MP200

Porcentagem

  1. Bruno trabalha em uma fábrica de chocolates. A figura ao lado representa a fôrma na qual Bruno despejou o chocolate derretido para resfriá-lo. Que fração da fôrma foi preenchida por chocolate?

    40 partes de uma fôrma com 100 partes iguais podem ser representadas pela fração _____ ou por 40%.

    PROFESSOR Resposta: 40 100
Imagem: Ilustração. Forma dividida em cem quadradinhos. Há chocolate sobre quarenta quadradinhos. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Dois homens com touca, luvas e avental. Um deles fala: 40 sobre 100 lemos quarenta centésimos. O outro diz: 40% lemos: quarenta por cento, que é o mesmo que quarenta em cada cem. O símbolo que indica porcentagem é %. Dizemos que 40% é uma porcentagem. Fim da imagem.

Podemos, então, dizer que 40 100 ou 40% da fôrma está preenchida com chocolate.

  1. Reescreva as frases usando porcentagem.
    1. 5 em cada 100 cães - 5% dos cães.
    1. 18 em cada 100 crianças - _____
      PROFESSOR Resposta: 18% das crianças.
    1. 26 100 das flores do jardim - _____
      PROFESSOR Resposta: 25% das flores do jardim.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos

  • Resolver problemas de multiplicação envolvendo números racionais.

    Desenvolver a noção de porcentagem e sua relação com a fração centesimal.

  • Associar as representações 10%, 25%, 50%, 75% e 100%, respectivamente, a décima parte, quarta parte, metade, três quartos e um inteiro, para calcular porcentagens.

    Atividade 1

    Peça aos estudantes que deem exemplos de outras situações em que aparece o símbolo de porcentagem (%). Explore a situação apresentada perguntando: “Se Bruno tivesse despejado chocolate em 70 100 da fôrma, que porcentagem dela seria preenchida com chocolate?”. Espera-se que os estudantes percebam que 70% da fôrma seria preenchida com chocolate.

    Atividade 2

    Esta atividade explora a escrita de diferentes quantidades percentuais. Aproveite para trabalhar o raciocínio multiplicativo, perguntando: “Em um total de 200 cães, 5 em cada 100 cães correspondem a quantos cães? E em relação a um total de 300 cães?”. Espera-se que os estudantes respondam 10 e 15 cães, respectivamente.

    BNCC em foco:

    EF05MA06, EF05MA08; competências específicas 2 e 6

MP201

  1. Havia 100 correspondências para serem distribuídas por um entregador. Apenas 5 delas não foram entregues, porque as pessoas não estavam em casa. Que porcentagem das correspondências não foi entregue?

    _____

    PROFESSOR Resposta: 5% das correspondências.
Imagem: Ilustração. Um homem segura um envelope com a mão direita e com a mão esquerda na cabeça. Ao seu lado há uma moto e na frente dele, uma casa. .   Fim da imagem.
  1. Adriana ganhou um prêmio de 300 reais por ter sido a melhor vendedora do mês na loja em que trabalha. Ela decidiu dar 10% do prêmio a seu filho, Gabriel. Adriana vai dar 10% de 300 reais, ou seja, 10 reais de cada 100 reais que ela ganhou, como mostrado no esquema a seguir.
Imagem: Fotografia. Três cédulas de cem reais e três cédulas de dez reais. Entre elas, a informação: 10% Fim da imagem.

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Leia o que o vendedor Ricardo disse. Depois, responda às questões.
Imagem: Ilustração. Ricardo, homem com cabelo preto e curto fala: Se você pagar esta TV à vista, terá 25% de desconto sobre o preço anunciado. Ao seu lado, uma televisão e uma placa com o preço: 1.200 reais. Fim da imagem.
  1. De quantos reais é esse desconto? _____
    PROFESSOR Resposta: De 300 reais.
  1. Calcule o preço dessa TV se ela for paga à vista. _____
    PROFESSOR Resposta: 900 reais.

    Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

    Imagem: Ícone: Grupo. Fim da imagem.

  1. Agora, conte aos colegas e ao professor como você pensou para responder aos itens anteriores.
    PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 3

Os estudantes devem entender que a porcentagem de um todo corresponde a uma fração desse todo, com denominador 100. Por exemplo, calcular 25% de 200 reais (ou de 25 100 de 200 reais) significa que se deseja saber quantos reais se obtêm tomando 25 reais em cada 100 reais. Como “25 em 100” equivale a “1 em 4”, pode-se calcular 1 4 de 200, ou seja: 200 ÷ 4 = 50. Portanto, 25% de 200 = 50.

Atividade 4

Nesta atividade, é mostrado o raciocínio empregado no cálculo de porcentagens de uma quantia (300 reais). Nesta situação, 10% significam 10 reais em cada 100 reais; por isso, há uma cédula de 10 reais em correspondência a cada 100 reais, de modo que, para 300 reais, haverá três cédulas de 10 reais, ou seja, 30 reais.

Para calcular 20% do prêmio, os estudantes podem raciocinar de forma similar, ou seja, 20 reais em cada 100 reais; como temos 300 reais, basta calcular 20 reais mais 20 reais mais 20 reais, obtendo o total de 60 reais.

Podemos usar o mesmo raciocínio do enunciado da atividade para o cálculo da fração de uma quantidade. No caso, para calcular 10 100 de 300, dividem-se 300 em 100 partes iguais: 300 ÷ 100 = 3; depois, efetua-se a multiplicação 10 × 3 = 30.

