MP059

Introdução da Unidade 2

Esta Unidade tem como foco tratar os conhecimentos a serem desenvolvidos na Unidade Temática Números. Assim, a abertura traz, em página dupla, uma imagem próxima do cotidiano da criança na faixa etária do estudante do 3º ano do Ensino Fundamental, com informações a serem exploradas em Para refletir ...

Nesta Unidade, além de reforçar nos estudantes o desenvolvimento das habilidades de identificação das características do sistema de numeração decimal, por meio da composição e da decomposição de número natural de até quatro ordens; de construção e aplicação, com estratégias pessoais, dos fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito e de relacionar os números naturais com pontos da reta numérica na construção de fatos da adição e da subtração, mediante deslocamentos para a direita ou para a esquerda, e também a ordenação dos números naturais, já trabalhadas na Unidade 1, explora-se o uso de diferentes procedimentos de cálculo mental e cálculo escrito (exato ou aproximado; por decomposição ou por algoritmo) na resolução de problemas significativos que envolvam adição e subtração com números naturais e seus diferentes significados: juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, ampliando os objetos de conhecimento da Unidade Temática Números. Destacam-se também as atividades que propõem que os estudantes elaborem questões com base nos dados apresentados por maneiras diversas, seja por texto, por tabelas e gráficos, por imagens ilustrativas ou fotográficas, ou ainda por esquemas.

A Unidade Temática Probabilidade e estatística é contemplada em atividades propositivas de problemas que exploram a habilidade dos estudantes de mobilizar os conhecimentos necessários ao desenvolvimento da leitura, da interpretação, bem como da aplicação e comparação de dados apresentados em tabelas e gráficos de barras envolvendo resultados de pesquisas com o objetivo de compreender aspectos da realidade sociocultural significativos. Essas atividades ampliam os conhecimentos desenvolvidos no 2º ano do Ensino Fundamental e preparam para os que serão trabalhados no 4º ano.

Competência geral favorecida

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

Competências específicas favorecidas

2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

4. Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes nas práticas sociais e culturais, de modo a investigar, organizar, representar e comunicar informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes.

MP060

UNIDADE 2. Adição e subtração

Ilustração. À esquerda, Caio, uma menina e uma senhora estão sentados em volta de uma mesa e comendo sorvete. Atrás deles, um jovem está em pé, ao lado de um freezer com picolés dentro. Acima, uma placa com a informação: PICOLÉS DE FRUTAS. No centro, Melissa está de costas e lavando as mãos em uma pia. Em seguida, um homem está colocando uma bola de sorvete sobre uma casquinha. E ao seu lado há um freezer com potes de sorvetes e placas com as informações: SORVETES DE MASSA: CHOCOLATE, CREME, BANANA, FRUTAS VERMELHAS, PISTACHE, FLOCOS. Ao lado, uma mulher está sorrindo e com o dedo indicador levantado. Em seguida, um menino e um homem estão sentados e comendo picolés. Ao fundo, uma porta, um cartaz com sorvetes e uma janela com árvores e flores.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos da Unidade

Construir e utilizar fatos básicos da adição para o cálculo mental ou escrito.

Resolver e elaborar problemas de adição e subtração, utilizando diferentes estratégias de cálculo, incluindo cálculo mental e estimativa.

Identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando composição e decomposição de números naturais (de até 4 algarismos).

Representar números naturais na reta numérica para utilizá-la na construção de fatos da adição e da subtração, relacionando-os com deslocamentos para a direita ou para a esquerda.

Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental ou escrito para resolver problemas envolvendo adição e subtração.

Resolver problemas cujos dados estão apresentados em tabelas de dupla entrada ou gráficos de colunas.

Organizar dados coletados em pesquisa utilizando tabelas e gráficos de barras.

Para explorar a ilustração da abertura, é importante reservar um tempo para que os estudantes observem a cena e conversem entre si sobre os espaços e objetos presentes na sorveteria. Comente com eles que Melissa e Caio estão na sorveteria e peça que os localizem.

BNCC em foco:

EF03MA02, EF03MA03, EF03MA04, EF03MA05, EF03MA06, EF03MA11, EF03MA26, EF03MA27

MP061

Para refletir...

Os sabores dos picolés são: morango, limão e maracujá. Luís está separando quatro picolés de cada sabor para levar a seus amigos. Quantos picolés no total ele vai levar? _____

Resposta: 12 picolés.

Cada pote de sorvete de massa serve vinte bolas caprichadas. Melissa pediu três casquinhas com duas bolas de sorvete do mesmo sabor em cada uma. Quantas bolas ainda é possível servir com esse pote?

_____

Resposta: 14 bolas.

MANUAL DO PROFESSOR

Para refletir...

Na primeira questão, espera-se que os estudantes utilizem a adição reiterada, ou seja, a adição de parcelas iguais com a qual já devem ter tido contato no ano anterior. Como há 3 sabores de picolé e ele vai levar 4 picolés de cada sabor, o total é 12 picolés. Ao comentar a abertura, registre na lousa:

4 + 4 + 4 = 12.

Já na segunda questão, espera-se que os estudantes identifiquem que essa é uma situação que envolve a adição e a subtração. Incentive-os a elaborarem uma estratégia de resolução e, depois de aplicá-la, fazerem a verificação do resultado obtido, observando sua adequação à situação proposta.

MP062

Jogo: Fazendo quinze

Material: Para cada jogador, 1 conjunto de cartas numeradas de 1 a 10 e 10 feijões para fazer a contagem dos pontos. As cartas podem ser confeccionadas pelos jogadores ou podem ser usadas as cartas numeradas de 2 a 10 e o ás de um baralho comum. Nesse caso, a carta ás substitui a carta de número 1.

Ícone: Grupo.

Jogadores: 2, 3 ou 4

Regras:

MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

Construir e utilizar fatos básicos da adição para o cálculo mental ou escrito.

Auxilie os estudantes na leitura e na compreensão das regras do jogo, que envolve o cálculo mental com adição de várias parcelas. O aspecto mais interessante é a necessidade de descobrir, a cada rodada, quais cartas podem levar à soma 15 ou a uma quantidade aproximada, porém inferior. A habilidade de tomar decisões em situações como essa (pegar mais cartas ou não, e quantas pegar) exige rapidez para estimar resultados possíveis. Espera-se que os estudantes considerem que, se tiverem cartas cuja soma seja próxima de 15, não devem pedir mais cartas, se desejarem permanecer no jogo; se a soma for abaixo de 6, devem pedir ao menos mais uma carta. Deixe-os jogar algumas partidas para se familiarizarem com as regras e com as estimativas de resultados possíveis em diversas jogadas. Observe as estratégias empregadas durante o jogo: se fazem alguma análise sofisticada em relação aos números ou se jogam aleatoriamente.

Variações

À medida que explorarem o jogo, é possível que os estudantes queiram buscar novos desafios. Por exemplo, alterar a soma a ser obtida ou os valores e a quantidade de cartas disponíveis aos jogadores etc. Eles também podem modificar algumas regras, como eliminar a regra de que, passando de 15, o jogador sai do jogo; assim, tomarão decisões também pela proximidade dos sucessores de 15. No decorrer das aulas, pode ainda ser alterada a operação para multiplicação, mas nesse caso o valor 15 deve ser mudado para um número maior.

BNCC em foco:

EF03MA03

MP063

Questões sobre o jogo

  1. Qual é a menor soma possível que um jogador pode obter ao receber as duas primeiras cartas? E a maior?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Menor soma: 2; maior soma: 20.
  1. É possível um jogador obter soma 15 nas duas primeiras cartas distribuídas no jogo? No caso de ser possível, com quais números?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Sim; com os números 8 e 7 (8 + 7 = 15), ou com os números 9 e 6 (9 + 6 = 15), ou com os números 10 e 5 (10 + 5 = 15).
  1. Veja as cartas de Adriana em uma das rodadas.
Ilustração. Adriana, jovem ruiva com cabelo preso está sentada e segurando três cartas com os números: 4, 5, 2. Na frente dela, Camila, menina loira está sentada e segurando duas cartas. Entre elas há cartas empilhadas sobre uma mesa.

Se ela solicitasse mais uma carta, qual ela poderia receber de modo que não fosse excluída da rodada?

_____

PROFESSOR Resposta: A carta de número 4, 3, 2 ou 1.

Ícone: Oral.

  1. Se você estivesse jogando e suas cartas tivessem soma 13, você se arriscaria a pedir mais cartas? Por quê?
    PROFESSOR Respostas pessoais.

    Ícone: Oral.

  1. Carlos, Vanessa e Ricardo estavam jogando. Observe as cartas de cada um deles.
Ilustração. À esquerda, Carlos, menino com cabelo raspado está sentado e na frente dele, cartas sobre uma mesa com os números: 7, 5, 1. No centro, Vanessa, menina loira está sentada e de costas. Na frente dela, cartas com os números: 7, 4, 2. À direita, Ricardo está sentado e virando uma carta. Na frente dele, cartas com os números: 8, 5. Entre eles há cartas empilhadas sobre a mesa.

Sabendo que Ricardo venceu a rodada, qual poderia ser sua terceira carta? Leve em consideração que cada jogador encerrou a rodada com 3 cartas.

PROFESSOR Resposta: A de número 1 ou 2.
MANUAL DO PROFESSOR

Questões sobre o jogo

Após os estudantes jogarem algumas vezes, proponha que, individualmente ou em duplas, respondam às questões de 1 a 5, que auxiliam na compreensão de escolhas de possibilidades, na análise de riscos e na tomada de decisões.

Na questão 2, espera-se que os estudantes percebam que é possível obter soma 15 com os números 8 e 7, ou com 9 e 6, ou ainda com 10 e 5.

Na questão 4, espera-se que o estudante perceba que ele já tem 13, o que está muito próximo de 15, ou seja, não é uma boa estratégia pedir outra carta, pois, para que ele não saia do jogo, as únicas cartas que lhe servem são as de número 1 ou de número 2.

Na questão 5, espera-se que os estudantes percebam que a terceira carta de Ricardo poderia ser a de número 1 ou 2, pois, no primeiro caso, ele teria soma igual a 14 e, no segundo, soma igual a 15, enquanto Vanessa e Carlos pararam de pedir cartas quando alcançaram a soma igual a 13.

Após a resolução das questões, proponha aos estudantes que joguem novamente. Observe se eles mudaram de postura durante o jogo: se as análises estão mais profundas e cuidadosas do que anteriormente.

Esse retorno ao jogo pode representar um momento de, na perspectiva de uma avaliação formativa, diagnóstico do quanto os estudantes se apropriaram das técnicas de análise propiciadas pela resolução das questões.

BNCC em foco:

EF03MA03

MP064

Situações de adição e de subtração

  1. Mariana colheu várias frutas de seu pomar: 44 laranjas, 23 mangas e 12 abacates.
    1. Quantas frutas foram colhidas no total?

      _____

      PROFESSOR Resposta: 79 frutas.
    1. Mariana precisa colher, no total, 2 dúzias de abacates. Quantos abacates ela ainda precisa colher?

      _____

      PROFESSOR Resposta: 12 abacates.
  1. Há 32 anos, Miguel tinha 14 anos de idade. Quantos anos Miguel tem agora?

    _____

    PROFESSOR Resposta: 46 anos.
  1. Amélia tinha algumas figurinhas e ganhou outras 12 de seu pai. Ela passou a ter 48 figurinhas. Quantas figurinhas Amélia tinha antes de ganhar outras de seu pai?

    _____

    PROFESSOR Resposta: 36 figurinhas.
  1. Em uma escola, houve apresentação musical feita por alguns estudantes. Na plateia, estavam 232 pais e 105 estudantes. Quantas pessoas assistiram à apresentação?

    _____

    PROFESSOR Resposta: 337 pessoas.

    5. No site de uma loja, Marília viu a propaganda dos produtos abaixo.

Ilustração. À esquerda, pratos e xícaras e uma placa com a informação: JOGO DE JANTAR – R$ 412,00. À direita, um forno elétrico e acima há uma placa com a informação: FORNO ELÉTRICO – R$ 687,00.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos

Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, utilizando diferentes estratégias de cálculo, incluindo o cálculo mental e a estimativa.

Resolver problemas cujos dados estão apresentados em gráficos de colunas.

Atividade 1

Nessa atividade, os estudantes precisam buscar informações no texto e interpretá-las, juntar mais de duas quantidades, ter noção de dúzia e completar uma quantidade para atingir outra. É interessante propor a socialização das estratégias utilizadas por eles.

Incentive os estudantes a utilizarem o espaço ao lado das atividades para realizar seus cálculos, por algoritmo ou por meio de registros pessoais. Se possível, ofereça a eles algum tipo de material manipulável para ajudar nas resoluções.

Atividades 2, 3 e 4

Disponibilize para os estudantes materiais manipuláveis (fichas, palitos, Material Dourado) que os auxiliem nessas atividades. Escolha alguns estudantes para explicar, oralmente ou por escrito, como resolveram cada cálculo.

Atividade 5

Produza, antecipadamente, cédulas e moedas de real para os estudantes vivenciarem a situação e utilizarem como apoio para o cálculo. Oriente-os a guardá-las, pois poderão ser utilizadas em outras atividades.

Observe se os estudantes apresentam alguma dificuldade para estimar os valores aproximados (se julgar necessário, exemplifique na lousa e retome a representação na reta numérica). Eles podem, por exemplo, arredondar os números para a dezena mais próxima e, depois, subtraí-los: 690 − 410 = 280; ou arredondar para a centena mais próxima e efetuar a subtração: 700 − 400 = 300.

Após a resolução, peça aos estudantes que calculem o valor exato e comparem com os resultados obtidos nos arredondamentos.

A abordagem em sala de aula deve levar em conta as dificuldades de cada tipo de problema e os procedimentos de resolução que fazem parte do repertório dos estudantes. As operações podem ser feitas pelos algoritmos tradicionais, por estimativas ou com o auxílio de instrumentos manipuláveis, como o Material Dourado e o ábaco.

BNCC em foco:

EF03MA06

MP065

  1. Observe no monitor abaixo a quantidade de livros de uma biblioteca e responda às questões.
Ilustração. Monitor e na tela, a informação: Quantidade de livros da biblioteca. 
Tipo: Contos; Quantidade: 264. 
Tipo: Poemas; Quantidade: 53. 
Tipo: Arte; Quantidade: 123.
  1. Quantos livros de contos há a mais que livros de arte?

