206

UNIDADE 8. Mais Geometria

Imagem: Ilustração. À direita, alunos com uniforme estão divididos em três fileiras em uma rua e segurando bandeiras do Brasil. A menina que está na frente segura uma faixa com a informação: E.M.E.I. 7 DE SETEMBRO. À esquerda, alunos com chapéu, casaco azul, calça vermelha e sapatos brancos estão enfileirados e tocando instrumentos musicais. Atrás deles, pessoas observam na calçada e em seguida há homens com ternos e mulheres com vestidos em um palanque. Ao fundo, postes, árvores, casas e prédios. Fim da imagem.

207

Boxe complementar

Para refletir...

As escolas de um bairro sempre desfilam no dia 7 de setembro.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

O giro que as crianças da fanfarra têm de dar para ficar de frente para o palanque é de uma volta, de meia-volta ou de um quarto de volta?

Imagem: Ilustração. Vista de cima de um quarteirão com casas e prédios. Entre eles, as ruas na vertical, da esquerda para a direita: RUA DA SUBIDA, RUA DO SOL, RUA SECA, RUA MOLHADA. As ruas na horizontal, de cima para baixo: RUA ALVORADA, RUA DA AREIA, RUA DA ALEGRIA.   Fim da imagem.

O desfile acontece em uma rua paralela à Rua da Areia.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Explique o que significam ruas paralelas.

Observe o mapa. Em qual dessas ruas ocorreu o desfile?

Fim do complemento

208

Movimentação

Malha quadriculada

  1. Para chegar ao tesouro, Pedro fez o caminho mostrado na malha quadriculada ao lado. Ele partiu do ponto indicado em Início e, para os quatro primeiros movimentos, seguiu estas instruções:
Imagem: Ilustração. À esquerda, seta para cima (2), seta para direita (2), seta para cima (2) e seta para esquerda (1).  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Malha quadriculada com desenho de um parque com plantas. Na parte inferior, o início com duas retas para cima, duas retas para direita, duas retas para cima, uma reta para esquerda, uma reta para cima, três retas para direita, três retas para baixo e uma reta para direita (tesouro).  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Complete o trajeto de Pedro desenhando instruções que indiquem os outros quatro movimentos que ele fez até chegar ao tesouro.
Imagem: Ilustração. Seta para cima (1), seta para direita (3), seta para baixo (3) e seta para direita (1).  Fim da imagem.
  1. Depois de cada movimento, para fazer o próximo, Pedro teve de dar um giro de uma volta, de meia-volta ou de um quarto de volta?

    _____

  1. Observe as instruções e marque com um X a resposta certa.
Imagem: Ilustração. Seta para direita (2), seta para cima (3), seta para direita (1) e seta para baixo (2).  Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração 1. Malha quadriculada. À esquerda, na parte inferior, o ponto de partida com duas retas para direita, três retas para cima, uma reta para direita e três retas para baixo.   Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração 2. Malha quadriculada. À esquerda, na parte inferior, o ponto de partida com duas retas para direita, três retas para cima, uma reta para direita e duas retas para baixo.  Fim da imagem.

209

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Faça o que se pede.
    1. Invente um caminho na malha que comece no ponto vermelho e passe por todos os pontos verdes. Seu caminho deve ser feito sobre as linhas da malha.
Imagem: Ilustração. Malha quadriculada. À esquerda, na parte inferior, o ponto de partida vermelho. Há pontos verdes entre as colunas: um e dois, cinco e seis. E entre as fileiras três e quatro. Exemplo de resposta: Acima do ponto de partida há três retas para cima e uma para a direita, até o ponto verde. Em seguida, quatro retas para a direita até o outro ponto verde. Depois, duas retas para a direita, duas retas para baixo até outro ponto verde. Em seguida, três retas para esquerda até o último ponto verde. Fim da imagem.
  1. Desenhe com setas as instruções do caminho que você inventou.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. O caminho representado na malha quadriculada abaixo é feito de 4 movimentos que se repetem. Quais são esses movimentos? Indique-os desenhando setas nos sentidos do percurso.
Imagem: Ilustração. Malha quadriculada. À esquerda, o ponto de partida com uma seta para direita, uma reta para cima, uma reta para a direita, uma reta para baixo, uma reta para direita, uma reta para cima, uma reta para direita, uma reta para baixo, uma reta para a direita, uma reta para cima, uma reta para a direita, uma reta para baixo, uma reta para a direita, uma reta para cima, uma reta para direita e uma reta para baixo.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

  1. Invente instruções de um trajeto e anote-as no caderno. Depois, entregue-o a um colega para que ele trace o trajeto em uma folha de papel quadriculado. Você também vai traçar o trajeto seguindo as instruções que seu colega inventar. As instruções podem ser indicadas por setas ou por outro código que vocês criarem.

