154

UNIDADE 6. Frações e números na forma decimal

Imagem: Ilustração. À esquerda, um casal e um menino estão caminhando e sorrindo. Atrás deles há um caminhão vermelho parado em um posto. Ao lado, destaque para o medidor de gasolina indicando um quarto do tanque. Ao lado, um caminhão amarelo com o medidor de gasolina indicando um meio do tanque. Entre eles há três funcionários uniformizados e um senhor calvo. À direita, a família Silva está andando em direção a um restaurante e sorrindo. Ao fundo, o restaurante do posto com um cartaz e a informação: PICOLÉ R$ 3,50 CADA UM. Fim da imagem.

155

Boxe complementar

Para refletir...

A família Silva foi viajar e parou para almoçar em um restaurante no posto de combustível da estrada.

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

O caminhão amarelo gastou metade dos 200 litros de diesel que cabem no tanque de combustível. Quantos litros de diesel restam no tanque?

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Você compreende o significado de 1 2 e de 1 4 nos marcadores de combustível destacados nesta cena? Explique.

Nesse restaurante, quantas moedas de 50 centavos são necessárias para comprar 1 picolé?

Fim do complemento

156

Que números são estes?

  1. Observe as ilustrações e responda às questões.
  1. Flávia comeu 1 3 ou a terça parte desta pizza, que foi dividida em pedaços de mesmo tamanho.
Imagem: Ilustração. Uma pizza dividida em três fatias.  Fim da imagem.
  1. Giovana gastou 1 4 ou a quarta parte da quantia abaixo fazendo compras na feira.
Imagem: Fotografia. Quatro cédulas de cinquenta reais.   Fim da imagem.
  1. Veja, abaixo, a figura que Nara pintou.
Imagem: Ilustração. Um hexágono com duas partes verdes e quatro amarelas. Fim da imagem.
  1. Nara dividiu a figura em _____ partes iguais e pintou _____ partes de verde. Podemos dizer que 2 das 6 partes estão pintadas de verde ou, ainda, que dois sextos ou 2 6 da figura foram pintados de verde.
Imagem: Ilustração. Nara, menina com cabelo preso e óculos fala: 2/6 é uma fração. Lemos: dois sextos.   Fim da imagem.
Imagem: Fração. 2 sobre 2: 2 = Número de partes pintadas de verde da figura; Numerador da fração. 6 = Número de partes iguais em que a figura foi dividida; Denominador da fração.   Fim da imagem.
  1. Que fração representa as partes pintadas de amarelo da figura de Nara? Como lemos essa fração?

Fração: _____

Lemos :_____

157

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Pinte 1 2 de cada figura e, depois, responda.
Imagem: Ilustração. Um coração, um triângulo, uma figura com formato da letra L e um losango. O coração, triângulo e losangos estão com as metades pintadas de rosa. A figura com formato da letra L está com a parte inferior pintada de rosa.  Fim da imagem.
  1. Para pintar 1 2 de cada figura, em quantas partes você dividiu cada uma? E quantas dessas partes pintou em cada uma delas?

    _____

    Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

    Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Compare suas pinturas com as de um colega. Elas são iguais?
  1. Veja como lemos algumas frações.

Tabela: equivalente textual a seguir.

um sobre 2##<math><mfrac><mn>1</mn><mn>2</mn></mfrac></math>

2 sobre 3##<math><mfrac><mn>2</mn><mn>3</mn></mfrac></math>

3 sobre 4##<math><mfrac><mn>3</mn><mn>4</mn></mfrac></math>

4 sobre 5##<math><mfrac><mn>4</mn><mn>5</mn></mfrac></math>

3 sobre 7##<math><mfrac><mn>3</mn><mn>7</mn></mfrac></math>

9 sobre 8##<math><mfrac><mn>9</mn><mn>8</mn></mfrac></math>

5 sobre 9##<math><mfrac><mn>5</mn><mn>9</mn></mfrac></math>

1 sobre 10##<math><mfrac><mn>1</mn><mn>10</mn></mfrac></math>

7 sobre 12##<math><mfrac><mn>7</mn><mn>12</mn></mfrac></math>

Um meio

Dois terços

Três quartos

Quatro quintos

Três sétimos

Nove oitavos

Cinco nonos

Um décimo

Sete doze avos

3 4

a)

Imagem: Ilustração. Uma estrela dividida em cinco partes e quatro estão pintadas de verde.  Fim da imagem.

_____

b)

Imagem: Ilustração. Um quadrado dividido em oito partes e três estão pintadas de amarelo.  Fim da imagem.

_____

c)

Imagem: Ilustração. Um eneágono dividido em nove partes e quatro estão pintadas de azul.  Fim da imagem.

_____

  1. Escreva, para cada figura, a fração que representa a parte pintada. Depois, indique o numerador e o denominador e escreva como lemos cada fração.

a)

Imagem: Ilustração. Um retângulo dividido em três partes e duas estão pintadas de vermelho.  Fim da imagem.

_____

b)

Imagem: Ilustração. Um círculo dividido em oito partes e três estão pintadas de verde. Fim da imagem.

_____

c)

Imagem: Ilustração. Um retângulo dividido em dezesseis partes e cinco estão pintadas de roxo. Fim da imagem.

_____

158

Situações com frações

  1. Por causa de uma obra, a polícia rodoviária interditou 3 das 4 faixas de um trecho de uma estrada. Que fração representa as partes interditadas nesse trecho? Você sabe como lemos essa fração? Escreva.

    _____

Imagem: Ilustração. Uma estrada com quatro pistas. À direita, um policial está ao lado de uma fileira de cones, interditando três pistas. Na pista da direita há dois carros. Fim da imagem.
  1. Observe o desenho das maçãs na caixa e responda às questões.

    Imagem: Ilustração. Uma caixa com quinze maçãs dentro, Fim da imagem.

    1. Quantas maçãs há na caixa? _____
    1. Luciana usou 1 3 (um terço) dessas maçãs para fazer uma torta. Quantas maçãs ela usou?

