MP213
Comentários para o professor:
Introdução da Unidade 6
A Unidade Temática Grandezas e medidas ocorre em contextos o mais variados possível. Porém, pode-se dizer que uma loja de materiais de construção é um universo apropriado para tratar dessa Unidade. Assim, a abertura favorece abordagens múltiplas dos conceitos a serem vistos ao longo da Unidade, o que propicia ao professor um diagnóstico dos conhecimentos e das dificuldades dos estudantes.
Os conhecimentos abordados referem-se a Grandezas e medidas. No entanto, como será observado, as conexões com outras Unidades Temáticas, entre elas, Números e Geometria, estão presentes nas diversas atividades propostas envolvendo medidas.
Assim, os conhecimentos construídos sobre frações permitem a resolução e a elaboração de problemas envolvendo Grandezas e medidas, como comprimento, área, massa, tempo, temperatura, com recurso a transformações entre unidades de medida mais usuais. Já as conexões entre Grandezas e medidas e Geometria se dão por meio de atividades que promovem o reconhecimento do volume como grandeza associada a figuras geométricas não planas. Além disso, conhecimentos apropriados pelos estudantes ao longo do 4º ano relativos a medidas e estimativas de comprimento, massa e capacidade, com o uso de unidades de medidas padronizadas e mais usuais, favorecem a construção de novos conhecimentos. Da mesma maneira, esses novos conhecimentos serão alicerces para outros a serem construídos durante o 6º ano, relativos a resolução e elaboração de problemas envolvendo as mesmas grandezas, além de capacidade e volume, sem uso de fórmulas, inseridos em contextos originários de situações reais relacionadas, também, às outras áreas do conhecimento.
Em relação aos conhecimentos relacionados a medidas de área, destacam-se atividades envolvendo relações entre perímetros e áreas de figuras geométricas, possibilitando aos estudantes concluírem, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes e vice-versa.
Os estudos acerca da medida, comparação e estimativa de área de figuras planas em malha quadriculada, com o reconhecimento de que duas figuras com formas diferentes podem ter a mesma medida de área, desenvolvidos no 4º ano, são aportes para a compreensão das relações entre área e perímetro. Além disso, tal compreensão permitirá aos estudantes analisarem e descreverem mudanças que ocorrem no perímetro e na área de um quadrado ao ampliar ou reduzir igualmente as medidas de seus lados, buscando o entendimento de que o perímetro é proporcional à medida do lado, o que, entretanto, não ocorre com a área, conhecimento a ser desenvolvido no 6º ano.
Nesta Unidade também estão presentes atividades envolvendo Probabilidade e estatística, que se caracterizam pela possibilidade de ampliação dos conhecimentos desenvolvidos ao longo do 4º ano. Nesse sentido, pretende-se superar os conhecimentos acerca da análise de dados apresentados em tabelas e gráficos, passando para a interpretação desses mesmos dados, neste momento, apresentados por meio de gráficos de linhas e de setores. Esses conhecimentos devem favorecer a interpretação e a resolução de situações envolvendo dados de pesquisas sobre contextos distintos e a redação de textos para sintetizar conclusões, previstos para o 6º ano.
Cada página deste livro propõe um novo desafio ao professor e aos estudantes. De acordo com o conteúdo, as habilidades e os objetivos de aprendizagem que se pretende desenvolver nas seções, nos conteúdos apresentados e nas atividades, as possibilidades de dinâmicas em sala de aula variam e podem demandar uma organização individual, em duplas, em grupos ou coletiva. Além disso, elas requerem boas estratégias de gestão de tempo, de espaço e um planejamento prévio detalhado. Também é preciso estabelecer uma série de combinados que devem ser respeitados por todos, para garantir que os objetivos sejam alcançados.
Competências específicas favorecidas
2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.
3. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.
4. Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes nas práticas sociais e culturais, de modo a investigar, organizar, representar e comunicar informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes.
6. Enfrentar situações-problema em múltiplos contextos, incluindo-se situações imaginadas, não diretamente relacionadas com o aspecto prático-utilitário, expressar suas respostas e sintetizar conclusões, utilizando diferentes registros e linguagens (gráficos, tabelas, esquemas, além de texto escrito na língua materna e outras linguagens para descrever algoritmos, como fluxogramas, e dados).
MP214
UNIDADE 6. Grandezas e medidas
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos da Unidade
- Resolver problemas que envolvam a noção de proporcionalidade entre duas grandezas.
- Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade.
- Desenvolver a noção de perímetro, medindo o contorno de figuras.
- Concluir, por meio de investigações, que figuras de medidas de perímetro iguais podem ter medidas de área diferentes, assim como figuras que têm a mesma medida de área podem ter medidas de perímetro diferentes.
- Reconhecer volume como grandeza associada a sólidos geométricos e medir volumes por meio de empilhamento de cubos.
- Refletir sobre os cuidados com a audição.
- Interpretar dados apresentados em textos, tabelas e gráficos.
- Organizar dados coletados por meio de gráficos de setores e de linhas.
- Produzir texto escrito para síntese dos resultados de uma pesquisa.
Explore os elementos que aparecem na imagem e incentive os estudantes a procurarem na cena as personagens Marcos, Beatriz, Vanessa e Roberto.
BNCC em foco:
EF05MA08, EF05MA12, EF05MA19, EF05MA20, EF05MA21, EF05MA24, EF05MA25
MP215
Boxe complementar
Para refletir...
Qual é a medida da largura, da altura e do comprimento, em centímetro, do aquário para o qual as personagens estão olhando?
_____
PROFESSOR
Resposta: 30 cm, 30 cm e 60 cm.Qual é a medida da capacidade, em litro, de cada lata de tinta para parede?
_____
PROFESSOR
Resposta: 20 L
Como você faria para descobrir quantos sacos de cimento há no caminhão, sem contá-los um a um?
PROFESSOR
Resposta pessoal.Fim do complemento
MANUAL DO PROFESSOR
Para refletir...
Promova uma roda de conversa com os estudantes e peça que discutam as questões propostas. Espera-se que reconheçam a altura com facilidade. Se necessário, para que identifiquem o comprimento e a largura, traga um modelo do aquário para que os estudantes o observem de variadas posições.
Em seguida, pergunte se alguém pode explicar o que é capacidade de um recipiente (quantidade máxima que o recipiente pode conter de água, de areia etc.). Verifique também se reconhecem o símbolo da unidade litro (L).
Para a terceira questão, organize os estudantes em duplas. Se julgar necessário, distribua cubinhos do Material Dourado a cada dupla e peça que façam vários empilhamentos, contando a quantidade de cubinhos utilizados em cada um desses empilhamentos.
Durante a resolução, identifique as estratégias pessoais desenvolvidas pelos estudantes. É possível que façam a contagem dos cubinhos um a um, ou utilizem a multiplicação como recurso para o cálculo, ou ainda que façam estimativas por comparações entre empilhamentos já feitos. Peça que busquem uma maneira de obter essa quantidade sem contar os cubinhos um a um.
Espera-se que os estudantes multipliquem a quantidade de sacos da largura pela quantidade do comprimento e pela quantidade da altura (4 × 6 × 7) e reconheçam que há 168 sacos no caminhão.
Peça a cada dupla que explique como chegou à resposta, discutindo as diferentes estratégias empregadas.
Para explorar a imagem, pergunte: “A loja fecha às 18 horas. Por quantos minutos ela ainda ficará aberta?” (75 minutos.).
MP216
Medidas de comprimento
Metro e centímetro
- Leia o que Renata está dizendo.
- Quantos centímetros são necessários para formar 1 metro?
_____
PROFESSOR
Resposta: 100 centímetros.
- Para fazer uma faixa de 4 metros, Renata usou 5 peças de tecido de mesma medida de comprimento, e não houve sobras. Qual era o comprimento, em centímetro, de cada uma dessas peças?
_____
PROFESSOR
Resposta: 80 centímetros.
- Renata queria conferir se uma peça de tecido tinha 1 metro de comprimento. Para isso, usou uma régua graduada de 30 centímetros. Explique como ela pode ter feito essa medição.
PROFESSOR
Resposta pessoal.
Indicamos:
- 1 metro por 1 m
- 1 centímetro por 1
cm
1 m = 100 cm
- Observe uma borracha, um
caderno
e um lápis como os representados abaixo. Depois, estime as medidas deles. Use a unidade de medida que julgar mais adequada.
- Borracha:
_____
PROFESSOR
Exemplo de estimativas: 5 cm
- Caderno:
_____
PROFESSOR
Resposta: 5 cm
- Lápis:
_____
PROFESSOR
Resposta: 5 cm
- Borracha:
_____
- Agora, com uma régua, meça os objetos que você observou e compare as medidas obtidas com as suas estimativas.
PROFESSOR
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivo
- Resolver problemas envolvendo as medidas de comprimento: metro e centímetro.
Atividade 1
Se possível, leve para a sala de aula algumas fitas métricas e pedaços de barbante com 50 cm e 100 cm (1 m) de comprimento cada um, para que, em grupos, os estudantes reproduzam a situação da atividade usando barbante no lugar de tecido.
Mais uma vez, é possível explorar o significado dos termos envolvidos na relação entre metro e centímetro, lembrando aos estudantes que o prefixo centi indica “centésimo”, de modo que 1 cm corresponde a 1 centésimo de metro; portanto, em 1 m há 100 cm.
Exemplo de resposta para o item c: Renata pode ter feito medidas de 30 cm ao longo do tecido, seguindo a linha lateral até completar 1 m.
Atividade 2
Situações de estimativa de medidas de comprimento, como a apresentada nesta atividade, são fundamentais para a consolidação das noções de medida e distância. Os estudantes devem, primeiro, avaliar que a unidade de medida centímetro é a mais adequada às medições solicitadas e, depois, estimar os resultados de cada medição, confirmando-os por meio de medições com régua. Peça que, antes das medições com régua, comparem as estimativas feitas para cada objeto. Assim, terão a oportunidade de discutir o que é possível ou impossível, muito provável ou pouco provável.
BNCC em foco:
EF05MA19
MP217
Centímetro e milímetro
- Observe a borracha de João no início e no fim de um ano escolar.
Início do ano
Fim do ano
- Qual era o comprimento da borracha, em centímetro, no início do ano? E no fim do ano?
_____
PROFESSOR
Resposta: 4 centímetros; 1 centímetro.
- A borracha diminuiu
_____
milímetros do início para o fim do ano.
