90

UNIDADE 4. Multiplicação e divisão

Imagem: Ilustração. À esquerda, uma mulher com avental está atrás de uma barraca com vasos azuis em cima. Ao seu lado há mais cinco vasos azuis no chão e uma senhora está com o dedo indicador levantado. Na frente delas há seis vasos grandes e amarelos e em cada um há doze rosas vermelhas. Ao lado há um homem e duas crianças. Ao fundo, uma mulher observa plantas em uma barraca. À direita, uma mulher olha para um menino, que segura um vaso com uma flor amarela e sorri. Ao lado, uma mulher cadeirante os observa. Atrás deles há vasos pequenos e amarelos com orquídeas rosa espalhados em caixas e prateleiras. Em seguida há onze vasos amarelos com orquídeas rosa em uma barraca coberta. Ao lado, um homem e uma menina estão com aventais e sorri. Ao fundo, plantas, árvores e morros. Fim da imagem.

91

Boxe complementar

Para refletir...

Conte quantas rosas há em cada vaso amarelo.

_____

Quantas rosas há nos seis vasos amarelos?

_____

Se eu comprar todos os vasos de orquídeas que estão na parte coberta da barraca e distribuir, igualmente, entre minhas 5 tias, quantos vasos cada tia receberá? Sobrará algum vaso?

_____

Fim do complemento

92

Situações de multiplicação

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.
  1. Cinco amigos foram a uma lanchonete. Cada um pediu um suco no valor de 3 reais e um sanduíche no valor de 5 reais.
    1. Quantos reais eles gastaram juntos com os sucos? _____
    1. E quanto eles gastaram juntos com os sanduíches? _____
  1. Observe a imagem do tabuleiro de damas abaixo.
Imagem: Ilustração. Um tabuleiro de damas com trinta e duas casas pretas e trinta e duas casa brancas. Fim da imagem.
  1. Quantas casas há ao todo nesse tabuleiro?

    _____

    Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Como você fez para determinar o total de casas desse tabuleiro?

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Patrícia ganhou de presente uma boneca que vem acompanhada de 3 vestidos e 2 pares de sapatos. Pinte as possíveis combinações de 1 vestido e 1 par de sapatos com que Patrícia pode vestir a boneca.
Imagem: Ilustração. Patrícia, menina com cabelo preto e curto sorri e segura uma boneca.  
À frente dela, tabela com ilustrações. 
Na parte superior: vestido rosa, vestido amarelo e vestido verde. 
Na lateral esquerda, sapatos azuis e sapatos rosa. 
Boneca em preto e branco.  
Boneca em preto e branco.  
Boneca em preto e branco. 
Boneca em preto e branco. 
Boneca em preto e branco. 
Boneca em preto e branco. 
 Fim da imagem.
  1. De quantas formas é possível vestir a boneca de Patrícia? _____
  1. Que multiplicação está associada ao número de possibilidades para vestir a boneca de Patrícia com 1 vestido e 1 par de sapatos?

    Multiplicação: _____ × _____ = _____

93

  1. Observe a ilustração e responda às questões.

    Imagem: Ilustração. Três tortas e ao lado, placa com a informação: 3 TORTAS POR 10 REAIS. Fim da imagem.

    1. No sábado, Juliana vendeu 6 tortas como as representadas acima. Quantos reais ela recebeu?

      _____

    1. Ontem, Juliana vendeu 9 dessas tortas. Quantos reais ela recebeu? _____
    1. Se as tortas fossem vendidas por unidade, por qual valor Juliana poderia vender cada unidade? _____
    1. Quanto Juliana teria arrecadado em cada dia, se ela tivesse vendido as tortas por unidade? Faça os cálculos de acordo com o valor atribuído por você.

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Leia o que Renata está dizendo e complete o quadro a seguir com as quantidades correspondentes.
Imagem: Ilustração. Renata, mulher com touca, luvas e avental está segurando uma escumadeira com pastel dentro de uma panela com óleo. Ela fala: 1 quilograma de massa rende 30 pastéis.  Fim da imagem.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Quantidade de quilogramas de massa

Quantidade de pastéis

1

30

2

_____

3

_____

4

_____

Imagem: Ilustração. Cartela com a informação: COMPLETE E GANHE. Ao lado há quatro colunas e quatro fileiras de espaços para colar os selos.  Fim da imagem.
  1. Para ganhar um brinde, Diana precisa completar a cartela de selos acima. Na cartela não há nenhum selo ainda. Quantos selos Diana precisa para completá-la?

Escreva a multiplicação cujo resultado seja o total de selos necessários para completar a cartela.

_____

94

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. No armário de materiais da escola, havia 1 pacote de cada objeto ilustrado abaixo. Cada pacote continha 6 unidades do objeto. Quantos objetos havia ao todo nesse armário?

    _____

Imagem: Ilustração. Um lápis vermelho, uma caneta azul, uma borracha vermelha e um apontador verde.  Fim da imagem.
  1. Diego foi a uma lanchonete que oferece diversas opções de vitaminas e lanches. Observe o cardápio e descubra quantas possibilidades Diego tem para escolher um tipo de vitamina e um tipo de lanche.
Imagem: Ilustração. Cardápio aberto. À esquerda, as informações:  VITAMINAS:  - Simples: 3 reais;  - Especial: 5 reais;  - Mista: 4 reais;  - Da casa: 3 reais.  Ao redor, imagens de um abacaxi, um copo com suco e laranjas.  À direita, as informações:  LANCHES:  - Misto: 3 reais;  - Hambúrguer: 4 reais;  - Natural: 5 reais.  Ao redor, imagens de dois lanches e um hambúrguer.  Fim da imagem.
  1. Para fazer 40 brigadeiros, Romildo usou 1 lata de leite condensado, 2 colheres (de sopa) de margarina e 3 colheres (de sopa) de chocolate em pó.
    1. Qual seria a quantidade usada de cada ingrediente para fazer 80 brigadeiros?

      _____

      Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

    1. Como você determinou a quantidade de cada ingrediente para fazer os 80 brigadeiros?

95

Propriedades da multiplicação

Imagem: Ícone: Calculadora. Fim da imagem.
  1. Faça as multiplicações usando uma calculadora.
    1. 15 × 17 = _____
    1. 17 × 15 = _____
    1. 13 × 21 = _____
    1. 21 × 13 = _____
    1. 11 × 102 = _____
    1. ) 102 × 11 = _____
      • Você precisou fazer todas as multiplicações para descobrir o resultado? Justifique.

        _____

  1. Adriana quer saber quantos bombons há na caixa abaixo. Veja duas formas diferentes de calcular a quantidade de bombons que há na caixa.
Imagem: Ilustração. Vista de cima de uma caixa com quatro colunas e três linhas de bombons. Na primeira linha há quatro bombons vermelhos, na segunda, quatro verdes e na terceira, quatro amarelos.   Fim da imagem.

Há 4 colunas com 3 bombons em cada uma.

Multiplicação: 4 × 3 = _____

Fatores: 4 × 3; Produto: _____.

Há 3 linhas com 4 bombons em cada uma.

Multiplicação: 3 × 4 = _____

Fatores: 3 × 4; Produto: _____

4 × 3 = 3 × 4

Na caixa, há _____ bombons.

Imagem: Ilustração. Adriana, mulher com cabelo preso fala: Quando alteramos a ordem dos fatores em uma multiplicação, o produto não muda. Essa é a propriedade comutativa da multiplicação. Fim da imagem.
  1. Observe o que Leila está dizendo.

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Em que número Leila pensou?

