36
UNIDADE 2. Adição e subtração
37
Boxe complementar
Para refletir...
A família Silva foi a um zoológico.
Quantas espécies de aves e de répteis há nesse zoológico?
_____
Quantas espécies de aves e de répteis há a mais que mamíferos nesse zoológico?
_____
Até ontem, esse zoológico tinha 1.280 animais. Hoje, chegaram mais alguns, e o zoológico ficou com 1.430 animais. Quantos animais chegaram hoje?
_____
Fim do complemento
38
Jogo: Número-alvo
Materiais: 64 cartas numeradas de 0 a 15 (quatro de cada valor). As cartas podem ser confeccionadas em cartolina pelos jogadores.
Jogadores: 2, 3 ou 4.
Regras:
- Os participantes decidem quem vai iniciar o jogo.
- O jogador começa a primeira rodada embaralhando as cartas e distribuindo quatro para cada participante. Depois, deve virar uma carta e deixá-la sobre a mesa. Essa carta indicará o número-alvo da rodada.
- As cartas que sobrarem devem ficar em um monte, viradas para baixo no centro da mesa.
- Cada jogador, na sua vez, tenta formar o número-alvo com duas, três ou quatro cartas da mão, usando uma adição e/ou uma subtração. Se o número-alvo for , por exemplo, e o jogador tiver as cartas , , e , poderá obter : com duas cartas, calculando o resultado de 3 + 4; com três cartas, calculando o resultado de 8 − 3 + 2; ou com quatro cartas, fazendo 8 + 4 − 3 − 2.
- As cartas que o jogador usar para formar o número-alvo ficam com ele em um monte separado, e as demais voltam para o monte do centro da mesa.
- A rodada termina quando todos os jogadores tiverem tentado formar o número-alvo. Quem ainda tiver cartas nas mãos deve colocá-las no monte do centro da mesa.
- Para uma nova rodada, devem ser embaralhadas as cartas do monte do centro da mesa e a carta do número-alvo da rodada anterior.
- Cada jogador deve receber quatro novas cartas e deve ser definido um novo número-alvo da nova rodada.
- Quando as cartas embaralhadas não forem suficientes para uma nova rodada, o vencedor do jogo será aquele que conseguir juntar mais cartas.
39
Questões sobre o jogo
- Observe as cartas de Sandra e descubra como ela pode obter o número-alvo.
_____
- Em uma rodada, o número-alvo era . Sandra tinha as cartas mostradas abaixo. Como ela pôde
obter
o número-alvo usando somente duas cartas? E três cartas? E quatro cartas?
_____
- Observe a jogada representada abaixo e faça o que se pede.
- Descubra o
número
da quarta carta de Luciano.
_____
40
Cálculo mental
- Veja como Carlos e Lígia calcularam mentalmente o resultado de 2 400 + 1 900.
- Agora, calcule o resultado de 5.800 + 2.700. Depois, explique a um
colega
como você pensou para efetuar essa adição.
_____
- Observe as ilustrações e, depois, resolva o problema.
- Os dois caminhões têm de atravessar um rio em uma balsa que suporta 9.000 kg. Seria possível os dois caminhões atravessarem ao mesmo tempo nessa balsa? Justifique.
- Leia os dados da tabela abaixo para responder às questões.
População aproximada de municípios de Tocantins em 2020
Tabela: equivalente textual a seguir.
Município |
Quantidade aproximada de habitantes |
---|---|
Araguatins |
36.000 |
Guaraí |
26.000 |
Dianópolis |
22.000 |
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Disponível em: http://fdnc.io/eU8. Acesso em: 20 fev. 2021.
- Quantos habitantes havia a mais em Araguatins que em Dianópolis?
_____
- Quantos habitantes havia, ao todo, nos três municípios?
_____
41
- Veja como Marisa e Flávio calcularam o resultado da subtração 4.300 − 2.700. Depois, responda à questão.
- Por que Marisa adicionou 300 a 1.300? E por que Flávio subtraiu 300 e depois 400? Converse com o professor e os colegas sobre essas questões.
- Você efetuaria essa subtração de um modo diferente? Explique.
- Observe no gráfico abaixo a quantidade de bicicletas produzidas pela empresa Pedalando no 1º trimestre de 2022 e responda às questões.
Fonte: Empresa Pedalando, 1º trimestre de 2022.
- Quantas bicicletas foram produzidas em fevereiro a mais que em janeiro?
_____
- Quantas bicicletas foram produzidas em março a mais que em janeiro?
