104
UNIDADE 4. Mais operações
105
Boxe complementar
Para refletir...
As crianças foram à feira com dona Maria, a avó de Roberto.
• Dona Maria comprou 3 kg de batata e pagou 15 reais. Quanto ela pagaria se tivesse comprado 6 kg de batata?
• Maria também comprou duas bandejas de pimentão e dois quilogramas de pepino. Uma expressão que permite calcular quantos reais Maria pagará por essa compra é:
8 × 2 + 5
2 × (8 + 5)
8 + 2 + 5 + 2
Fim do complemento
106
Expressões numéricas
- O
preço
de uma corrida de táxi é igual à bandeirada (quantia fixa) mais os quilômetros percorridos multiplicadoçs pelo custo de cada quilômetro. Onde Mário reside, a bandeirada custa R$ 5,00, e cada quilômetro rodado, R$ 3,00.
- Quanto Mário pagará por uma corrida de 13 quilômetros?
Observe que os cálculos feitos por Mário podem ser representados por meio de uma expressão numérica:
Mário pagará _____ reais pela corrida.
5 + 13 × 3
- Qual é o resultado da expressão 5 + 13 × 3 quando fazemos primeiro a adição? E quando fazemos primeiro a multiplicação?
Fazendo primeiro a adição:
5 + 13 × 3 = _____ × 3 = _____
Fazendo primeiro a multiplicação:
5 + 13 × 3 = 5 + _____ = _____
- Os resultados obtidos são iguais? Qual deles corresponde ao valor pago por Mário?
_____
Essa situação indica que, em uma expressão numérica, a ordem em que as operações são efetuadas deve obedecer a algumas regras, pois não podemos ter uma expressão numérica com mais de um resultado.
1ª regra: As multiplicações e as divisões devem ser efetuadas primeiro, na ordem em que aparecem. Depois, devem ser efetuadas as adições e as subtrações, na ordem em que aparecem.
2ª regra: Se as expressões apresentarem parênteses, as operações que estiverem dentro deles deverão ser feitas primeiro, seguindo a ordem vista na 1ª regra.
107
- Observe o cálculo da expressão numérica (3 + 4 × 5) − 13 feito por Ana e responda à questão.
(3 + 4 × 5) − 13 = ?
Como há parênteses, devemos fazer primeiro 4 × 5, que é igual a 20. Depois, calculamos 3 + 20, que é igual a 23. Finalmente, fazemos 23 − 13, que é igual a 10.
- Por que Ana calculou primeiro o resultado de 4 × 5, e não de 3 + 4?
_____
- Se os parênteses estivessem da seguinte maneira: (3 + 4) × 5 − 13, o resultado
obtido
por Ana seria diferente? Justifique sua resposta.
_____
- Escreva uma expressão numérica correspondente à quantia total em cada caso. Depois, calcule o valor dessas expressões.
- Use somente os números 2, 3 e 4 uma única vez para criar uma expressão numérica cujo resultado seja:
- 20
_____
- 24
_____
- 14
_____
- 6
_____
108
- Complete as lacunas com os números abaixo, sem repeti-los, para que as igualdades sejam verdadeiras.
- _____ − ( _____ + _____) = 1
- ( _____ − _____ ) × _____ = 10
- Calcule a quantidade de quadrinhos em cada caso por meio de uma expressão numérica.
- Veja, abaixo, como Amanda calculou o resultado de 9 × 23. Depois, pinte abaixo a expressão numérica que corresponde aos cálculos de Amanda.
(10 × 23) − (1 + 23)
(10 × 23) − (1 × 23)
10 × (23 − 1) + 23
109
- Escreva a expressão numérica correspondente a cada situação e resolva-a.
- Bruno tinha 48 figurinhas e ganhou outras 12. Depois, dividiu igualmente suas figurinhas com seu irmão Laerte. Com quantas figurinhas cada um ficou?
_____
- Um livro tem 250 páginas. Célia leu 50 páginas na segunda-feira e pretende terminar a leitura nos próximos 5 dias, lendo a mesma quantidade de páginas por dia. Quantas páginas ela deverá ler no sábado?
_____
- Complete as igualdades com os símbolos +, −, × ou ÷.