      _____

    1. Quantas maçãs sobraram? Que fração das maçãs da caixa elas representam? _____

      Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

      Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

    1. Agora, converse com um colega sobre como cada um pensou para responder a essas questões.
  1. Veja a coleção de carrinhos de Nelson e, depois, responda à questão.
Imagem: Ilustração. Nelson, menino com cabelo castanho-escuro está sorrindo apontando para uma estante com vinte carrinhos enfileirados. Fim da imagem.

159

  1. Marque com um X o recipiente que está com 5 6 de sua capacidade preenchidos com água.
Imagem: Ilustração 1. Um copo medidor com cinco marcações. Há água dentro do copo até a terceira marcação, de baixo para cima.   Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração 2. Um copo medidor com cinco marcações. Há água dentro do copo até a quinta marcação, de baixo para cima.   Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração 3. Um copo medidor com cinco marcações. Há água dentro do copo até a quarta marcação, de baixo para cima.   Fim da imagem.

( )

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

  1. Calcule mentalmente e conte a um colega como você pensou para obter as respostas abaixo.
    1. Marta comprou 18 goiabas e usou 2 3 dessas goiabas para fazer geleia. Quantas goiabas sobraram?

      _____

    1. Marta distribuiu igualmente a geleia de goiaba em 6 potes de mesmo tamanho e deu para a irmã dela 1 3 desses potes. Quantos potes de geleia a irmã de Marta ganhou?

      _____

Boxe complementar:

Desafio

Ana, José e Diogo compraram 3 tortas de palmito, uma para cada um. As tortas eram iguais, mas cada um deles dividiu a torta de maneira diferente para comer. Descubra quem comeu a maior parte da torta. Justifique sua resposta.

Imagem: Ilustração. À esquerda, Ana, jovem com cabelo preso fala: Eu comi um meio da minha torta. No centro, José, jovem ruivo diz: Eu comi um quarto da minha torta. À direita, Diogo, jovem com cabelo preto fala: Eu comi um quinto da minha torta. Fim da imagem.

CRÉDITO: FERNANDO VENTURA

_____

Resposta: Ana. Exemplo de justificativa: um pedaço de uma torta que foi dividida em 2 partes iguais é maior que um pedaço de uma torta que foi dividida em 4 partes iguais ou em 5 partes iguais.

Fim do complemento.

160

Mais frações

  1. Observe o desenho de um estacionamento com 7 carros. O carro vermelho corresponde a que fração do total de carros? E os carros azuis? E os carros verdes?
Imagem: Ilustração. Vista de cima de um estacionamento com quatro carros verdes, dois azuis, um vermelho e três vagas vazias.  Fim da imagem.
  1. Observe os cães e marque V para as frases verdadeiras e F para as falsas.
Imagem: Ilustração. Nove cachorros: um preto com coleira vermelha, três caramelos, um caramelo com manchas pretas, um branco com manchas pretas e três cinza com manchas pretas. Fim da imagem.
  1. ( ) 3 dos 8 cães são de cor caramelo.
  1. ( ) Um nono dos cães está de coleira.
  1. ( ) 5 dos 9 cães têm manchas pretas.
  1. ( ) 9 5 dos cães têm manchas pretas.

161

  1. Observe a quantidade de peixes do aquário e, depois, responda às questões.
Imagem: Ilustração. Um aquário com oito peixes: cinco laranja, dois amarelos e um azul. Fim da imagem.
  1. A fração 5 8 representa os peixes de qual cor?

    _____

  1. Que fração representa os peixes amarelos? E o peixe azul?

    _____

  1. Que fração representa os peixes que não são laranja?

    _____

  1. Veja o desenho da família de Heloísa e, depois, responda às questões.
Imagem: Ilustração. À esquerda, um homem está sorrindo com as mãos nos ombros de uma mulher, que está segurando um bebê. À direita, uma jovem e um menino estão sorrindo. Atrás deles há um relógio. Fim da imagem.
  1. Quantas pessoas formam essa família?

    _____

  1. Podemos dizer que 3 das 5 pessoas dessa família são crianças?

    _____

  1. Escreva a fração que representa os adultos da família.

    _____

162

  1. Observe abaixo os passageiros em uma parte do avião e escreva uma frase relacionada à imagem na qual seja usada uma fração.

    _____

Imagem: Ilustração. Vista de cima de três fileiras com três assentos. Na primeira fileira há duas pessoas e um assento vazio. Na segunda fileira há duas pessoas e um assento vazio. Na terceira há uma pessoa e dois assentos vazios. Fim da imagem.
  1. Felipe tinha 10 balas. Em cada 5 dessas balas, 2 eram de chocolate. Quantas balas de chocolate Felipe tinha?

    _____

  1. Raul ganhou 40 bolinhas de gude. Em cada 10 dessas bolinhas, 4 eram verdes. Quantas bolinhas verdes Raul ganhou?

    ____

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Pinte cada barra conforme a legenda.
  1. Ilustração. Lápis vermelho. 3 4 da barra Ilustração. Lápis amarelo.o restante da barra
Imagem: Ilustração. Barra dividida em 4 partes. Fim da imagem.
  1. Ilustração. Lápis verde. 2 5 da barra Ilustração. Lápis azul.o restante da barra
Imagem: Ilustração. Barra dividida em 5 partes. Fim da imagem.
  1. Ilustração. Lápis rosa. 6 8 da barra Ilustração. Lápis marrom.o restante da barra
Imagem: Ilustração. Barra dividida em 8 partes. Fim da imagem.
  1. Ilustração. Lápis laranja. 7 10 da barra Ilustração. Lápis roxo.o restante da barra
Imagem: Ilustração. Barra dividida em 10 partes. Fim da imagem.