    _____

    Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Explique como você descobriu esse resultado.
Imagem: Ilustração. Leila, mulher ruiva diz: Pensei em um número que é o resultado da multiplicação de 5 pelo dobro de 3. Fim da imagem.

96

  1. Complete o quadro abaixo com os resultados das multiplicações. Os números que estão dentro dos parênteses devem ser multiplicados primeiro. Na última linha, escolha três outros números.

Quadro: equivalente textual a seguir.

(2 × 3) × 4 = _____

2 × (3 × 4) = _____

(4 × 5) × 2 = _____

4 × (5 × 2) = _____

(5 × 2) × 3 = _____

5 × (2 × 3) = _____

(2 × 6) × 3 = _____

2 × (6 × 3) = _____

(_____ × _____) × _____ = _____

(_____ × _____) × _____ = _____

Imagem: Ilustração. Embalagem com doze garrafas de água, divididas em quatro colunas e três linhas.   Fim da imagem.
  1. Catarina comprou duas embalagens de garrafas de água, como a da imagem acima. Ao todo, quantas garrafas ela comprou? Se em uma embalagem há 3 × 4 garrafas, então em duas embalagens há 2 × 3 × 4 garrafas. Essa multiplicação pode ser resolvida de, pelo menos, duas formas:
Imagem: Esquema. 2 x (3 x 4) =. = 2 x espaço apra resposta = 24 Fim da imagem.

ou

Imagem: Esquema. (2 x 3) x 4 =. = espaço apra resposta x 4. = espaço para resposta. Fim da imagem.

2 × (3 × 4) = (2 × 3) × 4

Catarina comprou _____ garrafas.

Imagem: Ilustração. Uma mulher com cabelo curto sorri com as mãos na cintura e fala: Quando associamos os fatores de uma multiplicação de modos diferentes, o resultado não muda. Chamamos esse fato de propriedade associativa da multiplicação.   Fim da imagem.

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Observe a ilustração abaixo e responda às questões.
Imagem: Ilustração. Uma caixa aberta e dentro há latas divididas em quatro colunas e seis linhas. Fim da imagem.
  1. Que multiplicação representa o número de latas nessa caixa?

    _____

  1. Quantas latas cabem em 2 caixas iguais a essa? _____
  1. E em 4 caixas iguais a essa? _____

97

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Calcule mentalmente o resultado em cada caso.
    1. 1.050 × 0 = _____
    1. 1.050 × 1 = _____
    1. 654 × 0 = _____
    1. 654 × 1 = _____
    1. 365 × 0 = _____
    1. ) 365 × 1 = _____

      Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

      • O que acontece com o resultado quando multiplicamos um número qualquer por 1? E quando multiplicamos por zero? Converse com o professor e seus colegas.
  1. Amanda está construindo um jogo de tabuleiro. Em algumas casas desse jogo, o jogador deverá multiplicar os pontos obtidos por determinado número.

    Se um jogador tiver, por exemplo, 2 pontos e cair em uma casa com o comando “multiplicar por 2”, seus pontos passarão a ser iguais a 4, pois 2 × 2 = 4.

    1. Amanda quer que em uma dessas casas os pontos obtidos sejam transformados em zero. Qual deverá ser o comando para isso acontecer?

      _____

    1. E para que os pontos permaneçam o mesmo, qual deverá ser o comando?

      _____

Imagem: Ilustração. Um homem com cabelo encaracolado e óculos fala: Quando calculamos um número vezes 1 ou fazemos 1 vezes o número, o resultado é o próprio número. Dizemos que 1 é o elemento neutro da multiplicação. Quando multiplicamos qualquer número por zero, o resultado é sempre zero. Dizemos que zero é o elemento nulo da multiplicação. Fim da imagem.

98

Estratégias de cálculo

Vezes 10, vezes 100 e vezes 1.000

Imagem: Ícone: Calculadora. Fim da imagem.
  1. Complete o quadro com os valores correspondentes e depois responda à questão.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Imagem: Ilustração. Sinal de multiplicação. Fim da imagem.

10

100

1. 000

4

40

_____

_____

5

_____

_____

_____

7

_____

_____

_____

9

_____

_____

_____

Imagem: Ilustração. Um menino com cabelo encaracolado está sentado e com a mão sobre uma calculadora. Ao seu lado há um papel e uma caneta. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  • O que você percebeu em relação aos resultados das multiplicações no quadro? Converse com o professor e os colegas.

    Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Calcule mentalmente os resultados em cada caso. Antes de fazer as adições, efetue cada operação que está dentro dos parênteses.
    1. (8 × 100) + (5 × 10) = _____ + _____ = _____
    1. (5 × 100) + (7 × 10) = _____ + _____ = _____
    1. (4 × 1.000) + (6 × 100) + (9 × 10) = _____ + _____ + _____ = _____
  1. Em uma campanha beneficente realizada pela Escola Aprender, foram arrecadados diversos produtos enlatados, como mostra o gráfico abaixo.
Imagem: Gráfico de colunas. Produtos arrecadados. No eixo vertical, a quantidade (em centena) e no eixo horizontal, o produto.  Ervilha: 10;  Atum: 2;  Milho: 8;  Molho de tomate: 4.   Fim da imagem.

Fonte: Escola Aprender, 5 abr. 2023.

  1. Quantas latas de cada produto foram arrecadadas?

    Ervilha - _____

    Atum - _____

    Milho - _____

    Molho de tomate - _____

  1. Represente com uma única multiplicação o total de latas arrecadadas.

    _____

99

Vezes 20, vezes 30, vezes 40...

  1. Para identificar seu material escolar, Talita comprou 3 cartelas com 20 etiquetas cada uma. Quantas etiquetas ela comprou no total?

    Complete a fala que explica como Talita calculou 3 vezes 20 mentalmente.

Imagem: Ilustração. Talita, menina com cabelo encaracolado, tiara e óculos fala: 3 vezes 20 é o mesmo que 3 vezes espaço para resposta dezenas, que são espaço para resposta dezenas. 6 dezenas é o mesmo que 6 vezes espaço para resposta. Então, o resultado é espaço para resposta. Fim da imagem.

Talita comprou _____ etiquetas.

  1. Complete os quadros. Depois, responda às questões.

Quadro I

4 × 20 = _____

4 × 2 × 10 = _____

Quadro II

5 × 30 = _____

5 × 3 × 10 = _____

Quadro III

6 × 40 = _____

6 × 4 × 10 = _____

  1. O que você observou nos resultados das multiplicações de cada quadro?

    _____

  1. Como você calcularia mentalmente o resultado de 8 × 60?

    _____

  1. Cícero trabalha em uma papelaria que cobra 20 centavos de real por fotocópia. Ele quer fazer um quadro informativo com o preço de diferentes quantidades de fotocópia para seus clientes. Ajude Cícero completando o quadro abaixo.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Quantidade de fotocópias

Preço

1

20 centavos

2

_____

3

_____

4

_____

5

_____

100

Multiplicação na reta numérica

  1. Leia e complete com as informações correspondentes.

    Tiago colocou 6 caixas lado a lado no corredor da casa dele. Cada caixa mede 40 centímetros de comprimento. Juntas, elas ocuparam todo o comprimento de uma parede. Qual é a medida do comprimento dessa parede?

    Essa medida pode ser obtida calculando 6 vezes 40 centímetros. Também podemos representar essa multiplicação em uma reta numérica, na qual os números sejam indicados de 40 em 40 centímetros.

