MP193

Comentários para o professor:

Introdução da Unidade 6

Esta Unidade tem como foco tratar os conhecimentos a serem desenvolvidos na Unidade Temática Números. Assim, a abertura traz, em página dupla, uma imagem próxima do cotidiano da criança na faixa etária do estudante do 4º ano do Ensino Fundamental com informações a serem exploradas nas questões propostas na seção Para refletir.

Os conhecimentos sobre frações e números na forma decimal, que compõem os estudos referentes à Unidade Temática Números, serão introduzidos nesta Unidade por meio de atividades que favorecem o reconhecimento das frações unitárias mais usuais, entre elas, 1 2 , 1 3 , 1 4 , 1 5 , 1 10 e 1 100 , como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.

Em relação aos números na forma decimal, as atividades propostas pretendem promover o reconhecimento de que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional, conduzindo os estudantes a relacionarem décimos e centésimos com representações do sistema monetário brasileiro. Assim são apresentadas, além da já conhecida moeda de 1 real, outras moedas: 1 centavo (0,01 real), 5 centavos (0,05 real), 10 centavos (0,10 real), 25 centavos (0,25 real) e 50 centavos (0,50 real).

Cabe observar que os conhecimentos desenvolvidos, durante o 3º ano, acerca da comparação e da equivalência de valores do sistema monetário brasileiro são aportes necessários para as relações a serem estabelecidas entre eles e a representação decimal do número racional.

Várias atividades exploram as resoluções de problemas que envolvem o sistema monetário brasileiro, em contextos mais complexos dos que foram trabalhados no 3º ano, com situações de troco e desconto, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável.

As atividades propostas, na perspectiva de que os estudantes se apropriem dos conhecimentos acima mencionados, envolvem também outras Unidades Temáticas, sobretudo Grandezas e medidas. Pretende-se, desta forma, garantir que os conhecimentos matemáticos não sejam apresentados de forma compartimentada e estanque, ao contrário, sejam compreendidos pelos estudantes a partir das conexões que se estabelecem entre conhecimentos relativos às diferentes Unidades Temáticas. Neste sentido, as atividades promovem o uso de medidas de comprimento, de massa, de capacidade e de tempo. Envolvem, também, conhecimentos acerca da Unidade Temática Probabilidade e estatística, por meio da leitura e da interpretação de dados apresentados em tabelas e em gráficos de barras e de colunas.

Cabe observar que os conteúdos tratados nesta Unidade se apresentam como suporte para aprendizagens da Unidade Temática Números e aplicações na Unidade Temática Grandezas e medidas no 5º ano.

MP194

UNIDADE 6. Frações e números na forma decimal

Imagem: Ilustração. À esquerda, um casal e um menino estão caminhando e sorrindo. Atrás deles há um caminhão vermelho parado em um posto. Ao lado, destaque para o medidor de gasolina indicando um quarto do tanque. Ao lado, um caminhão amarelo com o medidor de gasolina indicando um meio do tanque. Entre eles há três funcionários uniformizados e um senhor calvo. À direita, a família Silva está andando em direção a um restaurante e sorrindo. Ao fundo, o restaurante do posto com um cartaz e a informação: PICOLÉ R$ 3,50 CADA UM. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos da Unidade

Reconhecer e representar partes menores que uma unidade com desenhos, frações e números na forma decimal.

Identificar, comparar e representar frações e números na forma decimal.

Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional.

Relacionar décimos e centésimos com a representação do nosso sistema monetário.

Expressar medidas por meio de números na forma decimal.

Resolver problemas que envolvam adição e subtração com frações.

Ler e interpretar dados em tabela e em gráfico de barras.

Esta Unidade explora números racionais representados na forma fracionária e na forma decimal.

É importante notar que, embora a principal ideia relacionada com a noção de fração – a de parte de um todo – seja bem explorada na Unidade, a representação numérica de uma fração representa um desafio para estudantes dessa faixa etária. Por isso, sugerimos que se dedique especial atenção à transposição das situações apresentadas em esquemas e, depois, dos esquemas em notação de frações.

A imagem da abertura apresenta uma cena em um posto de combustíveis.

BNCC em foco:

EF04MA09, EF04MA10, EF04MA20, EF04MA25, EF04MA27

MP195

Boxe complementar

Para refletir...

A família Silva foi viajar e parou para almoçar em um restaurante no posto de combustível da estrada.

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

O caminhão amarelo gastou metade dos 200 litros de diesel que cabem no tanque de combustível. Quantos litros de diesel restam no tanque?

PROFESSOR Resposta: 100 litros.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Você compreende o significado de 1 2 e de 1 4 nos marcadores de combustível destacados nesta cena? Explique.

PROFESSOR Resposta pessoal.

Nesse restaurante, quantas moedas de 50 centavos são necessárias para comprar 1 picolé?

PROFESSOR Resposta: 7 moedas.

Fim do complemento

MANUAL DO PROFESSOR

Para refletir...

Antes de os estudantes resolverem as atividades, peça a eles que citem algumas situações em que usam expressões como meio e terço. Lembre-os do significado de termos como metade, terço, quarto etc. de uma quantidade e verifique se relacionam esses resultados com as frações 1 2 , 1 3 , 1 4 etc. de uma mesma quantidade.

A primeira atividade requer dos estudantes um conhecimento familiar e muito frequente nas práticas diárias, que é a noção de metade como algo dividido em duas partes. Verifique se sabem que essas partes precisam ter a mesma medida.

A atividade seguinte explora a comparação entre as frações 1 2 e 1 4 facilitada pelas ilustrações de marcadores de combustível. Em situações como esta, os estudantes percebem que o fato de 2 ser menor que 4 não significa que as frações em que esses números aparecem nos denominadores guardem a mesma relação, já que 1 2 de um todo é maior que 1 4 desse mesmo todo. Proponha a eles que representem quantidades fracionárias por meio de desenhos. Para isso, distribua duas folhas de papel sulfite por estudante e peça que encontrem maneiras de dividi-las em duas partes de mesmo tamanho (mesma área), pintando uma das partes. Sugira que considerem diferentes divisões do todo, como mostram as figuras abaixo.

Imagem: Ilustração. À esquerda, um retângulo dividido por uma reta vertical no meio. A metade esquerda está pintada de verde e a metade direita em branco. À direita, um retângulo dividido por uma reta diagonal no meio. A metade direita está pintada de verde e a metade esquerda em branco. Fim da imagem.

CRÉDITO: ADILSON SECCO

Pergunte, então: “A parte pintada de verde em cada caso corresponde à mesma fração do todo?”. Espera-se que eles percebam que, em cada caso, a figura foi dividida em duas partes iguais e que a parte pintada corresponde a uma parte, ou seja, a da figura.

Se julgar oportuno, explique que diesel é um óleo derivado da destilação do petróleo bruto, usado como combustível.

MP196

Que números são estes?

  1. Observe as ilustrações e responda às questões.
  1. Flávia comeu 1 3 ou a terça parte desta pizza, que foi dividida em pedaços de mesmo tamanho.
Imagem: Ilustração. Uma pizza dividida em três fatias.  Fim da imagem.
  1. Giovana gastou 1 4 ou a quarta parte da quantia abaixo fazendo compras na feira.
Imagem: Fotografia. Quatro cédulas de cinquenta reais.   Fim da imagem.
  1. Veja, abaixo, a figura que Nara pintou.
Imagem: Ilustração. Um hexágono com duas partes verdes e quatro amarelas. Fim da imagem.
  1. Nara dividiu a figura em _____ partes iguais e pintou _____ partes de verde. Podemos dizer que 2 das 6 partes estão pintadas de verde ou, ainda, que dois sextos ou 2 6 da figura foram pintados de verde.
    PROFESSOR Resposta: 6, 2
Imagem: Ilustração. Nara, menina com cabelo preso e óculos fala: 2/6 é uma fração. Lemos: dois sextos.   Fim da imagem.
Imagem: Fração. 2 sobre 2: 2 = Número de partes pintadas de verde da figura; Numerador da fração. 6 = Número de partes iguais em que a figura foi dividida; Denominador da fração.   Fim da imagem.
  1. Que fração representa as partes pintadas de amarelo da figura de Nara? Como lemos essa fração?

Fração: _____

PROFESSOR Resposta: 4 6

Lemos :_____

PROFESSOR Resposta: Quatro sextos.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos

Reconhecer e representar partes do todo sob a forma de desenhos e de frações.

Identificar o numerador e o denominador em uma fração.

Nestas páginas, os estudantes trabalharão com situações variadas, e a representação da parte de um todo será feita por meio de desenhos, palavras ou símbolos numéricos.

Atividade 1

Esta atividade possibilita aos estudantes utilizar o significado das expressões: um terço ou terça parte, um quarto ou quarta parte. As imagens também colaboram para esse entendimento. No item b, é interessante observar que não é a cédula que será dividida, e sim a quantia que essa cédula representa (200 reais ÷ 4 = 50 reais).

Atividade 2

Esta atividade utiliza a representação de uma figura geométrica plana hexagonal, dividida em partes iguais, para explorar o total de partes da figura e as partes que foram pintadas por Nara. Isso permite aos estudantes se apropriarem do significado da “parte do todo” antes mesmo da apresentação do numerador e do denominador da fração.

Se julgar necessário, desenhe na lousa a figura ilustrada no livro. Pinte uma parte e pergunte: “Que fração representa essa parte pintada da figura?”. Pinte outra parte e pergunte: “E agora, que fração representa a parte pintada da figura? E se for pintada outra parte?”. Registre as respostas 1 6 , 2 6 , 3 6 e pergunte: “O número que representa o total de partes da figura mudou ou permaneceu o mesmo? E os números que representam as partes pintadas?”.

BNCC em foco:

EF04MA09

MP197

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Pinte 1 2 de cada figura e, depois, responda.
PROFESSOR Exemplos de resposta:
Imagem: Ilustração. Um coração, um triângulo, uma figura com formato da letra L e um losango. O coração, triângulo e losangos estão com as metades pintadas de rosa. A figura com formato da letra L está com a parte inferior pintada de rosa.  Fim da imagem.
  1. Para pintar 1 2 de cada figura, em quantas partes você dividiu cada uma? E quantas dessas partes pintou em cada uma delas?

    _____

    PROFESSOR Resposta: 2; 1

    Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

    Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Compare suas pinturas com as de um colega. Elas são iguais?
    PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. Veja como lemos algumas frações.

Tabela: equivalente textual a seguir.

um sobre 2##<math><mfrac><mn>1</mn><mn>2</mn></mfrac></math>

2 sobre 3##<math><mfrac><mn>2</mn><mn>3</mn></mfrac></math>

3 sobre 4##<math><mfrac><mn>3</mn><mn>4</mn></mfrac></math>

4 sobre 5##<math><mfrac><mn>4</mn><mn>5</mn></mfrac></math>

3 sobre 7##<math><mfrac><mn>3</mn><mn>7</mn></mfrac></math>

9 sobre 8##<math><mfrac><mn>9</mn><mn>8</mn></mfrac></math>

5 sobre 9##<math><mfrac><mn>5</mn><mn>9</mn></mfrac></math>

1 sobre 10##<math><mfrac><mn>1</mn><mn>10</mn></mfrac></math>

7 sobre 12##<math><mfrac><mn>7</mn><mn>12</mn></mfrac></math>

Um meio

Dois terços

Três quartos

Quatro quintos

Três sétimos

Nove oitavos

Cinco nonos

Um décimo

Sete doze avos

3 4

a)

Imagem: Ilustração. Uma estrela dividida em cinco partes e quatro estão pintadas de verde.  Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Quatro quintos.

b)

Imagem: Ilustração. Um quadrado dividido em oito partes e três estão pintadas de amarelo.  Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Três oitavos.

c)

Imagem: Ilustração. Um eneágono dividido em nove partes e quatro estão pintadas de azul.  Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Quatro nonos.
  1. Escreva, para cada figura, a fração que representa a parte pintada. Depois, indique o numerador e o denominador e escreva como lemos cada fração.

a)

Imagem: Ilustração. Um retângulo dividido em três partes e duas estão pintadas de vermelho.  Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: 2 3
PROFESSOR 2 - Numerador
PROFESSOR 3 - Denominador
PROFESSOR Dois terços.

b)

Imagem: Ilustração. Um círculo dividido em oito partes e três estão pintadas de verde. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: 3 8
PROFESSOR 3 - Numerador
PROFESSOR 8 - Denominador
PROFESSOR Três oitavos.

c)

Imagem: Ilustração. Um retângulo dividido em dezesseis partes e cinco estão pintadas de roxo. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: 5 16
PROFESSOR 5 - Numerador
PROFESSOR 16 - Denominador
PROFESSOR Cinco dezesseis avos.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 3

Verifique se os estudantes percebem que a fração apresentada corresponde à metade de cada figura. É preciso tomar cuidado para que realmente a metade da figura seja pintada e não se apresente apenas uma divisão em duas partes desiguais. No item b, aproveite para propor a discussão sobre as diferentes maneiras de dividir as figuras em duas partes iguais.

É interessante que os estudantes percebam as diversas maneiras como os colegas realizaram a pintura de 1 2 de cada figura, constatando que a atividade pode ter várias respostas corretas.

