1
BURITI MAIS ‒ MATEMÁTICA 4º ANO
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Organizadora: Editora Moderna
Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna.
Editora responsável:
Mara Regina Garcia Gay
Bacharela e licenciada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Iguaçu (RJ).
Professora em escolas públicas de São Paulo por 17 anos. Editora.
Categoria 1: Obras didáticas por área
Área: Matemática
Componente: Matemática
2ª edição
São Paulo, 2021
![Imagem: Logotipo da Editora Moderna. Fim da imagem.](../resources/images/image_121430.png)
2
Elaboração dos originais:
Carolina Maria Toledo
Licenciada em Matemática pela Universidade de São Paulo.
Editora.
Daniela Santo Ambrosio
Licenciada em Matemática pela Universidade de São Paulo.
Editora.
Lilian Cristina de Souza Barboza
Mestra em Ensino e História das Ciências e da Matemática pela Universidade Federal do ABC (SP).
Professora.
Mara Regina Garcia Gay
Bacharela e licenciada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Iguaçu (RJ).
Professora em escolas públicas de São Paulo por 17 anos.
Editora.
Maria Cecília da Silva Veridiano
Licenciada em Matemática pela Universidade de São Paulo.
Editora.
Patrícia Furtado
Bacharela e licenciada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Mestra em Ensino da Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Editora.
Renata Martins Fortes Gonçalves
Bacharela em Matemática com Informática pelo Centro Universitário Fundação Santo André.
Especializada em Gerenciamento de Projetos (MBA) pela Fundação Getulio Vargas (RJ).
Mestra em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Editora.
Coordenação geral de produção: Maria do Carmo Fernandes Branco
Edição de texto: Glaucia Teixeira (Coordenação), Juliana Rodrigues de Queiroz, Dario Martins de Oliveira
Assistência editorial: Elizangela Gomes Marques
Gerência de design e produção gráfica: Everson de Paula
Coordenação de produção: Patricia Costa
Gerência de planejamento editorial: Maria de Lourdes Rodrigues
Coordenação de design e projetos visuais: Marta Cerqueira Leite
Projeto gráfico: Megalo/Narjara Lara
Capa: Aurélio Camilo
Ilustração: Brenda Bossato
Coordenação de arte: Aderson Oliveira
Edição de arte: Marcel Hideki Yonamine
Editoração eletrônica: Grapho Editoração
Edição de infografia: Giselle Hirata, Priscilla Boffo
Coordenação de revisão: Camila Christi Gazzani
Revisão: Elza Doring, Lilian Xavier, Márcio Della Rosa, Míriam Santos, Sirlene Prignolato
Coordenação de pesquisa iconográfica: Sônia Oddi
Pesquisa iconográfica: Vanessa Trindade
Suporte administrativo editorial: Flávia Bosqueiro
Coordenação de bureau : Rubens M. Rodrigues
Tratamento de imagens: Ademir Francisco Baptista, Joel Aparecido, Luiz Carlos Costa, Marina M. Buzzinaro, Vânia Aparecida M. de Oliveira
Pré-impressão: Alexandre Petreca, Andréa Medeiros da Silva, Everton L. de Oliveira, Fabio Roldan, Marcio H. Kamoto, Ricardo Rodrigues, Vitória Sousa
Coordenação de produção industrial: Wendell Monteiro
Impressão e acabamento:
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)
(Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)
Buriti mais matemática [livro eletrônico] : digital / organizadora Editora Moderna ; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna ; editora responsável Mara Regina Garcia Gay. -- 2ª ed. -- São Paulo : Moderna, 2021.
HTML
4º ano : ensino fundamental : anos iniciais
Categoria 1: Obras didáticas por área
Área: Matemática
Componente: Matemática
ISBN 978-85-16-12690-2 (material digital em HTML5)
1. Matemática (Ensino fundamental) I. Gay, Mara Regina Garcia.
21-70142
CDD-372.7
Índices para catálogo sistemático:
1. Matemática : Ensino fundamental 372.7
Maria Alice Ferreira - Bibliotecária - CRB-8/7964
Reprodução proibida. Art. 184 do Código Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.