210

Reta e segmento de reta

  1. Observe as três tubulações (verde, azul e vermelha) que levam o hamster até a comida. Em seguida, responda à questão.
Imagem: Ilustração. Vista de cima. À esquerda, um hamster dentro de uma caixa. Na frente dele há três tubulações, uma muito ondulada e verde, uma reta e azul e uma pouco ondulada e vermelha. À direita, uma caixa com sementes.  Fim da imagem.
  1. Observe os pontos marcados abaixo. Depois, ligue-os representando o caminho mais curto entre eles.
Imagem: Ilustração. Um ponto à esquerda e na parte superior. E outro ponto à direita na parte inferior. Entre os dois pontos há uma reta diagonal para esquerda.  Fim da imagem.

O caminho mais curto que une dois pontos é chamado de segmento de reta.

Veja como representamos um segmento de reta.

Imagem: Ilustração. Dois pontos (A e B) e entre eles há uma reta horizontal.  Fim da imagem.

Os pontos A e B são as extremidades desse segmento de reta.

211

  1. Eduardo fez várias linhas coloridas.
Imagem: Ilustração, dois pontos (A e B) ligados por uma linha diagonal verde.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração, dois pontos (C e D) ligados por uma linha ondulada e azul.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração, dois pontos (G e H) ligados por uma linha reta e laranja.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração, dois pontos (E e F) ligados por uma linha curva e roxa.  Fim da imagem.
  1. Quais dessas linhas coloridas representam segmentos de reta?

    _____

  1. Quais são as extremidades desses segmentos?

    _____

  1. Leia o que Cláudio está dizendo e responda à questão.
Imagem: Ilustração. Cláudio, jovem com cabelo preto está com a mão esquerda sob o queixo. Ele fala: Um segmento de reta prolongado sem parar nos dois sentidos nos dá a ideia de uma reta. E pensa em uma reta com duas setas nas pontas. Entre elas há dois pontos (A e B).  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Observe a fotografia e as figuras. Em seguida, responda às questões.
Imagem: Fotografia. Trilhos de trem com pedras em volta.  Fim da imagem.

LEGENDA: Trilhos de trem no município de Aguiarnópolis, Tocantins, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um prisma azul com base pentagonal.  Fim da imagem.

LEGENDA: Prisma. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um triângulo amarelo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Triângulo. FIM DA LEGENDA.

  1. Na fotografia, cada trilho de ferro lembra reta ou segmento de reta?

    _____

  1. As arestas do prisma são retas ou segmentos de reta?

    _____

  1. E os lados do triângulo?

    _____

212

Retas paralelas e retas concorrentes

  1. Observe o mapa e responda às questões.
Imagem: Ilustração. Vista de cima de um bairro. De cima para baixo, da esquerda para a direita: Casa de Sara, Rua da Sombra, casa, Avenida das Ameixeiras, praça. Abaixo, Rua da Independência (horizontal) e à direita há um ônibus. Em seguida, casas, Rua da Sombra, casas, Avenida das Ameixeiras, casas. Abaixo, Rua Novo Mundo (horizontal) e à direita há um caminhão. Abaixo, casas, Rua da Sombra, escola, Avenida das Ameixeiras com uma moto e casas. Fim da imagem.
  1. Se o ônibus continuar andando pela Rua da Independência até a casa de Sara, e o caminhão continuar andando pela Rua Novo Mundo até a escola, eles se encontrarão?

    _____

  1. Se a motocicleta e o caminhão continuarem a seguir em frente, eles passarão por um mesmo cruzamento?

    _____

As ruas que não se cruzam, mesmo que sejam prolongadas, dão ideia de retas paralelas, como as retas r e s representadas abaixo.

Imagem: Ilustração. Duas retas (r, s) diagonais e paralelas.   Fim da imagem.

As ruas que se cruzam dão ideia de retas concorrentes, como as retas x e y representadas abaixo.

Imagem: Ilustração. Duas retas (x, y) diagonais, que se cruzam.   Fim da imagem.
  1. A rua onde Sara mora é paralela à Avenida das Ameixeiras? Por quê?

    _____

213

  1. Observe as representações das bandeiras abaixo. Escreva se as faixas brancas em cada bandeira lembram retas paralelas ou retas concorrentes.

a)

Imagem: Ilustração. Bandeira da Dinamarca com fundo vermelho. À esquerda há uma faixa vertical branca e no meio, uma faixa horizontal branca.   Fim da imagem.

LEGENDA: Dinamarca. FIM DA LEGENDA.