Atividade 4

Trabalhe o significado dos termos de uma fração em cada caso. Pergunte: “O que significa o número 3 na fração 3 4 quando dizemos 3 4 de uma figura? E o número 5 na fração 4 5 , ao falarmos de 4 5 de uma figura?”. Espera-se que os estudantes respondam que o número 3 na fração indica o número de partes consideradas em uma figura dividida em 4 partes iguais e o número 5, na fração 4 5 , o total de partes em que foi dividida a figura. Dê outros exemplos de leitura de frações envolvendo décimos, centésimos e milésimos. É interessante que os estudantes escrevam como lemos outras frações. Destaque que, quando o denominador é um número maior que 10, acrescentamos a palavra “avos” em sua leitura (exceto quando o denominador for igual a 100, 1.000 etc.).

Atividade 5

Peça aos estudantes que escrevam, também, uma fração que represente a parte não pintada de cada figura.

BNCC em foco:

EF04MA09

MP198

Situações com frações

  1. Por causa de uma obra, a polícia rodoviária interditou 3 das 4 faixas de um trecho de uma estrada. Que fração representa as partes interditadas nesse trecho? Você sabe como lemos essa fração? Escreva.

    _____

    PROFESSOR Resposta: 3 4 ; três quartos.
Imagem: Ilustração. Uma estrada com quatro pistas. À direita, um policial está ao lado de uma fileira de cones, interditando três pistas. Na pista da direita há dois carros. Fim da imagem.
  1. Observe o desenho das maçãs na caixa e responda às questões.

    Imagem: Ilustração. Uma caixa com quinze maçãs dentro, Fim da imagem.

    1. Quantas maçãs há na caixa? _____
      PROFESSOR Resposta: 15 maçãs.
    1. Luciana usou 1 3 (um terço) dessas maçãs para fazer uma torta. Quantas maçãs ela usou?

      _____

      PROFESSOR Resposta: 5 maçãs.
    1. Quantas maçãs sobraram? Que fração das maçãs da caixa elas representam? _____
      PROFESSOR Resposta: 10 maçãs; 2 3 .

      Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

      Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

    1. Agora, converse com um colega sobre como cada um pensou para responder a essas questões.
      PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. Veja a coleção de carrinhos de Nelson e, depois, responda à questão.
Imagem: Ilustração. Nelson, menino com cabelo castanho-escuro está sorrindo apontando para uma estante com vinte carrinhos enfileirados. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos

Reconhecer e representar frações.

Resolver problemas que envolvam frações.

Atividade 1

Nesta atividade, os estudantes devem identificar que existem 3 faixas interditadas em 4 da estrada, relacionando assim com a fração 3 4 (três de quatro).

Atividade 2

No item b, espera-se que os estudantes observem que devem formar 3 grupos de uma mesma quantidade de maçãs. Como na caixa da ilustração há 3 grupos com 5 maçãs, 1 3 (um terço) dessas maçãs corresponde a 5 maçãs. Outro raciocínio possível é pensar que esta atividade trabalha com uma fração de quantidade cujo numerador é igual a 1, o que corresponde a efetuar a divisão da quantidade pelo número indicado no denominador da fração. Então, para obter 1 3 de 15, basta dividir 15 por 3, obtendo 5.

Atividade 3

Seguindo a mesma linha de raciocínio da atividade anterior, os estudantes devem formar quatro grupos com uma mesma quantidade de carrinhos, ou seja, 4 grupos de 5 carrinhos cada. A ilustração sugere uma forma de fazer essa divisão, mas os estudantes precisam interpretar adequadamente a fração para decidirem como será feita essa divisão em grupos com a mesma quantidade de elementos. Para responder à questão, podem raciocinar da seguinte maneira: “Há 4 fileiras de 5 carrinhos cada uma. Então, 5 carrinhos correspondem a 1 4 do total de carrinhos, ou seja, Nelson dará 5 carrinhos para Tânia”.

BNCC em foco:

EF04MA09

MP199

  1. Marque com um X o recipiente que está com 5 6 de sua capacidade preenchidos com água.
Imagem: Ilustração 1. Um copo medidor com cinco marcações. Há água dentro do copo até a terceira marcação, de baixo para cima.   Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração 2. Um copo medidor com cinco marcações. Há água dentro do copo até a quinta marcação, de baixo para cima.   Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração 3. Um copo medidor com cinco marcações. Há água dentro do copo até a quarta marcação, de baixo para cima.   Fim da imagem.

( )

PROFESSOR Resposta correta: recipiente 2.

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

  1. Calcule mentalmente e conte a um colega como você pensou para obter as respostas abaixo.
    1. Marta comprou 18 goiabas e usou 2 3 dessas goiabas para fazer geleia. Quantas goiabas sobraram?

      _____

      PROFESSOR Resposta: 6 goiabas.
      PROFESSOR Resposta pessoal.
    1. Marta distribuiu igualmente a geleia de goiaba em 6 potes de mesmo tamanho e deu para a irmã dela 1 3 desses potes. Quantos potes de geleia a irmã de Marta ganhou?

      _____

      PROFESSOR Resposta: 2 potes.

Boxe complementar:

Desafio

Ana, José e Diogo compraram 3 tortas de palmito, uma para cada um. As tortas eram iguais, mas cada um deles dividiu a torta de maneira diferente para comer. Descubra quem comeu a maior parte da torta. Justifique sua resposta.

Imagem: Ilustração. À esquerda, Ana, jovem com cabelo preso fala: Eu comi um meio da minha torta. No centro, José, jovem ruivo diz: Eu comi um quarto da minha torta. À direita, Diogo, jovem com cabelo preto fala: Eu comi um quinto da minha torta. Fim da imagem.

CRÉDITO: FERNANDO VENTURA

_____

Resposta: Ana. Exemplo de justificativa: um pedaço de uma torta que foi dividida em 2 partes iguais é maior que um pedaço de uma torta que foi dividida em 4 partes iguais ou em 5 partes iguais.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 4

Nesta atividade, os estudantes devem observar as marcações de cada recipiente para determinar qual deles tem a capacidade solicitada. Ressalte que todos os recipientes têm a mesma capacidade e as marcas indicam divisões em partes iguais de capacidade.

Atividade 5

O objetivo desta atividade é promover a familiarização dos estudantes com situações em que são usadas frações.

Desenhe na lousa as 18 goiabas compradas por Marta e, junto com a turma, separe aquelas que serão usadas para fazer geleia e, depois, represente os 6 potes de geleia, separando-os de modo que os estudantes entendam quantos potes representam 1 3 deles.

Desafio

Os estudantes podem fazer desenhos para resolver o problema. Exemplos de desenhos:

Imagem: Ilustração. Círculo dividido em duas partes e uma está pintada.  Fim da imagem.

LEGENDA: Torta de Ana. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Círculo dividido em quatro partes e uma está pintada.  Fim da imagem.

LEGENDA: Torta de José. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Círculo dividido em cinco partes e uma está pintada.  Fim da imagem.

LEGENDA: Torta de Diogo. FIM DA LEGENDA.

CRÉDITO: ILUSTRAÇÕES: ADILSON SECCO

BNCC em foco:

EF04MA09

MP200

Mais frações

  1. Observe o desenho de um estacionamento com 7 carros. O carro vermelho corresponde a que fração do total de carros? E os carros azuis? E os carros verdes?
Imagem: Ilustração. Vista de cima de um estacionamento com quatro carros verdes, dois azuis, um vermelho e três vagas vazias.  Fim da imagem.
  1. Observe os cães e marque V para as frases verdadeiras e F para as falsas.
Imagem: Ilustração. Nove cachorros: um preto com coleira vermelha, três caramelos, um caramelo com manchas pretas, um branco com manchas pretas e três cinza com manchas pretas. Fim da imagem.
  1. ( ) 3 dos 8 cães são de cor caramelo.
    PROFESSOR Resposta: F
  1. ( ) Um nono dos cães está de coleira.
    PROFESSOR Resposta: V
  1. ( ) 5 dos 9 cães têm manchas pretas.
    PROFESSOR Resposta: V
  1. ( ) 9 5 dos cães têm manchas pretas.
    PROFESSOR Resposta: F
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos

Reconhecer a fração como comparação entre parte e todo de uma quantidade.

Determinar a fração de um conjunto discreto.

Associar pontos da reta numérica a números fracionários.

Atividade 1

Para determinar as frações que expressam a quantidade de carros de cada cor em relação ao total de carros, os estudantes devem fazer a correspondência entre a quantidade de carros vermelhos, azuis ou verdes (1, 2 e 4, respectivamente) e a quantidade total de carros no estacionamento (7), e, então, expressar essa comparação na forma das frações: 1 7 , 2 7 e 4 7 respectivamente. Explore a atividade fazendo perguntas como:

“Se chegasse ao estacionamento mais um carro vermelho, a que fração do total de carros corresponderia a quantidade de carros vermelhos?” ( 2 8 , dois oitavos ou 2 em 8 ou 1 4 , um quarto ou 1 em 4).

E se fosse um carro azul, qual fração corresponderia aos carros vermelhos? ( 1 8 um oitavo ou 1 em 8.).

Espera-se que os estudantes percebam que, no primeiro caso, são alteradas ambas as quantidades: tanto a relativa à parte (2 carros vermelhos) quanto à relativa ao todo (8 carros no total). Já no segundo caso, a quantidade relativa à parte se mantém (1 carro vermelho), mas a quantidade relativa ao todo se altera (8 carros no total).

Atividade 2

Proponha aos estudantes que corrijam as frases erradas. Uma correção possível seria responderem, no item a, que 4 em 9 cães são de cor caramelo e, no item d, que 5 9 dos cães têm manchas pretas.

Peça a eles que leiam, em voz alta, cada uma das frações correspondentes aos agrupamentos de cães.

BNCC em foco:

EF04MA09

MP201

  1. Observe a quantidade de peixes do aquário e, depois, responda às questões.
Imagem: Ilustração. Um aquário com oito peixes: cinco laranja, dois amarelos e um azul. Fim da imagem.
  1. A fração 5 8 representa os peixes de qual cor?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Da cor laranja.
  1. Que fração representa os peixes amarelos? E o peixe azul?

    _____

    PROFESSOR Resposta: 2 8 ; 1 8
  1. Que fração representa os peixes que não são laranja?

    _____

    PROFESSOR Resposta: 3 8
  1. Veja o desenho da família de Heloísa e, depois, responda às questões.
Imagem: Ilustração. À esquerda, um homem está sorrindo com as mãos nos ombros de uma mulher, que está segurando um bebê. À direita, uma jovem e um menino estão sorrindo. Atrás deles há um relógio. Fim da imagem.
  1. Quantas pessoas formam essa família?

    _____

    PROFESSOR Resposta: 5 pessoas.
  1. Podemos dizer que 3 das 5 pessoas dessa família são crianças?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Sim.
  1. Escreva a fração que representa os adultos da família.

    _____

    PROFESSOR Resposta: 2 5 .
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 3

Esta atividade também apresenta a fração como comparação entre duas quantidades discretas (contáveis). O desafio encontra-se no fato de que os peixes do aquário não estão, em princípio, organizados.

Atividade 4

Esta atividade mobiliza os estudantes a pensarem em frases que resumem a cena observada e que utilizam a fração como um número representativo da quantidade que se deseja anunciar. É interessante abordar, de modo não formal, a adição de frações, fazendo perguntas como: “Juntando a fração correspondente às crianças da família com a fração correspondente aos adultos da família, que fração se obtém?”. Espera-se que os estudantes respondam 5 5 , observando que essa fração corresponde ao inteiro, isto é, ao total de pessoas da família. Peça-lhes que desenhem sua família no caderno e representem com frações a quantidade de crianças e de adultos no desenho.

BNCC em foco:

EF04MA09

Sugestão de atividades

Brincando com tampinhas

Separe os estudantes em grupos e distribua 24 tampinhas de garrafas plásticas para cada grupo. Depois, pergunte quantas tampinhas, em relação ao total, correspondem a: 1 2 , 1 3 , 1 4 , 1 6 e 1 12 Espera-se que os estudantes respondam: 12, 8, 6, 4 e 2, respectivamente. Então, pergunte: “Qual dessas frações corresponde ao maior número de tampinhas?” ( 1 12 ).

MP202

  1. Observe abaixo os passageiros em uma parte do avião e escreva uma frase relacionada à imagem na qual seja usada uma fração.

    _____

    PROFESSOR Exemplo de resposta: As poltronas vazias correspondem a 4 9 do total de poltronas dessa parte do avião.
Imagem: Ilustração. Vista de cima de três fileiras com três assentos. Na primeira fileira há duas pessoas e um assento vazio. Na segunda fileira há duas pessoas e um assento vazio. Na terceira há uma pessoa e dois assentos vazios. Fim da imagem.
  1. Felipe tinha 10 balas. Em cada 5 dessas balas, 2 eram de chocolate. Quantas balas de chocolate Felipe tinha?

    _____

    PROFESSOR Resposta: 4 balas de chocolate.
  1. Raul ganhou 40 bolinhas de gude. Em cada 10 dessas bolinhas, 4 eram verdes. Quantas bolinhas verdes Raul ganhou?

