214
Sugestões de leitura
Ler é muito bom! Aqui estão algumas sugestões bem legais.
A princesa que tudo sabia... menos uma coisa
Rosane Pamplona, com ilustrações de Dino Bernardi Junior. Editora Brinque-Book.
O livro apresenta uma viagem encantadora e inteligente pelo fascinante mundo do saber, da descoberta e do conhecimento. E não há como deixar de ficar pensando. Afinal, quem de nós, algum dia, já não se viu preso à famosa pergunta: “O que é, o que é...?”.
Poemas problemas
Renata Bueno. Editora do Brasil.
Desvende charadas e enigmas com um texto divertido e cheio de rimas! Este livro vai te incentivar a resolver vários problemas brincando com poemas e Matemática.
A Matemática no Museu de Arte
Majungmul, com ilustrações de Yun Ju Kim, tradução de Elizabeth Kim. Callis Editora. Coleção Tan Tan.
Este livro ajudará na análise das obras de arte com um olhar matemático. Fique por dentro de detalhes de obras de nomes consagrados da pintura, como Pablo Picasso e muitos outros.
Chiclete, o incrível garoto que encolhe
Megan McDonald, com ilustrações de Peter H. Reynolds, tradução de Isa Mara Lando. Editora Salamandra. Coleção Chiclete .
Chiclete está diminuindo... Ao ser medido por Judy, hábito de todas as manhãs, a fita métrica marca 1 centímetro a menos que de costume. Será que ele está mesmo encolhendo?
215
Referências bibliográficas comentadas
BARBOSA, Ruy Madsen. Descobrindo padrões em mosaicos . São Paulo: Atual, 2001.
A obra convida a descobrir e criar padrões, particularmente no campo da Geometria euclidiana, quanto a pavimentações planas.
BELFORT, Elizabeth; MANDARINO, Mônica. In : Pró-letramento . Matemática. Brasília: MEC/SEB, 2007.
O manual traz inúmeros questionamentos sobre o papel do professor tutor e as implicações envolvidas na execução dessa atividade.
BOYER, Carl B. História da Matemática . Tradução: Elza F. Gomide. 2ª ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1996.
Apresenta pesquisas sobre a vivência da humanidade com os números.
COLL, César; TEBEROSKY, Ana. Aprendendo Matemática . São Paulo: Ática, 2000.
Apresenta sugestões de atividades para o trabalho com conteúdos essenciais da Matemática, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais.
DANTE, Luiz Roberto. Didática da resolução de problemas de Matemática . São Paulo: Ática, 1989.
Propõe uma discussão dos fatores que atuam de forma negativa no aprendizado da Matemática, por meio da classificação dos tipos de problemas e das etapas envolvidas na resolução.
FERREIRA, Mariana K. Leal. Ideias matemáticas de povos culturalmente distintos . São Paulo: Global, 2002. (Série Antropologia e Educação).
Apresenta a Matemática sob uma perspectiva multicultural, a chamada etnomatemática, por meio de documentação sobre diferentes conhecimentos e práticas culturalmente distintas.
GRANDO, Regina Célia. O jogo e a Matemática no contexto da sala de aula . São Paulo: Paulus, 2004.
Mostra a importância de jogos em aulas de Matemática como meio de desenvolver a criatividade, a imaginação, o senso crítico, a resolução de problemas e como desencadeador de conceitos matemáticos.
KAMII, C.; HOOUSMAN, L. B. Crianças pequenas reinventam a aritmética : implicações da teoria de Piaget. Porto Alegre: Artmed, 2002.
O livro traz um programa do ensino da aritmética, estimulando o pensamento numérico dentro e fora da sala de aula.
LIMA, Elon Lages. Medida e forma em geometria : comprimento, área, volume e semelhança. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), 1991.
Apresenta a noção de medida em Geometria sob os aspectos uni, bi e tridimensional por meio da teoria e de exercícios propostos.
LOPES, Maria Laura M. Leite. Explorando dados estatísticos e noções de probabilidade a partir de séries iniciais . Rio de Janeiro: Instituto de Matemática/UFRJ – Projeto Fundão, 2005.
Traz atividades lúdicas para o aprendizado de noções básicas de estatística.
LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar . São Paulo: Cortez, 2001.
Traz estudos críticos sobre avaliação da aprendizagem escolar, bem como formas de torná-la mais viável.
MACEDO, L. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar . Porto Alegre: Artmed, 2005.
Voltado aos que trabalham com oficinas de jogos, com vistas a facilitar o desenvolvimento da leitura e da escrita dos estudantes.
MONTEIRO, Alexandrina; JUNIOR, Geraldo Pompeu. A Matemática e os temas transversais . São Paulo: Moderna, 2001.
Traz reflexões sobre transversalidade, ensino de matemática, ciência e cultura.
NUNES, Terezinha; CAMPOS, Tânia Maria Mendonça; MAGINA, Sandra; BRYANT, Peter. Educação Matemática : números e operações numéricas. São Paulo: Cortez, 2005.
Mostra o papel do professor como um profissional que coleta informações sobre os estudantes e as interpreta a partir da pesquisa científica.
