12
UNIDADE 1. Números naturais
LEGENDA: Encontro das águas entre o rio Negro e o rio Amazonas, próximo a Manaus, Amazonas, em 2019. FIM DA LEGENDA.
13
Boxe complementar
Para refletir...
Os quatro amigos estão passeando no encontro das águas dos rios Negro e Amazonas.
Observe as informações da placa e escreva por extenso o número que representa a medida do comprimento do Rio Amazonas.
Quantos litros de água cabem na caixa-d'água da casa onde você mora?
Sabendo que cada 1 m³ é igual a 1.000 litros, escreva com algarismos quantas caixas-d'água de 1.000 litros o Rio Amazonas enche em cada segundo.
Fim do complemento
14
Sequência numérica
- Observe a sequência de números.
0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, ...
Os números que formam essa sequência são chamados de números naturais.
- Qual é o primeiro número dessa sequência? _____
- Veja como Lucas e Rebeca descreveram a sequência dos números naturais.
- Quem descreveu a sequência dos números naturais de forma correta?
_____
- Responda às questões.
- Qual é o maior
número
natural de quatro dígitos que pode ser formado com os algarismos 1, 0, 4 e 5, sem repeti-los? E o menor?
_____
- Qual é o maior número natural de cinco dígitos que pode ser formado com os algarismos 2, 0, 9, 3 e 7, sem repeti-los? _____
- Qual é o menor número natural de cinco dígitos que pode ser formado com os algarismos 2, 3, 1, 9 e 4, sem repeti-los? _____
- Rita quer escrever números naturais maiores que 1.000. Quantos números ela pode escrever? _____
- Qual é o maior
número
natural de quatro dígitos que pode ser formado com os algarismos 1, 0, 4 e 5, sem repeti-los? E o menor?
15
- Observe a ilustração e responda às questões.
- Qual era o
número
da senha de quem foi chamado antes desse homem?
_____
- Qual será o
número
da senha de quem for chamado logo depois dele?
_____
- Se, em um banco, os números das senhas têm no máximo quatro algarismos, qual é o maior número possível de senha? _____
- Leia as falas de Jairo e Elaine e, em seguida, complete o quadro.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Antecessor |
Número |
Sucessor |
---|---|---|
_____ |
725 |
_____ |
_____ |
999 |
_____ |
14.998 |
_____ |
15.000 |
_____ |
50.000 |
_____ |
_____ |
56.790 |
_____ |
- Leia as falas de Nicole e de Enzo e, em seguida, responda às questões.
- Que número Nicole escreveu? _____
- Que número Enzo escreveu? _____
16
Representação dos números naturais
- Leia as falas de Lucas e de Nicole e, depois, responda às questões.
- Quais são os 10 símbolos do sistema de numeração decimal?
_____
- Observe os agrupamentos, complete as lacunas e responda: quantas bolinhas há no total?
ou
_____ unidades
ou
_____ unidades
ou
_____ unidades
No total, há _____ bolinhas.
17
- Uma fábrica embala miçangas em
potes
com, exatamente, 10, 100 ou 1.000 unidades.
- No total, quantas miçangas há nos potes representados abaixo?
No total, há _____ miçangas.
- Qual é o
menor
número
de
potes
com 10, 100 ou 1.000 unidades necessários para embalar 6.230 miçangas?
_____
- Há 4.230 parafusos para serem distribuídos em embalagens com 10, 100 ou 1.000 unidades.
Quantas embalagens haverá de cada tipo? Dê duas respostas possíveis.
_____
- Complete o quadro fazendo a decomposição do período em cada caso.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Período |
Milênios |
Séculos |
Décadas |
Anos |
---|---|---|---|---|
2.357 anos |
2 |
3 |
5 |
7 |
4.589 anos |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
10.592 anos |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
18
Valor posicional
- Observe o preço da televisão abaixo e a representação da quantia que Fernanda possui.
