12

UNIDADE 1. Sistema de numeração decimal

Imagem: Ilustração. Uma menina com o número 1.927 na camiseta está correndo com os braços para cima e sorrindo. Atrás dela, Júlio com o número 7.291 está correndo. Em seguida, uma menina com o número 8.922 e um menino com o número 5.738 estão atravessando uma linha de chegada e acima deles há uma faixa com a informação: 18º CIRCUITO DE PRIMAVERA - CORRIDA DE 200 METROS. Ao lado há uma placa com o tempo: 08:54:31 - 200 METROS e uma ampulheta. Um homem está fotografando, um casal está sentado na grama e batendo palmas e outro casal está em pé e torcendo. Do outro lado há um pódio (VENCEDORES DA CORRIDA) com o 1º, 2º e 3º lugares. Ao lado, placa grande com a informação: 18º CIRCUITO DE PRIMAVERA - CORRIDA DE 200 METROS. E um homem está segurando uma sacola térmica com a informação: ÁGUA 500 ML – SUCO 250 ML. Em seguida, Sidney, Rosa, Ana e várias pessoas estão sentados em uma arquibancada e torcendo. Ao fundo, árvores e silhueta de prédios. Fim da imagem.

13

Boxe Complementar

Para refletir...

Ao observar a capacidade da garrafinha de suco, você pode concluir que ela equivale à terça parte ou à metade da garrafinha de água?

_____

Qual é o valor posicional do algarismo 7 nos números 1.927 e 7.291 nas camisetas dos corredores?

_____

Fim do complememnto

14

Sistema de numeração indo-arábico

  1. Leia o texto e complete.

    O sistema de numeração que utilizamos é chamado indo-arábico. Ele tem esse nome porque foi desenvolvido pelos antigos indianos (povos que habitavam o vale do Rio Indo, onde hoje se localiza um país chamado Paquistão) e divulgado pelos árabes ao restante do mundo.

    1. Para representar os números nesse sistema, são usados 10 símbolos, chamados algarismos. Acredita-se que esse nome tenha sido dado em homenagem ao matemático árabe Abu Ja’far Muhammad ibn Musa Al-Khowarizmi.

      Os algarismos sofreram modificações ao longo do tempo, até ficarem no formato atual.

Imagem: Ilustração. À esquerda, um senhor com turbante e roupa laranja está sentado com as pernas cruzadas e na frente dele há três jarros com símbolos. Em seguida, uma ampulheta. No centro, um homem com pano na cabeça e roupa listrada está sorrindo e fechando um saco. Na frente dele há três sacos com símbolos sobre uma mesa. Em seguida, uma ampulheta. À direita, um homem com camisa e calça está empilhando caixas com números 4, 5, 6.    Fim da imagem.

Os símbolos do sistema de numeração indo-arábico que chamamos de algarismos ou dígitos são: 0, 1, 2, 3, _____, _____, _____, _____, _____, _____.

Com esses símbolos representamos qualquer número.

  1. O sistema de numeração indo-arábico é um sistema decimal, ou seja, os agrupamentos são feitos de 10 em 10.

    Veja abaixo, representados com o Material Dourado, alguns agrupamentos de 10 em 10 que podem ser feitos no sistema de numeração indo-arábico.

1 unidade

Imagem: Ilustração. Um cubinho dourado.   Fim da imagem.

_____ unidade

Imagem: Ilustração. Uma barra dourada composta por dez cubinhos.   Fim da imagem.

1 dezena

_____ dezenas

Imagem: Ilustração. Uma placa dourada composta por dez barras.   Fim da imagem.

1 centena

_____ centenas

Imagem: Ilustração. Um cubo dourado composto por dez placas. Fim da imagem.

1 milhar

15

  1. Responda às questões.
    1. Qual é o maior número de um algarismo? _____
    1. Qual é o menor número de dois algarismos? _____
    1. Que números de dois algarismos podemos formar com os algarismos 1 e 8? _____
    1. Qual é o maior número de três algarismos? _____
    1. Qual é o menor número de quatro algarismos? _____

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Responda às questões fazendo o cálculo mentalmente.
    1. Quantas moedas de Fotografia. Uma moeda de um real.   formam Fotografia. Uma cédula de dez reais.  ? _____
    1. Fotografia. Duas cédulas de duzentos reais.  pode ser trocada por quantas cédulas de 10 reais? _____
    1. Fotografia. Uma cédula de cem reais e duas cédulas de dez reais.  podem ser trocadas por quantas moedas de 1 real? _____
    1. Quantas cédulas de Fotografia. Uma cédula de cem reais. formam 1.000 reais? _____
  1. Lúcia faz chaveiros artesanais.
    1. Se Lúcia fizer pacotes com 1 centena de chaveiros cada um, quantos pacotes ela fará com os chaveiros da figura abaixo?