_____

b)

Imagem: Ilustração. Bandeira de Cabo Verde com fundo azul. Na parte inferior há uma faixa vermelha dentro de uma faixa branca. Acima delas há um círculo de estrelas.   Fim da imagem.

LEGENDA: Cabo Verde. FIM DA LEGENDA.

_____

  1. Observe as figuras. As retas r e s representadas em cada caso são paralelas ou concorrentes? Por quê?

a)

Imagem: Ilustração. Duas retas (r, s) diagonais. Acima delas há linhas pontilhadas que se cruzam.  Fim da imagem.

_____

b)

Imagem: Ilustração. Uma reta vertical (r) e uma reta horizontal (s) que se cruzam. No meio delas há um retângulo vermelho.  Fim da imagem.

_____

c)

Imagem: Ilustração. Um cubo e acima dele há duas retas (r, s) horizontais e paralelas.   Fim da imagem.

_____

d)

Imagem: Ilustração. Um hexágono e acima dele há duas retas (r, s) diagonais e paralelas.  Fim da imagem.

_____

214

Retas perpendiculares

  1. Observe o mapa e, em seguida, faça o que se pede.

    A linha tracejada representa o caminho que Juliana fez de sua casa ao mercado.

Imagem: Ilustração. Vista de cima de um bairro. À esquerda, uma casa, Rua das Margaridas, Casa de Juliana, Rua dos Miosótis, casa, Rua da Fonte (diagonal) e Mercado. Abaixo, Avenida dos Carvalhos (horizontal). Em seguida, casa, Rua das Margaridas, acima, casa, Rua Pequena e abaixo, casa. Ao lado, Rua dos Miosótis, acima, casas, Rua das Papoulas, abaixo, casas. À direita, Rua da Fonte (diagonal). Na frente da Casa de Juliana há uma reta pontilhada para frente, a reta segue para esquerda e vira para esquerda na Avenida dos Carvalhos até chegar no Mercado e virar para esquerda.   Fim da imagem.
  1. Quando chegou à esquina da Avenida dos Carvalhos com a Rua das Margaridas, Juliana deu um giro à esquerda. Esse giro foi de uma volta, de meia-volta ou de um quarto de volta?

    _____

  1. A Avenida dos Carvalhos e a Rua das Margaridas lembram retas paralelas ou concorrentes? Por quê?

    _____

  1. Leia o que Juliana está falando. Depois faça o que se pede. No mapa acima, aponte com o dedo pares de ruas perpendiculares. Depois, registre um desses pares.

    _____

Imagem: Ilustração. Uma mulher ruiva com cabelo preso fala: Neste esquema, é preciso dar um giro de um quarto de volta para sair de uma rua e entrar em outra. Nesse caso, dizemos que as ruas são perpendiculares. Ao seu lado, Esquema com um cruzamento. Há pegadas na rua vertical, que viram para esquerda e seguem na rua horizontal. Fim da imagem.

215

  1. Descreva a localização da rua de sua escola usando frases como: “Minha escola fica em uma rua paralela à Rua das Figueiras.”, “A rua da minha escola é perpendicular à Avenida das Rosas.” etc.

    _____

  1. Observe as retas abaixo.
Imagem: Ilustração. Cinco retas sobrepostas. 1 reta diagonal; 2 reta vertical; 3 reta horizontal; 4 reta horizontal; 5 reta diagonal.  Fim da imagem.
  1. Quais são os números das retas paralelas?

    _____

  1. Cite um par de retas concorrentes.

    _____

  1. Cite um par de retas perpendiculares.

    _____

  1. Observe, em cada caso, as retas concorrentes e os ângulos destacados.

Figura 1

Imagem: Ilustração. Duas retas diagonais cruzadas. Entre elas há quatro ângulos coloridos: um grande (azul), um pequeno (verde), um grande (roxo) e um pequeno (amarelo).   Fim da imagem.

Figura 2

Imagem: Ilustração. Uma reta vertical sobre uma reta horizontal. Entre elas há quatro ângulos iguais e coloridos (azul, verde, roxo e amarelo).   Fim da imagem.
  1. Agora, pegue uma folha de papel sulfite e compare a abertura do ângulo do canto da folha (ângulo reto) com cada um dos ângulos destacados. Depois, complete os quadros abaixo.

Figura 1

Tabela: equivalente textual a seguir.

Cor da abertura do ângulo

Ângulo reto, agudo ou obtuso?

Ilustração. Tinta verde.

_____

Ilustração. Tinta roxa.

_____

Ilustração. Tinta azul.

_____

Ilustração. Tinta amarela.

_____

Figura 2

Tabela: equivalente textual a seguir.

