162

Porcentagem

  1. Bruno trabalha em uma fábrica de chocolates. A figura ao lado representa a fôrma na qual Bruno despejou o chocolate derretido para resfriá-lo. Que fração da fôrma foi preenchida por chocolate?

    40 partes de uma fôrma com 100 partes iguais podem ser representadas pela fração _____ ou por 40%.

Imagem: Ilustração. Forma dividida em cem quadradinhos. Há chocolate sobre quarenta quadradinhos. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Dois homens com touca, luvas e avental. Um deles fala: 40 sobre 100 lemos quarenta centésimos. O outro diz: 40% lemos: quarenta por cento, que é o mesmo que quarenta em cada cem. O símbolo que indica porcentagem é %. Dizemos que 40% é uma porcentagem. Fim da imagem.

Podemos, então, dizer que 40 100 ou 40% da fôrma está preenchida com chocolate.

  1. Reescreva as frases usando porcentagem.
    1. 5 em cada 100 cães - 5% dos cães.
    1. 18 em cada 100 crianças - _____
    1. 26 100 das flores do jardim - _____

163

  1. Havia 100 correspondências para serem distribuídas por um entregador. Apenas 5 delas não foram entregues, porque as pessoas não estavam em casa. Que porcentagem das correspondências não foi entregue?

    _____

Imagem: Ilustração. Um homem segura um envelope com a mão direita e com a mão esquerda na cabeça. Ao seu lado há uma moto e na frente dele, uma casa. .   Fim da imagem.
  1. Adriana ganhou um prêmio de 300 reais por ter sido a melhor vendedora do mês na loja em que trabalha. Ela decidiu dar 10% do prêmio a seu filho, Gabriel. Adriana vai dar 10% de 300 reais, ou seja, 10 reais de cada 100 reais que ela ganhou, como mostrado no esquema a seguir.
Imagem: Fotografia. Três cédulas de cem reais e três cédulas de dez reais. Entre elas, a informação: 10% Fim da imagem.

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Leia o que o vendedor Ricardo disse. Depois, responda às questões.
Imagem: Ilustração. Ricardo, homem com cabelo preto e curto fala: Se você pagar esta TV à vista, terá 25% de desconto sobre o preço anunciado. Ao seu lado, uma televisão e uma placa com o preço: 1.200 reais. Fim da imagem.
  1. De quantos reais é esse desconto? _____
  1. Calcule o preço dessa TV se ela for paga à vista. _____

    Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

    Imagem: Ícone: Grupo. Fim da imagem.

  1. Agora, conte aos colegas e ao professor como você pensou para responder aos itens anteriores.

164

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Calcule o valor do desconto em cada situação e represente-o, pintando a barra. Depois, responda às questões.
Imagem: Ilustração. Uma impressora com etiqueta e o preço: R$ 500,00. Ao lado, uma placa com a informação: À VISTA COM 50% DE DESCONTO.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Barra dividida em duas partes. À esquerda, 0% e à direita, 100%. 
Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma máquina de lavar roupas com etiqueta e o preço: R$ 2.800,00. Ao lado, placa com a informação: HOJE COM 25% DE DESCONTO.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Barra dividida em quatro partes. À esquerda, 0% e à direita, 100%. 
 Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma camiseta rosa em um manequim e uma etiqueta com o preço: R$ 60,00. Ao lado, placa com a informação: HOJE COM 10% DE DESCONTO.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Barra dividida em dez partes. À esquerda, 0% e à direita, 100%. 
 Fim da imagem.

165

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Murilo recebe mesada de seus pais. Da quantia recebida, ele gasta 60% na cantina da escola, 15% com a assinatura de um jogo on-line, 15% com despesas diversas e o restante, 10 reais, ele guarda em um cofrinho.
Imagem: Ilustração. Murilo, menino com cabelo preto e curto está sorrindo, segurando um cofrinho com formato de porco com a mão esquerda e uma cédula de dez reais com a mão direita. Sobre ele há um balão de pensamento com a imagem de uma garrafa de suco, um lanche, um videogame e uma camiseta vermelha. Ao fundo, o quarto. Fim da imagem.
  1. Qual é a porcentagem da mesada que Murilo guarda no cofrinho?

    _____

  1. Que quantia Murilo recebe de seus pais mensalmente?

    _____

  1. Quantos reais Murilo usa na cantina da escola?

    _____

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Em um teste com 20 questões, Eduarda respondeu corretamente 15 20 do total.
    • Que porcentagem representa essa fração? Escreva ou desenhe como você pensou. _____

Boxe complementar:

Desafio

Dalva quer calcular 25% de 1120 com sua calculadora, mas as teclas Ilustração. Tecla %., Ilustração. Tecla 5.e Ilustração. Tecla vezes.estão quebradas.

