66

UNIDADE 3. Geometria

Imagem: Ilustração. Pessoas dentro de um museu. À esquerda, uma mulher e um menino estão observando uma escultura com formato de prismas roxos (Dupla - Casimiro Real). Atrás deles, um homem observa uma pintura com formas geométricas coloridas. Ao lado, um senhor e uma mulher observam um quadro com figuras geométricas coloridas (Alegrias primárias - Ricardo Botelho). Em seguida, uma mulher e uma menina observam um quadro com linhas formando quadrados e abaixo, círculos coloridos (Emoções e Construções - Hellen Carrilho). À direita, um homem e uma menina com tiara observam uma escultura com formas geométricas azuis (Azuis - Aline de Mello). Atrás da menina há uma escultura com formato de esferas verdes e com tamanhos variados (Borbulhar - Juliano Wagner). Ao fundo, um menino observa um quadro com linhas formando triângulos coloridos. Ao eu lado há uma escultura com formato de losango amarelo (Positividade - Bernardo Aguiar). Na parte inferior, uma mulher e duas crianças estão segurando panfletos. Fim da imagem.

67

Boxe Complementar

Para refletir...

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

A família Silva está visitando uma exposição de arte. Procure na cena objetos que lembrem figuras geométricas.

Resposta pessoal.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Que movimento Ana (menina de blusa vermelha e tiara) pode fazer para ficar de frente para a escultura com esferas?

Exemplo de resposta: Ana pode dar um giro de meia-volta.

Fim do Complemento

68

Planificações

Imagem: Ícone: Material complementar. Fim da imagem.
  1. Recorte as planificações das páginas 245 a 255, depois monte os moldes das figuras geométricas não planas.
  1. Observe a representação de embalagens desmontadas e responda à questão.

a)

Imagem: Ilustração. Planificação. Quatro quadrados enfileirados. Acima e abaixo do terceiro há mais um quadrado.   Fim da imagem.

b)

Imagem: Ilustração. Planificação. Um círculo e ao lado há um triângulo com base arredondada.    Fim da imagem.

c)

Imagem: Ilustração. Planificação. Quatro retângulos enfileirados. Acima e abaixo do segundo há um quadrado.   Fim da imagem.

d)

Imagem: Ilustração. Planificação. Quatro triângulos lado a lado e abaixo do terceiro há um quadrado.  Fim da imagem.

e)

Imagem: Ilustração. Planificação. Um retângulo. Acima, à esquerda e abaixo, à direita há um círculo.  Fim da imagem.

f)

Imagem: Ilustração. Planificação. Seis retângulos enfileirados. Acima do segundo e abaixo do quinto há um hexágono.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um cubo vermelho.    Fim da imagem.

LEGENDA: Cubo. FIM DA LEGENDA.

( )

Imagem: Ilustração. Um cilindro azul.   Fim da imagem.

LEGENDA: Cilindro. FIM DA LEGENDA.

( )

Imagem: Ilustração. Uma pirâmide com base quadrada amarela.   Fim da imagem.

LEGENDA: Pirâmide de base quadrada. FIM DA LEGENDA.

( )

Imagem: Ilustração. Um cone verde.   Fim da imagem.

LEGENDA: Cone. FIM DA LEGENDA.

( )

Imagem: Ilustração. Um paralelepípedo verde-claro.   Fim da imagem.

LEGENDA: Paralelepípedo. FIM DA LEGENDA.

( )

Imagem: Ilustração. Um prisma com base hexagonal laranja. Fim da imagem.

LEGENDA: Prisma de base hexagonal. FIM DA LEGENDA.

( )

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Descubra a figura que Janice vai montar com as partes representadas abaixo.
Imagem: Ilustração. Uma jovem aponta para frente e fala: Vou montar o molde de uma figura com estes pedaços de cartolina ao lado e fita adesiva para grudar. A figura tem 6 vértices. Ao seu lado há três retângulos e dois triângulos verdes. Fim da imagem.

69

  1. Observe as ilustrações em cada item para responder às questões.
    1. Qual cubo representado corresponde à planificação? _____
Imagem: Ilustração. Planificação. Quatro quadrados enfileirados. No segundo há um círculo verde. Acima dele, um quadrado com um triângulo roxo e abaixo, um quadrado com uma estrela amarela.  Ao lado, quatro cubos. A. Um cubo com um círculo verde no topo. Na lateral à esquerda, um triângulo roxo e à direita, uma estrela amarela. B. Um cubo com um círculo verde no topo. Na lateral à esquerda, uma estrela amarela e à direita, um triângulo roxo.  C. Um cubo com um círculo verde no topo. Na lateral à esquerda, vazio e à direita, uma estrela amarela. D. Um cubo com um círculo verde no topo. Na lateral à esquerda e à direita, vazios.   Fim da imagem.
  1. Qual planificação corresponde ao objeto que lembra um cilindro feito de plástico transparente? _____
Imagem: Ilustração. Um cilindro com três bolinhas em volta. Acima delas há sombras de três bolinhas.  Fim da imagem.

