204

UNIDADE 7. Números na forma decimal

Imagem: Ilustração. No centro, Roberto com touca de natação está dentro de uma piscina e ao lado da raia número um. (Resposta: Roberto está aqui). Ao lado há mais sete crianças com toucas dentro da piscina. (Resposta: Este é o vencedor – Número 6). Atrás deles há um homem com boné, segurando um apito na boca. Ao seu lado há um quadro com a informação:  RAIA: 1; ATLETA: ROBERTO; TEMPO: 01:14,06. RAIA: 2; ATLETA: JOÃO FELIPE; TEMPO: 01:15,58. RAIA: 3; ATLETA: PEDRO HENRIQUE; TEMPO: 01:12,91. RAIA: 4; ATLETA: GABRIEL; TEMPO: 01:14,57. RAIA: 5; ATLETA: LUIS EDUARDO; TEMPO: 01:14,80. RAIA: 6; ATLETA: ENZO; TEMPO: 01:12,48. RAIA: 7; ATLETA: MARCELO; TEMPO: 01:15,25. RAIA: 8; ATLETA: RAFAEL; TEMPO: 01:12,53.  À esquerda, Beatriz, Vanessa e várias crianças estão torcendo em uma arquibancada. (Resposta: Beatriz e Vanessa estão aqui). À direita, Marcos e outras crianças estão torcendo em outra arquibancada. (Resposta: Marcos está aqui).  Fim da imagem.

205

Boxe complementar

Para refletir...

Qual atleta chegou em terceiro lugar? Qual chegou em penúltimo lugar?

_____

Qual é a diferença entre o tempo do atleta que chegou em primeiro lugar e do que chegou em último?

_____

Fim do complemento

206

Décimos, centésimos e milésimos

  1. Conte quantas pessoas há na cena abaixo e complete as frases.
Imagem: Ilustração. À esquerda, dois patos estão nadando em um lago. No centro, uma pista com uma menina andando de bicicleta e um menino andando de skate. Em seguida, um casal está correndo, um senhor está sentado e lendo um jornal e outro casal está caminhando. À direita, um menino está empinando pipa e duas meninas estão brincando com uma bola. Ao fundo, árvores. Fim da imagem.
  1. _____ pessoas na cena.
  1. Cada pessoa corresponde a _____ décimo do total de pessoas.
  1. _____ décimo pode ser representado de duas formas:

1 10 - representação de 1 décimo com uma fração.

0,1 - representação de 1 décimo na forma decimal.

  1. _____ crianças na cena. Elas correspondem a _____ décimos do total de pessoas.
  1. _____ décimos podem ser representados com a fração: ou na forma decimal: _____.
  1. Um aparelho de som tem um mostrador da intensidade de volume que varia de 0 a 1. Quanto mais alto o som, mais partes vermelhas ficam visíveis no mostrador.
Imagem: Ilustração. Na parte superior, a informação: VOLUME. Na parte inferior, uma barra dividida em dez quadradinhos. À esquerda, o mínimo (0) e à direita, o máximo (1). Na barra, oito quadradinhos estão pintados de vermelho. Fim da imagem.
  1. A que fração do mostrador do aparelho de som corresponde cada parte em que ele está dividido?

    _____

  1. Qual é a intensidade do volume registrado no mostrador desse aparelho?

    _____

207

  1. Um painel luminoso é formado por uma placa com 100 lâmpadas coloridas, como mostra a figura abaixo. As lâmpadas vermelhas correspondem a que fração do total de lâmpadas?
Imagem: Ilustração. Painel quadrado de madeira com trinta e quatro lâmpadas verdes e sessenta e seis lâmpadas vermelhas. Fim da imagem.

As _____ lâmpadas vermelhas correspondem a _____ centésimos do total de lâmpadas. Podemos representar 66 centésimos de duas formas:

66 100 - representação de 66 centésimos com uma fração.

0,66 - representação de 66 centésimos na forma decimal.

  1. Complete o quadro abaixo.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Animal

Medida da altura em centímetro

Medida da altura em metro

Gato doméstico

30 cm

0,30 m

Capivara

50 cm

_____

Leão

_____

0,95 m

Galinha

35 cm

_____

Imagem: Ilustração. Um jovem com cabelo encaracolado segura um papel com a informação: 1 metro é o mesmo que 100 centímetros. Então, 1 cm = um centésimo m ou 1 cm = 0,01 m. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Hugo quer comprar uma paçoca que custa R$ 0,35.
    1. Que combinação de moedas ele pode usar para pagar a paçoca sem que haja troco?

      _____

    1. Se Hugo pagar com uma moeda de 1 real, quanto ele receberá de troco?

      _____

    1. Se Hugo quiser comprar 10 paçocas para dividir com seus amigos, quantos reais ele gastará ao todo? _____

208

  1. Observe abaixo a quantidade de carne que Renata comprou.

    Lembre-se de que 1 quilograma é o mesmo que 1.000 gramas (1 kg = 1.000 g).

Imagem: Ilustração. Renata, mulher com cabelo encaracolado e castanho e tiara verde está sorrindo e apontado para uma tela com o peso: 350 g. Na frente dela há um pedaço de carne sobre uma balança e um homem está sorrindo atrás de um balcão.  Fim da imagem.
  1. Que fração de 1 kg de carne Renata comprou? _____
  1. Quantos gramas de carne faltaram para Renata fazer essa torta? ______
  1. Veja como essa medida de massa pode ser representada de duas maneiras.
Imagem: Ilustração. Renata com a mão esquerda sob o queixo pensa: Puxa vida! Para fazer a torta, eu precisava ter comprado 1 quilograma de carne.  Fim da imagem.

650 gramas correspondem a 650 milésimos de 1 quilograma.

650 1000 - representação de 650 milésimos com uma fração.

0,650 - representação de 650 milésimos na forma decimal.

  1. Qual é a representação na forma decimal da fração de 1 kg de carne que Renata comprou? _____
  1. Represente com uma fração e na forma decimal a parte pintada de verde das figuras abaixo.
Imagem: Ilustração. Cubo composto por mil cubinhos. À esquerda, vinte cubinhos estão pintados de verde.  Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração. Cubo composto por mil cubinhos. Na parte superior, trinta e dois cubinhos estão pintados de verde.  Fim da imagem.

_____

Imagem: Ícone: Calculadora. Fim da imagem.

  1. Com uma calculadora, faça os cálculos indicados e registre as respostas obtidas.
Imagem: Ilustração. Teclas: 1, ÷, 1, 0, 0, 0, =. Visor com o valor: espaço para Resposta    Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Teclas: 2, ÷, 1, 0, 0, 0, =. Visor com o valor: espaço para Resposta  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

209

Valor posicional

Em 2020, o piloto britânico Lewis Hamilton largou na 3ª posição na corrida do Grande Prêmio de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. O tempo da volta que lhe garantiu essa posição na largada foi de 95,332 segundos. Vamos escrever o valor de cada algarismo desse número.

Imagem: Fotografia. Um carro de fórmula um correndo em uma pista. Ao fundo, construção grande. Fim da imagem.

