128

UNIDADE 5. Grandezas e medidas

Boxe Complementar

Para refletir...

Estime quantas estantes iguais à da cena é possível colocar entre a estante branca e o quadro de moldura amarela.

_____

Quantos quadros brancos cabem na altura da parede?

_____

Se o quadro branco tem 1 m de altura por 80 cm de largura, então quais são as medidas da altura e da largura, aproximadamente, da parede vermelha?

_____

Fim do Complemento

129

Imagem: Ilustração. À esquerda, uma mulher loira com cabelo preso está de costas e segurando uma caixa com livros. Na frente dela, uma mulher com cabelo preto e comprido está sentada em um banquinho e segurando brinquedos. Ao seu lado, um menino está em pé e segurando uma caixa com brinquedos. Entre eles há uma caixa fechada e duas caixas com brinquedos no chão. Ao fundo, um senhor está segurando uma caixa na frente de uma estante branca. Ao seu lado há uma parede vermelha com espaço para mais duas estantes. Em seguida, na parede vermelha, na parte inferior há quatro quadros brancos com bordas coloridas (amarelo, verde-claro e verde-escuro). Na parte superior há três fotografias em um espaço onde caberia mais um quadro branco. À direita, um homem está agachado e segurando um pano sobre um banquinho. Ao seu lado, uma menina está ajoelhada e colocando um banquinho sobre um tapete. Atrás deles, uma mulher está passando um pano em uma parede colorida e um jovem está varrendo o chão. Fim da imagem.

130

Medidas de comprimento

Metro, centímetro e milímetro

  1. Pedro é mestre de obras e, em seu trabalho, faz muitas medições. Observe as imagens e complete.
Imagem: Ilustração. Pedro, um jovem com boné e macacão está segurando uma régua ao lado de um pedaço de madeira. Ele pensa: Esta madeira tem 120 cm de comprimento, mas preciso de uma que meça exatamente 1 metro. Então, vou cortar espaço para resposta centímetros dela. Ao lado da madeira, na parte superior, a medida: 20 cm e na parte inferior: 1 m = 100 cm.    Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um muro de tijolos com uma camada de argamassa na parte superior. Ao lado, uma lupa e destaque para a camada de argamassa com 1 cm = 10 mm de espessura. Ao lado, Pedro olha para cima e pensa: Esta argamassa tem 8 milímetros de espessura. Preciso aumentar sua medida em 2 milímetros para ficar com 1 centímetro de espessura. Fim da imagem.

O metro, o centímetro e o milímetro são unidades usadas para medir _____.

Um metro corresponde a _____ centímetros.

Um centímetro corresponde a _____ milímetros.

_____ cm = 1 m

1 cm = _____ mm

Indicamos:

• 1 metro por 1 m

• 1 centímetro por 1 cm

• 1 milímetro por 1 mm

  1. Escreva o nome de um objeto cujo comprimento meça, aproximadamente, cada um dos valores a seguir. Para isso, faça estimativas para escolher os objetos.
    1. 2 metros. _____
    1. 15 centímetros. _____
    1. 1 metro e 20 centímetros. _____
    1. 4 metros. _____

131

  1. Observe as figuras e escreva a medida do comprimento de cada uma.

a)

Imagem: Ilustração. Um apontador deitado e abaixo há uma régua. A ponta esquerda está no número 0 e a ponta direita no número 2,5.    Fim da imagem.

_____

b)

Imagem: Ilustração. Um clipe deitado e abaixo há uma régua. A ponta esquerda está no número 2 e a ponta direita no número 5.   Fim da imagem.

_____

c)

Imagem: Ilustração. Uma borracha deitada e abaixo há uma régua. A ponta esquerda está no número 0 e a ponta direita no número 3,8.   Fim da imagem.

_____

  1. Usando uma régua, meça o comprimento de cada figura.

a)

Imagem: Ilustração. Um parafuso com 3 cm de comprimento.  Fim da imagem.

_____

b)

Imagem: Ilustração. Uma porca com 2 cm de comprimento. Fim da imagem.

_____

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Leia as falas e descubra a medida da altura de Carla.
Imagem: Ilustração. À esquerda, Tatiana, mulher com cabelo castanho fala: Eu sou 15 cm mais alta que Lúcia.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Lúcia, mulher com cabelo encaracolado diz: Eu sou 12 cm mais baixa que Carla.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Carla, mulher loira fala: A Tatiana tem 1 m e 70 cm de altura. Fim da imagem.

A medida da altura de Carla é _____.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Responda às questões.
    1. Em que situação a diferença de 1 centímetro em uma medida de comprimento pode ser importante?
    1. Em que situação a diferença de 1 metro em uma medida de comprimento pode não ser importante?

132

Quilômetro e metro

  1. Faltam 50 metros para Vladimir completar a corrida de 1 quilômetro.

    Ao final da corrida, Vladimir terá percorrido _____ metros ou 1 quilômetro.

