154
UNIDADE 6. Frações e números na forma decimal
155
Boxe complementar
Para refletir...
A família Silva foi viajar e parou para almoçar em um restaurante no posto de combustível da estrada.
O caminhão amarelo gastou metade dos 200 litros de diesel que cabem no tanque de combustível. Quantos litros de diesel restam no tanque?
Você compreende o significado de e de nos marcadores de combustível destacados nesta cena? Explique.
Nesse restaurante, quantas moedas de 50 centavos são necessárias para comprar 1 picolé?
Fim do complemento
156
Que números são estes?
- Observe as ilustrações e responda às questões.
- Flávia comeu ou a terça parte desta pizza, que foi dividida em pedaços de mesmo tamanho.
- Quantos pedaços ela comeu?
_____
- Giovana gastou ou a quarta parte da quantia abaixo fazendo compras na feira.
- Quantos reais ela gastou?
_____
- Veja, abaixo, a figura que Nara pintou.
- Nara dividiu a figura em _____ partes iguais e pintou _____ partes de verde. Podemos dizer que 2 das 6 partes estão pintadas de verde ou, ainda, que dois sextos ou da figura foram pintados de verde.
- Que fração representa as partes pintadas de amarelo da figura de Nara? Como lemos essa fração?
Fração: _____
Lemos :_____
157
- Pinte de cada figura e, depois, responda.
- Para pintar de cada figura, em quantas partes você dividiu cada uma? E quantas dessas partes pintou em cada uma delas?
_____
- Compare suas pinturas com as de um colega. Elas são iguais?
- Veja como lemos algumas frações.
Tabela: equivalente textual a seguir.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Um meio |
Dois terços |
Três quartos |
Quatro quintos |
Três sétimos |
Nove oitavos |
Cinco nonos |
Um décimo |
Sete doze avos |
- Agora, escreva como lemos as frações que representam a parte pintada de cada figura.
a)
_____
b)
_____
c)
_____
- Escreva, para cada figura, a fração que representa a parte pintada. Depois, indique o numerador e o denominador e escreva como lemos cada fração.
a)
_____
b)
_____
c)
_____
158
Situações com frações
- Por causa de uma obra, a polícia rodoviária interditou 3 das 4 faixas de um trecho de uma estrada. Que fração representa as partes interditadas nesse trecho? Você sabe como lemos essa fração? Escreva.
_____
- Observe o desenho das maçãs na caixa e responda às questões.
- Quantas maçãs há na caixa? _____
- Luciana usou (um terço) dessas maçãs para fazer uma torta. Quantas maçãs ela usou?
_____
- Quantas maçãs sobraram? Que fração das maçãs da caixa elas representam?
_____
- Agora, converse com um colega sobre como cada um pensou para responder a essas questões.
- Veja a coleção de carrinhos de Nelson e, depois, responda à questão.
- Nelson dará desses carrinhos para sua amiga Tânia. Quantos carrinhos ele dará para Tânia?
_____
159
- Marque com um X o recipiente que está com de sua capacidade preenchidos com água.
( )
( )
( )
- Calcule mentalmente e conte a um
colega
como você pensou para
obter
as respostas abaixo.
- Marta comprou 18 goiabas e usou dessas goiabas para fazer geleia. Quantas goiabas sobraram?
_____
- Marta distribuiu igualmente a
geleia
de
goiaba
em 6
potes
de mesmo tamanho e deu para a irmã
dela
desses potes. Quantos
potes
de
geleia
a irmã de Marta ganhou?
_____
- Marta comprou 18 goiabas e usou dessas goiabas para fazer geleia. Quantas goiabas sobraram?
Boxe complementar:
Desafio
Ana, José e Diogo compraram 3 tortas de palmito, uma para cada um. As tortas eram iguais, mas cada um deles dividiu a torta de maneira diferente para comer. Descubra quem comeu a maior parte da torta. Justifique sua resposta.