Cor da abertura do ângulo

Ângulo reto, agudo ou obtuso?

Ilustração. Tinta verde.

_____

Ilustração. Tinta roxa.

_____

Ilustração. Tinta azul.

_____

Ilustração. Tinta amarela.

_____

  1. Se duas retas concorrentes formam quatro ângulos retos, elas são chamadas de retas perpendiculares. Quais das retas acima são perpendiculares: as retas da Figura 1 ou as retas da Figura 2?

    _____

216

Simetria

  1. Gilda desenhou e recortou uma figura em uma folha de papel sulfite. Observe como ela fez.

Imagem: Fotografia. Duas mãos segurando um papel sulfite azul.  Fim da imagem.

Gilda pegou uma folha de papel sulfite.

Imagem: Fotografia. As mãos estão dobrando o papel ao meio.   Fim da imagem.

Depois, ela dobrou a folha ao meio.

Imagem: Fotografia. Uma mão segura uma caneta sobre metade do papel e desenha metade de um boneco.  Fim da imagem.

Em seguida, desenhou a metade de uma figura na folha.

Imagem: Fotografia. Uma mão segura uma tesoura sobre o desenho e a outra mão segura o papel.   Fim da imagem.

Finalmente, Gilda recortou a figura nas linhas de seu contorno e desdobrou-a.

Imagem: Ilustração. Duas metades esquerdas de um boneco lado a lado.  Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. Um boneco inteiro.  Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. Duas metades direitas de um boneco lado a lado.  Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. Duas metades direitas de um boneco, um em cima do outro. Fim da imagem.

( )

Dizemos que a figura recortada apresenta simetria, pois tem duas partes que coincidem quando são dobradas uma sobre a outra.

A linha de dobra na folha representa o eixo de simetria da figura.

217

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Trace um eixo de simetria de cada figura. Use uma régua para auxiliar no traçado.

Observação: As imagens nesta atividade não foram representadas em escala de tamanho. Fim da observação.

a)

Imagem: Fotografia. Um violão. Fim da imagem.

b)

Imagem: Fotografia. Um pandeiro.  Fim da imagem.

c)

Imagem: Fotografia. Uma prancha de surf.  Fim da imagem.

d)

Imagem: Fotografia. Dois azulejos azuis um em cima do outro.  Fim da imagem.
  1. A figura do quadro abaixo é uma das partes de uma figura que apresenta simetria. A linha verde é o eixo de simetria dela. Marque com um X a outra parte dessa figura.
Imagem: Ilustração. À esquerda, uma reta vertical verde. Ao lado, dois quadrados azuis enfileirados. Abaixo do segundo há um quadrado e ao lado deste, mais dois quadrados enfileirados.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração 1. Quatro quadrados enfileirados. Abaixo do terceiro e quarto há mais um quadrado.  Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração 2. Três quadrados enfileirados. Abaixo do primeiro há um quadrado e à esquerda deste há mais dois quadrados enfileirados.  Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração 3. Dois quadrados enfileirados. Abaixo do primeiro há um quadrado e à esquerda deste há mais dois quadrados enfileirados.  Fim da imagem.

( )

218

  1. Ligue cada figura do lado esquerdo da página a uma figura do lado direito da página, de maneira que a figura geométrica formada por essas duas partes ligadas apresente simetria. A linha azul é um eixo de simetria.

a)

Imagem: Ilustração. À esquerda, metade esquerda de um triângulo médio. À direita:  
1) metade direita de um triângulo pequeno.  
2) metade direita de um triângulo médio.  
3) metade direita de um triângulo grande.  

 Fim da imagem.

b)

Imagem: Ilustração. À esquerda, metade esquerda de um trapézio médio. À direita:  
1) metade direita de um trapézio grande.  
2) metade esquerda de um trapézio pequeno.  
3) metade direita de um trapézio médio.  
 Fim da imagem.
  1. Marque um X a figura que apresenta simetria em relação ao eixo azul traçado.

( )

Imagem: Ilustração. Uma reta diagonal sobre um trapézio.   Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. Uma reta diagonal sobre um retângulo.   Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. Uma reta diagonal sobre um losango. Fim da imagem.

219

Simetria na malha quadriculada

  1. Observe as figuras desenhadas nas malhas quadriculadas.

Figura 1

Imagem: Ilustração.  Malha quadriculada. No centro há uma reta vertical sobre um losango.   Fim da imagem.

Figura 2

Imagem: Ilustração. Malha quadriculada. No centro há uma reta horizontal sobre uma seta para a direita.  Fim da imagem.

