148

  1. Responda às questões.
    1. Que fração é equivalente a 1 10 e tem denominador 20? _____
    1. Que fração é equivalente a 3 4 e tem denominador 8? _____
    1. Que fração é equivalente a 6 12 e tem denominador 2? _____
  1. Escreva uma fração equivalente em cada caso.
    1. 6 16 = _____
    1. 5 9 = _____
    1. 15 30 = _____
  1. Complete as frases.
    1. As frações _____ e _____ são frações equivalentes a 2 6 .
    1. As frações _____ e _____ são frações equivalentes a 7 14 .
  1. Ivan, Juarez e Denílson estudam na mesma sala. Dois deles estão dizendo a mesma coisa sobre a quantidade de meninas da turma, só que de formas diferentes. Quem são os dois? Justifique sua resposta usando frações.
Imagem: Ilustração. À esquerda, Ivan, menino com cabelo preto segura um papel com a informação: De cada 6 estudantes, 4 são meninas. No centro, Juarez, menino com cabelo encaracolado segura um papel com a informação: De cada 5 estudantes, 3 são meninas. À direita, Denílson, menino loiro segura um papel com a informação: De cada 10 estudantes, 6 são meninas. Fim da imagem.

_____

149

Fração como representação de quociente

  1. Tia Olinda dividiu igualmente 2 barras de chocolate entre seus 3 sobrinhos. Que fração corresponde à parte da barra de chocolate que cada sobrinho recebeu?

Primeiro, ela dividiu cada barra de chocolate em _____ pedaços iguais.

Imagem: Ilustração. Duas barras de chocolate cortadas em três partes cada. Fim da imagem.

Cada pedaço corresponde a _____ de 1 barra de chocolate.

Depois, como havia 6 pedaços e 3 sobrinhos, cada um recebeu _____ pedaços.

Imagem: Ilustração. Seis pedaços de chocolate divididos em duplas. Abaixo, as informações: dois terços de 1 barra; dois terços de 1 barra; dois terços de 1 barra. Fim da imagem.

A fração 2 3 é o quociente de _____.

Os 2 pedaços de barra de chocolate que cada sobrinho recebeu correspondem a _____ de 1 barra.

  1. Lúcia vai dividir 1 maçã igualmente entre 2 pessoas. Escreva uma fração para representar a parte da maçã que cada pessoa receberá. _____
Imagem: Ilustração. Uma maçã cortada em duas partes. Fim da imagem.
  1. Um feirante dividiu 1 melancia em 4 partes de mesmo tamanho e vendeu uma parte para cada cliente.

    Imagem: Ilustração. Uma melancia cortada em quatro partes.   Fim da imagem.

    1. Que fração representa a parte da melancia que cada um dos clientes comprou? _____
    1. A fração que você escreveu é resultado de qual divisão: 1 ÷ 4 ou 4 ÷ 1? _____

150

  1. Magda tem 4 folhas de cartolina para dividir igualmente entre 6 estudantes, e não pode haver sobra.

    Para isso, ela dividiu cada folha em 6 partes iguais.

Imagem: Ilustração. Quatro quadrados divididos em seis partes cada um. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Usando 6 cores diferentes, pinte as partes de cartolina que cada estudante recebeu.
  1. Escreva uma fração que represente a quantidade de folha que cada estudante recebeu. _____
  1. Rafaela usa uma forma retangular para fazer as tortas de frango que ela vende. A torta é vendida inteira ou cortada, de acordo com o pedido do cliente. Veja a representação de dois tipos de divisão que ela costuma fazer.
Imagem: Ilustração. torta cortada em doze pedaços.  Fim da imagem.

LEGENDA: Tipo 1. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração: torta cortada em seis pedaços. Fim da imagem.

LEGENDA: Tipo 2. FIM DA LEGENDA.

  1. Que fração da torta representa cada pedaço do Tipo 1?

    _____

  1. Que fração da torta representa cada pedaço do Tipo 2?

    _____

  1. Considere a quantia de 1 real.
Imagem: Fotografia. Uma moeda de um real, uma moeda de vinte e cinco centavos, uma moeda de dez centavos, uma moeda de cinquenta centavos e uma moeda de cinco centavos. Fim da imagem.

