72

UNIDADE 3. Geometria

Imagem: Ilustração. À esquerda, um homem está atrás de um carrinho de sucos e sorvetes. Na frente dele, um menino sorri e segura um sorvete de casquinha. Ao lado há uma pista de corrida e uma pista de ciclistas. Vanessa e Beatriz estão andando sobre a pista e conversando. Resposta: Vanessa e Beatriz estão aqui.  E uma pessoa com capacete de proteção está andando de bicicleta na pista ao lado. Atrás há um homem com o pé apoiado em uma pedra e em volta dele há várias árvores com formatos geométricos. No centro, do outro lado da pista, há uma placa com a informação: Observatório e uma seta apontando para o lado direito. Em seguida, uma praça com grama. Um homem está bebendo água em um bebedouro, um casal está sentado em um banco e conversando, um homem está segurando um sorvete de casquinha e encostado em uma árvore e uma menina está sentada em uma pedra e segurando um picolé. Atrás, Roberto e Marcos estão conversando (Resposta: Roberto e Marcos estão aqui) e ao lado, um casal e um menino estão sentados sobre uma toalha xadrez e fazendo um picnic. Ao fundo, carros ao lado de uma construção com formato de pirâmide cinza com janelas circulares. Acima há pássaros e nuvens no céu azul. Em volta dos objetos há linhas pontilhadas com formatos geométricos: pirâmide, cone, cilindro, paralelepípedo, triângulo e quadrado.  Fim da imagem.

73

Boxe Complementar

Para refletir...

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Beatriz, Marcos, Roberto e Vanessa estão passando o dia em um parque.

Que objetos desta cena se parecem com figuras geométricas não planas?

Os visitantes do teatro recebem a planificação de um modelo desse teatro, que tem a forma de uma pirâmide de base quadrada. Quais figuras planas compõem essa planificação?

Fim do complemento

74

Poliedros e corpos redondos

  1. Rodrigo tem alguns modelos de figuras geométricas planas feitos de cartolina e alguns modelos de figuras geométricas não planas feitos de acrílico.
Imagem: Ilustração. Figuras geométricas sobre uma mesa: paralelepípedo, círculo, pirâmide, esfera, triângulo, prisma com base hexagonal, cone, retângulo, cilindro, quadrado e cubo. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. À esquerda, uma caixa com a informação: Caixa 1 – Figuras não planas. E à direita, caixa com a informação: Caixa 2 – Figuras planas. Fim da imagem.
  1. Para ajudar Rodrigo a colocar os modelos na caixa certa, marque com um X os modelos que devem ir para a Caixa 1 e cerque com uma linha os modelos que devem ir para a Caixa 2.

    Imagem: Ícone: Grupo. Fim da imagem.

    Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Rodrigo quer separar os modelos da Caixa 1 em dois grupos para organizá-los melhor. Como você acha que ele deveria separar esses modelos? Converse com seus colegas sobre isso.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Qual é a figura “intrometida” em cada caso? Marque-a com um X .

a)

Imagem: Ilustração. Cone, esfera, cilindro e prisma com base pentagonal.  Fim da imagem.

b)

Imagem: Ilustração. Cubo, paralelepípedo, esfera e pirâmide com base triangular.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

75

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Observe as figuras e leia o texto. Depois, responda às questões.
Imagem: Ilustração. Um cubo laranja.  Fim da imagem.

Cubo

Imagem: Ilustração. Uma pirâmide de base pentagonal laranja.  Fim da imagem.

Pirâmide de base pentagonal

Imagem: Ilustração. Um paralelepípedo laranja.  Fim da imagem.

Paralelepípedo

Imagem: Ilustração. Um prisma de base triangular laranja.  Fim da imagem.

Prisma de base triangular

Imagem: Ilustração. Uma esfera laranja.  Fim da imagem.

Esfera

Imagem: Ilustração. Um cone laranja.   Fim da imagem.

Cone

Imagem: Ilustração. Um cilindro laranja. Fim da imagem.

Cilindro

Observação:

Algumas dessas figuras são arredondadas. É o caso da esfera, do cone e do cilindro, que são exemplos de figuras chamadas corpos redondos.

Outras figuras são não arredondadas. É o caso do cubo, da pirâmide de base pentagonal, do paralelepípedo e do prisma de base triangular, que são exemplos de figuras chamadas poliedros, que significa “muitas faces”.

Fim da observação.

  1. O que há de parecido nos poliedros? E de diferente?
  1. O que há de parecido nos corpos redondos? E de diferente?

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Nos quadros abaixo, desenhe ou escreva o nome de objetos que lembram a figura geométrica indicada.
  1. Corpos redondos

Tabela: equivalente textual a seguir.

Esfera

Cone

Cilindro

_____

_____

_____

  1. Poliedros

Tabela: equivalente textual a seguir.

Paralelepípedo

Prisma de base hexagonal

Pirâmide

_____

_____

_____

76

Planificação de superfícies

  1. Osvaldo é carpinteiro e quer organizar de acordo com o tamanho os pregos que usa em seus trabalhos. Para isso, ele vai guardar os pregos em várias caixinhas cúbicas iguais, que serão encaixadas em sua maleta de materiais.

    Observe as planificações abaixo e descubra qual delas Osvaldo deve escolher como molde para fazer as caixinhas cúbicas.

a)

Imagem: Ilustração. Cinco quadrados enfileirados. Acima do primeiro há mais um quadrado.   Fim da imagem.

b)

Imagem: Ilustração. Três quadrados enfileirados. Acima do primeiro há mais um quadrado.   Fim da imagem.

c)

Imagem: Ilustração. Quatro quadrados enfileirados. Acima do primeiro e abaixo do quarto há mais um quadrado.   Fim da imagem.

d)

Imagem: Ilustração. Seis quadrados enfileirados.   Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Observe a representação da planificação abaixo e da figura geométrica não plana obtida a partir dela.
Imagem: Ilustração. À esquerda, planificação composta por um retângulo. Acima e abaixo da ponta direita há um círculo. No centro, seta para a direita e um cilindro.  Fim da imagem.

a)

Imagem: Ilustração. Planificação. Acima há um triângulo com base arredondada e abaixo há um círculo.    Fim da imagem.

