MP121

Introdução da Unidade 4

Nesta Unidade, predominam atividades que exploram habilidades a serem desenvolvidas na Unidade Temática Geometria, mais especificamente as que tratam da localização e da movimentação.

A abertura tem como objetivo trazer, em página dupla, a imagem de uma feira de livros. As várias informações apresentadas nessa imagem possibilitam a exploração, segundo a orientação do professor, do que o estudante se ocupou nos estudos do 2ᵒ ano e o que trabalhará nas páginas seguintes.

Dessa maneira, dando continuidade ao trabalho realizado no 2ᵒ ano, de localização e movimentação de pessoas e objetos no espaço utilizando pontos de referência, esta Unidade busca retomar e aprofundar esses objetos de conhecimento, propondo atividades que levam os estudantes a descreverem e representarem, por meio de esboços de trajetos ou utilizando croquis e maquetes, a movimentação de pessoas ou de objetos no espaço, incluindo mudanças de direção e sentido, com base em diferentes pontos de referência. Pretende-se, dessa forma, preparar os estudantes para o 4ᵒ ano, no qual irão trabalhar a descrição de deslocamentos e a localização de pessoas no espaço com o uso de malhas quadriculadas e representações como desenhos, mapas, plantas baixas e croquis, empregando termos como atrás, à frente, entre, acima, abaixo, longe, perto, direita e esquerda (para a localização); à direita, à esquerda em mudanças de direção e sentido (para a movimentação); intersecção, transversais, paralelas e perpendiculares (para a Geometria plana a ser trabalhada nos anos vindouros do Ensino Fundamental). A familiarização dos estudantes com o sistema de coordenadas e com o vocabulário próprio das orientações de localização é fundamental para interagir com a tecnologia relacionada a equipamentos de orientação, por exemplo, aplicativos instalados em automóveis e disponibilizados em aparelhos celulares.

A Unidade Temática Probabilidade e estatística também é trabalhada na Unidade por meio de situações-problema que visam estimular os estudantes na identificação de resultados possíveis, em eventos familiares aleatórios, estimando aqueles que têm maiores e menores chances de ocorrer. Vale destacar que o processo de apropriação desse conhecimento encontra suas bases no 2ᵒ ano, momento em que as atividades propostas conduziram os estudantes à classificação de resultados de eventos cotidianos aleatórios em “pouco prováveis”, “muito prováveis”, “improváveis” e “impossíveis”.

Competência geral favorecida

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

Competências específicas favorecidas

2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

4. Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes nas práticas sociais e culturais, de modo a investigar, organizar, representar e comunicar informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes.

MP122

UNIDADE 4. Localização e movimentação

Ilustração. À esquerda, um segurança está andando em um corredor e ao seu lado há um guarda-volumes. Há seis armários coloridos (vermelho, roxo, preto, azul, amarelo e verde) e cada um tem nove portas, divididos em três colunas e três fileiras. Na frente dos armários, uma mulher está sorrindo atrás de um balcão com uma máquina registradora e na frente dela há uma mulher segurando uma bolsa. À direita, ao lado do guarda-volumes há um palco com um palhaço e um homem segurando uma mala. Atrás deles, uma placa com a informação: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS. Na frente do palco há crianças sentadas. Ao lado há um bebedouro e abaixo, onze quiosques com livros divididos em três colunas e quatro fileiras. Na primeira coluna: revistas, romance e comédia. Na segunda coluna: contos de fada, infantil, gibis e audiolivros. Na terceira fileira: suspense, livros em braile e livros de bolso. Em volta, Melissa, Caio e outras crianças estão sorrindo e lendo livros.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos da Unidade

Identificar, descrever, registrar e representar a localização de pessoas ou objetos no espaço, considerando pontos de referência.

Explorar localizações e movimentações em malha quadriculada.

Descrever localizações em malhas quadriculadas por meio de um sistema de coordenadas.

Descrever e representar, por meio de esboços de trajetos ou utilizando mapas, plantas e desenhos de maquetes, a movimentação de pessoas ou de objetos no espaço, incluindo mudanças de direção e sentido, com base em diferentes pontos de referência.

Reconhecer o uso de conceitos matemáticos relacionados à orientação espacial nas ações de programação.

Identificar todos os resultados possíveis de um experimento aleatório e estimar quais eventos desse experimento têm maiores ou menores chances de ocorrência.

A Unidade abrange a localização e a movimentação no espaço, a determinação de pontos de referência, a descrição e a representação de trajetos em croquis, mapas e malhas quadriculadas.

Comente com os estudantes que referências são necessárias para identificar determinados locais e nos orientar no espaço físico. Pergunte, por exemplo, se eles já indicaram a um colega como chegar à quadra da escola, ou como indicariam a localização de um objeto guardado em prateleiras.

Estudantes dessa faixa etária podem ter dificuldades em realizar tarefas como essas, o que mostra a importância de propor a eles situações didáticas favoráveis à observação e à análise do espaço.

BNCC em foco:

EF03MA12, EF03MA25

MP123

Boxe Complementar

Para refletir...

As crianças foram a uma feira do livro com a escola!

Ícone: Desenho ou pintura.

Rafaela quer guardar sua bolsa no guarda-volumes. A atendente lhe disse que poderia usar o 2º armário do guarda-volumes azul, contando de baixo para cima, da coluna do lado direito. O desenho abaixo representa os armários do guarda-volumes azul. Pinte o local onde Rafaela pode guardar sua bolsa.

Ilustração. Quadro com três colunas e três fileiras. O quadradinho da terceira coluna e segunda fileira está pintado de rosa.

Letícia desenhou um croqui do espaço dessa feira.

Desenho. Vista de cima de um mapa. À esquerda, na parte superior, o espaço de contação de histórias e o bebedouro. Na parte inferior, o guarda-volumes. À direita, os quiosques de livros divididos em três colunas e quatro fileiras com destaque para o quiosque de livros em braile na terceira coluna e segunda fileira. E destaque para o quiosque de audiolivros na segunda coluna e quarta fileira.

CRÉDITO: GUILHERME CASAGRANDI

Ícone: Oral.

Como você explicaria onde fica a banca dos livros em braile? E a banca de audiolivros?

PROFESSOR Resposta pessoal.

Fim do complemento

MANUAL DO PROFESSOR

Desse modo, os estudantes aprendem a se orientar convenientemente, localizando-se em espaços conhecidos ou não, e a explicitar os procedimentos que adotam para isso.

O fato de muitos adultos terem dificuldades com a leitura e o uso de mapas e de plantas justifica o trabalho desse domínio do conhecimento desde os anos iniciais do Ensino Fundamental.

Para refletir...

Antes de iniciar a atividade, peça aos estudantes que identifiquem na cena o local em que se encontram os guarda-volumes coloridos. Em seguida, pergunte quantos armários há em cada guarda-volume.

Algumas perguntas podem ser feitas para ajudar os estudantes a entenderem a disposição das bancas:

Há quantas bancas na feira do livro?

Quais são os nomes das bancas?

Espera-se que os estudantes percebam que: a banca de livros em braile está ao lado da banca de livros infantis ou entre as bancas de livros de suspense e de bolso; a banca de audiolivros está na frente de todas as outras bancas, em particular, na frente da banca de gibis.

Avalie a conveniência de explicar, aqui ou ao longo desta Unidade, os significados de:

Mapa : representação gráfica, em escala reduzida, da superfície total ou parcial da Terra, de uma região, da esfera celeste etc.

Croqui: esboço à mão de pintura, desenho, planta, projeto arquitetônico.

Planta: desenho que representa a projeção horizontal de um objeto qualquer.

Maquete: representação em escala reduzida de uma obra de arquitetura.

DICIONÁRIO eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Objetiva, 2009.

