236

UNIDADE 8. Localização

Imagem: Ilustração. Malha quadriculada com quatorze colunas (A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N) e nove fileiras (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9). Ao fundo, parque de diversões. No canto inferior esquerdo, entre as colunas A, B, C, 1, 2, 3 há um quiosque de sorvetes (A1), um carrossel e um menino com camiseta vermelha (A3). Acima, entre as colunas A, B, C, 4, 5, 6 há uma ponte e abaixo dela, um trilho. E parte de uma mansão assombrada. Em seguida, entre as colunas A, B, C, 7, 8, 9, a outra parte da mansão assombrada e árvores. Ao lado, entre as colunas D, E, F, 1, 2, 3, a entrada do parque, árvores e trilhos. Acima, entre as colunas D, E, F, 4, 5, 6, um barco viking, um carrinho de pipoca e parte de um vulcão com dinossauros (Terra Esquecida). Em seguida, entre as colunas D, E, F, 7, 8, 9, uma Xícara Maluca, parte de um trilho e árvores. No centro, entre as colunas G, H, I, 1, 2, 3 parte de um trem vermelho, árvores e o trilho. Acima, entre as colunas D, E, F, 4, 5, 6, parte da Terra Esquecida, parte de um cinema 4D e parte de uma torre. Em seguida, entre as colunas D, E, F, 7, 8, 9, parte superior da torre, árvores e morros. Ao lado, entre as colunas J, K, L, 1, 2, 3, uma Estação do trem com uma torre, árvores e trilhos. Acima, entre as colunas J, K, L, 4, 5, 6, uma montanha-russa (Hiperveloz), parte do cinema 4D, trilhos e Vanessa, Roberto, Marcos e Beatriz (L6). Em seguida, entre as colunas J, K, L, 7, 8, 9, parte de uma lanchonete, mesas, árvores e morros. À direita, entre as colunas M, N, 1, 2, 3, um brinquedo que gira (Cometa) e trilhos. Acima, entre as colunas M, N, 4, 5, 6, um chafariz, plantas, flores, bancos. Em seguida, entre as colunas M, N, 7, 8, 9, sanitários, parte da lanchonete e árvores. Por todo o parque há adultos e crianças.  Fim da imagem.

237

Boxe complementar

Para refletir...

Vanessa, Roberto, Marcos e Beatriz marcaram de se encontrar dentro do parque. Veja a ilustração e descreva o local de encontro.

_____

A localização da barraca de sorvete pode ser indicada usando uma letra e um número. Marque com X a opção que indica a localização dessa barraca.

( ) M1

( ) C2

( ) A1

( ) B3

Boxe complementar

238

Localização com coordenadas

  1. Observe a cena e leia o que Vânia está dizendo.
Imagem: Ilustração. Vânia, menina com cabelo ondulado e comprido está com as mãos viradas para cima. Ela fala: Quero colocar um livro no armário da Jane, mas ela só me disse que o armário dela é amarelo. Na frente dela há um armário com dezesseis portas, divididas em quatro colunas. À esquerda, quatro portas vermelhas, em seguida, quatro portas amarelas, ao lado, quatro portas azuis e à direita, quatro portas verdes. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Lídia está tentando adivinhar a posição de cada desenho feito por Caio na malha quadriculada.

Exemplo de desenho:

Imagem: Ilustração. Exemplo de desenho: Malha quadriculada com seis colunas (A, B, C, D, E, F) e seis fileiras (1, 2, 3, 4, 5, 6).  
Em A6 há um carrinho vermelho.  
Em B2, um patinho amarelo.  
Em D2, um lápis azul.  
Em D3, uma bola de futebol.  
 Fim da imagem.

Lídia disse: posição D3.

Caio procurou na malha quadriculada a letra D e, em seguida, observou 3 quadrinhos acima. Então, ele disse a Lídia: “Você acertou a bola!”.

D3 indica o lugar em que a bola está nessa malha; isto é, indica sua localização.

  1. B2 indica a localização de qual desenho? Por quê?

    _____

  1. Como podemos indicar a localização do carrinho? _____

    Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Desenhe uma folha em um dos quadrinhos da malha e peça a um colega que adivinhe a localização da folha que você desenhou.