- Quantos reais Fernanda possui? _____
- Qual é o valor da televisão? _____
- Observe o valor de cada algarismo do número que expressa a quantia que Fernanda possui e do número que expressa o preço da televisão.
1.204
4 - 4 unidades
0 - 0 dezena
2 - 2 centenas
1 - 1 unidade de milhar
1.240
0 - 0 unidade
4 - 4 dezenas
2 - 2 centenas
1 - 1 unidade de milhar
Os dois números são formados com os mesmos algarismos, mas os algarismos 0 e _____ não têm o mesmo valor posicional nos dois números.
O valor de um algarismo em um número depende da posição que ele ocupa nesse número.
19
- Em cada caso, escreva o valor posicional de cada algarismo do número.
- 3.579
9 - _____ unidades
7 - _____ dezenas ou _____ unidades
5 - _____ centenas ou _____ unidades
3 - _____ unidades de milhar ou _____ unidades
- 1.284
4 - _____ unidades
8 - _____ dezenas ou _____ unidades
2 - _____ centenas ou _____ unidades
1 - _____ unidade de milhar ou _____ unidades
- Escreva quantas unidades vale o algarismo 7 em cada número.
- 27 - _____
- 712 - _____
- 6.975 - _____
- 76.518 - _____
- 27 001 - _____
- 751.841 - _____
- Agora, responda: em qual desses números o algarismo 7 tem valor posicional maior?
_____
- Descubra o número em cada caso.
- O
número
de lâmpadas que foram compradas para a iluminação de ruas em um bairro tem quatro algarismos: dois deles são 1, outro vale 3.000 e outro vale 60. Que
número
é esse?
_____
- O
número
de pessoas que cabem em um galpão é o
menor
número
de 4 algarismos diferentes no qual aparece o algarismo 5 com o valor igual a 50 unidades. Que
número
é esse?
_____
20
Ordens e classes
- De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020, a população estimada do município de Santo André, no estado de São Paulo, era de 721.368.
- Escreva esse número no quadro de ordens e classes.
Tabela: equivalente textual a seguir.
2ª classe ou classe dos milhares |
1ª classe ou classe das unidades simples |
||||
---|---|---|---|---|---|
6ª ordem |
5ª ordem |
4ª ordem |
3ª ordem |
2ª ordem |
1ª ordem |
centenas de milhar (CM) |
dezenas de milhar (DM) |
unidades de milhar (UM) |
centenas (C) |
dezenas (D) |
unidades (U) |
7 |
2 |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
Para facilitar a leitura dos números, costumamos separá-los em classes.
721 - 2ª classe (milhares)
368 - 1ª classe (unidades simples)
- A ordem de grandeza desse número é a centena de milhar.
- Lemos - _____
- Observe o
número
da placa e marque com um
X
a frase verdadeira.
( ) A ordem de grandeza desse número é a dezena de milhar.
( ) Os algarismos 6, 5 e 8 compõem a classe dos milhares.
( ) O algarismo 8 vale 800 nesse número.
21
- Usando uma calculadora, faça aparecer no visor os números a seguir.
- Um número com três algarismos, em que o algarismo 4 tenha valor igual a 400 unidades. _____
- Um número com seis algarismos, em que o algarismo 5 tenha valor igual a 5 dezenas de milhar. _____
- Um número com cinco algarismos, em que o algarismo 2 tenha valor igual a 2.000 unidades. _____
- Um número com seis algarismos, em que o algarismo 3 tenha valor igual a 3 centenas de milhar. _____
- Leia a notícia e, depois, escreva como lemos cada um dos números que aparecem nela.
Museus mais visitados em 2017
O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) divulgou os três museus mais visitados em 2017. São eles: o Museu Imperial, em Petrópolis (RJ), que recebeu 400.839 visitantes; o Museu da Inconfidência, em Ouro Preto (MG), com um público de 174.382 pessoas; e o Museu Histórico Nacional, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), que recebeu 137.479 visitantes.
