1

BURITI MAIS MATEMÁTICA 4º ANO

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Organizadora: Editora Moderna

Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna.

Editora responsável:

Mara Regina Garcia Gay

Bacharela e licenciada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Iguaçu (RJ).

Professora em escolas públicas de São Paulo por 17 anos. Editora.

Categoria 1: Obras didáticas por área

Área: Matemática

Componente: Matemática

2ª edição

São Paulo, 2021

Imagem: Logotipo da Editora Moderna. Fim da imagem.

2

Elaboração dos originais:

Carolina Maria Toledo

Licenciada em Matemática pela Universidade de São Paulo.

Editora.

Daniela Santo Ambrosio

Licenciada em Matemática pela Universidade de São Paulo.

Editora.

Lilian Cristina de Souza Barboza

Mestra em Ensino e História das Ciências e da Matemática pela Universidade Federal do ABC (SP).

Professora.

Mara Regina Garcia Gay

Bacharela e licenciada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Iguaçu (RJ).

Professora em escolas públicas de São Paulo por 17 anos.

Editora.

Maria Cecília da Silva Veridiano

Licenciada em Matemática pela Universidade de São Paulo.

Editora.

Patrícia Furtado

Bacharela e licenciada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Mestra em Ensino da Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Editora.

Renata Martins Fortes Gonçalves

Bacharela em Matemática com Informática pelo Centro Universitário Fundação Santo André.

Especializada em Gerenciamento de Projetos (MBA) pela Fundação Getulio Vargas (RJ).

Mestra em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Editora.

Coordenação geral de produção: Maria do Carmo Fernandes Branco

Edição de texto: Glaucia Teixeira (Coordenação), Juliana Rodrigues de Queiroz, Dario Martins de Oliveira

Assistência editorial: Elizangela Gomes Marques

Gerência de design e produção gráfica: Everson de Paula

Coordenação de produção: Patricia Costa

Gerência de planejamento editorial: Maria de Lourdes Rodrigues

Coordenação de design e projetos visuais: Marta Cerqueira Leite

Projeto gráfico: Megalo/Narjara Lara

Capa: Aurélio Camilo

Ilustração: Brenda Bossato

Coordenação de arte: Aderson Oliveira

Edição de arte: Marcel Hideki Yonamine

Editoração eletrônica: Grapho Editoração

Edição de infografia: Giselle Hirata, Priscilla Boffo

Coordenação de revisão: Camila Christi Gazzani

Revisão: Elza Doring, Lilian Xavier, Márcio Della Rosa, Míriam Santos, Sirlene Prignolato

Coordenação de pesquisa iconográfica: Sônia Oddi

Pesquisa iconográfica: Vanessa Trindade

Suporte administrativo editorial: Flávia Bosqueiro

Coordenação de bureau : Rubens M. Rodrigues

Tratamento de imagens: Ademir Francisco Baptista, Joel Aparecido, Luiz Carlos Costa, Marina M. Buzzinaro, Vânia Aparecida M. de Oliveira

Pré-impressão: Alexandre Petreca, Andréa Medeiros da Silva, Everton L. de Oliveira, Fabio Roldan, Marcio H. Kamoto, Ricardo Rodrigues, Vitória Sousa

Coordenação de produção industrial: Wendell Monteiro

Impressão e acabamento:

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)

(Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)

Buriti mais matemática [livro eletrônico] : digital / organizadora Editora Moderna ; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna ; editora responsável Mara Regina Garcia Gay. -- 2ª ed. -- São Paulo : Moderna, 2021.

HTML

4º ano : ensino fundamental : anos iniciais

Categoria 1: Obras didáticas por área

Área: Matemática

Componente: Matemática

ISBN 978-85-16-12690-2 (material digital em HTML5)

1. Matemática (Ensino fundamental) I. Gay, Mara Regina Garcia.

21-70142

CDD-372.7

Índices para catálogo sistemático:

1. Matemática : Ensino fundamental 372.7

Maria Alice Ferreira - Bibliotecária - CRB-8/7964

Reprodução proibida. Art. 184 do Código Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

Todos os direitos reservados

EDITORA MODERNA LTDA.

