12
UNIDADE 1. Sistema de numeração decimal
![Imagem: Ilustração. Uma menina com o número 1.927 na camiseta está correndo com os braços para cima e sorrindo. Atrás dela, Júlio com o número 7.291 está correndo. Em seguida, uma menina com o número 8.922 e um menino com o número 5.738 estão atravessando uma linha de chegada e acima deles há uma faixa com a informação: 18º CIRCUITO DE PRIMAVERA - CORRIDA DE 200 METROS. Ao lado há uma placa com o tempo: 08:54:31 - 200 METROS e uma ampulheta. Um homem está fotografando, um casal está sentado na grama e batendo palmas e outro casal está em pé e torcendo. Do outro lado há um pódio (VENCEDORES DA CORRIDA) com o 1º, 2º e 3º lugares. Ao lado, placa grande com a informação: 18º CIRCUITO DE PRIMAVERA - CORRIDA DE 200 METROS. E um homem está segurando uma sacola térmica com a informação: ÁGUA 500 ML – SUCO 250 ML. Em seguida, Sidney, Rosa, Ana e várias pessoas estão sentados em uma arquibancada e torcendo. Ao fundo, árvores e silhueta de prédios. Fim da imagem.](../resources/images/image_24129.png)
13
Boxe Complementar
Para refletir...
Ao observar a capacidade da garrafinha de suco, você pode concluir que ela equivale à terça parte ou à metade da garrafinha de água?
_____
Qual é o valor posicional do algarismo 7 nos números 1.927 e 7.291 nas camisetas dos corredores?
_____
Fim do complememnto
14
Sistema de numeração indo-arábico
- Leia o texto e complete.
O sistema de numeração que utilizamos é chamado indo-arábico. Ele tem esse nome porque foi desenvolvido pelos antigos indianos (povos que habitavam o vale do Rio Indo, onde hoje se localiza um país chamado Paquistão) e divulgado pelos árabes ao restante do mundo.
- Para representar os números nesse sistema, são usados 10 símbolos, chamados algarismos. Acredita-se que esse nome tenha sido dado em homenagem ao matemático árabe Abu Ja’far Muhammad ibn Musa Al-Khowarizmi.
Os algarismos sofreram modificações ao longo do tempo, até ficarem no formato atual.
- Para representar os números nesse sistema, são usados 10 símbolos, chamados algarismos. Acredita-se que esse nome tenha sido dado em homenagem ao matemático árabe Abu Ja’far Muhammad ibn Musa Al-Khowarizmi.
![Imagem: Ilustração. À esquerda, um senhor com turbante e roupa laranja está sentado com as pernas cruzadas e na frente dele há três jarros com símbolos. Em seguida, uma ampulheta. No centro, um homem com pano na cabeça e roupa listrada está sorrindo e fechando um saco. Na frente dele há três sacos com símbolos sobre uma mesa. Em seguida, uma ampulheta. À direita, um homem com camisa e calça está empilhando caixas com números 4, 5, 6. Fim da imagem.](../resources/images/image_24863.png)
Os símbolos do sistema de numeração indo-arábico que chamamos de algarismos ou dígitos são: 0, 1, 2, 3, _____, _____, _____, _____, _____, _____.
Com esses símbolos representamos qualquer número.
- O sistema de numeração indo-arábico é um sistema decimal, ou seja, os agrupamentos são feitos de 10
em 10.
Veja abaixo, representados com o Material Dourado, alguns agrupamentos de 10 em 10 que podem ser feitos no sistema de numeração indo-arábico.
1 unidade
![Imagem: Ilustração. Um cubinho dourado. Fim da imagem.](../resources/images/image_24828.png)
_____ unidade
![Imagem: Ilustração. Uma barra dourada composta por dez cubinhos. Fim da imagem.](../resources/images/image_24837.png)
1 dezena
_____ dezenas
![Imagem: Ilustração. Uma placa dourada composta por dez barras. Fim da imagem.](../resources/images/image_24846.png)
1 centena
_____ centenas
![Imagem: Ilustração. Um cubo dourado composto por dez placas. Fim da imagem.](../resources/images/image_24854.png)
1 milhar
15
- Responda às questões.
- Qual é o maior número de um algarismo? _____
- Qual é o menor número de dois algarismos? _____
- Que números de dois algarismos podemos formar com os algarismos 1 e 8? _____
- Qual é o maior número de três algarismos? _____
- Qual é o menor número de quatro algarismos? _____
- Responda às questões fazendo o cálculo mentalmente.
- Quantas moedas de
formam
? _____
-
pode ser trocada por quantas cédulas de 10 reais? _____
-
podem ser trocadas por quantas moedas de 1 real? _____
- Quantas cédulas de
formam 1.000 reais? _____
- Quantas moedas de
- Lúcia faz chaveiros artesanais.
- Se Lúcia fizer pacotes com 1 centena de chaveiros cada um, quantos pacotes ela fará com os chaveiros da figura abaixo?
_____
- Se Lúcia fizer pacotes com 1 centena de chaveiros cada um, quantos pacotes ela fará com os chaveiros da figura abaixo?