    _____ livros de contos a mais que livros de arte.

    PROFESSOR Resposta: 141
  1. Quantos livros de poemas há a menos que livros de contos?

    _____ livros de poemas a menos que livros de contos.

    PROFESSOR Resposta: 211

Ícone: Dupla.

  1. Invente um problema usando os dados da ilustração e escreva-o nas linhas. Depois, peça a um colega que o resolva.

    _____

    PROFESSOR Resposta pessoal.
Ilustração. À esquerda, caixa amarela com 321 canetas. No centro, caixa azul com 262 lápis. À direita, caixa roxa com 114 borrachas.

Ícone: mental.

  1. Em uma exposição, há fotografias de diferentes animais. Observe o gráfico ao lado para responder às questões.
Gráfico de colunas. Fotografias de animais. No eixo vertical, o número de fotografias e no eixo horizontal, o animal. 
Cão: 110 fotografias; 
Gato: 145 fotografias; 
Peixe: 122 fotografias.

Fonte: Acervo da exposição. (fev. 2023)

  1. Quantas fotografias estão expostas ao todo?

    _____

    PROFESSOR Resposta: 377 fotografias.
  1. Quantas fotografias de gatos há a mais que fotografias de cães?

    _____

    PROFESSOR Resposta: 35 fotografias.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 6

Espera-se que os estudantes identifiquem nas questões propostas o significado de comparação de quantidades da subtração. Incentive-os a propor estratégias próprias para efetuar os cálculos com ou sem apoio de material manipulável. Socialize os diferentes procedimentos e valide-os com os estudantes.

Atividade 7

Os estudantes devem elaborar um problema com base na ilustração, que fornece dados numéricos. Em propostas desse tipo são comuns problemas que envolvam muitos cálculos, com “números grandes”, pois os estudantes acreditam que, dessa maneira, tornam maior o desafio para os colegas. Incentive-os a pensar em problemas com cálculos simples, porém criativos.

Atividade 8

Atividades desse tipo possibilitam relacionar as operações aritméticas à exploração de um gráfico. Observe se, para responder às questões, os estudantes leem e compreendem as informações do gráfico. Pergunte: “Quantas fotografias de cães faltam para chegar à mesma quantidade de fotografias de peixes?”. Espera-se que respondam 12 fotografias de cães.

Os diferentes procedimentos de cálculo se relacionam e se complementam: o cálculo escrito, para ser compreendido, apoia-se no cálculo mental, nas estimativas e nas aproximações. Ao organizar o trabalho com cálculos, é importante privilegiar uma abordagem que explore concomitantemente procedimentos de cálculos mental e escrito, para que os estudantes percebam gradativamente as relações existentes entre eles e, com isso, aperfeiçoem seus procedimentos pessoais, tornando-os cada vez mais práticos e próximos das técnicas usuais.

BNCC em foco:

EF03MA06, EF03MA26

MP066

  1. O esquema abaixo mostra os caminhos possíveis entre a casa de Carla e a escola onde ela estuda.
Ilustração. Vista de cima de um quarteirão. No canto superior esquerdo, a casa de Carla. Em volta há quatro ruas, formando um retângulo. A rua na parte superior (à direita da casa de Carla) tem 306 metros. A rua abaixo da casa de Carla tem 154 metros. Abaixo, rua com 324 metros e à direita, rua com 163 metros. No canto inferior direito, a Escola. No centro há casas e árvores. Resposta: As ruas com 306 e 163 metros estão pintadas de rosa.

Ícone: Desenho ou pintura.

  1. Pinte o caminho mais curto entre a casa de Carla e a escola.
  1. Qual é a medida do comprimento, em metro, do caminho mais curto?

    _____

    PROFESSOR Resposta: 469 metros.
  1. Observe o painel que mostra o número de participantes de uma meia maratona e responda às questões.
Ilustração. Painel com a informação: PARTICIPANTES DA MEIA MARATONA. 
1.032 MULHERES; 2.564 HOMENS.
  1. Quantas pessoas participaram dessa meia maratona?

    _____

    PROFESSOR Resposta: 3.596 pessoas.
  1. Quantos homens participaram a mais que mulheres?

    _____

    PROFESSOR Resposta: 1.532 homens.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos

Resolver e elaborar problemas de adição e subtração, utilizando diferentes estratégias de cálculo, incluindo cálculo mental e estimativa.

Resolver problemas cujos dados estão apresentados em tabelas de dupla entrada.

As atividades propostas nestas páginas apresentam situações que articulam as operações de adição e subtração com outras Unidades Temáticas da Matemática (Geometria, Grandezas e medidas e Probabilidade e estatístic a); retomam conceitos já trabalhados, como movimentação no espaço, representação de trajetos, noções de medidas de comprimento e interpretação de dados registrados em tabela de dupla entrada. O aspecto importante é a necessidade que os estudantes terão de decidir quais operações conduzem à resolução do problema.

Atividades 9 e 10

Explore com a turma as ilustrações e as informações contidas nelas. Se julgar oportuno, reúna os estudantes em duplas para discutirem as estratégias a serem usadas. Verifique como eles procedem no caso das quantidades expressas por números de 4 algarismos. Disponibilize o Material Dourado como apoio para a realização desses cálculos. Depois, as duplas podem compartilhar suas estratégias com toda a turma, em uma roda de conversa.

BNCC em foco:

EF03MA06

Sugestão de leitura para o professor

Artigo

RIZZARDO, Juliana C. Corbanezi. A adição no processo de tomada de consciência: um estudo de caso. Disponível em: http://fdnc.io/eU1. Acesso em: 21 maio 2021.

Nesse artigo, a autora discute um estudo de caso que envolve um estudante de 8 anos em atividades de adição em uma escola pública. Constam do artigo a fundamentação, o método de trabalho, os diálogos e as intervenções da pesquisadora no processo de aprendizagem.

MP067

  1. Meire tem uma floricultura. Veja na tabela abaixo a quantidade de flores que ela usou durante um mês para fazer arranjos. Em seguida, complete-a.

Quantidade de flores

Tabela: equivalente textual a seguir.

Flor

Cor

Gérbera

Rosa

Branca

1 202

1 490

Vermelha

2 314

2 308

Total

_____

_____

Fonte: Controle da floricultura da Meire. (jan. 2023)

PROFESSOR Resposta: Gérbera: 3.516; Total Rosa: 3.796.
  1. Quantas flores brancas e quantas flores vermelhas Meire usou para fazer os arranjos nesse mês?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Meire usou 2.692 flores brancas e 4.622 flores vermelhas.
  1. Quantas rosas foram usadas a mais que gérberas?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Foram usadas 282 rosas a mais.

    Ícone: Dupla.

  1. Agora, invente outra questão que possa ser respondida com os dados da tabela e peça a um colega que a responda.

    _____

    PROFESSOR Exemplo de questão: “Quantas flores Meire usou nesse mês?”. (7.314 flores.)
  1. O Teatro Castro Alves, no município de Salvador (Bahia), tem capacidade para 1.554 pessoas. Se em uma apresentação foram 1.342 pessoas, quantos assentos ficaram vazios?
Fotografia. No centro, várias poltronas vermelhas e ao fundo, um palco grande. Nas laterais há paredes de madeira e no teto, luzes acesas.

LEGENDA: Interior do Teatro Castro Alves, município de Salvador, Bahia, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Ficaram vazios _____ assentos.

PROFESSOR Resposta: 212
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 11

A atividade possibilita que os estudantes reconheçam o cálculo a ser feito pela análise dos dados registrados em uma tabela de dupla entrada e proponham novos problemas com base nesses dados. Auxilie-os na leitura da tabela de dupla entrada, esclarecendo que cada tipo de flor (gérbera e rosa) pode aparecer com duas cores diferentes (branca e vermelha). Faça questionamentos que promovam o entendimento desse tipo de tabela. Por exemplo:

Há quantas rosas brancas? (1.490)

Quantas gérberas são vermelhas? (2.314)

Há mais rosas brancas ou vermelhas? (Vermelhas, pois 2.308 > 1.490.)

Que tipo de flor há mais na cor vermelha: gérbera ou rosa? Por quê? (Gérbera, porque há 2.314 gérberas vermelhas e 2.308 rosas vermelhas, e 2.314 > 2.308.)

Que tipo de flor há em maior quantidade? (Rosas.)

Atividade 12

Organize os estudantes em grupos, distribua um kit de Material Dourado para cada grupo e proponha que representem 1.554 e 1.342 com as peças desse material. Se julgar necessário, relembre com eles as seguintes equivalências:

1 cubinho corresponde a 1 unidade;

1 barra corresponde a 10 unidades ou 1 dezena;

1 placa corresponde a 100 unidades ou 1 centena;

1 cubo grande corresponde a 1.000 unidades ou 1 unidadede milhar.

Peça aos estudantes que registrem no caderno essas representações com desenhos. Depois, eles devem discutir estratégias para o cálculo usando as representações feitas e registrar no caderno os procedimentos e o resultado obtido.

Para finalizar, cada grupo apresenta para a turma seu cálculo usando as representações feitas com o Material Dourado.

BNCC em foco:

EF03MA06, EF03MA26

MP068

Algumas estratégias de cálculo

Cálculo mental e estimativas

  1. Calcule o resultado em cada caso dando “saltos duplos” na reta numérica.
  1. Sabendo que:

    15 = 10 + _____

    PROFESSOR Resposta: 5

    37 + 15 = _____

    PROFESSOR Resposta: 52
Ilustração. Reta numérica. À esquerda, o número 37 e acima, a indicação: + 10. Em seguida, um travesseiro com o número 47. Acima, a indicação: + 5 e ao lado, travesseiro com espaço para resposta.
PROFESSOR Resposta: 52
  1. Sabendo que:

    28 = _____ + 8

    PROFESSOR Resposta: 20

    75 − 28 = _____

    PROFESSOR Resposta: 47
Ilustração. Reta numérica. À direita, o número 75 e acima, a indicação: - 20. Em seguida, uma bolha de sabão com espaço para resposta. Acima, a indicação: - 8 e ao lado, bolha com espaço para resposta.
PROFESSOR Resposta: 47, 55
  1. Um ciclista percorreu uma trilha do quilômetro 28 até o quilômetro 49. Usando a reta numérica, Adriana e Cláudio decidiram calcular quantos quilômetros o ciclista percorreu nessa trilha. Verifique a estratégia usada pelas crianças e complete.
Ilustração. Adriana, menina com cabelo preto e curto e camiseta vermelha está com a mão esquerda virada para cima. Ao seu lado, uma reta numérica. À direita, o número 49 e acima, a indicação: - 20. À esquerda, espaço para resposta. Acima, a indicação: - 1 e ao lado, espaço para resposta.
PROFESSOR Resposta: 28, 29
Ilustração. Cláudio, menino com cabelo encaracolado e camiseta verde está apontando para frente com o dedo indicador. Ao seu lado, uma reta numérica. À esquerda, o número 28 e acima, a indicação: + 10. Em seguida, espaço para resposta. Acima, a indicação: +10 e ao lado, espaço para resposta. Acima, a indicação: + 1 e espaço para resposta.
PROFESSOR Resposta: 38, 48, 49

O ciclista percorreu _____ quilômetros.

PROFESSOR Resposta: 21
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos

Representar números naturais na reta numérica para utilizá-la na construção de fatos da adição e da subtração, relacionando-os com deslocamentos para a direita ou para a esquerda.

Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental ou escrito para resolver problemas envolvendo adição e subtração.

Atividade 1

A atividade propicia aos estudantes conhecerem estratégias de cálculo como apoio da reta numérica para efetuar adições e subtrações. Espera-se que eles se apropriem desse conhecimento e o apliquem ao fazer cálculos mentais.

Atividade 2

Peça aos estudantes que observem as estratégias das duas crianças para descobrir a distância percorrida pelo ciclista, que partiu do quilômetro 28 e chegou ao quilômetro 49.

Adriana fez a subtração 49 − 28, com o recurso da reta numérica. Dando dois “saltos” para trás, um de 20 e outro de 1, ela encontrou o resultado 28, concluindo que o ciclista percorreu 21 quilômetros.

Cláudio calculou de outra maneira: realizou dois “saltos” de 10 e um “salto” de 1 para a frente, a fim de chegar ao número 49. Nesse caso, ao adicionar os “saltos” 10 + 10 + 1, ele chegou ao resultado de 21, ou seja, 21 quilômetros.

Proponha aos estudantes que desenhem uma reta numérica e marquem nela o ponto 28, para representar o quilômetro de onde partiu o ciclista. A partir desse ponto, darão “saltos” (quantos quiserem) até atingirem o ponto 49, que representa o quilômetro da chegada. Outra possibilidade é marcarem o quilômetro 49 e realizarem o movimento contrário até atingir a marca do quilômetro 28. Em ambos os casos, para saber a distância percorrida basta adicionar as distâncias realizadas em cada “salto”.

BNCC em foco:

EF03MA04, EF03MA05

MP069

  1. Sandra tem 780 gramas de farinha de trigo e quer fazer 2 bolos: um de abacaxi e outro de chocolate.

Quantidade de farinha de trigo necessária

Tabela: equivalente textual a seguir.

Tipo de bolo

Quantidade de farinha

Chocolate

360 gramas

Abacaxi

310 gramas

Fonte: Receitas de Sandra. (jan. 2023)

  1. Fazendo uma estimativa, é possível dizer que a quantidade de farinha de trigo que Sandra tem é suficiente para fazer os 2 bolos?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Sim.
  1. Quantos gramas de farinha de trigo sobrariam ou faltariam para Sandra fazer os dois bolos?

    _____

    PROFESSOR Resposta: 110 gramas.

Ícone: mental.

  1. Isabela leu dois livros: um com 313 páginas e o outro com 189 páginas. Descubra a quantidade, aproximada, de páginas lidas por Isabela.
    1. O número 313 está mais próximo de 300 ou de 400? _____
      PROFESSOR Resposta: De 300.
    1. O número 189 está mais próximo de 100 ou de 200? _____
      PROFESSOR Resposta: De 200.
    1. Quantas páginas, aproximadamente, Isabela leu ao todo?

      _____

      PROFESSOR Resposta: Exemplo de estimativa: Aproximadamente, 500 páginas.
Ilustração. Isabela, mulher loira com cabelo preso e camiseta rosa. Ela está com o dedo indicador levantado e fala: Para saber aproximadamente quantas páginas eu li ao todo, podemos arredondar cada um dos números para a centena mais próxima e depois adicioná-las.

Ícone: mental.

