256

Sugestões de leitura

Ler é muito bom! Aqui estão algumas sugestões bem legais.

Uma história do outro planeta

Luzia Faraco Ramos e Faifi. Editora Ática. Coleção Turma da Matemática.

Imagem: Capa de livro. Na parte superior, o título e na parte inferior, ilustração de três crianças voando de mãos dadas.   Fim da imagem.

Os irmãos Caio e Adelaide vivem muitas aventuras. Tudo tem início com o planejamento de uma festa de aniversário e a amizade com um extraterrestre intrometido. A partir daí, os irmãos fazem uma viagem intergaláctica e conhecem planetas com habitantes muito diferentes de nós. Além de a história ser divertida, o livro traz atividades e jogos com agrupamentos na base 10 e em outras bases não decimais.

O mistério dos números perdidos

Michael Thomson, com ilustrações de Bryony Jacklin, tradução de Adazir Almeida Carvalho. Editora Melhoramentos.

Imagem: Capa de livro. Na parte superior, o título e na parte inferior, ilustração de um menino segurando uma espada.   Fim da imagem.

Esse livro apresenta uma história de aventura em que você é o herói. Durante a leitura, são apresentados problemas numéricos que você terá de resolver para avançar.

A Princesa está chegando!

Yu Yeong-So, com ilustrações de Yu So-Hyeo. Editora Callis. Coleção Tan tan .

Imagem: Capa de livro. Na parte superior, o título e na parte inferior, ilustração de sombra de pessoas sentadas dentro de uma tenda e em volta de uma mesa.  Fim da imagem.

Esse livro mostra um método simples e inteligente de comparação de áreas. A história trata da preparação de um aposento especial para uma princesa, que deveria ser montado com a maior cama, o maior espelho, a maior mesa e o maior tapete do povoado.

Monstromática

Jon Scieszka, com ilustrações de Lane Smith. Editora Companhia das Letrinhas.

Imagem: Capa de livro. No centro, o título e ao fundo, um menino está caindo.  Fim da imagem.

Esse livro conta como uma menina fica dominada pela “matematicamania”, não pensando em outra coisa, só em números, problemas e operações matemáticas. O livro traz muitas brincadeiras com os assuntos que você já estudou nas aulas de Matemática: operações, medidas de comprimento, de tempo e de capacidade e números na forma de fração e na forma decimal. Tudo vira diversão.

257

Referências bibliográficas comentadas

BARBOSA, Ruy Madsen. Descobrindo padrões em mosaicos. São Paulo: Atual, 2001.

A obra convida a descobrir e criar padrões, particularmente no campo da Geometria euclidiana, quanto a pavimentações planas.

BELFORT, Elizabeth; MANDARINO, Mônica. In: Pró-letramento. Matemática. Brasília: MEC/SEB, 2007.

O manual traz inúmeros questionamentos sobre o papel do professor tutor e as implicações envolvidas na execução dessa atividade.

BOYER, Carl B. História da Matemática. Tradução: Elza F. Gomide. 2ª ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1996.

Apresenta pesquisas sobre a vivência da humanidade com os números.

COLL, César; TEBEROSKY, Ana. Aprendendo Matemática. São Paulo: Ática, 2000.

Apresenta sugestões de atividades para o trabalho com conteúdos essenciais da Matemática, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do ensino de Matemática.

DANTE, Luiz Roberto. Didática da resolução de problemas de Matemática. São Paulo: Ática, 1989.

Propõe uma discussão dos fatores que atuam de forma negativa no aprendizado da Matemática, por meio da classificação dos tipos de problemas e das etapas envolvidas na resolução.

FERREIRA, Mariana K. Leal. Ideias matemáticas de povos culturalmente distintos. São Paulo: Global, 2002. (Série Antropologia e Educação).

Apresenta a Matemática sob uma perspectiva multicultural, a chamada etnomatemática, por meio de documentação sobre diferentes conhecimentos e práticas culturalmente distintas.

GRANDO, Regina Célia. O jogo e a Matemática no contexto da sala de aula. São Paulo: Paulus, 2004.

Mostra a importância da utilização de jogos em aulas de Matemática como meio de desenvolver a criatividade, a imaginação, o senso crítico, as estratégias para a resolução de problemas e como desencadeador de conceitos matemáticos.

KAMII, C.; HOOUSMAN, L. B. Crianças pequenas reinventam a aritmética: implicações da teoria de Piaget. Porto Alegre: Artmed, 2002.

O livro traz um programa do ensino da aritmética, estimulando o pensamento numérico dentro e fora da sala de aula.

LIMA, Elon Lages. Medida e forma em geometria: comprimento, área, volume e semelhança. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), 1991.

Apresenta a noção de medida em Geometria sob os aspectos uni, bi e tridimensional por meio da teoria e de exercícios propostos.

LOPES, Maria Laura M. Leite. Explorando dados estatísticos e noções de probabilidade a partir de séries iniciais. Rio de Janeiro: Instituto de Matemática/UFRJ – Projeto Fundão, 2005.

Traz atividades lúdicas para o aprendizado de noções básicas de estatística.

LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2001.

Traz estudos críticos sobre avaliação da aprendizagem escolar, bem como formas de torná-la mais viável e construtiva.

MACEDO, L. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2005.

Voltado aos que trabalham com oficinas de jogos, com vistas a facilitar o desenvolvimento da leitura e da escrita dos estudantes.

MONTEIRO, Alexandrina; JUNIOR, Geraldo Pompeu. A Matemática e os temas transversais. São Paulo: Moderna, 2001.