_____

b)

Imagem: Ilustração. Planificação. Cinco triângulos lado a lado e abaixo do segundo há um pentágono.   Fim da imagem.

_____

c)

Imagem: Ilustração. Planificação. Quatro triângulos lado a lado e abaixo do terceiro há um quadrado. Fim da imagem.

_____

77

  1. Rubens vai montar 4 modelos de poliedros utilizando recortes de papelão e fita adesiva. Circule os recortes que Rubens deverá utilizar para montar cada modelo.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Poliedro

A

B

C

D

E

F

G

H

Ilustração. Paralelepípedo amarelo.

Ilustração. Quadrado.

Ilustração. Retângulo.

Ilustração. Triângulo.

Ilustração. Triângulo.

Ilustração. Retângulo.

Ilustração. Quadrado.

Ilustração. Retângulo.

Ilustração. Retângulo.

Ilustração. Cubo lilás.

Ilustração. Quadrado.

Ilustração. Quadrado.

Ilustração. Quadrado.

Ilustração. Retângulo.

Ilustração. Quadrado.

Ilustração. Retângulo.

Ilustração. Quadrado.

Ilustração. Quadrado.

Ilustração. Pirâmide de base quadrada laranja.

Ilustração. Triângulo.

Ilustração. Triângulo.

Ilustração. Triângulo.

Ilustração. Retângulo.

Ilustração. Retângulo.

Ilustração. Triângulo.

Ilustração. Círculo.

Ilustração. Quadrado.

Ilustração. Prisma de base hexagonal azul.

Ilustração. Retângulo.

Ilustração. Retângulo.

Ilustração. Retângulo.

Ilustração. Hexágono.

Ilustração. Retângulo.

Ilustração. Retângulo.

Ilustração. Hexágono.

Ilustração. Retângulo.

  1. Observe as planificações a seguir.

a)

Imagem: Ilustração. Planificação. Quatro quadrados empilhados. À esquerda do primeiro e à direita do quarto há mais um quadrado.   Fim da imagem.

b)

Imagem: Ilustração. Planificação. Três retângulos enfileirados. Acima do terceiro há um quadrado.   Fim da imagem.

c)

Imagem: Ilustração. Planificação. Um retângulo e ao lado, três quadrados. Acima do primeiro quadrado há outro quadrado e abaixo do segundo quadrado há um retângulo.  Fim da imagem.

d)

Imagem: Ilustração. Planificação. Dois retângulos compridos e dois curtos intercalados e enfileirados. Abaixo do primeiro e acima do segundo há um retângulo.  Fim da imagem.
  1. Abaixo, foi representado um dado em três posições diferentes.
    • Qual destas figuras representa a planificação da superfície desse dado?
Imagem: Ilustração. À esquerda, dado com o número 1 para cima e ao lado, os números 5 e 4. No centro, dado com o número 5 para cima e ao lado, os números 3 e 6. À direita, dado com o número 2 para cima e ao lado, os números 1 e 4. Fim da imagem.

a)

Imagem: Ilustração. Planificação do dado. No centro há quatro quadrados enfileirados com os números: 5, 1, 2, 6. Acima do segundo há um quadrado com o número 3 e abaixo do segundo há um quadrado com o número 4.  Fim da imagem.

b)

Imagem: Ilustração. Planificação do dado. No centro há quatro quadrados enfileirados com os números: 2, 3, 6, 4. Acima do segundo há um quadrado com o número 1 e abaixo do segundo há um quadrado com o número 5.   Fim da imagem.

c)

Imagem: Ilustração. Planificação do dado. No centro há quatro quadrados enfileirados com os números: 1, 3, 4, 6. Acima do segundo há um quadrado com o número 2 e abaixo do segundo há um quadrado com o número 5.  Fim da imagem.

d)

Imagem: Ilustração. Planificação do dado. No centro há quatro quadrados enfileirados com os números: 2, 3, 4, 5. Acima do segundo há um quadrado com o número 6 e abaixo do segundo há um quadrado com o número 1. Fim da imagem.

78

Mais poliedros

  1. Analise os poliedros e, depois, complete o quadro com as informações correspondentes.
Imagem: Ilustração. Prisma com base hexagonal azul, cubo laranja, prisma com base triangular verde e pirâmide com base pentagonal amarela.  Fim da imagem.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Poliedro

Quantidade de vértices

Quantidade de faces

Quantidade de arestas

Prisma de base hexagonal

_____

_____

_____

Cubo

_____

_____

_____

Prisma de base triangular

_____

_____

_____

Pirâmide de base pentagonal

_____

_____

_____

  1. Durante a aula de Geometria, Júlia aprendeu uma regularidade presente nos poliedros.
Imagem: Ilustração. Júlia, jovem loira sorri com o dedo indicador esquerdo levantado e fala: A professora nos ensinou que, em prismas e pirâmides, o número de vértices mais o número de faces é igual ao número de arestas mais 2.  Fim da imagem.
  1. Poliedro com 8 vértices e 8 faces - _____
  1. Poliedro com 8 vértices e 6 faces - _____
  1. Poliedro com 14 vértices e 9 faces - _____

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Considere uma pirâmide com 10 arestas. Indique o polígono da base dessa pirâmide, o número de vértices e o número de faces. Depois, represente-a no espaço ao lado.

    Polígono da base - _____

    Número de vértices - _____

    Número de faces - _____

79

Medida de ângulo

  1. Observe a abertura de cada um dos ângulos representados.
Imagem: Ilustração. À esquerda, duas setas lilases formam um ângulo de abertura pequena. No centro, duas setas azuis formam um ângulo de abertura média. À direita, duas setas verdes formam um ângulo de abertura grande.   Fim da imagem.

Esses ângulos têm aberturas diferentes. Quanto maior a abertura de um ângulo, maior é sua medida.