LEGENDA: Museu da Inconfidência, Ouro Preto, Minas Gerais, em 2020. FIM DA LEGENDA.
FONTE: Informações obtidas em: https://www.museus.gov.br/museus-ibram-receberam-mais-12-milhao-de-visitantes-em-2017/ . Acesso em: 15 fev. 2021.
_____
- Usando somente algarismos, escreva os números que a professora está ditando.
_____
_____
22
Composição e decomposição
- A família de Ana juntou as economias que fez durante um ano e conseguiu a quantia a seguir.
- Complete o quadro com a quantidade de cédulas e moedas que a família de Ana conseguiu juntar.
Quadro: equivalente textual a seguir.
|
|
|
_____ |
_____ |
_____ |
- Veja como Ana e seu irmão calcularam a quantia economizada e responda.
1.000 + 60 + 8 = _____
10 × 100 + 6 × 10 + 8 × 1 = _____
- Qual é a quantia economizada pela família de Ana? _____
- Se a família de Ana tivesse mais 10 cédulas de 10 reais, qual seria a quantia total economizada? Explique como você calculou . _____
23
- Complete os _____ com o número correspondente ao resultado de cada um dos itens. Depois, escreva a ordem de grandeza do número obtido.
- 7 × 10.000 + 3 × 1
_____ _____ _____ _____ _____
Ordem de grandeza - Dezena de milhar
- 10.000 + 6.000 + 300 + 5
_____ _____ _____ _____ _____
Ordem de grandeza - _____
- 200.000 + 80.000 + 400
_____ _____ _____ _____ _____
Ordem de grandeza - _____
- 6 × 1.000 + 3 × 100 + 3 × 10 + 6
_____ _____ _____ _____ _____
Ordem de grandeza - _____
- 300.000 + 20.000 + 5 .000 + 80
_____ _____ _____ _____ _____ _____
Ordem de grandeza - _____
- 1 × 200.000 + 4 × 1.000 + 7 × 1
_____ _____ _____ _____ _____ _____
Ordem de grandeza - _____
- 300.000 + 20.000 + 500 + 80
_____ _____ _____ _____ _____ _____
Ordem de grandeza - _____
- 7 × 10 + 1 × 100 + 9 × 10.000
_____ _____ _____ _____ _____
Ordem de grandeza - _____
- Decomponha os números a seguir.
- 457.890 = _____
- 555.876 = _____
- Identifique o
erro
na decomposição do
número
139.570 e cerque-o com uma linha. Em seguida, escreva a decomposição correta.
139.570 = 1 × 100.000 + 3 × 30.000 + 9 × 1 000 + 5 × 100 + 7 × 10
_____
24
Ordenação e comparação
- O administrador de um site decidiu comparar o acesso às páginas de jogos e de notícias. Para isso, ele colocou um contador nessas páginas. Observe.
- Complete os quadros com os algarismos de cada número.
Quadro: equivalente textual a seguir.
CM |
DM |
UM |
C |
D |
U |
---|---|---|---|---|---|
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
Quadro: equivalente textual a seguir.
CM |
DM |
UM |
C |
D |
U |
---|---|---|---|---|---|
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
- Como o administrador pode comparar esses números? Complete com é maior que ou com é menor que.
875. 210
0 - 0
1 - 10
2 - 200
5 - 5.000
7 - 70.000
8 - 800.000
874. 632
2 - 2
3 - 30
6 - 600
4 - 4.000
7 - 70.000
8 - 800.000
875.210 > 874.632 → 875.210 _____ 874.632
- Preencha os quadros com números de seis algarismos para que as desigualdades sejam verdadeiras.
- 786.000 < _____
- 135.796 > _____
- _____ > 312.945
- _____ < 625.584
25
- Pinte de acordo com a legenda.
Números menores que 99;999.
Números maiores que 99.999 e menores que 499.999.
