174
UNIDADE 6. Grandezas e medidas
CRÉDITO: CENÁRIO: EDNEI MARX/PERSONAGENS: SIDNEY MEIRELES
175
Boxe complementar
Para refletir...
Qual é a medida da largura, da altura e do comprimento, em centímetro, do aquário para o qual as personagens estão olhando?
_____
Resposta: 30 cm, 30 cm e 60 cm.
Qual é a medida da capacidade, em litro, de cada lata de tinta para parede?
_____
Resposta: 20 L
Como você faria para descobrir quantos sacos de cimento há no caminhão, sem contá-los um a um?
Resposta pessoal.
Fim do complemento
176
Medidas de comprimento
Metro e centímetro
- Leia o que Renata está dizendo.
CRÉDITO: ILUSTRAÇÕES: SERGIO NG E GEORGE TUTUMI
- Quantos centímetros são necessários para formar 1 metro? _____
- Para fazer uma faixa de 4 metros, Renata usou 5 peças de tecido de mesma medida de comprimento, e não houve sobras. Qual era o comprimento, em centímetro, de cada uma dessas peças?
_____
- Renata queria conferir se uma peça de tecido tinha 1 metro de comprimento. Para isso, usou uma régua graduada de 30 centímetros. Explique como ela pode ter feito essa medição.
Indicamos:
- 1 metro por 1 m
- 1 centímetro por 1
cm
1 m = 100 cm
- Observe uma borracha, um
caderno
e um lápis como os representados abaixo. Depois, estime as medidas deles. Use a unidade de medida que julgar mais adequada.
- Borracha: _____
- Caderno: _____
- Lápis: _____
- Agora, com uma régua, meça os objetos que você observou e compare as medidas obtidas com as suas estimativas.
177
Centímetro e milímetro
- Observe a borracha de João no início e no fim de um ano escolar.
Início do ano
Fim do ano
CRÉDITO: RONALDO BARATA
- Qual era o comprimento da borracha, em centímetro, no início do ano? E no fim do ano?
_____
- A borracha diminuiu _____ milímetros do início para o fim do ano.
Indicamos: 1 milímetro por 1 mm
1 cm = 10 mm
- Adriana e Júlio mediram com uma régua a largura, o comprimento e a espessura de uma mesma revista. Veja as anotações que eles fizeram.
Adriana
Largura: 20 centímetros
Comprimento: 30 centímetros
Espessura: 1 centímetro
Júlio
Largura: 20 centímetros
Comprimento: 30 centímetros
Espessura: 10 milímetros
- Adriana e Júlio obtiveram medidas diferentes? Explique.
- Em dupla, escolham um objeto. Em seguida, cada um deve medir esse objeto com uma régua. Depois, comparem as medidas obtidas.
- Marcelo precisa fazer um trabalho usando 8 pedaços de palitos de bambu iguais ao da ilustração abaixo. Quantos centímetros desses palitos ele usará ao todo?
CRÉDITO: JOSE LUIS JUHAS
178
Quilômetro e metro
- Leia a conversa entre Artur e Leila. Depois, responda às questões.
CRÉDITO: RONALDO BARATA
- Quantos metros Leila caminha da sua casa até o trabalho? _____
- Em quais outras situações costumamos usar a unidade de medida quilômetro?
_____
Indicamos: 1 quilômetro por 1 km
1 km = 1.000 m
- Augusto pegou um ônibus para visitar sua avó, que mora a 10 km de distância da casa dele. O ônibus já percorreu 6 000 m do caminho. Ele percorreu mais ou menos da metade desse caminho?
- Três dias por semana, Marta treina em uma pista de corrida que tem 800 metros de comprimento. Em cada dia de treino, ela dá 5 voltas completas nessa pista.
CRÉDITO: NAZAROVSERGEY/SHUTTERSTOCK
- Quantos quilômetros Marta percorre em um dia de treino? E em uma semana de treino? _____
- Se Marta correr 1 quilômetro a mais por dia de treino, quantos quilômetros ela percorrerá em uma semana de treino?
_____
179
Perímetro
- Lígia pintou um quadro retangular, como mostra a imagem ao lado, e agora colocará uma moldura nele. Para isso, ela precisa calcular a medida do comprimento do
contorno
desse quadro.