    ____

    PROFESSOR Resposta: 16 bolinhas verdes.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Pinte cada barra conforme a legenda.
PROFESSOR Exemplos de pinturas:
  1. Ilustração. Lápis vermelho. 3 4 da barra Ilustração. Lápis amarelo.o restante da barra
Imagem: Ilustração. Barra dividida em 4 partes. Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: vermelho, vermelho, vermelho, amarelo
  1. Ilustração. Lápis verde. 2 5 da barra Ilustração. Lápis azul.o restante da barra
Imagem: Ilustração. Barra dividida em 5 partes. Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: verde, verde, azul, azul, azul
  1. Ilustração. Lápis rosa. 6 8 da barra Ilustração. Lápis marrom.o restante da barra
Imagem: Ilustração. Barra dividida em 8 partes. Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: rosa, rosa, rosa, rosa, rosa, rosa, marrom, marrom
  1. Ilustração. Lápis laranja. 7 10 da barra Ilustração. Lápis roxo.o restante da barra
Imagem: Ilustração. Barra dividida em 10 partes. Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: laranja, laranja, laranja, laranja, laranja, laranja, laranja, lilás, lilás, lilás
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 5

Espera-se que os estudantes relacionem a ideia com a noção de fração – a de parte de uma quantidade com a situação apresentada. Verifique e valide as frases que eles escreveram.

Atividade 6

Nesta atividade, os estudantes precisam reconhecer a quantidade total de balas de chocolate em relação ao todo, partindo de uma fração dessa quantidade. Sabendo que, quando o todo considerado é igual a 5 balas e há 2 balas de chocolate, pode-se deduzir que, quando o todo considerado é dobrado, para 10 balas, a quantidade de balas de chocolate também é dobrada, para 4 balas. Na questão proposta há uma comparação implícita entre as frações 2 5 e 4 10 que são equivalentes. Se julgar oportuno, proponha a eles que estabeleçam essa comparação para que verifiquem essa equivalência.

Atividade 7

Espera-se que os estudantes percebam que precisam conhecer o total de bolinhas de Raul para, assim, fazer, por exemplo, 4 agrupamentos e descobrir a quantidade de bolinhas verdes.

Atividade 8

Identificar a fração do inteiro que falta para completá-lo objetiva preparar os estudantes para o cálculo mental de adição e subtração com frações de mesmo denominador. Mostre, por exemplo, uma barra dividida em 12 partes iguais e peça aos estudantes que pintem 7 12 da barra. Depois, pergunte: “Quanto falta para completar a pintura da barra? Como posso representar essa parte com uma fração? Como posso representar essa situação com uma adição com frações?”.

BNCC em foco:

EF04MA09

Números na forma de fração na reta numérica

Localizar um número na forma de fração na reta numérica pode ser usado como recurso visual para que os estudantes façam comparações entre duas frações.

Veja no exemplo abaixo como podemos relacionar várias frações e compará-las.

Imagem: Ilustração. Reta numérica da esquerda para a direita: 0, um quinto, dois quintos, três quintos (vermelho), quatro quintos (verde), um.   Fim da imagem.

Imagem: Ilustração. Reta numérica da esquerda para a direita: 0, um sexto, dois sextos, três sextos (vermelho), quatro sextos, cinco sextos (verde), um.   Fim da imagem.

CRÉDITO: ADILSON SECCO

MP203

  1. Localize na reta numérica os números na forma de fração.
    1. Imagem: Frações: um meio, 3 quartos, um quarto Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Reta numérica da esquerda para a direita: 0, _____, _____, _____, 1.  Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: 1 4 , 1 2 , 3 4
  1. Imagem: Frações: 2 décimos, 7 décimos, 9 décimos Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Reta numérica da esquerda para a direita: 0, marcação, _____, marcação, marcação, cinco décimos, marcação, _____, marcação, _____, 1 Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: 2 10 , 7 10 , 9 10
  1. Compare a medida do comprimento do lápis com o comprimento das barras lilás e laranja. Em seguida, marque com um X as frases verdadeiras.
Imagem: Ilustração. Um lápis azul deitado. Na parte superior há uma fita roxa dividida em dez partes. A ponta esquerda do lápis está na lateral esquerda da fita e a ponta direita do lápis está no meio da oitava parte. Na parte inferior há uma fita laranja dividida em seis partes. A ponta esquerda do lápis está na lateral esquerda da fita e a ponta direita do lápis está no meio na quinta parte. Fim da imagem.

O lápis azul tem comprimento:

  1. ( ) maior que 7 10 da barra lilás e menor que 5 6 da barra laranja.
  1. ( ) maior que 8 10 da barra lilás e menor que 5 6 da barra laranja.
  1. ( ) menor que 1 2 da barra lilás e maior que 4 6 da barra laranja.
  1. ( ) menor que 8 10 da barra lilás e maior que 4 6 da barra laranja.
    PROFESSOR Respostas corretas: maior que 7 10 da barra lilás e menor que 5 6 da barra laranja; enor que 8 10 da barra lilás e maior que 4 6 da barra laranja.
MANUAL DO PROFESSOR

Com essa representação, é possível trabalhar algumas estratégias que envolvem a comparação de duas frações. Repare que o recurso visual permite que os estudantes deem um significado para a situação. Por exemplo, eles podem ser levados a entender que 3 5 é maior que 3 6 porque quando o inteiro é dividido em quintos os intervalos ficam maiores do que quando ele é dividido em sextos. E, portanto, um comprimento que parta do zero e pare em 3 5 tem medida maior que um comprimento que parta do zero e pare em 3 6 .

Atividade 9

As retas numéricas desta atividade já têm as marcas em que os números na forma de fração serão localizados. No item a, o número 1 4 (um quarto) pode ser localizado ao se perceber que o intervalo de 0 a 1 foi dividido em 4 partes iguais e que a primeira marca à direita do zero corresponde a um quarto. O mesmo raciocínio pode ser considerado para localizar 3 4 . O número 1 2 (meio) é facilmente localizado porque representa a metade. Vale a pena verificar se os estudantes notam que, no lugar de escrever 1 2 para representar metade, eles poderiam escrever 2 4 .

Atividade 10

Antes de os estudantes assinalarem as respostas corretas, oriente-os a localizarem as frações das barras, como mostramos a seguir.

Imagem: Ilustração. Um lápis azul deitado. Na parte superior há uma fita roxa dividida em dez partes (zero décimo igual zero; um décimo, dois décimos, três décimos, quatro décimos, cinco décimos, seis décimos, sete décimos, oito décimos, nove décimos, dez décimos igual um). A ponta esquerda do lápis está na lateral esquerda da fita e a ponta direita do lápis está no meio da oitava parte. Na parte inferior há uma fita laranja dividida em seis partes (zero sexto igual zero; um sexto; dois sextos; três sextos; quatro sextos; cinco sextos; seis sextos igual um). A ponta esquerda do lápis está na lateral esquerda da fita e a ponta direita do lápis está no meio na quinta parte. Fim da imagem.

CRÉDITO: ADILSON SECCO

Com essas indicações, eles terão facilidade de reconhecer as respostas corretas, sem aplicar qualquer regra formal, tendo apenas o recurso visual. Crie outras situações de comparação usando a mesma figura. Peça aos estudantes que comparem, por exemplo, as frações 5 10 e 3 6 . Eles devem concluir que representam a mesma medida (metade da barra).

BNCC em foco:

EF04MA09

MP204

Frações e medidas

  1. Tadeu precisava medir a largura de um quadro, mas não tinha régua nem fita métrica. Então, ao usar um barbante para medir, ele percebeu que a medida da largura do quadro era igual à medida do comprimento de 2 barbantes mais um pedaço que ele não sabia bem de que tamanho era.
    • Qual é a medida da largura desse quadro, considerando o barbante como unidade de medida?
Imagem: Ilustração. À esquerda, duas mãos estão segurando um barbante esticado sobre um desenho. À direita, as mãos estão segurando um barbante dobrado ao lado do barbante esticado. A pessoa fala: Dobrei o barbante 2 vezes na metade e consegui encaixá-lo no pedaço que faltava medir. Fim da imagem.

Então, a medida da largura desse quadro é igual a _____ barbantes e 1 4 do barbante.

PROFESSOR Resposta: 2
  1. Observe os esquemas a seguir e descubra as medidas do comprimento da tira de papel azul e do comprimento da tira de papel amarelo usando os palitos como unidade de medida.
Imagem: Ilustração. Quatro palitos estão enfileirados sobre um papel azul. Abaixo há uma reta numérica. Cada palito mede cinco pontos da reta numérica. A ponta esquerda do papel está junto com a ponta do primeiro palito e a ponta direita sobre o ponto um quinto do quarto palito. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: 3 palitos e 1 5 do palito.

b)

Imagem: Ilustração. Um palito está sobre um papel amarelo. Abaixo há uma reta numérica. O palito mede quatro pontos da reta numérica. A ponta esquerda do papel está junto com a ponta do palito e a ponta direita sobre o ponto dois terços do palito. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: 2 3 do palito.
  1. Você demora mais ou menos de 1 4 de hora para tomar banho?

    _____

    PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

Reconhecer e representar a fração de uma unidade de medida.

Atividade 1

Aproveite a situação de medição da largura de um quadro para comentar com a turma que o uso de medidas na forma de fração é mais comum em medidas dos chamados “sistemas imperiais” (como as unidades de medida polegada, milha e jarda), muito comuns em países como Estados Unidos e Inglaterra.

Atividade 2

No item a, os estudantes devem observar que 4 palitinhos ultrapassam a medida de comprimento da tira de papel azul, mas 3 palitinhos são insuficientes, de modo que a resposta será dada na forma de uma medida inteira e uma medida expressa na forma de fração. Já no item b, 1 palitinho ultrapassa a medida de comprimento da tira de papel amarela. Então, a resposta será dada por uma medida na forma de fração.

Atividade 3

Comente com os estudantes que a ideia de fração para representar intervalos de tempo em hora não ocorre com muita frequência em nossa língua, sendo mais comum a expressão meia hora. Metade de uma hora corresponde à metade ( 1 2 ) de 60 minutos, ou seja, a 60 minutos divididos por 2, que são 30 minutos. Em alguns textos escritos, aparece a referência a “ 1 4 de hora”, mas essa não é uma expressão usual. Os estudantes podem observar que 1 4 de hora corresponde a 1 4 de 60 minutos, ou seja, 60 minutos divididos por 4, que são 15 minutos. Podem também observar que 1 4 de hora corresponde à metade da metade de 1 hora. Assim, metade da metade de 60 minutos são 15 minutos.

BNCC em foco:

EF04MA09

MP205

  1. Flávio montou um prédio de brinquedo com 6 peças de madeira de mesmo tamanho.

    A que fração da medida da altura do prédio corresponde a altura de cada peça?

    _____

    PROFESSOR Resposta: 1 6 da medida da altura.
Imagem: Ilustração. Um prédio composto por seis peças retangular e marrons. Fim da imagem.
  1. Kauê precisou de 1 litro de tinta laranja para pintar a metade do muro representado abaixo. Agora, responda às questões.
Imagem: Ilustração. Um muro. A metade esquerda está pintada de laranja. A metade direita, parte triangular de verde a outra parte triangular de azul. Fim da imagem.
  1. De que fração do litro de tinta Kauê precisou para pintar a parte azul do muro? E para pintar a parte verde?

    _____

    PROFESSOR Resposta: 1 2 litro (meio litro) para cada uma das partes.
  1. De quantos litros de tinta Kauê precisou para pintar o muro todo?

    _____

    PROFESSOR Resposta: 2 litros.
  1. Leia o que diz Tarcísio e responda às questões.
Imagem: Ilustração. Tarcísio, menino ruivo com cabelo encaracolado fala: Um bloco de 100 folhas de papel tem 1 centímetro de espessura. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Papéis empilhados medindo 1 cm de espessura.  Fim da imagem.
  1. Para saber a medida da espessura de apenas 1 folha desse papel, teríamos de dividir 1 centímetro em quantas partes?

    _____

    PROFESSOR Resposta: 100 partes.
  1. Que fração do centímetro representa a medida da espessura de uma das folhas desse bloco?

    _____

    PROFESSOR Resposta: 1 100 do centímetro.
  1. Complete.
  1. 1 3 de uma hora equivale a _____ minutos.
    PROFESSOR Resposta: 20
  1. 2 5 de um quilômetro equivalem a _____ metros.
    PROFESSOR Resposta: 400
  1. 1 2 de um quilograma equivale a _____ gramas.
    PROFESSOR Resposta: 500
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 4

Espera-se que os estudantes percebam que o prédio é composto por 6 peças e que cada uma delas representa 1 6 desse prédio.

Atividade 5

Os estudantes devem compreender que, apesar de o muro estar dividido em 3 partes, cada uma não corresponde a 1 3 do muro, pois essas partes não têm o mesmo tamanho (área). Pergunte: “A parte azul do muro corresponde a que fração do muro?” ( 1 4 do muro.)

Atividade 7

Nesta atividade, os estudantes são incentivados a pensarem em representações inteiras de medidas representadas por frações, por exemplo: 1 3 de hora como resultado da divisão 60 ÷ 3, ou pela representação geométrica de um círculo (mostrador de um relógio) dividido em 3 partes iguais, deduzindo que 20 minutos correspondem a 1 3 de hora.

BNCC em foco:

EF04MA09

Sugestão de atividade

Criando frações

Proponha para a turma as questões a seguir.

Que fração da figura abaixo está pintada, 1 4 da figura ou 1 3 da figura? ( 1 4 da figura.)

Imagem: Ilustração. Círculo dividido em três partes e uma delas está pintada de amarelo. Fim da imagem.

Que fração da figura a seguir está pintada, 1 4 da figura ou 1 6 da figura? ( 1 6 da figura.)

Imagem: Ilustração. Um retângulo dividido em quatro partes e uma delas está pintada de azul. Fim da imagem.

