MP063
Introdução da Unidade 2
Esta Unidade tem como foco tratar os conhecimentos a serem desenvolvidos na Unidade Temática Números. Assim, a abertura traz, em página dupla, uma imagem próxima do cotidiano da criança na faixa etária do estudante do 4º ano do Ensino Fundamental, com informações a serem exploradas nas questões propostas na seção Para refletir....
Nesta Unidade, além de ampliar as habilidades na leitura, escrita e ordenação dos números naturais até a ordem de dezenas de milhar com o consequente aprofundamento na compreensão do sistema de numeração decimal – todo número natural pode ser escrito por meio de adições e multiplicações por potências de dez – e nas estratégias de cálculo já trabalhadas na Unidade 1, explora-se o uso de diferentes procedimentos de cálculo mental, por estimativa e escrito na resolução de problemas que envolvam adição e subtração com números naturais, o uso da relação entre adição e subtração em estratégias de cálculos e o uso das propriedades das operações para desenvolver ainda mais estratégias de cálculo, ampliando os objetos de conhecimento da Unidade Temática Números.
Neste ano, há um aprofundamento dos problemas em relação aos do 3º ano, além de o campo numérico ter ampliado. Já no 5º ano, os Objetos de conhecimento desse tema serão ampliados — problemas de adição e subtração com números racionais cuja representação decimal é finita.
Nas atividades da Unidade Temática Álgebra explora-se o reconhecimento, por meio de investigações, e utilização, quando necessário, da calculadora, das relações inversas entre as operações de adição e de subtração, com o objetivo de aplicá-las na resolução de problemas. O trabalho que envolve essa habilidade de relacionar as operações contribuirá para o desenvolvimento de outras duas habilidades da Unidade:
• reconhecimento e demonstração, por meio de exemplos, que uma igualdade não se altera ao adicionar um mesmo número a seus dois termos ou ao subtrair um mesmo número de seus dois termos;
• determinação do número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade que envolve as operações fundamentais com números naturais.
No 3º ano, os estudantes iniciaram o trabalho desse conteúdo com a compreensão da ideia de igualdade na escrita de diferentes sentenças de adições e subtrações. No 5º ano, os conhecimentos adquiridos no 4º ano contribuirão para a formação da noção de equivalência.
A Unidade Temática Probabilidade e estatística é contemplada em problemas que exploram a identificação, entre eventos aleatórios cotidianos, daqueles que têm maior chance de ocorrência, reconhecendo características de resultados mais prováveis. No 3º ano, iniciou-se o trabalho com os conceitos de eventos aleatórios e de estimativa de chances. A habilidade assim desenvolvida também será explorada na Unidade 4, deste ano, e preparará para atividades de Probabilidade do 5º ano.
2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
Competências específicas favorecidas
2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.
3. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.
6. Enfrentar situações-problema em múltiplos contextos, incluindo-se situações imaginadas, não diretamente relacionadas com o aspecto prático-utilitário, expressar suas respostas e sintetizar conclusões, utilizando diferentes registros e linguagens (gráficos, tabelas, esquemas, além de texto escrito na língua materna e outras linguagens para descrever algoritmos, como fluxogramas, e dados).
8. Interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente no planejamento e desenvolvimento de pesquisas para responder a questionamentos e na busca de soluções para problemas, de modo a identificar aspectos consensuais ou não na discussão de uma determinada questão, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.
MP064
UNIDADE 2. Adição e subtração
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos da Unidade
Resolver e elaborar problemas envolvendo adição e subtração, utilizando estimativa, decomposição, algoritmos e cálculo mental.
Trabalhar, por meio de adições e subtrações, critérios de arredondamento de números para diferentes ordens.
Conceituar procedimentos relativos às propriedades associativa, comutativa e do elemento neutro da adição.
Formalizar a utilização de parênteses na organização de uma adição com três parcelas.
Explorar as operações de adição e subtração como operações inversas, por meio de situações envolvendo três números.
Reconhecer que uma igualdade não se altera quando se adiciona ou se subtrai um mesmo número a seus dois termos.
Resolver problemas identificando dados insuficientes.
Interpretar texto e identificar informações sobre prevenção ao contágio por coronavírus.
Identificar, entre eventos aleatórios, aqueles em que há maior chance de ocorrência, reconhecendo características de resultados mais prováveis.
Nas páginas de abertura, os estudantes podem observar a cena que retrata pessoas passeando em um zoológico. Peça a eles que contem se já foram ou não ao jardim zoológico; se foram, quais animais já viram. Pergunte quais animais estão retratados na ilustração e se eles sabem a que espécie cada um deles pertence. A arara é uma ave, a zebra, um mamífero, e a tartaruga, um réptil.
BNCC em foco:
EF04MA02, EF04MA03, EF04MA04, EF04MA05, EF04MA13, EF04MA14, EF04MA15, EF04MA26
MP065
Boxe complementar
Para refletir...
A família Silva foi a um zoológico.
Quantas espécies de aves e de répteis há nesse zoológico?
_____
PROFESSOR
Resposta: 311 espécies.Quantas espécies de aves e de répteis há a mais que mamíferos nesse zoológico?
_____
PROFESSOR
Resposta: 209 espécies.Até ontem, esse zoológico tinha 1.280 animais. Hoje, chegaram mais alguns, e o zoológico ficou com 1.430 animais. Quantos animais chegaram hoje?
_____
PROFESSOR
Resposta: 150 animais.Fim do complemento
MANUAL DO PROFESSOR
Peça aos estudantes que leiam a placa com as informações sobre a quantidade de espécies de aves, mamíferos e répteis no zoológico para, em seguida, responderem às questões propostas.
O objetivo da questão é fazer os estudantes perceberem a relação entre a adição e a subtração. Permita a eles que discutam a questão proposta fazendo as intervenções necessárias.
MP066
Jogo: Número-alvo
Materiais: 64 cartas numeradas de 0 a 15 (quatro de cada valor). As cartas podem ser confeccionadas em cartolina pelos jogadores.
Jogadores: 2, 3 ou 4.
Regras:
- Os participantes decidem quem vai iniciar o jogo.
- O jogador começa a primeira rodada embaralhando as cartas e distribuindo quatro para cada participante. Depois, deve virar uma carta e deixá-la sobre a mesa. Essa carta indicará o número-alvo da rodada.
- As cartas que sobrarem devem ficar em um monte, viradas para baixo no centro da mesa.
- Cada jogador, na sua vez, tenta formar o número-alvo com duas, três ou quatro cartas da mão, usando uma adição e/ou uma subtração. Se o número-alvo for , por exemplo, e o jogador tiver as cartas , , e , poderá obter : com duas cartas, calculando o resultado de 3 + 4; com três cartas, calculando o resultado de 8 − 3 + 2; ou com quatro cartas, fazendo 8 + 4 − 3 − 2.
- As cartas que o jogador usar para formar o número-alvo ficam com ele em um monte separado, e as demais voltam para o monte do centro da mesa.
- A rodada termina quando todos os jogadores tiverem tentado formar o número-alvo. Quem ainda tiver cartas nas mãos deve colocá-las no monte do centro da mesa.
- Para uma nova rodada, devem ser embaralhadas as cartas do monte do centro da mesa e a carta do número-alvo da rodada anterior.
- Cada jogador deve receber quatro novas cartas e deve ser definido um novo número-alvo da nova rodada.
- Quando as cartas embaralhadas não forem suficientes para uma nova rodada, o vencedor do jogo será aquele que conseguir juntar mais cartas.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivo
Resolver problemas com números naturais envolvendo adição e subtração.
Ajude os estudantes na leitura e na compreensão das regras. Se necessário, simule com um ou dois estudantes o início de uma partida.
O jogo trabalha a composição de números por meio de adições e/ou de subtrações com os números disponíveis nas cartas, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades de cálculo mental e de teste de possibilidades.
Alguns jogos com proposta similar resumem-se ao cálculo do resultado de uma adição ou subtração com números sorteados em dados ou cartas. Neste jogo, no entanto, os estudantes devem testar diversas possibilidades de cálculo para obter determinado resultado. Como os participantes jogam ao mesmo tempo para encontrar o número-alvo, todos estão sempre envolvidos e realizando cálculos mentais. Além de o desafio ser maior, os jogadores são incentivados a resolverem os problemas por meio de estratégias próprias, o que possibilita o surgimento, em algumas situações, de mais de um modo de resolução.
BNCC em foco:
EF04MA03; competências específicas 3 e 8
MP067
Questões sobre o jogo
- Observe as cartas de Sandra e descubra como ela pode obter o número-alvo.
_____
PROFESSOR
Respostas possíveis: 11 − 11, 15 − 4 − 11 ou 11 + 4 − 15.- Em uma rodada, o número-alvo era . Sandra tinha as cartas mostradas abaixo. Como ela pôde
obter
o número-alvo usando somente duas cartas? E três cartas? E quatro cartas?
_____
PROFESSOR
Resposta: Duas cartas: 6 + 7; três cartas: 6 + 7 + 0; quatro cartas: não é possível.
- Observe a jogada representada abaixo e faça o que se pede.
- Descubra o
número
da quarta carta de Luciano.
_____
PROFESSOR
Resposta: O número da quarta carta pode ser: 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1 ou 0.
MANUAL DO PROFESSOR
Questões sobre o jogo
Após os estudantes jogarem algumas vezes, proponha que, individualmente ou em duplas, respondam às questões, que auxiliam na compreensão de escolhas de possibilidades, na análise de riscos e na tomada de decisões.
As questões permitem que os estudantes estabeleçam estratégias que possam usar no decorrer do jogo, como a análise do maior ou do menor número que pode ser obtido com as cartas sorteadas.
Na questão 2, espera-se que os estudantes percebam que não é possível formar o número-alvo com quatro cartas.
Variações
Deixe os estudantes jogarem diversas vezes, para que se habituem às regras e aos números envolvidos nos cálculos. É possível que, após a realização de algumas partidas, queiram alterar as regras, como permitir o uso da multiplicação e da divisão, ou determinar um tempo a ser cronometrado para a realização de cada jogada, ou mudar os números que farão o papel de número-alvo (neste caso, peça a eles que verifiquem se o número escolhido pode ser obtido com as cartas disponíveis e com as operações permitidas no jogo).
BNCC em foco:
EF04MA03; competências específicas 3 e 8
MP068
Cálculo mental
- Veja como Carlos e Lígia calcularam mentalmente o resultado de 2 400 + 1 900.
- Agora, calcule o resultado de 5.800 + 2.700. Depois, explique a um
colega
como você pensou para efetuar essa adição.
_____
PROFESSOR
Resposta: 8.500. Resposta pessoal.
- Observe as ilustrações e, depois, resolva o problema.
- Os dois caminhões têm de atravessar um rio em uma balsa que suporta 9.000 kg. Seria possível os dois caminhões atravessarem ao mesmo tempo
nessa
balsa? Justifique.