CRÉDITO: ADILSON SECCO

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

Desenhe as teclas que você apertaria para saber o resultado desse cálculo.

Qual é o resultado do cálculo? _____

Fim do complemento.

166

Compreender problemas

Para resolver

Problema 1

Heloísa adora fazer tortas. Ela sempre faz as tortas em forma circular, com um palito que marca seu centro. Para dividi-las em pedaços, que não precisam ser do mesmo tamanho, Heloísa sempre faz cortes em linha reta passando pelo centro da torta.

Imagem: Ilustração. Vista de cima de Heloísa, mulher com cabelo encaracolado. Ela está sorrindo e cortando uma torta. Ao lado, Torta cortada em dois pedaços (1 corte - 2 pedaços). Torta cortada em quatro pedaços (2 cortes – 4 pedaços). Torta cortada em seis pedaços (3 cortes - 6 pedaços).  Fim da imagem.

Problema 2

Observe a sequência de figuras abaixo.

Figura 1

Imagem: Ilustração. Figura composta por cinco quadrados em zigue-zague e dentro de cada um há um círculo azul e laranja intercalados.    Fim da imagem.

Figura 2

Imagem: Ilustração. Figura composta por dez quadrados em zigue-zague e dentro de cada um há um círculo azul e laranja intercalados.   Fim da imagem.

Figura 3

Imagem: Ilustração. Figura composta por quinze quadrados em zigue-zague e dentro de cada um há um círculo azul e laranja intercalados.   Fim da imagem.

Figura 4

Imagem: Ilustração. Figura composta por vinte quadrados em zigue-zague e dentro de cada um há um círculo azul e laranja intercalados.  Fim da imagem.
  1. Qual é o padrão (figura que se repete) dessa sequência?
  1. Seguindo esse padrão, quantas bolinhas laranja haveria na figura que tivesse 18 bolinhas azuis? _____
  1. E quantas bolinhas azuis haveria na figura que tivesse 16 bolinhas laranja?

    _____

167

Para refletir

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.
  1. Compare sua solução do Problema 1 com a de um colega. Algum de vocês usou desenhos para resolvê-lo?
  1. Luciano usou um quadro para buscar uma regularidade e chegar à solução do Problema 1.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Número de cortes

Número de pedaços

1

2

2

4

3

6

4

8

5

10

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Veja como Karine pretende resolver o item b do Problema 2.
Imagem: Ilustração. Karine, menina com cabelo preso olha para cima e pensa: Para obter 18 bolinhas azuis, eu preciso de 6 figuras iguais à figura 1. Agora, vou fazer uma única operação e chegar ao número de bolinhas laranja.  Fim da imagem.

Figura 1

Imagem: Ilustração. Figura composta por cinco quadrados em zigue-zague e dentro de cada um há um círculo azul e laranja intercalados. Fim da imagem.

168

A matemática me ajuda a ser

...uma pessoa consciente sobre a extinção das espécies

Há cerca de 8,7 milhões de espécies na Terra, entre animais, plantas e outros seres vivos. As espécies ameaçadas de extinção sofrem com os problemas ambientais e com a ação predatória do ser humano.

Espécie ameaçada

É uma população que está desaparecendo a ponto de entrar em extinção. A União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) divulgou um documento, chamado Lista Vermelha, que mostra a situação de milhares de espécies. Até 2019, a lista englobava mais de 105 mil tipos de seres vivos.

Disponível em: http://fdnc.io/eUu. Acesso em: 5 mar. 2021.