CRÉDITO: FERNANDO VENTURA
_____
Resposta: Ana. Exemplo de justificativa: um pedaço de uma torta que foi dividida em 2 partes iguais é maior que um pedaço de uma torta que foi dividida em 4 partes iguais ou em 5 partes iguais.
Fim do complemento.
160
Mais frações
- Observe o desenho de um estacionamento com 7 carros. O carro vermelho corresponde a que fração do total de carros? E os carros azuis? E os carros verdes?
- Há _____ carro vermelho entre os 7 carros do estacionamento. Esse carro vermelho corresponde a um sétimo ou do total de carros desse estacionamento.
- Há _____ carros azuis entre os 7 carros do estacionamento. Esses carros azuis correspondem a _____ ou do total de carros desse estacionamento.
- Há _____ carros verdes entre os _____ carros do estacionamento. Esses carros verdes correspondem a _____ ou _____ do total de carros desse estacionamento.
- Observe os cães e marque V para as frases verdadeiras e F para as falsas.
- ( ) 3 dos 8 cães são de cor caramelo.
- ( ) Um nono dos cães está de coleira.
- ( ) 5 dos 9 cães têm manchas pretas.
- ( ) dos cães têm manchas pretas.
161
- Observe a quantidade de peixes do aquário e, depois, responda às questões.
- A fração representa os peixes de qual cor?
_____
- Que fração representa os peixes amarelos? E o peixe azul?
_____
- Que fração representa os peixes que não são laranja?
_____
- Veja o desenho da família de Heloísa e, depois, responda às questões.
- Quantas pessoas formam essa família?
_____
- Podemos dizer que 3 das 5 pessoas dessa família são crianças?
_____
- Escreva a fração que representa os adultos da família.
_____
162
- Observe abaixo os passageiros em uma parte do avião e escreva uma frase relacionada à imagem na qual seja usada uma fração.
_____
- Felipe tinha 10 balas. Em cada 5 dessas balas, 2 eram de chocolate. Quantas balas de chocolate Felipe tinha?
_____
- Raul ganhou 40
bolinhas
de gude. Em cada 10 dessas bolinhas, 4 eram verdes. Quantas
bolinhas
verdes Raul ganhou?
____
- Pinte cada barra conforme a legenda.
- da barra o restante da barra
- da barra o restante da barra
- da barra o restante da barra
- da barra o restante da barra
163
- Localize na reta numérica os números na forma de fração.
- Compare a medida do comprimento do lápis com o comprimento das barras lilás e laranja. Em seguida, marque com um Xas frases verdadeiras.
O lápis azul tem comprimento:
- ( ) maior que da barra lilás e menor que da barra laranja.
- ( ) maior que da barra lilás e menor que da barra laranja.
- ( ) menor que da barra lilás e maior que da barra laranja.
- ( ) menor que da barra lilás e maior que da barra laranja.
164
Frações e medidas
- Tadeu precisava
medir
a largura de um quadro, mas não tinha régua
nem
fita métrica. Então, ao usar um barbante para medir, ele percebeu que a medida da largura do quadro era igual à medida do comprimento de 2 barbantes mais um pedaço que ele não sabia bem de que tamanho era.
- Qual é a medida da largura desse quadro, considerando o barbante como unidade de medida?
Então, a medida da largura desse quadro é igual a _____ barbantes e do barbante.
- Observe os esquemas a seguir e descubra as medidas do comprimento da tira de papel azul e do comprimento da tira de papel amarelo usando os palitos como unidade de medida.
_____
b)
_____
- Você demora mais ou menos de de hora para tomar banho?
_____
165
- Flávio montou um prédio de brinquedo com 6 peças de madeira de mesmo tamanho.
A que fração da medida da altura do prédio corresponde a altura de cada peça?
_____
- Kauê precisou de 1 litro de tinta laranja para pintar a metade do muro representado abaixo. Agora, responda às questões.
- De que fração do litro de tinta Kauê precisou para pintar a parte azul do muro? E para pintar a parte verde?
_____
- De quantos litros de tinta Kauê precisou para pintar o muro todo?
_____
- Leia o que diz Tarcísio e responda às questões.