Qual é a medida do comprimento do contorno desse quadro?
CRÉDITO: JOSÉ LUÍS JUHAS
60 cm + _____ cm + _____ cm + _____ cm = _____ cm
A medida do contorno do quadro tem _____ metros de comprimento.
O comprimento do contorno de uma figura é seu perímetro.
- Sabendo que todos os lados de cada figura abaixo têm a mesma medida, calcule a medida do perímetro de cada uma delas, em centímetro.
a)
Medida do perímetro = _____ cm
b)
Medida do perímetro = _____ cm
c)
CRÉDITO: ADILSON SECCO
Medida do perímetro = _____ cm
- Pinte três representações retangulares diferentes que tenham, cada uma, a medida do perímetro igual a 14 cm.
CRÉDITO: ADILSON SECCO
180
- Há um projeto para a construção de uma pista quadrangular de atletismo que contornará um parque. No entanto, ainda não se sabe se a medida de cada lado será 1.200 metros ou 1.400 metros.
- Qual será a maior medida, em metro, que essa pista poderá ter?
_____
- E qual será a
menor
medida, em metro, que essa pista poderá ter?
_____
- Qual será a maior medida, em metro, que essa pista poderá ter?
- A medida do contorno do terreno retangular de Gérson é igual a 60 metros. A frente desse terreno mede 10 metros de comprimento.
CRÉDITO: GEORGE TUTUMI
- Elabore uma pergunta para a situação descrita e, em seguida, responda a ela.
Boxe complementar:
Desafio
O quadrado mostrado abaixo foi dividido em 4 retângulos iguais.
Depois, os 4 retângulos foram reagrupados formando uma nova figura, como mostrado abaixo.
CRÉDITO: FERNANDO JOSÉ FERREIRA
Qual é a medida do contorno dessa nova figura?
_____
Fim do complemento.
181
Medidas de tempo
Hora, meia hora e um quarto de hora
- O time Pavão Cinza está jogando contra o Galo Branco. O jogo deveria ter começado às 19 horas, mas o início atrasou 30 minutos. Veja a narração de um momento do jogo e, em seguida, responda às questões.
CRÉDITO: RONALDO BARATA
Boxe complementar:
Dica
- Uma partida de futebol é dividida em dois tempos de 45 minutos cada um, com um intervalo de 15 minutos entre eles.
Fim do complemento.
- O tempo de atraso desse jogo corresponde a que fração de uma hora?
_____
- A que horas Edinho marcou o primeiro gol da partida?
_____
- Marcos sai do trabalho às 19 horas e demora uma hora e meia para chegar em casa. Ele chegará em tempo de assistir a todo o segundo tempo da partida em casa? Explique como você pensou.
Cada intervalo de tempo de 30 minutos corresponde a meia hora (ou hora).
30 min = h
- Camila estuda de manhã, e o portão de sua escola
fecha
às 7 horas. Sabendo que ela demora 30 minutos para se arrumar e tomar café e 15 minutos para chegar à escola, a que horas ela
deve
acordar para não chegar atrasada?
_____
182
- Márcio treina natação três vezes por semana. Em cada dia, seu treino é dividido em 4 partes. Em cada parte do treino ele nada um estilo.
1ª parte
15 minutos de nado livre
2ª parte
15 minutos de nado costas
3ª parte
15 minutos de nado peito
4ª parte
15 minutos de nado borboleta
- Um dia, o treino de Márcio começou às 10 horas. A que horas terminou esse treino, sabendo que não há intervalo entre as partes? _____
- O tempo dedicado a cada estilo corresponde a que fração de uma hora?
_____
Cada intervalo de tempo de 15 minutos corresponde a um quarto de hora (ou hora).
15 min = h
- Carolina foi com sua mãe à feira. Elas saíram de casa às 9 horas e, quando voltaram, faltava um quarto de hora para as 10 horas.
CRÉDITO: RONALDO BARATA
- Quanto tempo elas ficaram fora de casa?
_____
- O tempo que elas ficaram fora de casa corresponde a quantos quartos de hora?