Objeto

Imagem: Ilustrações. A. Um retângulo. Acima e abaixo há círculos com três bolinhas dentro.  B. Um retângulo com seis bolinhas dentro. Acima e abaixo há círculos.  C. Um retângulo com duas bolinhas dentro. Acima e abaixo há círculos com uma bolinha dentro.   Fim da imagem.
  1. Abaixo estão representadas algumas planificações e algumas pirâmides.

A

Imagem: Ilustração. Planificação. Uma estrela com cinco pontas.   Fim da imagem.

B

Imagem: Ilustração. Planificação. Uma estrela com seis pontas.   Fim da imagem.

C

Imagem: Ilustração. Planificação. Um triângulo com um triângulo pequeno dentro.   Fim da imagem.

D

Imagem: Ilustração. Planificação. Um quadrado com quatro triângulos em volta.  Fim da imagem.

1

Imagem: Ilustração. Pirâmide com base hexagonal.    Fim da imagem.

2

Imagem: Ilustração. Pirâmide com base quadrada.   Fim da imagem.

3

Imagem: Ilustração. Pirâmide com base pentagonal.   Fim da imagem.

4

Imagem: Ilustração. Pirâmide com base triangular.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Pirâmide bom base octogonal.  Fim da imagem.
  1. Escreva a letra de cada planificação e o número da pirâmide correspondente.

    _____

  1. Agora, observe a representação da pirâmide acima. Quantas partes teria a planificação da superfície dessa figura?

    _____

70

Vértices, faces e arestas

  1. Cristiano e João estão montando estruturas conforme o modelo abaixo. Eles usam palitos e peças conectoras que se parecem com cubos. Já foram montadas 4 dessas estruturas.
Imagem: Ilustração. À esquerda, um cubinho com furos e ao lado há dois palitos. À direita, oito cubinho ligados por doze palitos, formando um cubo grande.  Fim da imagem.
  1. Quantos palitos foram usados nessas 4 estruturas, no total? _____
  1. Quantas peças conectoras foram usadas nessas 4 estruturas, no total? _____
  1. Observe as representações de figuras geométricas não planas e informações sobre elas. Depois, responda às questões.
Imagem: Ilustração. Um cilindro com destaque para as bases. Em seguida, uma pirâmide com destaque para a aresta (linhas), face que se chama base (base quadrada), vértice (pontos que ligam as linhas) e face lateral (laterais). Ao lado, um prisma com destaque para uma face lateral (laterais), vértice (pontos que ligam as linhas), faces que se chamam bases (bases pentagonais) e aresta (linhas).  Fim da imagem.
  1. A aresta fica no encontro de quantas faces? _____
  1. Em um prisma, o vértice fica no encontro de quantas arestas? _____
  1. As faces laterais da pirâmide representada acima lembram qual figura geométrica plana? _____
  1. As faces laterais do prisma representado acima lembram qual figura geométrica plana? _____
  1. Quantas bases tem o prisma representado acima? E a pirâmide? E o cilindro?

    _____

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Reúna-se com um colega e conversem sobre uma maneira de descrever o cubo apresentando suas características.

71

  1. Observe as representações de figuras geométricas não planas e faça o que se pede.
Imagem: Ilustração. Prisma de base triangular verde-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Prisma de base triangular. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. prisma de base pentagonal azul. Fim da imagem.

LEGENDA: Prisma de base pentagonal. FIM DA LEGENDA

Imagem: Ilustração. prisma de base hexagonal verde-escuro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Prisma de base hexagonal. FIM DA LEGENDA

Imagem: Ilustração. pirâmide de base quadrada vermelha.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pirâmide de base quadrada. FIM DA LEGENDA

Imagem: Ilustração. pirâmide de base pentagonal verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pirâmide de base pentagonal. FIM DA LEGENDA

Imagem: Ilustração. pirâmide de base hexagonal amarela. Fim da imagem.

