MP282

Sugestões de leitura

Ler é muito bom! Aqui estão algumas sugestões bem legais.

Em busca da cidade perdida

Amanda J. Wood e Jen Green. Editora Brinque-Book.

Imagem: Capa de livro. Na parte superior, o título e na parte inferior, ilustração de caçadores atrás de plantas.    Fim da imagem.

Uma turma de aventureiros se reúne para decifrar enigmas e códigos, enfrentar perigos e chegar à cidade perdida. O livro traz muitos desafios para serem solucionados, favorecendo a criação de estratégias.

Os problemas da família Gorgonzola

Eva Furnari. Editora Moderna. Série Problemas.

Imagem: Capa de livro. Na parte superior, o título e na parte inferior, ilustração de dois adultos, três crianças e um animal.  Fim da imagem.

Todo mundo tem problemas. A família Gorgonzola, seus parentes e amigos também. Só que são problemas sujos, imundos. Você tem coragem de resolvê-los?

Monstromática

Jon Scieszka e Lane Smith. Editora Companhia das Letrinhas.

Imagem: Capa de livro. No centro, o título e em volta há quadros com símbolos matemáticos.  Fim da imagem.

Monstromática conta como uma menina fica dominada pela “matematicamania”, não pensando em outra coisa, a não ser em números, problemas e operações matemáticas.

O livro apresenta muitas brincadeiras com os assuntos já estudados nas aulas de Matemática: operações, medidas de comprimento, de tempo e de capacidade, números na forma de fração e na forma decimal. Tudo vira diversão e motivo de risadas, convidando a aprender de um jeito muito gostoso.

Formas

Ivan Bulloch. Editora Nobel.

Imagem: Capa de livro. Na parte superior, o título e na parte inferior, ilustração de um robô vermelho. Fim da imagem.

Com este livro, as crianças desenvolverão a percepção de que o mundo é feito de formas básicas. Utilizando princípios de simetria, tecelagem e formas de duas ou três dimensões, os leitores são desafiados a criar uma grande variedade de animais e monstros, um porta-trecos e bijuterias utilizando as formas básicas.

MP283

Referências bibliográficas comentadas

BARBOSA, Ruy Madsen. Descobrindo padrões em mosaicos. São Paulo: Atual, 2001.

A obra convida a descobrir e criar padrões, particularmente no campo da Geometria euclidiana, quanto a pavimentações planas.

BELFORT, Elizabeth; MANDARINO, Mônica. In: Pró-letramento. Matemática. Brasília: MEC/SEB, 2007.

O manual traz inúmeros questionamentos sobre o papel do professor tutor e as implicações envolvidas na execução dessa atividade.

BOYER, Carl B. História da Matemática. Tradução: Elza F. Gomide. 2ª ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1996.

Apresenta pesquisas sobre a vivência da humanidade com os números.

COLL, César; TEBEROSKY, Ana. Aprendendo Matemática. São Paulo: Ática, 2000.

Apresenta sugestões de atividades para o trabalho com conteúdos essenciais da Matemática, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais.

DANTE, Luiz Roberto. Didática da resolução de problemas de Matemática. São Paulo: Ática, 1989.

Propõe uma discussão dos fatores que atuam de forma negativa no aprendizado da Matemática, por meio da classificação dos tipos de problemas e das etapas envolvidas na resolução.

FERREIRA, Mariana K. Leal. Ideias matemáticas de povos culturalmente distintos. São Paulo: Global, 2002. (Série Antropologia e Educação)

Apresenta a Matemática sob uma perspectiva multicultural, a chamada etnomatemática, por meio de documentação sobre diferentes conhecimentos e práticas culturalmente distintas.

GRANDO, Regina Célia. O jogo e a Matemática no contexto da sala de aula. São Paulo: Paulus, 2004.

Mostra a importância de jogos em aulas de Matemática como meio de desenvolver a criatividade, a imaginação, o senso crítico, a resolução de problemas e como desencadeador de conceitos matemáticos.

KAMII, C.; HOOUSMAN, L. B. Crianças pequenas reinventam a aritmética: implicações da teoria de Piaget. Porto Alegre: Artmed, 2002.

O livro traz um programa do ensino da aritmética, estimulando o pensamento numérico dentro e fora da sala de aula.

LIMA, Elon Lages. Medida e forma em geometria: comprimento, área, volume e semelhança. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), 1991.

Apresenta a noção de medida em Geometria sob os aspectos uni, bi e tridimensional por meio da teoria e de exercícios propostos.

LOPES, Maria Laura M. Leite. Explorando dados estatísticos e noções de probabilidade a partir de séries iniciais. Rio de Janeiro: Instituto de Matemática/UFRJ – Projeto Fundão, 2005.