_____
- Veja o que Lúcia está dizendo. Em seguida, para cada item, escreva a hora correspondente, assim como Lúcia fez.
CRÉDITO: RONALDO BARATA
- 7 horas mais de hora: _____
- Falta de hora para as 9 horas: _____
- Falta hora para as 15 horas: _____
183
Medidas de massa
Tonelada, quilograma e grama
- Rita tem um restaurante que vende comida por quilograma.
CRÉDITO: ILUSTRAÇÕES: SERGIO NG E GEORGE TUTUMI
- Quantos gramas formam 1 quilograma? _____
- Quantos quilogramas formam 1 tonelada? _____
- Se Rita cobra R$ 4,00 por 100 gramas de comida, quanto ela deve receber pela venda dessas duas refeições? _____
Indicamos:
- 1 miligrama por 1 mg
- 1 grama por 1 g
- 1 quilograma por 1 kg
- 1 tonelada por 1 t
1 g = 1.000 mg
1 kg = 1.000 g
1 t = 1.000 kg
- Faça estimativas e responda às questões.
- João foi ao açougue e comprou 1 kg e 400 g de linguiça, 2 kg e 900 g de costela e 1,5 kg de acém. Quantos quilogramas de carne, aproximadamente, ele comprou? _____
- Para uma obra, foram comprados 0,5 t de cimento, 1 t e 800 kg de areia e 2,5 t de pedra. Quantas toneladas de materiais, aproximadamente, foram compradas? _____
184
- Jéssica foi ao mercado para comprar
kg
de queijo e 500.000
mg
de café.
- Cada quilograma de queijo custa 32 reais. Jéssica estimou que 15 reais seriam suficientes para pagar o queijo. Ela está correta? Justifique.
- Quantos pacotes de de
kg
de café ela
deve
comprar para ter o que precisa?
_____
- Cada quilograma de queijo custa 32 reais. Jéssica estimou que 15 reais seriam suficientes para pagar o queijo. Ela está correta? Justifique.
CRÉDITO: RONALDO BARATA
Meio quilograma é o mesmo que 500 gramas.
Indicamos: meio quilograma por kg
kg = 500 g
Um quarto de quilograma é o mesmo que 250 gramas.
Indicamos: um quarto de quilograma por kg
kg = 250 g
- Observe os quadros em cada caso. Descubra qual deles indica a maior massa e pinte-o.
- 1 t ou 1 kg
- 300.000 mg ou 2 kg
- 56 kg ou 59.000 g
- 60 t ou 9.700 g
- Paulo foi ao mercado Boas Compras e comprou os produtos abaixo. Ele distribuiu os produtos em sacolas que suportam até 2 kg. Qual é o menor número de sacolas que Paulo pode ter usado? _____
CRÉDITO: SERGIO NG E GEORGE TUTUMI
185
Medidas de capacidade
Litro e mililitro
- Ana foi ao mercado comprar suco. Se ela comprar 4 garrafas de suco da promoção, quantos litros ela levará a mais do que pagou?
Em cada garrafa da promoção, há 1.250 mililitros, dos quais _____ mililitros são grátis.
4 × _____ mililitros = _____ mililitros
CRÉDITO: RONALDO BARATA
Ana levará _____ litro de suco a mais do que pagou.
Indicamos: 1 litro por 1 L
1 L = 1.000 mL
- A torneira de um filtro enche um
copo
com 200 mL de água em 8 segundos, aproximadamente.
- Quantos segundos, aproximadamente, ela levará para encher com água uma garrafa de 1 L? _____
- Se a torneira ficar aberta por 1 minuto e 20 segundos, quantos litros de água serão escoados nesse intervalo de tempo? _____
- Com os 20 L de água desse galão, podemos encher, no máximo, quantas garrafas com 500 mL de capacidade? _____
CRÉDITO: SERGIO NG E GEORGE TUTUMI
- Lia encheu uma jarra com 2,5
L
de leite. Agora, responda.
- Se Lia tomar 500 mL de leite dessa jarra, quantos litros sobrarão?
_____
- Se a família de Lia tomar metade do leite da jarra com 2,5 L de leite, quantos mililitros de leite sobrarão? _____
- Se Lia tomar 500 mL de leite dessa jarra, quantos litros sobrarão?
