MP096

Comentários para o professor:

Introdução da Unidade 3

A abertura desta Unidade traz a cena de uma exposição de arte em que os estudantes podem observar imagens de objetos que lembram figuras geométricas não planas e figuras geométricas planas. O reconhecimento de elementos matemáticos em situações do mundo físico é fundamental para compreender conceitos básicos de Matemática.

Os estudos desta Unidade têm foco nos conhecimentos acerca da Unidade Temática Geometria. Aqui, as atividades propõem associações de representações de figuras geométricas não planas, como cones, cilindros, prismas e pirâmides às respectivas planificações de suas superfícies, analisando, nomeando e comparando seus atributos. Essa abordagem pauta-se no reconhecimento de que os estudantes já se apropriaram de algumas dessas ideias, uma vez que têm sido objeto de estudo desde o 1º ano do Ensino Fundamental. Particularmente, no 3º ano, em relação às figuras geométricas não planas, as atividades buscavam a associação de objetos do mundo físico às suas representações, bem como a descrição de suas características.

Então, no 4º ano, haverá um avanço, em relação aos conhecimentos adquiridos no 3º ano, pois, aqui, os estudantes vão nomear e comparar os atributos das figuras não planas. As habilidades desenvolvidas nesta Unidade serão retomadas e sistematizadas no 5º ano.

O conceito de ângulos (ideia de giro) é introduzido aos estudantes do 4º ano, tomando como ponto de partida atividades que envolvem localização e movimentação: representação de objetos e pontos de referência. São apresentadas diversas situações para a exploração das outras ideias de ângulos, além da identificação de ângulos em figuras poligonais. A habilidade de reconhecer ângulos retos e não retos (agudos e obtusos) em figuras poligonais com o uso de dobraduras e esquadros de papel, por comparação e sobreposição, é explorada em atividades práticas.

As atividades desenvolvidas nesta Unidade e os conceitos associados vão contribuir para o desenvolvimento de habilidades do 5º ano, tais como reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, além de desenhá-los, empregando material de desenho geométrico ou tecnologias digitais. Também serão suportes para obter o reconhecimento da congruência dos ângulos e da proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de redução em malhas quadriculadas e usando tecnologias digitais.

As atividades da Unidade Temática Probabilidade e estatística propostas nas Unidades 3 e 7 do 4º ano proporcionam aos estudantes o desenvolvimento de habilidades para analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento. O trabalho que foi desenvolvido nos anos anteriores (leitura, interpretação e comparação de dados apresentados em gráficos e tabelas) será aplicado na pesquisa, organização de dados em tabelas e gráficos, interpretação e produção de texto com a síntese da análise. As atividades do 4º ano introduzirão situações mais complexas, que serão apresentadas no 5º ano.

Cada página deste livro propõe um novo desafio ao professor e aos estudantes. As variáveis são muitas: dos conteúdos às habilidades e objetivos de aprendizagem.

Competências gerais favorecidas

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Competências específicas favorecidas

1. Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.

2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

3. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.

MP097

4. Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes nas práticas sociais e culturais, de modo a investigar, organizar, representar e comunicar informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes.

5. Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.

6. Enfrentar situações-problema em múltiplos contextos, incluindo-se situações imaginadas, não diretamente relacionadas com o aspecto prático-utilitário, expressar suas respostas e sintetizar conclusões, utilizando diferentes registros e linguagens (gráficos, tabelas, esquemas, além de texto escrito na língua materna e outras linguagens para descrever algoritmos, como fluxogramas, e dados).

8. Interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente no planejamento e desenvolvimento de pesquisas para responder a questionamentos e na busca de soluções para problemas, de modo a identificar aspectos consensuais ou não na discussão de uma determinada questão, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.

Sugestão de roteiro de aula

Convém considerar que um planejamento de educação escolar tem variáveis que compõem as possibilidades múltiplas de uma aula, como se fossem composições de figuras geradas em um caleidoscópio, o que requer a administração apropriada de tempo, de espaço, de definição de grupos ou não, de materiais a serem utilizados e previamente elaborados.

Tendo em vista tais desafios, propomos um roteiro de aula que poderá servir de referência e contribuir com o trabalho do professor. Os roteiros apresentam orientações gerais para a condução das aulas de acordo com as atividades propostas e podem ser adaptados em função das características da turma e dos recursos disponíveis. Veja um exemplo de roteiro de aula relacionado à seção Jogo desta Unidade.

Os jogos são recursos valiosos para o desenvolvimento simultâneo de habilidades matemáticas, motoras, sociais e éticas de estudantes nessa faixa etária. Sempre que a atividade demandar a fixação de prazo para ser realizada, o tempo sugerido desse prazo deve ser comunicado com antecedência.

Roteiro de aula – Jogo: O que é, o que é? 1 ª parte – Preparação – Tempo sugerido: 20 minutos

Organize as carteiras de modo que os estudantes possam trabalhar em trios ou quartetos. Para tal composição, sugira escolhas livres, porém, fique atento e auxilie aqueles que estiverem com dificuldade em encontrar um par para realizar a atividade.

Para obter as 28 cartas a serem usadas no jogo, oriente os estudantes a destacarem, com o auxílio de uma tesoura de ponta arredondada, a folha indicada na parte final do livro (Material complementar). Convém que ela seja colada em outro papel de maior consistência (cartolina ou papelão) antes de as cartas serem recortadas uma a uma. Para isso, solicite com antecedência que providenciem tesoura, cartolina e cola. Basta um jogo de cartas para cada grupo.

Faça a leitura coletiva das regras do jogo e certifique-se de que elas foram compreendidas por todos. Embora esse jogo proponha um procedimento simples, avalie a necessidade de simular, junto com um dos grupos, um início de procedimento que sirva como exemplo e elimine possíveis dúvidas. Esta orientação é válida para os jogos em geral, portanto pode ser adaptada para outras atividades semelhantes.

2 ª parte – Jogo – Tempo sugerido: 30 minutos

O tempo de cada rodada depende da habilidade e conhecimento dos elementos do grupo e, de certa maneira, do acaso do jogo. É provável que esses tempos sejam diferentes para as equipes. Por isso, convém estabelecer de antemão um teto que julgar adequado dentro da sua disponibilidade e programação.

Deixe-os jogar livremente, mas acompanhe as ações dos grupos para administrar impasses caso considere necessário.

3 ª parte – Questões sobre o Jogo – Tempo sugerido: 10 minutos

As questões propostas devem ser respondidas também em grupo e, muito provavelmente, elas estiveram presentes em algumas das passagens do jogo. É razoável supor que não haja dificuldade na resolução delas, mas é importante o acompanhamento de possíveis dúvidas.

Não é esperado que os estudantes apresentem respostas com rigor matemático. No entanto, avalie a conveniência de, após terem resolvido as questões, fazer algumas considerações. Por exemplo, na questão 3, caso apontem a porta da sala de aula como exemplo de retângulo, lembre-os da espessura da porta que a faria uma melhor representante de um prisma retangular (paralelepípedo reto-retângulo). Na questão 4, pergunte se os dois triângulos, base do prisma, podem ser diferentes ou se os três retângulos, quando sobrepostos, podem não coincidir.

Finalmente valide com a turma as respostas dadas às questões dessa seção.

MP098

UNIDADE 3. Geometria

Imagem: Ilustração. Pessoas dentro de um museu. À esquerda, uma mulher e um menino estão observando uma escultura com formato de prismas roxos (Dupla - Casimiro Real). Atrás deles, um homem observa uma pintura com formas geométricas coloridas. Ao lado, um senhor e uma mulher observam um quadro com figuras geométricas coloridas (Alegrias primárias - Ricardo Botelho). Em seguida, uma mulher e uma menina observam um quadro com linhas formando quadrados e abaixo, círculos coloridos (Emoções e Construções - Hellen Carrilho). À direita, um homem e uma menina com tiara observam uma escultura com formas geométricas azuis (Azuis - Aline de Mello). Atrás da menina há uma escultura com formato de esferas verdes e com tamanhos variados (Borbulhar - Juliano Wagner). Ao fundo, um menino observa um quadro com linhas formando triângulos coloridos. Ao eu lado há uma escultura com formato de losango amarelo (Positividade - Bernardo Aguiar). Na parte inferior, uma mulher e duas crianças estão segurando panfletos. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos da Unidade

Reconhecer e nomear figuras geométricas não planas.

Reconhecer e nomear figuras geométricas planas.

Identificar planificação de figuras geométricas não planas.

Identificar vértices, faces e arestas em figuras geométricas não planas.

Representar figuras geométricas planas e figuras geométricas não planas em malha quadriculada.

Desenvolver a noção de ângulo a partir de giros.

Identificar giros de uma volta, de meia-volta e de um quarto de volta.

Reconhecer ângulos retos e não retos em figuras poligonais.

Identificar lados, ângulos e vértices em polígonos.

Realizar pesquisa e agrupar dados em tabela.

Na cena de abertura desta Unidade, os estudantes podem observar situações em uma exposição de arte em que há objetos que lembram figuras geométricas não planas e figuras geométricas planas. O reconhecimento de elementos matemáticos em situações cotidianas é fundamental para compreender conceitos básicos de Matemática.

BNCC em foco:

EF04MA17, EF04MA18, EF04MA27, EF04MA28

MP099

Boxe Complementar

Para refletir...

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

A família Silva está visitando uma exposição de arte. Procure na cena objetos que lembrem figuras geométricas.

Resposta pessoal.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Que movimento Ana (menina de blusa vermelha e tiara) pode fazer para ficar de frente para a escultura com esferas?

Exemplo de resposta: Ana pode dar um giro de meia-volta.

Fim do Complemento

MANUAL DO PROFESSOR

Para refletir...

Na cena, há objetos que lembram figuras geométricas não planas – como cilindro, paralelepípedo, esfera e prisma – e, desconsiderada a espessura, objetos que lembram figuras geométricas planas – como retângulo, quadrado, triângulo e círculo. Comente que as figuras geométricas são criações matemáticas, por isso dizemos que os objetos lembram determinadas figuras geométricas. Jamais encontramos objetos do mundo físico com as mesmas características ideais dessas figuras matemáticas.

O objetivo da questão é levar os estudantes à ideia, ainda que intuitiva, de ângulo como giro. Para facilitar a compreensão desse conceito, a situação apresentada requer um giro de meia-volta, ideia que pode ser do conhecimento dos estudantes. Ajude-os perguntando em que situações costumam empregar expressões como “girar meia-volta”, “virar à direita” e “virar à esquerda”. É bastante provável que mencionem o contexto de algumas brincadeiras ou de explicações de trajetos – situações que envolvem mudanças de direção ou de sentido, um dos aspectos da ideia de ângulo.