LEGENDA: Grande Prêmio de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Parte inteira

Parte decimal

D

U

d

c

m

9

5,

3

3

2

2: 2 milésimos

3: 3 centésimos

3: 3 décimos

5: 5 unidades

9: 9 dezenas

Tabela: equivalente textual a seguir.

Max Verstappen

95,246 segundos

Valtteri Bottas

95,271 segundos

  1. Registre o valor de cada algarismo desses números.
  1. Qual desses dois pilotos obteve o melhor tempo?

    _____

210

Leitura de números na forma decimal

  1. Os números na forma decimal aparecem com frequência nos esportes.

Atletismo do Brasil nas Paralimpíadas 2016

O atleta brasileiro Petrúcio Ferreira dos Santos ganhou a medalha de ouro nos 100 metros rasos, categoria T47 do atletismo, além de bater o recorde mundial da prova, com 10,57 segundos.

Imagem: Fotografia. Um homem com camiseta e bermuda verde-escuro está andando e segurando a bandeira do Brasil atrás das costas. Fim da imagem.

LEGENDA: Prova final da Paralimpíada no Estádio Olímpico, Rio de Janeiro, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Verônica Hipólito foi prata nos 100 metros da categoria T38. Apesar de ter se tornado a nova recordista nas semifinais, ela acabou ficando em 2º lugar na final, cronometrando 12,88 segundos.

Imagem: Fotografia. Mulher com cabelo preso, casaco e calça verde-escuro está sorrindo sobre um pódio e segurando uma medalha, que está pendurada no seu pescoço. Fim da imagem.

LEGENDA: Pódio da cerimônia de premiação da Paralimpíada, no Estádio Olímpico, Rio de Janeiro, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Para ler um número na forma decimal, observamos primeiro a parte inteira e depois a parte decimal. Veja como lemos o número que representa o tempo do atleta Petrúcio Ferreira dos Santos.

10,57

10 - parte inteira

57 - parte decimal

Lemos - dez inteiros e cinquenta e sete centésimos.

  1. Escreva como lemos a medida indicada em cada caso.
Imagem: Ilustração. Um vaso sobre uma balança. Acima, o peso: 1,234 kg.    Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração. Dois homens estão segurando uma trena sobre uma parede. Um deles fala: 3,48 m. Fim da imagem.

_____

211

  1. Complete o quadro.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Número

Como lemos

0,4

_____

_____

catorze inteiros e trezentos e noventa e um milésimos

0,084

_____

_____

um inteiro e duzentos e sete milésimos

  1. Represente com um número na forma decimal a parte pintada de cada uma das figuras. Em seguida, escreva como lemos esses números.
Imagem: Ilustração. Figura composta por dez triângulos e três estão pintados de marrom. Fim da imagem.

_____

_____

b)

Imagem: Ilustração. Quadrado composto por cem quadradinhos e sessenta estão pintados de amarelo.  Fim da imagem.

_____

_____

c)

Imagem: Ilustração. Cubo composto por mil cubinhos e setenta estão pintados de verde.  Fim da imagem.

_____

_____

  1. Escreva por extenso a medida do comprimento do objeto em cada imagem.
Imagem: Ilustração. Uma borracha sobre uma régua. A ponta esquerda está sobre o número 0 e a ponta direita sobre o número 3,75.  Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração. Um apontado sobre uma régua. A ponta esquerda está sobre o número 0 e a ponta direita sobre o número 2,3.  Fim da imagem.

_____

212

Frações e números na forma decimal

  1. Observe que a metade de cada disco de cartolina representado abaixo está pintada de verde.
Imagem: Ilustração. Um círculo dividido em duas partes e uma está pintada de verde.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um círculo dividido em dez partes e cinco estão pintadas de verde.  Fim da imagem.
  1. O disco de cima foi dividido em 2 partes iguais. A parte verde pode ser representada por qual fração? _____
  1. O disco debaixo foi dividido em 10 partes iguais. A parte verde pode ser representada por qual fração com denominador igual a 10? E por qual número na forma decimal? _____
  1. Observe as três figuras de mesmo tamanho e faça o que se pede.
Imagem: Ilustração. Retângulo dividido em quatro partes e uma está pintada de azul. I  Fim da imagem.

Figura I

Imagem: lustração. Retângulo dividido em vinte partes e cinco estão pintadas de azul.  Fim da imagem.

Figura II

Imagem: Ilustração. Retângulo dividido em cem partes e vinte e cinco estão pintadas de azul. Fim da imagem.

Figura III

  1. Em qual figura a parte pintada de azul é maior?

    _____

  1. Escreva a fração que corresponde à parte pintada de azul em cada figura.

    Figura I - _____

    Figura II - _____

    Figura III - _____

  1. Qual número na forma decimal corresponde à fração da parte pintada de azul da Figura III? _____

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Pinte da mesma cor os números que representam a mesma parte de um todo.

    7 100 ; 0,7; 7 1000 ; 0,07; 7 10 ; 0,007.

213

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Pinte as partes de cada figura conforme solicitado.
  1. 1 5 da figura de rosa
Imagem: Ilustração. Retângulo dividido em cinco partes.  Fim da imagem.
  1. 5 25 da figura de verde
Imagem: Ilustração. Retângulo dividido em vinte e cinco partes. 
 
 Fim da imagem.
  1. 0,20 da figura de azul
Imagem: Ilustração. Retângulo dividido em cem partes.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Raquel, Elaine e Osvaldo pintaram uma tela. Quantas partes dessa tela cada um deles pintou? Para descobrir, pinte você também na representação dessa tela abaixo.
Imagem: Ilustração. À esquerda, Raquel, menina com cabelo preto e comprido está segurando um pincel com tinta verde e ela fala: Eu pintei 2/10 da tela de verde. No centro, Elaine, menina com cabelo encaracolado está segurando um pincel com tinta amarela e ela diz: Eu pintei 0,5 da tela de amarelo. À direita, Osvaldo, menino com cabelo castanho segura um pincel com tinta laranja e fala: Eu pintei de laranja o que restou da tela.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. uma tela dividida em dez partes. Fim da imagem.

Raquel pintou _____ partes da tela, Elaine pintou _____ partes, e Osvaldo

pintou _____ partes.

  1. A balança indica a medida da massa em quilograma. Complete o visor da balança com o número, na forma decimal, que deve aparecer nele.
Imagem: Ilustração. Um pacote de café com meio kg está em cima de uma balança. No visor, o peso: espaço para resposta kg.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um pacote de café com um quarto kg está em cima de uma balança. No visor, o peso: espaço para resposta kg.   Fim da imagem.
  1. Escreva a fração correspondente a cada número na forma decimal.
  1. 0,5 = _____
  1. 0,36 = _____
  1. 0,024 = _____
  1. 0,564 = _____

214

Comparação e ordenação de números na forma decimal

  1. Rebeca quer representar na reta numérica alguns números na forma decimal. Para isso, primeiro ela vai localizar a parte inteira e, depois, a parte decimal, dividindo em partes iguais o segmento que corresponde à unidade. Essa divisão depende da quantidade de casas decimais.

