MP251

Comentários para o professor:

Introdução da Unidade 8

A Unidade 8 tem como foco tratar os conhecimentos a serem desenvolvidos na Unidade Temática Geometria. Assim, a abertura traz, em página dupla, uma imagem com informações a serem exploradas nas questões propostas na seção Para refletir..., que estimulam o estudante a mobilizar os conhecimentos anteriores sobre ângulos associados à ideia de giro (de uma volta, de meia-volta e de um quarto de volta) e de paralelismo e perpendicularidade entre retas e segmentos de reta, mesmo que intuitivos.

Dando continuidade ao trabalho realizado no 3º ano, de movimentação de pessoas e objetos no espaço, incluindo mudanças de direção e sentido, com base em diferentes pontos de referência, esta Unidade busca descrever deslocamentos e localização de pessoas e de objetos no espaço, por meio de malhas quadriculadas e representações como desenhos, mapas, croquis, empregando termos como direita e esquerda, mudanças de direção e sentido, intersecção, transversais, paralelas e perpendiculares. Pretende-se, dessa forma, preparar os estudantes para o 5º ano, no qual vão utilizar e compreender diferentes representações para a localização de objetos no plano, como mapas, células em planilhas eletrônicas e coordenadas geográficas, a fim de desenvolverem as primeiras noções de coordenadas cartesianas; e interpretação, descrição e representação da localização ou movimentação de objetos no plano cartesiano (1º quadrante), utilizando as coordenadas cartesianas, indicando mudanças de direção e de sentido e giros.

Além disso, o conceito de simetria é iniciado nesta Unidade, com atividades que buscam desenvolver no estudante a habilidade de reconhecer simetria de reflexão em figuras e em pares de figuras geométricas planas e utilizá-la na construção de figuras congruentes, com o uso de malhas quadriculadas e de softwares de geometria. Tal desenvolvimento favorecerá, no 5º ano, o aprendizado de reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de redução em malhas quadriculadas ou usando tecnologias digitais.

A Unidade Temática Probabilidade e estatística é mais uma vez contemplada com a exploração de problemas com dados apresentados em gráficos (nesta Unidade, são gráficos de barras duplas), em que os estudantes vão analisar os dados, e, ao final, produzir texto síntese.

MP252

UNIDADE 8. Mais Geometria

Imagem: Ilustração. À direita, alunos com uniforme estão divididos em três fileiras em uma rua e segurando bandeiras do Brasil. A menina que está na frente segura uma faixa com a informação: E.M.E.I. 7 DE SETEMBRO. À esquerda, alunos com chapéu, casaco azul, calça vermelha e sapatos brancos estão enfileirados e tocando instrumentos musicais. Atrás deles, pessoas observam na calçada e em seguida há homens com ternos e mulheres com vestidos em um palanque. Ao fundo, postes, árvores, casas e prédios. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos da Unidade

Elaborar, descrever e desenhar trajetos (ou caminhos) em malha quadriculada.

Ler e desenhar trajetos (ou caminhos) orientados em mapas.

Compreender a ideia de simetria e identificar eixos de simetria de figuras, caso existam.

Desenhar na malha quadriculada figuras que apresentam simetria.

Reconhecer e representar retas e segmentos de reta.

Classificar retas em paralelas ou concorrentes.

Resolver problemas envolvendo a montagem de figuras geométricas.

A abertura desta Unidade trabalha com ideias relacionadas à localização espacial. As atividades propostas mobilizam os conhecimentos anteriores da turma a respeito de ângulos associados a giros (de uma volta, de meia-volta e de um quarto de volta) e de paralelismo e perpendicularidade entre retas e segmentos de reta. Ainda que não tenham estudado formalmente essas últimas noções, os estudantes dessa idade já as adquiriram de modo intuitivo, em sua vivência social.

BNCC em foco:

EF04MA16, EF04MA19, EF04MA27

MP253

Boxe complementar

Para refletir...

As escolas de um bairro sempre desfilam no dia 7 de setembro.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

O giro que as crianças da fanfarra têm de dar para ficar de frente para o palanque é de uma volta, de meia-volta ou de um quarto de volta?

Imagem: Ilustração. Vista de cima de um quarteirão com casas e prédios. Entre eles, as ruas na vertical, da esquerda para a direita: RUA DA SUBIDA, RUA DO SOL, RUA SECA, RUA MOLHADA. As ruas na horizontal, de cima para baixo: RUA ALVORADA, RUA DA AREIA, RUA DA ALEGRIA.   Fim da imagem.

O desfile acontece em uma rua paralela à Rua da Areia.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Explique o que significam ruas paralelas.

PROFESSOR Resposta pessoal.

Observe o mapa. Em qual dessas ruas ocorreu o desfile?

PROFESSOR Resposta: Rua Alvorada.

Fim do complemento

MANUAL DO PROFESSOR

Para refletir...

No item a, comente que no dia 7 de setembro acontecem desfiles por todo o território brasileiro em comemoração à declaração da independência do Brasil, ocorrida em 7 de setembro de 1822. O mais famoso deles ocorre em Brasília, com a presença do presidente da República. Se julgar oportuno, peça aos estudantes que pesquisem o processo de independência do Brasil. Antes de responderem à questão, simule a situação na sala de aula, pedindo que deem giros e os classifiquem: de uma volta, de meia-volta etc. Pergunte: “O giro que as crianças da fanfarra têm de dar para ficar de frente para o palanque corresponde a um ângulo reto, agudo ou obtuso?” (Ângulo reto).

No item b, aproveite a primeira questão para observar o que os estudantes entendem por ruas paralelas. Por sua vivência social podem dizer, por exemplo, que ruas paralelas são ruas que não se cruzam. Para responder à segunda questão, precisam conhecer a ideia de paralelismo. Ajude-os apresentando exemplos de ruas paralelas no bairro onde a escola se situa. No mapa mostrado na cena, são exemplos de ruas paralelas: a Rua Alvorada e a Rua da Areia; a Rua Molhada, a Rua Seca, a Rua do Sol e a Rua da Subida. Apresente também exemplos de ruas que não são paralelas, como a Rua da Subida e a Rua da Alegria; a Rua da Areia e a Rua Seca.

MP254

Movimentação

Malha quadriculada

  1. Para chegar ao tesouro, Pedro fez o caminho mostrado na malha quadriculada ao lado. Ele partiu do ponto indicado em Início e, para os quatro primeiros movimentos, seguiu estas instruções:
Imagem: Ilustração. À esquerda, seta para cima (2), seta para direita (2), seta para cima (2) e seta para esquerda (1).  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Malha quadriculada com desenho de um parque com plantas. Na parte inferior, o início com duas retas para cima, duas retas para direita, duas retas para cima, uma reta para esquerda, uma reta para cima, três retas para direita, três retas para baixo e uma reta para direita (tesouro).  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Complete o trajeto de Pedro desenhando instruções que indiquem os outros quatro movimentos que ele fez até chegar ao tesouro.
Imagem: Ilustração. Seta para cima (1), seta para direita (3), seta para baixo (3) e seta para direita (1).  Fim da imagem.
  1. Depois de cada movimento, para fazer o próximo, Pedro teve de dar um giro de uma volta, de meia-volta ou de um quarto de volta?

    _____

    PROFESSOR Resposta: De um quarto de volta.
  1. Observe as instruções e marque com um X a resposta certa.
Imagem: Ilustração. Seta para direita (2), seta para cima (3), seta para direita (1) e seta para baixo (2).  Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração 1. Malha quadriculada. À esquerda, na parte inferior, o ponto de partida com duas retas para direita, três retas para cima, uma reta para direita e três retas para baixo.   Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração 2. Malha quadriculada. À esquerda, na parte inferior, o ponto de partida com duas retas para direita, três retas para cima, uma reta para direita e duas retas para baixo.  Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta correta: imagem 2.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos

Elaborar, descrever e desenhar trajetos (ou caminhos) em malha quadriculada.

Ler e desenhar trajetos (ou caminhos) orientados em mapas.

Atividade 1

Os aspectos motores dos estudantes desenvolvem-se desde antes do seu nascimento, e cedo eles começam a lidar com o vocabulário relacionado à movimentação: para a frente, para trás, voltar, avançar, subir, descer etc. De posse dessas convenções da linguagem, locomovem-se e exploram o ambiente à sua volta; entretanto, o uso dessa linguagem e de símbolos associados à representação da movimentação realizada para percorrer um caminho exige intervenção. Na situação proposta, apresenta-se um caminho orientado por setas em uma malha quadriculada e, depois, alguns símbolos que correspondem a cada um dos movimentos possíveis nessa malha – para a movimentação e a descrição desses movimentos. É possível que alguns estudantes já tenham alguma familiaridade com situações desse tipo por manipularem joysticks de videogames ou usarem o controle remoto de carrinhos de brinquedo. Em ambos os casos, a movimentação orientada dos controles leva à movimentação do objeto no videogame ou do carrinho.

Atividade 2

Após a realização desta atividade, peça aos estudantes que descrevam oralmente a movimentação correta. Depois, oriente-os a escreverem, sem utilizar setas ou símbolos, essa mesma descrição no caderno.

BNCC em foco:

EF04MA16

Sugestão de atividade

O robô

Essa brincadeira pode ser realizada antes ou depois da abertura. Um voluntário, tendo os olhos vendados, deve assumir o papel de robô e seguir ordens dos colegas para ir para a frente ou para trás (número de passos) e virar à direita ou à esquerda, a fim de sair de um ponto de referência a outro – por exemplo, do fundo da sala até a frente. Nessa brincadeira, além de localizarem-se a partir do seu próprio corpo, os estudantes estimam a quantidade de passos e fazem previsões de sentido (as carteiras e os outros estudantes podem ser obstáculos no caminho do robô).

MP255

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Faça o que se pede.
    1. Invente um caminho na malha que comece no ponto vermelho e passe por todos os pontos verdes. Seu caminho deve ser feito sobre as linhas da malha.
PROFESSOR Exemplo de resposta:
Imagem: Ilustração. Malha quadriculada. À esquerda, na parte inferior, o ponto de partida vermelho. Há pontos verdes entre as colunas: um e dois, cinco e seis. E entre as fileiras três e quatro. Exemplo de resposta: Acima do ponto de partida há três retas para cima e uma para a direita, até o ponto verde. Em seguida, quatro retas para a direita até o outro ponto verde. Depois, duas retas para a direita, duas retas para baixo até outro ponto verde. Em seguida, três retas para esquerda até o último ponto verde. Fim da imagem.
  1. Desenhe com setas as instruções do caminho que você inventou.
PROFESSOR Resposta: Ilustração. Seta para cima (3), seta para a direita (7), seta para baixo (2), seta para esquerda (3).

