236
UNIDADE 8. Localização
237
Boxe complementar
Para refletir...
Vanessa, Roberto, Marcos e Beatriz marcaram de se encontrar dentro do parque. Veja a ilustração e descreva o local de encontro.
_____
A localização da barraca de sorvete pode ser indicada usando uma letra e um número. Marque com X a opção que indica a localização dessa barraca.
( ) M1
( ) C2
( ) A1
( ) B3
Boxe complementar
238
Localização com coordenadas
- Observe a cena e leia o que Vânia está dizendo.
- Será que Vânia sabe exatamente qual é o armário de Jane? Explique sua resposta.
- Lídia está tentando adivinhar a posição de cada desenho feito por Caio na malha quadriculada.
Exemplo de desenho:
Lídia disse: posição D3.
Caio procurou na malha quadriculada a letra D e, em seguida, observou 3 quadrinhos acima. Então, ele disse a Lídia: “Você acertou a bola!”.
D3 indica o lugar em que a bola está nessa malha; isto é, indica sua localização.
- B2 indica a localização de qual desenho? Por quê?
_____
- Como podemos indicar a localização do carrinho?
_____
- Desenhe uma folha em um dos quadrinhos da malha e peça a um colega que adivinhe a localização da folha que você desenhou.
239
- Pinte em cada malha quadriculada apenas os quadrinhos que têm a localização indicada.
a)
b)
- Com o que se parece cada desenho que se formou após você pintar?
- Márcia dividiu os estudantes de sua classe em 5 grupos para fazerem um trabalho sobre reciclagem. Ela anotou o nome dos componentes em uma planilha eletrônica. Veja a seguir.
Tabela: equivalente textual a seguir.
A |
B |
C |
D |
E |
|
---|---|---|---|---|---|
1 |
Grupo 1 |
Grupo 2 |
Grupo 3 |
Grupo 4 |
Grupo 5 |
2 |
Antônio |
Felipe |
Raquel |
Marcelo |
Carolina |
3 |
Valentina |
Clara |
Enzo |
Gustavo |
Joaquim |
4 |
Pedro |
Bruna |
Júlia |
Marina |
Flávio |
5 |
Luísa |
João |
Lorena |
Eduarda |
Marcos |
6 |
Carla |
Mateus |
Heloísa |
Artur |
Helena |
- Qual letra indica a coluna dos componentes do grupo 3? Quais são os componentes desse grupo? _____
- Bruna fará parte de qual grupo? Seu nome pode ser localizado em qual coluna e em qual linha? _____
- Qual nome pode ser localizado em D6? _____
240
- Para descrever a posição de lugares ou objetos com mais precisão, você pode usar uma malha quadriculada e nomear as linhas e as colunas a fim de indicar as coordenadas do local que pretende descrever.
- Desenhe, na malha quadriculada a seguir, uma representação com alguns lugares de sua cidade ou bairro. Você pode desenhar pontos turísticos, comércios, residências, praças etc. É importante que, no seu desenho, seja considerada a proximidade entre os lugares reais. Não se esqueça de indicar um título para o seu desenho.
Representação de _____
241
- Considere a representação que você desenhou na atividade 5 e reúna-se com um colega para fazer esta atividade. Você deverá indicar ao seu colega 4 ou mais elementos de seu desenho para que ele os represente na malha que está no livro dele. Depois, ele também indicará 4 elementos ou mais do desenho dele para você representar na malha a seguir. Vocês deverão revelar os elementos por meio das coordenadas, por exemplo: há uma praça em J10, e uma escola localizada em F4 e G4.
Representação de _____
- Após representar os elementos, comparem os desenhos e verifiquem se fizeram as representações nos lugares corretos.
242
Mapa de ruas
- Lílian mora na casa que fica na esquina da Rua das Amoreiras com a Rua Rosas Amarelas.
- Onde está localizada a casa de Lílian nesse mapa?
A letra B indica a coluna onde a Rua Rosas Amarelas está.
O número _____ indica a linha em que está a Rua das Amoreiras.
A casa de Lílian localiza-se em _____.
- Lílian encontrou uma amiga em uma esquina localizada em A5 no mapa. Onde foi o encontro das duas amigas?
O encontro das duas amigas foi na esquina da _____ com a _____.
- Observe o mapa abaixo e complete.
- A Rua Arara está localizada em _____.
- A esquina da Rua Pato com a Avenida Pardal está localizada em _____.
Observação: Os elementos nesta página não estão representados em escala de tamanho. Fim da observação.
243
- Siga a orientação do trajeto e descubra a localização.