239

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Pinte em cada malha quadriculada apenas os quadrinhos que têm a localização indicada.

a)

Imagem: Ilustração. Placa com a informação: C2, C3, C4, C5, C6, D2, D4, D6, E2, E4, E6, F2, F6.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Malha quadriculada com oito colunas (A, B, C, D, E, F, G, H) e oito fileiras (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8). 
 Fim da imagem.

b)

Imagem: Ilustração. Placa com a informação: C2, D1, E1, F2, F3, E4, D5, C6, C7, D8, E8, F7.    Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Malha quadriculada com oito colunas (A, B, C, D, E, F, G, H) e oito fileiras (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8).  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Márcia dividiu os estudantes de sua classe em 5 grupos para fazerem um trabalho sobre reciclagem. Ela anotou o nome dos componentes em uma planilha eletrônica. Veja a seguir.
Imagem: Ilustração. Márcia fala: Observe que as colunas são indicadas por letras e as linhas, por números. Chamamos de coordenadas a letra e o número que indicam a posição de uma casa dessa planilha.  Fim da imagem.

Tabela: equivalente textual a seguir.

A

B

C

D

E

1

Grupo 1

Grupo 2

Grupo 3

Grupo 4

Grupo 5

2

Antônio

Felipe

Raquel

Marcelo

Carolina

3

Valentina

Clara

Enzo

Gustavo

Joaquim

4

Pedro

Bruna

Júlia

Marina

Flávio

5

Luísa

João

Lorena

Eduarda

Marcos

6

Carla

Mateus

Heloísa

Artur

Helena

  1. Qual letra indica a coluna dos componentes do grupo 3? Quais são os componentes desse grupo? _____
  1. Bruna fará parte de qual grupo? Seu nome pode ser localizado em qual coluna e em qual linha? _____
  1. Qual nome pode ser localizado em D6? _____

240

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Para descrever a posição de lugares ou objetos com mais precisão, você pode usar uma malha quadriculada e nomear as linhas e as colunas a fim de indicar as coordenadas do local que pretende descrever.
    • Desenhe, na malha quadriculada a seguir, uma representação com alguns lugares de sua cidade ou bairro. Você pode desenhar pontos turísticos, comércios, residências, praças etc. É importante que, no seu desenho, seja considerada a proximidade entre os lugares reais. Não se esqueça de indicar um título para o seu desenho.

Representação de _____

Imagem: Ilustração. Malha quadriculada com dez colunas (A, B, C, D, E, F, G, H, I, J) e onze fileiras (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11). Fim da imagem.

241

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Considere a representação que você desenhou na atividade 5 e reúna-se com um colega para fazer esta atividade. Você deverá indicar ao seu colega 4 ou mais elementos de seu desenho para que ele os represente na malha que está no livro dele. Depois, ele também indicará 4 elementos ou mais do desenho dele para você representar na malha a seguir. Vocês deverão revelar os elementos por meio das coordenadas, por exemplo: há uma praça em J10, e uma escola localizada em F4 e G4.

Representação de _____

Imagem: Ilustração. Malha quadriculada com dez colunas (A, B, C, D, E, F, G, H, I, J) e onze fileiras (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11). Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

242

Mapa de ruas

  1. Lílian mora na casa que fica na esquina da Rua das Amoreiras com a Rua Rosas Amarelas.
Imagem: Ilustração. Malha quadriculada com seis colunas (A, B, C, D, E, F) e sete fileiras (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7).  A Rua Avaliação ocupa a coluna A 1, 2, 3, 4, 5, 6.  A Rua Rosas Amarelas ocupa a coluna B inteira.  A Rua Dezembro ocupa a coluna C inteira. A Rua Lindo Azul ocupa a coluna D inteira. A Avenida Brasileira ocupa a coluna E inteira. A Rua Anoitecer ocupa a coluna F inteira. A Rua Conde ocupa a fileira 1 inteira. A Rua do Museu ocupa a fileira 2 inteira. A Avenida Vinte e Dois de Junho ocupa a fileira 3 inteira. A Rua Amanhecer ocupa a fileira 4 inteira. A Rua Pedreira ocupa a fileira 5 inteira. A Rua das Amoreira ocupa a fileira 6 inteira. A Rua Novembro ocupa a fileira 7 inteira.  Fim da imagem.
  1. Onde está localizada a casa de Lílian nesse mapa?

    A letra B indica a coluna onde a Rua Rosas Amarelas está.

    O número _____ indica a linha em que está a Rua das Amoreiras.