- Para saber a medida da espessura de apenas 1
folha
desse papel, teríamos de dividir 1 centímetro em quantas partes?
_____
- Que fração do centímetro representa a medida da espessura de uma das
folhas
desse bloco?
_____
- Complete.
- de uma hora equivale a _____ minutos.
- de um quilômetro equivalem a _____ metros.
- de um quilograma equivale a _____ gramas.
166
Números na forma decimal
Décimos
- Observe a ilustração e, depois, responda às questões.
- O comprimento do desenho do lápis é maior que 8 centímetros? _____
- O comprimento do desenho do lápis é maior que 9 centímetros?
_____
- Como você representaria a medida do comprimento do desenho do lápis?
- Luís está pintando um painel que foi dividido em 10 partes iguais. O painel todo representa um inteiro.
Cada parte corresponde a um décimo do painel.
: representação de 1 décimo em fração
0,1: representação de 1 décimo na forma decimal
- A quantidade de faixas pintadas corresponde a quantos décimos do painel em cada caso?
a)
_____
b)
_____
167
- Represente a parte pintada de cada figura com uma fração e na forma decimal.
a)
_____
b)
_____
c)
_____
- Complete o quadro.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Figura |
Representação com uma fração |
Representação na forma decimal |
Como lemos |
---|---|---|---|
|
|
_____ |
três décimos |
|
_____ |
_____ |
_____ |
|
_____ |
_____ |
_____ |
- Mário é técnico da equipe de futebol Bons de Bola. Ele fez o gráfico abaixo com o número de gols marcados por seus jogadores em várias partidas.
Fonte: Equipe Bons de Bola (maio 2023).
- Quantos gols foram marcados no total? _____
- Que jogador fez quatro
décimos
dos gols da equipe?
_____
- A quantidade de gols marcados por Joel corresponde a quantos
décimos
do total de gols marcados pela equipe Bons de Bola?
_____
- Patrícia fez 0,7 de sua tarefa escolar. Ela fez mais ou menos que a metade da tarefa? Justifique sua resposta.
168
Centésimos
- Observe o tabuleiro de um jogo que é formado por 100 casas iguais.
Cada casa corresponde a um centésimo do tabuleiro.
: representação de 1 centésimo com uma fração
0,01: representação de 1 centésimo na forma decimal
- As casas verdes correspondem a 37 centésimos do tabuleiro, que podem ser representados na forma de fração: ou na forma decimal:
_____
- As casas brancas correspondem a quantos centésimos do tabuleiro?
_____
- Observe as figuras 1 e 2, de mesmo tamanho, e responda às questões.
- A parte pintada de azul da Figura 1 corresponde a quantos
décimos
da Figura 1 inteira?
_____
- A parte pintada de azul da Figura 2 corresponde a quantos centésimos da Figura 2 inteira?
_____
- A parte pintada de azul é maior na Figura 1 ou na Figura 2?
Figura 1.
- Que parte de uma figura é maior: 0,2 dela ou 0,20 dela?
Figura 2.
169
- Leia o que Ivan está dizendo sobre as casas amarelas na ilustração.
- Agora, escreva uma frase como a de Ivan para as casas verdes, outra para as azuis e outra para as vermelhas.
_____
- Represente as partes amarelas da figura abaixo com uma fração e na forma decimal. Faça o mesmo para as partes verdes, azuis, roxas e laranja.
- Agora, responda: as partes brancas representam mais ou menos que a metade da figura? Justifique sua resposta.
- Aperte as teclas indicadas da calculadora e registre o resultado obtido em cada caso.
a)
_____
b)
_____
- Usando a tecla de divisão , que teclas você apertaria para que no visor da calculadora aparecesse o resultado 0,45?
170
Centavos de real
- Jéferson foi à padaria e comprou um pão doce. Ele pagou com 2 moedas de 50 centavos e não houve troco.
- Quantos centavos Jéferson pagou pelo pão doce?
- Quantos centavos formam 1 real?
1 centavo de real é o mesmo que 1 centésimo de real.