Imagem: Ilustração. Animais com informações e ao fundo, quadros coloridos. À esquerda, a legenda:  RISCOS DE EXTINÇÃO.  Categorias de baixo risco – Entram nesse grupo as espécies que não correm risco hoje e algumas que podem correr risco no futuro.  LC: Pouco preocupante;  NT: Quase ameaçada;  Categorias de ameaça – Quase um quarto das espécies catalogadas na lista sofre algum tipo de ameaça de extinção.  VU: Vulnerável;  EN: Em perigo;  CR: Em perigo crítico;  Categorias de extinção – Esse grupo inclui espécies já extintas, ou que têm poucos indivíduos em cativeiro ou fora de seu hábitat.  EW: Extinta na natureza;  EX: Extinta.  PANDA-VERMELHO - Ailurus fulgens. EN.  Ilustração. Panda com pelo em tons de laranja. Abaixo, mapa-múndi com destaque para Índia.  São estimados cerca de 20 mil pandas-vermelhos livres na natureza. Desses, um quarto está na Índia. Já em cativeiro, há registro de 759 indivíduos.  MILU - Elaphurus davidianus. EW.  Ilustração. Animal quadrúpede com pelos em tons de cinza e chifres grandes. Abaixo, mapa-múndi com destaque para China.  Essa espécie desapareceu da natureza em 1900, mas ainda existia em cativeiros. Desde 1985, já foram devolvidos à natureza mais de 200 milus na China. Em 2015, havia cerca de 700 na natureza.  CAÇÃO-QUATI - Isogomphodon oxyrhynchus. CR.  Ilustração. Peixe comprido e cinza com nadadeiras grandes e nariz fino. Abaixo, mapa-múndi com destaque para o Brasil.  A partir da década de 1990, o número de cações‑quati nas águas brasileiras diminuiu para um décimo da quantidade original. Estima‑se que esse peixe possa entrar em extinção nos próximos anos.  Lista brasileira: A lista das espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção mais recente é de 2014 e tem 1.173 espécies de animais. PINGUIM-DO-CABO - Spheniscus demersus. VU.  Ilustração. Pinguim com penas pretas e brancas. Abaixo, mapa-múndi com destaque para África do Sul.  Em 2007, havia 120 mil pinguins‑do‑cabo. Em 2015, essa população era de 50 mil. A diminuição do alimento disponível, o derramamento de óleo no oceano e a coleta de ovos estão entre as causas para o perigo de extinção.   Fim da imagem.

Fonte dos dados: Lista das espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção. Disponível em: http://fdnc.io/3TQ. Acesso em: 16 mar. 2021.

LEGENDA: Lista brasileira ‒ A lista das espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção mais recente é de 2014 e tem 1.173 espécies de animais. FIM DA LEGENDA.

169

Tome nota

  1. Qual é a população estimada de pandas-vermelhos na Índia?

    _____

  1. Escreva por extenso o número que representa o total de espécies na Terra.

    _____

Reflita

  1. Reescreva a frase usando porcentagem.

    Quase 1 4 das espécies catalogadas na lista sofre algum tipo de ameaça de extinção.

    _____

    Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

    Imagem: Ícone: Grupo. Fim da imagem.

    • Discuta com seus colegas o significado desse número.

      Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

    1. Pesquise dados sobre outro animal que sofre risco de extinção. Faça uma lista e, depois, conte para os colegas e o professor.

170

Compreender informações

Cálculo da probabilidade de um evento ocorrer

  1. Bárbara está brincando com um jogo de trilha e faltam poucas casas para ela atingir o FIM e vencer. Para andar com seu pino, ela lança um dado comum em forma de cubo e anda tantas casas quanto for o número que aparece na face que fica voltada para cima.
    1. Quais afirmações são corretas?

      _____

Imagem: Ilustração. Um dado com o número seis virado para cima. Ao lado, os números cinco e três. Fim da imagem.

A probabilidade de sair o número 3 na face que fica para cima no dado é 1 6 , porque existe 1 possibilidade de sair o número 3 dentre as 6 possibilidades que existem ao todo.

A probabilidade de sair um número par na face que fica para cima no dado é 3 6 , porque existem 3 possibilidades de sair um número par dentre as 6 possibilidades que existem ao todo.

  1. Bárbara também pode usar um dado com todas as faces triangulares iguais (numeradas de 1 a 4). Nesse caso, ela anda com seu pino o número da face que fica voltada para baixo. Em qual desses dois dados a probabilidade de sair o número 3 é maior? E de sair número par? _____

    Imagem: Ilustração. Um dado com formato de pirâmide com o número quatro à frente e ao lado, o número três.  Fim da imagem.

  1. Veja no tabuleiro abaixo a posição do pino vermelho, de Bárbara. Quantas casas ela precisa andar com seu pino para vencer essa rodada?

    Imagem: Ilustração. Um tabuleiro colorido com o início no topo e o fim abaixo.   Fim da imagem.

    ____

  1. Qual dado ela deve escolher para obter 3 nessa rodada? Por quê?

    _____

171

  1. Dez crianças estão concorrendo ao sorteio de um livro. Entre elas há meninos e meninas com idades variadas. O nome de cada criança está escrito em um papel, colocado em uma urna da qual será sorteado um nome.