Atividade 5

Os estudantes devem perceber que 25% é a metade de 50%. Então, se 50% de um valor corresponde à metade desse valor, 25% corresponde à metade da metade, ou seja, 1 4 do valor. Peça, então, que respondam às mesmas questões propostas, mas considerando o valor de 1.200 reais para a mercadoria. Nesse caso, o desconto seria de 300 reais, e o preço à vista, 900 reais.

BNCC em foco:

EF05MA06, EF05MA08; competências específicas 2, 3 e 6

MP202

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Calcule o valor do desconto em cada situação e represente-o, pintando a barra. Depois, responda às questões.
Imagem: Ilustração. Uma impressora com etiqueta e o preço: R$ 500,00. Ao lado, uma placa com a informação: À VISTA COM 50% DE DESCONTO.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Barra dividida em duas partes. À esquerda, 0% e à direita, 100%. Uma das partes está pintada de rosa.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma máquina de lavar roupas com etiqueta e o preço: R$ 2.800,00. Ao lado, placa com a informação: HOJE COM 25% DE DESCONTO.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Barra dividida em quatro partes. À esquerda, 0% e à direita, 100%. Uma das partes está pintada de rosa.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma camiseta rosa em um manequim e uma etiqueta com o preço: R$ 60,00. Ao lado, placa com a informação: HOJE COM 10% DE DESCONTO.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Barra dividida em dez partes. À esquerda, 0% e à direita, 100%. Uma das partes está pintada de rosa.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 6

Nesta atividade, os estudantes poderão utilizar as barras, já divididas em cada situação, como apoio para calcular os descontos e os valores pagos em cada produto. É importante eles perceberem que a barra completa representa 100% (o valor total de cada produto) e que a quantidade de partes em que a barra foi dividida está de acordo com a porcentagem de desconto.

No item a, o desconto é de 50%; portanto, a barra foi dividida em duas partes iguais (50% + 50% = 100%), sabendo que o valor total é de 500 reais, basta calcular a metade (50%) para descobrir o desconto (parte pintada da barra: 250 reais) e o valor pago (parte em branco da barra: 250 reais).

Já no item b, a porcentagem de desconto é de 25%; portanto, a barra está dividida em quatro partes iguais (25% + 25% + 25% + 25% = 100%). O mesmo procedimento pode ser feito: utilizar o valor total e dividi-lo em quatro partes para identificar o valor do desconto (uma parte pintada) e o valor pago (as demais 3 partes em branco). No caso dos 25%, os estudantes ainda poderão estabelecer a relação de metade da metade do valor para calcular o desconto, já que 50 é metade de 100, e 25 é metade de 50.

E no item c, temos um desconto de 10%; motivo pelo qual a barra foi dividida em 10 partes iguais (10% + 10% + 10% + 10% + 10% + 10% + 10% + 10% + 10% + 10% = 100%). Nesse caso, o valor total pode ser dividido por 10 para descobrir o valor do desconto (uma parte pintada) e o valor pago (as outras 9 partes em branco).

BNCC em foco:

EF05MA06, EF05MA08; competências específicas 2, 3 e 6

MP203

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Murilo recebe mesada de seus pais. Da quantia recebida, ele gasta 60% na cantina da escola, 15% com a assinatura de um jogo on-line, 15% com despesas diversas e o restante, 10 reais, ele guarda em um cofrinho.
Imagem: Ilustração. Murilo, menino com cabelo preto e curto está sorrindo, segurando um cofrinho com formato de porco com a mão esquerda e uma cédula de dez reais com a mão direita. Sobre ele há um balão de pensamento com a imagem de uma garrafa de suco, um lanche, um videogame e uma camiseta vermelha. Ao fundo, o quarto. Fim da imagem.
  1. Qual é a porcentagem da mesada que Murilo guarda no cofrinho?

    _____

    PROFESSOR Resposta: 10%
  1. Que quantia Murilo recebe de seus pais mensalmente?

    _____

    PROFESSOR Resposta: 100 reais.
  1. Quantos reais Murilo usa na cantina da escola?

    _____

    PROFESSOR Resposta: 60 reais.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Em um teste com 20 questões, Eduarda respondeu corretamente 15 20 do total.
    • Que porcentagem representa essa fração? Escreva ou desenhe como você pensou. _____
      PROFESSOR Resposta: 75%
PROFESSOR Exemplo de resposta:
Imagem: : Ilustração de vinte palitos. À esquerda, dez palitos estão agrupados (50%) e no centro, cinco palitos estão agrupados (25% (metade da metade)).  Fim da imagem.

Boxe complementar:

Desafio

Dalva quer calcular 25% de 1120 com sua calculadora, mas as teclas Ilustração. Tecla %., Ilustração. Tecla 5.e Ilustração. Tecla vezes.estão quebradas.

CRÉDITO: ADILSON SECCO

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

Desenhe as teclas que você apertaria para saber o resultado desse cálculo.

PROFESSOR Exemplos de desenho:
Ilustração. Teclas: 1, 1, 2, 0, ÷, 4, =. ou Ilustração. Teclas:  1, 1, 2, 0, ÷, 2, ÷, 2, =.

Qual é o resultado do cálculo? _____

PROFESSOR Resposta: 280

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 7

Verifique as estratégias utilizadas pelos estudantes para calcularem o valor da mesada e dos demais itens. Este problema pode trazer alguma dificuldade, já que o valor total não é dado, como na maioria das situações anteriores. Uma possibilidade é calcular todas as porcentagens apresentadas (60% + 15% + 15% = 90%) e verificar qual é a porcentagem restante (10%) que corresponde aos 10 reais, facilitando o cálculo do valor total (100 reais) e do valor utilizado na cantina da escola.