LEGENDA: Pirâmide de base hexagonal. FIM DA LEGENDA

  1. Complete o quadro abaixo.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Figura geométrica não plana

Número de vértices da base

Número total de vértices

Prisma de base triangular

3

6

Prisma de base pentagonal

_____

_____

Prisma de base hexagonal

_____

_____

Pirâmide de base quadrada

_____

_____

Pirâmide de base pentagonal

_____

_____

Pirâmide de base hexagonal

_____

_____

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Reúna-se com um colega e busquem regularidades sugeridas por esses números que você preencheu no quadro.
  1. Em todas as faces retangulares do brinquedo de Geraldo há a mesma quantidade de buracos. Em cada uma das duas faces pentagonais há 1 buraco.
Imagem: Ilustração. Um bebê loiro está segurando uma peça com formato de pentágono. Na frente dele há uma caixa com buracos de figuras geométricas e peças ao lado. Fim da imagem.
  1. Quantos buracos há ao todo no brinquedo? _____

    Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

    Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Faça um esquema para explicar como você descobriu quantos buracos há no brinquedo. Depois, você e seu colega comparam os esquemas que fizeram. Vocês pensaram da mesma maneira?

72

Jogo: O que é, o que é?

Imagem: Ícone: Material complementar. Fim da imagem.

Material: Tabuleiro das páginas 238 e 239, 28 cartas das páginas 241 e 243, 4 marcadores de papel, de cores diferentes, para apostar em figuras.

Imagem: Ilustração. Tabuleiro com figuras geométricas coloridas. Ao lado, a pergunta: O QUE É, O QUE É? Fim da imagem.

Jogadores: 3 ou 4.

Regras:

73

Questões sobre o jogo

  1. Há quantas figuras geométricas planas representadas no tabuleiro? E quantas figuras geométricas não planas? _____
Imagem: Ilustração. Três jovens estão sentados em volta de um tabuleiro. Um deles está segurando uma carta.   Fim da imagem.
  1. Qual das figuras geométricas planas representadas no tabuleiro lembra uma das faces de um cubo? E qual das figuras representa uma das bases de um cilindro?

    _____

  1. O retângulo foi descrito na carta da seguinte maneira: “Uma cédula de dinheiro se parece comigo”. Você saberia descrevê-lo de outra maneira? Como?

    _____

  1. Quais representações de figuras geométricas planas são necessárias para montar um molde de prisma de base triangular como o representado no tabuleiro?

    _____

Imagem: Ilustração. Uma mão está segurando uma ficha sobre um cone no tabuleiro (Figura escolhida).  Fim da imagem.
  1. Observe a situação de jogo acima, em que um jogador escolheu a figura indicada. Observe-a atentamente em seu tabuleiro. Qual é o nome dessa figura? Invente uma dica que poderia estar na carta correspondente a ela.

    _____

74

Representando figuras geométricas

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

1. Desenhe na malha quadriculada de cada item, conforme as orientações.

a)

Imagem: Ilustração. Um jovem loiro fala: Com uma régua, ligue os pontos A com B, B com C, C com D e D com A. Pinte a figura formada. Ao lado, malha quadriculada. No centro há quatro pontos (A, B, C, D), formando um quadrado.   Fim da imagem.

b)

Imagem: Ilustração. Um jovem com boné diz: Com uma régua, una A com B, B com C e C com A. Pinte a figura formada. Ao lado, malha quadriculada. No centro há três pontos (A, B, C) formando um triângulo.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Na malha quadriculada abaixo, usando uma régua, ligue os pontos conforme a orientação. As linhas tracejadas representam as linhas que não vemos.Depois, pinte a figura formada e responda às questões.
Imagem: Ilustração. Uma jovem com cabelo castanho fala: Ligue com linha contínua: A com B e com D; B com F e C; D com H e C; G com F, C e H. Ligue com linha tracejada: A com E; E com F e H. Ao lado, malha quadriculada. . Fim da imagem.
  1. Qual é o nome da figura que você representou? _____
  1. Qual é o número de arestas e o número de vértices dessa figura?

    _____

75

  1. Camila e Gustavo observaram as fotografias abaixo e fizeram alguns desenhos para representar as construções que aparecem nelas.
Imagem: Fotografia. Prédio alto com formato de paralelepípedo.    Fim da imagem.

LEGENDA: Edifício em Brasília, Distrito Federal, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Construção com formato de pirâmide de base quadrada.  Fim da imagem.