    A casa de Lílian localiza-se em _____.

  1. Lílian encontrou uma amiga em uma esquina localizada em A5 no mapa. Onde foi o encontro das duas amigas?

    O encontro das duas amigas foi na esquina da _____ com a _____.

  1. Observe o mapa abaixo e complete.

    Imagem: Ilustração. Malha quadriculada com três colunas (A, B, C) e três fileiras (1, 2, 3).  A Rua Arara ocupa a coluna A1.  A Rua Cisne ocupa as colunas A2 e A3.  A Avenida Pardal ocupa as colunas B1 e A2.  A Avenida Pavão ocupa as colunas A3, B2 e C2.  A Rua Pato ocupa as colunas C2 e B1.  Fim da imagem.

    1. A Rua Arara está localizada em _____.
    1. A esquina da Rua Pato com a Avenida Pardal está localizada em _____.

Observação: Os elementos nesta página não estão representados em escala de tamanho. Fim da observação.

243

  1. Siga a orientação do trajeto e descubra a localização.

    Fábio estava na Avenida Pelicano e seguiu em direção à Praça Alegre. Ele virou à esquerda na Avenida Papagaio e seguiu em frente até avistar uma praça à direita.

    Qual é a localização, na malha quadriculada, da praça que Fábio avistou no final de seu trajeto? _____

Imagem: Ilustração. Malha quadriculada com cinco colunas (A, B, C, D, E) e quatro fileiras (1, 2, 3, 4).  A Avenida Pelicano ocupa as colunas A4, A3 e B2.  A Avenida Papagaio ocupa as colunas A1, B1, B2, C2, D3 e D4.  A Avenida Ganso ocupa as colunas C4, D4 e E3.  A Praça Feliz está em B4; a Praça Alegre em A1, B1, C1 e C2; a Praça Bonita está em E4.  Fim da imagem.
  1. Observe o mapa abaixo e faça o que se pede.
Imagem: Ilustração. Malha quadriculada com nove colunas (A, B, C, D, E, F, G, H, I) e seis fileiras (1, 2, 3, 4, 5, 6).  A Avenida da Esquerda ocupa a coluna A inteira mais B1.  A Rua Dez ocupa as colunas C6, C5, C4, C3, D3, D2.  A Rua do Meio ocupa as colunas D6, D5, D4, D3, E3, E2.  A Rua Trinta ocupa as colunas E6, E5, E4, F3.  A Rua Cinquenta ocupa as colunas F6, F5, F4, G4, G3.  A Rua da Direita ocupa as colunas G6, G5, H4, H3.  A Rua Oitenta ocupa a fileira 6 inteira.  A Rua Vinte ocupa as colunas A4, B4, C4. A Rua Quarenta ocupa as fileiras B2, C2, D2, E2, F3, G3, H3, I3.  A Rua Noventa ocupa as fileiras A1, B1, C1, D1, E1, F2, G2, H2, I2. A Praça dos Milhões está em I2.  Fim da imagem.
  1. Indique com uma letra e um número o local do mapa em que a Rua Quarenta encontra a Rua Cinquenta. _____
  1. Indique com letras e números a localização do caminho mais curto que vai de uma extremidade à outra da Rua Vinte. _____

Observação: Os elementos nesta página não estão representados em escala de tamanho. Fim da observação.

244

Trajetos

  1. Observe, abaixo, o trecho de um mapa e responda às questões.
    1. O caminho que Mariana fez para ir ao supermercado está pintado de verde. Represente por uma letra e um número a casa onde Mariana iniciou seu caminho e a região onde ela o terminou. _____
    1. Complete o quadro abaixo com o trajeto percorrido por Mariana, indicando todas as casas da malha quadriculada por onde ela passou.
Imagem: Ilustração. Malha quadriculada com cinco colunas (A, B, C, D, E) e cinco fileiras (1, 2, 3, 4, 5).   Na parte inferior, Mariana está parada na frente de B1 (Início). Na frente dela há um caminho até um supermercado, ocupando os quadros B2, B3, B4, C4, D4 (Fim). Ao redor há casas e árvores.   Fim da imagem.