![Imagem: Ilustração. Lúcia, mulher com cabelo preso está com o braço apoiado em uma caixa grande com vários chaveiros coloridos dentro. Ao lado, placa com a informação: CONTÉM 1.000 CHAVEIROS. Fim da imagem.](../resources/images/image_24614.png)
- Se os pacotes que Lúcia fizer tiverem 1 dezena de chaveiros cada um, quantos pacotes ela fará com esses mesmos chaveiros?
_____
16
Valor posicional
- Observe o número de quatro algarismos que cada criança escreveu e faça o que se pede.
![Imagem: Ilustração. André, menino loiro com camiseta azul está sentado e escrevendo o número 4.328 em um papel. Fim da imagem.](../resources/images/image_59707.png)
- Qual é o valor de cada algarismo do número que André escreveu? Lembre que UM representa unidades de milhar, C, centenas, D, dezenas, e U, unidades.
4.328 = 4.000 + 300 + _____ + _____
Lemos: Quatro mil _____ e _____ e _____.
- Qual é o valor de cada algarismo do número que Clara escreveu?
![Imagem: Ilustração. Clara, menina com cabelo preto e curto e camiseta azul está sentada e escrevendo o número 8.234 em um papel. Fim da imagem.](../resources/images/image_59794.png)
![Imagem: Quadro de ordens. UM: 8. C: 2. D: 3, U: 4. 8: espaço para resposta unidades de milhar ou espaço para resposta unidades. 2: duas centenas ou 200 unidades. 3: espaço para resposta ou 20 espaço para resposta. 4: 4 unidades Fim da imagem.](../resources/images/image_11591.png)
8.234 = 8.000 + 200 + 30 + 4
Lemos: Oito mil _____ e _____ e _____
- Os algarismos do
número
que Clara
escreveu
têm o mesmo valor no
número
de André? Escreva como você pensou para responder.
_____
17
- Decomponha os números adicionando o valor posicional de cada algarismo.
- 543 = 500 + 40 + 3
- 2.489 = _____ + _____ + _____ + _____
- 5.847 = _____ + _____ + _____ + _____
- 8.166 = _____ + _____ + _____ + _____
- Escreva o valor de cada algarismo 3 no número e complete.
![Imagem: Esquema. 3.333. 3: espaço para resposta unidades de milhar ou espaço para resposta unidades. 3: espaço para resposta centenas ou espaço para resposta unidades. 3: espaço para resposta dezenas ou espaço para resposta unidades. 3: 3 unidades Fim da imagem.](../resources/images/image_11362.png)
![Imagem: Conta de adição na vertical. Na parte superior, o número 3. Abaixo, reta horizontal e o resultado 3.333. Fim da imagem.](../resources/images/image_Screen_Shot_2022-08-13_at_19.56.10.png)
- Escreva o número representado em cada ábaco. Depois, escreva por extenso o valor do algarismo 4 em cada número.
![Imagem: Ilustração. Ábaco, base retangular com hastes de UM, C, D, U. Há cinco argolas em UM, três em C, seis em D e quatro em U. Fim da imagem.](../resources/images/image_60101.png)
_____ _____ _____ _____
_____
![Imagem: Ilustração. Ábaco, base retangular com hastes de UM, C, D, U. Há duas argolas em UM, quatro em C, oito em D e nove em U. Fim da imagem.](../resources/images/image_60175.png)
_____ _____ _____ _____
_____
![Imagem: Ilustração. Ábaco, base retangular com hastes de UM, C, D, U. Há quatro argolas em UM, cinco em C, três em D e três em U. Fim da imagem.](../resources/images/image_60212.png)
_____ _____ _____ _____
_____
Boxe complementar:
Desafio
Vinícius prendeu sua bicicleta com um cadeado que tem uma senha de 4 algarismos. Ele lembra que:
CRÉDITO: MARINA ANTUNES E SILVA
o algarismo das centenas é o 4;
os outros 3 algarismos são o 2, o 5 e o 8.
Vinícius não sabe qual é a ordem correta em que esses algarismos aparecem. Então, ajude Vinícius e escreva todas as possíveis senhas do cadeado dele.
_____
Resposta: 2.458, 2.485, 5.428, 5.482, 8.425 e 8.452.
Fim do complemento.
18
Problemas
- Observe o dinheiro de Daniel, depois responda às questões.
![Imagem: Fotografia. Cinco cédulas de cem reais, oito cédulas de dez reais e três moedas de um real. Fim da imagem.](../resources/images/image_60487.png)
- Quantos reais Daniel tem? _____
- Como se lê essa quantia? _____
- Faça a decomposição do
número
que representa essa quantia, considerando a quantidade de cédulas e de moedas.
583 = 5 × 100 + _____ × 10 + _____ × 1
- Observe os números nos quadros abaixo e classifique cada frase em V (verdadeira) ou F (falsa).
Quadro: equivalente textual a seguir.
A |
1.783 |
Quadro: equivalente textual a seguir.
B |
871 |
Quadro: equivalente textual a seguir.
C |
7.318 |
Quadro: equivalente textual a seguir.