186
- Paulo repartiu igualmente o conteúdo de uma garrafa de 1 litro de água entre 4 amigos.
CRÉDITO: SERGIO NG E GEORGE TUTUMI
- Quantos litros de água cada amigo recebeu? Escreva sua resposta na forma de fração. _____
- Quantos mililitros de água Diogo disse que não consegue beber? _____
Indicamos: um quarto de litro por L
L = 250 mL
Indicamos: meio litro por L
L = 500 mL
- Se todas as jarras e canecas estão cheias de água, quantos litros de água há em cada caso?
a)
_____
b)
_____
c)
CRÉDITO: RONALDO BARATA
_____
- Com um colega, elaborem um problema que possa ser respondido com as informações contidas no gráfico abaixo.
Fonte: Dados fornecidos por um supermercado (maio 2023).
CRÉDITO: ANDERSON DE ANDRADE PIMENTEL
187
Medidas de temperatura
- Responda às questões e faça o que se pede.
- Ontem estava mais quente ou mais frio que hoje? _____
- Qual unidade de medida de temperatura você conhece? _____
- Estime a medida da temperatura de hoje. _____
- Célia e Fernando viajaram nas férias. Certo dia, Célia aproveitou para correr no calçadão à beira-mar, e Fernando ficou de cama.
CRÉDITO: ILUSTRAÇÕES: ANDRÉ ROCCA
- A medida da temperatura na praia é
_____
graus
Celsius
e a medida da temperatura do corpo de Fernando é
_____
graus Celsius.
- Em sua opinião, Fernando está doente ou não?
O aparelho usado para medir a temperatura é o termômetro.
O grau Celsius é uma unidade de medida de temperatura.
Indicamos: 1 grau Celsius por 1 °C.
- Pesquise em um jornal ou site e registre a previsão do tempo para amanhã em sua cidade.
Data: _____
Local: _____
Medida da temperatura máxima prevista: _____
Medida da temperatura mínima prevista: _____
188
- Em qual situação nas cenas abaixo o termômetro indica a
menor
medida de temperatura? E a maior? Qual é a diferença entre essas duas medidas?
_____
CRÉDITO: ANDRÉ ROCCA
- Observe o quadro abaixo com a previsão das temperaturas máxima e mínima de algumas cidades brasileiras em certo dia de 2023.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Cidade |
Mínima prevista (ºC) |
Máxima prevista (ºC) |
---|---|---|
Aracaju – SE |
24 |
29 |
Maceió – AL |
24 |
31 |
Goiânia – GO |
21 |
31 |
Cuiabá – MT |
23 |
33 |
Campo Grande – MS |
21 |
29 |
Brasília – DF |
19 |
28 |
São Paulo – SP |
18 |
31 |
Belo Horizonte – MG |
17 |
29 |
Vitória – ES |
21 |
33 |
Rio de Janeiro – RJ |
19 |
34 |
Porto Alegre – RS |
22 |
28 |
Florianópolis – SC |
21 |
28 |
Curitiba – PR |
17 |
25 |
CRÉDITO: ADILSON SECCO
- Para qual das cidades apresentadas foi prevista a
menor
medida da temperatura máxima para esse dia?
_____
- Para qual dessas cidades foi prevista a maior diferença entre as medidas das temperaturas máxima e mínima para esse dia? De quantos graus
Celsius
foi essa diferença?
_____
- Observe, abaixo, o gráfico de Roberta, que mostra as medidas das temperaturas (máxima e mínima) previstas para um dia do mês de maio em duas capitais brasileiras. Em seguida, responda às questões.
Fonte: Pesquisa de Roberta (maio 2023).
CRÉDITO: ADILSON SECCO
- Qual foi a
menor
medida da temperatura mínima prevista? E a maior medida da temperatura máxima prevista?
_____
- Qual é a diferença entre as medidas das temperaturas máxima e mínima previstas para Curitiba? E para Goiânia? _____
189
Medidas de área
Centímetro quadrado
- Renata machucou o rosto com um espinho e foi ao médico para tratar do machucado. Veja a cena a seguir.