    • Um quilômetro corresponde a _____ metros.
Imagem: Ilustração. Vladimir, jovem com cabelo encaracolado e uniforme azul está correndo em uma pista. Ao seu lado, uma placa com a informação: 950 metros. Ao fundo, um jovem está correndo com os braços levantados e atravessando a faixa de chegada. Acima dele, placa com a informação: CORRIDA DE 1 QUILÔMETRO.   Fim da imagem.

Indicamos: 1 quilômetro por 1 km

_____ m = 1 km

  1. Faça estimativas e responda às questões.
    1. A distância de sua casa à escola em que você estuda é maior ou menor que 1 quilômetro? _____
    1. Escreva o nome de 2 lugares aos quais você costuma ir que ficam a uma distância de mais de 1 quilômetro de sua casa. _____
  1. Francisco caminha todos os dias em volta de um parque retangular, conforme representado abaixo. Se em uma manhã ele deu 1 volta completa em torno do parque, a distância percorrida foi maior ou menor que 1 quilômetro? Justifique sua resposta.
Imagem: Ilustração. Vista aérea de um parque com várias árvores. No centro há um lago e uma pedra. Em volta há uma pista com 200 m de largura e 600 m de comprimento. Fim da imagem.

_____

133

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Leia as falas e descubra quem percorreu a maior distância.
Imagem: Ilustração. À esquerda, Marilene, mulher com cabelo encaracolado fala: Eu percorri meio quilômetro por um caminho.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. José, homem com cabelo preto diz: Faltaram 400 metros para eu completar 1 quilômetro de caminhada.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Pedro, homem careca fala: Eu andei 700 metros por uma estrada.  Fim da imagem.

Quem percorreu a maior distância foi _____.

  1. Bianca e Alexandre percorriam trilhas diferentes e se encontraram em uma área de descanso. Leia o diálogo entre eles e, depois, responda às questões.
Imagem: Ilustração. À esquerda, Bianca, mulher com cabelo ondulado, olha para cima e fala: Eu andei 1 km e 450 m e fiz uma parada para descansar. Depois, andei mais 2 km e 330 m. À direita, Alexandre, homem com cabelo castanho está com a mão sobre a testa. Ele diz: Eu andei 3 km e 860 m. Atrás deles há uma placa e plantas. Fim da imagem.
  1. Qual deles percorreu a maior distância? _____
  1. Quantos metros um deles andou a mais que o outro?

    _____

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Faça uma estimativa e marque com um X a resposta correta.

    A cada salto dado por um canguru, ele percorre pouco mais de 2 metros em uma linha reta horizontal. Se continuar saltando em frente sem sair dessa linha reta, quantos saltos serão necessários para que ele fique a uma distância de 1 quilômetro do ponto de partida?

    ( ) Mais de 500 saltos.

    ( ) Menos de 500 saltos.

134

Perímetro de uma figura

  1. Ivan deu uma volta ao redor do terreno da casa do tio dele. Quantos metros ele percorreu no total?
Imagem: Ilustração. Ivan, jovem com cabelo encaracolado aponta para o lado e fala: Para saber quantos metros eu percorri, podemos calcular a medida do perímetro do terreno.   Fim da imagem.

Perímetro é o comprimento do contorno de uma figura.

Imagem: Ilustração. vista de cima de um terreno com cinco lados e em cada um há uma medida: 12 m, 10 m, 10 m, 6 m, 18 m.   Fim da imagem.

18 + 12 + _____ + _____ + _____ = _____

No total, Ivan percorreu _____ metros.

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Calcule a medida do perímetro de cada figura.

a)

Imagem: Ilustração. Um quadrilátero com as medidas: 25 mm, 10 mm, 25 mm, 30 mm.   Fim da imagem.

_____ milímetros

b)

Imagem: Ilustração. Um quadrilátero com as medidas: 22 mm, 30 mm, 22 mm, 30 mm.  Fim da imagem.

_____ milímetros

c)

Imagem: Ilustração. Um pentágono com as medidas: 16 mm, 16 mm, 16 mm, 16 mm, 16 mm.  Fim da imagem.

_____ milímetros

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

135

  1. Cada figura é formada por quadrinhos com lados que medem 1 cm de comprimento. Qual é a medida do perímetro de cada uma das figuras?

a)

Imagem: Ilustração. Quatro quadradinhos roxos enfileirados. Abaixo do segundo há um quadradinho.   Fim da imagem.

_____ cm

b)

Imagem: Ilustração. Quatro quadradinhos laranja enfileirados. Acima do primeiro e do terceiro há um quadradinho.   Fim da imagem.

_____ cm

c)

Imagem: Ilustração. Cinco quadradinhos azuis enfileirados. Abaixo do primeiro, terceiro e quarto há um quadradinho.  Fim da imagem.

