104

UNIDADE 4. Mais operações

Imagem: Ilustração. Marcos, Beatriz, Roberto, Vanessa, uma senhora, dois homens e uma mulher estão andando em uma rua e ao lado deles há uma feira com barracas, frutas, legumes e verduras. Resposta: Marcos, Beatriz, Roberto e Vanessa estão aqui. Nas barracas, placas com as informações: PROMOÇÃO - PIMENTÃO 8 REAIS A BANDEJA; PEPINO 5 REAIS O QUILOGRAMA; TOMATE 9 REAIS A BANDEJA; BATATA 3 REAIS O QUILOGRAMA; ALFACE 3 REAIS A UNIDADE. Atrás das barracas há homens e ao fundo, casas e carros.   Fim da imagem.

105

Boxe complementar

Para refletir...

As crianças foram à feira com dona Maria, a avó de Roberto.

• Dona Maria comprou 3 kg de batata e pagou 15 reais. Quanto ela pagaria se tivesse comprado 6 kg de batata?

• Maria também comprou duas bandejas de pimentão e dois quilogramas de pepino. Uma expressão que permite calcular quantos reais Maria pagará por essa compra é:

8 × 2 + 5

2 × (8 + 5)

8 + 2 + 5 + 2

Fim do complemento

106

Expressões numéricas

  1. O preço de uma corrida de táxi é igual à bandeirada (quantia fixa) mais os quilômetros percorridos multiplicadoçs pelo custo de cada quilômetro. Onde Mário reside, a bandeirada custa R$ 5,00, e cada quilômetro rodado, R$ 3,00.
    1. Quanto Mário pagará por uma corrida de 13 quilômetros?
Imagem: Ilustração. Um homem entra em um táxi e pensa: Cada quilômetro percorrido custa espaço para resposta reais, e serão percorridos espaço para resposta quilômetros. 13 x 3 reais = espaço para resposta. Devo adicionar o valor da bandeirada, que é espaço para resposta reais, com o total correspondente aos quilômetros percorridos. Então, 5 reais + espaço para resposta reais = espaço para resposta reais Fim da imagem.

Observe que os cálculos feitos por Mário podem ser representados por meio de uma expressão numérica:

Mário pagará _____ reais pela corrida.

5 + 13 × 3

  1. Qual é o resultado da expressão 5 + 13 × 3 quando fazemos primeiro a adição? E quando fazemos primeiro a multiplicação?

Fazendo primeiro a adição:

5 + 13 × 3 = _____ × 3 = _____

Fazendo primeiro a multiplicação:

5 + 13 × 3 = 5 + _____ = _____

  1. Os resultados obtidos são iguais? Qual deles corresponde ao valor pago por Mário?

    _____

    Essa situação indica que, em uma expressão numérica, a ordem em que as operações são efetuadas deve obedecer a algumas regras, pois não podemos ter uma expressão numérica com mais de um resultado.

regra: As multiplicações e as divisões devem ser efetuadas primeiro, na ordem em que aparecem. Depois, devem ser efetuadas as adições e as subtrações, na ordem em que aparecem.

2ª regra: Se as expressões apresentarem parênteses, as operações que estiverem dentro deles deverão ser feitas primeiro, seguindo a ordem vista na regra.

107

  1. Observe o cálculo da expressão numérica (3 + 4 × 5) − 13 feito por Ana e responda à questão.

(3 + 4 × 5) − 13 = ?

Como há parênteses, devemos fazer primeiro 4 × 5, que é igual a 20. Depois, calculamos 3 + 20, que é igual a 23. Finalmente, fazemos 23 − 13, que é igual a 10.

  1. Por que Ana calculou primeiro o resultado de 4 × 5, e não de 3 + 4?

    _____

  1. Se os parênteses estivessem da seguinte maneira: (3 + 4) × 5 − 13, o resultado obtido por Ana seria diferente? Justifique sua resposta.

    _____

  1. Escreva uma expressão numérica correspondente à quantia total em cada caso. Depois, calcule o valor dessas expressões.
Imagem: Fotografia. Duas cédulas de dez reais, duas cédulas de cinco reais e uma moeda de um real.    Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Três cédulas de cinquenta reais e duas cédulas de vinte reais.   Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma cédula de duzentos reais, três cédulas de dez reais e uma moeda de um real. Fim da imagem.
  1. Use somente os números 2, 3 e 4 uma única vez para criar uma expressão numérica cujo resultado seja:
  1. 20

    _____

  1. 24

    _____

  1. 14

    _____

  1. 6

    _____

108

  1. Complete as lacunas com os números abaixo, sem repeti-los, para que as igualdades sejam verdadeiras.
Imagem: Ilustração. Flores coloridas com números dentro de cada uma: flor rosa (1), flor laranja (2), flor verde (3), flor vermelha (4), flor roxa (5), flor lilás (6).   Fim da imagem.
  1. _____ − ( _____ + _____) = 1
  1. ( _____ _____ ) × _____ = 10
  1. Calcule a quantidade de quadrinhos em cada caso por meio de uma expressão numérica.
Imagem: Ilustração. Duas fileiras com quatro quadradinhos verdes cada. Abaixo há duas fileiras com nove quadradinhos verdes cada. Resposta: Há uma linha em volta das fileiras, dividindo-as em dois grupos.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. À esquerda, três colunas com quatro quadradinhos laranja cada. Ao lado, quatro colunas com dois quadradinhos laranja cada. À direita, duas colunas com quatro quadradinhos laranja cada. Resposta: Há uma linha em volta das colunas, dividindo-as em três grupos.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Veja, abaixo, como Amanda calculou o resultado de 9 × 23. Depois, pinte abaixo a expressão numérica que corresponde aos cálculos de Amanda.
Imagem: Ilustração. Amanda, mulher com cabelo encaracolado e preso fala: 9 é igual a 10 menos 1. Primeiro, eu fiz 10 vezes 23, que é igual a 230. Depois, multipliquei 1 por 23, que é igual a 23. Por último, subtraí esse resultado do primeiro: 230 menos 23 = 207. O resultado obtido foi 207. Fim da imagem.