PROFESSOR
Resposta: 30
Indicamos: 1 milímetro por 1 mm
1 cm = 10 mm
- Adriana e Júlio mediram com uma régua a largura, o comprimento e a espessura de uma mesma revista. Veja as anotações que eles fizeram.
Adriana
Largura: 20 centímetros
Comprimento: 30 centímetros
Espessura: 1 centímetro
Júlio
Largura: 20 centímetros
Comprimento: 30 centímetros
Espessura: 10 milímetros
- Adriana e Júlio obtiveram medidas diferentes? Explique.
- Em dupla, escolham um objeto. Em seguida, cada um deve medir esse objeto com uma régua. Depois, comparem as medidas obtidas.
PROFESSOR
Respostas pessoais.- Marcelo precisa fazer um trabalho usando 8 pedaços de
palitos
de bambu iguais ao da ilustração abaixo. Quantos centímetros desses
palitos
ele usará ao todo?
PROFESSOR
Resposta: 20 cm.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivo
• Resolver problemas envolvendo as medidas de comprimento: centímetro e milímetro.
Atividade 1
Pergunte aos estudantes: “Em que situações podemos usar a unidade de medida de comprimento centímetro? E a unidade de medida de comprimento milímetro?”.
A régua é um instrumento de medida de comprimento familiar aos estudantes. Por apresentar de forma explícita a divisão do centímetro em milímetro, é um ótimo recurso concreto para a compreensão da relação entre essas unidades, como 10 milímetros equivalem a 1 centímetro.
Atividade 2
Ao comparar dois registros de uma mesma medição, os estudantes podem confirmar a relação 1 cm = 10 mm e também exercitar medições com régua que incluam as duas unidades de medida.
Observe como eles realizam medições em milímetro; devem compreender que a medida expressa em milímetro corresponde ao número de unidades (espaços entre duas marcas de milímetros consecutivas da régua), não ao número de marcas contadas do início ao fim (11 marcas em 1 centímetro):
CRÉDITO: ADILSON SECCO
No item a, a única diferença foi a unidade de medida usada na espessura. As medidas foram as mesmas, pois 1 cm é igual a 10 mm.
Atividade 3
Esta atividade propõe o cálculo com medidas expressas em milímetro para a posterior conversão em centímetro (8 × 25 mm = 200 mm = 20 cm).
Ampliamos o trabalho com a grandeza comprimento, observando a adequação do milímetro às medidas de comprimento menores que o centímetro, e a relação entre essas duas unidades de medida (1 centímetro equivale a 10 milímetros). Da mesma maneira que nos demais tópicos dedicados à comparação de unidades de medida, o objetivo não é que os estudantes façam transformações entre essas unidades de maneira descontextualizada, mas que explorem essas relações para desenvolverem habilidades de estimar medidas. Essas relações serão mais bem compreendidas se eles tiverem a oportunidade de observar e usar uma régua milimetrada.
BNCC em foco:
EF05MA19
MP218
Quilômetro e metro
- Leia a conversa entre Artur e Leila. Depois, responda às questões.
- Quantos metros Leila caminha da sua casa até o trabalho?
_____
PROFESSOR
Resposta: 1.000 metros.
- Em quais outras situações costumamos usar a unidade de medida quilômetro?
_____
PROFESSOR
Exemplos de resposta: Para indicar a distância entre cidades, o percurso de uma maratona, a extensão de um rio.
Indicamos: 1 quilômetro por 1 km
1 km = 1.000 m
- Augusto pegou um ônibus para visitar sua avó, que mora a 10
km
de distância da casa dele. O ônibus já percorreu 6 000 m do caminho. Ele percorreu mais ou menos da metade desse caminho?
PROFESSOR
Resposta: O ônibus percorreu mais da metade do caminho.
- Três dias por semana, Marta treina em uma pista de corrida que tem 800 metros de comprimento. Em cada dia de treino, ela dá 5 voltas completas nessa pista.
- Quantos quilômetros Marta
percorre
em um dia de treino? E em uma semana de treino?
_____
PROFESSOR
Resposta: 4 quilômetros; 12 quilômetros.
- Se Marta correr 1 quilômetro a mais por dia de treino, quantos quilômetros ela percorrerá em uma semana de treino?
_____
PROFESSOR
Resposta: 15 quilômetros.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivo
- Resolver problemas envolvendo as medidas de comprimento: quilômetro e metro.
Atividade 1
Antes de propor esta atividade, questione os estudantes se conhecem outras unidades de medida de comprimento além de metro, centímetro e milímetro. Por exemplo: “Vocês já ouviram falar de outras unidades de medida de comprimento? Para medir distâncias muito grandes, é prático usar o centímetro? Se não, que unidade de medida podemos usar?”. Conforme as atividades forem discutidas e resolvidas, será possível retomar essas ideias iniciais e compará-las com os conceitos sistematizados nesta página.
Atividade 2
Pergunte aos estudantes: “Quantos metros o ônibus tinha percorrido quando chegou exatamente à metade do caminho?” (5.000 m).
Atividade 3
No item a, espera-se que os estudantes utilizem os valores em metro para resolver a situação e, depois, façam a conversão para quilômetro.
Possíveis cálculos:
- Em um dia (5 voltas):
5 × 800 m = 4.000 m = 4 km
- Em uma semana (treino 3 vezes por semana):
3 × 4 km = 12 km
BNCC em foco:
EF05MA19
MP219
Perímetro
- Lígia pintou um quadro retangular, como mostra a imagem ao lado, e agora colocará uma moldura nele. Para isso, ela precisa calcular a medida do comprimento do
contorno
desse quadro.
Qual é a medida do comprimento do contorno desse quadro?
60 cm + _____ cm + _____ cm + _____ cm = _____ cm
PROFESSOR
Resposta: 40; 60; 40; 200.A medida do contorno do quadro tem _____ metros de comprimento.
PROFESSOR
Resposta: 2O comprimento do contorno de uma figura é seu perímetro.
- Sabendo que todos os lados de cada figura abaixo têm a mesma medida, calcule a medida do perímetro de cada uma delas, em centímetro.
a)
Medida do perímetro = _____ cm
PROFESSOR
Resposta: 4b)
Medida do perímetro = _____ cm
PROFESSOR
Resposta: 6c)
Medida do perímetro = _____ cm
PROFESSOR
Resposta: 6
- Pinte três representações retangulares diferentes que tenham, cada uma, a medida do perímetro igual a 14 cm.
PROFESSOR
Exemplos de pintura:MANUAL DO PROFESSOR
Objetivo
- Desenvolver a noção de perímetro, medindo o
contorno
de figuras.
Atividade 1
Incentive os estudantes a desenvolverem estratégias pessoais para calcular o comprimento do contorno do quadro de Lígia. Depois, pergunte como chegaram às medidas dos outros lados do quadro retangular.
Para apresentar a resposta em metro, eles deverão fazer a conversão de 100 centímetros em 1 metro (100 cm = 1 m).
Aproveite a situação apresentada e pergunte: “Em que outras situações do dia a dia é necessário saber calcular a medida do perímetro?”. É possível que os estudantes mencionem o cálculo da medida do comprimento de arame a ser comprado para cercar um terreno ou da metragem de renda a ser usada para contornar a borda de uma toalha etc.
Atividade 2
Verifique se os estudantes percebem que, no caso de figuras poligonais, o cálculo da medida do perímetro é dado pela soma das medidas dos lados do polígono. É importante observarem que as medidas dos lados das figuras apresentadas são iguais.
Atividade 3
Peça aos estudantes que socializem os desenhos com os colegas e discutam semelhanças e diferenças.
BNCC em foco:
EF05MA19
MP220
- Há um projeto para a construção de uma pista quadrangular de atletismo que contornará um parque. No entanto, ainda não se sabe se a medida de cada lado será 1.200 metros ou 1.400 metros.
- Qual será a maior medida, em metro, que essa pista poderá ter?
_____
PROFESSOR
Resposta: 5.600 metros.PROFESSOR
Exemplo de cálculo:PROFESSOR
1.400 + 1.400 + 1.400 + 1.400 = 5.600
- E qual será a
menor
medida, em metro, que essa pista poderá ter?
_____
PROFESSOR
Resposta: 4.800 metros.PROFESSOR
Exemplo de cálculo:PROFESSOR
1.200 + 1.200 + 1.200 + 1.200 = 4.800
- Qual será a maior medida, em metro, que essa pista poderá ter?
- A medida do contorno do terreno retangular de Gérson é igual a 60 metros. A frente desse terreno mede 10 metros de comprimento.
- Elabore uma pergunta para a situação descrita e, em seguida, responda a ela.
PROFESSOR
Resposta variável.
Boxe complementar:
Desafio
O quadrado mostrado abaixo foi dividido em 4 retângulos iguais.
Depois, os 4 retângulos foram reagrupados formando uma nova figura, como mostrado abaixo.
CRÉDITO: FERNANDO JOSÉ FERREIRA
Qual é a medida do contorno dessa nova figura?
_____
Resposta: 20 cm
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 4
Espera-se que os estudantes associem a ideia de que a pista quadrangular de atletismo tem lados de comprimentos iguais.
No item a, para calcular o maior perímetro possível da pista, os estudantes devem considerar o lado com a maior medida: 1.400 metros.
No item b, a menor medida da pista, que equivale ao menor perímetro possível, é obtida quando a pista tem lado igual a 1.200 metros.
Para ampliar a atividade, proponha que calculem a medida do perímetro, se a pista for um retângulo com medidas de lado 1.400 m e 1.200 m (5.200 m).
Atividade 5
Sugestões de perguntas:
- Quantos metros tem o fundo do terreno? (10 m)
- Quanto mede cada lateral do terreno? (20 m)
- Se Gérson decidir construir um muro que contorne apenas as laterais e o fundo do terreno, qual será o comprimento, em metro, desse muro? (50 m)
Depois, sugira aos estudantes que troquem de pergunta com um colega.
BNCC em foco:
EF05MA19
Desafio
O quadrado foi dividido em 4 retângulos iguais. De acordo com a figura inicial, descobrimos que cada lado do quadrado mede 4 cm, pois são todos iguais. Assim, cada lado da nova figura mede 5 cm, e a medida do contorno é obtida fazendo 4 vezes 5 cm, que é igual a 20 cm.
Pergunte: “Qual é a medida do contorno da parte branca formada no interior dessa figura?” (12 cm).
CRÉDITO: ADILSON SECCO
MP221
Medidas de tempo
Hora, meia hora e um quarto de hora
- O time Pavão Cinza está jogando contra o Galo Branco. O jogo deveria ter começado às 19 horas, mas o início atrasou 30 minutos. Veja a narração de um momento do jogo e, em seguida, responda às questões.
