136

UNIDADE 5. Frações

Imagem: Ilustração. Marcos, Beatriz, Roberto, Vanessa e um menino estão com toucas na cabeça e aventais brancos. (Resposta: Marcos, Beatriz, Roberto e Vanessa estão aqui). À esquerda, Beatriz segura uma receita e ao lado, destaque para o texto: BOLO DE CENOURA: Ingredientes: Meia xícara (chá) de óleo; 3 cenouras médias raladas; 4 ovos; 2 xícaras (chá) de açúcar; Duas xícaras e meia (chá) de farinha de trigo; 1 colher (sopa) de fermento. Rendimento: 20 porções. Ao lado, Marcos, Roberto, Vanessa e o menino observam em volta de uma mesa com ingredientes em cima. Entre eles, um homem com chapéu de cozinheiro e avental está sorrindo. Ao fundo, assadeiras, uma geladeira e uma pia. À direita, um forno. Fim da imagem.

137

Boxe Complementar

Para refletir...

As crianças estão participando de uma aula de culinária.

Para obter o rendimento de 40 porções do bolo de cenoura, qual será a quantidade necessária de óleo?

_____

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Na lista dos ingredientes para o bolo de cenoura, há o número 2 1 2 . O que você entende por essa representação?

Fim do complemento

138

Leitura de frações

  1. Para completar o acabamento do piso, Vladimir vai usar apenas parte de uma lajota de cerâmica.
Imagem: Ilustração. Vladimir, homem com boné, macacão e luvas está ajoelhado e segurando uma lajota. Ele fala: Preciso dividir a lajota em duas partes de mesmo tamanho, pois vou usar apenas metade dela. Na frente dele há um piso com lajotas e atrás dele, lajotas empilhadas.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma lajota inteira retangular. No centro há uma linha pontilhada na vertical, dividindo a lajota em duas partes (1/2 lajota).  Fim da imagem.
  1. Que fração representa metade da lajota? _____
  1. Se Vladimir dividisse a lajota em três partes de mesmo tamanho e usasse uma delas, que fração da lajota ele usaria?

    _____

  1. Rute precisava de um quarto de litro de leite para fazer um doce.

    Ela dividiu 1 litro de leite em quatro porções iguais, ou seja, com a mesma quantidade, e separou apenas uma delas para fazer o doce.

Imagem: Ilustração. À esquerda, uma caixa de leite. À direita, quatro copos com 1 litro de leite. Em cada copo há 1/4 de litro de leite.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Fração: um quarto. 1 = Numerador da fração; Número de porções do litro de leite que Rute separou; 4 = Denominador da fração; Número de porções iguais em que foi dividido o litro de leite.   Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

139

  1. Você sabia que, para ler uma fração, é preciso conhecer seu denominador? Observe.

Tabela: equivalente textual a seguir.

F rações que têm denominador de 2 a 9

um sobre 2##<math><mfrac><mn>1</mn><mn>2</mn></mfrac></math>- um meio ou meio

2 sobre 3##<math><mfrac><mn>2</mn><mn>3</mn></mfrac></math>- dois terços

3 sobre 4##<math><mfrac><mn>3</mn><mn>4</mn></mfrac></math>- três quartos

1 sobre 5##<math><mfrac><mn>1</mn><mn>5</mn></mfrac></math>- um quinto

1 sobre 6##<math><mfrac><mn>1</mn><mn>6</mn></mfrac></math>- um sexto

5 sobre 7##<math><mfrac><mn>5</mn><mn>7</mn></mfrac></math>- cinco sétimos

1 sobre 8##<math><mfrac><mn>1</mn><mn>8</mn></mfrac></math>- um oitavo

4 sobre 9##<math><mfrac><mn>4</mn><mn>9</mn></mfrac></math>- quatro nonos

Tabela: equivalente textual a seguir.

Frações que têm denominador 10, 100 ou 1.000

um sobre 10##<math><mfrac><mn>1</mn><mn>10</mn></mfrac></math>- um décimo

3 sobre 100##<math><mfrac><mn>3</mn><mn>100</mn></mfrac></math>- três centésimos

15 sobre mil##<math><mfrac><mn>15</mn><mn>1000</mn></mfrac></math>- quinze milésimos

Imagem: Ilustração. Uma jovem loira com cabelo preso e óculos está com a mão esquerda virada para cima. Ela fala: Algumas vezes precisamos usar a palavra avos. Veja alguns exemplos. Fim da imagem.

Tabela: equivalente textual a seguir.