163

  1. Localize na reta numérica os números na forma de fração.
    1. Imagem: Frações: um meio, 3 quartos, um quarto Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Reta numérica da esquerda para a direita: 0, _____, _____, _____, 1.  Fim da imagem.
  1. Imagem: Frações: 2 décimos, 7 décimos, 9 décimos Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Reta numérica da esquerda para a direita: 0, marcação, _____, marcação, marcação, cinco décimos, marcação, _____, marcação, _____, 1 Fim da imagem.
  1. Compare a medida do comprimento do lápis com o comprimento das barras lilás e laranja. Em seguida, marque com um Xas frases verdadeiras.
Imagem: Ilustração. Um lápis azul deitado. Na parte superior há uma fita roxa dividida em dez partes. A ponta esquerda do lápis está na lateral esquerda da fita e a ponta direita do lápis está no meio da oitava parte. Na parte inferior há uma fita laranja dividida em seis partes. A ponta esquerda do lápis está na lateral esquerda da fita e a ponta direita do lápis está no meio na quinta parte. Fim da imagem.

O lápis azul tem comprimento:

  1. ( ) maior que 7 10 da barra lilás e menor que 5 6 da barra laranja.
  1. ( ) maior que 8 10 da barra lilás e menor que 5 6 da barra laranja.
  1. ( ) menor que 1 2 da barra lilás e maior que 4 6 da barra laranja.
  1. ( ) menor que 8 10 da barra lilás e maior que 4 6 da barra laranja.

164

Frações e medidas

  1. Tadeu precisava medir a largura de um quadro, mas não tinha régua nem fita métrica. Então, ao usar um barbante para medir, ele percebeu que a medida da largura do quadro era igual à medida do comprimento de 2 barbantes mais um pedaço que ele não sabia bem de que tamanho era.
    • Qual é a medida da largura desse quadro, considerando o barbante como unidade de medida?
Imagem: Ilustração. À esquerda, duas mãos estão segurando um barbante esticado sobre um desenho. À direita, as mãos estão segurando um barbante dobrado ao lado do barbante esticado. A pessoa fala: Dobrei o barbante 2 vezes na metade e consegui encaixá-lo no pedaço que faltava medir. Fim da imagem.

Então, a medida da largura desse quadro é igual a _____ barbantes e 1 4 do barbante.

  1. Observe os esquemas a seguir e descubra as medidas do comprimento da tira de papel azul e do comprimento da tira de papel amarelo usando os palitos como unidade de medida.
Imagem: Ilustração. Quatro palitos estão enfileirados sobre um papel azul. Abaixo há uma reta numérica. Cada palito mede cinco pontos da reta numérica. A ponta esquerda do papel está junto com a ponta do primeiro palito e a ponta direita sobre o ponto um quinto do quarto palito. Fim da imagem.

_____

b)

Imagem: Ilustração. Um palito está sobre um papel amarelo. Abaixo há uma reta numérica. O palito mede quatro pontos da reta numérica. A ponta esquerda do papel está junto com a ponta do palito e a ponta direita sobre o ponto dois terços do palito. Fim da imagem.

_____

  1. Você demora mais ou menos de 1 4 de hora para tomar banho?

    _____

165

  1. Flávio montou um prédio de brinquedo com 6 peças de madeira de mesmo tamanho.

    A que fração da medida da altura do prédio corresponde a altura de cada peça?

    _____

Imagem: Ilustração. Um prédio composto por seis peças retangular e marrons. Fim da imagem.
  1. Kauê precisou de 1 litro de tinta laranja para pintar a metade do muro representado abaixo. Agora, responda às questões.
Imagem: Ilustração. Um muro. A metade esquerda está pintada de laranja. A metade direita, parte triangular de verde a outra parte triangular de azul. Fim da imagem.
  1. De que fração do litro de tinta Kauê precisou para pintar a parte azul do muro? E para pintar a parte verde?

    _____

  1. De quantos litros de tinta Kauê precisou para pintar o muro todo?

    _____

  1. Leia o que diz Tarcísio e responda às questões.
Imagem: Ilustração. Tarcísio, menino ruivo com cabelo encaracolado fala: Um bloco de 100 folhas de papel tem 1 centímetro de espessura. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Papéis empilhados medindo 1 cm de espessura.  Fim da imagem.
  1. Para saber a medida da espessura de apenas 1 folha desse papel, teríamos de dividir 1 centímetro em quantas partes?

    _____

  1. Que fração do centímetro representa a medida da espessura de uma das folhas desse bloco?

    _____

  1. Complete.
  1. 1 3 de uma hora equivale a _____ minutos.
  1. 2 5 de um quilômetro equivalem a _____ metros.
  1. 1 2 de um quilograma equivale a _____ gramas.

166

Números na forma decimal

Décimos

  1. Observe a ilustração e, depois, responda às questões.
Imagem: Ilustração. Um lápis na horizontal sobre uma régua. A ponta esquerda do lápis está sobre o número zero e a ponta direita sobre o número 8,6. Fim da imagem.
  1. O comprimento do desenho do lápis é maior que 8 centímetros? _____
  1. O comprimento do desenho do lápis é maior que 9 centímetros?

    _____

    Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Como você representaria a medida do comprimento do desenho do lápis?
  1. Luís está pintando um painel que foi dividido em 10 partes iguais. O painel todo representa um inteiro.

    Cada parte corresponde a um décimo do painel.

Imagem: Ilustração. Luís, homem com boina está segurando um pincel e uma paleta de tinta. Na frente dele há um quadro dividido em dez partes e uma está pintada de rosa. Fim da imagem.

1 10 : representação de 1 décimo em fração

0,1: representação de 1 décimo na forma decimal

Imagem: Ilustração. Luís segura um pincel e fala: um décimo ou 0,1 do painel cor responde a 1 das 10 faixas de mesmo tamanho do painel.    Fim da imagem.

a)

Imagem: Ilustração. Quadro dividido em dez partes e três estão pintadas. Fim da imagem.

_____

b)

Imagem: Ilustração. Quadro dividido em dez partes e seis estão pintadas. Fim da imagem.

