MP186

  1. Responda às questões.
    1. Que fração é equivalente a 1 10 e tem denominador 20? _____
      PROFESSOR Resposta: 2 20
    1. Que fração é equivalente a 3 4 e tem denominador 8? _____
      PROFESSOR Resposta: 6 8
    1. Que fração é equivalente a 6 12 e tem denominador 2? _____
      PROFESSOR Resposta: 1 2
  1. Escreva uma fração equivalente em cada caso.
    1. 6 16 = _____
      PROFESSOR Exemplo de respostas: 3 8
    1. 5 9 = _____
      PROFESSOR Resposta: 25 45
    1. 15 30 = _____
      PROFESSOR Resposta: 1 2
  1. Complete as frases.
    1. As frações _____ e _____ são frações equivalentes a 2 6 .
      PROFESSOR Exemplo de respostas: 1 3 e 6 18
    1. As frações _____ e _____ são frações equivalentes a 7 14 .
      PROFESSOR Resposta: 1 2 e 14 28
  1. Ivan, Juarez e Denílson estudam na mesma sala. Dois deles estão dizendo a mesma coisa sobre a quantidade de meninas da turma, só que de formas diferentes. Quem são os dois? Justifique sua resposta usando frações.
Imagem: Ilustração. À esquerda, Ivan, menino com cabelo preto segura um papel com a informação: De cada 6 estudantes, 4 são meninas. No centro, Juarez, menino com cabelo encaracolado segura um papel com a informação: De cada 5 estudantes, 3 são meninas. À direita, Denílson, menino loiro segura um papel com a informação: De cada 10 estudantes, 6 são meninas. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Juarez e Denílson.
PROFESSOR Exemplo de justificativa: 3 5 = 6 10
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 8

Nesta atividade, os estudantes devem obter uma fração equivalente à fração dada que atenda a uma condição específica. Por exemplo, no item a, a fração equivalente deve ter denominador igual a 20, o que indica que o denominador da fração inicial (10) foi multiplicado por 2, portanto o numerador da fração equivalente também deve ser multiplicado por 2, levando à fração 2 10 . No item c, o denominador 12 e o numerador 6 devem ser divididos por 6, levando à fração 1 2 .

O uso de figuras para os estudantes verificarem as frações equivalentes é indicado em atividades desse tipo. Por isso, peça aos estudantes que façam desenhos para representá-las.

Atividade 9

Os estudantes devem perceber que, para obter uma fração equivalente, basta multiplicar ou dividir o numerador e o denominador por um mesmo número natural não nulo.

Atividade 10

Para explorar mais esta atividade, depois das resoluções, peça aos estudantes que criem uma condição para que um colega obtenha a fração equivalente sob essa condição.

Atividade 11

Nesta atividade, os estudantes devem comparar as frações associadas a cada fala dos meninos. Observando as frações 4 6 , 3 5 e 6 10 eles percebem que 3 5 e 6 10 são equivalentes. Pergunte: “Como poderia ser a frase de Denílson se ele e Ivan estivessem dizendo a mesma coisa de maneiras diferentes?”. Uma possibilidade seria: “De cada 3 estudantes, 2 são meninas. A justificativa para essa resposta pode ser: 2 3 = 4 6 ”.

BNCC em foco:

EF05MA03, EF05MA04, EF05MA05

MP187

Fração como representação de quociente

  1. Tia Olinda dividiu igualmente 2 barras de chocolate entre seus 3 sobrinhos. Que fração corresponde à parte da barra de chocolate que cada sobrinho recebeu?

Primeiro, ela dividiu cada barra de chocolate em _____ pedaços iguais.

PROFESSOR Resposta: 3
Imagem: Ilustração. Duas barras de chocolate cortadas em três partes cada. Fim da imagem.

Cada pedaço corresponde a _____ de 1 barra de chocolate.

PROFESSOR Resposta: 1 3

Depois, como havia 6 pedaços e 3 sobrinhos, cada um recebeu _____ pedaços.

PROFESSOR Resposta: 2
Imagem: Ilustração. Seis pedaços de chocolate divididos em duplas. Abaixo, as informações: dois terços de 1 barra; dois terços de 1 barra; dois terços de 1 barra. Fim da imagem.

A fração 2 3 é o quociente de _____.

PROFESSOR Resposta: 2 ÷ 3

Os 2 pedaços de barra de chocolate que cada sobrinho recebeu correspondem a _____ de 1 barra.

PROFESSOR Resposta: 2 3
  1. Lúcia vai dividir 1 maçã igualmente entre 2 pessoas. Escreva uma fração para representar a parte da maçã que cada pessoa receberá. _____
    PROFESSOR Resposta: 1 2
Imagem: Ilustração. Uma maçã cortada em duas partes. Fim da imagem.
  1. Um feirante dividiu 1 melancia em 4 partes de mesmo tamanho e vendeu uma parte para cada cliente.

    Imagem: Ilustração. Uma melancia cortada em quatro partes.   Fim da imagem.

    1. Que fração representa a parte da melancia que cada um dos clientes comprou? _____
      PROFESSOR Resposta: 1 4
    1. A fração que você escreveu é resultado de qual divisão: 1 ÷ 4 ou 4 ÷ 1? _____
      PROFESSOR Resposta: 1 ÷ 4
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

  • Identificar e representar frações, associando-as ao resultado de uma divisão.

    Atividades 1, 2 e 3

    O objetivo destas atividades é associar a representação na forma de fração ao resultado (quociente) de uma divisão, ou seja, levar os estudantes à compreensão de que o quociente da divisão de um número natural (numerador como dividendo) por outro número natural não nulo (denominador como divisor) pode ser representado por uma fração.

    Na atividade 1, acompanhe com os estudantes a divisão das barras de chocolate, observando se compreenderam que o resultado da divisão (2 pedaços de uma barra) corresponde ao resultado da divisão de 2 unidades (as duas barras) por 3 (os três sobrinhos). Se necessário, proponha que reproduzam essa e outras divisões com folhas de papel divididas em partes iguais, para representar as frações envolvidas.

    Aproveite para perguntar: “Se as 2 barras de chocolate fossem repartidas igualmente entre 5 colegas, que fração da barra de chocolate cada um receberia?”.

