MP280
Para terminar
Para encerrar o trabalho com este livro, faça as atividades a seguir com atenção.
- Ana e Júlio pesquisaram os jogos da seleção brasileira feminina de futebol na Copa de 2016 e organizaram os dados nesta tabela:
Número de torcedores da seleção feminina na Copa de 2016
Tabela: equivalente textual a seguir.
Países da disputa e placar |
Estádio |
Cidade |
Torcedores presentes |
---|---|---|---|
Brasil 3 × 0 China |
Engenhão |
Rio de Janeiro |
27.618 |
Brasil 5 × 1 Suécia |
Engenhão |
Rio de Janeiro |
47.928 |
Brasil 0 × 0 África do Sul |
Arena da Amazônia |
Manaus |
42.000 |
Brasil 0 × 0 Austrália |
Mineirão |
Belo Horizonte |
52.660 |
Brasil 0 × 0 Suécia |
Maracanã |
Rio de Janeiro |
70.454 |
Brasil 1 × 2 Canadá |
Arena Corinthians |
São Paulo |
39.718 |
Fonte: Pesquisa feita por Ana e Júlio. Disponível em: . Acesso em: 31 maio 2021.
Ana escreveu a quantidade de torcedores presentes no primeiro jogo:
1 × 20.000 + 1 × 7.000 + 1 × 600 + 1 × 10 + 1 × 8
Júlio escreveu a mesma quantidade assim:
2 × 10.000 + 7 × 1.000 + 6 × 100 + 1 × 10 + 8
- Há outra maneira de escrever 27.618? Exemplos de respostas:
_____
PROFESSOR
Exemplos de respostas: 20.000 + 7.000 + 600 + 18; 27.000 + 618; 1 × 27.000 + 1 × 600 + 1 × 18.
- Qual estádio recebeu a maior quantidade de torcedores? Quantos foram?
_____
PROFESSOR
Resposta: O Maracanã, que recebeu 70.454 torcedores.
-
Qual foi a partida que teve o
menor
público?
_____
PROFESSOR
Resposta: Brasil × China
- Organize em ordem decrescente o
número
de torcedores em cada partida.
_____
PROFESSOR
Resposta: 70. 454; 52.660; 47.928; 42.000; 39.718; 27.618.
- A diferença entre o
número
de torcedores na Arena da Amazônia e no Mineirão é maior que 10 mil? Explique.
_____
PROFESSOR
Resposta: Sim, pois 52.660 − 42.000 = 10.660.
- O maior e o
menor
público somam aproximadamente 100 mil pessoas? Explique.
_____
PROFESSOR
Resposta: Sim. Arredondando 27.618 e 70.454 temos 30.000 e 70.000, que somam 100.000.
MANUAL DO PROFESSOR
A seção traz atividades de verificação da aprendizagem, uma avaliação de resultado sob a perspectiva da avaliação formativa. É importante fazer a leitura coletivamente e incentivar os estudantes a retomarem o percurso e refletirem sobre as aprendizagens desenvolvidas ao longo do ano.
As atividades abordam as Unidades Temáticas Números, Geometria, Grandezas e medidas, Álgebra e Probabilidade e estatística .
Comente que cada um deve fazer o seu registro, individualmente, expressando-se sem medo de errar, pois as respostas ajudarão também no planejamento do trabalho para o próximo ano letivo.
Atividade 1
Os estudantes devem fazer a leitura da tabela com compreensão dos números com 5 ordens. Eles devem aplicar estratégias pessoais para arredondamento, comparação e leitura de valores.
No item a, os estudantes devem mostrar outras maneiras de decomposição dos numerais, como: 20.000 + 7. 000 + 600 + 18; 27.000 + 618; 1 × 27.000 + 1 × 600 + 1 × 18. Ao representarem um número de maneiras diversas, eles demonstram compreender o sistema de numeração decimal.
Nos itens b e c, espera-se que eles comparem as quantidades de torcedores e identifiquem a maior e a menor no jogo entre Brasil e China.
No item d, verifica-se o entendimento sobre ordenar números naturais. Verifique se há equívoco quanto à ordem crescente ou decrescente, ou dificuldade de determinar a sequência esperada. A anotação caso a caso será útil no seu replanejamento.