Que fração de 1 real vale:

  1. uma moeda de 5 centavos? _____
  1. uma moeda de 10 centavos? _____
  1. uma moeda de 25 centavos? _____
  1. uma moeda de 50 centavos? _____

151

Número misto

  1. Fabíola dividiu igualmente 4 pizzas do tipo brotinho entre seus 3 filhos e não houve sobra. Quanto de pizza cada filho recebeu?
Imagem: Ilustração. Fabíola, mulher ruiva com cabelo curto e luvas está segurando uma bandeja com uma pizza brotinho. Ao seu lado, três crianças estão sentadas em volta de uma mesa e na frente de cada uma há um prato com uma pizza.   Fim da imagem.

Primeiro, Fabíola deu 1 pizza para cada filho.

Sobrou _____ pizza.

Imagem: Ilustração. Fabíola sorri e segura a bandeja com a pizza.  Fim da imagem.

Depois, Fabíola deu mais 1 3 da pizza para cada um.

Cada filho recebeu _____ pizza inteira mais _____ de pizza.

1 pizza mais 1 3 de pizza pode ser representado por

1 + 1 3 ou 1 1 3 de pizza.

Imagem: Ilustração. Pizza cortada em três fatias. Ao lado, pizza com apenas uma fatia. Acima, contorno de duas fatias.   Fim da imagem.
Imagem: Fração. Um inteiro, um terço. Um = 1 pizza inteira; um terço = um terço de 1 pizza. Ou um, um terço pizza.  Fim da imagem.

Lemos →1 pizza e 1 3 de pizza

1 1 3 é um número misto, ou seja, ele é formado por um número natural (parte inteira) e uma fração da unidade.

Veja como um número misto pode ser representado por uma fração.

Imagem: Ilustração. Dois círculos divididos em três partes cada. À esquerda, o círculo está com as três partes pintadas (três terços ou um). À direita, o círculo está com uma parte pintada (um terço).    Fim da imagem.

1 1 3 = 1 + 1 3 = 3 3 + 1 3 = 4 3

Então, cada filho recebeu _____ de pizza ou _____ de pizza.

152

  1. Marque com um X a figura que representa 2 1 3 chocolates, sabendo que Ilustração. Barra de chocolate com três pedaços. corresponde a 1 chocolate.
Imagem: Ilustração. À esquerda, duas barras de chocolate com três pedaços cada e à direita, um pedaço de chocolate.    Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. Uma barra de chocolate com três pedaços.  Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. À esquerda, uma barra de chocolate com três pedaços e à direita, uma barra de chocolate com dois pedaços.  Fim da imagem.

( )

  1. Represente com um número misto a parte pintada em cada caso.

a)

Imagem: Ilustração. Círculo divididos em oito partes. O círculo está com oito partes pintadas.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Círculo divididos em oito partes.  Três partes pintadas. Fim da imagem.

_____

b)

Imagem: Ilustração. Quatro quadrados divididos em nove quadradinhos cada. Três quadrados estão com as nove partes pintadas e um quadrado está com quatro partes pintadas. Fim da imagem.

_____

  1. Sabendo que Nílson repartiu igualmente 3 folhas entre 2 pessoas, responda.
    1. Quanto de folha cada uma recebeu? _____
    1. A quantidade que cada uma recebeu é maior ou menor que 1 1 4 de folha? Justifique.

      _____

      Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Ana usou 2 1 2 xícaras de açúcar para fazer um bolo. De quantas xícaras de açúcar ela precisaria para fazer dois desses bolos? _____
  1. Veja a seguir como Isabel representou um número misto com uma fração.
Imagem: Ilustração. Caderno com o texto: Fração. Um, um sexto igual um mais um sexto igual seis sextos mais um sexto igual sete sextos. Fim da imagem.
  1. 1 3 5 = _____
  1. 2 1 4 = _____
  1. 3 4 7 = _____
  1. 4 1 6 = _____

153

Reta numérica

  1. Ligue cada fração à posição exata ou aproximada que ocupa na reta numérica.

a)

Imagem: Ilustração. Reta numérica que vai de 0 a 2, alternando em um quinto. Da esquerda para a direita: 0, 1, 2.  Fim da imagem.