Imagem: Ilustração. Seis caixas coloridas lado a lado. Da esquerda para a direita: verde-escuro, roxo, verde-claro, rosa, azul e laranja. Abaixo, reta numérica: 0, 40, 80, espaço para resposta, espaço para resposta, espaço para resposta, espaço para resposta Entre 0 e 40, a expressão: 1 x 40.   Entre 0 e 80, a expressão: 2 x 40.   Entre 0 e espaço para resposta, a expressão: 3 x 40.   Entre 0 e espaço para resposta, a expressão: 4 x 40.   Entre 0 e espaço para resposta, a expressão: 5 x 40.   Entre 0 e espaço para resposta, a expressão: 6 x 40.    Fim da imagem.

Esses números formam uma sequência cujo último número expressa a medida do comprimento total da parede, em centímetro.

Portanto, a medida do comprimento da parede é _____ centímetros.

  1. Complete o esquema abaixo, que indica a distância aproximada, em quilômetro, entre Florianópolis e outras duas capitais brasileiras. Note que cada espaço do esquema tem o mesmo tamanho.
Imagem: Ilustração. Reta numérica com oito pontos, alternando em 100. À esquerda, 0 (Florianópolis), 100, 200, espaço para resposta (Curitiba), espaço para resposta, espaço para resposta, espaço para resposta, espaço para resposta (São Paulo). Fim da imagem.
  1. Qual é a distância aproximada entre Florianópolis e Curitiba? _____
  1. Qual é a distância aproximada entre Florianópolis e São Paulo? _____

101

  1. Ronaldo alinhou 10 tijolos. Cada tijolo mede 30 centímetros de comprimento. Complete a reta numérica que representa essa situação com os números até o 10º tijolo.
Imagem: Ilustração. Dez tijolos lado a lado. Abaixo, reta numérica: 0, 30, 60, 90, 120, 150, espaço para resposta, espaço para resposta, espaço para resposta, espaço para resposta, espaço para resposta. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  • Responda: qual é a medida do comprimento, em metro, desses 10 tijolos alinhados? _____
  1. Rita fez um caminho com pedras quadradas da entrada de sua casa até o portão de saída, como mostra o desenho abaixo.
Imagem: Ilustração. Vista de cima de uma casa à esquerda. Na frente há oito pedras quadradas enfileiradas até o portão à direita. Ao lado, árvores.  Fim da imagem.
  • Se cada pedra tem 60 centímetros de largura, quanto mede todo esse caminho?

    _____

  1. O mapa abaixo mostra a distância em linha reta entre as cidades de Uruguaiana e Santa Cruz do Sul, no estado do Rio Grande do Sul. Leia o que Malu está dizendo e responda à questão feita por ela.
Imagem: Mapa. Rio Grande do Sul. Parte do mapa do Brasil com destaque para o Rio Grande do Sul. Entre Uruguaiana e Santa Cruz do Sul há uma reta numérica com três pontos. Ao lado, a capital: Porto Alegre. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala. No canto superior direito, mapa do Brasil com destaque para a região descrita.  Fim da imagem.

FONTE: Elaborado com base em: IBGE. Atlas geográfico escolar. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2016.

Imagem: Ao lado do mapa, uma mulher com cabelo castanho pergunta: Cada um dos trechos indicados por (um ponto da reta numérica) corresponde a 150 quilômetros. Qual é a distância real entre Uruguaiana e Santa Cruz do Sul?  Fim da imagem.

_____

102

Algoritmos da multiplicação

  1. Yuri organizou suas figurinhas em 5 grupos com 117 figurinhas cada um. Ao todo, quantas figurinhas Yuri tem?

    Complete o cálculo de 5 × 117 por decomposição para saber o número de figurinhas que Yuri tem.

Cálculo por decomposição

Imagem: Conta de multiplicação na vertical. Na parte superior: 117: 100 + 10 + 7. Abaixo, sinal de multiplicação e o número 5. Entre o número 5 e os números acima há uma seta. Em seguida, traço horizontal. Fim da imagem.

Yuri tem _____ figurinhas.

Imagem: Ilustração. Yuri, jovem com cabelo encaracolado segura uma carta. Na frente dele há cinco montes de cartas viradas para baixo sobre uma mesa. Fim da imagem.
  1. Juliana vai se hospedar em um hotel por 6 dias. O valor da diária é 132 reais. Quantos reais ela vai gastar com as diárias?
Imagem: Ilustração. Uma mulher está segurando uma caneta sobre um papel em um balcão. Ao seu lado, uma mulher a observa atrás do balcão. Ao fundo, um relógio e uma placa com a informação: HOTEL.  Fim da imagem.

Complete o cálculo de 6 × 132 usando o algoritmo usual para saber quantos reais Juliana vai gastar.

Cálculo pelo algoritmo usual

Imagem: Conta de multiplicação na vertical. Acima, as siglas: C, D, U. Abaixo, o número 132. Em seguida, sinal de multiplicação e o número 6. Abaixo, traço horizontal e o resultado: espaço para resposta.  
 Fim da imagem.

• Primeiro, multiplicamos as unidades por 6.
6 vezes 2 unidades são 12 unidades, que é o mesmo que 1 dezena e 2 unidades.

• Em seguida, multiplicamos as dezenas por 6.6 vezes 3 dezenas são 18 dezenas.
18 dezenas mais 1 dezena são 19 dezenas, que é o mesmo que 1 centena mais 9 dezenas.

• Depois, multiplicamos as centenas por 6.
6 vezes 1 centena são 6 centenas. 6 centenas mais 1 centena são 7 centenas.

Juliana vai gastar _____ reais com as diárias.

103

  1. Descubra a multiplicação que corresponde ao cálculo mental feito por Viviane.
Imagem: Ilustração. Viviane, jovem com cabelo ondulado fala: Primeiro calculei 3 vezes 100, que é igual a 300. Em seguida, fiz 3 vezes 20, que é igual a 60. Depois, calculei 3 vezes 3, que é igual a 9. Adicionei esses resultados e obtive 369. Fim da imagem.
  1. Em um supermercado, há duas áreas usadas como estacionamento. Em cada uma, há 385 vagas para carros. Quantos carros são necessários para ocupar todas as vagas disponíveis?
Imagem: Ilustração. Vista área de um supermercado. Ao lado há vários carros parados em um estacionamento. Fim da imagem.

Para ocupar todas as vagas são necessários _____ carros.

  1. Calcule o resultado de cada multiplicação.

a)

Imagem: Conta de multiplicação na vertical. Acima, as siglas: C, D, U. Abaixo, o número 121. Em seguida, sinal de multiplicação e o número 5. Abaixo, traço horizontal.  
 Fim da imagem.

b)

Imagem: Conta de multiplicação na vertical. Acima, as siglas: C, D, U. Abaixo, o número 132.Em seguida, sinal de multiplicação e o número 7. Abaixo, traço horizontal.  
 Fim da imagem.

c)

Imagem: Conta de multiplicação na vertical. Acima, as siglas: C, D, U. Abaixo, o número 371. Em seguida, sinal de multiplicação e o número 4. Abaixo, traço horizontal.  
 
 Fim da imagem.

d)

Imagem: Conta de multiplicação na vertical. Acima, as siglas: C, D, U. Abaixo, o número 246. Em seguida, sinal de multiplicação e o número 5. Abaixo, traço horizontal.  Fim da imagem.
  1. Aline quer enfeitar 6 toalhas com fita de seda. Para cada toalha ela usará 45 centímetros de fita. Quantos centímetros de fita de seda ela usará ao todo?