  1. Qual é, aproximadamente, o preço da geladeira e da TV juntas?

    Ilustração. Balão amarelo com o texto: PROMOÇÃO DE GELADEIRA R$ 1.103,00. Ao lado, outro balão amarelo com o texto: PROMOÇÃO DE TV R$ 1.281,00.

    _____

    PROFESSOR Resposta: Exemplo de estimativa: Aproximadamente, 2.400 reais.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 3

Espera-se que os estudantes respondam que sim. No entanto, como se trata de uma estimativa, pode ser que algum deles empregue um critério de arredondamento para cima em relação às centenas (400 gramas para os dois bolos). Desse modo, a resposta será não.

É importante salientar que isso não é um erro. Mais do que isso, é uma oportunidade de discussão a respeito dos critérios aplicados pelos estudantes durante a estimativa.

Atividade 4

Depois que os estudantes responderem às questões, pergunte a eles: “Qual é o resultado exato da adição 313 + 189?” (502). É importante eles perceberem que, nesse caso, o cálculo exato apresenta uma diferença pequena em relação à estimativa feita (500), pois o arredondamento de 313 para 300 diminui o número em 13 unidades, enquanto o arredondamento de 189 para 200 o aumenta em 11 unidades. Portanto, o resultado será 2 unidades (13 − 11) a menos que o resultado exato. A atividade pode ser ampliada fazendo-se perguntas como: “Que resultado seria obtido se o arredondamento dessa adição fosse para a dezena mais próxima? Qual é o resultado exato da adição 313 + 189?”.(310 + 190 = 500; 502)

Atividade 5

Os estudantes podem resolver a atividade em duplas. Verifique se primeiro fazem o arredondamento dos valores para depois efetuarem a adição.

Após a resolução, sugira a eles adições similares, para que calculem os resultados por meio de estimativas.

Para verificar se o resultado obtido estava correto, costumava-se fazer a “prova real” (operação inversa) ou a “prova dos noves”, que não dá garantia absoluta da comprovação. Hoje, essas técnicas de verificação de resultados têm sido substituídas pelas estimativas, sobretudo por se reconhecer sua grande contribuição para o cálculo mental, mais práticas nas situações cotidianas. Por isso, oferecer aos estudantes situações em que as aproximações e estimativas de resultados sejam mais importantes que o cálculo exato contribui de modo significativo para o desempenho deles em situações do dia a dia e para a compreensão dos resultados obtidos por meio de algoritmos ou de calculadora. Saber estimar resultados possibilita reconhecer erros de digitação, ao deparar com um resultado “absurdo” na calculadora.

BNCC em foco:

EF03MA05

MP070

Decomposição e algoritmo usual

  1. Os estudantes do 3º ano foram a um zoológico que acomoda 142 mamíferos e 253 aves. Quantos mamíferos e aves há ao todo nesse zoológico?

    Para descobrir, vamos adicionar 142 com 253.

Conta de adição na vertical. Cálculo por decomposição. Na parte superior, a conta: 142: 100 + 40 + 2. Na parte inferior, a conta: 253: espaço para resposta + espaço para resposta + espaço para resposta. Entre as contas há o sinal de adição e abaixo, uma linha horizontal. Em seguida, a conta: espaço para resposta + espaço para resposta + espaço para resposta = espaço para resposta.
PROFESSOR Resposta: 200 + 50 + 3
PROFESSOR 300 + 90 + 5
PROFESSOR 395
Conta de adição na vertical. Cálculo com o algoritmo usual. Acima, à esquerda, centenas (C), no centro, as dezenas (D) e à direita, as unidades (U). Abaixo, o número 142. Em seguida, sinal de adição, e o número 253. Abaixo, traço horizontal e o resultado espaço para resposta.
PROFESSOR Resposta: 395
Ilustração. Uma menina cadeirante com cabelo preso, macacão azul e tênis vermelho está com o dedo indicador levantado. Ela sorri e fala: 2 unidades mais 3 unidades são espaço para resposta  unidades. 4 dezenas mais 5 dezenas são espaço para resposta dezenas. 1 centena mais 2 centenas são espaço para resposta centenas.
PROFESSOR Resposta: 5, 9, 3

Adição  142 + 253 = _____

PROFESSOR Resposta: 395

Ao todo, nesse zoológico, há _____ mamíferos e aves.

PROFESSOR Resposta: 395

Ícone: Dupla.

Ao todo, nesse zoológico, há _____ répteis, mamíferos e aves.

PROFESSOR Resposta: 497
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos

Identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando composição e decomposição de números naturais (de até 4 algarismos).

Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental ou escrito para resolver problemas envolvendo adição e subtração.

Atividade 1

Após a resolução de cada parte da atividade, verifique as respostas dos estudantes e solicite que comparem com um colega que tenha utilizado um método diferente, fazendo-os perceber que, independentemente do método utilizado para resolução, as respostas têm de ser iguais.

Peça aos estudantes que pensem em outras maneiras de calcular o resultado da operação envolvida (adição): por decomposição, pelo algoritmo usual, por estimativas e mentalmente.

Compare e discuta os diferentes procedimentos de cálculo com a turma.

Se julgar conveniente, antes que os estudantes completem o algoritmo usual, peça a um deles que faça na lousa a operação por decomposição. Há estudantes que iniciam o cálculo com o algarismo da ordem das centenas, depois com o das dezenas e por fim com o das unidades. A razão de se realizar o cálculo da direita para a esquerda ocorre pela necessidade de padronizar o procedimento no caso de a adição envolver reagrupamento.

BNCC em foco:

EF03MA02, EF03MA05

MP071

  1. Uma lanchonete encomendou 345 garrafas de suco de morango e 213 garrafas de suco de uva. Quantas garrafas de suco de morango foram encomendadas a mais que de uva?

    Para descobrir, vamos subtrair 213 de 345.

Conta de subtração na vertical. Cálculo por decomposição. Na parte superior, a conta: 345: 300 + 40 + 5. Na parte inferior, a conta: 213: espaço para resposta + espaço para resposta + espaço para resposta. Entre as contas há o sinal de subtração e abaixo, uma linha horizontal. Em seguida, a conta: espaço para resposta + espaço para resposta + espaço para resposta = espaço para resposta.
PROFESSOR Resposta: 200 + 10 + 3
PROFESSOR 100 + 30 + 2
PROFESSOR 132
Conta de subtração na vertical. Cálculo com o algoritmo usual. Acima, à esquerda, centenas (C), no centro, as dezenas (D) e à direita, as unidades (U). Abaixo, o número 345. Em seguida, sinal de subtração, e o número 213. Abaixo, traço horizontal e o resultado: espaço para resposta.
PROFESSOR Resposta: 132
Ilustração. Um jovem com cabelo encaracolado, camiseta amarela, bermuda verde e tênis azul está andando ao lado de um cachorro e com a mão direita virada para cima. Ele fala: 5 unidades menos 3 unidades são espaço para resposta unidades. 4 dezenas menos 1 dezena são espaço para resposta dezenas. 3 centenas menos 2 centenas é espaço para resposta centena.
PROFESSOR Resposta: 2, 3, 1

Subtração - 345 − 213 = _____

PROFESSOR Resposta: 132

Foram encomendadas ______ garrafas de suco de morango a mais que de uva.

PROFESSOR Resposta: 132

Foram encomendadas _____ garrafas de suco de laranja a mais que de uva.

PROFESSOR Resposta: 183
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 2

De maneira semelhante à página anterior, após a resolução de cada parte da atividade, verifique as respostas dos estudantes e solicite que comparem com um colega que tenha utilizado um método diferente, fazendo-os perceber que, independentemente do método utilizado para resolução, as respostas têm de ser iguais.

Peça aos estudantes que pensem em outras maneiras de calcular o resultado da operação envolvida (subtração): por decomposição, pelo algoritmo usual, por estimativas e mentalmente.

Compare e discuta os diferentes procedimentos de cálculo com a turma.

Se julgar conveniente, antes que os estudantes completem o algoritmo usual, peça a um deles que faça na lousa a operação por decomposição. Há estudantes que iniciam o cálculo com o algarismo da ordem das centenas, depois com o das dezenas e por fim com o das unidades. A razão de se realizar o cálculo da direita para a esquerda ocorre pela necessidade de padronizar o procedimento no caso de a subtração envolver trocas.

BNCC em foco:

EF03MA02, EF03MA05

MP072

  1. Veja como Marcos encontrou o resultado da subtração 458 − 123.
Ilustração. Papel com contas na vertical. Da esquerda para a direita: 
400 – 100 = 300; 50 – 20 = 30; 8 – 3 = 5; 300 + 30 + 5 = 335.

Ícone: Oral.

Ícone: Dupla.

  1. Calcule o resultado de cada caso.

a)

Conta de adição na vertical. Acima, à esquerda, centenas (C), no centro, as dezenas (D) e à direita, as unidades (U). Abaixo, o número 322. Em seguida, sinal de adição, e o número 525. Abaixo, traço horizontal e o resultado: espaço para resposta.
PROFESSOR Resposta: 847

b)

Conta de adição na vertical. Acima, à esquerda, centenas (C), no centro, as dezenas (D) e à direita, as unidades (U). Abaixo, o número 431. Em seguida, sinal de adição, e o número 527. Abaixo, traço horizontal e o resultado: espaço para resposta.
PROFESSOR Resposta: 958

c)

Conta de adição na vertical. Acima, à esquerda, centenas (C), no centro, as dezenas (D) e à direita, as unidades (U). Abaixo, o número 135. Em seguida, sinal de adição, e o número 412. Abaixo, traço horizontal e o resultado: espaço para resposta.
PROFESSOR Resposta: 547

d)

Conta de subtração na vertical. Acima, à esquerda, centenas (C), no centro, as dezenas (D) e à direita, as unidades (U). Abaixo, o número 246. Em seguida, sinal de subtração, e o número 132. Abaixo, traço horizontal e o resultado: espaço para resposta.
PROFESSOR Resposta: 114

e)

Conta de subtração na vertical. Acima, à esquerda, centenas (C), no centro, as dezenas (D) e à direita, as unidades (U). Abaixo, o número 246. Em seguida, sinal de subtração, e o número 12. Abaixo, traço horizontal e o resultado: espaço para resposta.
PROFESSOR Resposta: 234

f)

Conta de subtração na vertical. Acima, à esquerda, centenas (C), no centro, as dezenas (D) e à direita, as unidades (U). Abaixo, o número 527. Em seguida, sinal de subtração, e o número 403. Abaixo, traço horizontal e o resultado: espaço para resposta.
PROFESSOR Resposta: 124
  1. Juliana enganou-se ao encontrar o resultado de 13 + 112 + 30. Descubra o erro do cálculo de Juliana. Depois, no caderno, calcule o resultado correto.

Cálculo de Juliana

Conta de adição na vertical. Na parte superior, a informação: 13: 1 dezena e 3 unidades. Em seguida, a informação: 112: 1 centena, 1 dezena e 2 unidades. E abaixo, a informação: 30: 3 centenas, 0 dezena e 0 unidade. (Resposta: O erro está aqui). Entre as contas há o sinal de adição e abaixo, uma linha horizontal. Em seguida, a informação: 4 centenas, 2 dezenas e 5 unidades = 425.
RESPOSTA: Cálculo correto: Conta de adição na vertical. Na parte superior, a conta: 13: 10 + 3. Em seguida, a conta: 112: 100 + 10 + 2. E abaixo, a conta: 30: 30 + 0. Entre as contas há o sinal de adição e abaixo, uma linha horizontal. Em seguida, a conta: 100 + 50 + 5 = 155.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos

Identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando composição e decomposição de números naturais (de até 4 algarismos).

Construir e utilizar fatos básicos da adição para o cálculo mental ou escrito.

Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental ou escrito para resolver problemas envolvendo adição e subtração.

Atividade 3

Peça aos estudantes que observem a resolução feita por Marcos e depois a expliquem oralmente para um colega.

Exemplo de explicação: Primeiro, Marcos decompôs os números 458 e 123, observando o valor posicional de cada algarismo dos dois números:

458 = 400 + 50 + 8

123 = 100 + 20 + 3

Depois, ele fez as subtrações separadamente.

No caso das centenas: subtraiu 1 centena de 4 centenas (400 − 100 = 300). No caso das dezenas: subtraiu 2 dezenas de 5 dezenas (50 − 20). No caso das unidades: subtraiu 3 unidades de 8 unidades (8 − 3).

Então, no final, ele adicionou os três resultados: 300 + 30 + 5.

Atividade 4

Nessa atividade, os estudantes são incentivados a realizar as adições e subtrações por meio do algoritmo usual, em que os algarismos são adicionados ordem a ordem: unidades com unidades, dezenas com dezenas e centenas com centenas. É pertinente que efetuem mentalmente esses cálculos parciais.

BNCC em foco:

EF03MA02, EF03MA03, EF03MA05

Atividade 5

Situações de análise de erros, como a proposta aqui, possibilitam aos estudantes pensar no problema para além da simples resolução, já que a questão passa a ser identificar o erro, além de descobrir a resolução correta. Os estudantes devem perceber que o erro no cálculo de Juliana foi decompor o número 30 como 3 centenas, em vez de 3 dezenas e 0 unidade. Reforce a noção de que o valor posicional que o algarismo assume depende de sua posição no número.

MP073

  1. Veja no esquema a seguir o circuito que Maiara percorre com a bicicleta.
Ilustração. Na parte superior, uma ciclista e na frente dela, um caminho dividido em cores: Vermelho: 1.152 metros; Verde: 1.537 metros; Amarelo: 1.210 metros. Ao lado há árvores.

Maiara percorre _____ metros do início ao fim do circuito.

PROFESSOR Resposta: 3.899

Boxe complementar:

Desafio

Com os algarismos 6, 7, 8 e 3, Diego forma o maior número possível. Vanessa usa os algarismos 3, 1, 2 e 5 e forma o menor número possível. Ambos usam os quatro algarismos que possuem sem repeti-los. Que número é obtido quando adicionamos os números formados por Diego e Vanessa?

Quadro. Na parte superior: UM, C, D, U. Abaixo, espaço para resposta (Número formado por Diego). Abaixo, sinal de adição e espaço para resposta (Número formado por Vanessa). Traço abaixo e espaço para resposta.

PROFESSOR Resposta: UM: 8. C: 7. D: 6. U: 3. - Número formado por Diego.
PROFESSOR UM: 1. C: 2. D: 3. U: 5. - Número formado por Vanessa.
PROFESSOR UM: 9. C: 9. D: 9. U: 8. Total.