LEGENDA: Museu do Louvre, em Paris, França, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Imagem: Ilustração. À esquerda, Camila, jovem com cabelo castanho sorri e segura um papel com o desenho de um quadrado e dois triângulos. À direita, Gustavo, jovem ruivo sorri e segura um papel com o desenho de dois retângulos em pé e um retângulo deitado.   Fim da imagem.
  1. Observe a representação de uma caixa desmontada e responda à questão.
Imagem: Ilustração. Quatro quadrados coloridos lado a lado. Da esquerda para direita: verde, amarelo, azul e laranja. Acima do azul há um quadrado roxo e abaixo, um quadrado vermelho.   Fim da imagem.
  1. Observe a imagem de uma lanterna chinesa abaixo.
Imagem: Fotografia. Lanterna com formato de esfera vermelha. Fim da imagem.
  1. Qual figura geométrica não plana a lanterna lembra?

    _____

    Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Desenhe a figura plana que pode ser reconhecida na observação da imagem da lanterna acima.

    _____

76

Ideia de ângulos – giros

  1. Júlia está brincando com seus colegas. Nessa brincadeira, há momentos em que ela indica os colegas, sempre depois de indicar Clóvis.

    Observe, abaixo, Júlia indicando Clóvis.

Imagem: Ilustração. Vista de cima de crianças. No centro, Júlia, menina com cabelo preto e tiara está virada para a direita e apontando para Clóvis, menino com cabelo preto, que está na sua frente. À direita de Clóvis está Gabriel, menino com cabelo castanho-escuro. Ao lado direito, Fernanda, menina loira e em seguida, atrás de Júlia está Paula, menina com cabelo castanho e tiara.   Fim da imagem.

Depois de indicar Clóvis, Júlia indicou Gabriel, Fernanda e Paula, dando giros em torno de si mesma. Veja abaixo como foram os giros que Júlia deu.

Imagem: Ilustração. Júlia aponta para Clóvis e depois para Gabriel.  Depois, Júlia vira para a esquerda, aponta para Clóvis e depois para Fernanda.  Em seguida, Júlia gira, aponta para Clóvis e depois para Paula.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Imagem: Ilustração. Júlia aponta para Clóvis e depois para Gabriel. Em seguida, seta para a direita. Ao lado, as mãos de Júlia formam um ângulo e a distância entre as mãos é a abertura do ângulo.  Fim da imagem.

Um giro dá ideia de uma figura geométrica chamada ângulo.

Quanto maior o giro, maior a abertura do ângulo associado a ele.

  1. Observe os giros dados por Vanessa. Em seguida, responda.
Imagem: Ilustração. À esquerda, Giro 1. Vanessa, menina loira está com a mão direita apontando para direita e o braço gira, apontando para frente. Em seguida, Giro 2. Vanessa aponta para esquerda e depois estica o braço direito para frente. À direita, Giro 3. Vanessa aponta para direita, gira o braço em volta do corpo e depois aponta para frente.  Fim da imagem.

77

Outras ideias de ângulo

  1. Observe as imagens e o ângulo destacado em vermelho na lousa.

Observação: As imagens nesta página não foram representadas em escala de tamanho. Fim da observação.

Imagem: Fotografia. Uma lousa retangular com o canto superior esquerdo em vermelho. Os outros três cantos estão destacados.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma tesoura aberta. As laterais e a frente aberta formam ângulos e estão em destaque.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um menino com capacete está andando de skate em uma rampa. Destaque para os três ângulos internos da rampa.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

  1. Observe as ilustrações e responda às questões.
Imagem: Ilustração. À esquerda, uma escada apoiada em um muro. Destaque em verde para o ângulo entre a escada e o muro. No centro, uma janela em uma parede. Destaque em vermelho para o ângulo no canto da parede. À direita, um relógio de ponteiro. Destaque em azul para o ângulo entre os ponteiros.  Fim da imagem.
  1. O que foi destacado em cada uma das ilustrações? _____
  1. Qual desses ângulos tem a maior abertura? _____
  1. Qual desses ângulos tem a menor abertura? _____

    Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Como você fez para descobrir?

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Cite três objetos ou situações em que podemos identificar um ângulo. Depois, no caderno, represente cada objeto ou situação com um desenho e destaque um ou mais ângulos.

78

Ângulo reto, ângulo agudo e ângulo obtuso

  1. Danilo pintou os quatro cantos de uma folha retangular. Depois, recortou a folha e juntou esses cantos.
Imagem: Ilustração. Vista de cima de Danilo, menino com cabelo encaracolado. Ele está sentado em uma carteira escolar e na frente dele há um papel com os cantos pintados de cores diferentes. Ao lado há uma régua e uma tesoura (Danilo pintou os quatro cantos).   Fim da imagem.

Danilo pintou os quatro cantos.