    Para representar 2,3 na reta numérica, dividimos em 10 partes iguais o segmento localizado entre 2 e 3. Então, localizamos o número decimal.

Imagem: Ilustração. Rebeca, menina ruiva com cabelo preso e óculos está sentada em uma carteira escolar e segurando uma régua e um lápis sobre um papel.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Reta numérica que vai de 2 a 3, alternando em 1. Da esquerda para a direita: 2, 2,3, 3.   Fim da imagem.
  1. Para representar 2,34 na reta numérica, dividimos em 10 partes iguais o segmento localizado entre 2,3 e 2,4. Então, localizamos o número decimal. O segmento entre 2 e 3 ficará dividido em 100 partes iguais.
Imagem: Ilustração. Reta numérica que vai de 2,3 a 2,4 alternando em 0,01. Da esquerda para a direita: 2,3, 2,4.   Fim da imagem.
  1. Para representar 2,345 na reta numérica, dividimos em 10 partes iguais o segmento localizado entre 2,34 e 2,35. Então, localizamos o número decimal. O segmento entre 2 e 3 ficará dividido em 1 000 partes iguais.
Imagem: Ilustração. Reta numérica que vai de 2,34 a 2,35 alternando em 0,001. Da esquerda para a direita: 2,34, 2,35.   Fim da imagem.
  1. Localize na reta numérica os números: 4,583 e 4,587.
Imagem: Ilustração. Reta numérica que vai de 4,58 a 4,59 alternando em 0,001. Da esquerda para a direita: 4,58, 4,59.  Fim da imagem.

215

  1. Ligue cada número decimal com sua representação na reta numérica.

    Coluna 1

    0,45

    0,49

    0,47

    0,42

    Coluna 2

Imagem: Ilustração. Reta numérica que vai de 0,4 a 0,5. Entre eles há nove riscos e há um ponto sobre o nono risco. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Reta numérica que vai de 0,4 a 0,5. Entre eles há nove riscos e há um ponto sobre o segundo risco.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Reta numérica que vai de 0,4 a 0,5. Entre eles há nove riscos e há um ponto sobre o sétimo risco.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Reta numérica que vai de 0,4 a 0,5. Entre eles há nove riscos e há um ponto sobre o quinto risco.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Calculadora. Fim da imagem.

  1. Usando a calculadora, aperte as teclas indicadas em cada caso e registre o número que aparecer no visor.
Imagem: Ilustração. Teclas: 0, ∙, 1, =. Visor com o resultado: espaço para resposta.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Teclas: 0, ∙, 1, 0, =. Visor com o resultado: espaço para resposta. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Teclas: 0, ∙, 1, 0, 0, =. Visor com o resultado: espaço para resposta.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Veja como Márcia comparou os números 1,2 e 1,135.
Imagem: Ilustração. Márcia, jovem com cabelo preto e curto e óculos fala: 1,2 é o mesmo que 1,20 ou 1,200. 1,200 > 1,135. Isso é verdade, porque 200 milésimos de uma unidade é maior que 135 milésimos da mesma unidade.   Fim da imagem.
  1. 15,43 _____ 15,45
  1. 0,05 _____ 0,005
  1. 1,111 _____ 1,12
  1. 96,1 _____ 96,01
  1. Escreva os números abaixo na ordem decrescente.
Imagem: Ilustração. Envelopes com números: 5,85, 5,8, 1,671, 2,67, 9,23. Fim da imagem.

_____ > _____ > _____ > _____ > _____

216

Adição e subtração com números na forma decimal

  1. Isabella vai comprar o micro-ondas e o fogão mostrados abaixo. Observe a imagem e responda às questões.
    1. Quantos reais Isabella gastará nessa compra?

      Para descobrir, fazendo uma adição, adicionamos centésimos com centésimos e décimos com décimos. Depois, colocamos a vírgula do resultado debaixo das demais vírgulas.

Imagem: Ilustração. Isabella, mulher com cabelo preto e curto fala: Posicionamos os números de forma que vírgula fique embaixo de vírgula. Ao seu lado, um micro-ondas com o preço: R$ 354,56. E um fogão com o preço: R$ 739,27. Fim da imagem.
Imagem: Conta de adição na vertical. Acima, as siglas: C, D, U, vírgula, d, c. Em seguida, o número 354,56. Abaixo, sinal de adição e o número 739,27. Em seguida, traço horizontal. Espaço para resultado.  Fim da imagem.

Isabella gastará nessa compra R$ _____ .

  1. Isabella pagará à vista e, por isso, terá um desconto de R$ 55,91. Nesse caso, quantos reais ela gastará?

    Podemos descobrir fazendo uma subtração.

Imagem: Ilustração. Um jovem com cabelo encaracolado e curto aponta para baixo e fala: Subtraímos centésimos de centésimos e décimos de décimos. Depois, colocamos a vírgula do resultado debaixo das demais vírgulas. Ao lado, conta de subtração na vertical. Acima, as siglas: UM, C, D, U, vírgula, d, c. Em seguida, o número 1.093,83. Abaixo, sinal de subtração e o número 0055,91. Em seguida, traço horizontal e abaixo do traço o espaço para resposta.  Fim da imagem.

Nesse caso, Isabella gastará R$ _____ .

217

  1. Diana quer fazer a adição de 4,5 com 2,78. Veja como ela escreveu essa adição e responda às questões.
Imagem: Ilustração. Diana, menina loira com cabelo preso segura um bloco de notas com a adição na vertical: 2,78 mais 4,50. Ela fala: Eu acrescentei um zero à direita, porque 4,5 é o mesmo que 4,50. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Diana está fazendo uma afirmação correta? Justifique.
  1. Qual é o resultado dessa adição?

    _____

  1. Analise as falas sobre as medidas das massas corporais e complete o quadro.
Imagem: Ilustração. À esquerda, Diego, jovem com cabelo encaracolado diz: Minha massa corporal é 1,17 kg a menos que a de Oscar. Em seguida, Giovana, jovem ruiva com cabelo curto fala: Minha massa corporal é 1,76 kg a menos que a de Oscar. Ao lado, Nara, jovem com cabelo azul diz: Minha massa corporal é 0,69 kg a menos que a de Giovana. À direita, Oscar, jovem com boné fala: Minha massa corporal é 48,3 kg. Fim da imagem.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Nome

Medida de massa (kg)

Diego

_____

Giovana

_____

Nara

_____

Oscar

_____

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

  1. Com a ajuda de um colega, elabore um problema com base no esquema abaixo. Depois, troque com outra dupla para que ela o resolva.
Imagem: Ilustração. Uma menina com capacete de proteção está andando de bicicleta. Atrás dela, sombra em três posições. Ao fundo, árvores. Entre a posição um e a dois, a informação: 1ª etapa – 4,750 km. Entre a posição dois e três, a informação: 2ª etapa – 4,750 km. E entre a posição três e quatro, a informação: 3ª etapa - ?. Acima, a informação: 12,450 km. Fim da imagem.

Observação: Os elementos nesta página não estão apresentados em escala de tamanho. Fim da observação.