Atividade 8

Observe as estratégias utilizadas pelos estudantes na resolução. Depois, peça que as compartilhem com os colegas.

Desafio

Deixe os estudantes pensarem sobre esse desafio e compartilharem as estratégias. Depois, verifique se perceberam que 25% de uma quantidade equivale a 1 4 dela, ou seja, basta dividir a quantidade por 1 4 para determinar 25% dela.

BNCC em foco:

EF05MA06, EF05MA08; competência geral 2; competências específicas 2, 3 e 6

MP204

Compreender problemas

Para resolver

Problema 1

Heloísa adora fazer tortas. Ela sempre faz as tortas em forma circular, com um palito que marca seu centro. Para dividi-las em pedaços, que não precisam ser do mesmo tamanho, Heloísa sempre faz cortes em linha reta passando pelo centro da torta.

Imagem: Ilustração. Vista de cima de Heloísa, mulher com cabelo encaracolado. Ela está sorrindo e cortando uma torta. Ao lado, Torta cortada em dois pedaços (1 corte - 2 pedaços). Torta cortada em quatro pedaços (2 cortes – 4 pedaços). Torta cortada em seis pedaços (3 cortes - 6 pedaços).  Fim da imagem.

Problema 2

Observe a sequência de figuras abaixo.

Figura 1

Imagem: Ilustração. Figura composta por cinco quadrados em zigue-zague e dentro de cada um há um círculo azul e laranja intercalados.    Fim da imagem.

Figura 2

Imagem: Ilustração. Figura composta por dez quadrados em zigue-zague e dentro de cada um há um círculo azul e laranja intercalados.   Fim da imagem.

Figura 3

Imagem: Ilustração. Figura composta por quinze quadrados em zigue-zague e dentro de cada um há um círculo azul e laranja intercalados.   Fim da imagem.

Figura 4

Imagem: Ilustração. Figura composta por vinte quadrados em zigue-zague e dentro de cada um há um círculo azul e laranja intercalados.  Fim da imagem.
  1. Qual é o padrão (figura que se repete) dessa sequência?
    PROFESSOR Exemplos de resposta:
    PROFESSOR Imagem: Ilustração. Figura composta por cinco quadrados em zigue-zague e dentro de cada um há um círculo azul e laranja intercalados.  Fim da imagem.
    PROFESSOR • azul
    PROFESSOR • laranja ou figura 1.
  1. Seguindo esse padrão, quantas bolinhas laranja haveria na figura que tivesse 18 bolinhas azuis? _____
    PROFESSOR Resposta: 12 bolinhas laranja.
  1. E quantas bolinhas azuis haveria na figura que tivesse 16 bolinhas laranja?

    _____

    PROFESSOR Resposta: 24 bolinhas azuis.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos

• Resolver problemas de multiplicação envolvendo números racionais.

• Resolver problemas que envolvam a noção de proporcionalidade entre duas grandezas.

• Interpretar dados apresentados em tabela.

Os problemas apresentados nestas páginas exploram as regularidades e os padrões em sequências de figuras, ajudando a estruturar uma parte essencial do pensamento matemático: a habilidade em descobrir, em uma dada sequência, o padrão (o modelo) que se repete e que possibilita reconhecer outros elementos na sequência.

Para resolver Problema 1

Considerando as três primeiras situações de corte da torta, os estudantes podem inferir que o padrão deve ser o acréscimo de 2 novos pedaços a cada corte efetuado. A condição de cada corte ter de passar pelo centro da torta facilita, para essa faixa etária, o reconhecimento do padrão encontrado na situação.

Problema 2

Para resolver as questões propostas neste problema, é interessante os estudantes conversarem e trocarem ideias que permitam a descoberta do padrão envolvido na sequência de figuras. Nesse caso, um quadro como o mostrado a seguir ajuda a perceber as regularidades numéricas.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Número da figura

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

Número de bolinhas azuis

3

6

9

12

15

18

21

24

27

30

Número de bolinhas laranja

2

4

6

8

10

12

14

16

18

20

BNCC em foco:

EF05MA08, EF05MA12; competência geral 2; competências específicas 2, 3 e 6

MP205

Para refletir

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.
  1. Compare sua solução do Problema 1 com a de um colega. Algum de vocês usou desenhos para resolvê-lo?
    PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. Luciano usou um quadro para buscar uma regularidade e chegar à solução do Problema 1.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Número de cortes

Número de pedaços

1

2

2

4

3

6

4

8

5

10

PROFESSOR Exemplos de resposta: “Sim; o número de pedaços obtidos é igual ao dobro do número de cortes feitos na torta.”. Ou: “Sim; a cada corte a mais que se faz, o número de pedaços aumenta em dois.”.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Veja como Karine pretende resolver o item b do Problema 2.
Imagem: Ilustração. Karine, menina com cabelo preso olha para cima e pensa: Para obter 18 bolinhas azuis, eu preciso de 6 figuras iguais à figura 1. Agora, vou fazer uma única operação e chegar ao número de bolinhas laranja.  Fim da imagem.