_____

167

  1. Represente a parte pintada de cada figura com uma fração e na forma decimal.

a)

Imagem: Ilustração. Retângulo dividido em dez partes e duas estão pintadas de verde. Fim da imagem.

_____

b)

Imagem: Ilustração. Retângulo dividido em dez partes e cinco estão pintadas de azul. Fim da imagem.

_____

c)

Imagem: Ilustração. Retângulo dividido em dez partes e oito estão pintadas de laranja. Fim da imagem.

_____

  1. Complete o quadro.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Figura

Representação com uma fração

Representação na forma decimal

Como lemos

Ilustração. Círculo dividido em dez partes e três estão pintadas de verde.

3 décimos##<math><mfrac><mn>3</mn><mn>10</mn></mfrac></math>

_____

três décimos

Ilustração. Círculo dividido em dez partes e cinco estão pintadas de laranja.

_____

_____

_____

Ilustração. Círculo dividido em dez partes e seis estão pintadas de azul.

_____

_____

_____

  1. Mário é técnico da equipe de futebol Bons de Bola. Ele fez o gráfico abaixo com o número de gols marcados por seus jogadores em várias partidas.
Imagem: Gráfico de colunas. Gols marcados. No eixo vertical, o número de gols e no eixo horizontal, o jogador.  Joel: 3 gols;  Anderson: 4 gols;  Caio: 1 gol;  Gilberto: 2 gols.   Fim da imagem.

Fonte: Equipe Bons de Bola (maio 2023).

  1. Quantos gols foram marcados no total? _____
  1. Que jogador fez quatro décimos dos gols da equipe?

    _____

  1. A quantidade de gols marcados por Joel corresponde a quantos décimos do total de gols marcados pela equipe Bons de Bola?

    _____

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Patrícia fez 0,7 de sua tarefa escolar. Ela fez mais ou menos que a metade da tarefa? Justifique sua resposta.

168

Centésimos

  1. Observe o tabuleiro de um jogo que é formado por 100 casas iguais.

    Cada casa corresponde a um centésimo do tabuleiro.

Imagem: Ilustração. Malha quadriculada composta por cem quadradinhos e trinta e sete estão pintados de verde. Fim da imagem.

1 100 : representação de 1 centésimo com uma fração

0,01: representação de 1 centésimo na forma decimal

Imagem: Ilustração. Uma mulher com as mãos na cintura fala: um centésimo ou 0,01 do tabuleiro cor responde a 1 das 100 casas iguais desse tabuleiro. Fim da imagem.
  1. As casas verdes correspondem a 37 centésimos do tabuleiro, que podem ser representados na forma de fração: 37 100 ou na forma decimal:

    _____

  1. As casas brancas correspondem a quantos centésimos do tabuleiro?

    _____

  1. Observe as figuras 1 e 2, de mesmo tamanho, e responda às questões.
  1. A parte pintada de azul da Figura 1 corresponde a quantos décimos da Figura 1 inteira?

    _____

  1. A parte pintada de azul da Figura 2 corresponde a quantos centésimos da Figura 2 inteira?

    _____

    Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. A parte pintada de azul é maior na Figura 1 ou na Figura 2?

Figura 1.

Imagem: Ilustração. Quadrado dividido em dez faixas e duas estão pintadas de azul.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Que parte de uma figura é maior: 0,2 dela ou 0,20 dela?

Figura 2.

Imagem: Ilustração. Quadrado dividido em cem partes e vinte estão pintadas de azul.  Fim da imagem.

169

  1. Leia o que Ivan está dizendo sobre as casas amarelas na ilustração.
Imagem: Ilustração de cem casinhas coloridas. Há cinco amarelas, quinze verdes, trinta azuis e cinquenta vermelhas.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um menino com cabelo encaracolado fala: As casas amarelas correspondem a cinco centésimos do total de casas. Fim da imagem.
  1. Represente as partes amarelas da figura abaixo com uma fração e na forma decimal. Faça o mesmo para as partes verdes, azuis, roxas e laranja.
Imagem: Ilustração. Malha quadriculada composta por cem quadradinhos. Há quinze amarelos, doze verdes, um azul, vinte e um roxos e oito laranja.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Calculadora. Fim da imagem.

  1. Aperte as teclas indicadas da calculadora e registre o resultado obtido em cada caso.

a)

Imagem: Ilustração. Teclas: 3, dividir, 1, 0, 0, =.   Fim da imagem.

_____

b)

Imagem: Ilustração. Teclas: 2, 7, dividir, 1, 0, 0, =.  Fim da imagem.

_____

170

Centavos de real

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.
  1. Jéferson foi à padaria e comprou um pão doce. Ele pagou com 2 moedas de 50 centavos e não houve troco.
    1. Quantos centavos Jéferson pagou pelo pão doce?
    1. Quantos centavos formam 1 real?

1 centavo de real é o mesmo que 1 centésimo de real.

Indicamos por: R$ 0,01

Imagem: Ilustração. Um jovem ruivo com cabelo encaracolado está de costas e segurando duas moedas com a mão estendida. Na frente dele há um balcão com pães e um homem com avental sorri. Ao lado, placa com a informação: PÃO DOCE R$ 1,00.  Fim da imagem.
  1. Escreva como se representa cada quantia na forma decimal.

a)

Imagem: Fotografia. Três moedas de um centavo.   Fim da imagem.

_____

b)

Imagem: Fotografia. Uma moeda de cinco centavos.  Fim da imagem.

_____

c)

Imagem: Fotografia.  Uma moeda de dez centavos.  Fim da imagem.

_____

d)

Imagem: Fotografia. Uma moeda de vinte e cinco centavos.  Fim da imagem.

_____

e)

Imagem: Fotografia. Uma moeda de cinquenta centavos.  Fim da imagem.

_____

  1. )
Imagem: Fotografia. Uma meda de um centavo e uma moeda de dez centavos.  Fim da imagem.

