104
UNIDADE 4. Mais operações
![Imagem: Ilustração. Marcos, Beatriz, Roberto, Vanessa, uma senhora, dois homens e uma mulher estão andando em uma rua e ao lado deles há uma feira com barracas, frutas, legumes e verduras. Resposta: Marcos, Beatriz, Roberto e Vanessa estão aqui. Nas barracas, placas com as informações: PROMOÇÃO - PIMENTÃO 8 REAIS A BANDEJA; PEPINO 5 REAIS O QUILOGRAMA; TOMATE 9 REAIS A BANDEJA; BATATA 3 REAIS O QUILOGRAMA; ALFACE 3 REAIS A UNIDADE. Atrás das barracas há homens e ao fundo, casas e carros. Fim da imagem.](../resources/images/image_ABRE_04.png)
105
Boxe complementar
Para refletir...
As crianças foram à feira com dona Maria, a avó de Roberto.
• Dona Maria comprou 3 kg de batata e pagou 15 reais. Quanto ela pagaria se tivesse comprado 6 kg de batata?
• Maria também comprou duas bandejas de pimentão e dois quilogramas de pepino. Uma expressão que permite calcular quantos reais Maria pagará por essa compra é:
8 × 2 + 5
2 × (8 + 5)
8 + 2 + 5 + 2
Fim do complemento
106
Expressões numéricas
- O
preço
de uma corrida de táxi é igual à bandeirada (quantia fixa) mais os quilômetros percorridos multiplicadoçs pelo custo de cada quilômetro. Onde Mário reside, a bandeirada custa R$ 5,00, e cada quilômetro rodado, R$ 3,00.
- Quanto Mário pagará por uma corrida de 13 quilômetros?
![Imagem: Ilustração. Um homem entra em um táxi e pensa: Cada quilômetro percorrido custa espaço para resposta reais, e serão percorridos espaço para resposta quilômetros. 13 x 3 reais = espaço para resposta. Devo adicionar o valor da bandeirada, que é espaço para resposta reais, com o total correspondente aos quilômetros percorridos. Então, 5 reais + espaço para resposta reais = espaço para resposta reais Fim da imagem.](../resources/images/image_62934.png)
Observe que os cálculos feitos por Mário podem ser representados por meio de uma expressão numérica:
Mário pagará _____ reais pela corrida.
5 + 13 × 3
- Qual é o resultado da expressão 5 + 13 × 3 quando fazemos primeiro a adição? E quando fazemos primeiro a multiplicação?
Fazendo primeiro a adição:
5 + 13 × 3 = _____ × 3 = _____
Fazendo primeiro a multiplicação:
5 + 13 × 3 = 5 + _____ = _____
- Os resultados obtidos são iguais? Qual deles corresponde ao valor pago por Mário?
_____
Essa situação indica que, em uma expressão numérica, a ordem em que as operações são efetuadas deve obedecer a algumas regras, pois não podemos ter uma expressão numérica com mais de um resultado.
1ª regra: As multiplicações e as divisões devem ser efetuadas primeiro, na ordem em que aparecem. Depois, devem ser efetuadas as adições e as subtrações, na ordem em que aparecem.
2ª regra: Se as expressões apresentarem parênteses, as operações que estiverem dentro deles deverão ser feitas primeiro, seguindo a ordem vista na 1ª regra.
107
- Observe o cálculo da expressão numérica (3 + 4 × 5) − 13 feito por Ana e responda à questão.
(3 + 4 × 5) − 13 = ?
Como há parênteses, devemos fazer primeiro 4 × 5, que é igual a 20. Depois, calculamos 3 + 20, que é igual a 23. Finalmente, fazemos 23 − 13, que é igual a 10.
- Por que Ana calculou primeiro o resultado de 4 × 5, e não de 3 + 4?
_____
- Se os parênteses estivessem da seguinte maneira: (3 + 4) × 5 − 13, o resultado
obtido
por Ana seria diferente? Justifique sua resposta.
_____
- Escreva uma expressão numérica correspondente à quantia total em cada caso. Depois, calcule o valor dessas expressões.
![Imagem: Fotografia. Duas cédulas de dez reais, duas cédulas de cinco reais e uma moeda de um real. Fim da imagem.](../resources/images/image_47258.png)
![Imagem: Fotografia. Três cédulas de cinquenta reais e duas cédulas de vinte reais. Fim da imagem.](../resources/images/image_47351.png)
![Imagem: Fotografia. Uma cédula de duzentos reais, três cédulas de dez reais e uma moeda de um real. Fim da imagem.](../resources/images/image_63272.png)
- Use somente os números 2, 3 e 4 uma única vez para criar uma expressão numérica cujo resultado seja:
- 20
_____
- 24
_____
- 14
_____
- 6
_____
108
- Complete as lacunas com os números abaixo, sem repeti-los, para que as igualdades sejam verdadeiras.
![Imagem: Ilustração. Flores coloridas com números dentro de cada uma: flor rosa (1), flor laranja (2), flor verde (3), flor vermelha (4), flor roxa (5), flor lilás (6). Fim da imagem.](../resources/images/image_63612.png)
- _____ − ( _____ + _____) = 1
- ( _____ − _____ ) × _____ = 10
- Calcule a quantidade de quadrinhos em cada caso por meio de uma expressão numérica.
![Imagem: Ilustração. Duas fileiras com quatro quadradinhos verdes cada. Abaixo há duas fileiras com nove quadradinhos verdes cada. Resposta: Há uma linha em volta das fileiras, dividindo-as em dois grupos. Fim da imagem.](../resources/images/image_63675.png)
![Imagem: Ilustração. À esquerda, três colunas com quatro quadradinhos laranja cada. Ao lado, quatro colunas com dois quadradinhos laranja cada. À direita, duas colunas com quatro quadradinhos laranja cada. Resposta: Há uma linha em volta das colunas, dividindo-as em três grupos. Fim da imagem.](../resources/images/image_63698.png)
- Veja, abaixo, como Amanda calculou o resultado de 9 × 23. Depois, pinte abaixo a expressão numérica que corresponde aos cálculos de Amanda.