      _____

Imagem: Ilustração. Lúcia, mulher com cabelo preso está com o braço apoiado em uma caixa grande com vários chaveiros coloridos dentro. Ao lado, placa com a informação: CONTÉM 1.000 CHAVEIROS. Fim da imagem.
  1. Se os pacotes que Lúcia fizer tiverem 1 dezena de chaveiros cada um, quantos pacotes ela fará com esses mesmos chaveiros?

    _____

16

Valor posicional

  1. Observe o número de quatro algarismos que cada criança escreveu e faça o que se pede.
Imagem: Ilustração. André, menino loiro com camiseta azul está sentado e escrevendo o número 4.328 em um papel.   Fim da imagem.
  1. Qual é o valor de cada algarismo do número que André escreveu? Lembre que UM representa unidades de milhar, C, centenas, D, dezenas, e U, unidades.

Imagem: Quadro de ordens. UM: 4. C: 3. D: 2, U: 8. 4: espaço para resposta unidades de milhar ou espaço para resposta unidades. 3: espaço para resposta centenas ou espaço para resposta unidades. 2: duas dezenas ou 20 unidades. 8: 8 unidades Fim da imagem.

4.328 = 4.000 + 300 + _____ + _____

Lemos: Quatro mil _____ e _____ e _____.

  1. Qual é o valor de cada algarismo do número que Clara escreveu?
Imagem: Ilustração. Clara, menina com cabelo preto e curto e camiseta azul está sentada e escrevendo o número 8.234 em um papel. Fim da imagem.
Imagem: Quadro de ordens. UM: 8. C: 2. D: 3, U: 4.  8: espaço para resposta unidades de milhar ou espaço para resposta unidades.  2: duas centenas ou 200 unidades.  3: espaço para resposta ou 20 espaço para resposta.  4: 4 unidades Fim da imagem.

8.234 = 8.000 + 200 + 30 + 4

Lemos: Oito mil _____ e _____ e _____

  1. Os algarismos do número que Clara escreveu têm o mesmo valor no número de André? Escreva como você pensou para responder.

    _____

17

  1. Decomponha os números adicionando o valor posicional de cada algarismo.
    1. 543 = 500 + 40 + 3
    1. 2.489 = _____ + _____ + _____ + _____
    1. 5.847 = _____ + _____ + _____ + _____
    1. 8.166 = _____ + _____ + _____ + _____
  1. Escreva o valor de cada algarismo 3 no número e complete.
Imagem: Esquema. 3.333.  3: espaço para resposta unidades de milhar ou espaço para resposta unidades.  3: espaço para resposta centenas ou espaço para resposta unidades.  3: espaço para resposta dezenas ou espaço para resposta unidades.  3: 3 unidades Fim da imagem.
Imagem: Conta de adição na vertical. Na parte superior, o número 3. Abaixo, reta horizontal e o resultado 3.333.  Fim da imagem.
  1. Escreva o número representado em cada ábaco. Depois, escreva por extenso o valor do algarismo 4 em cada número.
Imagem: Ilustração. Ábaco, base retangular com hastes de UM, C, D, U. Há cinco argolas em UM, três em C, seis em D e quatro em U.   Fim da imagem.

_____ _____ _____ _____

_____

Imagem: Ilustração. Ábaco, base retangular com hastes de UM, C, D, U. Há duas argolas em UM, quatro em C, oito em D e nove em U.   Fim da imagem.

_____ _____ _____ _____

_____

Imagem: Ilustração. Ábaco, base retangular com hastes de UM, C, D, U. Há quatro argolas em UM, cinco em C, três em D e três em U.   Fim da imagem.

_____ _____ _____ _____

_____

Boxe complementar:

Desafio

Vinícius prendeu sua bicicleta com um cadeado que tem uma senha de 4 algarismos. Ele lembra que:

Imagem: Ilustração. Vinícius, jovem com cabelo encaracolado está ajoelhado com a mão direita em um cadeado e a mão esquerda sobre a cabeça. Na frente dele, o cadeado está em volta de um poste e uma bicicleta.  Fim da imagem.

CRÉDITO: MARINA ANTUNES E SILVA

o algarismo das centenas é o 4;

os outros 3 algarismos são o 2, o 5 e o 8.

Vinícius não sabe qual é a ordem correta em que esses algarismos aparecem. Então, ajude Vinícius e escreva todas as possíveis senhas do cadeado dele.

_____

Resposta: 2.458, 2.485, 5.428, 5.482, 8.425 e 8.452.

Fim do complemento.