    Observe as tabelas e responda.

Crianças concorrendo

Tabela: equivalente textual a seguir.

Meninos

Meninas

6

4

Fonte: Organizador do sorteio (5 abr. 2023).

Crianças concorrendo

Tabela: equivalente textual a seguir.

Até 8 anos

Mais de 8 anos

7

3

Fonte: Organizador do sorteio (5 abr. 2023).

  1. Qual destas frases está errada? Marque com um X .

6 das 10 crianças são meninos.

7 em 10 crianças têm até 8 anos.

3 das 7 crianças têm mais de 8 anos.

  1. Para fazer um gráfico de setores, a figura abaixo foi repartida em 10 partes iguais. Cada uma dessas partes representa uma das crianças que concorrem ao livro. Complete a legenda.
Imagem: Gráfico em setores. Crianças concorrendo. Gráfico circular dividido em dez partes. Seis estão pintadas de amarelo, representado espaço para resposta meninos. E quatro estão pintados de marrom, representando espaço para resposta meninas. Fim da imagem.

Fonte: Organizador do sorteio (5 abr. 2023).

  1. Há maior chance de ser sorteado um menino ou uma menina? Justifique sua resposta.

    _____

  1. Qual é a probabilidade de ser sorteado um menino? E de ser sorteada uma menina? _____
  1. Qual é a probabilidade de ser sorteada uma criança com mais de 8 anos?

    _____

    • Você usou o gráfico de setores acima para responder a essa questão? Por quê?

      Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

      Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

    1. Como deve ser o gráfico de setores relativo ao número de crianças que concorrem ao livro de acordo com a idade delas? Converse com um colega sobre esse gráfico e elabore uma legenda para ele.

172

O que você aprendeu

  1. Escreva uma fração para representar a parte pintada de cada figura.
Imagem: Ilustração. Círculo dividido em cinco partes e duas estão pintadas de azul.    Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração. Quadrado dividido em nove partes e cinco estão pintadas de roxo.  Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração. Figura dividida em oito partes e sete estão pintadas de verde.  Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração. Quadrado dividido em quatro partes e uma está pintada de amarelo. Fim da imagem.

_____

  1. Escreva dois números naturais entre os quais está cada fração.
    1. _____ < 4 3 < _____
    1. _____ < 17 5 < _____
    1. _____ < 20 8 < _____
    1. _____ < 56 10 < _____
  1. Théo precisa comprar 1 1 2 quilograma de carne moída para fazer quibes. Em cada bandeja à venda no supermercado, há 1 2 quilograma de carne. Quantas dessas bandejas Théo terá de comprar para fazer os quibes?

    _____

Imagem: Ilustração. Bandeja com carne e ao lado, etiqueta com a informação: CARNE MOÍDA – 500 g. Fim da imagem.
  1. Complete.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Porcentagem

19%

38%

_____

_____

Leitura

_____

38 por cento

76 por cento

_____

Fração

19 centésimos##<math><mfrac><mn>19</mn><mn>100</mn></mfrac></math>

_____

76 centésimos##<math><mfrac><mn>76</mn><mn>100</mn></mfrac></math>

_____

Significado

19 em cada 100

_____

_____

5 em cada 100

173

  1. Pedro quer comprar uma bola. Ele economizou em um mês o equivalente a 5 10 do preço da bola e, no mês seguinte, a 3 10 do preço. Que fração do preço da bola ainda falta para Pedro comprá-la? _____
Imagem: Ilustração. Pedro, menino ruivo com cabelo encaracolado está sorrindo com a mão sob o queixo e olhando para cima. Acima dele há um balão de pensamento com a imagem de uma bola de basquete. Fim da imagem.
  1. Marque com um X os quadros com cálculo correto.

a) 3 × 2 3 = 2

b) 10 × 1 4 = 2

c) 5 × 2 3 = 10 3

d) 6 × 1 8 = 3 4

e) 4 × 1 6 = 2 6

  1. Qual é a única frase verdadeira? Marque com um X .
    1. ( ) 1% de 400 pessoas é o mesmo que 8 pessoas.
    1. ( ) 3% de 500 figurinhas são 15 figurinhas.
    1. ( ) 10% de 200 reais são 10 reais.
    1. ( ) Uma camiseta que custava 100 reais teve um desconto de 15% e passou a custar 115 reais.
  1. Marina comprou um armário. Ela vai pagá-lo em 5 prestações iguais. Que porcentagem do valor total representa cada prestação?

    _____

Autoavaliação

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.