_____
- Quantas bicicletas foram produzidas nesse trimestre?
_____
- Veja como Regina calculou mentalmente o resultado de uma subtração. Descubra a subtração que ela realizou e elabore, em seu caderno, um problema que seja resolvido por meio dessa subtração.
42
Aproximações e estimativas
- Vítor quer comprar alguns materiais de construção para reformar sua casa. O gasto
dele
será 1.325 reais em azulejos, 1.988 reais em tintas e 2.180 reais em outros materiais.
_____
- Cíntia quer saber o resultado aproximado de 6.460 + 2.110. Ajude-a a fazer esse cálculo respondendo às questões.
- Observe a reta numérica abaixo: 6.460 está mais próximo de 6.400 ou de 6.500?
- Qual é a aproximação de 6.460 para a centena mais próxima? _____
- Qual é a aproximação de 2.110 para a centena mais próxima? _____
- Qual é o resultado aproximado de 6.460 + 2.110, considerando as respostas anteriores? _____
- Leia o que dizem Roberto e Fernando e responda à questão.
- Quantos quilômetros a menos, aproximadamente, Fernando percorrerá se usar o atalho?
_____
43
- Nádia quer comprar uma geladeira que custa 1.329 reais e um notebook que custa 2.198 reais. Fazendo uma estimativa, quanto ela gastará no total?
_____
- Observe no gráfico abaixo os dados de uma campanha beneficente realizada pela escola Aprender em janeiro de 2023. Depois, responda às questões.
Fonte: Escola Aprender, jan. 2023.
- Quantos quilogramas de alimentos, aproximadamente, foram arrecadados ao todo? _____
- Quantos quilogramas de arroz, aproximadamente, foram arrecadados a mais que de café?
_____
- Observe a reta numérica abaixo e, em seguida, responda às questões.
- O número da posição D está mais próximo de qual número indicado na reta numérica? _____
- O número da posição B está mais próximo de 3.900 ou de 3.950? _____
- Qual letra representa um número que está mais próximo de 3.900 e está entre 3.950 e 4.000? _____
- Qual número é maior que 3.800: o número da posição A ou o número da posição B? _____
44
Cálculo por decomposição
- Na padaria de Tomás, foram produzidos 5.743 pães na semana passada e 6.587 pães nesta semana.
Veja como Tomás calculou o total de pães produzidos nessas duas semanas.
- Quantos pães foram produzidos no total? _____
- Observe o esquema que Heitor elaborou para representar a disposição de quatro cidades e a tabela que ele construiu com os percursos.
Percurso aproximado entre as cidades
Cidades |
Percurso aproximado (em km) |
---|---|
Sinos a Vale Seco |
390 |
Vale Seco a Girassóis |
180 |
Torre Alta a Sinos |
240 |
Girassóis a Torre Alta |
360 |
Fonte: Esquema de Heitor (2023).
- Heitor está na cidade de Sinos e quer chegar à cidade de Girassóis. Qual é o caminho mais curto para chegar a Girassóis? Quantos quilômetros tem esse percurso?
_____
45
- Lívia recebeu uma encomenda de 2.565 ímãs de geladeira e já entregou 1.742. Para saber quantos ímãs faltam para completar o total da encomenda, Lívia subtraiu, por decomposição, 1.742 de 2.565.
Cálculo por decomposição
Primeira decomposição:
Segunda decomposição:
- Complete a decomposição e, depois, responda às questões.
- Que mudança Lívia fez da primeira para a segunda decomposição de 2.565? Por que ela fez essa mudança? Converse com o professor e os colegas.
- Quantos ímãs faltam para completar o total da encomenda? _____
- Calcule, usando decomposição.
- 3.932 + 2.611 = _____
- 8.629 − 6.435 = _____
- 47.895 − 23.960 = _____
- 23.256 + 7.620 = _____
- Em um mês, uma empresa recolheu 54.765 kg de papel para reciclagem. No mês seguinte, recolheu 51.584 kg. Qual foi a diferença entre as quantidades recolhidas de papel nesses 2 meses? _____
46
Mais adição
- Veja duas maneiras de calcular o resultado de 7.467 + 1.709.
Cálculo com o ábaco
Representamos 7.467 no ábaco e adicionamos 1.709.
Observe que foram obtidas 16 unidades e 11 centenas.
Trocamos 10 unidades por 1 dezena.
E trocamos 10 centenas por 1 unidade de milhar.