18

Problemas

  1. Observe o dinheiro de Daniel, depois responda às questões.
Imagem: Fotografia. Cinco cédulas de cem reais, oito cédulas de dez reais e três moedas de um real. Fim da imagem.
  1. Quantos reais Daniel tem? _____
  1. Como se lê essa quantia? _____
  1. Faça a decomposição do número que representa essa quantia, considerando a quantidade de cédulas e de moedas.

    583 = 5 × 100 + _____ × 10 + _____ × 1

  1. Observe os números nos quadros abaixo e classifique cada frase em V (verdadeira) ou F (falsa).

Quadro: equivalente textual a seguir.

A

1.783

Quadro: equivalente textual a seguir.

B

871

Quadro: equivalente textual a seguir.

C

7.318

Quadro: equivalente textual a seguir.

D

8 .731

( ) O valor do algarismo 7 no quadro A é setenta.

( ) O número do quadro D é o maior de todos.

( ) Ao decompor o número do quadro C, obtemos 7 × 100 + 3 × 10 + 18 × 1.

( ) O valor do algarismo 8 no quadro B é 8 centenas.

19

  1. Observe o número da placa abaixo. Se escrevermos o número 2 à esquerda do 4, o número aumentará em quantas unidades? _____
Imagem: Ilustração. Placa com o número 458.  Fim da imagem.
  1. Natália jogou 3 dados e, ordenando os valores obtidos, formou o maior número possível de 3 algarismos. Na sua vez, Carina fez a mesma coisa. Depois, elas compararam os números. Quem formou o maior número? Justifique.

    _____

Jogada de Natália

Imagem: Ilustração. Três dados sobre uma mesa com os números: 2, 5, 1.    Fim da imagem.

Jogada de Carina

Imagem: Ilustração. Três dados sobre uma mesa com os números: 4, 3, 5. Fim da imagem.
  1. Componha cada número do quadro escrevendo-o com algarismos e por extenso.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Número decomposto

Com algarismos

Por extenso

2 × 1.000 + 7 × 100 + 3 × 1

_____

_____

4.000 + 200 + 8

_____

_____

9 × 1.000 + 1 × 100 + 6 × 10

_____

_____

2.000 + 30 + 5

_____

_____

Imagem: Ícone: Calculadora. Fim da imagem.

  1. Digite em uma calculadora o número formado por 3 milhares, 2 centenas, 4 dezenas e 1 unidade. Em seguida, aperte a tecla Ilustração. Tecla menos.e digite o menor número possível formado pelos algarismos 4, 3, 2 e 1.
    1. Os algarismos que você digitou no primeiro número são diferentes dos algarismos que você digitou no segundo número? O que muda de um número para o outro?

      _____

    1. Qual é o resultado dessa subtração que você fez na calculadora? _____

      Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

      Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

    1. Quantas centenas e quantas dezenas há nesse número? Converse com um colega sobre isso.

20

Dezena de milhar

  1. Em uma fábrica, os clipes de metal produzidos são colocados em uma caixa. Observe na imagem abaixo que, em cada caixa, há 1 000 unidades.
Imagem: Ilustração. Um homem com uniforme cinza está empurrando um carrinho com cinco caixas empilhadas em cima. Em cada caixa, a informação: CONTÉM 1.000 CLIPES. Na frente dele, um caminhão com a porta aberta.    Fim da imagem.
  1. Em 2 caixas há quantos clipes de metal? E em 3 caixas? _____
  1. Em quantas caixas serão distribuídos igualmente 9.000 clipes de metal?

    _____

  1. Em 10 dessas caixas há quantos clipes de metal? _____

1 dezena de milhar ou dez mil ou 10.000 unidades

  1. Escreva a quantidade que falta para completar 10.000 unidades (uma dezena de milhar) em cada caso.
  1. 9.000 folhas de sulfite.

    _____

Imagem: Ilustração. Várias folhas de sulfite empilhadas.   Fim da imagem.
  1. 9.999 CDs. _____
Imagem: Ilustração. Vários CDs amontoados.   Fim da imagem.
  1. 9.990 livros. _____
Imagem: Ilustração. Vários livros em uma prateleira.   Fim da imagem.
  1. 9.900 canetas. _____
Imagem: Ilustração. Várias canetas amontoadas. Fim da imagem.

21

  1. Complete a sequência numérica e, em seguida, faça o que se pede.

10.000, 20.000, _____, 40.000, 50.000, _____, 70.000, _____, _____

  1. Escreva como lemos o último número dessa sequência:

    _____

  1. O penúltimo número dessa sequência corresponde a _____ dezenas de milhar.
  1. Observe abaixo o extrato bancário da empresa de Ana e responda às questões.
Imagem: Ilustração. Papel com a informação:  BANCO INVEST – EXTRATO CONTA-CORRENTE.  AGÊNCIA: 0333. DATA: 22/02/2023. HORA: 15:32:53.  CONTA: 33333-3.  TIPO EMPRESA.  DIA: 16. HISTÓRICO: SALDO ANTERIOR. ORIG: 16/01. VALOR: 14.475,93.  FEVEREIRO/2019.  DIA: 22. HISTÓRICO: DEPÓSITO. VALOR: 15.524,07.  DIA: 22. HISTÓRICO: SALDO. VALOR: 30.000,00.  Fim da imagem.
  1. Após conferir o extrato, Ana gastou vinte mil reais da conta bancária de sua empresa pagando a compra de móveis para o escritório. Com quantos reais a conta da empresa ficou?