Traz reflexões sobre transversalidade, ensino de matemática, ciência e cultura.

NUNES, Terezinha; CAMPOS, Tânia Maria Mendonça; MAGINA, Sandra; BRYANT, Peter. Educação Matemática: números e operações numéricas. São Paulo: Cortez, 2005.

Mostra o papel do professor como um profissional que coleta informações sobre os estudantes e as interpreta a partir da pesquisa científica.

PANIZZA, Mabel e colaboradores. Ensinar Matemática na Educação Infantil e nas séries iniciais. Porto Alegre: Artmed, 2006.

Busca criar um meio de comunicação entre pesquisadores e educadores de Matemática, integrando conceitos teóricos com a prática educacional.

PIRES, Célia Maria Carolino; CURI, Edda; CAMPOS, Tania Maria Mendonça. Espaço e forma: a construção de noções geométricas pelas crianças das quatro séries iniciais do Ensino Fundamental. São Paulo: Proem, 2000.

Traz problemas relativos ao ensino da Geometria, buscando respostas a questões diversas que fazem parte do ensino de Matemática.

POLYA, George. A arte de resolver problemas. Tradução: Heitor Lisboa Araújo. Rio de Janeiro: Interciência, 1994.

A obra mostra que sempre há uma grande descoberta na resolução de qualquer problema.

SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez (org.). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender Matemática. São Paulo: Artmed, 2001.

Contribui para a discussão sobre o lugar e o significado das competências e das habilidades na escola fundamental.

TOLEDO, Marília; TOLEDO, Mauro. Didática de Matemática: como dois e dois: a construção da Matemática. São Paulo: FTD, 1997.

Traz atividades que permitem despertar a intuição matemática, relacionando-as à teoria formal da Matemática.

VILELA, Denise Silva. Matemática nos usos e jogos de linguagem: ampliando concepções na educação matemática. Tese de Doutorado apresentada na FE/Unicamp, 2007.

Traz um estudo sobre como o termo Matemática vem sendo usado na literatura acadêmica da educação matemática.

ZABALA, Antoni . A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Propõe pautas e orientações sobre a ação educativa com o objetivo de melhorá-la.

258

Material complementar

Imagem: Ilustração. Dois meninos estão sentados em volta de uma mesa e entre eles há um tabuleiro. Fim da imagem.

259

UNIDADE 7 - Marcadores para o Jogo dos decimais da página 218

Imagem: Ilustração. Fichas com linhas pontilhadas em volta para recorte.  Duas fichas azul-claro (0,03).  Duas fichas rosa-claro (0,07).  Duas fichas vermelhas (0,11).  Duas fichas laranja (0,12).  Uma ficha verde-claro (0,15).  Duas fichas azuis (0,16).  Duas fichas verde-escuro (0,20).  Duas fichas roxas (0,21).  Duas fichas rosa (0,25).  Duas fichas azul-escuro (0,27).  Uma ficha marrom (0,30).  Duas fichas verde-petróleo (0,31).  Duas fichas amarelas (0,35).  Duas fichas salmão (0,36).  Duas fichas amarelo-claro (0,40).  Duas fichas cinza-claro (0,45).  Duas fichas cinza-escuro (0,51).  Três fichas azul-petróleo (0,52).  Duas fichas violetas (0,55).  Três fichas verde-limão (0,56).  Duas fichas lilases (0,60).  Três fichas marrons (0,61).  Duas fichas azul-escuro (0,65).  Duas fichas verdes (0,70).  Uma ficha rosa-escuro (0,75).  Três fichas beges (0,76).  Duas fichas cinza (0,80).  Duas fichas azul-petróleo-claro (0,85).  Duas fichas azul-turquesa (1,00).  Duas fichas vermelho-escuro (1,01).  Duas fichas lilás-escuro (1,05).  Duas fichas azul-bebê (1,10).  Duas fichas amarelo-escuro (1,25).  Um ficha rosa (1,50).  Fim da imagem.

260

Imagem: Ilustração. Sessenta e oito fichas azuis com a informação: JOGO DOS DECIMAIS. Fim da imagem.

261

UNIDADE 7 - Dados para o Jogo dos decimais da página 218

Imagem: Ilustração. Planificação de três dados. À esquerda, dado verde com os números: 0,25, 0,01, 0,10, 0,50, 0,05, 0,25. À direita, dado roxo com os números: 0,01, 0,05, 0,50, 0,10, 0,01, 0,25. Abaixo, dado laranja com os números: 0,10, 0,05, 0,50, 0,10, 0,01, 0,25. Ao redor dos dados há linhas pontilhadas para recorte e abas para colar. Fim da imagem.

262

Página sem conteúdo.

263

UNIDADE 5 - Tiras para a atividade 2 da página 145

Imagem: Ilustração. Tiras coloridas com frações.  Tira marrom – um inteiro.  Tira roxa – duas tiras de um meio.  Tira azul – três tiras de um terço.  Tira amarela – quatro tiras de um quarto.  Tira vermelha – cinco tiras de um quinto.  Tira azul-claro – seis tiras de um sexto.  Tira verde-escuro – sete tiras de um sétimo.  Tira azul-escuro – oito tiras de um oitavo.  Tira laranja-escuro – nove tiras de um nono.  Tira rosa – dez tiras de um décimo.  Tira verde – dezesseis tiras de um dezesseis avos.  Ao redor das tiras há linhas pontilhadas para recorte.   Fim da imagem.

264

Imagem: Ilustração. Tiras coloridas. Fim da imagem.