Números maiores que 499.999.
56.652
165.874
561.652
12.598
451.585
985.259
654.681
710.028
- Fernando pesquisou a população estimada de algumas cidades brasileiras, divulgada pelo IBGE em 2020, e anotou em um papel, mas os dados escritos foram embaralhados. Leia as dicas e ajude Fernando a organizar esses dados.
- Complete a tabela.
População estimada de algumas cidades brasileiras em 2020
Tabela: equivalente textual a seguir.
Cidade |
População estimada |
---|---|
Palmas (TO) |
_____ |
Boa Vista (RR) |
_____ |
Aracaju (SE) |
_____ |
Paranaguá (PR) |
_____ |
Vitória (ES) |
_____ |
Fonte dos dados: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Disponível em: http://fdnc.io/eU8. Acesso em: 13 fev. 2021.
Boxe complementar:
Dica
- Entre essas cidades, a que tinha a menor população era Paranaguá e a que tinha a maior população era Aracaju.
- O número que representa a população de Vitória possui o algarismo 8 com valor posicional de 800 unidades.
- A população de Boa Vista é maior que a de Palmas.
Fim do complemento.
- Ordene os números do maior para o menor.
_____
26
Reta numérica
- De acordo com o IBGE, os três pontos mais elevados do Brasil são: Pico da Neblina, Pico 31 de Março e Pico da Bandeira. A altitude de cada um deles é, respectivamente: 2.995 m, 2.974 m e 2.891 m.
LEGENDA: Pico da Neblina em Santa Isabel do Rio Negro, Amazonas, em 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Pico 31 de Março em Santa Isabel do Rio Negro, Amazonas, em 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Pico da Bandeira na divisa entre Espírito Santo e Minas Gerais, em 2017. FIM DA LEGENDA.
- De acordo com as informações acima, complete ordenadamente as altitudes, da menor para a maior.
Altitude (m): _____ < _____ < _____
Nome do ponto: _____ < _____ < _____
- Complete a reta numérica que indica as altitudes dos pontos mais elevados do Brasil.
- Marque com os seguintes números na reta numérica:
27
- Marque com um X o valor de A, representado na reta numérica abaixo.
- ( ) 7.950
- ( ) 8.000
- ( ) 8.100
- ( ) 8.200
- Em cada item, marque com os números dos quadros na reta numérica.
- Na reta abaixo estão representados os preços de passagens de Natal (RN) para Fortaleza (CE) oferecidas por três empresas rodoviárias. Analise a reta e as afirmações seguintes e escreva V para verdadeira ou F para falsa.
- ( ) A empresa rodoviária que cobra o maior preço pela passagem é a empresa C.
- ( ) O preço da passagem na empresa A é menor do que na empresa C, mas é maior do que o preço cobrado na empresa B.
- ( ) Se o preço da passagem na empresa B é R$ 69,85 e na empresa C é R$ 77,85, então na empresa A é R$ 65,85.
28
Trabalhando com números
- Cátia, Jonas e Simone são operadores de caixa em um supermercado. Veja quantas moedas de R$ 1,00 e cédulas de R$ 10,00 e de R$ 100,00 eles tinham no caixa no fim do dia e complete o quadro.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Nome do operador de caixa |
|
|
|
Quantia total |
---|---|---|---|---|
Cátia |
7 |
0 |
5 |
_____ |
Jonas |
8 |
9 |
0 |
_____ |
Simone |
3 |
5 |
7 |
_____ |
- Descubra a regra e complete cada sequência com os números que faltam.
- 100, 300, 500, 700, _____, _____, _____
- 6, 60, 600, 6.000, _____, _____
- 999.999, 999.996, 999.993, _____, _____, _____
- 870.000, 850.000, 830.000, _____, _____
- 101.101, 121.121, 141.141, _____, _____ , 201.201
- 123.56, 234.567, 345.678, _____, _____ , 679.011
- Escreva o
número
pedido em cada caso.