MP100

Planificações

Imagem: Ícone: Material complementar. Fim da imagem.
  1. Recorte as planificações das páginas 245 a 255, depois monte os moldes das figuras geométricas não planas.
  1. Observe a representação de embalagens desmontadas e responda à questão.

a)

Imagem: Ilustração. Planificação. Quatro quadrados enfileirados. Acima e abaixo do terceiro há mais um quadrado.   Fim da imagem.

b)

Imagem: Ilustração. Planificação. Um círculo e ao lado há um triângulo com base arredondada.    Fim da imagem.

c)

Imagem: Ilustração. Planificação. Quatro retângulos enfileirados. Acima e abaixo do segundo há um quadrado.   Fim da imagem.

d)

Imagem: Ilustração. Planificação. Quatro triângulos lado a lado e abaixo do terceiro há um quadrado.  Fim da imagem.

e)

Imagem: Ilustração. Planificação. Um retângulo. Acima, à esquerda e abaixo, à direita há um círculo.  Fim da imagem.

f)

Imagem: Ilustração. Planificação. Seis retângulos enfileirados. Acima do segundo e abaixo do quinto há um hexágono.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um cubo vermelho.    Fim da imagem.

LEGENDA: Cubo. FIM DA LEGENDA.

( )

PROFESSOR Resposta: a
Imagem: Ilustração. Um cilindro azul.   Fim da imagem.

LEGENDA: Cilindro. FIM DA LEGENDA.

( )

PROFESSOR Resposta: e
Imagem: Ilustração. Uma pirâmide com base quadrada amarela.   Fim da imagem.

LEGENDA: Pirâmide de base quadrada. FIM DA LEGENDA.

( )

PROFESSOR Resposta: d
Imagem: Ilustração. Um cone verde.   Fim da imagem.

LEGENDA: Cone. FIM DA LEGENDA.

( )

PROFESSOR Resposta: b
Imagem: Ilustração. Um paralelepípedo verde-claro.   Fim da imagem.

LEGENDA: Paralelepípedo. FIM DA LEGENDA.

( )

PROFESSOR Resposta: c
Imagem: Ilustração. Um prisma com base hexagonal laranja. Fim da imagem.

LEGENDA: Prisma de base hexagonal. FIM DA LEGENDA.

( )

PROFESSOR Resposta: f

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Descubra a figura que Janice vai montar com as partes representadas abaixo.
Imagem: Ilustração. Uma jovem aponta para frente e fala: Vou montar o molde de uma figura com estes pedaços de cartolina ao lado e fita adesiva para grudar. A figura tem 6 vértices. Ao seu lado há três retângulos e dois triângulos verdes. Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: Prisma de base triangular.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

Reconhecer e nomear figuras geométricas não planas.

Atividades 1 e 2

Ajude os estudantes na montagem dos moldes das figuras geométricas não planas. Eles precisam colar as planificações em um papel mais resistente, como uma cartolina, depois recortar novamente e montar os moldes.

O principal objetivo da atividade 1 é levar os estudantes a diferenciarem figuras geométricas planas de figuras geométricas não planas.

A atividade 2 permite ao estudante relacionar a planificação de uma figura geométrica não plana a sua representação. Os moldes da atividade 1 podem ser utilizados na realização desta atividade.

Atividade 3

Se julgar oportuno, reúna os estudantes em grupos e distribua para cada grupo um conjunto de figuras em cartolina, como as mostradas na atividade. Peça, então, que montem o modelo de figura com essas peças, para descobrir qual modelo de figura geométrica não plana foi montado por Janice. Faça isso com outras figuras não planas. As partes dessas figuras devem ser preparadas com antecedência, para serem distribuídas entre os estudantes.

BNCC em foco:

EF04MA17; competência específica 8

MP101

  1. Observe as ilustrações em cada item para responder às questões.
    1. Qual cubo representado corresponde à planificação? _____
      PROFESSOR Resposta: C
Imagem: Ilustração. Planificação. Quatro quadrados enfileirados. No segundo há um círculo verde. Acima dele, um quadrado com um triângulo roxo e abaixo, um quadrado com uma estrela amarela.  Ao lado, quatro cubos. A. Um cubo com um círculo verde no topo. Na lateral à esquerda, um triângulo roxo e à direita, uma estrela amarela. B. Um cubo com um círculo verde no topo. Na lateral à esquerda, uma estrela amarela e à direita, um triângulo roxo.  C. Um cubo com um círculo verde no topo. Na lateral à esquerda, vazio e à direita, uma estrela amarela. D. Um cubo com um círculo verde no topo. Na lateral à esquerda e à direita, vazios.   Fim da imagem.
  1. Qual planificação corresponde ao objeto que lembra um cilindro feito de plástico transparente? _____
    PROFESSOR Resposta: B
Imagem: Ilustração. Um cilindro com três bolinhas em volta. Acima delas há sombras de três bolinhas.  Fim da imagem.

Objeto

Imagem: Ilustrações. A. Um retângulo. Acima e abaixo há círculos com três bolinhas dentro.  B. Um retângulo com seis bolinhas dentro. Acima e abaixo há círculos.  C. Um retângulo com duas bolinhas dentro. Acima e abaixo há círculos com uma bolinha dentro.   Fim da imagem.
  1. Abaixo estão representadas algumas planificações e algumas pirâmides.

A

Imagem: Ilustração. Planificação. Uma estrela com cinco pontas.   Fim da imagem.

B

Imagem: Ilustração. Planificação. Uma estrela com seis pontas.   Fim da imagem.

C

Imagem: Ilustração. Planificação. Um triângulo com um triângulo pequeno dentro.   Fim da imagem.

D

Imagem: Ilustração. Planificação. Um quadrado com quatro triângulos em volta.  Fim da imagem.

1

Imagem: Ilustração. Pirâmide com base hexagonal.    Fim da imagem.

2

Imagem: Ilustração. Pirâmide com base quadrada.   Fim da imagem.

3

Imagem: Ilustração. Pirâmide com base pentagonal.   Fim da imagem.

4

Imagem: Ilustração. Pirâmide com base triangular.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Pirâmide bom base octogonal.  Fim da imagem.
  1. Escreva a letra de cada planificação e o número da pirâmide correspondente.

    _____

    PROFESSOR Resposta: A – 3; B – 1; C – 4; D – 2
  1. Agora, observe a representação da pirâmide acima. Quantas partes teria a planificação da superfície dessa figura?

    _____

    PROFESSOR Resposta: 8 partes.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 4

Esta atividade explora a imagem mental entre uma planificação, com figuras geométricas em três de suas faces, e a correspondente figura geométrica não plana que resultará da montagem da planificação.

Para facilitar a identificação do cubo que corresponde à planificação mostrada, peça aos estudantes que imaginem que ele foi montado de modo que sua face superior seja aquela com o desenho de um círculo. Assim, a face com o desenho de um triângulo e a face com o desenho de uma estrela terão de ficar opostas uma à outra. Outro modo de os estudantes solucionarem o problema é construindo o modelo de um cubo em cartolina e desenhando as figuras em suas faces, como mostra a ilustração da atividade. Depois, peça a eles que verifiquem diretamente a disposição que corresponde à alternativa correta.

Na leitura do enunciado do item b, destaque a indicação de que o cilindro é feito com plástico transparente. Eles devem observar que os seis círculos pretos estão na superfície arredondada do cilindro, o que apenas a planificação B contempla.

Atividade 5

Espera-se que, nesta atividade, os estudantes percebam a regularidade existente entre a quantidade de lados da base e a quantidade de faces das pirâmides. As representações pretendem exemplificar que cada planificação é composta de uma base mais a quantidade de triângulos iguais à quantidade de lados da base.

No item b, verifique se os estudantes percebem que cada face lateral corresponde a uma aresta da base da pirâmide. Assim, como a base tem 7 lados, a planificação da sua superfície terá 8 partes.

BNCC em foco:

EF04MA17

MP102

Vértices, faces e arestas

  1. Cristiano e João estão montando estruturas conforme o modelo abaixo. Eles usam palitos e peças conectoras que se parecem com cubos. Já foram montadas 4 dessas estruturas.
Imagem: Ilustração. À esquerda, um cubinho com furos e ao lado há dois palitos. À direita, oito cubinho ligados por doze palitos, formando um cubo grande.  Fim da imagem.
  1. Quantos palitos foram usados nessas 4 estruturas, no total? _____
    PROFESSOR Resposta: 48 palitos.
  1. Quantas peças conectoras foram usadas nessas 4 estruturas, no total? _____
    PROFESSOR Resposta: 32 peças.
  1. Observe as representações de figuras geométricas não planas e informações sobre elas. Depois, responda às questões.
Imagem: Ilustração. Um cilindro com destaque para as bases. Em seguida, uma pirâmide com destaque para a aresta (linhas), face que se chama base (base quadrada), vértice (pontos que ligam as linhas) e face lateral (laterais). Ao lado, um prisma com destaque para uma face lateral (laterais), vértice (pontos que ligam as linhas), faces que se chamam bases (bases pentagonais) e aresta (linhas).  Fim da imagem.
  1. A aresta fica no encontro de quantas faces? _____
    PROFESSOR Resposta: De 2 faces.
  1. Em um prisma, o vértice fica no encontro de quantas arestas? _____
    PROFESSOR Resposta: De 3 arestas.
  1. As faces laterais da pirâmide representada acima lembram qual figura geométrica plana? _____
    PROFESSOR Resposta: Triângulo.
  1. As faces laterais do prisma representado acima lembram qual figura geométrica plana? _____
    PROFESSOR Resposta: Retângulo.
  1. Quantas bases tem o prisma representado acima? E a pirâmide? E o cilindro?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Prisma: 2 bases; pirâmide: 1 base; cilindro: 2 bases.

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Reúna-se com um colega e conversem sobre uma maneira de descrever o cubo apresentando suas características.
PROFESSOR Exemplo de resposta: É uma figura geométrica não plana com 6 faces, todas quadradas.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

Identificar e contar os elementos (arestas, vértices e faces) de algumas figuras geométricas não planas e perceber as relações de quantidade desses elementos em cada figura.

