256
Sugestões de leitura
Ler é muito bom! Aqui estão algumas sugestões bem legais.
Uma história do outro planeta
Luzia Faraco Ramos e Faifi. Editora Ática. Coleção Turma da Matemática.
![Imagem: Capa de livro. Na parte superior, o título e na parte inferior, ilustração de três crianças voando de mãos dadas. Fim da imagem.](../resources/images/image_95381.png)
Os irmãos Caio e Adelaide vivem muitas aventuras. Tudo tem início com o planejamento de uma festa de aniversário e a amizade com um extraterrestre intrometido. A partir daí, os irmãos fazem uma viagem intergaláctica e conhecem planetas com habitantes muito diferentes de nós. Além de a história ser divertida, o livro traz atividades e jogos com agrupamentos na base 10 e em outras bases não decimais.
O mistério dos números perdidos
Michael Thomson, com ilustrações de Bryony Jacklin, tradução de Adazir Almeida Carvalho. Editora Melhoramentos.
![Imagem: Capa de livro. Na parte superior, o título e na parte inferior, ilustração de um menino segurando uma espada. Fim da imagem.](../resources/images/image_95296.png)
Esse livro apresenta uma história de aventura em que você é o herói. Durante a leitura, são apresentados problemas numéricos que você terá de resolver para avançar.
A Princesa está chegando!
Yu Yeong-So, com ilustrações de Yu So-Hyeo. Editora Callis. Coleção Tan tan .
![Imagem: Capa de livro. Na parte superior, o título e na parte inferior, ilustração de sombra de pessoas sentadas dentro de uma tenda e em volta de uma mesa. Fim da imagem.](../resources/images/image_95304.png)
Esse livro mostra um método simples e inteligente de comparação de áreas. A história trata da preparação de um aposento especial para uma princesa, que deveria ser montado com a maior cama, o maior espelho, a maior mesa e o maior tapete do povoado.
Monstromática
Jon Scieszka, com ilustrações de Lane Smith. Editora Companhia das Letrinhas.
![Imagem: Capa de livro. No centro, o título e ao fundo, um menino está caindo. Fim da imagem.](../resources/images/image_95278.png)
Esse livro conta como uma menina fica dominada pela “matematicamania”, não pensando em outra coisa, só em números, problemas e operações matemáticas. O livro traz muitas brincadeiras com os assuntos que você já estudou nas aulas de Matemática: operações, medidas de comprimento, de tempo e de capacidade e números na forma de fração e na forma decimal. Tudo vira diversão.
257
Referências bibliográficas comentadas
BARBOSA, Ruy Madsen. Descobrindo padrões em mosaicos. São Paulo: Atual, 2001.
A obra convida a descobrir e criar padrões, particularmente no campo da Geometria euclidiana, quanto a pavimentações planas.
BELFORT, Elizabeth; MANDARINO, Mônica. In: Pró-letramento. Matemática. Brasília: MEC/SEB, 2007.
O manual traz inúmeros questionamentos sobre o papel do professor tutor e as implicações envolvidas na execução dessa atividade.
BOYER, Carl B. História da Matemática. Tradução: Elza F. Gomide. 2ª ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1996.
Apresenta pesquisas sobre a vivência da humanidade com os números.
COLL, César; TEBEROSKY, Ana. Aprendendo Matemática. São Paulo: Ática, 2000.
Apresenta sugestões de atividades para o trabalho com conteúdos essenciais da Matemática, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do ensino de Matemática.
DANTE, Luiz Roberto. Didática da resolução de problemas de Matemática. São Paulo: Ática, 1989.
Propõe uma discussão dos fatores que atuam de forma negativa no aprendizado da Matemática, por meio da classificação dos tipos de problemas e das etapas envolvidas na resolução.
FERREIRA, Mariana K. Leal. Ideias matemáticas de povos culturalmente distintos. São Paulo: Global, 2002. (Série Antropologia e Educação).
Apresenta a Matemática sob uma perspectiva multicultural, a chamada etnomatemática, por meio de documentação sobre diferentes conhecimentos e práticas culturalmente distintas.
GRANDO, Regina Célia. O jogo e a Matemática no contexto da sala de aula. São Paulo: Paulus, 2004.
Mostra a importância da utilização de jogos em aulas de Matemática como meio de desenvolver a criatividade, a imaginação, o senso crítico, as estratégias para a resolução de problemas e como desencadeador de conceitos matemáticos.
KAMII, C.; HOOUSMAN, L. B. Crianças pequenas reinventam a aritmética: implicações da teoria de Piaget. Porto Alegre: Artmed, 2002.
O livro traz um programa do ensino da aritmética, estimulando o pensamento numérico dentro e fora da sala de aula.
LIMA, Elon Lages. Medida e forma em geometria: comprimento, área, volume e semelhança. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), 1991.
Apresenta a noção de medida em Geometria sob os aspectos uni, bi e tridimensional por meio da teoria e de exercícios propostos.
LOPES, Maria Laura M. Leite. Explorando dados estatísticos e noções de probabilidade a partir de séries iniciais. Rio de Janeiro: Instituto de Matemática/UFRJ – Projeto Fundão, 2005.
Traz atividades lúdicas para o aprendizado de noções básicas de estatística.
LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2001.
Traz estudos críticos sobre avaliação da aprendizagem escolar, bem como formas de torná-la mais viável e construtiva.
MACEDO, L. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2005.
Voltado aos que trabalham com oficinas de jogos, com vistas a facilitar o desenvolvimento da leitura e da escrita dos estudantes.
MONTEIRO, Alexandrina; JUNIOR, Geraldo Pompeu. A Matemática e os temas transversais. São Paulo: Moderna, 2001.
Traz reflexões sobre transversalidade, ensino de matemática, ciência e cultura.