    _____

104

Multiplicação com fatores com mais de um algarismo

  1. No dia das crianças, a escola de Alice distribuiu 14 caixas com 12 marias-moles cada uma. Quantas marias-moles foram distribuídas?

    Para saber a quantidade de marias-moles podemos calcular o resultado de 14 × 12, completando o cálculo abaixo.

Imagem: Conta de multiplicação na vertical. Acima, as siglas: C, D, U. Abaixo, o número 12. Em seguida, sinal de multiplicação e o número 14. Abaixo, traço horizontal e o resultado: 48 (4 x 12). Em seguida, sinal de adição e o número 120 (10 x 12). Abaixo, traço horizontal e o resultado: espaço para Resposta: 168 (4 x 12) + (10 x 12).   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma caixa com a informação: CONTÉM 12 UNIDADES. Ao lado, duas marias-moles brancas. Fim da imagem.

Foram distribuídas _____ marias-moles.

  1. Os pais de Felipe compraram um tablet em 13 parcelas de 123 reais cada uma. Quanto custou o tablet?

    Para saber quanto custou o tablet, podemos calcular o resultado de 13 × 123, completando o cálculo abaixo.

Imagem: Ilustração. Um jovem com cabelo encaracolado está sorrindo e segurando um tablet.  Fim da imagem.
Imagem: Conta de multiplicação na vertical. Acima, as siglas: UM, C, D, U. Abaixo, o número 123. Em seguida, sinal de multiplicação e o número 13. Abaixo, traço horizontal e o resultado: 369. Em seguida, sinal de adição e o número espaço para resposta. Abaixo, traço horizontal e o resultado: espaço para resposta.  Fim da imagem.

O tablet custou _____ reais.

105

Imagem: Ícone: Calculadora. Fim da imagem.

  1. Usando uma calculadora, obtenha o resultado de 12 × 34 sem apertar a tecla Ilustração. Tecla: 2.. Registre os cálculos que você fez.
  1. O gráfico abaixo mostra a quantidade de pessoas que assistiram a um espetáculo no Teatro Verde em uma semana. O ingresso custa 10 reais para quem é estudante e 23 reais para não estudantes. Quantos reais foram arrecadados no total nessa semana?
Imagem: Gráfico de colunas. Espectadores do espetáculo no Teatro Verde. No eixo vertical, a quantidade e no eixo horizontal, o tipo de ingresso.  Estudantes: 384 espectadores.  Não estudantes: 192 espectadores.   Fim da imagem.

Fonte: Teatro Verde, semana de 9 mar. 2023.

  1. Veja como Beatriz calculou o resultado da multiplicação 24 × 22.
Imagem: Ilustração. Caderno com conta de multiplicação na vertical. Acima, o número 20 + 2. Em seguida, sinal de multiplicação e o número 20 + 4. Abaixo, traço horizontal e o resultado: 8 (4 x 2). Abaixo, o número 80 (4 x 20). Em seguida, o número 40 (20 x 2) - à esquerda, o número 1 pequeno. Em seguida, sinal de adição e o número 400. Abaixo, traço horizontal e o resultado: 528.   Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

  1. Elabore, em seu caderno, um problema envolvendo os números 363 e 25 que possa ser resolvido por meio de uma multiplicação. Depois, peça a um colega que o resolva.

106

Situações de divisão

  1. Para a aula de Educação Física, a professora Luciana dividiu os estudantes em equipes e distribuiu 40 bambolês igualmente entre as equipes. Cada equipe recebeu 2 bambolês.

    Quantas equipes foram formadas para essa aula? _____

  1. Veja como Ariane explicou a Felipe de que maneira ela pensou para obter o resultado de 54 dividido por 3.
Imagem: Ilustração. Ariane, jovem com cabelo preso fala: Eu subtraí 3 de 54, depois subtraí 3 do resultado obtido e, assim por diante, fui fazendo subtrações sucessivas até não sobrar nada. Depois, contei quantas vezes subtraí o número 3. Ao lado, Felipe, menino com cabelo curto responde:  Entendi! O resultado da divisão é a quantidade de números 3 que você tirou de 54 até chegar em zero. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. O raciocínio de Ariane está correto? Justifique sua resposta.
  1. Qual foi o resultado encontrado por Ariane nessa divisão? _____

    Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Pense em outra maneira para fazer a divisão de 75 por 5 e escreva o resultado encontrado. Depois converse com o professor e os colegas sobre o modo como você fez essa divisão.
  1. Carla recebeu uma encomenda de 312 salgadinhos que serão entregues em 6 caixas. Em cada caixa, será colocada a mesma quantidade de salgadinhos e não haverá sobra. As caixas vão ficar completas. Veja como Carla fez para descobrir a quantidade de salgadinhos que ela deve colocar em cada caixa.
Imagem: Ilustração. Carla, mulher loira com cabelo curto fala: Para descobrir, dividi o número total de salgadinhos pelo número total de caixas. O resultado é a quantidade de salgadinhos que devo colocar em cada caixa.  Fim da imagem.

Cada caixa foi entregue com quantos salgadinhos?

_____

107

  1. Um time de voleibol comprou 10 pares de meias por 80 reais, no total. Quanto foi pago por 5 desses pares de meias? _____
  1. Leia o que Alice está dizendo e responda à questão.
Imagem: Ilustração. Alice, jovem loira e cadeirante, segura um livro e fala: Todos os dias leio 20 páginas deste livro.  Fim da imagem.
  1. Em um domingo, uma lanchonete vendeu 270 reais em sanduíches.
    1. Se cada sanduíche custa 9 reais, quantos sanduíches foram vendidos nesse dia? _____
    1. Na segunda-feira, a venda de sanduíches foi metade da venda de domingo. Quantos sanduíches foram vendidos na segunda-feira? _____
    1. Elabore uma pergunta envolvendo o número 25 e os dados do problema, para que seja resolvido por meio de uma divisão. Compartilhe sua pergunta com os colegas.

Boxe complementar:

Desafio

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

Reúna-se com um colega para resolver o problema a seguir. Quatro colegas ganharam algumas balas, que foram distribuídas igualmente entre eles, e sobraram 2 balas. Se havia menos de 20 balas, quantas balas eles ganharam para serem distribuídas?

Imagem: Ilustração. À esquerda, três jovens se entreolham e sorriem. À direita, um jovem segura uma sacola com a informação: BALAS.  Fim da imagem.

CRÉDITO: MARCIO GUERRA

Atenção professor: Espera-se que os estudantes percebam que há mais de uma possibilidade de resposta: 6, 10, 14 ou 18 balas. Fim da observação.

Fim do complemento.

108

Divisão exata e não exata

  1. Ana quer distribuir 18 cerejas inteiras igualmente entre 3 bolos, sem que haja sobra.

    Para determinar a quantidade de cerejas que deve colocar em cada bolo, Ana calculou o resultado de 18 ÷ 3.

Imagem: Divisão na chave. À esquerda da chave, o dividendo: 18. À direita da chave, o divisor: 3. Abaixo do dividendo, sinal de subtração e o número 18. Em seguida, traço horizontal e resto: 0. Abaixo da chave, o quociente: 6.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Ana, mulher ruiva com chapéu de cozinheira e avental fala: Quando o resto de uma divisão é zero, dizemos que a divisão é exata. Caso contrário, a divisão é não exata. Na frente dela há três bolos sobre uma mesa.  Fim da imagem.

O resultado encontrado por Ana foi 6. Ela deve colocar 6 cerejas em cada bolo.