Atividade 1

Modelos concretos de figuras geométricas não planas costumam atrair a atenção de estudantes dessa faixa etária. Durante a realização das atividades, disponibilize os modelos de figuras geométricas montados anteriormente para os estudantes manipularem e perceberem as propriedades das figuras geométricas correspondentes. Proponha a eles que reproduzam o modelo apresentado usando palitos de madeira sem pontas e conectores feitos com massinha de modelar. Usando esse material, outros modelos (convencionais ou não) podem ser construídos, de modo a explorar quantidades de vértices e arestas das figuras construídas. Antes da resolução das questões referentes às quatro estruturas montadas, explore com os estudantes as quantidades de palitos e peças conectoras da figura representada: doze palitos e oito peças conectoras.

Atividade 2

É importante os estudantes reconhecerem que os termos prismas e pirâmides designam classes de figuras, e não uma única figura, e que o nome completo de cada figura dessas classes dependerá de sua base: quando a base é um quadrado, por exemplo, temos um prisma ou uma pirâmide de base quadrada; quando a base é um pentágono, temos um prisma ou uma pirâmide de base pentagonal etc.

Depois da resolução, é interessante retomar a atividade anterior e perguntar aos estudantes quantos vértices, faces e arestas tem um cubo. Espera-se que respondam 8 vértices, 6 faces e 12 arestas. Verifique se eles percebem que o cubo e o paralelepípedo também são prismas.

Atividade 3

Comente com os estudantes que o modelo de cubo montado na atividade 1 pode ser manipulado para eles realizarem as descrições solicitadas.

BNCC em foco:

EF04MA17; competência geral 2; competência específica 8

MP103

  1. Observe as representações de figuras geométricas não planas e faça o que se pede.
Imagem: Ilustração. Prisma de base triangular verde-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Prisma de base triangular. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. prisma de base pentagonal azul. Fim da imagem.

LEGENDA: Prisma de base pentagonal. FIM DA LEGENDA

Imagem: Ilustração. prisma de base hexagonal verde-escuro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Prisma de base hexagonal. FIM DA LEGENDA

Imagem: Ilustração. pirâmide de base quadrada vermelha.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pirâmide de base quadrada. FIM DA LEGENDA

Imagem: Ilustração. pirâmide de base pentagonal verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pirâmide de base pentagonal. FIM DA LEGENDA

Imagem: Ilustração. pirâmide de base hexagonal amarela. Fim da imagem.

LEGENDA: Pirâmide de base hexagonal. FIM DA LEGENDA

  1. Complete o quadro abaixo.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Figura geométrica não plana

Número de vértices da base

Número total de vértices

Prisma de base triangular

3

6

Prisma de base pentagonal

_____

_____

Prisma de base hexagonal

_____

_____

Pirâmide de base quadrada

_____

_____

Pirâmide de base pentagonal

_____

_____

Pirâmide de base hexagonal

_____

_____

PROFESSOR Resposta: Prisma de base pentagonal. 5,10.
PROFESSOR Prisma de base hexagonal. 6, 12.
PROFESSOR Pirâmide de base quadrada. 4, 5.
PROFESSOR Pirâmide de base pentagonal. 5, 6.
PROFESSOR Pirâmide de base hexagonal. 6, 7.

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Reúna-se com um colega e busquem regularidades sugeridas por esses números que você preencheu no quadro.
    PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os estudantes percebam que: o número total de vértices dos prismas é o dobro do número de vértices de uma de suas bases; o número total de vértices das pirâmides é o número de vértices da base mais uma unidade. Fim da observação.
  1. Em todas as faces retangulares do brinquedo de Geraldo há a mesma quantidade de buracos. Em cada uma das duas faces pentagonais há 1 buraco.
Imagem: Ilustração. Um bebê loiro está segurando uma peça com formato de pentágono. Na frente dele há uma caixa com buracos de figuras geométricas e peças ao lado. Fim da imagem.
  1. Quantos buracos há ao todo no brinquedo? _____
    PROFESSOR Resposta: 22 buracos.

    Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

    Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Faça um esquema para explicar como você descobriu quantos buracos há no brinquedo. Depois, você e seu colega comparam os esquemas que fizeram. Vocês pensaram da mesma maneira?
    PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os estudantes percebam que o brinquedo lembra um prisma de base pentagonal. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 4

Deixe os estudantes manipularem os modelos de figuras geométricas montados anteriormente para ajudá-los a determinar com mais facilidade o número de vértices de cada uma. Depois de completarem o quadro, pergunte: “Qual a quantidade de vértices de um prisma de base heptagonal e de uma pirâmide de base heptagonal?” (Prisma: 14 vértices; pirâmide: 8 vértices). Se necessário, explique que uma figura geométrica plana heptagonal tem 7 lados e 7 vértices.

No item b, além das regularidades sugeridas sobre o número de vértices, podem ser observadas outras, como: nos prismas, o número de arestas é o triplo do número de vértices da base; nas pirâmides, o número de arestas é igual ao dobro do número de vértices da base.

Atividade 5

Os estudantes devem compreender que, para calcular o total de buracos do brinquedo com forma de prisma, é necessário determinar quantas são as faces com um buraco e quantas são as faces com quatro buracos.

Como um prisma tem duas bases (no caso, com um buraco em cada) e a quantidade de faces laterais é igual à quantidade de lados do polígono que corresponde às bases (no caso do pentágono, cinco lados), então o total de buracos é obtido pela adição: 2 (um buraco em cada uma das bases) + 20 (quatro buracos em cada uma das cinco faces laterais), ou seja, há 22 buracos no total.

Aproveite a questão para perguntar: “Quantas faces laterais tem essa figura geométrica? E quantas bases?” (5; 2).

BNCC em foco:

EF04MA17; competência geral 2; competências específicas 3 e 8

MP104

Jogo: O que é, o que é?

Imagem: Ícone: Material complementar. Fim da imagem.

Material: Tabuleiro das páginas 238 e 239, 28 cartas das páginas 241 e 243, 4 marcadores de papel, de cores diferentes, para apostar em figuras.

Imagem: Ilustração. Tabuleiro com figuras geométricas coloridas. Ao lado, a pergunta: O QUE É, O QUE É? Fim da imagem.

Jogadores: 3 ou 4.

Regras:

MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

Reconhecer figuras geométricas planas e não planas por meio de suas características geométricas e relacioná-las às suas representações.

Ajude os estudantes na leitura e compreensão das regras.

O tabuleiro, que apresenta representações de figuras geométricas variadas, faz de O que é, o que é? um jogo muito criativo e atraente para os estudantes, pois exige que eles observem diversas características das figuras geométricas, distinguindo-as por aspectos relativos às características planas e não planas, à quantidade de lados etc. Essas ações simultâneas representam um desafio para eles, que devem verbalizar (linguagem oral) as características das figuras geométricas em uma estrutura de adivinhação (como a de jogos de “senha”). Pode-se iniciar o jogo de uma maneira mais simples, com você sorteando a primeira carta e fornecendo as características da figura geométrica, para os estudantes se habituarem ao tipo de linguagem matemática e se familiarizarem com o tabuleiro. Como as características apresentadas nas cartas descrevem uma única figura geométrica, é possível que mais de um componente do grupo escolha uma mesma figura geométrica na rodada. Caso isso ocorra, é preciso que os jogadores combinem entre si uma regra para resolver a situação, como estabelecer que o primeiro a escolher uma figura geométrica terá a prioridade.

As questões propostas auxiliam na identificação de características diferenciadoras entre as figuras geométricas representadas, o que permite aumentar e aprimorar o repertório dos estudantes em termos de linguagem matemática.

BNCC em foco:

EF04MA17; competências gerais 9 e 10; competência específica 8

MP105

Questões sobre o jogo

  1. Há quantas figuras geométricas planas representadas no tabuleiro? E quantas figuras geométricas não planas? _____
    PROFESSOR Resposta: Há 18 figuras geométricas planas e 12 figuras geométricas não planas..
Imagem: Ilustração. Três jovens estão sentados em volta de um tabuleiro. Um deles está segurando uma carta.   Fim da imagem.
  1. Qual das figuras geométricas planas representadas no tabuleiro lembra uma das faces de um cubo? E qual das figuras representa uma das bases de um cilindro?

    _____

    PROFESSOR Resposta: O quadrado; o círculo.
  1. O retângulo foi descrito na carta da seguinte maneira: “Uma cédula de dinheiro se parece comigo”. Você saberia descrevê-lo de outra maneira? Como?

    _____

    PROFESSOR Exemplo de resposta: Sim; o contorno de uma lousa lembra meu contorno.
  1. Quais representações de figuras geométricas planas são necessárias para montar um molde de prisma de base triangular como o representado no tabuleiro?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Dois triângulos e três retângulos.
Imagem: Ilustração. Uma mão está segurando uma ficha sobre um cone no tabuleiro (Figura escolhida).  Fim da imagem.
  1. Observe a situação de jogo acima, em que um jogador escolheu a figura indicada. Observe-a atentamente em seu tabuleiro. Qual é o nome dessa figura? Invente uma dica que poderia estar na carta correspondente a ela.

    _____

    PROFESSOR Resposta: Cone. Alguns exemplos de dica: “Sou arredondado e tenho um ‘bico’”; “um chapéu de festa de aniversário se parece comigo”.
MANUAL DO PROFESSOR

Questões sobre o jogo

Questões 1 e 2

Aproveite para explorar com a turma outras características que descrevam uma mesma figura geométrica. Por exemplo, para descrever o cilindro: “Sou uma figura geométrica não plana, arredondada e tenho duas bases que lembram um círculo”. Pergunte também se, nas descrições das figuras geométricas, há mais informações que as necessárias. Por exemplo, na descrição de um quadrado, “Tenho quatro lados de mesma medida e ângulos retos, e sou uma face do cubo”, bastaria uma das frases; o recurso da redundância, nesse caso, tem o objetivo didático de oferecer a oportunidade de identificação de uma figura por diferentes modos.

Questão 3

Na exploração da descrição do retângulo, enfatize para os estudantes que se trata da superfície da cédula, pois ela como objeto possui espessura. Portanto, por menor que seja sua espessura, também poderia ser considerada semelhante a um paralelepípedo.

Questão 4

Espera-se que os estudantes respondam com facilidade a esta questão após a montagem e manipulação do modelo do prisma de base triangular.

Questão 5

Se julgar necessário, oriente os estudantes a observarem o tabuleiro do jogo para visualizarem melhor a figura indicada. É interessante propor que respondam a esta atividade em dupla e depois socializem as respostas, de modo a contribuir para aumentar o repertório de características das figuras. O mesmo trabalho pode ser feito com outras figuras representadas no tabuleiro.

