162
Porcentagem
- Bruno trabalha em uma fábrica de chocolates. A figura ao lado representa a fôrma na qual Bruno despejou o chocolate derretido para resfriá-lo. Que fração da fôrma foi preenchida por chocolate?
40 partes de uma fôrma com 100 partes iguais podem ser representadas pela fração _____ ou por 40%.
Podemos, então, dizer que ou 40% da fôrma está preenchida com chocolate.
- Agora, responda: que porcentagem da fôrma não ficou preenchida com chocolate?
_____
- Reescreva as frases usando porcentagem.
- 5 em cada 100 cães - 5% dos cães.
- 18 em cada 100 crianças - _____
- das flores do jardim - _____
163
- Havia 100 correspondências para
serem
distribuídas por um entregador. Apenas 5 delas não foram entregues, porque as pessoas não estavam em casa. Que porcentagem das correspondências não foi entregue?
_____
- Adriana ganhou um prêmio de 300 reais por ter sido a melhor vendedora do mês na loja em que trabalha. Ela decidiu dar 10% do prêmio a seu filho, Gabriel. Adriana vai dar 10% de 300 reais, ou seja, 10 reais de cada 100 reais que ela ganhou, como mostrado no esquema a seguir.
- Agora, responda: se Adriana desse 20% do prêmio para seu filho, quantos reais ele ganharia? _____
- Leia o que o vendedor Ricardo disse. Depois, responda às questões.
- De quantos reais é esse desconto? _____
- Calcule o
preço
dessa TV se ela for paga à vista.
_____
- Agora, conte aos colegas e ao professor como você pensou para responder aos itens anteriores.
164
- Calcule o valor do desconto em cada situação e represente-o, pintando a barra. Depois, responda às questões.
- Bruna comprou a impressora à vista.
De quantos reais foi o desconto? _____
- Qual foi o valor pago pela impressora? _____
- Filomena comprou a máquina de lavar com desconto.
De quantos reais foi o desconto? _____
- Quanto ela pagou pela máquina de lavar?
_____
c)
- Penélope comprou a blusa com desconto.
De quantos reais foi o desconto? _____
- Quanto ela pagou pela blusa? _____
165
- Murilo recebe mesada de seus pais. Da quantia recebida, ele gasta 60% na cantina da escola, 15% com a assinatura de um jogo on-line, 15% com despesas diversas e o restante, 10 reais, ele guarda em um cofrinho.
- Agora, em dupla, responda às questões.
- Qual é a porcentagem da mesada que Murilo guarda no cofrinho?
_____
- Que quantia Murilo recebe de seus pais mensalmente?
_____
- Quantos reais Murilo
usa
na cantina da escola?
_____
- Em um teste com 20 questões, Eduarda respondeu corretamente do total.
- Que porcentagem representa essa fração? Escreva ou desenhe como você pensou. _____
Boxe complementar:
Desafio
Dalva quer calcular 25% de 1120 com sua calculadora, mas as teclas , e estão quebradas.
CRÉDITO: ADILSON SECCO
Desenhe as teclas que você apertaria para saber o resultado desse cálculo.
Qual é o resultado do cálculo? _____
Fim do complemento.
166
Compreender problemas
Para resolver
Problema 1
Heloísa adora fazer tortas. Ela sempre faz as tortas em forma circular, com um palito que marca seu centro. Para dividi-las em pedaços, que não precisam ser do mesmo tamanho, Heloísa sempre faz cortes em linha reta passando pelo centro da torta.
- Quantos cortes, passando pelo centro, Heloísa precisa fazer em uma torta para obter 12 pedaços? _____
Problema 2
Observe a sequência de figuras abaixo.
Figura 1
Figura 2
Figura 3
Figura 4
- Qual é o padrão (figura que se repete) dessa sequência?
- Seguindo esse padrão, quantas bolinhas laranja haveria na figura que tivesse 18 bolinhas azuis? _____
- E quantas
bolinhas
azuis haveria na figura que tivesse 16
bolinhas
laranja?
_____
167
Para refletir
- Compare sua solução do Problema 1 com a de um colega. Algum de vocês usou desenhos para resolvê-lo?
- Luciano usou um quadro para buscar uma regularidade e chegar à solução do Problema 1.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Número de cortes |
Número de pedaços |
---|---|
1 |
2 |
2 |
4 |
3 |
6 |
4 |
8 |
5 |
10 |
- Na sua opinião, esse quadro ajuda a resolver o problema? Você percebe alguma regularidade que permita resolvê-lo?
- Veja como Karine pretende resolver o item b do Problema 2.
Figura 1
- Na sua opinião, que operação Karine deve fazer para chegar ao número de bolinhas laranja? _____
168
A matemática me ajuda a ser
...uma pessoa consciente sobre a extinção das espécies
Há cerca de 8,7 milhões de espécies na Terra, entre animais, plantas e outros seres vivos. As espécies ameaçadas de extinção sofrem com os problemas ambientais e com a ação predatória do ser humano.
Espécie ameaçada
É uma população que está desaparecendo a ponto de entrar em extinção. A União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) divulgou um documento, chamado Lista Vermelha, que mostra a situação de milhares de espécies. Até 2019, a lista englobava mais de 105 mil tipos de seres vivos.
Disponível em: http://fdnc.io/eUu. Acesso em: 5 mar. 2021.
Fonte dos dados: Lista das espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção. Disponível em: http://fdnc.io/3TQ. Acesso em: 16 mar. 2021.