D |
8 .731 |
( ) O valor do algarismo 7 no quadro A é setenta.
( ) O número do quadro D é o maior de todos.
( ) Ao decompor o número do quadro C, obtemos 7 × 100 + 3 × 10 + 18 × 1.
( ) O valor do algarismo 8 no quadro B é 8 centenas.
19
- Observe o número da placa abaixo. Se escrevermos o número 2 à esquerda do 4, o número aumentará em quantas unidades? _____
![Imagem: Ilustração. Placa com o número 458. Fim da imagem.](../resources/images/image_29456.png)
- Natália jogou 3 dados e, ordenando os valores obtidos, formou o maior
número
possível de 3 algarismos. Na sua vez, Carina fez a mesma coisa. Depois, elas compararam os números. Quem formou o maior número? Justifique.
_____
Jogada de Natália
![Imagem: Ilustração. Três dados sobre uma mesa com os números: 2, 5, 1. Fim da imagem.](../resources/images/image_52189.png)
Jogada de Carina
![Imagem: Ilustração. Três dados sobre uma mesa com os números: 4, 3, 5. Fim da imagem.](../resources/images/image_52182.png)
- Componha cada número do quadro escrevendo-o com algarismos e por extenso.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Número decomposto |
Com algarismos |
Por extenso |
---|---|---|
2 × 1.000 + 7 × 100 + 3 × 1 |
_____ |
_____ |
4.000 + 200 + 8 |
_____ |
_____ |
9 × 1.000 + 1 × 100 + 6 × 10 |
_____ |
_____ |
2.000 + 30 + 5 |
_____ |
_____ |
- Digite em uma calculadora o
número
formado por 3 milhares, 2 centenas, 4
dezenas
e 1 unidade. Em seguida, aperte a tecla
e digite o menor número possível formado pelos algarismos 4, 3, 2 e 1.
- Os algarismos que você digitou no primeiro
número
são diferentes dos algarismos que você digitou no segundo número? O que muda de um
número
para o outro?
_____
- Qual é o resultado dessa subtração que você fez na calculadora?
_____
- Quantas centenas e quantas dezenas há nesse número? Converse com um colega sobre isso.
- Os algarismos que você digitou no primeiro
número
são diferentes dos algarismos que você digitou no segundo número? O que muda de um
número
para o outro?
20
Dezena de milhar
- Em uma fábrica, os clipes de metal produzidos são colocados em uma caixa. Observe na imagem abaixo que, em cada caixa, há 1 000 unidades.
![Imagem: Ilustração. Um homem com uniforme cinza está empurrando um carrinho com cinco caixas empilhadas em cima. Em cada caixa, a informação: CONTÉM 1.000 CLIPES. Na frente dele, um caminhão com a porta aberta. Fim da imagem.](../resources/images/image_30905.png)
- Em 2 caixas há quantos clipes de metal? E em 3 caixas? _____
- Em quantas caixas serão distribuídos igualmente 9.000 clipes de metal?
_____
- Em 10 dessas caixas há quantos clipes de metal? _____
1 dezena de milhar ou dez mil ou 10.000 unidades
- Escreva a quantidade que falta para completar 10.000 unidades (uma dezena de milhar) em cada caso.
- 9.000
folhas
de sulfite.
_____
![Imagem: Ilustração. Várias folhas de sulfite empilhadas. Fim da imagem.](../resources/images/image_30913.png)
- 9.999 CDs. _____
![Imagem: Ilustração. Vários CDs amontoados. Fim da imagem.](../resources/images/image_30938.png)
- 9.990 livros. _____
![Imagem: Ilustração. Vários livros em uma prateleira. Fim da imagem.](../resources/images/image_30930.png)
- 9.900 canetas. _____
![Imagem: Ilustração. Várias canetas amontoadas. Fim da imagem.](../resources/images/image_30948.png)
21
- Complete a sequência numérica e, em seguida, faça o que se pede.
10.000, 20.000, _____, 40.000, 50.000, _____, 70.000, _____, _____
- Escreva como lemos o último
número
dessa sequência:
_____
- O penúltimo número dessa sequência corresponde a _____ dezenas de milhar.
- Observe abaixo o extrato bancário da empresa de Ana e responda às questões.
![Imagem: Ilustração. Papel com a informação: BANCO INVEST – EXTRATO CONTA-CORRENTE. AGÊNCIA: 0333. DATA: 22/02/2023. HORA: 15:32:53. CONTA: 33333-3. TIPO EMPRESA. DIA: 16. HISTÓRICO: SALDO ANTERIOR. ORIG: 16/01. VALOR: 14.475,93. FEVEREIRO/2019. DIA: 22. HISTÓRICO: DEPÓSITO. VALOR: 15.524,07. DIA: 22. HISTÓRICO: SALDO. VALOR: 30.000,00. Fim da imagem.](../resources/images/image_61453.png)
- Após conferir o extrato, Ana gastou vinte mil reais da conta bancária de sua empresa pagando a compra de móveis para o escritório. Com quantos reais a conta da empresa ficou?
_____
- Em seguida, Ana depositou um cheque no valor de R$ 30.000,00. Qual passou a ser o saldo da conta da empresa de Ana?