Boxe complementar:
Dica
- Uma partida de futebol é dividida em dois tempos de 45 minutos cada um, com um intervalo de 15 minutos entre eles.
Fim do complemento.
- O tempo de atraso desse jogo corresponde a que fração de uma hora?
_____
PROFESSOR
Resposta: Corresponde a meia hora (ou hora).
- A que horas Edinho marcou o primeiro gol da partida?
_____
PROFESSOR
Resposta: Às 20 horas.
- Marcos sai do trabalho às 19 horas e demora uma hora e meia para chegar em casa. Ele chegará em tempo de assistir a todo o segundo tempo da partida em casa? Explique como você pensou.
PROFESSOR
Resposta: Sim.PROFESSOR
Resposta pessoal.
Cada intervalo de tempo de 30 minutos corresponde a meia hora (ou hora).
30 min = h
- Camila estuda de manhã, e o portão de sua escola
fecha
às 7 horas. Sabendo que ela demora 30 minutos para se arrumar e tomar café e 15 minutos para chegar à escola, a que horas ela
deve
acordar para não chegar atrasada?
_____
PROFESSOR
Resposta: Ela deve acordar às 6 horas e 15 minutos ou antes desse horário.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivo
- Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas de tempo.
Atividade 1
Incentive os estudantes a observarem um relógio de ponteiros, para estabelecerem mais facilmente as relações entre as frações de hora e os minutos correspondentes.
No item c, espera-se que os estudantes respondam que sim, pois ele chegará em casa às 20 horas e 30 minutos e, se o jogo não tiver acréscimos no 1º tempo, o 2º tempo do jogo terá início nesse horário.
Atividade 2
O cálculo requerido nesta atividade não é simples, pois envolve uma estimativa de tempo pensada “ao inverso” (A que horas devo sair para não chegar atrasado?). Dê o tempo necessário para a resolução e, depois, explore a situação pedindo aos estudantes que observem em seu dia a dia quais atividades eles precisam realizar antes de ir à escola e quanto tempo gastam em cada uma delas. Depois, peça que calculem o horário em que precisariam acordar para chegar à aula com 10 minutos de antecedência (se estudam no período da manhã) ou o horário em que teriam de almoçar para chegar à aula 10 minutos antes (se estudam no período da tarde).
Ao observar o movimento do ponteiro grande (o dos minutos), é possível perceber que:
quando esse ponteiro está apontando para o número 3, já se passou de hora (ou 15 minutos) em relação à hora “cheia”;
CRÉDITO: ADILSON SECCO
ao apontar para o número 6, já se passaram de hora, ou seja, hora (ou 30 minutos);
quando o ponteiro indica o número 9, significa que já se passaram de hora (ou 45 minutos) em relação à hora “cheia”.
BNCC em foco:
EF05MA19
MP222
- Márcio treina natação três vezes por semana. Em cada dia, seu treino é dividido em 4 partes. Em cada parte do treino ele nada um estilo.
1ª parte
15 minutos de nado livre
2ª parte
15 minutos de nado costas
3ª parte
15 minutos de nado peito
4ª parte
15 minutos de nado borboleta
- Um dia, o treino de Márcio começou às 10 horas. A que horas terminou esse treino, sabendo que não há intervalo entre as partes?
_____
PROFESSOR
Resposta: Às 11 horas.
- O tempo dedicado a cada estilo corresponde a que fração de uma hora?
_____
PROFESSOR
Resposta: Corresponde a um quarto de hora (ou hora).
Cada intervalo de tempo de 15 minutos corresponde a um quarto de hora (ou hora).
15 min = h
- Carolina foi com sua mãe à feira. Elas saíram de casa às 9 horas e, quando voltaram, faltava um quarto de hora para as 10 horas.
- Quanto tempo elas ficaram fora de casa?
_____
PROFESSOR
Resposta: 45 minutos.
- O tempo que elas ficaram fora de casa corresponde a quantos quartos de hora?
_____
PROFESSOR
Resposta: Corresponde a três quartos de hora (ou hora).
- Veja o que Lúcia está dizendo. Em seguida, para cada item, escreva a hora correspondente, assim como Lúcia fez.
- 7 horas mais de hora:
_____
PROFESSOR
Resposta: 7 horas e 45 minutos.
- Falta de hora para as 9 horas:
_____
PROFESSOR
Resposta: 8 horas e 45 minutos.
- Falta hora para as 15 horas:
_____
PROFESSOR
Resposta: 14 horas e 30 minutos.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3
O foco desta atividade é o reconhecimento de que 15 minutos correspondem a de hora. Explore a associação de um relógio de ponteiros ao círculo.
No período de 1 hora, o ponteiro grande dá um giro completo no mostrador do relógio. Esse giro pode ser associado a um círculo.
No período de 15 minutos, o ponteiro grande dá um giro correspondente a do círculo (parte pintada de azul).
CRÉDITO: ILUSTRAÇÕES: ADILSON SECCO
Pode-se perguntar aos estudantes: “Quantas horas Márcio treina por semana?” (3 h).
Atividade 4
Explore a situação perguntando: “A que horas Carolina e sua mãe chegaram à casa?”. Os estudantes podem responder 9 h e 45 min ou 15 minutos para as 10 horas.
Exemplo de cálculo para o item a:
de hora = de 60 minutos = = 15 minutos
Atividade 5
Esta atividade propicia aos estudantes reconhecerem as principais partes de hora e como fazer leituras de horários envolvendo tais partes.
15 minutos = de hora
30 minutos = de hora
45 minutos = de hora
BNCC em foco:
EF05MA19
MP223
Medidas de massa
Tonelada, quilograma e grama
- Rita tem um restaurante que vende comida por quilograma.
- Quantos gramas formam 1 quilograma?
_____
PROFESSOR
Resposta: 1.000 gramas.
- Quantos quilogramas formam 1 tonelada?
_____
PROFESSOR
Resposta: 1.000 quilogramas.
- Se Rita cobra R$ 4,00 por 100 gramas de comida, quanto ela
deve
receber pela venda dessas duas refeições?
_____
PROFESSOR
Resposta: R$ 40,00.
Indicamos:
- 1 miligrama por 1 mg
- 1 grama por 1 g
- 1 quilograma por 1 kg
- 1 tonelada por 1 t
1 g = 1.000 mg
1 kg = 1.000 g
1 t = 1.000 kg
- Faça estimativas e responda às questões.
- João foi ao açougue e comprou 1
kg
e 400 g de linguiça, 2
kg
e 900 g de costela e 1,5
kg
de acém. Quantos quilogramas de carne, aproximadamente, ele comprou?
_____
PROFESSOR
Exemplo de estimativa: 6 kg
- Para uma obra, foram comprados 0,5 t de cimento, 1 t e 800
kg
de areia e 2,5 t de pedra. Quantas toneladas de materiais, aproximadamente, foram compradas?
_____
PROFESSOR
Exemplo de estimativa: 5 t
- João foi ao açougue e comprou 1
kg
e 400 g de linguiça, 2
kg
e 900 g de costela e 1,5
kg
de acém. Quantos quilogramas de carne, aproximadamente, ele comprou?
_____
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivo
- Resolver problemas envolvendo unidades de medida de massa: tonelada, quilograma e grama.
Atividade 1
Esta atividade explora as relações entre as unidades grama e quilograma e entre as unidades quilograma e tonelada.
Peça aos estudantes que deem exemplos de situações em que é mais adequado expressar a massa em grama, quilograma ou tonelada e, depois, discuta os exemplos apresentados.
Atividade 2
As situações compreendem três das principais unidades de medida de massa: tonelada, quilograma e grama.
As relações entre essas unidades são desenvolvidas com base em comparações e conversões usuais entre elas. Por isso, não são solicitadas, por exemplo, transformações de 2 000 toneladas para a unidade grama, o que seria improvável em situações do dia a dia.
Sugira aos estudantes que, após a resolução, calculem os valores exatos das medidas de massa estimadas e comparem os resultados.
BNCC em foco:
EF05MA19
MP224
- Jéssica foi ao mercado para comprar
kg
de queijo e 500.000
mg
de café.
- Cada quilograma de queijo custa 32 reais. Jéssica estimou que 15 reais seriam suficientes para pagar o queijo. Ela está correta? Justifique.
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- Quantos pacotes de de
kg
de café ela
deve
comprar para ter o que precisa?
_____
PROFESSOR
Resposta: 2 pacotes.
- Cada quilograma de queijo custa 32 reais. Jéssica estimou que 15 reais seriam suficientes para pagar o queijo. Ela está correta? Justifique.
Meio quilograma é o mesmo que 500 gramas.
Indicamos: meio quilograma por kg
kg = 500 g
Um quarto de quilograma é o mesmo que 250 gramas.
Indicamos: um quarto de quilograma por kg
kg = 250 g
- Observe os quadros em cada caso. Descubra qual deles indica a maior massa e pinte-o.
- 1 t ou 1
kg
PROFESSOR
Resposta correta: 1 t
- 300.000
mg
ou 2
kg
PROFESSOR
Resposta correta: 2 kg
- 56
kg
ou 59.000 g
PROFESSOR
Resposta correta: 59.000 g
- 60 t ou 9.700 g
PROFESSOR
Resposta correta: 60 t
- 1 t ou 1
kg
- Paulo foi ao mercado Boas Compras e comprou os produtos abaixo. Ele distribuiu os produtos em sacolas que suportam até 2 kg. Qual é o
menor
número
de sacolas que Paulo pode ter usado?
_____
PROFESSOR
Resposta: 6 sacolas.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3
Nesta atividade, os estudantes trabalham com as frações mais comuns do quilograma, associando meio quilograma a 500 gramas e um quarto de quilograma a 250 gramas.
Chame a atenção deles para a correta concordância de grama e quilograma. O correto é dizer, por exemplo, “quinhentos gramas”, e não “quinhentas gramas”.
No item a, uma justificativa é: como 1 quilograma de queijo custa 32 reais, deduz-se que meio quilograma de queijo custará metade desse valor, ou seja, 16 reais; então, Jéssica não pode comprar meio quilograma de queijo com apenas 15 reais.
No item b, comente que, embora 15 reais sejam insuficientes, a estimativa procede, pois, arredondando o preço do quilograma para a dezena mais próxima (30 reais),15 reais seriam suficientes.