- O maior número cuja ordem de grandeza é a unidade de milhar. _____
- O menor número cuja ordem de grandeza é a unidade de milhar. _____
- O maior número de 6 algarismos. _____
- O menor número de 5 algarismos. _____
- O antecessor de 100.000. _____
- Coloque em ordem crescente os números escritos nos itens anteriores desta atividade.
_____
29
- Complete a reta numérica com os números das placas.
- Complete o quadro.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Número |
Leitura |
Ordem de grandeza |
---|---|---|
37.076 |
_____ |
_____ |
965.115 |
_____ |
_____ |
345.670 |
_____ |
_____ |
2.634 |
_____ |
_____ |
- Observe como Rebeca decompôs o número 374 523 usando o valor posicional.
- Agora, faça como Rebeca e decomponha os números abaixo.
- 237.128 = _____
- 495.736 = _____
- 702 120 = _____
30
O milhão
- Observe a cena.
Fonte dos dados: Programa de Reciclagem de Óleo de Fritura da Sabesp. Disponível em: http://fdnc.io/eUk. Acesso em: 15 fev. 2021.
- Agora, complete a tabela.
Quantidade de água que pode ser contaminada
Tabela: equivalente textual a seguir.
Quantidade de óleo (em litro) |
Quantidade de água (em litro) |
---|---|
1 |
25.000 |
2 |
50.000 |
3 |
_____ |
4 |
_____ |
10 |
250.000 |
20 |
_____ |
30 |
_____ |
40 |
_____ |
Fonte: Programa de Reciclagem de Óleo de Fritura da Sabesp. Disponível em: http://fdnc.io/eUk. Acesso em: 15 fev. 2021.
- Veja o número um milhão no quadro de ordens e complete.
Tabela: equivalente textual a seguir.
7ª ordem |
6ª ordem |
5ª ordem |
4ª ordem |
3ª ordem |
2ª ordem |
1ª ordem |
---|---|---|---|---|---|---|
unidades de milhão |
centenas de milhar |
dezenas de milhar |
unidades de milhar |
centenas |
dezenas |
unidades |
1 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
1 milhão = _____ centenas de milhar = _____ de unidades
31
- Complete as sequências numéricas crescentes de acordo com a regra de cada uma.
- Uma construtora está vendendo vinte casas por R$ 50 000,00 cada uma.
- A construtora já recebeu o valor pela venda de duas dessas casas.
Qual foi o valor recebido? _____
- Com a venda de dez casas, quanto a construtora receberá no total? E com a venda das vinte casas?
_____
- A construtora já recebeu o valor pela venda de duas dessas casas.
- Responda às questões.
- 1.000 pessoas cabem em um estádio de futebol? E 1.000.000 de pessoas? _____
- A população do município onde você vive é maior que 1.000.000 de habitantes?
_____
- A população do estado ao qual pertence seu município é maior que 1.000.000 de habitantes?
_____
- Quantas moedas de são necessárias para formar R$ 1.000.000,00?
_____
- Quantas cédulas de formam R$ 1.000.000,00?
_____
- A distância aérea entre Florianópolis (S C) e Campo Grande (MS) é de aproximadamente 1.000 km. Quantas viagens aéreas de Florianópolis a Campo Grande é preciso fazer para percorrer 1.000.000 de quilômetros?
_____
32
Números com até nove algarismos
- De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020 a população brasileira era de 211.735.692 habitantes. Observe o número 211.735.692 no quadro de ordens e classes e faça o que se pede.
Tabela: equivalente textual a seguir.
3ª classe ou classe dos milhões |
2ª classe ou classe dos milhares |
1ª classe ou classe das unidades simples |
||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
9ª ordem |
8ª ordem |
7ª ordem |
6ª ordem |
5ª ordem |
4ª ordem |
3ª ordem |
2ª ordem |
1ª ordem |
centenas de milhão |
dezenas de milhão |
unidades de milhão |
centenas de milhar |
dezenas de milhar |
unidades de milhar |
centenas |
dezenas |
unidades |
2 |
1 |
1 |
7 |
3 |
5 |
6 |
9 |
2 |
- Complete a decomposição.
