254
Para terminar
Avaliação de resultado
Para encerrar o trabalho com este livro, faça as atividades a seguir com atenção.
- Beatriz propôs desafios a três amigos. Ajude cada um a responder a ela e represente a resposta com uma figura.
Marcos,
Quero ver se você sabe
Quero ver se você diz
Quanto preciso pegar
Para fazer uma receita com limão
Com um terço do que espremi?
Representação pictórica
Resposta: _____
Roberto,
Quero ver se você sabe
Quero ver se você diz
Quantos dias tem um quarto
Do mês que eu escolhi?
Representação pictórica
Resposta: _____
- Roberto criou um jogo chamado “Soma 20”, que consiste em virar 12 cartas numeradas, analisá-las por 1 minuto e escolher 3 cartas que somem 20. Veja as cartas que foram viradas em uma partida.
Como exemplo, Roberto marcou suas 3 cartas com X.
Quais trios de cartas cada participante pode ter escolhido para obter 20?
255
- Vanessa propôs aos colegas o jogo “Quem sou eu?”. Associe cada ficha abaixo com uma figura não plana do tabuleiro abaixo. Dê o nome da figura e a localização dela (linha e coluna) no tabuleiro.
Marcos: Quem sou eu?
Sou um corpo redondo.
Não tenho vértice.
Tenho duas bases iguais formadas por círculos.
Beatriz: Quem sou eu?
Sou um poliedro.
Todas as minhas faces laterais são formadas por triângulos.
Tenho apenas uma base hexagonal.
Roberto: Quem sou eu?
Sou um poliedro com duas bases iguais e triangulares.
Minhas faces laterais são retângulos.
Tenho 6 vértices no total.
_____
- Marcos escreveu vários números. Fez uma charada para cada amigo, de modo que eles indicassem de qual número se tratava. Ajude-os a descobrir os números, depois escreva-os por extenso em ordem crescente.
92.740
105.952
6.339
635.932
1.534.672
10.387
62.431
105.259
Tabela: equivalente textual a seguir.
Beatriz |
Roberto |
Vanessa |
---|---|---|
Tenho 5 ordens. Tenho aproximadamente sessenta mil unidades. Que número é esse? |
Sou a menor quantidade formada por 6 ordens. Que número é esse? |
Sou um número de 5 ordens que está mais próximo de 100 mil. Que número é esse? |
_____ |
_____ |
_____ |