184

UNIDADE 7. Mais grandezas e medidas

Boxe complementar

Para refletir...

A classe de Ana está participando de uma gincana na escola.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Cada equipe tem 2 minutos para completar todas as provas. Essa equipe já gastou 1 minuto e 17 segundos. Quanto tempo ainda resta a essa equipe?

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Na 3ª prova da gincana, se Ana puser na balança a peça que está segurando, conseguirá obter exatamente 1 quilograma? Justifique sua resposta.

Fim do complemento

185

Imagem: Ilustração. Alunos com camiseta vermelha em uma quadra. À esquerda, placa com a informação: 1ª PROVA - ACERTE 5 CESTAS. Uma menina está jogando uma bola de basquete em uma cesta. Na frente dela há várias bolas de basquete. Em seguida, 2ª PROVA - COMPLETE O PERCURSO 2 VEZES. Um menino está correndo entre cones e atrás dele há um percurso com cordas e um tubo. Ao lado, 3ª PROVA - OBTENHA EXATAMENTE 1 QUILOGRAMA. Ana está segurando um peso de 150 gramas. Ao seu lado, um menino aponta para uma balança e sobre ela há dois pesos de 300 gramas, um peso de 150 gramas e um peso de 125 gramas. No visor, a indicação: 875 g. Atrás deles há pesos sobre um suporte: um peso com 150 gramas, um de 100 gramas, dois de 25 gramas, um de 300 gramas, um de 500 gramas e três de 125 gramas. Ao lado, o professor com boné está com um apito na boca e segurando um cronômetro. Ao fundo há crianças com camiseta verde observando e várias pessoas torcendo em uma arquibancada. Acima deles há um relógio indicando 00:01:17. Fim da imagem.

186

Medidas de tempo

Dia, hora e minuto

  1. Veja nos relógios das cenas abaixo a que horas Fabiana chegou ao hospital onde trabalha e a que horas ela saiu de lá em um dia da semana.
Imagem: Ilustração. À esquerda, Fabiana, mulher com cabelo castanho está entrando em um hospital. Ao lado, relógio de rua indicando 12:00. À direita, Fabiana está saindo do hospital, acenando e falando: ATÉ AMANHÃ! Ao lado, relógio na parede indicando 18:00. Atrás dela há pessoas acenando de trás de um balcão. Fim da imagem.
  1. Quantas horas Fabiana ficou no hospital nesse dia?

    _____

  1. Após quantos dias ela terá trabalhado o período de tempo em horas que equivale a 1 dia completo? _____
Imagem:  À esquerda,  quadro com texto  indicamos 1 hora por: 1h. À direita, quadro com texto 1 dia = 24h. Fim da imagem.
  1. Na semana passada, de segunda a sábado, César dormiu da meia-noite às 6 horas da manhã. Quantas horas ele dormiu ao todo nesses dias?

    _____

    • Pinte o quadro que indica o período de tempo que César dormiu.

Imagem: A imagem é composta por 4 quadrados com o seguintes textos:
Quadro 1: Menos de 1 dia.
Quadro 2:1 dia e meio.
Quadro 3:2 dias completos.
Quadro 4:Mais de 2 dias completos

Fim da imagem.

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Calcule mentalmente quantos dias estão representados em cada caso.
    1. 72 horas. _____
    1. 48 horas. _____
    1. 12 horas. _____
    1. 60 horas. _____

187

  1. Renato vai assistir a uma comédia que acabou de estrear nos cinemas. Observe as cenas abaixo e responda às questões.
Imagem: Ilustração. À esquerda, Renato fala: Boa noite! Por favor, quero um ingresso para o filme Razão matemática na sessão das 19 horas e 40 minutos. Na frente dele há um balcão e um funcionário atrás de um computador. À direita, Renato olha para o relógio no pulso e diz: Agora são 19 horas e 15 minutos. Ainda faltam alguns minutos para começar o filme.  Fim da imagem.
  1. Quantos minutos faltam para começar o filme? _____
  1. Se a duração do filme é de 90 minutos, a que horas ele terminará?

    _____

Indicamos 1 minuto por: 1 min

1 h = 60 min

  1. Uma partida de vôlei foi disputada em 4 sets, com intervalos de 5 minutos entre um set e outro.

Duração da partida de vôlei

Tabela: equivalente textual a seguir.