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. O caminho representado na malha quadriculada abaixo é feito de 4 movimentos que se repetem. Quais são esses movimentos? Indique-os desenhando setas nos sentidos do percurso.
Imagem: Ilustração. Malha quadriculada. À esquerda, o ponto de partida com uma seta para direita, uma reta para cima, uma reta para a direita, uma reta para baixo, uma reta para direita, uma reta para cima, uma reta para direita, uma reta para baixo, uma reta para a direita, uma reta para cima, uma reta para a direita, uma reta para baixo, uma reta para a direita, uma reta para cima, uma reta para direita e uma reta para baixo.  Fim da imagem.

PROFESSOR Resposta: Ilustração. seta para direita (1).

PROFESSOR Resposta: Ilustração. seta para cima (1).

PROFESSOR Resposta: Ilustração. seta para direita (1).

PROFESSOR Resposta: Ilustração. seta para baixo (1).

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

  1. Invente instruções de um trajeto e anote-as no caderno. Depois, entregue-o a um colega para que ele trace o trajeto em uma folha de papel quadriculado. Você também vai traçar o trajeto seguindo as instruções que seu colega inventar. As instruções podem ser indicadas por setas ou por outro código que vocês criarem.
    PROFESSOR Respostas variáveis.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 3

Como existem vários caminhos possíveis, é importante socializar as diferentes formas de resolver o problema. Peça aos estudantes que comparem o caminho que inventaram com os caminhos traçados pelos colegas.

Pode-se promover uma discussão sobre qual foi o caminho mais longo e o mais curto inventado por eles.

Atividade 4

Nesta atividade, é interessante que os estudantes percebam a periodicidade do percurso apresentado.

Peça aos estudantes que observem o bloco que se repete e pergunte: “Quantas vezes esse bloco com os 4 movimentos aparece?” (4 vezes).

Atividade 5

Para realizar esta atividade, os estudantes precisarão de papel quadriculado.

Depois que todas as duplas concluírem os traçados, peça aos estudantes que comentem se as instruções do colega de dupla estavam fáceis de entender ou não. É importante eles perceberem a importância de informações claras, que permitam ao outro executar o que foi solicitado.

BNCC em foco:

EF04MA16

Sugestão de leitura para o professor

Livro

FILHO, Dirceu Zaleski. Matemática e arte. Rio de Janeiro: Autêntica, 2013.

Esse livro propõe a aproximação da Matemática com a Arte no ensino e justifica esta aproximação nas produções humanas desde a Antiguidade. Para isso, o autor apresenta recortes da história da Arte e da Matemática com ênfase nos possíveis ganhos com a conciliação das áreas. Deste modo, inclui nas discussões a presença da Matemática e da Arte na filosofia grega, no período da Idade Média, chegando ao período Moderno e à contemporaneidade. Picasso e Mondrian são alguns dos pintores destacados, que apresentam elementos ricos para a exploração da Geometria.

MP256

Reta e segmento de reta

  1. Observe as três tubulações (verde, azul e vermelha) que levam o hamster até a comida. Em seguida, responda à questão.
Imagem: Ilustração. Vista de cima. À esquerda, um hamster dentro de uma caixa. Na frente dele há três tubulações, uma muito ondulada e verde, uma reta e azul e uma pouco ondulada e vermelha. À direita, uma caixa com sementes.  Fim da imagem.
  1. Observe os pontos marcados abaixo. Depois, ligue-os representando o caminho mais curto entre eles.
Imagem: Ilustração. Um ponto à esquerda e na parte superior. E outro ponto à direita na parte inferior. Entre os dois pontos há uma reta diagonal para esquerda.  Fim da imagem.

O caminho mais curto que une dois pontos é chamado de segmento de reta.

Veja como representamos um segmento de reta.

Imagem: Ilustração. Dois pontos (A e B) e entre eles há uma reta horizontal.  Fim da imagem.

Os pontos A e B são as extremidades desse segmento de reta.

MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos

Explorar a ideia de reta.

Explorar a ideia de segmento de reta.

Atividade 1

Vale notar que a definição de segmento de reta como o caminho mais curto que une dois pontos leva em consideração que tal deslocamento ocorra em uma superfície plana, pois, sobre uma superfície curva, a menor distância entre os pontos poderia não ser representada pela medida do comprimento de um segmento de reta.

Atividade 2

Comente que na indicação de segmentos de reta e reta (por exemplo: A B e A B respectivamente), o traço sobre as letras que designam as extremidades de um segmento de reta indica que ele tem começo e fim, enquanto a seta com ambas as pontas sobre as letras mostra que a reta se prolonga infinitamente em ambos os sentidos.

BNCC em foco:

EF04MA16

MP257

  1. Eduardo fez várias linhas coloridas.
Imagem: Ilustração, dois pontos (A e B) ligados por uma linha diagonal verde.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração, dois pontos (C e D) ligados por uma linha ondulada e azul.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração, dois pontos (G e H) ligados por uma linha reta e laranja.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração, dois pontos (E e F) ligados por uma linha curva e roxa.  Fim da imagem.
  1. Quais dessas linhas coloridas representam segmentos de reta?

    _____

    PROFESSOR Resposta: A linha verde e a laranja.
  1. Quais são as extremidades desses segmentos?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Linha verde: A e B ; linha laranja: G e H.
  1. Leia o que Cláudio está dizendo e responda à questão.
Imagem: Ilustração. Cláudio, jovem com cabelo preto está com a mão esquerda sob o queixo. Ele fala: Um segmento de reta prolongado sem parar nos dois sentidos nos dá a ideia de uma reta. E pensa em uma reta com duas setas nas pontas. Entre elas há dois pontos (A e B).  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Observe a fotografia e as figuras. Em seguida, responda às questões.
Imagem: Fotografia. Trilhos de trem com pedras em volta.  Fim da imagem.

LEGENDA: Trilhos de trem no município de Aguiarnópolis, Tocantins, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um prisma azul com base pentagonal.  Fim da imagem.

LEGENDA: Prisma. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um triângulo amarelo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Triângulo. FIM DA LEGENDA.

  1. Na fotografia, cada trilho de ferro lembra reta ou segmento de reta?

    _____

    PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os estudantes associem cada trilho a uma reta. Fim da observação.
  1. As arestas do prisma são retas ou segmentos de reta?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Segmentos de reta.
  1. E os lados do triângulo?

    _____

    PROFESSOR Segmentos de reta.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 3

Aproveite para pedir aos estudantes que indiquem os segmentos que eles reconheceram na atividade: por exemplo, o segmento verde pode ser indicado por A B ou B A e o laranja, por G H ou H G . . Solicite a eles que identifiquem em objetos da sala de aula linhas parecidas com segmentos de reta. Pode-se sugerir também que liguem, com pedaços de barbante, dois pontos quaisquer da sala de aula para fazer duas conexões – uma com “linha reta” e outra com “linha curva” – e depois comparem as medidas dos comprimentos dos dois barbantes.

Atividade 4

Nesta atividade, conceitua-se a reta como o prolongamento de um segmento de reta nos dois sentidos, indefinidamente. A fala da personagem explica que esse prolongamento “dá a ideia de reta”, e não que é uma reta. É importante garantir essa linguagem, para não induzir os estudantes a erros conceituais.

Atividade 5

As situações apresentadas possibilitam o reconhecimento de reta e segmento de reta e a diferenciação entre os dois elementos. A atividade incentiva os estudantes a associarem a reta ao trilho de uma estrada de ferro, que dá ideia de infinitude, e a reconhecerem segmentos de reta em uma figura geométrica não plana e em uma figura plana.

É interessante os estudantes observarem que as arestas de figuras não planas (poliedros) e os lados de figuras planas (polígonos) são segmentos de reta. O conceito de reta se apoia na abstração, uma vez que a ideia de infinito é um conceito matemático cuja existência não encontra comprovação no mundo físico. Por isso se fala que os trilhos de um trem “parecem com” ou “lembram” retas paralelas, mas não são, em si, retas paralelas. Notamos ainda que, para esse primeiro contato com essas noções elementares da Geometria, não se faz necessária a apresentação das nomenclaturas usuais. Por isso os segmentos de reta são aqui referidos apenas pela nomeação de suas extremidades por uma letra maiúscula do alfabeto.

BNCC em foco:

EF04MA16

MP258

Retas paralelas e retas concorrentes

  1. Observe o mapa e responda às questões.
Imagem: Ilustração. Vista de cima de um bairro. De cima para baixo, da esquerda para a direita: Casa de Sara, Rua da Sombra, casa, Avenida das Ameixeiras, praça. Abaixo, Rua da Independência (horizontal) e à direita há um ônibus. Em seguida, casas, Rua da Sombra, casas, Avenida das Ameixeiras, casas. Abaixo, Rua Novo Mundo (horizontal) e à direita há um caminhão. Abaixo, casas, Rua da Sombra, escola, Avenida das Ameixeiras com uma moto e casas. Fim da imagem.
  1. Se o ônibus continuar andando pela Rua da Independência até a casa de Sara, e o caminhão continuar andando pela Rua Novo Mundo até a escola, eles se encontrarão?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Não.
  1. Se a motocicleta e o caminhão continuarem a seguir em frente, eles passarão por um mesmo cruzamento?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Sim.

As ruas que não se cruzam, mesmo que sejam prolongadas, dão ideia de retas paralelas, como as retas r e s representadas abaixo.

Imagem: Ilustração. Duas retas (r, s) diagonais e paralelas.   Fim da imagem.

As ruas que se cruzam dão ideia de retas concorrentes, como as retas x e y representadas abaixo.

Imagem: Ilustração. Duas retas (x, y) diagonais, que se cruzam.   Fim da imagem.
  1. A rua onde Sara mora é paralela à Avenida das Ameixeiras? Por quê?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Não, porque elas se cruzam.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos

Explorar a ideia de retas paralelas.

Explorar a ideia de retas concorrentes.

As atividades deste tópico apresentam situações em que estão envolvidas as ideias de retas paralelas e retas concorrentes. Trabalhar essas ideias com os estudantes é importante tanto para os usos sociais, como a orientação em ruas, por exemplo, quanto para a ampliação do vocabulário matemático e a classificação de figuras geométricas de acordo com a existência ou não de lados opostos paralelos.

Atividade 1

Pergunte a eles que outras ruas representadas no mapa dão ideia de retas concorrentes e que outras dão ideia de retas paralelas. Os estudantes podem mencionar os pares de ruas: Rua da Sombra e Rua Novo Mundo, Avenida das Ameixeiras e Rua da Independência, Avenida das Ameixeiras e Rua Novo Mundo, no caso de ruas que dão ideia de retas concorrentes; e a Rua da Sombra e a Avenida das Ameixeiras, no caso de ruas que dão ideia de retas paralelas. Caso a localização da escola permita, questione-os sobre ruas próximas à rua da escola que deem ideia de retas paralelas e de retas concorrentes. Se julgar oportuno, comente uma curiosidade: o símbolo de igualdade em Matemática (=) foi criado pelo matemático inglês Robert Recorde (1510-1558). Para ele, nada era mais igual que um par de retas paralelas.