- 3 _____ 4 _____ 2 = 10
- 3 _____ 4 _____ 2 = 6
- 3 _____ 4 _____ 2 = 9
- 3 _____ 4 _____ 2 = 5
- Leia o texto e responda às perguntas.
Míriam apertou as teclas de sua
calculadora para calcular o resultado da expressão numérica 2 × (3 + 5).
- Qual foi o resultado encontrado por Míriam? E qual é o resultado certo?
_____
- Qual foi o
erro
cometido por ela?
_____
110
Jogo: Achei!
Material: Tabuleiro com 49 casas, como mostra o modelo abaixo, 5 conjuntos de 9 fichas numeradas de 1 a 9, 4 fichas com o número 0 e 50 cartas numeradas de 1 a 50. Todo o material deve ser confeccionado pelos jogadores.
LEGENDA: Modelo de tabuleiro FIM DA LEGENDA.
Jogadores: 2, 3 ou 4
Regras:
- As 49 fichas são embaralhadas e colocadas ao acaso nas casas do tabuleiro, com os números virados para cima. As 50 cartas também são embaralhadas e colocadas ao lado do tabuleiro, viradas para baixo, formando um monte para compras.
- Sorteia-se quem começa o jogo. O primeiro jogador tira uma carta do monte de compras, fala o número que está escrito nela e coloca-a ao lado do tabuleiro de modo que todos possam vê-la.
- Todos tentam encontrar 3 números em uma mesma linha (na horizontal, na vertical ou em diagonal) do tabuleiro, de modo que, fazendo uma multiplicação entre os dois primeiros números e adicionando ou subtraindo o terceiro número desse resultado, seja obtido o número da carta. Os 3 números não precisam ser vizinhos. Veja o exemplo:
Cálculos possíveis:
1 × 4 + 3 = 7 ou 1 × 4 − 3 = 1
3 × 4 + 1 = 13 ou 3 × 4 − 1 = 11
- O jogador que encontrar uma combinação de números correta deverá falar em voz alta “ Achei !”, mostrar para os colegas como fez as operações e retirar as 3 fichas para si. Se não for possível obter a combinação, deverá ser virada uma nova carta.
- O jogador seguinte retira uma nova carta, e todos procedem da mesma maneira.
- O jogo acaba quando não houver mais cartas no monte de compras.
- Vence quem tiver o maior número de fichas ao final do jogo.
111
Questões sobre o jogo
- Um jogador retirou uma carta com o
número
48, observou as fichas com os números 6, 7 e 6 em uma mesma linha do tabuleiro e falou em voz alta “Achei!”. Como ele conseguiu
obter
o resultado 48?
_____
- Observe uma parte de um tabuleiro.
- Quais resultados podem ser obtidos:
- com os números das fichas que estão na horizontal e usando somente a adição com o 3º número?
_____
- com os números das fichas que estão na vertical e usando somente a subtração com o 3º número? _____
- com os números das fichas da diagonal e usando somente a adição com o 3º número? _____
- Se uma ficha com o
número
0 (zero) for usada na multiplicação, qual será o maior resultado que se poderá obter? Justifique sua resposta.
_____
- Um jogador tirou a carta de número 27, e dois jogadores falaram ao mesmo tempo “ Achei! ”. Observando a parte do tabuleiro onde estavam os números das fichas que eles usaram, que operações eles podem ter feito para obter o resultado 27?
_____
112
Problemas com mais de uma operação
- Veja como Liliane resolveu o problema a seguir e complete.
Para a estreia de um espetáculo circense, foram colocadas à venda 1 500 entradas. Pela manhã, foram vendidas 389 entradas, e à tarde, 450. Quantas entradas ainda estão à venda?
Pergunta: Quantas entradas ainda estão à venda?
Dados: Foram colocadas à venda 1 500 entradas. Pela manhã, foram vendidas 389 entradas, e à tarde, 450.
Primeiro, ela calculou quantas entradas foram vendidas ao todo.
389 + 450 = _____
Depois, ela calculou quantas entradas ainda não foram vendidas, subtraindo o total de entradas vendidas das que foram colocadas à venda.
1 500 − _____ = _____
Ainda estão à venda _____ entradas.
113
- Há 5 dias, Tomás começou a ler um livro de histórias sobre o espaço. Nos últimos 5 dias, ele leu 28 páginas por dia. Para terminar o livro, ainda faltam 52 páginas. Quantas páginas tem esse livro?