(10 × 23) (1 + 23)

(10 × 23) (1 × 23)

10 × (23 1) + 23

109

  1. Escreva a expressão numérica correspondente a cada situação e resolva-a.
    1. Bruno tinha 48 figurinhas e ganhou outras 12. Depois, dividiu igualmente suas figurinhas com seu irmão Laerte. Com quantas figurinhas cada um ficou?

_____

  1. Um livro tem 250 páginas. Célia leu 50 páginas na segunda-feira e pretende terminar a leitura nos próximos 5 dias, lendo a mesma quantidade de páginas por dia. Quantas páginas ela deverá ler no sábado?

_____

  1. Complete as igualdades com os símbolos +, −, × ou ÷.
  1. 3 _____ 4 _____ 2 = 10
  1. 3 _____ 4 _____ 2 = 6
  1. 3 _____ 4 _____ 2 = 9
  1. 3 _____ 4 _____ 2 = 5

Imagem: Ícone: Calculadora. Fim da imagem.

  1. Leia o texto e responda às perguntas.

Míriam apertou as teclas Ilustração. Teclas: 2; x; 3; +; 5; =.  de sua

calculadora para calcular o resultado da expressão numérica 2 × (3 + 5).

  1. Qual foi o resultado encontrado por Míriam? E qual é o resultado certo?

    _____

  1. Qual foi o erro cometido por ela?

    _____

110

Jogo: Achei!

Material: Tabuleiro com 49 casas, como mostra o modelo abaixo, 5 conjuntos de 9 fichas numeradas de 1 a 9, 4 fichas com o número 0 e 50 cartas numeradas de 1 a 50. Todo o material deve ser confeccionado pelos jogadores.

Imagem: Ilustração. Tabuleiro com sete colunas e sete fileiras. Fim da imagem.

LEGENDA: Modelo de tabuleiro FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Grupo. Fim da imagem.

Jogadores: 2, 3 ou 4

Regras:

Imagem: Esquema. Números escolhidos. 1, 6, 5, 4, vazio, 7, 3. Há uma seta para 1, 4 e 3. Fim da imagem.

Cálculos possíveis:

1 × 4 + 3 = 7 ou 1 × 4 − 3 = 1

3 × 4 + 1 = 13 ou 3 × 4 − 1 = 11

111

Questões sobre o jogo

  1. Um jogador retirou uma carta com o número 48, observou as fichas com os números 6, 7 e 6 em uma mesma linha do tabuleiro e falou em voz alta “Achei!”. Como ele conseguiu obter o resultado 48?

    _____

  1. Observe uma parte de um tabuleiro.
Imagem: Ilustração. Uma menina com cabelo comprido está sentada e de costas. Na frente dela há um tabuleiro sobre uma mesa. No tabuleiro há três colunas e três fileiras com números.  Fileira 1: 2, 9, 4.  Fileira 2: 8, 7, 3.  Fileira 3: 0, 5, 1.   Fim da imagem.
  1. com os números das fichas que estão na horizontal e usando somente a adição com o 3º número?

    _____

  1. com os números das fichas que estão na vertical e usando somente a subtração com o 3º número? _____
  1. com os números das fichas da diagonal e usando somente a adição com o 3º número? _____
  1. Se uma ficha com o número 0 (zero) for usada na multiplicação, qual será o maior resultado que se poderá obter? Justifique sua resposta.

    _____

  1. Um jogador tirou a carta de número 27, e dois jogadores falaram ao mesmo tempo “ Achei! ”. Observando a parte do tabuleiro onde estavam os números das fichas que eles usaram, que operações eles podem ter feito para obter o resultado 27?
Imagem: Ilustração. Tabuleiro com quatro colunas e quatro fileiras com números.  Fileira 1: vazio, vazio, vazio, vazio.  Fileira 2: 5, 6, vazio, 3.  Fileira 3: vazio, 5, 3, vazio.  Fileira 4: 4, 2, 2, 4. Fim da imagem.

_____

112

Problemas com mais de uma operação

  1. Veja como Liliane resolveu o problema a seguir e complete.

    Para a estreia de um espetáculo circense, foram colocadas à venda 1 500 entradas. Pela manhã, foram vendidas 389 entradas, e à tarde, 450. Quantas entradas ainda estão à venda?

Imagem: Ilustração. Liliane, mulher com cabelo comprido e tiara fala: Primeiro, identifiquei os dados e a pergunta do problema. Depois, analisei o que devia ser feito e resolvi o problema. Fim da imagem.

Pergunta: Quantas entradas ainda estão à venda?

Dados: Foram colocadas à venda 1 500 entradas. Pela manhã, foram vendidas 389 entradas, e à tarde, 450.

Primeiro, ela calculou quantas entradas foram vendidas ao todo.

389 + 450 = _____

Imagem: Conta de adição na vertical. Acima, as siglas: C, D, U. Em seguida, o número 389 (acima do número 3 há um número 1 pequeno). Em seguida, sinal de adição e o número 450. Abaixo, traço horizontal e o resultado: espaço para resposta. Fim da imagem.