Imagem: Ilustração. Danilo observa o papel, que está cortado em quatro partes e os cantos coloridos estão unidos, formando um círculo (Juntou os cantos).  Fim da imagem.

Juntou os cantos.

Imagem: Ilustração. Danilo observa o papel cortado com o canto pintado de amarelo (Sobrepôs os cantos para comparar as medidas dos ângulos).   Fim da imagem.

Sobrepôs os cantos para comparar as medidas dos ângulos.

  1. Em cada um dos cantos pintados identificamos um ângulo. Esses ângulos têm a mesma abertura? Justifique.

    _____

  1. Em cada um dos cantos da folha retangular de Danilo, identificamos um ângulo chamado ângulo reto, que pode ser associado a um giro de um quarto de volta.
Imagem: Ilustração. Um objeto comprido na horizontal. Em seguida, o objeto na diagonal e depois, o objeto na vertical (Giro da quarta parte de uma volta). No centro, seta para a direita. Em seguida, duas retas verticais e duas retas horizontais, formando dois ângulos retos.   Fim da imagem.

Qual das figuras abaixo tem um ângulo com a mesma abertura dos ângulos destacados na folha de Danilo? _____

Imagem: Ilustrações. Figura A. Triângulo com destaque para três ângulos internos.  
Figura B. Hexágono com destaque para seis ângulos internos. 
Figura C. Triângulo com destaque para três ângulos internos. Figura D. Pentágono com destaque para cinco ângulos internos. Fim da imagem.

79

  1. Observe como Danilo usou a abertura de um dos cantos da folha retangular ( Ilustração. Canto de folha com destaque para o ângulo interno.  ) para comparar com a abertura de outros ângulos.
Imagem: Ilustração. Uma mão segurando um leque sobre uma folha retangular. No canto superior direito, destaque para o ângulo interno.  Ao lado, uma mão segurando uma tesoura aberta sobre o canto superior esquerdo da folha com destaque para o ângulo interno.   Fim da imagem.
  1. A abertura do ângulo formado pelo leque é maior ou menor que a abertura do ângulo reto? _____
  1. E a abertura formada pelas lâminas da tesoura? _____

O ângulo formado pelo leque é um exemplo de ângulo agudo, que pode ser associado a um giro menor que o da quarta parte de uma volta.

Imagem: Ilustração. Um palito de fósforo na horizontal. Em seguida o palito na diagonal, formando um ângulo. No centro, seta para a direita. Ao lado, duas retas diagonais fechadas e duas retas horizontais, formando ângulos agudos.  Fim da imagem.

O ângulo formado pelas lâminas da tesoura é um exemplo de ângulo obtuso, que pode ser associado a um giro maior que o da quarta parte de uma volta e menor que o de meia-volta.

Imagem: Ilustração. Um semicírculo (giro). No centro, seta para a direita. Ao lado, duas retas diagonais abertas e duas retas horizontais, formando ângulos obtusos.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Faça um desenho em uma folha à parte e destaque nele um ângulo reto, um ângulo agudo e um ângulo obtuso.

80

  1. A que ângulo corresponde cada giro da caneta mostrada abaixo: ângulo reto, ângulo agudo ou ângulo obtuso?
Imagem: Ilustração. Uma caneta na vertical. Ao lado, sombra da caneta na diagonal e em seguida, horizontal (Giro da quarta parte de uma volta).  Fim da imagem.

LEGENDA: Giro da quarta parte de uma volta. FIM DA LEGENDA.

_____

Imagem: Ilustração. Uma caneta na diagonal para esquerda. Ao lado, duas sombras da caneta na diagonal para direita e na horizontal (Giro de mais da quarta parte de uma volta e menos de meia-volta).  Fim da imagem.

LEGENDA: Giro de mais da quarta parte de uma volta e menos de meia-volta. FIM DA LEGENDA.

_____

Imagem: Ilustração. Uma caneta na diagonal para direita. Ao lado, sombra da caneta inclinada e na horizontal (Giro de menos da quarta parte de uma volta).  Fim da imagem.

LEGENDA: Giro de menos da quarta parte de uma volta. FIM DA LEGENDA.

_____

Observação: As imagens nesta atividade não foram representadas em escala de tamanho. Fim da observação.

  1. Classifique cada um dos ângulos destacados em ângulo agudo, ângulo obtuso ou ângulo reto.

a)

Imagem: Ilustração. Um barco e na vela, destaque para um ângulo pequeno.   Fim da imagem.

_____

b)

Imagem: Ilustração. Uma mesa e entre a perna e a tampa há um ângulo de 90º.  Fim da imagem.