    Oriente os estudantes a representarem as barras com duas tiras de papel de mesmo tamanho. Em seguida, peça que façam a divisão de cada uma das tiras em 5 pedaços de mesmo tamanho, para depois distribuírem os pedaços entre 5 colegas e perceberem que cada um receberia 2 5 de 1 barra.

    BNCC em foco:

    EF05MA03

MP188

  1. Magda tem 4 folhas de cartolina para dividir igualmente entre 6 estudantes, e não pode haver sobra.

    Para isso, ela dividiu cada folha em 6 partes iguais.

    PROFESSOR Exemplo de pintura:
Imagem: Ilustração. Quatro quadrados divididos em seis partes cada um. O primeiro quadrado está com quatro partes pintadas de rosa-escuro e duas partes de rosa-claro. O segundo quadrado está com duas partes pintadas de rosa-claro e quatro partes de rosa-claro. O terceiro quadrado está com quatro partes pintadas de rosa-escuro e duas de rosa. O quarto quadrado está com duas partes pintadas de rosa e quatro partes de rosa-claro. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Usando 6 cores diferentes, pinte as partes de cartolina que cada estudante recebeu.
  1. Escreva uma fração que represente a quantidade de folha que cada estudante recebeu. _____
    PROFESSOR Resposta: 4 6
  1. Rafaela usa uma forma retangular para fazer as tortas de frango que ela vende. A torta é vendida inteira ou cortada, de acordo com o pedido do cliente. Veja a representação de dois tipos de divisão que ela costuma fazer.
Imagem: Ilustração. torta cortada em doze pedaços.  Fim da imagem.

LEGENDA: Tipo 1. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração: torta cortada em seis pedaços. Fim da imagem.

LEGENDA: Tipo 2. FIM DA LEGENDA.

  1. Que fração da torta representa cada pedaço do Tipo 1?

    _____

    PROFESSOR Resposta: 1 12 da torta.
  1. Que fração da torta representa cada pedaço do Tipo 2?

    _____

    PROFESSOR Resposta: 1 6 da torta.
  1. Considere a quantia de 1 real.
Imagem: Fotografia. Uma moeda de um real, uma moeda de vinte e cinco centavos, uma moeda de dez centavos, uma moeda de cinquenta centavos e uma moeda de cinco centavos. Fim da imagem.

Que fração de 1 real vale:

  1. uma moeda de 5 centavos? _____
    PROFESSOR Resposta: 1 20 de 1 real.
  1. uma moeda de 10 centavos? _____
    PROFESSOR Resposta: 1 10 de 1 real.
  1. uma moeda de 25 centavos? _____
    PROFESSOR Resposta: 1 4 de 1 real.
  1. uma moeda de 50 centavos? _____
    PROFESSOR Resposta: 1 2 de 1 real.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 4

Outra resposta possível no item b é a fração 2 3 . Para que os estudantes consigam visualizá-la, peça que considerem cada 2 partes (de um total de 6) como uma única parte maior, como mostra a figura abaixo.

Imagem: Ilustração. Quadrado dividido em seis partes. Acima, duas partes amarelas (um terço); no centro, duas partes roxas (um terço) e abaixo, duas partes rosa (um terço). Fim da imagem.

CRÉDITO: ADILSON SECCO

Assim, cada criança recebeu 2 de 3 dessas partes maiores. Então, podemos dizer que cada um recebeu 2 3 de uma cartolina.

Atividade 5

Sugira aos estudantes que escrevam por extenso o valor que cada fração representa:

  1. Um doze avos.
  2. Um sexto.

    Atividade 6

    Para esta atividade, espera-se que os estudantes associem que 1 real é o inteiro considerado e que 1 real equivale a 100 centavos.

    É interessante mostrar a eles que uma maneira de obter as frações do real correspondentes às moedas do sistema monetário brasileiro é montando frações que traduzam essa comparação e determinando a fração equivalente às frações montadas.

    No item a, por exemplo, no caso da moeda de 5 centavos:

    5 centavos 1 real = 5 centavos 100 centavos = 5 100 = 1 20

    Logo, 5 centavos correspondem a 1 20 de 1 real.

    BNCC em foco:

    EF05MA03, competência específica 3

MP189

Número misto

  1. Fabíola dividiu igualmente 4 pizzas do tipo brotinho entre seus 3 filhos e não houve sobra. Quanto de pizza cada filho recebeu?
Imagem: Ilustração. Fabíola, mulher ruiva com cabelo curto e luvas está segurando uma bandeja com uma pizza brotinho. Ao seu lado, três crianças estão sentadas em volta de uma mesa e na frente de cada uma há um prato com uma pizza.   Fim da imagem.

Primeiro, Fabíola deu 1 pizza para cada filho.

Sobrou _____ pizza.

PROFESSOR Resposta: 1
Imagem: Ilustração. Fabíola sorri e segura a bandeja com a pizza.  Fim da imagem.

Depois, Fabíola deu mais 1 3 da pizza para cada um.

Cada filho recebeu _____ pizza inteira mais _____ de pizza.

PROFESSOR Resposta: 1, 1 3

1 pizza mais 1 3 de pizza pode ser representado por

1 + 1 3 ou 1 1 3 de pizza.

Imagem: Ilustração. Pizza cortada em três fatias. Ao lado, pizza com apenas uma fatia. Acima, contorno de duas fatias.   Fim da imagem.
Imagem: Fração. Um inteiro, um terço. Um = 1 pizza inteira; um terço = um terço de 1 pizza. Ou um, um terço pizza.  Fim da imagem.

Lemos →1 pizza e 1 3 de pizza

1 1 3 é um número misto, ou seja, ele é formado por um número natural (parte inteira) e uma fração da unidade.

Veja como um número misto pode ser representado por uma fração.

Imagem: Ilustração. Dois círculos divididos em três partes cada. À esquerda, o círculo está com as três partes pintadas (três terços ou um). À direita, o círculo está com uma parte pintada (um terço).    Fim da imagem.

1 1 3 = 1 + 1 3 = 3 3 + 1 3 = 4 3

Então, cada filho recebeu _____ de pizza ou _____ de pizza.