CRÉDITO: ILUSTRAÇÕES: ADILSON SECCO

MP206

Números na forma decimal

Décimos

  1. Observe a ilustração e, depois, responda às questões.
Imagem: Ilustração. Um lápis na horizontal sobre uma régua. A ponta esquerda do lápis está sobre o número zero e a ponta direita sobre o número 8,6. Fim da imagem.
  1. O comprimento do desenho do lápis é maior que 8 centímetros? _____
    PROFESSOR Resposta: Sim.
  1. O comprimento do desenho do lápis é maior que 9 centímetros?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Não.

    Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Como você representaria a medida do comprimento do desenho do lápis?
    PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. Luís está pintando um painel que foi dividido em 10 partes iguais. O painel todo representa um inteiro.

    Cada parte corresponde a um décimo do painel.

Imagem: Ilustração. Luís, homem com boina está segurando um pincel e uma paleta de tinta. Na frente dele há um quadro dividido em dez partes e uma está pintada de rosa. Fim da imagem.

1 10 : representação de 1 décimo em fração

0,1: representação de 1 décimo na forma decimal

Imagem: Ilustração. Luís segura um pincel e fala: um décimo ou 0,1 do painel cor responde a 1 das 10 faixas de mesmo tamanho do painel.    Fim da imagem.

a)

Imagem: Ilustração. Quadro dividido em dez partes e três estão pintadas. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: 3 décimos do painel, 3 10 do painel ou 0,3 do painel.

b)

Imagem: Ilustração. Quadro dividido em dez partes e seis estão pintadas. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: 6 décimos do painel, 6 10 do painel ou 0,6 do painel.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos

Identificar, ler e representar pela escrita décimos, centésimos e milésimos de um todo na forma decimal.

Relacionar décimos, centésimos e milésimos com sua representação na forma de fração.

Comparar as representações nas formas de fração e decimal favorece a compreensão dos estudantes de que os números na forma decimal não representam um conceito diferente do envolvido pelas frações.

Atividade 1

Esta atividade apresenta a maneira mais imediata de os estudantes reconhecerem o décimo: pela observação da graduação na régua ilustrada para explorar o comprimento do lápis.

Converse com a turma sobre as diferentes formas de representação apresentadas. Eles poderão usar recursos gráficos, numéricos, a língua materna ou misturar as linguagens. Pode haver representações menos precisas que outras. Veja alguns exemplos:

8 e meio

8 e 6 mm

8 e 6 10

Atividade 2

Aqui, apenas uma das 10 partes em que o painel foi dividido está pintada, ou seja, foi pintado 1 décimo do painel, que pode ser representado por 0,1 ou por 1 10 . É importante insistir na correspondência entre as duas representações da mesma quantidade, para que os estudantes entendam que 0,1 (representação na forma decimal) e 1 10 (representação na forma de fração) são diferentes representações de um mesmo número, ou de uma mesma parte de um todo, e não dois números diferentes.

BNCC em foco:

EF04MA10

Sugestão de atividade

Problema

Ricardo tem uma barra de chocolate dividida em 10 partes iguais. Cada parte representa, então, um décimo do chocolate. Se ele comer 3 das partes desse chocolate, quantos décimos do chocolate sobrarão? (7 décimos do chocolate.)

MP207

  1. Represente a parte pintada de cada figura com uma fração e na forma decimal.

a)

Imagem: Ilustração. Retângulo dividido em dez partes e duas estão pintadas de verde. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: 2 10 ; 0,2

b)

Imagem: Ilustração. Retângulo dividido em dez partes e cinco estão pintadas de azul. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: 5 10 ; 0,5

c)

Imagem: Ilustração. Retângulo dividido em dez partes e oito estão pintadas de laranja. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: 8 10 ; 0,8
  1. Complete o quadro.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Figura

Representação com uma fração

Representação na forma decimal

Como lemos

Ilustração. Círculo dividido em dez partes e três estão pintadas de verde.

3 décimos##<math><mfrac><mn>3</mn><mn>10</mn></mfrac></math>

_____

três décimos

Ilustração. Círculo dividido em dez partes e cinco estão pintadas de laranja.

_____

_____

_____

Ilustração. Círculo dividido em dez partes e seis estão pintadas de azul.

_____

_____

_____

PROFESSOR Resposta: Representação com uma fração: 5 10 ; 6 10
PROFESSOR Representação na forma decimal: 0,3; 0,5; 0,6.
PROFESSOR Como lemos: cinco décimos; seis décimos.
  1. Mário é técnico da equipe de futebol Bons de Bola. Ele fez o gráfico abaixo com o número de gols marcados por seus jogadores em várias partidas.
Imagem: Gráfico de colunas. Gols marcados. No eixo vertical, o número de gols e no eixo horizontal, o jogador.  Joel: 3 gols;  Anderson: 4 gols;  Caio: 1 gol;  Gilberto: 2 gols.   Fim da imagem.

Fonte: Equipe Bons de Bola (maio 2023).

  1. Quantos gols foram marcados no total? _____
    PROFESSOR Resposta: 10 gols.
  1. Que jogador fez quatro décimos dos gols da equipe?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Anderson.
  1. A quantidade de gols marcados por Joel corresponde a quantos décimos do total de gols marcados pela equipe Bons de Bola?

    _____

    PROFESSOR Resposta: 3 décimos.

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Patrícia fez 0,7 de sua tarefa escolar. Ela fez mais ou menos que a metade da tarefa? Justifique sua resposta.
    PROFESSOR Resposta: Mais que a metade. Exemplo de justificativa: a metade da tarefa corresponde a 5 décimos ou 5 partes em 10.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 3

Aqui, os estudantes devem expressar a parte pintada de cada uma das 3 figuras (todas divididas em 10 partes iguais) por meio de uma representação na forma de fração e de uma representação na forma decimal.

Verifique que frações os estudantes usaram para as representações solicitadas. Não desconsidere eventuais respostas com frações equivalentes às respostas dadas. Por exemplo: item a, 1 5 item b, 1 2 e item c, 4 5 . Aproveite para pedir aos estudantes que representem na forma de fração e na forma decimal a parte não pintada de cada figura.

Atividade 4

Nesta atividade, além de estabelecer relações entre a representação gráfica de décimos (de um todo repartido em 10 partes de mesma área) e sua representação numérica (na forma de fração e na forma decimal), os estudantes começam a exercitar a escrita por extenso e a leitura dessas representações.

Atividade 5

Se julgar oportuno, peça aos estudantes que representem, por um número na forma de fração e por um número na forma decimal, a quantidade de gols que os outros jogadores marcaram em relação ao total de gols marcados.

Atividade 6

Esta atividade explora a comparação entre números na forma decimal. Caso os estudantes encontrem dificuldade para resolvê-la, proponha a eles que façam desenhos para representar a situação:

Imagem: Ilustração. Faixa dividida em dez partes e sete estão pintadas de laranja (7 décimos da tarefa).   Fim da imagem.

Imagem: Ilustração. Faixa dividida em dez partes e cinco estão pintadas de laranja (Metade ou 5 décimos da tarefa).  Fim da imagem.

CRÉDITO: ADILSON SECCO

Comparando os desenhos, fica fácil constatar que 0,7 da tarefa é mais do que 0,5 da tarefa.

BNCC em foco:

EF04MA10

MP208

Centésimos

  1. Observe o tabuleiro de um jogo que é formado por 100 casas iguais.

    Cada casa corresponde a um centésimo do tabuleiro.

Imagem: Ilustração. Malha quadriculada composta por cem quadradinhos e trinta e sete estão pintados de verde. Fim da imagem.

1 100 : representação de 1 centésimo com uma fração

0,01: representação de 1 centésimo na forma decimal

Imagem: Ilustração. Uma mulher com as mãos na cintura fala: um centésimo ou 0,01 do tabuleiro cor responde a 1 das 100 casas iguais desse tabuleiro. Fim da imagem.
  1. As casas verdes correspondem a 37 centésimos do tabuleiro, que podem ser representados na forma de fração: 37 100 ou na forma decimal:

    _____

    PROFESSOR Resposta: 0,37
  1. As casas brancas correspondem a quantos centésimos do tabuleiro?

    _____

    PROFESSOR Resposta: 63 centésimos, ou 63 100 , ou 0,63 do tabuleiro.
  1. Observe as figuras 1 e 2, de mesmo tamanho, e responda às questões.
  1. A parte pintada de azul da Figura 1 corresponde a quantos décimos da Figura 1 inteira?

    _____

    PROFESSOR Resposta: 2 décimos da Figura 1.
  1. A parte pintada de azul da Figura 2 corresponde a quantos centésimos da Figura 2 inteira?

    _____

    PROFESSOR Resposta: 20 centésimos da Figura 2.

    Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. A parte pintada de azul é maior na Figura 1 ou na Figura 2?
    PROFESSOR Resposta: Espera-se que os estudantes percebam que, nas duas figuras, as partes pintadas têm o mesmo tamanho.

Figura 1.

Imagem: Ilustração. Quadrado dividido em dez faixas e duas estão pintadas de azul.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Que parte de uma figura é maior: 0,2 dela ou 0,20 dela?
    PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os estudantes percebam que 0,2 de uma figura e 0,20 da mesma figura têm o mesmo tamanho: 0,2 = 0,20. Fim da observação.

Figura 2.

Imagem: Ilustração. Quadrado dividido em cem partes e vinte estão pintadas de azul.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos

Identificar, ler e representar pela escrita décimos, centésimos e milésimos de um todo na forma decimal.

Relacionar décimos, centésimos e milésimos com sua representação na forma de fração.

Atividade 1

Explique aos estudantes que, quando uma figura é repartida em 10 partes iguais, cada uma dessas partes corresponde a um décimo do total; de modo similar, quando há 100 partes iguais, cada parte corresponde a um centésimo do total. Assim, cada casa pintada da figura desta atividade representa uma das 100 casas do tabuleiro de jogo e pode ser representada tanto pela fração 1 100 quanto pelo número na forma decimal 0,01.

Atividade 2

Para ampliar a atividade, considere as ilustrações e pergunte aos estudantes:

“Se, na figura 1, pintássemos mais uma parte (de mesmo tamanho que cada uma das partes destacadas na ilustração), quantos quadradinhos teríamos de pintar na figura 2 para que as partes pintadas das duas figuras continuassem com tamanhos iguais?” (Como seria pintado mais um décimo da figura 1, deveríamos pintar mais 10 centésimos da figura 2, ou seja, teríamos um total de 30 quadradinhos pintados na figura 2.)

“A quantas partes da figura 1 correspondem 90 quadradinhos da figura 2?” (A 9 partes da figura 1, pois 90 centésimos da figura 2 são equivalentes a 9 décimos da figura 1.)

A atividade 2 trabalha com uma das principais ideias relacionadas às representações dos números na forma decimal, já que possibilita aos estudantes reconhecerem que 0,2 e 0,20 são equivalentes. Esse reconhecimento é fundamental tanto no campo matemático quanto no social. Um exemplo são as práticas que envolvem uso de calculadora. Comente com a turma que é comum profissionais que trabalham com valores monetários, como os comerciantes, digitarem Ilustração. Teclas: 7, ∙, 1, 0, + Ilustração. Teclas: 5, ∙, 3, 0, =.  para calcular o valor total de uma compra de 7 reais e 10 centavos e outra de 5 reais e 30 centavos, quando bastaria digitar Ilustração. Ilustração. Teclas: 7, ∙, 1, + Ilustração. Teclas: 5, ∙, 3, =.  .

CRÉDITO: ILUSTRAÇÕES: ADILSON SECCO

MP209

  1. Leia o que Ivan está dizendo sobre as casas amarelas na ilustração.
Imagem: Ilustração de cem casinhas coloridas. Há cinco amarelas, quinze verdes, trinta azuis e cinquenta vermelhas.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um menino com cabelo encaracolado fala: As casas amarelas correspondem a cinco centésimos do total de casas. Fim da imagem.
  1. Represente as partes amarelas da figura abaixo com uma fração e na forma decimal. Faça o mesmo para as partes verdes, azuis, roxas e laranja.
Imagem: Ilustração. Malha quadriculada composta por cem quadradinhos. Há quinze amarelos, doze verdes, um azul, vinte e um roxos e oito laranja.  Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: Partes amarelas: 15 100 ; 0,15;
PROFESSOR Partes verdes: 12 100 ; 0,12;
PROFESSOR Partes azuis: 1 100 ; 0,01;
PROFESSOR Partes roxas: 21 100 ; 0,21;
PROFESSOR Partes laranja: 8 100 ; 0,08.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

PROFESSOR Resposta: Menos que a metade. Exemplo de justificativa: 0,43 é menor que 0,50.

Imagem: Ícone: Calculadora. Fim da imagem.

  1. Aperte as teclas indicadas da calculadora e registre o resultado obtido em cada caso.
PROFESSOR Resposta: Esclareça aos estudantes que tanto a tecla Ilustração. Tecla ponto.da calculadora como o ponto no visor indicam vírgula.

a)

Imagem: Ilustração. Teclas: 3, dividir, 1, 0, 0, =.   Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: 0,03

b)

Imagem: Ilustração. Teclas: 2, 7, dividir, 1, 0, 0, =.  Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: 0,27
PROFESSOR Exemplo de resposta: Ilustração. Teclas: 4, 5, ÷, 1, 0, 0, =.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 3

Ao observar a ilustração com 100 casinhas coloridas, os estudantes poderão determinar a quantidade de casinhas de cada cor e identificar a respectiva representação decimal para então escrever o texto indicando quantos centésimos cada cor de casinha representa.