_____

c)

Imagem: Ilustração. Uma pipa com destaque para o ângulo interno grande.  Fim da imagem.

_____

  1. Observe as figuras abaixo e descubra em qual delas encontramos exatamente dois ângulos retos.

    _____

a)

Imagem: Ilustração. Um retângulo azul.   Fim da imagem.

b)

Imagem: Ilustração. Um triângulo laranja.   Fim da imagem.

c)

Imagem: Ilustração. Um pentágono verde.   Fim da imagem.

d)

Imagem: Ilustração. Um trapézio roxo.    Fim da imagem.

81

Polígonos e ângulos

  1. Descubra e cerque com uma linha a figura “intrometida” em cada caso.

a)

Imagem: Ilustração.  
Figura 1: polígono com quatro arestas.  
Figura 2: polígono com cinco arestas.  
Figura 3: polígono com seis arestas.  
Figura 4: polígono com seis arestas. 
Figura 5: figura circular com curvas.  
 Fim da imagem.

b)

Imagem: Ilustração.  Figura 1: polígono com cinco arestas.  Figura 2: polígono com quatro arestas.  Figura 3: figura aberta com quatro linhas.  Figura 4: polígono com quatro arestas. Figura 5: polígono com doze arestas. Fim da imagem.

c)

Imagem: Ilustração.  Figura 1: polígono com quatro arestas.  Figura 2: polígono com seis arestas.  Figura 3: dois triângulos com as pontas unidas. Figura 4: polígono com cinco arestas. Figura 5: polígono com nove arestas.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Doze polígonos coloridos com formatos diferentes. Ao lado, um jovem ruivo fala: Poli significa “muitos”, e gonos significa “ângulos”. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

  1. As figuras abaixo não são polígonos. Reúna-se com um colega para discutir o porquê disso.
Imagem: Ilustração. Figura circular com curvas. Figura aberta com quatro linhas. Dois triângulos com as pontas unidas.  Fim da imagem.

82

  1. Nos polígonos, podemos identificar ângulos internos, lados e vértices. De acordo com o número de lados, os polígonos recebem um nome.
Imagem: Ilustração. Polígono com cinco lados (linhas). Destaque para um ângulo interno e uma vértice (ponto que liga as linhas).  Fim da imagem.

Triângulos

Imagem: Ilustração. Três triângulos com tamanhos variados.   Fim da imagem.

Pentágonos

Imagem: Ilustração. Três pentágonos com tamanhos variados.  Fim da imagem.

Quadriláteros

Imagem: Ilustração. Três quadrados com tamanhos variados.  Fim da imagem.

Hexágonos

Imagem: Ilustração. Três hexágonos com tamanhos variados.  Fim da imagem.
  1. Complete o quadro.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Polígono

Número de lados

Número de ângulos internos

Números de vértices

Triângulo

_____

_____

_____

Quadrilátero

_____

_____

_____

Pentágono

_____

_____

_____

Hexágono

_____

_____

_____

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Que regularidade é sugerida pelos números desse quadro?

Boxe complementar:

Desafio

Represente o contorno de alguns polígonos usando um número determinado de palitos, sem deixar sobrar nenhum nem sobrepor dois ou mais palitos.

Com 6 palitos, represente um triângulo e depois um quadrilátero.

Com 8 palitos, represente um pentágono.

Com 7 palitos, represente um hexágono.

CRÉDITO: ILUSTRAÇÕES: PAULO MANZI

Fim do complemento.

83

  1. Com uma folha qualquer de papel, Lucas fez uma dobradura e construiu um esquadro de papel. Observe como ele fez:
Imagem: Ilustração. Um papel dobrado formando um quadrilátero à esquerda e um retângulo à direita. Destaque para dois pontos vermelhos na dobra. Em seguida, papel dobrado formando um triângulo à esquerda e um retângulo à direita. Destaque para um ângulo reto e verde na ponta do triângulo.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Lucas, um jovem com cabelo encaracolado e óculos fala: Primeiro peguei uma folha e fiz uma dobra qualquer. Depois, uni as duas pontas dessa dobra (pontos vermelhos) e obtive um ângulo reto (destacado em verde).  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração.  1) Polígono com cinco lados.  2) Polígono com seis lados.  3) Polígono com quatro lados.  4) Polígono com cinco lados.   Fim da imagem.
  1. Usando um software de geometria dinâmica, Luísa construiu um quadrado e alguns outros polígonos. Depois, sobrepondo um dos ângulos retos desse quadrado nos ângulos dos polígonos, verificou quais eram retos também.
Imagem: Ilustração. Software com botões na parte superior. Na parte inferior, dois quadriláteros, um hexágono e um pentágono. Ao lado, software com botões na parte superior. Na parte inferior, dois quadriláteros, um hexágono e um pentágono. O pentágono está dentro de um dos quadriláteros.  Fim da imagem.