BNCC em foco:

EF04MA17, EF04MA18; competência específica 8

Variações

Após a realização de algumas partidas, é possível que os estudantes queiram alterar as cartas com as figuras descritas. Nesse caso, incentive-os a preparar cartas com outras figuras e descrições, desenvolvendo habilidades de reconhecimento de figuras geométricas e de comunicação matemática.

MP106

Representando figuras geométricas

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

1. Desenhe na malha quadriculada de cada item, conforme as orientações.

a)

Imagem: Ilustração. Um jovem loiro fala: Com uma régua, ligue os pontos A com B, B com C, C com D e D com A. Pinte a figura formada. Ao lado, malha quadriculada. No centro há quatro pontos (A, B, C, D), formando um quadrado.   Fim da imagem.

b)

Imagem: Ilustração. Um jovem com boné diz: Com uma régua, una A com B, B com C e C com A. Pinte a figura formada. Ao lado, malha quadriculada. No centro há três pontos (A, B, C) formando um triângulo.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Na malha quadriculada abaixo, usando uma régua, ligue os pontos conforme a orientação. As linhas tracejadas representam as linhas que não vemos.Depois, pinte a figura formada e responda às questões.
Imagem: Ilustração. Uma jovem com cabelo castanho fala: Ligue com linha contínua: A com B e com D; B com F e C; D com H e C; G com F, C e H. Ligue com linha tracejada: A com E; E com F e H. Ao lado, malha quadriculada. No centro há oito pontos (A, B, C, D, E, F, G, H) formando um paralelepípedo. Fim da imagem.
  1. Qual é o nome da figura que você representou? _____
    PROFESSOR Resposta: Paralelepípedo.
  1. Qual é o número de arestas e o número de vértices dessa figura?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Arestas: 12; vértices: 8.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

Representar, por meio de desenhos, figuras geométricas planas e não planas.

Nestas páginas, os estudantes aprendem a representar, por meio de desenhos, figuras geométricas planas e não planas. Eles têm também a oportunidade de perceber que o papel quadriculado é um importante aliado nessa representação, pois favorece a compreensão das características das figuras (como a quantidade de lados e a medida dos lados). Além disso, facilita a representação de arestas paralelas em perspectiva e a identificação de figuras demarcadas apenas por pontos. Explique que há outras formas de representar figuras não planas, como as técnicas de perspectiva, desenvolvidas desde o Renascimento, no século XV.

Atividade 1

Verifique se os estudantes resolvem com facilidade esta atividade ou precisam de algum tipo de ajuda.

Atividade 2

Esta atividade indica a sequência em que devem ser traçadas as arestas da figura. Aproveite para perguntar: “Quantas faces tem esse paralelepípedo? Se fossem traçados apenas A com B, A com D, B com C, B com F, C com D, C com G, D com H, G com F e G com H, todas as arestas e todos os vértices ficariam visíveis?” (Não; faltariam as representações das arestas A com E, E com F e E com H, respectivamente.). Essa dificuldade é superada com a indicação da fala da personagem “Ligue com uma linha tracejada: A com E ; E com F e H .”.

BNCC em foco:

EF04MA17

MP107

  1. Camila e Gustavo observaram as fotografias abaixo e fizeram alguns desenhos para representar as construções que aparecem nelas.
Imagem: Fotografia. Prédio alto com formato de paralelepípedo.    Fim da imagem.

LEGENDA: Edifício em Brasília, Distrito Federal, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Construção com formato de pirâmide de base quadrada.  Fim da imagem.

LEGENDA: Museu do Louvre, em Paris, França, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Imagem: Ilustração. À esquerda, Camila, jovem com cabelo castanho sorri e segura um papel com o desenho de um quadrado e dois triângulos. À direita, Gustavo, jovem ruivo sorri e segura um papel com o desenho de dois retângulos em pé e um retângulo deitado.   Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: Camila pretendeu representar a pirâmide do Museu do Louvre, e Gustavo, o edifício em Brasília.
  1. Observe a representação de uma caixa desmontada e responda à questão.
Imagem: Ilustração. Quatro quadrados coloridos lado a lado. Da esquerda para direita: verde, amarelo, azul e laranja. Acima do azul há um quadrado roxo e abaixo, um quadrado vermelho.   Fim da imagem.
  1. Observe a imagem de uma lanterna chinesa abaixo.
Imagem: Fotografia. Lanterna com formato de esfera vermelha. Fim da imagem.
  1. Qual figura geométrica não plana a lanterna lembra?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Uma esfera.

    Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Desenhe a figura plana que pode ser reconhecida na observação da imagem da lanterna acima.

    _____

PROFESSOR Resposta: Ilustração. Um círculo.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 3

Pretende-se, nesta atividade, que os estudantes relacionem as faces com as construções apresentadas. Esclareça que as representações feitas por Camila e Gustavo são as projeções vistas de cima (superior), de frente (frontal) e de lado (lateral).

É interessante que eles sejam incentivados a observar características comuns e diferenças entre as figuras, assim como regularidades entre elas. Igual incentivo deve ser dado à formulação de hipóteses, processo mental que contribui para o desenvolvimento de habilidades geométricas importantes. Esclareça a eles que, quando se faz a representação em papel de figuras não planas, algumas características podem ser alteradas. Por exemplo, um retângulo que seja a base de um paralelepípedo é representado como um paralelogramo (não retângulo). Diga a eles que essas mudanças são necessárias para obter o efeito de profundidade da figura na representação em um plano.

Atividade 4

Para promover a reflexão dos estudantes, peça a eles que imaginem a caixa montada e digam quais são as cores das faces opostas desse cubo. Os estudantes podem comprovar as respostas fazendo o molde de um cubo com as cores da caixa desmontada representada na atividade.

Atividade 5

Espera-se que o estudante consiga diferenciar figura geométrica não plana de figura geométrica plana, podendo reconhecer o círculo ao observar a fotografia que lembra uma esfera.

BNCC em foco:

EF04MA17; competência geral 3; competência específica 4

MP108

Ideia de ângulos – giros

  1. Júlia está brincando com seus colegas. Nessa brincadeira, há momentos em que ela indica os colegas, sempre depois de indicar Clóvis.

    Observe, abaixo, Júlia indicando Clóvis.

Imagem: Ilustração. Vista de cima de crianças. No centro, Júlia, menina com cabelo preto e tiara está virada para a direita e apontando para Clóvis, menino com cabelo preto, que está na sua frente. À direita de Clóvis está Gabriel, menino com cabelo castanho-escuro. Ao lado direito, Fernanda, menina loira e em seguida, atrás de Júlia está Paula, menina com cabelo castanho e tiara.   Fim da imagem.

Depois de indicar Clóvis, Júlia indicou Gabriel, Fernanda e Paula, dando giros em torno de si mesma. Veja abaixo como foram os giros que Júlia deu.

Imagem: Ilustração. Júlia aponta para Clóvis e depois para Gabriel.  Depois, Júlia vira para a esquerda, aponta para Clóvis e depois para Fernanda.  Em seguida, Júlia gira, aponta para Clóvis e depois para Paula.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Imagem: Ilustração. Júlia aponta para Clóvis e depois para Gabriel. Em seguida, seta para a direita. Ao lado, as mãos de Júlia formam um ângulo e a distância entre as mãos é a abertura do ângulo.  Fim da imagem.

Um giro dá ideia de uma figura geométrica chamada ângulo.

Quanto maior o giro, maior a abertura do ângulo associado a ele.

  1. Observe os giros dados por Vanessa. Em seguida, responda.
Imagem: Ilustração. À esquerda, Giro 1. Vanessa, menina loira está com a mão direita apontando para direita e o braço gira, apontando para frente. Em seguida, Giro 2. Vanessa aponta para esquerda e depois estica o braço direito para frente. À direita, Giro 3. Vanessa aponta para direita, gira o braço em volta do corpo e depois aponta para frente.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

Identificar giros de uma volta, de meia-volta e de um quarto de volta.

Atividade 1

Leve os estudantes a um espaço aberto, como o pátio da escola, e desenhe no chão uma circunferência. Peça a eles que se dividam em grupos de cinco e se posicionem como na figura abaixo.

Imagem: Ilustração. Júlia está virada para a direita e aponta para frente, na direção de Clóvis. Em volta dela há um círculo. À esquerda de Júlia está Fernanda. Atrás dela, Paula e à direita dela, Gabriel.  Fim da imagem.

CRÉDITO: PAULO BORGES

Um estudante deve ficar no centro para realizar os giros de acordo com as indicações de outros. As orientações sempre devem tomar como referência a pessoa que se encontra no centro da circunferência e devem sugerir giros de uma volta , de meia-volta e de um quarto de volta para a esquerda e para a direita.

Explique que o giro de um quarto de volta é obtido quando se gira a metade de um giro de meia-volta ou a metade da metade de um giro de uma volta.

BNCC em foco:

EF04MA18

MP109

Outras ideias de ângulo

  1. Observe as imagens e o ângulo destacado em vermelho na lousa.

Observação: As imagens nesta página não foram representadas em escala de tamanho. Fim da observação.

PROFESSOR Exemplos de resposta:
Imagem: Fotografia. Uma lousa retangular com o canto superior esquerdo em vermelho. Os outros três cantos estão destacados.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma tesoura aberta. As laterais e a frente aberta formam ângulos e estão em destaque.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um menino com capacete está andando de skate em uma rampa. Destaque para os três ângulos internos da rampa.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

  1. Observe as ilustrações e responda às questões.
Imagem: Ilustração. À esquerda, uma escada apoiada em um muro. Destaque em verde para o ângulo entre a escada e o muro. No centro, uma janela em uma parede. Destaque em vermelho para o ângulo no canto da parede. À direita, um relógio de ponteiro. Destaque em azul para o ângulo entre os ponteiros.  Fim da imagem.
  1. O que foi destacado em cada uma das ilustrações? _____
    PROFESSOR Resposta: Ângulos.
  1. Qual desses ângulos tem a maior abertura? _____
    PROFESSOR Resposta: O destacado em azul.
  1. Qual desses ângulos tem a menor abertura? _____
    PROFESSOR Resposta: O destacado em verde.

    Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Como você fez para descobrir?
    PROFESSOR Resposta pessoal.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Cite três objetos ou situações em que podemos identificar um ângulo. Depois, no caderno, represente cada objeto ou situação com um desenho e destaque um ou mais ângulos.
    PROFESSOR Resposta e desenho pessoais.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

Observar e comparar ângulos levando em consideração a abertura de cada um.