BNCC em foco:

EF04MA16

MP259

  1. Observe as representações das bandeiras abaixo. Escreva se as faixas brancas em cada bandeira lembram retas paralelas ou retas concorrentes.

a)

Imagem: Ilustração. Bandeira da Dinamarca com fundo vermelho. À esquerda há uma faixa vertical branca e no meio, uma faixa horizontal branca.   Fim da imagem.

LEGENDA: Dinamarca. FIM DA LEGENDA.

_____

PROFESSOR Resposta: Retas concorrentes.

b)

Imagem: Ilustração. Bandeira de Cabo Verde com fundo azul. Na parte inferior há uma faixa vermelha dentro de uma faixa branca. Acima delas há um círculo de estrelas.   Fim da imagem.

LEGENDA: Cabo Verde. FIM DA LEGENDA.

_____

PROFESSOR Resposta: Retas paralelas.
  1. Observe as figuras. As retas r e s representadas em cada caso são paralelas ou concorrentes? Por quê?

a)

Imagem: Ilustração. Duas retas (r, s) diagonais. Acima delas há linhas pontilhadas que se cruzam.  Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Retas concorrentes, porque elas se cruzam no prolongamento dos traçados.

b)

Imagem: Ilustração. Uma reta vertical (r) e uma reta horizontal (s) que se cruzam. No meio delas há um retângulo vermelho.  Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Retas concorrentes, porque elas se cruzam.

c)

Imagem: Ilustração. Um cubo e acima dele há duas retas (r, s) horizontais e paralelas.   Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Retas paralelas, porque elas não se cruzam mesmo que se prolonguem.

d)

Imagem: Ilustração. Um hexágono e acima dele há duas retas (r, s) diagonais e paralelas.  Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Retas paralelas, porque elas não se cruzam mesmo que se prolonguem.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 2

Esta atividade possibilita observar se os estudantes identificam retas paralelas e retas concorrentes nas imagens de bandeiras de 2 países. Sugira a eles que realizem uma pesquisa a respeito das bandeiras do Brasil, ou de outros países, obtendo informações sobre o significado de suas cores e formas.

Atividade 3

Aqui, os estudantes devem identificar pares de retas paralelas e de retas concorrentes de acordo com os conceitos apresentados e justificar as respostas. A variação de perspectiva é importante para os estudantes treinarem a aplicação dos conceitos em estudo a todo tipo de representação. A relação das retas como lados de um polígono também é importante de se ressaltar; por exemplo, no item b, a atividade apresenta retas concorrentes, mas também temos nesta representação dois pares de retas paralelas. Explore essas variações da atividade com os estudantes.

Sugestão de atividade

Construindo um mapa de ruas

É sempre produtivo relacionar os conteúdos trabalhados em sala de aula com o espaço de convívio dos estudantes. No caso do estudo de paralelismo e perpendicularidade de retas, você pode propor às crianças que construam um mapa das ruas próximas à escola, contendo as ruas principais e alguns pontos de referência. Para a composição do mapa, a classe pode ser dividida em grupos e, junto com o professor, fazer uma caminhada nas imediações, esboçando em papel quadriculado as principais partes do trajeto. Em sala de aula, os estudantes reorganizam as informações, formando o mapa com ruas paralelas e ruas transversais à rua da escola. Se necessário, ajude-os escrevendo algumas frases que correspondam ao espaço representado.

BNCC em foco:

EF04MA16

MP260

Retas perpendiculares

  1. Observe o mapa e, em seguida, faça o que se pede.

    A linha tracejada representa o caminho que Juliana fez de sua casa ao mercado.

Imagem: Ilustração. Vista de cima de um bairro. À esquerda, uma casa, Rua das Margaridas, Casa de Juliana, Rua dos Miosótis, casa, Rua da Fonte (diagonal) e Mercado. Abaixo, Avenida dos Carvalhos (horizontal). Em seguida, casa, Rua das Margaridas, acima, casa, Rua Pequena e abaixo, casa. Ao lado, Rua dos Miosótis, acima, casas, Rua das Papoulas, abaixo, casas. À direita, Rua da Fonte (diagonal). Na frente da Casa de Juliana há uma reta pontilhada para frente, a reta segue para esquerda e vira para esquerda na Avenida dos Carvalhos até chegar no Mercado e virar para esquerda.   Fim da imagem.
  1. Quando chegou à esquina da Avenida dos Carvalhos com a Rua das Margaridas, Juliana deu um giro à esquerda. Esse giro foi de uma volta, de meia-volta ou de um quarto de volta?

    _____

    PROFESSOR Resposta: De um quarto de volta.
  1. A Avenida dos Carvalhos e a Rua das Margaridas lembram retas paralelas ou concorrentes? Por quê?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Retas concorrentes, porque elas se cruzam.
  1. Leia o que Juliana está falando. Depois faça o que se pede. No mapa acima, aponte com o dedo pares de ruas perpendiculares. Depois, registre um desses pares.

    _____

    PROFESSOR Exemplo de resposta: Rua dos Miosótis e Avenida dos Carvalhos.
Imagem: Ilustração. Uma mulher ruiva com cabelo preso fala: Neste esquema, é preciso dar um giro de um quarto de volta para sair de uma rua e entrar em outra. Nesse caso, dizemos que as ruas são perpendiculares. Ao seu lado, Esquema com um cruzamento. Há pegadas na rua vertical, que viram para esquerda e seguem na rua horizontal. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

Explorar o conceito de perpendicularidade.

É importante garantir que os estudantes compreendam que as retas perpendiculares são um caso particular de retas concorrentes. Assim, aproveite as atividades que apresentam mapas de ruas para esclarecer que a ideia de retas perpendiculares associa-se então à situação de duas ruas em que, caminhando por uma delas, precisamos dar um giro de 1 4 de volta para caminharmos pela segunda rua. Eles devem perceber que a ideia de 1 4 de volta está associada a um ângulo de medida 90 graus, ou seja, a um ângulo reto.

Atividade 1

No item b desta atividade, os estudantes têm oportunidade de exercitar o vocabulário adquirido no estudo dos conteúdos tratados até aqui: “ruas paralelas”, “ruas perpendiculares”, “ruas que se cruzam” etc. Aproveite para pedir a eles que pesquisem o mapa de uma cidade planejada – como Brasília, Teresina, Aracaju, Belo Horizonte, Goiânia e Palmas –, onde as ruas dão melhor ideia de paralelismo e perpendicularidade.

BNCC em foco:

EF04MA16

MP261

  1. Descreva a localização da rua de sua escola usando frases como: “Minha escola fica em uma rua paralela à Rua das Figueiras.”, “A rua da minha escola é perpendicular à Avenida das Rosas.” etc.

    _____

    PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. Observe as retas abaixo.
Imagem: Ilustração. Cinco retas sobrepostas. 1 reta diagonal; 2 reta vertical; 3 reta horizontal; 4 reta horizontal; 5 reta diagonal.  Fim da imagem.
  1. Quais são os números das retas paralelas?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Retas 3 e 4.
  1. Cite um par de retas concorrentes.

    _____

    PROFESSOR Exemplos de resposta: retas 2 e 5, retas 2 e 3.
  1. Cite um par de retas perpendiculares.

    _____

    PROFESSOR Exemplos de resposta: retas 2 e 4, retas 1 e 5.
  1. Observe, em cada caso, as retas concorrentes e os ângulos destacados.

Figura 1

Imagem: Ilustração. Duas retas diagonais cruzadas. Entre elas há quatro ângulos coloridos: um grande (azul), um pequeno (verde), um grande (roxo) e um pequeno (amarelo).   Fim da imagem.

Figura 2

Imagem: Ilustração. Uma reta vertical sobre uma reta horizontal. Entre elas há quatro ângulos iguais e coloridos (azul, verde, roxo e amarelo).   Fim da imagem.
  1. Agora, pegue uma folha de papel sulfite e compare a abertura do ângulo do canto da folha (ângulo reto) com cada um dos ângulos destacados. Depois, complete os quadros abaixo.

Figura 1

Tabela: equivalente textual a seguir.

Cor da abertura do ângulo

Ângulo reto, agudo ou obtuso?

Ilustração. Tinta verde.

_____

Ilustração. Tinta roxa.

_____

Ilustração. Tinta azul.

_____

Ilustração. Tinta amarela.

_____

PROFESSOR Resposta: Agudo; Obtuso; Obtuso; Agudo.

Figura 2

Tabela: equivalente textual a seguir.

Cor da abertura do ângulo

Ângulo reto, agudo ou obtuso?

Ilustração. Tinta verde.

_____

Ilustração. Tinta roxa.

_____

Ilustração. Tinta azul.

_____

Ilustração. Tinta amarela.

_____

PROFESSOR Resposta: Reto; Reto; Reto; Reto.
  1. Se duas retas concorrentes formam quatro ângulos retos, elas são chamadas de retas perpendiculares. Quais das retas acima são perpendiculares: as retas da Figura 1 ou as retas da Figura 2?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Retas da Figura 2.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 2

A ideia de perpendicularidade tem notável aplicação tanto nas situações cotidianas quanto em conteúdos matemáticos. Caso a localização da escola não permita a descrição solicitada, leve para a sala de aula um mapa de ruas e selecione um trecho dele para explorar os conceitos solicitados nesta atividade.

Atividade 3

Esta atividade trabalha com a identificação de retas paralelas, concorrentes e perpendiculares. Sugira aos estudantes que usem o canto reto de uma folha de papel sulfite para comparar a abertura dos ângulos formados pelas retas e classificá-las em perpendiculares ou não.

Atividade 4

Nesta atividade, os estudantes podem identificar duas retas perpendiculares como aquelas que formam quatro ângulos retos entre si. Para o item a, pergunte: “Qual é a medida de um ângulo reto?” (90 graus).

Peça a eles que, antes de comparar a abertura dos ângulos com o canto da folha de papel, estimem se têm abertura maior ou menor que a abertura do ângulo reto e, então, confiram as estimativas fazendo a comparação solicitada.

No item b, verifique se os estudantes percebem que todas as retas perpendiculares são concorrentes, mas nem todas as retas concorrentes são perpendiculares.

BNCC em foco:

EF04MA16

MP262

Simetria

  1. Gilda desenhou e recortou uma figura em uma folha de papel sulfite. Observe como ela fez.

Imagem: Fotografia. Duas mãos segurando um papel sulfite azul.  Fim da imagem.