CRÉDITO: ANDRÉ ROCCA
O centímetro quadrado é uma unidade de medida de superfície correspondente à área de um quadrado cujos lados medem 1 centímetro.
Indicamos: 1 centímetro quadrado por 1 cm²
- Escreva a área, em centímetro quadrado, de cada figura.
CRÉDITO: ANDERSON DE ANDRADE PIMENTEL
_____ cm²
_____ cm²
_____ cm²
190
- Cristina está colando, em um papel retangular, papéis coloridos quadrangulares cujos lados
medem
1 centímetro. Quantos centímetros quadrados ainda faltam ser preenchidos com os papéis quadrangulares?
_____
- Descubra qual é a medida da área da figura verde abaixo, mas sem completar o quadriculado.
CRÉDITO: ILUSTRAÇÕES: SERGIO NG E GEORGE TUTUMI; ADILSON SECCO
- Observe como Luís estimou a medida da área de uma mancha na malha.
- Luís obteve uma estimativa para a medida da área da mancha entre _____ cm² e _____ cm².
191
Metro quadrado
- Reúna-se com seus colegas e façam o que se pede.
- Construam uma superfície que meça 1 metro quadrado usando como material folhas de jornal, fita adesiva, fita métrica, tesoura com pontas arredondadas etc.
- Usando a superfície construída, encontrem a medida aproximada, em metro quadrado, da área da lousa de sua classe e registrem a medida encontrada.
_____
- É adequado
medir
a superfície de seus
cadernos
com o metro quadrado?
- Na opinião de vocês, em quais situações podemos usar a unidade de medida metro quadrado?
Indicamos: 1 metro quadrado por 1 m²
A medida da área de uma superfície quadrada com lados que medem 1 metro de comprimento é igual a 1 metro quadrado.
- Jair está numa loja de carpetes. Ele precisa forrar o piso retangular de um escritório cujas medidas são 4 metros de comprimento por 3 metros de largura, conforme o esquema a seguir.
CRÉDITO: ILUSTRAÇÕES: SERGIO NG E GEORGE TUTUMI; ADILSON SECCO
- De quantos metros quadrados de carpete de madeira Jair precisará para forrar o piso do escritório? _____
- Quanto ele gastará se comprar o carpete de madeira dessa loja?
_____
- Um terreno
mede
12 metros de largura por 25 metros de comprimento. Ele tem um muro em sua volta, exceto pelos dois portões de acesso: um portão com 1 metro de largura e o outro, com 2 metros.
- Qual é a medida da área do terreno? _____
- Quantos metros de comprimento tem o muro? _____
192
Quilômetro quadrado
- Joaquim visitou uma reserva ecológica que tem medida da área total de 8 quilômetros quadrados.
CRÉDITO: JOSÉ LUÍS JUHAS
Na reserva, há lagos que ocupam uma área total de medida 3 quilômetros quadrados. O restante da reserva é ocupado por mata.
Considerando que cada representa 1 quilômetro quadrado, descubra qual dos desenhos abaixo tem a área equivalente à área da mata dessa reserva.
( )
( )
CRÉDITO: ADILSON SECCO
( )
O quilômetro quadrado é uma unidade de medida de superfície correspondente à área de um quadrado cujos lados medem 1 quilômetro.
Indicamos: 1 quilômetro quadrado por 1 km²
- Observe o quadro e responda à questão.
Tabela: equivalente textual a seguir.
País |
Medida da área aproximada (em km²) |
---|---|
Brasil |
8.514.876 |
Uruguai |
176.215 |
- Aproximadamente quantas superfícies iguais à do Uruguai seriam necessárias para cobrir toda a superfície do Brasil?
_____
- Faça uma estimativa para responder à questão.
A superfície em que está localizada sua escola tem medida da área maior ou menor que 1 km²?
193
Área e perímetro
- Desenhe na malha quadriculada dois retângulos diferentes com medida de área igual a 10 cm².
CRÉDITO: ILUSTRAÇÕES: ADILSON SECCO
- Agora, responda à questão e faça o que se pede.
- Qual é a medida do perímetro de cada retângulo que você desenhou? Elas são iguais?
_____
- Converse com os colegas e o professor sobre a afirmação: figuras com mesma área podem ter perímetros diferentes.