Rua Padre Adelino, 758 - Belenzinho

São Paulo - SP - Brasil - CEP 03303-904

Vendas e Atendimento: Tel. (0_ _11) 2602-5510

Fax (0_ _11) 2790-1501

http://fdnc.io/4A2

2021

Impresso no Brasil

1 3 5 7 9 10 8 6 4 2

3

Imagem: Ilustração. Jovens em volta do planeta Terra. À esquerda, um menino está empilhando blocos coloridos. À direita, uma menina está sentada com um notebook sobre as pernas e ao lado, uma menina está segurando e observando um mapa. Entre eles há uma cidade e um relógio de rua.  Fim da imagem.

Do que é feito o mundo?

O mundo é feito de

plantas

bichos

pessoas

respeito

possibilidades

regras

jogos

brincadeiras

pensamentos

objetos

números

medidas

...

Quanto mais você estudar sobre o mundo

mais interessante ele ficará!

Desenhe nesta página as coisas boas que você quer para o mundo.

4

Conheça seu livro

Abertura da Unidade

Cenas coloridas e divertidas nas quais você encontrará as personagens do livro.

Imagem: Ilustração. Um homem com cabelo curto, camiseta azul, calça verde e sapatos marrons está sentado em um sofá com as pernas cruzadas. Ele fala: Olá! Somos a família Silva. Meu nome é Sidney e o da minha esposa é Rosa. Ao seu lado, uma mulher com cabelo preto e comprido, blusa amarela, calça azul e sapatos vermelhos está sentada com as pernas cruzadas e segurando a mão de uma menina, que está atrás dela. A mulher diz: Nossos filhos são a Ana e o Júlio. A menina tem cabelo preto e comprido e sorri com os braços em volta da mãe. Ao lado do homem, um menino com cabelo curto, camiseta branca e vermelha e bermuda azul está sentado no braço do sofá, sorrindo e fazendo a letra V com os dedos. Ao seu lado, Ilustração de página que exemplifica como será a Abertura de unidade. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Ana e Júlia estão abraçados e sorrindo. A menina fala: Nós estaremos presentes em algumas aberturas do livro.   Fim da imagem.

Na seção Para começar , as atividades avaliam o que você já aprendeu no ano anterior.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para começar. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Na seção Para terminar , vamos verificar os conhecimentos que você adquiriu ao longo deste ano.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para terminar. Página dupla composta por textos e imagens.  Fim da imagem.

Jogos

Os jogos podem facilitar e deixar a aprendizagem da Matemática mais divertida.

Imagem: Ilustração. Júlio aponta para o lado e fala: Neste livro, você vai encontrar alguns jogos que ajudam a aprender Matemática brincando. Ao seu lado, ilustração que exemplifica como será a seção Jogos. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

5

Atividades e problemas variados

As atividades e os problemas são importantes na aprendizagem e no aprofundamento de assuntos que você aprendeu.

Imagem: Ilustração. Sidney com o dedo indicador esquerdo levantado diz: Você deve fazer todas as atividades e resolver os problemas, pois eles ajudam a verificar o que você aprendeu. Ao seu lado, Ilustração de página que exemplifica como serão as seções Atividades e problemas variados. Par de Páginas duplas compostas por textos e imagens.  Fim da imagem.

Compreender problemas

Esta seção foi criada para você resolver problemas e refletir sobre a resolução de cada um.

Imagem: Ilustração. Rosa aponta para o lado e fala: São problemas interessantes para você refletir sobre suas resoluções. Ao seu lado, ilustração que exemplifica como será a seção Compreender problemas. Página dupla composta por textos e imagens.  Fim da imagem.