Início: B1, _____, _____, _____, _____, _____

Boxe complementar:

Desafio

Observe o mapa e responda às questões. Inês foi à casa de Maísa, que mora na Rua Júpiter, esquina com a Rua Marte, e fez o seguinte trajeto: saiu de casa, virou à esquerda e seguiu em frente pela Rua Mercúrio até a Rua Saturno; virou à direita e seguiu em frente até a Rua Terra, virou à esquerda e seguiu em frente até a Rua Marte. Depois virou à direita e seguiu em frente até a Rua Júpiter; virou à direita e à direita novamente.

Imagem: Ilustração. Malha quadriculada com sete colunas (A, B, C, D, E, F, G) e seis fileiras (1, 2, 3, 4, 5, 6).   Nos quadros A1, A2 e A4 há casas de frente para a Rua Vênus.  Acima, nos quadros A6, C6, F6 e G6 há casas de frente para a Rua Mercúrio.  Nas fileiras E4 e F4 há casas de frente para a Rua Terra.  Nas fileiras C2, E2 e F2 há casas de frente para a Rua Júpiter.  Na coluna B, a Rua Vênus; na coluna D, a Rua Saturno e na coluna G, a Rua Marte.  Na fileira 5, a Rua Mercúrio; na fileira 3, a Rua Terra e na fileira 1, a Rua Júpiter.  Fim da imagem.

CRÉDITO: GEORGE TUTUMI

Qual é a localização da casa de Maísa? E da casa de Inês? _____

Fim do complemento.

Observação: Os elementos nesta página não estão representados em escala de tamanho. Fim da observação.

245

Plano cartesiano

  1. Emerson traçou duas retas numeradas perpendiculares em uma malha quadriculada. Depois, ele representou alguns pontos nessa malha.
Imagem: Ilustração. À esquerda, reta vertical (y) com sete números e na parte inferior, reta horizontal (x) com sete números. No centro, malha quadriculada com pontos.  Ponto A (4,6), B (2,5), C (4, 3), D (0, 0), E (2, 2), F (5, 4), G (4, 0), H (0, 5), I (6, 1), J (1, 6).  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um homem com cabelo curto e óculos fala: Podemos indicar a posição desses pontos por meio de dois números, que chamamos de pares ordenados. Indicamos o ponto A pelo par ordenado (4, 6). O primeiro número do par corresponde à posição na reta horizontal, chamada de x, e o segundo número, à posição na reta vertical, chamada de y.  Fim da imagem.

O ponto D foi representado no ponto de encontro das duas retas. Esse ponto é indicado pelo par ordenado (0, 0) e é chamado de origem.

  1. Que ponto pode ser indicado pelo par ordenado (5, 4)?

    ( ) B

    ( ) G

    ( ) F

    ( ) H

  1. O ponto E pode ser indicado por qual par ordenado?

    ( ) (0, 2)

    ( ) (2, 2)

    ( ) (3, 2)

    ( ) (4, 2)

  1. Que ponto pode ser indicado pelo par ordenado (0, 5)?

    ( ) B

    ( ) G

    ( ) C

    () H

  1. Represente, na imagem acima, os pontos I (6, 1) e J (1, 6).

246

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Represente os seguintes pontos.

A (3, 3)

B (3, 5)

C (1, 5)

D (1, 1)

E (3, 1)

F (5, 1)

G (5, 3)

Imagem: Ilustração. À esquerda, reta vertical (y) com sete números e na parte inferior, reta horizontal (x) com sete números.  Fim da imagem.
  1. Com uma régua, trace um segmento de reta unindo os pontos A e B. Depois, trace outros segmentos unindo os pontos B e C, C e D, D e E e, por fim, os pontos E e A. A figura que você obteve corresponde ao contorno de qual polígono? _____
  1. Trace segmentos de reta unindo os pontos E e F, F e G e, por fim, os pontos G e A. Agora, você tem a representação dos contornos de quais figuras?

    _____

  1. Que outro segmento de reta poderia ser traçado de modo que seja obtido o contorno de um trapézio e o de um triângulo retângulo?

    _____

  1. Represente outros quatro pontos H, I , J e K, de modo que a figura obtida ao unir esses pontos seja o contorno de um paralelogramo não retângulo. Depois, indique as coordenadas desses pontos.
    • H: _____
    • I : _____
    • J: _____
    • K: _____

      Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

    1. Compare as suas representações com as de um colega e registre as diferenças entre elas.

      _____

247

  1. Observe a representação do bairro onde Joana mora. Cada linha representa uma rua desse bairro e cada quadrinho representa uma quadra.
Imagem: Ilustração. À esquerda, reta vertical (y) com nove números e na parte inferior, reta horizontal (x) com onze números. No centro, malha quadriculada com pontos. Ao lado, rosa dos ventos. Resposta: Ponto J (2, 1), A (2, 5), B (4, 5), C (4, 6), D (9, 6), E (9, 3). Fim da imagem.