218

Jogo: Jogo dos decimais

Material: Tabuleiro como modelo abaixo, 68 marcadores da página 259, dados da página 261 e um saco não transparente.

Jogadores: 2 a 4

Regras:

Imagem: Ilustração. Tabuleiro com um satélite no espaço. Ao lado há quatro placas quadradas coloridas divididas em dezesseis quadradinhos cada. Ao fundo, foguetes e planetas.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Dois meninos estão sentados em volta de uma mesa e entre eles, o tabuleiro. Um deles joga três dados e sorri.  Fim da imagem.

219

Questões sobre o jogo

  1. Responda.
    1. Qual é o menor valor que podemos obter com a adição dos dados? _____
    1. E qual é o maior valor? _____
  1. Escreva os valores nas faces dos dados em branco de forma que completem o valor de cada marcador.
Imagem: Ilustração. À esquerda, dado roxo (Marcador) com o número 0,60. À direita, dado laranja com o número 0,10, dado verde com o número espaço para resposta e dado roxo com o número espaço para resposta.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. À esquerda, dado bege (Marcador) com o número 0,76. À direita, dado laranja com o número 0,01, dado verde com o número espaço para resposta e dado roxo com o número espaço para resposta.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. À esquerda, dado verde-escuro (Marcador) com o número 0,52. À direita, dado laranja com o número 0,01, dado verde com o número espaço para resposta e dado roxo com o número espaço para resposta.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. À esquerda, dado azul (Marcador) com o número 1,10. À direita, dado laranja com o número espaço para resposta, dado verde com o número espaço para resposta e dado roxo com o número espaço para resposta.  Fim da imagem.
  1. Nicole e Enzo estão jogando. Observe como estão as cartelas deles.
Imagem: Ilustração. Cartela de Nicole. Cartela dividida em quatro colunas e quatro fileiras.  Fileira um: Roxo (1,05), verde (0,56), cinza (0,51), amarelo (0,40).  Fileira dois: marrom-claro (0,36), cartela virada, verde-escuro (0,31), lilás (0,60).  Fileira três: rosa-escuro (1,50), cartela virada, cartela virada, azul-claro (0,03).  Fileira quatro: verde-petróleo (0,52), cartela virada, rosa-claro (0,07), rosa-claro (0,07).  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Cartela de Enzo. Cartela dividida em quatro colunas e quatro fileiras.  Fileira um: azul-escuro (1,00), marrom-claro (0,36), cinza-claro (0,80), verde-petróleo (0,85).  Fileira dois: vermelho (0,11), roxo (1,05), verde (0,70), cartela virada.  Fileira três: marrom (0,30), cartela virada, cartela virada, cartela virada.  Fileira quatro: amarelo-escuro (1,25), cartela virada, cartela virada, cartela virada.  Fim da imagem.
  1. Para Nicole vencer o jogo, qual valor ela deve tirar em cada dado?

    _____

  1. E quais valores Enzo pode tirar nos dados para vencer?

    _____

  1. Suponha que Nicole tenha jogado os dois primeiros dados e obtido 0,50 e 0,50.

    Quanto ela deve tirar no terceiro dado para virar um de seus marcadores, de forma que Enzo não vire nenhum dos seus? _____

220

Multiplicação com números na forma decimal

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.
  1. Sueli comprou 4 canetas coloridas.
    1. Quanto ela pagou pelas canetas no total? _____
    1. De quanto foi o troco, se ela pagou com uma cédula de R$ 20,00? _____
Imagem: Ilustração. Quatro canetas coloridas e ao lado, placa com a informação: R$ 1,25 cada uma.   Fim da imagem.
  1. Sônia e Marília estão bordando juntas uma grande toalha e precisarão comprar 3 fitas coloridas, cada uma com 2,45 metros de comprimento. Quantos metros de fita elas precisarão comprar ao todo?

    Vamos fazer uma adição para descobrir.

Imagem: Ilustração. Duas mulheres estão sorrindo e segurando um tecido xadrez sobre uma mesa.  Fim da imagem.

2,45 + 2,45 + 2,45 = 2,00 + 2,00 + 2,00 + 0,45 + 0,45 + 0,45 =

2,00 + 2,00 + 2,00: partes inteiras dos números

2,00 + 2,00 + 2,00: 6,00

0,45 + 0,45 + 0,45: partes decimais dos números

0,45 + 0,45 + 0,45: 1,35

6,00 + 1,35 = 7,35

Outra maneira de calcular é fazer a multiplicação 3 × 2,45.

Cálculo com o algoritmo usual

Imagem: Conta de multiplicação na vertical. Acima, as siglas: U, vírgula, d, c. Em seguida, o número 2,45 (Acima dos números 2 e 4 há um número 1 pequeno). Abaixo, sinal de multiplicação e o número 3. Em seguida, traço horizontal e o resultado: 7,35.  Fim da imagem.

Portanto, Sônia e Marília precisarão comprar _____ metros de fita.

221

  1. Na escada abaixo, a medida da altura de cada degrau é 17,8 centímetros.
Imagem: Ilustração. Uma mulher com cabelo preso está em pé, sobre uma escada com quatro degraus e segurando um vaso com planta sobre uma estante com livros. Fim da imagem.
  1. Qual é a medida, em metro, da altura dessa escada de 4 degraus? _____
  1. Se essa escada tivesse 7 degraus, qual seria a medida da sua altura, em metro?

    _____

Imagem: Ícone: Calculadora. Fim da imagem.

  1. Calcule e registre suas respostas.
  1. 1,257 × 10 = _____
  1. 1,257 × 100 = _____
  1. 1,257 × 1.000 = _____
  1. 2,45 × 10 = _____
  1. 2,45 × 100 = _____
  1. 2,45 × 1.000 = _____

Imagem: Ícone: Grupo. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Calcule mentalmente e registre suas respostas.
  1. Cléber tem a quantia indicada abaixo. Dez vezes essa quantia corresponde a quantos reais?

    _____

Imagem: Fotografia. Duas moedas de um real, três moedas de um centavo e cinco moedas de dez centavos.  Fim da imagem.
  1. Quantos reais Ricardo gastará para abastecer seu caminhão com 100 litros de diesel?

    _____

Imagem: Ilustração. Um caminhão vermelho está parado em um posto de gasolina. Ao lado, placa com a informação: DIESEL R$ 3,10 O LITRO.  Fim da imagem.
  1. Elabore um problema de multiplicação com base na ilustração. Em seguida, resolva-o.

    _____

Imagem: Ilustração. Uma bicicleta vermelha. Ao lado, placa com a informação: À VISTA R$ 140,00 OU 10 vezes DE R$ 15,90.  Fim da imagem.

222

Quociente decimal

  1. Joana quer dividir igualmente entre 4 crianças a quantia abaixo.
Imagem: Fotografia. Uma cédula de vinte reais e duas moedas de um real.  Fim da imagem.
  1. Quanto cada criança receberá? _____

    Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

    Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Explique a um colega como você fez esse cálculo.