Todos os direitos reservados
EDITORA MODERNA LTDA.
Rua Padre Adelino, 758 - Belenzinho
São Paulo - SP - Brasil - CEP 03303-904
Vendas e Atendimento: Tel. (0_ _11) 2602-5510
Fax (0_ _11) 2790-1501
http://fdnc.io/4A2
2021
Impresso no Brasil
1 3 5 7 9 10 8 6 4 2
3
![Imagem: Ilustração. Jovens em volta do planeta Terra. À esquerda, um menino está empilhando blocos coloridos. À direita, uma menina está sentada com um notebook sobre as pernas e ao lado, uma menina está segurando e observando um mapa. Entre eles há uma cidade e um relógio de rua. Fim da imagem.](../resources/images/image_120201.png)
Do que é feito o mundo?
O mundo é feito de
plantas
bichos
pessoas
respeito
possibilidades
regras
jogos
brincadeiras
pensamentos
objetos
números
medidas
...
Quanto mais você estudar sobre o mundo
mais interessante ele ficará!
Desenhe nesta página as coisas boas que você quer para o mundo.
4
Conheça seu livro
Abertura da Unidade
Cenas coloridas e divertidas nas quais você encontrará as personagens do livro.
![Imagem: Ilustração. Um homem com cabelo curto, camiseta azul, calça verde e sapatos marrons está sentado em um sofá com as pernas cruzadas. Ele fala: Olá! Somos a família Silva. Meu nome é Sidney e o da minha esposa é Rosa. Ao seu lado, uma mulher com cabelo preto e comprido, blusa amarela, calça azul e sapatos vermelhos está sentada com as pernas cruzadas e segurando a mão de uma menina, que está atrás dela. A mulher diz: Nossos filhos são a Ana e o Júlio. A menina tem cabelo preto e comprido e sorri com os braços em volta da mãe. Ao lado do homem, um menino com cabelo curto, camiseta branca e vermelha e bermuda azul está sentado no braço do sofá, sorrindo e fazendo a letra V com os dedos. Ao seu lado, Ilustração de página que exemplifica como será a Abertura de unidade. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_121574.png)
![Imagem: Ilustração. Ana e Júlia estão abraçados e sorrindo. A menina fala: Nós estaremos presentes em algumas aberturas do livro. Fim da imagem.](../resources/images/image_121592.png)
Na seção Para começar , as atividades avaliam o que você já aprendeu no ano anterior.
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para começar. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_119922.png)
Na seção Para terminar , vamos verificar os conhecimentos que você adquiriu ao longo deste ano.
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Para terminar. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_119929.png)
Jogos
Os jogos podem facilitar e deixar a aprendizagem da Matemática mais divertida.
![Imagem: Ilustração. Júlio aponta para o lado e fala: Neste livro, você vai encontrar alguns jogos que ajudam a aprender Matemática brincando. Ao seu lado, ilustração que exemplifica como será a seção Jogos. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_121634.png)
5
Atividades e problemas variados
As atividades e os problemas são importantes na aprendizagem e no aprofundamento de assuntos que você aprendeu.
![Imagem: Ilustração. Sidney com o dedo indicador esquerdo levantado diz: Você deve fazer todas as atividades e resolver os problemas, pois eles ajudam a verificar o que você aprendeu. Ao seu lado, Ilustração de página que exemplifica como serão as seções Atividades e problemas variados. Par de Páginas duplas compostas por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_121642.png)
Compreender problemas
Esta seção foi criada para você resolver problemas e refletir sobre a resolução de cada um.
![Imagem: Ilustração. Rosa aponta para o lado e fala: São problemas interessantes para você refletir sobre suas resoluções. Ao seu lado, ilustração que exemplifica como será a seção Compreender problemas. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_121654.png)
Compreender informações
Você vai aprender que as informações podem ser representadas de diferentes modos, como em tabelas ou em gráficos.
![Imagem: Ilustração. Ana aponta para o lado e diz: A maneira como se organizam as informações nos ajuda a interpretá-las. Ao seu lado, ilustração que exemplifica como será a seção Compreender informações. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_121673.png)
6
A Matemática me ajuda a ser...