PROFESSOR Resposta: 1 1 3 ; 4 3
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos

  • Reconhecer e interpretar números mistos.
  • Resolver problemas de adição envolvendo números racionais.

    O objetivo deste tópico é mobilizar o reconhecimento e a interpretação de números mistos, isto é, de números formados por uma parte inteira (um número natural não nulo) e por uma parte em forma de fração.

    Assim como as frações aparentes, os números mistos podem facilitar os futuros cálculos com operações. É importante os estudantes reconhecerem os usos sociais dessa representação.

    Atividade 1

    Se julgar oportuno, comente que toda fração que representa uma quantidade superior a 1 unidade (como a fração 2 3 ) é denominada fração imprópria, enquanto as frações que representam quantidades menores que a unidade são chamadas de frações próprias. Nas frações impróprias, o numerador é maior que ou igual ao denominador. Nas frações próprias, o numerador é menor que o denominador.

    BNCC em foco:

    EF05MA03, EF05MA07

MP190

  1. Marque com um X a figura que representa 2 1 3 chocolates, sabendo que Ilustração. Barra de chocolate com três pedaços. corresponde a 1 chocolate.
Imagem: Ilustração. À esquerda, duas barras de chocolate com três pedaços cada e à direita, um pedaço de chocolate.    Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. Uma barra de chocolate com três pedaços.  Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. À esquerda, uma barra de chocolate com três pedaços e à direita, uma barra de chocolate com dois pedaços.  Fim da imagem.

( )

PROFESSOR Resposta correta: a
  1. Represente com um número misto a parte pintada em cada caso.

a)

Imagem: Ilustração. Círculo divididos em oito partes. O círculo está com oito partes pintadas.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Círculo divididos em oito partes.  Três partes pintadas. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: 1 3 8

b)

Imagem: Ilustração. Quatro quadrados divididos em nove quadradinhos cada. Três quadrados estão com as nove partes pintadas e um quadrado está com quatro partes pintadas. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: 3 4 9
  1. Sabendo que Nílson repartiu igualmente 3 folhas entre 2 pessoas, responda.
    1. Quanto de folha cada uma recebeu? _____
      PROFESSOR Resposta: 1 1 2 de folha.
    1. A quantidade que cada uma recebeu é maior ou menor que 1 1 4 de folha? Justifique.

      _____

      PROFESSOR Resposta: Maior, pois 1 1 4 de folha é uma folha mais um quarto de folha, e cada pessoa recebeu 1 1 2 de folha, ou seja, uma folha e meia.

      Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Ana usou 2 1 2 xícaras de açúcar para fazer um bolo. De quantas xícaras de açúcar ela precisaria para fazer dois desses bolos? _____
    PROFESSOR Resposta: De 5 xícaras.
  1. Veja a seguir como Isabel representou um número misto com uma fração.
Imagem: Ilustração. Caderno com o texto: Fração. Um, um sexto igual um mais um sexto igual seis sextos mais um sexto igual sete sextos. Fim da imagem.
  1. 1 3 5 = _____
    PROFESSOR Resposta: 1 + 3 5 = 5 5 + 3 5 = 8 5
  1. 2 1 4 = _____
    PROFESSOR Resposta: 2 + 1 4 = 8 4 + 1 4 = 9 4
  1. 3 4 7 = _____
    PROFESSOR Resposta: 3 + 4 7 = 21 7 + 4 7 = 25 7
  1. 4 1 6 = _____
    PROFESSOR Resposta: 4 + 1 6 = 24 6 + 1 6 = 25 6
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 2

Alguns estudantes podem conhecer uma “regra prática” para obter a fração correspondente a um número misto; para 3 4 7 por exemplo, a regra tem estas etapas:

  • multiplica-se o denominador (7) pela parte inteira (3):

    3 × 7 = 21;

  • ao resultado obtido (21), adiciona-se o numerador (4):

    21 + 4 = 25;

  • o numerador da fração imprópria será o resultado anterior (25), mantendo o denominador inicial (7); portanto, 25 7 correspondem a 3 4 7 .

    Sugerimos que, aceitando essa regra, ela seja justificada: mostre que, nesse caso, a parte inteira (3) pode ser representada pela fração 21 7 (3 × 7 = 21), que, adicionada a 4 7 , totaliza 25 7 .

    Atividade 3

    Convém esclarecer que entendemos a parte pintada como aquela com a cor diferente da cor de fundo da página. Proponha aos estudantes que, no caderno, desenhem e pintem outras figuras para que um colega escreva os números mistos e as frações que representam as partes pintadas.

    Atividade 4

    No item b, os estudantes devem perceber que a quantidade de inteiros é a mesma (1) e que metade é maior que um quarto.

    Atividade 5

    Para fazer 2 bolos, Ana deve usar o dobro da quantidade de xícaras:

    2 × 2 1 2 = 2 × (2 + 1 2 ) =

    = (2 × 2) + (2 × 1 2 ) = 4 + 1 = 5

    Verifique a estratégia usada pelos estudantes. Por exemplo, eles podem fazer uma adição:

    (2 + 1 2 ) + (2 + 1 2 ) =

    = 2 + 1 2 + 2 + 1 2 =

    = 2 + 2 + 1 = 5

    BNCC em foco:

    EF05MA03, EF05MA07; competência específica 6

    Atividade 6

    Os estudantes devem perceber que números mistos podem ser representados na forma de fração usando como recurso adições de frações equivalentes.

