184
UNIDADE 7. Mais grandezas e medidas
Boxe complementar
Para refletir...
A classe de Ana está participando de uma gincana na escola.
Cada equipe tem 2 minutos para completar todas as provas. Essa equipe já gastou 1 minuto e 17 segundos. Quanto tempo ainda resta a essa equipe?
Na 3ª prova da gincana, se Ana puser na balança a peça que está segurando, conseguirá obter exatamente 1 quilograma? Justifique sua resposta.
Fim do complemento
185
186
Medidas de tempo
Dia, hora e minuto
- Veja nos relógios das cenas abaixo a que horas Fabiana chegou ao hospital onde trabalha e a que horas ela saiu de lá em um dia da semana.
- Quantas horas Fabiana ficou no hospital nesse dia?
_____
- Após quantos dias ela terá trabalhado o período de tempo em horas que equivale a 1 dia completo? _____
- Na semana passada, de segunda a sábado, César dormiu da meia-noite às 6 horas da manhã. Quantas horas ele dormiu ao todo nesses dias?
_____
• Pinte o quadro que indica o período de tempo que César dormiu.
- Calcule mentalmente quantos dias estão representados em cada caso.
- 72 horas. _____
- 48 horas. _____
- 12 horas. _____
- 60 horas. _____
187
- Renato vai assistir a uma comédia que acabou de estrear nos cinemas. Observe as cenas abaixo e responda às questões.
- Quantos minutos faltam para começar o filme? _____
- Se a duração do filme é de 90 minutos, a que horas ele terminará?
_____
Indicamos 1 minuto por: 1 min
1 h = 60 min
- Uma partida de vôlei foi disputada em 4 sets, com intervalos de 5 minutos entre um set e outro.
Duração da partida de vôlei
Tabela: equivalente textual a seguir.
Set |
Duração |
---|---|
1º |
23 min |
2º |
19 min |
3º |
29 min |
4º |
31 min |
Dados obtidos na partida de vôlei (nov. 2023).
- Quanto tempo durou a partida, incluindo os intervalos? _____
- Qual foi o set que durou mais tempo? Esse tempo equivale a mais ou menos de meia hora? _____
- Escreva o horário registrado em cada relógio.
De dia
_____
De noite
_____
De dia
_____
- Calcule mentalmente os minutos em cada caso.
- Duas horas. _____
- Meia hora. _____
- Um quarto de hora. _____
- Três horas. _____
188
Minuto e segundo
- Gisele quer esquentar seu lanche no forno de micro-ondas. Para isso, ela apertou a tecla correspondente a 1 minuto, e após 15 segundos o aparelho indicava os segundos restantes, como mostra a figura abaixo. Por quantos segundos, ao todo, o lanche esquentará?
Após 15 segundos, ainda faltam 45 segundos para completar o tempo de 1 minuto de aquecimento.
15 + 45 = _____
1 minuto equivale a _____ segundos.
O lanche esquentará por _____ segundos ao todo.
Indicamos 1 segundo por: 1 s
1 min = 60 s
- Debata as questões a seguir com seus colegas.
- Em que situações você já mediu um intervalo de tempo em minuto? E em segundo?
- Você considera 1 minuto muito tempo ou pouco tempo? Por quê?
- No trânsito, o que podem significar alguns segundos? E 1 minuto?
- Um professor de ginástica pediu que cada exercício
fosse
repetido por determinado tempo. Por quanto tempo foi repetido cada exercício, se o ponteiro dos segundos deu:
- 2 voltas?
_____
- 3 voltas?
_____
- meia-volta?
_____
- 2 voltas?
- Como saber, usando uma calculadora, quantos minutos e segundos correspondem a 132 segundos?
189
- Complete o quadro a seguir, sabendo que uma torneira aberta fornece 1 litro de água a cada 15 segundos.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Tempo |
Número de litros |
---|---|
15 segundos |
1 |
30 segundos |
_____ |
1 minuto |
_____ |
_____ |
12 |
_____ |
20 |
- Para fazer um desenho animado, são necessários 24 desenhos para cada 1 segundo de animação. Quantos desenhos são necessários para fazer 1 minuto de animação?
São necessários _____ desenhos para fazer 1 minuto de animação.
- Faça uma estimativa e ligue cada ação ao tempo necessário para realizá-la.
Linha 1:
Um atleta correr 100 metros.
Piscar os olhos.
Fazer um café
Assistir a um filme.
Linha 2:
- Observe a conversa entre Daniel e Marcos.
- Faça como Marcos explicou a Daniel e descubra qual dos intervalos de tempo é maior. _____
190
Milênio, século, década e ano
- Carla estava lendo o jornal e parou nesta página.
A fábrica Áqua está na liderança do ramo alimentício há _____ década, que é o mesmo que _____ anos.
