174

UNIDADE 6. Grandezas e medidas

Ilustração. À esquerda, Roberto e Beatriz estão sorrindo na frente de um balcão e ao lado deles há uma mulher com cabelo preso. (Resposta: Roberto e Beatriz estão aqui). No balcão há cordas, fitas e caixas. Acima do balcão há uma caixa de vidro e uma etiqueta com as medidas: (60 x 30 x 30) cm. Atrás do balcão há pisos quadrados e uma estante com vários produtos de construção. Acima, um relógio com o ponteiro pequeno entre os números quatro e cinco e o ponteiro grande no número nove. (Resposta: O relógio está marcando 16:45). No centro há latas de tinta empilhadas e ao lado, pisos expostos com uma placa e a informação: PROMOÇÃO DE PISOS. Ao lado, Vanessa e um senhor observam os pisos. (Reposta: Vanessa está aqui). Atrás deles, Marcos e um homem entram na loja. (Resposta: Marcos está aqui). Em seguida, um caminhão com sacas empilhadas está parado na frente da loja e ao lado há um relógio digital de rua com a informação: MATERIAL DE CONSTRUÇÃO É AQUI - 26 ºC. Ao fundo, casas e prédios.

CRÉDITO: CENÁRIO: EDNEI MARX/PERSONAGENS: SIDNEY MEIRELES

175

Boxe complementar

Para refletir...

Qual é a medida da largura, da altura e do comprimento, em centímetro, do aquário para o qual as personagens estão olhando?

_____

Resposta: 30 cm, 30 cm e 60 cm.

Qual é a medida da capacidade, em litro, de cada lata de tinta para parede?

_____

Resposta: 20 L

Ícone: Oral.

Como você faria para descobrir quantos sacos de cimento há no caminhão, sem contá-los um a um?

Resposta pessoal.

Fim do complemento

176

Medidas de comprimento

Metro e centímetro

  1. Leia o que Renata está dizendo.
Ilustração. Renata, mulher loira com cabelo preso. Ela segura um tecido amarelo e fala: Vou costurar estas duas partes de tecido de 50 centímetros de comprimento cada uma para formar uma tira de 1 metro de comprimento. Na frente dela há uma máquina de costurar e um tecido roxo.

CRÉDITO: ILUSTRAÇÕES: SERGIO NG E GEORGE TUTUMI

  1. Quantos centímetros são necessários para formar 1 metro? _____
  1. Para fazer uma faixa de 4 metros, Renata usou 5 peças de tecido de mesma medida de comprimento, e não houve sobras. Qual era o comprimento, em centímetro, de cada uma dessas peças? _____

    Ícone: Oral.

  1. Renata queria conferir se uma peça de tecido tinha 1 metro de comprimento. Para isso, usou uma régua graduada de 30 centímetros. Explique como ela pode ter feito essa medição.

Indicamos:

  1. Observe uma borracha, um caderno e um lápis como os representados abaixo. Depois, estime as medidas deles. Use a unidade de medida que julgar mais adequada.

    Ilustração. Vista de cima de uma borracha pequena, um caderno grande e um lápis médio.

    1. Borracha: _____
    1. Caderno: _____
    1. Lápis: _____

Ícone: Oral.

Ícone: mental.

177

Centímetro e milímetro

  1. Observe a borracha de João no início e no fim de um ano escolar.

Início do ano

Ilustração. Uma borracha deitada e abaixo há uma régua. A ponta esquerda da borracha está sobre o número zero e a ponta direita sobre o número quatro.

Fim do ano

Ilustração. Uma borracha em pé sobre uma régua. A lateral esquerda da borracha está sobre o número zero e a lateral direita sobre o número um.

CRÉDITO: RONALDO BARATA

  1. Qual era o comprimento da borracha, em centímetro, no início do ano? E no fim do ano? _____

    Ícone: mental.

  1. A borracha diminuiu _____ milímetros do início para o fim do ano.

Indicamos: 1 milímetro por 1 mm

1 cm = 10 mm

  1. Adriana e Júlio mediram com uma régua a largura, o comprimento e a espessura de uma mesma revista. Veja as anotações que eles fizeram.

Adriana

Largura: 20 centímetros

Comprimento: 30 centímetros

Espessura: 1 centímetro

Júlio

Largura: 20 centímetros

Comprimento: 30 centímetros

Espessura: 10 milímetros

Ícone: Oral.

  1. Adriana e Júlio obtiveram medidas diferentes? Explique.

    Ícone: Dupla.

  1. Em dupla, escolham um objeto. Em seguida, cada um deve medir esse objeto com uma régua. Depois, comparem as medidas obtidas.
  1. Marcelo precisa fazer um trabalho usando 8 pedaços de palitos de bambu iguais ao da ilustração abaixo. Quantos centímetros desses palitos ele usará ao todo?
Ilustração. Um palito medindo 25 mm de comprimento.

CRÉDITO: JOSE LUIS JUHAS

178

Quilômetro e metro

  1. Leia a conversa entre Artur e Leila. Depois, responda às questões.
Ilustração. Artur, homem com cabelo curto sorri e fala: Para ir da minha casa ao trabalho, eu caminho 500 metros. Ao lado, Leila, mulher com cabelo comprido responde: Isso não é nada! Para ir da minha casa ao trabalho, eu caminho o dobro dessa distância. Caminho 1 quilômetro.

CRÉDITO: RONALDO BARATA

  1. Quantos metros Leila caminha da sua casa até o trabalho? _____
  1. Em quais outras situações costumamos usar a unidade de medida quilômetro?

    _____

Indicamos: 1 quilômetro por 1 km

1 km = 1.000 m

Ícone: Oral.

  1. Augusto pegou um ônibus para visitar sua avó, que mora a 10 km de distância da casa dele. O ônibus já percorreu 6 000 m do caminho. Ele percorreu mais ou menos da metade desse caminho?

Ícone: mental.

  1. Três dias por semana, Marta treina em uma pista de corrida que tem 800 metros de comprimento. Em cada dia de treino, ela dá 5 voltas completas nessa pista.
Fotografia. Uma mulher está correndo em uma pista. Ao fundo, árvores.

CRÉDITO: NAZAROVSERGEY/SHUTTERSTOCK

  1. Quantos quilômetros Marta percorre em um dia de treino? E em uma semana de treino? _____
  1. Se Marta correr 1 quilômetro a mais por dia de treino, quantos quilômetros ela percorrerá em uma semana de treino?