_____ cm

  1. Veja como Márcio está medindo o perímetro do círculo azul usando barbante e régua.

Primeiro, ele contornou o círculo com um barbante.

Imagem: Ilustração. Vista de cima de duas mãos segurando um barbante em volta de um desenho de círculo.  Fim da imagem.

Agora, está medindo o comprimento da parte do barbante que ele usou.

Imagem: Ilustração. Vista de cima de duas mãos segurando o barbante esticado embaixo de uma régua.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um círculo verde. Fim da imagem.

A medida do perímetro do círculo verde é aproximadamente igual a:

( ) 15 cm

( ) 30 cm

( ) 25 cm

  1. A medida do perímetro de um quadrado é 2 metros e 36 centímetros. Quantos centímetros mede cada lado desse quadrado?

Cada lado desse quadrado mede _____ centímetros.

136

Ideia de área

  1. Observe os ladrilhos que Mateus está colocando no piso de sua cozinha.

    Cabem 30 ladrilhos no piso da cozinha de Mateus.

Imagem: Ilustração. Mateus, homem com cabelo e bigode castanhos está ajoelhado e segurando uma pá. Na frente dele há um recipiente com cimento. Em volta dele há uma fileira com cinco ladrilhos e abaixo, outra fileira com cinco ladrilhos.  Fim da imagem.

Dizemos que a medida da área do piso corresponde a 30 ladrilhos. Cada ladrilho foi considerado uma unidade de medida de área.

unidade de medida: Ilustração. Ladrilho amarelo.

área do piso: 30 Ilustração. Ladrilho amarelo.

a)

Imagem: Ilustração. Retângulo composto por quatro colunas e três fileiras de quadradinhos amarelos.   Fim da imagem.

_____

b)

Imagem: Ilustração. Retângulo composto por três colunas e três fileiras de quadradinhos verdes.   Fim da imagem.

_____

c)

Imagem: Ilustração. Retângulo composto por duas colunas e três fileiras de quadradinhos azuis.    Fim da imagem.

_____

  1. Observe a unidade de medida de área indicada em cada caso. Depois, calcule a medida da área de cada figura.

a)

Imagem: Ilustração. Figura composta por oito quadradinhos laranja.  Fim da imagem.

Unidade de medida: Ilustração. quadradinho.

b)

Imagem: Ilustração. Figura composta por oito quadradinhos verdes.  Fim da imagem.

Unidade de medida: Ilustração. Dupla de quadradinhos.

c)

Imagem: Ilustração. Figura composta por nove quadradinhos azuis.  Fim da imagem.

Unidade de medida: Ilustração. Trio de quadradinhos azuis.

137

  1. Observe o esquema da fachada da casa abaixo e responda às questões.

    Imagem: Ilustração. Desenho de uma casa, composto por vinte e cinco quadradinhos verdes, formando a parede. Seis quadradinhos pretos formando a porta. Quatro quadradinhos laranja formando a janela e um triângulo vermelho formando o telhado. Fim da imagem.

    1. A medida da área da parte verde da fachada da casa corresponde a quantos Ilustração. Quadradinho cinza.? _____
    1. E a medida da área da porta? _____
    1. E a medida da área da janela? _____
    1. A área da porta e da janela juntas é maior ou menor que a área do restante da parede?

      _____

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Regina quer fazer 40 convites de aniversário retangulares, como mostra o desenho abaixo.

    Imagem: Ilustração. À esquerda, um convite com 15 cm de comprimento e 8 cm de largura. À direita, folha com 30 cm de comprimento e 16 cm de largura. Fim da imagem.

    1. Quantos convites ela pode fazer com cada folha?

      _____

    1. De quantas folhas ela precisará para fazer os 40 convites?

      _____

  1. Marque com um X a resposta certa.

    Osvaldo está fazendo diversas reformas em seu sítio. Em qual destas situações ele não precisará saber a medida da área que corresponde à parte que será reformada?

    ( ) Colocar cerca em torno da plantação de laranjas.

    ( ) Colocar lajotas no piso da lavanderia.

    ( ) Pintar as paredes da casa.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Na malha quadriculada abaixo, desenhe e pinte 3 figuras diferentes cuja área corresponda à medida 8 Ilustração. Quadradinho cinza. .

138

Área de figuras planas

  1. Yara desenhou diversas figuras. Qual é a medida da área de cada uma das figuras desenhadas?
Imagem: Ilustração. 3 malhas quadriculadas. 1. malha quadriculada com seis quadrados vermelhos e dois meio quadrados vermelhos. 2. malha quadriculada com quatro quadrados amarelos e quatro meio quadrados amarelos. 3. malha quadriculada com seis quadrados verdes e quatro meio quadrados verdes. À direita, Yara, jovem ruiva segura um lápis sob o queixo.  Fim da imagem.