_____
- Complete o quadro com o resultado de cada adição e subtração.
Quadro: equivalente textual a seguir.
− 10.000 |
+ 10.000 |
|
---|---|---|
40.000 |
30.000 |
50.000 |
50.000 |
_____ |
_____ |
60.000 |
_____ |
_____ |
70.000 |
_____ |
_____ |
80.000 |
_____ |
_____ |
![Imagem: Ilustração. Um menino ruivo está sorrindo e olhando para uma tabela. Ao seu lado, um cachorro branco o observa sentado. Fim da imagem.](../resources/images/image_61479.png)
22
Números de cinco algarismos
- No site da revista eletrônica XYZ há uma informação sobre o número de visitantes por dia.
![Imagem: Ilustração. Um tablet e na tela, a informação: REVISTA XYZ – As melhores dicas estão aqui! Cozinhando com a Ísis. Imagem de uma menina com cabelo encaracolado sorrindo. Receita da semana: Pizza caseira. Em seguida, imagem de um cachorro branco sentado e olhando para o lado. Dicas de lazer? Clique aqui. Dicas de Matemática? Clique aqui. 12.598 visitantes em 15/8/2022. Fim da imagem.](../resources/images/image_33373.png)
- Complete a decomposição desse número.
![Imagem: Quadro de ordens. DM: 1. UM: 2. C: 5. D: 9 U: 8. 1: espaço para resposta dezenas de milhar ou espaço para resposta unidades. 2: espaço para resposta unidades de milhar ou espaço para resposta unidades. 5: espaço para resposta centenas ou espaço para resposta unidades. 9: 9 dezenas ou espaço para resposta ou espaço para resposta unidades. 8: 8 unidades Fim da imagem.](../resources/images/image_11415.png)
(DM significa dezenas de milhar)
12.598 = _____ + _____ + _____ + _____ + _____
Lemos: _____
- O site de uma revista concorrente foi visitado em um mesmo dia por 3
dezenas
de milhar, 4 unidades de milhar, 5 centenas e 12 unidades de pessoas. Escreva esse
número
com algarismos, depois registre o valor de seu algarismo 3.
_____
23
- Escreva com algarismos e por extenso o número que está representado em cada ábaco.
![Imagem: Ilustração. Ábaco, base retangular com hastes de DM, UM, C, D, U. Há três argolas em DM, quatro em UM, cinco em C, zero em D e nove em U. Fim da imagem.](../resources/images/image_61843.png)
_____
![Imagem: Ilustração. Ábaco, base retangular com hastes de DM, UM, C, D, U. Há duas argolas em DM, zero em UM, sete em C, três em D e cinco em U. Fim da imagem.](../resources/images/image_61881.png)
_____
![Imagem: Ilustração. Ábaco, base retangular com hastes de DM, UM, C, D, U. Há nove argolas em DM, nove em UM, nove em C, nove em D e nove em U. Fim da imagem.](../resources/images/image_61931.png)
_____
- Observe quantas unidades vale cada ficha representada abaixo.
![Imagem: Ilustração. Bola rosa (dez mil). Fim da imagem.](../resources/images/image_33161.png)
dez mil
![Imagem: Ilustração. bola azul (mil). Fim da imagem.](../resources/images/image_33166.png)
mil
![Imagem: Ilustração. bola laranja (cem). Fim da imagem.](../resources/images/image_33170.png)
cem
![Imagem: Ilustração. bola amarela (dez). Fim da imagem.](../resources/images/image_33173.png)
dez
![Imagem: Ilustração. bola verde (um). Fim da imagem.](../resources/images/image_33178.png)
um
- Agora escreva o número que representa o valor total das fichas a seguir.
![Imagem: Ilustração. Duas bolas rosa, três bolas azuis, duas bolas laranja, quatro bolas amarelas e sete bolas verdes. Fim da imagem.](../resources/images/image_46064.png)
_____
- Isadora, Alessandra e Gabriela foram à lousa escrever o
número
noventa mil trezentos e quarenta e dois.
Qual delas o escreveu corretamente?
_____
![Imagem: Ilustração. Uma menina loira com cabelo preso está escrevendo em uma lousa: Isadora – 9.342. Uma menina com cabelo encaracolado e preso está escrevendo na lousa: Alessandra – 90.342. Uma menina com cabelo castanho está escrevendo na lousa: Gabriela – 93.042. Fim da imagem.](../resources/images/image_62061.png)
24
Comparações
- Veja o esquema que Janaína fez para mostrar que 30 056 é menor que 31 120 e complete.
![Imagem: Ilustração. Janaína, menina com cabelo encaracolado segura um lápis com a mão direita e aponta para o lado com a mão esquerda. Ao seu lado, um caderno com a informação: 30.056 (3 dezenas de milhar – 0 unidade de milhar). 31.120 (3 dezenas de milhar – 1 unidade de milhar). Fim da imagem.](../resources/images/image_62254.png)
Para saber qual é o número maior, Janaína comparou as ordens desses números.
Os dois números são da ordem de grandeza dezena de milhar.
- Primeiro, Janaína comparou as
dezenas
de milhar.