Gilda pegou uma folha de papel sulfite.

Imagem: Fotografia. As mãos estão dobrando o papel ao meio.   Fim da imagem.

Depois, ela dobrou a folha ao meio.

Imagem: Fotografia. Uma mão segura uma caneta sobre metade do papel e desenha metade de um boneco.  Fim da imagem.

Em seguida, desenhou a metade de uma figura na folha.

Imagem: Fotografia. Uma mão segura uma tesoura sobre o desenho e a outra mão segura o papel.   Fim da imagem.

Finalmente, Gilda recortou a figura nas linhas de seu contorno e desdobrou-a.

Imagem: Ilustração. Duas metades esquerdas de um boneco lado a lado.  Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. Um boneco inteiro.  Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. Duas metades direitas de um boneco lado a lado.  Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. Duas metades direitas de um boneco, um em cima do outro. Fim da imagem.

( )

PROFESSOR Resposta correta: figura 2

Dizemos que a figura recortada apresenta simetria, pois tem duas partes que coincidem quando são dobradas uma sobre a outra.

A linha de dobra na folha representa o eixo de simetria da figura.

MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

Explorar o conceito de simetria e de reflexão.

No estudo da Geometria, o conceito de simetria é um dos que apresentam mais forte componente cultural, pois está presente desde os desenhos primitivos até as produções atuais, percorrendo toda a história em diversas expressões da criação humana, o que denota uma tendência permanente do ser humano na busca pelo equilíbrio nas formas. Na natureza, a simetria é observável em todas as esferas, desde a mineral (a forma dos cristais de quartzo, por exemplo) até a vegetal (formas de frutos, folhas e flores) e a animal (nos contornos coloridos da pele de alguns animais selvagens, por exemplo).

Atividade 1

Explore a atividade oferecendo aos estudantes uma folha de papel sulfite, ou de outro tipo que seja facilmente dobrável. Peça aos estudantes que dobrem a folha ao meio, desenhem o contorno de uma figura qualquer e depois a recortem, do mesmo modo como fez Gilda. Depois, peça-lhes que colem no caderno a figura obtida e tracem seu eixo de simetria. Outro modo de evidenciar a simetria em uma figura plana é pelo uso de um espelho posicionado ao longo do eixo de simetria. Por exemplo, um espelho colocado sobre a dobra da folha de Gilda mostraria a parte que falta da figura, que aparecerá após o recorte.

BNCC em foco:

EF04MA19

MP263

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Trace um eixo de simetria de cada figura. Use uma régua para auxiliar no traçado.

Observação: As imagens nesta atividade não foram representadas em escala de tamanho. Fim da observação.

a)

PROFESSOR Exemplo de resposta.
Imagem: Fotografia. Um violão. Resposta: Há uma linha vertical o meio do violão.   Fim da imagem.

b)

Imagem: Fotografia. Um pandeiro. Resposta: Há uma linha vertical o meio do pandeiro.  Fim da imagem.

c)

Imagem: Fotografia. Uma prancha de surf. Resposta: Há uma linha vertical o meio da prancha de surf.   Fim da imagem.

d)

Imagem: Fotografia. Dois azulejos azuis um em cima do outro. Resposta: Há uma linha horizontal o meio dos azulejos.  Fim da imagem.
  1. A figura do quadro abaixo é uma das partes de uma figura que apresenta simetria. A linha verde é o eixo de simetria dela. Marque com um X a outra parte dessa figura.
Imagem: Ilustração. À esquerda, uma reta vertical verde. Ao lado, dois quadrados azuis enfileirados. Abaixo do segundo há um quadrado e ao lado deste, mais dois quadrados enfileirados.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração 1. Quatro quadrados enfileirados. Abaixo do terceiro e quarto há mais um quadrado.  Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração 2. Três quadrados enfileirados. Abaixo do primeiro há um quadrado e à esquerda deste há mais dois quadrados enfileirados.  Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração 3. Dois quadrados enfileirados. Abaixo do primeiro há um quadrado e à esquerda deste há mais dois quadrados enfileirados.  Fim da imagem.

( )

PROFESSOR Resposta correta: figura 3
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 2

É importante considerar que a ideia de simetria trabalhada nestas páginas diz respeito a figuras planas, ou seja, desconsidera-se a dimensão de profundidade. Esclareça aos estudantes que o eixo de simetria não é apenas uma linha que divide a figura em duas partes; ele preserva a forma e o tamanho em cada lado da figura plana. Apresente algumas figuras geométricas planas para que os estudantes percebam que, em alguns casos, pode haver mais de um eixo de simetria. Por exemplo, no quadrado há quatro eixos de simetria.

Imagem: Ilustração. 4 eixos de simetria. Um quadrado e sobre ele há uma reta vertical, uma reta horizontal e duas retas diagonais cruzadas.  Fim da imagem.

LEGENDA: 4 eixos de simetria. FIM DA LEGENDA.

CRÉDITO: ADILSON SECCO

Atividade 3

Esta atividade possibilita observar se os estudantes identificam a imagem que representa a simétrica da figura do quadro.

BNCC em foco:

EF04MA19

Sugestão de atividade

Pesquisa sobre simetria

Peça aos estudantes que levem para a sala de aula figuras recortadas de jornais ou revistas e investiguem, utilizando espelhos, os eixos de simetria delas. Grande parte dos logotipos ou logomarcas possui simetria de reflexão. Não se esqueça de orientar os estudantes a manusearem o espelho com cuidado, para não se cortarem.

MP264

  1. Ligue cada figura do lado esquerdo da página a uma figura do lado direito da página, de maneira que a figura geométrica formada por essas duas partes ligadas apresente simetria. A linha azul é um eixo de simetria.

a)

Imagem: Ilustração. À esquerda, metade esquerda de um triângulo médio. À direita:  1) metade direita de um triângulo pequeno.  2) metade direita de um triângulo médio.  3) metade direita de um triângulo grande.  A figura da esquerda liga-se ao triângulo 2.  Fim da imagem.

b)

Imagem: Ilustração. À esquerda, metade esquerda de um trapézio médio. À direita:  1) metade direita de um trapézio grande.  2) metade esquerda de um trapézio pequeno.  3) metade direita de um trapézio médio.  A figura da esquerda liga-se ao trapézio 3. Fim da imagem.
  1. Marque um X a figura que apresenta simetria em relação ao eixo azul traçado.

( )

Imagem: Ilustração. Uma reta diagonal sobre um trapézio.   Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. Uma reta diagonal sobre um retângulo.   Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. Uma reta diagonal sobre um losango. Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta correta: figura 3.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 4

Verifique as estratégias usadas pelos estudantes para determinar a qual parte da figura geométrica com indicação de eixo de simetria é correspondente a outra representação. Depois de validar as respostas, peça aos estudantes que contem como fizeram para resolver a questão.

Atividade 5

Esta atividade explora a simetria de reflexão de diferentes modos. Lembre aos estudantes que uma figura apresenta simetria em relação a um eixo quando, ao “dobrá-la” nesse eixo de simetria, as duas partes da figura coincidem.

Pergunte aos estudantes que exemplos de simetria eles reconhecem no cotidiano. Como a simetria está presente em inúmeras situações (em fachadas de prédios e na pintura, por exemplo), é provável que eles apresentem muitas contribuições à discussão, que pode ser aprofundada com perguntas que levem a reconhecer os benefícios de uma figura simétrica. Por exemplo, pergunte o que achariam de um campo de futebol em que as partes de cada lado da linha do meio de campo fossem diferentes uma da outra. Nesse caso, a falta de simetria ofereceria condições diferentes às duas equipes.

BNCC em foco:

EF04MA19

Sugestão de vídeo

Simetria

Disponível em: http://fdnc.io/eUh. Acesso em: 11 mar. 2021.

Nesse vídeo, da série Arte e Matemática, apresenta-se a ideia de simetria nas mais diversas situações. Na Matemática, ela é abordada em curiosas relações numéricas e mesmo na Álgebra; na Física, é percebida na delicada simetria dos cristais. A ideia de simetria também é observada em manifestações artísticas, como na arquitetura (fachadas de catedrais em Minas Gerais), na pintura (em quadros de Vicente do Rego Monteiro e Rubem Valentin, entre outros), na dança (em coreografias) e na música (com relação ao ritmo que se repete no tempo, e mesmo nas composições de Johann Sebastian Bach).

MP265

Simetria na malha quadriculada

  1. Observe as figuras desenhadas nas malhas quadriculadas.

Figura 1

Imagem: Ilustração.  Malha quadriculada. No centro há uma reta vertical sobre um losango.   Fim da imagem.

Figura 2

Imagem: Ilustração. Malha quadriculada. No centro há uma reta horizontal sobre uma seta para a direita.  Fim da imagem.

A parte da Figura 1 que está desenhada à direita do eixo de simetria tem a mesma forma e o mesmo tamanho da parte dessa figura que está desenhada à esquerda do eixo. O mesmo ocorre com as partes acima e abaixo do eixo de simetria da Figura 2.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

a)

Imagem: Ilustração. Malha quadriculada. No centro há uma reta vertical sobre metade direita de uma figura com seis lados. Resposta: Há esquerda, metade esquerda da figura desenhada.    Fim da imagem.

b)

Imagem: IIlustração. Malha quadriculada. No centro há uma reta horizontal sobre metade superior de dois triângulos deitados. Resposta: Na parte inferior, metade inferior dos dois triângulos.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Desenhe a outra parte para completar cada uma destas figuras, de modo que elas apresentem simetria em relação à linha azul. Se necessário, use uma régua.

a)

Imagem: Ilustração. Malha quadriculada. No centro há uma reta vertical sobre metade esquerda de uma casa. Resposta: Há direita, metade direita da casa.  Fim da imagem.

b)

Imagem: Ilustração. Malha quadriculada. No centro há uma reta vertical sobre metade esquerda de um barco. Resposta: Há direita, metade direita do barco. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

• Explorar simetria de reflexão na malha quadriculada.

Atividades 1 e 2

Nestas atividades, os estudantes devem completar a figura a partir do eixo de simetria dado. Explore a ideia de reflexão com a turma. Se for possível, leve alguns espelhos para que os estudantes verifiquem suas respostas.

A malha quadriculada é um bom recurso para a exploração de figuras que apresentam simetria, em particular aquelas cujo contorno é formado por segmentos de reta. Ela facilita a repetição do contorno em atividades nas quais seja preciso completar a parte que falta em uma figura que apresenta simetria, seja por ela já oferecer as linhas retas da malha que servem de guia para o traçado, seja por auxiliar a contagem do número de lados dos quadrinhos desenhados.