Figura 1

Imagem: Ilustração. Figura composta por cinco quadrados em zigue-zague e dentro de cada um há um círculo azul e laranja intercalados. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Para refletir

Atividade 1

Espera-se que, ao trocar ideias sobre diferentes possibilidades de resolução, os estudantes observem que o desenho pode ser um bom recurso para resolver esse tipo de problema. Entretanto, se há a necessidade de fazer muitos desenhos, é interessante buscar outra estratégia para a resolução, como encontrar uma regularidade.

Atividade 2

Ao apresentar um quadro que organiza os números envolvidos na sequência de cortes da torta, esta atividade dá aos estudantes a oportunidade de perceberem a utilidade desse recurso para a resolução do problema. Se preciso, ajude-os na leitura do quadro, para que identifiquem a regularidade necessária para a descoberta do padrão da sequência de figuras. Oriente-os a observarem como ocorre a variação dos números em cada coluna do quadro. Espera-se que eles notem que, enquanto na coluna da esquerda o número de cortes aumenta em 1 unidade, o número correspondente de pedaços de torta, na coluna da direita, aumenta em 2 unidades. Eles devem deduzir que o número de pedaços de torta é igual ao dobro do número de cortes realizados passando pelo centro da torta.

Esse padrão permite determinar o número de pedaços de torta para números maiores de cortes sem a necessidade de desenhar as figuras subsequentes e contar os pedaços resultantes. Assim, para saber quantos pedaços serão obtidos por 11 cortes que passam pelo centro da torta, basta calcular: 2 × 11 = 22; ou seja, serão obtidos 22 pedaços de torta. Aplicando o raciocínio inverso, determinamos quantos cortes serão necessários para obter, por exemplo, 18 pedaços de torta: 18 ÷ 2 = 9; ou seja, serão necessários 9 cortes que passem pelo centro da torta para obter 18 pedaços.

BNCC em foco:

EF05MA08, EF05MA12; competência geral 2; competências específicas 2, 3 e 6

Atividade 3

Verifique se os estudantes compreendem o raciocínio de Karine. Depois de validar as respostas, registre na lousa as operações sugeridas para que Karine obtivesse o total de bolinhas laranja.

MP206

A matemática me ajuda a ser

...uma pessoa consciente sobre a extinção das espécies

Há cerca de 8,7 milhões de espécies na Terra, entre animais, plantas e outros seres vivos. As espécies ameaçadas de extinção sofrem com os problemas ambientais e com a ação predatória do ser humano.

Espécie ameaçada

É uma população que está desaparecendo a ponto de entrar em extinção. A União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) divulgou um documento, chamado Lista Vermelha, que mostra a situação de milhares de espécies. Até 2019, a lista englobava mais de 105 mil tipos de seres vivos.

Disponível em: http://fdnc.io/eUu. Acesso em: 5 mar. 2021.

Imagem: Ilustração. Animais com informações e ao fundo, quadros coloridos. À esquerda, a legenda:  RISCOS DE EXTINÇÃO.  Categorias de baixo risco – Entram nesse grupo as espécies que não correm risco hoje e algumas que podem correr risco no futuro.  LC: Pouco preocupante;  NT: Quase ameaçada;  Categorias de ameaça – Quase um quarto das espécies catalogadas na lista sofre algum tipo de ameaça de extinção.  VU: Vulnerável;  EN: Em perigo;  CR: Em perigo crítico;  Categorias de extinção – Esse grupo inclui espécies já extintas, ou que têm poucos indivíduos em cativeiro ou fora de seu hábitat.  EW: Extinta na natureza;  EX: Extinta.  PANDA-VERMELHO - Ailurus fulgens. EN.  Ilustração. Panda com pelo em tons de laranja. Abaixo, mapa-múndi com destaque para Índia.  São estimados cerca de 20 mil pandas-vermelhos livres na natureza. Desses, um quarto está na Índia. Já em cativeiro, há registro de 759 indivíduos.  MILU - Elaphurus davidianus. EW.  Ilustração. Animal quadrúpede com pelos em tons de cinza e chifres grandes. Abaixo, mapa-múndi com destaque para China.  Essa espécie desapareceu da natureza em 1900, mas ainda existia em cativeiros. Desde 1985, já foram devolvidos à natureza mais de 200 milus na China. Em 2015, havia cerca de 700 na natureza.  CAÇÃO-QUATI - Isogomphodon oxyrhynchus. CR.  Ilustração. Peixe comprido e cinza com nadadeiras grandes e nariz fino. Abaixo, mapa-múndi com destaque para o Brasil.  A partir da década de 1990, o número de cações‑quati nas águas brasileiras diminuiu para um décimo da quantidade original. Estima‑se que esse peixe possa entrar em extinção nos próximos anos.  Lista brasileira: A lista das espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção mais recente é de 2014 e tem 1.173 espécies de animais. PINGUIM-DO-CABO - Spheniscus demersus. VU.  Ilustração. Pinguim com penas pretas e brancas. Abaixo, mapa-múndi com destaque para África do Sul.  Em 2007, havia 120 mil pinguins‑do‑cabo. Em 2015, essa população era de 50 mil. A diminuição do alimento disponível, o derramamento de óleo no oceano e a coleta de ovos estão entre as causas para o perigo de extinção.   Fim da imagem.

Fonte dos dados: Lista das espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção. Disponível em: http://fdnc.io/3TQ. Acesso em: 16 mar. 2021.

LEGENDA: Lista brasileira ‒ A lista das espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção mais recente é de 2014 e tem 1.173 espécies de animais. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos

  • Desenvolver a noção de porcentagem e sua relação com a fração centesimal.
  • Associar as representações 10%, 25%, 50%, 75% e 100%, respectivamente, a décima parte, quarta parte, metade, três quartos e um inteiro, para calcular porcentagens.
  • Interpretar dados apresentados em texto.