PROFESSOR
Resposta: Não. Exemplo de justificativa: Os dois caminhões têm, juntos, 9 100 kg.
- Leia os dados da tabela abaixo para responder às questões.
População aproximada de municípios de Tocantins em 2020
Tabela: equivalente textual a seguir.
Município |
Quantidade aproximada de habitantes |
---|---|
Araguatins |
36.000 |
Guaraí |
26.000 |
Dianópolis |
22.000 |
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Disponível em: http://fdnc.io/eU8. Acesso em: 20 fev. 2021.
- Quantos habitantes havia a mais em Araguatins que em Dianópolis?
_____
PROFESSOR
Resposta: 14.000 habitantes.
- Quantos habitantes havia, ao todo, nos três municípios?
_____
PROFESSOR
Resposta: 84.000 habitantes.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivo
Resolver e elaborar problemas envolvendo adição e subtração, utilizando estimativa e cálculo mental.
Atividade 1
Sugira aos estudantes que busquem outras estratégias para fazer o cálculo proposto no enunciado compartilhando-as com a classe. Alguns cálculos possíveis são:
adicionar 2.400 com 1.000 e depois adicionar 900 ao resultado obtido:
(2.400 + 1.000 + 900) =
= 3.400 + 900 = 4.300;
adicionar 3.000 com 2.000, depois subtrair 600 e, em seguida, 100:
(3.000 + 2.000) − 600 − 100 = 5.000 − 600 − 100 = 4.300.
Lembre-os de que não há procedimentos melhores ou piores para o cálculo mental. O importante é colocar em prática os conhecimentos e as habilidades de cálculo e selecionar o procedimento com o qual se familiarizem mais.
Atividade 2
Nesta atividade, os estudantes devem comparar a soma das massas (leia o texto Medindo a massa, a seguir) dos dois caminhões com 9.000 quilogramas. No caso, a dificuldade do cálculo envolve a troca de 10 centenas por 1 unidade de milhar.
Eles podem calcular a soma 3.300 + 5.800 de diferentes maneiras:
adicionar 5.800 a 3.000 e, depois, adicionar 300:
(5.800 + 3.000) + 300 =
= 8.800 + 300 =
= 8.800 + 200 + 100 = 9 100;
adicionar 5.000 a 3.000 e 800 a 300 e, depois, adicionar os resultados parciais:
(5.000 + 3.000) + (800 + 300) =
= 8.000 + 1.100 = 9.100;
adicionar 6.000 a 3.300 e, depois, subtrair 200:
(6.000 + 3.300) − 200 =
= 9.300 − 200 = 9.100.
Discuta com a turma outras maneiras de calcular.
Atividade 3
Peça aos estudantes que compartilhem a estratégia usada no item a para determinar a subtração solicitada. Verifique se eles percebem que, para isso, podem usar as relações entre a adição e a subtração.
BNCC em foco:
EF04MA03, EF04MA05
MP069
- Veja como Marisa e Flávio calcularam o resultado da subtração 4.300 − 2.700. Depois, responda à questão.
- Por que Marisa adicionou 300 a 1.300? E por que Flávio subtraiu 300 e depois 400? Converse com o professor e os colegas sobre essas questões.
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes compreendam que essas operações são justificadas por cálculos que estão implícitos. Eles devem perceber que Marisa adicionou 300 ao resultado porque 3.000 − 2.700 = 300, e que Flávio subtraiu 300 e depois 400 porque 300 + 400 = 700. Fim da observação.
- Você efetuaria essa subtração de um modo diferente? Explique.
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- Observe no gráfico abaixo a quantidade de bicicletas produzidas pela empresa Pedalando no 1º trimestre de 2022 e responda às questões.
Fonte: Empresa Pedalando, 1º trimestre de 2022.
- Quantas bicicletas foram produzidas em fevereiro a mais que em janeiro?
_____
PROFESSOR
Resposta: 200 bicicletas.
- Quantas bicicletas foram produzidas em março a mais que em janeiro?
_____
PROFESSOR
Resposta: 800 bicicletas.
- Quantas bicicletas foram produzidas nesse trimestre?
_____
PROFESSOR
Resposta: 4.900 bicicletas.
- Veja como Regina calculou mentalmente o resultado de uma subtração. Descubra a subtração que ela realizou e elabore, em seu caderno, um problema que seja resolvido por meio dessa subtração.
PROFESSOR
Resposta: Como 3.000 + 400 + 300 + 1 700 = 5.400, podemos representar a subtração que Regina realizou por 5.400 − 3.700 = 1.700.PROFESSOR
Resposta pessoal para a elaboração do problema.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 4
No item b, incentive os estudantes a compartilharem com os colegas a estratégia utilizada, para que eles percebam que o cálculo mental pode ser feito de diferentes maneiras, como cada um achar mais conveniente. Ressalte que não existe maneira correta que seja considerada única.
Atividade 5
A representação gráfica das quantidades facilita o cálculo mental. Aproveite a atividade e faça outras perguntas, como: “Se a empresa quiser produzir um total de 10.000 bicicletas até o final do ano, quantas bicicletas ainda precisam ser produzidas?” (5.100 bicicletas.).
Atividade 6
Antes de resolver a questão proposta, apresente alguns exemplos para relembrar que a adição e a subtração são operações inversas. Em seguida, discuta as diferentes estratégias que eles empregaram. É importante compreenderem que subtrair 3.000 depois 400 e depois 300 é o mesmo que subtrair 3.700.
Se considerar adequado, solicite aos estudantes que compartilhem os problemas elaborados com os colegas e conversem sobre as diferentes situações-problema que possam ser resolvidas por meio dessa subtração.
BNCC em foco:
EF04MA03, EF04MA05; competências específicas 3 e 6
Medindo a massa
A expressão “medir a massa” é comumente utilizada para determinar o “peso” de algo. Conceitualmente, essa expressão está errada. De maneira simples, pode-se dizer que o peso de um corpo é a força resultante da atração da gravidade sobre esse corpo, e a massa é uma grandeza associada à inércia desse corpo, ou seja, dependendo da massa do corpo, haverá maior ou menor dificuldade de ser colocado em movimento ou de, uma vez em movimento, sofrer alteração em sua velocidade.
Nesta obra, procuramos evitar o uso da palavra peso, pois o que pretendemos dizer é massa, mesmo se usado o verbo pesar. Vale salientar que a compreensão dessa diferença é difícil para estudantes dessa faixa etária. Então, sugerimos que empregue o vocabulário correto e deixe os estudantes se apropriarem dele com o tempo.
MP070
Aproximações e estimativas
- Vítor quer comprar alguns materiais de construção para reformar sua casa. O gasto
dele
será 1.325 reais em azulejos, 1.988 reais em tintas e 2.180 reais em outros materiais.
_____
PROFESSOR
Exemplo de resposta: Vítor pagará, aproximadamente, 5.500 reais.
- Cíntia quer saber o resultado aproximado de 6.460 + 2.110. Ajude-a a fazer esse cálculo respondendo às questões.
- Observe a reta numérica abaixo: 6.460 está mais próximo de 6.400 ou de 6.500?
PROFESSOR
Resposta: De 6.500.
- Observe a reta numérica abaixo: 6.460 está mais próximo de 6.400 ou de 6.500?
- Qual é a aproximação de 6.460 para a centena mais próxima?
_____
PROFESSOR
Resposta: 6.500
- Qual é a aproximação de 2.110 para a centena mais próxima?
_____
PROFESSOR
Resposta: 2.100
- Qual é o resultado aproximado de 6.460 + 2.110, considerando as respostas anteriores?
_____
PROFESSOR
Resposta: 8.600
- Leia o que dizem Roberto e Fernando e responda à questão.
- Quantos quilômetros a menos, aproximadamente, Fernando percorrerá se usar o atalho?
_____
PROFESSOR
Exemplo de resposta: Aproximadamente 300 quilômetros.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivo
Trabalhar, por meio de adições e subtrações, critérios de arredondamento de números para diferentes ordens.
Atividade 1
Explore esta atividade solicitando aos estudantes que compartilhem com a turma as estratégias usadas para obter a estimativa solicitada. Momentos como esse permitem observar maneiras diferentes de resolver uma mesma questão.
Atividade 2
Na situação apresentada, o arredondamento é feito para a centena mais próxima. A representação na reta numérica possibilita a visualização geométrica para o arredondamento, auxiliando os estudantes a decidirem se ele deve ser feito “para mais” ou “para menos”. Esclareça a eles que, no arredondamento para a centena mais próxima, este será realizado “para mais” quando o algarismo da ordem das dezenas do número for maior que ou igual a 5, e “para menos” em caso contrário. Por exemplo, 2.346 deverá ser arredondado para 2.300, pois o algarismo da ordem das dezenas é 4 (menor que 5), e 3.172 deverá ser arredondado para 3.200, pois o algarismo da ordem das dezenas é 7 (maior que 5).
Atividade 3
Depois que os estudantes fizerem a estimativa, pergunte se a sugestão de Roberto pode ajudar Fernando. Espera-se que eles percebam que 300 quilômetros a menos representam, entre outros, menos tempo de viagem, menos gasto de combustível e menor desgaste do veículo, desde que as estradas encontrem-se nas mesmas condições.
BNCC em foco:
EF04MA05; competência específica 3
Sugestão de atividade
Arredondamentos
Peça aos estudantes que se reúnam em duplas. Solicite a cada membro da dupla que escreva diversos números da ordem de grandeza unidade de milhar e troque com o colega, que deverá fazer o arredondamento para a centena mais próxima. Um estudante poderá escrever, por exemplo, os números abaixo.
2.725, 3.925, 6.830, 4.871, 7.984.
MP071
- Nádia quer comprar uma geladeira que custa 1.329 reais e um notebook que custa 2.198 reais. Fazendo uma estimativa, quanto ela gastará no total?
_____
PROFESSOR
Resposta: Exemplo de estimativa: 3.500 reais.
- Observe no gráfico abaixo os dados de uma campanha beneficente realizada pela escola Aprender em janeiro de 2023. Depois, responda às questões.
Fonte: Escola Aprender, jan. 2023.
- Quantos quilogramas de alimentos, aproximadamente, foram arrecadados ao todo?
_____
PROFESSOR
Exemplo de resposta: 1.100 quilogramas.
- Quantos quilogramas de arroz, aproximadamente, foram arrecadados a mais que de café?
_____
PROFESSOR
Exemplo de resposta: 400 quilogramas.
- Observe a reta numérica abaixo e, em seguida, responda às questões.
- O
número
da posição D está mais próximo de qual
número
indicado na reta numérica?
_____
PROFESSOR
Resposta: 4.000
- O
número
da posição B está mais próximo de 3.900 ou de 3.950?