Adicionando os dois números, formados por Diego e Vanessa, obtemos _____.

Resposta: 9.998

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 6

Disponibilize o Material Dourado para os estudantes usarem como apoio nos cálculos.

Nesta atividade, eles terão de recorrer ao esquema para saber quantos metros tem cada um dos três trechos que Maiara percorre com a bicicleta do início ao fim do percurso. Observe a estratégia usada pelos estudantes para efetuar a adição dos três números.

Desafio

Organize a turma em duplas para realizar esse desafio. Verifique as estratégias utilizadas pela dupla para obter o maior número formado pelos algarismos 6, 7, 8 e 3; quais as hipóteses levantadas e os argumentos validados. Se necessário, faça questionamentos como: “No algarismo das unidades de milhar desse número deve aparecer qual desses 4 algarismos para que ele seja o maior possível? Por quê?” (Espera-se que os estudantes reconheçam que, para ser o maior número, devem usar o algarismo 8.); “E nas centenas, qual desses algarismos deve aparecer?”(Espera-se que, desse modo, eles percebam que o número formado por Diego é 8.763.). Pensando de modo análogo, para obter o menor número com os algarismos 3, 1, 2 e 5, espera-se que os estudantes concluam que Vanessa formou o número 1.235.

Auxilie os estudantes a registrarem os números no quadro com os valores posicionais e incentive-os a fazerem os cálculos mentalmente para obter a soma em cada ordem, chegando a 9.998.

BNCC em foco:

EF03MA02, EF03MA03, EF03MA05; competência geral 2

MP074

Adição com reagrupamento: algumas estratégias

  1. Observe, abaixo, as promoções para o almoço.
    • Ivete almoçou peixe grelhado e, de sobremesa, pediu uma fatia da torta de morango. Quanto Ivete gastou?

      Para calcular quanto ela gastou, adicionamos 29 com 13.

Ilustração. Um homem com chapéu de cozinheiro e bigode está segurando uma placa com as informações:
Bobó de camarão: 33 reais. 
Peixe grelhado: 29 reais. 
Massa recheada: 26 reais. 
Torta de morango (fatia): 13 reais. 
Taça de sorvete: 11 reais.

Cálculo com o Material Dourado

29. duas barras e nove cubinhos em cima. Abaixo, 23. Uma barra e trÊs cubinhos. Juntando 29 com 13: 3 barras e doze cubinhos. Há 10 circulados. Trocando 10 cubinhos por uma barra: 4 barras e dois cubinhos. Há uma barra circulada. uma seta vai dos cubinhos circulados até a barra circulada.

29 + 13 = _____

PROFESSOR Resposta: 42

Cálculo com o ábaco

Ilustração. Na parte superior, uma argola (D) e três argolas (U). Em seguida, o número 13 dentro de uma seta, que está apontando para um ábaco, base retangular com hastes de dezena e unidade. Há duas argolas em dezenas e nove argolas em unidades.

Temos de trocar 10 unidades por 1 dezena.

Ilustração. Ábaco, base retangular com hastes de dezena e unidade. Há três argolas em dezenas e doze argolas em unidades. Em volta de dez argolas da unidade há um círculo e uma seta apontando para a dezena. Em seguida, ábaco com quatro argolas em dezenas e duas argolas em unidades.

29 + 13 = _____

PROFESSOR Resposta: 42

Ao todo, Ivete gastou _____ reais nesse almoço.

PROFESSOR Resposta: 42
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos

Identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando composição e decomposição de números naturais (de até 4 algarismos).

Construir e utilizar fatos básicos da adição para o cálculo mental ou escrito.

Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental ou escrito para resolver problemas envolvendo adição e subtração.

Atividade 1

Aprender os algoritmos de forma mecânica não representa uma real contribuição para o desenvolvimento do pensamento matemático. O que se defende não é o abandono dos algoritmos, mas a atribuição de significados para essas técnicas de cálculo. Nesse sentido, para evitar que os estudantes internalizem procedimentos mecânicos, sem significado, não recomendamos o uso da consagrada expressão “vai um” nem que o professor insista na decomposição.

Na situação apresentada com o Material Dourado, a adição dos cubinhos resulta em 12 unidades; desses cubinhos, 10 serão trocados por 1 barra, que, juntando-se com as 3 barras existentes, resultarão em 4 barras (4 dezenas). Portanto, o resultado da adição será 42.

O mesmo ocorre na situação do ábaco com o acréscimo das argolas. No entanto, com o ábaco retrata-se o valor posicional do nosso sistema de numeração, fato que não é possível verificar com o Material Dourado.

O trabalho com diferentes procedimentos de cálculo escrito possibilita aos estudantes a percepção das relações existentes entre eles e, com isso, o aperfeiçoamento das estratégias pessoais. Por exemplo, o uso do Material Dourado e da decomposição em uma mesma adição com reagrupamento possibilita que os estudantes percebam as relações entre os dois procedimentos.

Com o uso do Material Dourado, os estudantes percebem a troca de 10 cubinhos por 1 barra; no ábaco, percebem a troca de 10 argolas de um pino para 1 argola no pino vizinho à sua esquerda (reforçando a característica do valor posicional do nosso sistema de numeração).

BNCC em foco:

EF03MA02, EF03MA03, EF03MA05

MP075

  1. Descubra quantos sorvetes Armando tinha no início do dia.
Ilustração. Armando, homem com chapéu e macacão branco. Ele está com a mão esquerda atrás das costas e a direita virada para cima. Ao seu lado há um carrinho de sorvetes e ele fala: Hoje, vendi 138 sorvetes e fiquei com 13.

Cálculo por decomposição

Conta de adição na vertical. Na parte superior, a conta: 138: 100 + 30 + 8. Na parte inferior, a conta: 13: 10 + 3. Entre as contas há o sinal de adição e abaixo, uma linha horizontal. Em seguida, a conta: 100 + 40 + 11 = espaço para resposta.
PROFESSOR Resposta: 151

Adição: 138 + 13 = _____

PROFESSOR Resposta: 151

Cálculo com o algoritmo usual

Conta de adição na vertical. Acima, à esquerda, centenas (C), no centro, as dezenas (D) e à direita, as unidades (U). Abaixo, o número 138 (e acima do número 3 há o número 1 pequeno e azul). Em seguida, sinal de adição, e o número 13. Abaixo, traço horizontal e o resultado: espaço para resposta.
PROFESSOR Resposta: 151

Armando tinha _____ sorvetes no início do dia.

PROFESSOR Resposta: 151

Ícone: calculadora.

Ícone: Desenho ou pintura.

  1. Sueli quer calcular o resultado da adição 26 + 16 com uma calculadora, mas a tecla seisnão está funcionando. Como ela pode encontrar o resultado dessa adição? Registre as teclas usadas e o resultado obtido no visor.
PROFESSOR Exemplo de resposta: 25 + 1 + 15 + 1 = 42
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 2

O algoritmo por decomposição é uma preparação para o uso do algoritmo usual, pois ele encaminha a adição em duas etapas. Na primeira, adicionam-se dezenas com dezenas e unidades com unidades (já que centena só há em um dos números), mesmo que o resultado de cada adição ultrapasse 9. Na segunda etapa, as unidades são reagrupadas em dezenas e unidades: 1 dezena e 1 unidade, que são adicionadas às 4 dezenas que já se tem, obtendo-se 1 centena, 5 dezenas e 1 unidade, que é igual a 151.

Incentive os estudantes a resolverem a questão de outras maneiras além da decomposição. É possível que alguns não usem o reagrupamento para obter a solução. Por exemplo, podem adicionar 140 unidades a 13 unidades, obtendo 153 unidades, e depois subtrair 2 unidades, o que resulta em 151. O uso de recursos como esse, para evitar o reagrupamento, é comum principalmente na realização de cálculo mental.

Proponha aos estudantes cálculos similares envolvendo adições com reagrupamento.

Atividade 3

A situação de uma calculadora sem o funcionamento da tecla 6 favorece a utilização de diferentes decomposições dos números 26 e 16, como:

25 + 1 + 15 + 1 = 42 ou 24 + 2 + 14 + 2 = 42

Problemas desse tipo mobilizam o raciocínio para a compreensão do funcionamento do sistema de numeração decimal e das propriedades relativas a ele. Sugira aos estudantes que comparem e discutam suas respostas com as de um colega.

Outra possibilidade é eles perceberem que podem gerar duas parcelas diferentes que produzam a mesma soma, como 27 + 15 = 42, compreendendo, assim, a ideia de igualdade para escrever sentenças com adições diferentes que resultem na mesma soma.

Ao realizarem cálculos por decomposição, os estudantes percebem a troca de 10 unidades por 1 dezena. Essa é a primeira etapa de trabalho que os levará a compreender que, toda vez que a adição dos algarismos de determinada ordem atinge 10, essa quantidade é trocada por uma única unidade da ordem imediatamente superior. Por exemplo, 10 unidades são trocadas por 1 dezena, 10 dezenas por 1 centena, 10 centenas por 1 unidade de milhar etc. (quando aprenderem ordens maiores).

A noção de compensação também é importante para os estudantes compreenderem que na composição ou na decomposição de números podem gerar adições com a mesma soma. Por exemplo, na impossibilidade de efetuar 26 + 16 na calculadora (atividade 3), pode-se adicionar 27 (26 + 1) a 15 (16 − 1), e obter a mesma soma.

BNCC em foco:

EF03MA02, EF03MA03, EF03MA05, EF03MA11

MP076

  1. Resolva.
Conta de adição na vertical. Acima, à esquerda, centenas (C), no centro, as dezenas (D) e à direita, as unidades (U). Abaixo, o número 134  e acima do número 1 há o número 1 pequeno. Em seguida, sinal de adição, e o número 692. Abaixo, traço horizontal e o resultado:  826.
Conta de adição na vertical. Acima, à esquerda, centenas (C), no centro, as dezenas (D) e à direita, as unidades (U). Abaixo, o número 517 e acima do número 1 há o número 1 pequeno. Em seguida, sinal de adição, e o número 123. Abaixo, traço horizontal e o resultado:  640.
Conta de adição na vertical. Acima, à esquerda, centenas (C), no centro, as dezenas (D) e à direita, as unidades (U). Abaixo, o número 264 e acima dos números 2 e 6 há o número 1 pequeno. Em seguida, sinal de adição, e o número 257. Abaixo, traço horizontal e o resultado: 521.
Conta de adição na vertical. Acima, à esquerda, centenas (C), no centro, as dezenas (D) e à direita, as unidades (U). Abaixo, o número 158 e acima do número 5 há o número 1 pequeno. Em seguida, sinal de adição, e o número 624. Abaixo, traço horizontal e o resultado:  782.
  1. A massa de um urso-polar macho é 529 quilogramas, e a de uma fêmea é 297 quilogramas. Quantos quilogramas os dois têm juntos?

    _____

    PROFESSOR Resposta: 826 quilogramas.
Fotografia. Urso polar com pelo manchado de marrom. Ao fundo, neve.

LEGENDA: Urso-polar no parque Yorkshire Wildlife, na Inglaterra, em 2021. FIM DA LEGENDA.

  1. O Parque Diversão deseja comprar novos equipamentos para aumentar o número de visitantes. Assim, foram realizadas entrevistas com crianças de 6 a 13 anos. Cada criança votou em um único brinquedo. Observe o gráfico.
Gráfico de colunas. Brinquedos preferidos. No eixo vertical, o número de crianças e no eixo horizontal, o brinquedo. 
Montanha-russa: 369 crianças; 
Roda-gigante: 227 crianças; 
Parede de escalada: 101 crianças.

Fonte: Pesquisa feita pelo Parque Diversão. (jan. 2023)

  1. Quantas crianças foram entrevistadas no total?

    _____

    PROFESSOR Resposta: 697 crianças.
  1. Qual é o brinquedo preferido das crianças entrevistadas?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Montanha-russa.
  1. Qual resposta apareceu com menor frequência nas entrevistas?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Parede de escalada.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos

Identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando composição e decomposição de números naturais (de até 4 algarismos).

Construir e utilizar fatos básicos da adição para o cálculo mental ou escrito.

Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental ou escrito para resolver problemas envolvendo adição e subtração.

Resolver problemas cujos dados estão apresentados em tabelas e em gráficos de colunas.

Atividade 4

Após a realização dos cálculos propostos, pergunte aos estudantes: “Vocês observaram que a quantidade adicionada às dezenas é sempre 1 (1 dezena) e às centenas também? Poderia ser 2, 3 ou mais? Por quê?”.

É importante os estudantes observarem que, tratando-se de uma adição de dois números, para o total de unidades e de dezenas, o máximo que se pode obter é 9 + 9, que equivale a 18, ou seja, sempre, no máximo, 1 dezena ou 1 centena será acrescentada.

Peça aos estudantes que estimem os resultados antes de calculá-los e sugira a eles que façam as adições também com o ábaco.

Atividade 5

Antes de realizarem o cálculo exato, peça aos estudantes que estimem o resultado. Uma proposta do ensino do cálculo consiste em desenvolver e sistematizar procedimentos de cálculo por estimativa e estratégias de verificação e controle de resultados. Ela decorre da larga aplicação desses procedimentos nas situações do dia a dia, nas quais respostas aproximadas são geralmente suficientes e nem sempre se dispõe de lápis e papel ou de calculadora.

O emprego do algoritmo usual da adição pode ser introduzido de maneira gradual, à medida que os estudantes trabalhem simultaneamente com outros modos de obter a soma. A vantagem desse algoritmo é a quantidade reduzida de etapas empregadas e, portanto, o menor tempo para obter a resposta. Entretanto, é importante considerar outras estratégias utilizadas pelos estudantes, desde que elas conduzam ao resultado correto e façam sentido para eles.

Com o tempo, é provável que as convenções sociais e a demanda por rapidez na execução façam-nos optar pelo algoritmo usual.

BNCC em foco:

EF03MA02, EF03MA03, EF03MA05, EF03MA26

MP077

  1. Observe a tabela abaixo e responda à questão.

Despesas mensais de Vânia

Tabela: equivalente textual a seguir.

Conta

Valor

Luz

137 reais

Aluguel

738 reais

Telefone

84 reais

Fonte: Dados fornecidos por Vânia em 2023.