MP124

Localização

  1. Observe o desenho de uma maquete de um parque de diversões e, depois, relacione cada brinquedo à sua localização.
Ilustração. Vista aérea de um parque de diversões. Na parte inferior, a entrada do Parque Legal. Mais à frente há uma fonte, mesas, cadeiras e árvores. À esquerda uma pista de carrinho de bate-bate e um carrossel. Atrás há um rio com duas pontes. À direita, próximo da fonte, há uma roda-gigante e atrás, uma barraca de sucos. Ao fundo, uma montanha-russa.

Coluna 1

Roda-gigante

Carrossel

Montanha-russa

Carrinho bate-bate

Coluna 2

Longe da entrada do parque

Perto da fonte, à esquerda de quem entra

Perto da fonte, à direita de quem entra

Ao lado dos carrinhos de bate-bate

PROFESSOR Resposta: roda-gigante - Perto da fonte, à direita de quem entra
PROFESSOR Carrossel - Ao lado dos carrinhos de bate-bate
PROFESSOR Montanha-russa - Longe da entrada do parque
PROFESSOR Carrinho bate-bate - Perto da fonte, à esquerda de quem entra
  1. Descreva a sua localização na sala de aula, em relação à porta da sala, neste momento.

    _____

    PROFESSOR Resposta pessoal.

    Ícone: Oral.

    • Agora, descreva a localização de um colega na sala de aula sem dizer o nome dele, para que todos descubram quem você escolheu. Use a porta da sala como ponto de referência.
      PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

Identificar, descrever, registrar e representar a localização de pessoas ou objetos no espaço, considerando pontos de referência.

Atividade 1

Explore com os estudantes o desenho da maquete do parque de diversão. Sugira que, inicialmente, eles localizem e nomeiem todos os brinquedos e, depois, alguns dos pontos de referência ilustrados, como a fonte e o copo de suco gigante.

Espera-se que os estudantes consigam fazer a relação entre os brinquedos e a localização deles no desenho. Retome a informação de que o ponto de referência para leitura da imagem é a posição do leitor (estudante) em relação à representação.

Atividade 2

Transforme esse momento em uma brincadeira divertida. Na atividade, cada estudante deverá descrever a localização de algum colega na sala para que os demais tentem descobrir de quem se trata. Pode-se, por exemplo, dividir a turma em dois times; cada um, na sua vez, propõe a descrição e o outro tenta descobrir a pessoa. Ao fim de algumas rodadas (convém combinar o número de rodadas previamente), o time vencedor é aquele que conseguiu descobrir mais pessoas com as indicações dadas. Para que a brincadeira funcione, verifique se as indicações estão corretas.

BNCC em foco:

EF03MA12

MP125

Ícone: Desenho ou pintura.

  1. Faça um croqui da sua sala de aula. Depois, marque a sua localização com a cor azul e a localização de um colega com a cor vermelha.

    _____

    PROFESSOR Desenho pessoal.
  1. Observe o mapa de um andar de uma escola e descreva a localização da biblioteca.
Ilustração. Vista de cima de uma escola e ao lado, a legenda. À esquerda, quatro salas de aula (1, 2, 3, 4). No centro, na parte superior, a lanchonete (5) e ao lado, o banheiro masculino (7). No centro, no meio, a biblioteca (6) e ao lado, o banheiro feminino (8). No centro, na parte inferior, as escadas (9) e ao lado, os elevadores (10).

_____

PROFESSOR Exemplo de resposta: A biblioteca está localizada ao lado do banheiro feminino.

Ícone: Desenho ou pintura.

  1. Pinte as palavras e expressões que você usa para descrever a localização de pessoas, lugares ou objetos.
    PROFESSOR Pintura pessoal.

esquerda

atrás

caminhe

siga em frente

vire à direita

direita

à frente

entre

metros

longe

perto

Ícone: Oral.

MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 3

Explore as diversas habilidades que a realização da atividade mobiliza: a organização do espaço, sua representação em um mapa e a localização de pontos de referência da sala de aula. O objetivo não é que eles façam mapas extremamente elaborados. Depois da produção pessoal, peça aos estudantes que troquem os livros entre si, para que cada um descreva a localização das pessoas indicadas nas cores azul e vermelha no mapa do outro.

Atividade 4

Converse com os estudantes sobre algumas maneiras de indicar a posição da biblioteca. Do ponto de vista de quem observa o mapa (leitor), a biblioteca (local 6) fica ao lado do banheiro feminino (local 8), entre outras.

Para ampliar a atividade, peça a um estudante que escreva na lousa outro ponto do mapa e escolha um colega para descrever sua localização, que também será registrada na lousa. Em seguida, os demais estudantes, sob sua orientação, validam a resposta.

Atividade 5

Observe se os estudantes compreendem a diferença entre os termos relacionados à localização e à movimentação. Espera-se que pintem apenas as palavras relacionadas a localização: esquerda , atrás, direita, à frente, entre, metros, longe e perto. Explique a eles que os termos caminhe, siga em frente e vire à direita são utilizados apenas para descrever movimentação. Ressalte para a turma a diferença entre os termos relacionados à localização e aqueles que são próprios da movimentação, por exemplo, fica à direita e vire à direita. Incentive-os a usá-los em uma frase para que percebam tal diferença.

O trabalho com espaço e forma concentra-se na realização de atividades exploratórias do espaço. Assim, observando posições, os estudantes percebem as relações dos objetos no espaço e empregam o vocabulário correspondente (em cima, embaixo, atrás, ao lado, entre, esquerda, direita etc.). É importante que, no desenvolvimento desse conteúdo, discuta-se a ideia de referência em relação à qual se indica uma posição. Por exemplo, quando dizemos que uma pessoa “está à direita de certo objeto”, a indicação de localização toma esse objeto por referência, pois em relação a outro objeto (outra referência) a pessoa pode localizar-se à esquerda, atrás etc. Em resumo, o vocabulário empregado para descrever localizações é sempre relativo à referência estabelecida.

BNCC em foco:

EF03MA12

MP126

  1. Observe a maquete de um clube e, em seguida, faça o que se pede.
Ilustração. Vista aérea de um clube. À esquerda, na parte superior, uma quadra de basquete. Na parte inferior, da esquerda para a direita: uma biblioteca, um parquinho e um vestiário. No centro, uma praça com bancos e árvores. Ao lado, uma piscina infantil com escorregador e cadeiras enfileiradas. À direita, uma piscina grande. Ao redor há postes.
  1. Elabore uma pergunta sobre o desenho da maquete para que um colega responda.

    _____

    PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. Seu colega conseguiu responder à sua questão? Explique.

    _____

    PROFESSOR Resposta pessoal.

Boxe complementar:

Desafio

Compare a planta e o desenho da maquete da casa de Paloma e verifique se os cômodos estão localizados de modo correspondente.

Ilustração. Planta de uma casa. À esquerda, uma cozinha. No centro, uma sala e um banheiro. À direita, dois quartos e uma varanda.

Ilustração. Desenho da maquete. À esquerda, uma cozinha. No centro, uma sala, um banheiro e uma varanda. À direita, dois quartos.

CRÉDITO: ILUSTRAÇÕES: RLIMA

A planta da casa de Paloma corresponde ao desenho da maquete? Por quê?

_____

Resposta: Não. A varanda está posicionada de modo diferente. Na planta, a varanda está associada ao quarto, e no desenho da maquete, à sala.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos

Identificar, descrever, registrar e representar a localização de pessoas ou objetos no espaço, considerando pontos de referência.

Descrever e representar, por meio de esboços de trajetos ou utilizando croquis e maquetes, a movimentação de pessoas ou de objetos no espaço, incluindo mudanças de direção e sentido, com base em diferentes pontos de referência.