Set

Duração

23 min

19 min

29 min

31 min

Dados obtidos na partida de vôlei (nov. 2023).

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Quanto tempo durou a partida, incluindo os intervalos? _____
  1. Qual foi o set que durou mais tempo? Esse tempo equivale a mais ou menos de meia hora? _____
  1. Escreva o horário registrado em cada relógio.

De dia

Imagem: Ilustração. Um sol e ao lado, relógio com o ponteiro pequeno entre os números 8 e 9 e o ponteiro grande sobre o número 7.  Fim da imagem.

_____

De noite

Imagem: Ilustração. Uma lua e ao lado, relógio com o ponteiro pequeno entre os números 9 e 10 e o ponteiro grande sobre o número 9.   Fim da imagem.

_____

De dia

Imagem: Ilustração. Um sol e ao lado, relógio com o ponteiro pequeno no número 7 e o ponteiro grande sobre o número 1. Fim da imagem.

_____

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Calcule mentalmente os minutos em cada caso.
  1. Duas horas. _____
  1. Meia hora. _____
  1. Um quarto de hora. _____
  1. Três horas. _____

188

Minuto e segundo

  1. Gisele quer esquentar seu lanche no forno de micro-ondas. Para isso, ela apertou a tecla correspondente a 1 minuto, e após 15 segundos o aparelho indicava os segundos restantes, como mostra a figura abaixo. Por quantos segundos, ao todo, o lanche esquentará?

    Após 15 segundos, ainda faltam 45 segundos para completar o tempo de 1 minuto de aquecimento.

    15 + 45 = _____

    1 minuto equivale a _____ segundos.

    O lanche esquentará por _____ segundos ao todo.

Imagem: Ilustração. Gisele, mulher ruiva com cabelo preso está sorrindo e apontando para um micro-ondas. No visor, o número 45.  Fim da imagem.

Indicamos 1 segundo por: 1 s

1 min = 60 s

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Grupo. Fim da imagem.

  1. Debata as questões a seguir com seus colegas.
    1. Em que situações você já mediu um intervalo de tempo em minuto? E em segundo?
    1. Você considera 1 minuto muito tempo ou pouco tempo? Por quê?
    1. No trânsito, o que podem significar alguns segundos? E 1 minuto?
  1. Um professor de ginástica pediu que cada exercício fosse repetido por determinado tempo. Por quanto tempo foi repetido cada exercício, se o ponteiro dos segundos deu:
    1. 2 voltas?

      _____

    1. 3 voltas?

      _____

    1. meia-volta?

      _____

Imagem: Ilustração. Um homem ruivo aponta para um relógio e fala: A cada 1 minuto, o ponteiro vermelho, que é o dos segundos, dá uma volta completa. Ao lado, relógio com o ponteiro pequeno no número 2, o ponteiro grande no número 5 e o ponteiro vermelho no número 10. Abaixo, dois pesos. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Calculadora. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Como saber, usando uma calculadora, quantos minutos e segundos correspondem a 132 segundos?

189

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Complete o quadro a seguir, sabendo que uma torneira aberta fornece 1 litro de água a cada 15 segundos.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Tempo

Número de litros

15 segundos

1

30 segundos

_____

1 minuto

_____

_____

12

_____

20

Imagem: Ilustração. Um homem está segurando um balde embaixo de uma torneira aberta. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Para fazer um desenho animado, são necessários 24 desenhos para cada 1 segundo de animação. Quantos desenhos são necessários para fazer 1 minuto de animação?

    São necessários _____ desenhos para fazer 1 minuto de animação.

  1. Faça uma estimativa e ligue cada ação ao tempo necessário para realizá-la.

Linha 1:

Um atleta correr 100 metros.

Piscar os olhos.

Fazer um café

Assistir a um filme.

Linha 2:

Imagem: Ilustração. Cronômetro indicando 120 min.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Cronômetro indicando 5 min.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Cronômetro indicando 1 s.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Cronômetro indicando 12 s.   Fim da imagem.
  1. Observe a conversa entre Daniel e Marcos.
Imagem: Ilustração. Um jovem ruivo pergunta: Marcos, como faço para descobrir qual intervalo de tempo é maior: 2 min e 16 s ou 146 s? Na frente dele, um jovem com cabelo encaracolado responde: Você pode transformar 2 min e 16 s em segundos e depois comparar os intervalos de tempo na mesma unidade de medida, o segundo.  Fim da imagem.