_____

  1. Responda à questão de acordo com cada caso.
    1. Quantas moedas de 1 centavo de real são necessárias para formar a quantia indicada?

a)

Imagem: Fotografia. Uma moeda de um real e uma moeda de cinquenta centavos.  Fim da imagem.

_____

b)

Imagem: Fotografia. Duas moedas de um real e uma moeda de cinquenta centavos.  Fim da imagem.

_____

c)

Imagem: Fotografia. Uma moeda de um real, uma moeda de vinte e cinco centavos e duas moedas de dez centavos. Fim da imagem.

_____

171

  1. Leia o que Mariana está dizendo sobre o preço do chaveiro.
Imagem: Ilustração. Uma mulher aponta para frente e fala: Este chaveiro custa dois reais e quarenta e sete centavos. Na frente dela, um jovem está segurando um chaveiro. Ao fundo, interior de uma loja. Ao lado, o valor: R$ 2,47 (= 2 reais; 47 centavos de real).  Fim da imagem.

O número à esquerda da vírgula é a quantidade de unidades de real, e o número à direita da vírgula é a quantidade de centavos de real.

a)

Imagem: Ilustração. Um suporte de notebook. Ao lado, placa com o preço: R$ 64, 87.   Fim da imagem.

_____

b)

Imagem: Fotografia. Uma câmera de segurança. Ao lado, placa com o preço: R$ 139,80.    Fim da imagem.

_____

c)

Imagem: Fotografia. Um teclado. Ao lado, placa com o preço: R$ 44,55.     Fim da imagem.

_____

d)

Imagem: Fotografia. Um pendrive. Ao lado, placa com o preço: R$ 78,49.  Fim da imagem.

_____

Observação: Os elementos não estão em proporção. Fim da observação.

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Graziela foi a uma loja e comprou uma fivela. Observe o quadro e responda.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Valor dado por Graziela

Troco recebido por Graziela

Fotografia. Duas moedas de um real.

Fotografia. Uma moeda de cinquenta centavos e uma moeda de vinte e cinco centavos.

  1. Quanto Graziela pagou pela fivela? _____
  1. Qual teria sido o troco recebido por Graziela se ela tivesse pago a fivela com uma cédula de R$ 5,00? _____

172

Nosso sistema de numeração e os números na forma decimal

  1. Na última década, o Brasil conquistou quatro vezes o campeonato mundial de surfe com Gabriel Medina (2014 e 2018), Adriano de Souza (2015) e Ítalo Ferreira (2019).

    Realizado pela Liga Mundial de Surfe (WSL), o Circuito Mundial (CT) é um campeonato de pontos corridos. De março a dezembro, os melhores surfistas do mundo disputam etapas em nove locais diferentes, como Austrália, Brasil, Fiji, África do Sul, Taiti, Estados Unidos, França, Portugal e Havaí.

    Em 2019, pela primeira vez na história, dois brasileiros disputaram a final valendo o título mundial. O surfista Ítalo Ferreira, de Baía Formosa (RN), alcançou a nota 59,740 ao vencer a final do Pipe Masters, no Havaí, a última etapa do ano, contra Gabriel Medina, que terminou com 56,475. Registrando a nota 49,985, o sul africano Jordy Smith ficou em terceiro lugar.

Imagem: Fotografia. Uma pessoa está em pé, sobre uma prancha de surf e dentro de uma onda.  Fim da imagem.

LEGENDA: Ítalo Ferreira, surfista brasileiro, em Oahu, Havaí, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Complete o quadro abaixo com as notas de Gabriel Medina e de Jordy Smith.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Parte inteira

Parte decimal

D

U

d

c

m

Ítalo Ferreira (BRA)

5

9,

7

4

0

Gabriel Medina (BRA)

_____

_____

_____

_____

_____

Jordy Smith (SAF)

_____

_____

_____

_____

_____

  1. Complete a decomposição da nota de Ítalo Ferreira.

5 9, 7 4 0

59: 59 inteiros ou 59

7: _____ décimos ou 0,7

4: _____ centésimos ou _____

0: _____ milésimos ou 0,000

Imagem: Ilustração. Ítalo, jovem com cabelo castanho-claro fala: Lemos: Cinquenta e nove inteiros e setecentos e quarenta milésimos.  Fim da imagem.

173

  1. Depois de pesquisar o preço de 1 litro de leite de quatro marcas vendidas no bairro, Dalva fez o gráfico a seguir.
Imagem: Gráfico de colunas. Preço do litro de leite em real. No eixo vertical, o preço (em real) e no eixo horizontal, a marca.  A: 3,72 reais. B: 3,55 reais.  C: 3,75 reais.  D: 3,64 reais.  Fim da imagem.

Fonte: Pesquisa de Dalva (maio 2023).

  1. Qual é a marca mais cara? E a mais barata?

    _____

  1. Qual é a parte inteira de cada número? _____
  1. Cada quadro em branco representa um número na reta numérica. Complete os quadros com o respectivo número da reta numérica.
Imagem: Ilustração. Reta numérica de 0 a 15. Entre cada número há dez marcações.  Entre os números 0 e 1 há um espaço em branco no sexto ponto.  Entre os números 1 e 2 há um espaço em branco no oitavo ponto. Entre os números 3 e 4 há um espaço em branco no primeiro ponto. Entre os números 4 e 5 há um espaço em branco no nono ponto. Entre os números 5 e 6 há um espaço em branco no terceiro ponto. Entre os números 7 e 8 há um espaço em branco no segundo ponto. Entre os números 8 e 9 há um espaço em branco no terceiro ponto. Entre os números 10 e 11 há um espaço em branco no segundo ponto. Entre os números 11 e 12 há um espaço em branco no sexto ponto. Entre os números 13 e 14 há um espaço em branco no quarto ponto. Entre os números 14 e 15 há um espaço em branco no quinto ponto.  Fim da imagem.
  1. Escreva um número para cada caso.
    1. Número menor que 2 que tenha apenas um algarismo na parte decimal.