_____
PROFESSOR
Resposta: 3.900
- Qual
letra
representa um
número
que está mais próximo de 3.900 e está entre 3.950 e 4.000?
_____
PROFESSOR
Resposta: C
- Qual
número
é maior que 3.800: o
número
da posição A ou o
número
da posição B?
_____
PROFESSOR
Resposta: Ambos os números.
MANUAL DO PROFESSOR
Incentive-os a formularem questões, como as a seguir, e responder a elas, possibilitando que reflitam e desenvolvam estratégias para fazer arredondamentos.
2.725 está mais próximo de 2.700 ou de 2.800? (De 2.700.)
6.830 está mais próximo de 6.900 ou de 6.800? (De 6.800.)
A subtração 3 925 − 3 900 tem resultado maior ou menor que o da subtração 4.000 − 3.925? (Menor.)
Como ficaria a representação do número 7.984 na reta numérica? Esse número fica mais próximo de 8.000 ou de 7.900? (Mais próximo de 8.000.)
Atividade 4
Peça aos estudantes que, depois de terem feito as estimativas, realizem o cálculo exato e comparem os resultados obtidos:
No caso, a diferença entre o valor aproximado que estamos considerando (3 500) e o resultado exato é de 27 reais. Explique aos estudantes que, considerando que o valor total é superior a 3 mil reais, essa diferença é pouco significativa.
Atividade 5
Ajude os estudantes a interpretarem os dados do gráfico e a relacioná-los com o arredondamento mais adequado. Explique que, como a escala do eixo vertical (correspondente à quantidade, em quilogramas, dos alimentos) é dada em centenas, o mais adequado é arredondar as quantidades para a centena mais próxima. Por exemplo, a massa de macarrão e a de café são, cada uma, cerca de 100 quilogramas (arredondando “para mais” e “para menos”, respectivamente); a massa de arroz está mais próxima de 500 do que de 600 quilogramas; já a massa de feijão pode ser arredondada para 400 quilogramas. Assim, para o item a, obtém-se:
100 kg + 100 kg + 500 kg + 400 kg = 1.100 kg; e para o item b, 500 kg − 100 kg = 400 kg.
Peça a eles que elaborem outras perguntas com base nos dados do gráfico, para que um colega responda.
Avalie a necessidade de esclarecer os estudantes sobre as linhas chamadas tracejadas, que indicam os valores (aproximados ou não) relativos ao eixo vertical.
Atividade 6
Amplie a atividade sugerindo a eles que façam outros questionamentos e troquem com um colega.
BNCC em foco:
EF04MA05; competências específicas 3 e 8
MP072
Cálculo por decomposição
- Na padaria de Tomás, foram produzidos 5.743 pães na semana passada e 6.587 pães nesta semana.
Veja como Tomás calculou o total de pães produzidos nessas duas semanas.
- Quantos pães foram produzidos no total?
_____
PROFESSOR
Resposta: 12.330 pães.
- Observe o esquema que Heitor elaborou para representar a disposição de quatro cidades e a tabela que ele construiu com os percursos.
Percurso aproximado entre as cidades
Cidades |
Percurso aproximado (em km) |
---|---|
Sinos a Vale Seco |
390 |
Vale Seco a Girassóis |
180 |
Torre Alta a Sinos |
240 |
Girassóis a Torre Alta |
360 |
Fonte: Esquema de Heitor (2023).
- Heitor está na cidade de Sinos e quer chegar à cidade de Girassóis. Qual é o caminho mais curto para chegar a Girassóis? Quantos quilômetros tem esse percurso?
_____
PROFESSOR
Resposta: De Sinos a Vale Seco, depois de Vale Seco a Girassóis; 570 km.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos
Realizar adições e subtrações por decomposição com números de até cinco algarismos.
Usar a decomposição como estratégia de cálculo de adições e subtrações.
Atividade 1
Nesta atividade, os estudantes podem ampliar o uso do algoritmo usual da adição com o cálculo por decomposição, importante para que compreendam o processo de reagrupamento e, depois, o algoritmo usual, que emprega o reagrupamento de forma menos evidente.
Atividade 2
Esta atividade explora o cálculo por decomposição por meio da distância, em quilômetro, entre alguns municípios. Os estudantes devem pensar em estratégias de agrupamentos que resultem no menor percurso possível.
BNCC em foco:
EF04MA02, EF04MA03; competências específicas 2 e 6
MP073
- Lívia recebeu uma encomenda de 2.565 ímãs de geladeira e já entregou 1.742. Para saber quantos ímãs faltam para completar o total da encomenda, Lívia subtraiu, por decomposição, 1.742 de 2.565.
Cálculo por decomposição
Primeira decomposição:
Segunda decomposição:
PROFESSOR
Resposta: 800 + 20 + 3
- Complete a decomposição e, depois, responda às questões.
- Que mudança Lívia fez da primeira para a segunda decomposição de 2.565? Por que ela fez essa mudança? Converse com o professor e os colegas.
PROFESSOR
Resposta: A adição 2.000 + 500 da primeira decomposição, que é igual a 2.500, transformou-se em 1.000 + 1.500 na segunda decomposição. Exemplo de explicação: porque não dava para subtrair 700 unidades de 500 unidades, e com a mudança a subtração passou a ser 1.500 − 700.
- Quantos ímãs faltam para completar o total da encomenda?
_____
PROFESSOR
Resposta: 823 ímãs.
- Calcule, usando decomposição.
- 3.932 + 2.611 =
_____
PROFESSOR
Resposta: 6.543
- 8.629 − 6.435 =
_____
PROFESSOR
Resposta: 2.194
- 47.895 − 23.960 =
_____
PROFESSOR
Resposta: 23.935
- 23.256 + 7.620 =
_____
PROFESSOR
Resposta: 30.876
- Em um mês, uma empresa recolheu 54.765
kg
de papel para reciclagem. No mês seguinte, recolheu 51.584 kg. Qual foi a diferença entre as quantidades recolhidas de papel nesses 2 meses?
_____
PROFESSOR
Resposta: 3.181 kg.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3
Esta proposta exige que os estudantes analisem a estratégia de decomposição que possibilita o cálculo da subtração. Assim, o processo de trocas não é entendido como um“passe de mágica”, pois decorre de uma necessidade justificável.
Dedique atenção especial à subtração, pois ela costuma oferecer mais dificuldade aos estudantes dessa faixa etária.
Atividade 4
Depois que os estudantes efetuarem as adições e as subtrações, pergunte a eles se poderiam fazer o cálculo 3.932 + 2.611, por exemplo, de outra maneira. Depois, peça que exponham para a classe a estratégia empregada. Uma maneira de fazer esse cálculo é adicionar 4.000 a 2.611, obtendo 6 611, e depois obter a diferença entre 4.000 e 3.932.
Para isso, eles podem completar 932 até chegar a 1.000: 932 + 8 = 940 e 940 + 60 = 1.000. Portanto, a diferença é igual a: 8 + 60 = 68.
A subtração 6.611 − 68, por sua vez, pode ser feita da seguinte forma: 6.611 − 11 = 6.600 e 6.600 − 57 = 6.543.
Atividade 5
Vamos considerar o seguinte cálculo por decomposição:
Por essa decomposição, observamos uma subtração que não é possível (60 − 80), de modo que é necessário subtrair 100 unidades de 700 (restando 600 unidades) e adicioná-las a 60, o que resulta em 160, como mostrado abaixo:
BNCC em foco:
EF04MA02, EF04MA03
MP074
Mais adição
- Veja duas maneiras de calcular o resultado de 7.467 + 1.709.
Cálculo com o ábaco
Representamos 7.467 no ábaco e adicionamos 1.709.
Observe que foram obtidas 16 unidades e 11 centenas.
Trocamos 10 unidades por 1 dezena.
E trocamos 10 centenas por 1 unidade de milhar.
Cálculo com o algoritmo usual
O algoritmo usual segue a mesma sequência do cálculo com o ábaco. Observe:
• Agora, calcule o resultado de 3.196 + 2.738. _____
PROFESSOR
Resposta: 5.934MANUAL DO PROFESSOR
Objetivo
Ampliar cálculo com o algoritmo usual da adição com reaprupamento.
Atividade 1
Esta atividade possibilita que os estudantes observem o cálculo da adição proposta com o ábaco e com o algoritmo usual.
Enfatize para a turma que o sistema de numeração que utilizamos é o decimal, pois os agrupamentos e reagrupamentos são feitos de 10 em 10.
Para a utilização do ábaco, precisamos compreender as regras básicas do sistema de numeração decimal e, em particular, a ideia de valor posicional: o mesmo algarismo pode representar valores diferentes dependendo da posição que ocupa no número. Por exemplo, o algarismo 1 representa, no número 10, uma dezena, já no número 100, representa uma centena. Essa mesma relação do valor com a posição do algarismo pode ser observada na representação dos números no ábaco.
BNCC em foco:
EF04MA03
MP075
- Determine os resultados.
- 4.287 + 2.534 =
_____
PROFESSOR
Resposta: 6.821
- 5.287 + 316 =
_____
PROFESSOR
Resposta: 5.603
- 43.684 + 15.719 =
_____
PROFESSOR
Resposta: 59.403
- 35.094 + 9.728 =
_____
PROFESSOR
Resposta: 44.822
- Complete o enunciado e, depois, responda à pergunta do problema usando os dados completados por você.
Jair comprou um fogão por _____ reais e uma geladeira por _____ reais.
PROFESSOR
Exemplo de resposta: 900, 1.500Quanto Jair gastou na compra desses dois eletrodomésticos? _____
PROFESSOR
Resposta: 2.400 reais.- Compare as informações que você usou para completar o problema com as dos demais colegas da classe. Conversem sobre os valores atribuídos por vocês.
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes atribuam valores próximos dos reais. Fim da observação.
- Compare as informações que você usou para completar o problema com as dos demais colegas da classe. Conversem sobre os valores atribuídos por vocês.
Boxe complementar:
Desafio
Joaquim precisa transportar as caixas mostradas abaixo. Porém, seu caminhão pode transportar, no máximo, 2 toneladas de carga por viagem.
CRÉDITO: MARCIO GUERRA
Joaquim poderá transportar em uma só viagem todas as caixas em seu caminhão, respeitando a carga máxima? Justifique sua resposta.
_____
PROFESSOR
Resposta: Não, pois a soma das medidas das massas das caixas é maior que 2 t (2.650 kg > 2.000 kg).Como Joaquim poderá fazer esse transporte?
_____
PROFESSOR
Exemplo de resposta: Em duas viagens; na primeira, levaria as caixas de 750 kg, 800 kg e 450 kg; na segunda, levaria a caixa de 650 kg.Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 2
Nesta atividade, os estudantes poderão efetuar as adições e as subtrações e compartilhar com os colegas as estratégias usadas.