Em 2023, foi comemorado _____ século, ou _____ anos, da fundação do Clube 6 de Abril.
A nova exposição do Museu de Arte exibe itens de cerca de _____ milênio, que é o mesmo que _____ anos.
1 década = 10 anos
1 século = 100 anos
1 milênio = 1.000 anos
191
- Pinte da mesma cor as expressões equivalentes.
48 meses
3 séculos
4 séculos
10 décadas e 60 anos
40 anos
40 décadas
300 anos
4 anos
400 anos
4 décadas
29 décadas e 10 anos
1 século e 6 décadas
- Observe as fotografias e depois responda às questões.
Primeira transmissão de televisão, em 1925.
LEGENDA: John Baird ao lado de sua invenção, o 1º aparelho de televisão, no Science Museum, em 1926. FIM DA LEGENDA.
Invenção do automóvel a gasolina, em 1885.
LEGENDA: Modelo do 1º automóvel a gasolina, o Benz Patent Motorwagen. FIM DA LEGENDA.
Invenção do telefone, em 1876.
LEGENDA: Reprodução do telefone de Graham Bell, de 1876. FIM DA LEGENDA.
- Qual desses acontecimentos é o mais antigo? E o mais recente?
_____
- Quais desses acontecimentos têm mais de 1 século?
_____
- Quantas décadas, aproximadamente, separam o acontecimento mais antigo do mais recente? _____
192
Medidas de massa
Tonelada, quilograma e grama
- Faça estimativas e cerque com uma linha o item que tem a maior massa em cada caso.
LEGENDA: Bola de tênis. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Bola de boliche. FIM DA LEGENDA.
b)
LEGENDA: Balde. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Ferro de passar roupas. FIM DA LEGENDA.
c)
LEGENDA: Cacho de uvas. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Melancia. FIM DA LEGENDA.
d)
LEGENDA: Fatia de bolo. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Balão de festa. FIM DA LEGENDA.
- Leia os diálogos e, depois, responda às questões.
- Meia tonelada corresponde a quantos quilogramas? E 1 tonelada?
_____
- Quantos gramas formam 1 quilograma? _____
O grama, o quilograma e a tonelada são unidades de medida de massa.
193
- Observe.
Indicamos:
- 1 grama por 1 g
- 1 quilograma por 1 kg
- 1 tonelada por 1 t
1 kg = 1.000 g
1 t = 1.000 kg
- Agora, escreva as medidas de massa em ordem crescente.
1.100 kg; 1.100 g; 110 kg; 1 t.
_____
- Qual é a unidade mais adequada para medir a massa em cada caso: tonelada, quilograma ou grama?
_____
- Trator
_____
- Menino
_____
_____
Observação: Os elementos não estão em proporção. Fim da observação.
- Tente dizer para um
colega
a medida de sua massa em tonelada e a massa de um navio em quilograma.
- Em seguida, responda: foi fácil ou difícil dizer a quantidade dessas massas? Por quê?
- Um caminhão transportará 6 toneladas de alimentos. A metade dessa carga é de feijão, 800 quilogramas são de milho, e o restante é de arroz.
- Quantos quilogramas de feijão o caminhão transportará? _____
- E quantos quilogramas de arroz? _____
194
Grama e miligrama
- Observe os preços praticados por uma empresa que presta serviços de envio e entrega de correspondências, em outubro de 2023, para o envio de carta comercial sem serviços adicionais. Depois, responda à questão.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Massa (em grama) |
Preço |
---|---|
Até 20 |
R$ 1,80 |
Mais de 20 até 50 |
R$ 2,55 |
Mais de 50 até 100 |
R$ 3,50 |
Mais de 100 até 150 |
R$ 4,25 |
- Cecília enviou 4 cartas comerciais: 2 com 15 gramas cada uma e 2 com 76 gramas cada uma. Quanto ela pagou pelo envio dessas correspondências?
_____
- Converse com seus colegas.
- Vocês já ouviram falar em miligrama? Se ouviram, em que situação?
- Vocês sabem o que significa 1 miligrama?
- Leia o texto, observe a ilustração e responda às questões.
Um farmacêutico estava verificando sua balança de precisão e, para sua satisfação, o aparelho estava em ordem. Então, ele colocou na balança dois comprimidos de 500 miligramas cada um.
- Quantos miligramas correspondem a 1 grama?
_____
- Se ele tivesse colocado na balança 4 comprimidos de 500 miligramas cada um, que valor apareceria no visor? _____
- Quantos miligramas correspondem a 1 grama?
Indicamos 1 miligrama por: 1 mg
1 g = 1.000 mg
195
- Escreva a quantos miligramas equivale a massa indicada em cada caso.