    _____

  1. Em seguida, Ana depositou um cheque no valor de R$ 30.000,00. Qual passou a ser o saldo da conta da empresa de Ana?

    _____

  1. Complete o quadro com o resultado de cada adição e subtração.

Quadro: equivalente textual a seguir.

− 10.000

+ 10.000

40.000

30.000

50.000

50.000

_____

_____

60.000

_____

_____

70.000

_____

_____

80.000

_____

_____

Imagem: Ilustração. Um menino ruivo está sorrindo e olhando para uma tabela. Ao seu lado, um cachorro branco o observa sentado.  Fim da imagem.

22

Números de cinco algarismos

  1. No site da revista eletrônica XYZ há uma informação sobre o número de visitantes por dia.
Imagem: Ilustração. Um tablet e na tela, a informação: REVISTA XYZ – As melhores dicas estão aqui!  Cozinhando com a Ísis. Imagem de uma menina com cabelo encaracolado sorrindo. Receita da semana: Pizza caseira. Em seguida, imagem de um cachorro branco sentado e olhando para o lado. Dicas de lazer? Clique aqui. Dicas de Matemática? Clique aqui.  12.598 visitantes em 15/8/2022.   Fim da imagem.
  1. Complete a decomposição desse número.
Imagem: Quadro de ordens. DM: 1. UM: 2. C: 5. D: 9 U: 8.  1: espaço para resposta dezenas de milhar ou espaço para resposta unidades.  2: espaço para resposta unidades de milhar ou espaço para resposta unidades.  5: espaço para resposta centenas ou espaço para resposta unidades.  9: 9 dezenas ou espaço para resposta ou espaço para resposta unidades.  8: 8 unidades Fim da imagem.

(DM significa dezenas de milhar)

12.598 = _____ + _____ + _____ + _____ + _____

Lemos: _____

  1. O site de uma revista concorrente foi visitado em um mesmo dia por 3 dezenas de milhar, 4 unidades de milhar, 5 centenas e 12 unidades de pessoas. Escreva esse número com algarismos, depois registre o valor de seu algarismo 3.

    _____

23

  1. Escreva com algarismos e por extenso o número que está representado em cada ábaco.
Imagem: Ilustração. Ábaco, base retangular com hastes de DM, UM, C, D, U. Há três argolas em DM, quatro em UM, cinco em C, zero em D e nove em U.   Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração. Ábaco, base retangular com hastes de DM, UM, C, D, U. Há duas argolas em DM, zero em UM, sete em C, três em D e cinco em U.   Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração. Ábaco, base retangular com hastes de DM, UM, C, D, U. Há nove argolas em DM, nove em UM, nove em C, nove em D e nove em U.    Fim da imagem.

_____

  1. Observe quantas unidades vale cada ficha representada abaixo.
Imagem: Ilustração. Bola rosa (dez mil). Fim da imagem.

dez mil

Imagem: Ilustração. bola azul (mil).  Fim da imagem.

mil

Imagem: Ilustração. bola laranja (cem).  Fim da imagem.

cem

Imagem: Ilustração. bola amarela (dez).  Fim da imagem.

dez

Imagem: Ilustração. bola verde (um).   Fim da imagem.

um

Imagem: Ilustração. Duas bolas rosa, três bolas azuis, duas bolas laranja, quatro bolas amarelas e sete bolas verdes.  Fim da imagem.

_____

  1. Isadora, Alessandra e Gabriela foram à lousa escrever o número noventa mil trezentos e quarenta e dois.

    Qual delas o escreveu corretamente?

    _____

Imagem: Ilustração. Uma menina loira com cabelo preso está escrevendo em uma lousa: Isadora – 9.342. Uma menina com cabelo encaracolado e preso está escrevendo na lousa: Alessandra – 90.342. Uma menina com cabelo castanho está escrevendo na lousa: Gabriela – 93.042.  Fim da imagem.

24

Comparações

  1. Veja o esquema que Janaína fez para mostrar que 30 056 é menor que 31 120 e complete.
Imagem: Ilustração. Janaína, menina com cabelo encaracolado segura um lápis com a mão direita e aponta para o lado com a mão esquerda. Ao seu lado, um caderno com a informação:  30.056 (3 dezenas de milhar – 0 unidade de milhar).  31.120 (3 dezenas de milhar – 1 unidade de milhar).   Fim da imagem.

