148
- Responda às questões.
- Que fração é equivalente a e tem denominador 20? _____
- Que fração é equivalente a e tem denominador 8? _____
- Que fração é equivalente a e tem denominador 2? _____
- Escreva uma fração equivalente em cada caso.
- = _____
- = _____
- = _____
- Complete as frases.
- As frações _____ e _____ são frações equivalentes a .
- As frações _____ e _____ são frações equivalentes a .
- Ivan, Juarez e Denílson estudam na mesma sala. Dois deles estão dizendo a mesma coisa sobre a quantidade de meninas da turma, só que de formas diferentes. Quem são os dois? Justifique sua resposta usando frações.
_____
149
Fração como representação de quociente
- Tia Olinda dividiu igualmente 2 barras de chocolate entre seus 3 sobrinhos. Que fração corresponde à parte da barra de chocolate que cada sobrinho recebeu?
Primeiro, ela dividiu cada barra de chocolate em _____ pedaços iguais.
Cada pedaço corresponde a _____ de 1 barra de chocolate.
Depois, como havia 6 pedaços e 3 sobrinhos, cada um recebeu _____ pedaços.
A fração é o quociente de _____.
Os 2 pedaços de barra de chocolate que cada sobrinho recebeu correspondem a _____ de 1 barra.
- Lúcia vai dividir 1 maçã igualmente entre 2 pessoas. Escreva uma fração para representar a parte da maçã que cada pessoa receberá. _____
- Um feirante dividiu 1 melancia em 4 partes de mesmo tamanho e vendeu uma parte para cada cliente.
- Que fração representa a parte da melancia que cada um dos clientes comprou? _____
- A fração que você escreveu é resultado de qual divisão: 1 ÷ 4 ou 4 ÷ 1? _____
150
- Magda tem 4
folhas
de cartolina para dividir igualmente entre 6 estudantes, e não pode haver sobra.
Para isso, ela dividiu cada folha em 6 partes iguais.
- Usando 6 cores diferentes, pinte as partes de cartolina que cada estudante recebeu.
- Escreva uma fração que represente a quantidade de folha que cada estudante recebeu. _____
- Rafaela usa uma forma retangular para fazer as tortas de frango que ela vende. A torta é vendida inteira ou cortada, de acordo com o pedido do cliente. Veja a representação de dois tipos de divisão que ela costuma fazer.
LEGENDA: Tipo 1. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Tipo 2. FIM DA LEGENDA.
- Que fração da
torta
representa cada pedaço do Tipo 1?
_____
- Que fração da
torta
representa cada pedaço do Tipo 2?
_____
- Considere a quantia de 1 real.
Que fração de 1 real vale:
- uma moeda de 5 centavos? _____
- uma moeda de 10 centavos? _____
- uma moeda de 25 centavos? _____
- uma moeda de 50 centavos? _____
151
Número misto
- Fabíola dividiu igualmente 4 pizzas do tipo brotinho entre seus 3 filhos e não houve sobra. Quanto de pizza cada filho recebeu?
Primeiro, Fabíola deu 1 pizza para cada filho.
Sobrou _____ pizza.
Depois, Fabíola deu mais da pizza para cada um.
Cada filho recebeu _____ pizza inteira mais _____ de pizza.
1 pizza mais de pizza pode ser representado por
1 + ou 1 de pizza.
Lemos →1 pizza e de pizza
1 é um número misto, ou seja, ele é formado por um número natural (parte inteira) e uma fração da unidade.
Veja como um número misto pode ser representado por uma fração.
1 = 1 + = + =
Então, cada filho recebeu _____ de pizza ou _____ de pizza.
152
- Marque com um X a figura que representa 2 chocolates, sabendo que corresponde a 1 chocolate.
( )
( )
( )
- Represente com um número misto a parte pintada em cada caso.
a)
_____
b)
_____
- Sabendo que Nílson repartiu igualmente 3
folhas
entre 2 pessoas, responda.
- Quanto de folha cada uma recebeu? _____
- A quantidade que cada uma recebeu é maior ou
menor
que 1 de folha? Justifique.
_____
- Ana usou 2 xícaras de açúcar para fazer um bolo. De quantas xícaras de açúcar ela precisaria para fazer dois desses bolos? _____
- Veja a seguir como Isabel representou um número misto com uma fração.
- Represente com uma fração cada número misto da mesma forma que Isabel.
- 1 = _____
- 2 = _____
- 3 = _____
- 4 = _____
153
Reta numérica
- Ligue cada fração à posição exata ou aproximada que ocupa na reta numérica.
a)
b)
c)
- Observe as partes pintadas de cada figura e escreva uma fração correspondente. Em seguida, marque com um ponto vermelho o local que a fração ocupa na reta numérica.
_____
_____
c)
_____
154
Comparação de frações
- Em uma aula de Educação Física, os estudantes realizaram um treino de corrida. Nesse treino, Elias chegou até o meio da pista, Grazielle correu dessa pista e Kleiton alcançou da pista. Observe o esquema e faça o que se pede.
- Pinte a parte do caminho que cada estudante percorreu.
- Quem percorreu a maior distância? _____
- Quem percorreu a
menor
distância?
_____
Ao comparar duas ou mais frações com o mesmo denominador, a maior fração será aquela com o maior numerador. Se compararmos as frações e , veremos que < , porque 1 < 3, ou > , porque _____ > _____.
Ao comparar duas ou mais frações com denominadores diferentes, precisamos obter frações de mesmo denominador e que sejam equivalentes àquelas que queremos comparar. Depois, comparamos os novos numeradores.