Atividade 6

Comente com os estudantes que a maquete de um projeto arquitetônico é uma réplica em miniatura dessa construção, diferente da planta de um local, que é uma representação plana.

Organize os estudantes em duplas para facilitar a realização da atividade. Oriente-os sobre a pergunta que precisam elaborar, explicando que ela deve envolver conhecimentos sobre localização.

Caso os estudantes apresentem dificuldades em responder à pergunta elaborada, promova uma discussão por meio de questionamentos como: “A pergunta foi bem elaborada? Há outro modo de fazer a mesma pergunta?”.

Proponha uma correção coletiva, socializando as perguntas e as respostas dadas e validando-as com os estudantes.

Desafio

Explore as diferentes representações e os pontos de vista. Peça aos estudantes que identifiquem cada cômodo. Faça questionamentos que os auxiliem a comparar as duas representações:

A sala de jantar (representada com a mesa e as cadeiras) está ligada à cozinha?

O banheiro fica entre a sala de jantar e um dos quartos?

A sala de estar (representada pela presença de poltronas) fica em frente a um dos quartos?

O acesso à varanda (verifiquem as linhas de acesso) é feito por qual ambiente?

Espera-se que os estudantes percebam que a planta e o desenho da maquete não se correspondem pelo fato de o acesso à varanda ser diferente nas duas representações. Na planta, o acesso para a varanda é pelo quarto e no desenho da maquete é pela sala.

BNCC em foco:

EF03MA12

MP127

Mais localização e trajeto

Ícone: oral.
  1. Observe no mapa a localização da casa de Rodrigo e da casa de Marcela.
Ilustração. Vista de cima de um bairro com três colunas e três fileiras de quarteirões. Da esquerda para a direita e de cima para baixo: 
Fileira um: casa de Rodrigo, rua, Mercado, rua, casas, rua. 
Fileira dois: casa de Marcela, rua, casas, rua, escola, rua. 
Fileira três: casa, rua, casas, rua, prédios, rua.
  1. Como Rodrigo descreveria o trajeto do mercado até sua casa?
  1. Como Marcela descreveria o trajeto do mercado até sua casa?
    PROFESSOR Respostas pessoais.

Ícone: oral.

  1. O mapa abaixo é o mesmo da atividade anterior, mas com informações adicionais.
Ilustração. Vista de cima de um bairro com três colunas e três fileiras de quarteirões. Da esquerda para a direita e de cima para baixo: 
Fileira um: casa de Rodrigo, rua dos Hibiscos, Mercado, rua das Laranjeiras, casas, rua Jasmin.
Fileira dois: casa de Marcela, rua dos Hibiscos, casas, rua das Laranjeiras, escola, rua Jasmin. 
Fileira três: casa, rua dos Hibiscos, casas, rua das Laranjeiras, prédios, rua Jasmin. 
Entre a fileira um e dois: Rua das Rosas. Entre as fileiras dois e três: Rua Araucária. E abaixo da fileira três: Rua das Orquídeas.
  1. Com essas informações adicionais, como Rodrigo e Marcela poderiam descrever o trajeto do mercado às suas respectivas casas?
  1. Converse com os colegas sobre a diferença entre os mapas das duas atividades.
    PROFESSOR Respostas pessoais.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 1

No item a, comente com os estudantes que existem alguns modos de descrever o caminho. Um exemplo de resposta é: sair do mercado e virar à direita, seguir em frente até o meio do próximo quarteirão e, depois, virar à direita e entrar em casa.

Para o item b, uma possível resposta é: sair do mercado e virar à direita. Seguir em frente até a esquina e virar à esquerda. Andar até o próximo cruzamento e virar à direita. Andar até um pouco mais da metade do quarteirão, virar à direita e entrar em casa.

Atividade 2

Com os nomes das ruas no mapa, pergunte aos estudantes se a descrição do caminho poderia ser a mesma da atividade anterior.

Espera-se que eles percebam que, apesar de haver novas informações no mapa, a descrição poderia ser a mesma da atividade anterior, mas que agora é possível descrever o mesmo caminho de diferentes maneiras. Por exemplo, o caminho feito por Rodrigo poderia ser: sair do mercado, virar à direita na Rua das Rosas, seguir por ela até o meio do próximo quarteirão e, depois, virar à direita e entrar em casa.

BNCC em foco:

EF03MA12

Sugestão de atividade

Maquete

Pode-se propor a elaboração de uma maquete da sala de aula utilizando material de sucata e embalagens vazias. Os estudantes devem listar os principais elementos da sala de aula que devem representar. Auxilie-os na confecção de cada um deles: mesa do professor, parede com a lousa, paredes com as janelas e com a porta, algumas carteiras e armário. Depois de pronta a maquete, peça aos estudantes que a comparem com o ambiente da sala e verifiquem possíveis divergências. Em seguida, cada estudante deve desenhar, em uma folha sulfite, uma planta referente a essa maquete. Para finalizar, os estudantes devem apresentar suas plantas para compará-las e verificar se correspondem à maquete.

MP128

  1. Em uma sala de aula, três estudantes, que estão de pé e de frente para a professora, indicam a posição do armário de brinquedos. Leia as dicas e escreva a posição de cada estudante na sala de aula.

Boxe complementar:

Dicas

  • Pedro: O armário está à minha direita.
  • Fábio: O armário está atrás de mim.
  • Carlos: O armário está à minha esquerda.

Fim do complemento.

Ilustração. Vista de cima de uma sala de aula. Na parte superior, a Professora. Atrás dela, a lousa e à direita dela, a sua mesa. Na frente dela há carteiras escolares divididas em quatro grupos com quatro carteiras e alunos sentados. No centro, espaço para resposta está em pé. Atrás dele há um armário de brinquedos. Na parte inferior, da esquerda para a direita: estante com livros, espaço para resposta, o armário de brinquedos, espaço para resposta e tapetes no chão.
PROFESSOR Resposta: Fábio, Pedro, Carlos.
  1. Junto com os colegas, escolham um objeto da sala para descrever a localização. Descreva onde esse objeto se localiza em relação à sua posição na sala.

    _____

    PROFESSOR Resposta pessoal.

Ícone: Desenho ou pintura.

  1. Agora, desenhe a planta da sua sala de aula. Então, cerque com uma linha um objeto escolhido por você e marque com um X a sua posição.

    _____

    PROFESSOR Desenho pessoal.

Ícone: oral.

  1. Observe as plantas produzidas pelos seus colegas, com os objetos escolhidos e as posições deles na sala de aula. As plantas são todas iguais? Conversem entre si sobre os diferentes pontos de referência.
    PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos

Identificar, descrever, registrar e representar a localização de pessoas ou objetos no espaço, considerando pontos de referência.

Explorar localizações em malha quadriculada.

Descrever localizações em malhas quadriculadas por meio de um sistema de coordenadas.

Atividade 3

Espera-se que, na representação da sala de aula, os estudantes identifiquem o ponto de referência utilizado (armário de brinquedos) e percebam que as dicas são dadas do ponto de vista de cada estudante que está no mapa e não do observador (leitor do livro). Se necessário, peça aos estudantes que se imaginem no lugar de Pedro, de Fábio e de Carlos.

Atividade 4

Oriente os estudantes a escolherem um objeto da sala de aula e a escrever o nome dele no caderno. Depois, eles devem fazer a descrição da localização desse objeto em relação à própria posição na sala. Em seguida, cada estudante fica em pé (sem sair do local onde está) e lê a descrição que fez (sem revelar qual é o objeto) para a turma identificar o objeto descrito, sob sua orientação. Se julgar necessário, verifique o nome do objeto descrito no caderno de cada estudante.

Depois dessa exploração, eles podem resolver os itens a e b.