MP191

Reta numérica

  1. Ligue cada fração à posição exata ou aproximada que ocupa na reta numérica.

a)

Imagem: Ilustração. Reta numérica que vai de 0 a 2, alternando em um quinto. Da esquerda para a direita: 0, 1, 2. Resposta: 0, um quinto, três quintos, 1, um, dois quintos, um, três quintos, dois.  Fim da imagem.

b)

Imagem: Ilustração. Reta numérica que vai de 0 a 2, alternando em um meio. Da esquerda para a direita: 0, 1, 2. Resposta: 0, um meio, 1, um, um quarto, um, um meio, um, três quartos, 2.   Fim da imagem.

c)

Imagem: Ilustração. Reta numérica que vai de 0 a 2, alternando em um décimo. Da esquerda para a direita: 0, 1, 2. Resposta: 0, dois décimos, cinco décimos, três quintos, dez décimos, 1, um, três décimos, um, sete décimos, um, nome décimos, 2. Fim da imagem.
  1. Observe as partes pintadas de cada figura e escreva uma fração correspondente. Em seguida, marque com um ponto vermelho o local que a fração ocupa na reta numérica.
Imagem: Ilustração. Figura dividida em seis partes e três estão pintadas de verde. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: 3 6 Ilustração. Reta numérica que vai de 0 a 1. Há um ponto em três sextos.
Imagem: Ilustração. Figura dividida em três partes e duas estão pintadas de roxo.  Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: 2 3 Ilustração. Reta numérica que vai de 0 a 1. Há um ponto em dois terços.

c)

Imagem: Ilustração. Dois círculos divididos em quatro partes cada um. À esquerda, o círculo está com as quatro partes pintadas de rosa. À direita, o círculo está com duas partes pintadas de rosa. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: 6 4 Ilustração. Reta numérica que vai de 0 a 2. Há um ponto em seis quartos.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

  • Localizar e representar números racionais na forma fracionária na reta numérica.

    Atividade 1

    A reta do item a mostra os intervalos entre 0 e 1 e entre 1 e 2, divididos em 5 partes iguais. Cada parte equivale a 1 5 e, da esquerda para a direita, cada marca à direita do zero corresponde, respectivamente, aos números 1 5 , 2 5 , 3 5 , 4 5 , 5 5 (ou 1), 1 1 5 , 1 2 5 , 1 3 5 , 1 4 5 e 1 5 5 (ou 2).

    No item b, para localizar na reta o ponto que representa a fração 1 2 , os estudantes podem observar que o intervalo de 0 a 1 foi dividido em 2 partes iguais e que a marca que representa essa divisão indica a metade desse intervalo, ou seja, 1 2 . Como o intervalo entre 1 e 2 também foi dividido em 2 partes iguais, a marca central desse intervalo corresponde a 1 1 2 . Para localizar aproximadamente o número 1 1 4 , a estratégia é reconhecer que esse número equivale a 1 + 1 4 , ou seja, é 1 4 a mais que 1 e deve estar posicionado à direita de 1, imaginando o intervalo de 1 a 2 dividido em 4 partes iguais (cada parte equivale a 1 4 ), e associar a primeira marca à direita de 1 (que deve estar no ponto médio do intervalo entre 1 e 1 1 2 ).

    Atividade 2

    Espera-se que os estudantes repitam o raciocínio da atividade 1. Como os intervalos de 0 a 1 e de 0 a 2 estão repartidos em partes iguais, basta localizarem a posição correspondente a cada fração.

    BNCC em foco:

    EF05MA03, EF05MA05; competência específica 6

MP192

Comparação de frações

  1. Em uma aula de Educação Física, os estudantes realizaram um treino de corrida. Nesse treino, Elias chegou até o meio da pista, Grazielle correu 3 4 dessa pista e Kleiton alcançou 4 5 da pista. Observe o esquema e faça o que se pede.
Imagem: Ilustração. À esquerda, três estudantes: Elias, menino ruivo; Grazielle, menina com cabelo castanho-claro e comprido; e Kleiton, menino com cabelo preto e curto. À direita, vista de cima de uma pista dividida em três faixas. Na ponta esquerda, o início e na ponta direita, a chegada. A primeira faixa está dividida em duas partes e uma está pintada de rosa. A segunda faixa está dividida em quatro partes e três estão pintadas de rosa. A terceira faixa está dividida em cinco partes e quatro estão pintadas de rosa.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Pinte a parte do caminho que cada estudante percorreu.
  1. Quem percorreu a maior distância? _____
    PROFESSOR Resposta: Kleiton.
  1. Quem percorreu a menor distância? _____
    PROFESSOR Resposta: Elias.

    Ao comparar duas ou mais frações com o mesmo denominador, a maior fração será aquela com o maior numerador. Se compararmos as frações 1 4 e 3 4 , veremos que 1 4 < 3 4 , porque 1 < 3, ou 3 4 > 1 4 , porque _____ > _____.

    PROFESSOR Resposta: 3; 1.

    Ao comparar duas ou mais frações com denominadores diferentes, precisamos obter frações de mesmo denominador e que sejam equivalentes àquelas que queremos comparar. Depois, comparamos os novos numeradores.

    Para comparar as frações 2 5 e 1 3 , vamos formar frações equivalentes a elas que tenham o mesmo denominador.

Imagem: Frações. Dois quintos igual seis quinze avos. Entre os numeradores, a expressão x 3 e entre os denominadores, a expressão x 3.  Fim da imagem.
Imagem: Frações. Um terço igual cinco quinze avos. Entre os numeradores, a expressão x 5 e entre os denominadores, a expressão x 5.  Fim da imagem.

Como, 6 15 > 5 15 , concluímos que 2 5 _____ 1 3 .

PROFESSOR Resposta: >
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos

  • Identificar frações equivalentes.
  • Comparar e ordenar números racionais positivos na forma fracionária.

    Nestas páginas, os estudantes verão estratégias para comparar frações. Para ampliar os conhecimentos, é importante conseguirem identificar quais números são maiores, menores ou equivalentes. Uma estratégia que facilita a compreensão é o uso de esquemas e desenhos.

    Atividade 1

    A situação apresentada tem como suporte visual a pista de corrida já dividida em partes, permitindo visualizar melhor quem percorreu a maior e quem percorreu a menor distância. Entretanto, é preciso desenvolver outras estratégias para quando não for possível utilizar esquemas visuais.

    Nesta atividade, a outra estratégia apresentada é a comparação de numeradores quando os denominadores são iguais. No caso de denominadores diferentes, uma possibilidade é encontrar frações equivalentes para realizar a comparação e, assim, obter frações de mesmo denominador. Outras regularidades podem ser percebidas para essas comparações. Assim, proponha que os estudantes também apresentem estratégias diferentes, sempre verificando a validade delas.