  1. Observe a ilustração e complete.
Imagem: Ilustração. Um jovem está com as mãos para cima e fala: Nossa turma de treino de basquete tem 28 integrantes. Na frente dele, uma jovem bate uma bola de basquete no chão e pergunta: Se montarmos times com 5 integrantes cada um, quantos times teremos?  Fim da imagem.

Teríamos _____ times, mas sobrariam _____ integrantes.

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Marlene tinha alguns ovos e colocou-os de 4 em 4 em algumas cestas. Sobraram 3 ovos. Marque com um X, entre os números a seguir, aquele que pode indicar o número de ovos que Marlene tinha.
Imagem: Ilustração. Quatro ovos sobre uma mesa e em cada um há um número: 21, 18, 17, 23.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

109

Divisão por ordens

  1. A prefeitura de um município comprou 268 mudas de árvores frutíferas para distribuir igualmente entre 4 parques. Luís ficou encarregado de fazer a distribuição. Para saber quantas mudas seriam plantadas em cada parque, ele dividiu 268 por 4. Veja como Luís fez essa divisão.
Imagem: Ilustração. Cinco mudas de árvores.   Fim da imagem.

268 ÷ 4

Imagem: Esquema. 268 = 200. dividido por 4 = 50. Mais. 60 dividido por 4 = 15 mmais 8 dividido por 4 = 2. Ao lado, conta de adição na vertical. Acima, o número 50. Em seguida, 15. Abaixo, sinal de adição e o número 2. Em seguida, traço horizontal e o resultado: 67. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Quantas mudas de árvores foram plantadas em cada parque?

    Explique a um colega o cálculo que Luís fez.

    Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

  1. No ano passado, 844 mudas de flores foram distribuídas igualmente entre esses parques. Quantas mudas de flores cada parque recebeu? Calcule e compare a resposta com a de seu colega.
  1. Complete a explicação de Regina.

    Regina explicou como fez para dividir 1.055 por 5.

Imagem: Ilustração. Uma jovem com cabelo preso aponta para frente e fala: Primeiro, dividi 1.000 por 5. O resultado foi espaço para resposta. Depois, dividi 50 por 5, e o resultado foi espaço para resposta. No fim, dividi espaço para resposta por 5, que é igual a espaço para resposta. Adicionei os quocientes parciais, e o resultado foi espaço para resposta. Fim da imagem.

110

  1. Marque com um X somente as alternativas nas quais a frase apresenta informações verdadeiras.

( )

Imagem: Ilustração. Placa com a informação: O quociente da divisão 484 ÷ 4 é igual a: 100 + 20 + 1.   Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. Placa com a informação: Dividindo 333 por 3, obtemos o resultado igual a: 1 + 1 + 1.  Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. Placa com a informação: O quociente da divisão 848 ÷ 4 é igual a: 200 + 1 + 2.  Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. Placa com a informação: Dividindo 999 por 3, obtemos o resultado igual a: 300 + 30 + 3.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Calcule mentalmente o quociente e o resto de cada divisão.
    1. 693 ÷ 3
    1. 842 ÷ 2
    1. 489 ÷ 4
    1. 508 ÷ 5
  1. Observe a divisão que Luís fez.
Imagem: Ilustração. Caderno com as informações: 375 ÷ 3.  375 = 300 (÷ 3 = 100) + 70 (÷ 3 = 20 com resto 10) + adição na vertical: Na parte superior, o número 5. Abaixo, sinal de adição e o número 10 (Resposta: resto). Em seguida, traço horizontal e o resultado: 15 ÷ 3 = 5. Ao lado, conta de adição na vertical. Na parte superior, o número 100. Abaixo, o número 20 e em seguida, sinal de adição e o número 5. Abaixo, traço horizontal e o resultado: 125.  375 ÷ 3 = 125.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Agora, explique a um colega os cálculos de Luís.
  1. Calcule a divisão de 656 por 5 usando o mesmo procedimento de Luís. Qual foi o resultado encontrado?

111

Algoritmos da divisão

  1. Um livro tem 87 páginas distribuídas igualmente entre 3 capítulos. Quantas páginas tem cada capítulo desse livro?

    Veja como Mariana resolveu esse problema e complete com os valores correspondentes.

Imagem: Ilustração. Mariana, mulher com cabelo castanho fala: Para resolver esse problema, precisamos dividir 87 por 3.  Fim da imagem.

Dividimos 8 dezenas por 3.

Obtemos 2 dezenas, e sobram 2 dezenas.

Imagem: Divisão na chave. À esquerda da chave, as siglas: D, U e o dividendo: 87. À direita da chave, o divisor: 3. Abaixo do dividendo, sinal de subtração e o número 6 (2 x 3 = 6). Em seguida, traço horizontal e resto: 2. Abaixo da chave, o quociente: 2 (D).  Fim da imagem.

As 2 dezenas que restaram e as 7 unidades formam 27 unidades.

Imagem: Divisão na chave. À esquerda da chave, as siglas: D, U e o dividendo: 87. À direita da chave, o divisor: 3. Abaixo do dividendo, sinal de subtração e o número 6. Em seguida, traço horizontal e resto: 2 e ao lado, o número 7. Abaixo da chave, o quociente: 2 (D).  Fim da imagem.

Dividimos 27 unidades por _____.

Obtemos _____ unidades e sobra _____ unidade.

Imagem: Divisão na chave. À esquerda da chave, as siglas: D, U e o dividendo: 87. À direita da chave, o divisor: 3. Abaixo do dividendo, sinal de subtração e o número 6. Em seguida, traço horizontal e resto: 2 e ao lado, o número 7. Abaixo, sinal de subtração e o número 27 (9 x 3 = 27). Em seguida, traço horizontal e o resto: 0. Abaixo da chave, o quociente: 2 (D), 9 (U).  Fim da imagem.

87 ÷ 3 = _____

O quociente da divisão 87 ÷ 3 é _____, e o resto é _____.

Então, cada um dos 3 capítulos do livro tem _____ páginas.

Para ter certeza de que a divisão foi feita corretamente, podemos calcular (divisor × quociente + resto) e verificar se o resultado é igual ao dividendo, que nesse caso é o total de páginas do livro (87).

Imagem: Ilustração. Lousa com divisão na chave. À esquerda da chave, o dividendo: 87. À direita da chave, o divisor: 3. Abaixo do dividendo, o resto: 0. Abaixo da chave, o quociente: 29. Ao lado, conta de multiplicação na vertical. Na parte superior, o número 29 (acima do número 2 há o número 2 pequeno). Em seguida, sinal de multiplicação e o número 3. Abaixo, traço horizontal e o resultado: 87.  87 + 0 = 87.   Fim da imagem.
  1. 69 ÷ 3
  1. 76 ÷ 4
  1. 86 ÷ 5

112

Jogo: Restou, ganhou!

Material: 36 cartas numeradas de 1 a 9 (4 cartas de cada algarismo), que devem ser confeccionadas em cartolina pelos jogadores, papel e lápis para anotações.

Imagem: Ícone: Grupo. Fim da imagem.

Jogadores: 2, 3 ou 4.

Regras:

Imagem: Ilustração. Quatro jovens estão sentados em círculo. Um deles está segurando uma caneta sobre um papel com uma conta de divisão na chave 24 dividido por 3 e 42 dividido por 3. Entre eles há três cartas com os números: 2 e 4 (dividendo) e 3 (divisor). Em volta há papéis e canetas.  Fim da imagem.