Fábio estava na Avenida Pelicano e seguiu em direção à Praça Alegre. Ele virou à esquerda na Avenida Papagaio e seguiu em frente até avistar uma praça à direita.
Qual é a localização, na malha quadriculada, da praça que Fábio avistou no final de seu trajeto? _____
- Observe o mapa abaixo e faça o que se pede.
- Indique com uma letra e um número o local do mapa em que a Rua Quarenta encontra a Rua Cinquenta. _____
- Indique com letras e números a localização do caminho mais curto que vai de uma extremidade à outra da Rua Vinte. _____
Observação: Os elementos nesta página não estão representados em escala de tamanho. Fim da observação.
244
Trajetos
- Observe, abaixo, o trecho de um mapa e responda às questões.
- O caminho que Mariana fez para ir ao supermercado está pintado de verde. Represente por uma letra e um número a casa onde Mariana iniciou seu caminho e a região onde ela o terminou. _____
- Complete o quadro abaixo com o trajeto percorrido por Mariana, indicando todas as casas da malha quadriculada por onde ela passou.
Início: B1, _____, _____, _____, _____, _____
Boxe complementar:
Desafio
Observe o mapa e responda às questões. Inês foi à casa de Maísa, que mora na Rua Júpiter, esquina com a Rua Marte, e fez o seguinte trajeto: saiu de casa, virou à esquerda e seguiu em frente pela Rua Mercúrio até a Rua Saturno; virou à direita e seguiu em frente até a Rua Terra, virou à esquerda e seguiu em frente até a Rua Marte. Depois virou à direita e seguiu em frente até a Rua Júpiter; virou à direita e à direita novamente.
CRÉDITO: GEORGE TUTUMI
Qual é a localização da casa de Maísa? E da casa de Inês? _____
Fim do complemento.
Observação: Os elementos nesta página não estão representados em escala de tamanho. Fim da observação.
245
Plano cartesiano
- Emerson traçou duas retas numeradas perpendiculares em uma malha quadriculada. Depois, ele representou alguns pontos nessa malha.
O ponto D foi representado no ponto de encontro das duas retas. Esse ponto é indicado pelo par ordenado (0, 0) e é chamado de origem.
- Que ponto pode ser indicado pelo par ordenado (5, 4)?
( ) B
( ) G
( ) F
( ) H
- O ponto E pode ser indicado por qual par ordenado?
( ) (0, 2)
( ) (2, 2)
( ) (3, 2)
( ) (4, 2)
- Que ponto pode ser indicado pelo par ordenado (0, 5)?
( ) B
( ) G
( ) C
() H
- Represente, na imagem acima, os pontos I (6, 1) e J (1, 6).
246
- Represente os seguintes pontos.
A (3, 3)
B (3, 5)
C (1, 5)
D (1, 1)
E (3, 1)
F (5, 1)
G (5, 3)
- Agora, faça o que se pede.
- Com uma régua, trace um segmento de reta unindo os pontos A e B. Depois, trace outros segmentos unindo os pontos B e C, C e D, D e E e, por fim, os pontos E e A. A figura que você obteve corresponde ao contorno de qual polígono? _____
- Trace segmentos de reta unindo os pontos E e F, F e G e, por fim, os pontos G e A. Agora, você tem a representação dos
contornos
de quais figuras?
_____
- Que outro segmento de reta poderia ser traçado de modo que seja
obtido
o
contorno
de um trapézio e o de um triângulo retângulo?
_____
- Represente outros quatro pontos H,
I
, J e K, de modo que a figura
obtida
ao unir esses pontos seja o
contorno
de um paralelogramo não retângulo. Depois, indique as coordenadas desses pontos.
- H: _____
- I : _____
- J: _____
-
K:
_____
- Compare as suas representações com as de um
colega
e registre as diferenças entre elas.
_____
247
- Observe a representação do bairro onde Joana mora. Cada linha representa uma rua desse bairro e cada quadrinho representa uma quadra.
A casa de Joana localiza-se em uma das esquinas próximas ao ponto de coordenadas (2, 1). Ela saiu de sua casa, seguindo o sentido norte, e caminhou por 4 quadras até o ponto A. Deu um giro de 90° e caminhou no sentido leste por 2 quadras, até o ponto B. Deu mais um giro de 90° e caminhou uma quadra no sentido norte até o ponto C.
- Agora, faça o que se pede.
- Identifique a casa de Joana e os pontos A, B e C na malha.
- Quais são as coordenadas dos pontos A, B e C?
_____
- Trace o caminho de Joana até o ponto C.