![Imagem: Ilustração. Amanda, mulher com cabelo encaracolado e preso fala: 9 é igual a 10 menos 1. Primeiro, eu fiz 10 vezes 23, que é igual a 230. Depois, multipliquei 1 por 23, que é igual a 23. Por último, subtraí esse resultado do primeiro: 230 menos 23 = 207. O resultado obtido foi 207. Fim da imagem.](../resources/images/image_63766.png)
(10 × 23) − (1 + 23)
(10 × 23) − (1 × 23)
10 × (23 − 1) + 23
109
- Escreva a expressão numérica correspondente a cada situação e resolva-a.
- Bruno tinha 48 figurinhas e ganhou outras 12. Depois, dividiu igualmente suas figurinhas com seu irmão Laerte. Com quantas figurinhas cada um ficou?
_____
- Um livro tem 250 páginas. Célia leu 50 páginas na segunda-feira e pretende terminar a leitura nos próximos 5 dias, lendo a mesma quantidade de páginas por dia. Quantas páginas ela deverá ler no sábado?
_____
- Complete as igualdades com os símbolos +, −, × ou ÷.
- 3 _____ 4 _____ 2 = 10
- 3 _____ 4 _____ 2 = 6
- 3 _____ 4 _____ 2 = 9
- 3 _____ 4 _____ 2 = 5
- Leia o texto e responda às perguntas.
Míriam apertou as teclas de sua
calculadora para calcular o resultado da expressão numérica 2 × (3 + 5).
- Qual foi o resultado encontrado por Míriam? E qual é o resultado certo?
_____
- Qual foi o
erro
cometido por ela?
_____
110
Jogo: Achei!
Material: Tabuleiro com 49 casas, como mostra o modelo abaixo, 5 conjuntos de 9 fichas numeradas de 1 a 9, 4 fichas com o número 0 e 50 cartas numeradas de 1 a 50. Todo o material deve ser confeccionado pelos jogadores.
![Imagem: Ilustração. Tabuleiro com sete colunas e sete fileiras. Fim da imagem.](../resources/images/image_31673.png)
LEGENDA: Modelo de tabuleiro FIM DA LEGENDA.
Jogadores: 2, 3 ou 4
Regras:
- As 49 fichas são embaralhadas e colocadas ao acaso nas casas do tabuleiro, com os números virados para cima. As 50 cartas também são embaralhadas e colocadas ao lado do tabuleiro, viradas para baixo, formando um monte para compras.
- Sorteia-se quem começa o jogo. O primeiro jogador tira uma carta do monte de compras, fala o número que está escrito nela e coloca-a ao lado do tabuleiro de modo que todos possam vê-la.
- Todos tentam encontrar 3 números em uma mesma linha (na horizontal, na vertical ou em diagonal) do tabuleiro, de modo que, fazendo uma multiplicação entre os dois primeiros números e adicionando ou subtraindo o terceiro número desse resultado, seja obtido o número da carta. Os 3 números não precisam ser vizinhos. Veja o exemplo:
![Imagem: Esquema. Números escolhidos. 1, 6, 5, 4, vazio, 7, 3. Há uma seta para 1, 4 e 3. Fim da imagem.](../resources/images/image_64621.png)
Cálculos possíveis:
1 × 4 + 3 = 7 ou 1 × 4 − 3 = 1
3 × 4 + 1 = 13 ou 3 × 4 − 1 = 11
- O jogador que encontrar uma combinação de números correta deverá falar em voz alta “ Achei !”, mostrar para os colegas como fez as operações e retirar as 3 fichas para si. Se não for possível obter a combinação, deverá ser virada uma nova carta.
- O jogador seguinte retira uma nova carta, e todos procedem da mesma maneira.
- O jogo acaba quando não houver mais cartas no monte de compras.
- Vence quem tiver o maior número de fichas ao final do jogo.
111
Questões sobre o jogo
- Um jogador retirou uma carta com o
número
48, observou as fichas com os números 6, 7 e 6 em uma mesma linha do tabuleiro e falou em voz alta “Achei!”. Como ele conseguiu
obter
o resultado 48?
_____
- Observe uma parte de um tabuleiro.
![Imagem: Ilustração. Uma menina com cabelo comprido está sentada e de costas. Na frente dela há um tabuleiro sobre uma mesa. No tabuleiro há três colunas e três fileiras com números. Fileira 1: 2, 9, 4. Fileira 2: 8, 7, 3. Fileira 3: 0, 5, 1. Fim da imagem.](../resources/images/image_31710.png)
- Quais resultados podem ser obtidos:
- com os números das fichas que estão na horizontal e usando somente a adição com o 3º número?
_____
- com os números das fichas que estão na vertical e usando somente a subtração com o 3º número? _____
- com os números das fichas da diagonal e usando somente a adição com o 3º número? _____
- Se uma ficha com o
número
0 (zero) for usada na multiplicação, qual será o maior resultado que se poderá obter? Justifique sua resposta.
_____
- Um jogador tirou a carta de número 27, e dois jogadores falaram ao mesmo tempo “ Achei! ”. Observando a parte do tabuleiro onde estavam os números das fichas que eles usaram, que operações eles podem ter feito para obter o resultado 27?
![Imagem: Ilustração. Tabuleiro com quatro colunas e quatro fileiras com números. Fileira 1: vazio, vazio, vazio, vazio. Fileira 2: 5, 6, vazio, 3. Fileira 3: vazio, 5, 3, vazio. Fileira 4: 4, 2, 2, 4. Fim da imagem.](../resources/images/image_31703.png)
_____
112
Problemas com mais de uma operação
- Veja como Liliane resolveu o problema a seguir e complete.
Para a estreia de um espetáculo circense, foram colocadas à venda 1 500 entradas. Pela manhã, foram vendidas 389 entradas, e à tarde, 450. Quantas entradas ainda estão à venda?