Atividade 5

Enfatize que as coordenadas (não é necessário apresentar esse termo) expressas por meio de uma letra e de um número podem ser entendidas como um comando em duas etapas: na 1ª, lemos a letra correspondente à coluna, que indica até que posição horizontal deve ser feito o deslocamento; na 2ª, lemos o número correspondente à linha, que indica o número de quadrinhos da malha que devemos “descer” (em relação à posição de leitura da página).

Alerte os estudantes de que há representações em que as letras indicam as linhas e os números indicam as colunas.

Pergunte se os estudantes já jogaram Batalha naval. Por envolver as mesmas ideias desenvolvidas na página, esse jogo pode servir para avaliar os conhecimentos prévios dos estudantes em relação ao uso de tais convenções e como eles obtêm a posição indicada usando a letra e o número.

Inicialmente, explore a malha quadriculada com os estudantes, exemplificando algumas localizações com o uso do sistema de coordenadas apresentado.

BNCC em foco:

EF03MA12

MP129

  1. Algumas plantas e mapas também são desenhados em malhas quadriculadas. Observe a planta de um salão de jogos.
Ilustração. Salão de jogos sobre malha quadriculada com doze colunas e sete fileiras. Na parte superior, as colunas: A, B, C, D, E, F, espaço para resposta, Resposta: G, espaço para resposta, Resposta: H, espaço para resposta, Resposta: I, espaço para resposta, Resposta: J, espaço para resposta, Resposta: K, espaço para resposta, Resposta: L. À esquerda, as fileiras: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7. 
Uma mesa de sinuca ocupa as colunas B2, B3, C2, C3, D2, D3. 
Abaixo, uma mesa de pebolim ocupa as colunas B5 e C5. 
No centro, três mesas com cadeiras ocupam as colunas: E4, G3 e H5. 
À direita, uma mesa de tênis ocupa as colunas J3, J4, J5, J6, K3, K4, K5 e K6.
  1. Termine de nomear as colunas e quadricular, com a ajuda de uma régua, a planta desse salão de jogos.
  1. Dê a localização da mesa de sinuca escrevendo os pares que identificam os quadradinhos ocupados pela mesa.

    _____

    PROFESSOR Resposta: B2, B3, C2, C3, D2 e D3.
  1. Agora, indique a localização da mesa de pingue-pongue escrevendo quais quadradinhos ela ocupa.

    _____

    PROFESSOR Resposta: J3, J4, J5, J6, K3, K4, K5 e K6.
  1. Com seus colegas, pensem em um pequeno texto com dicas que possam ajudar as pessoas na leitura de mapas, plantas e croquis. Depois, escreva-o abaixo.

    _____

    PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 6

Organize a sala em grupos e peça que conversem sobre a proposta da atividade, fazendo inicialmente um levantamento do tipo de dicas que querem colocar. Oriente-os a escreverem as primeiras ideias do texto no caderno, discutindo e fazendo as modificações com os colegas do grupo. Depois podem reproduzir a versão final do grupo no próprio livro. Em seguida, cada grupo elege um representante para expor o texto para a sala. Pode-se elaborar um cartaz com as principais dicas levantadas pelos grupos e afixar no pátio da escola para as pessoas observarem.

Algumas dicas que podem aparecer:

Ler e observar o mapa com atenção.

Entender do que o mapa trata.

Atentar para o referencial: o convencional é utilizar o referencial do mapa, e não o do observador.

Elencar os pontos de referência: identificar os referenciais do mapa e quais deles serão úteis para o que se busca.

Ao descrever uma localização, é fundamental usar o vocabulário apropriado, para garantir a correção da informação transmitida.

BNCC em foco:

EF03MA12

Sugestão de atividade

Batalha naval

O jogo Batalha naval é um recurso muito eficiente para o desenvolvimento de noções de orientação no espaço. Se possível, promova algumas partidas com os estudantes.

MP130

Movimentação no espaço

  1. Observe o mapa do bairro onde Beatriz mora. A ponta da seta indica a entrada de cada estabelecimento.
Ilustração. Vista de cima de um bairro com três colunas e três fileiras de quarteirões. Da esquerda para a direita e de cima para baixo: 
Fileira 1: hospital com a entrada virada para baixo, rua, casas, rua, escola com a entrada virada para baixo. 
Fileira 2: casas, rua, sorveteria com a entrada virada para a direita, rua, farmácia com a entrada virada para baixo. 
Fileira 3: clube com a entrada virada para cima, rua, casas, rua, prédio.

Observação: Os elementos não estão apresentados em escala de tamanho. Cores fantasia. Fim da observação.

Ícone: Desenho ou pintura.

  1. Trace no mapa um trajeto que Beatriz pode fazer ao sair da escola para chegar ao clube.
    PROFESSOR Resposta pessoal.

    Ícone: oral.

  1. Observe os trajetos traçados pelos colegas. Todos foram iguais? Qual você acha mais curto? Por quê?
    PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. Agora, descreva uma das possibilidades de trajeto que Beatriz pode fazer para ir da farmácia ao hospital.

    _____

    PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. Quais elementos você acrescentaria a esse mapa para facilitar a descrição dos trajetos que Beatriz pode fazer?

    _____

    PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. Crie nomes para as ruas do bairro onde Beatriz mora e escreva-os no mapa.
    PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. Com as informações acrescentadas ao mapa, descreva novamente o caminho que Beatriz pode fazer da farmácia ao hospital.

    _____

    PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

Descrever e representar, por meio de esboços de trajetos ou utilizando croquis e maquetes, a movimentação de pessoas ou de objetos no espaço, incluindo mudanças de direção e sentido, com base em diferentes pontos de referência.

Essas páginas trabalham as noções de movimentação no espaço, representada por meio da definição de trajetos e caminhos possíveis, e exploram a leitura de mapas de ruas em cidades, habilidade solicitada nas práticas cotidianas atuais. É fundamental a familiarização dos estudantes com o sistema de coordenadas e com o vocabulário próprio das orientações de localização, como à direita, à esquerda , na esquina da rua tal com a rua tal. Explique a eles que, em descrições de trajetos, é necessário colocar-se na mesma posição da pessoa que seguirá as instruções recebidas.

Atividade 1

Depois de os estudantes traçarem o trajeto que Beatriz pode fazer (item a), promova uma roda de conversa para que eles possam compartilhá-lo e debater sobre a resposta de cada um (item b).

Aproveite a roda de conversa para os estudantes verbalizarem as descrições de alguns dos trajetos traçados. Depois, peça que registrem no livro (item c) a descrição escolhida.

Organize a turma em duplas para a resolução das demais questões.

BNCC em foco:

EF03MA12

MP131

  1. Para receber seus amigos, Vítor decidiu fazer um croqui com o trajeto da escola até a chácara onde mora.
Desenho. À direita, a escola. No centro, um caminho sinuoso com setas apontando para uma casa com árvores em volta.

Observação: Os elementos não estão apresentados em escala de tamanho. Cores fantasia. Fim da observação.

  1. Você acha que os amigos de Vítor conseguirão chegar à chácara? Por quê?

    _____

    PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. Quais elementos estão faltando no croqui para que Vítor consiga ajudar seus amigos?

    _____

    PROFESSOR Resposta pessoal.

Ícone: Desenho ou pintura.

  1. Faça um croqui indicando o trajeto da sua sala de aula até a secretaria da escola.

    _____

    PROFESSOR Desenho pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 2

Espera-se que os estudantes percebam que o esquema não apresenta nenhuma descrição específica do local de destino ou do trajeto a ser percorrido pelos amigos de Vítor. Consequentemente, eles não conseguirão chegar à chácara apenas utilizando esse mapa. Os estudantes devem sugerir que sejam colocados detalhes no esquema para ajudar na interpretação do mapa, como nome de ruas, pontos de referência etc.