Tanto 30.056 como 31.120 têm _____ dezenas de milhar.
- Então, ela comparou as unidades de milhar.
30.056 tem _____ unidade de milhar, e 31.120 tem _____ unidade de milhar.
Como zero unidade de milhar é menor que uma unidade de milhar, é possível concluir que 30.056 é _____ que 31.120. Veja como essa comparação pode ser representada:
![Imagem: Ilustração. Caderno com a informação: 30.056 < 31.120. Fim da imagem.](../resources/images/image_62289.png)
- Complete com > (maior que) ou com < (menor que).
- 10.000 _____ 1.000
- 13.401 _____ 13.291
- 51.999 _____ 60.199
- 24.009 _____ 24.100
- 63.091 _____ 63.121
- 21.212 _____ 21.211
- 9.872 _____ 12.356
- 94.789 _____ 96.234
25
- Responda às questões de acordo com o gráfico abaixo.
![Imagem: Gráfico de colunas. Número de visitantes do zoológico Bicho Manso nos primeiros quatro meses de 2022. No eixo vertical, a quantidade de visitantes e no eixo horizontal, o mês. Jan.: 33.145. Fev.: 28.123. Mar.: 31.216. Abr.: 28.145. Fim da imagem.](../resources/images/image_62436.png)
Fonte: Zoológico Bicho Manso (2022).
- Carla foi ao zoológico Bicho Manso no mês mais movimentado dos primeiros quatro meses de 2022. Que mês foi esse?
_____
- No mês de maio, o zoológico foi visitado por 28.101 pessoas. Esse mês foi mais ou menos movimentado que os quatro meses anteriores?
_____
- Escreva em ordem crescente o número de visitantes dos meses de janeiro a maio de 2022. _____
- Observe a tabela com a população estimada de alguns municípios do Brasil em 2020, depois responda às questões.
População estimada de alguns municípios (2020)
Tabela: equivalente textual a seguir.
Município |
População |
---|---|
Goiatuba (GO) |
34.202 |
Barra (BA) |
53.910 |
Eirunepé (AM) |
35.700 |
Tupanciretã (RS) |
24.068 |
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Disponível em: http://fdnc.io/eU8. Acesso em: 13 fev. 2021.
![Imagem: Mapa. Brasil. Destaque para Eirunepé (Amazonas), Goiatuba (Goiás), Barra (Bahia) e Tupanciretã (Rio Grande do Sul). No canto inferior esquerdo, a rosa dos ventos e a escala. Fim da imagem.](../resources/images/image_53375.png)
Elaborado com base em: Atlas geográfico escolar. 6ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. p. 90.
- Qual desses municípios tinha a maior população? E a menor?
_____
- Qual desses municípios tinha, aproximadamente, a metade da população de Barra?
_____
- Crie uma questão que possa ser respondida com os dados dessa tabela. Depois, peça a um colega que a responda.
26
Arredondamentos
- Observe o salário de algumas pessoas e a representação aproximada de cada valor em uma reta numérica.
![Imagem: Ilustração. Quatro pessoas estão segurando papéis com as informações: Bernadete: 1.250 reais; Denílson: 820 reais; Helena: 2.120 reais; Válter: 880 reais. Fim da imagem.](../resources/images/image_36411.png)
![Imagem: Ilustração. Reta numérica da esquerda para a direita: 800, 820, 880, 900, 1.000, 1.200, 1.250, 1.400, 2.100, 2.120. Fim da imagem.](../resources/images/image_36787.png)
- Qual dessas pessoas tem o salário mais próximo de 800 reais? E de 900 reais?
_____
O arredondamento do número 820 para a centena mais próxima é 800.
E o arredondamento do número 880 para a centena mais próxima é _____.
- Qual dessas pessoas tem o salário mais próximo de 1.000 reais?
E de 2.000 reais? _____
O arredondamento de 1.250 para a unidade de milhar mais próxima é _____.
O arredondamento de 2.120 para a unidade de milhar mais próxima é _____.
- O quadro abaixo mostra o número de parafusos produzidos por uma fábrica durante três dias.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Segunda-feira |
Terça-feira |
Quarta-feira |
---|---|---|
1.820 |
2.090 |
5.345 |
Podemos dizer que, nesses três dias, o total de parafusos produzidos foi de aproximadamente 9.000 unidades? Converse com o professor e os colegas.
27
- Localize de modo aproximado os números na reta numérica e responda.
a) 23.035 e 28.653
![Imagem: Ilustração. Reta numérica da esquerda para a direita: 20.000, 22.000, 24.000, 26.000, 28.000, 30.000. Resposta: 20.000, 22.000, 23.035, 24.000, 26.000, 28.000, 28.653, 30.000. Fim da imagem.](../resources/images/image_62946.png)
- Qual é o arredondamento de cada um desses números para a dezena de milhar mais próxima?
23.035: _____
28.653: _____
- 1.101 e 4.260
![Imagem: Ilustração. Reta numérica da esquerda para a direita: 500, 1.000, 1.500, 2.000, 2.500, 3.000, 3.500, 4.000, 4.500, 5.000. Fim da imagem.](../resources/images/image_62980.png)
- Qual é o arredondamento de cada um desses números para a unidade de milhar mais próxima?