- No escritório de Luísa, há duas salas de reunião, como mostram os esquemas abaixo.
Sala de reunião A
Sala de reunião B
- Luísa quer colocar carpete nas duas salas. De quantos metros quadrados de carpete Luísa precisará para cobrir o piso de cada uma das salas?
_____
- Qual é a medida do perímetro de cada sala?
_____
- Converse com os colegas e o professor sobre a afirmação: figuras com medidas de perímetro iguais podem ter medidas de área diferentes.
194
Ideia de volume
- Na loja de materiais de construção, Jonas empilhou 18 tijolos.
Podemos dizer que a medida do volume desse empilhamento, relativa ao espaço ocupado por ele, corresponde a 18 tijolos.
CRÉDITO: SERGIO NG E GEORGE TUTUMI
Nesse caso, o tijolo é a unidade de medida do volume relativo ao espaço ocupado pelo empilhamento.
- Se os 18 tijolos fossem de tamanhos diferentes uns dos outros, seria possível concluir que a medida do volume do empilhamento corresponde a 18 tijolos? Por quê?
_____
- Calcule a medida do volume de cada empilhamento usando como unidade de medida e registre-a.
a)
_____
b)
_____
c)
_____
d)
CRÉDITO: ILUSTRAÇÕES: LUIZ RUBIO
_____
- Agora, calcule novamente a medida do volume desses empilhamentos usando como unidade de medida e registre-a.
- _____
- _____
- _____
- _____
195
- Observe os empilhamentos de cubos dentro das caixas transparentes e faça o que se pede.
Empilhamento A
Empilhamento B
CRÉDITO: ILUSTRAÇÕES: ADILSON SECCO
- Considerando unidade de medida, calcule a medida do volume dos empilhamentos, caso as caixas transparentes estivessem totalmente preenchidas com cubos.
Empilhamento A - _____
Empilhamento - _____
- Imagine que cada seja
oco
e que caibam 2 litros de água em cada um. Quantos litros de água caberiam em cada caixa transparente?
_____
CRÉDITO: ILUSTRAÇÕES: JOSÉ LUÍS JUHAS
- Observe o cubo e responda às questões.
CRÉDITO: ADILSON SECCO
- Considerando cada cubinho unidade de medida, qual é a medida do volume total do cubo?
_____
- Quanto é, em cubinho, da medida do volume total do cubo?
_____
196
Compreender problemas
Para resolver
Problema 1
Marta precisa empilhar certa quantidade de cubinhos idênticos seguindo algumas dicas.
Leia as dicas, observe os arranjos de cubinhos a seguir e descubra qual deles corresponde ao que foi feito por Marta e quantos cubinhos ela usou.
_____
Boxe complementar:
Dicas
Os cubinhos devem estar sobre uma malha quadriculada de 5 quadradinhos por 5 quadradinhos.
Usar apenas duas camadas de empilhamento.
O arranjo deve conter uma quantidade ímpar de cubinhos.
CRÉDITO: SERGIO NG E GEORGE TUTUMI
Fim do complemento.
Arranjo 1
Arranjo 2
Arranjo 3
CRÉDITO: ILUSTRAÇÕES: LUIZ RUBIO
Arranjo 4
Problema 2
Dois azulejos idênticos têm, juntos, 15 cm² de medida de área. Quantos centímetros quadrados têm 6 desses azulejos? E 10 desses azulejos? _____
Problema 3
Leia as informações a seguir e descubra a qual triângulo representado na malha elas se referem. _____
O triângulo representado tem:
- medida de área maior que 2 cm²;
- todos os lados de medidas diferentes;
- a medida do menor lado é dada por um número par.
197
Para refletir
- Em dupla, conversem para descobrir a partir de qual dica do Problema 1 cada criança tirou sua conclusão.
CRÉDITO: ILUSTRAÇÕES: SERGIO NG E GEORGE TUTUMI
- Por que o Problema 2 pode ser resolvido com o esquema abaixo?
_____
- A afirmação abaixo, referente ao Problema 3, é verdadeira ou falsa? Justifique.
O triângulo verde não pode ser o triângulo do qual se fala.