7 sobre 11##<math><mfrac><mn>7</mn><mn>11</mn></mfrac></math>- sete onze avos

1 sobre 12##<math><mfrac><mn>1</mn><mn>12</mn></mfrac></math>- um doze avos

9 sobre 20##<math><mfrac><mn>9</mn><mn>20</mn></mfrac></math>- nove vinte avos

  1. Meu carro tem 3 4 do tanque com combustível. _____
  1. Em 9 10 de um cartaz, há um texto. No restante dele, há uma ilustração.

    _____

  1. Foi feita uma pesquisa no Clube Verde e verificou-se que 11 100 das pessoas não frequentam o clube no período noturno. _____
  1. Um funcionário teve o direito de receber 5 12 do seu salário quando foi demitido. _____

    Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

    Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

    • Reúna-se com um colega e conversem sobre o que significa cada fração nas frases.

140

Fração de uma quantidade

  1. Antônio convidou 50 pessoas para comemorar seu aniversário em sua casa.

    Conferindo a lista de convidados, percebeu que 2 5 dessas pessoas eram homens e 3 5 eram mulheres.

    1. Quantos homens foram convidados?

      Para saber a quantidade de homens, calculamos 2 5 de 50.

Imagem: Ilustração. Uma mulher com cabelo castanho e óculos, segura uma caneta e fala: Para calcular 1/5 de 50, basta dividir 50 por 5. Então, 1/5 de 50 é igual a espaço para resposta. Depois, para calcular 2/5 de 50, basta calcular o resultado de 2 vezes 10. Ao seu lado há um quadro com cinco quadrados lado a lado. Dentro de cada um há o número 10. Acima, a informação: 50 pessoas. Abaixo, destaque para dois números 10 e a informação: 2/5 de 50 pessoas (20 homens). Fim da imagem.

Portanto, _____ homens foram convidados para a festa de Antônio.

Imagem: Ilustração. Um quadro com cinco quadrados lado a lado. Dentro de cada um há o número 10. Acima, a informação: 50 pessoas. Abaixo, destaque para três números 10 e a informação: 3/5 de 50 pessoas (30 mulheres). Fim da imagem.
  1. Quantas mulheres foram convidadas?

    Para saber a quantidade de mulheres, calculamos 3 5 de 50.

    Sabemos que 1 5 de 50 é igual a _____ .

    Então, 3 5 de 50 = 3 × _____ = _____ .

    Portanto, _____ mulheres foram convidadas para a festa de Antônio.

  1. Amélia usou 3 4 das 24 rosas do canteiro para fazer um lindo buquê. Quantas rosas ela usou para fazer esse buquê?

    _____

141

  1. Na escola de Valéria, 56 crianças se inscreveram para ir a uma excursão. No dia da excursão, 1 7 dessas crianças não pôde comparecer.

    Agora, responda.

    1. Quantas crianças não foram à excursão?

      _____

    1. Se 4 7 das crianças inscritas eram meninas, quantas meninas se inscreveram para ir à excursão? _____

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Responda às questões.
    1. 1 5 de Ilustração. Uma saca com laranjas dentro. Na frente, etiqueta com a informação: 80 laranjas.   corresponde a quantas laranjas? _____
    1. 1 4 de Ilustração. Caixa com um envelope em cima. Ao lado, a informação: 80 envelopes.  . corresponde a quantos envelopes? _____
    1. 2 8 de Ilustração. Caixa com um envelope em cima. Ao lado, a informação: 80 envelopescorrespondem a quantos envelopes? _____
    1. Que fração de 80 envelopes corresponde a uma quantidade maior de envelopes: 1 4 ou 2 8 ?

      _____

  1. Um livro tem 40 páginas, e Felipe leu 3 4 delas.
    1. A quantidade de páginas que falta para Felipe ler corresponde a que fração do total de páginas desse livro? _____
    1. Faltam quantas páginas para Felipe terminar de ler esse livro? _____
Imagem: Ilustração. Felipe, menino com cabelo preto e curto está sorrindo e lendo um livro. Ao seu lado há uma estante com livros. Fim da imagem.

142

Fração que representa um número natural

  1. Observe o que aconteceu na casa de Bernardo e Kauã. Em seguida, faça o que se pede.

Antes

Imagem: Ilustração. À esquerda, Antes, vista de cima de Bernardo, menino loiro, que está sorrindo com a língua para fora. Na frente dele há uma torta com quatro fatias.  Fim da imagem.