    Explore a leitura do infográfico, destacando que não há uma sequência rígida de leitura, uma vez que as informações são apresentadas em cartas, que podem ser lidas na ordem desejada.

    Os quatro animais apresentados correm risco de serem extintos, mas estão categorizados. Para isso, chame a atenção dos estudantes para o ícone aplicado no canto superior esquerdo de cada carta e a “legenda” destacada na carta “Riscos de extinção”.

    Explore a leitura de cada mapa, indicando a região onde cada animal pode ser encontrado.

    No site do ICMBio, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (disponível em: http://fdnc.io/3TQ. Acesso em: abr.

    2021.), está publicada a lista de espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção, atualizada em 2014.

    É possível realizar uma busca por espécie, e para cada espécie há informações sobre a classificação taxonômica, categoria do risco de extinção, critérios, referências bibliográficas e resumo das justificativas que indicaram o risco de extinção, além de outras informações pertinentes.

    BNCC em foco:

    EF05MA24; competências gerais 1, 7 e 10; competências específicas 2, 3 e 8

MP207

Tome nota

  1. Qual é a população estimada de pandas-vermelhos na Índia?

    _____

    PROFESSOR Resposta: 5.000 pandas-vermelhos.
  1. Escreva por extenso o número que representa o total de espécies na Terra.

    _____

    PROFESSOR Resposta: Oito milhões e setecentos mil.

Reflita

  1. Reescreva a frase usando porcentagem.

    Quase 1 4 das espécies catalogadas na lista sofre algum tipo de ameaça de extinção.

    _____

    PROFESSOR Resposta: Quase 25% das espécies catalogadas na lista sofrem algum tipo de ameaça de extinção.

    Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

    Imagem: Ícone: Grupo. Fim da imagem.

    • Discuta com seus colegas o significado desse número.
      PROFESSOR Resposta pessoal.

      Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

    1. Pesquise dados sobre outro animal que sofre risco de extinção. Faça uma lista e, depois, conte para os colegas e o professor.
      PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Tome nota

Atividade 1

Para calcular 1 4 de 20 mil pandas-vermelhos, os estudantes podem dividir o total de pandas-vermelhos livres na natureza por 4, obtendo 5.000 pandas-vermelhos, localizados na Índia.

Amplie a atividade e proponha uma reflexão sobre a importância e o significado de alguns animais viverem em cativeiro.

Atividade 2

Sugira aos estudantes que releiam o texto e encontrem a informação sobre a quantidade total de espécies na Terra.

Reflita Atividade 1

Espera-se que os estudantes percebam que, das espécies catalogadas na lista, quase 25% sofrem algum tipo de ameaça de extinção.

Atividade 2

Leve para a sala de aula outros textos sobre animais que também estejam em extinção ou uma lista dos principais animais brasileiros que estão em extinção.

BNCC em foco:

EF05MA03, EF05MA06, EF05MA24; competências gerais 1, 7 e 10; competências específicas 2, 3 e 8

Sugestão de trabalho interdisciplinar

Aproveite a atividade 1 do Reflita para fazer um trabalho em conjunto com Ciências. Promova uma discussão com os estudantes a respeito do aumento de espécies de animais em extinção no mundo, decorrente de muitos problemas ambientais bem como da interferência do ser humano na natureza. Pergunte: “O que nós podemos fazer para evitar que mais animais entrem em extinção?”.

MP208

Compreender informações

Cálculo da probabilidade de um evento ocorrer

  1. Bárbara está brincando com um jogo de trilha e faltam poucas casas para ela atingir o FIM e vencer. Para andar com seu pino, ela lança um dado comum em forma de cubo e anda tantas casas quanto for o número que aparece na face que fica voltada para cima.
    1. Quais afirmações são corretas?

      _____

      PROFESSOR Resposta: As duas afirmações são corretas.
Imagem: Ilustração. Um dado com o número seis virado para cima. Ao lado, os números cinco e três. Fim da imagem.

A probabilidade de sair o número 3 na face que fica para cima no dado é 1 6 , porque existe 1 possibilidade de sair o número 3 dentre as 6 possibilidades que existem ao todo.

A probabilidade de sair um número par na face que fica para cima no dado é 3 6 , porque existem 3 possibilidades de sair um número par dentre as 6 possibilidades que existem ao todo.

  1. Bárbara também pode usar um dado com todas as faces triangulares iguais (numeradas de 1 a 4). Nesse caso, ela anda com seu pino o número da face que fica voltada para baixo. Em qual desses dois dados a probabilidade de sair o número 3 é maior? E de sair número par? _____
    PROFESSOR Resposta: A probabilidade de sair número 3 é maior no dado com faces triangulares, já que nele temos 1 chance em 4. Já a probabilidade de sair número par é a mesma nos dois dados: 1 em 2, pois no dado cúbico temos 3 em 6 e no dado piramidal temos 2 em 4 (ou seja, os dois casos correspondem à metade).

    Imagem: Ilustração. Um dado com formato de pirâmide com o número quatro à frente e ao lado, o número três.  Fim da imagem.

  1. Veja no tabuleiro abaixo a posição do pino vermelho, de Bárbara. Quantas casas ela precisa andar com seu pino para vencer essa rodada?