Depois, ela calculou quantas entradas ainda não foram vendidas, subtraindo o total de entradas vendidas das que foram colocadas à venda.

1 500 − _____ = _____

Imagem: Conta de subtração na vertical. Acima, as siglas: UM, C, D, U. Em seguida, o número 1.500 (o número 1 está cortado com o número 0 pequeno em cima. O número 5 está cortado com o número 14 pequeno em cima. O número 0 está cortado com o número 1 pequeno ao lado e o número 9 pequeno em cima. O outro número 0 está com o número 1 pequeno ao lado). Em seguida, sinal de subtração e o número 839. Abaixo, traço horizontal e o resultado: espaço apra resposta. Fim da imagem.

Ainda estão à venda _____ entradas.

113

  1. Há 5 dias, Tomás começou a ler um livro de histórias sobre o espaço. Nos últimos 5 dias, ele leu 28 páginas por dia. Para terminar o livro, ainda faltam 52 páginas. Quantas páginas tem esse livro?
    1. Qual é a pergunta desse problema?

      _____

Imagem: Ilustração. Tomás, jovem ruivo está sentado e lendo um livro. Fim da imagem.
  1. Quais são os dados do problema?

    _____

  1. Explique como você pode resolver esse problema.

O livro de Tomás tem _____ páginas.

  1. Resolva os problemas.
    1. Vânia faz bombons para vender em embalagens com 12 unidades sortidas. Em um fim de semana, ela fez 150 bombons de morango, 120 de coco e 140 de cereja. Quantas embalagens ela conseguirá montar com esses bombons?

_____

  1. Bruno comprou 12 cadernos para seus filhos ao preço de 11 reais cada um. Se ele pagou essa compra com uma cédula de 200 reais, quanto ele recebeu de troco?

_____

114

  1. Considere as informações a seguir.
    1. Um modelo de máquina de lavar roupas está sendo vendido por 12 parcelas de 191 reais.
    1. II) No pagamento à vista, há um desconto de 100 reais.
Imagem: Ilustração. Uma máquina de lavar roupas. Acima, placa com a informação: OFERTA – 12 VEZES DE R$ 191,00.  Fim da imagem.
  1. Elabore um problema utilizando as informações indicadas acima. A pergunta desse problema deve permitir que sua resolução seja obtida por meio de duas operações: uma multiplicação e uma subtração.

    _____

  1. Agora, resolva o problema que você criou.
  1. Veja a seguir o enunciado de um problema com algumas informações incompletas e faça o que se pede.

Valéria comprou um _____ pelo valor de _____ reais.

Ela também comprou uma _____ por _____ reais. Se ela dividiu, no cartão, o valor total da compra desses dois itens em _____ parcelas iguais, qual foi o valor de cada parcela?

  1. Complete o enunciado desse problema com informações adequadas.
  1. Agora, resolva o enunciado do problema que você completou.

115

Proporcionalidade

  1. Veja quais são os ingredientes para uma receita de biscoitinhos de goiaba.

Ingredientes

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

150 gramas de manteiga

1 xícara (chá) de açúcar

3 colheres (sopa) de água

150 gramas de goiabada firme cortada em tiras finas

Imagem: Fotografia. Biscoitos com goiabada em cima sobre uma bandeja. Fim da imagem.
  1. Sabendo que essa receita rende 36 biscoitinhos, quantos gramas de goiabada seriam necessários para fazer 18 biscoitinhos? E 72? Explique suas respostas.

    _____

  1. Maria quer fazer 360 desses biscoitinhos para vender. Quanto ela precisará de cada ingrediente para fazer esses biscoitinhos? Complete a lista a seguir com as quantidades correspondentes.

    _____ xícaras (chá) de farinha de trigo

    _____ gramas de manteiga

    _____ xícaras (chá) de açúcar

    _____ colheres (sopa) de água

    _____ gramas de goiabada firme cortada em tiras finas

  1. Pesquise na internet ou com seus familiares os ingredientes para fazer uma receita de brigadeiros. Descubra a quantidade de porções que é possível preparar com essa receita.

    Copie essas informações em seu caderno. Depois, reescreva a receita considerando a quantidade de cada ingrediente para que ela seja suficiente para servir uma porção a cada colega de sua classe. Considere que poderão sobrar porções, mas não poderão faltar.

116

Boxe complementar:

Desafio

Jair vende bombons em caixas de 6, 8 e 12 unidades. Ele paga 3 reais em cada caixa e a caixa com 8 bombons tem o custo de 19 reais. Nesse valor ele já incluiu a quantia gasta com a caixa.

Imagem: Ilustração. Caixa redonda e azul (BOMBONS 8 UNIDADES). Em seguida, caixa com formato de coração vermelho (BOMBONS 6 UNIDADES). Ao lado, caixa quadrada e amarela (BOMBONS 12 UNIDADES).    Fim da imagem.

CRÉDITO: ANDRÉ VALLE

Sabendo que o preço de cada bombom é sempre o mesmo, determine o custo das caixas com 6 e 12 bombons.

_____

Resposta: 6 unidades: 15 reais; 12 unidades: 27 reais.

Fim do complemento.

  1. Veja a planta que Mariano fez de sua residência.
Imagem: Ilustração. Planta de uma casa, medindo a de comprimento e b de largura. Na parte superior há uma cozinha e um quarto de casal. Abaixo há uma sala, um banheiro e um quarto de solteiro. Fim da imagem.

Para fazer essa representação, Mariano considerou que cada centímetro, na planta, corresponde a 1 metro na realidade.