Atividade 3

A atividade possibilita aos estudantes desenvolverem habilidades relacionadas à orientação espacial e à comunicação de ideias matemáticas.

É comum as pessoas fazerem mapas simplificados para se orientar e chegar ao destino. Atualmente, a tecnologia relacionada a equipamentos de orientação, instalados em automóveis e disponibilizados em aparelhos celulares, tem facilitado esse trabalho. Porém é importante considerar que os mapas das cidades podem apresentar erros: ruas e avenidas podem ter o sentido de tráfego alterado. Em casos como esse, é necessária a intervenção humana para completar o trajeto.

BNCC em foco:

EF03MA12

MP132

Ícone: Desenho ou pintura.

  1. Trace na planta da escola abaixo, com cores diferentes, os trajetos descritos por Carlos e Fernanda.
Ilustração. Carlos, menino com cabelo encaracolado está sorrindo e falando: Para ir até a secretaria, eu saí da sala de aula, virei à esquerda, passei pela outra sala de aula e virei à esquerda, passando em frente aos banheiros. Depois, virei à direita para entrar na secretaria. Ao lado, Fernanda, menina com cabelo comprido e tiara roxa diz: Eu saí da sala de aula e virei à esquerda. Caminhei em frente e virei à esquerda. Segui em frente até a lanchonete e irei à direita. Depois, segui em frente até chegar à secretaria.
Ilustração. Vista de cima de uma escola. À esquerda, na parte superior, duas salas de aula (1, 2). Abaixo, uma sala de aula (3) e uma biblioteca (4). À direita, na parte superior, o laboratório (8), abaixo, a lanchonete (9) e na parte inferior, uma sala de aula (10). À esquerda, na parte inferior, o banheiro feminino (5) e o banheiro masculino (6). Em seguida, entre o banheiro masculino e a sala de aula 10, a secretaria (7). Resposta: Há uma linha saindo da sala de aula 1 até a secretaria, passando pela sala de aula 3 e os banheiros. Em seguida há uma linha saindo da sala de aula 2 até a secretaria, passando entre a biblioteca, o laboratório e a lanchonete.
  1. Escolha um local da sua escola e descreva um trajeto possível saindo da sua sala de aula até ele. Depois, peça a um colega que adivinhe o local escolhido.

    _____

    PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

Descrever e representar, por meio de esboços de trajetos ou utilizando mapas e maquetes, a movimentação de pessoas ou de objetos no espaço, incluindo mudanças de direção e sentido, com base em diferentes pontos de referência.

Atividade 4

Sugira aos estudantes que determinem outros caminhos possíveis que levem Carlos e Fernanda até a secretaria. Depois, peça que discutam qual é o caminho mais curto.

Atividade 5

Incentive os estudantes a utilizarem diversos pontos de referência para auxiliar na descrição do trajeto. Também é interessante observar o vocabulário empregado por eles para fazer a descrição e se usam o referencial correto.

BNCC em foco:

EF03MA12

MP133

  1. A mãe de Paula sempre utiliza um aplicativo de localização para se locomover em sua cidade. Observe, ao lado, o trajeto sugerido pelo aplicativo para a mãe de Paula se locomover entre dois pontos da cidade de São Paulo.
Ilustração. Mapa com destaque para uma rota. Na parte inferior, o local de partida, na Rua Huet Bacelar. A rota segue para a esquerda, cruza a Rua Dr. Mário Vicente e vira à esquerda na Rua Gama Lobo. Segue reto e vira à direita na Rua Moreira e Costa. Segue reto, cruza a Avenida Nazaré, segue reto e vira à esquerda na Rua Bom Pastor. Segue reto e vira à esquerda na Rua dos Patriotas. Segue reto e vira à esquerda na Avenida Nazaré até a entrada no Museu do Ipiranga, à esquerda.

Fonte: Aplicativo da mãe de Paula. (jan. 2023)

  1. Agora, leia abaixo as orientações dadas pelo aplicativo e verifique se correspondem ao mapa.
    PROFESSOR Resposta: Sim, as orientações correspondem ao mapa.

Siga pela Rua Huet Bacelar em direção à Rua Gama Lobo.

Vire à esquerda na Rua Gama Lobo e siga em frente.

Vire à direita na Rua Moreira e Costa e siga até a Rua Bom Pastor.

Vire à esquerda na Rua Bom Pastor e siga em frente.

Vire à esquerda na Rua dos Patriotas.

Vire à esquerda na Avenida Nazaré.

Siga reto até seu destino à esquerda.

  1. O trajeto começa em qual rua? _____
    PROFESSOR Resposta: Na Rua Huet Bacelar.
  1. E qual é o destino? _____
    PROFESSOR Resposta: Museu do Ipiranga.

    Ícone: Oral.

  1. Você conhece todas as palavras utilizadas no aplicativo? Converse sobre os significados com os colegas.
    PROFESSOR Resposta pessoal.

    Ícone: Oral.

  1. Você conhece outros instrumentos que poderiam substituir o aplicativo? Converse com os colegas sobre eles.
    PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 6

Explore o mapa com os estudantes antes de eles realizarem a atividade. Auxilie-os a localizarem os pontos de referência apresentados nas orientações do aplicativo para facilitar a resolução das questões propostas.

Sugestão de atividade

Caça ao tesouro

Esta é uma brincadeira de que os estudantes gostam muito, pois mobiliza seu espírito de aventura. Divida a turma em “equipes de busca”. Prepare com antecedência alguns “mapas do tesouro”, com indicações e enigmas, e forneça um mapa para cada equipe. Os mapas podem descrever trajetórias diferentes, mas devem conduzir ao mesmo lugar: o local em que está escondido o tesouro. A equipe que chegar primeiro ao local em que está o tesouro é a vencedora. Depois da brincadeira, os mapas de cada equipe podem ser comparados.

BNCC em foco:

EF03MA12

MP134

Jogo: Brincando com o mapa

Ícone: Material complementar.

Material: Tabuleiro da página 245, papel para anotações e marcadores, que podem ser fichas de papel, grãos de feijão ou tampas de garrafa.

Ícone: Grupo.

Jogadores: 3 a 4

Regras:

  1. Em cada rodada, deve-se utilizar uma dessas duas formas de indicação dos pontos de partida e de chegada.
  1. Por exemplo: o ponto de partida é a Casa dos sucos, localizada em E1, e o ponto de chegada é a placa do Parque, localizada em A4.
    • Os outros jogadores deverão escrever no papel um caminho possível entre os dois pontos, usando letras e números para indicar cada posição (incluindo os pontos de partida e de chegada). Mas atenção: para atravessar o rio é necessário passar pelas pontes ou pela árvore e só é permitido andar na horizontal e na vertical; a diagonal não é permitida.
    • Aquele que encontrar primeiro o caminho mais curto (menor quantidade de regiões quadradas percorridas) vence a rodada e registra uma vitória no papel.
    • O próximo jogador a escolher os pontos de chegada e de partida é quem está à esquerda do jogador que indicou os pontos de partida e de chegada na rodada anterior.

      • Vence o jogador que ganhar 5 rodadas primeiro.

Boxe complementar:

Importante

Teste se o caminho no mapa está correto!

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos

Identificar, descrever, registrar e representar a localização de pessoas ou objetos no espaço, considerando pontos de referência.

Descrever e representar a movimentação de pessoas ou de objetos no espaço, incluindo mudanças de direção e sentido, com base em diferentes pontos de referência.

Explorar localizações e movimentações em malha quadriculada.

Descrever localizações em malhas quadriculadas por meio de um sistema de coordenadas.