Traz atividades lúdicas para o aprendizado de noções básicas de estatística.

LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2001.

Traz estudos críticos sobre avaliação da aprendizagem escolar, bem como formas de torná-la mais viável.

MACEDO, L. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2005.

Voltado aos que trabalham com oficinas de jogos, com vistas a facilitar o desenvolvimento da leitura e da escrita dos estudantes.

MONTEIRO, Alexandrina; JUNIOR, Geraldo Pompeu. A Matemática e os temas transversais. São Paulo: Moderna, 2001.

Traz reflexões sobre transversalidade, ensino de matemática, ciência e cultura.

NUNES, Terezinha; CAMPOS, Tânia Maria Mendonça; MAGINA, Sandra; BRYANT, Peter. Educação Matemática: números e operações numéricas. São Paulo: Cortez, 2005.

Mostra o papel do professor como um profissional que coleta informações sobre os estudantes e as interpreta a partir da pesquisa científica.

PANIZZA, Mabel e colaboradores. Ensinar Matemática na Educação Infantil e nas séries iniciais. Porto Alegre: Artmed, 2006.

Busca criar um meio de comunicação entre pesquisadores e educadores de Matemática, integrando conceitos teóricos com a prática educacional.

PIRES, Célia Maria Carolino; CURI, Edda; CAMPOS, Tânia Maria Mendonça. Espaço e forma: a construção de noções geométricas pelas crianças das quatro séries iniciais do Ensino Fundamental. São Paulo: Proem, 2000.

Traz problemas relativos ao ensino da Geometria, buscando respostas a questões diversas que fazem parte do ensino de Matemática.

POLYA, George. A arte de resolver problemas. Tradução: Heitor Lisboa Araújo. Rio de Janeiro: Interciência, 1994.

A obra mostra que sempre há uma grande descoberta na resolução de qualquer problema.

SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez (org.). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender Matemática. São Paulo: Artmed, 2001.

Contribui para a discussão sobre o lugar e o significado das competências e das habilidades na escola fundamental.

TOLEDO, Marília; TOLEDO, Mauro. Didática de Matemática: como dois e dois: a construção da Matemática. São Paulo: FTD, 1997.

Traz atividades que permitem despertar a intuição matemática, relacionando-as à teoria formal da Matemática.

VILELA, Denise Silva. Matemática nos usos e jogos de linguagem: ampliando concepções na educação matemática. Tese de Doutorado apresentada na FE/Unicamp, 2007.

Traz um estudo sobre como o termo Matemática vem sendo usado na literatura acadêmica da educação matemática.

ZABALA, Antoni . A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Propõe pautas e orientações sobre a ação educativa com o objetivo de melhorá-la.

MP284

Material complementar

Imagem: Ilustração. À esquerda, um menino loiro está sentado atrás e uma mesa, segurando uma tesoura e cortando um papel. À direita, uma menina com tiara está sentada e dobrando um papel. Entre eles há um cilindro, um livro e lápis. Fim da imagem.

MP285

Página sem conteúdo.

MP286

Imagem: Ilustração. Jogo de tabuleiro. À direita, a informação: O QUE É, O QUE É? No centro, um menino com roupa de pirata está sorrindo e segurando uma luneta. Ao seu lado há um baú com formas geométricas e ao fundo, o mar. Ao seu lado, um quadro transparente (COLOQUE AQUI O MONTE DE CARTAS). Em volta há seis fileiras com formas e figuras geométricas coloridas.   Fileira 1: quadrado vermelho, símbolo de mais azul, hexágono verde, cilindro laranja, cubo amarelo, cone azul-escuro, octógono azul.   Fileira 2: duas pirâmides azuis com as bases unidas, esfera verde, prisma verde com base triangular, losango rosa.   Fileira 3: paralelepípedo laranja, figura com quatro lados verde, argola verde-claro, esfera azul-claro.   Fileira 4: semicírculo amarelo, heptágono rosa, figura com cinco lados e formato de bandeira azul, prisma vermelho com base pentagonal.   Fileira 5: pirâmide verde, triângulo cinza, triângulo lilás, retângulo marrom.   Fileira 6: pentágono roxo, pirâmide azul com base triangular, eneágono salmão, triângulo vermelho, prisma verde com base pentagonal, triângulo amarelo com base arredondada e estrela laranja.  Fim da imagem.

MP287

Página sem conteúdo.

MP288

Página sem conteúdo.

MP289

UNIDADE 3 - Cartas para o jogo O que é, o que é?