Para comparar as frações e , vamos formar frações equivalentes a elas que tenham o mesmo denominador.
Como, > , concluímos que _____ .
155
- Observe as figuras e escreva uma fração para cada uma. Em seguida, compare cada par de frações e complete com <, > ou =.
_____ _____ _____
_____ _____ _____
_____ _____ _____
- Compare os pares de frações e complete com <, > ou =.
- _____
- _____
- _____
- _____
- Analise as informações a seguir e responda.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Atividade de lazer de Otávio |
Quantidade de horas |
---|---|
Futebol
|
de hora |
Leitura
|
de hora |
Pipa
|
de hora |
- Em qual atividade Otávio permaneceu por mais tempo? _____
- Analise as frações de hora em que Otávio participou das atividades acima e escreva-as em ordem crescente. _____
156
Adição e subtração
- Bento vai pintar um lote de 8 vasos ornamentais para o seu jardim. De manhã, ele vai pintar 5 desses vasos e à tarde vai pintar mais 2 deles.
- Que fração do lote ele pintará nesse dia?
De manhã, Bento pintará _____ vasos do lote; à tarde, pintará mais _____ vasos.
Ao todo, ele pintará _____ vasos do lote.
Os 5 vasos que ele pintará de manhã correspondem a do lote, e os 2 vasos que pintará à tarde correspondem a _____ do lote.
+ = _____
Ao todo, Bento pintará _____ do lote de vasos nesse dia.
- Quanto ainda faltará pintar?
Se Bento pintar hoje 7 dos 8 vasos, então sobrará _____ vaso do lote.
O lote inteiro pode ser representado pela fração .
− = _____
Faltará pintar _____ do lote de vasos.
157
- Priscila plantou árvores frutíferas em seu terreno. Em do terreno, ela plantou laranjeiras e em do mesmo terreno plantou goiabeiras.
- Que fração do terreno representa a parte onde foram plantadas as laranjeiras e goiabeiras?
Veja como Rebeca fez para calcular o resultado da adição + .
Frações equivalentes a
Frações equivalentes a
Então, a plantação de laranjeiras e de goiabeiras representa _____ do terreno.
- O restante do terreno ainda não possui árvores plantadas. Que fração representa essa parte sem plantação?
O terreno inteiro pode ser representado pela fração .
A parte com árvores plantadas representa _____ do terreno.
A parte sem árvores plantadas é igual a _____ do terreno.
158
- Bruna pintou a parte verde, e Gustavo pintou a parte laranja de algumas figuras. Escreva uma adição para representar as partes pintadas de cada figura.
_____ + = _____
_____ + _____ = _____
_____ + _____ = _____
- Calcule a medida da massa de cada saco e complete.
a)
= _____ kg
b)
= _____ kg
c)
= _____ kg
- Rafaela vai a uma excursão que durará 9 horas. Ela sabe que, dessas 9 horas, 2 horas serão usadas para visitar uma cachoeira e 3 horas levarão para conhecer o centro histórico de uma cidade.
- Que fração do total de horas será gasta, ao todo, na visita à cachoeira e ao centro histórico da cidade? _____
- Que fração do tempo total da excursão sobrará para outras atividades? _____
- Marque com um
X
as operações cujo resultado seja 1.
- + ( )
- + ( )
- + ( )
- − ( )
- − 1 ( )
- − 0 ( )
159
- Observe as figuras e encontre o resultado da adição e da subtração das frações.
- + = _____
- − = _____
- Calcule o resultado de cada adição e subtração.
- Arthur comprou um pacote com 8 biscoitos.
De manhã, ele comeu dos biscoitos, à tarde, comeu mais desses biscoitos.
- Que fração dos biscoitos Arthur não comeu? _____
- Quantos biscoitos ele não comeu?
_____
- Virgínia tomará do suco da jarra desenhada ao lado, e César tomará do suco dessa jarra.
- Que fração do total de suco restará na jarra? _____
- Essa fração corresponde a mais ou a menos que a metade do suco que há na jarra?
_____
160
Multiplicação com fração
- Um melão foi dividido em 8 fatias de mesmo tamanho. Três amigos, Emily, Hudson e Nícolas, comeram 2 fatias do melão cada um. Que fração do melão eles comeram?
Cada amigo comeu do melão.
Os 3 amigos juntos comeram 3 vezes do melão.
3 × = + + =
Emily, Hudson e Nícolas comeram, juntos, _____ do melão.
- Igor tem 3 tábuas de mesmo comprimento. Ele vai separar a metade delas para fazer uma estante. Que fração de tábua Igor usará para fazer a estante?
Vamos calcular de 3, ou seja, × 3.
Então, de 3 é o mesmo que × 3 = _____ ou 1 .
Igor usará _____ ou _____ de tábua para fazer a estante.
161
- Complete.
- 5 × = + + + + =
- × = + + + =
- Pinte e complete.
- de 3 =
- de 2 = _____
- de 3 = _____
- Emerson fez um
bolo
gelado e, após cortá-lo em 16 pedaços iguais, guardou-o na geladeira. Cada vez que ia à cozinha, ele comia 2 pedaços desse bolo.
- Que fração do bolo Emerson comeu, se ele foi 3 vezes à cozinha?
Emerson comeu _____ do bolo.
- Calcule.
- 4 × = _____
- 2 × = _____
- de 3 = _____ × 3 = _____
- de 6 = _____ × _____ = _____
- de = _____ × _____ = _____
- de = _____ × _____ = _____