Atividade 4
Os estudantes devem perceber que, para comparar massas, é necessário que elas estejam na mesma unidade de medida. Enfatize que não se comparam apenas os números, é necessário considerar as unidades de medida. Por isso, deve-se primeiro converter as medidas para uma mesma unidade de medida, depois comparar as massas.
É possível expressar as massas usando qualquer unidade de massa estudada, porém é mais fácil fazer a conversão para a menor unidade de medida que aparece. Por exemplo, no item a, convém expressar todas as massas em quilograma, pois: 1 t = 1.000 kg enquanto 1 kg = 0,001 t.
Relembre-os que o prefixo quilo indica 1.000; portanto, 1 quilograma corresponde a 1.000 gramas. Com isso, eles devem perceber que meio quilograma pode ser obtido por 1.000 g ÷ 2 = 500 g, e um quarto de quilograma pode ser obtido por 1.000 g ÷ 4 = 250 g.
BNCC em foco:
EF05MA19
Atividade 5
Um modo de resolver a questão proposta é agrupar os produtos formando 2 kg em cada grupo, o que corresponde à massa máxima que cada sacola suporta:
- três sacolas: uma para cada saco de 2 kg de arroz;
- uma sacola para os quatro pacotes de kg de café;
- uma sacola para as duas bandejas de 500 g de frios, duas bandejas de 250 g de frios e dois pacotes de café de 250 g;
- uma sacola para os itens restantes: um pacote de café de 250 g e um saco de arroz de kg.
MP225
Medidas de capacidade
Litro e mililitro
- Ana foi ao mercado comprar suco. Se ela comprar 4 garrafas de suco da promoção, quantos litros ela levará a mais do que pagou?
Em cada garrafa da promoção, há 1.250 mililitros, dos quais _____ mililitros são grátis.
4 × _____ mililitros = _____ mililitros
PROFESSOR
Resposta: 250; 250; 1.000.
Ana levará _____ litro de suco a mais do que pagou.
PROFESSOR
Resposta: 1Indicamos: 1 litro por 1 L
1 L = 1.000 mL
- A torneira de um filtro enche um
copo
com 200 mL de água em 8 segundos, aproximadamente.
- Quantos segundos, aproximadamente, ela levará para encher com água uma garrafa de 1
L?
_____
PROFESSOR
Resposta: 40 segundos.PROFESSOR
Exemplo de cálculo: 1 L = 5 × 200 mLPROFESSOR
5 × 8 s = 40 s
- Se a torneira ficar aberta por 1 minuto e 20 segundos, quantos litros de água serão escoados nesse intervalo de tempo?
_____
PROFESSOR
Resposta: 2 litros.PROFESSOR
Exemplo de cálculo: 80 s ÷ 8 s = 10PROFESSOR
10 × 200 mL = 2.000 mL
- Com os 20
L
de água desse galão, podemos encher, no máximo, quantas garrafas com 500 mL de capacidade?
_____
PROFESSOR
Resposta: 40 garrafas.PROFESSOR
Exemplo de cálculo: 20.000 mL ÷ 500 mL = 40
- Quantos segundos, aproximadamente, ela levará para encher com água uma garrafa de 1
L?
_____
- Lia encheu uma jarra com 2,5
L
de leite. Agora, responda.
- Se Lia tomar 500 mL de leite dessa jarra, quantos litros sobrarão?
_____
PROFESSOR
Resposta: 2 litros.
- Se a família de Lia tomar metade do leite da jarra com 2,5
L
de leite, quantos mililitros de leite sobrarão?
_____
PROFESSOR
Resposta: 1.250 mililitros.
- Se Lia tomar 500 mL de leite dessa jarra, quantos litros sobrarão?
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos
- Resolver problemas envolvendo unidades de medida de capacidade: litro e mililitro.
- Interpretar dados apresentados em gráfico de colunas.
Atividade 1
Dê um tempo para os estudantes analisarem a imagem com atenção. Se possível, leve para a sala de aula uma garrafa com 1 litro de água e um recipiente, graduado em mililitro, para que verifiquem a equivalência entre as unidades de medida estudadas.
Explore a atividade perguntando: “Em quais situações costumamos usar a unidade litro? E a unidade mililitro?”. Eles podem mencionar a unidade litro em medições de quantidade de água ou de sucos para consumo ou da quantidade de água para encher um filtro, um tanque, uma piscina ou uma caixa-d’água, por exemplo.
No cotidiano, a unidade mililitro aparece em medidas de frações do litro de alguns produtos, como óleo e refrigerantes, ou em dosagens de medicamentos.
Discuta os exemplos apresentados salientando que é importante saber trabalhar com essas unidades, pois o litro e o mililitro são as unidades de medida de capacidade mais usuais.
Atividade 2
O aspecto mais interessante desta atividade é relacionar medidas de capacidade (litro e mililitro) com medidas de tempo (minuto e segundo).
Apresente à turma um quadro como o mostrado a seguir, para que os estudantes o completem coletivamente.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Capacidade (em mL)
Tempo (em segundo)
200
8
400
16
600
24
800
32
1000
40
Atividade 3
Espera-se que os estudantes percebam que 2 litros e meio equivalem a 2.500 mililitros e, assim, resolvam as questões propostas com facilidade.
Para ampliar o item b, pergunte: “E quantos mililitros de leite a família de Lia terá tomado?” (1.250 mL).
BNCC em foco:
EF05MA19
MP226
- Paulo repartiu igualmente o conteúdo de uma garrafa de 1 litro de água entre 4 amigos.
- Quantos litros de água cada amigo recebeu? Escreva sua resposta na forma de fração.
_____
PROFESSOR
Resposta: de litro de água.
- Quantos mililitros de água Diogo disse que não consegue beber?
_____
PROFESSOR
Resposta: 500 mililitros.
Indicamos: um quarto de litro por L
L = 250 mL
Indicamos: meio litro por L
L = 500 mL
- Se todas as jarras e canecas estão cheias de água, quantos litros de água há em cada caso?
a)
_____
PROFESSOR
Resposta: 1 Lb)
_____
PROFESSOR
Resposta: 1,5 Lc)
_____
PROFESSOR
Resposta: 2 L
- Com um colega, elaborem um problema que possa ser respondido com as informações contidas no gráfico abaixo.
PROFESSOR
Resposta variável.
Fonte: Dados fornecidos por um supermercado (maio 2023).
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 4
No item b, verifique se os estudantes transformam meio litro em 500 mililitros com facilidade. Se julgar necessário, escreva na lousa que 1 litro equivale a 1.000 mililitros.
Atividade 5
Nesta atividade, os estudantes têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos sobre frações para obter a medida da capacidade em cada caso ou para realizar a transformação de cada fração de litro em mililitro.
No item a, por exemplo, sabendo que L = 500 mL e que L = 250 mL, temos que L mais L mais L equivalem a 500 mL mais 250 mL mais 250 mL, que é igual a 1 000 mL, que é o mesmo que 1 L. De modo similar, é possível obter a capacidade nos itens b e c.
Atividade 6
Exemplo de problema com os dados do gráfico: “Foram vendidos mais litros de suco em embalagens de 250 mL ou em embalagens de 1 L?”. Espera-se que percebam que há 5 L distribuídos em garrafas de 250 mL e 16 L distribuídos em garrafas de 1 L.
BNCC em foco:
EF05MA19, EF05MA24
MP227
Medidas de temperatura
- Responda às questões e faça o que se pede.
- Ontem estava mais
quente
ou mais frio que hoje?
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- Qual unidade de medida de temperatura você conhece?
_____
PROFESSOR
Exemplo de resposta: Grau Celsius.
- Estime a medida da temperatura de hoje.
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- Ontem estava mais
quente
ou mais frio que hoje?
_____
- Célia e Fernando viajaram nas férias. Certo dia, Célia aproveitou para correr no calçadão à beira-mar, e Fernando ficou de cama.
- A medida da temperatura na praia é
_____
graus
Celsius
e a medida da temperatura do corpo de Fernando é
_____
graus Celsius.
PROFESSOR
Resposta: 31; 38
- Em sua opinião, Fernando está doente ou não?
PROFESSOR
Resposta pessoal.
O aparelho usado para medir a temperatura é o termômetro.
O grau Celsius é uma unidade de medida de temperatura.
Indicamos: 1 grau Celsius por 1 °C.
- Pesquise em um jornal ou site e registre a previsão do tempo para amanhã em sua cidade.
Data: _____
Local: _____
Medida da temperatura máxima prevista: _____
Medida da temperatura mínima prevista: _____
PROFESSOR
Respostas variáveis.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos
- Resolver problemas envolvendo medidas de temperatura.
- Interpretar dados apresentados em gráfico de colunas.
Atividade 1
Antes de começar a discutir o tema, pergunte aos estudantes: “Como está o tempo hoje: frio, quente ou agradável?”. Com base nas respostas, comece a elaborar a ideia de medida da temperatura, que permite associar um valor a uma medida que, de outro modo, estaria apenas sujeita à avaliação sensorial de cada pessoa.
A criança desenvolve cedo as primeiras noções de medida de temperatura ao reconhecer o que é quente, frio, morno, gelado etc.
Oriente os estudantes quanto à linguagem adequada: embora, no dia a dia, falemos apenas “graus” quando nos referimos a medidas de temperatura, nas situações matemáticas ou científicas é importante especificar a unidade de medida como “grau Celsius”. Isso porque existem outras escalas de medida de temperatura, como a Fahrenheit. No Brasil, a mais usual é a Celsius.
Atividade 2
Pergunte: “Em quais situações precisamos medir a temperatura?”. Os estudantes podem responder que medimos a temperatura corporal para saber se estamos com febre, ou a temperatura ambiente para saber se está frio ou quente, ou a temperatura local para saber se, por exemplo, o freezer de uma geladeira está em temperatura adequada para a conservação dos alimentos.
Atividade 3
Esta atividade promove a pesquisa para a obtenção de previsão de temperaturas do local onde os estudantes moram.
Caso não haja previsão de tempo para essa localidade específica, proponha aos estudantes que indiquem a previsão do tempo de um município próximo ou da capital do estado.
BNCC em foco:
EF05MA19
MP228
- Em qual situação nas cenas abaixo o termômetro indica a
menor
medida de temperatura? E a maior? Qual é a diferença entre essas duas medidas?
_____
PROFESSOR
Resposta: Menor temperatura: situação 2; maior temperatura: situação 1; diferença entre as medidas: 23 °C.