_____
- Modifique o Problema 3 para que a resposta seja o triângulo laranja.
_____
198
Matemática em textos
Leia
O cuidado com a audição
A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou em 3 de março de 2017, no Dia Mundial da Audição, que problemas de audição provocados por causas diversas já afetam 360 milhões de pessoas, dos quais 32 são crianças.
As causas para a deficiência auditiva podem ser congênitas (como infecções durante a gravidez, falta de oxigênio na hora do parto ou problema de saúde que pode danificar o nervo auditivo em recém-nascidos, por exemplo) ou adquiridas.
Essa última categoria inclui a exposição a quantidades excessivas de ruído, como escutar músicas em fones de ouvido por tempo prolongado e a volumes muito altos.
A OMS recomenda a “escuta segura”, ou seja, práticas que protegem as orelhas de ruídos muito altos em atividades ocupacionais ou de lazer, que dependem da intensidade, duração e frequência dos estímulos sonoros.
CRÉDITO: ILUSTRAÇÕES: ANDRÉ VAZZIOS
Responda
- Em que dia é comemorado o Dia Mundial da Audição?
_____
- Quais podem ser as causas para a deficiência auditiva?
_____
199
O limiar de segurança é de sons com volume de 85 decibéis, que podem ser ouvidos por um máximo de oito horas. Conforme o volume aumenta, o tempo seguro de exposição cai dramaticamente.
Por exemplo, o som produzido pelo trem do metrô — estimado em 100 decibéis — pode ser escutado sem danos à saúde por apenas 15 minutos por dia.
Para cuidar bem das orelhas, procure usar os fones em ambientes menos barulhentos, assim você não precisa aumentar o volume em excesso; mantenha os fones de ouvido sempre limpos, afinal eles estarão em contato com as orelhas; e não se esqueça de estabelecer alguns períodos de descanso às orelhas.
Informações obtidas em: http://fdnc.io/eUv. Acesso em: 4 ago. 2021.
Analise
- Qual é o limite de sons, em decibel, que podem ser ouvidos por um máximo de 8 horas?
_____
- Qual é o som estimado, em decibel, produzido por um trem do metrô?
_____
Aplique
Você se preocupa com sua audição? Reúna-se com um colega e discutam o que pode ser feito para preservá-la. Depois, façam um cartaz mostrando os cuidados que precisamos ter com nossa audição.
200
Compreender informações
Completar e interpretar gráficos
- Sueli é dona de uma imobiliária que negocia terrenos. No início de cada mês, ela registra os resultados do total de dinheiro recebido com as vendas do mês anterior. Neste mês, ao fazer suas anotações, Sueli esqueceu de anotar uma das porcentagens recebida. Veja e escreva essa porcentagem:
- A venda de terrenos com menos de 200 m² representou 40% do total recebido.
- A venda de terrenos de 200 a 300 m² representou 35% do total recebido.
- A venda de terrenos de 301 a 400 m² representou 15% do total recebido.
- A venda de terrenos com mais de 400 m² representou _____ % do total recebido.
- Sueli começou a elaborar um gráfico de setores para mostrar os resultados da venda do mês anterior.
Ajude Sueli a completar o gráfico. Faça uma legenda e identifique cada setor colorido com a porcentagem correspondente do total recebido.
Fonte: Imobiliária da Sueli (jun. 2023).
CRÉDITO: FERNANDO JOSÉ FERREIRA
- Que porcentagem representa o total recebido com as vendas?
_____
- Que porcentagem do total recebido Sueli esqueceu de anotar? Essa porcentagem corresponde a que setor colorido no gráfico? _____
- Que porcentagem do total recebido corresponde à venda de terrenos de 300 m² ou menos? Que parte do gráfico essa porcentagem representa?
_____
- Que porcentagem do total recebido representam os setores vermelho e azul juntos nesse gráfico? Essa porcentagem refere-se à venda de que tipo de terreno? _____
- Que tipo de terreno Sueli vendeu menos no mês anterior?
_____
201
- Em uma escola, 4 estilos de dança de salão foram selecionados para uma apresentação e 100 estudantes votaram, escolhendo apenas um desses estilos:
- Samba de gafieira recebeu 25 votos.