b)

Imagem: Ilustração. Reta numérica que vai de 0 a 2, alternando em um meio. Da esquerda para a direita: 0, 1, 2.  
 Fim da imagem.

c)

Imagem: Ilustração. Reta numérica que vai de 0 a 2, alternando em um décimo. Da esquerda para a direita: 0, 1, 2. Resposta: 0, dois décimos, cinco décimos, três quintos, dez décimos, 1, um, três décimos, um, sete décimos, um, nome décimos, 2. Fim da imagem.
  1. Observe as partes pintadas de cada figura e escreva uma fração correspondente. Em seguida, marque com um ponto vermelho o local que a fração ocupa na reta numérica.
Imagem: Ilustração. Figura dividida em seis partes e três estão pintadas de verde. Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração. Figura dividida em três partes e duas estão pintadas de roxo.  Fim da imagem.

_____

c)

Imagem: Ilustração. Dois círculos divididos em quatro partes cada um. À esquerda, o círculo está com as quatro partes pintadas de rosa. À direita, o círculo está com duas partes pintadas de rosa. Fim da imagem.

_____

154

Comparação de frações

  1. Em uma aula de Educação Física, os estudantes realizaram um treino de corrida. Nesse treino, Elias chegou até o meio da pista, Grazielle correu 3 4 dessa pista e Kleiton alcançou 4 5 da pista. Observe o esquema e faça o que se pede.
Imagem: Ilustração. À esquerda, três estudantes: Elias, menino ruivo; Grazielle, menina com cabelo castanho-claro e comprido; e Kleiton, menino com cabelo preto e curto. À direita, vista de cima de uma pista dividida em três faixas. Na ponta esquerda, o início e na ponta direita, a chegada. A primeira faixa está dividida em duas partes e uma está pintada de rosa. A segunda faixa está dividida em quatro partes e três estão pintadas de rosa. A terceira faixa está dividida em cinco partes e quatro estão pintadas de rosa.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Pinte a parte do caminho que cada estudante percorreu.
  1. Quem percorreu a maior distância? _____
  1. Quem percorreu a menor distância? _____

    Ao comparar duas ou mais frações com o mesmo denominador, a maior fração será aquela com o maior numerador. Se compararmos as frações 1 4 e 3 4 , veremos que 1 4 < 3 4 , porque 1 < 3, ou 3 4 > 1 4 , porque _____ > _____.

    Ao comparar duas ou mais frações com denominadores diferentes, precisamos obter frações de mesmo denominador e que sejam equivalentes àquelas que queremos comparar. Depois, comparamos os novos numeradores.

    Para comparar as frações 2 5 e 1 3 , vamos formar frações equivalentes a elas que tenham o mesmo denominador.

Imagem: Frações. Dois quintos. Entre os numeradores, a expressão x 3 e entre os denominadores, a expressão x 3. Espaço para a resposta.
 Fim da imagem.
Imagem: Frações. Um terço. Entre os numeradores, a expressão x 5 e entre os denominadores, a expressão x 5.  Espaço para resposta
 Fim da imagem.

Como, 6 15 > 5 15 , concluímos que 2 5 _____ 1 3 .

155

  1. Observe as figuras e escreva uma fração para cada uma. Em seguida, compare cada par de frações e complete com <, > ou =.
Imagem: Ilustração. À esquerda, um quadrado dividido em seis partes e duas estão pintadas de verde. À direita, um quadrado dividido em quatro partes e uma está pintada de verde.   Fim da imagem.

_____ _____ _____

Imagem: Ilustração. À esquerda, quadrado dividido em quatro partes e duas estão pintadas de laranja. À direita, um quadrado dividido em oito partes e quatro estão pintadas de laranja.  Fim da imagem.

_____ _____ _____

Imagem: Ilustração. À esquerda, quadrado dividido em oito partes e três estão pintadas de roxo. À direita, um quadrado dividido em quatro partes e uma está pintada de roxo. Fim da imagem.