190

Milênio, século, década e ano

  1. Carla estava lendo o jornal e parou nesta página.
Imagem: Ilustração. Página de jornal com o texto: Acontece na cidade. Fábrica Áqua comemora uma década de liderança no ramo alimentício. Abaixo, foto de pessoas comemorando. Acima deles, placa com a informação: 10 ANOS NA LIDERANÇA. Ao fundo, uma fábrica grande e balões voando.  Ao lado, o texto: Em 2023, houve a comemoração de um século da fundação do 1º clube esportivo da cidade. Abaixo, foto de pessoas sorrindo. Acima delas, uma faixa com a informação: 1923 - 2023 COMEMORAÇÃO DO CENTENÁRIO DO CLUBE 6 DE ABRIL.  Na parte inferior, a informação: Exposição 1.000 anos de arte. Venha desvendar um milênio de mistérios na nova exposição do Museu de Arte. À esquerda, um globo terrestre e à direita, imagem de uma pintura.  Fim da imagem.

A fábrica Áqua está na liderança do ramo alimentício há _____ década, que é o mesmo que _____ anos.

Em 2023, foi comemorado _____ século, ou _____ anos, da fundação do Clube 6 de Abril.

A nova exposição do Museu de Arte exibe itens de cerca de _____ milênio, que é o mesmo que _____ anos.

1 década = 10 anos

1 século = 100 anos

1 milênio = 1.000 anos

191

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Pinte da mesma cor as expressões equivalentes.

48 meses

3 séculos

4 séculos

10 décadas e 60 anos

40 anos

40 décadas

300 anos

4 anos

400 anos

4 décadas

29 décadas e 10 anos

1 século e 6 décadas

  1. Observe as fotografias e depois responda às questões.

Primeira transmissão de televisão, em 1925.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Um homem com terno está ao lado de uma televisão grande e larga.   Fim da imagem.

LEGENDA: John Baird ao lado de sua invenção, o aparelho de televisão, no Science Museum, em 1926. FIM DA LEGENDA.

Invenção do automóvel a gasolina, em 1885.

Imagem: Fotografia. Automóvel com três rodas e de madeira.  Fim da imagem.

LEGENDA: Modelo do automóvel a gasolina, o Benz Patent Motorwagen. FIM DA LEGENDA.

Invenção do telefone, em 1876.

Imagem: Fotografia. Telefone de madeira com um objeto circular no meio e um rolo em cima.  Fim da imagem.

LEGENDA: Reprodução do telefone de Graham Bell, de 1876. FIM DA LEGENDA.

  1. Qual desses acontecimentos é o mais antigo? E o mais recente?

    _____

  1. Quais desses acontecimentos têm mais de 1 século?

    _____

  1. Quantas décadas, aproximadamente, separam o acontecimento mais antigo do mais recente? _____

192

Medidas de massa

Tonelada, quilograma e grama

  1. Faça estimativas e cerque com uma linha o item que tem a maior massa em cada caso.
Imagem: Fotografia. Uma bola de tênis. Fim da imagem.

LEGENDA: Bola de tênis. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. uma bola de boliche.   Fim da imagem.

LEGENDA: Bola de boliche. FIM DA LEGENDA.

b)

Imagem: Fotografia. Um balde.  Fim da imagem.

LEGENDA: Balde. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. um ferro de passar roupas.   Fim da imagem.

LEGENDA: Ferro de passar roupas. FIM DA LEGENDA.

c)

Imagem: Fotografia. Um cacho de uvas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Cacho de uvas. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. uma melancia.   Fim da imagem.

LEGENDA: Melancia. FIM DA LEGENDA.

d)

Imagem: Fotografia. Uma fatia de bolo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Fatia de bolo. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. um balão de festa.   Fim da imagem.

LEGENDA: Balão de festa. FIM DA LEGENDA.