Indicamos por: R$ 0,01
- Escreva como se representa cada quantia na forma decimal.
a)
_____
b)
_____
c)
_____
d)
_____
e)
_____
- )
_____
- Responda à questão de acordo com cada caso.
- Quantas moedas de 1 centavo de real são necessárias para formar a quantia indicada?
a)
_____
b)
_____
c)
_____
171
- Leia o que Mariana está dizendo sobre o preço do chaveiro.
O número à esquerda da vírgula é a quantidade de unidades de real, e o número à direita da vírgula é a quantidade de centavos de real.
- Agora, escreva por extenso o preço de cada mercadoria.
a)
_____
b)
_____
c)
_____
d)
_____
Observação: Os elementos não estão em proporção. Fim da observação.
- Graziela foi a uma loja e comprou uma fivela. Observe o quadro e responda.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Valor dado por Graziela |
Troco recebido por Graziela |
---|---|
|
|
- Quanto Graziela pagou pela fivela? _____
- Qual teria sido o troco recebido por Graziela se ela tivesse pago a fivela com uma cédula de R$ 5,00? _____
172
Nosso sistema de numeração e os números na forma decimal
- Na última década, o Brasil conquistou quatro vezes o campeonato mundial de surfe com Gabriel Medina (2014 e 2018), Adriano de Souza (2015) e Ítalo Ferreira (2019).
Realizado pela Liga Mundial de Surfe (WSL), o Circuito Mundial (CT) é um campeonato de pontos corridos. De março a dezembro, os melhores surfistas do mundo disputam etapas em nove locais diferentes, como Austrália, Brasil, Fiji, África do Sul, Taiti, Estados Unidos, França, Portugal e Havaí.
Em 2019, pela primeira vez na história, dois brasileiros disputaram a final valendo o título mundial. O surfista Ítalo Ferreira, de Baía Formosa (RN), alcançou a nota 59,740 ao vencer a final do Pipe Masters, no Havaí, a última etapa do ano, contra Gabriel Medina, que terminou com 56,475. Registrando a nota 49,985, o sul africano Jordy Smith ficou em terceiro lugar.
LEGENDA: Ítalo Ferreira, surfista brasileiro, em Oahu, Havaí, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Complete o quadro abaixo com as notas de Gabriel Medina e de Jordy Smith.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Parte inteira |
Parte decimal |
||||
---|---|---|---|---|---|
D |
U |
d |
c |
m |
|
Ítalo Ferreira (BRA) |
5 |
9, |
7 |
4 |
0 |
Gabriel Medina (BRA) |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
Jordy Smith (SAF) |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
- Complete a decomposição da nota de Ítalo Ferreira.
5 9, 7 4 0
59: 59 inteiros ou 59
7: _____ décimos ou 0,7
4: _____ centésimos ou _____
0: _____ milésimos ou 0,000
173
- Depois de pesquisar o preço de 1 litro de leite de quatro marcas vendidas no bairro, Dalva fez o gráfico a seguir.
Fonte: Pesquisa de Dalva (maio 2023).
- Qual é a marca mais cara? E a mais barata?
_____
- Qual é a parte inteira de cada número? _____
- Cada quadro em branco representa um número na reta numérica. Complete os quadros com o respectivo número da reta numérica.
- Escreva um
número
para cada caso.
- Número
menor
que 2 que tenha apenas um algarismo na parte decimal.
_____
- Número
menor
que 1 que tenha dois algarismos na parte decimal e que esses algarismos sejam iguais.
_____
- Número cuja parte inteira seja
menor
que 9, com três algarismos na parte decimal e que tenha o zero na posição dos centésimos.
_____
- Agora, compare suas respostas com as de alguns colegas e observe as diferenças.
- Número
menor
que 2 que tenha apenas um algarismo na parte decimal.
- Qual é o valor do algarismo 6 em cada número?
_____
-
b)
_____
-
c)
_____
-
d)
_____
-
b)
174
Medições
- Converse com seus colegas sobre as questões a seguir.
- A medida da altura de cada um de vocês é sempre um número inteiro de metro?