Nesta seção, a Matemática levará você a refletir sobre vários assuntos que contribuirão para sua formação cidadã.
![Imagem: Ilustração. Rosa com a mão direita virada para cima fala: Com esta seção aprendemos como a Matemática está presente em nosso dia a dia e como ela nos ajuda. Ao seu lado, ilustração que exemplifica como será a seção A matemática me ajuda a ser. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_121699.png)
Matemática em textos
Esta seção vai ajudar você a compreender melhor os textos com dados matemáticos.
![Imagem: Ilustração. Ana com a mão esquerda esticada para o lado diz: Aqui podemos ler vários textos sobre a Matemática. Ao seu lado, ilustração que exemplifica como será a seção Matemática em textos. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_121708.png)
Desafio
Nas Unidades você vai resolver um Desafio muito legal.
![Imagem: Ilustração. Júlio aponta para o lado e fala: Estas atividades vão desafiá-lo com assuntos que já aprendeu. Ao seu lado, ilustração que exemplifica como será a seção Desafio. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_121730.png)
O que você aprendeu
Nesta seção, você vai resolver atividades para rever o que aprendeu e, em Autoavaliação, vai refletir sobre o que aprendeu dos principais assuntos da Unidade.
![Imagem: Ilustração. Sidney aponta para o lado e diz: É bom saber se aprendemos tudo e não temos dúvidas. Ao seu lado, ilustração que exemplifica como será a seção O que você aprendeu. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_121745.png)
7
![Imagem: Ilustração. Júlio aponta para o lado e fala: Há ícones que indicam como realizar algumas atividades. Fim da imagem.](../resources/images/image_121780.png)
![Imagem: Ícone: Oral, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa com um balão de fala dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.](../resources/images/image_118843.png)
Oral
![Imagem: Ícone: Desenho ou pintura, composto pela ilustração de um lápis e um risco dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.](../resources/images/image_118895.png)
Desenho ou pintura
![Imagem: Ícone: Dupla, composto pela ilustração da silhueta de duas pessoas dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.](../resources/images/image_119004.png)
Dupla
![Imagem: Ícone: Grupo, composto pela ilustração da silhueta de três pessoas dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.](../resources/images/image_118930.png)
Grupo
![Imagem: Ícone: Calculadora, composto pela ilustração de uma calculadora dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.](../resources/images/image_118965.png)
Calculadora
![Imagem: Ícone: Material complementar, composto pela ilustração de uma folha de papel com clips e uma tesoura dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.](../resources/images/image_119084.png)
Material complementar
![Imagem: Ícone: mental, composto pela ilustração de um balão de pensamento com os sinais de adição, subtração, multiplicação e divisão dentro de um quadrado azul. Fim da imagem.](../resources/images/image_119124.png)
Mental
Sugestões de leitura
Para ampliar ainda mais seus conhecimentos.
![Imagem: Ilustração. Ana aponta para o lado e diz: Há sugestões de livros que ajudam a conhecer mais sobre alguns assuntos que você estudou. Ao seu lado, página do livro com ilustrações e textos. Fim da imagem.](../resources/images/image_121867.png)
Material complementar
Para atividades e jogos.
