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Para terminar

Para encerrar o trabalho com este livro, faça as atividades a seguir com atenção.

  1. Ana e Júlio pesquisaram os jogos da seleção brasileira feminina de futebol na Copa de 2016 e organizaram os dados nesta tabela:

Número de torcedores da seleção feminina na Copa de 2016

Tabela: equivalente textual a seguir.

Países da disputa e placar

Estádio

Cidade

Torcedores presentes

Brasil 3 × 0 China

Engenhão

Rio de Janeiro

27.618

Brasil 5 × 1 Suécia

Engenhão

Rio de Janeiro

47.928

Brasil 0 × 0 África do Sul

Arena da Amazônia

Manaus

42.000

Brasil 0 × 0 Austrália

Mineirão

Belo Horizonte

52.660

Brasil 0 × 0 Suécia

Maracanã

Rio de Janeiro

70.454

Brasil 1 × 2 Canadá

Arena Corinthians

São Paulo

39.718

Fonte: Pesquisa feita por Ana e Júlio. Disponível em: . Acesso em: 31 maio 2021.

Ana escreveu a quantidade de torcedores presentes no primeiro jogo:

1 × 20.000 + 1 × 7.000 + 1 × 600 + 1 × 10 + 1 × 8

Júlio escreveu a mesma quantidade assim:

2 × 10.000 + 7 × 1.000 + 6 × 100 + 1 × 10 + 8

  1. Há outra maneira de escrever 27.618? Exemplos de respostas:

    _____

    PROFESSOR Exemplos de respostas: 20.000 + 7.000 + 600 + 18; 27.000 + 618; 1 × 27.000 + 1 × 600 + 1 × 18.
  1. Qual estádio recebeu a maior quantidade de torcedores? Quantos foram?

    _____

    PROFESSOR Resposta: O Maracanã, que recebeu 70.454 torcedores.
  1. Qual foi a partida que teve o menor público? _____
    PROFESSOR Resposta: Brasil × China
  1. Organize em ordem decrescente o número de torcedores em cada partida.

    _____

    PROFESSOR Resposta: 70. 454; 52.660; 47.928; 42.000; 39.718; 27.618.
  1. A diferença entre o número de torcedores na Arena da Amazônia e no Mineirão é maior que 10 mil? Explique. _____
    PROFESSOR Resposta: Sim, pois 52.660 − 42.000 = 10.660.
  1. O maior e o menor público somam aproximadamente 100 mil pessoas? Explique. _____
    PROFESSOR Resposta: Sim. Arredondando 27.618 e 70.454 temos 30.000 e 70.000, que somam 100.000.
MANUAL DO PROFESSOR

A seção traz atividades de verificação da aprendizagem, uma avaliação de resultado sob a perspectiva da avaliação formativa. É importante fazer a leitura coletivamente e incentivar os estudantes a retomarem o percurso e refletirem sobre as aprendizagens desenvolvidas ao longo do ano.

As atividades abordam as Unidades Temáticas Números, Geometria, Grandezas e medidas, Álgebra e Probabilidade e estatística.

Comente que cada um deve fazer o seu registro, individualmente, expressando-se sem medo de errar, pois as respostas ajudarão também no planejamento do trabalho para o próximo ano letivo.

Atividade 1

Os estudantes devem fazer a leitura da tabela com compreensão dos números com 5 ordens. Eles devem aplicar estratégias pessoais para arredondamento, comparação e leitura de valores.

No item a, os estudantes devem mostrar outras maneiras de decomposição dos numerais, como: 20.000 + 7. 000 + 600 + 18; 27.000 + 618; 1 × 27.000 + 1 × 600 + 1 × 18. Ao representarem um número de maneiras diversas, eles demonstram compreender o sistema de numeração decimal.

Nos itens b e c, espera-se que eles comparem as quantidades de torcedores e identifiquem a maior e a menor no jogo entre Brasil e China.

No item d, verifica-se o entendimento sobre ordenar números naturais. Verifique se há equívoco quanto à ordem crescente ou decrescente, ou dificuldade de determinar a sequência esperada. A anotação caso a caso será útil no seu replanejamento.