O ângulo destacado na cor _____ é o de maior medida.

Para medir um ângulo, é preciso medir sua abertura.

Cada abertura está associada a uma medida em grau.

Imagem: Ilustração. Adriana, menina loira segura um transferidor sobre um papel em uma mesa e fala: O transferidor é um instrumento que serve para medir ângulos em grau. A medida deste ângulo é 50 graus. Ao lado, destaque para o transferidor com uma seta sobre o número 0 e outra seta sobre o número 50 (Transferidor sobre um ângulo de medida 50 graus).   Fim da imagem.

Qual é a medida de cada um destes ângulos em destaque?

Imagem: Ilustração. Transferidor com uma seta sobre o número 0 e outra seta sobre o número 150.   Fim da imagem.

A medida deste ângulo é _____ graus.

Imagem: Ilustração. Transferidor com uma seta sobre o número 0 e outra seta sobre o número 40.   Fim da imagem.

A medida deste ângulo é _____ graus.

Imagem: Ilustração. Transferidor com uma seta sobre o número 0 e outra seta sobre o número 125.  Fim da imagem.

A medida deste ângulo é _____ graus.

80

  1. Observe a figura abaixo e complete o quadro.
Imagem: Fotografia. Transferidor circular com destaque para os números 90, 135, 180, 270, 0, 45.    Fim da imagem.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Giro

Medida do ângulo em grau

Volta completa

_____

Meia-volta

_____

Um quarto de volta

_____

  1. Observe os ângulos destacados no retângulo.

Cada um dos ângulos destacados no retângulo é chamado de ângulo reto.

Imagem: Ilustração. Retângulo verde com destaque para os quatro ângulos.   Fim da imagem.

Observe o transferidor e responda: Qual é a medida do ângulo reto?

_____

Imagem: Ilustração. Um transferidor sobre o canto inferior direito do retângulo verde. Há uma seta sobre o número 0 e outra seta sobre o número 90.   Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. De acordo com as orientações a seguir, desenhe o caminho que o ratinho seguiu sobre as linhas da malha até encontrar o queijo.

Caminho seguido pelo ratinho:

Imagem: Ilustração. Malha quadriculada com cinco colunas e cinco fileiras. No quadrado da coluna cinco e fileira quatro há um ratinho. E no quadrado da coluna dois e fileira um há um queijo. Fim da imagem.

81

Polígonos

  1. Leia o diálogo e faça o que se pede.
Imagem: Ilustração. Uma mulher loira sorri e fala: Polígono é uma figura plana fechada cujo contorno pode ser traçado com uma régua. Ao seu lado, uma mulher ruiva completa: E os trechos desse contorno não se cruzam. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Indique com a letra P as figuras que são polígonos. Justifique sua resposta.
Imagem: Ilustração. Cinco retas. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. um hexágono   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. um octógono   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. figura com sete lados.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Agora, em uma folha de papel, faça uma composição com diferentes desenhos de polígonos.
  1. Vinícius comprou um brinquedo de encaixar peças para sua filha.

    No brinquedo, há uma base na qual a criança deve encaixar 5 pecinhas. Veja os desenhos das peças desse brinquedo e, depois, responda às questões.

Imagem: Ilustração. (1) Cilindro amarelo; (2) Prisma com base triangular; (3) forma arredondada; (4) prisma com base pentagonal; (5) forma de triângulo com base arredondada.   Fim da imagem.
  1. Em qual das bases é possível encaixar todas as 5 peças? _____
Imagem: Ilustração. Base de madeira com formas. Da esquerda para a direita: triângulo, triângulo com base arredondada, quadrado, círculo, hexágono.   Fim da imagem.

Base 1

Imagem: Ilustração. Base de madeira com formas. Da esquerda para a direita: triângulo com base arredondada, pentágono, forma arredondada, triângulo e círculo.   Fim da imagem.

Base 2

Imagem: Ilustração. Base de madeira com formas. Da esquerda para a direita: círculo, triângulo, hexágono, pentágono e forma arredondada.  Fim da imagem.

Base 3

  1. Quais dessas peças têm um encaixe que lembra o contorno de um polígono? Quais são esses polígonos? _____

82

  1. Observe a representação de um polígono e algumas de suas partes destacadas. Depois, preencha o quadro com as informações correspondentes.
Imagem: Ilustração. Polígono com quatro vértices, quatro lados e destaque para um ângulo interno. Fim da imagem.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Polígono

Quantidade de lados

Quantidade de vértices

Quantidade de ângulos internos

Ilustração. Triângulo laranja.

3

3

_____

Ilustração. Polígono amarelo com quatro lados.

_____

_____

_____

Ilustração. Polígono azul com cinco lados.

_____

_____

_____

Ilustração. Hexágono roxo.

_____

_____

_____

Ilustração. . Heptágono verde.

_____

_____

_____

Imagem: Ilustração. Renato, homem com cabelo castanho sorri e diz: Quando um polígono tem todos os lados de mesma medida e todos os ângulos internos de mesma medida, ele é chamado de polígono regular. Veja dois exemplos.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. um quadrado e um hexágono.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

a)

Imagem: Ilustração. Polígono roxo com quatro lados.   Fim da imagem.

b)

Imagem: Ilustração. Polígono laranja com quatro lados.   Fim da imagem.

c)

Imagem: Ilustração. Polígono verde com quatro lados.   Fim da imagem.

d)

Imagem: Ilustração. Triângulo amarelo.  Fim da imagem.

83

Triângulos

  1. Otávio e João brincavam de representar triângulos com palitos. Observe os ângulos destacados e complete.

Estes triângulos têm _____ ângulo reto. Eles são chamados de triângulos retângulos.

Imagem: Ilustração. Palitos formando um triângulo grande e um triângulo pequeno com destaque para os ângulos grandes.   Fim da imagem.

Estes triângulos não têm nenhum ângulo reto. Eles não são triângulos _____.