Após a exploração da ideia de ângulo a partir de um movimento (giro), esta página trabalha a ideia de ângulo de um ponto de vista estático. Nas atividades desta página, os estudantes têm a oportunidade de identificar ângulos formados em figuras (atividade 1) e comparar aberturas de ângulos (atividade 2).

Atividade 1

Dê um tempo para os estudantes observarem as imagens e identificarem os ângulos em cada caso. O ângulo destacado na rampa, por exemplo, relaciona-se à inclinação dela.

Atividade 2

Para resolverem a atividade, os estudantes devem comparar os três ângulos destacados, levando em conta a abertura de cada um. As ilustrações destacam um ângulo agudo, um reto e um obtuso – classificações que serão introduzidas no próximo tópico.

O item d permite verificar se os estudantes identificam a abertura de cada ângulo destacado e se reconhecem a maior delas. Espera-se que eles percebam que a abertura do ângulo destacado na ilustração do relógio é visivelmente maior que a abertura dos ângulos destacados nas outras ilustrações e que a abertura do ângulo destacado na ilustração da escada é visivelmente menor.

Atividade 3

Verifique as respostas da turma e, depois de validá-las, peça aos estudantes que compartilhem com os colegas os exemplos que deram de onde os ângulos podem ser encontrados.

BNCC em foco:

EF04MA18; competência geral 4; competências específicas 2 e 6

Sugestão de atividade

Montagem de painel

Proponha aos estudantes que montem um painel com ilustrações ou fotografias de objetos que normalmente fazem movimentos de giro. Por exemplo, uma porta comum (movimento de abrir e fechar), um relógio de ponteiros, um velocímetro ou indicador de combustível de automóvel (giros de ponteiro). Outra opção é montar um painel com fotografias ou ilustrações de pessoas realizando atividades que envolvam a ideia de giro, como os movimentos de uma bailarina, de um patinador ou de um atleta em aparelho de ginástica.

MP110

Ângulo reto, ângulo agudo e ângulo obtuso

  1. Danilo pintou os quatro cantos de uma folha retangular. Depois, recortou a folha e juntou esses cantos.
Imagem: Ilustração. Vista de cima de Danilo, menino com cabelo encaracolado. Ele está sentado em uma carteira escolar e na frente dele há um papel com os cantos pintados de cores diferentes. Ao lado há uma régua e uma tesoura (Danilo pintou os quatro cantos).   Fim da imagem.

Danilo pintou os quatro cantos.

Imagem: Ilustração. Danilo observa o papel, que está cortado em quatro partes e os cantos coloridos estão unidos, formando um círculo (Juntou os cantos).  Fim da imagem.

Juntou os cantos.

Imagem: Ilustração. Danilo observa o papel cortado com o canto pintado de amarelo (Sobrepôs os cantos para comparar as medidas dos ângulos).   Fim da imagem.

Sobrepôs os cantos para comparar as medidas dos ângulos.

  1. Em cada um dos cantos pintados identificamos um ângulo. Esses ângulos têm a mesma abertura? Justifique.

    _____

    PROFESSOR Resposta: Sim.
    PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os estudantes justifiquem que, ao sobrepor os cantos da folha retangular, Danilo verificou que os quatro cantos têm a mesma medida. Fim da observação.
  1. Em cada um dos cantos da folha retangular de Danilo, identificamos um ângulo chamado ângulo reto, que pode ser associado a um giro de um quarto de volta.
Imagem: Ilustração. Um objeto comprido na horizontal. Em seguida, o objeto na diagonal e depois, o objeto na vertical (Giro da quarta parte de uma volta). No centro, seta para a direita. Em seguida, duas retas verticais e duas retas horizontais, formando dois ângulos retos.   Fim da imagem.

Qual das figuras abaixo tem um ângulo com a mesma abertura dos ângulos destacados na folha de Danilo? _____

PROFESSOR Resposta: A figura C.
Imagem: Ilustrações. Figura A. Triângulo com destaque para três ângulos internos.  Figura B. Hexágono com destaque para seis ângulos internos. Figura C. Triângulo com destaque para três ângulos internos. Resposta: Este é o ângulo – Destaque para o ângulo na parte inferior.  Figura D. Pentágono com destaque para cinco ângulos internos. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

Identificar ângulos retos, ângulos agudos e ângulos obtusos.

Nas atividades propostas, a distinção entre ângulos agudos e obtusos é feita tanto em situações em que a abertura dos ângulos é estática quanto por movimento giratório de um objeto em torno de um ponto central.

Atividade 1

Peça aos estudantes que reproduzam a atividade que Danilo fez. Primeiro, devem pintar os cantos da folha. Pergunte: “Vocês acham que os cantos pintados correspondem a um ângulo de mesma abertura?”. Espera-se que percebam que, independentemente do tamanho da mancha pintada, a abertura dos ângulos dos quatro cantos é a mesma.

Em seguida, peça aos estudantes que dobrem a folha duas vezes ao meio (uma no sentido do comprimento e outra no sentido da largura) e, abrindo a folha novamente, tracem as linhas marcadas pelas dobraduras. Eles devem, então, recortar a folha nessas linhas, obtendo quatro retângulos menores. Ao girar esses retângulos, juntando no centro os cantos pintados, como fez Danilo, os estudantes podem deduzir que a soma das medidas dos quatro ângulos completa a medida de um ângulo de uma volta.

Ao sobrepor os retângulos menores para comparar as aberturas dos quatro cantos, espera-se que os estudantes verifiquem, empiricamente, que as aberturas são iguais. Aproveite a situação para incentivá-los a perceberem que o ângulo reto pode ser associado a um giro de uma quarta parte de volta ou de um quarto de volta (aqui o estudante começa a ter contato com a expressão que designa uma fração).

BNCC em foco:

EF04MA18

MP111

  1. Observe como Danilo usou a abertura de um dos cantos da folha retangular ( Ilustração. Canto de folha com destaque para o ângulo interno.  ) para comparar com a abertura de outros ângulos.
Imagem: Ilustração. Uma mão segurando um leque sobre uma folha retangular. No canto superior direito, destaque para o ângulo interno.  Ao lado, uma mão segurando uma tesoura aberta sobre o canto superior esquerdo da folha com destaque para o ângulo interno.   Fim da imagem.
  1. A abertura do ângulo formado pelo leque é maior ou menor que a abertura do ângulo reto? _____
    PROFESSOR Resposta: Menor.
  1. E a abertura formada pelas lâminas da tesoura? _____
    PROFESSOR Resposta: Maior.

O ângulo formado pelo leque é um exemplo de ângulo agudo, que pode ser associado a um giro menor que o da quarta parte de uma volta.

Imagem: Ilustração. Um palito de fósforo na horizontal. Em seguida o palito na diagonal, formando um ângulo. No centro, seta para a direita. Ao lado, duas retas diagonais fechadas e duas retas horizontais, formando ângulos agudos.  Fim da imagem.

O ângulo formado pelas lâminas da tesoura é um exemplo de ângulo obtuso, que pode ser associado a um giro maior que o da quarta parte de uma volta e menor que o de meia-volta.

Imagem: Ilustração. Um semicírculo (giro). No centro, seta para a direita. Ao lado, duas retas diagonais abertas e duas retas horizontais, formando ângulos obtusos.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Faça um desenho em uma folha à parte e destaque nele um ângulo reto, um ângulo agudo e um ângulo obtuso.
    PROFESSOR Resposta: Desenho pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 2

Esta atividade possibilita o reconhecimento de ângulo agudo como aquele que tem abertura menor que a do ângulo reto, e de ângulo obtuso como aquele que tem abertura maior que a do ângulo reto e menor que a do ângulo de 180  graus. Conhecer essa classificação dos ângulos, bem como saber identificá-los, contribui para a descrição de percursos, para o reconhecimento das propriedades de figuras planas e para a denominação de movimentos giratórios.

O ângulo reto será a referência para a classificação de um ângulo como agudo ou obtuso, pois, além de facilmente identificável, ele é encontrado em diversas situações cotidianas. A comparação da abertura do ângulo reto com a de outro ângulo permite distinguir quando um ângulo é obtuso ou agudo, ou seja, quando a abertura é respectivamente maior ou menor que a do ângulo reto.

Atividade 3

Verifique os desenhos feitos pelos estudantes e pergunte: “É possível essa figura ser um triângulo?”. Eles podem experimentar desenhar diferentes triângulos até perceberem que não é possível um triângulo atender às condições do enunciado. O conceito que justifica esse fato somente será aprendido no decorrer da escolarização, mas experimentar a impossibilidade dessa construção é importante. Sabemos que a soma das medidas dos ângulos internos de qualquer triângulo é 180°. Se a figura precisa ter um ângulo reto (90°), as medidas dos outros dois ângulos somam 90°, ou seja, são dois ângulos agudos, o que não satisfaz à condição de haver um ângulo agudo e um ângulo obtuso. Portanto, a figura não pode ser um triângulo, mas pode ser, por exemplo, um trapézio retângulo.

Imagem: Ilustração. Trapézio amarelo. Fim da imagem.

CRÉDITO: ADILSON SECCO

BNCC em foco:

EF04MA18

MP112

  1. A que ângulo corresponde cada giro da caneta mostrada abaixo: ângulo reto, ângulo agudo ou ângulo obtuso?
Imagem: Ilustração. Uma caneta na vertical. Ao lado, sombra da caneta na diagonal e em seguida, horizontal (Giro da quarta parte de uma volta).  Fim da imagem.

LEGENDA: Giro da quarta parte de uma volta. FIM DA LEGENDA.

_____

PROFESSOR Resposta: Ângulo reto.
Imagem: Ilustração. Uma caneta na diagonal para esquerda. Ao lado, duas sombras da caneta na diagonal para direita e na horizontal (Giro de mais da quarta parte de uma volta e menos de meia-volta).  Fim da imagem.

LEGENDA: Giro de mais da quarta parte de uma volta e menos de meia-volta. FIM DA LEGENDA.

_____

PROFESSOR Resposta: Ângulo obtuso.
Imagem: Ilustração. Uma caneta na diagonal para direita. Ao lado, sombra da caneta inclinada e na horizontal (Giro de menos da quarta parte de uma volta).  Fim da imagem.

LEGENDA: Giro de menos da quarta parte de uma volta. FIM DA LEGENDA.

_____

PROFESSOR Resposta: Ângulo agudo.

Observação: As imagens nesta atividade não foram representadas em escala de tamanho. Fim da observação.