    _____

179

Perímetro

  1. Lígia pintou um quadro retangular, como mostra a imagem ao lado, e agora colocará uma moldura nele. Para isso, ela precisa calcular a medida do comprimento do contorno desse quadro.

    Qual é a medida do comprimento do contorno desse quadro?

Ilustração. Lígia, mulher ruiva com cabelo preso está sorrindo e segurando um quadro com a imagem de um rio, árvores, montanhas e o sol. O quadro tem 40 cm de comprimento e 60 cm de largura.

CRÉDITO: JOSÉ LUÍS JUHAS

60 cm + _____ cm + _____ cm + _____ cm = _____ cm

A medida do contorno do quadro tem _____ metros de comprimento.

O comprimento do contorno de uma figura é seu perímetro.

Ícone: mental.

  1. Sabendo que todos os lados de cada figura abaixo têm a mesma medida, calcule a medida do perímetro de cada uma delas, em centímetro.

a)

Ilustração. Um quadrado com 1 cm.

Medida do perímetro = _____ cm

b)

Ilustração. Um triângulo com base de 20 mm.

Medida do perímetro = _____ cm

c)

Ilustração. Um hexágono com 10 mm.

CRÉDITO: ADILSON SECCO

Medida do perímetro = _____ cm

Ícone: Desenho ou pintura.

  1. Pinte três representações retangulares diferentes que tenham, cada uma, a medida do perímetro igual a 14 cm.
Ilustração. Malha quadriculada. Cada quadradinho mede 1 cm de comprimento e 1 cm de largura. Há um retângulo ocupando dez quadradinhos.

CRÉDITO: ADILSON SECCO

180

  1. Há um projeto para a construção de uma pista quadrangular de atletismo que contornará um parque. No entanto, ainda não se sabe se a medida de cada lado será 1.200 metros ou 1.400 metros.
    1. Qual será a maior medida, em metro, que essa pista poderá ter?

      _____

    1. E qual será a menor medida, em metro, que essa pista poderá ter?

      _____

  1. A medida do contorno do terreno retangular de Gérson é igual a 60 metros. A frente desse terreno mede 10 metros de comprimento.
Ilustração. Vista de cima de um terreno com grama e árvores. Acima e abaixo, a informação: Lateral. À esquerda, Frente e à direita, Fundo.

CRÉDITO: GEORGE TUTUMI

Boxe complementar:

Desafio

O quadrado mostrado abaixo foi dividido em 4 retângulos iguais.

Ilustração. Quadrado dividido em quatro retângulos com 1 cm de comprimento cada. O quadrado mede 4 cm de largura.

Depois, os 4 retângulos foram reagrupados formando uma nova figura, como mostrado abaixo.

Ilustração. Nova figura. Dois retângulos na vertical e dois na horizontal sobrepostos, formando um quadrado vazado.

CRÉDITO: FERNANDO JOSÉ FERREIRA

Qual é a medida do contorno dessa nova figura?

_____

Fim do complemento.

181

Medidas de tempo

Hora, meia hora e um quarto de hora

Ícone: mental.
  1. O time Pavão Cinza está jogando contra o Galo Branco. O jogo deveria ter começado às 19 horas, mas o início atrasou 30 minutos. Veja a narração de um momento do jogo e, em seguida, responda às questões.
Ilustração. Um homem com fones de ouvidos e terno está segurando um microfone. Ele fala: Goooool! Edinho do Galo Branco faz o 1 gol da partida aos 30 minutos do primeiro tempo do jogo. Na frente dele, vista de cima de jogadores em um campo de futebol.

CRÉDITO: RONALDO BARATA

Boxe complementar:

Dica

  • Uma partida de futebol é dividida em dois tempos de 45 minutos cada um, com um intervalo de 15 minutos entre eles.

Fim do complemento.

  1. O tempo de atraso desse jogo corresponde a que fração de uma hora?

    _____

  1. A que horas Edinho marcou o primeiro gol da partida?

    _____

    Ícone: Oral.

  1. Marcos sai do trabalho às 19 horas e demora uma hora e meia para chegar em casa. Ele chegará em tempo de assistir a todo o segundo tempo da partida em casa? Explique como você pensou.

Cada intervalo de tempo de 30 minutos corresponde a meia hora (ou 1 2 hora).

30 min = 1 2 h

Ícone: mental.

  1. Camila estuda de manhã, e o portão de sua escola fecha às 7 horas. Sabendo que ela demora 30 minutos para se arrumar e tomar café e 15 minutos para chegar à escola, a que horas ela deve acordar para não chegar atrasada?

    _____

182

Ícone: mental.

  1. Márcio treina natação três vezes por semana. Em cada dia, seu treino é dividido em 4 partes. Em cada parte do treino ele nada um estilo.

parte

15 minutos de nado livre

2ª parte

15 minutos de nado costas

3ª parte

15 minutos de nado peito

4ª parte

15 minutos de nado borboleta

  1. Um dia, o treino de Márcio começou às 10 horas. A que horas terminou esse treino, sabendo que não há intervalo entre as partes? _____
  1. O tempo dedicado a cada estilo corresponde a que fração de uma hora?

    _____

Cada intervalo de tempo de 15 minutos corresponde a um quarto de hora (ou 1 4 hora).

15 min = 1 4 h

  1. Carolina foi com sua mãe à feira. Elas saíram de casa às 9 horas e, quando voltaram, faltava um quarto de hora para as 10 horas.
Ilustração. Uma mulher está segurando uma sacola com a mão direita e com a mão esquerda nas costas de uma menina, que sorri.

CRÉDITO: RONALDO BARATA

  1. Quanto tempo elas ficaram fora de casa?

    _____

  1. O tempo que elas ficaram fora de casa corresponde a quantos quartos de hora?

    _____

  1. Veja o que Lúcia está dizendo. Em seguida, para cada item, escreva a hora correspondente, assim como Lúcia fez.
Ilustração. Lúcia, menina ruiva com laço na cabeça fala: Se 1/4 é o mesmo que 15 minutos, 8 horas mais 1/4 de hora são 8 horas e 15 minutos.