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Veja como Aline dividiu 81 por 2.
Imagem: Ilustração. Aline, mulher com cabelo castanho curto fala: 81 é igual a 80 mais 1. Dividi 80 por 2 e obtive 40. Depois, dividi 1 por 2, que é igual a um meio, ou 0,5. Então, o resultado é igual a 40 mais 0,5, que é igual a 40,5.  Fim da imagem.
  1. 17 ÷ 2 = _____
  1. 43 ÷ 2 = _____
  1. 21 ÷ 4 = _____
  1. Regina dividirá um barbante de 13 centímetros em 5 partes iguais.
Imagem: Ilustração. Uma corda esticada sobre uma régua. A ponta esquerda está sobre o número 0 e a ponta direita sobre o número 13.   Fim da imagem.
  1. Cada parte terá mais de 2 centímetros de comprimento? _____
  1. Cada parte terá mais de 3 centímetros de comprimento? _____

    Imagem: Ícone: Grupo. Fim da imagem.

    Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Lembrando que 1 centímetro é o mesmo que 10 milímetros, como você pode obter o resultado dessa divisão? Converse com seus colegas a esse respeito.
  1. Com seu esqueite, Tainá deu 4 voltas em torno da praça perto de sua casa e percorreu 215 metros. Qual é a medida do perímetro dessa praça? _____

223

  1. Para fazer 4 varais na lavanderia de uma casa, será preciso dividir um rolo de varal de 11 metros de comprimento em 4 pedaços de mesmo comprimento.

    Vamos dividir 11 por 4 para saber quantos metros terá cada varal.

Imagem: Ilustração. Uma professora aponta para a lousa e fala: Dividimos 11 unidades por 4. Obtemos 2 unidades, e sobram 3 unidades. Precisamos, então, transformar essas 3 unidades em 30 décimos. Na lousa, divisão na chave. À esquerda da chave, a sigla D, U, vírgula, d e o dividendo: 11. À direita da chave, o divisor: 4. Abaixo de 11, sinal de subtração e o número 8. Traço na horizontal, 30 (3 unidades ou 30 décimos). Abaixo do divisor, 2 (U).  Ao lado, a professora fala: Colocamos a vírgula no quociente, para separar a parte inteira da parte decimal do número, e dividimos 30 décimos por 4. Obtemos 7 décimos, e restam 2 décimos. Na lousa, divisão na chave. À esquerda da chave, a sigla D, U, vírgula, d e o dividendo: 11. À direita da chave, o divisor: 4. Abaixo de 11, sinal de subtração e o número 8. Traço na horizontal, 30 (0 = décimos). Em seguida, sinal de subtração, 28, traço horizontal e o resultado 2. Abaixo do divisor, 2 (U) vírgula 7 (décimos). Abaixo, a professora segura um giz e continua: Transformamos 2 décimos em 20 centésimos. Depois, dividimos esses 20 centésimos por 4. Obtemos 5 centésimos, e o resto é zero. Na lousa, divisão na chave. À esquerda da chave, a sigla D, U, vírgula, d, c e o dividendo: 11. À direita da chave, o divisor: 4. Abaixo de 11, sinal de subtração e o número 8. Traço na horizontal, 30. Em seguida, sinal de subtração, 28, traço horizontal, 20 (0 = 2 décimos ou 20 centésimos). Em seguida, sinal de subtração, 20, traço na horizontal e o resto 0. Abaixo do divisor, 2 (U) vírgula 7 (d) 5 (c). Fim da imagem.
  1. Cada varal terá mais ou menos que 3 metros? _____
  1. Cada varal terá _____ metros e _____ centímetros.
  1. Calcule o resultado em cada caso.
    1. 45 ÷ 4
    1. 16 ÷ 5
    1. 21 ÷ 6
    1. 17 ÷ 8
    1. 9 ÷ 4
    1. 89 ÷ 8
    1. 39 ÷ 6
    1. 19 ÷ 8

224

Divisão com números na forma decimal

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.
  1. Fernando decidiu comprar um computador em 6 prestações de mesmo valor.
    1. Faça uma estimativa sobre qual será, aproximadamente, o valor de cada prestação.

      _____

      Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

      Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

    1. Conte para um colega como você pensou para fazer a estimativa.
Imagem: Ilustração. Fernando, homem com cabelo castanho e curto está com a mão direita sob o queixo e olhando um computador e um monitor sobre um balcão. Abaixo, faixa com o preço: R$ 1.789,60. Fim da imagem.
  1. Cristiano foi com R$ 15,00 à padaria. Chegando lá, ele comprou 3 doces de mesmo preço e recebeu R$ 1,50 de troco.
    1. Quanto Cristiano pagou pelos 3 doces? _____

      Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

    1. Qual foi o preço de cada doce? _____

      Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

    1. Explique a um colega como você resolveu esse problema.

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Viviane e 3 amigos foram a uma lanchonete e gastaram R$ 36,40. Na hora de pagar a conta, eles dividiram igualmente a despesa. Quantos reais cada um pagou?

    Veja como Viviane fez a divisão de R$ 36,40 por 4.

Imagem: Ilustração. Caderno com o cálculo:  36,40 = 36 + 0,40;  36,40 dividido por 4 = 36 dividido por 4 + 0,40 dividido por 4;  36,40 dividido por 4 = 9 + 0,10 = 9,10.  Ao lado, Viviane, mulher com cabelo encaracolado sorri e fala: Cada um pagou R$ 9,10.  Fim da imagem.
  1. Quanto cada um pagaria se a despesa tivesse sido de R$ 44,80? _____
  1. E se a despesa tivesse sido de R$ 49,60? _____
  1. Ana e 4 amigas compraram um pacote com 5 cadernos por R$ 24,90. Em uma papelaria do bairro, um caderno igual a esses custaria R$ 7,70.
    1. Quantos reais cada uma pagou pelo caderno, se elas dividiram igualmente o valor do pacote com 5 unidades? _____

      Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

      Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

    1. A compra foi vantajosa? Troque ideias com um colega sobre isso.

225

  1. Roberto aproveitou uma liquidação para comprar bermudas e camisetas para dar de presente a seus sobrinhos. O valor total da compra foi de R$ 84,52. O pagamento será realizado em 4 prestações iguais sem acréscimo. Qual será o valor de cada prestação?

Cálculo com o algoritmo usual

Dividimos 8 dezenas por 4, obtendo 2 dezenas. Depois, dividimos 4 unidades por 4. Obtemos 1 unidade, e não sobra resto.

Imagem: Divisão na chave. À esquerda da chave, a sigla D, U, vírgula, d, c e o dividendo: 84,52. À direita da chave, o divisor: 4. Abaixo de 84,52, sinal de subtração e o número 8. Traço na horizontal, 04. Em seguida, sinal de subtração, 4, traço horizontal e o resto 0. Abaixo do divisor, 2 (D) 1 (U).  Fim da imagem.

Em seguida, dividimos 5 décimos por 4. Obtemos 1 décimo, e resta 1 décimo, que é o mesmo que 10 centésimos.