Imagem: Ilustração. Palitos formando um triângulo grande e um triângulo pequeno com destaque para os ângulos pequenos.  Fim da imagem.
  1. Larissa, Michele e Míriam viram os meninos com os palitos e também entraram na brincadeira. Agora, observe os lados dos triângulos e complete.

Estes triângulos têm _____ lados com a mesma medida. Eles são chamados de triângulos equiláteros.

Imagem: Ilustração. À esquerda, três palitos formando um triângulo. À direita, seis palitos formando um triângulo.   Fim da imagem.

Estes triângulos têm _____ lados com a mesma medida. Eles são chamados de triângulos isósceles .

Imagem: Ilustração. À esquerda, onze palitos formando um triângulo. À direita, sete palitos formando um triângulo.  Fim da imagem.

Estes triângulos têm todos os lados com _____ diferentes. Eles são chamados de triângulos escalenos.

Imagem: Ilustração. À esquerda, nove palitos formando um triângulo. À direita, doze palitos formando um triângulo. Fim da imagem.

84

  1. Meça os lados dos triângulos representados e classifique cada um deles em equilátero, isósceles ou escaleno.
Imagem: Ilustração. Triângulo azul com 2 lados com a mesma medida.  Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração. Triângulo verde com todos os lados com a mesma medida.  Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração. Triângulo roxo com todos os lados com diferentes medidas.  Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração. Triângulo marrom com 2 lados com a mesma medida.  Fim da imagem.

_____

  1. Qual triângulo tem um ângulo reto? Descubra sobrepondo o canto de uma folha de papel sulfite a cada um dos ângulos internos. _____
  1. Você acha que um triângulo retângulo pode ter dois ângulos retos?

    _____

  1. Observe as 7 peças de um Tangram e responda.
    1. Quantas peças triangulares há nesse quebra-cabeça? _____
    1. Há triângulos retângulos representados no Tangram? Se há, quantos são? _____
    1. Os triângulos representados no Tangram são equiláteros, isósceles ou escalenos? Use uma régua para ajudá-lo. _____
Imagem: Ilustração. Quadrado composto por dois triângulos grandes, três triângulos pequenos, um quadrado e um paralelogramo.   Fim da imagem.

Boxe complementar:

Desafio

Quantos triângulos equiláteros estão representados na figura abaixo?

_____

Imagem: Ilustração. Um triângulo grande, composto por nove triângulos pequenos, que formam três triângulos médios.   Fim da imagem.

CRÉDITO: ILUSTRAÇÕES: ADILSON SECCO

Fim do complemento.

85

Quadriláteros

  1. Com o auxílio de uma régua e o canto de uma folha retangular, identifique algumas características comuns dos quadriláteros representados abaixo e forme dois ou mais grupos de acordo com essas características.
Imagem: Ilustração. (1) Quadrilátero com dois pares de lados paralelos e não têm ângulos retos. (2) Quadrilátero com os quatro lados de medidas diferentes. (3) Quadrilátero com dois pares de lados paralelos e não têm ângulos retos. (4) Quadrilátero com dois pares de lados paralelos e quatro ângulos retos. (5) Quadrilátero com apenas dois lados de mesma medida. (6) Quadrilátero com os quatro lados de medidas diferentes. (7) Quadrilátero com os quatro lados de medidas diferentes. (8) Quadrilátero com dois pares de lados paralelos e quatro ângulos retos. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Grupo. Fim da imagem.

  1. Veja como Sandra separou quadriláteros semelhantes aos da atividade 1 em três grupos e responda às questões.

Grupo A

Imagem: Ilustração. Grupo A. Quadrilátero com dois pares de lados paralelos e não têm ângulos retos; Quadrilátero com dois pares de lados paralelos e quatro ângulos retos; Quadrilátero com dois pares de lados paralelos e não têm ângulos retos; Quadrilátero com dois pares de lados paralelos e quatro ângulos retos.  Fim da imagem.

Grupo B

Imagem: Ilustração. Grupo B. Quadrilátero com apenas dois lados de mesma medida; Quadrilátero com os quatro lados de medidas diferentes.  Fim da imagem.

Grupo C

Imagem: Ilustração. Grupo C. Quadrilátero com os quatro lados de medidas diferentes; Quadrilátero com os quatro lados de medidas diferentes.  Fim da imagem.
  1. Em que grupo cada quadrilátero tem dois pares de lados paralelos?

    _____

  1. Em que grupo cada quadrilátero tem apenas um par de lados paralelos?

    _____

  1. No Grupo C, cada polígono tem quantos pares de lados paralelos?

    _____

86

  1. Leia as explicações de Marisa e Leandro.
Imagem: Ilustração. Marisa, jovem com cabelo comprido fala: Um quadrilátero que tem apenas um par de lados paralelos é chamado de trapézio. Ao lado, Leandro, jovem ruivo diz: Um quadrilátero que tem dois pares de lados paralelos é chamado de paralelogramo. Fim da imagem.
  1. Desenhe os seguintes quadriláteros na malha quadriculada a seguir.
    1. Um trapézio.
    1. Um paralelogramo.
    1. Um paralelogramo com 4 ângulos retos.
    1. Um quadrilátero que não tenha nenhum par de lados paralelos.
Imagem: Ilustração. Malha quadriculada. 
 Fim da imagem.
  1. Observe os paralelogramos representados a seguir e responda às questões.
Imagem: Ilustração. Um retângulo laranja e um quadrado azul.  Fim da imagem.
  1. O que eles têm em comum em relação aos ângulos?

    _____

  1. Qual é a diferença entre esses paralelogramos?

    _____

87

  1. Representações de paralelogramos são frequentes em objetos e construções do nosso dia a dia.
Imagem: Fotografia. Casas lado a lado com janelas e portas retangulares e coloridas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Janelas retangulares em casas no município de São João del-Rei, Minas Gerais, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Nestas casas, identificamos janelas que lembram um retângulo.

Imagem: Pintura. Paralelogramos em tons de vermelho, formando cubos empilhados. Fim da imagem.