CRÉDITO: RONALDO BARATA

  1. 7 horas mais 3 4 de hora: _____
  1. Falta 1 4 de hora para as 9 horas: _____
  1. Falta 1 2 hora para as 15 horas: _____

183

Medidas de massa

Tonelada, quilograma e grama

  1. Rita tem um restaurante que vende comida por quilograma.
Ilustração. Dois homens estão sentados em volta de uma mesa e comendo. Na frente deles há pratos com comida e ao lado, dois papéis com as informações: 400 g e 600 g. Um deles fala: Nossas refeições juntas mediram 1 quilograma de massa.
Ao lado, Rita, mulher com cabelo castanho e curto está com a mão direita sob o queixo e olhando para cima. Ela pensa: Neste mês, vendemos 900 quilogramas de comida. Faltaram 100 quilogramas para completar 1 tonelada.

CRÉDITO: ILUSTRAÇÕES: SERGIO NG E GEORGE TUTUMI

  1. Quantos gramas formam 1 quilograma? _____
  1. Quantos quilogramas formam 1 tonelada? _____
  1. Se Rita cobra R$ 4,00 por 100 gramas de comida, quanto ela deve receber pela venda dessas duas refeições? _____

Indicamos:

1 g = 1.000 mg

1 kg = 1.000 g

1 t = 1.000 kg

Ícone: mental.

  1. Faça estimativas e responda às questões.
    1. João foi ao açougue e comprou 1 kg e 400 g de linguiça, 2 kg e 900 g de costela e 1,5 kg de acém. Quantos quilogramas de carne, aproximadamente, ele comprou? _____
    1. Para uma obra, foram comprados 0,5 t de cimento, 1 t e 800 kg de areia e 2,5 t de pedra. Quantas toneladas de materiais, aproximadamente, foram compradas? _____

184

  1. Jéssica foi ao mercado para comprar 1 2 kg de queijo e 500.000 mg de café.

    Ícone: Oral.

    1. Cada quilograma de queijo custa 32 reais. Jéssica estimou que 15 reais seriam suficientes para pagar o queijo. Ela está correta? Justifique.

      Ícone: mental.

    1. Quantos pacotes de 1 4 de kg de café ela deve comprar para ter o que precisa?

      _____

Ilustração. Uma embalagem de queijo fatiado com 500 g e um pacote de café com 250 g.

CRÉDITO: RONALDO BARATA

Meio quilograma é o mesmo que 500 gramas.

Indicamos: meio quilograma por 1 2 kg

1 2 kg = 500 g

Um quarto de quilograma é o mesmo que 250 gramas.

Indicamos: um quarto de quilograma por 1 4 kg

1 4 kg = 250 g

Ícone: mental.

Ícone: Desenho ou pintura.

  1. Observe os quadros em cada caso. Descubra qual deles indica a maior massa e pinte-o.
    1. 1 t ou 1 kg
    1. 300.000 mg ou 2 kg
    1. 56 kg ou 59.000 g
    1. 60 t ou 9.700 g

Ícone: mental.

  1. Paulo foi ao mercado Boas Compras e comprou os produtos abaixo. Ele distribuiu os produtos em sacolas que suportam até 2 kg. Qual é o menor número de sacolas que Paulo pode ter usado? _____
Ilustração. À esquerda, três pacotes de arroz com 2 kg e um pacote com um quarto kg. No centro, quatro pacotes de café com meio kg e três com 250 g. À direita, duas embalagens de frios com 500 g e duas com 250 g.

CRÉDITO: SERGIO NG E GEORGE TUTUMI

185

Medidas de capacidade

Litro e mililitro

  1. Ana foi ao mercado comprar suco. Se ela comprar 4 garrafas de suco da promoção, quantos litros ela levará a mais do que pagou?

    Em cada garrafa da promoção, há 1.250 mililitros, dos quais _____ mililitros são grátis.

    4 × _____ mililitros = _____ mililitros

Ilustração. Ana, mulher com cabelo castanho e comprido está com as mãos na cintura e de costas. Na frente dela há garrafas em uma prateleira e acima há uma placa com a informação: SUCOS EM PROMOÇÃO! PAGUE 1L E LEVE GARRAFAS COM 1L MAIS 250 ML.

CRÉDITO: RONALDO BARATA

Ana levará _____ litro de suco a mais do que pagou.

Indicamos: 1 litro por 1 L

1 L = 1.000 mL

  1. A torneira de um filtro enche um copo com 200 mL de água em 8 segundos, aproximadamente.
    1. Quantos segundos, aproximadamente, ela levará para encher com água uma garrafa de 1 L? _____
    1. Se a torneira ficar aberta por 1 minuto e 20 segundos, quantos litros de água serão escoados nesse intervalo de tempo? _____
    1. Com os 20 L de água desse galão, podemos encher, no máximo, quantas garrafas com 500 mL de capacidade? _____
Ilustração. Um galão de água com 20 L sobre um suporte.

CRÉDITO: SERGIO NG E GEORGE TUTUMI

Ícone: mental.

  1. Lia encheu uma jarra com 2,5 L de leite. Agora, responda.
    1. Se Lia tomar 500 mL de leite dessa jarra, quantos litros sobrarão?

      _____

    1. Se a família de Lia tomar metade do leite da jarra com 2,5 L de leite, quantos mililitros de leite sobrarão? _____

186

  1. Paulo repartiu igualmente o conteúdo de uma garrafa de 1 litro de água entre 4 amigos.
Ilustração. À esquerda, André, jovem loiro com camiseta azul. Em seguida, Bruno, jovem com cabelo encaracolado e curto e camiseta branca. No centro, Carlos, jovem loiro com óculos e camiseta rosa. E à direita, Diogo, jovem com cabelo castanho e camiseta verde. Na frente de cada um há um copo de 250 mL sobre uma mesa.
Ilustração. André e Bruno estão bebendo água do copo. Ao lado, Carlos segura o copo e fala: Não quero água; pode beber a água do meu copo. Ao seu lado, Diogo responde: Eu não consigo beber meio litro de água. Na frente dele, o copo sobre a mesa.

CRÉDITO: SERGIO NG E GEORGE TUTUMI

  1. Quantos litros de água cada amigo recebeu? Escreva sua resposta na forma de fração. _____
  1. Quantos mililitros de água Diogo disse que não consegue beber? _____

Indicamos: um quarto de litro por 1 4 L

1 4 L = 250 mL

Indicamos: meio litro por 1 2 L

1 2 L = 500 mL

  1. Se todas as jarras e canecas estão cheias de água, quantos litros de água há em cada caso?

a)

Ilustração. Uma jarra com meio litro e duas canecas com um quarto de litro cada uma.

_____

b)

Ilustração. Duas jarras com meio litro cada uma e duas canecas com um quarto de litro cada uma.

_____

c)

Ilustração. Duas jarras com meio litro cada uma e quatro canecas com um quarto de litro cada uma.