Nesse jogo, os estudantes precisam encontrar o caminho (trajeto) mais curto na malha quadriculada, registrando-o por meio de pares formados por uma letra e um número (coordenadas). Por isso, é fundamental a familiarização do estudante com o tabuleiro e com o sistema de coordenadas. Além de explorar a linguagem matemática e a representação em um sistema de coordenadas, o estudante experimentará e analisará os diferentes caminhos para o mesmo lugar.

Explore o tabuleiro pedindo aos estudantes que localizem a posição de alguns elementos que aparecem nele por meio das coordenadas associadas à malha quadriculada do tabuleiro, formada por uma letra e um número; por exemplo, localização do gato: B1; localização da chave: B4; localização da casinha do cachorro: A2; localização da fogueira: F2.

Depois, pergunte: “Quantas linhas e quantas colunas o quadriculado do tabuleiro desse jogo tem?”. (5 linhas, indicadas por números, e 7 colunas, indicadas por letras.)

BNCC em foco:

EF03MA12; competência geral 2

MP135

Questões sobre o jogo

  1. Um estudante indicou o seguinte caminho:
Ilustração. Papel com a informação: A1, B1, B2, C2, D2, E2, E3.

Você sabe dizer qual foi o ponto de partida e o ponto de chegada desse caminho?

_____

PROFESSOR Resposta: Ponto de partida: Poço; ponto de chegada: Lanche.
  1. Indique um caminho possível para ir da Casa dos sucos, localizada em E1, à placa do Parque, localizada em A4.

    _____

    PROFESSOR Exemplo de resposta: E1, E2, E3, D3, C3, C4, B4 e A4.
  1. Indique dois caminhos diferentes, mas que tenham a mesma quantidade de regiões quadradas, para ir do Sorveteiro, localizado em B3, ao Pote de ouro, localizado em F5.

    _____

    PROFESSOR Exemplo de resposta: B3, C3, D3, E3, F3, F4 e F5; B3, B4, C4, C5, D5, E5 e F5.
  1. O coelhinho, localizado em F3, perdeu a chave da Casa dos bombons e não consegue encontrá-la. Ajude-o a encontrar a chave e a voltar para abrir a Casa dos bombons, localizada em G3, percorrendo sempre os caminhos mais curtos.

    _____

    PROFESSOR Exemplo de resposta: F3, E3, D3, C3, B3 e B4 (pegou a chave); B4, C4, C3, D3, E3, F3 e G3 (voltou à Casa dos bombons).
MANUAL DO PROFESSOR

“Dos elementos que você localizou anteriormente, quais estão em uma mesma linha? E em uma mesma coluna?”. (Espera-se que os estudantes percebam que elementos da mesma linha têm números iguais em suas coordenadas – nos exemplos, a casinha do cachorro e a fogueira; elementos da mesma coluna devem ter letras iguais em suas coordenadas – como o gato e a chave.)

Variações

Pode-se propor aos estudantes que confeccionem um novo tabuleiro, com obstáculos e pontos de referência diferentes. Sugira que usem recortes de revistas, desenhos e até mesmo mapas produzidos sobre o espaço da escola. É importante lembrá-los da necessidade de criação dos obstáculos.

Questões sobre o jogo

Após os estudantes jogarem algumas vezes, proponha que, individualmente ou em duplas, respondam às questões propostas.

Na questão 1, os estudantes deverão identificar a posição (localização) dos pontos de partida e de chegada do caminho descrito por um estudante por meio de algumas coordenadas. Espera-se que eles reconheçam como ponto de partida a primeira coordenada (A1) fornecida pelo estudante e, como ponto de chegada, a última coordenada (E3), que correspondem, respectivamente, ao poço e ao lanche. Pergunte se esses pontos ficam na mesma coluna ou na mesma linha.

Nas questões 2, 3 e 4, os estudantes são convidados a indicar caminhos por meio de coordenadas.

Para complementar, pode-se propor outras situações, fornecendo trajetos pelas coordenadas, para que os estudantes descubram um lugar ou um objeto. É importante variar as propostas de situações-problema de modo que ora o estudante forneça as coordenadas, registre-as e experimente-as no tabuleiro, ora leia as coordenadas propostas pelo professor ou pelos colegas.

BNCC em foco:

EF03MA12; competência geral 2

MP136

A Matemática me ajuda a ser

... um programador

Você sabia que um dos segmentos de trabalho mais procurados atualmente é o de Tecnologia da Informação (ou, simplesmente, TI)?

Quem trabalha com TI pode atuar em muitas áreas e funções, e uma delas é o desenvolvimento de jogos e aplicativos para celular (como os que usamos para traçar rotas ou até mesmo para acessar as redes sociais). Para o desenvolvimento desses ou de qualquer outro aplicativo, é necessário utilizar um conjunto de comandos que resultam em uma programação.

Veja uma sequência de comandos que levam o gatinho até o novelo de lã, sabendo que esse gatinho só entende contagem de passos (quadradinhos da malha) para a frente e comandos para virar para a esquerda ou para a direita.

Fotografia. Uma mulher com cabelo comprido e liso, óculos e camisa xadrez está sentada com as mãos sobre um teclado. Na frente dela há três monitores.

LEGENDA: Profissional de TI, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Ilustração. À esquerda, os comandos: 
• Dois passos para a frente. 
• Vire para a esquerda. 
• Sete passos para a frente. 
• Vire para a direita. 
• Oito passos para a frente. 
• Vire para a esquerda. 
• Cinco passos para a frente. 
À direita, vista de cima de um gato. Na frente dele há um labirinto sobre uma malha quadriculada e no canto superior direito, um novelo de lã. Resposta: Na frente do gato há dois quadrados pintados de rosa. Em seguida, o gato vira para a esquerda e há oito quadrados rosa. Depois ele vira para a direita e há mais oito quadrados rosa. Em seguida, ele vira para a esquerda e anda quatro quadrados para frente até o novelo.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos

Descrever e representar, por meio de esboços de trajetos ou utilizando mapas e maquetes, a movimentação de pessoas ou de objetos no espaço, incluindo mudanças de direção e sentido, com base em diferentes pontos de referência.

Reconhecer o uso de conceitos matemáticos relacionados à orientação espacial nas ações de programação.

Explorar movimentações em malha quadriculada.

Antes de iniciar a leitura do texto, verifique se os estudantes conhecem profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI) e, especialmente, o programador. Caso seja necessário, antecipe que o texto trará informações que envolvem Matemática em uma profissão que se desenvolve nessa área. Aproveite o texto para retomar o vocabulário específico de movimentação espacial: andar para a frente, virar à esquerda, virar à direita, entre outros. Para explorar esses comandos, é preciso considerar que são correspondentes aos trajetos feitos nas representações e não ao espaço físico do estudante. Para tanto, a lateralidade deve estar bem internalizada a fim de que os estudantes diferenciem esquerda e direita na representação e direita e esquerda no próprio corpo. Há diversas linguagens de programação para o desenvolvimento de softwares. O Scratch, plataforma criada pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), possibilita que as pessoas programem as próprias histórias e jogos. Para conhecer o seu ambiente de programação, basta acessar o site disponível em: http://fdnc.io/dN8, acesso em: 20 jul. 2021, que está em português. Se for possível, planeje uma aula em que os estudantes possam experimentar a construção e o uso de comandos no Scratch ou em outro software de programação acessível.

BNCC em foco:

EF03MA12; competência específica 2

MP137

Tome nota

Reflita

Ícone: Desenho ou pintura.
  1. Usando os comandos abaixo, escreva uma sequência de comandos para que o pirata consiga chegar ao tesouro e, em seguida, desenhe o trajeto no mapa. Lembre-se de desviar dos obstáculos.
Ilustração. Na parte superior, uma placa de madeira com a informação: Comandos disponíveis: 
Passo para a frente (1, 2 ou 3). 
Vire para a direita. 
Vire para a esquerda. 
Na parte inferior há uma malha quadriculada sobre um pergaminho. No canto inferior esquerdo há um pirata e no canto superior direito, um baú com ouro. Em volta há penhascos, caveiras e bolas de ferro. Resposta: Na frente do pirata há duas setas para frente, uma seta para esquerda, uma seta para direita, duas setas para cima, uma seta para esquerda, duas setas para cima e duas setas para a direita até o baú.

