MP025
BURITI MAIS ‒ MATEMÁTICA 3º ANO
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Organizadora: Editora Moderna
Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna.
Editora responsável:
Mara Regina Garcia Gay
Bacharela e licenciada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Iguaçu (RJ).
Professora em escolas públicas de São Paulo por 17 anos. Editora.
Categoria 1: Obras didáticas por área
Área: Matemática
Componente: Matemática
2ª edição
São Paulo, 2021
![Logotipo da Editora Moderna.](../resources/images/image_115502.png)
PROFESSOR
SEÇÃO DE REFERÊNCIA DO LIVRO DO ESTUDANTEMP026
Elaboração dos originais:
Carolina Maria Toledo
Licenciada em Matemática pela Universidade de São Paulo.
Editora.
Daniela Santo Ambrosio
Licenciada em Matemática pela Universidade de São Paulo.
Editora.
Lilian Cristina de Souza Barboza
Mestra em Ensino e História das Ciências e da Matemática pela Universidade Federal do ABC (SP).
Professora.
Mara Regina Garcia Gay
Bacharela e licenciada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Iguaçu (RJ).
Professora em escolas públicas de São Paulo por 17 anos.
Editora.
Maria Cecília da Silva Veridiano
Licenciada em Matemática pela Universidade de São Paulo.
Editora.
Patrícia Furtado
Bacharela e licenciada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Mestra em Ensino da Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Editora.
Renata Martins Fortes Gonçalves
Bacharela em Matemática com Informática pelo Centro Universitário Fundação Santo André.
Especializada em Gerenciamento de Projetos (MBA) pela Fundação Getulio Vargas (RJ).
Mestra em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Editora.
Tania Cristina da Silva Soromenho
Bacharela em Matemática com Informática e especializada em Sistemas de Informação (MBA) pelo Centro Universitário Fundação Santo André (SP).
Educadora.
Coordenação geral de produção: Maria do Carmo Fernandes Branco
Edição de texto: Glaucia Teixeira (Coordenação), Juliana Rodrigues de Queiroz, Dario Martins de Oliveira
Assistência editorial: Elizangela Gomes Marques
Gerência de design e produção gráfica: Everson de Paula
Coordenação de produção: Patricia Costa
Gerência de planejamento editorial: Maria de Lourdes Rodrigues
Coordenação de design e projetos visuais: Marta Cerqueira Leite
Projeto gráfico: Megalo/Narjara Lara
Capa: Aurélio Camilo
Ilustração: Brenda Bossato
Coordenação de arte: Aderson Oliveira
Edição de arte: Marcel Hideki Yonamine
Editoração eletrônica: Grapho Editoração
Edição de infografia: Giselle Hirata, Priscilla Boffo
Coordenação de revisão: Camila Christi Gazzani
Revisão: Cesar G. Sacramento, Daniela Uemura, Lilian Xavier, Míriam Santos, Sirlene Prignolato
Coordenação de pesquisa iconográfica: Sônia Oddi
Pesquisa iconográfica: Vanessa Trindade
Suporte administrativo editorial: Flávia Bosqueiro
Coordenação de bureau : Rubens M. Rodrigues
Tratamento de imagens: Ademir Francisco Baptista, Joel Aparecido, Luiz Carlos Costa, Marina M. Buzzinaro, Vânia Aparecida M. de Oliveira
Pré-impressão: Alexandre Petreca, Andréa Medeiros da Silva, Everton L. de Oliveira, Fabio Roldan, Marcio H. Kamoto, Ricardo Rodrigues, Vitória Sousa
Coordenação de produção industrial: Wendell Monteiro
Impressão e acabamento:
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)
(Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)
Buriti mais matemática [livro eletrônico] : digital / organizadora Editora Moderna ; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna ; editora responsável Mara Regina Garcia Gay. -- 2ª ed. -- São Paulo : Moderna, 2021.
HTML
3º ano : ensino fundamental : anos iniciais
Categoria 1: Obras didáticas por área
Área: Matemática
Componente: Matemática
ISBN 978-85-16-12683-4 (material digital em HTML5)
1. Matemática (Ensino fundamental) I. Gay, Mara Regina Garcia.
21-70079
CDD-372.7
Índices para catálogo sistemático:
1. Matemática : Ensino fundamental 372.7
Maria Alice Ferreira - Bibliotecária - CRB-8/7964
Reprodução proibida. Art. 184 do Código Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.