- A medida da massa de cada um de vocês é sempre um número inteiro de quilograma?
- Descubra o que os números na forma decimal indicam em cada situação: medida de capacidade , medida de comprimento , medida de massa ou quantia em dinheiro.
- Veja como Larissa e Bianca descobriram quantos gramas de bananas havia na balança.
- Qual é a massa em grama de um mamão de 0,340 kg?
_____
- 1,5 kg de feijão corresponde a quantos gramas de feijão? _____
175
- Use uma régua para medir o comprimento de cada traço em milímetro. Depois, expresse essa medida em centímetro. Lembre-se de que 1 centímetro é o mesmo que 10 milímetros.
a)
_____
b)
_____
- Leia algumas especificações técnicas (características) de um rádio e descubra qual esquema corresponde a esse rádio. _____
Tabela: equivalente textual a seguir.
Especificações técnicas |
|
---|---|
Altura |
127 milímetros |
Largura |
350 milímetros |
Profundidade |
117 milímetros |
Esquema A
Esquema B
- Leia o texto, observe as imagens a seguir e responda às questões.
- Qual é a capacidade da garrafa de água em mililitro? _____
- A lata cheia contém quantos litros de suco? _____
- Complete as frases com números na forma decimal.
- 15 centímetros é o mesmo que _____ metro.
- 355 mililitros é o mesmo que _____ litro.
- 400 gramas é o mesmo que _____ quilograma.
176
Compreender problemas
Para resolver
Problema 1
Veja os folhetos de promoções de um supermercado.
- Invente duas questões que possam ser respondidas com os dados apresentados nesses folhetos. Depois, responda às questões.
Problema 2
Raquel tirou algumas fotografias em seus 40 dias de férias. Veja algumas delas.
- Invente duas questões que possam ser respondidas com as informações das fotografias de Raquel. Depois, responda às questões.
177
Para refletir
- Marque com um
X
as questões adequadas ao Problema 1. Depois, responda àquelas que você assinalou.
( ) Quantos reais o supermercado faturou com a venda de leite em pó e de fita adesiva?
( ) Quantas embalagens de leite em pó foram vendidas durante a promoção?
( ) Quantos metros mede o rolo de fita adesiva no Nosso Mercado?
( ) Qual é o preço da lata de leite em pó no Nosso Mercado?
_____
- Um estudante leu o Problema 1 e fez as seguintes perguntas. Responda a cada uma delas.
- Quanto custam no Nosso Mercado? _____
- No Nosso Mercado, em há quantos metros de fita adesiva? _____
- De acordo com o anúncio, quanto custam na concorrência? _____
- Usando as informações das imagens do Problema 2, responda às questões.
- Onde Raquel passou mais tempo: na casa da vovó Estela ou na chácara com seu primo Juarez? _____
- Em que cidade Raquel mora? _____
- Quantos dias Raquel ficou em Guarapari? _____
- Quantos dias Raquel ficou no sítio onde ela mora?
_____
- Reúna-se com dois colegas e façam o que se pede.
Leia as questões que seus colegas inventaram para os dois problemas.
Verifique se a redação está adequada e, caso não esteja, sugira alterações.
Ouça seus colegas e faça os ajustes também em suas questões.
178
A Matemática me ajuda a ser
... uma pessoa que se preocupa com o meio ambiente
Algumas vezes, as personagens de histórias em quadrinhos chamam a nossa atenção para assuntos muito importantes. Veja, por exemplo, estas tirinhas da Turma da Mônica e do Menino Maluquinho.
TURMA DA MÔNICA
Mauricio de Sousa
TURMA DA MÔNICA
Mauricio de Sousa
MENINO MALUQUINHO
Ziraldo
179
Tome nota
- Na primeira tirinha, por que o Cebolinha ficou bravo?
_____
- Na segunda tirinha, por que os peixes estão indo embora?
_____
- Do que trata a tirinha do Menino Maluquinho?
_____
- O que há de parecido nas três tirinhas?