Para saber qual é o número maior, Janaína comparou as ordens desses números.

Os dois números são da ordem de grandeza dezena de milhar.

Imagem: Ilustração. Caderno com a informação: 30.056 < 31.120. Fim da imagem.
  1. Complete com > (maior que) ou com < (menor que).
  1. 10.000 _____ 1.000
  1. 13.401 _____ 13.291
  1. 51.999 _____ 60.199
  1. 24.009 _____ 24.100
  1. 63.091 _____ 63.121
  1. 21.212 _____ 21.211
  1. 9.872 _____ 12.356
  1. 94.789 _____ 96.234

25

  1. Responda às questões de acordo com o gráfico abaixo.
Imagem: Gráfico de colunas. Número de visitantes do zoológico Bicho Manso nos primeiros quatro meses de 2022. No eixo vertical, a quantidade de visitantes e no eixo horizontal, o mês.  Jan.: 33.145.  Fev.: 28.123.  Mar.: 31.216.  Abr.: 28.145.   Fim da imagem.

Fonte: Zoológico Bicho Manso (2022).

  1. Carla foi ao zoológico Bicho Manso no mês mais movimentado dos primeiros quatro meses de 2022. Que mês foi esse?

    _____

  1. No mês de maio, o zoológico foi visitado por 28.101 pessoas. Esse mês foi mais ou menos movimentado que os quatro meses anteriores?

    _____

  1. Escreva em ordem crescente o número de visitantes dos meses de janeiro a maio de 2022. _____
  1. Observe a tabela com a população estimada de alguns municípios do Brasil em 2020, depois responda às questões.

População estimada de alguns municípios (2020)

Tabela: equivalente textual a seguir.

Município

População

Goiatuba (GO)

34.202

Barra (BA)

53.910

Eirunepé (AM)

35.700

Tupanciretã (RS)

24.068

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Disponível em: http://fdnc.io/eU8. Acesso em: 13 fev. 2021.

Imagem: Mapa. Brasil. Destaque para Eirunepé (Amazonas), Goiatuba (Goiás), Barra (Bahia) e Tupanciretã (Rio Grande do Sul). No canto inferior esquerdo, a rosa dos ventos e a escala. Fim da imagem.

Elaborado com base em: Atlas geográfico escolar. 6ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. p. 90.

  1. Qual desses municípios tinha a maior população? E a menor?

    _____

  1. Qual desses municípios tinha, aproximadamente, a metade da população de Barra? _____

    Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

  1. Crie uma questão que possa ser respondida com os dados dessa tabela. Depois, peça a um colega que a responda.

26

Arredondamentos

  1. Observe o salário de algumas pessoas e a representação aproximada de cada valor em uma reta numérica.
Imagem: Ilustração. Quatro pessoas estão segurando papéis com as informações: Bernadete: 1.250 reais; Denílson: 820 reais; Helena: 2.120 reais; Válter: 880 reais.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Reta numérica da esquerda para a direita: 800, 820, 880, 900, 1.000, 1.200, 1.250, 1.400, 2.100, 2.120.  Fim da imagem.
  1. Qual dessas pessoas tem o salário mais próximo de 800 reais? E de 900 reais?

    _____

    O arredondamento do número 820 para a centena mais próxima é 800.

    E o arredondamento do número 880 para a centena mais próxima é _____.

  1. Qual dessas pessoas tem o salário mais próximo de 1.000 reais?

    E de 2.000 reais? _____

    O arredondamento de 1.250 para a unidade de milhar mais próxima é _____.

    O arredondamento de 2.120 para a unidade de milhar mais próxima é _____.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Grupo. Fim da imagem.

  1. O quadro abaixo mostra o número de parafusos produzidos por uma fábrica durante três dias.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Segunda-feira

Terça-feira

Quarta-feira

1.820

2.090

5.345

Podemos dizer que, nesses três dias, o total de parafusos produzidos foi de aproximadamente 9.000 unidades? Converse com o professor e os colegas.