![Imagem: Ilustração. Liliane, mulher com cabelo comprido e tiara fala: Primeiro, identifiquei os dados e a pergunta do problema. Depois, analisei o que devia ser feito e resolvi o problema. Fim da imagem.](../resources/images/image_65112.png)
Pergunta: Quantas entradas ainda estão à venda?
Dados: Foram colocadas à venda 1 500 entradas. Pela manhã, foram vendidas 389 entradas, e à tarde, 450.
Primeiro, ela calculou quantas entradas foram vendidas ao todo.
389 + 450 = _____
![Imagem: Conta de adição na vertical. Acima, as siglas: C, D, U. Em seguida, o número 389 (acima do número 3 há um número 1 pequeno). Em seguida, sinal de adição e o número 450. Abaixo, traço horizontal e o resultado: espaço para resposta. Fim da imagem.](../resources/images/image_65136.png)
Depois, ela calculou quantas entradas ainda não foram vendidas, subtraindo o total de entradas vendidas das que foram colocadas à venda.
1 500 − _____ = _____
![Imagem: Conta de subtração na vertical. Acima, as siglas: UM, C, D, U. Em seguida, o número 1.500 (o número 1 está cortado com o número 0 pequeno em cima. O número 5 está cortado com o número 14 pequeno em cima. O número 0 está cortado com o número 1 pequeno ao lado e o número 9 pequeno em cima. O outro número 0 está com o número 1 pequeno ao lado). Em seguida, sinal de subtração e o número 839. Abaixo, traço horizontal e o resultado: espaço apra resposta. Fim da imagem.](../resources/images/image_65168.png)
Ainda estão à venda _____ entradas.
113
- Há 5 dias, Tomás começou a ler um livro de histórias sobre o espaço. Nos últimos 5 dias, ele leu 28 páginas por dia. Para terminar o livro, ainda faltam 52 páginas. Quantas páginas tem esse livro?
- Qual é a pergunta desse problema?
_____
- Qual é a pergunta desse problema?
![Imagem: Ilustração. Tomás, jovem ruivo está sentado e lendo um livro. Fim da imagem.](../resources/images/image_33008.png)
- Quais são os dados do problema?
_____
- Explique como você pode resolver esse problema.
O livro de Tomás tem _____ páginas.
- Resolva os problemas.
- Vânia faz bombons para vender em embalagens com 12 unidades sortidas. Em um fim de semana, ela fez 150 bombons de morango, 120 de coco e 140 de cereja. Quantas embalagens ela conseguirá montar com esses bombons?
_____
- Bruno comprou 12 cadernos para seus filhos ao preço de 11 reais cada um. Se ele pagou essa compra com uma cédula de 200 reais, quanto ele recebeu de troco?
_____
114
- Considere as informações a seguir.
- Um modelo de máquina de lavar roupas está sendo vendido por 12 parcelas de 191 reais.
- II) No pagamento à vista, há um desconto de 100 reais.
![Imagem: Ilustração. Uma máquina de lavar roupas. Acima, placa com a informação: OFERTA – 12 VEZES DE R$ 191,00. Fim da imagem.](../resources/images/image_65856.png)
- Elabore um problema utilizando as informações indicadas acima. A pergunta desse problema
deve
permitir que sua resolução seja
obtida
por meio de duas operações: uma multiplicação e uma subtração.
_____
- Agora, resolva o problema que você criou.
- Veja a seguir o enunciado de um problema com algumas informações incompletas e faça o que se pede.
Valéria comprou um _____ pelo valor de _____ reais.
Ela também comprou uma _____ por _____ reais. Se ela dividiu, no cartão, o valor total da compra desses dois itens em _____ parcelas iguais, qual foi o valor de cada parcela?
- Complete o enunciado desse problema com informações adequadas.
- Agora, resolva o enunciado do problema que você completou.
115
Proporcionalidade
- Veja quais são os ingredientes para uma receita de biscoitinhos de goiaba.
Ingredientes
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
150 gramas de manteiga
1 xícara (chá) de açúcar
3 colheres (sopa) de água
150 gramas de goiabada firme cortada em tiras finas
![Imagem: Fotografia. Biscoitos com goiabada em cima sobre uma bandeja. Fim da imagem.](../resources/images/image_33986.png)
- Sabendo que essa receita rende 36 biscoitinhos, quantos gramas de goiabada seriam necessários para fazer 18 biscoitinhos? E 72? Explique suas respostas.
_____
- Maria quer fazer 360 desses biscoitinhos para vender. Quanto ela precisará de cada ingrediente para fazer esses biscoitinhos? Complete a lista a seguir com as quantidades correspondentes.
_____ xícaras (chá) de farinha de trigo
_____ gramas de manteiga
_____ xícaras (chá) de açúcar
_____ colheres (sopa) de água
_____ gramas de goiabada firme cortada em tiras finas
- Pesquise na internet ou com seus familiares os ingredientes para fazer uma receita de brigadeiros. Descubra a quantidade de
porções
que é possível preparar com essa receita.
Copie essas informações em seu caderno. Depois, reescreva a receita considerando a quantidade de cada ingrediente para que ela seja suficiente para servir uma porção a cada colega de sua classe. Considere que poderão sobrar porções, mas não poderão faltar.
116
Boxe complementar:
Desafio
Jair vende bombons em caixas de 6, 8 e 12 unidades. Ele paga 3 reais em cada caixa e a caixa com 8 bombons tem o custo de 19 reais. Nesse valor ele já incluiu a quantia gasta com a caixa.
CRÉDITO: ANDRÉ VALLE
Sabendo que o preço de cada bombom é sempre o mesmo, determine o custo das caixas com 6 e 12 bombons.
_____
Resposta: 6 unidades: 15 reais; 12 unidades: 27 reais.
Fim do complemento.
- Veja a planta que Mariano fez de sua residência.
![Imagem: Ilustração. Planta de uma casa, medindo a de comprimento e b de largura. Na parte superior há uma cozinha e um quarto de casal. Abaixo há uma sala, um banheiro e um quarto de solteiro. Fim da imagem.](../resources/images/image_66353.png)
Para fazer essa representação, Mariano considerou que cada centímetro, na planta, corresponde a 1 metro na realidade.