117

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. O quarto de Luísa tem formato retangular de lados medindo 3 m e 2 m. Desenhe no espaço a seguir a representação do quarto de Luísa, sendo que cada 3 cm da sua representação deve corresponder a 1 m na realidade.

    _____

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Diego iniciou a construção de um gráfico de colunas para indicar o valor das vendas de sua loja de calçados nos 4 primeiros meses de 2023.

Valor das vendas (em real)

Jan. - 50.000 reais

Fev. - 20.000 reais

Mar. - 30.000 reais

Abr. - 40.000 reais

Imagem: Gráfico de colunas. Valor das vendas no 1º quadrimestre de 2023. No eixo vertical, o valor (em real) e no eixo horizontal, o mês.  Janeiro:  50.000 reais.  Fevereiro:  20.000 reais.  Março: 30.000 reais. Abril: 40.000 reais.  Fim da imagem.

Fonte: Dados obtidos por Diego (maio 2023).

  1. Qual foi o valor das vendas referentes ao mês de janeiro? _____
  1. Com o auxílio de uma régua, meça, no gráfico, a coluna correspondente ao mês de janeiro. Qual é a altura, em centímetro, dessa coluna? _____
  1. Para fazer o gráfico, Diego considerou que cada 1 cm de altura das colunas corresponde a quantos reais em vendas? _____

    d) Desenhe, no gráfico, as colunas correspondentes aos outros três meses.

118

Repartir em partes iguais e em partes desiguais

  1. Fábio ajudou sua professora a arrumar em uma estante os 100 livros doados. Os livros foram distribuídos em cinco prateleiras. Em uma delas, foram colocados livros de fábulas e nas outras quatro prateleiras foram colocados livros de histórias infantis.

    Sabendo que em todas as prateleiras foi colocada a mesma quantidade de livros, responda às questões.

    1. Quantos livros doados são de histórias infantis?

      _____

    1. E quantos são de fábulas?

      _____

Imagem: Ilustração. Fábio, jovem com cabelo encaracolado está com uma mochila nas costas e colocando um livro em uma estante. Fim da imagem.

• Agora, marque com um X as sentenças verdadeiras.

  1. Os livros de fábulas representam:

    ( ) metade de todos os livros doados.

    ( ) um terço de todos os livros doados.

    ( ) um quarto de todos os livros doados.

    ( ) um quinto de todos os livros doados.

  1. Comparando a quantidade de livros de fábulas e de histórias infantis, podemos dizer que:

    ( ) os livros de fábulas correspondem a um quarto dos livros de histórias infantis.

    ( ) os livros de fábulas correspondem a um terço dos livros de histórias infantis.

    ( ) os livros de fábulas correspondem à metade dos livros de histórias infantis.

    ( ) os livros de fábulas correspondem a um quinto dos livros de histórias infantis.

119

  1. Zélia e seu pai fizeram um bolo de laranja. Depois de pronto, eles o dividiram em duas partes de mesmo tamanho. Uma dessas partes, eles dividiram em 16 pedaços iguais e a outra metade foi dividida em 4 pedaços iguais.
Imagem: Fotografia. Um homem está atrás de uma menina e eles estão segurando uma tigela e um batedor. Na frente deles há vários ingredientes sobre uma mesa. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Represente, na malha quadriculada a seguir, como o bolo de Zélia ficou após dividi-lo totalmente.
Imagem: Ilustração. Malha quadriculada. À esquerda, um quadrado grande, composto por quatro quadrados médios. Ao lado, um quadrado grande, composto por quatro quadrados médios e cada um é composto por quatro quadrados pequenos.  Fim da imagem.
  1. Cada um dos 4 pedaços iguais que eles obtiveram a partir de uma metade corresponde à:

    ( ) oitava parte do bolo inteiro.

    ( ) quarta parte do bolo inteiro.

    ( ) metade do bolo inteiro.

  1. É possível repartir um dos 4 pedaços iguais para obter um pedaço como um dos 16 pedaços menores? Explique.

    _____

  1. Se todo o bolo fosse dividido em pedaços iguais aos menores, quantos pedaços de bolo seriam obtidos?

    _____

120

  1. Jurandir pretende construir uma casa ocupando metade de um terreno. Em um terço desse terreno, ele construirá a lavanderia e a garagem. No restante do terreno, fará um pomar.
Imagem: Ilustração. Jurandir, homem com boné e macacão está agachado e plantando mudas em um terreno.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Represente, na malha quadriculada a seguir, a divisão desse terreno.
Imagem: Ilustração. Malha quadriculada. Fim da imagem.
  1. Marque com um X as alternativas corretas.

    Podemos dizer que a parte destinada ao pomar equivale:

    ( ) à metade da parte ocupada pela casa.

    ( ) à metade da parte ocupada pela lavanderia e garagem.

    ( ) a um terço da parte ocupada pela casa.

    ( ) a um terço da parte ocupada pela lavanderia e garagem.

    ( ) a um quinto de todo o terreno.

    ( ) a um sexto de todo o terreno.

  1. Escreva uma situação em que determinada quantidade foi dividida em duas partes desiguais. Uma dessas partes deve corresponder a um quinto do total.

    _____

121

Possibilidades

  1. Márcia comprará uma calça e uma blusa para seu aniversário.

    Como na loja há 2 possibilidades de cor de calça e 2 possibilidades de cor de blusa, ela está em dúvida sobre a combinação que vai escolher.