  1. João quer comprar um telefone celular e um tablet . Veja os modelos disponíveis e os preços. Em seguida, calcule o valor a ser pago em cada opção. Depois, responda às questões.
Ilustração. Um tablet pequeno e preto (Modelo Beta 1.329 reais). Ao lado, um tablet grande e branco (Modelo Gama 1.599 reais). Em seguida, um celular médio (Modelo Alfa 1.479 reais) e um celular grande (Modelo Delta 1.098 reais).

Alfa e Gama

_____

PROFESSOR Exemplo de cálculos: Resposta: Conta de adição na vertical. Na parte superior, o número 1.479 e acima dos números 1, 4 e 7 há o número 1 pequeno. Em seguida, sinal de adição, e na parte inferior o número 1.599. Abaixo, traço horizontal e o número 3.078.

Alfa e Beta

_____

PROFESSOR Exemplo de cálculos: Resposta: Conta de adição na vertical. Na parte superior, o número 1.479 e acima dos números 4 e 7 há o número 1 pequeno. Em seguida, sinal de adição, e na parte inferior o número 1.329. Abaixo, traço horizontal e o resultado: 2.808.

Delta e Gama

_____

PROFESSOR Exemplo de cálculos: Resposta: Conta de adição na vertical. Na parte superior, o número 1.098 e acima dos números 0 e 9 há o número 1 pequeno. Em seguida, sinal de adição, e na parte inferior o número 1.599. Abaixo, traço horizontal e o resultado: 2.697.

Delta e Beta

_____

PROFESSOR Exemplo de cálculos: Resposta: Conta de adição na vertical. Na parte superior, o número 1.098 e acima dos números 0 e 9 há o número 1 pequeno. Em seguida, sinal de adição, e na parte inferior o número 1.329. Abaixo, traço horizontal e o resultado: 2.427.
  1. Quantos reais, no máximo, João gastará? _____
    PROFESSOR Resposta: Gastará, no máximo, 3 078 reais.
  1. E no mínimo? _____
    PROFESSOR Resposta: Gastará, no mínimo, 2 427 reais.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 6

O aspecto interessante da atividade é o uso do gráfico de colunas para a apresentação dos dados, que deverão ser localizados e interpretados pelos estudantes. Surge aqui a inter-relação das Unidades Temáticas Números e Probabilidade e estatística, favorecendo o reconhecimento de conexões entre diferentes áreas da Matemática.

Sugira aos estudantes que elaborem outra questão com as informações do gráfico e troquem o problema criado com um colega para a resolução.

Atividade 7

Deixe que os estudantes escolham o procedimento de sua preferência para efetuar a adição proposta. Escolha alguns deles para mostrar sua solução na lousa.

Atividade 8

Um aspecto interessante dessa atividade é a combinação de possibilidades de compra com avaliação de gastos.

Além disso, os estudantes terão de efetuar adições de números de 4 algarismos e poderão observar situações de dois ou três agrupamentos necessários.

Explore os procedimentos de cálculo pedindo aos estudantes que, antes de recorrerem ao algoritmo usual, calculem os resultados das adições por meio de cálculo mental, no ábaco ou usando outra estratégia de sua preferência, registrando os procedimentos e, depois, socializando-os com a turma.

O equilíbrio entre o uso de procedimentos convencionais, como o algoritmo usual, e o de procedimentos alternativos, como o cálculo mental e a decomposição, possibilita maior desenvolvimento do raciocínio matemático. Ao exercitarem os recursos convencionais, os estudantes se apropriam dos métodos socialmente estabelecidos e mais conhecidos de cálculo. Com as opções alternativas, eles desenvolvem o sentido de valor numérico, a ideia das relações entre as diversas ordens e a estrutura aditiva da escrita numérica.

BNCC em foco:

EF03MA02, EF03MA05

MP078

Subtração com trocas: algumas estratégias

  1. Em uma visita ao veterinário, Alex precisou pesar seu cachorro. Como Fiel não parava quieto, Alex subiu com ele na balança e, depois, subiu sozinho. Qual é a massa de Fiel?
Ilustração. Alex, menino com cabelo castanho-claro está segurando Fiel, um cachorro branco com manchas pretas e eles estão em cima de uma balança. Alex fala: Juntos, temos 71 kg. Em seguida, Alex está em cima da balança e ele diz: Eu tenho 58 kg.

Para descobrir a massa de Fiel, podemos subtrair 58 de 71.

Cálculo com o ábaco

Ilustração. Na parte superior, cinco argolas (D) e oito argolas (U). Em seguida, o número 58 dentro de uma seta apontando para cima. Abaixo há um ábaco, base retangular com hastes de dezena e unidade. Há sete argolas em dezenas e uma argola em unidades.

Como não dá para tirar 8 unidades de 1 unidade, temos de trocar 1 dezena por 10 unidades.

Ilustração. Ábaco, base retangular com hastes de dezena e unidade. Há sete argolas em dezenas e uma argola em unidades. Em volta de uma argola da dezena há um círculo e uma seta apontando para a unidade, que está com dez argolas transparentes em cima. Em seguida, ábaco com seis argolas em dezenas (mais uma, que está levantando) e uma argola em unidades (mais dez transparentes).

Subtraímos 8 unidades de 11 unidades e 5 dezenas de 6 dezenas.

Ilustração. Ábaco, base retangular com hastes de dezena e unidade. Há uma argola em dezena e três argola em unidades. espaço para resposta D e espaço para resposta, U.
PROFESSOR Resposta: 13

Cálculo com o Material Dourado

Representando 71: sete barras e um cubinho. Trocando uma barra por 10 cubinhos: seis barras e 11 cubinhos. Tirando 58 de 71: Seis barras e onze cubinhos . Cinco barras e oito cubinhos estão riscados.

Subtração: 71 − 58 = _____

PROFESSOR Resposta: 13
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos

Identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando composição e decomposição de números naturais (de até 4 algarismos).

Construir e utilizar fatos básicos da subtração para o cálculo mental ou escrito.

Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental ou escrito para resolver problemas envolvendo adição e subtração.

Atividade 1

O algoritmo da subtração com troca traz algumas dificuldades de compreensão, pois envolve subtrações pouco naturais.

Um exemplo é a subtração (71 − 58) dessa atividade. Como não é possível tirar 8 unidades de 1 unidade, alguns estudantes podem subtrair “de baixo para cima”, fazendo 8 − 1. Quando isso ocorre, é importante eles compreenderem que a quantidade 8 faz parte de 58, de modo que se deve subtrair 58 de 71, e não o contrário.

É essencial os estudantes compreenderem que o algoritmo é uma técnica que possibilita lidar com uma ordem de cada vez, e que essas ordens (dezenas e unidades) fazem parte de um todo (o número).

Os estudantes devem perceber que o algoritmo usual envolve trocas entre dezenas e unidades, por isso o uso do ábaco e do Material Dourado é tão importante.

Na subtração, assim como foi feito na adição, o algoritmo da decomposição pode ser entendido como preparação para o algoritmo usual.

BNCC em foco:

EF03MA02, EF03MA03, EF03MA05

MP079

Cálculo por decomposição

Conta de subtração na vertical. Na parte superior, a conta: 71: 70 + 1, seta, 60 + 11. Na parte inferior, a conta: 58: 50 + 8, seta, 50 + 8. Entre as contas há o sinal de subtração e abaixo, uma linha horizontal. Em seguida, a conta: 10 + 3 = espaço para resposta.
PROFESSOR Resposta: 13

Subtração: 71 - 58 = _____

PROFESSOR Resposta: 13

Cálculo com o algoritmo usual

Conta de subtração na vertical. Acima, à esquerda, as dezenas (D) e à direita, as unidades (U). Abaixo, o número 71 (o número 7 está riscado com o número 6 em cima e ao lado do número 1 há o número 1 pequeno). Em seguida, sinal de subtração, e o número 58. Abaixo, traço horizontal e o resultado: espaço para resposta.
PROFESSOR Resposta: 13

A massa de Fiel é _____ quilogramas.

PROFESSOR Resposta: 13
  1. Alex gastou, ao todo, com a consulta ao veterinário e as vacinas, 109 reais. Ele pagou com uma cédula de 100 reais e uma de 20 reais. Quanto ele recebeu de troco?
Conta de subtração na vertical. Acima, à esquerda, centenas (C), no centro, as dezenas (D) e à direita, as unidades (U). Abaixo, Dinheiro de Alex: 120 (o número 2 está riscado com o número 1 em cima e ao lado do número 0 há o número 1 pequeno). Em seguida, sinal de subtração, e o Total da conta: 109. Abaixo, traço horizontal e o Troco: 0 11.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 2

A subtração com números de 3 algarismos pelo algoritmo usual envolve os mesmos passos que a subtração com números de 2 algarismos, tendo o acréscimo da ordem das centenas, o que pode envolver, além da troca de 1 dezena por 10 unidades, a troca de 1 centena por 10 dezenas. Explore essas igualdades com os estudantes, se necessário com o apoio do Material Dourado e do ábaco vertical. Incentive-os a apresentarem outros modos de resolução, pois isso amplia a compreensão do sistema de numeração decimal, do valor posicional dos algarismos nos números e da ideia de que uma quantidade não se altera com trocas entre dezenas e unidades ou entre centenas e dezenas.

Ao resolver um problema, é comum fazermos o registro escrito dos procedimentos empregados, pois ele nos ajuda tanto no encaminhamento da resolução quanto na correção de eventuais erros. Nesse ponto do aprendizado, é importante você analisar os registros feitos pelos estudantes, para verificar o domínio dos conhecimentos matemáticos que dão base ao cálculo escrito e, particularmente, à compreensão dos algoritmos.

Se possível, disponibilize para os estudantes ábacos verticais, pois esses instrumentos possibilitam a correspondência direta com o algoritmo usual, favorecendo a compreensão geral da subtração com troca. Em um ábaco, as trocas podem ser visualizadas quando, por exemplo, uma argola que representa 1 dezena é trocada por 10 argolas que representam unidades.

BNCC em foco:

EF03MA02, EF03MA03, EF03MA05

MP080

  1. Veja como Marina e Carlos calcularam mentalmente o resultado de 63 − 26.
Ilustração. Marina, mulher com cabelo castanho e regata rosa está com a mão esquerda virada para cima. Ela diz: Para subtrair 26 de 63, primeiro, eu subtraí 20 de 63: 63 - 20 = 43. Faltou, então, retirar 6 unidades de 43: 43 - 6 = 37. O resultado foi 37. Ao lado, Carlos, homem com cabelo grisalho e camiseta azul está com o dedo indicador direito levantado. Ele fala: Eu, primeiro, subtraí 30 de 63: 63 - 30 = 33. Como retirei 4 unidades a mais que o necessário, tive de acrescentar 4 unidades ao 33: 33 + 4 = 37. O resultado foi 37.

Ícone: mental.

  1. 71 − 28
    PROFESSOR Resposta: 43
  1. 50 − 24
    PROFESSOR Resposta: 26
  1. 62 − 15
    PROFESSOR Resposta: 47
  1. 83 − 36
    PROFESSOR Resposta: 47

Ícone: calculadora.

  1. Jonas quer calcular o resultado de 64 − 28, mas a tecla menosde sua calculadora está quebrada. Como ele pode calcular esse resultado?
PROFESSOR Exemplo de resposta:
PROFESSOR Adicionando números ao 28 até completar 64.
PROFESSOR Por exemplo: 28 + 30 + 2 + 4 = 64
PROFESSOR 30 + 2 + 4 = 36
PROFESSOR Então: 64 − 28 = 36
  1. Em uma corrida de 850 metros, um atleta já percorreu 525 metros. Quantos metros ainda faltam para ele completar a corrida?

    _____

Faltam _____ metros para o atleta completar a corrida.

PROFESSOR Resposta: 325
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos

Construir e utilizar fatos básicos da adição para o cálculo mental ou escrito.

Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental ou escrito para resolver problemas envolvendo adição e subtração.

Resolver problemas cujos dados estão apresentados em gráfico de colunas.

Atividade 3

Essa é uma atividade de análise e aplicação de cálculo mental. Reforce aos estudantes a utilidade desse procedimento nas situações do dia a dia, quando nem sempre contamos com recursos de cálculo, como lápis, papel e calculadora.

Eles devem analisar os cálculos mentais de Marina e Carlos antes de calcularem e registrarem a estratégia utilizada.

Ressalte também o procedimento de compensação na subtração para obter diferentes sentenças de subtração que resultem na mesma diferença.

No item a, por exemplo, pode-se efetuar 70 − 27 (71 − 1 e 28 − 1) ou 73 − 30 (71 + 2 e 28 + 2) para obter o mesmo resultado que 71 − 28.

Atividade 4

Se não houver uma calculadora por grupo, em uma roda de conversa peça que exponham suas sugestões para que você as realize em uma calculadora.

Espera-se que os estudantes pensem em completar 28 para atingir 64. Assim, eles poderão usar adições e dispensar a tecla quebrada.

Incentive-os a usar uma estratégia na busca do número a ser adicionado. Por exemplo, eles podem pensar: “Como 60 = 30 + 30; 28 + 30 ainda não atinge 64: é um número possível”. Ao verem no visor da calculadora 58 (28 + 30 = 58), podem pensar: “58 + 2 = 60; então, 58 + 2 + 4 = 64”, e, assim, efetuarem: 28 + 30 + 2 + 4 = 64.

BNCC em foco:

EF03MA03, EF03MA05, EF03MA11

MP081

  1. Veja como foi feita a subtração 212 – 123 usando cédulas de 100 e de 10 reais e moedas de 1 real. Depois, complete.

1º. Representando 212.

Fotografia. Duas cédulas de cem reais, uma cédula de dez reais e duas moedas de um real.

_____ centenas, _____ dezena e _____ unidades

PROFESSOR Resposta: 2, 1, 2

2º. Trocando 1 cédula de 100 reais por 10 cédulas de 10 reais e 1 cédula de 10 reais por 10 moedas de 1 real.

Fotografia. Uma cédula de cem reais, dez cédulas de dez reais e doze moedas de um real.

_____ centenas, _____ dezenas e _____ unidades

PROFESSOR Resposta: 1, 10, 12

3º. Tirando 123 de 212.

Fotografia. Uma cédula de cem reais, dez cédulas de dez reais e doze moedas de um real. Estão riscadas: uma cédula de cem reais, duas cédulas de dez reais e três moedas de um real.