- Utilizando uma régua, determine as medidas indicadas por a e b, em metro.
a = _____
b = _____
117
- O quarto de Luísa tem formato retangular de lados medindo 3 m e 2 m. Desenhe no espaço a seguir a representação do quarto de Luísa, sendo que cada 3
cm
da sua representação
deve
corresponder a 1 m na realidade.
_____
- Diego iniciou a construção de um gráfico de colunas para indicar o valor das vendas de sua loja de calçados nos 4 primeiros meses de 2023.
Valor das vendas (em real)
Jan. - 50.000 reais
Fev. - 20.000 reais
Mar. - 30.000 reais
Abr. - 40.000 reais
![Imagem: Gráfico de colunas. Valor das vendas no 1º quadrimestre de 2023. No eixo vertical, o valor (em real) e no eixo horizontal, o mês. Janeiro: 50.000 reais. Fevereiro: 20.000 reais. Março: 30.000 reais. Abril: 40.000 reais. Fim da imagem.](../resources/images/image_BURITI_MAIS_MATEMATICA_5_ALUNO_MIOLO_Page_117.png)
Fonte: Dados obtidos por Diego (maio 2023).
- Qual foi o valor das vendas referentes ao mês de janeiro? _____
- Com o auxílio de uma régua, meça, no gráfico, a coluna correspondente ao mês de janeiro. Qual é a altura, em centímetro, dessa coluna? _____
- Para fazer o gráfico, Diego considerou que cada 1
cm
de altura das colunas corresponde a quantos reais em vendas?
_____
d) Desenhe, no gráfico, as colunas correspondentes aos outros três meses.
118
Repartir em partes iguais e em partes desiguais
- Fábio ajudou sua professora a arrumar em uma estante os 100 livros doados. Os livros foram distribuídos em cinco prateleiras. Em uma delas, foram colocados livros de fábulas e nas outras quatro prateleiras foram colocados livros de histórias infantis.
Sabendo que em todas as prateleiras foi colocada a mesma quantidade de livros, responda às questões.
- Quantos livros doados são de histórias infantis?
_____
- E quantos são de fábulas?
_____
- Quantos livros doados são de histórias infantis?
![Imagem: Ilustração. Fábio, jovem com cabelo encaracolado está com uma mochila nas costas e colocando um livro em uma estante. Fim da imagem.](../resources/images/image_35491.png)
• Agora, marque com um X as sentenças verdadeiras.
- Os livros de fábulas representam:
( ) metade de todos os livros doados.
( ) um terço de todos os livros doados.
( ) um quarto de todos os livros doados.
( ) um quinto de todos os livros doados.
- Comparando a quantidade de livros de fábulas e de histórias infantis, podemos dizer que:
( ) os livros de fábulas correspondem a um quarto dos livros de histórias infantis.
( ) os livros de fábulas correspondem a um terço dos livros de histórias infantis.
( ) os livros de fábulas correspondem à metade dos livros de histórias infantis.
( ) os livros de fábulas correspondem a um quinto dos livros de histórias infantis.
119
- Zélia e seu pai fizeram um bolo de laranja. Depois de pronto, eles o dividiram em duas partes de mesmo tamanho. Uma dessas partes, eles dividiram em 16 pedaços iguais e a outra metade foi dividida em 4 pedaços iguais.
![Imagem: Fotografia. Um homem está atrás de uma menina e eles estão segurando uma tigela e um batedor. Na frente deles há vários ingredientes sobre uma mesa. Fim da imagem.](../resources/images/image_35500.png)
- Represente, na malha quadriculada a seguir, como o bolo de Zélia ficou após dividi-lo totalmente.
![Imagem: Ilustração. Malha quadriculada. À esquerda, um quadrado grande, composto por quatro quadrados médios. Ao lado, um quadrado grande, composto por quatro quadrados médios e cada um é composto por quatro quadrados pequenos. Fim da imagem.](../resources/images/image_BURITI_MAIS_MATEMATICA_5_ALUNO_MIOLO_Page_119.png)
- Cada um dos 4 pedaços iguais que eles obtiveram a partir de uma metade corresponde à:
( ) oitava parte do bolo inteiro.
( ) quarta parte do bolo inteiro.
( ) metade do bolo inteiro.
- É possível repartir um dos 4 pedaços iguais para
obter
um pedaço como um dos 16 pedaços menores? Explique.
_____
- Se todo o
bolo
fosse
dividido em pedaços iguais aos menores, quantos pedaços de
bolo
seriam obtidos?
_____
120
- Jurandir pretende construir uma casa ocupando metade de um terreno. Em um terço desse terreno, ele construirá a lavanderia e a garagem. No restante do terreno, fará um pomar.
![Imagem: Ilustração. Jurandir, homem com boné e macacão está agachado e plantando mudas em um terreno. Fim da imagem.](../resources/images/image_36845.png)
- Represente, na malha quadriculada a seguir, a divisão desse terreno.
![Imagem: Ilustração. Malha quadriculada. Fim da imagem.](../resources/images/image_BURITI_MAIS_MATEMATICA_5_ALUNO_MIOLO_Page_120.png)
- Marque com um
X
as alternativas corretas.
Podemos dizer que a parte destinada ao pomar equivale:
( ) à metade da parte ocupada pela casa.
( ) à metade da parte ocupada pela lavanderia e garagem.
( ) a um terço da parte ocupada pela casa.
( ) a um terço da parte ocupada pela lavanderia e garagem.
( ) a um quinto de todo o terreno.
( ) a um sexto de todo o terreno.
- Escreva uma situação em que determinada quantidade foi dividida em duas partes desiguais. Uma dessas partes
deve
corresponder a um quinto do total.
_____
121
Possibilidades
- Márcia comprará uma calça e uma blusa para seu aniversário.
Como na loja há 2 possibilidades de cor de calça e 2 possibilidades de cor de blusa, ela está em dúvida sobre a combinação que vai escolher.
