco com coleira e amarrado na casinha. 
B3 – um homem ao lado de um carrinho de sorvete. 
B4 – uma chave dourada. 
B5 – cogumelos pequenos e a informação: VALE DOS COGUMELOS. 
C1 – novelos de lã. 
C2 – uma ponte de madeira sobre um rio. 
C3 – parte do rio. 
C4 – um anel prateado com pedra verde. 
C5 – um cogumelo e parte de uma árvore caída. 
D1 – uma cachoeira. 
D2 – parte da ponte de madeira e o rio. 
D3 – uma ponte de cimento. 
D4 – parte do rio. 
D5 – tronco da árvore caída sobre o rio. 
E1 – casa rosa com o nome: CASA DOS SUCOS. Na porta há uma placa com a informação: 24 h. 
E2 – grama. 
E3 – quiosque com um cachorro-quente gigante no topo. 
E4 – grama e parte do rio. 
E5 – copa da árvore caída. 
F1 – árvores. 
F2 – uma fogueira. 
F3 – um coelho branco ao lado de várias cenouras. 
F4 – parte de um arco-íris. 
F5 – um caldeirão dourado com muitas moedas douradas dentro e acima há um arco-íris. 
G1 – árvores. 
G2 – árvores. 
G3 – casa com telhado de doces e uma placa com a informação: CASA DOS BOMBONS. 
G4 – arco-íris. 
G5 – placa com a informação: POTE DE OURO.

246

Página sem conteúdo.

247

UNIDADE 3 Peças para montar um relógio para a atividade 1 da página 65

Ilustração. Relógio de ponteiro azul sem os ponteiros. Abaixo, dois ponteiros, um grande e um pequeno. Relógio de ponteiro azul com o ponteiro pequeno no número 3 e o ponteiro grande no número 12.

248

Página sem conteúdo.