Compreender informações

Você vai aprender que as informações podem ser representadas de diferentes modos, como em tabelas ou em gráficos.

Imagem: Ilustração. Ana aponta para o lado e diz: A maneira como se organizam as informações nos ajuda a interpretá-las. Ao seu lado, ilustração que exemplifica como será a seção Compreender informações. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

6

A Matemática me ajuda a ser...

Nesta seção, a Matemática levará você a refletir sobre vários assuntos que contribuirão para sua formação cidadã.

Imagem: Ilustração. Rosa com a mão direita virada para cima fala: Com esta seção aprendemos como a Matemática está presente em nosso dia a dia e como ela nos ajuda. Ao seu lado, ilustração que exemplifica como será a seção A matemática me ajuda a ser. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Matemática em textos

Esta seção vai ajudar você a compreender melhor os textos com dados matemáticos.

Imagem: Ilustração. Ana com a mão esquerda esticada para o lado diz: Aqui podemos ler vários textos sobre a Matemática. Ao seu lado, ilustração que exemplifica como será a seção Matemática em textos. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Desafio

Nas Unidades você vai resolver um Desafio muito legal.

Imagem: Ilustração. Júlio aponta para o lado e fala: Estas atividades vão desafiá-lo com assuntos que já aprendeu. Ao seu lado, ilustração que exemplifica como será a seção Desafio. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

O que você aprendeu

Nesta seção, você vai resolver atividades para rever o que aprendeu e, em Autoavaliação, vai refletir sobre o que aprendeu dos principais assuntos da Unidade.

Imagem: Ilustração. Sidney aponta para o lado e diz: É bom saber se aprendemos tudo e não temos dúvidas. Ao seu lado, ilustração que exemplifica como será a seção O que você aprendeu. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

7

Imagem: Ilustração. Júlio aponta para o lado e fala: Há ícones que indicam como realizar algumas atividades. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Oral, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa com um balão de fala dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

Oral

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura, composto pela ilustração de um lápis e um risco dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

Desenho ou pintura

Imagem: Ícone: Dupla, composto pela ilustração da silhueta de duas pessoas dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

Dupla

Imagem: Ícone: Grupo, composto pela ilustração da silhueta de três pessoas dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

Grupo

Imagem: Ícone: Calculadora, composto pela ilustração de uma calculadora dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

Calculadora

Imagem: Ícone: Material complementar, composto pela ilustração de uma folha de papel com clips e uma tesoura dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

Material complementar

Imagem: Ícone: mental, composto pela ilustração de um balão de pensamento com os sinais de adição, subtração, multiplicação e divisão dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.

Mental

Sugestões de leitura

Para ampliar ainda mais seus conhecimentos.

Imagem: Ilustração. Ana aponta para o lado e diz: Há sugestões de livros que ajudam a conhecer mais sobre alguns assuntos que você estudou. Ao seu lado, página do livro com ilustrações e textos.  Fim da imagem.

Material complementar

Para atividades e jogos.

Imagem: Ilustração. Rosa com os braços abertos fala: Há também materiais que complementam algumas atividades e alguns jogos. Ao seu lado, página do livro com ilustrações e textos.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. A família sorri abraçada. Rosa fala: Com este livro e os colegas, você vai aprender muito. Sidney completa: Bons estudos!  Fim da imagem.