_____

PROFESSOR Exemplo de resposta de acordo com o trajeto traçado no mapa:
PROFESSOR • Dois passos para a frente.
PROFESSOR • Vire para a esquerda.
PROFESSOR • Um passo para a frente.
PROFESSOR • Vire para a direita.
PROFESSOR • Um passo para a frente.
PROFESSOR • Vire para a esquerda.
PROFESSOR • Dois passos para a frente.
PROFESSOR • Vire para a esquerda.
PROFESSOR • Um passo para a frente.
PROFESSOR • Vire para a direita.
PROFESSOR • Dois passos para a frente.
PROFESSOR • Vire para a direita.
PROFESSOR • Três passos para a frente

Observação: Os elementos não estão apresentados em escala de tamanho. Cores fantasia. Fim da observação.

Ícone: Desenho ou pintura.

  1. Leia os comandos abaixo e trace o caminho a ser percorrido pelo carro no mapa abaixo.

Vamos começar!

Ilustração. Vista de cima de um bairro. Na parte inferior, um carro e na parte superior, o local de destino. Em volta há ruas, prédios e construções. Resposta: O carro segue reto por três ruas, vira para a direita, segue reto e na próxima rua, vira para a esquerda e em seguida, para a direita. Segue reto por três ruas e vira para a esquerda, até o local de destino.
MANUAL DO PROFESSOR

Reflita

A atividade 1 pode ter diferentes respostas, mas é preciso que a sequência de comandos esteja coerente com o trajeto que o estudante traçou no mapa. Se for possível, permita aos estudantes andar pela sala e observar os trajetos desenhados pelos colegas para ampliação de repertório de respostas.

Na atividade 2, lembre aos estudantes que a noção de direita e esquerda deve corresponder à representação e não ao próprio corpo. Sugira que se coloquem no lugar do motorista do carro. Aproveite para relacionar a proposta com comandos de aplicativos de localização.

BNCC em foco:

EF03MA12; competência específica 2

MP138

Compreender informações

Entender a ideia de chance

  1. Samuel e Júlia estão brincando com um jogo em que é preciso girar a roleta abaixo.
Ilustração. Uma roleta dividida em seis partes com os números 1 (branco), 2 (azul), 3 (branco), 4 (azul), 5 (branco), 6 (azul). Na parte superior há uma seta sobre o número 5.
  1. Ao girar a roleta, quais números podem ser obtidos?

    _____

    PROFESSOR Resposta: 1, 2, 3, 4, 5 ou 6.
  1. E quais cores podem ser obtidas? _____
    PROFESSOR Resposta: Azul ou branca.
  1. No jogo da roleta, Samuel ganha ponto se o resultado for um número par (azul) e Júlia ganha ponto se o número obtido for ímpar (branco). Agora veja a afirmação de Júlia:
Ilustração. Júlia, menina com cabelo encaracolado e comprido e camiseta branca está com a mão direita virada para cima. Ela sorri e fala: A chance de sair um número ímpar é maior que a chance de sair um número par.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

Identificar todos os resultados possíveis de um experimento aleatório e estimar quais eventos desse experimento têm maiores ou menores chances de ocorrência.

O pensamento probabilístico faz parte do mundo atual. Portanto, o objetivo dessas atividades é iniciar os estudantes na compreensão de noções de probabilidade.

Estudos mostram que as crianças são capazes de atribuir significado a situações que envolvem noções de acaso e de chance. Essas primeiras noções, inicialmente intuitivas, podem ser desenvolvidas com a ajuda do professor por meio de situações reais ou simuladas.

Atividade 1

Espera-se que os estudantes observem a figura para identificar as opções de números e cores possíveis.

No item c, espera-se que os estudantes discordem da afirmação de Júlia, pois a chance de sair um número ímpar (1, 3 ou 5) é igual à de sair um número par (2, 4 ou 6).

BNCC em foco:

EF03MA25; competência específica 4

MP139

  1. Vinícius e Cláudia estão brincando com uma roleta. É a vez de Vinícius girá-la. Se a roleta parar com o ponteiro na parte azul, Vinícius vencerá a rodada. Se o ponteiro parar na parte vermelha, a vencedora será Cláudia.
Ilustração. Roleta com duas partes grandes e vermelhas e duas partes pequenas e azuis. Na parte superior há uma seta apontando entre uma parte vermelha e a uma parte azul.
  1. Quando a roleta parar de girar, é mais provável que o ponteiro indique a parte azul ou a parte vermelha? Por quê?

    _____

    PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os estudantes respondam que é mais provável o ponteiro parar na parte vermelha, porque a maior parte da roleta é vermelha. Fim da observação.
  1. Na sua opinião, quem vencerá esse jogo? Por quê?

    _____

    PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. Todas as bolinhas deste pote lembram esferas de mesmo tamanho e peso.

    Ilustração. Um pote de vidro tampado e dentro há cinco bolinhas verdes e duas bolinhas amarelas.

    1. Quantas bolinhas amarelas há no pote? E bolinhas verdes?

      _____

      PROFESSOR Resposta: 2 bolinhas amarelas; 5 bolinhas verdes.

      Ícone: oral.

    1. Imagine que você esteja com os olhos vendados e retire uma bolinha desse pote. É mais provável que você pegue uma bolinha amarela ou uma bolinha verde? Por quê?
      PROFESSOR Exemplo de explicação: Uma bolinha verde, porque há mais bolinhas verdes que amarelas.
    1. Que cor tem maior chance de sair ao retirar uma bolinha do pote? E qual tem menor chance de sair?

      _____

      PROFESSOR Resposta: A cor verde; a cor amarela.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 2

Espera-se que os estudantes respondam que, no item a, é mais provável que a roleta pare com o ponteiro indicando a parte vermelha, porque a maior parte da roleta é vermelha.

É importante comentar que o fato de haver maior chance de o ponteiro indicar a parte vermelha não garante que a roleta de fato pare com o ponteiro indicando essa parte.

Atividade 3

Realize em sala de aula o experimento descrito na atividade, o que auxiliará os estudantes a refletirem sobre as respostas. Com base nos resultados, é mais fácil que eles percebam que, por haver mais bolinhas verdes que amarelas, a chance de ser retirada uma bolinha verde é maior; no entanto, apesar de a chance de sair uma bolinha verde ser maior, isso não impede que saia a bolinha amarela. Ou seja, a chance de ocorrência de um evento ser maior não significa que ele necessariamente vá acontecer. A vivência experimental possibilita aos estudantes a construção de ideias probabilísticas e o rompimento com preconcepções errôneas a respeito de possibilidades e chances.