A casa de Joana localiza-se em uma das esquinas próximas ao ponto de coordenadas (2, 1). Ela saiu de sua casa, seguindo o sentido norte, e caminhou por 4 quadras até o ponto A. Deu um giro de 90° e caminhou no sentido leste por 2 quadras, até o ponto B. Deu mais um giro de 90° e caminhou uma quadra no sentido norte até o ponto C.

  1. Identifique a casa de Joana e os pontos A, B e C na malha.
  1. Quais são as coordenadas dos pontos A, B e C?

    _____

    Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Trace o caminho de Joana até o ponto C.

    Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Depois, Joana continuou seu percurso passando pelos pontos D (9, 6) e E (9 ,3). Identifique, na malha, o percurso de Joana até o ponto E.
  1. Descreva abaixo o percurso de Joana do ponto E à casa dela, passando pelo ponto B.

    _____

248

Matemática em textos

Leia

Alguns governos estaduais e municipais disponibilizam, na internet ou em material impresso, imagens e mapas com informações sobre o turismo local. A imagem a seguir é disponibilizada pelo governo do estado de Alagoas com a indicação de diversos destinos turísticos do estado.

Imagem: Mapa de Alagoas. À esquerda, a informação: VEJA ONDE ESTÃO AS 10 MELHORES DICAS DE VIAGEM DE ALAGOAS.  DISTÂNCIA ENTRE OS PRINCIPAIS ATRATIVOS E MACEIÓ.  Maragogi – 131 km.  Porto de Pedras – 128 km.  Passo de Camaragibe – 89 km. Barra de Santo Antônio - 45 km.  Paripueira – 36 km. Praia de Ipioca - 22 km.  Praia do Francês - 20 km. Marechal Deodoro - 30 km. Barra de São Miguel - 35 km.  Piaçabuçu – 135 km.  Penedo – 160 km.  Piranhas – 280 km. Delmiro Gouveia – 283 km.  No mapa, ilustrações de pontos turísticos e cidades.  À direita, destaque para números de 1 a 8 e cidades: Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedras, S. M. dos Milagres, Barra de S. Antônio, Paripueira, Maceió (Capital próxima dos números 5 e 6) e Barra de São Miguel. Na parte inferior, a rosa dos ventos.  Fim da imagem.

Disponível em: http://fdnc.io/eUy. Acesso em: 27 fev. 2021.

Imagem: Mapa. Destaque para números de 1 a 8 e cidades: Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedras, S. M. dos Milagres, Barra de S. Antônio, Paripueira, Maceió (Capital próxima dos números 5 e 6) e Barra de São Miguel.  Fim da imagem.

No detalhe da imagem representada acima, identificamos Maceió, que é a capital de Alagoas, e alguns municípios litorâneos desse estado.

Observação: Os elementos nesta página não estão representados em escala de tamanho. Fim da observação.

249

Responda

  1. O que está representado na imagem da página anterior?

    _____

  1. Há alguns números nessa imagem. A capital desse estado está próxima de quais números? _____
  1. Os municípios de Maragogi e Japaratinga estão próximos de qual número?

    _____

Analise

  1. Juliana está em Maceió e pretende visitar o município de Porto de Pedras.
    1. Segundo o quadro com as distâncias, quantos quilômetros Juliana vai percorrer de Maceió até esse município? _____
    1. Identifique, na imagem, uma possível estrada que Juliana deverá percorrer até chegar a Porto de Pedras. Se ela seguir por essa estrada, por quais outros 3 municípios ela passará?

      _____

  1. Um turista está em Maceió, pretende ir até Maragogi e, depois, para Barra de São Miguel, passando por Maceió. Quantos quilômetros ele vai percorrer nesse percurso?

    _____

Aplique

Imagem: Ícone: Grupo. Fim da imagem.

Pesquise, na internet ou em locais turísticos de seu município ou estado, se há mapas ou imagens com a indicação de locais turísticos. Leve para a escola o material que você coletou e compartilhe com o professor e os colegas.