BNCC em foco na dupla de páginas:

EF04MA01, EF04MA02, EF04MA03, EF04MA04, EF04MA05, EF04MA11, EF04MA18, EF04MA19, EF04MA20, EF04MA27

Para os itens e e f, espera-se que utilizem estratégias de cálculo mental, a percepção da regularidade do sistema de numeração decimal e façam estimativas com arredondamento. Solicita-se que estimem a diferença entre 42.000 e 52.660 e a comparem com 10 mil (item e). No item f, espera-se que arredondem para a dezena de milhar os números do maior e do menor público, obtendo 100 mil torcedores. As justificativas dos estudantes podem dar indícios dos conhecimentos que dominam e dos que ainda precisam ser retomados.

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  1. Júlio fez o desenho do campo do Maracanã, colocando as medidas oficiais do estádio.
Imagem: Ilustração. Vista de cima de um campo de futebol com 110 m de largura e 75 m de comprimento. No meio do campo há uma reta vertical.  Fim da imagem.
  1. O campo de futebol parece qual figura geométrica plana? Nos quatro cantos do campo, vemos ângulos agudos, retos ou obtusos?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Parece um retângulo; vemos ângulos retos.
  1. Qual é a medida do perímetro desse campo de futebol? _____
    PROFESSOR Resposta: 370 m.
  1. A linha vermelha central do desenho desse campo é um eixo de simetria?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Sim. Recortando o desenho na linha vermelha, é possível sobrepor as duas partes.
  1. Cada um dos 2 tempos de uma partida de futebol tem 45 minutos, com um intervalo de 15 minutos. Esse tempo é maior do que 2 horas? Explique.

    _____

    PROFESSOR Resposta: Não. 105 minutos (2 × 45 + 15 = 105) é menor do que os 120 minutos (2 horas).
  1. As retas que passam pela linha central e pelas linhas de gol são paralelas ou perpendiculares? _____
    PROFESSOR Resposta: Paralelas.
  1. Qual instrumento de medida de comprimento é mais indicado para conferir as medidas desse campo: fita métrica de costureira (1,5 m); trena (20 m) ou régua (30 cm)? Justifique. _____
    PROFESSOR Resposta: A trena. Pois possibilita medir maiores distâncias.
  1. Na transmissão dos jogos, uma emissora de rádio pretende anunciar prêmios de acordo com a sequência numérica de minutos abaixo. Complete-a com os números que faltam.

6 – 12 – 18 – _____ – 30 – 36 – _____

PROFESSOR Resposta: 24, 42
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 2

É fundamental a observação da representação do campo de futebol, dos elementos que o compõem e das medidas indicadas.

Para o item a, os estudantes devem associar o desenho do campo de futebol ao retângulo, que tem entre suas propriedades o fato de possuir 4 lados, dois a dois paralelos e 4 ângulos retos.

No item b, observe como calculam a medida do perímetro do campo, chegando a 370 m: pela adição 110 + 110 + 75 + 75 ou pela adição e multiplicação associadas (2 × 110 + 2 × 75). Observe se algum estudante considerou apenas uma vez cada medida (110 m e 75 m) indicada na ilustração.

No item c, o foco é a linha vermelha central que determina os dois lados do campo de futebol como partes simétricas da figura, logo, é um eixo de simetria. Verifique se os estudantes empregam a sobreposição como estratégia para concluir pela simetria.

A Unidade Temática Grandezas e medidas aparece também no item d com a soma das medidas (em minuto) de intervalos de tempo das duas etapas de um jogo de futebol e do descanso entre elas, comparada com 2 horas.

No item e, verifica-se o reconhecimento sobre o paralelismo entre retas suportes das linhas de gol e da linha central no desenho do campo de futebol.

No item f, os estudantes devem mobilizar seus conhecimentos na escolha do instrumento mais indicado para medir com eficácia o campo de futebol (a trena) e justificar que, com ela, Júlio consegue medir maiores distâncias em menor tempo.

No item g, os estudantes usarão o pensamento algébrico para completar a sequência recursiva proposta, cuja regra é: aumenta 6 em relação ao elemento anterior. Logo, eles devem perceber que os elementos da sequência são todos múltiplos de 6. Esclareça que apenas aumentar de 6 em 6 não torna os elementos da sequência múltiplos de um número natural; por exemplo, na sequência 1, 7, 13, 19... os números aumentam de 6 em 6, mas não são múltiplos de 6.