Todos os direitos reservados
EDITORA MODERNA LTDA.
Rua Padre Adelino, 758 - Belenzinho
São Paulo - SP - Brasil - CEP 03303-904
Vendas e Atendimento: Tel. (0_ _11) 2602-5510
Fax (0_ _11) 2790-1501
http://fdnc.io/4A2
2021
Impresso no Brasil
1 3 5 7 9 10 8 6 4 2
MP027
![Ilustração. Jovens em volta do planeta Terra. À esquerda, um menino está empilhando blocos coloridos. À direita, uma menina está sentada com um notebook sobre as pernas e ao lado, uma menina está segurando e observando um mapa. Entre eles há uma cidade e um relógio de rua.](../resources/images/image_110542.png)
Do que é feito o mundo?
O mundo é feito de
plantas
bichos
pessoas
respeito
possibilidades
regras
jogos
brincadeiras
pensamentos
objetos
números
medidas
...
Quanto mais você estudar sobre o mundo
mais interessante ele ficará!
Desenhe nesta página as coisas boas que você quer para o mundo.
MP028
Conheça seu livro
![Ilustração. À esquerda, uma menina ruiva com cabelo encaracolado e comprido, blusa e tênis vermelhos e calça jeans está com a mão direita no peito e a esquerda virada para cima. Ela fala: Olá, meu nome é Melissa. À direita, um menino com cabelo preto e curto, camiseta verde com mangas compridas azuis, calça marrom e tênis branco está sentado em um banco e com a mão esquerda virada para cima. Ele diz: Eu sou o Caio. Nós estaremos com você nas unidades para estudar e nos divertir!](../resources/images/image_115649.png)
![Ilustração. Caio sorri com a mão esquerda virada para cima. Ele fala: Na seção Para começar, as atividades avaliam o que você já aprendeu no ano anterior. Na seção Para terminar, vamos verificar os conhecimentos que você adquiriu ao longo deste ano.](../resources/images/image_115669.png)
![Ilustração. Exemplifica como serão as seções Para começar e Para terminar. Par de Páginas duplas compostas por textos e imagens.](../resources/images/image_115676.png)
Abertura da unidade
Cenas interessantes nas quais você poderá localizar as personagens.
![Ilustração. Caio olha para o lado e diz: O livro é composto de 8 unidades. Ao lado, Melissa completa: E você deverá nos encontrar nas aberturas das unidades. Entre eles há ilustração de página que exemplifica como será a Abertura de unidade. Página dupla composta por textos e imagens.](../resources/images/image_115718.png)
Jogos
Conhecer alguns jogos e saber jogá-los facilita a aprendizagem e torna o estudo da Matemática mais divertido.
![Ilustração. Melissa está sentada em um banco e segurando um livro aberto. Ela fala: Este livro traz alguns jogos para você brincar enquanto aprende Matemática. Ao seu lado, ilustração que exemplifica como será a seção Jogos. Página dupla composta por textos e imagens.](../resources/images/image_115729.png)
MP029
Atividades e problemas variados
As atividades e os problemas levarão você a aprender assuntos novos e a se aprofundar em outros que já estudou. Não deixe de participar!
![Ilustração. Caio está sentado com a mão direita virada para cima. Ele diz: As atividades e os problemas ajudam a verificar o que aprendemos. Ao seu lado, ilustração que exemplifica como será a página de atividades e problemas variados. Par de Páginas duplas compostas por textos e imagens.](../resources/images/image_115739.png)
Compreender problemas
Esta seção foi criada para você resolver problemas e refletir sobre a resolução de cada um.
![Ilustração. Melissa está sentada em um banquinho e apontando para o lado. Ela fala: São problemas interessantes para você refletir sobre suas resoluções. Ao seu lado, ilustração que exemplifica como será a seção Compreender problemas. Página dupla composta por textos e imagens.](../resources/images/image_115753.png)
Compreender informações
Você vai aprender que as informações podem ser representadas de diferentes modos, como em tabelas ou em gráficos.