- Qual é a pergunta desse problema?
_____
- Qual é a pergunta desse problema?
- Quais são os dados do problema?
_____
- Explique como você pode resolver esse problema.
O livro de Tomás tem _____ páginas.
- Resolva os problemas.
- Vânia faz bombons para vender em embalagens com 12 unidades sortidas. Em um fim de semana, ela fez 150 bombons de morango, 120 de coco e 140 de cereja. Quantas embalagens ela conseguirá montar com esses bombons?
_____
- Bruno comprou 12 cadernos para seus filhos ao preço de 11 reais cada um. Se ele pagou essa compra com uma cédula de 200 reais, quanto ele recebeu de troco?
_____
114
- Considere as informações a seguir.
- Um modelo de máquina de lavar roupas está sendo vendido por 12 parcelas de 191 reais.
- II) No pagamento à vista, há um desconto de 100 reais.
- Elabore um problema utilizando as informações indicadas acima. A pergunta desse problema
deve
permitir que sua resolução seja
obtida
por meio de duas operações: uma multiplicação e uma subtração.
_____
- Agora, resolva o problema que você criou.
- Veja a seguir o enunciado de um problema com algumas informações incompletas e faça o que se pede.
Valéria comprou um _____ pelo valor de _____ reais.
Ela também comprou uma _____ por _____ reais. Se ela dividiu, no cartão, o valor total da compra desses dois itens em _____ parcelas iguais, qual foi o valor de cada parcela?
- Complete o enunciado desse problema com informações adequadas.
- Agora, resolva o enunciado do problema que você completou.
115
Proporcionalidade
- Veja quais são os ingredientes para uma receita de biscoitinhos de goiaba.
Ingredientes
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
150 gramas de manteiga
1 xícara (chá) de açúcar
3 colheres (sopa) de água
150 gramas de goiabada firme cortada em tiras finas
- Sabendo que essa receita rende 36 biscoitinhos, quantos gramas de goiabada seriam necessários para fazer 18 biscoitinhos? E 72? Explique suas respostas.
_____
- Maria quer fazer 360 desses biscoitinhos para vender. Quanto ela precisará de cada ingrediente para fazer esses biscoitinhos? Complete a lista a seguir com as quantidades correspondentes.
_____ xícaras (chá) de farinha de trigo
_____ gramas de manteiga
_____ xícaras (chá) de açúcar
_____ colheres (sopa) de água
_____ gramas de goiabada firme cortada em tiras finas
- Pesquise na internet ou com seus familiares os ingredientes para fazer uma receita de brigadeiros. Descubra a quantidade de
porções
que é possível preparar com essa receita.
Copie essas informações em seu caderno. Depois, reescreva a receita considerando a quantidade de cada ingrediente para que ela seja suficiente para servir uma porção a cada colega de sua classe. Considere que poderão sobrar porções, mas não poderão faltar.
116
Boxe complementar:
Desafio
Jair vende bombons em caixas de 6, 8 e 12 unidades. Ele paga 3 reais em cada caixa e a caixa com 8 bombons tem o custo de 19 reais. Nesse valor ele já incluiu a quantia gasta com a caixa.
CRÉDITO: ANDRÉ VALLE
Sabendo que o preço de cada bombom é sempre o mesmo, determine o custo das caixas com 6 e 12 bombons.
_____
Resposta: 6 unidades: 15 reais; 12 unidades: 27 reais.
Fim do complemento.
- Veja a planta que Mariano fez de sua residência.
Para fazer essa representação, Mariano considerou que cada centímetro, na planta, corresponde a 1 metro na realidade.
- Utilizando uma régua, determine as medidas indicadas por a e b, em metro.
a = _____
b = _____
117
- O quarto de Luísa tem formato retangular de lados medindo 3 m e 2 m. Desenhe no espaço a seguir a representação do quarto de Luísa, sendo que cada 3
cm
da sua representação
deve
corresponder a 1 m na realidade.
_____
- Diego iniciou a construção de um gráfico de colunas para indicar o valor das vendas de sua loja de calçados nos 4 primeiros meses de 2023.
Valor das vendas (em real)
Jan. - 50.000 reais
Fev. - 20.000 reais
Mar. - 30.000 reais
Abr. - 40.000 reais
Fonte: Dados obtidos por Diego (maio 2023).