- 10 gramas: _____
- 0,5 grama: _____
- 3 grama: _____
- 8,25 gramas: _____
- 270 gramas: _____
- 19,05 gramas: _____
- Uma fábrica usa 5 mg de essência em pó na produção de cada frasco de perfume. Para produzir 1.000 frascos desse perfume, quantos gramas de essência em pó serão usados? _____
- Observe a ilustração. Depois complete o quadro abaixo com a massa aproximada dos grãos de feijão.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Quantidade de grãos de feijão |
Massa (em grama) |
---|---|
400 |
_____ |
200 |
_____ |
100 |
_____ |
- Agora, explique a um colega como você pensou para completar o quadro.
196
Medidas de capacidade
Litro e mililitro
- Observe os rótulos das embalagens e responda às questões.
- Em qual das embalagens cabe maior quantidade de líquido?
_____
- O conteúdo da garrafa de 1 litro pode encher completamente quantas latinhas iguais à mostrada abaixo: mais de 4 ou menos de 4?
_____
- Em qual das embalagens cabe maior quantidade de líquido?
_____
- Jair foi ao supermercado para comprar uma embalagem com 2 litros de desinfetante, mas essa embalagem estava em falta. Então, ele comprou 4 embalagens de 500 mililitros, iguais à mostrada abaixo.
- Quantos mililitros de desinfetante Jair comprou? Essa quantidade corresponde a quantos litros?
_____
- Quantos reais ele economizaria se tivesse comprado a embalagem com 2 litros de desinfetante?
_____
Indicamos:
- 1 litro por 1 ℓ ou 1 L
- 1 mililitro por 1 mℓ ou 1 mL
1 L = 1.000 mL
197
- Faça estimativas e complete com a unidade de medida mais adequada em cada caso:
L
ou mL.
- A caixa-d’água de minha casa tem capacidade para 1.000 _____.
- Na mamadeira, há 240 _____ de leite.
- A lata contém 18 _____ de tinta.
- O pote plástico de guache contém 50 _____.
- Observe o gráfico.
Fonte: Distribuidora de água (jan. a abr. 2023).
- Agora, marque com um
X
apenas a afirmação verdadeira.
( ) O consumo nos 4 meses foi de 40 mil litros.
( ) O consumo nos primeiros 2 meses foi o dobro do consumo nos 2 últimos meses.
( ) O consumo em março foi a metade do consumo em janeiro.
( ) Houve um aumento no consumo nos 2 últimos meses em relação ao consumo nos 2 primeiros meses.
Boxe complementar:
Desafio
Na embalagem cúbica verde cabem exatamente 1.000 mL de água.
Quantos litros de água cabem na embalagem cúbica amarela?
_____
CRÉDITO: PAULO BORGES
Resposta: 8 litros.
Fim do complemento.
198
Compreender problemas
Para resolver
Problema 1
Catarina organizou uma exposição de fotografias que durou 3 dias. Para isso, precisou contratar 3 recepcionistas, Ofélia, Telma e Diego, que atenderiam os visitantes nos períodos da manhã e da tarde. Eles trabalharam nas seguintes condições:
- Cada recepcionista trabalhou 2 dias da exposição.
- Se o recepcionista trabalhasse em um dos períodos em um dia, no outro dia ele deveria trabalhar no outro período.
- Diego trabalhou no 1º dia à tarde e no 3º dia pela manhã.
Complete o quadro que Catarina fez para organizar os horários dos recepcionistas.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Dia |
Quem trabalhará de manhã? |
Quem trabalhará à tarde? |
---|---|---|
1 º dia |
_____ |
Diego |
2º dia |
_____ |
_____ |
3º dia |
_____ |
_____ |
Problema 2
Tiago fez suco para sua família. Ele precisou misturar 1 litro de água com o suco concentrado. Para medir 1 litro de água, ele só poderia usar 3 tipos diferentes de copo, como mostra a figura.
Como Tiago pôde medir exatamente 1 litro de água?
199
Para refletir
- Compare suas soluções para o Problema 1 e para o Problema 2 com as de um colega. Vocês obtiveram a mesma resposta para cada um dos problemas?
- Veja a solução que Lúcio encontrou para o Problema 1.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Dia |
Quem trabalhará de manhã? |
Quem trabalhará à tarde? |
---|---|---|
1 º dia |
Telma |
Diego |
2 º dia |
Telma |
Ofélia |
3 º dia |
Diego |
Ofélia |
- Essa solução está certa? Justifique sua resposta.
_____
- Qual dos estudantes apresentou uma solução possível para o Problema 2?
_____
- Responda às questões.
- Como o Problema 1 pode ser alterado para que ele tenha uma única resposta?
- Como o Problema 2 pode ser alterado para que ele não tenha resposta?
200
A Matemática me ajuda a ser
... um leitor de rótulos
Você sabe para que servem alguns dos nutrientes, como proteínas, gorduras e carboidratos, presentes em nossa alimentação?