![Ilustração. Caio está com as mãos sobre páginas do livro e fala: Você vai encontrar diferentes maneiras de organizar informações. Ao seu lado, ilustração que exemplifica como será a seção Compreender informações. Página dupla composta por textos e imagens.](../resources/images/image_115768.png)
MP030
A Matemática me ajuda a ser...
Nesta seção, a Matemática levará você a refletir sobre vários assuntos que contribuirão para sua formação cidadã.
![Ilustração. Caio aponta para o lado e diz: Com esta seção, aprendemos como a Matemática está presente em nosso dia a dia e como ela nos ajuda. Ao seu lado, ilustração que exemplifica como será a seção A matemática me ajuda a ser. Página dupla composta por textos e imagens.](../resources/images/image_115807.png)
Matemática em textos
Esta seção vai ajudar você a compreender melhor os textos com dados matemáticos.
![Ilustração. Melissa aponta para o lado e diz: Aqui podemos ler vários textos relacionados à Matemática. Ao seu lado, ilustração que exemplifica como será a seção Matemática em textos. Página dupla composta por textos e imagens.](../resources/images/image_115816.png)
Desafio
Nas unidades você vai resolver um desafio muito legal.
![Ilustração. Caio está com as mãos viradas para cima e fala: Estas atividades vão desafiá-lo com assuntos que você aprendeu. Ao seu lado, ilustração que exemplifica como será a seção Desafio. Página composta por textos e imagens.](../resources/images/image_115826.png)
O que você aprendeu
Nesta seção, você vai poder resolver atividades para rever o que aprendeu. Em Autoavaliação, vai refletir sobre o que aprendeu dos principais assuntos da Unidade.
![Ilustração. Melissa está sentada com a mão sobre uma página do livro. Ela diz: É bom saber se aprendemos tudo e não temos dúvidas. Ao seu lado, ilustração que exemplifica como será a seção O que você aprendeu. Página dupla composta por textos e imagens.](../resources/images/image_115838.png)
MP031
Sugestões de leitura
Para ampliar ainda mais seus conhecimentos.
![Ilustração. Melissa sorri com as mãos viradas para cima. Ela fala: As sugestões de livros ajudam a conhecer mais sobre alguns assuntos que você estudou. Ao seu lado, ilustração que exemplifica como será a seção Sugestão de leitura. Página composta por textos e imagens.](../resources/images/image_115851.png)
Material complementar
Para atividades e jogos.
![Ilustração. Caio aponta para o lado e fala: Há também materiais que complementam algumas atividades e alguns jogos. Ao seu lado, ilustração que exemplifica como será a seção Material complementar. Páginas compostas por textos e imagens.](../resources/images/image_115861.png)
![Ilustração. Caio com a mão direita atrás das costas e a esquerda virada para cima fala: Os ícones indicam como realizar algumas atividades.](../resources/images/image_115875.png)
![Ícone: Oral, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa com um balão de fala dentro de um quadrado azul.](../resources/images/image_116066.png)
Oral
![Ícone: Dupla, composto pela ilustração da silhueta de duas pessoas dentro de um quadrado azul.](../resources/images/image_116072.png)
Dupla
![Ícone: Grupo, composto pela ilustração da silhueta de três pessoas dentro de um quadrado azul.](../resources/images/image_116078.png)
Grupo
![Ícone: Material complementar, composto pela ilustração de uma folha de papel com clips e uma tesoura dentro de um quadrado azul.](../resources/images/image_116100.png)
Material Complementar
![Ícone: Desenho ou pintura, composto pela ilustração de um lápis e um risco dentro de um quadrado azul.](../resources/images/image_116091.png)
Desenho ou Pintura
![Ícone: Calculadora, composto pela ilustração de uma calculadora dentro de um quadrado azul.](../resources/images/image_116165.png)