BNCC em foco:

EF03MA25; competência específica 4

MP140

O que você aprendeu

Avaliação processual

Ícone: Oral.
  1. Observe, abaixo, o desenho da maquete da biblioteca, e desenhe os itens que estão faltando na planta.
Ilustração. À esquerda, na parte superior, um armário e uma mesa em formato de L com uma cadeira. Na parte inferior há três estantes retangulares enfileiradas. À direita, na parte superior, uma estante com livros ao lado de uma cadeira e uma mesa com um computador em cima. No centro, duas mesas circulares com quatro cadeiras cada. Na parte inferior, tapete quadrado e amarelo e sobre ele há dois assentos azuis, dois roxos e um assento cilíndrico e vermelho.
Ilustração. À esquerda, na parte superior, Resposta: um armário e uma mesa em formato de L com uma cadeira. Na parte inferior há duas estantes retangulares enfileiradas Resposta: mais uma estante. À direita, na parte superior, Resposta: uma estante com livros ao lado de uma cadeira e uma mesa com um computador em cima. No centro, duas mesas circulares, em uma há três cadeiras e na outra, quatro cadeiras Resposta: há mais uma cadeira na mesa com três cadeiras. Na parte inferior, tapete quadrado e amarelo e sobre ele há dois assentos azuis, dois roxos e um assento cilíndrico e vermelho.
  1. Observe a planta de um estacionamento e descreva a localização do carro vermelho de diferentes formas.
Ilustração. Vista de cima de um estacionamento. À esquerda há cinco vagas e dois carros cinza nas pontas. À direita há cinco vagas ocupadas com um carro preto, vermelho, amarelo, cinza e azul de cima para baixo.

_____

PROFESSOR Resposta possível: O carro vermelho está entre os carros preto e amarelo.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

Retomar os conceitos estudados.

A seção possibilita um aprofundamento das discussões realizadas e a sistematização de vários conceitos desenvolvidos ao longo da Unidade, além de ser um instrumento para a avaliação formativa.

Atividade 1

Nesta atividade, os estudantes não precisam se preocupar com muitos detalhes dos móveis, uma vez que o propósito da planta baixa é identificar apenas elementos essenciais do local representado. Oriente-os a identificar cada elemento nas duas representações, o que os auxiliará na busca dos elementos ausentes na planta.

Atividade 2

Espera-se que os estudantes percebam que há diferentes respostas possíveis. Uma delas é: o carro vermelho está entre os carros preto e amarelo; outra é o carro vermelho está na quarta vaga à direita a partir do portão de entrada.

BNCC em foco:

EF03MA12

MP141

  1. Observe a planta de um ônibus. Os assentos mais escuros são preferenciais. Descreva a localização de um desses assentos.
Ilustração. Vista de cima de um ônibus. Na parte da frente, à esquerda, o motorista. Atrás dele há dois assentos escuros, um assento claro, dois claros, um espaço vazio, dois escuros e dois claros. Na parte da frente, à direita, a porta de entrada e em seguida, um assento claro. Atrás há dois assentos claros, o cobrador, dois assentos escuros, a porta de saída, dois claros e mais dois claros.

_____

PROFESSOR Respostas possíveis: O assento preferencial está bem atrás do motorista; O assento preferencial está do lado esquerdo do cobrador.

Observação: Os elementos nesta página não estão apresentados em escala de tamanho. Cores fantasia. Fim da observação.

Ícone: Desenho ou pintura.

  1. Trace o trajeto descrito por Rogério no mapa a seguir.
Ilustração. Rogério, jovem com cabelo castanho e camiseta verde. Ele sorri e diz: Saí da minha casa, segui minha rua à direita. Entrei na segunda rua à esquerda e depois entrei na primeira rua à direita. Nesse mesmo quarteirão, na terceira construção, cheguei ao meu destino, localizado à esquerda. Ao lado há um mapa com três colunas e três fileiras de casas. No canto inferior esquerdo, a casa de Rogério e no canto superior direito, o destino dele. Entre a casa e o destino há um caminho vermelho.

Autoavaliação

Ícone: oral.

MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 3

Respostas possíveis:

Um assento preferencial está bem atrás do motorista.

Um dos assentos preferenciais está do lado esquerdo do cobrador.

Explore mais a atividade fazendo uma simulação da situação com os estudantes. Leve-os ao pátio ou à quadra da escola, desenhe a planta do ônibus no chão (com giz) de modo que eles possam ocupar cada lugar. Depois, alguns estudantes ocupam os assentos (incluindo o do motorista). Em seguida, cada um deles levanta e diz a localização de um dos assentos preferenciais em relação à sua posição.

Por exemplo, o estudante que está no lugar do motorista pode falar: “Há um assento preferencial atrás de mim.”; outro pode falar: “Há um assento preferencial na minha frente.”. Os demais estudantes validam as respostas dadas.

Atividade 4

Peça aos estudantes que tracem o trajeto descrito individualmente e, depois, comparem com o de um colega e verifiquem se os caminhos são iguais. Deixe-os refletir sobre as possíveis diferenças entre os dois trajetos comparados. Socialize as conclusões.

Autoavaliação

Para finalizar a Unidade, as duas questões incentivam a autoavaliação dos estudantes em relação à ideia de localização e movimentação no espaço. É importante que eles percebam a diferença entre as duas questões, pois descrever localizações exige ideias diferentes da descrição de trajetos. O que há em comum nas duas questões é o apoio de croquis, plantas ou mapas. Na Unidade, as representações espaciais em mapas, plantas e croquis foram frequentes. Logo, é importante que os estudantes verifiquem o quanto estão familiarizados com tais representações para explorar os conceitos de orientação espacial.

BNCC em foco:

EF03MA12

MP142

Comentários para o professor

Conclusão da Unidade 4

Conceitos e habilidades desenvolvidos nesta Unidade podem ser identificados por meio de uma planilha de avaliação da aprendizagem, como a que apresenta os principais objetivos, a seguir. O professor poderá copiá-la, fazendo os ajustes necessários, de acordo com sua prática pedagógica.

Ficha de avaliação e acompanhamento da aprendizagem

Nome: _____

Ano/Turma: _____ Número: _____ Data: _____

Professor(a): _____

Legenda de Desempenho: S: Sim N: Não P: Parcialmente

Tabela: equivalente textual a seguir.

Objetivos de aprendizagem

Desempenho

Observação

Descreve e representa a localização de pessoas ou objetos a partir de pontos de referência?

_____

_____

Aplica sistema de coordenadas para determinar localizações de objetos ou pessoas e descrever movimentações?

_____

_____

Descreve e representa trajetos de pessoas em croquis e maquetes, incluindo mudanças de direção e sentido?

_____

_____

Identifica resultados possíveis, em um evento aleatório, para estimar os que têm maiores, menores e iguais chances de ocorrer?

_____

_____

Compreende e exercita o respeito às diferenças de opiniões e de propostas nos trabalhos em grupo?

_____

_____

Nos trabalhos em grupo, elabora propostas e as defende com argumentos plausíveis?

_____

_____

MP143

Sugestão de ficha de autoavaliação do estudante

O processo de avaliação formativa dos estudantes pode incluir seminários ou atividades orais; rodas de conversa ou debates; relatórios ou produções individuais; trabalhos ou atividades em grupo; autoavaliação; encenações e dramatizações; entre muitos outros instrumentos e estratégias.

Além da ficha de avaliação e acompanhamento da aprendizagem, fichas de autoavaliação, como a reproduzida a seguir, também podem ser aplicadas ao final do bimestre sugerido ou quando julgar oportuno. O professor pode fazer os ajustes de acordo com as necessidades da turma.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Autoavaliação

Nome:

Marque um X em sua resposta para cada pergunta.

Sim

Mais ou menos

Não

1. Presto atenção nas aulas?

_____

_____

_____

2. Pergunto ao professor quando não entendo?

_____

_____

_____

3. Sou participativo?

_____

_____

_____

4. Respeito meus colegas e procuro ajudá-los?

_____

_____

_____

5. Sou educado?

_____

_____

_____

6. Faço todas as atividades com capricho?

_____

_____

_____

7. Trago o material escolar necessário e cuido bem dele?

_____

_____

_____

8. Cuido dos materiais e do espaço físico da escola?

_____

_____

_____

9. Gosto de trabalhar em grupo?

_____

_____

_____

10. Respeito todos os meus colegas de turma, professores e funcionários?

_____

_____

_____