- Observe o quadro abaixo com a previsão das temperaturas máxima e mínima de algumas cidades brasileiras em certo dia de 2023.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Cidade |
Mínima prevista (ºC) |
Máxima prevista (ºC) |
---|---|---|
Aracaju – SE |
24 |
29 |
Maceió – AL |
24 |
31 |
Goiânia – GO |
21 |
31 |
Cuiabá – MT |
23 |
33 |
Campo Grande – MS |
21 |
29 |
Brasília – DF |
19 |
28 |
São Paulo – SP |
18 |
31 |
Belo Horizonte – MG |
17 |
29 |
Vitória – ES |
21 |
33 |
Rio de Janeiro – RJ |
19 |
34 |
Porto Alegre – RS |
22 |
28 |
Florianópolis – SC |
21 |
28 |
Curitiba – PR |
17 |
25 |
- Para qual das cidades apresentadas foi prevista a
menor
medida da temperatura máxima para esse dia?
_____
PROFESSOR
Resposta: Curitiba.
- Para qual dessas cidades foi prevista a maior diferença entre as medidas das temperaturas máxima e mínima para esse dia? De quantos graus
Celsius
foi essa diferença?
_____
PROFESSOR
Resposta: Rio de Janeiro. A diferença foi de 15 ºC.
- Observe, abaixo, o gráfico de Roberta, que mostra as medidas das temperaturas (máxima e mínima) previstas para um dia do mês de maio em duas capitais brasileiras. Em seguida, responda às questões.
Fonte: Pesquisa de Roberta (maio 2023).
- Qual foi a
menor
medida da temperatura mínima prevista? E a maior medida da temperatura máxima prevista?
_____
PROFESSOR
Resposta: Menor temperatura mínima: 12 º C; maior temperatura máxima: 30 º C.
- Qual é a diferença entre as medidas das temperaturas máxima e mínima previstas para Curitiba? E para Goiânia?
_____
PROFESSOR
Resposta: Curitiba: 6 °C; Goiânia: 12 °C.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 4
Aproveite o contexto para comentar com os estudantes que, para medir a temperatura corporal, atualmente apenas o termômetro digital pode ser comercializado. Explique que foi proibida a produção e a venda do termômetro de mercúrio para evitar danos à saúde e ao ambiente.
São exemplos desse instrumento: os termômetros clínicos, usados em consultórios médicos e em casa para medir a temperatura corporal; os termômetros instalados nas ruas de algumas cidades, usados para medir a temperatura ambiente; os termômetros de parede, com os quais também se mede a temperatura ambiente; os termômetros culinários, com os quais se mede a temperatura de alimentos e preparações.
Atividade 5
Antes de iniciar esta atividade, explore o quadro perguntando: “Qual cidade teve a maior medida de temperatura máxima? E qual teve a menor medida de temperatura mínima?”. Rio de Janeiro (34 ° C) e Curitiba e Belo Horizonte (17 ° C), respectivamente.
Para o item a, os estudantes devem primeiro olhar, no quadro, na coluna “Máxima” e, depois, procurar a menor medida de temperatura nessa coluna.
Se julgar oportuno, para o item b, sugira aos estudantes que criem uma coluna extra no quadro, representando a diferença entre as medidas de temperaturas máxima e mínima de cada cidade.
Atividade 6
Explore a atividade perguntando: “Qual é a diferença entre as medidas de temperatura máxima previstas para Curitiba e para Goiânia? E entre as medidas de temperatura mínima previstas para Curitiba e para Goiânia?”. Espera-se que respondam 12 °C e 6 °C, respectivamente.
BNCC em foco:
EF05MA19, EF05MA24
MP229
Medidas de área
Centímetro quadrado
- Renata machucou o rosto com um espinho e foi ao médico para tratar do machucado. Veja a cena a seguir.
O centímetro quadrado é uma unidade de medida de superfície correspondente à área de um quadrado cujos lados medem 1 centímetro.
Indicamos: 1 centímetro quadrado por 1 cm²
- Escreva a área, em centímetro quadrado, de cada figura.
_____ cm²
PROFESSOR
Resposta: 10_____ cm²
PROFESSOR
Resposta: 7_____ cm²
PROFESSOR
Resposta: 4,5MANUAL DO PROFESSOR
Objetivo
- Resolver problemas envolvendo centímetro quadrado como unidade de medida de área.
Atividade 1
No ano anterior, os estudantes já tiveram contato com situações que envolvem medidas de superfície (área), trabalhando com malhas quadriculadas, com unidades de medida não padronizadas e com a unidade padronizada centímetro quadrado (cm²).
Nas atividades desta página e da próxima, eles vão calcular áreas em centímetro quadrado, contando quadrinhos com lados de medida 1 centímetro, o que possibilitará a visualização do centímetro quadrado.
Comente com os estudantes que essa é uma unidade adequada para expressar medidas de pequenas superfícies. Pergunte: “Que outras superfícies podem ter suas medidas expressas em centímetro quadrado?”. Eles podem mencionar a superfície de uma folha ou a de um caderno, por exemplo.
Proponha aos estudantes que desenhem outras figuras em malha quadriculada e troquem com um colega para que ele determine a área de cada figura, considerando o como unidade de medida. Chame a atenção para o fato de que, ao juntar com obtemos .
BNCC em foco:
EF05MA19, EF05MA24
MP230
- Cristina está colando, em um papel retangular, papéis coloridos quadrangulares cujos lados
medem
1 centímetro. Quantos centímetros quadrados ainda faltam ser preenchidos com os papéis quadrangulares?
_____
PROFESSOR
Resposta: 18 centímetros quadrados.
- Descubra qual é a medida da área da figura verde abaixo, mas sem completar o quadriculado.
PROFESSOR
Resposta: 35- Observe como Luís estimou a medida da área de uma mancha na malha.
PROFESSOR
Resposta: 15PROFESSOR
Resposta: 5- Luís obteve uma estimativa para a medida da área da mancha entre
_____
cm²
e
_____
cm².
PROFESSOR
Resposta: 5, 15
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 2
Nesta atividade, os estudantes podem abandonar a ideia de contagem um a um dos quadrinhos e perceber que o cálculo da medida da área do retângulo pode ser obtido pela multiplicação dos valores que indicam suas dimensões.
Atividade 3
Observando a ilustração, os estudantes podem perceber que é possível encontrar o total de quadrinhos da figura, já que ela é composta de 5 fileiras horizontais e 7 verticais, o que resulta no total de 35 quadrinhos (5 × 7 = 35).
Como cada quadrinho tem área de 1 cm², a área da figura completa é igual a 35 cm².
Atividade 4
Esta atividade explora o cálculo da medida de área de uma figura não regular por meio de estimativa de contagem de quadrinhos.
Após a resolução, sugira aos estudantes que façam, em uma folha de papel quadriculado, outro desenho de forma irregular e o troquem com um colega, para a estimativa da medida de área do desenho utilizando a mesma estratégia empregada por Luís.
BNCC em foco:
EF05MA19
MP231
Metro quadrado
- Reúna-se com seus colegas e façam o que se pede.
- Construam uma superfície que meça 1 metro quadrado usando como material folhas de jornal, fita adesiva, fita métrica, tesoura com pontas arredondadas etc.
- Usando a superfície construída, encontrem a medida aproximada, em metro quadrado, da área da lousa de sua classe e registrem a medida encontrada.
_____
PROFESSOR
Resposta variável.
- É adequado
medir
a superfície de seus
cadernos
com o metro quadrado?
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes percebam que não é adequado; o melhor seria usar a unidade de medida centímetro quadrado para medir a superfície de seus cadernos. Fim da observação.
- Na opinião de vocês, em quais situações podemos usar a unidade de medida metro quadrado?
PROFESSOR
Exemplos de respostas: Para obter a medida da área de um imóvel, de uma lona, de um telhado.
Indicamos: 1 metro quadrado por 1 m²
A medida da área de uma superfície quadrada com lados que medem 1 metro de comprimento é igual a 1 metro quadrado.
- Jair está numa loja de carpetes. Ele precisa forrar o piso retangular de um escritório cujas medidas são 4 metros de comprimento por 3 metros de largura, conforme o esquema a seguir.
- De quantos metros quadrados de carpete de madeira Jair precisará para forrar o piso do escritório?
_____
PROFESSOR
Resposta: De 12 metros quadrados.
- Quanto ele gastará se comprar o carpete de madeira dessa loja?
_____
PROFESSOR
Resposta: 600 reais.
- Um terreno
mede
12 metros de largura por 25 metros de comprimento. Ele tem um muro em sua volta, exceto pelos dois portões de acesso: um portão com 1 metro de largura e o outro, com 2 metros.
- Qual é a medida da área do terreno?
_____
PROFESSOR
Resposta: 300 m²
- Quantos metros de comprimento tem o muro?
_____
PROFESSOR
Resposta: 71 m
- Qual é a medida da área do terreno?
_____
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivo
- Resolver problemas envolvendo metro quadrado como unidade de medida de área.
Atividade 1
No item a, oriente os estudantes na montagem do metro quadrado. Eles devem juntar folhas de jornal e colá-las com fita adesiva. Esse tipo de atividade contribui para o desenvolvimento da capacidade de estimativa de medidas de área que envolvam o metro quadrado, assim como o reconhecimento de áreas que são medidas com essa unidade.
Ao responder ao item c, eles percebem que, para medir a superfície de um caderno, o centímetro quadrado é uma unidade mais adequada do que o metro quadrado.
Outros exemplos de resposta ao item d podem ser: na medição de uma quadra de basquete, do terreno de uma casa, da superfície de uma parede etc.
Atividade 2
Explore a situação pedindo à turma que pesquise a medida da área, em metro quadrado, de alguns locais de sua cidade, como campos de futebol ou praças públicas.
No item b, diga aos estudantes que geralmente se compra um pouco mais que a medida exata da superfície que se quer forrar, pois devem ser consideradas eventuais perdas.
Atividade 3
Peça aos estudantes que desenhem em um papel o terreno descrito, incluindo os portões, e utilizem uma régua para representar as medidas em centímetro. A representação em desenhos facilita a visualização e o raciocínio matemático dos estudantes.
No item b, sugere-se que utilizem o desenho para elaborar a estratégia de resolução. Espera-se que eles percebam que devem calcular a medida do perímetro do terreno e, do valor obtido, retirar a medida do comprimento dos portões para calcular a metragem de muro.
Espera-se que eles associem o cálculo da medida da área do terreno com o produto entre os valores das dimensões do terreno. Enfatize a importância de utilizarem a unidade de medida mais adequada para representar áreas (no caso, m²).