Yara observou que 1 Ilustração. Meio quadrado cinza. com 1 Ilustração. Meio quadrado cinza.  formam 1 Ilustração. Um quadrado cinza.. Então, concluiu que:

Na figura vermelha, cabem _____ Ilustração. Um quadrado vermelho. e _____ Ilustração. Meio quadrado vermelho.  .

A medida da área da figura vermelha é igual a _____ Ilustração. Um quadrado vermelho. .

Na figura amarela, cabem _____ Ilustração. Um quadrado amarelo. e _____ Ilustração. Meio quadrado amarelo. .

A medida da área da figura amarela é igual a _____ Ilustração. Um quadrado amarelo. .

Na figura verde, cabem _____ Ilustração. Um quadrado verde. e _____ Ilustração. Meio quadrado verde. .

A medida da área da figura verde é igual a _____ Ilustração. Um quadrado verde..

  1. Determine a medida da área de cada figura a seguir.

a)

Imagem: Ilustração. Malha quadriculada com figuras.  A) seis quadrados verdes.  B) três quadrados laranja e dois meio quadrados laranja. C)  três quadrados amarelos e dois meio quadrados amarelos. D) cinco quadrados azuis e dois meio quadrados azuis.  Fim da imagem.

b)

Imagem: Ilustração. Malha quadriculada com figuras.  A) seis quadrados verdes.  B) três quadrados laranja e dois meio quadrados laranja. C)  três quadrados amarelos e dois meio quadrados amarelos. D) cinco quadrados azuis e dois meio quadrados azuis.  Fim da imagem.

c)

Imagem: Ilustração. Malha quadriculada com figuras.  A) seis quadrados verdes.  B) três quadrados laranja e dois meio quadrados laranja. C)  três quadrados amarelos e dois meio quadrados amarelos. D) cinco quadrados azuis e dois meio quadrados azuis.  Fim da imagem.

d)

Imagem: Ilustração. Malha quadriculada com figuras.  A) seis quadrados verdes.  B) três quadrados laranja e dois meio quadrados laranja. C)  três quadrados amarelos e dois meio quadrados amarelos. D) cinco quadrados azuis e dois meio quadrados azuis.  Fim da imagem.

_____ Ilustração. Quadrado verde.

_____ Ilustração. Quadrado laranja.

_____ Ilustração. Quadrado amarelo.

_____ Ilustração. Quadrado azul.

139

  1. Observe as figuras.
Imagem: Ilustração. Malha pontilhada. À direita, quadrado cinza (unidade de área). À esquerda, figura verde composta por três quadrados e seis meio quadrados. Em seguida, figura azul composta por seis quadrados. Ao lado, figura laranja composta por seis quadrados. Em seguida, figura amarela composta por seis quadrados.   Fim da imagem.
  1. figura verde. _____
  1. figura amarela. _____
  1. figura azul. _____
  1. figura laranja. _____
    • Analisando as quatro figuras, o que você pode notar?

      _____

  1. Na figura abaixo, a área de cada quadrado colorido é a metade da área do retângulo que está à esquerda dele. Se usarmos o quadrado amarelo como unidade de medida da área, qual será a medida da área da figura toda?

    _____

Imagem: Ilustração. Um quadrado grande composto por um retângulo grande e branco à esquerda. À direita, um retângulo branco e pequeno ao lado de um quadrado amarelo e pequeno sobre um quadrado azul e pequeno. Acima deles, um quadrado grande e roxo.  Fim da imagem.
  1. Catarina está fazendo um mosaico retangular com ladrilhos coloridos, todos de mesmo tamanho. Ela já colocou alguns ladrilhos, como mostra o esquema abaixo.

    Imagem: Ilustração. Um mosaico grande. À esquerda, fileira com cinco ladrilhos e abaixo, coluna com seis ladrilhos.  Fim da imagem.

    LEGENDA: Mosaico. FIM DA LEGENDA.

    1. Quantos ladrilhos ela usará para cobrir todo o mosaico? _____
    1. Se em cada caixa há 12 ladrilhos, de quantas caixas Catarina precisará? Sobrarão ladrilhos? Se sobrarem, quantos?

      _____

    1. Uma caixa de ladrilhos custa 63 reais. Qual foi o troco de Catarina ao comprar as caixas necessárias, se ela usou duas cédulas de 100 reais para pagar? _____

140

Centímetro quadrado

  1. Flávia coleciona fotografias 3 × 4 de amigos dela. Ao todo, ela tem 10 fotografias, que serão coladas lado a lado, sem sobreposição, em um painel, como mostra a ilustração a seguir. Qual é a medida da área que Flávia vai ocupar no painel para colar todas as fotografias? Para saber, veja como ela fez.
Imagem: Ilustração. Flávia, mulher com cabelo castanho e preso fala: Dividi a superfície de uma das fotografias em quadradinhos com lados medindo 1 cm. Descobri que em uma fotografia cabem 12 quadradinhos; assim, a medida da área de cada fotografia é 12 centímetros quadrados. Depois, multipliquei o número que indica a medida da área de cada fotografia pelo número de fotografias que tenho para saber a medida da área que vou ocupar no painel para colar todas as imagens.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. duas fileiras com cinco fotografias de pessoas em cada uma. Abaixo, destaque para a foto de uma mulher com cabelo curto e óculos. Sobre a foto há uma malha quadriculada com três colunas e quatro fileiras. Cada quadradinho mede 1 cm de largura e 1 cm de comprimento.  Fim da imagem.