Cálculo com o algoritmo usual
O algoritmo usual segue a mesma sequência do cálculo com o ábaco. Observe:
• Agora, calcule o resultado de 3.196 + 2.738. _____
47
- Determine os resultados.
- 4.287 + 2.534 = _____
- 5.287 + 316 = _____
- 43.684 + 15.719 = _____
- 35.094 + 9.728 = _____
- Complete o enunciado e, depois, responda à pergunta do problema usando os dados completados por você.
Jair comprou um fogão por _____ reais e uma geladeira por _____ reais.
Quanto Jair gastou na compra desses dois eletrodomésticos? _____
- Compare as informações que você usou para completar o problema com as dos demais colegas da classe. Conversem sobre os valores atribuídos por vocês.
Boxe complementar:
Desafio
Joaquim precisa transportar as caixas mostradas abaixo. Porém, seu caminhão pode transportar, no máximo, 2 toneladas de carga por viagem.
CRÉDITO: MARCIO GUERRA
Joaquim poderá transportar em uma só viagem todas as caixas em seu caminhão, respeitando a carga máxima? Justifique sua resposta.
_____
Como Joaquim poderá fazer esse transporte?
_____
Fim do complemento.
48
Mais subtração
- Veja duas maneiras de calcular o resultado de 7.142 − 3.516.
Cálculo com o ábaco
Representamos 7.142 no ábaco para subtrair 3.516.
Não dá para retirar 6 unidades de 2 unidades, nem 5 centenas de 1 centena.
Então, trocamos 1 dezena por 10 unidades e 1 milhar por 10 centenas.
Subtraímos 6 unidades, 1 dezena, 5 centenas e 3 unidades de milhar.
Restam 3 unidades de milhar, 6 centenas, 2 dezenas e 6 unidades.
Cálculo com o algoritmo usual
O algoritmo usual segue a mesma sequência do cálculo com o ábaco. Observe:
- Agora, calcule os resultados de:
- 5.269 − 3.735 = _____
- 2.987 − 849 = _____
- 5.605 − 4.742 = _____
- 9.876 − 3.210 = _____
49
- Leia o diálogo entre Fernanda e Cláudia e responda à questão.
- Neste ano, foram arrecadados quantos reais a mais que no bazar do ano passado? _____
- A tabela abaixo mostra a produção de leite na fazenda Pitangueiras nos meses de janeiro e fevereiro de 2023.
Produção de leite
Tabela: equivalente textual a seguir.
Mês |
Número de litros |
---|---|
Janeiro |
3.549 |
Fevereiro |
5.826 |
Fonte: Fazenda Pitangueiras, (mar. 2023).
- A produção de leite aumentou ou diminuiu de janeiro para fevereiro?
_____
- Qual foi a diferença na produção de leite nesses dois meses? _____
- Rogério precisava calcular o resultado de 1.235 − 428 quando notou que a tecla 3 de sua calculadora estava quebrada. Para resolver esse problema, ele digitou primeiro o
número
1.240 e subtraiu 5, obtendo no visor 1.235. Depois, subtraiu 428, chegando ao resultado 807.
- Agora, imagine que você precisa calcular o resultado de 2.340 − 1.825 com uma calculadora que está com a tecla 0 quebrada. Como você faria? Qual é o resultado?
50
Termos da adição e termos da subtração
- A escola onde Deise estuda fez uma campanha a fim de arrecadar dinheiro para a reforma de uma casa de repouso.
O 4º ano A arrecadou 1.675 reais, e o 4º ano B, 1.043 reais. Deise quer descobrir o total arrecadado pelas duas turmas do 4º ano.
Em uma adição, os números que estão sendo adicionados chamam-se parcelas. O resultado da adição chama-se soma ou total.
- Efetue a operação a seguir para ajudar Deise a resolver o problema e identifique as parcelas da adição e a soma ou total.
O total arrecadado foi _____ reais.
- O dono de uma livraria quer vender 9.665 livros em um semestre. Já se passaram três meses, e foram vendidos 4.073 livros. Para atingir o total de vendas desejado, ainda precisam ser vendidos quantos livros nos próximos três meses?
Em uma subtração, o número do qual se retira uma quantidade é chamado minuendo. A quantidade diminuída é chamada subtraendo, e o resultado da subtração chama-se resto ou diferença.
- Efetue a operação abaixo para descobrir quantos livros ainda precisam ser vendidos e identifique o minuendo, o subtraendo e o resto ou diferença.
Ainda precisam ser vendidos _____ livros.
51
Propriedades da adição
- Leia o que Flávia e Ricardo estão dizendo.