211.735.692 = 200.000.000 + 10.000.000 + 1.000.000 + _____ + _____ + 5.000 + _____ + _____ + _____
- Qual é a ordem de grandeza de 211.735.692? _____
- Como lemos esse número? _____
- Leia o diálogo e responda às questões.
- Escreva, somente com algarismos, o número que Sérgio falou. _____
- Em quantas classes podemos separar esse número? _____
- Qual é a ordem de grandeza desse número? _____
33
- Componha os números a seguir.
- 63.000.000 + 468.000 + 600 = _____
- 2.000.000 + 175.000 + 45 = _____
- 535.000.000 + 247 = _____
- Decomponha os números considerando o valor de cada algarismo. Depois, escreva como se lê cada um deles.
- 7.102.359
_____
- 103.224.500
_____
- 456.000.000
_____
- 7.102.359
Boxe complementar:
Desafio
Observe o cartaz abaixo.
Fonte dos dados: http://fdnc.io/eUm. Acesso em: 15 fev. 2021.
CRÉDITO: SIDNEY MEIRELES
Aproximadamente, quantos litros serão desperdiçados por dia? _____
Resposta: 442 litros.
Na reforma çdo sistema hidráulico da escola de Felipe foram reparados 10 vazamentos de 4 mm. Quantos litros de água poderiam ser desperdiçados em um ano? Pinte o quadrinho com o valor mais próximo.
1 milhão de litros de água.
1 milhão e meio de litros de água.
2 milhões de litros de água.
Resposta correta: 1 milhão e meio de litros de água.
Fim do complemento.
34
Arredondamentos
- Em um condomínio, há 3 casas à venda, conforme as imagens a seguir.
- O valor da casa 1 está mais próximo de 100 mil ou de 200 mil reais?
_____
- Qual é o arredondamento do número 289.000 para a centena de milhar mais próxima? _____
- O valor da casa da imagem 3 está mais próximo de 300 mil ou de 400 mil reais?
_____
- Qual é o arredondamento do
número
318.000 para a dezena de milhar mais próxima?
_____
e) Localize o valor de cada uma das 3 casas na reta numérica abaixo.
- Pinte com os números que são mais próximos de cem mil do que de duzentos mil.
35
- Complete o quadro com os arredondamentos indicados.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Número |
Arredondamento para a centena de milhar mais próxima |
Arredondamento para a dezena de milhar mais próxima |
Arredondamento para a unidade de milhar mais próxima |
---|---|---|---|
463.236 |
500.000 |
_____ |
_____ |
176.012 |
_____ |
_____ |
_____ |
632.698 |
_____ |
_____ |
_____ |
- Paulo, Márcia, Ana e Rafael eram candidatos em uma eleição para prefeito de uma cidade, em 2022. Observe a tabela e o gráfico a seguir, que mostram a quantidade de votos que cada um recebeu, e faça o que se pede.
Eleição para prefeito
Tabela: equivalente textual a seguir.
Candidato |
Votos |
---|---|
Paulo |
570.308 |
Márcia |
610.017 |
Ana |
390.879 |
Rafael |
240.920 |
Fonte: Responsável pela apuração dos votos (30 out. 2022).
Fonte: Responsável pela apuração dos votos ( 30 out. 2022).
- A que candidato corresponde a
coluna
verde do gráfico? E a
coluna
cor de laranja? E a
coluna
vermelha? E a
coluna
azul?
_____
- Complete o gráfico com o nome dos candidatos.
- Quantos votos esses candidatos receberam juntos, aproximadamente?
_____
- Reúna-se com um colega e conversem sobre como cada um pensou para resolver o item anterior.