Atividade 3
Observe se os estudantes percebem que devem fazer uma estimativa do valor de cada eletrodoméstico para completar o enunciado. Socialize com a turma as respostas com a quantia, em reais, indicada para o fogão e para a geladeira. As diferentes estimativas devem ser consideradas, desde que não sejam extremamente absurdas. Caso considere necessário, converse com os estudantes sobre isso e solicite a eles que façam uma pesquisa na internet ou em panfletos de propaganda de lojas.
Desafio
Aproveite esse momento para comentar com os estudantes que alguns problemas apresentam mais de uma solução; depois, solicite a eles que compartilhem as diferentes soluções propostas.
Neste desafio, são explorados tanto o cálculo da adição por reagrupamento quanto a relação entre as unidades de medida de massa quilograma e tonelada. Se necessário, relembre que 1 tonelada equivale a 1.000 quilogramas.
A questão do item b mobiliza os estudantes a pensarem em estratégias de agrupamentos que possibilitem que toda a carga seja transportada.
BNCC em foco:
EF04MA03; competências específicas 2, 3 e 8
MP076
Mais subtração
- Veja duas maneiras de calcular o resultado de 7.142 − 3.516.
Cálculo com o ábaco
Representamos 7.142 no ábaco para subtrair 3.516.
Não dá para retirar 6 unidades de 2 unidades, nem 5 centenas de 1 centena.
Então, trocamos 1 dezena por 10 unidades e 1 milhar por 10 centenas.
Subtraímos 6 unidades, 1 dezena, 5 centenas e 3 unidades de milhar.
Restam 3 unidades de milhar, 6 centenas, 2 dezenas e 6 unidades.
Cálculo com o algoritmo usual
O algoritmo usual segue a mesma sequência do cálculo com o ábaco. Observe:
- Agora, calcule os resultados de:
- 5.269 − 3.735 =
_____
PROFESSOR
Resposta: 1.534
- 2.987 − 849 =
_____
PROFESSOR
Resposta: 2.138
- 5.605 − 4.742 =
_____
PROFESSOR
Resposta: 863
- 9.876 − 3.210 =
_____
PROFESSOR
Resposta: 6.666
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivo
Ampliar a utilização do algoritmo usual da subtração.
Atividade 1
Nesta atividade, é possível dar significado ao algoritmo da subtração por meio da associação de seus diversos passos com as etapas dos procedimentos utilizados para efetuar essas operações no ábaco. A atividade também permite aprimorar a compreensão dos estudantes sobre as operações de adição e subtração.
Sugira a eles que, antes de resolver as subtrações, expliquem as duas maneiras de calcular o resultado da subtração 7.142 − 3 .516. Incentive-os a propor outros métodos de resolução.
Para números de quatro algarismos, em alguns casos, pode ser necessária a troca de 1 unidade de milhar por 10 centenas, como ocorreu na subtração 7.142 − 3.516. Realize, com os estudantes, cada etapa dessa subtração em um ábaco desenhado na lousa ou em um ábaco real. Peça a eles que sempre comparem os algarismos dos números envolvidos. Saber em que ordem será necessária a troca facilita a organização do cálculo. Acompanhe os passos realizados com o ábaco, repetindo-os com o algoritmo usual, para que os estudantes verifiquem a relação entre ambos e para que o algoritmo não seja um processo realizado mecanicamente, sem significado.
BNCC em foco:
EF04MA03
MP077
- Leia o diálogo entre Fernanda e Cláudia e responda à questão.
- Neste ano, foram arrecadados quantos reais a mais que no bazar do ano passado?
_____
PROFESSOR
Resposta: 1.310 reais.
- A tabela abaixo mostra a produção de leite na fazenda Pitangueiras nos meses de janeiro e fevereiro de 2023.
Produção de leite
Tabela: equivalente textual a seguir.
Mês |
Número de litros |
---|---|
Janeiro |
3.549 |
Fevereiro |
5.826 |
Fonte: Fazenda Pitangueiras, (mar. 2023).
- A produção de leite aumentou ou diminuiu de janeiro para fevereiro?
_____
PROFESSOR
Resposta: Aumentou.
- Qual foi a diferença na produção de leite nesses dois meses?
_____
PROFESSOR
Resposta: 2.277 litros.
- Rogério precisava calcular o resultado de 1.235 − 428 quando notou que a tecla 3 de sua calculadora estava quebrada. Para resolver esse problema, ele digitou primeiro o
número
1.240 e subtraiu 5, obtendo no visor 1.235. Depois, subtraiu 428, chegando ao resultado 807.
- Agora, imagine que você precisa calcular o resultado de 2.340 − 1.825 com uma calculadora que está com a tecla 0 quebrada. Como você faria? Qual é o resultado?
PROFESSOR
Resposta pessoal. Exemplo de resposta: Digitaria primeiro o número 2.335 e adicionaria 5, obtendo no visor 2.340, e, então, subtrairia 1.825. Resultado: 515.MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 2
Aproveite a situação apresentada para perguntar o que os estudantes conhecem sobre “bazar beneficente”. Depois de ouvir as respostas, reforce a grafia correta do adjetivo beneficente.
Atividade 3
Para os estudantes responderem ao item a, basta compararem a ordem da unidade de milhar das duas quantidades apresentadas na tabela.
Para o item b, devem subtrair a quantidade de litros de leite produzidos em janeiro da produzida em fevereiro.
Atividade 4
Espera-se que os estudantes reflitam sobre as maneiras de utilizar a calculadora, considerando a impossibilidade de usar uma das teclas. Observe como eles resolvem e peça a alguns estudantes que compartilhem a estratégia com a turma, para permitir aos colegas ampliarem o repertório de resoluções.
Proponha novos desafios, alterando o número a ser exibido na calculadora e a tecla a ser inutilizada.
BNCC em foco:
EF04MA03
MP078
Termos da adição e termos da subtração
- A escola onde Deise estuda fez uma campanha a fim de arrecadar dinheiro para a reforma de uma casa de repouso.
O 4º ano A arrecadou 1.675 reais, e o 4º ano B, 1.043 reais. Deise quer descobrir o total arrecadado pelas duas turmas do 4º ano.
Em uma adição, os números que estão sendo adicionados chamam-se parcelas. O resultado da adição chama-se soma ou total.
- Efetue a operação a seguir para ajudar Deise a resolver o problema e identifique as parcelas da adição e a soma ou total.
PROFESSOR
Resposta: parcela, parcelaPROFESSOR
soma ou total - 2.718O total arrecadado foi _____ reais.
PROFESSOR
Resposta: 2.718- O dono de uma livraria quer vender 9.665 livros em um semestre. Já se passaram três meses, e foram vendidos 4.073 livros. Para atingir o total de vendas desejado, ainda precisam ser vendidos quantos livros nos próximos três meses?
Em uma subtração, o número do qual se retira uma quantidade é chamado minuendo. A quantidade diminuída é chamada subtraendo, e o resultado da subtração chama-se resto ou diferença.
- Efetue a operação abaixo para descobrir quantos livros ainda precisam ser vendidos e identifique o minuendo, o subtraendo e o resto ou diferença.
Ainda precisam ser vendidos _____ livros.
PROFESSOR
Resposta: 5.592
PROFESSOR
Resposta: minuendo - subtraendo - resto ou diferença - 5.592MANUAL DO PROFESSOR
Objetivo
Ampliar a utilização dos algoritmos da adição e da subtração.
Conhecer os termos da adição e da subtração permite aos estudantes comunicarem com maior facilidade suas ideias e os resultados dessas operações. Contudo, não se deve dar ênfase exagerada à memorização, pois o uso constante é que trará familiaridade com esses termos. Comente com a turma que, apesar de no cotidiano muitas pessoas dizerem “fazer a soma” para indicar uma adição, o termo soma refere-se ao resultado de uma adição.
Atividade 1
Amplie a atividade pedindo aos estudantes que obtenham todas as somas possíveis de duas parcelas com os números 1.675, 1.043 e outro número qualquer, como 651. Espera-se que, nesse caso, cheguem a:
1.675 + 1.043 = 2.718;
1.675 + 651 = 2.326; e
1.043 + 651 = 1.694.
Antes de realizarem os cálculos, pergunte: “Qual adição apresentará a maior soma? E a menor?”.
Atividade 2
Da mesma maneira que os termos de uma adição, a nomenclatura usual dos termos de uma subtração tem por objetivo permitir a comunicação de procedimentos matemáticos e padronizar a linguagem. Entretanto, de modo diverso do que ocorre com os termos da adição, de uso mais comum nas práticas sociais, os da subtração são menos conhecidos, com exceção do termo diferença (ou resto). Enquanto os números adicionados são chamados de parcelas, já que na adição a ordem das parcelas não altera a soma, os números envolvidos na subtração recebem nomes diferentes, porque fazer 12 − 5 não é o mesmo que fazer 5 − 12.
BNCC em foco:
EF04MA05
MP079
Propriedades da adição
- Leia o que Flávia e Ricardo estão dizendo.
- Quem ficou com uma quantidade maior de amigos? Explique sua resposta.
PROFESSOR
Resposta: Nenhum dos dois.PROFESSOR
Exemplo de explicação: Flávia e Ricardo ficaram com o mesmo número de amigos, 58.
- Use uma calculadora e descubra os resultados.
- 59 + 27 =
_____
PROFESSOR
Resposta: 86
- 27 + 59 =
_____
PROFESSOR
Resposta: 86
- 268 + 394 =
_____
PROFESSOR
Resposta: 662
- 394 + 268 =
_____
PROFESSOR
Resposta: 662
- 4.712 + 7.123 =
_____
PROFESSOR
Resposta: 11.835
-
) 7.123 + 4.712 =
_____
PROFESSOR
Resposta: 11.835
- Agora, reúna-se com um colega para responder às questões: Quais dessas adições têm a mesma soma? O que esses resultados sugerem?
PROFESSOR
Resposta: Adições com a mesma soma: a e b ; c e d ; e e f.- Leia o que a professora está dizendo e depois responda à questão.
- Quais dos itens abaixo representam essa propriedade? _____
- 140 + 30 = 30 + 140
- 100 + 80 + 90 = 180 + 90
- 420 + 0 = 0 + 420
- 230 + 360 + 140 = 230 + 500
PROFESSOR
Resposta: A e C.MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos
Conceituar procedimentos relativos às propriedades associativa, comutativa e do elemento neutro da adição.
Formalizar a utilização de parênteses na organização de uma adição com três parcelas.
Um modo interessante de apresentar essa propriedade aos estudantes dessa faixa etária é pela representação geométrica dos números referentes às parcelas, como mostrado no esquema a seguir, em que se evidencia a igualdade das somas obtidas ao se alterar a ordem das parcelas.