BNCC em foco:
EF05MA19
MP232
Quilômetro quadrado
- Joaquim visitou uma reserva ecológica que tem medida da área total de 8 quilômetros quadrados.
Na reserva, há lagos que ocupam uma área total de medida 3 quilômetros quadrados. O restante da reserva é ocupado por mata.
Considerando que cada representa 1 quilômetro quadrado, descubra qual dos desenhos abaixo tem a área equivalente à área da mata dessa reserva.
( )
( )
( )
PROFESSOR
Resposta correta: figura 3.O quilômetro quadrado é uma unidade de medida de superfície correspondente à área de um quadrado cujos lados medem 1 quilômetro.
Indicamos: 1 quilômetro quadrado por 1 km²
- Observe o quadro e responda à questão.
Tabela: equivalente textual a seguir.
País |
Medida da área aproximada (em km²) |
---|---|
Brasil |
8.514.876 |
Uruguai |
176.215 |
- Aproximadamente quantas superfícies iguais à do Uruguai seriam necessárias para cobrir toda a superfície do Brasil?
_____
PROFESSOR
Exemplo de resposta: aproximadamente 48 superfícies.
- Faça uma estimativa para responder à questão.
A superfície em que está localizada sua escola tem medida da área maior ou menor que 1 km²?
PROFESSOR
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivo
- Resolver problemas envolvendo quilômetro quadrado como unidade de medida de área.
Atividade 1
Pergunte aos estudantes:
- Que unidade de medida usariam para medir grandes superfícies, como a de uma cidade: centímetro quadrado, metro quadrado ou quilômetro quadrado? Espera-se que eles percebam que, para medir grandes superfícies, é necessário empregar uma unidade de medida maior que o centímetro quadrado ou o metro quadrado; costuma-se usar o quilômetro quadrado.
- Em quais situações pode-se usar a unidade de medida de superfície quilômetro quadrado? Exemplo de resposta: O quilômetro quadrado pode ser usado para
medir
a superfície de países, estados, cidades etc.
Atividade 2
Peça aos estudantes que pesquisem a área, em quilômetro quadrado, de seu município, de seu estado e de outros países, para que possam comparar as medidas e desenvolver estimativas de áreas.
Atividade 3
Explore esta atividade dizendo que, frequentemente, os quarteirões das cidades brasileiras têm 100 m de comprimento e de largura, ou seja, uma área de 10.000 m². Logo, seriam necessários 100 quarteirões para compor uma área de 1 km².
Após introduzir esse referencial para a medida de 1 km², pergunte: “A superfície de nossa escola tem área maior ou menor que 1 km²?”.
Como nos limites da escola não é possível construir um quilômetro quadrado, ofereça aos estudantes oportunidades de relacionar essa unidade ao que já sabem sobre o metro quadrado e o centímetro quadrado, de modo que compreendam que o quilômetro quadrado corresponde à medida de superfície de um quadrado cujos lados medem 1 quilômetro de comprimento.
BNCC em foco:
EF05MA19, EF05MA24
MP233
Área e perímetro
- Desenhe na malha quadriculada dois retângulos diferentes com medida de área igual a 10 cm².
PROFESSOR
Exemplos de desenho:- Agora, responda à questão e faça o que se pede.
- Qual é a medida do perímetro de cada retângulo que você desenhou? Elas são iguais?
_____
PROFESSOR
Exemplos de resposta: 14 cm; 22 cm; não.
- Converse com os colegas e o professor sobre a afirmação: figuras com mesma área podem ter perímetros diferentes.
PROFESSOR
Respostas pessoais.
- No escritório de Luísa, há duas salas de reunião, como mostram os esquemas abaixo.
Sala de reunião A
Sala de reunião B
- Luísa quer colocar carpete nas duas salas. De quantos metros quadrados de carpete Luísa precisará para cobrir o piso de cada uma das salas?
_____
PROFESSOR
Resposta: Sala A: 16 m²; sala B: 15 m²
- Qual é a medida do perímetro de cada sala?
_____
PROFESSOR
Resposta: Sala A: 16 m; sala B: 16 m
- Converse com os colegas e o professor sobre a afirmação: figuras com medidas de perímetro iguais podem ter medidas de área diferentes.
PROFESSOR
Respostas pessoais.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivo
- Concluir, por meio de investigações, que figuras com medidas de perímetro iguais podem ter áreas diferentes, assim como figuras que têm a mesma medida de área podem ter medidas de perímetro diferentes.
Atividade 1
Peça aos estudantes que desenhem outros retângulos cujas medidas de área sejam: 12 cm², 13 cm², 16 cm² etc. Considerando só números naturais, um retângulo de medida de área igual a 13 cm² só pode ser representado de um único modo com lados iguais a 1 cm e 13 cm. Treze é um número primo, tem apenas dois divisores: 1 e ele mesmo. Quando o número correspondente à medida da área de um retângulo não é um número primo, o retângulo pode ser representado de mais de uma maneira.
Atividade 2
Pergunte: “Qual é a medida do perímetro de cada uma das salas de reunião?”. Espera-se que calculem:
- medida do perímetro da sala A:
4 m + 4m + 4 m + 4m = 16 m
- medida do perímetro da sala B:
3 m + 5m + 3 m + 5m = 16 m
Os estudantes devem perceber que, apesar de terem o mesmo perímetro, as medidas das áreas das duas salas são diferentes, ou seja, duas figuras de mesma medida de perímetro não têm, necessariamente, a mesma medida de área. Peça que obtenham outros retângulos de medida de perímetro igual a 16 m e depois calculem a medida da área de cada um e as comparem. Veja alguns exemplos:
CRÉDITO: ADILSON SECCO
Calculando a medida da área de cada figura, obtemos, para o retângulo verde, o valor 12 m² (2 × 6 = 12); para o retângulo amarelo, 7 m² (7 × 1 = 7).
BNCC em foco:
EF05MA20
MP234
Ideia de volume
- Na loja de materiais de construção, Jonas empilhou 18 tijolos.
Podemos dizer que a medida do volume desse empilhamento, relativa ao espaço ocupado por ele, corresponde a 18 tijolos.
Nesse caso, o tijolo é a unidade de medida do volume relativo ao espaço ocupado pelo empilhamento.
- Se os 18 tijolos fossem de tamanhos diferentes uns dos outros, seria possível concluir que a medida do volume do empilhamento corresponde a 18 tijolos? Por quê?
_____
PROFESSOR
Resposta: É importante esclarecer aos estudantes que essa conclusão não seria correta, pois assim o tijolo não seria uma unidade de medida, isto é, não poderia servir como termo de comparação.
- Calcule a medida do volume de cada empilhamento usando como unidade de medida e registre-a.
a)
_____
PROFESSOR
Resposta: 18b)
_____
PROFESSOR
Resposta: 12c)
_____
PROFESSOR
Resposta: 16d)
_____
PROFESSOR
Resposta: 36- Agora, calcule novamente a medida do volume desses empilhamentos usando como unidade de medida e registre-a.
-
_____
PROFESSOR
Resposta: 9
-
_____
PROFESSOR
Resposta: 6
-
_____
PROFESSOR
Resposta: 8
-
_____
PROFESSOR
Resposta: 18
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos
- Reconhecer volume como grandeza associada a sólidos geométricos.
- Medir volumes por meio de empilhamento de cubos.
O tópico tratado nestas páginas introduz as primeiras noções sobre volume (medida do espaço ocupado por algo), apresentando situações-problema nas quais estão presentes unidades de medida não padronizadas para o cálculo de volume – como tijolos e cubinhos.
Atividade 1
É importante que os estudantes compreendam que, se os tijolos fossem de tamanhos diferentes, não seria possível obter o volume do empilhamento tendo o tijolo como unidade de medida, uma vez que, para medir qualquer grandeza, deve haver uniformidade de tamanho dos objetos que compõem o conjunto medido, no caso, os tijolos que formam a pilha. Caso permaneça dúvida, explique aos estudantes que, por exemplo, não existem dois tipos de segundo (um maior e outro menor) como unidade de medida da grandeza tempo; não existem dois “tamanhos” de metro na grandeza comprimento.
Atividade 2
Para a resolução das questões desta atividade, espera-se que os estudantes percebam que, ao aumentar a unidade de medida do espaço ocupado pelos cubos, o número que expressa a medida do volume diminui.
No caso, quando dobramos a unidade de medida (de um cubinho para dois cubinhos), o número que expressa a medida do volume passa a ser metade do número que a expressava com a unidade de medida menor.
BNCC em foco:
EF05MA21
MP235
- Observe os empilhamentos de cubos dentro das caixas transparentes e faça o que se pede.
Empilhamento A
Empilhamento B
- Considerando unidade de medida, calcule a medida do volume dos empilhamentos, caso as caixas transparentes estivessem totalmente preenchidas com cubos.
Empilhamento A - _____
PROFESSOR
Resposta: 16Empilhamento - _____
PROFESSOR
Resposta: 36- Imagine que cada seja
oco
e que caibam 2 litros de água em cada um. Quantos litros de água caberiam em cada caixa transparente?
_____
PROFESSOR
Resposta: Caixa do empilhamento A: 32 litros de água; caixa do empilhamento B: 72 litros de água.
- Observe o cubo e responda às questões.
- Considerando cada cubinho unidade de medida, qual é a medida do volume total do cubo?
_____
PROFESSOR
Resposta: 27 cubinhos.
- Quanto é, em cubinho, da medida do volume total do cubo?
_____
PROFESSOR
Resposta: 9 cubinhos.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3
Os estudantes devem calcular o volume de um empilhamento indicando sua medida por meio de uma unidade não padronizada, no caso, o cubinho.
Além disso, como o problema apresenta uma relação entre os cubinhos e a quantidade de litros de água que neles caberiam se fossem ocos, os estudantes têm a oportunidade de associar volume com capacidade. Simplificadamente, podemos dizer que volume é a medida do espaço que um corpo ocupa e que capacidade é quanto (de água ou de ar, por exemplo) cabe dentro de um corpo oco. É fundamental os estudantes reconhecerem a diferença entre essas duas grandezas, associando cada uma à unidade de medida correspondente.
Atividade 4
Os estudantes devem associar o volume do cubo a uma unidade não padronizada, os cubinhos. Porém, ao contrário da atividade anterior, espera-se que eles utilizem a multiplicação para calcular a medida do volume do cubo, apesar de ser possível fazer esse cálculo contando os cubinhos um a um.