  1. Classifique cada um dos ângulos destacados em ângulo agudo, ângulo obtuso ou ângulo reto.

a)

Imagem: Ilustração. Um barco e na vela, destaque para um ângulo pequeno.   Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Agudo.

b)

Imagem: Ilustração. Uma mesa e entre a perna e a tampa há um ângulo de 90º.  Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Reto.

c)

Imagem: Ilustração. Uma pipa com destaque para o ângulo interno grande.  Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Obtuso.
  1. Observe as figuras abaixo e descubra em qual delas encontramos exatamente dois ângulos retos.

    _____

    PROFESSOR Resposta: Na figura c.

a)

Imagem: Ilustração. Um retângulo azul.   Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: 4 ângulos retos.
Ilustração. Um retângulo azul com quatro ângulos retos.

b)

Imagem: Ilustração. Um triângulo laranja.   Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: 1 ângulo reto.
Ilustração. Um triângulo com um ângulo reto.

c)

Imagem: Ilustração. Um pentágono verde.   Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: 2 ângulos retos.
Ilustração. Um pentágono com dois ângulos retos.

d)

Imagem: Ilustração. Um trapézio roxo.    Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: 1 ângulo reto.
Ilustração. Um trapézio com um ângulo reto.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 4

Aproveite a situação para classificar ângulos em agudo ou obtuso por meio da seguinte atividade: peça a um estudante que fique em uma posição qualquer à frente da classe e que escolha dois colegas, em relação aos quais será feita a classificação do ângulo. Ele deverá apontar, com o braço esticado, um dos colegas escolhidos e, em seguida, girar o braço até apontar para o outro colega. Os colegas deverão decidir se o ângulo associado ao giro dado é agudo ou obtuso. Se a abertura for próxima de um ângulo reto, eles poderão decidir mudar a posição de observação e repetir o procedimento ou usar algum objeto com ângulo reto para realizar a comparação, como um esquadro grande para lousa.

Atividade 5

Esta atividade apresenta alguns casos em que é possível reconhecer visualmente, de imediato, a classificação do ângulo destacado em agudo (vela do barco) ou obtuso entre as linhas de contorno da pipa.

O ângulo reto destacado na mesa, contudo, talvez gere dúvida; nesse caso, o canto reto de uma folha de papel, sobreposta à imagem, pode auxiliar na verificação.

Atividade 6

Os estudantes devem comparar os ângulos com a ajuda de um canto de uma folha retangular. É importante perceberem que, para ter certeza de que os ângulos são retos, precisam fazer a comparação por sobreposição.

BNCC em foco:

EF04MA18

Sugestão de leitura para o estudante

BRENMAN, Ian. A dobradura do samurai. Ilustrações de Fernando Vilela. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2005.

O livro relembra uma antiga lenda japonesa, segundo a qual quem dobrasse 1.000 tsurus teria seus desejos realizados. Nele, há um passo a passo que orienta as crianças a fazerem seus próprios tsurus.

MP113

Polígonos e ângulos

  1. Descubra e cerque com uma linha a figura “intrometida” em cada caso.

a)

Imagem: Ilustração.  Figura 1: polígono com quatro arestas.  Figura 2: polígono com cinco arestas.  Figura 3: polígono com seis arestas.  Figura 4: polígono com seis arestas. Figura 5: figura circular com curvas.   Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta correta: figura 5.

b)

Imagem: Ilustração.  Figura 1: polígono com cinco arestas.  Figura 2: polígono com quatro arestas.  Figura 3: figura aberta com quatro linhas.  Figura 4: polígono com quatro arestas. Figura 5: polígono com doze arestas. Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta correta: figura 3.

c)

Imagem: Ilustração.  Figura 1: polígono com quatro arestas.  Figura 2: polígono com seis arestas.  Figura 3: dois triângulos com as pontas unidas. Figura 4: polígono com cinco arestas. Figura 5: polígono com nove arestas.   Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta correta: figura 3.
Imagem: Ilustração. Doze polígonos coloridos com formatos diferentes. Ao lado, um jovem ruivo fala: Poli significa “muitos”, e gonos significa “ângulos”. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

  1. As figuras abaixo não são polígonos. Reúna-se com um colega para discutir o porquê disso.
    PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os estudantes observem que: a figura não é um polígono porque não pode ser desenhada com uma régua; a 2ª figura não é um polígono porque não é fechada; e a 3ª figura não é um polígono porque tem linhas que se cruzam.
    PROFESSOR Avalie a conveniência de pedir aos estudantes que identifiquem, no tabuleiro das páginas 238 e 239 as figuras que representam polígonos. Fim da observação.
Imagem: Ilustração. Figura circular com curvas. Figura aberta com quatro linhas. Dois triângulos com as pontas unidas.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos

Conceituar polígonos.

Reconhecer polígonos e seus principais elementos.

O objetivo das atividades com polígonos e ângulos é possibilitar aos estudantes, por meio de exemplos e contraexemplos, conceituar polígono – entendido neste livro como uma figura geométrica plana (superfície plana) que pode ser desenhada com uma régua e cujo contorno é fechado e formado por segmentos de reta que não se cruzam.

Atividade 1

Desenhe na lousa figuras geométricas planas conhecidas – como triângulos, quadrados, losangos, paralelogramos, trapézios, retângulos, pentágonos –, para que os estudantes as reconheçam como polígonos. É importante que eles justifiquem suas respostas. Ouça as justificativas para verificar se há coerência.

BNCC em foco:

EF04MA18; competência específica 4

Sugestão de atividade

Geoplanos

O geoplano é um recurso didático elaborado pelo matemático egípcio Caleb Gattegno (1911-1988).

Providencie alguns geoplanos e barbantes e reúna os estudantes em grupos. Depois, peça a eles que, usando barbante, representem alguns polígonos no geoplano.

Imagem: Ilustração. Uma tábua de madeira com oito colunas e sete fileiras de pregos. À esquerda há um elástico esticado em volta de pregos, formando um quadrado. À direita, outro elástico com formato de losango.    Fim da imagem.

Imagem: Ilustração. Uma tábua de madeira com oito colunas e sete fileiras de pregos. Acima há um elástico esticado em volta de pregos, formando um triângulo. Abaixo, outro elástico com formato de retângulo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Geoplanos 7 por 8 (um lado com 7 e outro com 8 pregos). FIM DA LEGENDA.

CRÉDITO: WAGNER WILLIAN

MP114

  1. Nos polígonos, podemos identificar ângulos internos, lados e vértices. De acordo com o número de lados, os polígonos recebem um nome.
Imagem: Ilustração. Polígono com cinco lados (linhas). Destaque para um ângulo interno e uma vértice (ponto que liga as linhas).  Fim da imagem.

Triângulos

Imagem: Ilustração. Três triângulos com tamanhos variados.   Fim da imagem.

Pentágonos

Imagem: Ilustração. Três pentágonos com tamanhos variados.  Fim da imagem.

Quadriláteros

Imagem: Ilustração. Três quadrados com tamanhos variados.  Fim da imagem.

Hexágonos

Imagem: Ilustração. Três hexágonos com tamanhos variados.  Fim da imagem.
  1. Complete o quadro.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Polígono

Número de lados

Número de ângulos internos

Números de vértices

Triângulo

_____

_____

_____

Quadrilátero

_____

_____

_____

Pentágono

_____

_____

_____

Hexágono

_____

_____

_____

PROFESSOR Resposta: Triângulo. 3. 3. 3.
PROFESSOR Quadrilátero. 4. 4. 4.
PROFESSOR Pentágono. 5. 5. 5.
PROFESSOR Hexágono. 6. 6. 6.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Que regularidade é sugerida pelos números desse quadro?
    PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os estudantes percebam que o número de lados de um polígono é igual ao número de ângulos internos e ao número de vértices. Fim da observação.

Boxe complementar:

Desafio

Represente o contorno de alguns polígonos usando um número determinado de palitos, sem deixar sobrar nenhum nem sobrepor dois ou mais palitos.

Com 6 palitos, represente um triângulo e depois um quadrilátero.

PROFESSOR Exemplos de respostas: Ilustração. Seis palitos formando um triângulo. Ao lado, seis palitos formando um retângulo.

Com 8 palitos, represente um pentágono.

PROFESSOR Resposta: Ilustração. Oito palitos formando um pentágono.

Com 7 palitos, represente um hexágono.

PROFESSOR Resposta: Ilustração. Sete palitos formando um hexágono.

CRÉDITO: ILUSTRAÇÕES: PAULO MANZI

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 2

Quando se referem às figuras geométricas, os estudantes geralmente usam linguagem não formal, sem a preocupação com possíveis ambiguidades ou contradições. Por exemplo, eles podem se referir aos vértices de um polígono como “pontas” ou “bicos”. Os lados podem ser denominados “linhas”, e os ângulos, “aberturas”. Entretanto, à medida que os estudos avançam, é importante utilizarem a nomenclatura correta, para que possam comunicar com clareza suas ideias. Para a caracterização dos polígonos, é importante que sejam representados em posições diferentes das tradicionais, pois isso possibilita aos estudantes o entendimento de que sua classificação não depende da posição ou da orientação. Os triângulos, de modo geral, são apresentados com os três lados de mesma medida (triângulo equilátero) e na mesma posição.

Imagem: Ilustração. Um triângulo azul. Fim da imagem.

CRÉDITO: ADILSON SECCO

Por esse motivo, o texto mostra polígonos com lados de medidas diferentes e em orientações não convencionais, para que os estudantes os reconheçam por meio de seus elementos e características principais.

Desafio

É importante que, no momento da construção, os estudantes relacionem a quantidade de lados e de ângulos do polígono solicitado e pensem como dividir o total de palitos na quantidade de lados. Por exemplo, quando se pede um quadrilátero com 6 palitos, se o estudante pensar em um quadrado, não conseguirá.