![Imagem: Ilustração. Rosa com os braços abertos fala: Há também materiais que complementam algumas atividades e alguns jogos. Ao seu lado, página do livro com ilustrações e textos. Fim da imagem.](../resources/images/image_121882.png)
![Imagem: Ilustração. A família sorri abraçada. Rosa fala: Com este livro e os colegas, você vai aprender muito. Sidney completa: Bons estudos! Fim da imagem.](../resources/images/image_121894.png)
8
Sumário
Para começar, p. 10
UNIDADE 1. Sistema de numeração decimal, p. 12
Sistema de numeração indo-arábico, p. 14
Valor posicional, p. 16
Desafio, p. 17
Problemas, p. 18
Dezena de milhar, p. 20
Números de cinco algarismos, p. 22
Comparações, p. 24
Arredondamentos, p. 26
A Matemática me ajuda a ser..., p. 30
Compreender informações, p. 32
O que você aprendeu, p. 34
Autoavaliação, p. 35
UNIDADE 2. Adição e subtração, p. 36
Jogo: Número-alvo, p. 38
Cálculo mental, p. 40
Aproximações e estimativas, p. 42
Cálculo por decomposição, p. 44
Mais adição, p. 46
Desafio, p. 47
Mais subtração, p. 48
Termos da adição e termos da subtração, p. 50
Propriedades da adição, p. 51
Adição e subtração: operações inversas, p. 54
Propriedades da igualdade, p. 57
Compreender problemas, p. 60
Matemática em textos, p. 61
Compreender informações, p. 62
O que você aprendeu, p. 64
Autoavaliação, p. 65
UNIDADE 3. Geometria, p. 66
Planificações, p. 68
Vértices, faces e arestas, p. 70
Jogo: O que é, o que é?, p. 72
Representando figuras geométricas, p. 74
Ideia de ângulos – giros, p. 76
Outras ideias de ângulo, p. 77
Ângulo reto, ângulo agudo e ângulo obtuso, p. 78
Polígonos e ângulos, p. 81
Desafio, p. 82
Matemática em textos, p. 84
Compreender informações, p. 86
O que você aprendeu, p. 88
Autoavaliação, p. 89
UNIDADE 4. Multiplicação e divisão, p. 90
Situações de multiplicação, p. 92
Propriedades da multiplicação, p. 95
Estratégias de cálculo, p. 98
Algoritmos da multiplicação, p. 102
Situações de divisão, p. 106
Desafio, p. 107
Divisão exata e não exata, p. 108
Divisão por ordens, p. 109
Algoritmos da divisão, p. 111
Jogo: Restou, ganhou!, p. 112
Estimativas, p. 116
Relação entre multiplicação e divisão, p. 118
Compreender problemas, p. 120
A Matemática me ajuda a ser..., p. 122
Compreender informações, p. 124
O que você aprendeu, p. 126
Autoavaliação, p. 127
9
UNIDADE 5. Grandezas e medidas, p. 128
Medidas de comprimento, p. 130
Perímetro de uma figura, p. 134
Ideia de área, p. 136
Desafio, p. 141
Medidas de temperatura, p. 142
Compreender problemas, p. 146
A Matemática me ajuda a ser..., p. 148
Compreender informações, p. 150
O que você aprendeu, p. 152
Autoavaliação, p. 153
UNIDADE 6. Frações e números na forma decimal, p. 154
Que números são estes?, p. 156
Situações com frações, p. 158
Desafio, p. 159
Mais frações, p. 160
Frações e medidas, p. 164
Números na forma decimal, p. 166
Centavos de real, p. 170
Nosso sistema de numeração e os números na forma decimal, p. 172
Medições, p. 174
Compreender problemas, p. 176
A Matemática me ajuda a ser..., p. 178
Compreender informações, p. 180
O que você aprendeu, p. 182
Autoavaliação, p. 183
UNIDADE 7. Mais grandezas e medidas, p. 184
Medidas de tempo, p. 186
Medidas de massa, p. 192
Medidas de capacidade, p. 196
Desafio, p. 197
Compreender problemas, p. 198
A Matemática me ajuda a ser..., p. 200
Compreender informações, p. 202
O que você aprendeu, p. 204
Autoavaliação, p. 205
UNIDADE 8. Mais Geometria, p. 206
Movimentação, p. 208
Reta e segmento de reta, p. 210
Retas paralelas e retas concorrentes, p. 212
Retas perpendiculares, p. 214
Simetria, p. 216
Simetria na malha quadriculada, p. 219
Simétrica de uma figura, p. 222
Mosaicos, p. 225
Desafio, p. 227
Compreender informações, p. 228
O que você aprendeu, p. 230
Autoavaliação, p. 231
Para terminar, p. 232
Sugestões de leitura, p. 234
Referências bibliográficas comentadas, p. 235
Material complementar, p. 236
![Imagem: Ilustração. Três crianças estão sentadas em volta de um tabuleiro e uma delas está segurando uma carta. Fim da imagem.](../resources/images/image_112459.png)