- Qual foi o valor das vendas referentes ao mês de janeiro? _____
- Com o auxílio de uma régua, meça, no gráfico, a coluna correspondente ao mês de janeiro. Qual é a altura, em centímetro, dessa coluna? _____
- Para fazer o gráfico, Diego considerou que cada 1
cm
de altura das colunas corresponde a quantos reais em vendas?
_____
d) Desenhe, no gráfico, as colunas correspondentes aos outros três meses.
118
Repartir em partes iguais e em partes desiguais
- Fábio ajudou sua professora a arrumar em uma estante os 100 livros doados. Os livros foram distribuídos em cinco prateleiras. Em uma delas, foram colocados livros de fábulas e nas outras quatro prateleiras foram colocados livros de histórias infantis.
Sabendo que em todas as prateleiras foi colocada a mesma quantidade de livros, responda às questões.
- Quantos livros doados são de histórias infantis?
_____
- E quantos são de fábulas?
_____
- Quantos livros doados são de histórias infantis?
• Agora, marque com um X as sentenças verdadeiras.
- Os livros de fábulas representam:
( ) metade de todos os livros doados.
( ) um terço de todos os livros doados.
( ) um quarto de todos os livros doados.
( ) um quinto de todos os livros doados.
- Comparando a quantidade de livros de fábulas e de histórias infantis, podemos dizer que:
( ) os livros de fábulas correspondem a um quarto dos livros de histórias infantis.
( ) os livros de fábulas correspondem a um terço dos livros de histórias infantis.
( ) os livros de fábulas correspondem à metade dos livros de histórias infantis.
( ) os livros de fábulas correspondem a um quinto dos livros de histórias infantis.
119
- Zélia e seu pai fizeram um bolo de laranja. Depois de pronto, eles o dividiram em duas partes de mesmo tamanho. Uma dessas partes, eles dividiram em 16 pedaços iguais e a outra metade foi dividida em 4 pedaços iguais.
- Represente, na malha quadriculada a seguir, como o bolo de Zélia ficou após dividi-lo totalmente.
- Cada um dos 4 pedaços iguais que eles obtiveram a partir de uma metade corresponde à:
( ) oitava parte do bolo inteiro.
( ) quarta parte do bolo inteiro.
( ) metade do bolo inteiro.
- É possível repartir um dos 4 pedaços iguais para
obter
um pedaço como um dos 16 pedaços menores? Explique.
_____
- Se todo o
bolo
fosse
dividido em pedaços iguais aos menores, quantos pedaços de
bolo
seriam obtidos?
_____
120
- Jurandir pretende construir uma casa ocupando metade de um terreno. Em um terço desse terreno, ele construirá a lavanderia e a garagem. No restante do terreno, fará um pomar.
- Represente, na malha quadriculada a seguir, a divisão desse terreno.
- Marque com um
X
as alternativas corretas.
Podemos dizer que a parte destinada ao pomar equivale:
( ) à metade da parte ocupada pela casa.
( ) à metade da parte ocupada pela lavanderia e garagem.
( ) a um terço da parte ocupada pela casa.
( ) a um terço da parte ocupada pela lavanderia e garagem.
( ) a um quinto de todo o terreno.
( ) a um sexto de todo o terreno.
- Escreva uma situação em que determinada quantidade foi dividida em duas partes desiguais. Uma dessas partes
deve
corresponder a um quinto do total.
_____
121
Possibilidades
- Márcia comprará uma calça e uma blusa para seu aniversário.
Como na loja há 2 possibilidades de cor de calça e 2 possibilidades de cor de blusa, ela está em dúvida sobre a combinação que vai escolher.
- Pinte na tabela as possíveis combinações que Márcia tem para escolher uma calça e uma blusa nessa loja.
Fonte: Anotações de Márcia (maio 2023).
- Quantas são as combinações possíveis que Márcia tem para escolher a
roupa
que quer comprar?
_____
Essa quantidade pode ser representada por uma multiplicação.
_____ (Número de possibilidades de calça) × _____ (Número de possibilidades de blusa) = _____ (Número de combinações possíveis de uma calça e uma blusa)
- Se tivesse mais uma possibilidade de cor de blusa, o que aconteceria com a quantidade de combinações possíveis para Márcia? Justifique sua resposta por meio de uma multiplicação.