_____
Reflita
- Observe as imagens a seguir e responda.
a)
MENINO MALUQUINHO
Ziraldo
Você também pediria socorro se estivesse na situação de Carol? Por quê?
b)
Você entraria no mar se visse a placa acima? Justifique sua resposta.
- Reúna-se com um colega e façam juntos, no caderno, uma lista de ações que poderiam ajudar a diminuir com a poluição de nosso planeta.
180
Compreender informações
Ler e interpretar tabela e gráfico de barras
- Após uma visita ao zoológico, o professor Fábio, do Colégio Imparare, fez uma pesquisa para saber o animal preferido dos estudantes das quatro salas do 4º ano. Todos os estudantes dessas salas foram ao zoológico e participaram da pesquisa. Cada estudante escolheu apenas um animal.
Animal preferido dos estudantes do 4º ano
Tabela: equivalente textual a seguir.
Animal |
Número de estudantes |
---|---|
Serpente |
15 |
Elefante |
20 |
Macaco |
40 |
Girafa |
35 |
Tigre |
50 |
Camelo |
10 |
Fonte: Estudantes do 4º ano do Colégio Imparare (maio 2023).
- Qual foi o animal mais escolhido pelos estudantes do 4º ano?
_____
Quantos estudantes escolheram a girafa? _____
- Quantos estudantes há nas quatro salas do 4º ano dessa escola? Explique como você pensou para determinar essa quantidade. _____
- Leia e complete com as informações corretas.
Após todos escolherem o animal preferido, Fábio escreveu o seguinte texto:
Todos os _____ estudantes do 4º ano foram ao zoológico e escolheram o animal preferido. O _____ foi o animal preferido pela maioria dos estudantes, com _____ votos. Em segundo lugar foi _____ , com _____ votos e, em terceiro, _____, com _____ votos.
Além desses animais, os estudantes também escolheram _____ , _____e _____.
181
- A agência de viagens Voo Bom quer escolher uma cidade do país para montar um pacote promocional. Para isso, ela fez uma pesquisa com 1.400 pessoas. Veja alguns resultados da pesquisa.
- Observe o gráfico abaixo, que representa os dados da pesquisa, e complete-o com o nome das cidades e o número de pessoas que preferiram cada uma delas.
Fonte: pesquisa realizada pela agência de viagens Voo Bom (janeiro a março de 2023 ).
- Em sua opinião, qual cidade deveria ser escolhida pela agência de viagens para o pacote promocional?
_____
182
O que você aprendeu
Avaliação processual
- Tiago e Laura desenharam, cada um, uma figura e representaram a parte pintada dos desenhos de duas formas diferentes. Observe.
- As representações fracionárias e decimais das figuras desenhadas estão corretas? Justifique sua resposta.
_____
- Sabe-se que de 100 pessoas que estão na fila de uma exposição tem menos de 15 anos de idade. Quantas são essas pessoas?
_____
- Camila e sua mãe foram ao cinema e ficaram de hora na fila para comprar ingressos. Quantos minutos elas ficaram na fila?
_____
- O tanque de um carro, com capacidade para 40 litros de combustível, está com menos de de sua capacidade. Esse carro está com aproximadamente quantos litros de combustível?
_____
- Agora, converse com um colega sobre como cada um pensou para resolver o problema.
183
- Observe as moedas a seguir.
Moedas de centavos de real
- Forme o valor em cada caso usando essas moedas.
- R$ 0,35 - _____
- R$ 0,76 - _____
- R$ 0,98 - _____
- Cerque com uma linha a letra que corresponde à localização do número 1,56 na reta numérica em cada caso.
a)
b)
- Janaína escreveu, na forma decimal, os números 15085 e 1538, mas se esqueceu de colocar a vírgula.
Coloque a vírgula nos números que Janaína escreveu sabendo que o algarismo 8 tem o mesmo valor posicional nos dois números e que o maior número é aquele que tem o algarismo 3.
_____
Autoavaliação
- Compreendo o uso de números escritos com uma fração apresentados nesta unidade?
- Identifico situações que permitem o uso de números na forma decimal?