CRÉDITO: RONALDO BARATA

_____

Ícone: Dupla.

  1. Com um colega, elaborem um problema que possa ser respondido com as informações contidas no gráfico abaixo.
Gráfico de colunas. Garrafas vendidas em 1 dia. No eixo vertical, a quantidade de garrafas e no eixo horizontal, a capacidade da garrafa. 
Capacidade: 250 mL; Quantidade: 20 garrafas. 
Capacidade: 500 mL; Quantidade: 12 garrafas. 
Capacidade: 1 L; Quantidade: 16 garrafas.

Fonte: Dados fornecidos por um supermercado (maio 2023).

CRÉDITO: ANDERSON DE ANDRADE PIMENTEL

187

Medidas de temperatura

  1. Responda às questões e faça o que se pede.
    1. Ontem estava mais quente ou mais frio que hoje? _____
    1. Qual unidade de medida de temperatura você conhece? _____
    1. Estime a medida da temperatura de hoje. _____
  1. Célia e Fernando viajaram nas férias. Certo dia, Célia aproveitou para correr no calçadão à beira-mar, e Fernando ficou de cama.
Ilustração. Célia, mulher ruiva com cabelo preso está correndo e segurando uma garrafa. Ao seu lado, um relógio de rua indicando 31 ºC. Ao fundo, a praia. Ao lado, Fernando, homem com cabelo castanho está sentado na cama e segurando um termômetro, que indica 38.0 ºC.

CRÉDITO: ILUSTRAÇÕES: ANDRÉ ROCCA

  1. A medida da temperatura na praia é _____ graus Celsius e a medida da temperatura do corpo de Fernando é _____ graus Celsius.

    Ícone: Oral.

  1. Em sua opinião, Fernando está doente ou não?

O aparelho usado para medir a temperatura é o termômetro.

O grau Celsius é uma unidade de medida de temperatura.

Indicamos: 1 grau Celsius por 1 °C.

  1. Pesquise em um jornal ou site e registre a previsão do tempo para amanhã em sua cidade.

    Data: _____

    Local: _____

    Medida da temperatura máxima prevista: _____

    Medida da temperatura mínima prevista: _____

188

Ícone: mental.

  1. Em qual situação nas cenas abaixo o termômetro indica a menor medida de temperatura? E a maior? Qual é a diferença entre essas duas medidas?

    _____

Ilustração. Situação 1. Um homem com regata e bermuda está correndo e uma pessoa com camiseta e calça está andando de patins. Atrás deles, um relógio de rua indicando 32 ºC. Situação 2. Um homem e uma mulher com gorro, casaco e luvas estão andando. Atrás deles, um relógio de rua indicando 9 ºC.  Situação 3. Uma mulher com blusa, saia e sapatos está andando. Atrás dela, um relógio de rua indicando 18 ºC.

CRÉDITO: ANDRÉ ROCCA

Ícone: mental.

  1. Observe o quadro abaixo com a previsão das temperaturas máxima e mínima de algumas cidades brasileiras em certo dia de 2023.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Cidade

Mínima prevista (ºC)

Máxima prevista (ºC)

Aracaju – SE

Ilustração. Seta azul para baixo.24

Ilustração. Seta vermelha para cima.29 Ilustração. Seta cinza para direita.

Maceió – AL

Ilustração. Seta azul para baixo.24

Ilustração. Seta vermelha para cima.31 Ilustração. Seta cinza para direita.

Goiânia – GO

Ilustração. Seta azul para baixo.21

Ilustração. Seta vermelha para cima.31 Ilustração. Seta cinza para direita.

Cuiabá – MT

Ilustração. Seta azul para baixo.23

Ilustração. Seta vermelha para cima.33 Ilustração. Seta cinza para direita.

Campo Grande – MS

Ilustração. Seta azul para baixo.21

Ilustração. Seta vermelha para cima.29 Ilustração. Seta cinza para direita.

Brasília – DF

Ilustração. Seta azul para baixo.19

Ilustração. Seta vermelha para cima.28 Ilustração. Seta cinza para direita.

São Paulo – SP

Ilustração. Seta azul para baixo.18

Ilustração. Seta vermelha para cima.31 Ilustração. Seta cinza para direita.

Belo Horizonte – MG

Ilustração. Seta azul para baixo.17

Ilustração. Seta vermelha para cima.29 Ilustração. Seta cinza para direita.

Vitória – ES

Ilustração. Seta azul para baixo.21

Ilustração. Seta vermelha para cima.33 Ilustração. Seta cinza para direita.

Rio de Janeiro – RJ

Ilustração. Seta azul para baixo.19

Ilustração. Seta vermelha para cima.34 Ilustração. Seta cinza para direita.

Porto Alegre – RS

Ilustração. Seta azul para baixo.22

Ilustração. Seta vermelha para cima.28 Ilustração. Seta cinza para direita.

Florianópolis – SC

Ilustração. Seta azul para baixo.21

Ilustração. Seta vermelha para cima.28 Ilustração. Seta cinza para direita.

Curitiba – PR

Ilustração. Seta azul para baixo.17

Ilustração. Seta vermelha para cima.25 Ilustração. Seta cinza para direita.

CRÉDITO: ADILSON SECCO

  1. Para qual das cidades apresentadas foi prevista a menor medida da temperatura máxima para esse dia?

    _____

  1. Para qual dessas cidades foi prevista a maior diferença entre as medidas das temperaturas máxima e mínima para esse dia? De quantos graus Celsius foi essa diferença?

    _____

  1. Observe, abaixo, o gráfico de Roberta, que mostra as medidas das temperaturas (máxima e mínima) previstas para um dia do mês de maio em duas capitais brasileiras. Em seguida, responda às questões.
Gráfico de colunas. Temperaturas previstas (máxima e mínima). No eixo vertical, a temperatura (em ºC) e no eixo horizontal, a capital. 
Curitiba: 
Mínima: 12 ºC; 
Máxima: 18 ºC. 
Goiânia: 
Mínima: 18 ºC;
Máxima: 30 ºC.

Fonte: Pesquisa de Roberta (maio 2023).