  1. Leia os diálogos e, depois, responda às questões.
Imagem: Ilustração. Um homem com boné e uniforme azul segura um papel com a mão estendida e fala: Foram entregues 500 quilogramas de café. Na frente dele, um homem com camisa sorri com a mão estendida e pensa: Puxa, meia tonelada de café! Ao fundo, um homem carrega sacas ao Ao lado, um homem com boné e avental segura um pegador e fala: Tem 800 gramas. Ao seu lado há uma sacola sobre uma balança indicando 800 g. Na frente dele há um balcão com pães. Um homem faz o número dois com os dedos e responde: Coloque mais 200 gramas, porque quero 1 quilograma.  Fim da imagem.
  1. Meia tonelada corresponde a quantos quilogramas? E 1 tonelada?

    _____

  1. Quantos gramas formam 1 quilograma? _____

O grama, o quilograma e a tonelada são unidades de medida de massa.

193

  1. Observe.
Imagem: Ilustração. Uma mulher com cabelo preso e óculos fala: Veja como indicamos as unidades de medida.   Fim da imagem.

Indicamos:

  1. Qual é a unidade mais adequada para medir a massa em cada caso: tonelada, quilograma ou grama?
Imagem: Fotografia. Um gato cinza com manchas pretas.  Fim da imagem.

_____

  1. Trator
Imagem: Fotografia. Um trator verde.  Fim da imagem.

_____

  1. Menino
Imagem: Fotografia. Um menino com camiseta azul, calça e tênis.  Fim da imagem.

_____

Imagem: Fotografia. Uma maçã vermelha.  Fim da imagem.

_____

Observação: Os elementos não estão em proporção. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Tente dizer para um colega a medida de sua massa em tonelada e a massa de um navio em quilograma.
    • Em seguida, responda: foi fácil ou difícil dizer a quantidade dessas massas? Por quê?
  1. Um caminhão transportará 6 toneladas de alimentos. A metade dessa carga é de feijão, 800 quilogramas são de milho, e o restante é de arroz.
    1. Quantos quilogramas de feijão o caminhão transportará? _____
    1. E quantos quilogramas de arroz? _____

194

Grama e miligrama

  1. Observe os preços praticados por uma empresa que presta serviços de envio e entrega de correspondências, em outubro de 2023, para o envio de carta comercial sem serviços adicionais. Depois, responda à questão.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Massa (em grama)

Preço

Até 20

R$ 1,80

Mais de 20 até 50

R$ 2,55

Mais de 50 até 100

R$ 3,50

Mais de 100 até 150

R$ 4,25

Imagem: Ilustração. Uma caixa de correios. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Grupo. Fim da imagem.

  1. Converse com seus colegas.
    1. Vocês já ouviram falar em miligrama? Se ouviram, em que situação?
    1. Vocês sabem o que significa 1 miligrama?

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Leia o texto, observe a ilustração e responda às questões.

    Um farmacêutico estava verificando sua balança de precisão e, para sua satisfação, o aparelho estava em ordem. Então, ele colocou na balança dois comprimidos de 500 miligramas cada um.

    Imagem: Ilustração. Dois comprimidos sobre uma balança. No visor, a indicação: 1 g. Fim da imagem.

    1. Quantos miligramas correspondem a 1 grama?

      _____

    1. Se ele tivesse colocado na balança 4 comprimidos de 500 miligramas cada um, que valor apareceria no visor? _____

Indicamos 1 miligrama por: 1 mg

1 g = 1.000 mg

195

  1. Escreva a quantos miligramas equivale a massa indicada em cada caso.
  1. 10 gramas: _____
  1. 0,5 grama: _____
  1. 3 grama: _____
  1. 8,25 gramas: _____
  1. 270 gramas: _____
  1. 19,05 gramas: _____

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Uma fábrica usa 5 mg de essência em pó na produção de cada frasco de perfume. Para produzir 1.000 frascos desse perfume, quantos gramas de essência em pó serão usados? _____

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Observe a ilustração. Depois complete o quadro abaixo com a massa aproximada dos grãos de feijão.
Imagem: Ilustração. Um homem sorri e fala: Coloquei 400 grãos de feijão nesta balança. Ao seu lado há vários grãos de feijão sobre uma balança. No visor, a indicação: 100 g. Fim da imagem.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Quantidade de grãos de feijão

Massa (em grama)

400

_____

200

_____

100

_____

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

196

Medidas de capacidade

Litro e mililitro

  1. Observe os rótulos das embalagens e responda às questões.
    1. Em qual das embalagens cabe maior quantidade de líquido? _____

      Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

    1. O conteúdo da garrafa de 1 litro pode encher completamente quantas latinhas iguais à mostrada abaixo: mais de 4 ou menos de 4?