LEGENDA: Composição com quadriláteros, 2017. FIM DA LEGENDA.

Neste mosaico, as figuras laranja são losangos.

Imagem: Fotografia. Placa amarela com formato de losango. No centro, silhueta de um adulto e uma criança atravessando sobre a faixa de pedestres. Ao fundo, uma rua e casas.   Fim da imagem.

LEGENDA: Placa de travessia escolar em São Bernardo do Campo, São Paulo, em 2021. FIM DA LEGENDA.

Na placa de área escolar, identificamos um quadrado.

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Observe na malha quadriculada abaixo o esquema que representa o caminho feito pelo cachorro de Edu em seu quintal.

    O cachorro partiu do ponto A, em vermelho. Depois, seguiu o trajeto indicado pelas setas.

Imagem: Ilustração. Malha quadriculada com dez colunas e sete fileiras. No quadrado da primeira coluna e primeira fileira, o ponto A. Ao redor há patas de cachorro. Resposta: À direita do ponto A há quatro linhas, em seguida, vira para a direita e quatro linhas para baixo. Vira para direita, quatro linhas para direita. Vira para a direita e quatro linhas para cima, até o ponto A.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Seta para a direita (8), seta para baixo (5), seta para a esquerda (8), seta para cima (5).  Fim da imagem.
  1. O caminho que o cachorro de Edu fez tem o contorno de qual figura geométrica?

    _____

  1. Modifique o trajeto do cachorro de Edu para que ele tenha o contorno de um quadrado. Trace esse trajeto na malha e registre-o com setas.

88

  1. Leia as explicações.
Imagem: Ilustração. Uma mulher com cabelo comprido fala: O retângulo é um paralelogramo que tem os 4 ângulos retos. Uma mulher com cabelo curto diz: O losango é um paralelogramo que tem os 4 lados com a mesma medida. E um homem com cabelo encaracolado fala: O quadrado é um paralelogramo que tem os 4 ângulos retos e os 4 lados com a mesma medida.  Fim da imagem.
  1. Que tipos de paralelogramo têm os quatro ângulos retos?

    _____

  1. Que tipos de paralelogramo têm os quatro lados de mesma medida?

    _____

  1. Leia o que Margarida está dizendo e responda às questões.
Imagem: Ilustração. Margarida, jovem com cabelo comprido e preso diz: A figura que desenhei é um paralelogramo. Todos os lados dessa figura têm a mesma medida. Ela não tem ângulos retos.  Fim da imagem.
  1. A figura que Margarida desenhou é um quadrilátero? _____
  1. Essa figura pode ser um retângulo? Justifique.

    _____

  1. Essa figura pode ser um quadrado? Por quê? _____
  1. Que figura Margarida desenhou? _____

89

Desenhando polígonos

  1. Veja como Joaquim iniciou o desenho de um quadrado em uma malha quadriculada com o auxílio de uma régua.

Primeiro, eu desenhei um segmento de reta de medida igual à soma das medidas dos lados de três quadradinhos.

Imagem: Ilustração. Malha quadriculada. À esquerda há uma reta vertical ocupando três linhas.  Fim da imagem.

Depois, desenhei outro segmento, de mesma medida. Para formar o ângulo reto, considerei o ângulo interno de um quadradinho da malha.

Imagem: Ilustração. Malha quadriculada. À esquerda há uma reta vertical ocupando três linhas. E acima há uma reta horizontal ocupando três linhas. A união das retas forma um ângulo reto.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

Imagem: Ilustração. Malha quadriculada.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Na malha quadriculada a seguir, represente um retângulo, um trapézio, um triângulo escaleno e um pentágono.
Imagem: Ilustração. Malha quadriculada. Fim da imagem.
  1. Entre os polígonos que você desenhou, quais têm lados paralelos?

    _____

    Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

    Imagem: Ícone: Grupo. Fim da imagem.

  1. Como os lados dos quadradinhos da malha quadriculada auxiliam na construção dos lados paralelos desses polígonos? Converse com o professor e os colegas.

90

  1. Fernanda representou duas retas perpendiculares usando régua e esquadro. Veja como ela fez.

Primeiro, eu tracei uma reta r.

Imagem: Ilustração. Uma mão segura um lápis sobre uma régua e faz uma reta horizontal r entre os números 0 e 8.   Fim da imagem.

Depois, coloquei um dos lados do ângulo reto do esquadro apoiado na régua e tracei uma reta s, pelo outro lado.

Imagem: Ilustração. Um esquadro sobre a régua e ao lado, a mão segura o lápis e faz uma reta vertical s sobre o número 7.   Fim da imagem.

As retas r e s formam quatro ângulos retos. O ponto de encontro entre elas é o vértice desses ângulos.

Imagem: Ilustração. A mão segurando o lápis e completando a reta s. Abaixo, a reta r e o encontro delas forma um ângulo reto.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. No caderno, trace uma reta r e, depois, construa uma reta s perpendicular a ela com o auxílio de esquadro e régua.

    Depois de traçar as retas perpendiculares, Fernanda construiu um triângulo retângulo.

Marquei 5 cm na reta r e tracei um segmento.

Imagem: Ilustração. A mão segura um lápis vermelho sobre uma régua na reta r e faz um traço entre os números 0 e 5.   Fim da imagem.

Depois, sobre a reta s, tracei um segmento de 3 cm.

Imagem: Ilustração. A mão segura o lápis vermelho. Ao lado, a régua está na vertical sobre a reta s e a pessoa faz uma reta entre os números 0 e 5.  Fim da imagem.

Por fim, tracei o terceiro lado do meu triângulo.

Imagem: Ilustração. A reta horizontal r e ao lado, a reta vertical s. No encontro delas há um triângulo vermelho.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. No caderno, trace um triângulo retângulo de lados medindo 4 cm e 6 cm.

    Imagem: Ícone: Grupo. Fim da imagem.

  1. Após traçar as retas r e s, perpendiculares, explique como você faria para construir um quadrado com lados apoiados nessas retas. Converse com o professor e os colegas e registre sua explicação a seguir.