CRÉDITO: ADILSON SECCO

  1. Qual foi a menor medida da temperatura mínima prevista? E a maior medida da temperatura máxima prevista?

    _____

  1. Qual é a diferença entre as medidas das temperaturas máxima e mínima previstas para Curitiba? E para Goiânia? _____

189

Medidas de área

Centímetro quadrado

  1. Renata machucou o rosto com um espinho e foi ao médico para tratar do machucado. Veja a cena a seguir.
Ilustração. Um médico segura um curativo pequeno e quadrado com a mão direita e com a mão esquerda no ombro de Renata fala: Não se preocupe. O curativo tem só 1 centímetro quadrado de área. Na frente dele, a jovem com cabelo comprido está sentada em uma maca e pensa: Mas que medida é essa?

CRÉDITO: ANDRÉ ROCCA

O centímetro quadrado é uma unidade de medida de superfície correspondente à área de um quadrado cujos lados medem 1 centímetro.

Indicamos: 1 centímetro quadrado por 1 cm²

Ilustração. Quadrado com um centímetro de comprimento e um centímetro de largura.
Ilustração. Malha quadriculada. Cada quadradinho mede 1 cm de comprimento e 1 cm de largura. À esquerda, figura ocupando dez quadradinhos. No centro, figura ocupando sete quadradinhos. À direita, figura ocupando quatro quadradinhos e meio.

CRÉDITO: ANDERSON DE ANDRADE PIMENTEL

_____ cm²

_____ cm²

_____ cm²

190

  1. Cristina está colando, em um papel retangular, papéis coloridos quadrangulares cujos lados medem 1 centímetro. Quantos centímetros quadrados ainda faltam ser preenchidos com os papéis quadrangulares?

    _____

Ilustração. Retângulo rosa-claro. Na parte superior há sete quadradinhos coloridos e à direita há quatro quadradinhos coloridos. No centro há um espaço vazio.
  1. Descubra qual é a medida da área da figura verde abaixo, mas sem completar o quadriculado.
Ilustração. retângulo com quadradinhos medindo 1 cm de comprimento e 1 cm de largura, ocupando sete colunas e cinco fileiras.
Ilustração. Uma menina está sentada com o dedo indicador levantado. Ela fala: A figura verde tem espaço apra resposta cm2 de área.

CRÉDITO: ILUSTRAÇÕES: SERGIO NG E GEORGE TUTUMI; ADILSON SECCO

  1. Observe como Luís estimou a medida da área de uma mancha na malha.
Ilustração. Malha quadriculada. Cada quadradinho mede 1 cm de comprimento e 1 cm de largura. No centro há uma mancha ocupando quinze quadradinhos. Em volta da mancha, os quadradinhos estão destacados.
Ilustração. Luís, jovem com cabelo encaracolado está apontando para a figura. Ele fala: Primeiro, fiz um contorno por fora dela, passando pelas linhas da malha. A medida da área da figura formada por esse contorno é, aproximadamente, espaço para resposta cm2.
Ilustração. Luís com o dedo indicador levantado diz: Depois, fiz um contorno por dentro da mancha, passando pelas linhas da malha. A medida da área da figura formada por esse outro contorno espaço para resposta cm2. Vi, então, que a área da mancha era menor que a área da primeira figura e maior que a área da segunda figura.
Ilustração. malha quadriculada. Cada quadradinho mede 1 cm de comprimento e 1 cm de largura. No centro há uma mancha ocupando quinze quadradinhos. No meio da mancha, cinco quadradinhos estão destacados em azul.

191

Metro quadrado

Ícone: Grupo.
  1. Reúna-se com seus colegas e façam o que se pede.
    1. Construam uma superfície que meça 1 metro quadrado usando como material folhas de jornal, fita adesiva, fita métrica, tesoura com pontas arredondadas etc.
    1. Usando a superfície construída, encontrem a medida aproximada, em metro quadrado, da área da lousa de sua classe e registrem a medida encontrada.

      _____

      Ícone: Oral.

    1. É adequado medir a superfície de seus cadernos com o metro quadrado?

      Ícone: Oral.

    1. Na opinião de vocês, em quais situações podemos usar a unidade de medida metro quadrado?

Indicamos: 1 metro quadrado por 1 m²

A medida da área de uma superfície quadrada com lados que medem 1 metro de comprimento é igual a 1 metro quadrado.

Ícone: mental.

  1. Jair está numa loja de carpetes. Ele precisa forrar o piso retangular de um escritório cujas medidas são 4 metros de comprimento por 3 metros de largura, conforme o esquema a seguir.
Ilustração. Jair, homem calvo com terno está com a mão direita sob o queixo. Na frente dele há uma placa com a informação: CARPETE DE MADEIRA R$ 50,00 O METRO QUADRADO. Ao lado, uma mulher com cabelo azul e curto está ajoelhada sobre um quadrado de madeira, que mede 1 metro de comprimento e 1 metro de largura. Atrás dela, uma faixa com a informação: VEJA 1 METRO QUADRADO DE CARPETE.
Ilustração. Esquema do piso do escritório. Retângulo com 3 metros de comprimento e 4 metros de largura.

CRÉDITO: ILUSTRAÇÕES: SERGIO NG E GEORGE TUTUMI; ADILSON SECCO

  1. De quantos metros quadrados de carpete de madeira Jair precisará para forrar o piso do escritório? _____
  1. Quanto ele gastará se comprar o carpete de madeira dessa loja? _____

    Ícone: Calculadora.

  1. Um terreno mede 12 metros de largura por 25 metros de comprimento. Ele tem um muro em sua volta, exceto pelos dois portões de acesso: um portão com 1 metro de largura e o outro, com 2 metros.
    1. Qual é a medida da área do terreno? _____
    1. Quantos metros de comprimento tem o muro? _____

192

Quilômetro quadrado

  1. Joaquim visitou uma reserva ecológica que tem medida da área total de 8 quilômetros quadrados.
Ilustração. Joaquim, homem com boné e mochila grande nas costas está andando sobre uma estrada de terra. Ele sorri e pensa: Eu sei que 1 quilômetro corresponde a 1.000 metros. Mas o que é 1 quilômetro quadrado? Ao fundo, árvores, plantas e morros.

CRÉDITO: JOSÉ LUÍS JUHAS

Na reserva, há lagos que ocupam uma área total de medida 3 quilômetros quadrados. O restante da reserva é ocupado por mata.

Considerando que cada Ilustração. quadradinho verde.representa 1 quilômetro quadrado, descubra qual dos desenhos abaixo tem a área equivalente à área da mata dessa reserva.

Ilustração. Fileira de seis quadrados verdes.

( )

Ilustração. Quatro quadrados verdes intercalados.

( )

Ilustração. Fileira com três quadrados verdes e abaixo há dois quadrados verdes.