CRÉDITO: ANDERSON DE ANDRADE PIMENTEL
Com o recurso da representação dos números como medidas, os estudantes podem visualizar a validade da propriedade comutativa da adição. Isso os ajudará a compreender que fazer 44 + 30 é o mesmo que fazer 30 + 44, uma vez que as duas operações conduzem à mesma medida final.
Atividade 1
Para que os estudantes visualizem que as parcelas são iguais, escreva na lousa quantos amigos cada um deles tinha e quantos amigos cada um adquiriu. Essa observação é um primeiro passo para que eles percebam a propriedade comutativa da adição.
Atividade 2
Com a calculadora, os estudantes poderão verificar as relações entre os itens que apresentam resultados iguais: alterando-se a ordem das parcelas, a soma continua a mesma.
Atividade 3
Esta atividade permite que, a partir das observações das atividades anteriores, os itens que representam a propriedade comutativa da adição sejam identificados.
BNCC em foco:
EF04MA05
Sugestão de leitura para o professor
Livro
SMOLE, Katia Stocco; DINIZ, Maria Ignez. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender Matemática. São Paulo: Penso, 2001.
Esse livro propõe a discussão do lugar e do significado das competências e das habilidades no Ensino Fundamental, abordando as habilidades de ler, escrever e resolver problemas em Matemática.
MP080
- Substitua cada símbolo por um número, de modo que as sentenças fiquem verdadeiras.
- 74 + 28 = 28 +
PROFESSOR
Resposta: = 74
- 542 + 195 = + 542
PROFESSOR
Resposta: = 195
- 95 + = 61 +
PROFESSOR
Exemplos de resposta:PROFESSOR
= 61 e = 95 ouPROFESSOR
= 13 e = 47
- 45 + 38 = +
PROFESSOR
Exemplos de resposta:PROFESSOR
= 38 e = 45 ouPROFESSOR
= 57 e = 26
- 74 + 28 = 28 +
- Em um jogo eletrônico, Bia e Caio fizeram 18 pontos na 1ª etapa, 12 pontos na 2ª etapa e 27 pontos na 3ª etapa. Veja como cada um calculou o total de pontos:
Cálculo de Bia:
Bia fez 18 mais 12 e obteve 30.
Depois, fez 30 mais 27, e o resultado foi 57.
Cálculo de Caio:
Caio fez 12 mais 27 e obteve 39.
Depois, fez 39 mais 18, e o resultado foi 57.
Esses cálculos podem ser representados assim:
Cálculo de Bia:
Cálculo de Caio:
- Agora, faça o que se pede.
- Em sua opinião, quem calculou o resultado dessa adição de uma maneira mais fácil?
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- É possível resolver esse problema de um modo diferente de Bia e de Caio, usando uma adição também. Descreva essa adição a seguir.
_____
PROFESSOR
Exemplo de resposta: (18 + 27) + 12 = 45 + 12 = 57
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 4
É interessante os estudantes perceberem que, nos itens c e d, há mais de uma resposta possível. Peça a alguns deles que exponham suas respostas para depois discuti-las com a turma. Solicite que observem, entre as respostas dadas, quais verificam a propriedade comutativa da adição.
Atividade 5
Nesta atividade, os estudantes têm a oportunidade de observar que a propriedade associativa da adição permite realizar a associação mais conveniente de parcelas em uma adição de mais de dois números. Percebem ainda que se trata de um recurso valioso para o cálculo de resultados, sobretudo quando há parcelas que completam dezenas inteiras. Por exemplo, a adição 18 + 12 + 27 pode ser realizada mais rapidamente se associarmos as parcelas 18 e 12, obtendo a dezena 30.
No item a, é provável que os estudantes digam que a associação feita por Bia facilita mais os cálculos, a não ser que Caio, para realizar 18 + 39, fizesse 18 + 40 − 1.
BNCC em foco:
EF04MA05; competência específica 6
MP081
- Calcule e registre o resultado das adições.
- ) 20 + (40 + 80) =
_____
PROFESSOR
Resposta: 140
- (104 + 36) + 60 =
_____
PROFESSOR
Resposta: 200
- ) ( 5 + 25) + 50 =
_____
PROFESSOR
Resposta: 150
- ) 7 + (25 + 10) + 9 =
_____
PROFESSOR
Resposta: 51
- ) 75 + (25 + 50) =
_____
PROFESSOR
Resposta: 150
- ) ( + 25) + (10 + 9) =
_____
PROFESSOR
Resposta: 51
- ) ( 0 + 40) + 80 =
_____
PROFESSOR
Resposta: 140
- ) 104 + (36 + 60) =
_____
PROFESSOR
Resposta: 200
- Agora, responda às questões.
I) Quais adições têm resultados iguais? _____
PROFESSOR
Resposta: a e g; b e h; c e e; d e f.II) O que esses resultados sugerem? Converse com o professor e os colegas.
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes percebam que esses resultados sugerem que, associando as parcelas de uma adição de maneiras diferentes, a soma não se altera. Fim da observação.
- Calcule mentalmente o resultado de cada adição. Depois, registre-os.
- 15 + 0 =
_____
PROFESSOR
Resposta: 15
- 0 + 842 =
_____
PROFESSOR
Resposta: 842
- 0 + 37 =
_____
PROFESSOR
Resposta: 37
- 357 + 0 =
_____
PROFESSOR
Resposta: 357
- 2.569 + 0 =
_____
PROFESSOR
Resposta: 2.569
-
) 0 + 15.362 =
_____
PROFESSOR
Resposta: 15.362
- Agora, reúna-se com um colega e conversem sobre o que esses resultados sugerem.
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes percebam que esses resultados sugerem que, em uma adição de duas parcelas, quando uma delas é igual a zero, o resultado dessa adição é igual à outra parcela. Fim da observação.- Cláudia joga handebol em uma equipe que realizou duas partidas em um fim de semana.
No sábado, o placar do jogo foi 4 a 0 para a equipe de Cláudia. No domingo, a equipe adversária venceu a equipe de Cláudia por 4 a 0. Represente com uma adição o total de gols de cada equipe nos dois jogos.
_____
PROFESSOR
Resposta: Equipe de Cláudia: 4 + 0 = 4; equipe adversária: 0 + 4 = 4.MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 6
Esta atividade trabalha a compreensão de que, em uma adição de mais de duas parcelas, fazer o cálculo de duas das parcelas antes das outras pode facilitar a obtenção do resultado.
Ao associar as parcelas, os estudantes entram em contato com outra propriedade da adição, a propriedade associativa, que é mais um recurso para a ampliação das estratégias e dos procedimentos de cálculo mental.
Observe se os estudantes consideram os parênteses para calcular o resultado das operações. Como os resultados das adições propostas nesta atividade podem ser obtidos com ou sem o uso dos parênteses, talvez alguns estudantes pensem que esses sinais sejam sempre dispensáveis. Entretanto, é importante que eles entendam que os parênteses indicam o que se faz primeiro em uma expressão. Comente que, em expressões numéricas que envolvem outras operações além da adição, não usar os parênteses pode levar a respostas erradas.
Atividade 7
Esta atividade apresenta aos estudantes adições em que uma das parcelas é zero. Observando todas as adições, os estudantes percebem que a adição com zero resulta no valor igual ao da outra parcela e que, portanto, o zero é o elemento neutro da adição.
Atividade 8
Esta atividade apresenta e fundamenta o elemento neutro da adição e contextualiza a propriedade por meio de uma situação-problema.
BNCC em foco:
EF04MA05; competência específica 2
MP082
Adição e subtração: operações inversas
- Usando uma calculadora, calcule e registre o resultado em cada item.
- 28 + 19 =
_____
PROFESSOR
Resposta: 47
- 47 − 28 =
_____
PROFESSOR
Resposta: 19
- 47 − 19 =
_____
PROFESSOR
Resposta: 28
- 68 + 56 =
_____
PROFESSOR
Resposta: 124
- 124 − 68 =
_____
PROFESSOR
Resposta: 56
-
) 124 − 56 =
_____
PROFESSOR
Resposta: 68
- Agora, responda: O que você percebeu em relação aos números dos três primeiros itens? E em relação aos números dos três últimos itens?
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes percebam que, tanto no caso dos três primeiros quanto no dos três últimos itens, o maior dos três números é igual à soma dos outros dois números. Fim da observação.- João tem 26 kg. Ele e Luís subiram juntos em uma balança que registrou 40 kg.
- Quantos quilogramas a balança registraria se apenas
João descesse dela? _____
PROFESSOR
Resposta: 14 kg.
- E se apenas Luís descesse da balança?
_____
PROFESSOR
Resposta: 26 kg.
- Quantos quilogramas a balança registraria se apenas
- Leia o que Ricardo disse ao observar o esquema que mostra que a adição e a subtração são operações inversas.
- Agora, explique a um
colega
a afirmação de Ricardo.
PROFESSOR
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos
Explorar as operações de adição e subtração, como operações inversas, por meio de situações envolvendo três números.
Perceber as relações entre a adição e a subtração.
Reconhecer a importância do conceito de adição e subtração como operações inversas na conferência de resultados de cálculos com os algoritmos usuais.
As atividades destas páginas exploram as operações de adição e subtração como operações inversas. Pretende-se que, percebendo naturalmente as relações entre as duas operações, os estudantes consigam ampliar seu repertório de estratégias na resolução de problemas.
O aspecto mais interessante dessa sequência de atividades é a formulação na ordem inversa da que se trabalhou até o momento: os números envolvidos são apresentados, e os estudantes precisam descobrir quais operações conduzem aos resultados.
Eles também têm a oportunidade de reconhecer a importância do conceito de adição e subtração como operações inversas na conferência de resultados de cálculos realizados por algoritmos ou na calculadora. E ainda podem experimentar criar uma situação-problema que envolva adição e subtração.
Atividade 1
A realização dos cálculos permitirá que os estudantes observem também que, em cada bloco de três números, ao subtrair qualquer dos menores números do maior número, o resultado será igual ao outro número.
Atividade 2
Nesta atividade, os estudantes terão de perceber que, ao formularem na ordem inversa os números envolvidos, descobrirão os resultados.
Atividade 3
Esta atividade apresenta a propriedade da operação inversa de maneira empírica. Incentive a descoberta dos estudantes sem fundamentar a propriedade; isso fará com que eles se apropriem e signifiquem melhor os conceitos quando estes forem formalmente apresentados.
Observe que a fala do personagem Ricardo é intuitiva no sentido de que apresenta um conhecimento de maneira direta e imediata, sem ter embasamento conceitual.
BNCC em foco:
EF04MA04
MP083
- Observe como Fátima conferiu o resultado de 281 − 175.
- Explique a um
colega
o raciocínio usado por Fátima.
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes percebam que Fátima usou a adição como operação inversa da subtração. Fim da observação.
- Agora, calcule o resultado de 362 − 184 e confira sua resposta.
PROFESSOR
Resposta: Exemplo de cálculos:ou
- Leia o que as crianças estão falando após o jogo terminar.