Imagem: Divisão na chave. À esquerda da chave, a sigla D, U, vírgula, d, c e o dividendo: 84,52. À direita da chave, o divisor: 4. Abaixo de 84,52, sinal de subtração e o número 8. Traço na horizontal, 04. Em seguida, sinal de subtração, 4, traço horizontal, 05, sinal de subtração, 4, traço horizontal e o resto 1. Abaixo do divisor, 2 (D) 1 (U) vírgula 1 (d).  Fim da imagem.

Então, dividimos 12 centésimos por 4. Obtemos 3 centésimos, e o resto é zero.

Imagem: Divisão na chave. À esquerda da chave, a sigla D, U, vírgula, d, c e o dividendo: 84,52. À direita da chave, o divisor: 4. Abaixo de 84,52, sinal de subtração e o número 8. Traço na horizontal, 04. Em seguida, sinal de subtração, 4, traço horizontal, 05, sinal de subtração, 4, traço horizontal, 12, sinal de subtração, 12, traço horizontal e o resto 0. Abaixo do divisor, 2 (D) 1 (U) vírgula 1 (d) 3 (c).   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração.  Um homem com cabelo encaracolado sorri e fala: O valor de cada prestação será R$ 21,13. Na frente dele, um homem sorri atrás de um balcão. Fim da imagem.
  1. 36,60 ÷ 6
  1. 65,15 ÷ 5
  1. 72,56 ÷ 8
  1. 95,34 ÷ 3
  1. 77,76 ÷ 4
  1. 89,76 ÷ 3

226

  1. Reginaldo queria dividir 4 unidades em 10 partes iguais, em 100 partes iguais e em 1.000 partes iguais. Complete os quadros que ele fez e, em seguida, responda.

Quadro 1

Tabela: equivalente textual a seguir.

Número de unidades

Número de décimos

1

10

2

_____

3

_____

4

_____

Quadro 2

Tabela: equivalente textual a seguir.

Número de unidades

Número de centésimos

1

100

2

_____

3

_____

4

_____

Quadro 3

Tabela: equivalente textual a seguir.

Número de unidades

Número de milésimos

1

1.000

2

_____

3

_____

4

_____

  1. Quatro unidades é o mesmo que quantos décimos? E quantos centésimos? E quantos milésimos?

    _____

  1. Quais das afirmações abaixo são corretas? _____

Dividir 4 unidades por 10 é equivalente a dividir 40 décimos por 10.

Dividir 4 unidades por 100 é equivalente a dividir 400 centésimos por 100.

Dividir 4 unidades por 1.000 é equivalente a dividir 4.000 milésimos por 1.000.

  1. De acordo com o item b, qual é o resultado de 4 ÷ 10? E de 4 ÷ 100? E de 4 ÷ 1.000? Escreva os resultados por extenso e na forma decimal. _____

Imagem: Ícone: Calculadora. Fim da imagem.

  1. Faça os cálculos com a ajuda de uma calculadora e registre os resultados.
    1. 6 ÷ 10 = _____
    1. 6 ÷ 100 = _____
    1. 6 ÷ 1.000 = _____
    1. 3,5 ÷ 10 = _____
    1. 12,8 ÷ 100 = _____
    1. 345 ÷ 1.000 = _____

      Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

      Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

      • Ainda com a calculadora, faça várias outras divisões por 10, por 100 e por 1 000. Depois, converse com um colega sobre o que vocês observaram nos quocientes obtidos.

227

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Em uma campanha de arrecadação de alimentos feita em um município, foram arrecadados 350 quilogramas de arroz e 650 quilogramas de feijão para serem divididos igualmente entre 100 famílias de um município vizinho.

    Quantos quilogramas de arroz cada família receberá? E de feijão?

    _____

  1. Calcule o resultado da divisão da medida de massa da melancia, em cada caso.

    Imagem: Ilustração. Uma melancia sobre uma balança. No visor, o peso: 8 kg. Fim da imagem.

    1. Divisão em 10 partes iguais. _____
    1. Divisão em 100 partes iguais. _____
  1. O diretor de uma empresa que fabrica sabonetes e desodorantes encomendou duas pesquisas com consumidores de seus produtos. O gráfico a seguir mostra a quantidade de consumidores entrevistados em cada pesquisa.
Imagem: Gráfico de colunas. Consumo de sabonetes e desodorantes. No eixo vertical, a quantidade de pessoas e no eixo horizontal, o produto.  Sabonete: 600 pessoas;  Desodorante: 400 pessoas.  Fim da imagem.

Fonte: Pesquisa da professora Ana (5 fev. 2023).

  1. Quantos consumidores foram entrevistados ao todo? _____
  1. Se 2 3 dos entrevistados da pesquisa sobre o sabonete são mulheres, quantas mulheres participaram dessa pesquisa? _____

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

  1. Com um colega, elaborem um problema com base na ilustração abaixo que envolva a divisão. Depois, troquem-no com outra dupla para que ela o resolva.
Imagem: Ilustração. Um jovem com fones de ouvidos observa um par de patins em uma vitrine. Atrás, o preço: R$ 139,00. Ao lado, outro jovem observa uma raquete na vitrine com o preço R$ 157,00. Acima dos produtos, faixa com a informação: TUDO EM 10 VEZES SEM ACRÉSCIMO. Fim da imagem.

228

Porcentagem

  1. Para saber quanto é 25% de 400 doces, Sílvia montou o quadro abaixo.
    1. Complete-o.

      Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

    1. Como você faria para calcular 10% de 400 com base no quadro de Sílvia?

Quadro: equivalente textual a seguir.

Taxa percentual de 400

Quantidade de doces

100% ou 100 em cada 100

400

50% ou 50 em cada 100

_____

25% ou 25 em cada 100

_____

  1. Observe a situação.
Imagem: Ilustração. Uma mulher aponta para frente e pergunta: Quanto custam duas bonecas e um carrinho? Na frente dela há um balcão com uma boneca e um carrinho em cima. Atrás do balcão, um homem responde: R$ 60,00, mas, se você pagar à vista, terá 10% de desconto. Atrás do homem há uma prateleira com vários carrinhos e atrás da mulher há caixas com bonecas.  Fim da imagem.
  1. Qual é o valor do desconto na compra à vista? _____
  1. Quanto custarão à vista os brinquedos mencionados? _____
  1. Um site de viagens realizou uma pesquisa com 600 turistas sobre a preferência entre os três restaurantes de uma cidade. O gráfico seguinte mostra o resultado.
Imagem: Gráfico em setores. Preferência dos turistas por restaurantes.  Salada Mista: 50%;  Caldo Bom: 25%;  Sabor da Roça: 25%.  Fim da imagem.

Fonte: Site de viagens (17 mar. 2023).

  1. Quantos turistas entrevistados disseram preferir o restaurante Salada Mista?

    _____

  1. Quantas pessoas preferem o restaurante Caldo Bom? E o Sabor da Roça? _____

229

  1. O salário de Ana é composto de uma parte fixa de R$ 1 900,00 e uma parte variável de 3% do valor total de mercadorias que ela vende no mês.
Imagem: Ilustração.  Ana, mulher com cabelo castanho na altura dos ombros pensa: Neste mês, vendi um total de R$ 8.000,00 em mercadorias. Qual será meu salário? Ao seu lado há um liquidificador e atrás dela, várias embalagens em uma estante. Ana olha para cima com a mão direita sob o queixo e pensa: Preciso calcular 3% de R$ 8.000,00. Fim da imagem.