CRÉDITO: ADILSON SECCO

( )

O quilômetro quadrado é uma unidade de medida de superfície correspondente à área de um quadrado cujos lados medem 1 quilômetro.

Indicamos: 1 quilômetro quadrado por 1 km²

Ilustração. Quadrado laranja com 1 quilômetro de comprimento e 1 quilômetro de largura.

Ícone: Calculadora.

  1. Observe o quadro e responda à questão.

Tabela: equivalente textual a seguir.

País

Medida da área aproximada (em km²)

Brasil

8.514.876

Uruguai

176.215

Ícone: Oral.

Ícone: mental.

  1. Faça uma estimativa para responder à questão.

    A superfície em que está localizada sua escola tem medida da área maior ou menor que 1 km²?

193

Área e perímetro

Ícone: Desenho ou pintura.
  1. Desenhe na malha quadriculada dois retângulos diferentes com medida de área igual a 10 cm².
Ilustração. Malha quadriculada. Cada quadradinho mede 1 cm de comprimento e 1 cm de largura. À esquerda, duas fileiras de cinco quadradinhos pintados de rosa, um em cima do outro. À direita, fileira com dez quadradinhos pintados de rosa.

CRÉDITO: ILUSTRAÇÕES: ADILSON SECCO

  1. Qual é a medida do perímetro de cada retângulo que você desenhou? Elas são iguais? _____

    Ícone: Oral.

    Ícone: Grupo.

  1. Converse com os colegas e o professor sobre a afirmação: figuras com mesma área podem ter perímetros diferentes.
  1. No escritório de Luísa, há duas salas de reunião, como mostram os esquemas abaixo.

Sala de reunião A

Ilustração. Quadrado com 4 m de comprimento e 4 m de largura.

Sala de reunião B

Ilustração. Retângulo com 3 m de comprimento e 5 m de largura.
  1. Luísa quer colocar carpete nas duas salas. De quantos metros quadrados de carpete Luísa precisará para cobrir o piso de cada uma das salas?

    _____

  1. Qual é a medida do perímetro de cada sala?

    _____

    Ícone: Oral.

    Ícone: Grupo.

  1. Converse com os colegas e o professor sobre a afirmação: figuras com medidas de perímetro iguais podem ter medidas de área diferentes.

194

Ideia de volume

  1. Na loja de materiais de construção, Jonas empilhou 18 tijolos.

    Podemos dizer que a medida do volume desse empilhamento, relativa ao espaço ocupado por ele, corresponde a 18 tijolos.

Ilustração. Dezoito tijolos divididos em duas fileiras com três tijolos cada.

CRÉDITO: SERGIO NG E GEORGE TUTUMI

Nesse caso, o tijolo é a unidade de medida do volume relativo ao espaço ocupado pelo empilhamento.

  1. Calcule a medida do volume de cada empilhamento usando Ilustração. Cubo.como unidade de medida e registre-a.

a)

Ilustração. Figura composta por dezoito cubos verdes.

_____ Ilustração. Um cubo cinza.

b)

Ilustração. Figura composta por doze cubos vermelhos.

_____ Ilustração. Um cubo cinza.

c)

Ilustração. Figura composta por dezesseis cubos amarelos.

_____ Ilustração. Um cubo cinza.

d)

Ilustração. Figura composta por trinta e seis cubos azuis.

CRÉDITO: ILUSTRAÇÕES: LUIZ RUBIO

_____ Ilustração. Um cubo cinza.

  1. _____ Ilustração. Dois cubos cinza.
  1. _____ Ilustração. Dois cubos cinza.
  1. _____ Ilustração. Dois cubos cinza.
  1. _____ Ilustração. Dois cubos cinza.

195

  1. Observe os empilhamentos de cubos dentro das caixas transparentes e faça o que se pede.

Empilhamento A

Ilustração. Paralelepípedo transparente e dentro há nove cubos verdes com espaço para mais sete cubos.

Empilhamento B

Ilustração. Paralelepípedo transparente e dentro há dez cubos verdes com espaço para mais vinte e seis cubos.

CRÉDITO: ILUSTRAÇÕES: ADILSON SECCO

  1. Considerando Ilustração. Cubo verde.
unidade de medida, calcule a medida do volume dos empilhamentos, caso as caixas transparentes estivessem totalmente preenchidas com cubos.

Empilhamento A - _____ Ilustração. Cubo verde.

Empilhamento - _____ Ilustração. Cubo verde.

  1. Imagine que cada Ilustração. Cubo verde.
seja oco e que caibam 2 litros de água em cada um. Quantos litros de água caberiam em cada caixa transparente?

    _____

Ilustração. Um menino com cabelo castanho segura uma jarra e despeja água dentro de um cubo transparente.

CRÉDITO: ILUSTRAÇÕES: JOSÉ LUÍS JUHAS

Ilustração. Uma mulher com cabelo ondulado e comprido fala: A quantidade de litros de água que você calculou corresponde à capacidade em litro dessas caixas transparentes. É comum associarmos a capacidade de um recipiente ao volume do seu interior.
  1. Observe o cubo e responda às questões.
Ilustração. Um cubo composto por vinte e sete cubinhos coloridos.

CRÉDITO: ADILSON SECCO

  1. Considerando cada cubinho unidade de medida, qual é a medida do volume total do cubo?

    _____

  1. Quanto é, em cubinho, 1 3 da medida do volume total do cubo?

    _____

196

Compreender problemas

Para resolver

Problema 1

Marta precisa empilhar certa quantidade de cubinhos idênticos seguindo algumas dicas.

Leia as dicas, observe os arranjos de cubinhos a seguir e descubra qual deles corresponde ao que foi feito por Marta e quantos cubinhos ela usou.

_____

Boxe complementar:

Dicas

Os cubinhos devem estar sobre uma malha quadriculada de 5 quadradinhos por 5 quadradinhos.

Usar apenas duas camadas de empilhamento.

O arranjo deve conter uma quantidade ímpar de cubinhos.

Ilustração. Um homem loiro com cabelo comprido está com a mão esquerda sob o queixo e com uma sobrancelha levantada.

CRÉDITO: SERGIO NG E GEORGE TUTUMI

Fim do complemento.

Ilustração. Placa com quatro fileiras e quatro colunas de quadradinhos. Há dois cubos azuis empilhados sobre um quadradinho e ao lado, três cubinhos azuis sobre outros quadradinhos.