- Quem ficou com uma quantidade maior de amigos? Explique sua resposta.
- Use uma calculadora e descubra os resultados.
- 59 + 27 = _____
- 27 + 59 = _____
- 268 + 394 = _____
- 394 + 268 = _____
- 4.712 + 7.123 = _____
- ) 7.123 + 4.712 = _____
- Agora, reúna-se com um colega para responder às questões: Quais dessas adições têm a mesma soma? O que esses resultados sugerem?
- Leia o que a professora está dizendo e depois responda à questão.
- Quais dos itens abaixo representam essa propriedade? _____
- 140 + 30 = 30 + 140
- 100 + 80 + 90 = 180 + 90
- 420 + 0 = 0 + 420
- 230 + 360 + 140 = 230 + 500
52
- Substitua cada símbolo por um número, de modo que as sentenças fiquem verdadeiras.
- 74 + 28 = 28 +
- 542 + 195 = + 542
- 95 + = 61 +
- 45 + 38 = +
- Em um jogo eletrônico, Bia e Caio fizeram 18 pontos na 1ª etapa, 12 pontos na 2ª etapa e 27 pontos na 3ª etapa. Veja como cada um calculou o total de pontos:
Cálculo de Bia:
Bia fez 18 mais 12 e obteve 30.
Depois, fez 30 mais 27, e o resultado foi 57.
Cálculo de Caio:
Caio fez 12 mais 27 e obteve 39.
Depois, fez 39 mais 18, e o resultado foi 57.
Esses cálculos podem ser representados assim:
Cálculo de Bia:
Cálculo de Caio:
- Agora, faça o que se pede.
- Em sua opinião, quem calculou o resultado dessa adição de uma maneira mais fácil?
- É possível resolver esse problema de um modo diferente de Bia e de Caio, usando uma adição também. Descreva essa adição a seguir.
_____
53
- Calcule e registre o resultado das adições.
- ) 20 + (40 + 80) = _____
- (104 + 36) + 60 = _____
- ) ( 5 + 25) + 50 = _____
- ) 7 + (25 + 10) + 9 = _____
- ) 75 + (25 + 50) = _____
- ) ( + 25) + (10 + 9) = _____
- ) ( 0 + 40) + 80 = _____
- ) 104 + (36 + 60) = _____
- Agora, responda às questões.
I) Quais adições têm resultados iguais? _____
II) O que esses resultados sugerem? Converse com o professor e os colegas.
- Calcule mentalmente o resultado de cada adição. Depois, registre-os.
- 15 + 0 = _____
- 0 + 842 = _____
- 0 + 37 = _____
- 357 + 0 = _____
- 2.569 + 0 = _____
- ) 0 + 15.362 = _____
- Agora, reúna-se com um colega e conversem sobre o que esses resultados sugerem.
- Cláudia joga handebol em uma equipe que realizou duas partidas em um fim de semana.
No sábado, o placar do jogo foi 4 a 0 para a equipe de Cláudia. No domingo, a equipe adversária venceu a equipe de Cláudia por 4 a 0. Represente com uma adição o total de gols de cada equipe nos dois jogos.
_____
54
Adição e subtração: operações inversas
- Usando uma calculadora, calcule e registre o resultado em cada item.
- 28 + 19 = _____
- 47 − 28 = _____
- 47 − 19 = _____
- 68 + 56 = _____
- 124 − 68 = _____
- ) 124 − 56 = _____
- Agora, responda: O que você percebeu em relação aos números dos três primeiros itens? E em relação aos números dos três últimos itens?
- João tem 26 kg. Ele e Luís subiram juntos em uma balança que registrou 40 kg.
- Quantos quilogramas a balança registraria se apenas
João descesse dela? _____
- E se apenas Luís descesse da balança? _____
- Quantos quilogramas a balança registraria se apenas
- Leia o que Ricardo disse ao observar o esquema que mostra que a adição e a subtração são operações inversas.
- Agora, explique a um colega a afirmação de Ricardo.
55
- Observe como Fátima conferiu o resultado de 281 − 175.
- Explique a um
colega
o raciocínio usado por Fátima.
- Agora, calcule o resultado de 362 − 184 e confira sua resposta.
- Leia o que as crianças estão falando após o jogo terminar.
- Agora, escreva uma adição ou uma subtração que corresponda ao que cada uma das crianças disse.
_____
56
- Os números 25, 35 e 60 podem ser relacionados por meio de duas adições e duas subtrações.
- Escreva duas adições e duas subtrações usando os números 25, 35 e 60 em cada uma.