- Bolero e salsa receberam a mesma quantidade de votos.
- Forró ficou com 45 votos.
a) Complete o gráfico com base nas informações dadas acima.
Fonte: Escola considerada (jun. 2023).
CRÉDITO: ADILSON SECCO
- Qual foi a quantidade de votos dados para o bolero? E para a salsa?
_____
- Algum dos estilos recebeu mais da metade dos votos? Por quê?
_____
- A tabela a seguir mostra a variação da medida da temperatura em uma cidade nas 12 primeiras horas do dia.
a) Complete o gráfico de linhas com os dados da tabela.
Temperatura na cidade
Tabela: equivalente textual a seguir.
Horário |
Temperatura (em grau Celsius) |
---|---|
0 h |
16 |
3 h |
12 |
6 h |
16 |
9 h |
24 |
12 h |
28 |
Fonte: Sistema de meteorologia da cidade (14 jan. 2023).
Fonte: Sistema de meteorologia da cidade (14 jan. 2023).
CRÉDITO: ADILSON SECCO
- Explique como as medidas de temperatura variaram nesse período.
_____
202
O que você aprendeu
Avaliação processual
- Responda às questões.
- Em uma garrafa de refrigerante cabem 2
L,
e em uma lata desse refrigerante cabem 355 mL. Com essa garrafa, é possível encher completamente quantas dessas latas?
_____
- Ao ver o preço dos dois produtos, Rodrigo disse que sai mais barato comprar refrigerante em garrafa. Por que Rodrigo fez essa afirmação?
- Em uma garrafa de refrigerante cabem 2
L,
e em uma lata desse refrigerante cabem 355 mL. Com essa garrafa, é possível encher completamente quantas dessas latas?
- Complete o quadro.
O conteúdo de cada garrafa será distribuído igualmente entre copos iguais.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Capacidade, em litro, da garrafa |
Capacidade, em mililitro, do copo |
Quantidade de copos |
---|---|---|
1,5 L |
500 mL |
_____ |
_____ |
100 mL |
15 |
2,0 L |
_____ |
8 |
- Douglas caminha diariamente 350 m da sua casa até o ponto de ônibus. Ao descer do ônibus, ele caminha mais 650 m até chegar ao seu local de trabalho. À noite, Douglas volta para casa pelo mesmo caminho.
- Quantos quilômetros ele caminha por dia, ao todo, para ir ao trabalho e voltar para casa? _____
- Sabendo que Douglas trabalha 5 dias por semana, quantos quilômetros ele caminha em uma semana para ir ao trabalho e voltar para casa?
_____
- Se quilograma de linguiça custa R$ 8,00, quanto será pago por:
- de quilograma de linguiça? _____
- 1 quilograma de linguiça? _____
- 2 500 gramas de linguiça? _____
CRÉDITO: ILUSTRAÇÕES: SERGIO NG E GEORGE TUTUMI
203
- Bruna mediu a temperatura por sete dias seguidos, durante o mês de janeiro, sempre ao meio-dia, e depois elaborou o gráfico de linha abaixo.
Fonte: Anotações de Bruna (jan. 2023).
CRÉDITO: FERNANDO JOSÉ FERREIRA
- Entre quais dias seguidos a medida da temperatura permaneceu a mesma ao meio-dia? _____
- Qual é a diferença das medidas de temperatura entre terça-feira e quinta-feira ao meio-dia? _____
- Entre quais dias seguidos da semana houve a maior queda na medida de temperatura ao meio-dia? De quantos graus
Celsius
foi essa queda?
_____
- Calcule as medidas da área e do perímetro das figuras abaixo.
a)
_____
b)
CRÉDITO: ILUSTRAÇÕES: ANDERSON DE ANDRADE PIMENTEL
_____
- Podemos preencher toda a caixa de acrílico com cubos idênticos. Quantos cubos faltam, em cada caixa, para que ela fique completa?
a)
_____
b)
CRÉDITO: ADILSON SECCO
_____
Autoavaliação
- Compreendo o uso das unidades de medida centímetro quadrado e metro quadrado para o cálculo da medida de áreas?
- Compreendo a ideia de medida de volume?