Depois

Imagem: Ilustração. Kauã, menino com cabelo castanho, aponta para a torta e fala bravo: Você comeu 1 torta inteira! Ao lado, Bernardo sorri e responde: Eu só comi quatro quartos dela. Fim da imagem.
  1. Bernardo comeu a torta inteira? _____
  1. 4 4 da torta são o mesmo que _____ torta inteira.
  1. 4 4 representam 1 inteiro (ou 1 unidade) - 4 4 = _____
  1. Observe como representamos com uma fração a quantidade de figuras pintadas e complete.

Ilustração. Faixa dividida com cinco partes cada. 5 5 representam 1 inteiro (ou 1 unidade) → 5 5 = _____

Ilustração. Duas Faixas divididas com cinco partes cada. 10 5 representam 2 inteiros (ou 2 unidades) → 10 5 = _____

Frações que representam números naturais são chamadas de frações aparentes.

  1. Escreva uma fração aparente para representar a quantidade de figuras pintadas em cada caso.
Imagem: Ilustração. Três losangos divididos em quatro partes cada.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Dois hexágonos divididos em seis partes cada.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Três círculos divididos em oito partes cada. Fim da imagem.

143

  1. Em cada fração aparente, divida o numerador pelo denominador e descubra o número natural que ela representa.
  1. 12 4 = 12 ÷ 4 = 3
  1. 21 3 = _____ = _____
  1. 10 2 = _____ = _____
  1. 20 5 = _____ = _____
  1. 24 6 = _____ = _____
  1. 36 4 = _____ = _____
  1. Escreva duas frações aparentes para representar cada número.
  1. 1
  1. 2
  1. 3
  1. 4
  1. Leia o diálogo entre Cida e Tânia e responda às questões.
Imagem: Ilustração. Cida, mulher com cabelo preso e avental fala: Hoje, vendi 6 metades de queijo. Ao lado, Tânia, mulher com cabelo curto diz: Entendi, Cida! Então, hoje, você vendeu 4 queijos. Na frente delas há pedaços de queijo sobre pratos em uma barraca. Ao fundo, mais barracas e plantas. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Tânia interpretou corretamente o que Cida falou? Justifique.
  1. Represente por uma fração aparente as 6 metades de queijo. _____

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Desenhe no caderno figuras para representar cada fração aparente.
Imagem: Ilustração. Bloco de notas com a informação: nove terços.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Bloco de notas com a informação: doze sextos.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Bloco de notas com a informação: quinze quintos.    Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Bloco de notas com a informação: oito quartos.   Fim da imagem.

144

Frações equivalentes

  1. Hélio, Lúcia e Sandra desenharam figuras iguais. Observe como cada um as dividiu em partes iguais e pintou uma ou mais partes de azul e complete.
Imagem: Ilustração. Vista de cima de três crianças (Lúcia, Hélio e Sandra), que estão sentadas em volta de uma mesa. Entre elas há lápis, tesoura, papéis, réguas e compassos.  Fim da imagem.

Desenho de Hélio

Imagem: Ilustração. Um círculo dividido em duas partes e uma está pintada de azul.  Fim da imagem.

Hélio dividiu sua figura em 2 partes iguais e pintou 1 parte.

Hélio pintou 1 2 da figura.

Desenho de Lúcia

Imagem: Ilustração. Um círculo dividido em quatro partes e duas estão pintadas de azul. Fim da imagem.

Lúcia dividiu sua figura em 4 partes iguais e pintou 2 partes.

Lúcia pintou _____ da figura.

Desenho de Sandra

Imagem: Ilustração. Um círculo dividido em oito partes e quatro estão pintadas de azul. Fim da imagem.

Sandra dividiu sua figura em 8 partes iguais e pintou 4 partes.

Sandra pintou _____ da figura.

1 2 da figura, 2 4 da figura e 4 8 da figura representam a mesma parte da figura,

ou seja, a metade dela.

As frações que representam uma mesma parte de um mesmo todo são chamadas de frações equivalentes.

Então, podemos dizer que 1 2 , 2 4 e 4 8 são frações equivalentes.

Indicamos desta forma: 1 2 = 2 4 ou 2 4 = 4 8 ou 1 2 = 4 8 ou 1 2 = 2 4 = 4 8

145

  1. Recorte as tiras da página 263 e faça o que se pede.
    1. Quantos pedaços de 1 4 da tira são necessários para sobrepor, sem falta e sem sobra, um dos pedaços de 1 2 da tira? _____
    1. Quantos pedaços de 1 6 da tira são necessários para sobrepor, sem falta e sem sobra, um dos pedaços de 1 3 da tira? _____

      Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

    1. Pinte com Ilustração. Lápis amarelo.as fichas com as frases verdadeiras.

3 6 da tira correspondem a 1 2 da tira.