- Depois, Joana continuou seu percurso passando pelos pontos D (9, 6) e E (9 ,3). Identifique, na malha, o percurso de Joana até o ponto E.
- Descreva abaixo o percurso de Joana do ponto E à casa dela, passando pelo ponto B.
_____
248
Matemática em textos
Leia
Alguns governos estaduais e municipais disponibilizam, na internet ou em material impresso, imagens e mapas com informações sobre o turismo local. A imagem a seguir é disponibilizada pelo governo do estado de Alagoas com a indicação de diversos destinos turísticos do estado.
Disponível em: http://fdnc.io/eUy. Acesso em: 27 fev. 2021.
No detalhe da imagem representada acima, identificamos Maceió, que é a capital de Alagoas, e alguns municípios litorâneos desse estado.
Observação: Os elementos nesta página não estão representados em escala de tamanho. Fim da observação.
249
Responda
- O que está representado na imagem da página anterior?
_____
- Há alguns números nessa imagem. A capital desse estado está próxima de quais números? _____
- Os municípios de Maragogi e Japaratinga estão próximos de qual número?
_____
Analise
- Juliana está em Maceió e pretende visitar o município de Porto de Pedras.
- Segundo o quadro com as distâncias, quantos quilômetros Juliana vai percorrer de Maceió até esse município? _____
- Identifique, na imagem, uma possível estrada que Juliana deverá percorrer até chegar a Porto de Pedras. Se ela seguir por essa estrada, por quais outros 3 municípios ela passará?
_____
- Um turista está em Maceió, pretende ir até Maragogi e, depois, para Barra de São Miguel, passando por Maceió. Quantos quilômetros ele vai percorrer nesse percurso?
_____
Aplique
Pesquise, na internet ou em locais turísticos de seu município ou estado, se há mapas ou imagens com a indicação de locais turísticos. Leve para a escola o material que você coletou e compartilhe com o professor e os colegas.
- Agora, registre abaixo os locais compartilhados: os que você não conhece e os que quer conhecer.
_____
250
Compreender informações
Pesquisar e organizar dados
- Beatriz pesquisou a medida da temperatura máxima prevista para os dias de uma semana de janeiro de 2023 que passaria em uma praia com sua família. Ela anotou as informações obtidas em uma planilha eletrônica.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Seg. |
Ter. |
Qua. |
Qui. |
Sex. |
Sáb. |
Dom. |
|
---|---|---|---|---|---|---|---|
Medida da temperatura máxima (° C) |
26 |
30 |
28 |
30 |
24 |
24 |
30 |
No céu... |
|
|
|
|
|
|
|
Beatriz também organizou essas informações em um gráfico de linhas, para visualizar mais facilmente a variação da medida da temperatura máxima prevista.
- Ajude Beatriz a terminar de organizar os dados no gráfico de linhas.
Fonte: Anotações de Beatriz (jan. 2023).
251
- Em qual período foi registrada a maior queda da medida da temperatura máxima prevista? _____
- Em quais dias estão registrados os picos de medidas das temperaturas máximas? _____
- Escolha uma cidade onde você queira passar o próximo fim de semana e pesquise na internet as medidas das temperaturas
máximas
previstas nesse período para essa cidade.
- Anote no caderno as informações obtidas.
- Organize essas informações em um gráfico.
- Escreva um texto contando se a viagem
deve
acontecer ou não, com base nas informações organizadas no gráfico.
_____
252
O que você aprendeu
- Márcio sairá com o carro de sua casa, localizada em A2, e irá ao banco, que está em H3.
- Pinte um trajeto que Márcio pode fazer para ir de sua casa ao banco e descreva-o abaixo.
_____
- Orientando-se pelo mapa seguinte, responda às questões.
- Carlos disse que a casa de sua amiga Flávia está localizada em A3. Em que rua Flávia mora?
_____
- No mapa, onde se localiza a esquina da Rua Amêndoas Doces com a Rua Avelã?
_____
Observação: Os elementos nesta página não estão representados em escala de tamanho. Fim da observação.
253
Avaliação processual
- Observe o desenho na malha e descreva um trajeto que Pedro pode fazer para chegar ao tesouro.
_____
- Indique as coordenadas dos pontos destacados.
A - _____
B - _____
C - _____
D - _____
E - _____
F - _____
G - _____
H - _____
I - _____
J - _____
K - _____
Autoavaliação
- Consigo realizar leitura de mapas e utilizar coordenadas para indicar localizações?
- Quais conteúdos deste ano preciso de ajuda para compreender? Quais conteúdos compreendo bem e podem ser ampliados no próximo ano?