36
A Matemática me ajuda a ser
... alguém que compreende as diferenças
Você sabia que existem cães que são treinados para ajudar pessoas com deficiência visual a se locomover? Esses cães são chamados de cães-guia.
Em 25 de abril, é comemorado o Dia Internacional do Cão-Guia. As primeiras notícias sobre as tentativas de treinar cães para auxiliar cegos datam de 1780, na França. No Brasil, existe um projeto desde 2015 para implantar centros de formação de treinadores de cães-guia em todas as regiões do país. Esse projeto é relevante, considerando que há cerca de 7 milhões e 300 mil brasileiros com deficiência visual, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde de 2013, do IBGE.
O decreto 5.904, de 21 de setembro de 2006, regulamenta a Lei nº 11.126, de 27 de junho de 2005, que assegura “à pessoa com deficiência visual usuária de cão-guia o direito de ingressar e permanecer com o animal nos veículos e nos estabelecimentos públicos e privados de uso coletivo”. Essa lei também define que deficiência visual limita-se à “cegueira e baixa visão”.
LEGENDA: Homem com seu cão-guia em Boston, nos Estados Unidos, em 2018. FIM DA LEGENDA.
Em 2021, uma parceria envolvendo a Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CP B) e o Centro de Treinamento e Formação de Cães-Guias do Instituto Federal Catarinense (IFC – Camboriú), permitiu a quatro atletas paralímpicos, com deficiência visual, receberem cães-guias para auxiliá-los nas tarefas do dia a dia.
Os cães-guias possibilitam aos deficientes visuais adquirirem um nível maior de independência. Os animais auxiliam em várias tarefas cotidianas, como atravessar a rua, parar em sinais, evitar obstáculos e encontrar as portas dos estabelecimentos.
A maioria das pessoas não sabe como se comportar ao encontrar um cão-guia. Veja algumas dicas:
- Peça autorização ao dono antes de interagir com o cão-guia e evite brincar com ele para não distraí-lo.
- Sempre caminhe do lado direito do deficiente visual.
- Se encontrá-lo num restaurante, não dê comida ao cão-guia, pois ele tem uma dieta especial para manter sua saúde.
- Se estiver com um cão, controle-o para evitar algum acidente com o cão-guia de outra pessoa.
Informações obtidas em: http://fdnc.io/eUn e http://fdnc.io/eUo. Acessos em: 15 fev. 2021.
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Tome nota
- Em que dia é comemorado o Dia Internacional do Cão-Guia? _____
- Em que ano foram divulgadas as primeiras notícias sobre as tentativas de treinar cães para auxiliar cegos? _____
- Quantos cães-guia a parceria do CPB com o IFC disponibilizou para atletas paralímpicos em 2021? _____
- Quantos brasileiros, aproximadamente, têm deficiência visual de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde de 2013? Registre essa quantidade com todos os algarismos.
_____
Reflita
- Como você se sentiria se fosse impedido de entrar em um local ao qual tem o direito de ir?
- Em julho de 2019, uma consumidora teve o serviço negado pelo motorista de aplicativo. O condutor alegou que não transportava cachorro e manteve a recusa mesmo diante da afirmação da consumidora de que estava amparada pela lei
nº
11.126, de 2005, por se tratar de um cão-guia. A empresa foi notificada pelo Procon-SP.
Fonte dos dados: http://fdnc.io/eUq. Acesso em: 1º mar. 2021.
O que você acha da atitude do motorista de negar a entrada do cão-guia no seu carro?
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Compreender informações
Análise de resultados possíveis
- Em um jogo, é a vez de Paulo girar uma roleta dividida em oito partes de mesmo tamanho. Para ganhar, ele precisa que a roleta pare no maior número.
- Quais são os possíveis números em que a roleta pode parar? _____
- Qual número Paulo deve conseguir para ganhar o jogo? _____
- Todos os números da roleta têm a mesma probabilidade de sair? Por quê?