      _____

    1. Número menor que 1 que tenha dois algarismos na parte decimal e que esses algarismos sejam iguais.

      _____

    1. Número cuja parte inteira seja menor que 9, com três algarismos na parte decimal e que tenha o zero na posição dos centésimos.

      _____

      Imagem: Ícone: Grupo. Fim da imagem.

      • Agora, compare suas respostas com as de alguns colegas e observe as diferenças.
  1. Qual é o valor do algarismo 6 em cada número?

    Imagem: Ilustração. Retângulo com o número 0,006. Fim da imagem.

    _____

    1. b)

      Imagem: Ilustração. Retângulo com o número 6,111 Fim da imagem.

      _____

    1. c)

      Imagem: Ilustração. Retângulo com o número 0,169 Fim da imagem.

      _____

    1. d)

      Imagem: Ilustração. Retângulo com o número 1,611. Fim da imagem.

      _____

174

Medições

Imagem: Ícone: Grupo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.
  1. Converse com seus colegas sobre as questões a seguir.
    1. A medida da altura de cada um de vocês é sempre um número inteiro de metro?
    1. A medida da massa de cada um de vocês é sempre um número inteiro de quilograma?

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Descubra o que os números na forma decimal indicam em cada situação: medida de capacidade , medida de comprimento , medida de massa ou quantia em dinheiro.
Imagem: Ilustração. Um jogo de tabuleiro. Ao lado, placa com o preço: R$ 35,85.    Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um melão sobre uma balança. No visor, o peso: 1.380.   Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Placa circular com borda vermelha. No centro, o número 4,3 m.   Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma garrafa com destaque para a etiqueta e a informação: Conteúdo 1,5 L.  Fim da imagem.
  1. Veja como Larissa e Bianca descobriram quantos gramas de bananas havia na balança.
Imagem: Ilustração. Um jovem com cabelo preso e a mão esquerda sob o queixo fala: Eu sei que 1 quilograma é o mesmo que 1.000 gramas. Então, cada grama é o mesmo que 1 milésimo de quilograma, ou seja: 1 g = 0,001 kg. Na frente dela, uma jovem com cabelo curto completa: E 0,500 kg é o mesmo que 500 milésimos de quilograma, ou seja, 500 gramas. Entre elas há três bananas sobre uma balança. No visor, o peso: 0,500 kg. Fim da imagem.
  1. Qual é a massa em grama de um mamão de 0,340 kg?

    _____

  1. 1,5 kg de feijão corresponde a quantos gramas de feijão? _____

175

  1. Use uma régua para medir o comprimento de cada traço em milímetro. Depois, expresse essa medida em centímetro. Lembre-se de que 1 centímetro é o mesmo que 10 milímetros.

a)

Imagem: Ilustração. Uma linha horizontal vermelha com 5,3 centímetros.  Fim da imagem.

_____

b)

Imagem: Ilustração. Uma linha horizontal verde com 4,8 centímetros.  Fim da imagem.

_____

  1. Leia algumas especificações técnicas (características) de um rádio e descubra qual esquema corresponde a esse rádio. _____

Tabela: equivalente textual a seguir.

Especificações técnicas

Altura

127 milímetros

Largura

350 milímetros

Profundidade

117 milímetros

Imagem: Ilustração. Um rádio cinza.  Fim da imagem.

Esquema A

Imagem: Ilustração. Um paralelepípedo verde com 1,27 cm de altura, 3,50 cm de largura e 1,17 cm de profundidade.  Fim da imagem.

Esquema B

Imagem: Ilustração. Um paralelepípedo verde com 12,7 cm de altura, 35 cm de largura e 11,7 cm de profundidade.  Fim da imagem.
  1. Leia o texto, observe as imagens a seguir e responda às questões.
Imagem: Ilustração. Uma tela com a informação: A unidade de medida litro (L) pode ser dividida em 1.000 partes iguais. Cada uma dessas partes, que é 1 milésimo do litro, corresponde a 1 mililitro (mL), ou seja: 1 mL = 0,001 L.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma garrafa de água com 1,5 L e uma latinha de suco com 375 mL.   Fim da imagem.
  1. Qual é a capacidade da garrafa de água em mililitro? _____
  1. A lata cheia contém quantos litros de suco? _____
  1. Complete as frases com números na forma decimal.
    1. 15 centímetros é o mesmo que _____ metro.
    1. 355 mililitros é o mesmo que _____ litro.
    1. 400 gramas é o mesmo que _____ quilograma.

176

Compreender problemas

Para resolver

Problema 1

Veja os folhetos de promoções de um supermercado.

Imagem: Ilustração. Quatro panfletos com as informações:  Panfleto 1: LOJA X. LEITE EM PÓ 12 REAIS.  Panfleto 2: NO NOSSO MERCADO. LEITE EM PÓ Pague metade do preço da Loja X.  Panfleto 3: LOJA X. Rolo de fita adesiva de 40 metros 8 reais.  Panfleto 4: NO NOSSO MERCADO. Leve um rolo de fita adesiva com um quarto de comprimento a mais que o da Loja X pelos mesmos 8 reais.  Fim da imagem.

Problema 2

Raquel tirou algumas fotografias em seus 40 dias de férias. Veja algumas delas.

Imagem: Ilustrações. Cartão postal amarelo com a informação: Passei metade das minhas férias em Guarapari, na casa da tia Célia. Lá há praias muito bonitas. Ao lado, foto de uma praia.  Cartão postal verde com a informação: Na chácara em que meu primo Juarez mora, que fica em Minas Gerais, eu passei metade do tempo que fiquei em Guarapari. Ao lado, foto de uma chácara.  Cartão postal rosa com a informação: Na casa da vovó Estela, eu fiquei uma semana. Comi bolo todos os dias. Acima, foto de uma senhora sorrindo. Cartão postal roxo com a informação: O restante das férias passei no sítio onde eu moro. Acima, foto de um sítio.  Fim da imagem.