    Imagem: Ilustração. Um tabuleiro colorido com o início no topo e o fim abaixo.   Fim da imagem.

    ____

    PROFESSOR Resposta: Ela precisa andar 3 casas.
  1. Qual dado ela deve escolher para obter 3 nessa rodada? Por quê?

    _____

    PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que o estudante perceba que ela deve escolher o dado piramidal, já que nele a probabilidade de sair 3 é maior. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

  • Determinar a probabilidade de ocorrência de um evento em um experimento aleatório em que cada resultado possível tem a mesma chance de ocorrer (espaço amostral equiprovável).

    Nestas páginas, buscamos dar significado à ideia de probabilidade e incentivar os estudantes a avaliarem e expressarem matematicamente a probabilidade de ocorrência de determinado evento.

    Atividade 1

    Se possível, providencie dados para que os estudantes possam manuseá-los e verificar o número de faces de cada um e os possíveis resultados no lançamento de cada um deles.

    No item a, ressalte que, no lançamento de qualquer um dos dados, cada um dos resultados possíveis tem a mesma chance de ocorrer (no dado cúbico é de 1 em 6; no dado piramidal, de 1 em 4). Comente que, nesse caso, a medida da chance de ocorrência de um evento A é dada pela probabilidade de o evento A ocorrer, P (A), e que corresponde a uma fração cujo numerador é o número de resultados favoráveis ao evento A, e o denominador é o número de resultados possíveis.

    Mostre aos estudantes que, por exemplo, se o evento A for “sair número par” no lançamento com o dado cúbico, o número de casos favoráveis será 3 (ou seja, as faces pares: 2, 4 e 6), e o número de resultados possíveis será 6 (pois são 6 faces ao todo). Daí:

    P (A) = 3 6 = 1 2 = 50%

    No item b, esclareça que, apesar de a probabilidade de sair o número 3 ser maior no dado piramidal, isso não significa que o número 3 sairá de fato.

    Pesquisas na área da Educação Matemática indicam que o estudo de probabilidade pode ser desenvolvido com estudantes do Ensino Fundamental, desde que realizado em contextos apropriados à faixa etária e sem o uso de fórmulas.

    É importante considerar que o cálculo da probabilidade (ou da medida de chance) de ocorrência de um evento não é uma noção intuitiva para os estudantes e que mesmo a realização de experimentos pode levar a falsas concepções.

    Pergunte: “Em qual dado a probabilidade de obter o número 6 é maior?”. Espera-se que respondam que é no dado cúbico, pois não há face 6 no outro dado.

    No item c, é possível verificar que faltam 3 casas para o pino de Bárbara atingir a casa FIM. Portanto, com o dado piramidal é maior a probabilidade de sair o 3.

    BNCC em foco na dupla de páginas:

    EF05MA23; competência geral 2; competências específicas 3, 4 e 6

MP209

  1. Dez crianças estão concorrendo ao sorteio de um livro. Entre elas há meninos e meninas com idades variadas. O nome de cada criança está escrito em um papel, colocado em uma urna da qual será sorteado um nome.

    Observe as tabelas e responda.

Crianças concorrendo

Tabela: equivalente textual a seguir.

Meninos

Meninas

6

4

Fonte: Organizador do sorteio (5 abr. 2023).

Crianças concorrendo

Tabela: equivalente textual a seguir.

Até 8 anos

Mais de 8 anos

7

3

Fonte: Organizador do sorteio (5 abr. 2023).

  1. Qual destas frases está errada? Marque com um X .

6 das 10 crianças são meninos.

7 em 10 crianças têm até 8 anos.

3 das 7 crianças têm mais de 8 anos.

PROFESSOR Resposta correta: 3 das 7 crianças têm mais de 8 anos.
  1. Para fazer um gráfico de setores, a figura abaixo foi repartida em 10 partes iguais. Cada uma dessas partes representa uma das crianças que concorrem ao livro. Complete a legenda.
Imagem: Gráfico em setores. Crianças concorrendo. Gráfico circular dividido em dez partes. Seis estão pintadas de amarelo, representado espaço para resposta meninos. E quatro estão pintados de marrom, representando espaço para resposta meninas. Fim da imagem.

Fonte: Organizador do sorteio (5 abr. 2023).

PROFESSOR Resposta: vermelho - Meninas
PROFESSOR amarelo - Meninos
  1. Há maior chance de ser sorteado um menino ou uma menina? Justifique sua resposta.

    _____

    PROFESSOR Resposta: Um menino, pois há mais meninos do que meninas.
  1. Qual é a probabilidade de ser sorteado um menino? E de ser sorteada uma menina? _____
    PROFESSOR Resposta: menino: 6 10 ; menina: 4 10
  1. Qual é a probabilidade de ser sorteada uma criança com mais de 8 anos?

    _____

    PROFESSOR Resposta: 3 10
    • Você usou o gráfico de setores acima para responder a essa questão? Por quê?
      PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que o estudante perceba que, com o gráfico dado, não é possível responder a essa questão, pois não há informações sobre a idade das crianças. Ele precisa usar a segunda tabela dada acima. Fim da observação.

      Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

      Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

    1. Como deve ser o gráfico de setores relativo ao número de crianças que concorrem ao livro de acordo com a idade delas? Converse com um colega sobre esse gráfico e elabore uma legenda para ele.
      PROFESSOR Resposta: O gráfico deve ser um círculo repartido em 10 partes iguais, com 7 dessas partes pintadas de uma mesma cor (por exemplo, azul) e as outras 3 partes pintadas de outra cor (por exemplo, verde). Desse modo, uma possível legenda é dada a seguir. Azul: crianças com até 8 anos; Verde: crianças com mais de 8 anos.
      PROFESSOR Respostas variáveis.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 2

Os estudantes precisam observar que, para calcular a probabilidade de um menino ser sorteado, é preciso saber a quantidade de meninos (6) e o total de crianças (10) e representar a relação entre essas quantidades (“6 em 10”) na forma de fração ( 6 10 ) , ou na forma de porcentagem (60%). Mais adiante, eles verão a forma decimal (0,6). Aplicando o mesmo raciocínio, descobrirão a probabilidade de ser sorteada:

  • uma menina;
  • uma criança com até 8 anos de idade;
  • uma criança com mais de 8 anos de idade.

    Explore a atividade perguntando: “Se chegasse mais uma menina com menos de 8 anos de idade, o que aconteceria com as probabilidades dos itens d e e ?”. Espera-se que percebam que a probabilidade de um menino ser sorteado passaria a ser de 6 11 e que a probabilidade de uma menina ser sorteada seria de 5 11 , enquanto a probabilidade de ser sorteada uma criança com mais de 8 anos de idade seria de 3 11 .

    Nessa atividade, não há uma percepção natural de que, se o número de meninos é maior que o de meninas, a probabilidade de um menino ser sorteado é maior. Se, ao realizar o experimento, obtiverem resultados iguais, muitos estudantes podem acreditar que a quantidade de meninos e meninas não interfere no resultado, pois ainda cultivam a falsa concepção de que a probabilidade depende da sorte.

MP210

O que você aprendeu

  1. Escreva uma fração para representar a parte pintada de cada figura.
Imagem: Ilustração. Círculo dividido em cinco partes e duas estão pintadas de azul.    Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: 2 5
Imagem: Ilustração. Quadrado dividido em nove partes e cinco estão pintadas de roxo.  Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: 5 9
Imagem: Ilustração. Figura dividida em oito partes e sete estão pintadas de verde.  Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: 7 8
Imagem: Ilustração. Quadrado dividido em quatro partes e uma está pintada de amarelo. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: 1 4
  1. Escreva dois números naturais entre os quais está cada fração.
    1. _____ < 4 3 < _____
      PROFESSOR Exemplo de respostas: 1, 2.
    1. _____ < 17 5 < _____
      PROFESSOR Exemplo de respostas: 3, 4.
    1. _____ < 20 8 < _____
      PROFESSOR Exemplo de respostas: 2, 3.
    1. _____ < 56 10 < _____
      PROFESSOR Exemplo de respostas: 5, 6.
  1. Théo precisa comprar 1 1 2 quilograma de carne moída para fazer quibes. Em cada bandeja à venda no supermercado, há 1 2 quilograma de carne. Quantas dessas bandejas Théo terá de comprar para fazer os quibes?

    _____

    PROFESSOR Resposta: 3 bandejas.
Imagem: Ilustração. Bandeja com carne e ao lado, etiqueta com a informação: CARNE MOÍDA – 500 g. Fim da imagem.
  1. Complete.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Porcentagem

19%

38%

_____

_____

Leitura

_____

38 por cento

76 por cento

_____

Fração

19 centésimos##<math><mfrac><mn>19</mn><mn>100</mn></mfrac></math>

_____

76 centésimos##<math><mfrac><mn>76</mn><mn>100</mn></mfrac></math>

_____

Significado

19 em cada 100

_____

_____

5 em cada 100

PROFESSOR Resposta: 76%; 5%; 19 por cento; 5 por cento; 38 100 ; 5 100 ; 38 em cada 100; 76 em cada 100.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

  • Retomar os conceitos estudados.

    A seção possibilita a sistematização dos conceitos desenvolvidos ao longo da Unidade, além de ser um instrumento para avaliação formativa.

    Atividade 1

    Reforce que a parte pintada é a parte não branca.

    Chame a atenção dos estudantes para a figura do item d. Para associar uma fração a uma parte destacada de uma figura, deve-se considerar a que área do todo (figura) essa parte corresponde, e não à forma como foi dividida. Nessa figura, a metade da esquerda está dividida em duas partes retangulares de mesma área, e a metade da direita, em duas partes triangulares de mesma área. Portanto, cada uma das quatro partes corresponde a 1 4 da figura.

    Aproveite para pedir a eles que escrevam como se lê cada uma das frações. Amplie a atividade solicitando-lhes que escrevam as frações que representam a parte não pintada das figuras.

    Atividade 2

    Os estudantes devem observar que é possível transformar as frações na forma mista, o que facilitará a comparação com os números naturais.

    Por exemplo, no item a, temos:

    4 3 = 1 + 1 3 = 1 1 3

    Então, essa fração encontra-se entre os números naturais 1 e 2.

    Proponha aos estudantes o seguinte desafio: “A massa de um tijolo é igual a 1 quilograma mais a massa de metade do tijolo. Qual é a massa do tijolo inteiro?”. Espera-se que cheguem à resposta 2 quilogramas, pois, como a massa de um tijolo inteiro é igual à massa de duas metades do tijolo, podemos dizer que a massa de duas metades do tijolo é igual a 1 quilograma mais a massa de metade do tijolo. Logo, a massa de metade do tijolo é 1 quilograma, e a massa do tijolo inteiro é 2 quilogramas.

    BNCC em foco:

    EF05MA03, EF05MA05, EF05MA06, EF05MA08

    Atividade 3

    Os estudantes podem justificar a resposta por meio de esquemas, números ou palavras.