_____ _____ _____

  1. Compare os pares de frações e complete com <, > ou =.
    1. 1 2 _____ 3 4
    1. 6 24 _____ 2 8
    1. 3 12 _____ 5 6
    1. 3 5 _____ 4 7
  1. Analise as informações a seguir e responda.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

Atividade de lazer de Otávio

Quantidade de horas

Futebol

Ilustração. Otávio, menino ruivo com cabelo curto está sorrindo e jogando futebol com outras crianças.

4 terços##<math><mfrac><mn>4</mn><mn>3</mn></mfrac></math>de hora

Leitura

Ilustração. Otávio está sentado na cama e lendo um livro.

3 quartos##<math><mfrac><mn>3</mn><mn>4</mn></mfrac></math>de hora

Pipa

Ilustração. Otávio está sorrindo e empinando pipa com outras crianças.

um meio##<math><mfrac><mn>1</mn><mn>2</mn></mfrac></math>de hora

  1. Em qual atividade Otávio permaneceu por mais tempo? _____
  1. Analise as frações de hora em que Otávio participou das atividades acima e escreva-as em ordem crescente. _____

156

Adição e subtração

  1. Bento vai pintar um lote de 8 vasos ornamentais para o seu jardim. De manhã, ele vai pintar 5 desses vasos e à tarde vai pintar mais 2 deles.
Imagem: Ilustração. Bento, homem com touca, óculos e máscara de proteção, avental e luvas está segurando um pincel com a mão direita e um vaso com a mão esquerda. Na frente dele há um vaso e latas de tinta sobre uma mesa. Ao fundo, estante com latas de tinta. Fim da imagem.
  1. Que fração do lote ele pintará nesse dia?

    De manhã, Bento pintará _____ vasos do lote; à tarde, pintará mais _____ vasos.

    Ao todo, ele pintará _____ vasos do lote.

    Os 5 vasos que ele pintará de manhã correspondem a 5 8 do lote, e os 2 vasos que pintará à tarde correspondem a _____ do lote.

    5 8 + 2 8 = _____

    Ao todo, Bento pintará _____ do lote de vasos nesse dia.

  1. Quanto ainda faltará pintar?

    Se Bento pintar hoje 7 dos 8 vasos, então sobrará _____ vaso do lote.

    O lote inteiro pode ser representado pela fração 8 8 .

    8 8 7 8 = _____

    Faltará pintar _____ do lote de vasos.

157

  1. Priscila plantou árvores frutíferas em seu terreno. Em 1 3 do terreno, ela plantou laranjeiras e em 1 4 do mesmo terreno plantou goiabeiras.
Imagem: Ilustração. Uma menina com cabelo preso e óculos fala: Como essas frações não têm denominadores iguais, primeiro obtive frações equivalentes a 1 terço e a 1 quarto. Fim da imagem.
  1. Que fração do terreno representa a parte onde foram plantadas as laranjeiras e goiabeiras?

    Veja como Rebeca fez para calcular o resultado da adição 1 3 + 1 4 .

Frações equivalentes a 1 3

Imagem: Frações. Um terço igual dois sextos. Entre os numeradores e denominadores, a expressão x 2. Em seguida, igual, três nonos. Entre os numeradores e denominadores, a expressão x 3. Em seguida, igual, quatro doze avos. Entre os numeradores e denominadores, a expressão x 4. Em seguida, igual, cinco quinze avos. Entre os numeradores e denominadores, a expressão x 5. Igual reticências.   Fim da imagem.

Frações equivalentes a 1 4

Imagem: Frações. Um quarto igual: dois oitavos. Entre os numeradores e denominadores, a expressão x 2. Em seguida, igual, três doze avos. Entre os numeradores e denominadores, a expressão x 3. Em seguida, igual, quatro dezesseis avos. Entre os numeradores e denominadores, a expressão x 4. Igual reticências. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. A menina com cabelo preso pisca, sorri e fala: Depois, substituí 1 terço e 1 quarto por frações equivalentes com denominadores iguais.   Fim da imagem.
Imagem: Frações. Um terço mais um quarto igual espaço para resposta, doze avos mais espaço para resposta, doze avos igual espaço para resposta, doze avos. Os equivalentes são o número um de um terço e espaço para resposta, quatro doze avos. E outro equivalente é o quatro de um quarto e o doze de espaço para resposta, 12 avos. Fim da imagem.