8

Sumário

Para começar, p. 10

UNIDADE 1. Sistema de numeração decimal, p. 12

Sistema de numeração indo-arábico, p. 14

Valor posicional, p. 16

Desafio, p. 17

Problemas, p. 18

Dezena de milhar, p. 20

Números de cinco algarismos, p. 22

Comparações, p. 24

Arredondamentos, p. 26

A Matemática me ajuda a ser..., p. 30

Compreender informações, p. 32

O que você aprendeu, p. 34

Autoavaliação, p. 35

UNIDADE 2. Adição e subtração, p. 36

Jogo: Número-alvo, p. 38

Cálculo mental, p. 40

Aproximações e estimativas, p. 42

Cálculo por decomposição, p. 44

Mais adição, p. 46

Desafio, p. 47

Mais subtração, p. 48

Termos da adição e termos da subtração, p. 50

Propriedades da adição, p. 51

Adição e subtração: operações inversas, p. 54

Propriedades da igualdade, p. 57

Compreender problemas, p. 60

Matemática em textos, p. 61

Compreender informações, p. 62

O que você aprendeu, p. 64

Autoavaliação, p. 65

UNIDADE 3. Geometria, p. 66

Planificações, p. 68

Vértices, faces e arestas, p. 70

Jogo: O que é, o que é?, p. 72

Representando figuras geométricas, p. 74

Ideia de ângulos – giros, p. 76

Outras ideias de ângulo, p. 77

Ângulo reto, ângulo agudo e ângulo obtuso, p. 78

Polígonos e ângulos, p. 81

Desafio, p. 82

Matemática em textos, p. 84

Compreender informações, p. 86

O que você aprendeu, p. 88

Autoavaliação, p. 89

UNIDADE 4. Multiplicação e divisão, p. 90

Situações de multiplicação, p. 92

Propriedades da multiplicação, p. 95

Estratégias de cálculo, p. 98

Algoritmos da multiplicação, p. 102

Situações de divisão, p. 106

Desafio, p. 107

Divisão exata e não exata, p. 108

Divisão por ordens, p. 109

Algoritmos da divisão, p. 111

Jogo: Restou, ganhou!, p. 112

Estimativas, p. 116

Relação entre multiplicação e divisão, p. 118

Compreender problemas, p. 120

A Matemática me ajuda a ser..., p. 122

Compreender informações, p. 124

O que você aprendeu, p. 126

Autoavaliação, p. 127

9

UNIDADE 5. Grandezas e medidas, p. 128

Medidas de comprimento, p. 130

Perímetro de uma figura, p. 134

Ideia de área, p. 136

Desafio, p. 141

Medidas de temperatura, p. 142

Compreender problemas, p. 146

A Matemática me ajuda a ser..., p. 148

Compreender informações, p. 150

O que você aprendeu, p. 152

Autoavaliação, p. 153

UNIDADE 6. Frações e números na forma decimal, p. 154

Que números são estes?, p. 156

Situações com frações, p. 158

Desafio, p. 159

Mais frações, p. 160

Frações e medidas, p. 164

Números na forma decimal, p. 166

Centavos de real, p. 170

Nosso sistema de numeração e os números na forma decimal, p. 172

Medições, p. 174

Compreender problemas, p. 176

A Matemática me ajuda a ser..., p. 178

Compreender informações, p. 180

O que você aprendeu, p. 182

Autoavaliação, p. 183

UNIDADE 7. Mais grandezas e medidas, p. 184

Medidas de tempo, p. 186

Medidas de massa, p. 192

Medidas de capacidade, p. 196

Desafio, p. 197

Compreender problemas, p. 198

A Matemática me ajuda a ser..., p. 200

Compreender informações, p. 202

O que você aprendeu, p. 204

Autoavaliação, p. 205

UNIDADE 8. Mais Geometria, p. 206

Movimentação, p. 208

Reta e segmento de reta, p. 210

Retas paralelas e retas concorrentes, p. 212

Retas perpendiculares, p. 214

Simetria, p. 216

Simetria na malha quadriculada, p. 219

Simétrica de uma figura, p. 222

Mosaicos, p. 225

Desafio, p. 227

Compreender informações, p. 228

O que você aprendeu, p. 230

Autoavaliação, p. 231

Para terminar, p. 232

Sugestões de leitura, p. 234

Referências bibliográficas comentadas, p. 235

Material complementar, p. 236

Imagem: Ilustração. Três crianças estão sentadas em volta de um tabuleiro e uma delas está segurando uma carta. Fim da imagem.