Imagem: Ilustração. Márcia, mulher loira está sorrindo e olhando uma vitrine com roupas. Ao lado, placa com a informação: MODA PRIMAVERA/VERÃO.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Pinte na tabela as possíveis combinações que Márcia tem para escolher uma calça e uma blusa nessa loja.
Imagem: Tabela. Combinação de calça e blusa. Ilustração. Calça laranja. Calça verde.  
Blusa azul.  
Blusa amarela.  
Resposta: Blusa azul e calça laranja.  
Blusa azul e calça verde.  
Blusa amarela e calça laranja.  
Blusa amarela e calça verde.  
 Fim da imagem.

Fonte: Anotações de Márcia (maio 2023).

  1. Quantas são as combinações possíveis que Márcia tem para escolher a roupa que quer comprar? _____

    Essa quantidade pode ser representada por uma multiplicação.

    _____ (Número de possibilidades de calça) × _____ (Número de possibilidades de blusa) = _____ (Número de combinações possíveis de uma calça e uma blusa)

  1. Se tivesse mais uma possibilidade de cor de blusa, o que aconteceria com a quantidade de combinações possíveis para Márcia? Justifique sua resposta por meio de uma multiplicação.

    _____

122

  1. Márcio foi comprar um aquário e um peixe para seu filho.
Imagem: Ilustração. Márcio, homem com cabelo castanho fala: Quero comprar um peixinho e um aquário. Ao seu lado, um menino observa. Na frente deles, um homem com cabelo preto está atrás de um balcão com aquários. Ele sorri e responde: Temos peixes azuis e laranja, e aquários arredondados e retangulares. Fim da imagem.
  1. Complete o esquema abaixo, chamado de árvore de possibilidades, com as possibilidades de compra que Márcio tem.
Imagem: Ilustração. Peixe azul.  Ao lado, Aquário arredondado. Aquário retangular.   Fim da imagem.

peixe azul e _____

_____ e aquário retangular

Imagem: Ilustração. Peixe laranja.  Ao lado, Aquário arredondado.  Aquário retangular.   Fim da imagem.

peixe laranja e _____

_____ e _____

  1. Quantas são as possibilidades de compra? _____
  1. Represente essa quantidade por uma multiplicação. _____
  1. Se fossem 5 espécies de peixes e 3 tipos de aquário, quantas possibilidades de compra Márcio teria? Explique como você calculou essa quantidade.

    _____

123

  1. Carlos inventou um código com letra e número para emplacar os carrinhos de sua coleção. O código tem uma letra (A ou B) e um número (1, 2 ou 3). Veja os exemplos.

    A1; B3

  1. Complete a árvore de possibilidades com as possibilidades que Carlos tem de formar uma placa.
Imagem: Ilustração. Árvore de possibilidades.  À esquerda, na parte superior, a letra A. Abaixo, os números: 1, espaço para resposta, espaço para resposta. Em seguida, as placas: A1, espaço para resposta, espaço para resposta, À direita, na parte superior, a letra espaço para resposta. Abaixo, os números: espaço para resposta, espaço para resposta, espaço para resposta. Em seguida, as placas: espaço para resposta, espaço para resposta, espaço para resposta.  Fim da imagem.
  1. Quantas são as possibilidades de formar uma placa? _____
  1. O que Carlos poderia fazer para dobrar o número de possibilidades?

    _____

  1. Ricardo faz esculturas de três formatos diferentes (de cão, de gato e de urso). Há duas possibilidades de cor (cinza e marrom) para cada formato.

    a) Complete com as diferentes possibilidades de esculturas.

Imagem: Ilustração. Árvore de possibilidades.  À esquerda, na parte superior, o formato: Cão. Abaixo, a cor: cinza, espaço para resposta.  No centro, na parte superior, o formato: Gato. Abaixo, a cor: espaço para resposta. espaço para resposta. À direita, na parte superior, o formato: espaço para resposta. Abaixo, a cor: espaço para resposta. espaço para resposta. Fim da imagem.
  1. Escreva uma multiplicação para representar a quantidade de tipos de escultura que Ricardo faz. ____

    Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Se, além das cores cinza e marrom, também tivesse a cor laranja, quantos seriam os tipos de escultura que ele faz? _____

    Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Se, além das três cores e dos três formatos, tivesse as opções de tamanhos grande e pequeno, quantos seriam os tipos de escultura? _____

124

Propriedades da igualdade

  1. Veja a balança de dois pratos a seguir.
Imagem: Ilustração. Balança de pratos inclinada para à esquerda. No prato à esquerda há dois pesos: 500 g e 50 g. No prato à direita há dois pesos: 100 g e 200 g. À esquerda e à direita da balança, os pesos: 1 kg, 500 g, 200 g, 100 g e 50 g.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Grupo. Fim da imagem.

  1. Observe a balança de dois pratos que está em equilíbrio e nivelada.
Imagem: Ilustração. Balança de pratos em equilíbrio. No prato à esquerda há um peso: 1 kg. No prato à direita há quatro pesos: 100 g, 200 g, 500 g e 200 g. À esquerda e à direita da balança, os pesos: 1 kg, 500 g, 200 g, 100 g e 50 g.   Fim da imagem.
  1. Entre as sentenças a seguir, marque com um X qual representa a relação entre as medidas das massas dos pratos da balança acima.

1.000 g = 100 g + 200 g + 500 g + 200 g

1.000 g > 100 g + 200 g + 500 g + 200 g

1.000 g < 100 g + 200 g + 500 g + 200 g

  1. O que acontecerá com a balança se colocarmos um peso de 500 g em cada um dos pratos? _____
  1. Represente essa nova situação por meio de uma sentença.

    _____

125

  1. A balança a seguir está em equilíbrio e nivelada.
Imagem: Ilustração. Balança de pratos em equilíbrio. No prato à esquerda há cinco pesos: três de 2 g e dois de 1 g. No prato à direita há oito pesos de 1 g cada. Fim da imagem.