1.101: _____
4.260: _____
- Complete o quadro com os arredondamentos pedidos.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Número |
Para a dezena de milhar mais próxima |
Para a unidade de milhar mais próxima |
---|---|---|
23.345 |
_____ |
_____ |
78.432 |
_____ |
_____ |
51.759 |
_____ |
_____ |
38.450 |
_____ |
_____ |
56.289 |
_____ |
_____ |
- Descubra qual destes números é o mais próximo de 15.000.
![Imagem: Ilustração. Papéis com os números: 15.300, 14.800, 15.008, 15.080. Fim da imagem.](../resources/images/image_63086.png)
- Agora, explique para um colega como você pensou para chegar à resposta.
28
- Faça a composição do número com as informações dos balões a seguir e escreva-o também por extenso.
![Imagem: Ilustração. Quatro crianças estão segurando balões e dentro de cada um, a informação: 2 dezenas: espaço para resposta. 3 dezenas de milhar: espaço para resposta. 5 unidades: espaço para resposta. 6 centenas: espaço para resposta. Fim da imagem.](../resources/images/image_63297.png)
_____
- Observe a tabela com as distâncias rodoviárias aproximadas entre algumas cidades brasileiras. Em seguida, responda às questões.
Distâncias entre cidades*
Tabela: equivalente textual a seguir.
De |
Para |
Distância em quilômetro |
---|---|---|
Porto Alegre (RS) |
Goiânia (GO) |
1.847 |
Rio Branco (A C) |
Salvador (BA) |
4.457 |
Fonte: Dados obtidos no site do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Disponível em: http://fdnc.io/eU9. Acesso em: 5 fev. 2021.
* A distância é calculada de centro a centro das cidades com os caminhos mais curtos, dando-se preferência a rodovias asfaltadas.
- Qual é a distância de Porto Alegre a Goiânia?
_____
- Uma pessoa que sai de Rio Branco e vai para Salvador e depois volta para Rio Branco, fazendo o mesmo trajeto,
percorre
mais ou menos de 10.000 km?
_____
- Escreva um
número
composto de cinco algarismos diferentes.
_____
29
- Complete.
a) 50.000 → Cinquenta mil ou 5 dezenas de milhar.
b) 80.000 → _____ ou _____ dezenas de milhar.
c) 90.000 → _____ ou _____ dezenas de milhar.
- Em 2020, a população estimada do município de Capanema, no Pará, era de 69.431 habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Escreva como se lê esse número e dê o valor de cada algarismo dele. Depois, represente esse número no ábaco.
Lemos : _____
![Imagem: Ilustração. Ábaco, base retangular com hastes de DM, UM, C, D, U. Há seis argolas em DM, nove em UM, quatro em C, três em D e um em U. Fim da imagem.](../resources/images/image_63555.png)
![Imagem: Quadro de ordens. DM: 6. UM: 9. C: 4. D: 3 U: 1. 6: espaço para resposta dezenas de milhar ou espaço para resposta unidades. 9: espaço para resposta unidades de milhar ou espaço para resposta unidades. 4: espaço para resposta centenas ou 400 unidades. 3: espaço para resposta dezenas ou espaço para resposta unidades. 1: espaço para resposta unidade. Fim da imagem.](../resources/images/image_11454.png)
- Observe os números no quadro a seguir. Marque com um X a posição do algarismo 5 em cada um e escreva seu valor posicional.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Número |
DM |
UM |
C |
D |
U |
Valor posicional |
---|---|---|---|---|---|---|
58.217 |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
85.046 |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
70.415 |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
91.526 |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
89.853 |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
35.702 |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
![Imagem: Ilustração. Uma menina com cabelo castanho e preso está segurando um lápis atrás de uma tabela. Fim da imagem.](../resources/images/image_38519.png)
30
A Matemática me ajuda a ser
... um conhecedor de outra língua
Você já deve ter visto algumas pessoas se comunicando por meio de sinais com as mãos. Você sabe o que são esses sinais? Eles representam uma língua.
A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é usada por alguns surdos do Brasil. Diferentemente de idiomas que são orais e auditivos, a Libras é visual e gestual, ou seja, uma língua pronunciada pelo corpo e interpretada pela visão.
Conheça o alfabeto da Libras.