Imagem: Ilustração. Quatorze cartas com linhas pontilhadas em volta para recortar. Em cada carta há uma informação:  1) Tenho 4 lados de mesma medida e sou uma face do cubo.  2) Sou uma figura plana de 3 lados de mesma medida.  3) Não tenho lados. Os CDs têm a forma parecida com a minha.  4) As latas de refrigerante se parecem comigo. Meu nome é cilindro.  5) Sou uma figura arredondada e meu nome é esfera.  6) Sou um polígono que tem 3 lados de medidas diferentes.  7) Tenho 5 lados, e as bandeirinhas de festa junina se parecem comigo.  8) Sou um polígono de 7 lados.  9) Sou um polígono com 5 lados de mesma medida.  10) Tenho 6 lados, e os alvéolos de algumas colmeias se parecem comigo.  11) Uma cédula de dinheiro se parece comigo.  12) Tenho o dobro de lados do hexágono. 13) Sou um polígono de 3 lados com apenas 2 lados de mesma medida.  14) Estou pintado de amarelo na bandeira do Brasil e tenho 4 lados de mesma medida.  Fim da imagem.

MP290

Página sem conteúdo.

MP291

UNIDADE 3 - Cartas para o jogo O que é, o que é?

Imagem: Ilustração. Quatorze cartas com linhas pontilhadas em volta para recortar. Em cada carta há uma informação:  1) As casquinhas de sorvete se parecem comigo.  2) Tenho 6 faces quadradas e me chamam de cubo.  3) Sou um prisma cujas faces são 6 retângulos e 2 hexágonos.  4) Sou uma figura não plana com 8 faces triangulares.  5) Sou uma figura não plana. As caixas de sapatos se parecem comigo.  6) Sou um prisma com 3 faces retangulares e 2 triangulares.  7) Tenho 4 lados, e as pontas de setas se parecem comigo.  8) Minhas faces são 4 triângulos e 1 quadrado. Uma construção famosa do Egito se parece comigo.  9) Sou uma figura não plana de 4 faces triangulares.  10) Um quarto de uma pizza circular se parece comigo.  11) Sou um polígono de 9 lados.  12) Sou um polígono de 10 lados e tenho 5 pontas. As pessoas veem uma figura parecida comigo à noite.  13) Tenho o dobro do número de lados do quadrado, e alguns pisos têm a forma parecida com a minha.  14) Sou um prisma com 5 faces retangulares e 2 pentagonais.  Fim da imagem.

MP292

Página sem conteúdo.

MP293

UNIDADE 3 - Planificação para montar um modelo de cone

Imagem: Ilustração. Na parte inferior, um triângulo com base arredondada e ao lado há um círculo. Em volta há linhas pontilhadas para recortar.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um cone azul com as laterais coladas por fita adesiva.   Fim da imagem.

MP294

Página sem conteúdo.

MP295

UNIDADE 3 - Planificação para montar um modelo de cilindro

Imagem: Ilustração. Um retângulo com um círculo acima e abaixo. Em volta há linhas pontilhadas para recortar.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um cilindro azul com as laterais coladas por fita adesiva.   Fim da imagem.

MP296

Página sem conteúdo.

MP297

UNIDADE 3 - Planificação para montar um modelo de cubo

Imagem: Ilustração. Quatro quadrados empilhados. À esquerda e à direita do segundo há um quadrado. Em volta há linhas pontilhadas para recortar.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um cubo vermelho com as laterais coladas por fita adesiva.   Fim da imagem.

MP298

Página sem conteúdo.

MP299

UNIDADE 3 - Planificação para montar um modelo de paralelepípedo

Imagem: Ilustração. Quatro retângulos empilhados. À esquerda e à direita do segundo há um quadrado. Em volta há linhas pontilhadas para recortar.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um paralelepípedo verde com as laterais coladas por fita adesiva.   Fim da imagem.

MP300

Página sem conteúdo.

MP301

UNIDADE 3 - Planificação para montar um modelo de pirâmide de base quadrada

Imagem: Ilustração. Quatro triângulos lado a lado. À direita do terceiro há um quadrado. Em volta há linhas pontilhadas para recortar.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma pirâmide roxa com as laterais coladas por fita adesiva.   Fim da imagem.

MP302

Página sem conteúdo.

MP303

UNIDADE 3 - Planificação para montar um modelo de prisma de base hexagonal

Imagem: Ilustração. Seis retângulos enfileirados. Acima do terceiro e abaixo do quinto há um hexágono. Em volta há linhas pontilhadas para recortar.    Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um prisma laranja com base hexagonal com as laterais coladas por fita adesiva.  Fim da imagem.

MP304

Página sem conteúdo.