27

  1. Localize de modo aproximado os números na reta numérica e responda.

    a) 23.035 e 28.653

Imagem: Ilustração. Reta numérica da esquerda para a direita: 20.000, 22.000, 24.000, 26.000, 28.000, 30.000. Resposta: 20.000, 22.000, 23.035, 24.000, 26.000, 28.000, 28.653, 30.000.   Fim da imagem.
  1. 1.101 e 4.260
Imagem: Ilustração. Reta numérica da esquerda para a direita: 500, 1.000, 1.500, 2.000, 2.500, 3.000, 3.500, 4.000, 4.500, 5.000.   Fim da imagem.
  1. Complete o quadro com os arredondamentos pedidos.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Número

Para a dezena de milhar mais próxima

Para a unidade de milhar mais próxima

23.345

_____

_____

78.432

_____

_____

51.759

_____

_____

38.450

_____

_____

56.289

_____

_____

  1. Descubra qual destes números é o mais próximo de 15.000.
Imagem: Ilustração. Papéis com os números: 15.300, 14.800, 15.008, 15.080.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

28

  1. Faça a composição do número com as informações dos balões a seguir e escreva-o também por extenso.
Imagem: Ilustração. Quatro crianças estão segurando balões e dentro de cada um, a informação:  2 dezenas: espaço para resposta. 3 dezenas de milhar: espaço para resposta. 5 unidades: espaço para resposta. 6 centenas: espaço para resposta.  Fim da imagem.

_____

  1. Observe a tabela com as distâncias rodoviárias aproximadas entre algumas cidades brasileiras. Em seguida, responda às questões.

Distâncias entre cidades*

Tabela: equivalente textual a seguir.

De

Para

Distância em quilômetro

Porto Alegre (RS)

Goiânia (GO)

1.847

Rio Branco (A C)

Salvador (BA)

4.457

Fonte: Dados obtidos no site do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Disponível em: http://fdnc.io/eU9. Acesso em: 5 fev. 2021.

* A distância é calculada de centro a centro das cidades com os caminhos mais curtos, dando-se preferência a rodovias asfaltadas.

  1. Qual é a distância de Porto Alegre a Goiânia?

    _____

    Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Uma pessoa que sai de Rio Branco e vai para Salvador e depois volta para Rio Branco, fazendo o mesmo trajeto, percorre mais ou menos de 10.000 km?

    _____

  1. Escreva um número composto de cinco algarismos diferentes.

    _____

29

  1. Complete.

    a) 50.000 → Cinquenta mil ou 5 dezenas de milhar.

    b) 80.000 → _____ ou _____ dezenas de milhar.

    c) 90.000 → _____ ou _____ dezenas de milhar.

  1. Em 2020, a população estimada do município de Capanema, no Pará, era de 69.431 habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

    Escreva como se lê esse número e dê o valor de cada algarismo dele. Depois, represente esse número no ábaco.

    Lemos : _____

Imagem: Ilustração. Ábaco, base retangular com hastes de DM, UM, C, D, U. Há seis argolas em DM, nove em UM, quatro em C, três em D e um em U.   Fim da imagem.
Imagem: Quadro de ordens. DM: 6. UM: 9. C: 4. D: 3 U: 1.  6: espaço para resposta dezenas de milhar ou espaço para resposta unidades.  9: espaço para resposta unidades de milhar ou espaço para resposta unidades.  4: espaço para resposta centenas ou 400 unidades.  3: espaço para resposta dezenas ou espaço para resposta unidades.  1: espaço para resposta unidade. Fim da imagem.
  1. Observe os números no quadro a seguir. Marque com um X a posição do algarismo 5 em cada um e escreva seu valor posicional.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Número

DM

UM

C

D

U

Valor posicional

58.217

_____

_____

_____

_____

_____

_____

85.046

_____

_____

_____

_____

_____

_____

70.415

_____

_____

_____

_____

_____

_____

91.526

_____

_____

_____

_____

_____

_____

89.853

_____

_____

_____

_____

_____

_____

35.702

_____

_____

_____

_____

_____

_____

Imagem: Ilustração. Uma menina com cabelo castanho e preso está segurando um lápis atrás de uma tabela.  Fim da imagem.

30

A Matemática me ajuda a ser

... um conhecedor de outra língua

Você já deve ter visto algumas pessoas se comunicando por meio de sinais com as mãos. Você sabe o que são esses sinais? Eles representam uma língua.

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é usada por alguns surdos do Brasil. Diferentemente de idiomas que são orais e auditivos, a Libras é visual e gestual, ou seja, uma língua pronunciada pelo corpo e interpretada pela visão.

Conheça o alfabeto da Libras.