Então, a plantação de laranjeiras e de goiabeiras representa _____ do terreno.

  1. O restante do terreno ainda não possui árvores plantadas. Que fração representa essa parte sem plantação?

    O terreno inteiro pode ser representado pela fração fração: espaço para resposta sobre 12.

    A parte com árvores plantadas representa _____ do terreno.

    Imagem: Fração: 12 sobre 12 menos espaço para resposta sobre 7 = espaço para resposta sobre 12. Fim da imagem.

    A parte sem árvores plantadas é igual a _____ do terreno.

158

  1. Bruna pintou a parte verde, e Gustavo pintou a parte laranja de algumas figuras. Escreva uma adição para representar as partes pintadas de cada figura.

Imagem: Ilustração. Retângulo dividido em quatro partes. Uma parte está pintada de verde e duas estão pintadas de laranja. Fim da imagem.

_____ + 2 4 = _____

Imagem: Ilustração. Retângulo dividido em seis partes. Três partes estão pintadas de laranja e uma de verde. Fim da imagem.

_____ + _____ = _____

Imagem: Ilustração. Figura dividida em cinco partes. Uma parte está pintada de verde e uma de laranja. Fim da imagem.

_____ + _____ = _____

  1. Calcule a medida da massa de cada saco e complete.

a)

Imagem: Ilustração. Balança de pratos em equilíbrio. No prato à esquerda, um saco roxo e no prato à direita, um peso com três décimos kg e um peso com um décimo kg.  Fim da imagem.

Ilustração. Um saco roxo.= _____ kg

b)

Imagem: Ilustração. Balança de pratos em equilíbrio. No prato à esquerda, um saco verde e pequeno e um peso com cinco oitavos kg. No prato à direita, um peso com sete oitavos kg.    Fim da imagem.

Ilustração. Um saco verde.= _____ kg

c)

Imagem: Ilustração. Balança de pratos em equilíbrio. No prato à esquerda, um saco azul e grande e no prato à direita, um peso com sete sextos kg e um peso com cinco sextos kg.  Fim da imagem.

Ilustração. Um saco azul.= _____ kg

  1. Rafaela vai a uma excursão que durará 9 horas. Ela sabe que, dessas 9 horas, 2 horas serão usadas para visitar uma cachoeira e 3 horas levarão para conhecer o centro histórico de uma cidade.
    1. Que fração do total de horas será gasta, ao todo, na visita à cachoeira e ao centro histórico da cidade? _____
    1. Que fração do tempo total da excursão sobrará para outras atividades? _____

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Marque com um X as operações cujo resultado seja 1.
    1. 1 5 + 4 5 ( )
    1. 8 10 + 2 10 ( )
    1. 3 7 + 2 7 ( )
    1. 18 20 2 20 ( )
    1. 8 8 − 1 ( )
    1. 5 5 − 0 ( )

159

  1. Observe as figuras e encontre o resultado da adição e da subtração das frações.
Imagem: Ilustração. Uma faixa dividida em quatro partes e três estão pintadas de azul. Fim da imagem.
  1. 3 4 + 2 8 = _____
Imagem: Ilustração. Uma faixa dividida em oito partes e duas estão pintadas de roxo. Fim da imagem.
  1. 3 4 2 8 = _____
  1. Calcule o resultado de cada adição e subtração.
    1. Imagem: Fração: 1 terço menos um quarto = Espaço para resposta, 12 avos Espaço para resposta, 12 avos =  Espaço para resposta, 12 avos. Fim da imagem.
    1. Imagem: Fração: 7 nonos menos 1 terço = Espaço para rsposta. nonos menos Espaco para resposta. nonos = Espaço para resposta. nonos. Fim da imagem.
    1. Imagem: Fração: 3 quintos + 1 décimo = Espaço para resposta + Espaço para resposta= Espaço para resposta. Fim da imagem.
    1. Imagem: Fração: 3 quartos menos 3 sextos = Espaço para resposta. menos Espaço para resposta. = Espaço para resposta. Fim da imagem.
    1. Imagem: 5 oitavos menos 1 meio = Espaço para resposta. - Espaço para resposta. = Espaço para resposta. Fim da imagem.
    1. Imagem: 3 sétimos + 2, 21 avos = Espaço para resposta. + Espaço para resposta. = Espaço para resposta. Fim da imagem.
  1. Arthur comprou um pacote com 8 biscoitos.