84

Matemática em textos

Leia

A Geometria nas obras de um artista brasileiro

O artista plástico Fortunato Ernesto Neto nasceu na cidade de Belém, capital do estado do Pará. Começou a pintar e desenhar na adolescência.

Caracterizadas por um estilo geométrico, suas obras retratam prédios, monumentos históricos, embarcações, garimpeiros, fauna, flora, ribeirinhos da região e o cotidiano em geral. Por exemplo, a tela reproduzida abaixo retrata um importante ponto turístico da cidade de Belém, o mercado Ver-o-Peso.

Nessa obra, Fortunato usou figuras geométricas, com o predomínio de triângulos.

Suas obras tiveram influência de importantes artistas como: Monet e Cézanne, no uso de cores fortes, e Pablo Picasso, no que se refere aos traços com linhas retas. No entanto, as obras de Fortunato foram desenvolvidas com identidade própria, caracterizada por uma variedade de cores fortes e contrastantes.

Imagem: Pintura. Figuras geométricas coloridas, formando barcos e uma cidade.  Fim da imagem.

LEGENDA: Ver o Peso, de Fortunato Ernesto Neto, 2007, acrílica sobre tela, 80 cm × 60 cm. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Construções, postes e pessoas em um porto. Ao lado, o mar e acima, pássaros voando.  Fim da imagem.

LEGENDA: Mercado Ver-o-Peso, no município de Belém, Pará, em 2019. FIM DA LEGENDA.

85

Responda

  1. Onde nasceu Fortunato? _____
  1. Em que época da vida ele começou a pintar? _____
  1. O que Fortunato retrata em suas obras?

    _____

  1. Que figura geométrica é predominante na obra Ver-o-Peso? _____

Analise

Observe outra obra de Fortunato Ernesto Neto.

Imagem: Pintura. Figuras geométricas coloridas, formando pessoas segurando instrumentos de trabalho. Fim da imagem.

LEGENDA: Trabalhadores, de Fortunato Ernesto Neto, 2009, acrílica sobre tela, 80 cm × 60 cm. FIM DA LEGENDA.

Além dos triângulos, que outras figuras geométricas planas o artista usou nessa obra?

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Aplique

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

Agora, você é o artista. Usando figuras geométricas planas e cores fortes, faça um desenho bem bonito em seu caderno.

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Compreender informações

Agrupar dados de uma pesquisa em tabela

  1. Valmir realizou uma pesquisa com os clientes sobre preferência de livros. Observe as anotações que ele fez.
Imagem: Ilustração. Prancheta com uma tabela.  CLIENTE: Marcel;  TEMA PREFERIDO: Autoajuda.   CLIENTE: Júlio;  TEMA PREFERIDO: Romance.   CLIENTE: Daniel;  TEMA PREFERIDO: Quadrinhos.   CLIENTE: Fabíola;  TEMA PREFERIDO: Ficção Científica.   CLIENTE: Maria;  TEMA PREFERIDO: Romance.   CLIENTE: William;  TEMA PREFERIDO: Autoajuda.   CLIENTE: Hélio;  TEMA PREFERIDO: Quadrinhos.   CLIENTE: Gabriela;  TEMA PREFERIDO: Autoajuda.   CLIENTE: Tânia;  TEMA PREFERIDO: Romance.   CLIENTE: Rodrigo;  TEMA PREFERIDO: Quadrinhos.    Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Prancheta com uma tabela.  CLIENTE: Karina;  TEMA PREFERIDO: Ficção Científica.   CLIENTE: Saulo;  TEMA PREFERIDO: Romance.   CLIENTE: Carlos;  TEMA PREFERIDO: Autoajuda.   CLIENTE: Jaqueline;  TEMA PREFERIDO: Romance.   CLIENTE: Priscila;  TEMA PREFERIDO: Autoajuda.   CLIENTE: Sabrina;  TEMA PREFERIDO: Romance.   CLIENTE: Otávio;  TEMA PREFERIDO: Ficção Científica.   CLIENTE: Amauri;  TEMA PREFERIDO: Quadrinhos.   CLIENTE: Renato;  TEMA PREFERIDO: Quadrinhos.   CLIENTE: Isabel;  TEMA PREFERIDO: Ficção Científica.     Fim da imagem.