_____
- Escreva duas adições e duas subtrações usando os números 25, 35 e 60 em cada uma.
- Escreva duas adições e duas subtrações usando os números 15, 18 e 33 em cada uma.
_____
- Roberta estava no 42º andar de um prédio. Ela
desceu
vários andares e chegou ao 18º andar.
- Quantos andares Roberta desceu? _____
- Como você pode conferir a resposta obtida? _____
- Flávio adicionou 2.789 com 1.316, obtendo a soma 4.005. Use uma calculadora para descobrir se esse resultado está
certo
sem usar a tecla .
Registre as teclas que você digitou.
- Observe a reta numérica e invente duas questões relacionadas a ela: uma envolvendo adição, outra envolvendo subtração. Depois, peça a um colega que as resolva.
_____
57
Propriedades da igualdade
- Veja o experimento realizado por Camila.
2.000 + 1.000 + 1.000 = 3.000 + 1.000
- Agora, responda:
- Se Camila colocar um objeto de 2.000 g em cada um dos pratos da balança, ela continuará em equilíbrio? Justifique sua resposta.
- Escreva uma igualdade representando essa situação.
_____
- E se Camila colocar um objeto de 250 g em um prato e um objeto de 500 g no outro prato? O que acontecerá?
- Indique um modo de Camila acrescentar dois objetos em cada prato e a balança continuar em equilíbrio.
_____
58
- Augusto ganhou 50 reais de sua mãe e 25 reais de seu tio. Já Antônio, seu irmão, ganhou 36 reais da mãe e 39 reais do tio.
- Com quantos reais cada um ficou?
_____
- Identifique a sentença que estabelece uma relação entre a quantia de Augusto e a de Antônio.
( ) 50 + 25 = 36 + 39
( ) 50 + 25 < 36 + 39
( ) 50 + 25 > 36 + 39
- Com quantos reais cada um ficou?
- Augusto gastou 13 reais do que ganhou comprando um brinquedo e 5 reais comprando um suco. Antônio gastou 11 reais com um sanduíche e 7 reais com uma revista em quadrinhos. Com quanto cada um ficou?
_____
- Uma nova sentença que pode ser associada à relação entre as quantias que os irmãos ficaram é:
( ) 50 + 25 − 18 = 36 + 39 − 18
( ) 50 + 25 − 18 < 36 + 39 − 18
( ) 50 + 25 − 18 > 36 + 39 − 18
- A balança abaixo está em equilíbrio.
Que objeto pode ser tirado de ambos os pratos de modo que a balança continue em equilíbrio?
_____
59
- Veja como Reginaldo pensou para encontrar o número desconhecido em uma atividade proposta por sua professora.
- Seguindo esse raciocínio, que número Reginaldo deverá encontrar? _____
- Sabendo que as igualdades a seguir são verdadeiras, que números
devem
substituir os símbolos , , e nessas igualdades?
- 35 + = 27 + 8
- 123 − 56 = + 42
- 729 + = 879 − 20
- 1.455 − 365 = 850 +
- Explique ao professor e aos colegas como você pensou para encontrar cada número.
- Larissa e Felipe estão conversando sobre a quantidade de cartas que cada um tem em sua coleção.
- Quantas cartas Larissa ganhou? _____
- Quantas cartas cada um tem? _____
60
Compreender problemas
Para resolver
Leia atentamente os problemas e resolva-os em seu caderno.
Problema 1
No sítio de Paulo, há 5 vacas, 3 cavalos e algumas galinhas.
Quantos animais há ao todo nesse sítio?
Problema 2
Em uma escola, há 5.000 estudantes no Ensino Fundamental, distribuídos em três períodos: manhã, tarde e noite. No período noturno, estudam 1.500 estudantes. Em que período há mais estudantes?
Para refletir
- Foi possível resolver os dois problemas? Por quê?
- Para resolver o Problema 1, qual informação falta no enunciado?
- Qual dado falta para resolver o Problema 2?
- Qual das informações a seguir permite resolver o Problema 2?
( ) Juntos, os estudantes do período da manhã e os estudantes do período da noite são, no total, 3.400 estudantes.
( ) Dos estudantes da tarde, a maioria é menina.
( ) São 3.500 estudantes que não estudam no período da noite.
- Faça o que se pede.
- Invente um dado para o Problema 1 de modo que ele tenha solução.
- Elabore uma questão para o Problema 2 de modo que possa ser respondida apenas com os dados apresentados.
