256
Sugestões de leitura
Ler é muito bom! Aqui estão algumas sugestões bem legais.
Uma história do outro planeta
Luzia Faraco Ramos e Faifi. Editora Ática. Coleção Turma da Matemática.
Os irmãos Caio e Adelaide vivem muitas aventuras. Tudo tem início com o planejamento de uma festa de aniversário e a amizade com um extraterrestre intrometido. A partir daí, os irmãos fazem uma viagem intergaláctica e conhecem planetas com habitantes muito diferentes de nós. Além de a história ser divertida, o livro traz atividades e jogos com agrupamentos na base 10 e em outras bases não decimais.
O mistério dos números perdidos
Michael Thomson, com ilustrações de Bryony Jacklin, tradução de Adazir Almeida Carvalho. Editora Melhoramentos.
Esse livro apresenta uma história de aventura em que você é o herói. Durante a leitura, são apresentados problemas numéricos que você terá de resolver para avançar.
A Princesa está chegando!
Yu Yeong-So, com ilustrações de Yu So-Hyeo. Editora Callis. Coleção Tan tan .
Esse livro mostra um método simples e inteligente de comparação de áreas. A história trata da preparação de um aposento especial para uma princesa, que deveria ser montado com a maior cama, o maior espelho, a maior mesa e o maior tapete do povoado.
Monstromática
Jon Scieszka, com ilustrações de Lane Smith. Editora Companhia das Letrinhas.
Esse livro conta como uma menina fica dominada pela “matematicamania”, não pensando em outra coisa, só em números, problemas e operações matemáticas. O livro traz muitas brincadeiras com os assuntos que você já estudou nas aulas de Matemática: operações, medidas de comprimento, de tempo e de capacidade e números na forma de fração e na forma decimal. Tudo vira diversão.
257
Referências bibliográficas comentadas
BARBOSA, Ruy Madsen. Descobrindo padrões em mosaicos. São Paulo: Atual, 2001.
A obra convida a descobrir e criar padrões, particularmente no campo da Geometria euclidiana, quanto a pavimentações planas.
BELFORT, Elizabeth; MANDARINO, Mônica. In: Pró-letramento. Matemática. Brasília: MEC/SEB, 2007.
O manual traz inúmeros questionamentos sobre o papel do professor tutor e as implicações envolvidas na execução dessa atividade.
BOYER, Carl B. História da Matemática. Tradução: Elza F. Gomide. 2ª ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1996.
Apresenta pesquisas sobre a vivência da humanidade com os números.
COLL, César; TEBEROSKY, Ana. Aprendendo Matemática. São Paulo: Ática, 2000.
Apresenta sugestões de atividades para o trabalho com conteúdos essenciais da Matemática, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do ensino de Matemática.
DANTE, Luiz Roberto. Didática da resolução de problemas de Matemática. São Paulo: Ática, 1989.
Propõe uma discussão dos fatores que atuam de forma negativa no aprendizado da Matemática, por meio da classificação dos tipos de problemas e das etapas envolvidas na resolução.
FERREIRA, Mariana K. Leal. Ideias matemáticas de povos culturalmente distintos. São Paulo: Global, 2002. (Série Antropologia e Educação).
Apresenta a Matemática sob uma perspectiva multicultural, a chamada etnomatemática, por meio de documentação sobre diferentes conhecimentos e práticas culturalmente distintas.
GRANDO, Regina Célia. O jogo e a Matemática no contexto da sala de aula. São Paulo: Paulus, 2004.
Mostra a importância da utilização de jogos em aulas de Matemática como meio de desenvolver a criatividade, a imaginação, o senso crítico, as estratégias para a resolução de problemas e como desencadeador de conceitos matemáticos.
KAMII, C.; HOOUSMAN, L. B. Crianças pequenas reinventam a aritmética: implicações da teoria de Piaget. Porto Alegre: Artmed, 2002.
O livro traz um programa do ensino da aritmética, estimulando o pensamento numérico dentro e fora da sala de aula.
LIMA, Elon Lages. Medida e forma em geometria: comprimento, área, volume e semelhança. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), 1991.
Apresenta a noção de medida em Geometria sob os aspectos uni, bi e tridimensional por meio da teoria e de exercícios propostos.
LOPES, Maria Laura M. Leite. Explorando dados estatísticos e noções de probabilidade a partir de séries iniciais. Rio de Janeiro: Instituto de Matemática/UFRJ – Projeto Fundão, 2005.
Traz atividades lúdicas para o aprendizado de noções básicas de estatística.
LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2001.
Traz estudos críticos sobre avaliação da aprendizagem escolar, bem como formas de torná-la mais viável e construtiva.
MACEDO, L. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2005.
Voltado aos que trabalham com oficinas de jogos, com vistas a facilitar o desenvolvimento da leitura e da escrita dos estudantes.
MONTEIRO, Alexandrina; JUNIOR, Geraldo Pompeu. A Matemática e os temas transversais. São Paulo: Moderna, 2001.
Traz reflexões sobre transversalidade, ensino de matemática, ciência e cultura.
NUNES, Terezinha; CAMPOS, Tânia Maria Mendonça; MAGINA, Sandra; BRYANT, Peter. Educação Matemática: números e operações numéricas. São Paulo: Cortez, 2005.
Mostra o papel do professor como um profissional que coleta informações sobre os estudantes e as interpreta a partir da pesquisa científica.
PANIZZA, Mabel e colaboradores. Ensinar Matemática na Educação Infantil e nas séries iniciais. Porto Alegre: Artmed, 2006.
Busca criar um meio de comunicação entre pesquisadores e educadores de Matemática, integrando conceitos teóricos com a prática educacional.
PIRES, Célia Maria Carolino; CURI, Edda; CAMPOS, Tania Maria Mendonça. Espaço e forma: a construção de noções geométricas pelas crianças das quatro séries iniciais do Ensino Fundamental. São Paulo: Proem, 2000.
Traz problemas relativos ao ensino da Geometria, buscando respostas a questões diversas que fazem parte do ensino de Matemática.
POLYA, George. A arte de resolver problemas. Tradução: Heitor Lisboa Araújo. Rio de Janeiro: Interciência, 1994.
A obra mostra que sempre há uma grande descoberta na resolução de qualquer problema.
SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez (org.). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender Matemática. São Paulo: Artmed, 2001.
Contribui para a discussão sobre o lugar e o significado das competências e das habilidades na escola fundamental.
TOLEDO, Marília; TOLEDO, Mauro. Didática de Matemática: como dois e dois: a construção da Matemática. São Paulo: FTD, 1997.
Traz atividades que permitem despertar a intuição matemática, relacionando-as à teoria formal da Matemática.
VILELA, Denise Silva. Matemática nos usos e jogos de linguagem: ampliando concepções na educação matemática. Tese de Doutorado apresentada na FE/Unicamp, 2007.
Traz um estudo sobre como o termo Matemática vem sendo usado na literatura acadêmica da educação matemática.
ZABALA, Antoni . A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Propõe pautas e orientações sobre a ação educativa com o objetivo de melhorá-la.
258
Material complementar
- Marcadores para o Jogo dos decimais da página 218, p. 259
- Dados para o Jogo dos decimais da página 218, p. 261
- Tiras para a atividade 2 da página 145, p. 263
259
UNIDADE 7 - Marcadores para o Jogo dos decimais da página 218
260
261
UNIDADE 7 - Dados para o Jogo dos decimais da página 218
262
Página sem conteúdo.
263
UNIDADE 5 - Tiras para a atividade 2 da página 145
264