    BNCC em foco:

    EF05MA04, EF05MA05

MP193

  1. Observe as figuras e escreva uma fração para cada uma. Em seguida, compare cada par de frações e complete com <, > ou =.
Imagem: Ilustração. À esquerda, um quadrado dividido em seis partes e duas estão pintadas de verde. À direita, um quadrado dividido em quatro partes e uma está pintada de verde.   Fim da imagem.

_____ _____ _____

PROFESSOR Resposta: 2 6 > 1 4
Imagem: Ilustração. À esquerda, quadrado dividido em quatro partes e duas estão pintadas de laranja. À direita, um quadrado dividido em oito partes e quatro estão pintadas de laranja.  Fim da imagem.

_____ _____ _____

PROFESSOR Resposta: 2 4 = 4 8
Imagem: Ilustração. À esquerda, quadrado dividido em oito partes e três estão pintadas de roxo. À direita, um quadrado dividido em quatro partes e uma está pintada de roxo. Fim da imagem.

_____ _____ _____

PROFESSOR Resposta: 3 8 > 1 4
  1. Compare os pares de frações e complete com <, > ou =.
    1. 1 2 _____ 3 4
      PROFESSOR Resposta: <
    1. 6 24 _____ 2 8
      PROFESSOR Resposta: =
    1. 3 12 _____ 5 6
      PROFESSOR Resposta: <
    1. 3 5 _____ 4 7
      PROFESSOR Resposta: >
  1. Analise as informações a seguir e responda.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

Atividade de lazer de Otávio

Quantidade de horas

Futebol

Ilustração. Otávio, menino ruivo com cabelo curto está sorrindo e jogando futebol com outras crianças.

4 terços##<math><mfrac><mn>4</mn><mn>3</mn></mfrac></math>de hora

Leitura

Ilustração. Otávio está sentado na cama e lendo um livro.

3 quartos##<math><mfrac><mn>3</mn><mn>4</mn></mfrac></math>de hora

Pipa

Ilustração. Otávio está sorrindo e empinando pipa com outras crianças.

um meio##<math><mfrac><mn>1</mn><mn>2</mn></mfrac></math>de hora

  1. Em qual atividade Otávio permaneceu por mais tempo? _____
    PROFESSOR Resposta: Futebol.
  1. Analise as frações de hora em que Otávio participou das atividades acima e escreva-as em ordem crescente. _____
    PROFESSOR Resposta: 1 2 , 3 4 e 4 3
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 2

Nesta atividade, os estudantes têm o apoio de desenhos; entretanto, nem todos facilitam a comparação devido à maneira como estão pintados. Sugira que encontrem as frações equivalentes para a confirmação das respostas.

Atividade 3

Nesta atividade, os estudantes não contam com o apoio de esquemas ou desenhos para comparar as frações. Logo, eles precisarão desenvolver outras estratégias. Nesse caso, podem encontrar frações equivalentes com denominadores iguais e, assim, realizar a comparação.

Atividade 4

Peça aos estudantes que socializem as estratégias para a comparação das representações fracionárias. É possível que utilizem frações equivalentes diferentes ou desenhem esquemas para que possam compará-las.

BNCC em foco:

EF05MA04, EF05MA05; competência específica 6

MP194

Adição e subtração

  1. Bento vai pintar um lote de 8 vasos ornamentais para o seu jardim. De manhã, ele vai pintar 5 desses vasos e à tarde vai pintar mais 2 deles.
Imagem: Ilustração. Bento, homem com touca, óculos e máscara de proteção, avental e luvas está segurando um pincel com a mão direita e um vaso com a mão esquerda. Na frente dele há um vaso e latas de tinta sobre uma mesa. Ao fundo, estante com latas de tinta. Fim da imagem.
  1. Que fração do lote ele pintará nesse dia?

    De manhã, Bento pintará _____ vasos do lote; à tarde, pintará mais _____ vasos.

    PROFESSOR Resposta: 5; 2.

    Ao todo, ele pintará _____ vasos do lote.

    PROFESSOR Resposta: 7

    Os 5 vasos que ele pintará de manhã correspondem a 5 8 do lote, e os 2 vasos que pintará à tarde correspondem a _____ do lote.

    PROFESSOR Resposta: 2 8

    5 8 + 2 8 = _____

    PROFESSOR Resposta: 7 8

    Ao todo, Bento pintará _____ do lote de vasos nesse dia.

    PROFESSOR Resposta: 7 8
  1. Quanto ainda faltará pintar?

    Se Bento pintar hoje 7 dos 8 vasos, então sobrará _____ vaso do lote.

    PROFESSOR Resposta: 1

    O lote inteiro pode ser representado pela fração 8 8 .

    8 8 7 8 = _____

    PROFESSOR Resposta: 1 8

    Faltará pintar _____ do lote de vasos.

    PROFESSOR Resposta: 1 8
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos

  • Identificar e representar frações (menores ou maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou ao significado de parte de um todo.
  • Identificar frações equivalentes.
  • Efetuar adição e subtração com números na forma fracionária.
  • Resolver problemas de adição e subtração envolvendo números racionais.

    Os estudantes poderão observar que, quando efetuamos adições ou subtrações com frações de denominadores iguais, basta adicionar ou subtrair os numeradores e manter o denominador. A explicação para essa regularidade é que, quando adicionamos (ou subtraímos) metades com metades, terços com terços, e assim por diante, as partes adicionadas (ou subtraídas) são de mesmo “tamanho” (correspondem à mesma parte de um todo). Entretanto, se os denominadores são diferentes, por exemplo, metades e quintos, não é possível adicioná-los diretamente e continuar referindo-se a eles como metades ou quintos.

    Atividade 1

    Esta atividade propicia observar a compreensão do processo de adição e subtração com frações de mesmo denominador. Verifique se os estudantes fazem o cálculo de maneira mecânica e sem a compreensão do processo ou se entendem que, na situação apresentada no item a, basta adicionar os numeradores (5 + 2) e manter o denominador (8).