_____ dezenas e _____ unidades

PROFESSOR Resposta: 8, 9

Subtração: 212 - 123 = _____

PROFESSOR Resposta: 89
  1. A quantidade de sofás produzidos, em 2022, pelas fábricas Pinho e Peroba é mostrada no gráfico abaixo.
Gráfico de colunas. Produção de sofás. No eixo vertical, a quantidade de sofás e no eixo horizontal, a fábrica. 
Pinho: 3.340 sofás; 
Peroba: 1.860 sofás.

Fonte: Controle de produção das fábricas Pinho e Peroba em 2022.

Qual é a diferença entre a produção de sofás das duas fábricas?

_____

PROFESSOR Resposta: 1.480 sofás.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 5

É possível que alguns estudantes pensem em completar a quantidade 525 até chegar a 850.

Nesse caso, eles podem fazer: 525 + 25 = 550 e depois 550 + 300 = 850, chegando a 25 + 300 = 325.

É relevante notar que a ideia de completar o subtraendo até igualar o minuendo é empregada em uma variação bastante conhecida do algoritmo usual. Nesse caso, a subtração na ordem das unidades é efetuada da seguinte maneira: de 5 para 10 faltam 5 unidades, como mostrado abaixo:

Conta de subtração na vertical. Acima, o número 850 e ao lado do número 0 há um número 1 pequeno. Em seguida, sinal de subtração, e o número 525. Abaixo, traço horizontal e o resultado: 5.

Em vez de subtrair 1 dezena do minuendo, riscando o algarismo 5 e escrevendo 4, aumenta-se 1 dezena no subtraendo, que passa a ser 3; então, de 3 (dezenas) para chegar a 5 (dezenas) faltam 2 (dezenas):

Conta de subtração na vertical. Acima, o número 850 e ao lado do número 0 há um número 1 pequeno. Em seguida, sinal de subtração, e o número 525 (o número 2 está riscado e ao lado há um número 3 pequeno). Abaixo, traço horizontal e o resultado: 25.

Finalmente, de 5 (centenas) para chegar a 8 (centenas) faltam 3 (centenas) e o resultado é igual a 325.

Atividade 6

A extensão do algoritmo da subtração aos casos em que há mais de uma troca exige que os estudantes coordenem a troca em duas ordens do minuendo, o que pode trazer alguma dificuldade. Por isso, use as cédulas e moedas previamente produzidas e acompanhe as trocas necessárias. Essa é uma estratégia muito comum, ao trabalhar com pagamento em espécie, empregada no dia a dia pelos operadores de caixa de lojas em geral.

BNCC em foco:

EF03MA05, EF03MA26

Atividade 7

Deixe à disposição dos estudantes material manipulável (por exemplo, Material Dourado e ábaco de pinos) como apoio para a realização dos cálculos.

Explore ainda mais a atividade perguntando: “Se a produção de sofás da fábrica Peroba aumentasse em 740 sofás, e a produção da fábrica Pinho diminuísse em 740 sofás, qual fábrica produziria a maior quantidade de sofás?”. (As duas fábricas produziriam a mesma quantidade: 2 600 sofás.)

MP082

Problemas

Ícone: mental.
  1. Lucas tinha 20 reais e ganhou mais 5 reais de seu tio. Depois, com esse montante, comprou uma caixa de bombons, como a da figura ao lado. Quantos reais sobraram para Lucas?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Sobraram 9 reais.
Ilustração. Uma caixa com formato de coração. Dentro há bombons e ao lado, uma etiqueta com o preço: R$ 16,00.
  1. No sábado, Rosângela leu algumas páginas de um livro que tinha 56 páginas. No domingo, ela leu as páginas que faltavam desse livro.
    1. Se ela tivesse lido 20 páginas no sábado, quantas páginas ela leria no domingo para terminar o livro?

      _____

      PROFESSOR Resposta: 36 páginas.
    1. Não é possível saber quantas páginas ela leu no sábado, mas é possível fazer suposições. Escreva 3 possibilidades.

      _____

      PROFESSOR Exemplos de resposta: 18 páginas no sábado e 38 no domingo; 10 páginas no sábado e 46 no domingo; 28 páginas no sábado e 28 páginas no domingo.
  1. Marcos está juntando dinheiro para comprar um brinquedo que custa 98 reais. Até ontem, ele tinha 32 reais. Hoje, seu irmão mais velho o presenteou com 30 reais em cédulas e 23 reais em moedas. Será que agora Marcos já tem a quantia suficiente para comprar o brinquedo? Explique.

    _____

    PROFESSOR Resposta: Não, pois ainda faltam 13 reais.

Ícone: mental.

  1. Mariana estava brincando de bater figurinhas. Ela começou o jogo com 32 figurinhas. Na primeira partida, ela ganhou 5, na segunda partida, perdeu 3 e, na última partida, perdeu mais 4. Com quantas figurinhas Mariana terminou o jogo?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Mariana terminou o jogo com 30 figurinhas.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos

• Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental ou escrito para resolver problemas envolvendo adição e subtração.

• Resolver e elaborar problemas de adição e subtração, utilizando diferentes estratégias de cálculo, incluindo cálculo mental e estimativa.

• Resolver problemas cujos dados estão apresentados em tabela.

Atividade 1

Os estudantes deverão calcular mentalmente o resultado de:

20 + 5 = 25 e 25 − 16 = 9.

Aproveite essa atividade para sugerir a eles que inventem um problema envolvendo adição e subtração. Por exemplo: 42 + 8 = 50 e 50 − 21 = 29.

Atividade 2

Para responder ao item a, os estudantes devem subtrair 20 de 56 da maneira que preferirem: cálculo mental, decomposição, algoritmo usual, representação na reta numérica ou contagem. É importante incentivá-los a socializar as diferentes estratégias de resolução para ampliar o repertório de resolução de problemas.

No item b, os estudantes devem perceber que basta escolher duas quantidades de páginas (uma para cada dia) que, adicionadas, resultem 56.

Atividade 3

Primeiro, os estudantes devem efetuar uma adição de três parcelas (32 + 30 + 23 = 85) para descobrir a quantia que Marcos tem; depois, efetuar uma subtração (98 − 85 = 13) para calcular a quantia que ainda falta para ele comprar o brinquedo: 13 reais.

BNCC em foco:

EF03MA05, EF03MA06

Os problemas apresentados exigem mais de um cálculo para a resolução. Na maioria deles, os estudantes precisam fazer uma adição e, em seguida, uma subtração.

A atividade 1 possibilita aos estudantes refletirem sobre o significado dos números e das operações apresentados e procurar contextualizá-los em uma situação-problema.

Aproveite a ocasião da atividade 2 para formular o problema de modo que tenham de pensar “de trás para a frente”. Por exemplo: “Rosângela leu as primeiras páginas de um livro em um dia; no dia seguinte ela leu 49 páginas, chegando à página 56 do livro. Quantas páginas Rosângela leu no primeiro dia? Quantas páginas ela leu no segundo dia a mais que no primeiro?”. (1º dia: 7 páginas (56 − 49); 2º dia: 42 páginas (49 − 7) a mais que no primeiro dia.)

MP083

  1. Dois potes estão cheios de sementes. Serão retiradas 138 sementes de cada um deles. Quantas sementes restarão nos dois potes juntos?
Ilustração. Um pote grande e um rótulo com a informação: CONTÉM 340 SEMENTES. Ao lado, um pote pequeno e um rótulo com a informação: CONTÉM 250 SEMENTES.
PROFESSOR Exemplos de cálculo: Resposta: Conta de subtração na vertical. Acima, o número 340 (o número 4 está riscado e acima há um número 3 pequeno, e ao lado do número 0 há o número 1 pequeno). Em seguida, sinal de subtração, e o número 138. Abaixo, traço horizontal e o resultado: 202.
PROFESSOR Resposta: Conta de subtração na vertical. Acima, o número 250 (o número 5 está riscado e acima há um número 4 pequeno, e ao lado do número 0 há o número 1 pequeno). Em seguida, sinal de subtração, e o número 138. Abaixo, traço horizontal e o resultado: 112.
PROFESSOR Resposta: Conta de adição na vertical. Acima, o número 202. Em seguida, sinal de adição, e o número 112. Abaixo, traço horizontal e o resultado: 314.

Restarão _____ sementes nos dois potes juntos.

PROFESSOR Resposta: 314
  1. Observe e complete a tabela abaixo, que mostra a população indígena de três municípios brasileiros. Depois, responda às questões.

População indígena, em alguns municípios, por domicílio – Brasil 2010

Tabela: equivalente textual a seguir.

Município

Urbana

Rural

Total

Barcelos

1.370

6.997

_____

Boa Vista

6.072

_____

8.550

Pesqueiro

_____

5.287

9.335

Dados obtidos em: http://fdnc.io/eTS

PROFESSOR Resposta: 4.048; 2.478; 8.367.
  1. No município de Barcelos, quantos indígenas há a mais na área rural do que na área urbana?

    _____

    PROFESSOR Resposta: 5.627 indígenas.
  1. Qual é a diferença entre a população indígena urbana e a rural, em Boa Vista?

    _____

    PROFESSOR Resposta: 3.594 indígenas.
  1. Em qual dos municípios a população indígena total é maior?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Em Pesqueiro.

Ícone: Dupla.

MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 4

Os estudantes podem efetuar cada operação na ordem em que elas aparecem: 32 + 5 = 37, 37 − 3 = 34 e 34 − 4 = 30, ou perceber que Mariana perdeu 2 figurinhas a mais do que ganhou e, assim, concluir que ela terminou o jogo com 2 figurinhas a menos do que tinha no início do jogo (32 − 2 = 30). Estimule a turma a utilizar o cálculo mental.

Atividade 5

Há mais de um modo possível de chegar à resposta. Por exemplo, os estudantes podem obter a quantidade total de bolinhas dos potes fazendo 340 + 250 = 590; depois, obter a quantidade total de bolinhas retiradas: 138 + 138 = 276; e, então, retirar essa quantidade de 590: 590 − 276 = 314.

Atividade 6

Retome com os estudantes a leitura de uma tabela de dupla entrada.

No item a, os estudantes devem comparar as populações indígenas rural e urbana do município de Barcelos, efetuando a subtração 6.997 − 1.370 = 627.

No item b, espera-se que eles associem a pergunta à subtração 6.072 − 478 = 3.594, que compara as populações urbana e rural do município de Boa Vista.

No item c, espera-se que os estudantes observem a coluna Total na tabela e comparem as três quantidades, observando que 9.335 é maior que 8.550 e 8.367; logo, Pesqueiro tem a maior população indígena ao todo.

Socialize e valide as questões inventadas e as resoluções com os estudantes.

BNCC em foco:

EF03MA05, EF03MA06, EF03MA26

Sugestão de leitura para o estudante

Livro

ROCHA, Ruth. Como se fosse dinheiro. Ilustrações de Mariana Massarani. São Paulo: Salamandra, 2010. (Série A turma da nossa rua).

Catapimba é um garoto legal. Amigo da turma toda, centroavante e secretário do Estrela-D’Alva Futebol Clube. Com ele o tempo só esquenta quando o Armandinho não apita o jogo direito. Nesse livro, o leitor vai descobrir a diferença entre uma bala e uma moeda, e que, quando alguém não quiser dar troco, vai saber que a coisa pode “dar bode”!

MP084

Compreender problemas

Para resolver

Fique atento a todas as informações nas ilustrações.

Problema 1

Davi tem 130 reais e quer comprar dois dos presentes anunciados no folheto abaixo.

Ilustração. Folheto com a informação: LOJA. Em seguida, produtos com etiquetas e preços: carrinho azul (R$ 23,00), urso de pelúcia rosa (R$ 52,00), bola (R$ 41,00) e cavalinho de balanço (R$ 105,00).
  1. Quais são os dois presentes possíveis de Davi comprar?
    PROFESSOR Resposta: Exemplos de resposta: Bola e carrinho, bola e ursinho, carrinho e ursinho e carrinho e cavalinho.
  1. Se Davi comprar a bola e o carrinho, quantos reais vai gastar? E que quantia vai sobrar para ele?
    PROFESSOR Resposta: Exemplo de cálculos:
    PROFESSOR 41 + 23 = 64
    PROFESSOR 130 − 64 = 66
    PROFESSOR Comprando a bola e o carrinho, Davi vai gastar 64 reais. Assim, sobrarão 66 reais.

    Problema 2

    Pedro tem 42 bolinhas de gude e quer participar do campeonato anunciado no cartaz.

Ilustração de um cartaz. Na parte superior, uma faixa com o texto: CAMPEONATO DE BOLINHA DE GUDE. Em seguida, um troféu dourado com o formato de uma mão segurando uma bolinha de gude sobre o polegar. Na parte inferior, a informação: Cada dupla participante deve ter incialmente, no mínimo, 75 bolinhas.
  1. Ele poderá formar uma dupla com Luís, que tem 32 bolinhas? E com Júlio, que tem 36 bolinhas?
    PROFESSOR Resposta: Pedro não pode formar dupla com Luís, porque juntos eles têm somente 74 bolinhas (42 + 32), mas pode formar dupla com Júlio (42 + 36 = 78).
  1. Juntos, Pedro e Júlio têm mais ou menos bolinhas de gude do que a quantidade mínima indicada no cartaz? Quantas a mais ou a menos?
    PROFESSOR Resposta: Pedro e Júlio têm mais bolinhas do que a quantidade mínima indicada no cartaz (78 > 75). Eles têm 3 bolinhas a mais.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos

Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental ou escrito para resolver problemas envolvendo adição e subtração.

Resolver e elaborar problemas de adição e subtração, utilizando diferentes estratégias de cálculo, incluindo cálculo mental e estimativa.

Para resolver

Problema 1

Explore com os estudantes a leitura de anúncios publicitários. Você pode pedir, antecipadamente, que eles levem para a sala de aula alguns folhetos de propaganda, como os de ofertas de supermercados ou de lojas de departamentos. Depois de escolher alguns folhetos, faça perguntas como: “Qual é o produto mais barato? E o mais caro? Quantos produtos eu poderia comprar se tivesse ‘tantos’ reais?”.

Para o item a, os estudantes devem adicionar o preço de dois produtos de todas as maneiras possíveis e comparar com a quantia que Davi tem (130 reais) para saber quais ele pode comprar. Exemplos de resposta: carrinho e ursinho, carrinho e bola, carrinho e cavalinho, e ursinho e bola.

Para o item b, basta os estudantes considerarem os preços dos dois brinquedos citados e efetuarem os cálculos envolvidos.