![Imagem: Ilustração. Márcia, mulher loira está sorrindo e olhando uma vitrine com roupas. Ao lado, placa com a informação: MODA PRIMAVERA/VERÃO. Fim da imagem.](../resources/images/image_67662.png)
- Pinte na tabela as possíveis combinações que Márcia tem para escolher uma calça e uma blusa nessa loja.
![Imagem: Tabela. Combinação de calça e blusa. Ilustração. Calça laranja. Calça verde.
Blusa azul.
Blusa amarela.
Resposta: Blusa azul e calça laranja.
Blusa azul e calça verde.
Blusa amarela e calça laranja.
Blusa amarela e calça verde.
Fim da imagem.](../resources/images/image_BURITI_MAIS_MATEMATICA_5_ALUNO_MIOLO_Page_121.png)
Fonte: Anotações de Márcia (maio 2023).
- Quantas são as combinações possíveis que Márcia tem para escolher a
roupa
que quer comprar?
_____
Essa quantidade pode ser representada por uma multiplicação.
_____ (Número de possibilidades de calça) × _____ (Número de possibilidades de blusa) = _____ (Número de combinações possíveis de uma calça e uma blusa)
- Se tivesse mais uma possibilidade de cor de blusa, o que aconteceria com a quantidade de combinações possíveis para Márcia? Justifique sua resposta por meio de uma multiplicação.
_____
122
- Márcio foi comprar um aquário e um peixe para seu filho.
![Imagem: Ilustração. Márcio, homem com cabelo castanho fala: Quero comprar um peixinho e um aquário. Ao seu lado, um menino observa. Na frente deles, um homem com cabelo preto está atrás de um balcão com aquários. Ele sorri e responde: Temos peixes azuis e laranja, e aquários arredondados e retangulares. Fim da imagem.](../resources/images/image_67966.png)
- Complete o esquema abaixo, chamado de árvore de possibilidades, com as possibilidades de compra que Márcio tem.
![Imagem: Ilustração. Peixe azul. Ao lado, Aquário arredondado. Aquário retangular. Fim da imagem.](../resources/images/image_67975.png)
peixe azul e _____
_____ e aquário retangular
![Imagem: Ilustração. Peixe laranja. Ao lado, Aquário arredondado. Aquário retangular. Fim da imagem.](../resources/images/image_67987.png)
peixe laranja e _____
_____ e _____
- Quantas são as possibilidades de compra? _____
- Represente essa quantidade por uma multiplicação. _____
- Se fossem 5 espécies de peixes e 3 tipos de aquário, quantas possibilidades de compra Márcio teria? Explique como você calculou essa quantidade.
_____
123
- Carlos inventou um código com
letra
e
número
para emplacar os carrinhos de sua coleção. O código tem uma
letra
(A ou B) e um
número
(1, 2 ou 3). Veja os exemplos.
A1; B3
- Complete a árvore de possibilidades com as possibilidades que Carlos tem de formar uma placa.
![Imagem: Ilustração. Árvore de possibilidades. À esquerda, na parte superior, a letra A. Abaixo, os números: 1, espaço para resposta, espaço para resposta. Em seguida, as placas: A1, espaço para resposta, espaço para resposta, À direita, na parte superior, a letra espaço para resposta. Abaixo, os números: espaço para resposta, espaço para resposta, espaço para resposta. Em seguida, as placas: espaço para resposta, espaço para resposta, espaço para resposta. Fim da imagem.](../resources/images/image_68222.png)
- Quantas são as possibilidades de formar uma placa? _____
- O que Carlos poderia fazer para dobrar o
número
de possibilidades?
_____
- Ricardo faz esculturas de três formatos diferentes (de cão, de gato e de urso). Há duas possibilidades de cor (cinza e marrom) para cada formato.
a) Complete com as diferentes possibilidades de esculturas.
![Imagem: Ilustração. Árvore de possibilidades. À esquerda, na parte superior, o formato: Cão. Abaixo, a cor: cinza, espaço para resposta. No centro, na parte superior, o formato: Gato. Abaixo, a cor: espaço para resposta. espaço para resposta. À direita, na parte superior, o formato: espaço para resposta. Abaixo, a cor: espaço para resposta. espaço para resposta. Fim da imagem.](../resources/images/image_68310.png)
- Escreva uma multiplicação para representar a quantidade de tipos de escultura que Ricardo faz. ____
- Se, além das cores cinza e marrom, também tivesse a cor laranja, quantos seriam os tipos de escultura que ele faz?
_____
- Se, além das três cores e dos três formatos, tivesse as opções de tamanhos grande e pequeno, quantos seriam os tipos de escultura? _____
124
Propriedades da igualdade
- Veja a balança de dois pratos a seguir.
![Imagem: Ilustração. Balança de pratos inclinada para à esquerda. No prato à esquerda há dois pesos: 500 g e 50 g. No prato à direita há dois pesos: 100 g e 200 g. À esquerda e à direita da balança, os pesos: 1 kg, 500 g, 200 g, 100 g e 50 g. Fim da imagem.](../resources/images/image_39904.png)
- O que se pode fazer para que essa balança entre em equilíbrio com os pratos na mesma altura (nivelada)? Converse com o professor e os colegas.
- Observe a balança de dois pratos que está em equilíbrio e nivelada.
![Imagem: Ilustração. Balança de pratos em equilíbrio. No prato à esquerda há um peso: 1 kg. No prato à direita há quatro pesos: 100 g, 200 g, 500 g e 200 g. À esquerda e à direita da balança, os pesos: 1 kg, 500 g, 200 g, 100 g e 50 g. Fim da imagem.](../resources/images/image_39912.png)
- Entre as sentenças a seguir, marque com um X qual representa a relação entre as medidas das massas dos pratos da balança acima.
1.000 g = 100 g + 200 g + 500 g + 200 g
1.000 g > 100 g + 200 g + 500 g + 200 g
1.000 g < 100 g + 200 g + 500 g + 200 g
- O que acontecerá com a balança se colocarmos um peso de 500 g em cada um dos pratos? _____
- Represente essa nova situação por meio de uma sentença.