O centímetro quadrado é uma unidade de medida de área correspondente a um quadrado cujos lados medem 1 centímetro.

Indicamos 1 centímetro quadrado por 1 cm².

Imagem: Ilustração. Quadrado verde com 1 cm de largura e 1 cm de comprimento. Fim da imagem.

LEGENDA: A medida da área desse quadrado é 1 cm². FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Cálculo mental. Fim da imagem.

  1. Converse com os colegas.
    1. Em que situações você acha que é preciso calcular a medida de uma área em centímetro quadrado?
    1. Você conhece alguma outra unidade de medida de superfície? Se conhece, qual?

141

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Pinte a próxima figura da sequência. Depois, determine a medida da área de cada uma delas e responda às perguntas.
Imagem: Ilustração. Malha quadriculada com dezesseis colunas e quatro fileiras. Cada quadradinho mede 1 cm de largura e 1 cm de comprimento. À esquerda, um quadradinho laranja. Em seguida, três quadradinhos laranja em formato de L invertido. Ao lado, cinco quadradinhos laranja em formato de L invertido. Resposta: À direita, sete quadradinhos em formato de L invertido.  Fim da imagem.

_____ cm²

_____ cm²

_____ cm²

_____ cm²

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Juntando 2 retângulos azuis, sem ficar um sobre o outro, podemos compor figuras diferentes, como as mostradas abaixo.
Imagem: Ilustração. Dois quadradinhos azuis lado a lado. Eles medem 2 cm de largura e 1 cm de comprimento.    Fim da imagem.

Figura 1

Imagem: Ilustração.  Quatro quadradinhos azuis lado a lado.   Fim da imagem.

Figura 2

Imagem: Ilustração.  Dois quadradinhos azuis lado a lado e abaixo há mais dois quadradinhos azuis.  Fim da imagem.
  1. Qual é a medida da área de cada uma dessas figuras?

    _____

  1. Qual é a medida do perímetro de cada figura?

    _____

Boxe complementar:

Desafio

Álvaro tinha uma chapa de madeira quadrangular, cujos lados mediam 2 cm de comprimento. Ele cortou a parte quadrada do centro e ficou apenas com a parte pintada de marrom mostrada na figura ao lado. Qual é a medida da área, em centímetro quadrado, da parte marrom que sobrou da chapa original?

Imagem: Ilustração. Quadrado com 2 cm de largura e comprimento. Dentro há um losango branco e em volta, quatro triângulos marrons com as laterais de 1 cm. Fim da imagem.

CRÉDITO: ILUSTRAÇÕES: ADILSON SECCO

_____

Fim do complemento.

142

Medidas de temperatura

  1. No dia 10 de fevereiro de 2021, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura da cidade do Rio de Janeiro variou de 19 °C a 31 °C. Observe a ilustração abaixo.
Imagem: Ilustração. Um casal está andando na calçada. Atrás deles há um relógio de rua indicando 23 ºC, árvores, uma praia e a silhueta do Cristo Redentor.  Fim da imagem.

Indicamos: 1 grau Celsius por 1 °C

  1. Leia a notícia abaixo.

Armazenamento é um dos maiores desafios da vacinação contra a Covid no DF

Exceto uma vacina produzida com RNA mensageiro (mRNA), que precisa ficar em temperatura de −70 ºC, as demais devem ser conservadas em temperatura de refrigeração, isto é, entre 2 ºC e 8 ºC.

MACHADO, Mariana. Correio Braziliense. 9 dez. 2020. Brasília – DF. Disponível em: http://fdnc.io/eUc. Acesso em: 24 fev. 2021.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

143

  1. Responda às questões.
    1. Na sua cidade faz mais frio ou mais calor? _____
    1. Hoje está frio ou calor? _____
    1. Qual é a temperatura de hoje? _____
    1. Qual foi a menor temperatura registrada ontem em sua cidade? E a maior?

      _____

  1. Vanessa tirou uma sobremesa do fogo, que estava com temperatura de 64 °C. Ela a colocou no freezer para resfriar. Sabe-se que a cada 5 minutos essa sobremesa perde a metade da temperatura. Ajude Vanessa a terminar de completar a tabela e, depois, responda à questão.

Temperatura da sobremesa

Tabela: equivalente textual a seguir.

Minutos transcorridos

Temperatura (°C)

0

64

5

32

10

_____

15

_____

_____

_____

Fonte: Dados obtidos por Vanessa (maio 2023).