Depois de analisar os dados, Valmir contou a quantidade de pessoas que preferem cada tipo de livro e organizou as informações em uma tabela. Complete-a e depois responda às questões.

Pesquisa sobre preferência de livros

Tabela: equivalente textual a seguir.

Preferência

Quantidade

Quadrinhos

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Romance

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Autoajuda

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Ficção científica

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FONTE: Dados obtidos por Valmir (mar. 2023).

Imagem: Ilustração. Um homem está segurando dois livros e observando as capas. Na frente dele há um balcão e atrás, um homem está segurando uma prancheta e uma mulher observa. Ao lado deles há livros em uma prateleira. Fim da imagem.
  1. Para saber quantas pessoas preferem cada tipo de livro é mais fácil consultar as anotações de Valmir ou a tabela?
  1. Em que outras situações você acha importante organizar os dados agrupando-os?

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  1. Agora, faça você uma pesquisa. Escolha 5 colegas de classe e 5 adultos da sua convivência. Pergunte a eles quantos livros eles já leram e anote o resultado nas tabelas a seguir.

Quantos livros meus colegas já leram

Tabela: equivalente textual a seguir.

Colega

Quantidade de livros

_____

_____

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_____

_____

_____

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Quantos livros os adultos escolhidos já leram

Tabela: equivalente textual a seguir.

Pessoa escolhida

Quantidade de livros

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_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

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Depois, organize as informações preenchidas nas tabelas acima em um gráfico de colunas, completando o esquema a seguir:

Imagem: Gráfico. Total de livros lidos por meus colegas e pelos adultos escolhidos. No eixo vertical, a quantidade de pessoas (1 a 7) e no eixo horizontal, a quantidade de livros (Nenhum, um, dois, três, quatro, cinco ou mais). Fim da imagem.

Fonte: _____

  1. Quantas pessoas pesquisadas leram três livros?
  1. Que colega ou adulto leu a maior quantidade de livros?
  1. Como você fez para responder a cada uma das perguntas anteriores?

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O que você aprendeu

  1. Observe as figuras e complete o quadro.
Imagem: Ilustração. Uma pirâmide com base hexagonal.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Prisma com base triangular.  Fim da imagem.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Figura geométrica não plana

Número de bases

Número de faces laterais

Pirâmide

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_____

Prisma

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  1. A representação de uma mesma figura em diferentes posições está escondida nos três desenhos a seguir.
Imagem: Três manchas sobre uma figura com um ângulo reto. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração.  A) Um quadrado.  B) Um triângulo.  C) Um triângulo equilátero.  D) Um retângulo escaleno.   Fim da imagem.
  1. Responda às questões.
    1. Carlos deu um giro de uma volta em torno de si mesmo. Em que posição ele parou? _____
    1. Amanda caminhava em linha reta por uma rua. Ao perceber que a rua não tinha saída, ela deu um giro de meia-volta e voltou no sentido contrário. Esse giro corresponde a quantos giros da quarta parte de uma volta?

      _____

    1. Viviane estava no pátio de sua escola quando deu um giro da quarta parte de uma volta e avistou sua amiga bem de frente para ela. Onde estava a amiga de Viviane? _____

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  1. O ponteiro da balança serve para indicar a medida da massa de um objeto colocado sobre o prato.
Imagem: Ilustração. Uma balança vazia. No visor, a seta aponta para o peso: 0 kg. Em seguida, os pesos no sentido anti-horário: 0 kg, 10 kg, 20 kg, 30 kg, 40 kg, 50 kg.   Fim da imagem.
  1. Quando um objeto de 25 quilogramas é colocado sobre o prato, o ponteiro forma com a linha imaginária que indica zero quilograma um ângulo reto, um ângulo agudo ou um ângulo obtuso?

    _____

  1. E se o objeto tiver 10 quilogramas? E se tiver 28 quilogramas?

    _____

  1. Observe que em cada caso a trajetória da bolinha vermelha forma um ângulo. Classifique cada ângulo como: reto, agudo ou obtuso.
Imagem: Ilustração. Malha quadriculada. Acima há uma bolinha quicando, formando um ângulo obtuso.   Fim da imagem.

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Imagem: Ilustração. Malha quadriculada. Acima há uma bolinha quicando, formando um ângulo reto.   Fim da imagem.

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Imagem: Ilustração. Malha quadriculada. Acima há uma bolinha quicando, formando um ângulo agudo.  Fim da imagem.

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Autoavaliação

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.