Podemos representar essa situação pela sentença:

2 g + 2 g + 2 g + 1 g + 1 g = 1 g + 1 g + 1 g + 1 g + 1 g + 1 g + 1 g + 1 g

  1. Quantos gramas há em cada prato da balança? _____
  1. Se tirarmos metade do que há em cada prato, o que acontecerá com a balança? Explique sua resposta.

    _____

  1. E o que acontecerá com a balança se deixarmos, em cada prato, o dobro do que ele tem? Como podemos representar essa situação por meio de uma sentença? _____
  1. Considere a igualdade a seguir.

500 + 600 = 300 + 800

membro: 500 + 600

2º membro: 300 + 800

  1. Adicione um mesmo número a ambos os membros dessa igualdade. O que aconteceu?
  1. Agora, subtraia um mesmo número de ambos os membros dessa igualdade. O que aconteceu?
  1. Converse com o professor e os colegas sobre o que observaram nos itens a e b. Depois, escreva uma conclusão.

126

  1. Rodrigo e Sandra começaram a colecionar figurinhas de álbum de super-heróis. As figurinhas são vendidas em pacotes com 4 unidades. Na semana passada, Sandra comprou 5 pacotes e ganhou outros 3 pacotes de sua prima. Rodrigo comprou 6 pacotes e ganhou mais 8 figurinhas de um colega.
Imagem: Ilustração. Álbum de figurinhas aberto. Ao lado há três figurinhas. Fim da imagem.
  1. Quantas figurinhas tem cada um? _____
  1. Marque com um X a sentença que relaciona a quantidade de figurinhas de Rodrigo com a quantidade de Sandra.

    5 × 4 + 3 × 4 > 6 × 4 + 8

    5 × 4 + 3 × 4 = 6 × 4 + 8

    5 × 4 + 3 × 4 < 6 × 4 + 8

  1. Nesta semana, cada um ganhou o triplo de figurinhas do que tinha na semana passada. Quantas figurinhas cada um ganhou?

    _____

  1. Escreva uma sentença que relacione a quantidade de figurinhas ganhas por Rodrigo e por Sandra nesta semana.

    _____

  1. Em cada caso, elabore uma situação que possa ser representada pela igualdade.

    (7 + 3 + 4) = (11 + 3)

    (7 + 3 + 4) ÷ 2 = (11 + 3) ÷ 2

127

Valor desconhecido

  1. Ana quer descobrir a medida da massa de uma das caixinhas verdes que estão na balança. A balança está em equilíbrio e nivelada.
Imagem: Ilustração. Balança de pratos em equilíbrio. No prato à esquerda há cinco caixinhas: quatro com X g e uma com 5 g. No prato à direita há seis caixinhas: três com X g e três com 5 g. Abaixo, balança de pratos em equilíbrio. No prato à esquerda há uma caixinha com X g. No prato à direita há duas caixinhas com 5 g. À esquerda e à direita desta balança há três pesos com X g e um peso com 5 g. Ao lado, Ana, jovem com cabelo preto e comprido fala: Para descobrir a medida da massa de uma caixinha verde, vou retirar a mesma quantidade de caixinha e de peso de cada prato.  Fim da imagem.
  1. Na balança a seguir, todas as laranjas têm mesma massa.
Imagem: Ilustração. Balança de pratos em equilíbrio. No prato à esquerda há três laranjas e um peso de 50 g. No prato à direita há duas laranjas e um peso de 200 g. Fim da imagem.

128

  1. Escreva, em cada quadrinho, o número que falta para tornar cada igualdade verdadeira.
  1. _____ + 25 = 36
  1. _____ − 12 = 26
  1. 2 × _____ = 100
  1. _____ ÷ 7 = 9
  1. 5 + 10 = 9 + _____
  1. 4 × 10 = _____ × 2

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Grupo. Fim da imagem.

  1. A professora de Virgínia propôs um desafio à turma. Veja.
Imagem: Ilustração. Lousa com o texto: Maristela já leu 65 páginas de um livro, Afonso leu 82 páginas desse mesmo livro, mas ainda faltam 22 páginas para terminá-lo. Quantas páginas faltam para Maristela terminar de ler esse livro? Fim da imagem.

Virgínia resolveu esse problema da seguinte maneira:

Imagem: Ilustração. Caderno aberto com o texto: Como os livros são iguais, posso escrever: 65 + quadrado azul = 82 + 22; Determino a quantidade de páginas que tem o livro, calculando: 82 + 22 = 104; Assim, posso escrever: 65 + quadrado azul = 104;  Se eu subtrair 65 de ambos os membros da igualdade, eu obtenho o número de páginas que faltam para Maristela terminar de ler o livro: 65 + quadrado azul - 65 = 104 – 65; quadrado azul = 39; Faltam 39 páginas.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Grupo. Fim da imagem.

129

  1. Paulo tinha uma quantia de dinheiro, e Davi tinha 7 286 reais. Se Davi tinha 1 817 reais a menos que Paulo, quantos reais tinha Paulo?

Paulo tinha _____ reais.

  1. Durante uma campanha foram arrecadados 260 quilogramas de material reciclável, entre plásticos, metais e papéis. Sabe-se que metade da massa de material reciclável arrecadado refere-se a plásticos e que um quinto do total são metais. Quantos quilogramas de papel foram arrecadados?
Imagem: Ilustração. Três cestos de lixo recicláveis: um vermelho, um amarelo e um azul.  Fim da imagem.

Foram arrecadados _____ quilogramas de papel.