A parte da Figura 1 que está desenhada à direita do eixo de simetria tem a mesma forma e o mesmo tamanho da parte dessa figura que está desenhada à esquerda do eixo. O mesmo ocorre com as partes acima e abaixo do eixo de simetria da Figura 2.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

a)

Imagem: Ilustração. Malha quadriculada. No centro há uma reta vertical sobre metade direita de uma figura com seis lados. 
 
 Fim da imagem.

b)

Imagem: IIlustração. Malha quadriculada. No centro há uma reta horizontal sobre metade superior de dois triângulos deitados.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Desenhe a outra parte para completar cada uma destas figuras, de modo que elas apresentem simetria em relação à linha azul. Se necessário, use uma régua.

a)

Imagem: Ilustração. Malha quadriculada. No centro há uma reta vertical sobre metade esquerda de uma casa. 
 Fim da imagem.

b)

Imagem: Ilustração. Malha quadriculada. No centro há uma reta vertical sobre metade esquerda de um barco. Fim da imagem.

220

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Complete as figuras abaixo, sabendo que o eixo de simetria é a linha azul.

a)

Imagem: Ilustração. Malha quadriculada. No centro há uma reta vertical sobre metade direita de uma figura com seis lados. Resposta: Há esquerda, metade esquerda da figura desenhada.  Fim da imagem.

b)

Imagem: Ilustração. Malha quadriculada. No centro há uma reta vertical sobre metade esquerda da letra M. Resposta: Há direita, metade direita da letra M.  Fim da imagem.
  1. Marque com um X as figuras que apresentam simetria em relação à linha vermelha.
Imagem: Ilustração. Malha quadriculada. No centro há uma reta vertical sobre um pentágono.   Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. Malha quadriculada. No centro há uma reta horizontal sobre um trapézio deitado.  Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. Malha quadriculada. No centro há uma reta horizontal sobre um pentágono.  Fim da imagem.

( )

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Complete as figuras na malha quadriculada, sabendo que elas apresentam simetria em relação à linha roxa.

a)

Imagem: Ilustração. Malha quadriculada. No centro há uma reta horizontal sobre uma casa com parede marrom e telhado vermelho. Resposta: Na parte inferior, a casa de ponta cabeça com parede marrom e telhado vermelho.  Fim da imagem.

b)

Imagem: Ilustração. Malha quadriculada. No centro há um quadrado verde e sobre ele um retângulo amarelo. Resposta: Na parte inferior, outra metade do quadrado verde e sobre ele um retângulo amarelo. Fim da imagem.

c)

Imagem: Ilustração. Malha quadriculada. No centro há uma reta horizontal sobre metade superior de um triângulo roxo deitado. Resposta: Na parte inferior, metade inferior do triângulo roxo. Fim da imagem.

221

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. A letra V apresenta simetria em relação ao eixo azul traçado abaixo. Desenhe outras três letras que também apresentem simetria. Não se esqueça de desenhar o eixo de simetria.
Imagem: Ilustração. Malha quadriculada. À esquerda, a letra V com uma reta vertical no meio. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

  1. Desenhe na malha quadriculada uma figura que apresente um ou mais eixos de simetria. Depois, troque seu livro com um colega, que deverá traçar os eixos de simetria em sua figura.
Imagem: Ilustração. Malha quadriculada.  Fim da imagem.

222

Simétrica de uma figura

  1. Silvana pintou uma figura com guache e depois dobrou a folha ao meio com cuidado. Quando as duas partes da folha se tocaram, a tinta formou uma nova figura do outro lado da folha.
Imagem: Ilustração. Uma mão está segurando um pincel sobre um desenho de um homem segurando uma esponja na lateral de um cavalo.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma paleta de tintas. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. O papel com o desenho à direita e à esquerda há o reflexo invertido do desenho. Fim da imagem.

Cada uma dessas duas figuras é simétrica da outra em relação ao eixo de simetria representado pela linha de dobra da folha.

  1. Marque com um X os desenhos que mostram uma figura e sua simétrica em relação ao eixo azul.

( )

Imagem: Ilustração. 1. Malha quadriculada. No centro há uma reta vertical. Nas laterais há dois desenhos diferentes, compostos por quadrados verdes.    Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. 2. Malha quadriculada. No centro há uma reta vertical. Nas laterais há dois desenhos iguais, compostos por quadrados roxos.   Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. 3. Malha quadriculada. No centro há uma reta vertical. Nas laterais há dois desenhos iguais, compostos por quadrados laranja-claro.   Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. 4. Malha quadriculada. No centro há uma reta vertical. Nas laterais há dois desenhos diferentes, compostos por quadrados laranja-escuro.   Fim da imagem.

223

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Na imagem abaixo, a simétrica da figura do cachorro é sua imagem refletida no espelho.