- Agora, escreva uma adição ou uma subtração que corresponda ao que cada uma das crianças disse.
_____
PROFESSOR
Resposta: Mário: 13 + 17 = 30; Antônio: 30 − 13 = 17; Lucas: 30 − 17 = 13; Rita: 17 + 13 = 30.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 4
Esta atividade permite aos estudantes reconhecerem a importância do conceito de adição e subtração como operações inversas na conferência de resultados de cálculos realizados por algoritmos ou na calculadora.
Atividade 5
Antes de os estudantes resolverem a questão, reproduza na lousa a figura abaixo e peça a eles que pensem em possíveis relações, expressas por adições ou subtrações, entre os dois grupos de bolinhas.
CRÉDITO: ADILSON SECCO
Considerando apenas a ilustração, há modos diferentes de relacionar os dois grupos de bolinhas:
adicionando 3 unidades a 5 unidades, obtém-se o total de 8 unidades: 5 + 3 = 8;
subtraindo 3 unidades de 8 unidades, restam 5 unidades: 8 − 3 = 5;
subtraindo 5 unidades de 8 unidades, restam 3 unidades: 8 − 5 = 3.
Como a figura não sugere qual ação deve ser executada, ambas as possibilidades são válidas, o que mostra a inversibilidade entre a adição e a subtração.
Essa relação deve ser percebida na leitura da atividade.
BNCC em foco:
EF04MA04; competência específica 2
MP084
- Os números 25, 35 e 60 podem ser relacionados por meio de duas adições e duas subtrações.
- Escreva duas adições e duas subtrações usando os números 25, 35 e 60 em cada uma.
_____
PROFESSOR
Resposta: 25 + 35 = 60; 35 + 25 = 60; 60 − 25 = 35; 60 − 35 = 25.
- Escreva duas adições e duas subtrações usando os números 25, 35 e 60 em cada uma.
- Escreva duas adições e duas subtrações usando os números 15, 18 e 33 em cada uma.
_____
PROFESSOR
Resposta: 18 + 15 = 33; 15 + 18 = 33; 33 − 15 = 18; 33 − 18 = 15.
- Roberta estava no 42º andar de um prédio. Ela
desceu
vários andares e chegou ao 18º andar.
- Quantos andares Roberta desceu?
_____
PROFESSOR
Resposta: 24 andares.
- Como você pode conferir a resposta obtida?
_____
PROFESSOR
Exemplo de explicação: fazendo 24 + 18 para verificar se o resultado é igual a 42.PROFESSOR
É interessante que os estudantes descubram o resultado correto da adição.
- Quantos andares Roberta desceu?
_____
- Flávio adicionou 2.789 com 1.316, obtendo a soma 4.005. Use uma calculadora para descobrir se esse resultado está
certo
sem usar a tecla .
Registre as teclas que você digitou.
PROFESSOR
Exemplo de resposta: O resultado está errado, pois digitando obtemos no visor , e não 2.789.
- Observe a reta numérica e invente duas questões relacionadas a ela: uma envolvendo adição, outra envolvendo subtração. Depois, peça a um colega que as resolva.
_____
PROFESSOR
Exemplo de questões:PROFESSOR
Subtração: Em um percurso de 54 metros, Marcos já percorreu 36. Quantos metros faltam para Marcos percorrer? Resposta: 18 metros.PROFESSOR
Adição: Ana e Cíntia colecionam selos. Ana tem 36 selos, e Cíntia, 18. Quantos selos elas têm juntas? Resposta: 54 selos.MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 6
A relação entre as operações adição e subtração pode ser explorada também por meio do recurso visual, como mostrado a seguir.
CRÉDITO: ADILSON SECCO
Com base na figura, podem ser escritas as igualdades 2 + 5 = 7; 5 + 2 = 7; 7 − 2 = 5 e 7 − 5 = 2. Comente que o uso de cada uma dessas formas de representar a situação depende do cálculo a ser efetuado. Por exemplo, se o problema pede que calculemos mentalmente a diferença entre 60 e 35, podemos retirar 35 de 60. Nesse caso, seria necessário contar 35 unidades em ordem decrescente, a partir de 60, ou subtrair 30 de 60 e, desse resultado, subtrair 5: 60 − 30 = 30, e depois: 29, 28, 27, 26, 25. Outra opção seria contar 25 unidades a partir de 35 até chegar a 60, ou fazer isso acrescentando dezenas inteiras e depois completando com as unidades necessárias: 35, 45, 55, e então 56, 57, 58, 59, 60. Usando a subtração, o cálculo realizado foi 60 − 35 = 25; no caso da adição, foi 35 + 25 = 60.
Atividades 7, 8 e 9
Aproveite estas atividades para reforçar a importância de verificar a solução de um cálculo ou de um problema. Incentive-os a desenvolver o hábito de fazer perguntas do tipo: “A resposta obtida está próxima do esperado para o problema?”; “Ela faz sentido considerando os dados do problema?”.
Atividade 10
É comum que os estudantes elaborem problemas com “números grandes” pensando que isso os torna mais difíceis. Nesses casos, chame a atenção deles para o fato de que “números grandes” não se associam necessariamente a raciocínios complexos, pois uma calculadora torna simples esse tipo de cálculo. Incentive-os a criarem situações com charadas, enigmas e perguntas criativas.
BNCC em foco:
EF04MA04, EF04MA13
MP085
Propriedades da igualdade
- Veja o experimento realizado por Camila.
2.000 + 1.000 + 1.000 = 3.000 + 1.000
- Agora, responda:
- Se Camila colocar um objeto de 2.000 g em cada um dos pratos da balança, ela continuará em equilíbrio? Justifique sua resposta.
PROFESSOR
Resposta: Sim.PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes percebam que as novas medidas das massas continuarão iguais. Fim da observação.
- Escreva uma igualdade representando essa situação.
_____
PROFESSOR
Resposta: 2.000 + 1.000 + 1.000 + 2.000 = 3.000 + 1.000 + 2.000
- E se Camila colocar um objeto de 250 g em um prato e um objeto de 500 g no outro prato? O que acontecerá?
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes percebam que ocorrerá um desequilíbrio, pois as somas das medidas das massas serão diferentes. Fim da observação.
- Indique um modo de Camila acrescentar dois objetos em cada prato e a balança continuar em equilíbrio.
_____
PROFESSOR
Exemplos de resposta: Em cada prato, ela poderia acrescentar: 2 objetos de 500 g ou 2 objetos de 250 g.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivo
Reconhecer que uma igualdade não se altera quando se adiciona ou se subtrai um mesmo número a seus dois termos.
Atividade 1
Esta atividade utiliza uma ilustração de balança de dois pratos para explorar a noção de igualdade.
Espera-se que os estudantes percebam que, como a balança está em equilíbrio e com os dois pratos na mesma altura, porque a soma das massas dos dois pratos é 2 000 gramas, ao colocar a mesma massa em cada um dos pratos, a balança continuará em equilíbrio e com os dois pratos na mesma altura. O entendimento da igualdade é importante na construção e na compreensão de conceitos em Álgebra.
Se julgar oportuno, comente que a parte que fica antes do sinal de igual é denominada primeiro membro da igualdade e a parte que fica depois, segundo membro da igualdade.
BNCC em foco:
EF04MA04, EF04MA13
MP086
- Augusto ganhou 50 reais de sua mãe e 25 reais de seu tio. Já Antônio, seu irmão, ganhou 36 reais da mãe e 39 reais do tio.
- Com quantos reais cada um ficou?
_____
PROFESSOR
Resposta: Ambos ficaram com a mesma quantia: 75 reais.
- Identifique a sentença que estabelece uma relação entre a quantia de Augusto e a de Antônio.
( ) 50 + 25 = 36 + 39
( ) 50 + 25 < 36 + 39
( ) 50 + 25 > 36 + 39
PROFESSOR
Resposta correta: 50 + 25 = 36 + 39
- Com quantos reais cada um ficou?
- Augusto gastou 13 reais do que ganhou comprando um brinquedo e 5 reais comprando um suco. Antônio gastou 11 reais com um sanduíche e 7 reais com uma revista em quadrinhos. Com quanto cada um ficou?
_____
PROFESSOR
Resposta: Cada um deles ficou com 57 reais.
- Uma nova sentença que pode ser associada à relação entre as quantias que os irmãos ficaram é:
( ) 50 + 25 − 18 = 36 + 39 − 18
( ) 50 + 25 − 18 < 36 + 39 − 18
( ) 50 + 25 − 18 > 36 + 39 − 18
PROFESSOR
Resposta correta: 50 + 25 − 18 = 36 + 39 − 18
- A balança abaixo está em equilíbrio.
Que objeto pode ser tirado de ambos os pratos de modo que a balança continue em equilíbrio?
_____
PROFESSOR
Exemplos de resposta: tirar um objeto de 500 g de cada prato ou tirar um objeto de 1.000 g de cada prato.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividades 2 e 3
Estas atividades exploram o fato de que, se duas operações matemáticas ou quantidades são iguais entre si, quando ambas têm a mesma quantidade de unidades, é caracterizada uma igualdade. Apresente outros exemplos:
15 + 15 + 15 = 45
10 + 10 + 5 = 15 + 10
18 − 2 − 4 − 1 = 19 − 8
Comente que, ao substituir qualquer uma das quantidades por uma operação matemática equivalente, a igualdade é mantida. Nas situações propostas, quando adicionamos ou subtraímos a mesma quantidade nos dois membros da igualdade, a igualdade foi mantida.
BNCC em foco:
EF04MA14; competência específica 2
MP087
- Veja como Reginaldo pensou para encontrar o número desconhecido em uma atividade proposta por sua professora.
- Seguindo esse raciocínio, que
número
Reginaldo deverá encontrar?
_____
PROFESSOR
Resposta: 10
- Sabendo que as igualdades a seguir são verdadeiras, que números
devem
substituir os símbolos , , e nessas igualdades?
- 35 + = 27 + 8
- 123 − 56 = + 42
- 729 + = 879 − 20
- 1.455 − 365 = 850 +
- Explique ao professor e aos colegas como você pensou para encontrar cada número.
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- Explique ao professor e aos colegas como você pensou para encontrar cada número.
PROFESSOR
Resposta: = 0PROFESSOR
= 25PROFESSOR
= 130PROFESSOR
= 240- Larissa e Felipe estão conversando sobre a quantidade de cartas que cada um tem em sua coleção.
- Quantas cartas Larissa ganhou?
_____
PROFESSOR
Resposta: 21 cartas. - Quantas cartas cada um tem?
_____
PROFESSOR
Resposta: 84 cartas.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividades 4 e 5
Sabendo que as igualdades são verdadeiras, os estudantes terão de descobrir o número que deve ser colocado no lugar de cada símbolo. Eles costumam gostar desse tipo de atividade.