LEGENDA: Lista brasileira ‒ A lista das espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção mais recente é de 2014 e tem 1.173 espécies de animais. FIM DA LEGENDA.
169
Tome nota
- Qual é a população estimada de pandas-vermelhos na Índia?
_____
- Escreva por extenso o
número
que representa o total de espécies na Terra.
_____
Reflita
- Reescreva a frase usando porcentagem.
Quase das espécies catalogadas na lista sofre algum tipo de ameaça de extinção.
_____
- Discuta com seus colegas o significado desse número.
- Pesquise dados sobre outro animal que sofre risco de extinção. Faça uma lista e, depois, conte para os colegas e o professor.
- Discuta com seus colegas o significado desse número.
170
Compreender informações
Cálculo da probabilidade de um evento ocorrer
- Bárbara está brincando com um jogo de trilha e faltam poucas casas para ela atingir o FIM e vencer. Para andar com seu pino, ela lança um dado comum em forma de cubo e anda tantas casas quanto for o
número
que aparece na face que fica voltada para cima.
- Quais afirmações são corretas?
_____
- Quais afirmações são corretas?
A probabilidade de sair o número 3 na face que fica para cima no dado é , porque existe 1 possibilidade de sair o número 3 dentre as 6 possibilidades que existem ao todo.
A probabilidade de sair um número par na face que fica para cima no dado é , porque existem 3 possibilidades de sair um número par dentre as 6 possibilidades que existem ao todo.
- Bárbara também pode usar um dado com todas as faces triangulares iguais (numeradas de 1 a 4). Nesse caso, ela anda com seu pino o
número
da face que fica voltada para baixo. Em qual desses dois dados a probabilidade de sair o
número
3 é maior? E de sair
número
par?
_____
- Veja no tabuleiro abaixo a posição do pino vermelho, de Bárbara. Quantas casas ela precisa andar com seu pino para vencer essa rodada?
____
- Qual dado ela
deve
escolher para
obter
3
nessa
rodada? Por quê?
_____
171
- Dez crianças estão concorrendo ao sorteio de um livro. Entre elas há meninos e meninas com idades variadas. O nome de cada criança está escrito em um papel, colocado em uma urna da qual será sorteado um nome.
Observe as tabelas e responda.
Crianças concorrendo
Tabela: equivalente textual a seguir.
Meninos |
Meninas |
---|---|
6 |
4 |
Fonte: Organizador do sorteio (5 abr. 2023).
Crianças concorrendo
Tabela: equivalente textual a seguir.
Até 8 anos |
Mais de 8 anos |
---|---|
7 |
3 |
Fonte: Organizador do sorteio (5 abr. 2023).
- Qual destas frases está errada? Marque com um X .
6 das 10 crianças são meninos.
7 em 10 crianças têm até 8 anos.
3 das 7 crianças têm mais de 8 anos.
- Para fazer um gráfico de setores, a figura abaixo foi repartida em 10 partes iguais. Cada uma dessas partes representa uma das crianças que concorrem ao livro. Complete a legenda.
Fonte: Organizador do sorteio (5 abr. 2023).
- Há maior chance de ser sorteado um menino ou uma menina? Justifique sua resposta.
_____
- Qual é a probabilidade de ser sorteado um menino? E de ser sorteada uma menina? _____
- Qual é a probabilidade de ser sorteada uma criança com mais de 8 anos?
_____
- Você usou o gráfico de setores acima para responder a essa questão? Por quê?
- Como deve ser o gráfico de setores relativo ao número de crianças que concorrem ao livro de acordo com a idade delas? Converse com um colega sobre esse gráfico e elabore uma legenda para ele.
- Você usou o gráfico de setores acima para responder a essa questão? Por quê?
172
O que você aprendeu
- Escreva uma fração para representar a parte pintada de cada figura.
_____
_____
_____
_____
- Escreva dois números naturais entre os quais está cada fração.
- _____ < < _____
- _____ < < _____
- _____ < < _____
- _____ < < _____
- Théo precisa comprar 1 quilograma de carne moída para fazer quibes. Em cada bandeja à venda no supermercado, há quilograma de carne. Quantas dessas bandejas Théo terá de comprar para fazer os quibes?
_____
- Complete.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Porcentagem |
19% |
38% |
_____ |
_____ |
---|---|---|---|---|
Leitura |
_____ |
38 por cento |
76 por cento |
_____ |
Fração |
|
_____ |
|
_____ |
Significado |
19 em cada 100 |
_____ |
_____ |
5 em cada 100 |
173
- Pedro quer comprar uma bola. Ele economizou em um mês o equivalente a do preço da bola e, no mês seguinte, a do preço. Que fração do preço da bola ainda falta para Pedro comprá-la? _____
- Marque com um X os quadros com cálculo correto.
a) 3 × = 2
b) 10 × = 2
c) 5 × =
d) 6 × =
e) 4 × =
- Qual é a única frase verdadeira? Marque com um
X
.
- ( ) 1% de 400 pessoas é o mesmo que 8 pessoas.
- ( ) 3% de 500 figurinhas são 15 figurinhas.
- ( ) 10% de 200 reais são 10 reais.
- ( ) Uma camiseta que custava 100 reais teve um desconto de 15% e passou a custar 115 reais.
- Marina comprou um armário. Ela vai pagá-lo em 5 prestações iguais. Que porcentagem do valor total representa cada prestação?
_____
Autoavaliação
- Consigo
obter
frações equivalentes a uma fração dada?
- Compreendo a ideia de porcentagem?