    BNCC em foco:

    EF05MA07

MP195

  1. Priscila plantou árvores frutíferas em seu terreno. Em 1 3 do terreno, ela plantou laranjeiras e em 1 4 do mesmo terreno plantou goiabeiras.
Imagem: Ilustração. Uma menina com cabelo preso e óculos fala: Como essas frações não têm denominadores iguais, primeiro obtive frações equivalentes a 1 terço e a 1 quarto. Fim da imagem.
  1. Que fração do terreno representa a parte onde foram plantadas as laranjeiras e goiabeiras?

    Veja como Rebeca fez para calcular o resultado da adição 1 3 + 1 4 .

Frações equivalentes a 1 3

Imagem: Frações. Um terço igual dois sextos. Entre os numeradores e denominadores, a expressão x 2. Em seguida, igual, três nonos. Entre os numeradores e denominadores, a expressão x 3. Em seguida, igual, quatro doze avos. Entre os numeradores e denominadores, a expressão x 4. Em seguida, igual, cinco quinze avos. Entre os numeradores e denominadores, a expressão x 5. Igual reticências.   Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: 3

Frações equivalentes a 1 4

Imagem: Frações. Um quarto igual: dois oitavos. Entre os numeradores e denominadores, a expressão x 2. Em seguida, igual, três doze avos. Entre os numeradores e denominadores, a expressão x 3. Em seguida, igual, quatro dezesseis avos. Entre os numeradores e denominadores, a expressão x 4. Igual reticências. Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: 2
Imagem: Ilustração. A menina com cabelo preso pisca, sorri e fala: Depois, substituí 1 terço e 1 quarto por frações equivalentes com denominadores iguais.   Fim da imagem.
Imagem: Frações. Um terço mais um quarto igual espaço para resposta, doze avos mais espaço para resposta, doze avos igual espaço para resposta, doze avos. Os equivalentes são o número um de um terço e espaço para resposta, quatro doze avos. E outro equivalente é o quatro de um quarto e o doze de espaço para resposta, 12 avos. Fim da imagem.
PROFESSOR Respostas: 4; 3; 7.

Então, a plantação de laranjeiras e de goiabeiras representa _____ do terreno.

PROFESSOR Resposta: 7 12
  1. O restante do terreno ainda não possui árvores plantadas. Que fração representa essa parte sem plantação?

    O terreno inteiro pode ser representado pela fração fração: espaço para resposta sobre 12.

    PROFESSOR Resposta: 12

    A parte com árvores plantadas representa _____ do terreno.

    PROFESSOR Resposta: 7 12

    Imagem: Fração: 12 sobre 12 menos espaço para resposta sobre 7 = espaço para resposta sobre 12. Fim da imagem.

    PROFESSOR Resposta: 7; 5

    A parte sem árvores plantadas é igual a _____ do terreno.

    PROFESSOR Resposta: 5 12
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 2

Considerando o trabalho inicial feito com adições e subtrações de números na forma de fração, esta atividade proporciona aos estudantes perceberem, com base na observação de regularidades, como podem usar as frações equivalentes para efetuar essas operações quando seus denominadores são diferentes.

O objetivo é levar a turma a realizar essas operações nos casos mais simples e sem o uso de regras ou de definições formais. O recurso de esquemas e desenhos auxilia na visualização da operação realizada.

Na situação apresentada, é preciso estar atento aos comentários dos estudantes para saber se compreendem a lógica do raciocínio proposto ou se apenas seguem os passos sem compreendê-los. Represente a resolução de Rebeca em um esquema como este:

Imagem: Ilustração. À esquerda, retângulo dividido em três partes médias e cada uma é dividida em quatro partes pequenas. Quatro partes pequenas estão pintadas. Abaixo, a informação: um terço ou quatro doze avos. À direita, retângulo dividido em quatro partes médias e cada uma é dividida em três partes pequenas. Três partes pequenas estão pintadas. Abaixo, a informação: um quarto ou três doze avos. Em seguida, a conta: quatro doze avos mais três doze avos igual sete doze avos. Fim da imagem.

CRÉDITO: ADILSON SECCO

BNCC em foco:

EF05MA04, EF05MA07; competência específica 6

MP196

  1. Bruna pintou a parte verde, e Gustavo pintou a parte laranja de algumas figuras. Escreva uma adição para representar as partes pintadas de cada figura.

Imagem: Ilustração. Retângulo dividido em quatro partes. Uma parte está pintada de verde e duas estão pintadas de laranja. Fim da imagem.

_____ + 2 4 = _____

PROFESSOR Resposta: 1 4 ; 3 4

Imagem: Ilustração. Retângulo dividido em seis partes. Três partes estão pintadas de laranja e uma de verde. Fim da imagem.

_____ + _____ = _____

PROFESSOR Resposta: 3 6 + 1 6 = 4 6

Imagem: Ilustração. Figura dividida em cinco partes. Uma parte está pintada de verde e uma de laranja. Fim da imagem.

_____ + _____ = _____

PROFESSOR Resposta: 1 5 + 1 5 = 2 5
  1. Calcule a medida da massa de cada saco e complete.

a)

Imagem: Ilustração. Balança de pratos em equilíbrio. No prato à esquerda, um saco roxo e no prato à direita, um peso com três décimos kg e um peso com um décimo kg.  Fim da imagem.

Ilustração. Um saco roxo.= _____ kg

PROFESSOR Resposta: 4 10

b)

Imagem: Ilustração. Balança de pratos em equilíbrio. No prato à esquerda, um saco verde e pequeno e um peso com cinco oitavos kg. No prato à direita, um peso com sete oitavos kg.    Fim da imagem.

Ilustração. Um saco verde.= _____ kg

PROFESSOR Resposta: 2 8

c)

Imagem: Ilustração. Balança de pratos em equilíbrio. No prato à esquerda, um saco azul e grande e no prato à direita, um peso com sete sextos kg e um peso com cinco sextos kg.  Fim da imagem.