Atividade 4

Nesta atividade, a partir de uma figura com 100 partes de medidas iguais, os estudantes terão de fazer a contagem das partes que compõem a figura nas cores amarela, verde, azul, roxa, laranja e branca. Depois da contagem, eles poderão identificar e registrar a representação de cada cor na forma de fração e na forma decimal. Para facilitar o registro de cada resposta, sugira aos estudantes que façam a representação em um quadro, como o sugerido abaixo.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Cor das partes

Representação na forma de fração

Representação na forma decimal

Amarela

15 sobre 100.##<math><mfrac><mn>15</mn><mn>100</mn></mfrac></math>

0,15

Verde

12 sobre 100.##<math><mfrac><mn>12</mn><mn>100</mn></mfrac></math>

0,12

Azul

1  sobre 100.##<math><mfrac><mn>1</mn><mn>100</mn></mfrac></math>

0,01

Roxa

21 sobre 100.##<math><mfrac><mn>21</mn><mn>100</mn></mfrac></math>

0,21

Laranja

8 sobre 100.##<math><mfrac><mn>8</mn><mn>100</mn></mfrac></math>

0,08

Branca

43  sobre 100.##<math><mfrac><mn>43</mn><mn>100</mn></mfrac></math>

0,43

Atividade 5

Após a resolução da atividade, pergunte aos estudantes se percebem alguma regularidade nas divisões de números inteiros por cem. Caso seja necessário, dê dicas sobre como contar a quantidade de casas após a vírgula e proponha outras divisões por 1.000, por 100 e por 10 que tenham como resultado números racionais.

BNCC em foco:

EF04MA10

Sugestão de atividade

Representando centésimos

Distribua aos estudantes pedaços de papel quadriculado, com 100 quadradinhos cada um, e peça-lhes que pintem a quantidade de quadradinhos que quiserem. Depois, darão o papel que pintaram a um colega, o qual deverá colá-lo no caderno e escrever ao lado a representação na forma de fração e a representação na forma decimal correspondentes à parte pintada.

MP210

Centavos de real

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.
  1. Jéferson foi à padaria e comprou um pão doce. Ele pagou com 2 moedas de 50 centavos e não houve troco.
    1. Quantos centavos Jéferson pagou pelo pão doce?
      PROFESSOR Resposta: 100 centavos.
    1. Quantos centavos formam 1 real?
      PROFESSOR Resposta: 100 centavos.

1 centavo de real é o mesmo que 1 centésimo de real.

Indicamos por: R$ 0,01

Imagem: Ilustração. Um jovem ruivo com cabelo encaracolado está de costas e segurando duas moedas com a mão estendida. Na frente dele há um balcão com pães e um homem com avental sorri. Ao lado, placa com a informação: PÃO DOCE R$ 1,00.  Fim da imagem.
  1. Escreva como se representa cada quantia na forma decimal.

a)

Imagem: Fotografia. Três moedas de um centavo.   Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: R$ 0,03

b)

Imagem: Fotografia. Uma moeda de cinco centavos.  Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: R$ 0,05

c)

Imagem: Fotografia.  Uma moeda de dez centavos.  Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: R$ 0,10

d)

Imagem: Fotografia. Uma moeda de vinte e cinco centavos.  Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: R$ 0,25

e)

Imagem: Fotografia. Uma moeda de cinquenta centavos.  Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: R$ 0,50
  1. )
Imagem: Fotografia. Uma meda de um centavo e uma moeda de dez centavos.  Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: R$ 0,11
  1. Responda à questão de acordo com cada caso.
    1. Quantas moedas de 1 centavo de real são necessárias para formar a quantia indicada?

a)

Imagem: Fotografia. Uma moeda de um real e uma moeda de cinquenta centavos.  Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: 150 moedas.

b)

Imagem: Fotografia. Duas moedas de um real e uma moeda de cinquenta centavos.  Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: 250 moedas.

c)

Imagem: Fotografia. Uma moeda de um real, uma moeda de vinte e cinco centavos e duas moedas de dez centavos. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: 145 moedas.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

Observar a relação entre a ordem dos centésimos no sistema de numeração decimal e o centavo do real.

Atividade 1

A relação entre a ordem dos centésimos no sistema de numeração decimal e o centavo do real em nosso sistema monetário é mais uma aplicação de destaque da representação numérica decimal em práticas sociais do cotidiano.

Atividade 2

Esta atividade requer dos estudantes a representação na forma decimal de quantias de real apresentadas em 6 imagens.

Atividade 3

Após a resolução desta atividade, aproveite para discutir a pouca importância que se dá às moedas de 1 centavo de real ou até mesmo a dificuldade de encontrá-las. De modo geral, os valores que incluem centavos são arredondados nas práticas comerciais, pois dificilmente uma compra no valor de, por exemplo, R$ 12,97 será paga em dinheiro com exatidão. Pergunte à turma: “Quando vocês fazem uma compra de R$ 4,98, por exemplo, e pagam com uma cédula de R$ 5,00, vocês pedem troco?”. Encaminhe a discussão no sentido de mostrar aos estudantes que o troco é um direito de todos e, por isso, não deve haver vergonha nenhuma em pedi-lo. Explore a situação com outras perguntas, como: “Quantas moedas de 1 centavo são necessárias para formar a quantia de 2 reais? E a quantia de 1 real e 50 centavos?”. Espera-se que os estudantes respondam 200 moedas e 150 moedas, respectivamente. Converse com eles sobre a utilização dos décimos e dos centésimos em nosso sistema monetário. Por exemplo, 1 centavo equivale à centésima parte do real: 1 100 = 0,01.

BNCC em foco:

EF04MA10, EF04MA25

MP211

  1. Leia o que Mariana está dizendo sobre o preço do chaveiro.
Imagem: Ilustração. Uma mulher aponta para frente e fala: Este chaveiro custa dois reais e quarenta e sete centavos. Na frente dela, um jovem está segurando um chaveiro. Ao fundo, interior de uma loja. Ao lado, o valor: R$ 2,47 (= 2 reais; 47 centavos de real).  Fim da imagem.

O número à esquerda da vírgula é a quantidade de unidades de real, e o número à direita da vírgula é a quantidade de centavos de real.

a)

Imagem: Ilustração. Um suporte de notebook. Ao lado, placa com o preço: R$ 64, 87.   Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Sessenta e quatro reais e oitenta e sete centavos.

b)

Imagem: Fotografia. Uma câmera de segurança. Ao lado, placa com o preço: R$ 139,80.    Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Cento e trinta e nove reais e oitenta centavos.

c)

Imagem: Fotografia. Um teclado. Ao lado, placa com o preço: R$ 44,55.     Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Quarenta e quatro reais e cinquenta e cinco centavos.

d)

Imagem: Fotografia. Um pendrive. Ao lado, placa com o preço: R$ 78,49.  Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Setenta e oito reais e quarenta e nove centavos.

Observação: Os elementos não estão em proporção. Fim da observação.

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Graziela foi a uma loja e comprou uma fivela. Observe o quadro e responda.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Valor dado por Graziela

Troco recebido por Graziela

Fotografia. Duas moedas de um real.

Fotografia. Uma moeda de cinquenta centavos e uma moeda de vinte e cinco centavos.

  1. Quanto Graziela pagou pela fivela? _____
    PROFESSOR Resposta: R$ 1,25 (um real e vinte e cinco centavos).
  1. Qual teria sido o troco recebido por Graziela se ela tivesse pago a fivela com uma cédula de R$ 5,00? _____
    PROFESSOR Resposta: R$ 3,75 (três reais e setenta e cinco centavos).
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 4

Considerando os preços apresentados nas ilustrações, amplie a atividade com perguntas como: “Comprei 1 teclado (item c) e paguei com uma cédula de R$ 50,00. De quanto foi meu troco?”; “Tenho R$ 20,00. Com esse dinheiro, é possível comprar um pendrive ?” (R$ 5,45; não, pois faltariam R$ 58,49).

Atividade 5

Os estudantes podem fazer os cálculos usando moedas como apoio, para juntar, tirar ou completar quantidades. As moedas podem ser apenas desenhadas ou recortadas em papel. Por exemplo, para saber quanto custou a fivela, podem usar a seguinte estratégia:

Imagem: Fotografia. Duas moedas de um real. Fim da imagem.

é o mesmo que

Imagem: Fotografia. Uma moeda de cinquenta centavos e duas moedas de vinte e cinco centavos. As moedas de cinquenta e vinte e cinco centavos estão agrupadas (R$ 0,75). Acima, moeda de 1 real.   Fim da imagem.

Então, retirando os R$ 0,75 de troco, restará o valor pago por Graziela:

Imagem: Fotografia. Uma moeda de um real e uma moeda de vinte e cinco centavos. Fim da imagem.

CRÉDITO: FOTOS: BANCO CENTRAL DO BRASIL

Ou seja, 1 real e 25 centavos, ou R$ 1,25.

BNCC em foco:

EF04MA10, EF04MA25

MP212

Nosso sistema de numeração e os números na forma decimal

  1. Na última década, o Brasil conquistou quatro vezes o campeonato mundial de surfe com Gabriel Medina (2014 e 2018), Adriano de Souza (2015) e Ítalo Ferreira (2019).

    Realizado pela Liga Mundial de Surfe (WSL), o Circuito Mundial (CT) é um campeonato de pontos corridos. De março a dezembro, os melhores surfistas do mundo disputam etapas em nove locais diferentes, como Austrália, Brasil, Fiji, África do Sul, Taiti, Estados Unidos, França, Portugal e Havaí.

    Em 2019, pela primeira vez na história, dois brasileiros disputaram a final valendo o título mundial. O surfista Ítalo Ferreira, de Baía Formosa (RN), alcançou a nota 59,740 ao vencer a final do Pipe Masters, no Havaí, a última etapa do ano, contra Gabriel Medina, que terminou com 56,475. Registrando a nota 49,985, o sul africano Jordy Smith ficou em terceiro lugar.

Imagem: Fotografia. Uma pessoa está em pé, sobre uma prancha de surf e dentro de uma onda.  Fim da imagem.

LEGENDA: Ítalo Ferreira, surfista brasileiro, em Oahu, Havaí, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Complete o quadro abaixo com as notas de Gabriel Medina e de Jordy Smith.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Parte inteira

Parte decimal

D

U

d

c

m

Ítalo Ferreira (BRA)

5

9,

7

4

0

Gabriel Medina (BRA)

_____

_____

_____

_____

_____

Jordy Smith (SAF)

_____

_____

_____

_____

_____

PROFESSOR Resposta: D: 5, 4
PROFESSOR U: 6, 9,
PROFESSOR d: 4, 9,
PROFESSOR c: 7, 8
PROFESSOR m: 5, 5
  1. Complete a decomposição da nota de Ítalo Ferreira.

5 9, 7 4 0

59: 59 inteiros ou 59

7: _____ décimos ou 0,7

PROFESSOR Resposta: 7

4: _____ centésimos ou _____

PROFESSOR Resposta: 4; 0,04

0: _____ milésimos ou 0,000

PROFESSOR Resposta: 0
Imagem: Ilustração. Ítalo, jovem com cabelo castanho-claro fala: Lemos: Cinquenta e nove inteiros e setecentos e quarenta milésimos.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

Reconhecer que as regras do nosso sistema de numeração se mantêm quando aplicadas aos números escritos na forma decimal.

Atividade 1

Antes da resolução, retome o significado de valor posicional de um algarismo. Usando o Quadro Valor de Lugar, mostre que, à medida que um mesmo algarismo se desloca uma casa para a direita, seu valor é dividido por dez. Pergunte: “Que valor terá o algarismo 1 colocado na casa à direita da unidade?”. Espera-se que os estudantes percebam que, nesse caso, o algarismo 1 será a unidade dividida por 10, ou seja,1 décimo. Mostre que, para representar esse número na estrutura do nosso sistema de numeração, convencionou-se separar a ordem das unidades da ordem dos décimos por meio de uma vírgula:

Tabela: equivalente textual a seguir.

U

d

0,

1

Explore a situação do item a sugerindo aos estudantes que façam a decomposição e escrevam como se lê a nota obtida por Ítalo Ferreira.

Após os estudantes preencherem o quadro, faça outras perguntas, como: “Que valor terá o algarismo 9 quando colocado na casa à direita dos décimos? E quando colocado na casa à direita dos centésimos?”. Espera-se que respondam 9 centésimos e 9 milésimos, respectivamente. O uso de um ábaco vertical que inclua as ordens de décimos, centésimos e milésimos pode facilitar o reconhecimento de similaridades entre as leituras de representação das quantidades decimais.

No item b, são exploradas as ordens do sistema de numeração tanto pela representação quanto pela decomposição nas casas decimais.

BNCC em foco:

EF04MA10

Sugestão de leitura para o professor

Artigo

CUNHA, Micheline Rizcallah Kanaan da; MAGINA, Sandra Maria Pinto. A medida e o número decimal: um estudo sobre a elaboração de conceito em crianças do nível fundamental. Disponível em: http://fdnc.io/eUg. Acesso em: 8 mar. 2021.

MP213

  1. Depois de pesquisar o preço de 1 litro de leite de quatro marcas vendidas no bairro, Dalva fez o gráfico a seguir.
Imagem: Gráfico de colunas. Preço do litro de leite em real. No eixo vertical, o preço (em real) e no eixo horizontal, a marca.  A: 3,72 reais. B: 3,55 reais.  C: 3,75 reais.  D: 3,64 reais.  Fim da imagem.

Fonte: Pesquisa de Dalva (maio 2023).