Incentive-os a enxergarem que o cubo pode ser repartido em 3 camadas de 9 cubinhos.
Assim, podem fazer 3 × 9 cubinhos = 27 cubinhos para obter o volume.
BNCC em foco:
EF05MA21
MP236
Compreender problemas
Para resolver
Problema 1
Marta precisa empilhar certa quantidade de cubinhos idênticos seguindo algumas dicas.
Leia as dicas, observe os arranjos de cubinhos a seguir e descubra qual deles corresponde ao que foi feito por Marta e quantos cubinhos ela usou.
_____
PROFESSOR
Resposta: Marta fez o arranjo 1 e usou 5 cubinhos.Boxe complementar:
Dicas
Os cubinhos devem estar sobre uma malha quadriculada de 5 quadradinhos por 5 quadradinhos.
Usar apenas duas camadas de empilhamento.
O arranjo deve conter uma quantidade ímpar de cubinhos.
CRÉDITO: SERGIO NG E GEORGE TUTUMI
Fim do complemento.
Arranjo 1
Arranjo 2
Arranjo 3
Arranjo 4
Problema 2
Dois azulejos idênticos têm, juntos, 15 cm² de medida de área. Quantos centímetros quadrados têm 6 desses azulejos? E 10 desses azulejos? _____
PROFESSOR
Resposta: 45 cm²; 75 cm².Problema 3
Leia as informações a seguir e descubra a qual triângulo representado na malha elas se referem. _____
PROFESSOR
Resposta: Triângulo amarelo.PROFESSOR
Resposta: 4,5 cm²; 3 cm²; 2 cm².O triângulo representado tem:
- medida de área maior que 2 cm²;
- todos os lados de medidas diferentes;
- a medida do menor lado é dada por um número par.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos
- Reconhecer volume como grandeza associada a sólidos geométricos e medir volumes por meio de empilhamento de cubos.
- Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas área e volume.
Nestas páginas, também é trabalhado o conceito de proporcionalidade (noção de raciocínio algébrico), que pode ser resolvido por meio da organização dos dados.
Deixe os estudantes criarem estratégias próprias para resolverem os problemas propostos.
No Problema 2, eles precisam pensar em agrupamentos de 2: quantos 2 cabem em 6?; quantos 2 cabem em 10?. Desse modo, poderão verificar que, se 2 azulejos têm área de 15 cm², então 6 azulejos, que são 3 × 2 azulejos, terão 3 × 15 cm² de área, ou seja, 45 cm². Usando esse mesmo raciocínio, 10 azulejos, que são 5 × 2 azulejos, terão 5 × 15 cm² de área, ou seja, 75 cm².
BNCC em foco na dupla de páginas:
EF05MA12, EF05MA19; competências específicas 3 e 6
MP237
Para refletir
- Em dupla,
conversem
para descobrir a partir de qual dica do Problema 1 cada criança tirou sua conclusão.
PROFESSOR
Resposta: Rogério usou a primeira dica; Ana usou a segunda dica; e Daniela deve ter usado todas as dicas para tirar sua conclusão.
- Por que o Problema 2 pode ser resolvido com o esquema abaixo?
_____
PROFESSOR
Exemplo de explicação: Cada quadrinho apresenta a medida de área de 2 azulejos. Assim, 3 quadrinhos correspondem à medida de área de 6 azulejos (45 cm²) e 5 quadrinhos correspondem à medida de área de 10 azulejos (75 cm²).
- A afirmação abaixo, referente ao Problema 3, é verdadeira ou falsa? Justifique.
O triângulo verde não pode ser o triângulo do qual se fala.
_____
PROFESSOR
Resposta: A afirmação é verdadeira. Exemplo de explicação: O triângulo tem dois lados de mesma medida.- Modifique o Problema 3 para que a resposta seja o triângulo laranja.
_____
PROFESSOR
Exemplo de resposta: Esse triângulo tem medida de área maior que 2 cm² e dois lados de medidas iguais.
MANUAL DO PROFESSOR
Para refletir
Atividade 1
Sugira aos estudantes que releiam os problemas para que verifiquem as informações necessárias e discutam com um colega sobre elas.
Rogério usou a dica “Os cubinhos devem estar sobre uma malha quadriculada de 5 por 5 quadradinhos”. O arranjo 3 está sobre uma malha 5 por 3. Ana usou a dica “Usar apenas duas camadas de empilhamento”. No arranjo 4 o empilhamento foi feito até a 4ª camada.
A conclusão de Daniela não foi tirada diretamente de nenhuma dica; mas ela deve ter usado todas as dicas para descobrir o arranjo de Marta.
BNCC em foco na dupla de páginas:
EF05MA12, EF05MA19; competências específicas 3 e 6
MP238
Matemática em textos
Leia
O cuidado com a audição
A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou em 3 de março de 2017, no Dia Mundial da Audição, que problemas de audição provocados por causas diversas já afetam 360 milhões de pessoas, dos quais 32 são crianças.
As causas para a deficiência auditiva podem ser congênitas (como infecções durante a gravidez, falta de oxigênio na hora do parto ou problema de saúde que pode danificar o nervo auditivo em recém-nascidos, por exemplo) ou adquiridas.
Essa última categoria inclui a exposição a quantidades excessivas de ruído, como escutar músicas em fones de ouvido por tempo prolongado e a volumes muito altos.
A OMS recomenda a “escuta segura”, ou seja, práticas que protegem as orelhas de ruídos muito altos em atividades ocupacionais ou de lazer, que dependem da intensidade, duração e frequência dos estímulos sonoros.
Responda
- Em que dia é comemorado o Dia Mundial da Audição?
_____
PROFESSOR
Resposta: No dia 3 de março.
- Quais podem ser as causas para a deficiência auditiva?
_____
PROFESSOR
Resposta: Podem ser congênitas (como infecções durante a gravidez, falta de oxigênio na hora do parto ou problema de saúde que pode danificar o nervo auditivo em recém-nascidos, por exemplo) ou adquiridas (como a exposição a quantidades excessivas de ruído, como escutar músicas em fones de ouvido por tempo prolongado e a volumes muito altos).
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivo
- Refletir sobre os cuidados com a audição.
O tema escolhido para as páginas desta seção é bastante atual, uma vez que, com a crescente urbanização mundial e com o desenvolvimento acelerado de novas tecnologias sonoras, as pessoas – sobretudo jovens e crianças – estão cada vez mais expostas aos riscos provenientes de sons intoleráveis à orelha humana, seja pela intensidade, seja pelo tempo de exposição.
Responda
Peça aos estudantes que releiam o texto em duplas e encontrem nele as respostas. Explore mais perguntando se, assim como recomenda o texto, eles limpam os fones de ouvido. Esclareça que decibel é a unidade utilizada na medida da intensidade do som, correspondente à décima parte do bel. [símb.: dB].
BNCC em foco:
EF05MA08; competências específicas 2 e 4
MP239
O limiar de segurança é de sons com volume de 85 decibéis, que podem ser ouvidos por um máximo de oito horas. Conforme o volume aumenta, o tempo seguro de exposição cai dramaticamente.
Por exemplo, o som produzido pelo trem do metrô — estimado em 100 decibéis — pode ser escutado sem danos à saúde por apenas 15 minutos por dia.
Para cuidar bem das orelhas, procure usar os fones em ambientes menos barulhentos, assim você não precisa aumentar o volume em excesso; mantenha os fones de ouvido sempre limpos, afinal eles estarão em contato com as orelhas; e não se esqueça de estabelecer alguns períodos de descanso às orelhas.
Informações obtidas em: http://fdnc.io/eUv. Acesso em: 4 ago. 2021.
Analise
- Qual é o limite de sons, em decibel, que podem ser ouvidos por um máximo de 8 horas?
_____
PROFESSOR
Resposta: 85 decibéis.
- Qual é o som estimado, em decibel, produzido por um trem do metrô?
_____
PROFESSOR
Resposta: 100 decibéis.
Aplique
Você se preocupa com sua audição? Reúna-se com um colega e discutam o que pode ser feito para preservá-la. Depois, façam um cartaz mostrando os cuidados que precisamos ter com nossa audição.
PROFESSOR
Resposta pessoal.MANUAL DO PROFESSOR
Analise
O conhecimento sobre o limite das intensidades de som suportáveis e sobre o período máximo de exposição a elas contribui para maior conscientização acerca do cuidado com a saúde auditiva. É importante discutir com a turma essas informações, geralmente desprezadas pela maioria das pessoas, pois os efeitos danosos da exposição excessiva a sons agressivos à audição só aparecem ao longo dos anos.
Atividade 1
Aproveite e pergunte: “Vocês escutam música usando fones? Se sim, aproximadamente quanto tempo por dia?”. Comente com os estudantes que a medida da intensidade do som é chamada de decibel.
Atividade 2
Amplie perguntando: “Qual é a diferença entre o som produzido pelo trem do metrô e o limiar de segurança de sons? Vocês consideram essa diferença grande ou pequena?”.
Aplique
Aproveite para discutir com a turma o que é e o que não é saudável para a audição humana. Peça que pesquisem informações sobre os danos causados às orelhas pelo excesso de exposição a sons de intensidade superior a 85 decibéis e comente que existe um projeto de lei para proibir a venda de aparelhos sonoros que reproduzam sons acima de 90 decibéis.
BNCC em foco:
EF05MA24; competências específicas 2 e 4
MP240
Compreender informações
Completar e interpretar gráficos
- Sueli é dona de uma imobiliária que negocia terrenos. No início de cada mês, ela registra os resultados do total de dinheiro recebido com as vendas do mês anterior. Neste mês, ao fazer suas anotações, Sueli esqueceu de anotar uma das porcentagens recebida. Veja e escreva essa porcentagem:
- A venda de terrenos com menos de 200 m² representou 40% do total recebido.
- A venda de terrenos de 200 a 300 m² representou 35% do total recebido.
- A venda de terrenos de 301 a 400 m² representou 15% do total recebido.
- A venda de terrenos com mais de 400 m² representou
_____
% do total recebido.
PROFESSOR
Resposta: 10
- Sueli começou a elaborar um gráfico de setores para mostrar os resultados da venda do mês anterior.
Ajude Sueli a completar o gráfico. Faça uma legenda e identifique cada setor colorido com a porcentagem correspondente do total recebido.
Fonte: Imobiliária da Sueli (jun. 2023).