    _____

91

  1. A professora de Lúcia propôs a seguinte atividade à classe.
Imagem: Ilustração. Uma lousa com o texto:  Desenhe em uma malha quadriculada um triângulo isósceles e um triângulo retângulo.  Utilizando um software de geometria dinâmica, desenhe triângulos com as mesmas características dos triângulos desenhados na malha.  Fim da imagem.

Para representar os triângulos na malha quadriculada, Lúcia utilizou os quadradinhos da malha como referência para as medidas dos lados e dos ângulos.

Imagem: Ilustração. Malha quadriculada. À esquerda, um triângulo isósceles e à direita, um triângulo retângulo.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Imagem: Ilustração. Software. Na parte superior, botões. No centro, uma reta horizontal s e no meio, uma reta vertical r. Acima da reta s e à esquerda da reta r, um triângulo isósceles com 5 cm nas laterais. Acima da reta s e à direita da reta r, um triângulo retângulo.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Grupo. Fim da imagem.

92

  1. Sérgio deve construir um paralelogramo e um trapézio utilizando um software de geometria dinâmica. Para essa construção, Sérgio poderá utilizar as seguintes ferramentas:

Ilustração. Botão com dois pontos conectados por uma reta diagonal.  → permite traçar segmentos de reta

Ilustração. Botão com duas setas diagonais e ao lado, a informação cm.   → permite determinar a medida de um segmento de reta

Ilustração. Botão com duas retas paralelas.  → permite traçar retas paralelas

Ilustração. Botão com duas retas perpendiculares. → permite traçar retas perpendiculares

  1. Para construir um paralelogramo, que ferramentas você utilizaria?

    _____

  1. E para construir um trapézio, que ferramentas você utilizaria?

    _____

    Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

    Imagem: Ícone: Grupo. Fim da imagem.

  1. Se a ferramenta que permite traçar retas paralelas não estivesse habilitada, Sérgio conseguiria construir algum paralelogramo? Converse com o professor e os colegas.

    Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. No espaço a seguir, construa a representação de um paralelogramo e a de um trapézio, indicando as ferramentas que você utilizaria se fosse construí-los no software de geometria dinâmica.

    _____

93

Ampliação e redução de figuras

  1. Observe as figuras que Fábio pintou na malha quadriculada.
Imagem: Ilustração. Malha quadriculada com nove colunas e quatro fileiras. Cada quadradinho mede 1 cm de altura e 1 cm de largura. À esquerda, um quadradinho azul. No centro, quatro quadradinhos amarelos. Em seguida, dois quadradinhos verdes. À direita, seis quadradinhos vermelhos.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. À esquerda, um menino com óculos fala: A figura amarela é uma ampliação da figura azul. No centro, uma menina com tiara diz: Também podemos dizer que a figura azul é uma redução da figura amarela. À direita, um menino com cabelo preso fala: A figura verde e a figura vermelha não são ampliações nem reduções da figura azul.  Fim da imagem.
  1. O que há de parecido entre as figuras azul e amarela?

    _____

  1. Ao comparar as figuras azul e verde, que diferenças você observa? E nas figuras azul e vermelha?

    _____

    Imagem: Ícone: Grupo. Fim da imagem.

  1. Escreva o que é necessário para que uma figura seja uma ampliação de outra figura. Depois, converse com seus colegas e o professor sobre isso.

    _____

94

  1. Compare as medidas dos lados da figura laranja e da figura verde.

A figura verde é uma ampliação ou uma redução da figura laranja? Justifique.

_____

Imagem: Ilustração. Malha quadriculada com oito colunas e quatro fileiras. Cada quadradinho mede 1 cm de altura e 1 cm de largura. À esquerda, doze quadradinhos laranja e à direita, três quadradinhos verdes.  Fim da imagem.
  1. Observe a figura e faça o que se pede na malha quadriculada abaixo.
Imagem: Ilustração. Malha quadriculada com quinze colunas e oito fileiras. Cada quadradinho mede 1 cm de altura e 1 cm de largura. À esquerda, cinco quadradinhos amarelos. 
Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Desenhe uma figura triplicando apenas as medidas das linhas verdes. A figura que você obteve é uma ampliação da figura pintada de amarelo? Por quê?

    _____

    Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Desenhe outra figura triplicando apenas as medidas das linhas laranja. A figura que você obteve é uma ampliação da figura pintada de amarelo? Por quê?

    _____

    Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Triplicando todas as medidas da figura inicial, teremos uma figura com largura medindo quantos centímetros? E com altura medindo quantos centímetros?

    _____

95

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Desenhe uma ampliação da figura azul, conforme as orientações de Cristina.
Imagem: Ilustração. Malha quadriculada com dez colunas e dez fileiras. Cada quadradinho mede 1 cm de altura e 1 cm de largura. Na parte superior, cinco quadradinhos azuis. 
 
 Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Desenhe na malha quadriculada a seguir um paralelepípedo cujas arestas tenham seis vezes a medida da aresta correspondente do paralelepípedo laranja.
Imagem: Ilustração. Malha quadriculada. Cada quadradinho mede 0,5 cm de altura e 0,5 cm de largura. À esquerda, paralelepípedo laranja ocupando onze quadradinhos. 
Fim da imagem.

96

  1. Maiara estava desenhando polígonos em um software de geometria dinâmica em seu computador. Ela desenhou um quadrilátero e quer desenhar outro que represente uma ampliação do primeiro quadrilátero.
Imagem: Ilustração. Maiara, menina com cabelo preso está sentada e com a mão sobre um mouse. Na frente dela há um monitor e na tela, um software de geometria.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Software. Na parte superior, botões. Abaixo, um quadrilátero roxo.  Fim da imagem.

Ela reproduziu outro quadrilátero como esse usando o recurso de copiar e colar do programa. Assim, obteve dois quadriláteros de mesmas medidas de lados e de ângulos internos. Veja a figura abaixo.