BNCC em foco na dupla de páginas:
EF04MA01, EF04MA02, EF04MA03, EF04MA04, EF04MA05, EF04MA11, EF04MA18, EF04MA19, EF04MA20, EF04MA27
Para os itens e e f, espera-se que utilizem estratégias de cálculo mental, a percepção da regularidade do sistema de numeração decimal e façam estimativas com arredondamento. Solicita-se que estimem a diferença entre 42.000 e 52.660 e a comparem com 10 mil (item e). No item f, espera-se que arredondem para a dezena de milhar os números do maior e do menor público, obtendo 100 mil torcedores. As justificativas dos estudantes podem dar indícios dos conhecimentos que dominam e dos que ainda precisam ser retomados.
MP281
- Júlio fez o desenho do campo do Maracanã, colocando as medidas oficiais do estádio.
- O campo de futebol parece qual figura geométrica plana? Nos quatro cantos do campo, vemos ângulos agudos,
retos
ou obtusos?
_____
PROFESSOR
Resposta: Parece um retângulo; vemos ângulos retos.
- Qual é a medida do perímetro desse campo de futebol?
_____
PROFESSOR
Resposta: 370 m.
- A linha vermelha central do desenho desse campo é um eixo de simetria?
_____
PROFESSOR
Resposta: Sim. Recortando o desenho na linha vermelha, é possível sobrepor as duas partes.
- Cada um dos 2 tempos de uma partida de futebol tem 45 minutos, com um intervalo de 15 minutos. Esse tempo é maior do que 2 horas? Explique.
_____
PROFESSOR
Resposta: Não. 105 minutos (2 × 45 + 15 = 105) é menor do que os 120 minutos (2 horas).
- As retas que passam pela linha central e pelas linhas de gol são paralelas ou perpendiculares?
_____
PROFESSOR
Resposta: Paralelas.
- Qual instrumento de medida de comprimento é mais indicado para conferir as medidas desse campo: fita métrica de costureira (1,5 m); trena (20 m) ou régua (30 cm)? Justifique.
_____
PROFESSOR
Resposta: A trena. Pois possibilita medir maiores distâncias.
- Na transmissão dos jogos, uma emissora de rádio pretende anunciar prêmios de acordo com a sequência numérica de minutos abaixo. Complete-a com os números que faltam.
6 – 12 – 18 – _____ – 30 – 36 – _____
PROFESSOR
Resposta: 24, 42MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 2
É fundamental a observação da representação do campo de futebol, dos elementos que o compõem e das medidas indicadas.
Para o item a, os estudantes devem associar o desenho do campo de futebol ao retângulo, que tem entre suas propriedades o fato de possuir 4 lados, dois a dois paralelos e 4 ângulos retos.
No item b, observe como calculam a medida do perímetro do campo, chegando a 370 m: pela adição 110 + 110 + 75 + 75 ou pela adição e multiplicação associadas (2 × 110 + 2 × 75). Observe se algum estudante considerou apenas uma vez cada medida (110 m e 75 m) indicada na ilustração.
No item c, o foco é a linha vermelha central que determina os dois lados do campo de futebol como partes simétricas da figura, logo, é um eixo de simetria. Verifique se os estudantes empregam a sobreposição como estratégia para concluir pela simetria.
A Unidade Temática Grandezas e medidas aparece também no item d com a soma das medidas (em minuto) de intervalos de tempo das duas etapas de um jogo de futebol e do descanso entre elas, comparada com 2 horas.
No item e, verifica-se o reconhecimento sobre o paralelismo entre retas suportes das linhas de gol e da linha central no desenho do campo de futebol.
No item f, os estudantes devem mobilizar seus conhecimentos na escolha do instrumento mais indicado para medir com eficácia o campo de futebol (a trena) e justificar que, com ela, Júlio consegue medir maiores distâncias em menor tempo.
No item g, os estudantes usarão o pensamento algébrico para completar a sequência recursiva proposta, cuja regra é: aumenta 6 em relação ao elemento anterior. Logo, eles devem perceber que os elementos da sequência são todos múltiplos de 6. Esclareça que apenas aumentar de 6 em 6 não torna os elementos da sequência múltiplos de um número natural; por exemplo, na sequência 1, 7, 13, 19... os números aumentam de 6 em 6, mas não são múltiplos de 6.