Na atividade 5, peça a eles que compartilhem com a turma as estratégias que usaram para determinar cada número.
Atividade 6
Observe se os estudantes resolvem a atividade utilizando o que aprenderam nesta Unidade.
BNCC em foco:
EF04MA15
MP088
Compreender problemas
Para resolver
Leia atentamente os problemas e resolva-os em seu caderno.
Problema 1
No sítio de Paulo, há 5 vacas, 3 cavalos e algumas galinhas.
Quantos animais há ao todo nesse sítio?
Problema 2
Em uma escola, há 5.000 estudantes no Ensino Fundamental, distribuídos em três períodos: manhã, tarde e noite. No período noturno, estudam 1.500 estudantes. Em que período há mais estudantes?
Para refletir
- Foi possível resolver os dois problemas? Por quê?
PROFESSOR
Exemplo de resposta: Não. Porque faltam dados.
- Para resolver o Problema 1, qual informação falta no enunciado?
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes percebam que falta no enunciado a informação sobre a quantidade de galinhas que há no sítio de Paulo. Fim da observação.
- Qual dado falta para resolver o Problema 2?
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes percebam que falta o dado sobre o número de estudantes que estudam em pelo menos um dos períodos diurnos (manhã ou tarde). Fim da observação.
- Qual das informações a seguir permite resolver o Problema 2?
( ) Juntos, os estudantes do período da manhã e os estudantes do período da noite são, no total, 3.400 estudantes.
( ) Dos estudantes da tarde, a maioria é menina.
( ) São 3.500 estudantes que não estudam no período da noite.
PROFESSOR
Resposta correta: Juntos, os estudantes do período da manhã e os estudantes do período da noite são, no total, 3.400 estudantes.
- Faça o que se pede.
- Invente um dado para o Problema 1 de modo que ele tenha solução.
PROFESSOR
Exemplo de resposta: Dado: 10 galinhas.PROFESSOR
Resposta: 18 animais.
- Elabore uma questão para o Problema 2 de modo que possa ser respondida apenas com os dados apresentados.
PROFESSOR
Exemplo de resposta: Questão: Quantos estudantes estudam nos outros dois períodos?PROFESSOR
Resposta: 3.500 estudantes.
- Invente um dado para o Problema 1 de modo que ele tenha solução.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos
Resolver problemas e identificar dados insuficientes.
Resolver e elaborar problemas de adição e subtração.
Nesta página, os problemas não fornecem dados suficientes para que possam ser solucionados. Observe se os estudantes percebem isso.
Para resolver Problemas 1 e 2
Os estudantes devem perceber que não há dados suficientes para resolver os dois problemas.
Para refletir Atividade 1
Incentive os estudantes na leitura e interpretação das informações contidas no texto. É importante que eles identifiquem que faltam dados para resolver os dois problemas.
Atividades 2 e 3
Na atividade 1, os estudantes observaram que faltavam dados. Agora, eles terão de identificar qual dado faltou para resolver cada problema.
Atividade 4
Das opções oferecidas, apenas uma informação permite aos estudantes resolver o Problema 2.
Peça aos estudantes que resolvam o Problema 2 após a escolha da informação. No período noturno, estudam 1.500 estudantes. Então no período da manhã, estudam 1.900 estudantes. Logo, no período da tarde, estudam 1.600 estudantes. Portanto, há mais estudantes no período da manhã. Peça a eles que comparem as respostas.
Atividade 5
Dê um tempo para que os estudantes façam o que é solicitado nos itens a e b. Em seguida, peça a eles que falem para os colegas como pensaram.
BNCC em foco:
EF04MA03; competências específicas 3 e 8
MP089
Matemática em textos
Leia
Observe os cartazes da campanha informativa sobre prevenção do coronavírus na sala de aula.
Fonte: Ações na Pandemia – Biossegurança. Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Disponível em: http://fdnc.io/eUa. Acesso em: 22 fev. 2021.
Responda
- O que devemos fazer para evitar a contaminação pelo coronavírus?
PROFESSOR
Resposta: Usar máscara ao sair de casa; lavar as mãos com água e sabão frequentemente; limpar as mãos e os objetos de manuseio com álcool em gel; evitar aglomerações e aperto de mãos; manter distância; manter os ambientes ventilados.
- Cite outras medidas de prevenção que devemos praticar.
PROFESSOR
Resposta pessoal.
Analise
- Como se
deve
proceder para colocar ou tirar a máscara?
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes citem a lavagem das mãos antes de colocar a máscara; colocá-la de modo que cubra nariz, boca e queixo; retirá-la pelas alças laterais. Fim da observação.
- Faça uma pesquisa sobre algumas vacinas criadas para o enfrentamento da covid-19. Relate quais são os países onde elas foram elaboradas, quais são as instituições
e/ou
empresas responsáveis, qual é o tipo de vacina (vírus inativado, de vetor viral, genética, proteico subunitária).
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- Em sua opinião, qual é a importância das campanhas de vacinação?
PROFESSOR
Resposta pessoal.
Aplique
Junte-se ao demais colegas e elaborem um cartaz sobre a importância das vacinas.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivo
Interpretar texto e identificar informações sobre prevenção de contágio por coronavírus.
Responda
Na atividade 2, deixe que os estudantes digam o que sabem a respeito e enfatize a importância de evitar aglomerações, ressaltando que o vírus é invisível e pode demorar a produzir sintomas ou nem produzi-los, de modo que não dá para saber quem está ou não contaminado.
Comente que estudos mostram que, mesmo depois que uma pessoa é considerada curada da covid, ela ainda pode ter sequelas, como problemas respiratórios e neurológicos, entre outros. Além disso, há casos constatados de reinfecção.
Analise
Na atividade 1, atente para que higienizem as mãos antes de pôr a máscara. Oriente também sobre a necessidade de trocar a máscara sempre que estiver úmida. Para isso, devem ter sempre dois saquinhos plásticos, um com as máscaras limpas e outro para transportar as máscaras usadas, caso não sejam descartáveis. Também é importante orientar que a máscara deve ser lavada após cada uso, e não ser reutilizada antes disso.
Na atividade 2, oriente os estudantes na pesquisa. Se possível, convide um médico ou enfermeiro para explicar as diferenças entre os tipos de vacinas quanto a produção, prazo para o começo do desenvolvimento de anticorpos, necessidade de reforço, índices de eficácia etc. Nesse caso, oriente-os a realizarem a pesquisa antes de ouvirem o profissional, de modo a fazerem perguntas que tragam aprofundamento ao debate, fugindo do senso comum, que nem sempre está correto.
Depois de ouvir as respostas dos estudantes sobre a atividade 3, comente que campanhas de vacinação são importantes porque têm como objetivo proteger a população contra as formas graves de infecção provocadas pelos vírus.
No caso das doenças respiratórias, como a covid e mesmo a influenza, elas podem ser transmitidas ao falar, tossir ou espirrar, e também pelo contato de objetos contaminados ou das mãos contaminadas com a boca, os olhos e o nariz, o que as torna muito contagiosas.
Aplique
Oriente os estudantes na confecção dos cartazes e exponha-os em área de grande circulação na escola, para que possam ser vistos por outros estudantes e pelos funcionários da escola.
BNCC em foco:
EF04MA03; competência geral 2; competências específicas 2 e 3
MP090
Compreender informações
Probabilidade
- Hélio foi a uma festa junina. Lá, há um jogo em que as crianças giram uma roleta colorida e recebem um prêmio de acordo com a cor indicada pelo ponteiro quando a roleta para.
- Agora, responda às questões.
- Hélio girará a roleta. É possível saber que prêmio ele ganhará? Por quê?
_____
PROFESSOR
Resposta: Não. Exemplo de justificativa: Porque é impossível prever para qual das três cores o ponteiro apontará quando a roleta parar.
- Que prêmio Hélio tem maior chance de ganhar? Por quê?
_____
PROFESSOR
Resposta: A bala. Exemplo de justificativa: Porque a roleta tem mais partes de cor vermelha.
- Como você modificaria essa roleta para que a chance de ganhar cada prêmio
fosse
a mesma?
_____
PROFESSOR
Resposta: Pintaria 3 partes de cada cor.
- Atribua os valores para dois dos eventos descritos a seguir. O valor zero deve ser atribuído ao evento que não tem chance de ocorrer, e o valor 1, para o evento que ocorrerá com certeza.
( ) Sortear uma bola azul em uma urna com 5 bolas azuis e 2 verdes.
( ) Sortear uma bola azul em uma urna com 7 bolas verdes.
PROFESSOR
Resposta: 0( ) Sortear uma bola azul em uma urna com 7 bolas azuis.
PROFESSOR
Resposta: 1( ) Sortear uma bola azul em uma urna com 5 bolas verdes e 2 azuis.
- Considerando os outros dois eventos, qual tem mais chance de ocorrer? Por quê?
PROFESSOR
Resposta: Sortear uma bola azul em uma urna com 5 bolas azuis e 2 verdes, porque há mais possibilidades de sortear uma bola azul.MANUAL DO PROFESSOR
Objetivo
Identificar, entre eventos aleatórios, aqueles em que há maior chance de ocorrência, reconhecendo características de resultados mais prováveis.
Atividade 1
Observe se os estudantes compreendem que, quanto maior a área do círculo ocupada por determinada cor, maior será a chance de essa cor ser sorteada. Explique que um modo de expressar a medida da chance de ocorrência de um evento é pela comparação entre a quantidade de ocorrências favoráveis e o total de possibilidades.
Atividade 2
Nesta atividade, os estudantes terão dois momentos para observar e identificar a maior chance de ocorrência dos eventos. Peça a eles que compartilhem a estratégia usada para identificar o evento que não tem chance de ocorrer e o que ocorrerá com certeza. Depois, solicite aos estudantes que justifiquem como pensaram para escolher, entre os dois outros eventos, aquele com maior chance de ocorrer.
BNCC em foco:
EF04MA26
MP091
- Olívia e Renato estão sorteando bolinhas coloridas.
- Que cor de bola tem maior chance de ser sorteada? Por quê?
_____
PROFESSOR
Resposta: Vermelha. Exemplo de justificativa: A quantidade de bolas dessa cor é maior que a das outras.
- Que cor de bola tem
menor
chance de ser sorteada? Por quê?
_____
PROFESSOR
Resposta: Amarela. Exemplo de justificativa: A quantidade de bolas dessa cor é menor que a das outras.
- Que cores de bola têm a mesma chance de ser sorteadas? Por quê?
_____
PROFESSOR
Resposta: As cores verde e azul. Exemplo de justificativa: O número de bolas verdes é igual ao de bolas azuis.
- O pai de Iolanda tem duas caixas como as ilustradas abaixo, ambas com bombons de morango (vermelhos) e de coco (azuis). Iolanda ganhará um desses bombons de acordo com as seguintes instruções:
1º) Inicialmente, Iolanda deverá observar as caixas e escolher uma delas.