BNCC em foco:

EF04MA18; competência específica 4

MP115

  1. Com uma folha qualquer de papel, Lucas fez uma dobradura e construiu um esquadro de papel. Observe como ele fez:
Imagem: Ilustração. Um papel dobrado formando um quadrilátero à esquerda e um retângulo à direita. Destaque para dois pontos vermelhos na dobra. Em seguida, papel dobrado formando um triângulo à esquerda e um retângulo à direita. Destaque para um ângulo reto e verde na ponta do triângulo.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Lucas, um jovem com cabelo encaracolado e óculos fala: Primeiro peguei uma folha e fiz uma dobra qualquer. Depois, uni as duas pontas dessa dobra (pontos vermelhos) e obtive um ângulo reto (destacado em verde).  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração.  1) Polígono com cinco lados.  2) Polígono com seis lados.  3) Polígono com quatro lados.  4) Polígono com cinco lados.   Fim da imagem.
  1. Usando um software de geometria dinâmica, Luísa construiu um quadrado e alguns outros polígonos. Depois, sobrepondo um dos ângulos retos desse quadrado nos ângulos dos polígonos, verificou quais eram retos também.
Imagem: Ilustração. Software com botões na parte superior. Na parte inferior, dois quadriláteros, um hexágono e um pentágono. Ao lado, software com botões na parte superior. Na parte inferior, dois quadriláteros, um hexágono e um pentágono. O pentágono está dentro de um dos quadriláteros.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 3

Os estudantes devem comparar os ângulos com a ajuda do esquadro de papel construído. É importante perceberem que, para ter certeza de que os ângulos são retos, precisam fazer a comparação por sobreposição.

Atividade 4

Oriente os estudantes na construção dos polígonos, utilizando os comandos destacados na imagem. Para verificar quais ângulos são retos, eles devem arrastar o quadrado, sobrepondo-o aos demais polígonos, identificando, assim, os ângulos retos. Amplie a atividade pedindo a eles que identifiquem os ângulos agudos e obtusos em cada polígono.

BNCC em foco:

EF04MA18; competência geral 5; competências específicas 4 e 5

MP116

Matemática em textos

Leia

A Geometria nas obras de um artista brasileiro

O artista plástico Fortunato Ernesto Neto nasceu na cidade de Belém, capital do estado do Pará. Começou a pintar e desenhar na adolescência.

Caracterizadas por um estilo geométrico, suas obras retratam prédios, monumentos históricos, embarcações, garimpeiros, fauna, flora, ribeirinhos da região e o cotidiano em geral. Por exemplo, a tela reproduzida abaixo retrata um importante ponto turístico da cidade de Belém, o mercado Ver-o-Peso.

Nessa obra, Fortunato usou figuras geométricas, com o predomínio de triângulos.

Suas obras tiveram influência de importantes artistas como: Monet e Cézanne, no uso de cores fortes, e Pablo Picasso, no que se refere aos traços com linhas retas. No entanto, as obras de Fortunato foram desenvolvidas com identidade própria, caracterizada por uma variedade de cores fortes e contrastantes.

Imagem: Pintura. Figuras geométricas coloridas, formando barcos e uma cidade.  Fim da imagem.

LEGENDA: Ver o Peso, de Fortunato Ernesto Neto, 2007, acrílica sobre tela, 80 cm × 60 cm. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Construções, postes e pessoas em um porto. Ao lado, o mar e acima, pássaros voando.  Fim da imagem.

LEGENDA: Mercado Ver-o-Peso, no município de Belém, Pará, em 2019. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

Relacionar a Geometria e as artes plásticas.

Apresente aos estudantes algumas informações sobre o artista Fortunato Ernesto Neto. A obra desse paraense revela a influência, entre outras, do estilo cubista de Picasso, no qual há nítida geometrização das formas e dos volumes do mundo real. Suas obras retratam o que ele observa à sua volta, o que faz parte da vida das pessoas que moram em Belém.

A Geometria é uma das ferramentas com as quais os artistas podem representar suas ideias sobre o mundo e transmiti-las para capturar o interesse do público, ainda que não use, em suas composições, figuras geométricas diretamente reconhecíveis, como triângulo, retângulo, círculo, entre outras.

Sugerimos levar um mapa para a sala de aula para que os estudantes localizem o estado do Pará e sua capital, Belém, e comparem sua localização com a do município onde estão. Leia o texto com a turma e, em seguida, pergunte aos estudantes se acharam a representação do mercado Ver-o-Peso parecida com sua aparência real. Explique a eles que nem sempre o artista tem por objetivo retratar um objeto como ele é de fato, podendo, às vezes, distorcê-lo e alterá-lo propositalmente para ressaltar características, transmitir sensações, emoções etc.

O texto “A Geometria nas obras de um artista brasileiro” menciona o nome de alguns pintores que podem não ser do conhecimento dos estudantes.

Se julgar oportuno, forneça informações sobre os artistas que influenciaram Fortunato Ernesto Neto.

Paul Cézanne (1839-1906), artista francês, inovou a pintura ao retratar o espaço com figuras planas. Sua personalidade tímida e irritadiça levou-o a isolar-se dos artistas importantes de seu tempo e a realizar obras diferentes das tendências da época.

Claude Monet (1840-1926), pintor francês, foi o mais famoso artista do Impressionismo, um movimento cuja ideia era retratar o aspecto efêmero da natureza e da vida usando técnicas de pincel que privilegiam os efeitos de luz e cor, deixando as linhas e os contornos pouco destacados.

BNCC em foco:

EF04MA18

MP117

Responda

  1. Onde nasceu Fortunato? _____
    PROFESSOR Resposta: Nasceu em Belém, no Pará.
  1. Em que época da vida ele começou a pintar? _____
    PROFESSOR Resposta: Começou a pintar na adolescência.
  1. O que Fortunato retrata em suas obras?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Prédios, monumentos históricos, embarcações, garimpeiros, fauna, flora, ribeirinhos da região e o cotidiano em geral.
  1. Que figura geométrica é predominante na obra Ver-o-Peso? _____
    PROFESSOR Resposta: Triângulo.

Analise

Observe outra obra de Fortunato Ernesto Neto.

Imagem: Pintura. Figuras geométricas coloridas, formando pessoas segurando instrumentos de trabalho. Fim da imagem.

LEGENDA: Trabalhadores, de Fortunato Ernesto Neto, 2009, acrílica sobre tela, 80 cm × 60 cm. FIM DA LEGENDA.

Além dos triângulos, que outras figuras geométricas planas o artista usou nessa obra?

_____

PROFESSOR Exemplo de resposta: Quadriláteros e pentágonos.

Aplique

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

Agora, você é o artista. Usando figuras geométricas planas e cores fortes, faça um desenho bem bonito em seu caderno.

PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Pablo Picasso (1881-1973), pintor espanhol, é considerado um dos maiores gênios da pintura de todos os tempos. Sua pintura é representante do movimento cubista, em que a noção de profundidade é substituída pelo uso de figuras planas para retratar todas as partes de um objeto, ou seja, usam-se diversos planos ao mesmo tempo.

Responda Questões 1 a 4

O objetivo das questões é explorar a leitura e a interpretação das informações do texto.

Analise

Peça aos estudantes que destaquem um quadrilátero, um pentágono e um heptágono na obra do artista.

Aplique

Após os estudantes terminarem seu desenho, pode-se pedir que o mostrem a um colega para que ele identifique as formas geométricas usadas, classificando-as, no caso de polígonos, de acordo com o número de lados.

Outro aspecto que pode ser explorado é a identificação de ângulos nos desenhos. Peça aos estudantes que, se possível, identifiquem um ângulo reto, um ângulo agudo e um ângulo obtuso no desenho do colega.

Uma possibilidade interessante é pedir aos estudantes que façam seus desenhos em folhas avulsas, as quais podem ser reunidas em uma exposição na escola.

BNCC em foco:

EF04MA18; competência geral 6; competências específicas 1 e 2

MP118

Compreender informações

Agrupar dados de uma pesquisa em tabela

  1. Valmir realizou uma pesquisa com os clientes sobre preferência de livros. Observe as anotações que ele fez.
Imagem: Ilustração. Prancheta com uma tabela.  CLIENTE: Marcel;  TEMA PREFERIDO: Autoajuda.   CLIENTE: Júlio;  TEMA PREFERIDO: Romance.   CLIENTE: Daniel;  TEMA PREFERIDO: Quadrinhos.   CLIENTE: Fabíola;  TEMA PREFERIDO: Ficção Científica.   CLIENTE: Maria;  TEMA PREFERIDO: Romance.   CLIENTE: William;  TEMA PREFERIDO: Autoajuda.   CLIENTE: Hélio;  TEMA PREFERIDO: Quadrinhos.   CLIENTE: Gabriela;  TEMA PREFERIDO: Autoajuda.   CLIENTE: Tânia;  TEMA PREFERIDO: Romance.   CLIENTE: Rodrigo;  TEMA PREFERIDO: Quadrinhos.    Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Prancheta com uma tabela.  CLIENTE: Karina;  TEMA PREFERIDO: Ficção Científica.   CLIENTE: Saulo;  TEMA PREFERIDO: Romance.   CLIENTE: Carlos;  TEMA PREFERIDO: Autoajuda.   CLIENTE: Jaqueline;  TEMA PREFERIDO: Romance.   CLIENTE: Priscila;  TEMA PREFERIDO: Autoajuda.   CLIENTE: Sabrina;  TEMA PREFERIDO: Romance.   CLIENTE: Otávio;  TEMA PREFERIDO: Ficção Científica.   CLIENTE: Amauri;  TEMA PREFERIDO: Quadrinhos.   CLIENTE: Renato;  TEMA PREFERIDO: Quadrinhos.   CLIENTE: Isabel;  TEMA PREFERIDO: Ficção Científica.     Fim da imagem.

Depois de analisar os dados, Valmir contou a quantidade de pessoas que preferem cada tipo de livro e organizou as informações em uma tabela. Complete-a e depois responda às questões.

Pesquisa sobre preferência de livros

Tabela: equivalente textual a seguir.

Preferência

Quantidade

Quadrinhos

_____

Romance

_____

Autoajuda

_____

Ficção científica

_____

FONTE: Dados obtidos por Valmir (mar. 2023).

PROFESSOR Resposta: Quadrinhos, 5.
PROFESSOR Romance, 6.
PROFESSOR Autoajuda, 5.
PROFESSOR Ficção científica, 4.
Imagem: Ilustração. Um homem está segurando dois livros e observando as capas. Na frente dele há um balcão e atrás, um homem está segurando uma prancheta e uma mulher observa. Ao lado deles há livros em uma prateleira. Fim da imagem.
  1. Para saber quantas pessoas preferem cada tipo de livro é mais fácil consultar as anotações de Valmir ou a tabela?
  1. Em que outras situações você acha importante organizar os dados agrupando-os?
    PROFESSOR Respostas pessoais.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos

Agrupar dados em tabelas.

Realizar uma pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas.

Os estudantes já sabem que as tabelas são recursos importantes para organizar dados e resolver problemas. O objetivo destas atividades é incentivá-los a organizarem as informações apresentadas, agrupando-as para facilitar a leitura e a interpretação.