Problema 2

Verifique se os estudantes compreendem a informação “no mínimo”, que aparece no cartaz. Espera-se que eles percebam que:

Pedro não pode formar dupla com Luís, porque juntos eles têm somente 74 bolinhas (42 + 32), mas pode formar dupla com Júlio (42 + 36 = 78).

Pedro e Júlio têm mais bolinhas do que a quantidade mínima indicada no cartaz, 78 > 75. Juntos eles têm 3 bolinhas a mais.

Tanto a resolução dos problemas quanto a análise de outras resoluções (na seção Para refletir) contribuem para os estudantes aprenderem a identificar os dados úteis na obtenção das respostas e para a tomada de decisões quanto às operações a realizar.

Em atividades do tipo do Problema 1, em que é preciso estudar possibilidades, ressalte para os estudantes que um facilitador desse estudo é ter uma estratégia para montar as possibilidades. Por exemplo: fixar um dos brinquedos e verificar todas as possibilidades de escolha entre os demais; depois, mudar o brinquedo fixado e fazer o mesmo procedimento sem considerar os brinquedos fixados anteriormente.

BNCC em foco:

EF03MA05, EF03MA06

MP085

Para refletir

Ícone: Oral.
  1. Para resolver o Problema 1, você usou todos os dados do folheto? Explique como você fez.
    PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. No Problema 1, quais são os dois brinquedos que Davi pode comprar se quiser gastar o mínimo possível?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Os presentes serão o carrinho e a bola.
  1. Veja as afirmações que três estudantes fizeram sobre o Problema 1.

Miguel

Se comprar apenas o ursinho, Davi fica com 78 reais.

Valentina

Ao comprar a bola e o carrinho, Davi gasta 64 reais e fica com 66 reais.

Bruna

Para comprar o cavalinho e a bola, faltam 16 reais.

  1. As três afirmações são corretas? _____
    PROFESSOR Resposta: Sim.
  1. Quem respondeu ao que o item b do problema perguntava?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Valentina.
  1. Contorne a conta abaixo que não foi necessária para resolver o Problema 2.
Conta de adição na vertical. Acima, o número 42. Em seguida, sinal de adição e o número 32. Abaixo, traço horizontal e o resultado: 74.
Conta de subtração na vertical. Acima, o número 75. Em seguida, sinal de subtração e o número 74. Abaixo, traço horizontal e o resultado: 1
Conta de adição na vertical. Acima, o número 42. Em seguida, sinal de adição e o número 36. Abaixo, traço horizontal e o resultado: 78.
Conta de subtração na vertical. Acima, o número 78. Em seguida, sinal de subtração e o número 75. Abaixo, traço horizontal e o resultado: 3.
PROFESSOR Resposta correta: Conta de subtração na vertical. Acima, o número 75. Em seguida, sinal de subtração e o número 74. Abaixo, traço horizontal e o resultado: 1.
  1. Sobre o Problema 2, marque com um X as afirmações que complementam corretamente a sentença a seguir. Inicialmente, o total de bolinhas da dupla pode ser:

    ( ) menor que 75.

    ( ) igual a 75.

    ( ) maior que 75.

    PROFESSOR Respostas corretas: igual a 75 e maior que 75.
MANUAL DO PROFESSOR

Para refletir

Na atividade 1, os estudantes são levados a questionar a necessidade de usar todos os dados do folheto publicitário ilustrado. Nesse caso, espera-se que eles percebam que tiveram de utilizar todos os dados.

Na atividade 2, verifique se os estudantes compreendem que, para gastar o mínimo possível, basta escolher os dois brinquedos de menor valor: o carrinho e a bola.

Na atividade 3, os estudantes precisam interpretar as afirmações de Miguel, Valentina e Bruna, retomando as informações do Problema 1 (texto e ilustração), além de efetuar adições e subtrações. Espera-se que eles identifiquem as três afirmações como corretas e que a afirmação de Valentina é a resposta do item b, que eles já responderam ao resolverem esse problema.

Atividades como a 4 possibilitam aos estudantes ajustarem a compreensão a respeito de cada operação e da correspondência entre os valores apresentados e a questão a ser resolvida.

A atividade 5 propicia que se verifique o conhecimento apreendido pelos estudantes sobre a noção de “no mínimo 75 bolinhas” apresentada no Problema 2. Espera-se que eles percebam que, nesse caso, precisam ter 75 bolinhas ou mais (76, 77,78, ...). Desse modo, devem marcar com X as duas últimas afirmações: “igual a 75” e “maior que 75”.

BNCC em foco:

EF03MA05, EF03MA06

MP086

Matemática em textos

Leia

A nota fiscal

Ao realizarmos uma compra, devemos sempre receber um documento chamado nota fiscal. Nele, são informados o lugar e a data em que fizemos a compra, são apresentados os dados do consumidor, as informações sobre cada produto comprado e o total gasto.

A nota fiscal é importante caso haja necessidade de troca ou o produto apresente algum defeito. A emissão da nota fiscal também é a garantia de que o lojista está pagando seus impostos. Veja o cupom fiscal que Pedro recebeu depois de fazer algumas compras.

Ilustração. Um senhor calvo com camiseta azul está de costas e segurando uma sacola sobre um balcão. Na frente dele, um homem com cabelo castanho-claro e camiseta listrada está sorrindo e segurando uma nota fiscal com a mão estendida. Ao lado, destaque para a nota com as informações: 
Tinguá Materiais de Construção. 
Av. Santa Mônica, 1143 – Jaciaba. 
CNPJ: 12.345.678/8765-45. IE: 975.310.248.975. 
Nota fiscal de venda ao consumidor. 
Nº 5155. 1ª via – série D-1. 
Data da emissão: 15 de fevereiro de 2023. 
Cliente: Pedro de Souza. Endereço: Rua das Amoreiras, 207. 
Quantidade: 1; Discriminação: Massa corrida (15 kg); Preço unitário: 54,00; TOTAL R$ 54,00. 
Quantidade: 1; Discriminação: Torneira para lavatório; Preço unitário: 80,00; TOTAL R$ 80,00. 
Quantidade: 1; Discriminação: Chuveiro (220 volts); Preço unitário: 102,00; TOTAL R$ 102,00. 
Quantidade: 1; Discriminação: Tinta acrílica (18 litros); Preço unitário: 121,00; TOTAL R$ 121,00. 
Quantidade: 1; Discriminação: Espelho quadrado (45 cm); Preço unitário: 45,00; TOTAL R$ 45,00. 
Quantidade: 1; Discriminação: Piso (2 metros quadrados); Preço unitário: 412,00; TOTAL R$ 412,00. 
Quantidade: 1; Discriminação: Cuba de apoio; Preço unitário: 145,00; TOTAL R$ 145,00. 
Quantidade: 1; Discriminação: Bacia com caixa acoplada; Preço unitário: 180,00; TOTAL R$ 180,00.
TOTAL DA NOTA – R$ 1.139,00.

Responda

  1. Qual é o nome e o endereço da loja de materiais para construção na qual a compra de Pedro foi realizada?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Tinguá Materiais de Construção, que fica na Avenida Santa Mônica, 1143, em Jaciaba.
  1. Quantos produtos diferentes foram comprados? Quantos reais Pedro gastou?

    _____

    PROFESSOR Resposta: 8 produtos; 1.139 reais.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

Resolver e elaborar problemas de adição e subtração, utilizando diferentes estratégias de cálculo, incluindo cálculo mental e estimativa.

Leia

Discuta com a turma a importância da nota fiscal:

Para o estabelecimento comercial, é um registro dos produtos que foram vendidos, servindo para controlar o estoque e para calcular o total de vendas em determinado período.

Para o governo, possibilita a fiscalização dos estabelecimentos comerciais, servindo para verificar a correção no pagamento de impostos, que devem ser revertidos em benefício da população.

Para o consumidor, é um comprovante de que ele comprou determinado produto em um estabelecimento, de modo que, se houver necessidade de troca do produto, esse documento assegura seus direitos.

Responda

Nessas atividades, os estudantes deverão reconhecer os elementos presentes na nota fiscal apresentada.

Aproveite a atividade para pedir aos estudantes que imaginem uma reforma na própria casa, em que tenham de comprar alguns dos produtos listados na nota fiscal da atividade. Peça a eles que façam cálculos para saber quanto gastariam com esses produtos e depois comparem suas respostas. São muitas as possibilidades. Se julgar oportuno, escolha algumas duplas e peça que registrem na lousa sua resposta. Depois, pergunte à turma: “Todos chegaram a essa resposta? Ela está certa?”. É importante perceberem que muitos problemas de Matemática têm mais de uma solução.

BNCC em foco:

EF03MA06; competência específica 2

MP087

Analise

Ícone: mental.
  1. Se Pedro tivesse pagado a compra com 6 cédulas de 200 reais, quantos reais ele teria recebido de troco? _____
    PROFESSOR Resposta: 61 reais.
  1. Dois dias depois de Pedro, Vânia fez compras nessa loja de material para construção e encontrou os produtos com o mesmo preço.
    1. Complete a nota fiscal e descubra quanto ela gastou no total.
Ilustração. Nota fiscal com os dados: 
Tinguá Materiais de Construção. 
Av. Santa Mônica, 1143 – Jaciaba. 
CNPJ: 12.345.678/8765-45. IE: 975.310.248.975. 
Nota fiscal de venda ao consumidor. 
Número 5178. 1ª via – série D-1. 
Data da emissão: 17 de fevereiro de 2023. 
Cliente: Vânia da Silva. Endereço: Rua das Pitangas, 90. 
Quantidade: 1; Discriminação: Torneira para lavatório; Preço unitário: espaço para resposta; TOTAL R$ espaço para resposta. 
Quantidade: 1; Discriminação: Cuba de apoio; Preço unitário: espaço para resposta; TOTAL R$ espaço para resposta. 
Quantidade: 1; Discriminação: Bacia com caixa acoplada; Preço unitário: espaço para resposta; TOTAL R$ espaço para resposta: 180,00.
TOTAL DA NOTA – R$
PROFESSOR Resposta: 80,00; 80,00; 145,00; 145,00; 180,00; 180,00; 405,00.
  1. Quantos reais Pedro gastou a mais que Vânia?

    _____

    PROFESSOR Resposta: 734 reais.

Aplique

Ícone: Dupla.

Ícone: Desenho ou pintura.

MANUAL DO PROFESSOR

Analise

Observe se, com base na interpretação dos dados, os estudantes são capazes de responder às questões e preencher a nota fiscal. Sugira que peçam aos pais ou responsáveis notas fiscais e as levem para a sala de aula, anotando no caderno os dados que considerarem importantes.

Na atividade 1, espera-se que os estudantes façam uma adição para obter a quantia utilizada para pagar a compra (1.200 reais). Deixe à disposição dos estudantes o Material Dourado, caso necessitem de apoio para os cálculos.

Na atividade 2, os estudantes terão de recuperar no texto os valores necessários para o preenchimento da nota fiscal.

Aplique

Espera-se que os estudantes desenhem 5 cédulas de 200 reais, 1 cédula de 100 reais, 1 cédula de 20 reais, 1 cédula de 10 reais, 1 cédula de 5 reais e 2 cédulas de 2 reais.

BNCC em foco:

EF03MA06; competência específica 2

MP088

Compreender informações

Representar dados em gráfico de colunas

  1. A bibliotecária de uma escola fez uma pesquisa para saber o tipo de livro (romance, ficção, comédia, HQ, suspense e terror) mais procurado pelos estudantes nos últimos seis meses e colocou os dados obtidos em uma tabela. Depois, para visualizar melhor o resultado da pesquisa, montou um gráfico com os dados da tabela.
Ilustração. Uma senhora com cabelo castanho e preso, sobrancelhas grisalhas e blusa marrom está segurando um lápis sob o queixo com a mão direita e um papel com a esquerda.

Ícone: Desenho ou pintura.

Complete o gráfico pintando as colunas de acordo com os dados da tabela e responda às questões.

Livros procurados nos últimos seis meses

Tabela: equivalente textual a seguir.

Tipo

Quantidade de livros

Romance

100

Ficção

250

Comédia

200

HQ

350

Suspense

200

Terror

150

Fonte: Biblioteca da escola. (dez. 2022)

Gráfico de colunas. Livros procurados nos últimos seis meses. No eixo vertical, a quantidade de livros lidos e no eixo horizontal, o tipo. 
Romance: 100. 
Ficção: 250. 
Comédia: 200. 
HQ: 350. 
Suspense: 200. 
Terror: 150.

Fonte: Biblioteca da escola. (dez. 2022)

  1. Qual foi o tipo de livro mais procurado nos últimos seis meses? E o menos procurado? _____
    PROFESSOR Resposta: HQ; romance.

    Ícone: mental.

  1. Quantos livros do tipo mais procurado foram emprestados a mais que os livros do tipo menos procurado? _____
    PROFESSOR Resposta: 250 livros.
  1. Que tipos tiveram o mesmo número de livros procurados?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Comédia e suspense.

    Ícone: Oral.

  1. É mais fácil responder às questões anteriores analisando o gráfico ou a tabela? Por quê?
    PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

Organizar dados coletados em pesquisa utilizando tabelas e gráficos de colunas.

Atividade 1

Verifique se os estudantes fazem a leitura correta dos dados da tabela e se conseguem transpô-los para o gráfico. É importante observar se eles interpretam corretamente as informações do gráfico de colunas, tão usual nos meios de comunicação. Para isso, pode-se apresentar outros gráficos de colunas e solicitar a eles que interpretem ou elaborem questões que possam ser respondidas com base nos dados neles contidos.

Se julgar necessário, no item a, explique aos estudantes que o gênero mais procurado é o que apareceu com maior frequência na pesquisa, e o menos procurado, o que apareceu com menor frequência.

Explore a atividade perguntando aos estudantes: “Se o gênero romance tivesse sido escolhido por mais 50 pessoas, o que mudaria na tabela? E no gráfico?”. É importante que eles sejam capazes de perceber que as informações de gráficos e tabelas não são estáticas, isto é, se ocorre alguma alteração no conjunto de dados, as tabelas e os gráficos correspondentes também sofrem alteração.

A proposta do item d exige uma tomada de decisão sobre qual tipo de representação possibilita melhor compreensão das informações que correspondem às questões. É importante levar os estudantes à conclusão de que a escolha da forma que representará um conjunto de dados organizados depende do que se deseja investigar. Outro aspecto construtivo desse item é justificar a resposta.