113

Questões sobre o jogo

  1. Em cada jogada, é bom obter resto zero para a divisão? Por quê?
Imagem: Ilustração. Um jovem com cabelo castanho comprido fala: 99 ÷ 9, 24 ÷ 6 e 49 ÷ 7.  45 ÷ 5 e 24 ÷ 4.   Fim da imagem.
  1. Um jogador tirou as cartas Ilustração. Carta 4. e Ilustração. Carta 7. para o dividendo e a carta Ilustração. Carta 4. para o divisor. Em qual das duas situações, 47 ÷ 4 ou 74 ÷ 4, ele obterá maior resto?

    _____

  1. Qual é a maior pontuação que um jogador pode obter em uma jogada? Exemplifique uma combinação de cartas para essa situação. _____
  1. Responda às questões.
    1. Na situação abaixo, a menina está feliz porque obteve a maior pontuação possível na jogada.

      Qual é o número da carta que está na mão esquerda da menina?

      _____

Imagem: Ilustração. Dois jovens estão sentados e um deles está segurando uma carta com o número 5. Entre eles há uma carta virada com o número 9 e ao lado, duas cartas viradas para baixo (dividendo). Ao lado há papéis e lápis.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Dois jovens ajoelhados. Entre eles há três montes de cartas. Duas estão viradas para baixo (dividendo) e uma virada para cima com o número 1. Ao lado há papéis e lápis. Fim da imagem.

114

Divisor com dois algarismos

  1. Qual é o resultado da divisão 814 ÷ 13? Complete a resolução a seguir.

Como 8 centenas divididas por 13 não resultam em centena, dividimos 81 dezenas por _____.

Imagem: Divisão na chave. À esquerda da chave, as siglas: C, D, U e o dividendo: 814. À direita da chave, o divisor: 13.   Fim da imagem.

Dividindo 81 dezenas por _____, obtemos 6 dezenas e restam 3 dezenas.

3 dezenas e 4 unidades formam _____ unidades.

Imagem: Divisão na chave. À esquerda da chave, as siglas: C, D, U e o dividendo: 814. À direita da chave, o divisor: 13. Abaixo do dividendo, sinal de subtração e o número 78. Em seguida, traço horizontal e resto: 034. Abaixo da chave, o quociente: 6 (D).  Fim da imagem.

Rascunho

1 × 13 = 13

2 × 13 = 26

3 × 13 = 39

Imagem: Conta de multiplicação na vertical. Na parte superior, o número 13 (acima do número 1, o número 2 pequeno). Em seguida, sinal de multiplicação e o número 7. Abaixo, traço horizontal e o resultado: 91.   Fim da imagem.
Imagem: Conta de multiplicação na vertical. Na parte superior, o número 13 (acima do número 1, o número 1 pequeno). Em seguida, sinal de multiplicação e o número 6. Abaixo, traço horizontal e o resultado: 78.   Fim da imagem.

Dividimos _____ unidades por _____.

Obtemos _____ unidades, e restam _____ unidades.

Imagem: Divisão na chave. À esquerda da chave, as siglas: C, D, U e o dividendo: 814. À direita da chave, o divisor: 13. Abaixo do dividendo, sinal de subtração e o número 78. Em seguida, traço horizontal e resto: 034. Abaixo, sinal de subtração e o número 26. Em seguida, traço horizontal e o resto: 08. Abaixo da chave, o quociente: 6 (D), 2 (U).  Fim da imagem.

814 ÷ 13 = _____, e restam _____.

  1. Veja como Marina fez uma divisão por estimativas.
Imagem: Ilustração. Marina, menina com cabelo castanho e curto fala: Quantos 3 cabem em 192? Estimei que coubessem 60, pois 60 x 3 = 180, mas ainda restaram 12 para dividir por 3. Quantos 3 cabem em 12? Com certeza 4, pois: 4 x 3 = 12. O quociente dessa divisão é a soma dos quocientes parciais: 60 + 4 = 64.  Fim da imagem.
  1. Qual foi a divisão feita por Marina? Qual foi o resultado dessa divisão?

    _____

    Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

    Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Faça como Marina e calcule o resultado da divisão 965 ÷ 7.

115

  1. Breno tem 264 m de arame para cercar um curral retangular. Veja o esquema abaixo. Com esse arame, é possível dar quantas voltas completas ao redor do curral?

    _____

Imagem: Ilustração. Esquema que Breno fez do curral: um terreno com formato de retângulo com 4 m de largura e 8 m de comprimento.  Fim da imagem.
  1. Observe o exemplo e determine o fator que falta em cada caso.
Imagem: Ilustração. Uma menina segura um papel com a conta: 16 x quadrado vermelho = 240.  Divisão na chave. À esquerda da chave, o dividendo: 240. À direita da chave, o divisor: 16. Abaixo do dividendo, o número 80 e em seguida, o número 0. Abaixo da chave, o quociente: 15. Quadrado vermelho = 15.    Fim da imagem.

45 × Ilustração. Quadrado verde.= 810

Ilustração. Quadrado verde.= _____

31 × Ilustração. Quadrado roxo.= 6.541

Ilustração. Quadrado roxo.= _____

93 × Ilustração. Quadrado azul.= 6.417

Ilustração. Quadrado azul.= _____

  1. Uma empresa de transportes dispõe de vários ônibus. Cada um acomoda 36 pessoas por viagem. Para realizar uma excursão que levará 457 estudantes, quantos ônibus, no mínimo, serão necessários?

    _____

Imagem: Ilustração. Jovens em fila ao lado de um ônibus amarelo com a porta aberta. Ao fundo, árvores.  Fim da imagem.
  1. Crie um problema que possa ser resolvido por meio de uma divisão exata e outro que possa ser resolvido por uma divisão não exata. Depois, peça a um colega que os resolva.

    _____

116

Estimativas

  1. Marcos pretende comprar a lavadora de roupas representada abaixo, pagando o valor total em 4 parcelas iguais. Para saber quanto ele pagará em cada parcela, fez a seguinte estimativa.
Imagem: Ilustração. Um homem calvo pensa: Sei que 1.185 reais está próximo de 1.200 reais e que 1.200 ÷ 4 = 300. Portanto, pagarei aproximadamente 300 reais em cada prestação. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma lavadora de roupas. Acima, placa com a informação: 1.185 reais.  Fim da imagem.
  1. 5.483 ÷ 5 = _____
  1. 6.272 ÷ 3 = _____
  1. 4.813 ÷ 8 = _____
  1. 1.426 ÷ 7 = _____
  1. Catarina foi a uma loja comprar 6 camisetas, no valor de 47 reais, para presentear seus sobrinhos. Para saber se o dinheiro que levou era suficiente, ela fez o seguinte cálculo:
Imagem: Ilustração. Catarina, mulher loira olha para cima e pensa: Como 47 está próximo de 50, calculo 50 x 6, que resulta em 300. Como tenho 300 reais na bolsa, comprarei as camisetas. Fim da imagem.
  1. 883 × 5 = _____
  1. 521 × 4 = _____
  1. 393 × 8 = _____
  1. 431 × 6 =_____

117

  1. Letícia pagará 20 prestações de 77 reais pelos móveis que comprou. Quanto ela pagará aproximadamente por essa compra?
  1. Uma instituição de acolhimento precisa arrecadar, no mínimo, 2.745 reais para pagar a reforma do telhado. Para isso, venderá 100 toalhas que foram confeccionadas por voluntários.

    Para arrecadar a quantia necessária, qual deve ser aproximadamente o valor de venda de cada toalha? Justifique sua resposta.

    _____

Imagem: Ilustração. Toalhas coloridas dobradas e empilhadas. Fim da imagem.
  1. Escreva um problema em que o cálculo aproximado de um quociente ou de um produto seja suficiente para resolvê-lo.