Fontes: Saiba como ler os rótulos de alimentos industrializados. Disponível em: http://fdnc.io/eMM. Acesso em: 11 mar. 2021.
201
Tome nota
- Quantos biscoitos há em uma porção do pacote ilustrado na página anterior?
_____
- Entre os nutrientes citados, quais fornecem energia para nosso corpo?
_____
Reflita
Você tem o hábito de observar os rótulos dos alimentos processados
que come? Considera sua alimentação saudável? _____
202
Compreender informações
Organizar dados de uma pesquisa em planilhas eletrônicas
- Hélio quer fazer uma pesquisa com seus colegas de classe sobre o esporte preferido de cada um. Para isso, ele distribuiu entre eles a ficha representada a seguir.
Nome:
_____
Esporte preferido:
_____
Após receber todas as fichas preenchidas por seus colegas, Hélio organizou os dados em uma planilha eletrônica utilizando um computador.
Tabela: equivalente textual a seguir.
|
A |
B |
C |
---|---|---|---|
1 |
Esporte |
Total de votos |
|
2 |
Futebol |
10 |
|
3 |
Basquete |
8 |
|
4 |
Natação |
7 |
|
5 |
Judô |
4 |
|
6 |
|||
7 |
- Que informações Hélio colocou na
coluna
A dessa planilha?
_____
- E que informações ele colocou na
coluna
B?
_____
- Na linha 3, podemos identificar as informações correspondentes a qual esporte?
_____
- Que informação presente na ficha não foi representada na planilha eletrônica? Por que você acha que isso ocorreu?
- Construa, em uma malha quadriculada, um gráfico de colunas para representar as informações da pesquisa de Hélio. Não se esqueça de dar um título para o seu gráfico.
203
- Agora, faça uma pesquisa sobre o animal preferido de seus colegas. Para isso, veja as orientações a seguir:
√ Elabore uma ficha para que cada um de seus colegas indique o animal preferido.
√ Organize os dados em uma tabela ou em uma planilha eletrônica.
√ Construa um gráfico de barras com as informações obtidas.
- Após realizar a pesquisa, responda:
- Que informações você colocou na ficha que seus colegas preencheram? Além do animal preferido, que outras informações você pode
obter
com os dados dessa ficha?
_____
- Na tabela ou na planilha eletrônica, que informações você organizou em cada coluna?
_____
- Ao construir seu gráfico, que informações você representou no eixo horizontal? E no eixo vertical?
_____
- Compare o gráfico que você construiu com o gráfico construído por outro colega. Há diferenças?
_____
- Caso haja diferenças, por que você acha que isso ocorreu? Converse com o professor e os colegas.
- Escreva duas afirmações que podem ser feitas sobre os dados de sua pesquisa.
_____
204
O que você aprendeu
Avaliação processual
- Em 2 minutos e 30 segundos, Artur corre 500 metros de um percurso.
Mantendo esse ritmo, em quanto tempo ele percorrerá 1 quilômetro?
_____
- Observe a reta numérica a seguir, que representa uma linha do tempo.
Agora, responda às questões.
- Quantas décadas separam as datas (os anos) dos acontecimentos indicados pelas letras C e D?
_____
- Quais datas (anos) estão separadas na linha do tempo por 2 séculos?
_____
- Resolva os problemas a seguir.
- Ana tem 500 mL de água em um regador para distribuir igualmente entre seus 4 vasos de plantas. Quantos mililitros de água cada vaso receberá?
_____
- Geraldo e sua família viajaram nas férias. Eles saíram de carro de Maceió no dia 21 de dezembro às 20 h e chegaram a São Paulo às 13 h 40
min
do dia 23 de dezembro. Quanto tempo durou a viagem de Geraldo?
_____
- Ana tem 500 mL de água em um regador para distribuir igualmente entre seus 4 vasos de plantas. Quantos mililitros de água cada vaso receberá?
- Em cada caso, pinte as figuras que, juntas, completam exatamente 1 grama.
205
- Observe a ilustração, leia o texto e responda à questão.
No copo amarelo, cabe a mesma quantidade de água que em 2 copos azuis. Na jarra cabe a mesma quantidade de água que em 5 copos amarelos.
- Quantos mililitros cabem no copo azul? _____
- Invente um problema com as informações abaixo. Depois, peça a um colega que o resolva.
Rosquinha de fubá
Rendimento: 10 rosquinhas
- Tempo de preparo da massa: 5 minutos
- Tempo para assar: 30 minutos
_____
- Complete as frases.
- 50 anos correspondem a _____ século.
- Meio milênio equivale a _____ anos.
- _____ décadas correspondem a 1 século.
- _____ anos equivalem a 3 décadas.
Autoavaliação
- Consigo perceber e calcular equivalências entre as unidades de medida de mesma grandeza?
- Utilizo meus conhecimentos sobre unidades de medida padronizadas para interpretar textos informativos?