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Sugestões de leitura
Ler é muito bom! Aqui estão algumas sugestões bem legais.
Em busca da cidade perdida
Amanda J. Wood e Jen Green. Editora Brinque-Book.
Uma turma de aventureiros se reúne para decifrar enigmas e códigos, enfrentar perigos e chegar à cidade perdida. O livro traz muitos desafios para serem solucionados, favorecendo a criação de estratégias.
Os problemas da família Gorgonzola
Eva Furnari. Editora Moderna. Série Problemas.
Todo mundo tem problemas. A família Gorgonzola, seus parentes e amigos também. Só que são problemas sujos, imundos. Você tem coragem de resolvê-los?
Monstromática
Jon Scieszka e Lane Smith. Editora Companhia das Letrinhas.
Monstromática conta como uma menina fica dominada pela “matematicamania”, não pensando em outra coisa, a não ser em números, problemas e operações matemáticas.
O livro apresenta muitas brincadeiras com os assuntos já estudados nas aulas de Matemática: operações, medidas de comprimento, de tempo e de capacidade, números na forma de fração e na forma decimal. Tudo vira diversão e motivo de risadas, convidando a aprender de um jeito muito gostoso.
Formas
Ivan Bulloch. Editora Nobel.
Com este livro, as crianças desenvolverão a percepção de que o mundo é feito de formas básicas. Utilizando princípios de simetria, tecelagem e formas de duas ou três dimensões, os leitores são desafiados a criar uma grande variedade de animais e monstros, um porta-trecos e bijuterias utilizando as formas básicas.
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Referências bibliográficas comentadas
BARBOSA, Ruy Madsen. Descobrindo padrões em mosaicos. São Paulo: Atual, 2001.
A obra convida a descobrir e criar padrões, particularmente no campo da Geometria euclidiana, quanto a pavimentações planas.
BELFORT, Elizabeth; MANDARINO, Mônica. In: Pró-letramento. Matemática. Brasília: MEC/SEB, 2007.
O manual traz inúmeros questionamentos sobre o papel do professor tutor e as implicações envolvidas na execução dessa atividade.
BOYER, Carl B. História da Matemática. Tradução: Elza F. Gomide. 2ª ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1996.
Apresenta pesquisas sobre a vivência da humanidade com os números.
COLL, César; TEBEROSKY, Ana. Aprendendo Matemática. São Paulo: Ática, 2000.
Apresenta sugestões de atividades para o trabalho com conteúdos essenciais da Matemática, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais.
DANTE, Luiz Roberto. Didática da resolução de problemas de Matemática. São Paulo: Ática, 1989.
Propõe uma discussão dos fatores que atuam de forma negativa no aprendizado da Matemática, por meio da classificação dos tipos de problemas e das etapas envolvidas na resolução.
FERREIRA, Mariana K. Leal. Ideias matemáticas de povos culturalmente distintos. São Paulo: Global, 2002. (Série Antropologia e Educação)
Apresenta a Matemática sob uma perspectiva multicultural, a chamada etnomatemática, por meio de documentação sobre diferentes conhecimentos e práticas culturalmente distintas.
GRANDO, Regina Célia. O jogo e a Matemática no contexto da sala de aula. São Paulo: Paulus, 2004.
Mostra a importância de jogos em aulas de Matemática como meio de desenvolver a criatividade, a imaginação, o senso crítico, a resolução de problemas e como desencadeador de conceitos matemáticos.
KAMII, C.; HOOUSMAN, L. B. Crianças pequenas reinventam a aritmética: implicações da teoria de Piaget. Porto Alegre: Artmed, 2002.
O livro traz um programa do ensino da aritmética, estimulando o pensamento numérico dentro e fora da sala de aula.
LIMA, Elon Lages. Medida e forma em geometria: comprimento, área, volume e semelhança. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), 1991.
Apresenta a noção de medida em Geometria sob os aspectos uni, bi e tridimensional por meio da teoria e de exercícios propostos.
LOPES, Maria Laura M. Leite. Explorando dados estatísticos e noções de probabilidade a partir de séries iniciais. Rio de Janeiro: Instituto de Matemática/UFRJ – Projeto Fundão, 2005.