Comente que, para que uma figura apresente simetria de reflexão, não basta cada uma de suas duas partes ter a mesma forma e o mesmo tamanho que a outra. Também é preciso que estejam na posição “refletida” em relação ao eixo de simetria. Por exemplo:

Imagem: Ilustração. Uma reta horizontal sobre uma seta para a direita.   Fim da imagem.

LEGENDA: Apresenta simetria de reflexão. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. No centro há uma reta vertical. À esquerda, na parte superior, seta para a esquerda e à direita, na parte inferior, seta para a direita. Fim da imagem.

LEGENDA: Não apresenta simetria de reflexão. FIM DA LEGENDA.

CRÉDITO: ADILSON SECCO

BNCC em foco:

EF04MA19

MP266

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Complete as figuras abaixo, sabendo que o eixo de simetria é a linha azul.

a)

Imagem: Ilustração. Malha quadriculada. No centro há uma reta vertical sobre metade direita de uma figura com seis lados. Resposta: Há esquerda, metade esquerda da figura desenhada.  Fim da imagem.

b)

Imagem: Ilustração. Malha quadriculada. No centro há uma reta vertical sobre metade esquerda da letra M. Resposta: Há direita, metade direita da letra M.  Fim da imagem.
  1. Marque com um X as figuras que apresentam simetria em relação à linha vermelha.
Imagem: Ilustração. Malha quadriculada. No centro há uma reta vertical sobre um pentágono.   Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. Malha quadriculada. No centro há uma reta horizontal sobre um trapézio deitado.  Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. Malha quadriculada. No centro há uma reta horizontal sobre um pentágono.  Fim da imagem.

( )

PROFESSOR Respostas corretas: figura 1 e figura 2.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Complete as figuras na malha quadriculada, sabendo que elas apresentam simetria em relação à linha roxa.

a)

Imagem: Ilustração. Malha quadriculada. No centro há uma reta horizontal sobre uma casa com parede marrom e telhado vermelho. Resposta: Na parte inferior, a casa de ponta cabeça com parede marrom e telhado vermelho.  Fim da imagem.

b)

Imagem: Ilustração. Malha quadriculada. No centro há um quadrado verde e sobre ele um retângulo amarelo. Resposta: Na parte inferior, outra metade do quadrado verde e sobre ele um retângulo amarelo. Fim da imagem.

c)

Imagem: Ilustração. Malha quadriculada. No centro há uma reta horizontal sobre metade superior de um triângulo roxo deitado. Resposta: Na parte inferior, metade inferior do triângulo roxo. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 3

Os estudantes devem completar a figura a partir do eixo de simetria dado (linha azul). Explore a ideia de reflexão com a turma. Se for possível, leve espelhos para que os estudantes verifiquem suas respostas.

Atividade 4

Verifique se os estudantes determinam com facilidade as figuras que representam simetria em relação ao eixo determinado.

Atividade 5

Esta atividade permite observar se os estudantes não realizam a atividade sem a devida compreensão do que é solicitado. Verifique se a turma toda completou as figuras pintando-as da mesma cor da outra parte.

BNCC em foco:

EF04MA19

MP267

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. A letra V apresenta simetria em relação ao eixo azul traçado abaixo. Desenhe outras três letras que também apresentem simetria. Não se esqueça de desenhar o eixo de simetria.
PROFESSOR Exemplos de desenhos:
Imagem: Ilustração. Malha quadriculada. À esquerda, a letra V com uma reta vertical no meio. Resposta: Em seguida, a letra A com uma reta vertical no meio; letra T com uma reta vertical no meio; letra M com uma reta vertical no meio; letra W com uma reta vertical no meio; letra X com uma reta vertical no meio; letra O com uma reta vertical no meio; letra H com uma reta vertical no meio; letra I com uma reta horizontal no meio; letra U com uma reta vertical no meio; letra E com uma reta horizontal no meio; letra C com uma reta horizontal no meio; letra D com uma reta horizontal no meio; letra Y com uma reta vertical no meio.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

  1. Desenhe na malha quadriculada uma figura que apresente um ou mais eixos de simetria. Depois, troque seu livro com um colega, que deverá traçar os eixos de simetria em sua figura.
PROFESSOR Resposta pessoal.
Imagem: Ilustração. Malha quadriculada.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 6

Nesta atividade, os estudantes reconhecem que algumas letras apresentam simetria em relação a um eixo. Sugira-lhes que usem folha quadriculada para escreverem palavras em que todas as letras tenham simetria, como OVO, BOI, BICO etc. Pergunte: “Quais letras do seu nome têm simetria?”. Depois, peça a cada estudante que tente representar essas letras em papel quadriculado.

Atividade 7

Nesta atividade, os estudantes podem usar a criatividade para a elaboração de um desenho que apresente simetria em relação a um ou mais eixos. Muitas figuras que apresentam simetria têm um forte apelo estético; nas artes, o uso dessas figuras é um recurso empregado com frequência. Se julgar oportuno, peça aos estudantes que façam uma pesquisa em livros e revistas e levem para a sala de aula algumas imagens de figuras que apresentam simetria.

BNCC em foco:

EF04MA19

MP268

Simétrica de uma figura

  1. Silvana pintou uma figura com guache e depois dobrou a folha ao meio com cuidado. Quando as duas partes da folha se tocaram, a tinta formou uma nova figura do outro lado da folha.
Imagem: Ilustração. Uma mão está segurando um pincel sobre um desenho de um homem segurando uma esponja na lateral de um cavalo.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma paleta de tintas. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. O papel com o desenho à direita e à esquerda há o reflexo invertido do desenho. Fim da imagem.

Cada uma dessas duas figuras é simétrica da outra em relação ao eixo de simetria representado pela linha de dobra da folha.

  1. Marque com um X os desenhos que mostram uma figura e sua simétrica em relação ao eixo azul.

( )

Imagem: Ilustração. 1. Malha quadriculada. No centro há uma reta vertical. Nas laterais há dois desenhos diferentes, compostos por quadrados verdes.    Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. 2. Malha quadriculada. No centro há uma reta vertical. Nas laterais há dois desenhos iguais, compostos por quadrados roxos.   Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. 3. Malha quadriculada. No centro há uma reta vertical. Nas laterais há dois desenhos iguais, compostos por quadrados laranja-claro.   Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. 4. Malha quadriculada. No centro há uma reta vertical. Nas laterais há dois desenhos diferentes, compostos por quadrados laranja-escuro.   Fim da imagem.
PROFESSOR Respostas corretas: figura 2 e 3.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

Explorar a ideia de simétrica de uma figura.

É comum falar em simetria de uma figura quando a ideia envolvida relaciona-se de fato com a ideia de simétrica de uma figura, e não de simetria na própria figura. A diferença entre os conceitos é que, no caso de simetria na própria figura (exemplo 1), o eixo de simetria está nela mesma, dividindo-a em duas partes iguais em forma e em tamanho (como ocorre com a figura de uma borboleta); no caso de uma figura simétrica de outra (exemplo 2), o eixo está fora da figura ou toca seu contorno.

Imagem: Ilustração. Papel dobrado ao meio, na horizontal.   Fim da imagem.

Exemplo 1

Imagem: Ilustração.  Papel cortado ao meio, na horizontal. Fim da imagem.

CRÉDITO: ADILSON SECCO

Exemplo 2

Atividade 1

Proponha aos estudantes a realização da mesma experiência de Silvana. É imprescindível que as figuras pintadas sejam bastante simples, para que se obtenha uma figura com pouca deformação. Assim como no caso da observação das figuras com simetria, o uso do espelho também pode ser um interessante recurso para a verificação da simétrica de uma figura.

Atividade 2

Espera-se que o estudante perceba que a atividade propõe que ele identifique figuras simétricas, embora a figura roxa apresente os dois tipos de simetria.

BNCC em foco:

EF04MA19

MP269

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Na imagem abaixo, a simétrica da figura do cachorro é sua imagem refletida no espelho.

    Imagine que há um espelho posicionado na linha azul em cada caso abaixo (como na imagem abaixo). Desenhe e pinte a simétrica das letras, ou seja, a imagem refletida no espelho.

Imagem: Ilustração. À esquerda, um desenho de um cachorro. À direita, um espelho com o reflexo do desenho invertido.  Fim da imagem.

a)

Imagem: Ilustração. Malha quadriculada. No centro há uma reta vertical. À esquerda, quadrados verdes formando a letra F. Resposta: À direita, quadrados formando a letra F invertida.   Fim da imagem.

b)

Imagem: Ilustração. Malha quadriculada. No centro há uma reta vertical. À direita, quadrados laranja formando a letra U. Resposta: À esquerda, quadrados formando a letra U.  Fim da imagem.
  1. Em uma folha de papel sulfite, faça o que se pede.
    1. Dobre a folha em 4 partes iguais, como mostram as figuras.

1 ª dobra

Imagem: Ilustração. Uma folha de papel aberta e ao lado há uma seta indicando para dobrar ao meio na horizontal. Fim da imagem.

2 ª dobra

Imagem: Ilustração. o papel está dobrado e abaixo há uma seta indicando para dobrar novamente. Ao lado, o papel está dobrado. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Desenhe um quadrado como o da figura abaixo e recorte-o usando uma tesoura com pontas arredondadas.
Imagem: Ilustração. O papel dobrado com o desenho de um quadrado. Ao lado há uma tesoura sobre o quadrado. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Agora, desenhe como ficou a folha de papel após o recorte e trace com uma régua um eixo de simetria.
PROFESSOR Exemplos de resposta: Ilustração. À esquerda, o papel aberto com dois retângulos, um na parte superior e outro na parte inferior. No meio do papel há uma reta vertical. À direita, o papel aberto com dois retângulos, um na parte superior e outro na parte inferior. No meio do papel há uma reta horizontal.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 3

O uso de papel quadriculado nesta atividade facilita o desenho e a obtenção da simétrica das figuras apresentadas: a determinação da distância de cada ponto de uma figura e de sua simétrica em relação ao eixo dado pode ser feita pela contagem do número de lados de quadrinhos. Por exemplo, no item b, a simétrica da letra U deve estar à mesma distância, de um lado de quadrinho, da linha azul. Proponha aos estudantes que desenhem, em uma folha de papel quadriculado, outras letras do alfabeto. Se necessário, desenhe na lousa algumas letras e indique eixos em diferentes posições (horizontal, vertical) para a obtenção da simétrica da letra. Por exemplo:

Imagem: Ilustração. Malha quadriculada. No centro há uma reta horizontal. Acima, quadrados azuis formando a letra F. Abaixo, quadrados azuis formando a letra F invertida.  Fim da imagem.

CRÉDITO: ADILSON SECCO

Atividade 4

Se julgar conveniente, peça aos estudantes que se reúnam em duplas para a utilização de tesoura com pontas arredondadas e régua, também necessárias para a realização desta atividade.