1% de 8 000 é igual a 1 100 de 8.000

8.000 ÷ 100 = 80

1% de 8.000 é igual a 80.

Então, 3% de R$ 8.000,00 é igual a 3 vezes R$ 80,00, ou seja, R$ 240,00.

Salário - R$ 1.900,00 mais R$ 240,00, ou seja: R$ 2.140,00

Para calcular 3% de 8.000, o gerente de Ana usou uma calculadora.

Sabendo que 3% = 3 100 = 0,03, ele calculou essa porcentagem de duas maneiras.

Cálculo com o uso da tecla %

Imagem: Ilustração. Teclas: 8, 0, 0, 0, x, 3, %. Visor com o resultado: 240.    Fim da imagem.

Cálculo sem o uso da tecla %

Imagem: Ilustração. Teclas: 8, 0, 0, 0, x, 0, ∙, 0, 3, =. Visor com o resultado: 240.  Fim da imagem.
  1. 5% de 500
  1. 15% de 200
  1. 20% de 600
  1. 80% de 150

Boxe complementar:

Desafio

Na festa junina de uma escola, estavam presentes algumas pessoas, das quais 30 eram estudantes. As outras eram funcionários ou familiares de estudantes. Observe o gráfico e descubra quantas pessoas estavam presentes nessa festa junina.

_____

Imagem: Gráfico em setores. Pessoas presentes na festa junina.  Estudantes: 50%;  Familiares: 30%;  Funcionários: 20%.  Fim da imagem.

Fonte: Organizadora da festa junina (6 jun. 2023).

CRÉDITO: ADILSON SECCO

Fim do complemento.

230

A Matemática me ajuda a ser

…uma criança que não pratica bullying

Bullying é um termo em inglês que significa intimidar. Ocorre quando alguém ou um grupo maltrata repetidamente uma pessoa para que ela se sinta humilhada, desrespeitada e com medo.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fez em 2015 uma pesquisa no Brasil sobre bullying com estudantes do 9º ano.

Porcentagem aproximada de estudantes, segundo a frequência com que se sentiram humilhados, no Brasil (em 2015)

Imagem: Gráfico em setores. Porcentagem aproximada de estudantes, segundo a frequência com que se sentiram humilhados, no Brasil (em 2015).  Na maior parte do tempo ou sempre: 6%;  Raramente ou às vezes: 38%;  Nenhuma vez: 56%.   Fim da imagem.

FONTE: Dados obtidos em: Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2015. Rio de Janeiro: IBGE, 2015. Disponível em: http://fdnc.io/9oF. Acesso em: 13 mar. 2021.

Imagem: Ilustração. Um monstro roxo com tentáculos está empurrando um monstro azul e redondo. Atrás, um monstro vermelho está rindo – HA, HA, HA!  Fim da imagem.

Aproximadamente 20 em cada 100 estudantes entrevistados, ou seja, aproximadamente 20% deles, contaram ter esculachado, zoado, caçoado, mangado ou intimidado um colega a ponto de o magoar.

Veja como o problema do bullying em escolas atinge porcentagens próximas em todas as regiões do Brasil.

Porcentagem aproximada de estudantes que se sentiram humilhados por colegas por causa da cor ou da etnia, por região (em 2015)

Imagem: Gráfico de colunas. Porcentagem aproximada de estudantes que se sentiram humilhados por colegas por causa da cor ou da etnia, por região (em 2015). No eixo vertical, a porcentagem e no eixo horizontal, a região.  Norte: 6%;  Nordeste: 6%; Sudeste: 6%; Sul: 5%; Centro-Oeste: 6%.  Fim da imagem.

FONTE: Dados obtidos em: Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2015. Rio de Janeiro: IBGE, 2015. Disponível em: http://fdnc.io/9oF. Acesso em: 17 maio 2021.

Imagem: Ilustração. Dois seres com tentáculos estão andando e segurando bandejas com alimento. Eles se afastam e falam nervosos: Saia de perto de nós. Você é chata! Atrás deles, um ser com mola segura uma bandeja com uma lágrima no rosto.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Fundo com faixas amarelas. Fim da imagem.

231

Nessa pesquisa realizada pelo IBGE, as causas das humilhações eram referentes a cor ou etnia, religião, aparência do rosto, aparência do corpo, orientação sexual, região de origem, entre outros motivos.

Imagem: Ilustração. Um ser com formato arredondado e esferas em volta do corpo segura um celular e o observa com os olhos arregalados e a boca aberta.  Fim da imagem.

Porcentagem aproximada de estudantes que se sentiram humilhados por provocações devido à aparência do corpo, no Brasil (em 2015).

Imagem: Gráfico em setores. Sentiram-se humilhados: 16%;  Não se sentiram humilhados: 84%.  Fim da imagem.

FONTE: Dados obtidos em: Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2015. Rio de Janeiro: IBGE, 2015. Disponível em: http://fdnc.io/eUx. Acesso em 17 maio 2021.

Na pesquisa de 2015, também se perguntou se os estudantes estavam sendo legais uns com os outros.

Porcentagem aproximada de estudantes segundo a frequência com que os colegas os trataram bem e/ou foram prestativos, no Brasil (em 2015)

Imagem: Gráfico em setores. Na maior parte do tempo ou sempre: 63%;  Raramente ou às vezes: 28%:  Nenhuma vez: 9%.  Fim da imagem.

FONTE: Dados obtidos em: Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2015. Rio de Janeiro: IBGE, 2015. Disponível em: http://fdnc.io/eUx. Acesso em 17 maio 2021.

Imagem: Ilustração. Dois seres grandes pegam livros e papéis do chão e sorriem. Um deles fala: Nós ajudamos você. Na frente deles, um ser pequeno com formato de minhoca sorri e responde: Obrigado, pessoal!  Fim da imagem.

FONTE: Informações obtidas em: Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2015. Rio de Janeiro: IBGE, 2015. Disponível em: http://fdnc.io/9oF. Acesso em: 26 fev. 2021.

Tome nota

  1. Em cada 100 estudantes entrevistados em 2015, aproximadamente quantos se sentiram humilhados raramente ou às vezes?

    _____

  1. Na região do Brasil em que você mora, qual foi a porcentagem aproximada de estudantes que se sentiram humilhados por causa da cor ou da etnia em 2015?

    _____

  1. Qual é a porcentagem aproximada de estudantes que se sentiram humilhados por provocações por causa da aparência do corpo segundo a pesquisa de 2015?

    _____

  1. Segundo a pesquisa de 2015, aproximadamente quantos estudantes em cada 100 entrevistados declararam que os colegas os trataram bem e/ou foram prestativos na maior parte do tempo ou sempre? _____

Reflita

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Grupo. Fim da imagem.

Converse com os colegas e o professor sobre as medidas que podem ser tomadas para combater o bullying na escola.