177

Para refletir

  1. Marque com um X as questões adequadas ao Problema 1. Depois, responda àquelas que você assinalou.

    ( ) Quantos reais o supermercado faturou com a venda de leite em pó e de fita adesiva?

    ( ) Quantas embalagens de leite em pó foram vendidas durante a promoção?

    ( ) Quantos metros mede o rolo de fita adesiva no Nosso Mercado?

    ( ) Qual é o preço da lata de leite em pó no Nosso Mercado?

    _____

  1. Um estudante leu o Problema 1 e fez as seguintes perguntas. Responda a cada uma delas.
    1. Quanto custam Ilustração. Três embalagens de leite em pó. no Nosso Mercado? _____
    1. No Nosso Mercado, em Ilustração. Dois rolos de fita adesiva. há quantos metros de fita adesiva? _____
    1. De acordo com o anúncio, quanto custam Ilustração. Dois rolos de fita adesiva. na concorrência? _____
  1. Usando as informações das imagens do Problema 2, responda às questões.
    1. Onde Raquel passou mais tempo: na casa da vovó Estela ou na chácara com seu primo Juarez? _____
    1. Em que cidade Raquel mora? _____
    1. Quantos dias Raquel ficou em Guarapari? _____
    1. Quantos dias Raquel ficou no sítio onde ela mora? _____

      Imagem: Ícone: Grupo. Fim da imagem.

  1. Reúna-se com dois colegas e façam o que se pede.

    Leia as questões que seus colegas inventaram para os dois problemas.

    Verifique se a redação está adequada e, caso não esteja, sugira alterações.

    Ouça seus colegas e faça os ajustes também em suas questões.

178

A Matemática me ajuda a ser

... uma pessoa que se preocupa com o meio ambiente

Algumas vezes, as personagens de histórias em quadrinhos chamam a nossa atenção para assuntos muito importantes. Veja, por exemplo, estas tirinhas da Turma da Mônica e do Menino Maluquinho.

TURMA DA MÔNICA

Mauricio de Sousa

Imagem: Tirinha composta por quatro quadros. Apresenta Cebolinha, menino com cinco fios de cabelo, camiseta verde, bermuda preta e sapatos marrons, que troca o R pelo L. As falas estão dentro de balões.  Quadro um: Cebolinha está sentado na margem de um lago e puxando uma vara de pescar para cima. Há uma bota pendurada na ponta da vara e o menino fala nervoso: POLCALIA! SÓ PEGO ESSAS TLANQUEILAS! Ao seu lado há botas e latas.  Quadro dois: Cebolinha caminha com a vara de pescar no ombro e fala nervoso: AMANHÃ EU VOLTO PLA TENTAR PESCAR DE NOVO!  Quadro três: NO OUTRO DIA... Cebolinha sai de casa com a vara de pescar apoiada no ombro e assobia. Ao fundo, o sol nascendo.  Quadro quatro: Cebolinha anda em direção a margem do lago e sorri. Na frente dele há três peixes no lago segurando latas. Um deles fala: EI, TURMA! O LIXEIRO CHEGOU!   Fim da imagem.

TURMA DA MÔNICA

Mauricio de Sousa

Imagem: Tirinha composta por um quadro. Apresenta Bidu, cachorro azul com bigode preto. As falas estão dentro de balões.  Quadro um: Um peixe cinza caminha segurando uma mala. Ao seu lado, um peixe rosa segura um filhote de peixe no colo e um peixe pequeno e azul a segue. Atrás deles, Bidu os observa sentado na margem de um rio e fala: É! A POLUIÇÃO DOS RIOS ESTÁ SE TORNANDO UM CASO DRAMÁTICO! Ao seu lado, o rio está com muito lixo boiando.   Fim da imagem.

MENINO MALUQUINHO

Ziraldo

Imagem: Tirinha composta por três quadros. Apresenta Menino Maluquinho, menino com uma panela na cabeça. E Carol, menina com cabelo preso e biquini preto. As falas estão dentro de balões.  Quadro um: Carol está dentro do mar com os olhos arregalados, a boca aberta e os braços para cima. Ela fala em voz alta: SOCORRO! UMA ÁGUA-VIVA! Na frente dela há um objeto boiando na água. Ao seu lado, Menino Maluquinho se aproxima.  Quadro dois: Menino Maluquinho segura uma sacola plástica, sorri e fala: NÃO É UMA ÁGUA-VIVA, CAROL! É SÓ UM SACO PLÁSTICO! Ao seu lado, a menina observa com os olhos arregalados e a boca aberta.  Quadro três: Carol se afasta assustada e fala em voz alta: SOCORRO! POLUIÇÃO! Atrás dela, Menino Maluquinho segura o saco plástico e olha para frente.  Fim da imagem.

179

Tome nota

  1. Na primeira tirinha, por que o Cebolinha ficou bravo?

    _____

  1. Na segunda tirinha, por que os peixes estão indo embora?

    _____

  1. Do que trata a tirinha do Menino Maluquinho?

    _____

  1. O que há de parecido nas três tirinhas?

    _____

Reflita

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.
  1. Observe as imagens a seguir e responda.

a)

MENINO MALUQUINHO

Ziraldo

Imagem: Ilustração. Carol se afasta assustada e fala em voz alta: SOCORRO! POLUIÇÃO! Atrás dela, Menino Maluquinho segura o saco plástico e olha para frente.   Fim da imagem.

Você também pediria socorro se estivesse na situação de Carol? Por quê?

b)

Imagem: Fotografia. Placa vermelha com formato de losango. No centro, a informação: ÁGUA IMPRÓPRIA PARA BANHO. Fim da imagem.

Você entraria no mar se visse a placa acima? Justifique sua resposta.

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

  1. Reúna-se com um colega e façam juntos, no caderno, uma lista de ações que poderiam ajudar a diminuir com a poluição de nosso planeta.