PANIZZA, Mabel e colaboradores. Ensinar Matemática na Educação Infantil e nas séries iniciais . Porto Alegre: Artmed, 2006.
Busca criar um meio de comunicação entre pesquisadores e educadores de Matemática, integrando conceitos teóricos com a prática educacional.
PIRES, Célia Maria Carolino; CURI, Edda; CAMPOS, Tania Maria Mendonça. Espaço e forma : a construção de noções geométricas pelas crianças das quatro séries iniciais do Ensino Fundamental. São Paulo: Proem, 2000.
Traz problemas relativos ao ensino da Geometria, buscando respostas a questões diversas que fazem parte do ensino de Matemática.
POLYA, George. A arte de resolver problemas . Tradução: Heitor Lisboa Araújo. Rio de Janeiro: Interciência, 1994.
A obra mostra que sempre há uma grande descoberta na resolução de qualquer problema.
SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez (org.). Ler, escrever e resolver problemas : habilidades básicas para aprender Matemática. São Paulo: Artmed, 2001.
Contribui para a discussão sobre o lugar e o significado das competências e das habilidades na escola fundamental.
TOLEDO, Marília; TOLEDO, Mauro. Didática de Matemática : como dois e dois: a construção da Matemática. São Paulo: FTD, 1997.
Traz atividades que permitem despertar a intuição matemática, relacionando-as à teoria formal da Matemática.
VILELA, Denise Silva. Matemática nos usos e jogos de linguagem : ampliando concepções na educação matemática. Tese de Doutorado apresentada na FE/Unicamp, 2007.
Traz um estudo sobre como o termo Matemática vem sendo usado na literatura acadêmica da educação matemática.
ZABALA, Antoni . A prática educativa : como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Propõe pautas e orientações sobre a ação educativa com o objetivo de melhorá-la.
216
Material complementar
- Dados para o jogo Par ou ímpar?, p. 217
- Cartas para o jogo Memória de medidas, p. 219
- Fita métrica para a atividade 3 da página 159, p. 221
- Molde para montar o modelo de cone da atividade 1 da página 141, p. 223
- Molde para montar o modelo de cilindro da atividade 1 da página 141, p. 225
- Molde para montar um modelo de pirâmide de base triangular, p. 227
- Molde para montar um modelo de pirâmide de base quadrada, p. 229
- Molde para montar um modelo de pirâmide de base pentagonal, p. 231
- Molde para montar um modelo de pirâmide de base hexagonal, p. 233
- Molde para montar um modelo de prisma de base triangular, p. 235
- Molde para montar um modelo de prisma de base pentagonal, p. 237
- Molde para montar um modelo de prisma de base hexagonal, p. 239
- Molde para montar um modelo de paralelepípedo da atividade 1 da página 135, p. 241
- Molde para montar o modelo de cubo da atividade 1 da página 135, p. 243
- Tabuleiro para o jogo Brincando com mapa, p. 245
- Peças para montar um relógio para a atividade 1 da página 67, p. 247
217
UNIDADE 8 ‒ Dados para o jogo Par ou ímpar?
218
Página sem conteúdo.
219
UNIDADE 7 ‒ Cartas para o jogo Memória de medidas
Observação: Os objetos nesta página não estão apresentados em escala de tamanho. Fim da observação.
220
221
UNIDADE 7 ‒ Fita métrica para a atividade 3 da página 159
222
223
UNIDADE 6 ‒ Molde para montar o modelo de cone da atividade 1 da página 141
224
Página sem conteúdo.
225
UNIDADE 6 ‒ Molde para montar o modelo de cilindro da atividade 1 da página 141
226
Página sem conteúdo.
227
UNIDADE 6 ‒ Molde para montar um modelo de pirâmide de base triangular
228
Página sem conteúdo.
229
UNIDADE 6 - Molde para montar um modelo de pirâmide de base quadrada
230
Página sem conteúdo.
231
UNIDADE 6 ‒ Molde para montar um modelo de pirâmide de base pentagonal
232
Página sem conteúdo.
233
UNIDADE 6 ‒ Molde para montar um modelo de pirâmide de base hexagonal
234
Página sem conteúdo.
235
UNIDADE 6 ‒ Molde para montar um modelo de prisma de base triangular
236
Página sem conteúdo.
237
UNIDADE 6 ‒ Molde para montar um modelo de prisma de base pentagonal
238
Página sem conteúdo.
239
UNIDADE 6 ‒ Molde para montar um modelo de prisma de base hexagonal
240
Página sem conteúdo.
241
UNIDADE 6 ‒ Molde para montar um modelo de paralelepípedo da atividade 1 da página 135
242
Página sem conteúdo.
243
UNIDADE 6 ‒ Molde para montar o modelo de cubo da atividade 1 da página 135
244
Página sem conteúdo.
245
UNIDADE 4 ‒ Tabuleiro para o jogo Brincando com mapa
246
Página sem conteúdo.
247
UNIDADE 3 ‒ Peças para montar um relógio para a atividade 1 da página 65
248
Página sem conteúdo.