Imagem: Fotografia. Alfabeto em Libras:  Letra A: mão fechada com o dedo polegar para cima.  Letra B: mão aberta com o dedo polegar fechado.  Letra C: mão curvada.  Letra Ç: mão curvada e balançando.  Letra D: dedo indicador para cima e dedo polegar e do meio fechados.   Letra E: dedos dobrados com a palma da mão aberta.  Letra F: dedos esticados. Dedo indicador reto e dedo polegar por cima.  Letra G: dedos dobrados. Dedo indicador e polegar para cima.  Letra H: dedo indicador e do meio levantados, dedos anelar e mindinho dobrados e dedo polegar sobre os dedos dobrados. A mão vira para o lado.  Letra I: dedos dobrados. Dedo mindinho para cima.  Letra J: dedos dobrados. Dedo mindinho para cima. A mão balança de cima para baixo, fazendo uma curva.  Letra K: dedo mindinho e anelar dobrados. Dedos do meio, indicador e polegar para cima. A mão faz movimento para cima.  Letra L: dedo mindinho, anelar e do meio dobrados. Dedo indicador e polegar esticados.  Letra M: dedo mindinho e polegar dobrados. Dedo anelar, do meio e indicador apontando para baixo.  Letra N: dedo mindinho, anelar e polegar dobrados. Dedo do meio e indicador apontando para baixo.  Letra O: dedos unidos e curvados.  Letra P: dedo indicador, do meio e polegar esticados para frente.  Letra Q: dedo indicador apontando para baixo.  Letra R: dedo do meio e indicador esticados e cruzados.  Letra S: dedos fechados com o polegar sobre eles.  Letra T: dedo anelar e do meio levantados. Dedo indicador reto e polegar atrás dele.  Letra U: dedo do meio e indicador levantados e unidos.  Letra V: dedo do meio e indicador levantados e abertos.  Letra W: dedo anelar, do meio e indicador levantados. A mão faz movimento para cima.  Letra X: dedo indicador reto e curvado. A mão faz movimento para trás.  Letra Y: dedo mindinho e polegar levantados. A mão faz movimento para cima.  Letra Z: dedo indicador faz um Z no ar.   Fim da imagem.

Os algarismos também podem ser representados em Libras.

Imagem: Fotografia. Números em Libras:  Número 0: dedos unidos e curvados.  Número 1: dedo polegar para cima.  Número 2: dedo polegar para cima e indicador reto.  Número 3: dedo anelar, do meio e indicador retos.  Número 4: dedo mindinho, anelar, do meio e indicador retos. Número 5: dedo do meio e indicador dobrados e os outros dedos fechados.  Número 6: polegar para cima e os outros dedos curvados. Número 7: indicador apontando para cima com o polegar ao lado. Número 8: mão fechada com o polegar sobre os dedos. Número 9: polegar para baixo e os outros dedos curvados.  Fim da imagem.

31

Tome nota

  1. Para traduzir os números expressos em Libras com os algarismos do sistema de numeração indo-arábico, basta escrever os algarismos na ordem em que eles aparecem. Anote os números que estão representados em cada caso.
Imagem: Fotografia. Número 6: polegar para cima e os outros dedos curvados. Número 8: mão fechada com o polegar sobre os dedos. Número 2: dedo polegar para cima e indicador reto.  Fim da imagem.

_____

Imagem: Fotografia. Número 3: dedo anelar, do meio e indicador retos. Número 0: dedos unidos e curvados. Número 9: polegar para baixo e os outros dedos curvados.  Fim da imagem.

_____

Imagem: Fotografia. Número 5: dedo do meio e indicador dobrados e os outros dedos fechados. Número 1: dedo polegar para cima. Número 4: dedo mindinho, anelar, do meio e indicador retos.  Fim da imagem.

_____

Imagem: Fotografia. Número 7: indicador apontando para cima com o polegar ao lado. Número 5: dedo do meio e indicador dobrados e os outros dedos fechados. Número 8: mão fechada com o polegar sobre os dedos.  Fim da imagem.

_____

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Reflita

  1. Você já tinha ouvido falar sobre Libras? Conhece alguém que sabe usá-la?
  1. Além do alfabeto e dos algarismos, em Libras existem gestos para expressar palavras. Como você acha que é representada a palavra “amigo”? E a palavra “matemática”?

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

  1. Reúna-se com um colega e pesquisem como são representadas algumas palavras em Libras. Depois, tentem se comunicar por meio dos gestos que vocês aprenderam.

32

Compreender informações

Ler e interpretar informações em tabelas

1. A escola Mente e Corpo incentiva seus estudantes a praticarem atletismo e ginástica. Observe o registro que a escola fez do número de estudantes praticantes dessas duas modalidades esportivas nos últimos anos.

Número de estudantes praticantes de modalidades esportivas (2019-2022)

Tabela: equivalente textual a seguir.

Ano

Número de praticantes de atletismo

Número de praticantes de ginástica

2019

200

100

2020

300

200

2021

500

300

2022

600

600

Fonte: Escola Mente e Corpo (2022).

Imagem: Ilustração. Um menino com capacete está em um carrinho de rolimã e correndo em uma rua. Atrás dele há duas crianças correndo. Ao fundo, uma menina está se exercitando e atrás dela há uma construção grande. Fim da imagem.
  1. Em 2019, qual modalidade tinha mais praticantes?