_____
122
- Márcio foi comprar um aquário e um peixe para seu filho.
- Complete o esquema abaixo, chamado de árvore de possibilidades, com as possibilidades de compra que Márcio tem.
peixe azul e _____
_____ e aquário retangular
peixe laranja e _____
_____ e _____
- Quantas são as possibilidades de compra? _____
- Represente essa quantidade por uma multiplicação. _____
- Se fossem 5 espécies de peixes e 3 tipos de aquário, quantas possibilidades de compra Márcio teria? Explique como você calculou essa quantidade.
_____
123
- Carlos inventou um código com
letra
e
número
para emplacar os carrinhos de sua coleção. O código tem uma
letra
(A ou B) e um
número
(1, 2 ou 3). Veja os exemplos.
A1; B3
- Complete a árvore de possibilidades com as possibilidades que Carlos tem de formar uma placa.
- Quantas são as possibilidades de formar uma placa? _____
- O que Carlos poderia fazer para dobrar o
número
de possibilidades?
_____
- Ricardo faz esculturas de três formatos diferentes (de cão, de gato e de urso). Há duas possibilidades de cor (cinza e marrom) para cada formato.
a) Complete com as diferentes possibilidades de esculturas.
- Escreva uma multiplicação para representar a quantidade de tipos de escultura que Ricardo faz. ____
- Se, além das cores cinza e marrom, também tivesse a cor laranja, quantos seriam os tipos de escultura que ele faz?
_____
- Se, além das três cores e dos três formatos, tivesse as opções de tamanhos grande e pequeno, quantos seriam os tipos de escultura? _____
124
Propriedades da igualdade
- Veja a balança de dois pratos a seguir.
- O que se pode fazer para que essa balança entre em equilíbrio com os pratos na mesma altura (nivelada)? Converse com o professor e os colegas.
- Observe a balança de dois pratos que está em equilíbrio e nivelada.
- Entre as sentenças a seguir, marque com um X qual representa a relação entre as medidas das massas dos pratos da balança acima.
1.000 g = 100 g + 200 g + 500 g + 200 g
1.000 g > 100 g + 200 g + 500 g + 200 g
1.000 g < 100 g + 200 g + 500 g + 200 g
- O que acontecerá com a balança se colocarmos um peso de 500 g em cada um dos pratos? _____
- Represente essa nova situação por meio de uma sentença.
_____
125
- A balança a seguir está em equilíbrio e nivelada.
Podemos representar essa situação pela sentença:
2 g + 2 g + 2 g + 1 g + 1 g = 1 g + 1 g + 1 g + 1 g + 1 g + 1 g + 1 g + 1 g
- Quantos gramas há em cada prato da balança? _____
- Se tirarmos metade do que há em cada prato, o que acontecerá com a balança? Explique sua resposta.
_____
- E o que acontecerá com a balança se deixarmos, em cada prato, o dobro do que ele tem? Como podemos representar essa situação por meio de uma sentença? _____
- Considere a igualdade a seguir.
500 + 600 = 300 + 800
1º membro: 500 + 600
2º membro: 300 + 800
- Adicione um mesmo número a ambos os membros dessa igualdade. O que aconteceu?
- Agora, subtraia um mesmo número de ambos os membros dessa igualdade. O que aconteceu?
- Converse com o professor e os colegas sobre o que observaram nos itens a e b. Depois, escreva uma conclusão.
126
- Rodrigo e Sandra começaram a colecionar figurinhas de álbum de super-heróis. As figurinhas são vendidas em pacotes com 4 unidades. Na semana passada, Sandra comprou 5 pacotes e ganhou outros 3 pacotes de sua prima. Rodrigo comprou 6 pacotes e ganhou mais 8 figurinhas de um colega.
- Quantas figurinhas tem cada um? _____
- Marque com um
X
a sentença que relaciona a quantidade de figurinhas de Rodrigo com a quantidade de Sandra.
5 × 4 + 3 × 4 > 6 × 4 + 8
5 × 4 + 3 × 4 = 6 × 4 + 8
5 × 4 + 3 × 4 < 6 × 4 + 8
- Nesta semana, cada um ganhou o triplo de figurinhas do que tinha na semana passada. Quantas figurinhas cada um ganhou?