  1. Em quantos minutos a temperatura da sobremesa chegará a 2 °C?

    _____

  1. Qual deverá ser a temperatura da sobremesa em 30 minutos? E em 35 minutos?

    _____

  1. Faça uma pesquisa e descubra as seis temperaturas mais altas e as mais baixas registradas em sua cidade até hoje. Depois, registre as temperaturas que você encontrou. Escreva as fontes da pesquisa.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Temperaturas mais baixas

_____

_____

_____

_____

_____

Tabela: equivalente textual a seguir.

Temperaturas mais altas

_____

_____

_____

_____

_____

144

Temperatura máxima e temperatura mínima

  1. Observe as temperaturas máxima e mínima registradas em duas cidades pernambucanas em fevereiro de 2021.

Temperaturas máxima e mínima

Tabela: equivalente textual a seguir.

Cidade

Temperatura máxima

Temperatura mínima

Recife

31 °C

22 °C

Garanhuns

32 °C

17 °C

Fonte: Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Disponível em: http://fdnc.io/eUd; http://fdnc.io/eUe. Acesso em: 24 fev. 2021.

  1. Leia o que o repórter do tempo está falando e, depois, complete o painel com a informação sobre as medidas das temperaturas máxima e a mínima.
Imagem: Ilustração. Um homem com terno aponta para uma tela e fala: Hoje, em Bonito, no Mato Grosso do Sul, a temperatura máxima prevista é 36 ºC e a temperatura mínima é 21 ºC. Na tela, a informação: TEMPERATURA. Seta para cima vermelha: espaço para resposta ºC. Seta para baixo azul: espaço para resposta ºC. Na parte inferior, um sol atrás de nuvens, um guarda-chuva e uma lua atrás de nuvens. Fim da imagem.

145

  1. Pesquise a previsão do tempo de sua cidade para a próxima semana. Depois, complete o quadro com a data e as temperaturas máxima e mínima.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Dia da semana

Data

Temperatura máxima prevista

Temperatura mínima prevista

Domingo

_____

_____

_____

Segunda-feira

_____

_____

_____

Terça-feira

_____

_____

_____

Quarta-feira

_____

_____

_____

Quinta-feira

_____

_____

_____

Sexta-feira

_____

_____

_____

Sábado

_____

_____

_____

  1. Laís fez uma pesquisa sobre as temperaturas máxima e mínima registradas no mês de janeiro de 2023 de três cidades – Brasília, Chuí e Oiapoque. Ela escreveu o nome das cidades e as temperaturas em cartões, porém recortou os cartões e não sabe mais quais temperaturas correspondem a cada cidade. Leia as dicas e ligue cada cidade às medidas corretas.

Boxe complementar:

Dicas

  • Chuí foi a cidade que registrou a maior diferença entre as medidas das temperaturas máxima e mínima em janeiro de 2023.
  • Oiapoque foi a cidade que registrou a maior temperatura mínima entre as cidades pesquisadas por Laís.

Fim do complemento.

Linha 1

Imagem: Ilustração. Placa laranja com o texto: Oiapoque.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Placa lilás com o texto: Chuí.    Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Placa azul com o texto:  Brasília.   Fim da imagem.

Linha 2

Imagem: Ilustração. Placa amarela com o texto:  33ºC / 16ºC.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Placa vermelha com o texto: 31ºC / 21ºC.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Placa verde com o texto: 33ºC / 14ºC.  Fim da imagem.

146

Compreender problemas

Para resolver

Leia atentamente o enunciado dos problemas antes de resolvê-los.

Problema 1

Valdeci é caminhoneiro. Ele trabalha 7 dias e depois tem 4 dias de descanso. No dia 27 de junho, ele iniciou seu descanso de 4 dias e voltou a trabalhar no dia de julho.

Qual é o salário mensal de Valdeci?

_____

Imagem: Ilustração. Um homem está dirigindo um caminhão com a informação: ENTREGAS.  Fim da imagem.

Problema 2

Observe o gráfico abaixo, que mostra as temperaturas mínima e máxima de alguns dias do mês de janeiro de 2023 na cidade onde Ana mora.

Imagem: Gráfico de colunas. Temperaturas em janeiro. No eixo vertical, a temperatura (ºC) e no eixo horizontal, o dia.  Dia: 10.  Temperatura Mínima: 20;  Tempera Máxima: 30.  Dia: 11.  Temperatura Mínima: 24;  Tempera Máxima: 29. Dia: 12.  Temperatura Mínima: 23;  Tempera Máxima: 28.  Dia: 13.  Temperatura Mínima: 23;  Tempera Máxima: 30.  Dia: 14.  Temperatura Mínima: 25;  Tempera Máxima: 29.  Fim da imagem.

Fonte: Dados obtidos por Ana (jan. 2023).