_____
125
- A balança a seguir está em equilíbrio e nivelada.
![Imagem: Ilustração. Balança de pratos em equilíbrio. No prato à esquerda há cinco pesos: três de 2 g e dois de 1 g. No prato à direita há oito pesos de 1 g cada. Fim da imagem.](../resources/images/image_39920.png)
Podemos representar essa situação pela sentença:
2 g + 2 g + 2 g + 1 g + 1 g = 1 g + 1 g + 1 g + 1 g + 1 g + 1 g + 1 g + 1 g
- Quantos gramas há em cada prato da balança? _____
- Se tirarmos metade do que há em cada prato, o que acontecerá com a balança? Explique sua resposta.
_____
- E o que acontecerá com a balança se deixarmos, em cada prato, o dobro do que ele tem? Como podemos representar essa situação por meio de uma sentença? _____
- Considere a igualdade a seguir.
500 + 600 = 300 + 800
1º membro: 500 + 600
2º membro: 300 + 800
- Adicione um mesmo número a ambos os membros dessa igualdade. O que aconteceu?
- Agora, subtraia um mesmo número de ambos os membros dessa igualdade. O que aconteceu?
- Converse com o professor e os colegas sobre o que observaram nos itens a e b. Depois, escreva uma conclusão.
126
- Rodrigo e Sandra começaram a colecionar figurinhas de álbum de super-heróis. As figurinhas são vendidas em pacotes com 4 unidades. Na semana passada, Sandra comprou 5 pacotes e ganhou outros 3 pacotes de sua prima. Rodrigo comprou 6 pacotes e ganhou mais 8 figurinhas de um colega.
![Imagem: Ilustração. Álbum de figurinhas aberto. Ao lado há três figurinhas. Fim da imagem.](../resources/images/image_40839.png)
- Quantas figurinhas tem cada um? _____
- Marque com um
X
a sentença que relaciona a quantidade de figurinhas de Rodrigo com a quantidade de Sandra.
5 × 4 + 3 × 4 > 6 × 4 + 8
5 × 4 + 3 × 4 = 6 × 4 + 8
5 × 4 + 3 × 4 < 6 × 4 + 8
- Nesta semana, cada um ganhou o triplo de figurinhas do que tinha na semana passada. Quantas figurinhas cada um ganhou?
_____
- Escreva uma sentença que relacione a quantidade de figurinhas ganhas por Rodrigo e por Sandra nesta semana.
_____
- Em cada caso,
elabore
uma situação que possa ser representada pela igualdade.
(7 + 3 + 4) = (11 + 3)
(7 + 3 + 4) ÷ 2 = (11 + 3) ÷ 2
127
Valor desconhecido
- Ana quer descobrir a medida da massa de uma das caixinhas verdes que estão na balança. A balança está em equilíbrio e nivelada.
![Imagem: Ilustração. Balança de pratos em equilíbrio. No prato à esquerda há cinco caixinhas: quatro com X g e uma com 5 g. No prato à direita há seis caixinhas: três com X g e três com 5 g. Abaixo, balança de pratos em equilíbrio. No prato à esquerda há uma caixinha com X g. No prato à direita há duas caixinhas com 5 g. À esquerda e à direita desta balança há três pesos com X g e um peso com 5 g. Ao lado, Ana, jovem com cabelo preto e comprido fala: Para descobrir a medida da massa de uma caixinha verde, vou retirar a mesma quantidade de caixinha e de peso de cada prato. Fim da imagem.](../resources/images/image_69505.png)
- Qual é a medida da massa de cada caixinha verde? _____
- Na balança a seguir, todas as laranjas têm mesma massa.
![Imagem: Ilustração. Balança de pratos em equilíbrio. No prato à esquerda há três laranjas e um peso de 50 g. No prato à direita há duas laranjas e um peso de 200 g. Fim da imagem.](../resources/images/image_41072.png)
- Determine a medida da massa de uma laranja e, depois, explique como você pensou para determinar esse valor.
_____
128
- Escreva, em cada quadrinho, o número que falta para tornar cada igualdade verdadeira.
- _____ + 25 = 36
- _____ − 12 = 26
- 2 × _____ = 100
- _____ ÷ 7 = 9
- 5 + 10 = 9 + _____
- 4 × 10 = _____ × 2
- Explique aos colegas e ao professor como você pensou para descobrir o número correspondente a cada caso.
- A professora de Virgínia propôs um desafio à turma. Veja.
![Imagem: Ilustração. Lousa com o texto: Maristela já leu 65 páginas de um livro, Afonso leu 82 páginas desse mesmo livro, mas ainda faltam 22 páginas para terminá-lo. Quantas páginas faltam para Maristela terminar de ler esse livro? Fim da imagem.](../resources/images/image_69843.png)
Virgínia resolveu esse problema da seguinte maneira:
![Imagem: Ilustração. Caderno aberto com o texto: Como os livros são iguais, posso escrever: 65 + quadrado azul = 82 + 22; Determino a quantidade de páginas que tem o livro, calculando: 82 + 22 = 104; Assim, posso escrever: 65 + quadrado azul = 104; Se eu subtrair 65 de ambos os membros da igualdade, eu obtenho o número de páginas que faltam para Maristela terminar de ler o livro: 65 + quadrado azul - 65 = 104 – 65; quadrado azul = 39; Faltam 39 páginas. Fim da imagem.](../resources/images/image_69857.png)
- Converse com o professor e os colegas sobre o modo como Virgínia resolveu esse problema. Você resolveria de modo diferente? Explique.
129
- Paulo tinha uma quantia de dinheiro, e Davi tinha 7 286 reais. Se Davi tinha 1 817 reais a menos que Paulo, quantos reais tinha Paulo?
Paulo tinha _____ reais.
- Durante uma campanha foram arrecadados 260 quilogramas de material reciclável, entre plásticos, metais e papéis. Sabe-se que metade da massa de material reciclável arrecadado refere-se a plásticos e que um quinto do total são metais. Quantos quilogramas de papel foram arrecadados?