  1. Qual é a marca mais cara? E a mais barata?

    _____

    PROFESSOR Resposta: A marca mais cara é a C; a marca mais barata é a B.
  1. Qual é a parte inteira de cada número? _____
    PROFESSOR Resposta: 3
  1. Cada quadro em branco representa um número na reta numérica. Complete os quadros com o respectivo número da reta numérica.
Imagem: Ilustração. Reta numérica de 0 a 15. Entre cada número há dez marcações.  Entre os números 0 e 1 há um espaço em branco no sexto ponto.  Entre os números 1 e 2 há um espaço em branco no oitavo ponto. Entre os números 3 e 4 há um espaço em branco no primeiro ponto. Entre os números 4 e 5 há um espaço em branco no nono ponto. Entre os números 5 e 6 há um espaço em branco no terceiro ponto. Entre os números 7 e 8 há um espaço em branco no segundo ponto. Entre os números 8 e 9 há um espaço em branco no terceiro ponto. Entre os números 10 e 11 há um espaço em branco no segundo ponto. Entre os números 11 e 12 há um espaço em branco no sexto ponto. Entre os números 13 e 14 há um espaço em branco no quarto ponto. Entre os números 14 e 15 há um espaço em branco no quinto ponto.  Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: 0,6; 1,8; 3,1; 4,9; 5,3; 7,2; 8,3; 10,2; 11,6; 13,4; 14,5
  1. Escreva um número para cada caso.
    1. Número menor que 2 que tenha apenas um algarismo na parte decimal.

      _____

      PROFESSOR Exemplo de resposta: 1,4.
    1. Número menor que 1 que tenha dois algarismos na parte decimal e que esses algarismos sejam iguais.

      _____

      PROFESSOR Exemplo de resposta: 0,33.
    1. Número cuja parte inteira seja menor que 9, com três algarismos na parte decimal e que tenha o zero na posição dos centésimos.

      _____

      PROFESSOR Exemplo de resposta: 5,304.

      Imagem: Ícone: Grupo. Fim da imagem.

      • Agora, compare suas respostas com as de alguns colegas e observe as diferenças.
        PROFESSOR Respostas variáveis.
  1. Qual é o valor do algarismo 6 em cada número?

    Imagem: Ilustração. Retângulo com o número 0,006. Fim da imagem.

    _____

    PROFESSOR Resposta: 6 milésimos.
    1. b)

      Imagem: Ilustração. Retângulo com o número 6,111 Fim da imagem.

      _____

      PROFESSOR Resposta: 6 inteiros.
    1. c)

      Imagem: Ilustração. Retângulo com o número 0,169 Fim da imagem.

      _____

      PROFESSOR Resposta: 6 centésimos.
    1. d)

      Imagem: Ilustração. Retângulo com o número 1,611. Fim da imagem.

      _____

      PROFESSOR Resposta: 6 décimos.
MANUAL DO PROFESSOR

Esse artigo apresenta um estudo sobre a relação entre o conceito de número e o conceito de medida por meio de uma investigação das concepções de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre os números decimais em diferentes contextos.

Atividade 2

Esta atividade explora a leitura e a interpretação de dados em gráfico de barras com números na forma decimal.

Atividade 3

Os estudantes devem perceber que, nessa representação de reta numérica, de um número para outro o segmento foi dividido em 10 partes iguais, cada parte representando 1 décimo (0,1).

Atividade 4

Discuta com os estudantes as várias respostas possíveis, todas envolvendo números maiores que zero.

No item a, o número pedido é do tipo __,__. Como deve ser menor que 2, há duas possibilidades para sua parte inteira: 0 ou 1. Quanto à parte decimal, pode ser qualquer algarismo: 0, 1, 2, …, 8, 9.

No item b, como o número pedido deve ser menor que 1, só há uma possibilidade para a parte inteira: 0. Como os dois dígitos da parte decimal devem ser iguais, há nove possibilidades: 0,11; 0,22; 0,33; 0,44; 0,55; 0,66; 0,77; 0,88; 0,99.

No item c, as possibilidades para a parte inteira são: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8. Quanto à parte decimal, valem quaisquer combinações de algarismos para décimos e milésimos, mas o algarismo dos centésimos deve ser zero.

Atividade 5

Esta atividade reforça a noção de valor posicional, pois explora o valor numérico de um mesmo algarismo (6) em cada ordem decimal em estudo. Os estudantes podem dar respostas diferentes das mostradas; por exemplo, no item c, 60 milésimos, e no item d, 600 milésimos.

BNCC em foco:

EF04MA10

MP214

Medições

Imagem: Ícone: Grupo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.
  1. Converse com seus colegas sobre as questões a seguir.
    1. A medida da altura de cada um de vocês é sempre um número inteiro de metro?
    1. A medida da massa de cada um de vocês é sempre um número inteiro de quilograma?
      PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os estudantes percebam que nos itens a e b as medidas, na maioria das vezes, são expressas por um número na forma decimal. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Descubra o que os números na forma decimal indicam em cada situação: medida de capacidade , medida de comprimento , medida de massa ou quantia em dinheiro.
Imagem: Ilustração. Um jogo de tabuleiro. Ao lado, placa com o preço: R$ 35,85.    Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: Quantia em dinheiro.
Imagem: Fotografia. Um melão sobre uma balança. No visor, o peso: 1.380.   Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: Medida de massa.
Imagem: Fotografia. Placa circular com borda vermelha. No centro, o número 4,3 m.   Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: Medida de comprimento.
Imagem: Fotografia. Uma garrafa com destaque para a etiqueta e a informação: Conteúdo 1,5 L.  Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: Medida de capacidade.
  1. Veja como Larissa e Bianca descobriram quantos gramas de bananas havia na balança.
Imagem: Ilustração. Um jovem com cabelo preso e a mão esquerda sob o queixo fala: Eu sei que 1 quilograma é o mesmo que 1.000 gramas. Então, cada grama é o mesmo que 1 milésimo de quilograma, ou seja: 1 g = 0,001 kg. Na frente dela, uma jovem com cabelo curto completa: E 0,500 kg é o mesmo que 500 milésimos de quilograma, ou seja, 500 gramas. Entre elas há três bananas sobre uma balança. No visor, o peso: 0,500 kg. Fim da imagem.
  1. Qual é a massa em grama de um mamão de 0,340 kg?

    _____

    PROFESSOR Resposta: 340 gramas.
  1. 1,5 kg de feijão corresponde a quantos gramas de feijão? _____
    PROFESSOR Resposta: 1.500 gramas.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

Compreender medidas (comprimento, massa e capacidade) representadas com números decimais.

Este tópico retoma o trabalho com medidas, já desenvolvido em outros momentos, para relacioná-las aos números escritos na forma decimal, uma vez que a maioria das medidas é assim representada.

Atividade 1

Se possível, leve algumas fitas métricas para a sala de aula e peça aos estudantes que, reunidos em grupos, meçam a altura dos colegas, anotando as medidas no caderno, na forma decimal e na escrita por extenso. Em relação à massa, caso não seja possível disponibilizar uma balança, antes de propor a atividade, peça aos estudantes que, como lição de casa, registrem suas massas.

Atividade 2

Esta atividade trabalha a associação entre representações decimais e medidas de comprimento, de massa, de capacidade e de quantias do nosso sistema monetário.

Esclareça aos estudantes que, muitas vezes, o ponto no número da indicação da balança representa a vírgula.

Atividade 3

Esta atividade exemplifica a conversão de medidas, o que possibilita trabalhar com as noções de décimos, centésimos e milésimos.

BNCC em foco:

EF04MA10, EF04MA20

Sugestões de atividades

Números decimais na calculadora

Peça aos estudantes que, reunidos em duplas e usando uma calculadora, realizem a seguinte atividade: um deles digita um número menor que 1 na forma decimal, podendo ter casas decimais até a ordem dos décimos, dos centésimos ou dos milésimos. Depois, entrega ao colega a calculadora com o número registrado no visor, para que ele descubra qual divisão pode resultar no número observado. Por exemplo: o número 0,3 (três décimos) pode ser obtido pela divisão 3 ÷ 10; o número 0,23 (vinte e três centésimos), pela divisão 23 ÷ 100; o número 0,529 (quinhentos e vinte e nove milésimos), pela divisão 529 ÷ 1.000.

MP215

  1. Use uma régua para medir o comprimento de cada traço em milímetro. Depois, expresse essa medida em centímetro. Lembre-se de que 1 centímetro é o mesmo que 10 milímetros.

a)

Imagem: Ilustração. Uma linha horizontal vermelha com 5,3 centímetros.  Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: 53 milímetros; 5,3 centímetros.

b)

Imagem: Ilustração. Uma linha horizontal verde com 4,8 centímetros.  Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: 48 milímetros; 4,8 centímetros.
  1. Leia algumas especificações técnicas (características) de um rádio e descubra qual esquema corresponde a esse rádio. _____
    PROFESSOR Resposta: Esquema B.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Especificações técnicas

Altura

127 milímetros

Largura

350 milímetros

Profundidade

117 milímetros

Imagem: Ilustração. Um rádio cinza.  Fim da imagem.

Esquema A

Imagem: Ilustração. Um paralelepípedo verde com 1,27 cm de altura, 3,50 cm de largura e 1,17 cm de profundidade.  Fim da imagem.

Esquema B

Imagem: Ilustração. Um paralelepípedo verde com 12,7 cm de altura, 35 cm de largura e 11,7 cm de profundidade.  Fim da imagem.
  1. Leia o texto, observe as imagens a seguir e responda às questões.
Imagem: Ilustração. Uma tela com a informação: A unidade de medida litro (L) pode ser dividida em 1.000 partes iguais. Cada uma dessas partes, que é 1 milésimo do litro, corresponde a 1 mililitro (mL), ou seja: 1 mL = 0,001 L.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma garrafa de água com 1,5 L e uma latinha de suco com 375 mL.   Fim da imagem.
  1. Qual é a capacidade da garrafa de água em mililitro? _____
    PROFESSOR Resposta: 1.500 mL
  1. A lata cheia contém quantos litros de suco? _____
    PROFESSOR Resposta: 0,375 L
  1. Complete as frases com números na forma decimal.
    1. 15 centímetros é o mesmo que _____ metro.
      PROFESSOR Resposta: 0,15
    1. 355 mililitros é o mesmo que _____ litro.
      PROFESSOR Resposta: 0,355
    1. 400 gramas é o mesmo que _____ quilograma.
      PROFESSOR Resposta: 0,400
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 4

A própria régua é um recurso interessante para observar que cada centímetro corresponde a 10 milímetros e que, portanto, 1 milímetro é 1 décimo do centímetro. Por isso, 53 milímetros é o mesmo que 5,3 centímetros e 48 milímetros é o mesmo que 4,8 centímetros.

Recomendamos que sejam evitadas “regras” de conversão que não tenham significado para os estudantes, como “caminhar a vírgula para a esquerda (ou para a direita)”.

Atividade 5

Transformar medidas de uma unidade para outra pode trazer algumas dificuldades para estudantes dessa faixa etária. Observe se eles percebem que as unidades de medida relacionadas nesta atividade são o milímetro e o centímetro, cuja relação fica mais perceptível após a realização da atividade anterior (1 cm é o mesmo que 10 mm).

Atividades 6 e 7

Se julgar oportuno, lembre-os de que:

1 metro corresponde a 100 centímetros;

1 litro corresponde a 1.000 mililitros;

1 quilograma corresponde a 1.000 gramas.

BNCC em foco:

EF04MA10, EF04MA20

Lendo números na forma decimal

Divida a classe em duplas. Peça a cada estudante que escreva cinco números na forma decimal, com três casas decimais, para que o outro estudante da dupla leia em voz alta. Observe como eles leem os números cuja parte inteira é diferente de zero.

MP216

Compreender problemas

Para resolver

Problema 1

Veja os folhetos de promoções de um supermercado.

Imagem: Ilustração. Quatro panfletos com as informações:  Panfleto 1: LOJA X. LEITE EM PÓ 12 REAIS.  Panfleto 2: NO NOSSO MERCADO. LEITE EM PÓ Pague metade do preço da Loja X.  Panfleto 3: LOJA X. Rolo de fita adesiva de 40 metros 8 reais.  Panfleto 4: NO NOSSO MERCADO. Leve um rolo de fita adesiva com um quarto de comprimento a mais que o da Loja X pelos mesmos 8 reais.  Fim da imagem.

Problema 2

Raquel tirou algumas fotografias em seus 40 dias de férias. Veja algumas delas.

Imagem: Ilustrações. Cartão postal amarelo com a informação: Passei metade das minhas férias em Guarapari, na casa da tia Célia. Lá há praias muito bonitas. Ao lado, foto de uma praia.  Cartão postal verde com a informação: Na chácara em que meu primo Juarez mora, que fica em Minas Gerais, eu passei metade do tempo que fiquei em Guarapari. Ao lado, foto de uma chácara.  Cartão postal rosa com a informação: Na casa da vovó Estela, eu fiquei uma semana. Comi bolo todos os dias. Acima, foto de uma senhora sorrindo. Cartão postal roxo com a informação: O restante das férias passei no sítio onde eu moro. Acima, foto de um sítio.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

Elaborar problemas com base em dados apresentados em imagens.

A proposta destas atividades é trabalhar a formulação de questões com base em dados fornecidos em imagens. Vale notar que propostas de elaboração e escrita de problemas matemáticos não mobilizam apenas a criatividade. Para criar questões com significado, em contextos que incluam dados fornecidos, os estudantes precisam, antes de tudo, perceber as possíveis relações matemáticas entre esses dados, para só então escolherem questões que atendam a cada caso e deduzirem se as respectivas resoluções exigem uma ou mais etapas, assim como as operações matemáticas apropriadas para tal. Além disso, escrita e leitura são habilidades que precisam ser trabalhadas em todas as disciplinas, inclusive na Matemática.