  1. Danilo foi ao cinema com 4 amigos, e todos pagaram o mesmo valor pelo ingresso. Além disso, cada um comprou uma pipoca de 5 reais para comer enquanto assistiam ao filme. Sabendo que no total eles gastaram 90 reais, qual foi o preço de cada ingresso?

O preço de cada ingresso foi _____ reais.

  1. Elabore um problema que possa ser resolvido pela determinação de um valor desconhecido representado pelo quadrinho da igualdade a seguir:

    5 + Ilustração. Quadrinho azul.= 2 × 10

130

Matemática em textos

Leia

Número nas tirinhas

A Matemática ajuda a compreender muitos tipos de texto, como as tirinhas. Normalmente, uma tirinha combina texto escrito e desenho em uma sequência de quadrinhos. Como o principal objetivo de muitas tirinhas é divertir o leitor, elas apresentam uma situação comum do dia a dia, fazendo uso do humor.

Veja abaixo algumas dessas tirinhas.

Imagem: Tirinha composta por três quadros. Apresenta Cebolinha, menino com cinco fios de cabelo, camiseta verde, bermuda preta e sapatos marrons, que troca o R pelo L. E Marcelinho, menino com cabelo preto e penteado para cima, camiseta preta, bermuda azul e tênis vermelho. As falas estão dentro de balões.  Quadro um: Marcelinho com o dedo indicador esquerdo levantado fala: SE DORMIRMOS EM MÉDIA 8 HORAS POR DIA, AOS 40 ANOS TEREMOS DORMIDO O EQUIVALENTE A 13 ANOS...  Quadro dois: Cebolinha com a mão esquerda na cintura e a direita virada para cima responde: SE BLINCALMOS EM MÉDIA 8 HOLAS POR DIA, AOS 40 TELEMOS UM ADULTO FELIZ... Na frente dele, Marcelinho segura um livro com a mão direita e escuta com os olhos arregalados e a boca virada para baixo. Ao fundo, casa e plantas.  Quadro três: Marcelinho e Cebolinha sorriem e brincam com uma bola. Ao lado, o livro sobre o gramado. Na capa, o título: CADERNO DE MATEMÁTICA. Ao fundo, o sol, casas e árvores.  Fim da imagem.
Imagem: Tirinha composta por quatro quadros. Apresenta Charlie Brown, menino com pouco cabelo e camiseta amarela com linhas pretas. E Sally Brown, menina loira com cabelo encaracolado no topo da cabeça e roupa azul. As falas estão dentro de balões.  Quadro um: Charlie e Sally estão sentados atrás de uma mesa e virados um de frente para o outro. Charlie segura um lápis e um papel e pergunta: BEM, QUANTO É 5 vezes 10? Sally responde: COMO VOU SABER? Quadro dois: Charlie olha para o papel e pergunta: QUANTO DÁ 6 vezes 20? Sally com a cabeça apoiada na mão direita, olha para frente e responde: SEI LÁ.  Quadro três: Charlie segura o papel e pergunta: E 2 vezes 11? Sally olha para o menino e responde: TÁ BRINCANDO?  Quadro quatro: Charlie coloca o papel na mesa, olha para o lado e pergunta: PREFERE QUE EU FAÇA PERGUNTAS MAIS SIMPLES? Sally com a cabeça apoiada na mão esquerda, olha para o menino e responde: POR QUÊ? PAREÇO ESTAR DESANIMADA?  Fim da imagem.
Imagem: Tirinha composta por cinco quadros. Apresenta Níquel, ratinho azul-claro. E Gatinha, ratinha azul-escuro. As falas estão dentro de balões.  Quadro um: Níquel sentado de costas e com as patas levantadas, olha para o céu escuro com estrelas e fala: PENSE NUM NÚMERO DE UM A DEZ! Ao seu lado, Gatinha está sentada de costas e responde: ÃN.  Quadro dois: Níquel olha para o lado e fala: AGORA MULTIPLIQUE POR TRÊS E SOME CINCO! A Gatinha responde: ÃN.  Quadro três: Níquel levanta as patas, sorri e diz: DIVIDA POR DOIS E SOME QUATRO! A Gatinha responde: ÃN.  Quadro quatro: Níquel pergunta: POSSO ADIVINHAR? A Gatinha responde: PODE!  Quadro cinco: Níquel olha para o lado e fala: VOCÊ NEM SEQUER PENSOU NO PRIMEIRO NÚMERO! A Gatinha olha para o lado, sorri e responde: FANTÁSTICO!   Fim da imagem.

131

Responda

  1. Veja a tirinha do Marcelinho e responda.
    1. De acordo com Marcelinho, dormir 8 horas por dia por 40 anos é equivalente a dormir por quanto tempo? _____
    1. Se dormirmos 8 horas por dia, quantas horas teremos dormido em um ano?

      _____

  1. Observe a segunda tirinha e faça o que se pede.
    1. Que tipo de operação Charlie Brown e Sally estão estudando? _____

      Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

    1. Faça as multiplicações que estão na tirinha.

      5 × 10 = _____

      6 × 20 = _____

      2 × 11 = _____

Imagem: Ícone: Calculadora. Fim da imagem.

  1. Escolha um número de 1 a 10. Usando uma calculadora, siga as instruções de Níquel Náusea. Que resultado você encontrou?

Analise

Aplique

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

132

Compreender informações

Interpretar dados organizados em gráficos

  1. Em um Centro Esportivo Municipal, foi feita uma pesquisa para saber que esporte seus frequentadores preferem. O resultado foi apresentado por meio de um gráfico de setores em 19 de fevereiro, Dia do Esportista.
Imagem: Gráfico em setores. Esporte preferido. Gráfico circular dividido em esportes. Há duas partes grandes (Vôlei e Futebol) e três partes pequenas com 100 votos (Natação, Basquete e Tênis).  Fim da imagem.