![Imagem: Fotografia. Alfabeto em Libras: Letra A: mão fechada com o dedo polegar para cima. Letra B: mão aberta com o dedo polegar fechado. Letra C: mão curvada. Letra Ç: mão curvada e balançando. Letra D: dedo indicador para cima e dedo polegar e do meio fechados. Letra E: dedos dobrados com a palma da mão aberta. Letra F: dedos esticados. Dedo indicador reto e dedo polegar por cima. Letra G: dedos dobrados. Dedo indicador e polegar para cima. Letra H: dedo indicador e do meio levantados, dedos anelar e mindinho dobrados e dedo polegar sobre os dedos dobrados. A mão vira para o lado. Letra I: dedos dobrados. Dedo mindinho para cima. Letra J: dedos dobrados. Dedo mindinho para cima. A mão balança de cima para baixo, fazendo uma curva. Letra K: dedo mindinho e anelar dobrados. Dedos do meio, indicador e polegar para cima. A mão faz movimento para cima. Letra L: dedo mindinho, anelar e do meio dobrados. Dedo indicador e polegar esticados. Letra M: dedo mindinho e polegar dobrados. Dedo anelar, do meio e indicador apontando para baixo. Letra N: dedo mindinho, anelar e polegar dobrados. Dedo do meio e indicador apontando para baixo. Letra O: dedos unidos e curvados. Letra P: dedo indicador, do meio e polegar esticados para frente. Letra Q: dedo indicador apontando para baixo. Letra R: dedo do meio e indicador esticados e cruzados. Letra S: dedos fechados com o polegar sobre eles. Letra T: dedo anelar e do meio levantados. Dedo indicador reto e polegar atrás dele. Letra U: dedo do meio e indicador levantados e unidos. Letra V: dedo do meio e indicador levantados e abertos. Letra W: dedo anelar, do meio e indicador levantados. A mão faz movimento para cima. Letra X: dedo indicador reto e curvado. A mão faz movimento para trás. Letra Y: dedo mindinho e polegar levantados. A mão faz movimento para cima. Letra Z: dedo indicador faz um Z no ar. Fim da imagem.](../resources/images/image_39647.png)
Os algarismos também podem ser representados em Libras.
![Imagem: Fotografia. Números em Libras: Número 0: dedos unidos e curvados. Número 1: dedo polegar para cima. Número 2: dedo polegar para cima e indicador reto. Número 3: dedo anelar, do meio e indicador retos. Número 4: dedo mindinho, anelar, do meio e indicador retos. Número 5: dedo do meio e indicador dobrados e os outros dedos fechados. Número 6: polegar para cima e os outros dedos curvados. Número 7: indicador apontando para cima com o polegar ao lado. Número 8: mão fechada com o polegar sobre os dedos. Número 9: polegar para baixo e os outros dedos curvados. Fim da imagem.](../resources/images/image_63782.png)
31
Tome nota
- Para traduzir os números expressos em Libras com os algarismos do sistema de numeração indo-arábico, basta escrever os algarismos na ordem em que eles aparecem. Anote os números que estão representados em cada caso.
![Imagem: Fotografia. Número 6: polegar para cima e os outros dedos curvados. Número 8: mão fechada com o polegar sobre os dedos. Número 2: dedo polegar para cima e indicador reto. Fim da imagem.](../resources/images/image_63934.png)
_____
![Imagem: Fotografia. Número 3: dedo anelar, do meio e indicador retos. Número 0: dedos unidos e curvados. Número 9: polegar para baixo e os outros dedos curvados. Fim da imagem.](../resources/images/image_63966.png)
_____
![Imagem: Fotografia. Número 5: dedo do meio e indicador dobrados e os outros dedos fechados. Número 1: dedo polegar para cima. Número 4: dedo mindinho, anelar, do meio e indicador retos. Fim da imagem.](../resources/images/image_64006.png)
_____
![Imagem: Fotografia. Número 7: indicador apontando para cima com o polegar ao lado. Número 5: dedo do meio e indicador dobrados e os outros dedos fechados. Número 8: mão fechada com o polegar sobre os dedos. Fim da imagem.](../resources/images/image_64041.png)
_____
Reflita
- Você já tinha ouvido falar sobre Libras? Conhece alguém que sabe usá-la?
- Além do alfabeto e dos algarismos, em Libras existem gestos para expressar palavras. Como você acha que é representada a palavra “amigo”? E a palavra “matemática”?
- Reúna-se com um colega e pesquisem como são representadas algumas palavras em Libras. Depois, tentem se comunicar por meio dos gestos que vocês aprenderam.
32
Compreender informações
Ler e interpretar informações em tabelas
1. A escola Mente e Corpo incentiva seus estudantes a praticarem atletismo e ginástica. Observe o registro que a escola fez do número de estudantes praticantes dessas duas modalidades esportivas nos últimos anos.
Número de estudantes praticantes de modalidades esportivas (2019-2022)
Tabela: equivalente textual a seguir.
Ano |
Número de praticantes de atletismo |
Número de praticantes de ginástica |
---|---|---|
2019 |
200 |
100 |
2020 |
300 |
200 |
2021 |
500 |
300 |
2022 |
600 |
600 |
Fonte: Escola Mente e Corpo (2022).
![Imagem: Ilustração. Um menino com capacete está em um carrinho de rolimã e correndo em uma rua. Atrás dele há duas crianças correndo. Ao fundo, uma menina está se exercitando e atrás dela há uma construção grande. Fim da imagem.](../resources/images/image_40735.png)
- Em 2019, qual modalidade tinha mais praticantes?
_____
- Em que ano a ginástica e o atletismo tiveram o mesmo
número
de praticantes?
_____
- Qual modalidade teve maior aumento no
número
de praticantes de 2019 para 2022?
_____
- Complete as frases a seguir de modo que se tornem afirmações verdadeiras sobre os dados da tabela.