    _____

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Calculadora. Fim da imagem.

  1. Retome as operações realizadas nesta página e na página anterior, efetuando as operações indicadas com o auxílio de uma calculadora. Compare os resultados com os valores estimados por você e verifique se os valores estão próximos.

118

Relação entre multiplicação e divisão

  1. Observe os vasos com flores e, depois, responda às questões.
Imagem: Ilustração. Vaso rosa com seis flores vermelhas. Em seguida, vaso azul com seis flores rosa. Ao lado, vaso vermelho com seis flores amarelas. Em seguida, vaso verde com seis flores vermelhas. À direita, vaso roxo com seis flores brancas.   Fim da imagem.
  1. Quantas flores há no total? Nessa situação, que multiplicação tem como resultado o número total de flores? _____
  1. Podemos dizer que as 30 flores estão divididas igualmente entre 5 vasos. Nessa situação, que divisão tem como resultado o número de flores de cada vaso? _____
  1. Podemos dizer, também, que as 30 flores estão distribuídas em vasos com 6 flores cada um. Nessa situação, que divisão tem como resultado o número de vasos? _____
    • Observe que os números 5, 6 e 30 podem ser relacionados por meio de duas multiplicações e de duas divisões.

      5 × 6 = 30

      6 × 5 = 30

      30 ÷ 6 = 5

      30 ÷ 5 = 6

  1. Escreva duas multiplicações e duas divisões usando somente os três números em cada caso, sem repeti-los.
Imagem: Ilustração. Papel com os números: 2, 5 e 10.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Papel com os números: 18, 6 e 3.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Papel com os números: 20, 4 e 5. Fim da imagem.

119

  1. Veja os cálculos que Juliana fez para conferir uma divisão.
Imagem: Ilustração. Juliana, mulher com cabelo ondulado fala: Eu precisava saber quantos grupos de 4 pessoas poderiam ser formados com 36 pessoas. Então, dividi 36 por 4 e obtive o resultado 9, ou seja, 9 grupos. Para saber se minha divisão estava certa, fiz 4 vezes 9 e obtive 36. Então, tive certeza de ter calculado corretamente. Atrás dela, lousa com as contas: 36 ÷ 4 = 9; 4 x 9 = 36.  Fim da imagem.
  1. 48 ÷ 6 = 8
  1. 36 ÷ 5 = 4
  1. 45 ÷ 9 = 5
  1. 27 ÷ 3 = 8
  1. 64 ÷ 8 = 8
  1. ) 1.000 ÷ 10 = 100

Imagem: Ícone: Calculadora. Fim da imagem.

  1. Responda às questões.
    1. Tânia apertou as seguintes teclas na calculadora: Ilustração. Teclas: 8, 4, ?, 4, =. , e no visor apareceu 21.

      Que operação Tânia fez?

      Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

    1. Tendo no visor 21, desenhe as teclas que Tânia deve apertar para que volte a aparecer 84.
  1. Descubra o número em que cada criança pensou e escreva-os.
Imagem: Ilustração. Leandro, jovem com cabelo preto e curto fala: Pensei em um número e, depois, o multipliquei por 7. O resultado foi 63. Na frente dele, Marisa, jovem com cabelo castanho e comprido diz: Pensei em um número e o dividi por 4. Obtive como resultado 25. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

120

Compreender problemas

Para resolver

Problema 1

Para preparar um churrasco, Marcos comprou 5 kg de linguiça, 3 kg de picanha e 2 kg de coração de frango, no açougue perto de sua casa.

Observe na tabela o preço de cada produto. Quanto Marcos gastou no total?

_____

Tabela de preços

Tabela: equivalente textual a seguir.

Produto

Preço do quilograma

Asa de frango

11 reais

Linguiça

12 reais

Coração de frango

16 reais

Contrafilé

20 reais

Picanha

36 reais

Fonte: Tabela de preços do açougue (maio 2023).

Imagem: Ilustração. Um homem com boné e avental está segurando um instrumento sobre uma churrasqueira com carnes. Ao seu lado há um prato e um rolo de papel sobre uma mesa.  Fim da imagem.

Problema 2

Um prédio tem 21 andares, e cada andar tem 4 apartamentos. Todos os apartamentos têm 3 dormitórios e são habitados por 4 pessoas cada um.

Quantas pessoas moram nesse prédio?

_____

Imagem: Ilustração. Um prédio amarelo e alto. Ao fundo, mais prédios e árvores.   Fim da imagem.

Problema 3

Um recém-nascido tem aproximadamente 300 ossos e, à medida que vai crescendo, alguns ossos se juntam, formando um só osso. Os adultos têm 206 ossos, dos quais 27 estão em cada mão.

Qual é o total de ossos das duas mãos de 15 adultos?

_____

Imagem: Ilustração. Um esqueleto humano.   Fim da imagem.

121

Para refletir

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

1. Quais dados são necessários para responder à questão do Problema 1?

  1. Observe os cálculos registrados abaixo.

    5 × 12

    3 × 36

    2 × 16

    5 + 3 + 2

    2 × 20

    60 + 108 + 32

    3 × 11

    Quais dos cálculos acima são necessários para resolver o Problema 1? Circule-os.

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Você usou todos os dados do Problema 2 para resolvê-lo? Converse com um colega e verifiquem se há dados desnecessários no enunciado.
  1. A professora Teresa pediu aos estudantes dela que reescrevessem o Problema 3 de modo que só permanecessem as informações necessárias para resolvê-lo. Veja como ficaram os enunciados de Joaquim e de Lucas.
Imagem: Ilustração. Papel verde com o texto: Joaquim - Quando uma pessoa é adulta, tem 27 ossos em cada mão. Se contarmos os ossos das duas mãos de 15 adultos, quantos ossos serão?   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Papel amarelo com o texto: Lucas - Um recém-nascido tem aproximadamente 300 ossos e, à medida que vai crescendo, alguns ossos se juntam, formando um só osso. Se contarmos os ossos das duas mãos de 15 adultos, quantos ossos serão? Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Qual desses novos enunciados está adequado ao pedido da professora? Explique sua escolha.

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

  1. Reúna-se com um colega e façam o que se pede.
    1. Inventem outros dados para o Problema 1 de modo que todas as informações da tabela sejam utilizadas para responder à questão do problema.
    1. Com base nos dados do Problema 2, inventem outra questão de modo que a informação do número de dormitórios seja necessária.
    1. Criem uma questão com base nos dados do Problema 3 de modo que a informação do número de ossos de um recém-nascido e a de um adulto sejam necessárias.

122

A Matemática me ajuda a ser

... uma pessoa que valoriza e respeita a cultura dos povos indígenas

Leia o relato abaixo, que descreve a Matemática usada por crianças da Escola do Diaurum, localizada no Parque Indígena do Xingu, no estado de Mato Grosso.

[...] Wenhoron Suyá nos avisa que há uma cerimônia de timbó perto da aldeia suyá. Ele convida Tarinu e outros colegas da escola para participar do evento. O grupo parte em seguida, levando consigo um carregamento de lanças, flechas, cestas, peneiras e farinha de mandioca. [...] A viagem foi um sucesso. O peixe é distribuído pelos Suyá a todos aqueles que vieram ao porto. [...]

[...] No dia seguinte, Wenhoron Suyá apresentou os números que ele coletou durante a expedição para os colegas de classe. Ele havia contado os peixes cuidadosamente (57 grandes, 98 médios e 168 pequenos). A partir dessas informações, vários [problemas] foram criados, com o intuito de praticar as quatro operações. [...]