    Imagine que há um espelho posicionado na linha azul em cada caso abaixo (como na imagem abaixo). Desenhe e pinte a simétrica das letras, ou seja, a imagem refletida no espelho.

Imagem: Ilustração. À esquerda, um desenho de um cachorro. À direita, um espelho com o reflexo do desenho invertido.  Fim da imagem.

a)

Imagem: Ilustração. Malha quadriculada. No centro há uma reta vertical. À esquerda, quadrados verdes formando a letra F.  
 Fim da imagem.

b)

Imagem: Ilustração. Malha quadriculada. No centro há uma reta vertical. À direita, quadrados laranja formando a letra U.  Fim da imagem.
  1. Em uma folha de papel sulfite, faça o que se pede.
    1. Dobre a folha em 4 partes iguais, como mostram as figuras.

1 ª dobra

Imagem: Ilustração. Uma folha de papel aberta e ao lado há uma seta indicando para dobrar ao meio na horizontal. Fim da imagem.

2 ª dobra

Imagem: Ilustração. o papel está dobrado e abaixo há uma seta indicando para dobrar novamente. Ao lado, o papel está dobrado. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Desenhe um quadrado como o da figura abaixo e recorte-o usando uma tesoura com pontas arredondadas.
Imagem: Ilustração. O papel dobrado com o desenho de um quadrado. Ao lado há uma tesoura sobre o quadrado. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Agora, desenhe como ficou a folha de papel após o recorte e trace com uma régua um eixo de simetria.

224

  1. André fez duas figuras na malha quadriculada, mas elas não são simétricas em relação à linha vermelha.
Imagem: Ilustração. André, jovem com cabelo encaracolado aponta para o lado e pergunta: Por que as figuras não ficaram simétricas em relação à linha vermelha? Ao lado, malha quadriculada com uma reta vertical no meio. À esquerda, figura com seis lados com duas colunas de distância da linha vertical. À direita, figura com seis lados com uma coluna de distância da linha vertical. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Explique por que as figuras de André não ficaram simétricas.

    Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Agora, utilize a malha quadriculada abaixo e faça o desenho de André de modo que as figuras sejam simétricas em relação à linha vermelha.
Imagem: Ilustração. Malha quadriculada com uma reta vertical no meio. Fim da imagem.
  1. Cerque com uma linha as figuras que são simétricas em relação à linha verde.
Imagem: Ilustração 1. Duas imagens iguais com uma reta vertical no meio. Um beija-flor azul com o bico em uma flor rosa.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração 2. Duas imagens iguais e invertidas com uma reta vertical no meio. Um beija-flor azul com o bico em uma flor rosa.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração 3. Duas imagens iguais e espelhadas com uma reta vertical no meio. Um beija-flor azul com o bico em uma flor rosa.    Fim da imagem.
Imagem: Ilustração 4. Duas imagens iguais com uma reta vertical no meio. À esquerda, a imagem em pé e à direita, a imagem de cabeça para baixo. Um beija-flor azul com o bico em uma flor rosa.  Fim da imagem.

225

Mosaicos

  1. Caio e Melissa estão construindo mosaicos.
Imagem: Ilustração. Caio e Melissa estão sentados em volta de uma mesa. Entre eles há dois mosaicos e peças coloridas sobre uma mesa.  Fim da imagem.

Mosaico de Melissa.

Imagem: Ilustração. Mosaico composto por quatro triângulos pequenos, formando um triângulo médio. Há seis triângulos médios coloridos (azul-escuro, rosa, verde, amarelo, laranja e azul-claro), que formam um hexágono.   Fim da imagem.

Mosaico de Caio.

Imagem: Ilustração. Mosaico composto por quatro triângulos pequenos e coloridos (azul-escuro, rosa, verde, amarelo, laranja e azul-claro) enfileirados, formando um hexágono. 
 Fim da imagem.

O mosaico que Caio construiu tem um eixo de simetria, já o mosaico de Melissa não tem eixo de simetria.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

Mosaico é uma composição formada pela repetição de figuras que cobrem uma superfície sem sobreposição. Um mosaico pode ter um, vários ou nenhum eixo de simetria.

  1. Os mosaicos abaixo apresentam simetria. Trace pelo menos um eixo de simetria em cada mosaico.

a)

Imagem: Ilustração. Mosaico retangular composto por quadrados em tons de marrom. 
 Fim da imagem.

b)

Imagem: Ilustração. Mosaico retangular composto por quadrados azuis, amarelos e roxo.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Marina, menina com cabelo preso está ao lado de uma mulher loira. Ela está sorrindo e observando mosaicos em uma exposição.  
Mosaico 1: triângulos brancos, laranja e roxos em padrão.  
Mosaico 2: quatro triângulos marrons com as pontas unidas, formando três figuras com o mesmo padrão.  
Mosaico 3: retângulo composto por quadrados azul-claro e azul-escuro em um mesmo padrão. Mosaico 4: retângulo composto por quadrados azul, vermelho e amarelo, fora de padrão. 
 