2º) Depois, com os olhos fechados, terá de pegar um bombom da caixa escolhida.
- Se Iolanda prefere bombons de morango (vermelhos), qual das duas caixas ela deverá escolher? Justifique sua resposta.
_____
PROFESSOR
Resposta: Ela deverá escolher a caixa 1. Na caixa 1, há mais bombons de morango do que de coco. Na caixa 2, há a mesma quantidade dos dois tipos de bombom.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividades 3 e 4
É possível que alguns estudantes já tenham ouvido que determinado evento é provável, mas não confirmado. Esse tipo de informação gera uma dúvida muito comum: o fato de um evento classificado como provável não se concretizar significa que a informação a respeito de sua probabilidade estava errada? A resposta é não.
Um modo de verificar essa resposta é realizar várias vezes com os estudantes os experimentos apresentados nas atividades. Para isso, podem ser usados uma caixa qualquer e papéis coloridos, por exemplo.
Na atividade 3, peça a eles que observem atentamente as bolinhas coloridas da ilustração antes de responderem às questões.
Um exemplo de justificativa para a atividade 4 é de que a chance de, com os olhos fechados, pegar um bombom de morango na caixa 1 é maior que a de pegar na caixa 2, porque, na caixa 1, mais da metade dos bombons é de morango e, na caixa 2, a quantidade de bombons de morango é a mesma que a de bombons de coco.
BNCC em foco:
EF04MA26
MP092
O que você aprendeu
- Adriana fez algumas compras para sua casa. Qual foi, aproximadamente, o total pago por essas compras?
_____
PROFESSOR
Exemplo de resposta:PROFESSOR
Aproximadamente 2.700 reais.
- Com o auxílio de uma calculadora, descubra a regra para formar cada sequência e complete-as.
- 1.419, 1.476, 1.533,
_____,
_____
PROFESSOR
Exemplo de resposta: 1.590, 1.647.PROFESSOR
Regra: adicionar 57 unidades ao termo anterior.
- 2.792, 2.623, 2.454,
_____,
_____
PROFESSOR
Exemplo de resposta: 2.285, 2.116PROFESSOR
Regra: subtrair 169 unidades do termo anterior.
-
_____,
_____,
4.424, 4.619, 4.814
PROFESSOR
Exemplo de resposta: 4.034, 4.229PROFESSOR
Regra: adicionar 195 unidades ao termo anterior.
- Amanda e Gabriel sorteavam cartões numerados de 0 a 9. Ela retirou de uma urna três cartões e formou com eles o maior número possível de três algarismos. Depois, Gabriel retirou outros três cartões de outra urna e formou com eles o menor número possível de três algarismos. Observe os cartões que eles sortearam e, depois, responda às questões.
- Quais foram os números formados por Amanda e por Gabriel?
_____
PROFESSOR
Resposta: Amanda: 731; Gabriel: 459.
- Quantas unidades o
número
maior tem a mais que o menor?
_____
PROFESSOR
Resposta: 272 unidades.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivo
Retomar os conceitos estudados.
A seção possibilita a sistematização dos conceitos desenvolvidos ao longo da Unidade, além de ser um instrumento para avaliação formativa.
Atividade 1
Os cálculos aproximados, muito comuns em situações do dia a dia, são um recurso valioso na tomada de decisões financeiras, como, por exemplo: se compensa ou não realizar determinada compra ou se a compra está dentro dos limites de gastos previstos no orçamento mensal.
No caso apresentado, como os números diferem da centena mais próxima em, no máximo, 11 reais (1.700 − 1.689), arredondar para a centena mais próxima é uma escolha adequada.
Assim, 109 reais podem ser arredondados para 100 reais; 1.689 reais, para 1.700 reais; e 899 reais, para 900 reais. Portanto, o valor total aproximado da compra de Adriana foi: 100 reais mais 1.700 reais mais 900 reais, que são 2.700 reais.
Atividade 2
Observe se os estudantes conseguem perceber cada uma das regras. Depois, peça a eles que contem para os colegas como conseguiram resolver o desafio.
Atividade 3
Para explorar a atividade, pergunte: “Se Amanda entregasse seus três cartões a Gabriel, qual seria o maior número que ele poderia formar com os seis algarismos?”. Espera-se que os estudantes, embora só tenham até aqui tratado de números de até 4 ordens, mobilizem os seus conhecimentos em situações similares em que, dados alguns algarismos, o maior número natural a ser formado com eles é escrito com esses algarismos em ordem decrescente de valor específico, e assim respondam 975.431.
BNCC em foco:
EF04MA03, EF04MA04
MP093
- Calcule os resultados.
- 3.748 + 5.276 =
_____
PROFESSOR
Resposta: 9.024
- 7.106 + 2.582 =
_____
PROFESSOR
Resposta: 9.688
- 4.638 − 1.276 =
_____
PROFESSOR
Resposta: 3.362
- 2.812 − 935 =
_____
PROFESSOR
Resposta: 1.877
- Considerando que a balança está em equilíbrio nas duas situações, responda à questão.
- Qual é a medida da massa da bola azul?
_____
PROFESSOR
Resposta: 1.187 g
- Escreva dois números quaisquer. Depois, peça a um
colega
que escreva um terceiro
número
que esteja relacionado a esses dois números por meio de uma adição.
_____
PROFESSOR
Exemplo de resposta: números quaisquer: 12 e 5; terceiro número: 17.
Autoavaliação
• Compreendo informações de problemas e consigo escolher estratégias adequadas e eficientes para resolvê-los?
• Utilizo composição e decomposição numérica em cálculos mentais e em algoritmos usuais da adição e da subtração?
PROFESSOR
Respostas pessoais.MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 4
Depois que os estudantes resolverem as adições e as subtrações, reproduza-as na lousa para que eles possam observar eventuais enganos na resolução.
Atividade 5
Uma estratégia para discutir com os estudantes a resolução desta atividade é escrever na lousa algumas afirmações. Eles deverão identificar e justificar quais delas são verdadeiras. Lembre os estudantes de que as massas nos pratos são iguais quando a balança está em equilíbrio e com os pratos na mesma altura.
Observando somente a 1ª situação, é possível afirmar que o cubo tem mais de 2.000 g. (Verdadeira, o cubo tem exatamente 2.127 g.)
Observando somente a 2ª situação, podemos concluir que a massa da bola azul é maior que a massa do cubo. (Falsa, pois só é possível saber que as duas massas juntas resultam em 3.314 g.)
Pelas duas situações, é possível concluir que a bola azul tem massa menor que a do cubo. (Verdadeira, pois o cubo tem 2.127 g e, junto com a bola azul, tem 3.314 g, ou seja, a bola azul tem 1.187 g.)
Atividade 6
Solicite aos estudantes que escrevam a adição e a subtração relacionadas a esses números.
Autoavaliação
Na primeira questão, peça aos estudantes que relembrem como resolvem problemas matemáticos de adição e subtração e se as estratégias escolhidas ajudam a encontrar respostas. Aproveite para incentivar a ampliação de estratégias.
Na segunda questão, os estudantes deverão relacionar a ideia de composição e decomposição numérica com os procedimentos de cálculo, tanto mental como escrito. Eles deverão avaliar se no algoritmo, por exemplo, percebem as trocas quando decompõem os números, não realizando apenas processos mecânicos.
BNCC em foco:
EF04MA03, EF04MA14
MP094
Comentários para o professor:
Conclusão da Unidade 2
Conceitos e habilidades desenvolvidos nesta Unidade podem ser identificados por meio de uma planilha de avaliação da aprendizagem, como a que apresenta os principais objetivos, a seguir. O professor poderá copiá-la, fazendo os ajustes necessários, de acordo com sua prática pedagógica.
Ficha de avaliação e acompanhamento da aprendizagem
Nome: _____
Ano/Turma: _____ Número: _____ Data: _____
Professor(a): _____
Legenda de Desempenho: S: Sim N: Não P: Parcialmente
Tabela: equivalente textual a seguir.
Objetivos de aprendizagem |
Desempenho |
Observação |
---|---|---|
Efetua cálculo de resultados de adições e de subtrações por meio de cálculo mental e escrito usando a decomposição como estratégia e também por meio do algoritmo usual? |
_____ |
_____ |
Resolve e elabora problemas que envolvem significados da adição e da subtração? |
_____ |
_____ |
Desenvolve estratégias diversificadas (decomposição e algoritmo usual) para efetuar cálculo mental e escrito e fazer estimativas e arredondamentos nas adições com reagrupamento e subtração com trocas? |
_____ |
_____ |
Reconhece, por meio de investigações, com a calculadora quando necessário, as relações inversas entre as operações de adição e de subtração, para aplicá-las na resolução de problemas? |
_____ |
_____ |
Compreende e aplica as propriedades da adição para resolver problemas? |
_____ |
_____ |
Compreende que uma igualdade não se altera quando se adiciona um mesmo número a seus dois termos ou quando se subtrai um mesmo número de seus dois termos? |
_____ |
_____ |
Consegue determinar o número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade que envolve as operações de adição e de subtração com números naturais? |
_____ |
_____ |
Identifica, entre eventos aleatórios, aqueles em que há maior chance de ocorrência, reconhecendo características de resultados mais prováveis? |
_____ |
_____ |
Compreende e exercita o respeito às diferenças de opiniões e de propostas nos trabalhos em grupo? |
_____ |
_____ |
Nos trabalhos em grupo, elabora propostas e as defende com argumentos plausíveis? |
_____ |
_____ |
MP095
Sugestão de ficha de autoavaliação do estudante
O processo de avaliação formativa dos estudantes pode incluir seminários ou atividades orais; rodas de conversa ou debates; relatórios ou produções individuais; trabalhos ou atividades em grupo; autoavaliação; encenações e dramatizações; entre muitos outros instrumentos e estratégias.
Além da ficha de avaliação e acompanhamento da aprendizagem, fichas de autoavaliação, como a reproduzida a seguir, também podem ser aplicadas ao final do bimestre sugerido ou quando julgar oportuno. O professor pode fazer os ajustes de acordo com as necessidades da turma.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Autoavaliação |
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Nome: |
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Marque um X em sua resposta para cada pergunta. |
Sim |
Mais ou menos |
Não |
1. Presto atenção nas aulas? |
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2. Pergunto ao professor quando não entendo? |
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3. Sou participativo? |
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4. Respeito meus colegas e procuro ajudá-los? |
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5. Sou educado? |
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6. Faço todas as atividades com capricho? |
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7. Trago o material escolar necessário e cuido bem dele? |
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8. Cuido dos materiais e do espaço físico da escola? |
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9. Gosto de trabalhar em grupo? |
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10. Respeito todos os meus colegas de turma, professores e funcionários? |
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