Fonte: Administração do Centro Esportivo Municipal. (jan. 2023)

  1. Identifique a quantidade de votos (frequência) correspondente a cada esporte e complete a tabela a seguir.

Esporte preferido

Tabela: equivalente textual a seguir.

Esporte

Quantidade de votos

Natação

_____

Vôlei

_____

Futebol

_____

Tênis

_____

Basquete

_____

Fonte: Administração do Centro Esportivo Municipal (jan. 2023).

  1. Que esporte foi o mais votado? Como você pensou? _____

    Imagem: Ícone: Grupo. Fim da imagem.

  1. Em grupo, com a ajuda de seu professor, organizem uma pesquisa para saber a preferência dos estudantes de sua turma em relação aos esportes mencionados nesse gráfico. Em seguida, apresentem o resultado da pesquisa em um gráfico.

133

  1. Em uma agência bancária existem três caixas eletrônicos: A, B e C. Depois de esvaziados, cada um deles foi abastecido apenas com cédulas de 100 reais e 10 reais.

    O gráfico abaixo apresenta a quantidade de cédulas que cada um desses caixas recebeu.

Imagem: Gráfico de colunas. Reabastecimento dos caixas eletrônicos. No eixo vertical, a quantidade de cédulas e no eixo horizontal, o caixa.  Caixa A:  Cédulas de 100 reais: 500;  Cédulas de 10 reais: 500.  Caixa B:  Cédulas de 100 reais: 800;  Cédulas de 10 reais: 200.  Caixa C:  Cédulas de 100 reais: 200;  Cédulas de 10 reais: 800.  Ao lado, a legenda com a foto de uma cédula de cem reais e uma cédula de dez reais.  Fim da imagem.

Fonte: Gerência da agência bancária considerada (jun. 2023).

  1. Que caixa eletrônico recebeu mais cédulas de 100 reais? _____
  1. Que caixa eletrônico recebeu mais cédulas de 10 reais? _____
  1. O caixa que recebeu a maior quantia é aquele que tem a maior quantidade de cédulas? Escreva um texto para explicar sua resposta. _____
  1. É possível retirar 3.000 reais em cédulas de 10 reais de qualquer um desses caixas? Por quê? _____
  1. Descreva, se existir, uma maneira de retirar 3.000 reais de cada um desses caixas, independentemente do tipo de cédulas retiradas.

    _____

134

O que você aprendeu

Avaliação processual

  1. Francisco tinha 3 cédulas de 100 reais e 4 cédulas de 20 reais. Ele gastou 50 reais. Qual expressão melhor representa o dinheiro que Francisco ainda tem?

    ( ) (3 × 100 + 4 × 20) − 50

    ( ) (3 × 100 + 4 × 20) − (50 + 1)

    ( ) 3 + 100 + 4 + 20 − (50 + 1)

    ( ) 3 × (100 + 20) − 50

  1. Alguns estudantes de uma escola foram visitar uma área de proteção a tartarugas marinhas. Para fazer a visita com o guia, formaram-se grupos de 6 estudantes. Havia 3 guias, e cada um orientou a visita de 5 grupos.

    No total, quantos estudantes foram a essa visita?

Imagem: Ilustração. Um homem com boné e uniforme azul está segurando o desenho de uma tartaruga. Na frente dele, seis jovens o observam. Atrás deles há uma placa com a imagem de uma tartaruga e ao lado, o mar.   Fim da imagem.

_____ estudantes foram a essa visita.

  1. Em uma fábrica de tijolos, duas máquinas produzem 352 tijolos por hora. Em 6 horas, quantos tijolos serão produzidos por quatro máquinas iguais a essas?
Imagem: Ilustração. Um homem com luvas e macacão está com as mãos em uma máquina. Na frente há tijolos empilhados sobre um suporte.  Fim da imagem.

Serão produzidos _____ tijolos.

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

  1. Reúna-se com um colega e escreva em seu caderno o nome de 4 frutas de que você gosta e de 3 sucos de que ele gosta. Depois, escrevam no caderno todas as combinações possíveis de uma refeição formada por 1 fruta e 1 suco.

135

  1. Sabendo que a balança mostrada a seguir está em equilíbrio e nivelada, determine a medida da massa, em grama, do livro.
Imagem: Ilustração. Balança de pratos em equilíbrio. No prato à esquerda há um livro e um peso de 340 g. No prato à direita há dois pesos com 270 g. Fim da imagem.

A medida da massa do livro é igual a _____ gramas.

  1. Uma empresa utilizou o espaço de um galpão para estabelecer a produção, o depósito e o escritório. Metade desse espaço será ocupada pela produção, a outra metade será destinada ao depósito e ao escritório. O escritório ocupará um quarto dessa metade.

    Agora, marque com um X a sentença verdadeira em cada caso.

    1. Qual é a relação entre o espaço ocupado pelo escritório e todo o galpão?

      ( ) O escritório ocupará metade do galpão.

      ( ) O escritório ocupará um quarto do galpão.

      ( ) O escritório ocupará um oitavo do galpão.

    1. Qual é a relação entre o espaço ocupado pelo depósito e todo o galpão?

      ( ) O depósito ocupará metade do galpão.

      ( ) O depósito ocupará três oitavos do galpão.

      ( ) O depósito ocupará um quinto do galpão.

Autoavaliação

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.