      _____

Imagem: Ilustração. Uma garrafa de 2 litros, uma latinha de 355 mL e uma garrafa de 1 litro.  Fim da imagem.
  1. Jair foi ao supermercado para comprar uma embalagem com 2 litros de desinfetante, mas essa embalagem estava em falta. Então, ele comprou 4 embalagens de 500 mililitros, iguais à mostrada abaixo.
Imagem: Ilustração. Panfleto com a informação: DESINFETANTE 500 ML POR APENAS R$ 4,00. DESINFETANTE 2 L POR APENAS R$ 15,00. Ao lado, desenho de uma garrafa de 500 mL e um embalagem grande de 2 L.  Fim da imagem.
  1. Quantos mililitros de desinfetante Jair comprou? Essa quantidade corresponde a quantos litros?

    _____

  1. Quantos reais ele economizaria se tivesse comprado a embalagem com 2 litros de desinfetante?

    _____

Indicamos:

197

  1. Faça estimativas e complete com a unidade de medida mais adequada em cada caso: L ou mL.
    1. A caixa-d’água de minha casa tem capacidade para 1.000 _____.
    1. Na mamadeira, há 240 _____ de leite.
    1. A lata contém 18 _____ de tinta.
    1. O pote plástico de guache contém 50 _____.
  1. Observe o gráfico.
Imagem: Gráfico de colunas. Consumo de água em uma casa. No eixo vertical, a água consumida (em milhar de litro) e no eixo horizontal, o mês.  Janeiro: 16 mil litros.  Fevereiro: 12 mil litros. Março: 8 mil litros. Abril: 8 mil litros.  Fim da imagem.

Fonte: Distribuidora de água (jan. a abr. 2023).

Boxe complementar:

Desafio

Na embalagem cúbica verde cabem exatamente 1.000 mL de água.

Quantos litros de água cabem na embalagem cúbica amarela?

_____

Imagem: Ilustração. Uma embalagem cúbica amarela com 20 cm de altura, comprimento e profundidade.  Fim da imagem.

Imagem: Ilustração. Uma caixa cúbica verde com 10 cm de altura, comprimento e profundidade.   Fim da imagem.

CRÉDITO: PAULO BORGES

Resposta: 8 litros.

Fim do complemento.

198

Compreender problemas

Para resolver

Problema 1

Catarina organizou uma exposição de fotografias que durou 3 dias. Para isso, precisou contratar 3 recepcionistas, Ofélia, Telma e Diego, que atenderiam os visitantes nos períodos da manhã e da tarde. Eles trabalharam nas seguintes condições:

Imagem: Ilustração. Uma mulher está sorrindo e segurando uma câmera fotográfica.  Fim da imagem.

Complete o quadro que Catarina fez para organizar os horários dos recepcionistas.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Dia

Quem trabalhará de manhã?

Quem trabalhará à tarde?

1 º dia

_____

Diego

2º dia

_____

_____

3º dia

_____

_____

Problema 2

Tiago fez suco para sua família. Ele precisou misturar 1 litro de água com o suco concentrado. Para medir 1 litro de água, ele só poderia usar 3 tipos diferentes de copo, como mostra a figura.

Como Tiago pôde medir exatamente 1 litro de água?

Imagem: Ilustração. Um homem com cabelo preto e curto está com a mão direita sob o queixo e com uma sobrancelha levantada. Na frente dele há três copos e uma jarra sobre uma mesa. Há um copo de 200 mL, um copo de 250 mL e outro copo de 300 mL.  Fim da imagem.

199

Para refletir

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.
  1. Compare suas soluções para o Problema 1 e para o Problema 2 com as de um colega. Vocês obtiveram a mesma resposta para cada um dos problemas?
  1. Veja a solução que Lúcio encontrou para o Problema 1.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Dia

Quem trabalhará de manhã?

