136
UNIDADE 5. Frações
137
Boxe Complementar
Para refletir...
As crianças estão participando de uma aula de culinária.
Para obter o rendimento de 40 porções do bolo de cenoura, qual será a quantidade necessária de óleo?
_____
Na lista dos ingredientes para o bolo de cenoura, há o número 2 . O que você entende por essa representação?
Fim do complemento
138
Leitura de frações
- Para completar o acabamento do piso, Vladimir vai usar apenas parte de uma lajota de cerâmica.
- Que fração representa metade da lajota? _____
- Se Vladimir dividisse a lajota em três partes de mesmo tamanho e usasse uma delas, que fração da lajota ele usaria?
_____
- Rute precisava de um quarto de litro de leite para fazer um doce.
Ela dividiu 1 litro de leite em quatro porções iguais, ou seja, com a mesma quantidade, e separou apenas uma delas para fazer o doce.
- Se Rute precisasse de (um quinto) de um litro de leite, como ela poderia fazer para obter essa porção?
139
- Você sabia que, para ler uma fração, é preciso conhecer seu denominador? Observe.
Tabela: equivalente textual a seguir.
F rações que têm denominador de 2 a 9 |
|||
---|---|---|---|
- um meio ou meio |
- dois terços |
- três quartos |
- um quinto |
- um sexto |
- cinco sétimos |
- um oitavo |
- quatro nonos |
Tabela: equivalente textual a seguir.
Frações que têm denominador 10, 100 ou 1.000 |
||
---|---|---|
- um décimo |
- três centésimos |
- quinze milésimos |
Tabela: equivalente textual a seguir.
- sete onze avos |
- um doze avos |
- nove vinte avos |
- Agora, leia as frases abaixo e escreva como lemos a fração que aparece em cada uma delas.
- Meu carro tem do tanque com combustível. _____
- Em de um cartaz, há um texto. No restante dele, há uma ilustração.
_____
- Foi feita uma pesquisa no Clube Verde e verificou-se que das pessoas não frequentam o clube no período noturno. _____
- Um funcionário teve o direito de receber do seu salário quando foi demitido.
_____
- Reúna-se com um colega e conversem sobre o que significa cada fração nas frases.
140
Fração de uma quantidade
- Antônio convidou 50 pessoas para comemorar seu aniversário em sua casa.
Conferindo a lista de convidados, percebeu que dessas pessoas eram homens e eram mulheres.
- Quantos homens foram convidados?
Para saber a quantidade de homens, calculamos de 50.
- Quantos homens foram convidados?
Portanto, _____ homens foram convidados para a festa de Antônio.
- Quantas mulheres foram convidadas?
Para saber a quantidade de mulheres, calculamos de 50.
Sabemos que de 50 é igual a _____ .
Então, de 50 = 3 × _____ = _____ .
Portanto, _____ mulheres foram convidadas para a festa de Antônio.
- Amélia usou das 24 rosas do canteiro para fazer um lindo buquê. Quantas rosas ela usou para fazer esse buquê?
_____
141
- Na escola de Valéria, 56 crianças se inscreveram para ir a uma excursão. No dia da excursão, dessas crianças não pôde comparecer.
Agora, responda.
- Quantas crianças não foram à excursão?
_____
- Se das crianças inscritas eram meninas, quantas meninas se inscreveram para ir à excursão? _____
- Quantas crianças não foram à excursão?
- Responda às questões.
- de corresponde a quantas laranjas? _____
- de corresponde a quantos envelopes? _____
- de correspondem a quantos envelopes? _____
- Que fração de 80 envelopes corresponde a uma quantidade maior de envelopes: ou ?
_____
- Um livro tem 40 páginas, e Felipe leu delas.
- A quantidade de páginas que falta para Felipe ler corresponde a que fração do total de páginas desse livro? _____
- Faltam quantas páginas para Felipe terminar de ler esse livro? _____
142
Fração que representa um número natural
- Observe o que aconteceu na casa de Bernardo e Kauã. Em seguida, faça o que se pede.
Antes
Depois
- Bernardo comeu a torta inteira? _____
- da torta são o mesmo que _____ torta inteira.
- representam 1 inteiro (ou 1 unidade) - = _____
- Observe como representamos com uma fração a quantidade de figuras pintadas e complete.
→ representam 1 inteiro (ou 1 unidade) → = _____
→ representam 2 inteiros (ou 2 unidades) → = _____
Frações que representam números naturais são chamadas de frações aparentes.
- Escreva uma fração aparente para representar a quantidade de figuras pintadas em cada caso.
143
- Em cada fração aparente, divida o numerador pelo denominador e descubra o número natural que ela representa.
- = 12 ÷ 4 = 3
- = _____ = _____
- = _____ = _____
- = _____ = _____
- = _____ = _____
- = _____ = _____
- Escreva duas frações aparentes para representar cada número.
- 1
- 2
- 3
- 4
- Leia o diálogo entre Cida e Tânia e responda às questões.
- Tânia interpretou corretamente o que Cida falou? Justifique.
- Represente por uma fração aparente as 6 metades de queijo. _____
- Desenhe no caderno figuras para representar cada fração aparente.
144
Frações equivalentes
- Hélio, Lúcia e Sandra desenharam figuras iguais. Observe como cada um as dividiu em partes iguais e pintou uma ou mais partes de azul e complete.
Desenho de Hélio
Hélio dividiu sua figura em 2 partes iguais e pintou 1 parte.
Hélio pintou da figura.
Desenho de Lúcia
Lúcia dividiu sua figura em 4 partes iguais e pintou 2 partes.
Lúcia pintou _____ da figura.
Desenho de Sandra
Sandra dividiu sua figura em 8 partes iguais e pintou 4 partes.
Sandra pintou _____ da figura.
da figura, da figura e da figura representam a mesma parte da figura,
ou seja, a metade dela.
As frações que representam uma mesma parte de um mesmo todo são chamadas de frações equivalentes.
Então, podemos dizer que , e são frações equivalentes.
Indicamos desta forma: = ou = ou = ou = =
145
- Recorte as tiras da página 263 e faça o que se pede.
- Quantos pedaços de da tira são necessários para sobrepor, sem falta e sem sobra, um dos pedaços de da tira? _____
- Quantos pedaços de da tira são necessários para sobrepor, sem falta e sem sobra, um dos pedaços de da tira?
_____
- Pinte com as fichas com as frases verdadeiras.
da tira correspondem a da tira.
da tira correspondem a da tira.
da tira correspondem a da tira.
da tira correspondem a da tira.
- Crie uma pergunta para ser respondida usando as tiras de fração.
_____
- Pinte a parte da figura que corresponde a cada fração.
- Quais dessas frações são equivalentes?
_____
- Escreva uma fração equivalente à fração .
_____
146
- Veja como Lucas obteve outras frações equivalentes.
e são frações equivalentes.
e são frações equivalentes.
Ao multiplicar ou dividir o numerador e o denominador de uma fração por um mesmo número diferente de zero, obtemos uma fração equivalente.
- Complete para obter frações equivalentes.
a)
b)
c)
d)
e)
f)
g)
h)
147
- Escreva uma fração para representar a parte colorida de cada figura.
-
b)
-
b)
- Observando essas figuras, que frações equivalentes você identifica?
_____ = _____
_____ = _____
- Observe as tiras coloridas e responda à questão.
- Qual é a fração equivalente a que tem denominador igual a 10? _____
- Ivo e Noely estão resolvendo os mesmos problemas de Matemática.
- Quantos problemas cada um resolveu? Justifique sua resposta.
_____