BNCC em foco:

EF04MA19

MP270

  1. André fez duas figuras na malha quadriculada, mas elas não são simétricas em relação à linha vermelha.
Imagem: Ilustração. André, jovem com cabelo encaracolado aponta para o lado e pergunta: Por que as figuras não ficaram simétricas em relação à linha vermelha? Ao lado, malha quadriculada com uma reta vertical no meio. À esquerda, figura com seis lados com duas colunas de distância da linha vertical. À direita, figura com seis lados com uma coluna de distância da linha vertical. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Explique por que as figuras de André não ficaram simétricas.
    PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os estudantes percebam que, embora as figuras sejam congruentes, pontos que seriam simétricos não estão à mesma distância da linha vermelha. Fim da observação.

    Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Agora, utilize a malha quadriculada abaixo e faça o desenho de André de modo que as figuras sejam simétricas em relação à linha vermelha.
PROFESSOR Resposta possível:
Imagem: Ilustração. Malha quadriculada com uma reta vertical no meio. Nas laterais há figuras com seis lados e com duas colunas de distância da linha vertical.  Fim da imagem.
  1. Cerque com uma linha as figuras que são simétricas em relação à linha verde.
Imagem: Ilustração 1. Duas imagens iguais com uma reta vertical no meio. Um beija-flor azul com o bico em uma flor rosa.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração 2. Duas imagens iguais e invertidas com uma reta vertical no meio. Um beija-flor azul com o bico em uma flor rosa.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração 3. Duas imagens iguais e espelhadas com uma reta vertical no meio. Um beija-flor azul com o bico em uma flor rosa.    Fim da imagem.
Imagem: Ilustração 4. Duas imagens iguais com uma reta vertical no meio. À esquerda, a imagem em pé e à direita, a imagem de cabeça para baixo. Um beija-flor azul com o bico em uma flor rosa.  Fim da imagem.
PROFESSOR Respostas corretas: figura 2 e figura 3.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 5

Espera-se que os estudantes percebam que, embora as figuras sejam idênticas, a posição delas em relação ao eixo de simetria está diferente. É importante ressaltar que, nessa propriedade, a posição da figura em relação ao eixo de simetria é fundamental para determinar se elas são simétricas, não bastando as figuras serem idênticas. Se julgar necessário, pergunte: “Quantos quadrinhos separam a figura da esquerda do eixo de simetria? E a figura da direita?” (1; 2).

Atividade 6

Nesta atividade, é importante reforçar o conceito de reflexão com os estudantes, para que eles determinem quais figuras são simétricas.

Caso tenham dificuldade para visualizar a simetria, os estudantes podem posicionar um espelho sobre o eixo para facilitar a verificação. Recomende cuidado ao manusear o espelho. Seu uso permite também relacionar a ideia de simetria com a de referencial na descrição da localização ou do posicionamento de um objeto.

BNCC em foco:

EF04MA19

Sugestão de atividade

Objetos fotografados de diferentes pontos de vista

É possível explorar as imagens de vários objetos por meio de fotografias e perguntar aos estudantes se eles sabem dizer de que objeto se trata. Pode-se, por exemplo, fotografar uma escova de cabelo a partir do cabo, levar a imagem para os estudantes e questionar: “Alguém sabe dizer que objeto é esse?”. Algumas imagens são difíceis de serem identificadas, mas, de qualquer modo, esse tipo de atividade aguça a percepção e a observação dos objetos.

MP271

Mosaicos

  1. Caio e Melissa estão construindo mosaicos.
Imagem: Ilustração. Caio e Melissa estão sentados em volta de uma mesa. Entre eles há dois mosaicos e peças coloridas sobre uma mesa.  Fim da imagem.

Mosaico de Melissa.

Imagem: Ilustração. Mosaico composto por quatro triângulos pequenos, formando um triângulo médio. Há seis triângulos médios coloridos (azul-escuro, rosa, verde, amarelo, laranja e azul-claro), que formam um hexágono.   Fim da imagem.

Mosaico de Caio.

Imagem: Ilustração. Mosaico composto por quatro triângulos pequenos e coloridos (azul-escuro, rosa, verde, amarelo, laranja e azul-claro) enfileirados, formando um hexágono. Resposta: Há uma reta diagonal sobre o hexágono.  Fim da imagem.

O mosaico que Caio construiu tem um eixo de simetria, já o mosaico de Melissa não tem eixo de simetria.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

Mosaico é uma composição formada pela repetição de figuras que cobrem uma superfície sem sobreposição. Um mosaico pode ter um, vários ou nenhum eixo de simetria.

  1. Os mosaicos abaixo apresentam simetria. Trace pelo menos um eixo de simetria em cada mosaico.

a)

PROFESSOR Exemplos de respostas:
Imagem: Ilustração. Mosaico retangular composto por quadrados em tons de marrom. Resposta: Há uma reta vertical e uma reta horizontal sobre o mosaico.  Fim da imagem.

b)

Imagem: Ilustração. Mosaico retangular composto por quadrados azuis, amarelos e roxo. Resposta: Há uma reta vertical e uma reta horizontal sobre o mosaico.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

Reconhecer padrões geométricos e conceitos de simetria em mosaicos.

Atividade 1

Na movimentação das peças, as crianças percebem que os encaixes dependem de características específicas das figuras, ampliando o olhar geométrico. Os trabalhos de Maurits Cornelis Escher (1898-1972) são reconhecidos mundialmente; seus mosaicos contam com precisão técnica e revelam conhecimentos matemáticos.

Além disso, a exploração desse conteúdo possibilita a aproximação entre diferentes disciplinas: Matemática, Arte e História. Explique aos estudantes que o mosaico é uma arte milenar, produzida por muitos povos em diferentes épocas. Na Antiguidade, eram empregados principalmente na criação de pavimentos e de paredes. Ainda hoje, o mosaico desperta muito interesse e tem grande uso na decoração, na tecelagem e na ornamentação arquitetônica.

Atividade 2

Espera-se que os estudantes observem que há mais de um eixo de simetria em cada figura. Caso nem todos percebam os eixos de simetria horizontal e vertical em cada figura, depois de validar as respostas, peça a eles que compartilhem suas respostas com os colegas.

BNCC em foco:

EF04MA19

MP272

  1. Marina está com a mãe dela em uma exposição de mosaicos.
Imagem: Ilustração. Marina, menina com cabelo preso está ao lado de uma mulher loira. Ela está sorrindo e observando mosaicos em uma exposição.  Mosaico 1: triângulos brancos, laranja e roxos em padrão.  Mosaico 2: quatro triângulos marrons com as pontas unidas, formando três figuras com o mesmo padrão. Resposta: Há uma reta vertical e uma reta horizontal no meio do mosaico.  Mosaico 3: retângulo composto por quadrados azul-claro e azul-escuro em um mesmo padrão. Resposta: Há uma reta vertical e uma reta horizontal no meio do mosaico. Mosaico 4: retângulo composto por quadrados azul, vermelho e amarelo, fora de padrão.   Fim da imagem.
  1. Quais desses mosaicos apresentam uma sequência de figuras que formam um padrão?
    PROFESSOR Exemplo de resposta:

    _____

    PROFESSOR Resposta: Os mosaicos 1, 2 e 3.
  1. Qual desses mosaicos não apresenta padrão?

    _____

    PROFESSOR Resposta: O mosaico 4.
  1. Trace, com uma régua, dois eixos de simetria nos mosaicos em que isso for possível.

Boxe complementar:

Importante

Um mosaico com padrão permite prosseguirmos desenhando e pintando as mesmas figuras, aumentando assim o mosaico.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 3

Nesta atividade é importante que os estudantes visualizem os eixos de simetria para determinarem o padrão em alguns casos.

Uma fonte de exploração de padrões geométricos são as produções indígenas. Nas pinturas corporais ou em cerâmicas, encontramos simetrias e construções que envolvem encaixes de figuras como os mosaicos. A arte marajoara, dos povos indígenas da Ilha de Marajó, é um exemplo. Além disso, resgatar e valorizar as produções indígenas é um modo de mostrar a diversidade cultural de nosso país.

Construção de um caleidoscópio

A construção pode ser feita em grupos, na sala de aula, com seu auxílio.

Material necessário:

3 espelhos de 20 cm de comprimento por 5 cm de largura;

miçangas ou continhas coloridas e bolinhas de papel crepom de várias cores;

fita-crepe para prender os espelhos e as bases;

papel-celofane, papel-manteiga, papel escuro e cartolina.

Primeiro, os estudantes constroem um prisma de base triangular, unindo com fita-crepe os 3 espelhos, com as faces espelhadas viradas para dentro.

Sobre a cartolina, colocam o prisma em pé e traçam o contorno de uma das bases (um triângulo equilátero de 5 cm de lado). Deixando em cada lado do triângulo uma borda de cerca de 0,5 cm, para dobrar e colar, recortam a cartolina. No centro do triângulo, fazem um orifício (como mostrado na figura a seguir), através do qual possam observar as imagens que se formarão. A seguir, revestem esse triângulo com plástico transparente, como se o orifício fosse a lente de uma máquina fotográfica.

Usando o triângulo de cartolina como molde, recortam mais dois triângulos: um de papel-celofane e outro de papel-manteiga. Fecham uma das extremidades do prisma com o triângulo de papel-celofane, colocam as miçangas ou continhas e os pedacinhos de papel colorido e, em seguida, colocam o triângulo de papel-manteiga. Fecham a outra extremidade do prisma com o triângulo de cartolina que tem um furo.

Por fim, encapam com o papel escuro todo o corpo do prisma. Pronto, o caleidoscópio está terminado! Encostando o olho na base que possui a “lente” e posicionando o caleidoscópio contra a luz, eles verão lindas imagens coloridas que se formam dentro dele e que, com movimentos de giro, transformam-se indefinidamente.

Imagem: Ilustração. Objeto com formato de prisma visto de lado. Abaixo, o objeto com formato de prisma visto de frente. Na parte inferior, círculo com formas geométricas coloridas. Fim da imagem.