Quem trabalhará à tarde?

1 º dia

Telma

Diego

2 º dia

Telma

Ofélia

3 º dia

Diego

Ofélia

  1. Qual dos estudantes apresentou uma solução possível para o Problema 2?
Imagem: Ilustração. Melina, menina com cabelo curto fala: Foi possível medir exatamente 1 litro de água usando 3 vezes o copo de 300 mL. Ao lado, Lucas, menino ruivo diz: Foi possível medir exatamente 1 litro de água usando apenas 1 vez o copo de 250 mL. Fim da imagem.

_____

  1. Responda às questões.
    1. Como o Problema 1 pode ser alterado para que ele tenha uma única resposta?
    1. Como o Problema 2 pode ser alterado para que ele não tenha resposta?

200

A Matemática me ajuda a ser

... um leitor de rótulos

Você sabe para que servem alguns dos nutrientes, como proteínas, gorduras e carboidratos, presentes em nossa alimentação?

Imagem: Fotografia. Uma embalagem de biscoitos ao lado de uma maçã. Na frente há uma pilha de biscoitos recheados e um copo com leite. Ao lado da embalagem, a informação: Porção - Fique atento! As informações nutricionais do rótulo se referem a uma porção do produto, e não a todo o conteúdo da embalagem. Nutrientes - Existem vários tipos de nutrientes; cada um tem sua função. Ter uma alimentação equilibrada significa ingerir os nutrientes sem exagerar nem deixar faltar nenhum.  Na parte inferior, as informações:  Carboidrato - Fornece energia para as células do corpo, principalmente para o cérebro. Ajuda no desenvolvimento do corpo.  Gorduras - São as principais fontes de energia do corpo e ajudam na absorção de algumas vitaminas.  Fibra alimentar - Contribui para uma boa digestão.  Cálcio - Essencial na formação dos ossos e dos dentes.  Proteína - É essencial para o fortalecimento dos músculos.  Ferro - Previne a anemia e ajuda na circulação do sangue.  Sódio - Regula a quantidade de líquidos do corpo.   Vitaminas - Controlam o funcionamento do corpo e ajudam a prevenir doenças. Do outro lado da embalagem e ao lado dos biscoitos, as informações:  1 pacote (12 biscoitos) contém: 828 mg de cálcio - 83% da quantidade diária recomendada (desenho de um copo cheio de leite). 1 porção (3 biscoitos) contém: 207 mg de cálcio - 21% da quantidade diária recomendada (desenho de um copo com um pouco de leite). 1 biscoito contém: 69 mg de cálcio - 7% da quantidade diária recomendada (desenho de um copo com muito pouco leite). Sobre o copo, a informação: Atenção! Um pacote de biscoito pode ter quase toda a quantidade de cálcio de que precisamos consumir em um dia. Porém, o biscoito tem outros ingredientes que, em excesso, fazem mal à saúde. O ideal é complementar a dieta diária com outros alimentos ricos em cálcio, como brócolis, aveia, chia e linhaça. Um copo de 200 mL de leite integral, por exemplo, tem aproximadamente 250 mg de cálcio.   Fim da imagem.

Fontes: Saiba como ler os rótulos de alimentos industrializados. Disponível em: http://fdnc.io/eMM. Acesso em: 11 mar. 2021.

201

Tome nota

  1. Quantos biscoitos há em uma porção do pacote ilustrado na página anterior?

    _____

  1. Entre os nutrientes citados, quais fornecem energia para nosso corpo?

    _____

Reflita

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Você tem o hábito de observar os rótulos dos alimentos processados

que come? Considera sua alimentação saudável? _____

202

Compreender informações

Organizar dados de uma pesquisa em planilhas eletrônicas

  1. Hélio quer fazer uma pesquisa com seus colegas de classe sobre o esporte preferido de cada um. Para isso, ele distribuiu entre eles a ficha representada a seguir.

Nome:

_____

Esporte preferido:

_____

Imagem: Ilustração. Uma menina com cabelo preso e uniforme vermelho está sorrindo e chutando uma bola de futebol. Fim da imagem.