    _____

  1. Em que ano a ginástica e o atletismo tiveram o mesmo número de praticantes?

    _____

  1. Qual modalidade teve maior aumento no número de praticantes de 2019 para 2022?

    _____

  1. Complete as frases a seguir de modo que se tornem afirmações verdadeiras sobre os dados da tabela.
    • De 2019 para 2022, o número de praticantes de atletismo aumentou em _____ praticantes.
    • Tanto o número de praticantes de atletismo quanto o de praticantes de ginástica sempre _____ de um ano para outro.
    • Somente em 2022 o número de praticantes de ginástica se _____ ao número de praticantes de atletismo.
    • Em 2019, o número de praticantes de atletismo era _____ do número de praticantes de ginástica.

33

  1. No centro médico Cidade Alegre, é feito um controle semestral da quantidade de consultas médicas nas diferentes especialidades. As informações sobre os atendimentos de 2022, nas especialidades de ortopedia, cardiologia e oftalmologia, estão na tabela a seguir.
Imagem: Ilustração. À esquerda, pessoas estão sentadas em cadeiras. À direita, um homem está em pé, na frente de um balcão com duas recepcionistas sentadas. Acima deles há uma placa com a informação: RECEPÇÃO. No centro, uma médica está segurando um papel. Fim da imagem.

Número de consultas médicas em 2022

Tabela: equivalente textual a seguir.

Especialidade

Número de consultas

1 º semestre

2º semestre

Ortopedia

5.000

4.000

Cardiologia

5.000

8.000

Oftalmologia

12.000

12.000

Fonte: Centro médico Cidade Alegre (2022).

  1. Que especialidade teve aumento de consultas entre o e o 2º semestres? E qual teve diminuição?

    _____

  1. Que especialidade se manteve estável no número de consultas nesse período?

    _____

  1. Quantas consultas foram realizadas nessas especialidades em 2022?

    _____

  1. Em qual dessas especialidades o número de médicos especialistas deve ser maior? Por quê?

    _____

  1. Na sua opinião, a quantidade de médicos especialistas em ortopedia deve ser maior ou menor que a quantidade de médicos especialistas em cardiologia? Por quê?

    _____

  1. Escreva três afirmações que podem ser feitas em relação às informações contidas nessa tabela.

    _____

34

O que você aprendeu

  1. Escreva a ordem de grandeza dos números em cada caso.
Imagem: Ilustração. Placa com a informação: Número de dias de um ano.  Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração. Placa com a informação: Número de metros de 1 quilômetro.   Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração. Placa com a informação: Número de dias de um mês.  Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração. Placa com a informação: Número de metros de 15 quilômetros.  Fim da imagem.

_____

  1. A maratona é uma prova de corrida em que os atletas devem percorrer 42.195 metros.
Imagem: Fotografia. Várias mulheres com números nas regatas estão correndo em uma rua.  Fim da imagem.

LEGENDA: Atletas participam da Maratona de Boston, nos Estados Unidos, em 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Represente esse número no quadro a seguir.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Dezenas de milhar

Unidades de milhar

Centenas

Dezenas

Unidades

_____

_____

_____

_____

_____

  1. Decomponha esse número considerando o valor de cada um dos algarismos.

    _____

  1. Se você tivesse de arredondar esse número, para qual número arredondaria?

    _____

  1. Marque V (verdadeira) ou F (falsa) para cada afirmação a seguir.
    1. ( ) 43.000 > 38.000
    1. ( ) 24.387 < 24.598
    1. ( ) 4.326 > 4.321
    1. ( ) 12.025 < 12.018

35

  1. Observe a quantidade de votos que cada candidato recebeu em uma eleição e responda às questões.
Imagem: Ilustração. À esquerda, um homem loiro com camisa azul e abaixo, a informação: Jaime – 24.978 votos. No centro, uma mulher ruiva com cabelo ondulado e regata verde. Abaixo, a informação: Adriana – 89.987 votos. À direita, um homem com cabelo castanho e camiseta amarela. Abaixo, a informação: Marcos – 87.876 votos.  Fim da imagem.
  1. Ordene os candidatos de acordo com a quantidade de votos recebidos, da maior quantidade para a menor.

    _____

  1. De quantos votos a mais Marcos precisaria para vencer as eleições?

    _____

  1. Leia as dicas e descubra o número formado pelos algarismos abaixo.
Imagem: Ilustração. Flores coloridas com números dentro: Rosa (0), vermelho (7), laranja (5), lilás (2), verde (4), roxo (3).   Fim da imagem.

Boxe complementar:

Dicas

  • É um número entre 50.000 e 60.000.
  • É um número ímpar.
  • O algarismo das dezenas é a metade do algarismo das centenas; quando adicionados, totalizam 6.
  • O algarismo das dezenas de milhar não é 7 nem 3.

Fim do complemento.

_____

Autoavaliação

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.