Atividade 1

O objetivo da atividade é apresentar aos estudantes dois modos de organizar os dados de uma mesma pesquisa para que eles possam, na atividade 2, organizar os dados de uma pesquisa realizada por eles.

No item b, é importante os estudantes perceberem que a necessidade de fazer agrupamentos deve-se, muitas vezes, ao fato de haver uma quantidade de dados muito grande, que dificilmente poderia ser analisada de maneira isolada.

Assim, eles podem compreender por que, nas tabelas, é interessante organizar os dados de modo que não fiquem dispersos.

BNCC em foco:

EF04MA27, EF04MA28; competência específica 4

MP119

  1. Agora, faça você uma pesquisa. Escolha 5 colegas de classe e 5 adultos da sua convivência. Pergunte a eles quantos livros eles já leram e anote o resultado nas tabelas a seguir.
    PROFESSOR Respostas pessoais.

Quantos livros meus colegas já leram

Tabela: equivalente textual a seguir.

Colega

Quantidade de livros

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

Quantos livros os adultos escolhidos já leram

Tabela: equivalente textual a seguir.

Pessoa escolhida

Quantidade de livros

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

Depois, organize as informações preenchidas nas tabelas acima em um gráfico de colunas, completando o esquema a seguir:

Imagem: Gráfico. Total de livros lidos por meus colegas e pelos adultos escolhidos. No eixo vertical, a quantidade de pessoas (1 a 7) e no eixo horizontal, a quantidade de livros (Nenhum, um, dois, três, quatro, cinco ou mais). Fim da imagem.

Fonte: _____

  1. Quantas pessoas pesquisadas leram três livros?
  1. Que colega ou adulto leu a maior quantidade de livros?
  1. Como você fez para responder a cada uma das perguntas anteriores?
    PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os estudantes percebam que, dependendo da pergunta, as informações deverão ser obtidas em um dos meios de organização dos dados. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 2

Nesta atividade, os estudantes deverão realizar uma pesquisa com cinco colegas e cinco adultos de seu convívio perguntando a quantidade de livros que eles já leram. Oriente-os a organizar as informações nas tabelas e depois no gráfico, considerando que cada quadrinho no gráfico corresponde a uma pessoa.

Após a organização dos dados, os estudantes responderão às perguntas. Eles devem perceber que a resposta do item a será obtida facilmente no gráfico e que a do item b só pode ser obtida por meio de uma das tabelas.

Antes de os estudantes realizarem a pesquisa, oriente-os a fazerem a abordagem de maneira educada, solicitando ao colega ou adulto escolhido que colabore com ele respondendo a uma pergunta de uma pesquisa. Oriente-os a reproduzirem as duas tabelas e tê-las em mãos para fazer as anotações necessárias ou, se preferirem, podem anotar as informações obtidas em um papel para, depois, passá-las para a respectiva tabela. Lembre-os de que as tabelas devem ter título, fonte e data das informações (no caso, pesquisa com cinco colegas da sala ou com adultos, escolhidos em dia, mês e ano tal).

Peça a um voluntário que inicie a abordagem a cinco colegas, represente os dados na tabela e, depois, preencha o esquema com quadrinhos coloridos para representar a quantidade de pessoas e de livros que leu. Como o esquema, depois de preenchido, transforma-se em um gráfico, lembre-os de que o gráfico também deve ter título, fonte com data e legenda com as cores dos quadrinhos.

BNCC em foco:

EF04MA27, EF04MA28

MP120

O que você aprendeu

  1. Observe as figuras e complete o quadro.
Imagem: Ilustração. Uma pirâmide com base hexagonal.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Prisma com base triangular.  Fim da imagem.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Figura geométrica não plana

Número de bases

Número de faces laterais

Pirâmide

_____

_____

Prisma

_____

_____

PROFESSOR Resposta: Pirâmide: 1, 6.
PROFESSOR Prisma: 2, 3
  1. A representação de uma mesma figura em diferentes posições está escondida nos três desenhos a seguir.
Imagem: Três manchas sobre uma figura com um ângulo reto. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração.  A) Um quadrado.  B) Um triângulo.  C) Um triângulo equilátero.  D) Um retângulo escaleno.   Fim da imagem.
  1. Responda às questões.
    1. Carlos deu um giro de uma volta em torno de si mesmo. Em que posição ele parou? _____
      PROFESSOR Resposta: Ele parou na posição em que estava inicialmente.
    1. Amanda caminhava em linha reta por uma rua. Ao perceber que a rua não tinha saída, ela deu um giro de meia-volta e voltou no sentido contrário. Esse giro corresponde a quantos giros da quarta parte de uma volta?

      _____

      PROFESSOR Resposta: Corresponde a dois giros de um quarto de volta.
    1. Viviane estava no pátio de sua escola quando deu um giro da quarta parte de uma volta e avistou sua amiga bem de frente para ela. Onde estava a amiga de Viviane? _____
      PROFESSOR Resposta: Do lado direito ou do lado esquerdo de Viviane.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

Retomar os conceitos estudados.

A seção possibilita a sistematização dos conceitos desenvolvidos ao longo da Unidade, além de ser um instrumento para avaliação formativa.

Atividade 1

Os estudantes devem classificar as figuras como prisma ou pirâmide e determinar a quantidade de bases e faces laterais que cada uma possui.

Atividade 2

Explore esta atividade perguntando aos estudantes: “Caso tivéssemos apenas os dois primeiros desenhos, seria possível saber qual era a figura escondida? E se tivéssemos apenas os dois últimos desenhos? E se tivéssemos apenas o primeiro e o terceiro desenhos?”.

Atividade 3

Para resolver a questão, peça aos estudantes que realizem os giros descritos por Carlos, Amanda e Viviane.

Sugestão de atividade

Desenhando bandeiras

Os conteúdos desta Unidade poderão ser explorados em conjunto com a disciplina Geografia. Os estudantes podem ser divididos em grupos, e cada grupo representará um continente diferente. A partir dessa separação, proponha a eles que pesquisem cinco bandeiras dos países do continente selecionado e tragam-nas desenhadas em uma folha de papel sulfite. Entre as bandeiras que os estudantes trouxerem, selecione as que possuem imagens que tenham figuras geométricas planas, como triângulo, círculo, retângulo, quadrado, pentágono, hexágono etc. Os grupos poderão trocar as imagens entre si para que todos as identifiquem. Se for possível, escolha alguns dos países cuja bandeira tenha sido apresentada, localize-os no mapa e conte para a turma algumas curiosidades sobre essas nações.

BNCC em foco:

EF04MA17, EF04MA18; competência específica 6

MP121

  1. O ponteiro da balança serve para indicar a medida da massa de um objeto colocado sobre o prato.
Imagem: Ilustração. Uma balança vazia. No visor, a seta aponta para o peso: 0 kg. Em seguida, os pesos no sentido anti-horário: 0 kg, 10 kg, 20 kg, 30 kg, 40 kg, 50 kg.   Fim da imagem.
  1. Quando um objeto de 25 quilogramas é colocado sobre o prato, o ponteiro forma com a linha imaginária que indica zero quilograma um ângulo reto, um ângulo agudo ou um ângulo obtuso?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Um ângulo reto.
  1. E se o objeto tiver 10 quilogramas? E se tiver 28 quilogramas?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Um ângulo agudo; um ângulo obtuso.
  1. Observe que em cada caso a trajetória da bolinha vermelha forma um ângulo. Classifique cada ângulo como: reto, agudo ou obtuso.
Imagem: Ilustração. Malha quadriculada. Acima há uma bolinha quicando, formando um ângulo obtuso.   Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Obtuso
Imagem: Ilustração. Malha quadriculada. Acima há uma bolinha quicando, formando um ângulo reto.   Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Reto.
Imagem: Ilustração. Malha quadriculada. Acima há uma bolinha quicando, formando um ângulo agudo.  Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Agudo.

Autoavaliação

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 4

Contextualize a atividade também com os ângulos formados pelos ponteiros de um relógio. Pergunte: “Qual é o menor ângulo formado pelos ponteiros de um relógio quando ele marca 3 horas?” (Ângulo reto, nesse caso). Os estudantes podem verificar que, antes das 3 horas, os ponteiros formam ângulos agudos; depois das 3 horas, formam ângulos obtusos.

Atividade 5

Para afirmar que o ângulo representado no item b é reto, sugira aos estudantes que comparem sua abertura com a de um dos cantos de uma folha de papel retangular.

Autoavaliação

Na primeira questão, os estudantes deverão avaliar o quanto reconhecem as características comuns e diferentes entre as figuras planas e não planas para que possam classificá-las.

Na segunda questão, poderão avaliar se o conceito de ângulo foi compreendido para além da ideia de giro, na identificação de ângulos dos polígonos e assim tornando-se mais uma característica para a classificação de figuras.

BNCC em foco:

EF04MA17, EF04MA18; competência específica 6

MP122

Comentários para o professor:

Conclusão da Unidade 3

Conceitos e habilidades desenvolvidos nesta unidade podem ser identificados por meio de uma planilha de avaliação da aprendizagem, como a que apresenta os principais objetivos, a seguir. O professor poderá copiá-la, fazendo os ajustes necessários, de acordo com sua prática pedagógica.

Ficha de avaliação e acompanhamento da aprendizagem

Nome: _____

Ano/Turma: _____ Número: _____ Data: _____

Professor(a): _____

Legenda de Desempenho: S: Sim N: Não P: Parcialmente

Tabela: equivalente textual a seguir.

Objetivos de aprendizagem

Desempenho

Observação

Reconhece figuras geométricas planas e figuras geométricas não planas por meio de suas características?

_____

_____

Identifica planificações da superfície de figuras geométricas não planas?

_____

_____

Nomeia e identifica elementos de figuras geométricas não planas (vértices, faces e arestas) e de figuras planas poligonais (lados, ângulos e vértices)?

_____

_____

Representa figuras geométricas planas e figuras geométricas não planas em malhas quadriculadas?

_____

_____

Identifica ângulos de giros de uma volta, de meia-volta e de um quarto de volta?

_____

_____

Reconhece ângulos agudo, reto e obtuso em figuras poligonais e em objetos do mundo físico?

_____

_____

Realiza pesquisa envolvendo variáveis numéricas e organiza dados coletados por meio de tabelas e gráficos de colunas em diferentes áreas do conhecimento?

_____

_____

Compreende e exercita o respeito às diferenças de opiniões e de propostas nos trabalhos em grupo?

_____

_____

Nos trabalhos em grupo, elabora propostas e as defende com argumentos plausíveis?

_____

_____