_____
- Escreva uma sentença que relacione a quantidade de figurinhas ganhas por Rodrigo e por Sandra nesta semana.
_____
- Em cada caso,
elabore
uma situação que possa ser representada pela igualdade.
(7 + 3 + 4) = (11 + 3)
(7 + 3 + 4) ÷ 2 = (11 + 3) ÷ 2
127
Valor desconhecido
- Ana quer descobrir a medida da massa de uma das caixinhas verdes que estão na balança. A balança está em equilíbrio e nivelada.
- Qual é a medida da massa de cada caixinha verde? _____
- Na balança a seguir, todas as laranjas têm mesma massa.
- Determine a medida da massa de uma laranja e, depois, explique como você pensou para determinar esse valor.
_____
128
- Escreva, em cada quadrinho, o número que falta para tornar cada igualdade verdadeira.
- _____ + 25 = 36
- _____ − 12 = 26
- 2 × _____ = 100
- _____ ÷ 7 = 9
- 5 + 10 = 9 + _____
- 4 × 10 = _____ × 2
- Explique aos colegas e ao professor como você pensou para descobrir o número correspondente a cada caso.
- A professora de Virgínia propôs um desafio à turma. Veja.
Virgínia resolveu esse problema da seguinte maneira:
- Converse com o professor e os colegas sobre o modo como Virgínia resolveu esse problema. Você resolveria de modo diferente? Explique.
129
- Paulo tinha uma quantia de dinheiro, e Davi tinha 7 286 reais. Se Davi tinha 1 817 reais a menos que Paulo, quantos reais tinha Paulo?
Paulo tinha _____ reais.
- Durante uma campanha foram arrecadados 260 quilogramas de material reciclável, entre plásticos, metais e papéis. Sabe-se que metade da massa de material reciclável arrecadado refere-se a plásticos e que um quinto do total são metais. Quantos quilogramas de papel foram arrecadados?
Foram arrecadados _____ quilogramas de papel.
- Danilo foi ao cinema com 4 amigos, e todos pagaram o mesmo valor pelo ingresso. Além disso, cada um comprou uma pipoca de 5 reais para comer enquanto assistiam ao filme. Sabendo que no total eles gastaram 90 reais, qual foi o preço de cada ingresso?
O preço de cada ingresso foi _____ reais.
- Elabore um problema que possa ser resolvido pela determinação de um valor desconhecido representado pelo quadrinho da igualdade a seguir:
5 + = 2 × 10
130
Matemática em textos
Leia
Número nas tirinhas
A Matemática ajuda a compreender muitos tipos de texto, como as tirinhas. Normalmente, uma tirinha combina texto escrito e desenho em uma sequência de quadrinhos. Como o principal objetivo de muitas tirinhas é divertir o leitor, elas apresentam uma situação comum do dia a dia, fazendo uso do humor.
Veja abaixo algumas dessas tirinhas.
131
Responda
- Veja a tirinha do Marcelinho e responda.
- De acordo com Marcelinho, dormir 8 horas por dia por 40 anos é equivalente a dormir por quanto tempo? _____
- Se dormirmos 8 horas por dia, quantas horas teremos dormido em um ano?
_____
- Observe a segunda tirinha e faça o que se pede.
- Que tipo de operação Charlie Brown e Sally estão estudando?
_____
- Faça as multiplicações que estão na tirinha.
5 × 10 = _____
6 × 20 = _____
2 × 11 = _____
- Que tipo de operação Charlie Brown e Sally estão estudando?
_____
- Escolha um número de 1 a 10. Usando uma calculadora, siga as instruções de Níquel Náusea. Que resultado você encontrou?
Analise
- Na sua opinião, por que o Cebolinha, na primeira tirinha, disse que, se brincarmos 8 horas por dia, aos 40 anos teremos um adulto feliz?
_____
Aplique
- Reúna-se com um colega e criem uma tirinha inteligente e divertida no espaço abaixo. Mas lembrem-se de que a Matemática deve estar presente nela.
132
Compreender informações
Interpretar dados organizados em gráficos
- Em um Centro Esportivo Municipal, foi feita uma pesquisa para saber que esporte seus frequentadores preferem. O resultado foi apresentado por meio de um gráfico de setores em 19 de fevereiro, Dia do Esportista.