Para resolver

Problema 1

Na parte da ilustração que mostra preços de leite em pó vendido em embalagens de mesma massa (800 g), os estudantes devem comparar os preços pagos no Nosso Mercado com os pagos na Loja X. Já na parte da ilustração das fitas adesivas de mesmo preço, devem comparar os diferentes comprimentos de fita oferecidos pelos estabelecimentos. Outras questões relacionadas com essas imagens são: “Qual é o preço pago por 100 g de leite em cada mercado? Qual é o preço de cada metro de fita adesiva na Loja X? E no Nosso Mercado?”.

Problema 2

Os estudantes devem observar o período de férias de Raquel e as anotações nas fotografias para que possam elaborar as duas questões.

BNCC em foco:

EF04MA09, EF04MA25

MP217

Para refletir

  1. Marque com um X as questões adequadas ao Problema 1. Depois, responda àquelas que você assinalou.

    ( ) Quantos reais o supermercado faturou com a venda de leite em pó e de fita adesiva?

    ( ) Quantas embalagens de leite em pó foram vendidas durante a promoção?

    ( ) Quantos metros mede o rolo de fita adesiva no Nosso Mercado?

    ( ) Qual é o preço da lata de leite em pó no Nosso Mercado?

    PROFESSOR Respostas corretas: Quantos metros mede o rolo de fita adesiva no Nosso Mercado?
    PROFESSOR Qual é o preço da lata de leite em pó no Nosso Mercado?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Fita adesiva no Nosso Mercado: 50 metros.
    PROFESSOR Lata de leite em pó no Nosso Mercado: 6 reais.
  1. Um estudante leu o Problema 1 e fez as seguintes perguntas. Responda a cada uma delas.
    1. Quanto custam Ilustração. Três embalagens de leite em pó. no Nosso Mercado? _____
      PROFESSOR Resposta: 18 reais.
    1. No Nosso Mercado, em Ilustração. Dois rolos de fita adesiva. há quantos metros de fita adesiva? _____
      PROFESSOR Resposta: 100 metros.
    1. De acordo com o anúncio, quanto custam Ilustração. Dois rolos de fita adesiva. na concorrência? _____
      PROFESSOR Resposta: 16 reais.
  1. Usando as informações das imagens do Problema 2, responda às questões.
    1. Onde Raquel passou mais tempo: na casa da vovó Estela ou na chácara com seu primo Juarez? _____
      PROFESSOR Resposta: Na chácara com seu primo Juarez.
    1. Em que cidade Raquel mora? _____
      PROFESSOR Resposta: Impossível saber com base nos dados apresentados.
    1. Quantos dias Raquel ficou em Guarapari? _____
      PROFESSOR Resposta: 20 dias.
    1. Quantos dias Raquel ficou no sítio onde ela mora? _____
      PROFESSOR Resposta: 3 dias.

      Imagem: Ícone: Grupo. Fim da imagem.

  1. Reúna-se com dois colegas e façam o que se pede.

    Leia as questões que seus colegas inventaram para os dois problemas.

    Verifique se a redação está adequada e, caso não esteja, sugira alterações.

    Ouça seus colegas e faça os ajustes também em suas questões.

    PROFESSOR Respostas variáveis.
MANUAL DO PROFESSOR

Para refletir

Atividade 1

Os estudantes devem analisar a adequação das questões apresentadas levando em consideração os dados disponíveis na ilustração do Problema 1. A primeira pergunta (“Quantos reais o supermercado faturou com a venda de leite em pó e fita adesiva?”) não é adequada porque não foi fornecida a quantidade vendida de cada produto. A segunda pergunta (“Quantas embalagens de leite em pó foram vendidas durante a promoção?”) também não é adequada, porque essa informação não foi fornecida e não é possível obtê-la por meio dos dados apresentados. A terceira pergunta (“Quantos metros mede o rolo de fita adesiva no Nosso Mercado?”) pode ser respondida com base nos dados apresentados: 1 4 de 40 metros é igual a 10 metros, portanto, o rolo de fita no Nosso Mercado mede 40 metros mais 10 metros, ou seja, 50 metros. A quarta pergunta (“Qual é o preço da lata de leite em pó no Nosso Mercado?”) pode ser respondida com base no preço da lata de leite na Loja X: 1 2 de 12 reais é igual a 6 reais.

Atividade 2

Explore o raciocínio proporcional dos estudantes. Observe se eles percebem que o preço de 3 latas de leite na Loja X corresponde a 3 vezes 12 reais, ou seja, 36 reais, e, portanto, no Nosso Mercado, elas custam a metade de 36 reais, que é 18 reais.

Atividade 3

Esta atividade possibilita verificar se os estudantes consideraram todas as informações do Problema 2, fornecidas nas fotografias de Raquel, para responder às questões.

BNCC em foco:

EF04MA09, EF04MA25

Atividade 4

Quando são solicitados a analisarem questões que foram inventadas por colegas, os estudantes têm a oportunidade de julgar a coerência de ideias e a organização e clareza na expressão dessas ideias, assim como exercitar a troca de ideias e as capacidades de crítica e de argumentação.

MP218

A Matemática me ajuda a ser

... uma pessoa que se preocupa com o meio ambiente

Algumas vezes, as personagens de histórias em quadrinhos chamam a nossa atenção para assuntos muito importantes. Veja, por exemplo, estas tirinhas da Turma da Mônica e do Menino Maluquinho.

TURMA DA MÔNICA

Mauricio de Sousa

Imagem: Tirinha composta por quatro quadros. Apresenta Cebolinha, menino com cinco fios de cabelo, camiseta verde, bermuda preta e sapatos marrons, que troca o R pelo L. As falas estão dentro de balões.  Quadro um: Cebolinha está sentado na margem de um lago e puxando uma vara de pescar para cima. Há uma bota pendurada na ponta da vara e o menino fala nervoso: POLCALIA! SÓ PEGO ESSAS TLANQUEILAS! Ao seu lado há botas e latas.  Quadro dois: Cebolinha caminha com a vara de pescar no ombro e fala nervoso: AMANHÃ EU VOLTO PLA TENTAR PESCAR DE NOVO!  Quadro três: NO OUTRO DIA... Cebolinha sai de casa com a vara de pescar apoiada no ombro e assobia. Ao fundo, o sol nascendo.  Quadro quatro: Cebolinha anda em direção a margem do lago e sorri. Na frente dele há três peixes no lago segurando latas. Um deles fala: EI, TURMA! O LIXEIRO CHEGOU!   Fim da imagem.

TURMA DA MÔNICA

Mauricio de Sousa

Imagem: Tirinha composta por um quadro. Apresenta Bidu, cachorro azul com bigode preto. As falas estão dentro de balões.  Quadro um: Um peixe cinza caminha segurando uma mala. Ao seu lado, um peixe rosa segura um filhote de peixe no colo e um peixe pequeno e azul a segue. Atrás deles, Bidu os observa sentado na margem de um rio e fala: É! A POLUIÇÃO DOS RIOS ESTÁ SE TORNANDO UM CASO DRAMÁTICO! Ao seu lado, o rio está com muito lixo boiando.   Fim da imagem.

MENINO MALUQUINHO

Ziraldo

Imagem: Tirinha composta por três quadros. Apresenta Menino Maluquinho, menino com uma panela na cabeça. E Carol, menina com cabelo preso e biquini preto. As falas estão dentro de balões.  Quadro um: Carol está dentro do mar com os olhos arregalados, a boca aberta e os braços para cima. Ela fala em voz alta: SOCORRO! UMA ÁGUA-VIVA! Na frente dela há um objeto boiando na água. Ao seu lado, Menino Maluquinho se aproxima.  Quadro dois: Menino Maluquinho segura uma sacola plástica, sorri e fala: NÃO É UMA ÁGUA-VIVA, CAROL! É SÓ UM SACO PLÁSTICO! Ao seu lado, a menina observa com os olhos arregalados e a boca aberta.  Quadro três: Carol se afasta assustada e fala em voz alta: SOCORRO! POLUIÇÃO! Atrás dela, Menino Maluquinho segura o saco plástico e olha para frente.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

Ler e interpretar histórias em quadrinhos que exploram situações sobre o meio ambiente.

A proposta desta dupla de páginas é levar os estudantes a refletirem sobre a degradação ambiental causada pelo ser humano. A linguagem escolhida para despertar a atenção para essas questões foi a das histórias em quadrinhos, que têm forte apelo junto aos estudantes.

Sugestão de atividade

Pesquisa

Peça aos estudantes que levem para a sala de aula recortes de revistas e jornais com matérias que abordem algum tipo de intervenção danosa do ser humano na natureza. Escolha então alguns deles para lerem o texto pesquisado em voz alta e discutirem com a classe os temas presentes nas matérias. Ajude-os perguntando o que determinada ação pode trazer como consequência, de que forma isso poderia ser mudado, quem poderia melhorar a situação etc.

BNCC em foco:

EF04MA09

MP219

Tome nota

  1. Na primeira tirinha, por que o Cebolinha ficou bravo?

    _____

    PROFESSOR Exemplo de resposta: porque ele não conseguia pescar peixes.
  1. Na segunda tirinha, por que os peixes estão indo embora?

    _____

    PROFESSOR Exemplo de resposta: porque o rio onde eles vivem está poluído.
  1. Do que trata a tirinha do Menino Maluquinho?

    _____

    PROFESSOR Exemplo de resposta: poluição.
  1. O que há de parecido nas três tirinhas?

    _____

    PROFESSOR Exemplo de resposta: as três tratam do tema poluição das águas.

Reflita

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.
  1. Observe as imagens a seguir e responda.
PROFESSOR Respostas pessoais.

a)

MENINO MALUQUINHO

Ziraldo

Imagem: Ilustração. Carol se afasta assustada e fala em voz alta: SOCORRO! POLUIÇÃO! Atrás dela, Menino Maluquinho segura o saco plástico e olha para frente.   Fim da imagem.

Você também pediria socorro se estivesse na situação de Carol? Por quê?

b)

Imagem: Fotografia. Placa vermelha com formato de losango. No centro, a informação: ÁGUA IMPRÓPRIA PARA BANHO. Fim da imagem.

Você entraria no mar se visse a placa acima? Justifique sua resposta.

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

  1. Reúna-se com um colega e façam juntos, no caderno, uma lista de ações que poderiam ajudar a diminuir com a poluição de nosso planeta.
    PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Tome nota

Pode-se relacionar na lousa todas as respostas da classe, promovendo uma discussão para aprofundar a compreensão que eles têm das tirinhas.

Atividade 1

Aproveite a questão para discutir as condições de saneamento básico. Comente que o saneamento inclui principalmente o abastecimento de água e o sistema de esgoto. Pode-se pedir aos estudantes que façam uma pesquisa para verificar tais condições em seu município.

Atividade 2

Comente que, na realidade, os peixes não conseguem ir embora do rio e muitos acabam morrendo por causa da poluição.

Amplie a discussão sobre a poluição da água enfatizando a importância desse recurso natural para a sobrevivência dos seres vivos. Converse sobre as consequências da poluição em mares e rios.

Atividade 3

Converse com a turma sobre a importância de não poluir as praias, colaborando com a limpeza e o adequado armazenamento do lixo produzido, e também sobre os perigos de entrar em águas impróprias: elas podem expor os banhistas a bactérias e vírus causadores de doenças.

Reflita

Espera-se que os estudantes listem ações e percebam que parte delas é simples e ajuda a diminuir a poluição (o descarte do lixo deve ser feito somente em locais adequados; reduzir a produção de lixo, fazendo reaproveitamentos e reúsos; consumir produtos com embalagens recicláveis etc.).

BNCC em foco:

EF04MA09

MP220

Compreender informações

Ler e interpretar tabela e gráfico de barras

  1. Após uma visita ao zoológico, o professor Fábio, do Colégio Imparare, fez uma pesquisa para saber o animal preferido dos estudantes das quatro salas do 4º ano. Todos os estudantes dessas salas foram ao zoológico e participaram da pesquisa. Cada estudante escolheu apenas um animal.

Animal preferido dos estudantes do 4º ano

Tabela: equivalente textual a seguir.

Animal

Número de estudantes

Serpente

15

Elefante

20

Macaco

40

Girafa

35

Tigre

50

Camelo

10

Fonte: Estudantes do 4º ano do Colégio Imparare (maio 2023).

Imagem: Ilustração. Um professor está em pé e com a mão esquerda virada para cima. Atrás dele há imagens de animais em uma lousa. Na frente dele, dois alunos o observam sentados em carteiras escolares. Fim da imagem.
  1. Qual foi o animal mais escolhido pelos estudantes do 4º ano? _____
    PROFESSOR Resposta: Tigre.

    Quantos estudantes escolheram a girafa? _____

    PROFESSOR Resposta: 35 estudantes.
  1. Quantos estudantes há nas quatro salas do 4º ano dessa escola? Explique como você pensou para determinar essa quantidade. _____
    PROFESSOR Resposta: 170 estudantes.
  1. Leia e complete com as informações corretas.
    PROFESSOR Resposta pessoal.

    Após todos escolherem o animal preferido, Fábio escreveu o seguinte texto:

Todos os _____ estudantes do 4º ano foram ao zoológico e escolheram o animal preferido. O _____ foi o animal preferido pela maioria dos estudantes, com _____ votos. Em segundo lugar foi _____ , com _____ votos e, em terceiro, _____, com _____ votos.