Arranjo 1

Ilustração.  Placa com cinco fileiras e cinco colunas de quadradinhos. Há uma fileira com cinco cubos azuis em cima de quadradinhos e acima há mais três cubinhos azuis.

Arranjo 2

Ilustração. Placa com três fileiras e cinco colunas de quadradinhos. Há uma fileira com três cubos azuis em cima de quadradinhos e acima há mais dois cubinhos azuis.

Arranjo 3

Ilustração. Placa com cinco fileiras e cinco colunas de quadradinhos. Há duas fileiras com cinco cubos azuis em cima de quadradinhos e acima há mais três cubinhos azuis empilhados. Ao lado, um cubinho azul.

CRÉDITO: ILUSTRAÇÕES: LUIZ RUBIO

Arranjo 4

Problema 2

Dois azulejos idênticos têm, juntos, 15 cm² de medida de área. Quantos centímetros quadrados têm 6 desses azulejos? E 10 desses azulejos? _____

Problema 3

Leia as informações a seguir e descubra a qual triângulo representado na malha elas se referem. _____

Ilustração. Malha quadriculada. Cada quadradinho mede 1 cm de comprimento e 1 cm de largura. À esquerda há um triângulo vermelho ocupando quatro quadradinhos e meio. No centro, um triângulo amarelo ocupando três quadradinhos. À direita, um triângulo verde ocupando dois quadradinhos.

O triângulo representado tem:

197

Para refletir

Ícone: Dupla.
Ícone: Oral.
  1. Em dupla, conversem para descobrir a partir de qual dica do Problema 1 cada criança tirou sua conclusão.
Ilustração. À esquerda, Rogério, jovem com boné azul fala: Marta não fez o arranjo 3. No centro, Ana, jovem com cabelo castanho e preso diz: Ela não pode ter feito o arranjo 4. À direita, Daniela, jovem loira com tiara sorri e fala: A medida do volume do arranjo de Marta é 5 cubinhos.

CRÉDITO: ILUSTRAÇÕES: SERGIO NG E GEORGE TUTUMI

Ícone: Grupo.

  1. Por que o Problema 2 pode ser resolvido com o esquema abaixo?

    _____

Ilustração. Cinco retângulos lado a lado e cada um mede 15 cm2. Acima de três, a informação: 45 cm2. E abaixo de todos, a informação: 75 cm2.
  1. A afirmação abaixo, referente ao Problema 3, é verdadeira ou falsa? Justifique.

O triângulo verde não pode ser o triângulo do qual se fala.

_____

  1. Modifique o Problema 3 para que a resposta seja o triângulo laranja.

    _____

198

Matemática em textos

Leia

O cuidado com a audição

A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou em 3 de março de 2017, no Dia Mundial da Audição, que problemas de audição provocados por causas diversas já afetam 360 milhões de pessoas, dos quais 32 são crianças.

As causas para a deficiência auditiva podem ser congênitas (como infecções durante a gravidez, falta de oxigênio na hora do parto ou problema de saúde que pode danificar o nervo auditivo em recém-nascidos, por exemplo) ou adquiridas.

Essa última categoria inclui a exposição a quantidades excessivas de ruído, como escutar músicas em fones de ouvido por tempo prolongado e a volumes muito altos.

A OMS recomenda a “escuta segura”, ou seja, práticas que protegem as orelhas de ruídos muito altos em atividades ocupacionais ou de lazer, que dependem da intensidade, duração e frequência dos estímulos sonoros.

Ilustração. À esquerda, uma menina com cabelo preto e curto está com a mão esquerda ao lado do ouvido. Em volta dela há notas e instrumentos musicais, entre eles: uma guitarra, dois sinos, um xilofone, um pandeiro, chocalhos e fones de ouvidos.

CRÉDITO: ILUSTRAÇÕES: ANDRÉ VAZZIOS

Responda

  1. Em que dia é comemorado o Dia Mundial da Audição?

    _____

  1. Quais podem ser as causas para a deficiência auditiva?

    _____

199

O limiar de segurança é de sons com volume de 85 decibéis, que podem ser ouvidos por um máximo de oito horas. Conforme o volume aumenta, o tempo seguro de exposição cai dramaticamente.

Por exemplo, o som produzido pelo trem do metrô — estimado em 100 decibéis — pode ser escutado sem danos à saúde por apenas 15 minutos por dia.

Para cuidar bem das orelhas, procure usar os fones em ambientes menos barulhentos, assim você não precisa aumentar o volume em excesso; mantenha os fones de ouvido sempre limpos, afinal eles estarão em contato com as orelhas; e não se esqueça de estabelecer alguns períodos de descanso às orelhas.

Informações obtidas em: http://fdnc.io/eUv. Acesso em: 4 ago. 2021.

Analise

  1. Qual é o limite de sons, em decibel, que podem ser ouvidos por um máximo de 8 horas?

    _____

  1. Qual é o som estimado, em decibel, produzido por um trem do metrô?

    _____

Aplique

Ícone: Dupla.

Você se preocupa com sua audição? Reúna-se com um colega e discutam o que pode ser feito para preservá-la. Depois, façam um cartaz mostrando os cuidados que precisamos ter com nossa audição.

200

Compreender informações

Completar e interpretar gráficos

  1. Sueli é dona de uma imobiliária que negocia terrenos. No início de cada mês, ela registra os resultados do total de dinheiro recebido com as vendas do mês anterior. Neste mês, ao fazer suas anotações, Sueli esqueceu de anotar uma das porcentagens recebida. Veja e escreva essa porcentagem:
  1. Sueli começou a elaborar um gráfico de setores para mostrar os resultados da venda do mês anterior.

    Ajude Sueli a completar o gráfico. Faça uma legenda e identifique cada setor colorido com a porcentagem correspondente do total recebido.

Gráfico em setores. Porcentagem do total recebido com as vendas de terrenos. Gráfico circular dividido em quatro partes coloridas. Ao lado, a legenda: 
Vermelho: espaço para resposta. 
Azul: espaço para resposta. 
Verde: espaço para resposta. 
Amarelo: espaço para resposta
No gráfico, grande parte verde (40%); parte amarela média espaço para resposta; parte azul pequena espaço para resposta; e parte vermelha menor espaço para resposta.

Fonte: Imobiliária da Sueli (jun. 2023).

CRÉDITO: FERNANDO JOSÉ FERREIRA

  1. Que porcentagem representa o total recebido com as vendas?

    _____

  1. Que porcentagem do total recebido Sueli esqueceu de anotar? Essa porcentagem corresponde a que setor colorido no gráfico? _____
  1. Que porcentagem do total recebido corresponde à venda de terrenos de 300 m² ou menos? Que parte do gráfico essa porcentagem representa?