180

Compreender informações

Ler e interpretar tabela e gráfico de barras

  1. Após uma visita ao zoológico, o professor Fábio, do Colégio Imparare, fez uma pesquisa para saber o animal preferido dos estudantes das quatro salas do 4º ano. Todos os estudantes dessas salas foram ao zoológico e participaram da pesquisa. Cada estudante escolheu apenas um animal.

Animal preferido dos estudantes do 4º ano

Tabela: equivalente textual a seguir.

Animal

Número de estudantes

Serpente

15

Elefante

20

Macaco

40

Girafa

35

Tigre

50

Camelo

10

Fonte: Estudantes do 4º ano do Colégio Imparare (maio 2023).

Imagem: Ilustração. Um professor está em pé e com a mão esquerda virada para cima. Atrás dele há imagens de animais em uma lousa. Na frente dele, dois alunos o observam sentados em carteiras escolares. Fim da imagem.
  1. Qual foi o animal mais escolhido pelos estudantes do 4º ano? _____

    Quantos estudantes escolheram a girafa? _____

  1. Quantos estudantes há nas quatro salas do 4º ano dessa escola? Explique como você pensou para determinar essa quantidade. _____
  1. Leia e complete com as informações corretas.

    Após todos escolherem o animal preferido, Fábio escreveu o seguinte texto:

Todos os _____ estudantes do 4º ano foram ao zoológico e escolheram o animal preferido. O _____ foi o animal preferido pela maioria dos estudantes, com _____ votos. Em segundo lugar foi _____ , com _____ votos e, em terceiro, _____, com _____ votos.

Além desses animais, os estudantes também escolheram _____ , _____e _____.

181

  1. A agência de viagens Voo Bom quer escolher uma cidade do país para montar um pacote promocional. Para isso, ela fez uma pesquisa com 1.400 pessoas. Veja alguns resultados da pesquisa.
Imagem: Ilustração. Duas mãos segurando um tablet. Na tela, imagem de uma praia: A maioria das pessoas prefere Fortaleza. Abaixo, foto de um farol atrás de uma construção e ao lado do mar: Salvador foi mais escolhida que Maceió. Ao lado, foto de uma igreja dourada e uma construção grande com uma abóbada colorida no topo: Ouro Preto e Manaus tiveram a mesma preferência.  Fim da imagem.
  1. Observe o gráfico abaixo, que representa os dados da pesquisa, e complete-o com o nome das cidades e o número de pessoas que preferiram cada uma delas.
Imagem: Gráfico em barras. Cidades turísticas preferidas. No eixo vertical, as cidades e no eixo horizontal, o número de pessoas.  Cidade: espaço para resposta.  Número de pessoas: espaço para resposta.  Cidade: espaço para resposta.  Número de pessoas: 150. Cidade: espaço para resposta.  Número de pessoas: espaço para resposta.  Cidade: espaço para resposta.   Número de pessoas: espaço para resposta.  Cidade: espaço para resposta.   Fim da imagem.

Fonte: pesquisa realizada pela agência de viagens Voo Bom (janeiro a março de 2023 ).

  1. Em sua opinião, qual cidade deveria ser escolhida pela agência de viagens para o pacote promocional?

    _____

182

O que você aprendeu

Avaliação processual

  1. Tiago e Laura desenharam, cada um, uma figura e representaram a parte pintada dos desenhos de duas formas diferentes. Observe.
Imagem: Ilustração. Laura, jovem com cabelo preso segura um papel com a imagem de uma faixa dividida em dez partes e três estão pintadas de verde. Abaixo, a informação: três décimos ou 0,03. Ao lado. Tiago, jovem com cabelo castanho segura um papel com a imagem de uma faixa dividida em dez partes e seis estão pintadas de vermelho. Abaixo, a informação: seis décimos ou 0,06.  Fim da imagem.
  1. Sabe-se que 1 2 de 100 pessoas que estão na fila de uma exposição tem menos de 15 anos de idade. Quantas são essas pessoas?

    _____

  1. Camila e sua mãe foram ao cinema e ficaram 1 3 de hora na fila para comprar ingressos. Quantos minutos elas ficaram na fila?

    _____

Imagem: Ilustração. Uma mulher e uma menina estão em uma fila de um guichê.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um medidor de combustível. À esquerda, o número 0 e à direita, o número 1. Entre eles há três marcações e o ponteiro está sobre a primeira após o número 0. Fim da imagem.
  1. O tanque de um carro, com capacidade para 40 litros de combustível, está com menos de 1 4 de sua capacidade. Esse carro está com aproximadamente quantos litros de combustível?

    _____

    Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

    Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

    • Agora, converse com um colega sobre como cada um pensou para resolver o problema.

183

  1. Observe as moedas a seguir.

Moedas de centavos de real

Imagem: Fotografia. Uma moeda de cinquenta centavos, uma moeda de vinte e cinco centavos, uma moeda de dez centavos, uma moeda de cinco centavos e uma moeda de um centavo.    Fim da imagem.
  1. R$ 0,35 - _____
  1. R$ 0,76 - _____
  1. R$ 0,98 - _____
  1. Cerque com uma linha a letra que corresponde à localização do número 1,56 na reta numérica em cada caso.

a)

Imagem: Ilustração. Reta numérica. À esquerda, o número 1 e à direita, o número 2. Entre eles há a letra A e à direita do número 2, a letra B.  Fim da imagem.

b)

Imagem: Ilustração. Reta numérica. Da esquerda para a direita: 1,50, 1,53, A, B, 1,58, 1,60.  Fim da imagem.
  1. Janaína escreveu, na forma decimal, os números 15085 e 1538, mas se esqueceu de colocar a vírgula.

    Coloque a vírgula nos números que Janaína escreveu sabendo que o algarismo 8 tem o mesmo valor posicional nos dois números e que o maior número é aquele que tem o algarismo 3.

    _____

Autoavaliação

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.