Ilustração. Um saco azul.= _____ kg

PROFESSOR Resposta: 12 6
  1. Rafaela vai a uma excursão que durará 9 horas. Ela sabe que, dessas 9 horas, 2 horas serão usadas para visitar uma cachoeira e 3 horas levarão para conhecer o centro histórico de uma cidade.
    1. Que fração do total de horas será gasta, ao todo, na visita à cachoeira e ao centro histórico da cidade? _____
      PROFESSOR Resposta: 5 9
      PROFESSOR 2 9 + 3 9 = 5 9
    1. Que fração do tempo total da excursão sobrará para outras atividades? _____
      PROFESSOR Resposta: 4 9
      PROFESSOR 9 9 + 5 9 = 4 9

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Marque com um X as operações cujo resultado seja 1.
    1. 1 5 + 4 5 ( )
    1. 8 10 + 2 10 ( )
    1. 3 7 + 2 7 ( )
    1. 18 20 2 20 ( )
    1. 8 8 − 1 ( )
    1. 5 5 − 0 ( )
      PROFESSOR Respostas corretas: a; b; f.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 3

Aproveite para perguntar que fração da figura ficou sem pintar em cada item. Espera-se que respondam: 1 4 , 2 6 e 3 5 respectivamente.

Atividade 4

Espera-se que os estudantes mobilizem seus conhecimentos sobre balança de dois pratos em equilíbrio. Utilize essa oportunidade para observar se eles compreendem a lógica do raciocínio que permite calcular a massa de alguns sacos.

Atividade 5

Você pode perguntar: “Se o tempo gasto com a visita à cachoeira fosse de 5 horas e o tempo gasto para conhecer o centro histórico fosse de 3 horas, que fração do tempo total da excursão sobraria para as outras atividades?” ( 1 9 ).

Atividade 6

Estimule os estudantes a utilizarem o cálculo mental, visto que as frações apresentam o mesmo denominador.

No item e, os estudantes podem expressar 1 como a fração 8 8 e, assim, concluir que o resultado é zero.

No caso do item f, espera-se que os estudantes percebam que, ao subtrair zero de qualquer número, o resultado é o próprio número.

BNCC em foco:

EF05MA03, EF05MA07; competências específicas 3 e 6

MP197

  1. Observe as figuras e encontre o resultado da adição e da subtração das frações.
Imagem: Ilustração. Uma faixa dividida em quatro partes e três estão pintadas de azul. Fim da imagem.
  1. 3 4 + 2 8 = _____
    PROFESSOR Resposta possível:
    PROFESSOR 8 8 ou 4 4 ou 1
Imagem: Ilustração. Uma faixa dividida em oito partes e duas estão pintadas de roxo. Fim da imagem.
  1. 3 4 2 8 = _____
    PROFESSOR Resposta possível:
    PROFESSOR 4 8 ou 2 4 ou 1 2
  1. Calcule o resultado de cada adição e subtração.
    1. Imagem: Fração: 1 terço menos um quarto = 4, 12 avos menos 3, 12 avos = 1, 12 avos. Fim da imagem.
    1. Imagem: Fração: 7 nonos menos 1 terço = 7 nonos menos 3 nonos = 4 nonos. Fim da imagem.
    1. Imagem: Fração: 3 quintos + 1 décimo = 6 décimos + 1 décimo = 7 décimos. Fim da imagem.
    1. Imagem: Fração: 3 quartos menos 3 sextos = 9, 12 avos menos 6, 12 avos = 3, 12 avos. Fim da imagem.
    1. Imagem: 5 oitavos menos 1 meio = 5 oitavos menos 4 oitavos = 1 oitavo Fim da imagem.
    1. Imagem: 9 sétimos + 2, 21 avos = 9, 21 avos + 2, 21 avos = 11, 21 avos. Fim da imagem.
      PROFESSOR Atenção professor: Há outras respostas para os itens c, d, e e f. Fim da observação.
  1. Arthur comprou um pacote com 8 biscoitos.

    De manhã, ele comeu 3 8 dos biscoitos, à tarde, comeu mais 1 4 desses biscoitos.

    1. Que fração dos biscoitos Arthur não comeu? _____
      PROFESSOR Resposta: 3 8
      PROFESSOR Exemplo de cálculos:
      PROFESSOR 3 8 + 1 4 = 3 8 + 2 8 = 5 8
      PROFESSOR 8 8 5 8 = 3 8
    1. Quantos biscoitos ele não comeu?

      _____

      PROFESSOR Resposta: 3 biscoitos.
Imagem: Ilustração. Arthur, menino com cabelo encaracolado e castanho. Ele sorri e segura um pacote de biscoitos. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma jarra com suco dentro. Fim da imagem.
  1. Virgínia tomará 1 5 do suco da jarra desenhada ao lado, e César tomará 3 10 do suco dessa jarra.
    1. Que fração do total de suco restará na jarra? _____
      PROFESSOR Resposta: 5 10 ou 1 2
      PROFESSOR Exemplo de cálculos:
      PROFESSOR 1 5 + 3 10 = 2 10 + 3 10 = 5 10
      PROFESSOR 10 10 5 10 = 5 10
    1. Essa fração corresponde a mais ou a menos que a metade do suco que há na jarra?

      _____

      PROFESSOR Resposta: Exatamente à metade do suco.
      PROFESSOR 5 10 = 1 2
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 7

Peça a alguns estudantes que expliquem na lousa como chegaram aos resultados da adição e da subtração. Um exemplo de resolução:

  • 3 4 + 2 8 = 6 8 + 2 8 = 8 8
  • 3 4 2 8 = 6 8 2 8 = 4 8

    Você também pode explorar as diversas formas de expressar o resultado, uma vez que podem ser empregadas frações equivalentes.

    Atividade 8

    Nesta atividade, os estudantes devem realizar a operação entre as frações sem o auxílio de uma representação gráfica. Incentive-os a buscarem mais de uma resposta nos itens c, d, e e f.

    Atividade 9

    Pergunte: “Quantos biscoitos Arthur comeu de manhã? E à tarde?”. Espera-se que os estudantes respondam, respectivamente, 3 e 2 biscoitos.

    Atividade 10

    Aproveitando a situação, determine um valor numérico que indique a quantidade de suco na jarra, para que os estudantes calculem frações dessa quantidade e verifiquem que, juntos, Virgínia e César tomaram a metade do suco.