NUNES, Terezinha; CAMPOS, Tânia Maria Mendonça; MAGINA, Sandra; BRYANT, Peter. Educação Matemática: números e operações numéricas. São Paulo: Cortez, 2005.
Mostra o papel do professor como um profissional que coleta informações sobre os estudantes e as interpreta a partir da pesquisa científica.
PANIZZA, Mabel e colaboradores. Ensinar Matemática na Educação Infantil e nas séries iniciais. Porto Alegre: Artmed, 2006.
Busca criar um meio de comunicação entre pesquisadores e educadores de Matemática, integrando conceitos teóricos com a prática educacional.
PIRES, Célia Maria Carolino; CURI, Edda; CAMPOS, Tania Maria Mendonça. Espaço e forma: a construção de noções geométricas pelas crianças das quatro séries iniciais do Ensino Fundamental. São Paulo: Proem, 2000.
Traz problemas relativos ao ensino da Geometria, buscando respostas a questões diversas que fazem parte do ensino de Matemática.
POLYA, George. A arte de resolver problemas. Tradução: Heitor Lisboa Araújo. Rio de Janeiro: Interciência, 1994.
A obra mostra que sempre há uma grande descoberta na resolução de qualquer problema.
SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez (org.). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender Matemática. São Paulo: Artmed, 2001.
Contribui para a discussão sobre o lugar e o significado das competências e das habilidades na escola fundamental.
TOLEDO, Marília; TOLEDO, Mauro. Didática de Matemática: como dois e dois: a construção da Matemática. São Paulo: FTD, 1997.
Traz atividades que permitem despertar a intuição matemática, relacionando-as à teoria formal da Matemática.
VILELA, Denise Silva. Matemática nos usos e jogos de linguagem: ampliando concepções na educação matemática. Tese de Doutorado apresentada na FE/Unicamp, 2007.
Traz um estudo sobre como o termo Matemática vem sendo usado na literatura acadêmica da educação matemática.
ZABALA, Antoni . A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Propõe pautas e orientações sobre a ação educativa com o objetivo de melhorá-la.
258
Material complementar
- Marcadores para o Jogo dos decimais da página 218, p. 259
- Dados para o Jogo dos decimais da página 218, p. 261
- Tiras para a atividade 2 da página 145, p. 263
![Imagem: Ilustração. Dois meninos estão sentados em volta de uma mesa e entre eles há um tabuleiro. Fim da imagem.](../resources/images/image_95437.png)
259
UNIDADE 7 - Marcadores para o Jogo dos decimais da página 218
![Imagem: Ilustração. Fichas com linhas pontilhadas em volta para recorte. Duas fichas azul-claro (0,03). Duas fichas rosa-claro (0,07). Duas fichas vermelhas (0,11). Duas fichas laranja (0,12). Uma ficha verde-claro (0,15). Duas fichas azuis (0,16). Duas fichas verde-escuro (0,20). Duas fichas roxas (0,21). Duas fichas rosa (0,25). Duas fichas azul-escuro (0,27). Uma ficha marrom (0,30). Duas fichas verde-petróleo (0,31). Duas fichas amarelas (0,35). Duas fichas salmão (0,36). Duas fichas amarelo-claro (0,40). Duas fichas cinza-claro (0,45). Duas fichas cinza-escuro (0,51). Três fichas azul-petróleo (0,52). Duas fichas violetas (0,55). Três fichas verde-limão (0,56). Duas fichas lilases (0,60). Três fichas marrons (0,61). Duas fichas azul-escuro (0,65). Duas fichas verdes (0,70). Uma ficha rosa-escuro (0,75). Três fichas beges (0,76). Duas fichas cinza (0,80). Duas fichas azul-petróleo-claro (0,85). Duas fichas azul-turquesa (1,00). Duas fichas vermelho-escuro (1,01). Duas fichas lilás-escuro (1,05). Duas fichas azul-bebê (1,10). Duas fichas amarelo-escuro (1,25). Um ficha rosa (1,50). Fim da imagem.](../resources/images/image_107051.png)
260
![Imagem: Ilustração. Sessenta e oito fichas azuis com a informação: JOGO DOS DECIMAIS. Fim da imagem.](../resources/images/image_107060.png)
261
UNIDADE 7 - Dados para o Jogo dos decimais da página 218
![Imagem: Ilustração. Planificação de três dados. À esquerda, dado verde com os números: 0,25, 0,01, 0,10, 0,50, 0,05, 0,25. À direita, dado roxo com os números: 0,01, 0,05, 0,50, 0,10, 0,01, 0,25. Abaixo, dado laranja com os números: 0,10, 0,05, 0,50, 0,10, 0,01, 0,25. Ao redor dos dados há linhas pontilhadas para recorte e abas para colar. Fim da imagem.](../resources/images/image_107165.png)
262
Página sem conteúdo.
263
UNIDADE 5 - Tiras para a atividade 2 da página 145
![Imagem: Ilustração. Tiras coloridas com frações. Tira marrom – um inteiro. Tira roxa – duas tiras de um meio. Tira azul – três tiras de um terço. Tira amarela – quatro tiras de um quarto. Tira vermelha – cinco tiras de um quinto. Tira azul-claro – seis tiras de um sexto. Tira verde-escuro – sete tiras de um sétimo. Tira azul-escuro – oito tiras de um oitavo. Tira laranja-escuro – nove tiras de um nono. Tira rosa – dez tiras de um décimo. Tira verde – dezesseis tiras de um dezesseis avos. Ao redor das tiras há linhas pontilhadas para recorte. Fim da imagem.](../resources/images/image_107434.png)
264
![Imagem: Ilustração. Tiras coloridas. Fim da imagem.](../resources/images/image_105484.png)