MP089

  1. Fábio e seus amigos, em 2022, resgataram alguns animais que encontraram machucados no bairro onde vivem. Veja como esses animais estão bem agora.
Ilustração. Animais sentados e sorrindo. Dois coelhos, dois pássaros dentro de uma gaiola, um papagaio acima da gaiola, dois gatos, três filhotes de gatos e três cachorros.

Observação: As imagens não estão apresentadas em escala de tamanho. Cores fantasia. Fim da observação.

  1. Registre na tabela a quantidade animais resgatados.

Resgate de animais machucados

Tabela: equivalente textual a seguir.

Animais resgatados

Coelho

Pássaro

Gato

Cachorro

Quantidade de animais

2

_____

_____

_____

Fonte: Dados fornecidos por Fábio em 2022.

PROFESSOR Resposta: Pássaro: 3; Gato: 5; Cachorro: 3.

Ícone: Desenho ou pintura.

  1. Represente no gráfico os dados da tabela pintando de acordo com as cores da legenda.
Gráfico de colunas. Resgate de animais machucados. No eixo vertical, a quantidade de animais e no eixo horizontal, os animais. À direita, a legenda: 
Verde: Coelho, Cinza: Pássaro, Amarelo: Gato, Vermelho: Cachorro. 
No eixo horizontal, as cores representando os animais: 
Verde: 2. 
Cinza:  3. 
Amarelo: 5. 
Vermelho: 3.

Fonte: Dados fornecidos por Fábio em 2022.

Ícone: mental.

  1. No ano seguinte, 20 animais foram resgatados por Fábio e seus amigos. Quantos animais a mais foram resgatados em relação à quantidade do ano passado? _____
    PROFESSOR Resposta: 7 animais a mais.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 2

Nessa atividade, os estudantes recolhem animais que encontraram machucados, completam a tabela e representam suas quantidades em forma de gráfico de colunas. Verifique se alguma informação se perdeu durante as diferentes representações ou se existem dúvidas no momento de pintar os quadrinhos no gráfico de colunas.

BNCC em foco:

EF03MA26, EF03MA27; competência específica 4

MP090

O que você aprendeu

  1. Rafael comprou uma bicicleta que custa 599 reais, pagando 314 reais de entrada.

    Ícone: Oral.

    1. Para saber quantos reais, aproximadamente, Rafael ainda tem de pagar, é mais adequado arredondar cada um dos números para a dezena mais próxima ou para a centena mais próxima?
      PROFESSOR Resposta pessoal.

      Ícone: mental.

    1. Quantos reais, aproximadamente, Rafael ainda tem de pagar? Faça uma estimativa. _____
      PROFESSOR Resposta: Exemplo de estimativa: Aproximadamente, 300 reais.
  1. Marisa trabalha fazendo aventais. Em outubro, ela fez 128 aventais, em novembro, fez 152 e, em dezembro, 199. Ao todo, quantos aventais Marisa cofeccionou?

    _____

    PROFESSOR Resposta: 479 aventais.
  1. Faça os cálculos e ligue cada pessoa ao produto que ela comprou.

Coluna 1

Ilustração 1. Um homem loiro com camiseta azul está com a mão esquerda virada para cima. Ele fala: Eu tinha 434 reais. Fiz minha compra e fiquei com 235 reais.
Ilustração 2. Mulher com cabelo preso e regata amarela, sorri e diz: Eu tinha 634 reais. Fiz minha compra e fiquei com 449 reais.

Coluna 2

Ilustração A. Uma bicicleta amarela. Ao lado, placa com o preço: 185 reais.
Ilustração B. Um rádio com fone de ouvido. Ao lado, placa com o preço: 199 reais.
PROFESSOR Resposta: Homem - rádio.
PROFESSOR Mulher - bicicleta.
PROFESSOR Exemplos de cálculos: Resposta: Conta de subtração na vertical. Acima, o número 434 (o número 4 está riscado e acima há um número 3 pequeno, em seguida, o número 3 também está riscado e acima há o número 12, e ao lado do número 4 há o número 1 pequeno). Em seguida, sinal de subtração, e o número 235. Abaixo, traço horizontal e o resultado: 199.; Resposta: Conta de subtração na vertical. Acima, o número 634 (o número 6 está riscado e acima há um número 5 pequeno, em seguida, o número 3 também está riscado e acima há o número 12, e ao lado do número 4 há o número 1 pequeno). Em seguida, sinal de subtração, e o número 449. Abaixo, traço horizontal e o resultado: 185.

Ícone: mental.

Ícone: Oral.

  1. Heitor tem 180 reais e pretende comprar os três produtos mostrados ao lado. O dinheiro que ele tem é suficiente para a compra que ele quer fazer? Por quê?
    PROFESSOR Resposta: Sim. Exemplo de explicação: Os três produtos juntos custam 160 reais, e Heitor tem mais do que essa quantia em dinheiro.
Ilustração. Um par de tênis vermelho (TÊNIS – 120 REAIS). Um par de meias amarelas (MEIA – 6 REAIS). E uma camiseta azul dobrada (CAMISETA – 34 REAIS).
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

Retomar os conceitos estudados.

A seção possibilita a sistematização de vários conceitos desenvolvidos ao longo da Unidade, além de ser um instrumento para avaliação formativa.

Propicie conversas entre os estudantes a respeito das estratégias que usaram para resolver as atividades.

Atividade 1

Discuta com os estudantes a ideia de arredondamento, lembrando-os de que o resultado de uma operação com os números arredondados pode servir de parâmetro para validar a resposta de um cálculo exato. Por exemplo, digamos que um estudante tenha estimado que o resultado da adição 599 + 314 fosse, aproximadamente, 900. Se, no cálculo escrito (exato), ele se esquecer de adicionar as dezenas e obtiver o resultado 93, saberá que algum erro foi cometido no processo.

Comente com os estudantes que não há um modo único de fazer a aproximação. Por exemplo, o número 314 poderia ser aproximado para 310. Nesse caso, o resultado da adição seria 910. Sugira que façam a adição pelo algoritmo usual e, depois, comparem os resultados. Discuta com a turma os critérios de arredondamento que utilizaram e verifique com os estudantes a influência desse critério na diferença entre o valor real e o valor estimado.

Algumas propostas de resolução que podem surgir na atividade 3 são mostradas a seguir para a compra do rapaz, que se refere à subtração 434 − 235.

435 − 235 − 1 = 200  = 1 = 199

400 − 200 = 200

Atividade 2

Deixe à disposição dos estudantes materiais manipuláveis para apoio nos cálculos, como Material Dourado, ábaco de pinos etc.

Atividade 3

Antes de realizar a atividade, peça aos estudantes que obtenham a resposta sem o uso do algoritmo usual, para evidenciar a compreensão que eles têm do nosso sistema de numeração e para que possam apresentar as diferentes estratégias de resolução.

Atividade 4

Existem diferentes maneiras de realizar cálculos mentais. O importante é que os estudantes escolham a maneira que melhor se adapta a determinada situação, em razão dos números e das operações nela envolvidos. Nessa atividade, uma das maneiras de calcular o preço dos três produtos é primeiro adicionar 34 reais com 6 reais, obtendo o total de 40 reais, que será adicionado a 120 reais. Assim, tem-se:

34 + 6 = 40

40 + 120 = 160

180 > 160

BNCC em foco:

EF03MA05, EF03MA06

MP091

Avaliação processual

  1. O gráfico abaixo mostra o número de sobremesas servidas aos clientes de um restaurante em uma semana de abril.
Gráfico de colunas. Sobremesas servidas em uma semana. No eixo vertical, a quantidade de sobremesas e no eixo horizontal, a sobremesa. 
Pudim: 128. 
Sorvete: 270.

Fonte: Controle do restaurante. (abr. 2023)

  1. Qual sobremesa foi a mais servida?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Sorvete.

Ícone: mental.

  1. Quantas sobremesas, aproximadamente, foram servidas nessa semana? _____
    PROFESSOR Resposta: Foram servidas, aproximadamente, 400 sobremesas.

Ícone: calculadora.

  1. Tânia queria calcular 81 − 34 com a calculadora, mas as teclas ume quatroestavam com defeito. Então ela calculou 82 − 35, afirmando que obteria o mesmo resultado.

    Ícone: Oral.

    1. Tânia está certa? Por quê?
      PROFESSOR Resposta: Sim, pois acrescentou 1 unidade ao 81 e 1 unidade ao 34, mantendo a mesma diferença entre os números.
    1. Calcule o resultado das subtrações 82 − 35 e 81 − 34.
PROFESSOR Resposta: Exemplo de cálculos: Resposta: Conta de subtração na vertical. Acima, o número 82 (o número 8 está riscado e acima há um número 7 pequeno, e ao lado do número 2 há o número 1 pequeno). Em seguida, sinal de subtração, e o número 35. Abaixo, traço horizontal e o resultado: 47.
PROFESSOR Resposta: Conta de subtração na vertical. Acima, o número 81 (o número 8 está riscado e acima há um número 7 pequeno, e ao lado do número 1 há o número 1 pequeno). Em seguida, sinal de subtração, e o número 34. Abaixo, traço horizontal e o resultado: 47.
  1. Invente um problema para cada caso e escreva-o em seu caderno.
    1. O resultado do problema deve ser dado pela adição 38 + 57.
    1. O resultado do problema deve ser dado pela subtração 57 − 38.
      PROFESSOR Respostas pessoais.

Autoavaliação

Ícone: Oral.

MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 5

Aqui, os estudantes terão de ler as informações do gráfico. Para responder ao item a, podem observar as colunas e identificar a de maior altura ou observar a quantidade representada em cada coluna e comparar os números.

Atividade 6

Essa atividade, que envolve o uso de uma calculadora com teclas defeituosas, possibilita a reflexão sobre procedimentos alternativos para a descoberta de resultados. A situação apresenta uma estratégia que pode ser usada também no cálculo mental. Por exemplo, para calcular o resultado de 47 − 19, é mais fácil fazer mentalmente 48 − 20. Explore o uso dessa estratégia em outras atividades, ampliando assim a compreensão dos estudantes quanto à ideia de igualdade para escrever diferentes sentenças de subtração que resultem na mesma diferença.

Atividade 7

A atividade incentiva os estudantes a pensarem nos significados das operações que eles devem explorar e em como garantir que certa operação possibilite a resolução do problema criado.

No item b, cada estudante pode trocar os problemas criados com outro colega, para que este os resolva. Ao final, socialize enunciados e resoluções, fazendo uma correção coletiva.

Autoavaliação

Ao propor a primeira questão para os estudantes, peça que elenquem algumas das situações para além da resposta “sim” ou “não”. O exercício de resgatar situações de uso de adição e subtração fará os estudantes analisarem seus conhecimentos sobre o conteúdo.

Na segunda questão, é possível ampliar a discussão pedindo que expliquem algumas estratégias que empregam: o algoritmo usual, a decomposição e a estimativa. Também é pertinente que eles avaliem quais estratégias utilizam com maior ou menor frequência, a fim de problematizar o uso de novas estratégias nas próximas propostas.

Os estudantes devem sempre ser incentivados a usar diferentes tipos de cálculo. O recurso da calculadora é um deles, como na atividade 6. As atividades com calculadora adquirem significado quando possibilitam que o estudante seja colocado diante de desafios e o incentivam a explicitar, verbalmente ou por escrito, os procedimentos utilizados.

BNCC em foco:

EF03MA05, EF03MA06, EF03MA11, EF03MA26

MP092

Comentários para o professor

Conclusão da Unidade 2

Conceitos e habilidades desenvolvidos nesta Unidade podem ser identificados por meio de uma planilha de avaliação da aprendizagem, como a que apresenta os principais objetivos, a seguir. O professor poderá copiá-la, fazendo os ajustes necessários, de acordo com sua prática pedagógica.

Ficha de avaliação e acompanhamento da aprendizagem

Nome: _____

Ano/Turma: _____ Número: _____ Data: _____

Professor(a): _____

Legenda de Desempenho: S: Sim N: Não P: Parcialmente

Tabela: equivalente textual a seguir.

Objetivos de aprendizagem

Desempenho

Observação

Identifica características do sistema de numeração decimal, empregando a composição e a decomposição de número natural de até quatro ordens?

_____

_____

Constrói fatos básicos da adição e subtração utilizando-os no cálculo mental ou escrito?

_____

_____

Representa e ordena números naturais na reta numérica utilizando-a na construção de fatos básicos da adição e da subtração?

_____

_____

Desenvolve estratégias (decomposição e algoritmo usual) para efetuar cálculo mental e escrito e fazer estimativas nas adições com reagrupamento e subtração com trocas?

_____

_____

Resolve problemas de adição e de subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar, empregando estratégias de cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental?

_____

_____

Compreende a ideia de que podemos escrever diferentes adições ou subtrações que resultem na mesma soma ou diferença?

_____

_____

Lê, interpreta e compara dados apresentados em tabelas de dupla entrada e gráficos de barras ou de colunas.

_____

_____

Resolve problemas cujos dados são apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas?

_____

_____

Compreende e exercita o respeito às diferenças de opiniões e de propostas nos trabalhos em grupo?

_____

_____

Nos trabalhos em grupo, elabora propostas e as defende com argumentos plausíveis?

_____

_____

MP093

Sugestão de ficha de autoavaliação do estudante

O processo de avaliação formativa dos estudantes pode incluir seminários ou atividades orais; rodas de conversa ou debates; relatórios ou produções individuais; trabalhos ou atividades em grupo; autoavaliação; encenações e dramatizações; entre muitos outros instrumentos e estratégias.

Além da ficha de avaliação e acompanhamento da aprendizagem, fichas de autoavaliação, como a reproduzida a seguir, também podem ser aplicadas ao final do bimestre sugerido ou quando julgar oportuno . O professor pode fazer os ajustes de acordo com as necessidades da turma.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Autoavaliação

Nome: _____

Marque um X em sua resposta para cada pergunta.

Sim

Mais ou menos

Não

1. Presto atenção nas aulas?

_____

_____

_____

2. Pergunto ao professor quando não entendo?

_____

_____

_____

3. Sou participativo?

_____

_____

_____

4. Respeito meus colegas e procuro ajudá-los?

_____

_____

_____

5. Sou educado?

_____

_____

_____

6. Faço todas as atividades com capricho?

_____

_____

_____

7. Trago o material escolar necessário e cuido bem dele?

_____

_____

_____

8. Cuido dos materiais e do espaço físico da escola?

_____

_____

_____

9. Gosto de trabalhar em grupo?

_____

_____

_____

10. Respeito todos os meus colegas de turma, professores e funcionários?

_____

_____

_____