Em qual dia Ana foi nadar? _____

Problema 3

Mariana cortou 10 pedaços de barbante de diferentes tamanhos com o auxílio de régua e tesoura. O primeiro pedaço tinha 10 centímetros de comprimento; o segundo tinha 5 centímetros a mais que o primeiro; o terceiro tinha 5 centímetros a mais que o segundo, e assim por diante.

Quantos reais Mariana pagou por esses pedaços de barbante? _____

Imagem: Ilustração. Mariana, mulher ruiva com cabelo preso está sentada, segurando uma tesoura com a mão direita e um barbante com a mão esquerda. Na frente dela há um rolo de barbante sobre uma mesa e uma régua.  Fim da imagem.

147

Para refletir

  1. Você conseguiu responder às questões dos problemas? Por quê?

    _____

  1. A professora pediu aos estudantes que inventassem uma questão adequada para o Problema 1. Veja o que eles escreveram.
Imagem: Ilustração. Quadro com a informação:  Cecília:  Em que dias do mês de julho Valdeci descansou?  Roberta:  Quantos dias Valdeci trabalhou no mês de julho?  Lílian:  Em qual mês, junho ou julho, Valdeci teve mais dias de folga?  Fim da imagem.
  1. Responda às questões que Yuri inventou para o Problema 2.
    1. Qual foi a maior medida de temperatura registrada? E a menor?

      _____

    1. Em qual dia houve maior variação da medida de temperatura?

      _____

      Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

  1. Invente uma questão adequada para o Problema 3. Depois, peça a um colega que a responda.

    _____

148

A Matemática me ajuda a ser

...uma pessoa que dorme bem

O sono é um processo muito importante para os seres vivos. Ele é responsável pela recuperação e manutenção do equilíbrio geral do nosso organismo, pela fixação da memória, pela regulação da temperatura corporal, entre outros benefícios.

Cada pessoa é única, assim como as necessidades de sono. Pesquisas relatam que crianças e adolescentes precisam de mais horas de sono que os adultos. O quadro abaixo apresenta o número de horas diárias de sono recomendadas de acordo com a idade.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Idade

Número de horas de sono recomendadas

0 a 2 meses

10 a 18

2 a 12 meses

14 a 15

12 a 18 meses

13 a 15

18 meses a 3 anos

12 a 14

3 a 5 anos

11 a 13

5 a 12 anos

9 a 11

Adolescentes

8 a 9

Adultos

7 a 9

FONTE: Dados obtidos em: http://fdnc.io/eUf. Acesso em: 10 fev. 2021.

Imagem: Ilustração. À esquerda, um homem está deitado em uma rede com um livro aberto sobre a barriga e dormindo. À direita, uma mulher está deitada e dormindo. Em volta há quadrados em tons de verde. Fim da imagem.

Tome nota

  1. Por que o sono é importante para os seres vivos?

    _____

  1. João tem 4 anos. Quantas horas de sono por dia são recomendáveis para ele?

    _____

149

Dicas para ter uma boa noite de sono:

  1. Se Pedro dorme 8 horas todos os dias, quantas horas ele dormirá em uma semana? E em 1 mês?

    _____

Reflita

  1. Quantas horas você costuma dormir por dia? Elas estão de acordo com as horas recomendadas para sua idade?

    _____

  1. Por que você acha que crianças e adolescentes necessitam de mais horas de sono que os adultos?

    _____

  1. Você já teve dificuldade para dormir? O que você faz quando não consegue dormir?

    _____

150

Compreender informações

Construir e interpretar gráficos pictóricos

  1. No Centro Esportivo Municipal da cidade onde Felipe mora há 56 crianças que praticam natação, 36 que treinam futebol e 24 que fazem judô. Cada criança pratica apenas um esporte.
    1. Sabendo que cada Ilustração. Um rosto sorridente. corresponde a 4 crianças, complete o gráfico pictórico abaixo.
Imagem: Ilustração. Um menino com touca e óculos de natação está em pé, na lateral da piscina. Na frente dele, um menino com touca e óculos está nadando na piscina. Fim da imagem.

Fonte: Centro Esportivo Municipal (maio 2023).

  1. Quantas Ilustração. Um rosto sorridente.você utilizou para indicar a quantidade de crianças que praticam futebol? Como você pensou para determinar essa quantidade?

    _____

  1. Identifique as afirmações corretas sobre os dados representados nesse gráfico.

    ( ) Mais de uma centena de crianças praticam um dos três esportes.

    ( ) O número de crianças que praticam natação é menor que o dobro de crianças que praticam judô.

    ( ) Podem ser formados 6 times de futebol de 6 crianças.

  1. Escreva uma afirmação que pode ser feita sobre esses dados.

    _____

Imagem: Ilustração. Duas meninas com quimonos brancos estão com as mãos uma no ombro da outra.  Fim da imagem.
Imagem: Gráfico em barras. Número de crianças que praticam esporte. No eixo vertical, o esporte e no eixo horizontal, a quantidade de crianças.  
Judô: seis rostos sorridentes.  
Na parte inferior, a informação: Cada rosto sorridente representa 4 crianças.  
 