Além desses animais, os estudantes também escolheram _____ , _____e _____.

PROFESSOR Resposta: 170; tigre; 50; o macaco; 40; a girafa; 35; o elefante; a serpente; o camelo.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos

Ler e interpretar dados em tabela e em gráfico de barras.

Escrever uma síntese sobre os dados apresentados.

Dados numéricos resultantes de pesquisas estatísticas podem ser organizados de várias maneiras, de acordo com o público a que se destinam e com o objetivo da veiculação de tais informações.

Tanto as tabelas quanto os gráficos são recursos muito comuns para apresentar dados. Nas aulas de Matemática do Ensino Fundamental, essas representações possibilitam muitos trabalhos e o desenvolvimento de diversas habilidades e conteúdos.

Atividade 1

A atividade tem como objetivo mostrar aos estudantes um modo de escrever um texto que sintetiza as informações presentes na tabela. Se considerar adequado, pergunte aos estudantes sobre as informações que eles consideram importantes e que poderiam ser acrescentadas a esse texto.

BNCC em foco:

EF04MA27

Sugestão de atividade

Coleta e análise de dados

Peça aos estudantes que pesquisem um tema de interesse comum e registrem suas preferências na lousa. O tema deve permitir que as preferências sejam expressas por diferentes categorias. Depois, eles devem organizar esses dados em uma tabela e transpô-los para um gráfico de barras horizontais, de modo que os resultados possam ser analisados visualmente.

Incentive a turma a inventar perguntas com base nos dados do gráfico e discutam as respostas dadas.

MP221

  1. A agência de viagens Voo Bom quer escolher uma cidade do país para montar um pacote promocional. Para isso, ela fez uma pesquisa com 1.400 pessoas. Veja alguns resultados da pesquisa.
Imagem: Ilustração. Duas mãos segurando um tablet. Na tela, imagem de uma praia: A maioria das pessoas prefere Fortaleza. Abaixo, foto de um farol atrás de uma construção e ao lado do mar: Salvador foi mais escolhida que Maceió. Ao lado, foto de uma igreja dourada e uma construção grande com uma abóbada colorida no topo: Ouro Preto e Manaus tiveram a mesma preferência.  Fim da imagem.
  1. Observe o gráfico abaixo, que representa os dados da pesquisa, e complete-o com o nome das cidades e o número de pessoas que preferiram cada uma delas.
Imagem: Gráfico em barras. Cidades turísticas preferidas. No eixo vertical, as cidades e no eixo horizontal, o número de pessoas.  Cidade: espaço para resposta.  Número de pessoas: espaço para resposta.  Cidade: espaço para resposta.  Número de pessoas: 150. Cidade: espaço para resposta.  Número de pessoas: espaço para resposta.  Cidade: espaço para resposta.   Número de pessoas: espaço para resposta.  Cidade: espaço para resposta.   Fim da imagem.

Fonte: pesquisa realizada pela agência de viagens Voo Bom (janeiro a março de 2023 ).

PROFESSOR Resposta: Ouro Preto ou Manaus; Fortaleza; Maceió; Manaus ou Ouro Preto; Salvador.
PROFESSOR 250; 350; 500.
  1. Em sua opinião, qual cidade deveria ser escolhida pela agência de viagens para o pacote promocional?

    _____

    PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 2

Nesta atividade, os estudantes devem completar o gráfico com as informações do resultado da pesquisa. Analise se eles respondem adequadamente às questões propostas. É importante conversar sobre a escala do gráfico; observe como fazem para determinar a quantidade de pessoas correspondente a cada retângulo. Talvez eles percebam que, por exemplo, se 3 retângulos pintados correspondem a 150 pessoas, então cada retângulo corresponde a 150 pessoas ÷ 3 = 50 pessoas.

No item b, a resposta é pessoal, mas deve ser justificada. Por exemplo, um estudante pode argumentar que a promoção deve ser feita para Ouro Preto (que tem a menor preferência, assim como Manaus), a fim de incentivar o turismo na região. Também pode ser dito que a promoção é mais interessante para Fortaleza, já que é o destino preferido e atrairá mais pessoas.

BNCC em foco:

EF04MA27

MP222

O que você aprendeu

Avaliação processual

  1. Tiago e Laura desenharam, cada um, uma figura e representaram a parte pintada dos desenhos de duas formas diferentes. Observe.
Imagem: Ilustração. Laura, jovem com cabelo preso segura um papel com a imagem de uma faixa dividida em dez partes e três estão pintadas de verde. Abaixo, a informação: três décimos ou 0,03. Ao lado. Tiago, jovem com cabelo castanho segura um papel com a imagem de uma faixa dividida em dez partes e seis estão pintadas de vermelho. Abaixo, a informação: seis décimos ou 0,06.  Fim da imagem.
  1. Sabe-se que 1 2 de 100 pessoas que estão na fila de uma exposição tem menos de 15 anos de idade. Quantas são essas pessoas?

    _____

    PROFESSOR Resposta: 50 pessoas.
  1. Camila e sua mãe foram ao cinema e ficaram 1 3 de hora na fila para comprar ingressos. Quantos minutos elas ficaram na fila?

    _____

    PROFESSOR Resposta: 20 minutos.
Imagem: Ilustração. Uma mulher e uma menina estão em uma fila de um guichê.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um medidor de combustível. À esquerda, o número 0 e à direita, o número 1. Entre eles há três marcações e o ponteiro está sobre a primeira após o número 0. Fim da imagem.
  1. O tanque de um carro, com capacidade para 40 litros de combustível, está com menos de 1 4 de sua capacidade. Esse carro está com aproximadamente quantos litros de combustível?

    _____

    PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os estudantes respondam que o carro está com menos de 10 litros de combustível, aproximadamente. Fim da observação.

    Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

    Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

    • Agora, converse com um colega sobre como cada um pensou para resolver o problema.
      PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

Retomar os conceitos estudados.

A seção possibilita a sistematização de vários conceitos desenvolvidos ao longo da Unidade, além de ser um instrumento para avaliação formativa.

Atividade 1

Nesta atividade, os estudantes precisam observar que a representação escrita na forma decimal não corresponde à representação na forma de fração. Três décimos na forma decimal se escreve 0,3, e seis décimos, 0,6.

Atividade 2

Espera-se que os estudantes já relacionem a fração 1 2 à metade de um inteiro e percebam que a quantidade de pessoas com menos de 15 anos é igual a 50 pessoas.

Atividade 3

Nesta atividade, os estudantes são incentivados a pensarem em representações inteiras de medidas representadas por frações.

Atividade 4

Observando a ilustração, os estudantes devem perceber que o ponteiro indica a fração da capacidade total do tanque correspondente ao combustível disponível no tanque, e que de 0 a 1 há quatro partes iguais, ou seja, cada intervalo corresponde a 1 4 (um quarto) da capacidade do tanque. A marca após a marca zero indica 1 4 da capacidade, a 2ª marca indica 2 4 ou metade da capacidade do tanque, a 3ª marca, 3 4 e a últimamarca, 4 4 ou seja, tanque cheio.

Como o tanque está com menos de 1 4 de sua capacidade, ele tem menos de 10 litros (40 ÷ 4 = 10).

BNCC em foco:

EF04MA09, EF04MA10

MP223

  1. Observe as moedas a seguir.

Moedas de centavos de real

Imagem: Fotografia. Uma moeda de cinquenta centavos, uma moeda de vinte e cinco centavos, uma moeda de dez centavos, uma moeda de cinco centavos e uma moeda de um centavo.    Fim da imagem.
  1. R$ 0,35 - _____
    PROFESSOR Resposta: Exemplo de resposta: 1 moeda de R$ 0,25 e 1 moeda de R$ 0,10.
  1. R$ 0,76 - _____
    PROFESSOR Resposta: Exemplo de resposta: 1 moeda de R$ 0,50, 1 moeda de R$ 0,25 e 1 moeda de R$ 0,01.
  1. R$ 0,98 - _____
    PROFESSOR Resposta: Exemplo de resposta: 1 moeda de R$ 0,50, 1 moeda de R$ 0,25, 2 moedas de R$ 0,10 e 3 moedas de R$ 0,01.
  1. Cerque com uma linha a letra que corresponde à localização do número 1,56 na reta numérica em cada caso.

a)

Imagem: Ilustração. Reta numérica. À esquerda, o número 1 e à direita, o número 2. Entre eles há a letra A e à direita do número 2, a letra B.  Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: A

b)

Imagem: Ilustração. Reta numérica. Da esquerda para a direita: 1,50, 1,53, A, B, 1,58, 1,60.  Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: B
  1. Janaína escreveu, na forma decimal, os números 15085 e 1538, mas se esqueceu de colocar a vírgula.

    Coloque a vírgula nos números que Janaína escreveu sabendo que o algarismo 8 tem o mesmo valor posicional nos dois números e que o maior número é aquele que tem o algarismo 3.

    _____

    PROFESSOR Resposta possível: 150,85 e 153,8

Autoavaliação

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 5

Espera-se que os estudantes possam relacionar centésimos e centavos do real. Pergunte: “De que outra forma é possível calcular essa quantia?”. Eles podem perceber que a quantia também pode ser obtida com outras combinações de moedas. Se julgar oportuno, proponha situações comerciais: “Preciso de 1 real para comprar uma borracha. Quantas moedas de R$ 0,25 são necessárias?”.

Atividade 6

Discuta com os estudantes como se pode comparar cada par de números sem o uso da reta numérica.

Atividade 7

Considerando as informações dadas, alguns números na forma decimal podem ser 150,85 e 153,8; 15,085 e 15,38; 1,5085 e 1,538 etc.

Autoavaliação

Na primeira questão, os estudantes deverão avaliar se compreendem o uso de representações fracionárias relacionado à ideia de parte e todo, trabalhada com ênfase no início da Unidade.

Na segunda questão, deverão verificar se já conseguem identificar situações do cotidiano em que números na forma decimal são comuns, como nas medidas de comprimento ou nos valores monetários.

BNCC em foco:

EF04MA10

MP224

Comentários para o professor:

Conclusão da Unidade 6

Conceitos e habilidades desenvolvidos nesta Unidade podem ser identificados por meio de uma planilha de avaliação da aprendizagem, como a que apresenta os principais objetivos, a seguir. O professor poderá copiá-la, fazendo os ajustes necessários, de acordo com sua prática pedagógica.

Ficha de avaliação e acompanhamento da aprendizagem

Nome: _____

Ano/Turma: _____ Número: _____ Data: _____

Professor(a): _____

Legenda de Desempenho: S: Sim N: Não P: Parcialmente

Tabela: equivalente textual a seguir.

Objetivos de aprendizagem

Desempenho

Observação

Reconhece as frações unitárias mais usuais um meio.##<math><mfrac><mn>1</mn><mn>2</mn></mfrac></math>, um terço##<math><mfrac><mn>1</mn><mn>3</mn></mfrac></math>, um quarto##<math><mfrac><mn>1</mn><mn>4</mn></mfrac></math>, um quinto##<math><mfrac><mn>1</mn><mn>5</mn></mfrac></math>, um décimo##<math><mfrac><mn>1</mn><mn>10</mn></mfrac></math>e um centésimo##<math><mfrac><mn>1</mn><mn>100</mn></mfrac></math>como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso?

_____

_____

Lê, escreve e compreende o significado de fração, localização de frações em retas numéricas?

_____

_____

Relaciona representações de frações com a de números na forma decimal?

_____

_____

Reconhece que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional e relaciona décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro?

_____

_____

Faz uso correto de números na forma decimal no contexto de medidas e no sistema monetário brasileiro?

_____

_____

Resolve e elabora problemas que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável?

_____

_____

Lê, interpreta e compara dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e gráficos de barras ou de colunas?

_____

_____

Consegue medir e estimar comprimentos, massas e capacidade utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais?

_____

_____

Compreende e exercita o respeito às diferenças de opiniões e de propostas nos trabalhos em grupo?

_____

_____

Nos trabalhos em grupo, elabora propostas e as defende com argumentos plausíveis?

_____

_____

MP225

Sugestão de ficha de autoavaliação do estudante

O processo de avaliação formativa dos estudantes pode incluir seminários ou atividades orais; rodas de conversa ou debates; relatórios ou produções individuais; trabalhos ou atividades em grupo; autoavaliação; encenações e dramatizações; entre muitos outros instrumentos e estratégias.

Além da ficha de avaliação e acompanhamento da aprendizagem, fichas de autoavaliação, como a reproduzida a seguir, também podem ser aplicadas ao final do bimestre sugerido ou quando julgar oportuno. O professor pode fazer os ajustes de acordo com as necessidades da turma.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Autoavaliação

Nome:

Marque um X em sua resposta para cada pergunta.

Sim

Mais ou menos

Não

1. Presto atenção nas aulas?

_____

_____

_____

2. Pergunto ao professor quando não entendo?

_____

_____

_____

3. Sou participativo?

_____

_____

_____

4. Respeito meus colegas e procuro ajudá-los?

_____

_____

_____

5. Sou educado?

_____

_____

_____

6. Faço todas as atividades com capricho?

_____

_____

_____

7. Trago o material escolar necessário e cuido bem dele?

_____

_____

_____

8. Cuido dos materiais e do espaço físico da escola?

_____

_____

_____

9. Gosto de trabalhar em grupo?

_____

_____

_____

10. Respeito todos os meus colegas de turma, professores e funcionários?

_____

_____

_____