MP260

Para terminar

Para encerrar o trabalho com este livro, faça as atividades a seguir com atenção.

  1. Caio e Melissa desenharam figuras geométricas planas. Ele usou o tema viagem espacial. Ela usou o tema jardim. Observe:
Ilustração. Malha quadriculada. À esquerda, um foguete composto por um triângulo, um quadrado, um retângulo, três pentágonos e um trapézio. Em seguida, uma bandeira composta por dois retângulos e um hexágono. Ao lado, uma casa composta por um triângulo, três quadrados e um trapézio. 
Ao lado, malha quadriculada. À esquerda, uma flor composta por sete hexágonos, um retângulo, um pentágono e um trapézio. Em seguida, uma borboleta composta por dois triângulos. Ao lado, uma flor composta por dez triângulos, um retângulo e um trapézio. Acima, duas nuvens compostas por dois retângulos.

Ajude-os a preencher o quadro de acordo com as figuras planas usadas:

Tabela: equivalente textual a seguir.

Figuras (nome e forma)

_____

Ilustração. Um triângulo

Retângulo não quadrado

Ilustração. Um retângulo.

_____

Ilustração. Um quadrado.

Pentágono

Ilustração. Um pentágono.

Hexágono

Ilustração. Um hexágono.

Trapézio

Ilustração. Um trapézio.

Melissa

12

4

0

2

7

_____

Caio

2

3

4

_____

_____

2

PROFESSOR Resposta: Triângulo, Quadrado, 2, 3, 2.
  1. Em cada desenho, qual figura geométrica plana foi mais usada?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Por Caio foi o quadrado (4), por Melissa foi o triângulo (12).
  1. Quem usou mais figuras geométricas planas? Quantas a mais?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Melissa usou 27 figuras, 12 a mais que Caio.
  1. Responda às perguntas sobre os desenhos de Melissa e Caio.
    1. Os hexágonos que Melissa usou são congruentes? Explique.

      _____

      PROFESSOR Resposta: Esses hexágonos são congruentes, pois eles têm as mesmas medidas, são iguais em forma e tamanho, embora tenham cores diferentes.
MANUAL DO PROFESSOR

A seção traz atividades de verificação da aprendizagem, uma avaliação de resultado sob a perspectiva da avaliação formativa. É importante fazer a leitura coletivamente e incentivar os estudantes a retomarem o percurso e refletirem sobre as aprendizagens desenvolvidas ao longo do ano.

As atividades abordam: a contagem de objetos de maneira a estabelecer relações entre contagem e sua representação escrita com algarismos até a ordem de unidade de milhar; a geometria com o reconhecimento das características e propriedades de figuras planas e sua classificação, bem como o trabalho com o conceito de congruência de figuras geométricas planas; estratégias para resolução de problemas que envolvem as operações adição, subtração e multiplicação (com significado de proporcionalidade) e seus significados; a identificação de padrões e repetições em sequências numéricas recursivas; o reconhecimento de que o resultado de uma unidade de medida depende da unidade de medida utilizada e a leitura, interpretação e representação de dados em tabela de dupla entrada e em gráfico de barras ou colunas.

Comente que cada um deve fazer o seu registro, individualmente, expressando-se da melhor maneira possível, sem medo de errar, pois as respostas ajudarão também no planejamento do trabalho para o próximo ano letivo.

Atividade 1

Os estudantes devem fazer a contagem das figuras que compõem duas ilustrações (Viagem espacial e Jardim) para completar a tabela de dupla entrada. Essa proposta envolve habilidades distintas e complementares, relativas a leitura, término de elaboração e interpretação dos dados de uma tabela de dupla entrada.

No item a, eles devem comparar as quantidades na tabela para determinar a figura mais usada por Caio e Melissa nas ilustrações.

No item b, a figura geométrica plana utilizada na mesma quantidade em cada ilustração é o trapézio.

No item c, os estudantes poderão usar estratégias pessoais de cálculo mental ou registros para juntar todas as figuras geométricas planas usadas em cada desenho, depois comparar as quantidades e encontrar a diferença entre elas.

Considere e registre observações para os estudantes que efetuarem uma adição e uma comparação de valores. É importante perceber as estratégias usadas para a contagem.

BNCC em foco na dupla de páginas:

EF03MA01, EF03MA05, EF03MA06, EF03MA10, EF03MA15, EF03MA16, EF03MA26, EF03MA27

MP261

Avaliação de resultado

  1. Com o número de lados de duas das figuras, Caio criou sequências. Quais figuras ele escolheu? Dê a regra e os dois elementos faltantes.

    • 5 – 10 – 15 – 20 – 25 – _____ _____

    PROFESSOR Resposta: 30, 35

    _____

    PROFESSOR Resposta: Figura: pentágono. Regra: adicionar 5.

    • 3 – 9 – 27– 81 – _____ _____

    PROFESSOR Resposta: 243, 729

    _____

    PROFESSOR Resposta: Figura: triângulo. Regra: multiplicar por 3.
  1. Observe a tabela e o gráfico para completar as frases.

Tempo de decomposição de alguns materiais

Tabela: equivalente textual a seguir.

Material

Fralda descartável

Isopor

Lata de alumínio

Plástico

Tampa de garrafa

Tempo (ano)

450

400

500 (tempo máximo.)

450

ilustração. Mancha rosa.

Fonte: Quanto tempo cada material leva para se decompor. EBC. Disponível em: http://fdnc.io/eTZ. Acesso em: 13 maio 2021.

Gráfico de colunas. Tempo de decomposição de alguns materiais. No eixo vertical, o tempo (ano) e no eixo horizontal, o material. 
Fralda descartável: 450 anos. 
Isopor: 400 anos. 
Lata de alumínio: 500 anos. 
Plástico: 450 anos. 
Tampa de garrafa: 150 anos.

Fonte: Quanto tempo cada material leva para se decompor. EBC. Disponível em: http://fdnc.io/eTZ. Acesso em: 13 maio 2021.

  1. As tampas de garrafa levam _____ para se decompor.
    PROFESSOR Resposta: 150 anos
  1. Leva mais tempo para se decompor: _____.
    PROFESSOR Resposta: lata de alumínio
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 2

A abordagem do conceito congruência é intuitiva. Logo, no item a, considere como correta, ainda que incompleta, se os estudantes derem ao menos uma justificativa: as figuras precisam ter a mesma medida, serem iguais em forma e tamanho.

O outro item envolve a classificação/nomenclatura de duas figuras geométricas planas, de acordo com o número de lados e a identificação de dois padrões em sequências recursivas. A primeira sequência foi feita usando o número de lados de um pentágono. A segunda sequência foi feita usando o número de lados de um triângulo.

Atividade 3

Os estudantes deverão mobilizar seus conhecimentos sobre as unidades de medida de tempo, relacionadas a um assunto presente no cotidiano. Na tabela, há um item (tampas de garrafas) impossível de ser visualizado e, por isso, os estudantes deverão ler, interpretar e comparar os mesmos dados apresentados no gráfico. O objetivo é que eles compreendam a permanência dos dados em diferentes representações (tabelas e gráficos).

Para os itens b, c e d, eles precisam comparar as quantidades e perceber que, entre os materiais apontados, as latas de alumínio levam mais tempo para se decompor, ou seja, 500 anos. Depois, obter a diferença desse tempo para o das tampinhas de garrafas (menor tempo) para responder ao item c. Por último, eles devem identificar que as fraldas e os plásticos têm a mesma quantidade de tempo de decomposição, respondendo ao item d.