CRÉDITO: ILUSTRAÇÕES: GEORGE TUTUMI

BNCC em foco:

EF04MA19

MP273

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Pinte para completar os mosaicos sabendo que apresentam simetria em relação ao eixo azul.
    PROFESSOR Resposta: am: amarelo vm: vermelho vd: verde

a)

Imagem: Ilustração. Mosaico com uma linha vertical no meio. À esquerda, cinco fileiras de quadrados vermelhos e amarelos:  Fileira 1: dois quadrados vermelhos e três amarelos.  Fileira 2: três quadrados vermelhos e dois amarelos.  Fileira 3: três quadrados amarelos e dois vermelhos.  Fileira 4: três quadrados vermelhos e dois amarelos.  Fileira 5: dois quadrados vermelhos e três amarelos.  À direita, quadrados em branco.  Resposta: À direita, cinco fileiras de quadrados vermelhos e amarelos:  Fileira 1: três quadrados amarelos e dois vermelhos.  Fileira 2: dois quadrados amarelos e três vermelhos.  Fileira 3: dois quadrados vermelhos e três amarelos.  Fileira 4: dois quadrados amarelos e três vermelhos.  Fileira 5: três quadrados amarelos e dois vermelhos.  Fim da imagem.

b)

Imagem: Ilustração. Mosaico com uma linha horizontal no meio. Na parte superior, onze colunas de quadrados vermelhos e verdes:  Coluna 1: dois quadrados vermelhos e um verde.  Coluna 2: um quadrado vermelho e dois verdes.  Coluna 3: três quadrados vermelhos.  Coluna 4: dois quadrados verdes e um vermelho.  Coluna 5: três quadrados vermelhos.  Coluna 6: um quadrado vermelho e dois verdes.  Coluna 7: três quadrados vermelhos.  Coluna 8: um quadrado vermelho e dois verdes.   Coluna 9: três quadrados vermelhos.   Coluna 10: um quadrado vermelho e dois verdes.  Coluna 11: dois quadrados vermelhos e um verde. Na parte inferior, quadrados em branco.  Resposta: Na parte inferior, onze colunas de quadrados vermelhos e verdes:  Coluna 1: um quadrado verde e dois vermelhos.  Coluna 2: dois quadrados verdes e um vermelho.  Coluna 3: três quadrados vermelhos.  Coluna 4: um quadrado vermelho e dois verdes.  Coluna 5: três quadrados vermelhos.  Coluna 6: dois quadrados verdes e um vermelho.  Coluna 7: três quadrados vermelhos.  Coluna 8: um quadrado vermelho e dois verdes.   Coluna 9: três quadrados vermelhos.   Coluna 10: dois quadrados verdes e um vermelho.  Coluna 11: um quadrado verde e dois vermelhos.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Crie e desenhe um mosaico que apresente um padrão elaborado por você.
    PROFESSOR Resposta pessoal.
Imagem: Ikustração. Malha quadriculada. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

Boxe complementar:

Desafio

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

Pinte a figura abaixo com quatro cores diferentes e forme um mosaico.

Atenção!

As linhas pretas separam cores diferentes sempre.

O mosaico tem um eixo de simetria vertical e outro horizontal

Imagem: Ilustração. Mosaico composto por figuras geométricas. No centro há uma reta vertical e uma reta horizontal. Resposta: Há oito figuras pintadas de vermelho, oito figuras pintadas de verde, oito figuras pintadas de amarelo e oito figuras pintadas de roxo. Fim da imagem..

Exemplo de resposta: vm: vermelho; vd: verde; am: amarelo; rx: roxo.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 4

Nesta atividade, os estudantes devem aplicar os conceitos de simetria por reflexão, de modo que completem o mosaico. O exemplo do espelho é válido também nessa atividade, assim como pedir aos estudantes que imaginem o desenho dobrado no eixo de simetria e como ficariam as cores do outro lado desse eixo.

Atividade 5

Aproveite a atividade para sugerir aos estudantes uma pesquisa (em livros, revistas, jornais e internet) a respeito de artistas que costumam usar padrões em suas obras.

Desafio

O trabalho com mosaicos possibilita aliar os dois conceitos já trabalhados na Unidade: simetrias em figuras e padrões geométricos. Os mosaicos podem ser entendidos como obras de arte que, por meio de um padrão geométrico, formam figuras simétricas.

A aplicação desses conceitos está muito presente no desafio proposto. Chame a atenção dos estudantes para a presença de dois eixos de simetria, os quais precisam ser observados. Lembramos que o estudo de simetria e padrões em mosaicos é uma ótima oportunidade para estabelecer relações entre os componentes Matemática, Arte, História e Língua Portuguesa, favorecendo a discussão dos múltiplos aspectos relacionados ao tema.

BNCC em foco:

EF04MA19

Sugestão de atividade

Pesquisa sobre mosaicos

Divida os estudantes em grupos e sugira a cada grupo que pesquise um aspecto da arte dos mosaicos. No aspecto histórico, por exemplo, podem se concentrar nas características dos mosaicos produzidos por determinada civilização antiga. No artístico, podem produzir seus próprios mosaicos, para posterior exposição em mural. Com a ajuda da disciplina Língua Portuguesa, podem elaborar um texto coletivo sobre tudo o que aprenderam na pesquisa geral sobre mosaicos.

MP274

Compreender informações

Interpretar dados em gráfico de barras duplas

  1. Observe o gráfico que Rosana fez com base nos dados dos dois primeiros dias da campanha de doação de roupas de seu município.
Imagem: Gráfico em barras. Quantidade de roupas arrecadadas. No eixo vertical, o tipo de roupa e no eixo horizontal, a quantidade.  Vestidos:  Segunda-feira: 20;  Terça-feira: 40;  Calças:  Segunda-feira: 100;  Terça-feira: 100; Camisetas:  Segunda-feira: 80;  Terça-feira: 160;  Agasalhos:  Segunda-feira: 120;  Terça-feira: 140.   Fim da imagem.

Fonte: Anotações de Rosana (jun. 2023).

  1. Qual foi o tema da pesquisa de Rosana? _____
    PROFESSOR Resposta: Exemplo de resposta: Quantidade de peças arrecadadas em dois dias para uma campanha de doação de roupas.
  1. O que indicam as barras de cor vermelha? Como você descobriu isso? _____
    PROFESSOR Resposta: Quantidade de roupas arrecadadas na segunda-feira. Espera-se que os estudantes observem a legenda e os eixos para essa conclusão.
  1. Qual foi o tipo de roupa que teve a mesma quantidade de peças arrecadadas na segunda-feira e na terça-feira? _____
    PROFESSOR Resposta: Calças.
  1. Quais foram os tipos de roupa cuja quantidade arrecadada na terça-feira foi o dobro da quantidade arrecadada na segunda-feira? _____
    PROFESSOR Resposta: Camisetas e vestidos.
  1. Como você descreveria uma comparação entre as arrecadações nesses dois dias a um colega que não tenha acesso a esse gráfico?

    _____

    PROFESSOR Exemplo de resposta: Foram arrecadados em dois dias agasalhos, calças, camisetas e vestidos. Na terça-feira, foram arrecadadas mais peças do que na segunda-feira. O número de camisetas e de vestidos arrecadados na terça-feira foi o dobro do dia anterior e o de número de calças foi o mesmo. Foram arrecadados 20 agasalhos a mais na terça-feira do que na segunda-feira.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos

Interpretar dados em gráficos de barras duplas.

Produzir texto com base na análise de dados apresentados em gráficos.

As atividades destas páginas trazem situações em que os dados estão organizados em gráficos de barras e de colunas duplas, tipo de representação muito útil no estabelecimento de comparações entre duas categorias.

É essencial os estudantes compreenderem que os dados em ambas as barras são indicados pela mesma grandeza do eixo correspondente. Ou seja, que não podemos fazer um gráfico desse tipo em que um dos dados se refira, por exemplo, a número de horas e outro dado, a uma quantia em reais. Também devem perceber que, nesse tipo de gráfico, é necessário algum tipo de legenda, para diferenciar as categorias representadas.

Atividade 1

Enriqueça a atividade pedindo aos estudantes que inventem uma questão com base nos dados do gráfico e, depois, troquem sua elaboração com a de um colega para resolução. Por exemplo, podem perguntar: “Quantas roupas foram arrecadadas ao todo na segunda-feira? E na terça-feira?”. Se julgar oportuno, com a autorização da escola, proponha uma campanha de arrecadação de roupas. Os estudantes podem construir um gráfico de barras duplas com o número de peças arrecadadas por turma de 4º ano. Depois, explore esse gráfico fazendo perguntas como: “Qual turma arrecadou mais roupas? Qual turma arrecadou menos roupas? Quantas peças a menos que a turma que mais arrecadou?”.

BNCC em foco:

EF04MA27

Sugestão de atividade

Construindo um gráfico de barras duplas

Reúna os estudantes em grupos de 5 ou 6 e, após uma breve discussão com cada grupo, eleja algumas personagens de desenho animado que farão parte da pesquisa da classe.

Essa prévia é importante para que não haja uma quantidade muito grande de personagens, o que pode dificultar a representação gráfica.

Depois de escolher as personagens, pergunte a cada estudante: “Qual dessas personagens é sua preferida?”. Com as respostas, a turma deve montar uma tabela que mostre a preferência dos meninos e das meninas e, depois, com base nos dados dessa tabela, construir um gráfico de barras duplas (vertical ou horizontal).

MP275

  1. Em uma cidade, o serviço de meteorologia registra a temperatura máxima e a mínima em cada mês do ano. Observe o gráfico com essas temperaturas nos primeiros seis meses do ano de 2023 e faça o que se pede.
Imagem: Gráfico de colunas. Temperaturas (em grau Celsius) nos primeiros seis meses de 2023. No eixo horizontal, o mês.  jan.:  Temperatura máxima: 35 ºC;  Temperatura mínima: 28 ºC; fev.:  Temperatura máxima: 37 ºC;  Temperatura mínima: 25 ºC;  mar.:  Temperatura máxima: 31 ºC;  Temperatura mínima: 24 ºC;  abr.:  Temperatura máxima: 32 ºC;  Temperatura mínima: 21 ºC;  maio:   Temperatura máxima: 28 ºC;  Temperatura mínima: 17 ºC;  jun.:  Temperatura máxima: 24 ºC;  Temperatura mínima: 9 ºC.  Fim da imagem.

Fonte: Serviço de meteorologia (jul. 2023).

  1. Que mês teve a temperatura máxima mais alta? _____
    PROFESSOR Resposta: Fevereiro.
  1. Que mês teve a temperatura mínima mais baixa? _____
    PROFESSOR Resposta: Junho.
  1. Imagine que você é locutor de uma estação de rádio e está apresentando um programa no qual deve falar sobre o tempo nessa cidade.

    Preencha o balão com o que você falaria nesse programa. Invente um nome para a cidade e para a estação de rádio.

Imagem: Ilustração. Um homem com fones de ouvidos na cabeça está segurando um papel e falando ao microfone. Ao lado, balão de fala com espaço para resposta. Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta pessoal.

Seja criativo, pois você terá de prender a atenção dos ouvintes e transmitir todas as informações com clareza!

MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 2

Explore mais a atividade fazendo perguntas como: “Em que mês a diferença entre a temperatura máxima e a mínima foi maior? E em que mês essa diferença foi menor?”. O item c permite explorar a proposta com os componentes Língua Portuguesa e Geografia, elaborando um texto que seja adequado a uma apresentação radiofônica e contenha informações relevantes, características do clima da cidade.

Um ponto importante a ressaltar é o fato de que os ouvintes da rádio não estão visualizando o gráfico que contém todos os dados relacionados às temperaturas da cidade, e, por isso, a comunicação tem de ser clara e objetiva. Aproveite e pergunte se eles costumam ouvir rádio (e o que ouvem), se eles já ouviram algum noticiário transmitido pelo rádio e as impressões que tiveram.

BNCC em foco:

EF04MA27

MP276

O que você aprendeu

Avaliação processual

  1. Observe a malha quadriculada e responda à questão.
Imagem: Ilustração. Malha quadriculada sobre um bairro dividido em seis colunas (A, B, C, D, E, F) e seis fileiras (1, 2, 3, 4, 5, 6).  A1: Rua Rosa.  A2: Casa.  A3: Casa.  A4: Casa. A5: Rua Amarela.  A6: Árvores.  B: Rua Violeta.  C1: Rua Rosa.  C2: Casa.  C3: Rua Azul.  C4: Árvore.  C5: Rua Amarela.  C6: Árvore.  D1: Rua Rosa.  D2: vazio.  D3: Rua Azul.  D4: vazio.  D5: Rua Amarela.  D6: vazio.  E1: vazio.  E2: Casa.  E3: Rua Azul.  E4: Casa.  E5: Rua Amarela.  E6: Árvore.  F1 a F5: Rua Verde.  F6: Árvore.  Fim da imagem.

Adriano saiu da casa dele e seguiu estas indicações: virou à esquerda e seguiu em frente pela Rua Azul, depois entrou à direita na Rua Verde. Então, seguiu em frente até o final da rua.

  1. Qual é a localização da casa de Adriano? _____
    PROFESSOR Resposta: E4
  1. Qual é a localização do lugar aonde ele chegou? _____
    PROFESSOR Resposta: F1
  1. Cerque com uma linha o desenho que não apresenta simetria.
Imagem: Ilustração. À esquerda, casa amarela com telhado triangular. No centro, casa azul com telhado triangular. À direita, casa verde com telhado triangular e ponta inclinada para a direita.  Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta correta: casa verde.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Pinte a simétrica da figura em relação ao eixo azul. Depois, pinte a simétrica da figura obtida em relação ao eixo verde.
Imagem: Ilustração. Malha quadriculada com três retas verticais. À esquerda, figura composta por quatro quadrados empilhados. À direita do primeiro, outro quadrado e à esquerda do quarto, outro quadrado. Resposta: No centro, figura composta por quatro quadrados empilhados. À esquerda do primeiro, outro quadrado e à direita do quarto, outro quadrado. À direita, figura composta por quatro quadrados empilhados. À direita do primeiro, outro quadrado e à esquerda do quarto, outro quadrado. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

Retomar os conceitos estudados.

A seção possibilita a sistematização de vários conceitos desenvolvidos ao longo da Unidade, além de ser um instrumento para avaliação formativa.

Atividade 1

Os estudantes devem perceber que, em primeiro lugar, precisam determinar a localização da casa de Adriano. Para isso, devem observar que, ao sair de sua casa, ele vira à esquerda e avança pela Rua Azul até cruzar com a Rua Verde. Isso permite determinar que Adriano mora na casa que se localiza em E4. Peça a eles que registrem o trajeto seguido por Adriano usando a simbologia composta de letra e número usada aqui. Espera-se que escrevam: E3, F3, F2 e F1.

Atividade 2

Para explorar mais a atividade, peça aos estudantes que desenhem o eixo de simetria nas figuras que não foram circuladas.

Atividade 3

Incentive os estudantes a perceberem que as três figuras têm mesma área e mesma forma. A figura central, que é simétrica da primeira (a figura fornecida), fica em posição invertida em relação à primeira. A última figura, simétrica da figura central, fica, por sua vez, em posição invertida em relação a esta, voltando, portanto, à posição da primeira figura. Explore essa ideia perguntando: “Se continuássemos a sequência de figuras, o que aconteceria em relação à posição delas?”.

BNCC em foco:

EF04MA16, EF04MA19

MP277

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Desenhe a simétrica da figura em relação ao eixo azul.

Boxe complementar:

Dica

Capriche, pois as linhas de contorno da figura são curvas!

Fim do complemento.

Imagem: Ilustração. Malha quadriculada com uma reta vertical no meio. À esquerda, desenho de um peixe. À direita, desenho do peixe espelhado. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Pinte cada mosaico seguindo o padrão que você identificar.

a)

Imagem: Ilustração. Malha quadriculada. Na primeira coluna, um quadro branco e dois marrons. Na segunda coluna, dois quadrados verdes e um branco. Na terceira coluna, um quadrado verde e dois brancos. Na quarta coluna, um quadro branco e dois marrons. Na quinta coluna, dois quadrados verdes e um branco. Na sexta coluna, um quadrado verde e dois brancos. Resposta: Na sétima coluna, um quadro branco e dois marrons. Na oitava coluna, dois quadrados verdes e um branco. Na nona coluna, um quadrado verde e dois brancos. Na décima coluna, um quadro branco e dois marrons. Na décima primeira coluna, dois quadrados verdes e um branco. Na décima segunda coluna, um quadrado verde e dois brancos.  Fim da imagem.

b)

Imagem: Ilustração. Ilustração. Malha quadriculada. Na primeira coluna, um quadrado branco, um vermelho e outro branco. Na segunda coluna, dois quadrados azuis e um branco. Na terceira coluna, três quadrados brancos. Na quarta coluna, dois quadrados azuis e um branco. Na quinta coluna, um quadrado branco, um vermelho e outro branco. Na sexta coluna, três quadrados brancos. Resposta: Na sétima coluna, um quadrado branco, um vermelho e outro branco. Na oitava coluna, dois quadrados azuis e um branco. Na nona coluna, três quadrados brancos. Na décima coluna, dois quadrados azuis e um branco. Na décima primeira coluna, um quadrado branco, um vermelho e outro branco. Na décima segunda coluna, três quadrados brancos.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Pense em um padrão para criar um mosaico na malha quadriculada abaixo.
PROFESSOR Resposta: Desenho pessoal.
Imagem: Ilustração. Malha quadriculada.  Fim da imagem.

Autoavaliação

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 4

Esta atividade exige um pouco mais de empenho dos estudantes, pois as linhas a serem reproduzidas são todas curvas. O mais importante aqui não é a produção de desenhos perfeitos, mas o desenvolvimento da percepção de pontos simétricos em relação a uma figura dada. Avalie a conveniência de uma orientação prévia aos estudantes para identificarem, na malha, a posição de cada parte específica (olho, nariz, rabo etc.) do desenho dado e obterem a posição da parte simétrica em relação ao eixo azul.

Atividade 5

Verifique se os estudantes mantêm o padrão também em relação às cores. Peça a eles que especifiquem qual padrão adotaram. Se ele for coerente, aceite. Se julgar oportuno, peça-lhes que compartilhem suas respostas com os outros colegas.

Autoavaliação

Nesta unidade foram trabalhadas diferentes atividades em malha quadriculada. É importante que os estudantes percebam que esse recurso pode ser usado tanto para indicar percursos como para facilitar a elaboração e o reconhecimento de simetrias.

Na segunda questão, é possível propor uma reflexão sobre o ano todo, permitindo aos estudantes destacarem alguns dos conteúdos, compreendidos ou não, para que no ano posterior possam ampliar o trabalho.

BNCC em foco:

EF04MA19

MP278

Comentários para o professor:

Conclusão da Unidade 8

Conceitos e habilidades desenvolvidos nesta Unidade podem ser identificados por meio de uma planilha de avaliação da aprendizagem, como a que apresenta os principais objetivos, a seguir. O professor poderá copiá-la, fazendo os ajustes necessários, de acordo com sua prática pedagógica.

Ficha de avaliação e acompanhamento da aprendizagem

Nome: _____

Ano/Turma: _____ Número: _____ Data: _____

Professor(a): _____

Legenda de Desempenho: S: Sim N: Não P: Parcialmente

Tabela: equivalente textual a seguir.

Objetivos de aprendizagem

Desempenho

Observação

Consegue fazer a leitura, a elaboração e a descrição de trajetos e movimentações em malhas quadriculadas?

_____

_____

Consegue fazer a leitura, a elaboração e a descrição de trajetos em mapas?

_____

_____

Tem a compreensão do significado de reta e segmento de reta?

_____

_____

Tem a compreensão, com o uso de mapas, das relações entre retas: paralelas, concorrentes e perpendiculares?

_____

_____

Consegue identificar eixos de simetria de uma figura?

_____

_____

Explora a simetria em figuras apresentadas em malhas quadriculadas?

_____

_____

Compreende a diferença entre figura que apresenta simetria e simétricas de uma figura?

_____

_____

Analisa dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de barras e colunas duplas, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produz texto com a síntese de sua análise?

_____

_____

Compreende e exercita o respeito às diferenças de opiniões e de propostas nos trabalhos em grupo?

_____

_____

Nos trabalhos em grupo, elabora propostas e as defende com argumentos plausíveis?

_____

_____

MP279

Continuação das orientações para o professor:

Sugestão de ficha de autoavaliação do estudante

O processo de avaliação formativa dos estudantes pode incluir seminários ou atividades orais; rodas de conversa ou debates; relatórios ou produções individuais; trabalhos ou atividades em grupo; autoavaliação; encenações e dramatizações; entre muitos outros instrumentos e estratégias.

Além da ficha de avaliação e acompanhamento da aprendizagem, fichas de autoavaliação, como a reproduzida a seguir, também podem ser aplicadas ao final do bimestre sugerido ou quando julgar oportuno. O professor pode fazer os ajustes de acordo com as necessidades da turma.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Autoavaliação

Nome:

Marque um X em sua resposta para cada pergunta.

Sim

Mais ou menos

Não

1. Presto atenção nas aulas?

_____

_____

_____

2. Pergunto ao professor quando não entendo?

_____

_____

_____

3. Sou participativo?

_____

_____

_____

4. Respeito meus colegas e procuro ajudá-los?

_____

_____

_____

5. Sou educado?

_____

_____

_____

6. Faço todas as atividades com capricho?

_____

_____

_____

7. Trago o material escolar necessário e cuido bem dele?

_____

_____

_____

8. Cuido dos materiais e do espaço físico da escola?

_____

_____

_____

9. Gosto de trabalhar em grupo?

_____

_____

_____

10. Respeito todos os meus colegas de turma, professores e funcionários?

_____

_____

_____