61
Matemática em textos
Leia
Observe os cartazes da campanha informativa sobre prevenção do coronavírus na sala de aula.
Fonte: Ações na Pandemia – Biossegurança. Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Disponível em: http://fdnc.io/eUa. Acesso em: 22 fev. 2021.
Responda
- O que devemos fazer para evitar a contaminação pelo coronavírus?
- Cite outras medidas de prevenção que devemos praticar.
Analise
- Como se deve proceder para colocar ou tirar a máscara?
- Faça uma pesquisa sobre algumas vacinas criadas para o enfrentamento da covid-19. Relate quais são os países onde elas foram elaboradas, quais são as instituições e/ou empresas responsáveis, qual é o tipo de vacina (vírus inativado, de vetor viral, genética, proteico subunitária).
- Em sua opinião, qual é a importância das campanhas de vacinação?
Aplique
Junte-se ao demais colegas e elaborem um cartaz sobre a importância das vacinas.
62
Compreender informações
Probabilidade
- Hélio foi a uma festa junina. Lá, há um jogo em que as crianças giram uma roleta colorida e recebem um prêmio de acordo com a cor indicada pelo ponteiro quando a roleta para.
- Agora, responda às questões.
- Hélio girará a roleta. É possível saber que prêmio ele ganhará? Por quê?
_____
- Que prêmio Hélio tem maior chance de ganhar? Por quê?
_____
- Como você modificaria essa roleta para que a chance de ganhar cada prêmio
fosse
a mesma?
_____
- Atribua os valores para dois dos eventos descritos a seguir. O valor zero deve ser atribuído ao evento que não tem chance de ocorrer, e o valor 1, para o evento que ocorrerá com certeza.
( ) Sortear uma bola azul em uma urna com 5 bolas azuis e 2 verdes.
( ) Sortear uma bola azul em uma urna com 7 bolas verdes.
( ) Sortear uma bola azul em uma urna com 7 bolas azuis.
( ) Sortear uma bola azul em uma urna com 5 bolas verdes e 2 azuis.
- Considerando os outros dois eventos, qual tem mais chance de ocorrer? Por quê?
63
- Olívia e Renato estão sorteando bolinhas coloridas.
- Que cor de bola tem maior chance de ser sorteada? Por quê?
_____
- Que cor de bola tem
menor
chance de ser sorteada? Por quê?
_____
- Que cores de bola têm a mesma chance de ser sorteadas? Por quê?
_____
- O pai de Iolanda tem duas caixas como as ilustradas abaixo, ambas com bombons de morango (vermelhos) e de coco (azuis). Iolanda ganhará um desses bombons de acordo com as seguintes instruções:
1º) Inicialmente, Iolanda deverá observar as caixas e escolher uma delas.
2º) Depois, com os olhos fechados, terá de pegar um bombom da caixa escolhida.
- Se Iolanda prefere bombons de morango (vermelhos), qual das duas caixas ela deverá escolher? Justifique sua resposta.
_____
64
O que você aprendeu
- Adriana fez algumas compras para sua casa. Qual foi, aproximadamente, o total pago por essas compras?
_____
- Com o auxílio de uma calculadora, descubra a regra para formar cada sequência e complete-as.
- 1.419, 1.476, 1.533, _____, _____
- 2.792, 2.623, 2.454, _____, _____
- _____, _____, 4.424, 4.619, 4.814
- Amanda e Gabriel sorteavam cartões numerados de 0 a 9. Ela retirou de uma urna três cartões e formou com eles o maior número possível de três algarismos. Depois, Gabriel retirou outros três cartões de outra urna e formou com eles o menor número possível de três algarismos. Observe os cartões que eles sortearam e, depois, responda às questões.
- Quais foram os números formados por Amanda e por Gabriel?
_____
- Quantas unidades o
número
maior tem a mais que o menor?
_____
65
- Calcule os resultados.
- 3.748 + 5.276 = _____
- 7.106 + 2.582 = _____
- 4.638 − 1.276 = _____
- 2.812 − 935 = _____
- Considerando que a balança está em equilíbrio nas duas situações, responda à questão.
- Qual é a medida da massa da bola azul? _____
- Escreva dois números quaisquer. Depois, peça a um
colega
que escreva um terceiro
número
que esteja relacionado a esses dois números por meio de uma adição.
_____
Autoavaliação
• Compreendo informações de problemas e consigo escolher estratégias adequadas e eficientes para resolvê-los?
• Utilizo composição e decomposição numérica em cálculos mentais e em algoritmos usuais da adição e da subtração?