- De 2019 para 2022, o número de praticantes de atletismo aumentou em _____ praticantes.
- Tanto o número de praticantes de atletismo quanto o de praticantes de ginástica sempre _____ de um ano para outro.
- Somente em 2022 o número de praticantes de ginástica se _____ ao número de praticantes de atletismo.
- Em 2019, o número de praticantes de atletismo era _____ do número de praticantes de ginástica.
33
- No centro médico Cidade Alegre, é feito um controle semestral da quantidade de consultas médicas nas diferentes especialidades. As informações sobre os atendimentos de 2022, nas especialidades de ortopedia, cardiologia e oftalmologia, estão na tabela a seguir.
![Imagem: Ilustração. À esquerda, pessoas estão sentadas em cadeiras. À direita, um homem está em pé, na frente de um balcão com duas recepcionistas sentadas. Acima deles há uma placa com a informação: RECEPÇÃO. No centro, uma médica está segurando um papel. Fim da imagem.](../resources/images/image_40813.png)
Número de consultas médicas em 2022
Tabela: equivalente textual a seguir.
Especialidade |
Número de consultas |
|
---|---|---|
1 º semestre |
2º semestre |
|
Ortopedia |
5.000 |
4.000 |
Cardiologia |
5.000 |
8.000 |
Oftalmologia |
12.000 |
12.000 |
Fonte: Centro médico Cidade Alegre (2022).
- Que especialidade teve aumento de consultas entre o
1º
e o 2º semestres? E qual teve diminuição?
_____
- Que especialidade se manteve estável no
número
de consultas nesse período?
_____
- Quantas consultas foram realizadas nessas especialidades em 2022?
_____
- Em qual dessas especialidades o
número
de médicos especialistas
deve
ser maior? Por quê?
_____
- Na sua opinião, a quantidade de médicos especialistas em ortopedia
deve
ser maior ou
menor
que a quantidade de médicos especialistas em cardiologia? Por quê?
_____
- Escreva três afirmações que podem ser feitas em relação às informações contidas
nessa
tabela.
_____
34
O que você aprendeu
- Escreva a ordem de grandeza dos números em cada caso.
![Imagem: Ilustração. Placa com a informação: Número de dias de um ano. Fim da imagem.](../resources/images/image_64614.png)
_____
![Imagem: Ilustração. Placa com a informação: Número de metros de 1 quilômetro. Fim da imagem.](../resources/images/image_64652.png)
_____
![Imagem: Ilustração. Placa com a informação: Número de dias de um mês. Fim da imagem.](../resources/images/image_64688.png)
_____
![Imagem: Ilustração. Placa com a informação: Número de metros de 15 quilômetros. Fim da imagem.](../resources/images/image_64727.png)
_____
- A maratona é uma prova de corrida em que os atletas devem percorrer 42.195 metros.
![Imagem: Fotografia. Várias mulheres com números nas regatas estão correndo em uma rua. Fim da imagem.](../resources/images/image_41375.png)
LEGENDA: Atletas participam da Maratona de Boston, nos Estados Unidos, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- Represente esse número no quadro a seguir.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Dezenas de milhar |
Unidades de milhar |
Centenas |
Dezenas |
Unidades |
---|---|---|---|---|
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
- Decomponha esse
número
considerando o valor de cada um dos algarismos.
_____
- Se você tivesse de arredondar esse número, para qual
número
arredondaria?
_____
- Marque
V
(verdadeira) ou F (falsa) para cada afirmação a seguir.
- ( ) 43.000 > 38.000
- ( ) 24.387 < 24.598
- ( ) 4.326 > 4.321
- ( ) 12.025 < 12.018
35
- Observe a quantidade de votos que cada candidato recebeu em uma eleição e responda às questões.
![Imagem: Ilustração. À esquerda, um homem loiro com camisa azul e abaixo, a informação: Jaime – 24.978 votos. No centro, uma mulher ruiva com cabelo ondulado e regata verde. Abaixo, a informação: Adriana – 89.987 votos. À direita, um homem com cabelo castanho e camiseta amarela. Abaixo, a informação: Marcos – 87.876 votos. Fim da imagem.](../resources/images/image_54505.png)
- Ordene os candidatos de acordo com a quantidade de votos recebidos, da maior quantidade para a menor.
_____
- De quantos votos a mais Marcos precisaria para vencer as eleições?
_____
- Leia as dicas e descubra o número formado pelos algarismos abaixo.
![Imagem: Ilustração. Flores coloridas com números dentro: Rosa (0), vermelho (7), laranja (5), lilás (2), verde (4), roxo (3). Fim da imagem.](../resources/images/image_41777.png)
Boxe complementar:
Dicas
- É um número entre 50.000 e 60.000.
- É um número ímpar.
- O algarismo das dezenas é a metade do algarismo das centenas; quando adicionados, totalizam 6.
- O algarismo das dezenas de milhar não é 7 nem 3.
Fim do complemento.
_____
Autoavaliação
- Consigo ler e registrar números de até 5 algarismos?
- Compreendo a importância dos arredondamentos e sei como fazê-los?