MP260
Para terminar
Para encerrar o trabalho com este livro, faça as atividades a seguir com atenção.
- Caio e Melissa desenharam figuras geométricas planas. Ele usou o tema viagem espacial. Ela usou o tema jardim. Observe:
Ajude-os a preencher o quadro de acordo com as figuras planas usadas:
Tabela: equivalente textual a seguir.
Figuras (nome e forma) |
_____
|
Retângulo não quadrado
|
_____
|
Pentágono
|
Hexágono
|
Trapézio
|
---|---|---|---|---|---|---|
Melissa |
12 |
4 |
0 |
2 |
7 |
_____ |
Caio |
2 |
3 |
4 |
_____ |
_____ |
2 |
PROFESSOR
Resposta: Triângulo, Quadrado, 2, 3, 2.- Em cada desenho, qual figura geométrica plana foi mais usada?
_____
PROFESSOR
Resposta: Por Caio foi o quadrado (4), por Melissa foi o triângulo (12).
- Quem usou mais figuras geométricas planas? Quantas a mais?
_____
PROFESSOR
Resposta: Melissa usou 27 figuras, 12 a mais que Caio.
- Responda às perguntas sobre os desenhos de Melissa e Caio.
- Os hexágonos que Melissa usou são congruentes? Explique.
_____
PROFESSOR
Resposta: Esses hexágonos são congruentes, pois eles têm as mesmas medidas, são iguais em forma e tamanho, embora tenham cores diferentes.
- Os hexágonos que Melissa usou são congruentes? Explique.
MANUAL DO PROFESSOR
A seção traz atividades de verificação da aprendizagem, uma avaliação de resultado sob a perspectiva da avaliação formativa. É importante fazer a leitura coletivamente e incentivar os estudantes a retomarem o percurso e refletirem sobre as aprendizagens desenvolvidas ao longo do ano.
As atividades abordam: a contagem de objetos de maneira a estabelecer relações entre contagem e sua representação escrita com algarismos até a ordem de unidade de milhar; a geometria com o reconhecimento das características e propriedades de figuras planas e sua classificação, bem como o trabalho com o conceito de congruência de figuras geométricas planas; estratégias para resolução de problemas que envolvem as operações adição, subtração e multiplicação (com significado de proporcionalidade) e seus significados; a identificação de padrões e repetições em sequências numéricas recursivas; o reconhecimento de que o resultado de uma unidade de medida depende da unidade de medida utilizada e a leitura, interpretação e representação de dados em tabela de dupla entrada e em gráfico de barras ou colunas.
Comente que cada um deve fazer o seu registro, individualmente, expressando-se da melhor maneira possível, sem medo de errar, pois as respostas ajudarão também no planejamento do trabalho para o próximo ano letivo.
Atividade 1
Os estudantes devem fazer a contagem das figuras que compõem duas ilustrações (Viagem espacial e Jardim) para completar a tabela de dupla entrada. Essa proposta envolve habilidades distintas e complementares, relativas a leitura, término de elaboração e interpretação dos dados de uma tabela de dupla entrada.
No item a, eles devem comparar as quantidades na tabela para determinar a figura mais usada por Caio e Melissa nas ilustrações.
No item b, a figura geométrica plana utilizada na mesma quantidade em cada ilustração é o trapézio.
No item c, os estudantes poderão usar estratégias pessoais de cálculo mental ou registros para juntar todas as figuras geométricas planas usadas em cada desenho, depois comparar as quantidades e encontrar a diferença entre elas.
Considere e registre observações para os estudantes que efetuarem uma adição e uma comparação de valores. É importante perceber as estratégias usadas para a contagem.
BNCC em foco na dupla de páginas:
EF03MA01, EF03MA05, EF03MA06, EF03MA10, EF03MA15, EF03MA16, EF03MA26, EF03MA27
MP261
Avaliação de resultado
- Com o
número
de lados de duas das figuras, Caio criou sequências. Quais figuras ele escolheu? Dê a regra e os dois elementos faltantes.
• 5 – 10 – 15 – 20 – 25 – _____ – _____
PROFESSOR
Resposta: 30, 35_____
PROFESSOR
Resposta: Figura: pentágono. Regra: adicionar 5.• 3 – 9 – 27– 81 – _____ – _____
PROFESSOR
Resposta: 243, 729_____
PROFESSOR
Resposta: Figura: triângulo. Regra: multiplicar por 3.
- Observe a tabela e o gráfico para completar as frases.
Tempo de decomposição de alguns materiais
Tabela: equivalente textual a seguir.
Material |
Fralda descartável |
Isopor |
Lata de alumínio |
Plástico |
Tampa de garrafa |
---|---|---|---|---|---|
Tempo (ano) |
450 |
400 |
500 (tempo máximo.) |
450 |
|
Fonte: Quanto tempo cada material leva para se decompor. EBC. Disponível em: http://fdnc.io/eTZ. Acesso em: 13 maio 2021.
Fonte: Quanto tempo cada material leva para se decompor. EBC. Disponível em: http://fdnc.io/eTZ. Acesso em: 13 maio 2021.
- As tampas de garrafa levam
_____
para se decompor.
PROFESSOR
Resposta: 150 anos
- Leva mais tempo para se decompor:
_____.
PROFESSOR
Resposta: lata de alumínio
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 2
A abordagem do conceito congruência é intuitiva. Logo, no item a, considere como correta, ainda que incompleta, se os estudantes derem ao menos uma justificativa: as figuras precisam ter a mesma medida, serem iguais em forma e tamanho.
O outro item envolve a classificação/nomenclatura de duas figuras geométricas planas, de acordo com o número de lados e a identificação de dois padrões em sequências recursivas. A primeira sequência foi feita usando o número de lados de um pentágono. A segunda sequência foi feita usando o número de lados de um triângulo.
Atividade 3
Os estudantes deverão mobilizar seus conhecimentos sobre as unidades de medida de tempo, relacionadas a um assunto presente no cotidiano. Na tabela, há um item (tampas de garrafas) impossível de ser visualizado e, por isso, os estudantes deverão ler, interpretar e comparar os mesmos dados apresentados no gráfico. O objetivo é que eles compreendam a permanência dos dados em diferentes representações (tabelas e gráficos).
Para os itens b, c e d, eles precisam comparar as quantidades e perceber que, entre os materiais apontados, as latas de alumínio levam mais tempo para se decompor, ou seja, 500 anos. Depois, obter a diferença desse tempo para o das tampinhas de garrafas (menor tempo) para responder ao item c. Por último, eles devem identificar que as fraldas e os plásticos têm a mesma quantidade de tempo de decomposição, respondendo ao item d.