    _____

  1. Que porcentagem do total recebido representam os setores vermelho e azul juntos nesse gráfico? Essa porcentagem refere-se à venda de que tipo de terreno? _____
  1. Que tipo de terreno Sueli vendeu menos no mês anterior?

    _____

201

  1. Em uma escola, 4 estilos de dança de salão foram selecionados para uma apresentação e 100 estudantes votaram, escolhendo apenas um desses estilos:
    • Samba de gafieira recebeu 25 votos.
    • Bolero e salsa receberam a mesma quantidade de votos.
    • Forró ficou com 45 votos.

      a) Complete o gráfico com base nas informações dadas acima.

Gráfico em setores. Eleição do estilo de dança para a apresentação. Gráfico circular dividido em quatro partes coloridas. Ao lado, a legenda: 
Azul: espaço para resposta.
Vermelho: espaço para resposta. 
Verde: espaço para resposta:. 
Roxo: espaço para resposta. 
No gráfico, grande parte roxa espaço para resposta, parte azul média (25%); parte verde pequena (15%); e parte vermelha pequena (15%).

Fonte: Escola considerada (jun. 2023).

CRÉDITO: ADILSON SECCO

  1. Qual foi a quantidade de votos dados para o bolero? E para a salsa?

    _____

  1. Algum dos estilos recebeu mais da metade dos votos? Por quê?

    _____

  1. A tabela a seguir mostra a variação da medida da temperatura em uma cidade nas 12 primeiras horas do dia.

    a) Complete o gráfico de linhas com os dados da tabela.

Temperatura na cidade

Tabela: equivalente textual a seguir.

Horário

Temperatura (em grau Celsius)

0 h

16

3 h

12

6 h

16

9 h

24

12 h

28

Fonte: Sistema de meteorologia da cidade (14 jan. 2023).

Gráfico em linhas. Temperatura na cidade. No eixo vertical, a temperatura (em grau Celsius) e no eixo horizontal, o horário. 
0 h: 16 ºC; 
3 h: 12 ºC; 
6 h: 16 ºC; 
9 h: 24 ºC; 
12 h: 28 ºC.

Fonte: Sistema de meteorologia da cidade (14 jan. 2023).

CRÉDITO: ADILSON SECCO

  1. Explique como as medidas de temperatura variaram nesse período.

    _____

202

O que você aprendeu

Avaliação processual

  1. Responda às questões.

    Ícone: mental.

    1. Em uma garrafa de refrigerante cabem 2 L, e em uma lata desse refrigerante cabem 355 mL. Com essa garrafa, é possível encher completamente quantas dessas latas?

      _____

      Ícone: Oral.

    1. Ao ver o preço dos dois produtos, Rodrigo disse que sai mais barato comprar refrigerante em garrafa. Por que Rodrigo fez essa afirmação?
Ilustração. Uma garrafa e uma etiqueta com o valor: R$ 3,50. Ao lado, uma latinha e o valor: R$ 1,00.
  1. Complete o quadro.

    O conteúdo de cada garrafa será distribuído igualmente entre copos iguais.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Capacidade, em litro, da garrafa

Capacidade, em mililitro, do copo

Quantidade de copos

1,5 L

500 mL

_____

_____

100 mL

15

2,0 L

_____

8

Ícone: mental.

  1. Douglas caminha diariamente 350 m da sua casa até o ponto de ônibus. Ao descer do ônibus, ele caminha mais 650 m até chegar ao seu local de trabalho. À noite, Douglas volta para casa pelo mesmo caminho.
    1. Quantos quilômetros ele caminha por dia, ao todo, para ir ao trabalho e voltar para casa? _____
    1. Sabendo que Douglas trabalha 5 dias por semana, quantos quilômetros ele caminha em uma semana para ir ao trabalho e voltar para casa?

      _____

  1. Se 1 2 quilograma de linguiça custa R$ 8,00, quanto será pago por:
    1. 1 4 de quilograma de linguiça? _____
    1. 1 quilograma de linguiça? _____
    1. 2 500 gramas de linguiça? _____
Ilustração. Um homem com chapéu e avental brancos está sorrindo e segurando uma linguiça sobre uma balança. Na tela, o peso: 500 g.

CRÉDITO: ILUSTRAÇÕES: SERGIO NG E GEORGE TUTUMI

203

  1. Bruna mediu a temperatura por sete dias seguidos, durante o mês de janeiro, sempre ao meio-dia, e depois elaborou o gráfico de linha abaixo.
Gráfico em linhas. Temperatura em 1 semana. No eixo vertical. A temperatura (em ºC) e no eixo horizontal, o dia da semana. 
segunda-feira: 20 ºC; 
terça-feira: 32 ºC; 
quarta-feira: 24 ºC;
quinta-feira: 12 ºC;
sexta-feira: 12 ºC;
sábado: 20 ºC;
domingo: 24 ºC.

Fonte: Anotações de Bruna (jan. 2023).

CRÉDITO: FERNANDO JOSÉ FERREIRA

  1. Entre quais dias seguidos a medida da temperatura permaneceu a mesma ao meio-dia? _____
  1. Qual é a diferença das medidas de temperatura entre terça-feira e quinta-feira ao meio-dia? _____
  1. Entre quais dias seguidos da semana houve a maior queda na medida de temperatura ao meio-dia? De quantos graus Celsius foi essa queda?

    _____

  1. Calcule as medidas da área e do perímetro das figuras abaixo.

a)

Ilustração. Três quadrados verdes lado a lado. Cada quadrado mede 1 cm de comprimento e 1 cm de largura.

_____

b)

Ilustração. Duas fileiras com seis quadrados vermelhos. Cada quadrado mede 1 cm de comprimento e 1 cm de largura.

CRÉDITO: ILUSTRAÇÕES: ANDERSON DE ANDRADE PIMENTEL

_____

  1. Podemos preencher toda a caixa de acrílico com cubos idênticos. Quantos cubos faltam, em cada caixa, para que ela fique completa?

a)

Ilustração. Caixa transparente e dentro há cinco cubos laranja. Ao lado, espaço para mais trinta e um cubos.

_____

b)

Ilustração. Caixa transparente e dentro há seis cubos laranja. Ao lado, espaço para mais doze cubos.

CRÉDITO: ADILSON SECCO

_____

Autoavaliação

Ícone: Oral.