Calculadora
![Ícone: Mental, composto pela ilustração de um balão de pensamento com os sinais de adição, subtração, multiplicação e divisão dentro de um quadrado azul.](../resources/images/image_116199.png)
Mental
![Ilustração. Melissa está com o polegar virado para cima e fala: Com este livro e com os colegas, você vai aprender muito. Ao seu lado, Caio sorri e fala: Bons estudos! Na frente deles há cadernos e lápis sobre uma mesa.](../resources/images/image_115920.png)
MP032
Sumário
Para começar, p. 10
UNIDADE 1. Sistema de numeração decimal, p. 12
O número 1.000 – o milhar, p. 14
Milhares inteiros, p. 16
Números de quatro algarismos, p. 18
Desafio, p. 19
Maior que ou menor que, p. 20
Sequências, p. 22
Jogo: Maior de todos, p. 24
A Matemática me ajuda a ser..., p. 26
Compreender informações, p. 28
O que você aprendeu, p. 30
Autoavaliação, p. 31
UNIDADE 2. Adição e subtração, p. 32
Jogo: Fazendo quinze, p. 34
Situações de adição e de subtração, p. 36
Algumas estratégias de cálculo, p. 40
Decomposição e algoritmo usual, p. 42
Desafio, p. 45
Adição com reagrupamento: algumas estratégias, p. 46
Subtração com trocas: algumas estratégias, p. 50
Problemas, p. 54
Compreender problemas, p. 56
Matemática em textos, p. 58
Compreender informações, p. 60
O que você aprendeu, p. 62
Autoavaliação, p. 63
UNIDADE 3. Grandezas e medidas, p. 64
Medindo o tempo, p. 66
Sistema monetário brasileiro, p. 74
Compreender problemas, p. 80
A Matemática me ajuda a ser..., p. 82
Compreender informações, p. 84
O que você aprendeu, p. 86
Autoavaliação, p. 87
UNIDADE 4. Localização e movimentação, p. 88
Localização, p. 90
Desafio, p. 92
Mais localização e trajeto, p. 93
Movimentação no espaço, p. 96
Jogo: Brincando com mapa, p. 100
A Matemática me ajuda a ser..., p. 102
Compreender informações, p. 104
O que você aprendeu, p. 106
Autoavaliação, p. 107
UNIDADE 5. Multiplicação, p. 108
Situações de multiplicação, p. 110
2 vezes ou o dobro, p. 112
3 vezes ou o triplo, p. 113
4 vezes ou o quádruplo, p. 114
5 vezes ou o quíntuplo, p. 115
10 vezes, p. 116
Desafio, p. 117
2 vezes e vezes 2; 3 vezes e vezes 3..., p. 118
Mais sobre multiplicação, p. 120
Jogo: Pesquisa, p. 122
Compreender problemas, p. 124
A Matemática me ajuda a ser..., p. 125
Compreender informações, p. 126
O que você aprendeu, p. 128
Autoavaliação, p. 129
MP033
UNIDADE 6. Geometria, p. 130
Figuras geométricas, p. 132
Figuras geométricas não planas, p. 133
Desafio, p. 136
Figuras geométricas planas, p. 143
Matemática em textos, p. 148
Compreender informações, p. 150
O que você aprendeu, p. 152
Autoavaliação, p. 153
UNIDADE 7. Mais grandezas e medidas, p. 154
Unidades de medida: padronizadas e não padronizadas, p. 156
Medidas de comprimento, p. 158
Comparando áreas, p. 162
Desafio, p. 163
Jogo: Memória de medidas, p. 164
Medidas de massa, p. 166
Medidas de capacidade, p. 169
Compreender problemas, p. 172
A Matemática me ajuda a ser..., p. 174
Compreender informações, p. 176
O que você aprendeu, p. 178
Autoavaliação, p. 179
UNIDADE 8. Multiplicação e divisão, p. 180
Multiplicação, p. 182
Mais multiplicação, p. 185
Situações de divisão, p. 188
Divisão exata e divisão não exata, p. 192
Estratégias de cálculo, p. 194
Número par e número ímpar, p. 198
Jogo: Par ou ímpar?, p. 200
Metade e terço, p. 202
Quarta parte, quinta parte e décima parte, p. 203
Desafio, p. 203
Matemática em textos, p. 206
Compreender informações, p. 208
O que você aprendeu, p. 210
Autoavaliação, p. 211
Para terminar, p. 212
Sugestões de leitura, p. 214
Referências bibliográficas comentadas, p. 215
Material complementar, p. 216
![Ilustração. Caio, Melissa e várias crianças estão empinando pipas. Ao redor, adultos observam e sorriem.](../resources/images/image_109109.png)