    Uma justificativa possível é: “1 1 2 é o mesmo que 1 inteiro mais uma metade. Como 1 inteiro é o mesmo que duas metades, temos que 1 1 2 é o mesmo que três metades. Então, como cada bandeja tem 1 2 quilograma de carne, serão necessárias três bandejas”.

    Atividade 4

    É interessante ampliar o quadro e deixá-lo exposto como apoio a outras atividades sobre o tema.

MP211

  1. Pedro quer comprar uma bola. Ele economizou em um mês o equivalente a 5 10 do preço da bola e, no mês seguinte, a 3 10 do preço. Que fração do preço da bola ainda falta para Pedro comprá-la? _____
    PROFESSOR Resposta: 2 10
Imagem: Ilustração. Pedro, menino ruivo com cabelo encaracolado está sorrindo com a mão sob o queixo e olhando para cima. Acima dele há um balão de pensamento com a imagem de uma bola de basquete. Fim da imagem.
  1. Marque com um X os quadros com cálculo correto.

a) 3 × 2 3 = 2

b) 10 × 1 4 = 2

c) 5 × 2 3 = 10 3

d) 6 × 1 8 = 3 4

e) 4 × 1 6 = 2 6

PROFESSOR Respostas corretas: a, c e d.
  1. Qual é a única frase verdadeira? Marque com um X .
    1. ( ) 1% de 400 pessoas é o mesmo que 8 pessoas.
    1. ( ) 3% de 500 figurinhas são 15 figurinhas.
    1. ( ) 10% de 200 reais são 10 reais.
    1. ( ) Uma camiseta que custava 100 reais teve um desconto de 15% e passou a custar 115 reais.
      PROFESSOR Resposta correta: b
  1. Marina comprou um armário. Ela vai pagá-lo em 5 prestações iguais. Que porcentagem do valor total representa cada prestação?

    _____

    PROFESSOR Resposta: 20%

Autoavaliação

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 5

Peça aos estudantes que escrevam uma expressão que represente a situação e, depois, tentem resolvê-la utilizando o cálculo mental, já que as frações apresentam o mesmo denominador. Exemplos de expressões:

10 10 - 3 10 - 5 10 ou 10 10 - ( 3 10 + 5 10 )

Atividade 6

Observe como os estudantes resolvem as multiplicações propostas e, depois de validar as respostas, compartilhe as estratégias usadas na resolução.

Atividade 7

Sugira aos estudantes a reescrita das frases para torná-las verdadeiras.

Por exemplo:

  • 1% de 400 pessoas é o mesmo que 4 pessoas.
  • 10% de 200 reais são 20 reais.
  • Uma camiseta que custava 100 reais teve 15% de desconto, passando a custar 85 reais.

    Atividade 8

    Os estudantes podem resolver essa questão fazendo um desenho que represente o todo (o inteiro) repartido em 5 prestações iguais. Desse modo, eles podem perceber que cada prestação representa um quinto do valor total. Escrevendo a fração um quinto como uma fração equivalente de denominador 100, encontrarão 20%.

    BNCC em foco:

    EF05MA06, EF05MA07, EF05MA08

    Autoavaliação

    Nesta Unidade, os estudantes entraram em contato com diversos conceitos relacionados às representações fracionárias. A primeira questão foca na ideia de equivalência, importante para que possam operar com frações. Assim, peça que avaliem quanto compreenderam as relações de equivalência a partir das atividades realizadas.

    A segunda questão traz a ideia de porcentagem, muito utilizada no cotidiano. Os estudantes deverão avaliar se esse conceito já está claro para que possam ampliar os conhecimentos sobre o tema ou se ainda será necessário retomá-lo.

MP212

Comentários para o professor:

Conclusão da Unidade 5

Conceitos e habilidades desenvolvidos nesta Unidade podem ser identificados por meio de uma planilha de avaliação da aprendizagem, como a que apresenta os principais objetivos, a seguir. O professor poderá copiá-la, fazendo os ajustes necessários, de acordo com sua prática pedagógica.

Ficha de avaliação e acompanhamento da aprendizagem

Nome: _____

Ano/Turma: _____ Número: _____ Data: _____

Professor(a): _____

Legenda de Desempenho: S: Sim N: Não P: Parcialmente

Tabela: equivalente textual a seguir.

Objetivos de aprendizagem

Desempenho

Observação

Identifica e representa frações próprias, aparentes e impróprias associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo?

_____

_____

Compara e ordena frações localizando-as na reta numérica?

_____

_____

Identifica frações equivalentes?

_____

_____

Associa porcentagem à fração centesimal?

_____

_____

Associa as representações 10%, 25%, 50%, 75% e 100%, respectivamente, a décima parte, quarta parte, metade, três quartos e um inteiro?

_____

_____

Resolve e elabora problemas de adição e subtração com números racionais?

_____

_____

Resolve e elabora problemas de multiplicação com frações?

_____

Resolve problemas que envolvam a variação de proporcionalidade direta entre duas grandezas?

_____

_____

Determina a probabilidade de ocorrência de eventos em um experimento aleatório?

_____

_____

Interpreta e aplica dados apresentados em textos e tabelas?

_____

_____

Compreende e exercita o respeito às diferenças de opiniões e de propostas nos trabalhos em grupo?

_____

_____

Nos trabalhos em grupo, elabora propostas e as defende com argumentos plausíveis?

_____

_____