Traz atividades lúdicas para o aprendizado de noções básicas de estatística.
LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2001.
Traz estudos críticos sobre avaliação da aprendizagem escolar, bem como formas de torná-la mais viável.
MACEDO, L. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2005.
Voltado aos que trabalham com oficinas de jogos, com vistas a facilitar o desenvolvimento da leitura e da escrita dos estudantes.
MONTEIRO, Alexandrina; JUNIOR, Geraldo Pompeu. A Matemática e os temas transversais. São Paulo: Moderna, 2001.
Traz reflexões sobre transversalidade, ensino de matemática, ciência e cultura.
NUNES, Terezinha; CAMPOS, Tânia Maria Mendonça; MAGINA, Sandra; BRYANT, Peter. Educação Matemática: números e operações numéricas. São Paulo: Cortez, 2005.
Mostra o papel do professor como um profissional que coleta informações sobre os estudantes e as interpreta a partir da pesquisa científica.
PANIZZA, Mabel e colaboradores. Ensinar Matemática na Educação Infantil e nas séries iniciais. Porto Alegre: Artmed, 2006.
Busca criar um meio de comunicação entre pesquisadores e educadores de Matemática, integrando conceitos teóricos com a prática educacional.
PIRES, Célia Maria Carolino; CURI, Edda; CAMPOS, Tânia Maria Mendonça. Espaço e forma: a construção de noções geométricas pelas crianças das quatro séries iniciais do Ensino Fundamental. São Paulo: Proem, 2000.
Traz problemas relativos ao ensino da Geometria, buscando respostas a questões diversas que fazem parte do ensino de Matemática.
POLYA, George. A arte de resolver problemas. Tradução: Heitor Lisboa Araújo. Rio de Janeiro: Interciência, 1994.
A obra mostra que sempre há uma grande descoberta na resolução de qualquer problema.
SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez (org.). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender Matemática. São Paulo: Artmed, 2001.
Contribui para a discussão sobre o lugar e o significado das competências e das habilidades na escola fundamental.
TOLEDO, Marília; TOLEDO, Mauro. Didática de Matemática: como dois e dois: a construção da Matemática. São Paulo: FTD, 1997.
Traz atividades que permitem despertar a intuição matemática, relacionando-as à teoria formal da Matemática.
VILELA, Denise Silva. Matemática nos usos e jogos de linguagem: ampliando concepções na educação matemática. Tese de Doutorado apresentada na FE/Unicamp, 2007.
Traz um estudo sobre como o termo Matemática vem sendo usado na literatura acadêmica da educação matemática.
ZABALA, Antoni . A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Propõe pautas e orientações sobre a ação educativa com o objetivo de melhorá-la.
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Material complementar
- Tabuleiro para o jogo O que é, o que é?, p. 238
- Cartas para o jogo O que é, o que é?, p. 241
- Planificação para montar um modelo de cone, p. 245
- Planificação para montar um modelo de cilindro, p. 247
- Planificação para montar um modelo de cubo, p. 249
- Planificação para montar um modelo de paralelepípedo, p. 251
- Planificação para montar um modelo de pirâmide de base quadrada, p. 253
- Planificação para montar um modelo de prisma de base hexagonal, p. 255
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Página sem conteúdo.
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Página sem conteúdo.
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Página sem conteúdo.
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UNIDADE 3 - Cartas para o jogo O que é, o que é?
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Página sem conteúdo.
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UNIDADE 3 - Cartas para o jogo O que é, o que é?
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Página sem conteúdo.
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UNIDADE 3 - Planificação para montar um modelo de cone
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Página sem conteúdo.
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UNIDADE 3 - Planificação para montar um modelo de cilindro
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Página sem conteúdo.
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UNIDADE 3 - Planificação para montar um modelo de cubo
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Página sem conteúdo.
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UNIDADE 3 - Planificação para montar um modelo de paralelepípedo
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Página sem conteúdo.
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UNIDADE 3 - Planificação para montar um modelo de pirâmide de base quadrada
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Página sem conteúdo.
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UNIDADE 3 - Planificação para montar um modelo de prisma de base hexagonal
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Página sem conteúdo.