250

Compreender informações

Pesquisar e organizar dados

  1. Beatriz pesquisou a medida da temperatura máxima prevista para os dias de uma semana de janeiro de 2023 que passaria em uma praia com sua família. Ela anotou as informações obtidas em uma planilha eletrônica.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Seg.

Ter.

Qua.

Qui.

Sex.

Sáb.

Dom.

Medida da temperatura máxima (° C)

26

30

28

30

24

24

30

No céu...

Ilustração. Sol atrás de uma nuvem.

Ilustração. Sol.

Ilustração. Sol.

Ilustração. Sol.

Ilustração. Sol atrás de uma nuvem.

Ilustração. Sol atrás de uma nuvem.

Ilustração. Sol.

Beatriz também organizou essas informações em um gráfico de linhas, para visualizar mais facilmente a variação da medida da temperatura máxima prevista.

  1. Ajude Beatriz a terminar de organizar os dados no gráfico de linhas.
Imagem: Gráfico em linhas sobre malha quadriculada. Medida da temperatura máxima prevista. No eixo vertical, a temperatura (ºC) e no eixo horizontal, o dia da semana.  
Fim da imagem.

Fonte: Anotações de Beatriz (jan. 2023).

251

  1. Em qual período foi registrada a maior queda da medida da temperatura máxima prevista? _____
  1. Em quais dias estão registrados os picos de medidas das temperaturas máximas? _____
  1. Escolha uma cidade onde você queira passar o próximo fim de semana e pesquise na internet as medidas das temperaturas máximas previstas nesse período para essa cidade.
    1. Anote no caderno as informações obtidas.
    1. Organize essas informações em um gráfico.
Imagem: Ilustração. Malha quadriculada. Fim da imagem.
  1. Escreva um texto contando se a viagem deve acontecer ou não, com base nas informações organizadas no gráfico.

    _____

252

O que você aprendeu

  1. Márcio sairá com o carro de sua casa, localizada em A2, e irá ao banco, que está em H3.
Imagem: Ilustração. Malha quadriculada com oito colunas (A, B, C, D, E, F, G, H) e cinco fileiras (1, 2, 3, 4, 5). Há casas nos quadros A1, A2, A3, A5, B5, C2, C3, C5, E2, E3, E5, F2, F3, F5, H5. Há um Banco em H3 e um Hospital em H1 e H2. 
 Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Orientando-se pelo mapa seguinte, responda às questões.
Imagem: Ilustração. Malha quadriculada com cinco colunas (A, B, C, D, E) e cinco fileiras (1, 2, 3, 4, 5).  A Rua Castanha-de-caju ocupa a coluna A inteira.  A Rua Avelã ocupa as colunas D5, D4, D3, C2, C1.  A Rua Castanha-do-pará ocupa as colunas E5, E4, E3, E2, D2, D1.  A Rua Amêndoas Doces ocupa as fileiras A3, B2, C2.  A Praça está no quadro D1.   Fim da imagem.
  1. Carlos disse que a casa de sua amiga Flávia está localizada em A3. Em que rua Flávia mora?

    _____

  1. No mapa, onde se localiza a esquina da Rua Amêndoas Doces com a Rua Avelã?

    _____

Observação: Os elementos nesta página não estão representados em escala de tamanho. Fim da observação.

253

Avaliação processual

  1. Observe o desenho na malha e descreva um trajeto que Pedro pode fazer para chegar ao tesouro.
Imagem: Ilustração. Malha quadriculada com quatorze colunas (A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N) e cinco fileiras (1, 2, 3, 4, 5). Pedro está no quadro B1, o tesouro está no quadro G5 e o barco nas colunas K, L, M, 1, 2, 3.  Fim da imagem.

_____

  1. Indique as coordenadas dos pontos destacados.
Imagem: Ilustração. À esquerda, reta vertical (y) com sete números e na parte inferior, reta horizontal (x) com onze números. No centro, malha quadriculada com pontos.  Ponto A (9, 1), B (3, 4), C (10, 0), D (6, 3), E (1, 2), F (8, 6), G (5, 2), H (5, 5), I (8, 3), J (2, 1), K (0, 6).  Fim da imagem.

A - _____

B - _____

C - _____

D - _____

E - _____

F - _____

G - _____

H - _____

I - _____

J - _____

K - _____

Autoavaliação

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.