Imagem: Ilustração. Software. Na parte superior, botões. Abaixo, à esquerda, um quadrilátero roxo. À direita, outro quadrilátero roxo.  Fim da imagem.

Com o objetivo de obter uma ampliação, Maiara “esticou” os lados do segundo quadrilátero. Veja a seguir os quadriláteros que ela obteve.

Imagem: Ilustração. Software. Na parte superior, botões. Abaixo, à esquerda, um quadrilátero roxo. À direita, um quadrilátero roxo grande.  Fim da imagem.
  1. O que aconteceu com os ângulos internos do segundo quadrilátero quando Maiara “esticou” seus lados? _____
  1. O segundo quadrilátero representa uma ampliação do primeiro quadrilátero? Justifique sua resposta.

    _____

    Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Converse com o professor e os colegas sobre o modo como Maiara construiu essa ampliação.

97

  1. Após construir o quadrilátero, Maiara descobriu outra função do software que estava utilizando.
Imagem: Ilustração. Botão com um pentágono.    Fim da imagem.

Permite construir um polígono regular qualquer. Para isso, basta construir um segmento de reta, que será um dos lados do polígono, e indicar a quantidade de lados que tal polígono terá.

Maiara quer construir o desenho de um pentágono regular e vai usar a função descrita acima. Assim, ela construiu um segmento de reta de 3 cm e indicou que o polígono deveria ter 5 lados. Veja, abaixo, o pentágono que ela obteve.

Imagem: Ilustração. Software. Na parte superior, botões. Abaixo, um pentágono com 3 cm.  Fim da imagem.

Ela descobriu que, ao mexer no comprimento do primeiro segmento construído, as medidas dos ângulos internos do pentágono não mudam. Além disso, ela descobriu que, se dobrasse a medida desse segmento, as medidas dos outros lados também dobrariam.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Grupo. Fim da imagem.

  1. Com essa ferramenta, Maiara conseguiria obter uma ampliação ou uma redução desse pentágono? Converse com o professor e com os colegas.
  1. Se ela quiser que as medidas dos lados desse pentágono sejam reduzidas pela metade, qual deverá ser a medida do primeiro segmento construído? _____
  1. Indique o que Maiara deve fazer para obter:
    • um hexágono de 3 cm de lado e outro hexágono que tenha os lados medindo o dobro de 3 cm;

      _____

    • um octógono de 2 cm de lado e outro que tenha os lados medindo a metade de 2 cm.

      _____

98

Matemática em textos

Leia

Ilusões visuais e representações geométricas

As figuras a seguir provocam ilu sões visuais, que podem ser de vários tipos. Na figura A, é possível perceber pelo menos duas ideias diferentes; na figura B, há ideia de movimentação, os pontos parecem piscar nos vértices dos pequenos quadrados representados; por fim, na figura C, é possível se confundir em relação ao comprimento dos traços horizontais.

Figura A

Imagem: Ilustração. Quadrado preto. No centro, contorno branco de uma taça ou dois rostos de perfil.   Fim da imagem.

Figura B

Imagem: Ilustração. Quadrado preto com linhas horizontais e verticais brancas. Na união das linhas há pontos piscando.   Fim da imagem.

Figura C

Imagem: Ilustração. Sinal de maior e menor com uma reta horizontal no meio. Abaixo, reta horizontal com duas setas nas pontas.   Fim da imagem.

Normalmente, usa-se o termo “ilusão de óptica” quando nos referimos a essas confusões que acontecem com nossas percepções visuais. Entretanto, as ilusões visuais podem ter vários motivos para além da questão óptica, envolver outros sentidos e até mesmo os conhecimentos que temos sobre o tipo de imagem que nos é apresentado. As ilusões visuais que envolvem relações de espaço podem ser chamadas de ilusões geométricas.

Muitos artistas utilizam conhecimentos sobre as ilusões visuais em suas construções artísticas para produzir ilusões intencionalmente. Entretanto, em muitas situações, não há a intenção de provocar ilusões, mas algumas confusões podem acontecer por meio dos conhecimentos dos observadores. Veja.

Figura D

Imagem: Ilustração. Figura D. Linhas verdes formando uma pirâmide. Fim da imagem.

Com base na representação geométrica (figura D) e nos conhecimentos sobre poliedros, podemos dizer que se trata da representação de um tetraedro. No entanto, se utilizarmos nossos conhecimentos sobre polígonos, podemos dizer que a figura representa triângulos que formam outros. Assim, além da ilusão de óptica, que causa confusão propositalmente, podemos destacar as percepções confusas em representações geométricas que exploramos em nossas aulas.

99

Responda

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Grupo. Fim da imagem.

Observe novamente as figuras A, B e C no texto e converse com seus colegas sobre as questões abaixo.

  1. Quais desenhos podem ser visualizados na figura A?
  1. O que acontece se você inclinar a cabeça para um dos lados ao olhar para a figura B?
  1. Qual traço é maior na figura C?

Analise

  1. Observe os segmentos de reta perpendiculares que foram representados ao lado. Qual deles tem maior medida de comprimento: o vertical ou o horizontal?

    _____

Imagem: Ilustração. Uma reta horizontal e acima, uma reta vertical.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

  1. Qual figura geométrica a imagem abaixo pode representar? Compare sua resposta com a de um colega e justifique a sua.

    _____

Imagem: Ilustração. Linhas azuis formando um hexágono. Fim da imagem.

Aplique

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

  1. Escolha um poliedro ou um polígono e represente-o abaixo por meio de desenho. Depois, peça a um colega que descubra a figura representada.

    _____

Imagem: Ícone: Grupo. Fim da imagem.

  1. Com base nas atividades apresentadas, elabore com seus colegas dicas que possam ajudar na representação de figuras geométricas planas ou figuras geométricas não planas.