Fonte: Administração do Centro Esportivo Municipal. (jan. 2023)
- Identifique a quantidade de votos (frequência) correspondente a cada esporte e complete a tabela a seguir.
Esporte preferido
Tabela: equivalente textual a seguir.
Esporte |
Quantidade de votos |
---|---|
Natação |
_____ |
Vôlei |
_____ |
Futebol |
_____ |
Tênis |
_____ |
Basquete |
_____ |
Fonte: Administração do Centro Esportivo Municipal (jan. 2023).
- Que esporte foi o mais votado? Como você pensou?
_____
- Em grupo, com a ajuda de seu professor, organizem uma pesquisa para saber a preferência dos estudantes de sua turma em relação aos esportes mencionados nesse gráfico. Em seguida, apresentem o resultado da pesquisa em um gráfico.
133
- Em uma agência bancária existem três caixas eletrônicos: A, B e C. Depois de esvaziados, cada um deles foi abastecido apenas com cédulas de 100 reais e 10 reais.
O gráfico abaixo apresenta a quantidade de cédulas que cada um desses caixas recebeu.
Fonte: Gerência da agência bancária considerada (jun. 2023).
- Com base no gráfico, responda às questões.
- Que caixa eletrônico recebeu mais cédulas de 100 reais? _____
- Que caixa eletrônico recebeu mais cédulas de 10 reais? _____
- O caixa que recebeu a maior quantia é aquele que tem a maior quantidade de cédulas? Escreva um texto para explicar sua resposta. _____
- É possível retirar 3.000 reais em cédulas de 10 reais de qualquer um desses caixas? Por quê? _____
- Descreva, se existir, uma maneira de retirar 3.000 reais de cada um desses caixas, independentemente do tipo de cédulas retiradas.
_____
134
O que você aprendeu
Avaliação processual
- Francisco tinha 3 cédulas de 100 reais e 4 cédulas de 20 reais. Ele gastou 50 reais. Qual expressão melhor representa o dinheiro que Francisco ainda tem?
( ) (3 × 100 + 4 × 20) − 50
( ) (3 × 100 + 4 × 20) − (50 + 1)
( ) 3 + 100 + 4 + 20 − (50 + 1)
( ) 3 × (100 + 20) − 50
- Alguns estudantes de uma escola foram visitar uma área de proteção a tartarugas marinhas. Para fazer a visita com o guia, formaram-se grupos de 6 estudantes. Havia 3 guias, e cada um orientou a visita de 5 grupos.
No total, quantos estudantes foram a essa visita?
_____ estudantes foram a essa visita.
- Em uma fábrica de tijolos, duas máquinas produzem 352 tijolos por hora. Em 6 horas, quantos tijolos serão produzidos por quatro máquinas iguais a essas?
Serão produzidos _____ tijolos.
- Reúna-se com um colega e escreva em seu caderno o nome de 4 frutas de que você gosta e de 3 sucos de que ele gosta. Depois, escrevam no caderno todas as combinações possíveis de uma refeição formada por 1 fruta e 1 suco.
135
- Sabendo que a balança mostrada a seguir está em equilíbrio e nivelada, determine a medida da massa, em grama, do livro.
A medida da massa do livro é igual a _____ gramas.
- Uma empresa utilizou o espaço de um galpão para estabelecer a produção, o depósito e o escritório. Metade desse espaço será ocupada pela produção, a outra metade será destinada ao depósito e ao escritório. O escritório ocupará um quarto dessa metade.
Agora, marque com um X a sentença verdadeira em cada caso.
- Qual é a relação entre o espaço ocupado pelo escritório e todo o galpão?
( ) O escritório ocupará metade do galpão.
( ) O escritório ocupará um quarto do galpão.
( ) O escritório ocupará um oitavo do galpão.
- Qual é a relação entre o espaço ocupado pelo depósito e todo o galpão?
( ) O depósito ocupará metade do galpão.
( ) O depósito ocupará três oitavos do galpão.
( ) O depósito ocupará um quinto do galpão.
- Qual é a relação entre o espaço ocupado pelo escritório e todo o galpão?
Autoavaliação
- Consigo representar e resolver situações por meio de expressões numéricas?
- Consigo calcular a quantidade de combinações de elementos por meio da árvore de possibilidades?