[...] O primeiro [problema] a que nos dedicamos foi:

Ontem à noite peguei 10 peixes. Dei 3 para meu irmão. Quantos peixes tenho agora?

Tarinu Juruna explicou seu raciocínio:

“Fiquei com 13 peixes porque, quando eu dou alguma coisa para meu irmão, ele me paga de volta em dobro”.

Robtokti Suyá também obteve 13 como resposta:

“Eu dei 3 peixes para meu irmão, então 10 mais 3 é igual a 13”. [...]

“Quando os Suyá dão alguma coisa para alguém, isso não quer dizer que a gente fica com menos.” [...]

FERREIRA, Mariana Kawall Leal (org.). Ideias matemáticas de povos culturalmente distintos. São Paulo: Global, 2002. (Série Antropologia e educação). p. 55-56.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma floresta. No centro há uma área com ocas em círculo. Ao fundo, um lago.  Fim da imagem.

LEGENDA: Parque Indígena do Xingu, município de Querência, Mato Grosso, em 2018. FIM DA LEGENDA.

123

Tome nota

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.
  1. Em que lugar se passam os acontecimentos relatados?
  1. Quem são Wenhoron Suyá, Tarinu Juruna e Robtokti Suyá?

    _____

  1. Quantos peixes, ao todo, foram pescados? _____

Reflita

  1. Qual resultado é esperado para o problema relatado no texto usando nossa maneira de raciocinar? _____
  1. Qual das histórias em quadrinhos representa o raciocínio usado por Tarinu na resolução do problema relatado no texto? _____

a)

Imagem: Ilustração. À esquerda, um dia... um homem com cabelo encaracolado segura uma bandeja com peixes com a mão direita e com a mão esquerda estendida, ele segura três peixes. Na frente dele, um homem calvo está com as mãos estendidas. À direita, outro dia... o homem com cabelo encaracolado está sorrindo com as mãos estendidas. Na frente dele, o homem calvo está segurando três peixes.    Fim da imagem.

b)

Imagem: Ilustração. À esquerda, um dia... um homem com cabelo encaracolado segura uma bandeja com peixes com a mão direita e com a mão esquerda estendida, ele segura três peixes. Na frente dele, um homem calvo está com as mãos estendidas. À direita, outro dia... o homem com cabelo encaracolado está sorrindo e segurando três peixes com a mão esquerda estendida. Na frente dele, o homem calvo está segurando três peixes com a mão esquerda e com a mão direita estendida.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Grupo. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Debata com seus colegas.
    1. O que você entende da afirmação de Robtokti Suyá: “Quando os Suyá dão alguma coisa para alguém, isto não quer dizer que a gente fica com menos”?
    1. Quando você dá alguma coisa para uma pessoa, você espera receber algo em troca?

124

Compreender informações

Possibilidades

  1. Na escola em que Ana estuda, estão rifando uma bicicleta. A rifa tem 100 números, mas somente um será sorteado. Ana comprou 3 números dessa rifa, e Adriano, 4 números.
Imagem: Ilustração. Uma bicicleta amarela e vermelha. Fim da imagem.
  1. Há quantas possibilidades de sorteio nessa rifa?

    _____

  1. Se Ana comprou 3 números, quantas possibilidades ela tem de ser sorteada?

    _____

  1. Quantas possibilidades Adriano tem de ser sorteado?

    _____

  1. Quem tem mais chance de ser sorteado, Ana ou Adriano? Justifique sua resposta.

    _____

  1. Uma pessoa que comprou 1 número dessa rifa terá mais ou menos chance de ser sorteada que Ana? Por quê?

    _____

  1. Quantos números deveriam ser comprados para que se tenha certeza de ganhar a bicicleta? Justifique sua resposta.

    _____

125

  1. Raquel esqueceu a senha de sua conta bancária, que é composta de quatro dígitos. Ela lembra apenas que a senha é formada pelos números 6, 7, 8 e 9, mas não lembra a ordem em que eles devem ser digitados.
Imagem: Ilustração. Uma mulher com cabelo preso está na frente de uma caixa eletrônico. Fim da imagem.
  1. Complete a lista a seguir com as possibilidades de senha da conta bancária de Raquel.

    6.789, 7.689, 8.679, 9.678

    6.798, 7.698, 8.697, 9.687

    6.879, 7.869, 8.769, 9.768

    6.897, 7.896, 8.796, _____

    6.978, 7.968, _____, _____

    6.987, 7.986, _____, _____

  1. Há quantas possibilidades de formar a senha bancária com esses 4 números?

    _____

  1. Se Raquel lembrar o primeiro número de sua senha, a chance de ela digitar a senha correta será maior ou menor? Justifique sua resposta.

    _____

  1. Raquel só pode digitar a senha incorreta em duas tentativas, pois na terceira digitação incorreta o cartão será bloqueado e ela não poderá movimentar sua conta. Se ela lembrar os dois primeiros números de sua senha, conseguirá movimentar a conta? Converse com o professor e os colegas.

    _____

126

O que você aprendeu

  1. João fez dois mosaicos em uma malha quadriculada, mas acabou derrubando tinta branca em cima deles e manchou os dois.

Mosaico 1

Imagem: Ilustração. Retângulo com dez colunas e sete fileiras de quadradinhos coloridos. No centro há uma mancha branca.  Fim da imagem.

Mosaico 2

Imagem: Ilustração. Retângulo com sete colunas e seis fileiras de quadradinhos coloridos. No centro há uma mancha branca.   Fim da imagem.
  1. Quantos quadradinhos tinha o mosaico 1 antes de manchar?

    _____

  1. E o mosaico 2? _____
  1. Quantos quadradinhos o mosaico 1 tinha a mais que o mosaico 2?

    _____

  1. Em uma festa, todos os convidados beberam a mesma quantidade de copos de suco. Se Sílvia serviu 24 copos de suco para 12 convidados, quantos copos de suco ela serviu para outros 18 convidados? _____

    3. Leia o que as meninas disseram e responda às questões.

Imagem: Ilustração. Sandra, menina com cabelo preso fala: Primeiro calculei 4 vezes 40 e, depois, calculei 4 vezes 3. Em seguida, adicionei os dois resultados. Na frente dela, Taís, menina com cabelo preto diz: Eu fiz primeiro 4 vezes 30 e, depois, 4 vezes 4. Então, adicionei os dois resultados. Fim da imagem.
  1. Invente um problema que possa ser resolvido por meio da multiplicação 13 × 15.

    Depois, peça a um colega que o resolva.

127

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

  1. Faça estimativas e escreva um resultado aproximado para cada operação. Depois, compare seus resultados com os de um colega.
  1. 8 × 32
  1. 15 × 31
  1. 238 ÷ 12
  1. 438 ÷ 11

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. André afirmou que 3 latinhas de 355 mL têm a mesma capacidade que uma garrafa de 1 L. André está certo? Por quê?
Imagem: Ilustração. André, menino com cabelo castanho-escuro e curto segura uma latinha sobre uma mesa, ao lado de uma garrafa e fala: Lembre-se de que 1 L é o mesmo que 1.000 mL.  Fim da imagem.
  1. Complete o quadro e depois responda às questões.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Fatores

Produto

11 e 13

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12 e 12

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15 e 17

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16 e 16

_____

  1. Comparando o resultado de 11 × 13 com o resultado de 12 × 12, o que você observa?

    _____

  1. E o que você observa ao comparar o resultado de 15 × 17 com o de 16 × 16?

    _____

Autoavaliação

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.