![Imagem: Ilustração. Três cestos de lixo recicláveis: um vermelho, um amarelo e um azul. Fim da imagem.](../resources/images/image_54612.png)
Foram arrecadados _____ quilogramas de papel.
- Danilo foi ao cinema com 4 amigos, e todos pagaram o mesmo valor pelo ingresso. Além disso, cada um comprou uma pipoca de 5 reais para comer enquanto assistiam ao filme. Sabendo que no total eles gastaram 90 reais, qual foi o preço de cada ingresso?
O preço de cada ingresso foi _____ reais.
- Elabore um problema que possa ser resolvido pela determinação de um valor desconhecido representado pelo quadrinho da igualdade a seguir:
5 +
= 2 × 10
130
Matemática em textos
Leia
Número nas tirinhas
A Matemática ajuda a compreender muitos tipos de texto, como as tirinhas. Normalmente, uma tirinha combina texto escrito e desenho em uma sequência de quadrinhos. Como o principal objetivo de muitas tirinhas é divertir o leitor, elas apresentam uma situação comum do dia a dia, fazendo uso do humor.
Veja abaixo algumas dessas tirinhas.
![Imagem: Tirinha composta por três quadros. Apresenta Cebolinha, menino com cinco fios de cabelo, camiseta verde, bermuda preta e sapatos marrons, que troca o R pelo L. E Marcelinho, menino com cabelo preto e penteado para cima, camiseta preta, bermuda azul e tênis vermelho. As falas estão dentro de balões. Quadro um: Marcelinho com o dedo indicador esquerdo levantado fala: SE DORMIRMOS EM MÉDIA 8 HORAS POR DIA, AOS 40 ANOS TEREMOS DORMIDO O EQUIVALENTE A 13 ANOS... Quadro dois: Cebolinha com a mão esquerda na cintura e a direita virada para cima responde: SE BLINCALMOS EM MÉDIA 8 HOLAS POR DIA, AOS 40 TELEMOS UM ADULTO FELIZ... Na frente dele, Marcelinho segura um livro com a mão direita e escuta com os olhos arregalados e a boca virada para baixo. Ao fundo, casa e plantas. Quadro três: Marcelinho e Cebolinha sorriem e brincam com uma bola. Ao lado, o livro sobre o gramado. Na capa, o título: CADERNO DE MATEMÁTICA. Ao fundo, o sol, casas e árvores. Fim da imagem.](../resources/images/image_70460.png)
![Imagem: Tirinha composta por quatro quadros. Apresenta Charlie Brown, menino com pouco cabelo e camiseta amarela com linhas pretas. E Sally Brown, menina loira com cabelo encaracolado no topo da cabeça e roupa azul. As falas estão dentro de balões. Quadro um: Charlie e Sally estão sentados atrás de uma mesa e virados um de frente para o outro. Charlie segura um lápis e um papel e pergunta: BEM, QUANTO É 5 vezes 10? Sally responde: COMO VOU SABER? Quadro dois: Charlie olha para o papel e pergunta: QUANTO DÁ 6 vezes 20? Sally com a cabeça apoiada na mão direita, olha para frente e responde: SEI LÁ. Quadro três: Charlie segura o papel e pergunta: E 2 vezes 11? Sally olha para o menino e responde: TÁ BRINCANDO? Quadro quatro: Charlie coloca o papel na mesa, olha para o lado e pergunta: PREFERE QUE EU FAÇA PERGUNTAS MAIS SIMPLES? Sally com a cabeça apoiada na mão esquerda, olha para o menino e responde: POR QUÊ? PAREÇO ESTAR DESANIMADA? Fim da imagem.](../resources/images/image_70475.png)
![Imagem: Tirinha composta por cinco quadros. Apresenta Níquel, ratinho azul-claro. E Gatinha, ratinha azul-escuro. As falas estão dentro de balões. Quadro um: Níquel sentado de costas e com as patas levantadas, olha para o céu escuro com estrelas e fala: PENSE NUM NÚMERO DE UM A DEZ! Ao seu lado, Gatinha está sentada de costas e responde: ÃN. Quadro dois: Níquel olha para o lado e fala: AGORA MULTIPLIQUE POR TRÊS E SOME CINCO! A Gatinha responde: ÃN. Quadro três: Níquel levanta as patas, sorri e diz: DIVIDA POR DOIS E SOME QUATRO! A Gatinha responde: ÃN. Quadro quatro: Níquel pergunta: POSSO ADIVINHAR? A Gatinha responde: PODE! Quadro cinco: Níquel olha para o lado e fala: VOCÊ NEM SEQUER PENSOU NO PRIMEIRO NÚMERO! A Gatinha olha para o lado, sorri e responde: FANTÁSTICO! Fim da imagem.](../resources/images/image_70495.png)
131
Responda
- Veja a tirinha do Marcelinho e responda.
- De acordo com Marcelinho, dormir 8 horas por dia por 40 anos é equivalente a dormir por quanto tempo? _____
- Se dormirmos 8 horas por dia, quantas horas teremos dormido em um ano?
_____
- Observe a segunda tirinha e faça o que se pede.
- Que tipo de operação Charlie Brown e Sally estão estudando?
_____
- Faça as multiplicações que estão na tirinha.
5 × 10 = _____
6 × 20 = _____
2 × 11 = _____
- Que tipo de operação Charlie Brown e Sally estão estudando?
_____
- Escolha um número de 1 a 10. Usando uma calculadora, siga as instruções de Níquel Náusea. Que resultado você encontrou?
Analise
- Na sua opinião, por que o Cebolinha, na primeira tirinha, disse que, se brincarmos 8 horas por dia, aos 40 anos teremos um adulto feliz?
_____
Aplique
- Reúna-se com um colega e criem uma tirinha inteligente e divertida no espaço abaixo. Mas lembrem-se de que a Matemática deve estar presente nela.
