MP034
Para começar
Olá! Vamos fazer estas atividades e descobrir o que você já sabe?
- Nos quatro primeiros meses do ano, Melissa e Caio economizaram para comprar um brinquedo. Além de 1 moeda de 1 real, Melissa juntou cédulas: 3 de 2 reais, 1 de 10 reais, 1 de 20 reais e 1 de 50 reais. Além de 2 moedas de 1 real, Caio juntou cédulas: 4 de 20 reais e 1 de 5 reais.
- Qual deles economizou mais? Explique.
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PROFESSOR
Resposta: Ambos economizaram o mesmo valor, 87 reais.
- Quais são os quatro primeiros meses do ano? Eles correspondem à terça parte do ano?
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PROFESSOR
Resposta: Janeiro, fevereiro, março e abril. Sim.
- Qual deles economizou mais? Explique.
- A mãe de Melissa e as crianças chegaram à loja às 16 horas, isto é, 7 horas depois de aberta e 1 hora antes de ela fechar. Indique nos relógios digitais os horários de abertura e de fechamento dessa loja.
PROFESSOR
Resposta: 09:00PROFESSOR
Resposta: 17:00- Na entrada da loja um cartaz mostra a planta do local. Veja a seguir.
- Após entrar na loja, Melissa virou à direita, caminhou em frente, virou à
esquerda
no corredor dos tabuleiros e robôs e parou primeiro na frente da área que fica entre os robôs e os dinossauros.
- Em qual área Melissa foi primeiro?
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PROFESSOR
Resposta: Ela foi primeiro na área dos heróis.
- Em qual área Melissa foi primeiro?
- Após entrar na loja, Melissa virou à direita, caminhou em frente, virou à
esquerda
no corredor dos tabuleiros e robôs e parou primeiro na frente da área que fica entre os robôs e os dinossauros.
- De acordo com a descrição, trace o caminho que ela fez.
PROFESSOR
Resposta em tracejado na planta.
- Após entrar na loja, Caio seguiu em frente até o corredor dos carrinhos, virou à direita e andou até chegar à área dos dinossauros. Trace o caminho percorrido por Caio.
PROFESSOR
Resposta em fio contínuo na planta.
MANUAL DO PROFESSOR
As atividades propõem uma avaliação diagnóstica, sob a perspectiva da avaliação formativa. Faça a leitura com os estudantes, orientando-os a mobilizar os conhecimentos que dominam.
São contempladas as Unidades Temáticas Números, Álgebra, Geometria e Grandezas e medidas. Pretende-se verificar se os estudantes reconhecem procedimentos de cálculo (mental e/ou escrito) com números naturais até a 3ª ordem em problemas de adição ou subtração; compreendem o significado de metade e de terça parte; compreendem a relação de igualdade; associam cédulas e seus valores monetários, comparando quantidades, apontando a maior, a menor ou a equivalência entre elas; localizam objetos, com base em diferentes pontos de referência; leem e escrevem a hora em relógio digital; identificam a regra de uma sequência, apontando os elementos faltantes.
Comente com os estudantes que o objetivo é auxiliá-los a expressarem o que já sabem e destacar os conhecimentos que terão a oportunidade de aprender e de ampliar. As atividades podem ser lidas em grupo, porém cada estudante deve registrar sua resposta individualmente, da melhor maneira possível, auxiliando o professor a planejar e a rever seu trabalho para o ano letivo. Caso eles respondam oralmente, convém tomar nota das respostas.
Atividade 1
Os estudantes devem fazer a relação entre as cédulas e os valores monetários que elas representam, percebendo que Melissa e Caio têm diferentes representações do mesmo valor, 87 reais. A proposta trabalha a representação de mesma quantidade de diferentes maneiras, neste caso, usando cédulas/moedas de diferentes valores, obtendo o mesmo valor monetário.