    Por exemplo, se havia 600 mL na jarra, a quantidade consumida seria a seguinte:

    Virgínia: 1 5 de 600 mL

    600 mL ÷ 5 = 120 mL

    1 × 120 mL = 120 mL

    César: 3 10 de 600 mL

    3 × 60 mL = 180 mL

    Portanto, juntos, Virgínia e César teriam consumido 120 mL +  180 mL = 300 mL (metade de 600 mL).

    BNCC em foco:

    EF05MA04, EF05MA07

MP198

Multiplicação com fração

  1. Um melão foi dividido em 8 fatias de mesmo tamanho. Três amigos, Emily, Hudson e Nícolas, comeram 2 fatias do melão cada um. Que fração do melão eles comeram?

    Cada amigo comeu 2 8 do melão.

Imagem: Ilustração. Oito fatias de melão agrupadas em três duplas. Abaixo, a informação: dois oitavos, dois oitavos, espaço para resposta igual espaço para resposta oitavos. Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: 2 8 , 6

Os 3 amigos juntos comeram 3 vezes 2 8 do melão.

3 × 2 8 = 2 8 + Fração: espaço para resposta sobre 8+ Fração: espaço para resposta sobre 8= Fração: espaço para resposta sobre 8

PROFESSOR Resposta: 2; 2; 6

Emily, Hudson e Nícolas comeram, juntos, _____ do melão.

PROFESSOR Resposta: 6 8
  1. Igor tem 3 tábuas de mesmo comprimento. Ele vai separar a metade delas para fazer uma estante. Que fração de tábua Igor usará para fazer a estante?

Vamos calcular 1 2 de 3, ou seja, 1 2 × 3.

Imagem: Ilustração. Três tábuas divididas em duas partes cada. Abaixo, a informação: um meio, um meio, um meio igual três meios. Em seguida, uma tábua dividida em duas partes (dois meios ou um).  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma tábua dividida em duas partes e com uma parte faltando (um meio). Abaixo, a informação: três meios ou um, um meio. Fim da imagem.

Então, 1 2 de 3 é o mesmo que 1 2 × 3 = _____ ou 1 1 2 .

PROFESSOR Resposta: 3 2

Igor usará _____ ou _____ de tábua para fazer a estante.

PROFESSOR Resposta: 3 2 ; 1 1 2
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos

  • Efetuar multiplicação de um número natural por um número na forma fracionária.
  • Resolver problemas de multiplicação envolvendo números racionais.

    Atividades 1 e 2

    É possível que os estudantes utilizem seus conhecimentos sobre as operações com números naturais para realizar os cálculos com números racionais. Assim, toda vez que uma operação é apresentada, é importante relembrá-los de que se trata de outro conjunto numérico e que, portanto, algumas características e técnicas de cálculo podem ser diferentes. Nestas atividades, as multiplicações envolvem os dois tipos de número.

    Na situação da atividade 1, um número natural vezes uma fração; na da atividade 2, a ordem é invertida. Deve ficar claro para os estudantes que, nas duas situações, a fração pode ser repetida a quantidade de vezes indicada pelo número natural para a obtenção dos resultados. O desafio será, em alguns problemas, identificar qual representação fracionária atende à situação. O uso de desenhos e esquemas pode ajudar na compreensão desses dois tipos de multiplicação.

    BNCC em foco:

    EF05MA08

MP199

  1. Complete.
    1. 5 × 1 7 = 1 7 + 1 7 + 1 7 + 1 7 + 1 7 = 5 7
  1. Fração: 4 sobre espaço para resposta× 1 4 = 1 4 + 1 4 + 1 4 + 1 4 = 4 4

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Pinte e complete.
  1. 2 5 de 3 = 6 5
    PROFESSOR Exemplo de pintura.
Imagem: Ilustração. Três faixas divididas em cinco partes cada uma. Duas partes de cada faixa estão pintadas de rosa.  Fim da imagem.
  1. 3 4 de 2 = _____
    PROFESSOR Resposta: 6 4
    PROFESSOR Exemplo de pintura.
Imagem: Ilustração. Duas faixas divididas em quatro partes cada uma. Três partes de cada faixa estão pintadas de rosa. Fim da imagem.
  1. 5 8 de 3 = _____

    15 8

    PROFESSOR Exemplo de pintura.
Imagem: Ilustração. Três retângulos divididos em oito partes cada um. Cincos partes de cada quadradinho estão pintadas de rosa. Fim da imagem.
  1. Emerson fez um bolo gelado e, após cortá-lo em 16 pedaços iguais, guardou-o na geladeira. Cada vez que ia à cozinha, ele comia 2 pedaços desse bolo.
    • Que fração do bolo Emerson comeu, se ele foi 3 vezes à cozinha?
      PROFESSOR Exemplo de cálculo:
      PROFESSOR 3 × 2 16 = 6 16

Emerson comeu _____ do bolo.

PROFESSOR Resposta: 6 16
  1. Calcule.
    1. 4 × 3 5 = _____
      PROFESSOR Resposta: 12 5
    1. 2 × 2 9 = _____
      PROFESSOR Resposta: 4 9
    1. 1 4 de 3 = _____ × 3 = _____
      PROFESSOR Resposta: 1 4 ; 3
    1. 1 7 de 6 = _____ × _____ = _____
      PROFESSOR Resposta: 1 7 ; 6; 6 7
    1. 1 6 de 2 3 = _____ × _____ = _____
      PROFESSOR Resposta: 1 6 ; 2 3 ; 2 18
    1. 1 5 de 1 7 = _____ × _____ = _____
      PROFESSOR Resposta: 1 5 ; 1 7 ; 1 35
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 3

O objetivo desta atividade é que os estudantes desenvolvam outras estratégias para resolverem a multiplicação de um número natural por uma fração quando não for possível utilizar um esquema visual.

Atividade 4

As ilustrações desta atividade propiciam aos estudantes fortalecerem a compreensão da multiplicação de números na forma fracionária por números naturais.

Atividade 5

Antes da resolução desta atividade, proponha aos estudantes que destaquem as informações fornecidas para facilitar a resolução.

Atividade 6

A atividade explora multiplicações envolvendo números naturais e números racionais na forma de fração. Comente que é comum expressar o resultado pela fração equivalente mais simples (o que chamamos de simplificação de frações).

BNCC em foco:

EF05MA08