_____
- Qual é o resultado mais provável de sair na roleta? Por quê?
_____
- Quantas vezes precisamos girar a roleta para ganhar o jogo?
_____
- Considere o seguinte experimento aleatório: lançar um dado comum (com faces numeradas de 1 a 6) e observar o
número
que aparece na face que fica voltada para cima. Nesse experimento, cada resultado possível tem a mesma probabilidade de ocorrer, ou seja, é igualmente provável que ocorra como os demais?
_____
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- Em uma urna há bolas idênticas numeradas de 1 a 13. Considere o seguinte experimento aleatório: sortear uma bola e observar seu número.
- Quais são todos os possíveis resultados desse experimento?
_____
- Nesse experimento, cada resultado possível tem a mesma probabilidade de ocorrer que os demais?
_____
- Quais são os resultados favoráveis ao evento “sair uma bola com número ímpar”? _____
- Quais são todos os possíveis resultados desse experimento?
- Em um saco há 10
bolinhas
do mesmo tamanho, de cores diferentes e feitas do mesmo material, conforme mostra a ilustração abaixo.
Considerando que se sorteie uma dessas bolinhas, sem olhar, responda às questões.
- Que cores podem sair nesse sorteio?
_____
- Cada cor tem a mesma probabilidade de sair no sorteio? Por quê?
_____
- O que é mais provável de ocorrer: sortear uma bolinha vermelha ou uma bolinha verde? Por quê? _____
- O que tem
menor
chance de ocorrer: sortear uma
bolinha
vermelha ou sortear uma
bolinha
azul? Por quê?
_____
- Qual é a probabilidade de sortear uma
bolinha
roxa? Por quê?
_____
- Escreva um evento diferente dos anteriores e peça a um colega que determine a probabilidade de ele ocorrer. _____
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O que você aprendeu
- Responda às questões, representando os números somente com algarismos.
- 25 dezenas de pessoas são quantas pessoas? _____
- 14 centenas de aves são quantas aves? _____
- 40 dezenas de milhar de árvores são quantas árvores? _____
- 4 milhões de estrelas são quantas estrelas? _____
- Determine, com algarismos e por extenso, o valor do algarismo 3 em cada número.
- 6.931 _____
- 36.524 _____
- 26.513 _____
- 23.001 _____
- 326.524 _____
- ) 600.310 _____
- Ordene os números dos vagões do menor para o maior.
_____
- Pedro pensou em um
número
que:
- está entre 374.000 e 380.000;
- tem o 1 como último algarismo;
- na reta numérica está mais próximo de 374.000 que de 380.000.
Qual dos números a seguir foi o número em que Pedro pensou?
- ( ) 379.621
- ( ) 373.999
- ( ) 374.261
- ( ) 378.621
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Avaliação processual
- Observe a tabela e calcule mentalmente o que se pede.
Telespectadores que assistiram ao programa Cante Bem
Tabela: equivalente textual a seguir.
Ano |
Número de pessoas |
---|---|
2021 |
55.845 |
2022 |
87.125 |
2023 |
56.890 |
Fonte: Programa Cante Bem (7 jan. 2023).
- Qual é o
número
aproximado de pessoas que assistiram ao programa Cante Bem nesse período de três anos?
_____
- O
número
da senha do diário de Tainá tem seis dígitos sequenciais que não se repetem. O primeiro dígito é 3.
Determine o número dessa senha.
_____
- Arredonde para a centena de milhar mais próxima de cada número.
- 216. 314 - _____
- 98.651 - _____
- 486.018 - _____
- 359.123 - _____
- 142.321 -
_____
f) 873.952 - _____
- 87.265 -
_____
h) 349.265 - _____
Autoavaliação
- Reconheço as características do sistema de numeração decimal para escrever e ler números com até 9 algarismos?
- Consigo localizar números naturais em retas numéricas?