132
Compreender informações
Interpretar dados organizados em gráficos
- Em um Centro Esportivo Municipal, foi feita uma pesquisa para saber que esporte seus frequentadores preferem. O resultado foi apresentado por meio de um gráfico de setores em 19 de fevereiro, Dia do Esportista.
![Imagem: Gráfico em setores. Esporte preferido. Gráfico circular dividido em esportes. Há duas partes grandes (Vôlei e Futebol) e três partes pequenas com 100 votos (Natação, Basquete e Tênis). Fim da imagem.](../resources/images/image_70989.png)
Fonte: Administração do Centro Esportivo Municipal. (jan. 2023)
- Identifique a quantidade de votos (frequência) correspondente a cada esporte e complete a tabela a seguir.
Esporte preferido
Tabela: equivalente textual a seguir.
Esporte |
Quantidade de votos |
---|---|
Natação |
_____ |
Vôlei |
_____ |
Futebol |
_____ |
Tênis |
_____ |
Basquete |
_____ |
Fonte: Administração do Centro Esportivo Municipal (jan. 2023).
- Que esporte foi o mais votado? Como você pensou?
_____
- Em grupo, com a ajuda de seu professor, organizem uma pesquisa para saber a preferência dos estudantes de sua turma em relação aos esportes mencionados nesse gráfico. Em seguida, apresentem o resultado da pesquisa em um gráfico.
133
- Em uma agência bancária existem três caixas eletrônicos: A, B e C. Depois de esvaziados, cada um deles foi abastecido apenas com cédulas de 100 reais e 10 reais.
O gráfico abaixo apresenta a quantidade de cédulas que cada um desses caixas recebeu.
![Imagem: Gráfico de colunas. Reabastecimento dos caixas eletrônicos. No eixo vertical, a quantidade de cédulas e no eixo horizontal, o caixa. Caixa A: Cédulas de 100 reais: 500; Cédulas de 10 reais: 500. Caixa B: Cédulas de 100 reais: 800; Cédulas de 10 reais: 200. Caixa C: Cédulas de 100 reais: 200; Cédulas de 10 reais: 800. Ao lado, a legenda com a foto de uma cédula de cem reais e uma cédula de dez reais. Fim da imagem.](../resources/images/image_71414.png)
Fonte: Gerência da agência bancária considerada (jun. 2023).
- Com base no gráfico, responda às questões.
- Que caixa eletrônico recebeu mais cédulas de 100 reais? _____
- Que caixa eletrônico recebeu mais cédulas de 10 reais? _____
- O caixa que recebeu a maior quantia é aquele que tem a maior quantidade de cédulas? Escreva um texto para explicar sua resposta. _____
- É possível retirar 3.000 reais em cédulas de 10 reais de qualquer um desses caixas? Por quê? _____
- Descreva, se existir, uma maneira de retirar 3.000 reais de cada um desses caixas, independentemente do tipo de cédulas retiradas.
_____
134
O que você aprendeu
Avaliação processual
- Francisco tinha 3 cédulas de 100 reais e 4 cédulas de 20 reais. Ele gastou 50 reais. Qual expressão melhor representa o dinheiro que Francisco ainda tem?
( ) (3 × 100 + 4 × 20) − 50
( ) (3 × 100 + 4 × 20) − (50 + 1)
( ) 3 + 100 + 4 + 20 − (50 + 1)
( ) 3 × (100 + 20) − 50
- Alguns estudantes de uma escola foram visitar uma área de proteção a tartarugas marinhas. Para fazer a visita com o guia, formaram-se grupos de 6 estudantes. Havia 3 guias, e cada um orientou a visita de 5 grupos.
No total, quantos estudantes foram a essa visita?
![Imagem: Ilustração. Um homem com boné e uniforme azul está segurando o desenho de uma tartaruga. Na frente dele, seis jovens o observam. Atrás deles há uma placa com a imagem de uma tartaruga e ao lado, o mar. Fim da imagem.](../resources/images/image_45480.png)
_____ estudantes foram a essa visita.
- Em uma fábrica de tijolos, duas máquinas produzem 352 tijolos por hora. Em 6 horas, quantos tijolos serão produzidos por quatro máquinas iguais a essas?
![Imagem: Ilustração. Um homem com luvas e macacão está com as mãos em uma máquina. Na frente há tijolos empilhados sobre um suporte. Fim da imagem.](../resources/images/image_45488.png)
Serão produzidos _____ tijolos.
- Reúna-se com um colega e escreva em seu caderno o nome de 4 frutas de que você gosta e de 3 sucos de que ele gosta. Depois, escrevam no caderno todas as combinações possíveis de uma refeição formada por 1 fruta e 1 suco.
135
- Sabendo que a balança mostrada a seguir está em equilíbrio e nivelada, determine a medida da massa, em grama, do livro.
![Imagem: Ilustração. Balança de pratos em equilíbrio. No prato à esquerda há um livro e um peso de 340 g. No prato à direita há dois pesos com 270 g. Fim da imagem.](../resources/images/image_45497.png)
A medida da massa do livro é igual a _____ gramas.
- Uma empresa utilizou o espaço de um galpão para estabelecer a produção, o depósito e o escritório. Metade desse espaço será ocupada pela produção, a outra metade será destinada ao depósito e ao escritório. O escritório ocupará um quarto dessa metade.
Agora, marque com um X a sentença verdadeira em cada caso.
- Qual é a relação entre o espaço ocupado pelo escritório e todo o galpão?
( ) O escritório ocupará metade do galpão.
( ) O escritório ocupará um quarto do galpão.
( ) O escritório ocupará um oitavo do galpão.
- Qual é a relação entre o espaço ocupado pelo depósito e todo o galpão?
( ) O depósito ocupará metade do galpão.
( ) O depósito ocupará três oitavos do galpão.
( ) O depósito ocupará um quinto do galpão.
- Qual é a relação entre o espaço ocupado pelo escritório e todo o galpão?
Autoavaliação
![Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.](../resources/images/image_76539.png)
- Consigo representar e resolver situações por meio de expressões numéricas?
- Consigo calcular a quantidade de combinações de elementos por meio da árvore de possibilidades?