100

Compreender informações

Ler e interpretar gráfico de linha

  1. Clóvis é dono de uma loja que vende modelos de poliedros para escolas. Veja o gráfico de linha que ele construiu para mostrar a quantidade de modelos vendidos a cada mês de 2022.
Imagem: Ilustração. Figuras geométricas sobre uma mesa: dois poliedros, duas pirâmides e um cubo.   Fim da imagem.
Imagem: Gráfico em linhas. Modelos vendidos. No eixo vertical, a quantidade e no eixo horizontal, o mês.  Jan.: 350;  Fev.: 300;  Mar.: 250;  Abr.: 250; Maio: 200;  Jun.: 50;  Jul.: 50;  Ago.: 100;  Set.: 150;  Out.: 150;  Nov.: 250;  Dez.: 300. Fim da imagem.

Fonte: Administração da loja de Clóvis (jan. 2023).

  1. Em qual mês Clóvis vendeu mais modelos? _____
  1. E em quais meses ele vendeu menos? _____
  1. A partir de qual mês as vendas mensais começaram a aumentar? _____

    d) Complete os quadros com os dados do gráfico.

Vendas no trimestre

Janeiro: 350

Fevereiro: _____

Março: + 250

Total: _____

Vendas no 2º trimestre

Abril: _____

Maio: _____

Junho: + 50

Total: _____

  1. Sabendo que, no trimestre, Clóvis vendeu apenas modelos de cubos e, no 2º trimestre, apenas modelos de pirâmides, quantos modelos de cubos e de pirâmides foram vendidos no semestre? _____
  1. Quantos modelos foram vendidos no semestre? _____

101

  1. José fez um gráfico para mostrar a movimentação na primeira semana de fevereiro de 2023, em seu lava-rápido. Veja abaixo.
Imagem: Gráfico em linhas. Carros lavados. No eixo vertical, a quantidade de carros e no eixo horizontal, o dia da semana.  Seg.: 20;  Ter.: 40;  Qua.: 40;  Qui.: 60;  Sex.: 80;  Sáb.: 120;  Dom.: 100.  Fim da imagem.

Fonte: Lava-rápido de José (fev. 2023).

Ele deseja fazer uma promoção para ter 20 lavagens a mais por dia nas segundas, terças e quartas-feiras. Nesses dias, José cobrará apenas 8 reais por lavagem.

  1. Faça, no caderno, dois quadros: um que mostre o ganho diário atual (com preço de 10 reais cada lavagem) nesses três dias; e outro que mostre o ganho diário previsto com a promoção de 8 reais cada lavagem.
  1. Com a promoção, qual é o aumento, em real, esperado nos ganhos de segunda a quarta-feira?

    _____

  1. Se José fizesse a promoção apenas no fim de semana, qual seria o ganho diário previsto nos fins de semana? _____

    Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

  1. Reúna-se com um colega para descobrir o que é mais vantajoso para José: fazer a promoção de segunda a quarta-feira ou no fim de semana? Depois, no caderno, escrevam um texto com a conclusão a que chegaram.
  1. Laís fez 4 avaliações de Geometria, cada uma com 10 questões. Veja no quadro abaixo o total de acertos de Laís em cada uma dessas avaliações.

Quadro: equivalente textual a seguir.

avaliação

2ª avaliação

3ª avaliação

4ª avaliação

sobre poliedros e corpos redondos

sobre giros e ângulos

sobre polígonos e seus elementos

sobre ampliação e redução de figuras

5 acertos

5 acertos

8 acertos

10 acertos

  1. Faça, em papel quadriculado, um gráfico que mostre o desempenho de Laís.

    Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

  1. Converse com um colega sobre esse gráfico e, no caderno, escreva uma conclusão sobre o desempenho de Laís: ela melhorou ou piorou seus conhecimentos de Geometria? Em qual tema ela teve melhor desempenho?

102

O que você aprendeu

  1. Assinale apenas as frases certas.

    ( ) Todas as faces dos poliedros são polígonos.

    ( ) Figuras geométricas arredondadas são poliedros.

    ( ) O cone e o cilindro são poliedros.

    ( ) Os prismas e as pirâmides são poliedros.

  1. Observe a figura abaixo e responda à questão.

    Marque com X a figura a seguir que representa uma redução dessa figura.

Imagem: Ilustração. Malha quadriculada com oito colunas e seis fileiras. No centro há vinte quadradinhos azuis.   Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. Malha quadriculada com oito colunas e seis fileiras. No centro há doze quadradinhos azuis.   Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. Malha quadriculada com oito colunas e seis fileiras. No centro há cinco quadradinhos azuis.   Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. Malha quadriculada com oito colunas e seis fileiras. No centro há dezesseis quadradinhos azuis.    Fim da imagem.
  1. Leia o texto e responda à questão.

    Mariana e duas amigas estavam brincando com pedaços de corda. Depois, outras crianças chegaram para brincar também.

Imagem: Ilustração. Vista de cima de três crianças com os braços esticados, formando um triângulo. No centro, quatro crianças com os braços esticados, formando um quadrado. À direita, seis crianças com os braços esticados, formando um hexágono.  Fim da imagem.
  1. As figuras formadas com as crianças e os pedaços de corda lembram o contorno de polígonos. Quais são esses polígonos

    _____

  1. A medida dos ângulos formados nessas figuras com a chegada de mais crianças aumentou ou diminuiu? _____

103

Avaliação processual

  1. Na ordem em que aparecem representados, da esquerda para a direita, os triângulos abaixo são:
Imagem: Ilustração. Um triângulo equilátero, um triângulo isósceles e um triângulo retângulo. Fim da imagem.
  1. ( ) equilátero, escaleno e isósceles.
  1. ( ) isósceles, equilátero e retângulo.
  1. ( ) equilátero, isósceles e retângulo.
  1. ( ) isósceles, equilátero e escaleno.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Desenhe três trapézios como o representado abaixo.

    Imagem: Ilustração. Trapézio azul com a base maior do que o topo.   Fim da imagem.

    Em cada trapézio, trace uma reta de modo que ela forme as duas figuras indicadas em cada caso.

    1. 2 trapézios.

_____

  1. 2 triângulos.

_____

  1. 1 trapézio e 1 triângulo.

_____

Autoavaliação

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.