    De manhã, ele comeu 3 8 dos biscoitos, à tarde, comeu mais 1 4 desses biscoitos.

    1. Que fração dos biscoitos Arthur não comeu? _____
    1. Quantos biscoitos ele não comeu?

      _____

Imagem: Ilustração. Arthur, menino com cabelo encaracolado e castanho. Ele sorri e segura um pacote de biscoitos. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma jarra com suco dentro. Fim da imagem.
  1. Virgínia tomará 1 5 do suco da jarra desenhada ao lado, e César tomará 3 10 do suco dessa jarra.
    1. Que fração do total de suco restará na jarra? _____
    1. Essa fração corresponde a mais ou a menos que a metade do suco que há na jarra?

      _____

160

Multiplicação com fração

  1. Um melão foi dividido em 8 fatias de mesmo tamanho. Três amigos, Emily, Hudson e Nícolas, comeram 2 fatias do melão cada um. Que fração do melão eles comeram?

    Cada amigo comeu 2 8 do melão.

Imagem: Ilustração. Oito fatias de melão agrupadas em três duplas. Abaixo, a informação: dois oitavos, dois oitavos, espaço para resposta igual espaço para resposta oitavos. Fim da imagem.

Os 3 amigos juntos comeram 3 vezes 2 8 do melão.

3 × 2 8 = 2 8 + Fração: espaço para resposta sobre 8+ Fração: espaço para resposta sobre 8= Fração: espaço para resposta sobre 8

Emily, Hudson e Nícolas comeram, juntos, _____ do melão.

  1. Igor tem 3 tábuas de mesmo comprimento. Ele vai separar a metade delas para fazer uma estante. Que fração de tábua Igor usará para fazer a estante?

Vamos calcular 1 2 de 3, ou seja, 1 2 × 3.

Imagem: Ilustração. Três tábuas divididas em duas partes cada. Abaixo, a informação: um meio, um meio, um meio igual três meios. Em seguida, uma tábua dividida em duas partes (dois meios ou um).  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma tábua dividida em duas partes e com uma parte faltando (um meio). Abaixo, a informação: três meios ou um, um meio. Fim da imagem.

Então, 1 2 de 3 é o mesmo que 1 2 × 3 = _____ ou 1 1 2 .

Igor usará _____ ou _____ de tábua para fazer a estante.

161

  1. Complete.
    1. 5 × 1 7 = 1 7 + 1 7 + 1 7 + 1 7 + 1 7 = 5 7
  1. Fração: sobre espaço para resposta× 1 4 = Fração: sobre espaço para resposta+ Fração: sobre espaço para resposta+ Fração: sobre espaço para resposta+ Fração: sobre espaço para resposta= Fração: sobre espaço para resposta

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Pinte e complete.
  1. 2 5 de 3 = 6 5
Imagem: Ilustração. Três faixas divididas em cinco partes cada uma.  Fim da imagem.
  1. 3 4 de 2 = _____
Imagem: Ilustração. Duas faixas divididas em quatro partes cada uma. Três partes de cada faixa estão pintadas de rosa. Fim da imagem.
  1. 5 8 de 3 = _____
Imagem: Ilustração. Três retângulos divididos em oito partes cada um. Fim da imagem.
  1. Emerson fez um bolo gelado e, após cortá-lo em 16 pedaços iguais, guardou-o na geladeira. Cada vez que ia à cozinha, ele comia 2 pedaços desse bolo.
    • Que fração do bolo Emerson comeu, se ele foi 3 vezes à cozinha?

Emerson comeu _____ do bolo.

  1. Calcule.
    1. 4 × 3 5 = _____
    1. 2 × 2 9 = _____
    1. 1 4 de 3 = _____ × 3 = _____
    1. 1 7 de 6 = _____ × _____ = _____
    1. 1 6 de 2 3 = _____ × _____ = _____
    1. 1 5 de 1 7 = _____ × _____ = _____