Após receber todas as fichas preenchidas por seus colegas, Hélio organizou os dados em uma planilha eletrônica utilizando um computador.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Ilustração. Seta para baixo.

A

B

C

1

Esporte

Total de votos

2

Futebol

10

3

Basquete

8

4

Natação

7

5

Judô

4

6

7

  1. Que informações Hélio colocou na coluna A dessa planilha?

    _____

  1. E que informações ele colocou na coluna B?

    _____

  1. Na linha 3, podemos identificar as informações correspondentes a qual esporte? _____

    Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Que informação presente na ficha não foi representada na planilha eletrônica? Por que você acha que isso ocorreu?
  1. Construa, em uma malha quadriculada, um gráfico de colunas para representar as informações da pesquisa de Hélio. Não se esqueça de dar um título para o seu gráfico.

203

  1. Agora, faça uma pesquisa sobre o animal preferido de seus colegas. Para isso, veja as orientações a seguir:

Elabore uma ficha para que cada um de seus colegas indique o animal preferido.

Organize os dados em uma tabela ou em uma planilha eletrônica.

Construa um gráfico de barras com as informações obtidas.

  1. Que informações você colocou na ficha que seus colegas preencheram? Além do animal preferido, que outras informações você pode obter com os dados dessa ficha?

    _____

  1. Na tabela ou na planilha eletrônica, que informações você organizou em cada coluna?

    _____

  1. Ao construir seu gráfico, que informações você representou no eixo horizontal? E no eixo vertical?

    _____

    Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

  1. Compare o gráfico que você construiu com o gráfico construído por outro colega. Há diferenças?

    _____

    Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Caso haja diferenças, por que você acha que isso ocorreu? Converse com o professor e os colegas.
  1. Escreva duas afirmações que podem ser feitas sobre os dados de sua pesquisa.

    _____

204

O que você aprendeu

Avaliação processual

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.
  1. Em 2 minutos e 30 segundos, Artur corre 500 metros de um percurso.

    Mantendo esse ritmo, em quanto tempo ele percorrerá 1 quilômetro?

    _____

  1. Observe a reta numérica a seguir, que representa uma linha do tempo.
Imagem: Ilustração. Reta numérica (Ano): 1740 (A), 1800 (B), 1870 (C), 1940 (D).  Fim da imagem.

Agora, responda às questões.

  1. Quantas décadas separam as datas (os anos) dos acontecimentos indicados pelas letras C e D?

    _____

  1. Quais datas (anos) estão separadas na linha do tempo por 2 séculos?

    _____

  1. Resolva os problemas a seguir.
    1. Ana tem 500 mL de água em um regador para distribuir igualmente entre seus 4 vasos de plantas. Quantos mililitros de água cada vaso receberá?

      _____

    1. Geraldo e sua família viajaram nas férias. Eles saíram de carro de Maceió no dia 21 de dezembro às 20 h e chegaram a São Paulo às 13 h 40 min do dia 23 de dezembro. Quanto tempo durou a viagem de Geraldo?

      _____

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Em cada caso, pinte as figuras que, juntas, completam exatamente 1 grama.
Imagem: Ilustração. Figuras ovais com os números: 3.000 mg, 300 mg, 600 mg, 250 mg, 100 mg. 
 Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Hexágonos com os números: 850 mg, 1.500 mg, 150 mg, 2.500 mg, 8.500 mg. 
 Fim da imagem.

205

  1. Observe a ilustração, leia o texto e responda à questão.
Imagem: Ilustração. Um jarro de 1 litro, um copo largo e amarelo e um copo fino e azul. Fim da imagem.

No copo amarelo, cabe a mesma quantidade de água que em 2 copos azuis. Na jarra cabe a mesma quantidade de água que em 5 copos amarelos.

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

  1. Invente um problema com as informações abaixo. Depois, peça a um colega que o resolva.

Rosquinha de fubá

Rendimento: 10 rosquinhas

Imagem: Fotografia. Rosquinhas circulares em uma bandeja. Fim da imagem.

_____

  1. Complete as frases.
    1. 50 anos correspondem a _____ século.
    1. Meio milênio equivale a _____ anos.
    1. _____ décadas correspondem a 1 século.
    1. _____ anos equivalem a 3 décadas.

Autoavaliação

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.