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Para terminar

Avaliação de resultado

Para encerrar o trabalho com este livro, faça as atividades a seguir com atenção.

  1. Beatriz propôs desafios a três amigos. Ajude cada um a responder a ela e represente a resposta com uma figura.

Marcos,

Quero ver se você sabe

Quero ver se você diz

Quanto preciso pegar

Para fazer uma receita com limão

Com um terço do que espremi?

Imagem: Ilustração. Uma jarra com 900 mL de suco.   Fim da imagem.

Representação pictórica

Imagem: Ilustração. Retângulo dividido em três partes de 300 mL e uma parte está pintada de verde.  Fim da imagem.

Resposta: _____

Roberto,

Quero ver se você sabe

Quero ver se você diz

Quantos dias tem um quarto

Do mês que eu escolhi?

Imagem: Ilustração. Calendário de Fevereiro de 2027 com 28 dias.   Fim da imagem.

Representação pictórica

Imagem: Ilustração. Um retângulo dividido em quatro partes e uma parte está pintada de rosa.  Fim da imagem.

Resposta: _____

  1. Roberto criou um jogo chamado “Soma 20”, que consiste em virar 12 cartas numeradas, analisá-las por 1 minuto e escolher 3 cartas que somem 20. Veja as cartas que foram viradas em uma partida.

    Como exemplo, Roberto marcou suas 3 cartas com X.

Imagem: Ilustração. Três fileiras com cinco cartas cada.  Fileira um: 14, 8, 8, 4, 5 (O número 5 está com um X).  Fileira dois: 8, 9, 5, 1, 7 (O número 1 está com um X). Fileira três: 6, 5, 14, 4, 2 (O número 14 está com um X).   Fim da imagem.

Quais trios de cartas cada participante pode ter escolhido para obter 20?

Imagem: Ilustração. Três pessoas (Beatriz, Vanessa e Marcos) com três cartas em branco.  Fim da imagem.

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  1. Vanessa propôs aos colegas o jogo “Quem sou eu?”. Associe cada ficha abaixo com uma figura não plana do tabuleiro abaixo. Dê o nome da figura e a localização dela (linha e coluna) no tabuleiro.
Imagem: Ilustração. Quadro dividido em três colunas (A, B, C) e três fileiras (1, 2, 3).  A1: cone azul.  A2: pirâmide roxa.  A3: pirâmide com base hexagonal verde.  B1: paralelepípedo amarelo.  B2: cilindro vermelho.  B3: cubo azul.  C1: prisma com base hexagonal rosa.  C2: prisma com base pentagonal verde.  C3: prisma com base triangular laranja.  Fim da imagem.

Marcos: Quem sou eu?

Sou um corpo redondo.

Não tenho vértice.

Tenho duas bases iguais formadas por círculos.

Beatriz: Quem sou eu?

Sou um poliedro.

Todas as minhas faces laterais são formadas por triângulos.

Tenho apenas uma base hexagonal.

Roberto: Quem sou eu?

Sou um poliedro com duas bases iguais e triangulares.

Minhas faces laterais são retângulos.

Tenho 6 vértices no total.

_____

  1. Marcos escreveu vários números. Fez uma charada para cada amigo, de modo que eles indicassem de qual número se tratava. Ajude-os a descobrir os números, depois escreva-os por extenso em ordem crescente.

92.740

105.952

6.339

635.932

1.534.672

10.387

62.431

105.259

Tabela: equivalente textual a seguir.

Beatriz

Roberto

Vanessa

Tenho 5 ordens. Tenho aproximadamente sessenta mil unidades.

Que número é esse?

Sou a menor quantidade formada por 6 ordens.

Que número é esse?

Sou um número de 5 ordens que está mais próximo de 100 mil.

Que número é esse?

_____

_____

_____