 Fim da imagem.

226

  1. Marina está com a mãe dela em uma exposição de mosaicos.
  1. Quais desses mosaicos apresentam uma sequência de figuras que formam um padrão?

    _____

  1. Qual desses mosaicos não apresenta padrão?

    _____

  1. Trace, com uma régua, dois eixos de simetria nos mosaicos em que isso for possível.

Boxe complementar:

Importante

Um mosaico com padrão permite prosseguirmos desenhando e pintando as mesmas figuras, aumentando assim o mosaico.

Fim do complemento.

227

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Pinte para completar os mosaicos sabendo que apresentam simetria em relação ao eixo azul.

a)

Imagem: Ilustração. Mosaico com uma linha vertical no meio. À esquerda, cinco fileiras de quadrados vermelhos e amarelos:  
Fileira 1: dois quadrados vermelhos e três amarelos.  
Fileira 2: três quadrados vermelhos e dois amarelos.  
Fileira 3: três quadrados amarelos e dois vermelhos.  
Fileira 4: três quadrados vermelhos e dois amarelos.  
Fileira 5: dois quadrados vermelhos e três amarelos.  
À direita, quadrados em branco.  

 Fim da imagem.

b)

Imagem: Ilustração. Mosaico com uma linha horizontal no meio. Na parte superior, onze colunas de quadrados vermelhos e verdes:  
Coluna 1: dois quadrados vermelhos e um verde.  
Coluna 2: um quadrado vermelho e dois verdes.  
Coluna 3: três quadrados vermelhos.  
Coluna 4: dois quadrados verdes e um vermelho.  
Coluna 5: três quadrados vermelhos.  
Coluna 6: um quadrado vermelho e dois verdes.  
Coluna 7: três quadrados vermelhos.  
Coluna 8: um quadrado vermelho e dois verdes.   
Coluna 9: três quadrados vermelhos.   
Coluna 10: um quadrado vermelho e dois verdes.  
Coluna 11: dois quadrados vermelhos e um verde. 
Na parte inferior, quadrados em branco.  

 Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Crie e desenhe um mosaico que apresente um padrão elaborado por você.
Imagem: Ikustração. Malha quadriculada. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

Boxe complementar:

Desafio

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

Pinte a figura abaixo com quatro cores diferentes e forme um mosaico.

Atenção!

As linhas pretas separam cores diferentes sempre.

O mosaico tem um eixo de simetria vertical e outro horizontal

Imagem: Ilustração. Mosaico composto por figuras geométricas. No centro há uma reta vertical e uma reta horizontal. Fim da imagem..

Exemplo de resposta: vm: vermelho; vd: verde; am: amarelo; rx: roxo.

Fim do complemento.

228

Compreender informações

Interpretar dados em gráfico de barras duplas

  1. Observe o gráfico que Rosana fez com base nos dados dos dois primeiros dias da campanha de doação de roupas de seu município.
Imagem: Gráfico em barras. Quantidade de roupas arrecadadas. No eixo vertical, o tipo de roupa e no eixo horizontal, a quantidade.  Vestidos:  Segunda-feira: 20;  Terça-feira: 40;  Calças:  Segunda-feira: 100;  Terça-feira: 100; Camisetas:  Segunda-feira: 80;  Terça-feira: 160;  Agasalhos:  Segunda-feira: 120;  Terça-feira: 140.   Fim da imagem.

Fonte: Anotações de Rosana (jun. 2023).

  1. Qual foi o tema da pesquisa de Rosana? _____
  1. O que indicam as barras de cor vermelha? Como você descobriu isso? _____
  1. Qual foi o tipo de roupa que teve a mesma quantidade de peças arrecadadas na segunda-feira e na terça-feira? _____
  1. Quais foram os tipos de roupa cuja quantidade arrecadada na terça-feira foi o dobro da quantidade arrecadada na segunda-feira? _____
  1. Como você descreveria uma comparação entre as arrecadações nesses dois dias a um colega que não tenha acesso a esse gráfico?