 Fim da imagem.

151

  1. O gráfico abaixo apresenta o número de livros emprestados da biblioteca municipal em um ano.
Imagem: Ilustração. Uma menina com cabelo preso está sentada em uma almofada vermelha e segurando um livro. Ela fala: Cada livro aberto representa 1.000 livros.   Fim da imagem.
Imagem: Gráfico em barras. Número de livros emprestados. No eixo vertical, o ano e no eixo horizontal, a quantidade de livros.  2020: quatro livros abertos.  2021: dois livros abertos.  2022: três livros abertos.  Fim da imagem.

Fonte: Biblioteca municipal.

  1. Em qual ano foram emprestados mais livros?

    _____

  1. Quantos livros foram emprestados no ano de 2020 a mais que no ano de 2021?

    _____

  1. Quantos livros foram emprestados ao todo nos três anos?

    _____

  1. Escreva duas afirmações que podem ser feitas em relação aos dados apresentados no gráfico.

    _____

  1. Se cada Ilustração. Um livro aberto.  representasse 500 livros emprestados, quantos desenhos como esse deveriam ser utilizados para indicar a quantidade de empréstimos em cada ano?

    _____

  1. No primeiro trimestre de 2023, foram emprestados 3.500 livros. Como você representaria essa informação no gráfico pictórico?

152

O que você aprendeu

Avaliação processual

  1. Juliana apresenta um programa de previsão do tempo. Ela informou que hoje a temperatura máxima prevista é 28 ºC e que a previsão é que diminua 2 ºC a cada dia durante os próximos 8 dias, atingindo a temperatura mínima prevista para o mês.

    Qual será a temperatura mínima nesse mês, se a previsão estiver correta?

    _____

Se a previsão estiver correta, a temperatura mínima será _____ °C nesse mês.

  1. Veja abaixo a representação da pista retangular onde foi realizada uma corrida na qual Laura participou. Se ela deu 3 voltas nessa pista, qual foi a distância percorrida?

    _____

Imagem: Ilustração. Vista de cima de uma pista com 600 m de largura e 400 m de comprimento.   Fim da imagem.
  1. Observe a planta da casa de Isadora e, depois, responda às questões.
Imagem: Ilustração. Planta de uma casa. À esquerda, um quarto com 3 m de largura e comprimento. Ao lado, banheiro com 2 m de largura e comprimento. Abaixo do quarto, a cozinha com 3 m de largura e comprimento. Ao lado, a sala com 4 m de largura e comprimento. Fim da imagem.

Na planta, cada metro está representado por 1 centímetro.

  1. Qual é a medida do perímetro da casa de Isadora? _____
  1. Qual é o cômodo de maior área da casa? _____
  1. E o de menor área? _____
  1. Quantas vezes o cômodo de menor área cabe dentro do de maior área? _____

153

  1. Descubra a medida da área do quadrado maior da figura considerando o triângulo vermelho como a unidade de medida de área.

    _____

Imagem: Ilustração. Quadrado composto por um triângulo vermelho e grande, um triângulo laranja e grande, um triângulo verde e pequeno, um quadrado azul e pequeno, um triângulo preto e pequeno, um paralelogramo roxo e pequeno e um triângulo médio e amarelo.  Fim da imagem.

Boxe complementar:

Dica

O triângulo vermelho tem a mesma medida de área que o triângulo laranja.

Fim do complemento.

  1. Determine a medida da área, em centímetro quadrado, da figura em cada caso.

a)

Imagem: Ilustração. Malha quadriculada com cinco colunas e três fileiras. Cada quadradinho mede 1 cm de largura e comprimento. No centro há uma figura azul composta por dez quadradinhos azuis e quatro meio quadradinhos azuis.  Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração. Malha quadriculada com seis colunas e três fileiras. Cada quadradinho mede 1 cm de largura e comprimento. No centro há uma figura bege composta por nove quadradinhos beges e quatro meio quadradinhos beges.  Fim da imagem.

_____

  1. Marque com um X a resposta correta.

    Marcos quer saber quantos centímetros quadrados tem a folha que ele encontrou.

    Ele a colocou sobre uma malha quadriculada e a desenhou.

    Quantos centímetros quadrados, aproximadamente, tem a folha?

  1. ( ) 3 cm²
  1. ( ) 4 cm²
  1. ( ) 6 cm²
  1. ( ) 9 cm²
Imagem: Ilustração. Malha quadriculada com seis colunas e quatro fileiras. Cada quadradinho mede 1 cm de largura e comprimento. No centro há uma folha ocupando quatro quadradinhos verdes e quatro meio quadradinhos verdes.  Fim da imagem.

Autoavaliação

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.