232

Compreender informações

Organizar dados coletados em gráficos de linha

  1. A rodoviária da cidade de Amarópolis registra todas as viagens que seus ônibus fazem. Observe na tabela a seguir quantas viagens foram feitas por mês no semestre de 2023.

Quantidade de viagens feitas por mês

Tabela: equivalente textual a seguir.

Mês

Quantidade de viagens

Janeiro

30

Fevereiro

25

Março

15

Abril

20

Maio

10

Junho

5

Fonte: Rodoviária de Amarópolis (9 jul. 2023).

Imagem: Ilustração. Pessoas formando uma fila ao lado de um ônibus. Ao fundo, o terminal rodoviário.  Fim da imagem.

Esses dados podem ser apresentados em um gráfico de linha, no qual representamos por pontos a quantidade de viagens feitas em cada mês. Depois, para visualizar melhor a variação a cada mês, os pontos correspondentes a meses seguidos são ligados por uma linha reta.

Imagem: Gráfico em linhas. Quantidade de viagens feitas por mês. No eixo vertical, a quantidade de viagens e no eixo horizontal, o mês.  
Janeiro: 30 viagens.  
Fevereiro: 25 viagens.  
Março: 15 viagens.  
Abril: 20 viagens. 
Maio: 10 viagens. 
Junho: 5 viagens. 
 Fim da imagem.

Fonte: Rodoviária de Amarópolis (9 jul. 2023).

  1. Complete o gráfico de linha acima com as viagens que faltam de acordo com a tabela.
  1. Em qual mês foram feitas mais viagens? E menos viagens?

    _____

  1. Nesse período, a quantidade de viagens só diminuiu? Justifique.

    _____

    Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Você considera mais fácil visualizar a variação entre os dados observando a tabela ou o gráfico de linha? Justifique.

233

  1. Daniela registrou em sua agenda o número de horas de estudo em cada dia da semana passada.
    1. Complete o gráfico de linha a seguir de acordo com essas anotações.
Imagem: Ilustração. Agenda aberta com as informações: Segunda-feira: 4 horas;  Terça-feira: 3 horas;  Quarta-feira: 1 hora;  Quinta-feira: 2 horas;  Sexta-feira: 5 horas.   Fim da imagem.
Imagem: Gráfico em linhas. Horas de estudo de Daniela. No eixo vertical, o número de horas e no eixo horizontal, o dia da semana.  Segunda-feira: 4 horas;  Terça-feira: 3 horas;  Quarta-feira: 1 hora;  Quinta-feira: 2 horas;  Sexta-feira: 5 horas.  Fim da imagem.

Fonte: Anotações de Daniela (11 ago. 2023).

  1. De segunda-feira para terça-feira, aumentou ou diminuiu a quantidade de horas de estudo? Quantas horas?

    _____

  1. Ao longo dessa semana, qual foi o dia em que Daniela estudou menos tempo?

    _____

  1. O gráfico abaixo mostra o valor obtido pelas exportações de brinquedos de uma indústria no período de 5 anos.
Imagem: Gráfico em linhas. Valor obtido pelas exportações de brinquedos. No eixo vertical, o valor obtido (em milhões de reais) e no eixo horizontal, o ano.  2018: 4 milhões de reais;  2019: 12 milhões de reais;  2020: 20 milhões de reais;  2021: 20 milhões de reais;   Fim da imagem.

Fonte: Indústria de brinquedos (jan. 2023).

  1. De 2018 a 2022, o valor obtido sempre aumentou? Justifique.

    _____

    Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

  1. Crie duas perguntas com base nos dados do gráfico e troque com um colega para respondê-las.

234

O que você aprendeu

Avaliação processual

  1. Bruna competiu em um campeonato juvenil de ginástica artística feminina. A pontuação obtida por ela em cada prova é mostrada no quadro a seguir.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Prova

Pontuação

Salto sobre o cavalo

12,435

Barras paralelas

10,455

Trave

12,250

Solo

11,850

  1. Em qual prova Bruna obteve a maior pontuação? E a menor?

    _____

  1. Qual é a diferença entre a maior e a menor pontuação obtida por ela?

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  1. Quantos pontos Bruna obteve no total?

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  1. O esquema representa os municípios de Trovoadas e de Calmaria. Nesse esquema, cada centímetro corresponde a 5,4 quilômetros.
Imagem: Ilustração. À esquerda, mais abaixo, a cidade de Trovoadas e à direita, mais acima, a cidade de Calmaria. Entre elas há uma reta diagonal.   Fim da imagem.
  1. Com uma régua, obtenha a medida da distância, em centímetros, que separa em linha reta esses dois municípios no esquema. _____
  1. Qual é a medida da distância entre esses dois municípios em quilômetros?

    _____

  1. Escreva os números que completam os espaços indicados na reta numérica.
Imagem: Ilustração. Reta numérica que vai de 3 a 4, alternando em 0,1. Da esquerda para a direita: 3,  espaço para resposta, 3,10, 3,20, espaço para resposta, 3,30, 3,40, espaço para resposta, 3,50, 3,60, espaço para resposta, 3,70, espaço para resposta, 3,80, espaço para resposta, 3,90, 4.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Um modelo de pirâmide de base quadrada tem todas as arestas com comprimento de mesma medida. Se o perímetro de sua base mede 38 centímetros, qual é a medida em centímetro do comprimento de cada aresta desse modelo de pirâmide?

    _____

Imagem: Ilustração. Uma pirâmide de vidro com base quadrada. Fim da imagem.

235

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Eduardo fez a divisão mostrada abaixo. Ele usou o algoritmo usual, mas cometeu um erro.
Imagem: Ilustração. Caderno com a divisão na chave. À esquerda da chave, o dividendo: 5,75. À direita da chave, o divisor: 5. Abaixo de 5,75, sinal de subtração e o número 5. Traço na horizontal, 07, sinal de subtração, 5, traço na horizontal, 25, sinal de subtração, 25, traço na horizonta e o resto: 0. Abaixo do divisor, 11,5.  Fim da imagem.
  1. Qual foi o erro de Eduardo?
  1. Qual é o resultado correto dessa divisão? _____
  1. Como você pode conferir se esse resultado está correto sem usar uma calculadora?

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  1. Ivan esqueceu-se de pagar uma conta no valor de R$ 230,00 até a data de vencimento. Por isso, ele teve de pagar 2% de multa sobre esse valor.
    1. Quanto Ivan teve de pagar de multa? _____
    1. Qual passou a ser o valor da conta? _____
  1. Ricardo foi a uma loja para comprar uma televisão que custa R$ 900,00, mas ele está indeciso sobre qual das duas formas de pagamento deve escolher.
Imagem: Ilustração. Placa com a informação: Venda de televisão.  À vista: 10% de desconto ou 10% de entrada mais 3 vezes R$ 275,00.  Fim da imagem.
  1. Se Ricardo pagar à vista, quanto custará a televisão? _____
  1. Se escolher a outra forma de pagamento, quanto ele pagará, no total, pela televisão? _____
  1. De quantos reais é a diferença entre os preços das duas formas de pagamento? _____

Autoavaliação

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.