    _____

229

  1. Em uma cidade, o serviço de meteorologia registra a temperatura máxima e a mínima em cada mês do ano. Observe o gráfico com essas temperaturas nos primeiros seis meses do ano de 2023 e faça o que se pede.
Imagem: Gráfico de colunas. Temperaturas (em grau Celsius) nos primeiros seis meses de 2023. No eixo horizontal, o mês.  jan.:  Temperatura máxima: 35 ºC;  Temperatura mínima: 28 ºC; fev.:  Temperatura máxima: 37 ºC;  Temperatura mínima: 25 ºC;  mar.:  Temperatura máxima: 31 ºC;  Temperatura mínima: 24 ºC;  abr.:  Temperatura máxima: 32 ºC;  Temperatura mínima: 21 ºC;  maio:   Temperatura máxima: 28 ºC;  Temperatura mínima: 17 ºC;  jun.:  Temperatura máxima: 24 ºC;  Temperatura mínima: 9 ºC.  Fim da imagem.

Fonte: Serviço de meteorologia (jul. 2023).

  1. Que mês teve a temperatura máxima mais alta? _____
  1. Que mês teve a temperatura mínima mais baixa? _____
  1. Imagine que você é locutor de uma estação de rádio e está apresentando um programa no qual deve falar sobre o tempo nessa cidade.

    Preencha o balão com o que você falaria nesse programa. Invente um nome para a cidade e para a estação de rádio.

Imagem: Ilustração. Um homem com fones de ouvidos na cabeça está segurando um papel e falando ao microfone. Ao lado, balão de fala com espaço para resposta. Fim da imagem.

Seja criativo, pois você terá de prender a atenção dos ouvintes e transmitir todas as informações com clareza!

230

O que você aprendeu

Avaliação processual

  1. Observe a malha quadriculada e responda à questão.
Imagem: Ilustração. Malha quadriculada sobre um bairro dividido em seis colunas (A, B, C, D, E, F) e seis fileiras (1, 2, 3, 4, 5, 6).  A1: Rua Rosa.  A2: Casa.  A3: Casa.  A4: Casa. A5: Rua Amarela.  A6: Árvores.  B: Rua Violeta.  C1: Rua Rosa.  C2: Casa.  C3: Rua Azul.  C4: Árvore.  C5: Rua Amarela.  C6: Árvore.  D1: Rua Rosa.  D2: vazio.  D3: Rua Azul.  D4: vazio.  D5: Rua Amarela.  D6: vazio.  E1: vazio.  E2: Casa.  E3: Rua Azul.  E4: Casa.  E5: Rua Amarela.  E6: Árvore.  F1 a F5: Rua Verde.  F6: Árvore.  Fim da imagem.

Adriano saiu da casa dele e seguiu estas indicações: virou à esquerda e seguiu em frente pela Rua Azul, depois entrou à direita na Rua Verde. Então, seguiu em frente até o final da rua.

  1. Qual é a localização da casa de Adriano? _____
  1. Qual é a localização do lugar aonde ele chegou? _____
  1. Cerque com uma linha o desenho que não apresenta simetria.
Imagem: Ilustração. À esquerda, casa amarela com telhado triangular. No centro, casa azul com telhado triangular. À direita, casa verde com telhado triangular e ponta inclinada para a direita.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Pinte a simétrica da figura em relação ao eixo azul. Depois, pinte a simétrica da figura obtida em relação ao eixo verde.
Imagem: Ilustração. Malha quadriculada com três retas verticais. À esquerda, figura composta por quatro quadrados empilhados. À direita do primeiro, outro quadrado e à esquerda do quarto, outro quadrado. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

231

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Desenhe a simétrica da figura em relação ao eixo azul.

Boxe complementar:

Dica

Capriche, pois as linhas de contorno da figura são curvas!

Fim do complemento.

Imagem: Ilustração. Malha quadriculada com uma reta vertical no meio. À esquerda, desenho de um peixe.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Pinte cada mosaico seguindo o padrão que você identificar.

a)

Imagem: Ilustração. Malha quadriculada. Na primeira coluna, um quadro branco e dois marrons. Na segunda coluna, dois quadrados verdes e um branco. Na terceira coluna, um quadrado verde e dois brancos. Na quarta coluna, um quadro branco e dois marrons. Na quinta coluna, dois quadrados verdes e um branco. Na sexta coluna, um quadrado verde e dois brancos.  
 Fim da imagem.

b)

Imagem: Ilustração. Ilustração. Malha quadriculada. Na primeira coluna, um quadrado branco, um vermelho e outro branco. Na segunda coluna, dois quadrados azuis e um branco. Na terceira coluna, três quadrados brancos. Na quarta coluna, dois quadrados azuis e um branco. Na quinta coluna, um quadrado branco, um vermelho e outro branco. Na sexta coluna, três quadrados brancos. 
 Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Pense em um padrão para criar um mosaico na malha quadriculada abaixo.
Imagem: Ilustração. Malha quadriculada.  Fim da imagem.

Autoavaliação

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.