8 10 da tira correspondem a 3 5 da tira.

2 8 da tira correspondem a 1 4 da tira.

4 6 da tira correspondem a 2 3 da tira.

  1. Crie uma pergunta para ser respondida usando as tiras de fração.

    _____

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Pinte a parte da figura que corresponde a cada fração.
3 4
Imagem: Ilustração. Círculo dividido em quatro partes. 
 
 Fim da imagem.
9 12
Imagem: Ilustração. Círculo dividido em doze partes.  
 Fim da imagem.
17 20
Imagem: Ilustração. Círculo dividido em vinte partes.  Fim da imagem.
  1. Quais dessas frações são equivalentes?

    _____

  1. Escreva uma fração equivalente à fração 17 20 .

    _____

Imagem: Frações. Quinze vinte e cinco avos igual três. Espaço para resposta.   
Fim da imagem.

146

  1. Veja como Lucas obteve outras frações equivalentes.
Imagem: Ilustração. Lucas, menino com cabelo encaracolado fala: Multipliquei por 5 o numerador e o denominador de uma fração e escrevi outra fração. Dividi por espaço para resposta o numerador e o denominador de uma fração e escrevi outra fração. Fim da imagem.
Imagem: Esquema. frações um meio e cinco décimos. Entre os numeradores, a expressão x 5 e entre os denominadores, a expressão x 5. Abaixo, um círculo dividido em dez partes e com cinco pintadas de laranja.  Fim da imagem.

1 2 e 5 10 são frações equivalentes.

Imagem: Esquema. Entre os numeradores, a expressão ÷ 3 e entre os denominadores, a expressão ÷ 3. Abaixo, um círculo dividido em seis partes e com três pintadas de laranja. Fim da imagem.

3 6 e 1 2 são frações equivalentes.

Ao multiplicar ou dividir o numerador e o denominador de uma fração por um mesmo número diferente de zero, obtemos uma fração equivalente.

a)

Imagem: Frações. Um oitavo igual dois dezesseis avos. Entre os numeradores, a expressão x 2 e entre os denominadores, a expressão x 2. Fim da imagem.

b)

Imagem: Frações. Dois terços igual. Entre os numeradores, a expressão x 3 e entre os denominadores, a expressão x 3. Espaço para resposta. Fim da imagem.

c)

Imagem: Frações. Quatro dezesseis avos. Entre os numeradores, a expressão ÷ 4 e entre os denominadores, a expressão ÷ 4. Fim da imagem.

d)

Imagem: Frações. Seis quinze avos igual _dois quintos. Entre os numeradores, a expressão ÷ 3 e entre os denominadores, a expressão ÷ 3. Fim da imagem.

e)

Imagem: Frações. Três oitavos igual. Espaço para resposta. Fim da imagem.

f)

Imagem: Frações. Dez centésimos igual. Espaço para resposta. 
 
 Fim da imagem.

g)

h)

Imagem: Frações. Espa;o para resposta. quatorze avos igual quatro sétimos. Fim da imagem.

147

  1. Escreva uma fração para representar a parte colorida de cada figura.

    Imagem: Ilustração. À esquerda, flor dividida em cinco partes e três estão pintadas de azul.   Fim da imagem.

    1. b)

      Imagem: Ilustração. À esquerda, retângulo dividido em duas partes e uma está pintada de verde.  Fim da imagem.

  1. Observe as tiras coloridas e responda à questão.
Imagem: Esquema. Tira rosa: 1. Tira azul: Fração. Um quinto. Um quinto. Um quinto. Um quinto.  Um quinto. Tira amarela: Fração. Um décimo.  Um décimo.  Um décimo.  Um décimo.  Um décimo.  Um décimo.  Um décimo.  Um décimo.  Um décimo.  Um décimo.   Fim da imagem.
  1. Ivo e Noely estão resolvendo os mesmos problemas de Matemática.
Imagem: Ilustração. Ivo, menino ruivo está sentado e segurando um lápis sobre um caderno. Ele fala: Eu resolvi um quarto dos problemas. Ao lado, Noely, menina loira está sentada e segurando um lápis, ela olha para o lado e responde: Consegui resolver 2 dos 8 problemas. Ao fundo, livros em uma prateleira. Fim da imagem.