BNCC em foco na dupla de páginas:
EF03MA01, EF03MA05, EF03MA06, EF03MA09, EF03MA10, EF03MA11, EF03MA12, EF03MA22, EF03MA24
Caso algum estudante junte todas as cédulas e diga que cada criança tem 194 reais, demonstra que não compreendeu a proposta, pois deveria comparar as quantidades.
Uma possibilidade é explorar as relações de equivalência de valores/cédulas, por exemplo, 2 moedas de 1 real equivalem a 1 cédula de 2 reais; 2 cédulas de 10 reais equivalem a 1 cédula de 20 reais etc., pois, além de explorar as equivalências, já se pode chamar a atenção para os significados de dobro e metade que essas relações envolvem.
MP035
Avaliação diagnóstica
- Caio escolheu o brinquedo que está entre o vulcão do vale dos dinossauros e o tiranossauro.
- Qual brinquedo Caio escolheu?
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PROFESSOR
Resposta: O Triceratops.
- Com o dinheiro poupado, Caio pode comprar esse brinquedo? Falta dinheiro ou há troco? Explique.
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PROFESSOR
Resposta: Sim, pois o valor economizado por ele é maior do que o preço do brinquedo. Ele terá troco de 11 reais (87 − 76 = 11).
- Na prateleira dos robôs, Melissa percebeu que eles foram dispostos a partir de uma regra. Observe a imagem dos robôs na prateleira.
PROFESSOR
Resposta: robô vermelho com os braços abaixados.- Melissa acha que o robô que falta teria os dois braços abaixados. Você
concorda
com ela? Explique.
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PROFESSOR
Resposta: Sim, pois a regra é: robô com 1 braço levantado, robô com 2 braços abaixados.
- Veja a oferta abaixo. Quanto custava cada robô antes dessa promoção? Explique.
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PROFESSOR
Resposta: Cada robô custava 220 reais (110 + 110 = 220 ou 2 × 110 = 220).- C om a quantia que Melissa conseguiu, ela pode comprar esse robô? Falta dinheiro ou há troco? Explique.
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PROFESSOR
Resposta: Não pode comprar, pois poupou menos do que o preço da oferta (metade de 220 é 110). Faltam 23 reais (110 − 87 = 23).
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 2
Para resolver essa questão, os estudantes terão de identificar as informações: horário de chegada (16 h), a loja abriu há 7 horas, a loja fechará em 1 hora. Por meio de uma subtração, obtém-se o horário de abertura; por meio de uma adição, obtém-se o horário de fechamento. Verifique se o estudante tem noção de intervalo de tempo e da ordem cronológica (antes e depois).
Atividade 3
Para essa proposta, os estudantes precisarão mobilizar as habilidades do pensamento geométrico e seguir as orientações descritas para traçar o trajeto de Melissa até a área dos heróis e o de Caio até a área dos dinossauros.
Inicialmente, o estudante deve mobilizar conhecimentos sobre localização adquiridos no 2º ano e concluir que a escolha de Caio foi pelo Triceratops. A seguir, concluir pela possibilidade da compra, pois o valor poupado de 87 reais é maior do que o preço de 76 reais, e aplicar a subtração para obter o troco de 11 reais.
Atividade 5
Aqui os estudantes precisam identificar a regra usada (um braço levantado, braços abaixados) para decidir que o robô faltante tem braços abaixados.
No item b, o foco inicial está em conhecer o significado de dobro e metade para determinar o valor dos robôs, antes da promoção. Os estudantes podem usar estratégias pessoais para indicar o valor de 220 reais (o dobro de 110).
Em c, os estudantes devem comparar quantidades para determinar a impossibilidade da compra, pois ela tem 87 reais, quantia menor que 110, o preço do robô.
Para obter os 23 reais que faltam, uma estratégia é partir do 87 e acrescentar valor para chegar aos 110 reais (87 + 13 = 100 e depois 100 + 10 = 110).
Estimule a verbalização das resoluções e das estratégias pessoais para a resolução de problemas.