PROFESSOR
Resposta: 10% - Terrenos com mais de 400 m²PROFESSOR
15% - Terrenos entre 301 e 400 m²PROFESSOR
40% - Terrenos com menos de 200 m²PROFESSOR
35% - Terrenos de 200 a 300 m²- Que porcentagem representa o total recebido com as vendas?
_____
PROFESSOR
Resposta: 100% (correspondente ao círculo inteiro).
- Que porcentagem do total recebido Sueli esqueceu de anotar? Essa porcentagem corresponde a que setor colorido no gráfico?
_____
PROFESSOR
Resposta: 10%; setor vermelho.
- Que porcentagem do total recebido corresponde à venda de terrenos de 300 m² ou menos? Que parte do gráfico essa porcentagem representa?
_____
PROFESSOR
Resposta: 75%; partes verde e amarela juntas.
- Que porcentagem do total recebido representam os setores vermelho e azul juntos nesse gráfico? Essa porcentagem refere-se à venda de que tipo de terreno?
_____
PROFESSOR
Resposta: 25%; refere-se à venda de terrenos com mais de 300 m².
- Que tipo de terreno Sueli vendeu menos no mês anterior?
_____
PROFESSOR
Resposta: Terrenos com 400 m² ou mais.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos
- Interpretar dados apresentados em tabela e gráficos.
- Organizar dados coletados por meio de gráficos de setores e de linhas.
- Produzir texto escrito para síntese dos resultados de uma pesquisa.
Atividade 1
No item a, os estudantes devem compreender que a porcentagem que falta nas anotações de Sueli é aquela que completa 100% ao adicionarmos todas as porcentagens. Assim:
40% + 35% + 15% = 90%
100% − 90% = 10%
Logo, a venda de terrenos com mais de 400 m² equivale a 10% do total recebido.
Depois, os estudantes devem observar o gráfico de setores e completar as porcentagens de acordo com o tamanho de cada região colorida (setor). Assim, devem verificar que o menor setor é o vermelho (10%); o segundo menor é o azul (15%); o maior é o verde (40%) e o que sobrou é o amarelo (35%).
No item b, espera-se que os estudantes percebam que a soma de todas as porcentagens deve ser 100%, correspondente ao círculo inteiro.
BNCC em foco:
EF05MA24, EF05MA25; competências específicas 3 e 6
MP241
- Em uma escola, 4 estilos de dança de salão foram selecionados para uma apresentação e 100 estudantes votaram, escolhendo apenas um desses estilos:
- Samba de gafieira recebeu 25 votos.
- Bolero e salsa receberam a mesma quantidade de votos.
- Forró ficou com 45 votos.
a) Complete o gráfico com base nas informações dadas acima.
Fonte: Escola considerada (jun. 2023).
PROFESSOR
Exemplo de resposta: 25% - Samba de gafieiraPROFESSOR
Exemplo de resposta: 15% - SalsaPROFESSOR
Exemplo de resposta: 15% - BoleroPROFESSOR
Exemplo de resposta: 45% - Forró- Qual foi a quantidade de votos dados para o bolero? E para a salsa?
_____
PROFESSOR
Resposta: Bolero: 15 votos; salsa: 15 votos.
- Algum dos estilos recebeu mais da metade dos votos? Por quê?
_____
PROFESSOR
Resposta: Não, porque no máximo um estilo recebeu 45%, não atingindo os 50% (metade).
- A tabela a seguir mostra a variação da medida da temperatura em uma cidade nas 12 primeiras horas do dia.
a) Complete o gráfico de linhas com os dados da tabela.
Temperatura na cidade
Tabela: equivalente textual a seguir.
Horário |
Temperatura (em grau Celsius) |
---|---|
0 h |
16 |
3 h |
12 |
6 h |
16 |
9 h |
24 |
12 h |
28 |
Fonte: Sistema de meteorologia da cidade (14 jan. 2023).
Fonte: Sistema de meteorologia da cidade (14 jan. 2023).
- Explique como as medidas de temperatura variaram nesse período.
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes observem as temperaturas correspondentes a cada horário e identifiquem que a temperatura diminuiu de 0 h a 3 h e, a partir daí, só aumentou. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 2
Como o todo compreende 100 elementos, facilmente os estudantes obterão as porcentagens:
- Samba de gafieira: 25 votos em 100 → 25%
- Forró: 45 votos em 100 → 45%
- Bolero e salsa: mesma quantidade de votos
- Como já temos 70 votos (25 + 45) para samba e forró juntos, faltam 30 votos para 100. Assim, bolero e salsa receberam 15 votos cada um, ou seja, 15% (15 em 100).
Observando o tamanho de cada região colorida (setor) do gráfico, os estudantes devem verificar que: setor roxo (maior) corresponde a 45%; setor azul, a 25%; setor verde e setor laranja, a 15% cada um.
Atividade 3
No item a, observando a tabela, os estudantes poderão completar o gráfico.
No item b, espera-se que os estudantes observem as temperaturas correspondentes a cada horário e identifiquem que a temperatura diminuiu de 0 h a 3 h e, a partir daí, ela só aumentou.
Para ampliar, peça que criem perguntas, com base nos dados da tabela e do gráfico, e troquem com os colegas para responderem a elas.
BNCC em foco:
EF05MA24, EF05MA25; competências específicas 3 e 6
MP242
O que você aprendeu
Avaliação processual
- Responda às questões.
- Em uma garrafa de refrigerante cabem 2
L,
e em uma lata desse refrigerante cabem 355 mL. Com essa garrafa, é possível encher completamente quantas dessas latas?
_____
PROFESSOR
Resposta: 5 latas.
- Ao ver o
preço
dos dois produtos, Rodrigo disse que sai mais barato comprar refrigerante em garrafa. Por que Rodrigo fez essa afirmação?
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- Em uma garrafa de refrigerante cabem 2
L,
e em uma lata desse refrigerante cabem 355 mL. Com essa garrafa, é possível encher completamente quantas dessas latas?
- Complete o quadro.
O conteúdo de cada garrafa será distribuído igualmente entre copos iguais.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Capacidade, em litro, da garrafa |
Capacidade, em mililitro, do copo |
Quantidade de copos |
---|---|---|
1,5 L |
500 mL |
_____ |
_____ |
100 mL |
15 |
2,0 L |
_____ |
8 |
PROFESSOR
Resposta: 3; 1,5 L; 250 mL.
- Douglas caminha diariamente 350 m da sua casa até o ponto de ônibus. Ao descer do ônibus, ele caminha mais 650 m até chegar ao seu local de trabalho. À noite, Douglas volta para casa pelo mesmo caminho.
- Quantos quilômetros ele caminha por dia, ao todo, para ir ao trabalho e voltar para casa?
_____
PROFESSOR
Resposta: 2 quilômetros.
- Sabendo que Douglas trabalha 5 dias por semana, quantos quilômetros ele caminha em uma semana para ir ao trabalho e voltar para casa?
_____
PROFESSOR
Resposta: 10 quilômetros.
- Quantos quilômetros ele caminha por dia, ao todo, para ir ao trabalho e voltar para casa?
_____
- Se quilograma de linguiça custa R$ 8,00, quanto será pago por:
-
de quilograma de linguiça?
_____
PROFESSOR
Resposta: R$ 4,00
- 1 quilograma de linguiça?
_____
PROFESSOR
Resposta: R$ 16,00
- 2 500 gramas de linguiça?
_____
PROFESSOR
Resposta: R$ 40,00
-
de quilograma de linguiça?
_____
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivo
- Retomar os conceitos estudados.
A seção possibilita a sistematização dos conceitos desenvolvidos ao longo da Unidade, além de ser um instrumento para avaliação formativa.
Atividade 1
No item b, espera-se que os estudantes percebam que garrafa de 2 litros custa R$ 3,50 e seria preciso mais de 5 latinhas para completar 2 litros; como 5 latinhas custam R$ 5,00, comprar uma garrafa sai mais barato que comprar a mesma quantidade de refrigerante em lata.
Atividade 2
Após a construção e o preenchimento do quadro, peça aos estudantes que acrescentem outras linhas e as preencham. Por exemplo:
Quadro: equivalente textual a seguir.
Capacidade, em litro, de água em cada garrafa
Capacidade, em mililitro, do copo
Quantidade de copos
2,0 L
200 mL
10
2,0 L
125 mL
16
1,5 L
250 mL
6
Atividade 3
Possíveis cálculos:
- no item a:
2 × (350 + 650) = 2 × 1 000 = 2 000
2 000 m = 2 km
- no item b:
5 × 2 km = 10 km
Atividade 4
Os estudantes podem resolver esta atividade trabalhando diretamente com a ideia de fração ou transformando a fração de quilograma em grama:
- Se kg corresponde a 2 peças de kg, conclui-se que de kg custará 8 reais divididos por 2, ou seja, 4 reais.
- Como 1 kg é igual a 2 peças de kg, 1 kg custa 2 vezes 8 reais, ou seja, 16 reais.
- 2.500 g = 1
kg
+ 1
kg
+
kg
Logo, o preço correspondente é: 16 reais +16 reais + 8 reais = 40 reais.
BNCC em foco:
EF05MA08, EF05MA12, EF05MA19
MP243
- Bruna mediu a temperatura por sete dias seguidos, durante o mês de janeiro, sempre ao meio-dia, e depois elaborou o gráfico de linha abaixo.
Fonte: Anotações de Bruna (jan. 2023).
- Entre quais dias seguidos a medida da temperatura permaneceu a mesma ao meio-dia?
_____
PROFESSOR
Resposta: Entre quinta-feira e sexta-feira.
- Qual é a diferença das medidas de temperatura entre terça-feira e quinta-feira ao meio-dia?
_____
PROFESSOR
Resposta: 20 °C
- Entre quais dias seguidos da semana houve a maior queda na medida de temperatura ao meio-dia? De quantos graus
Celsius
foi essa queda?
_____
PROFESSOR
Resposta: Entre quarta-feira e quinta-feira; a queda foi de 12 °C.
- Calcule as medidas da área e do perímetro das figuras abaixo.
a)
_____
PROFESSOR
Resposta: 3 cm² ; 8 cmb)
_____
PROFESSOR
Resposta: 12 cm² ; 16 cm- Podemos preencher toda a caixa de acrílico com cubos idênticos. Quantos cubos faltam, em cada caixa, para que ela fique completa?
a)
_____
PROFESSOR
Resposta: 31 cubos.b)
_____
PROFESSOR
Resposta: 12 cubos.Autoavaliação
- Compreendo o uso das unidades de medida centímetro quadrado e metro quadrado para o cálculo da medida de áreas?
PROFESSOR
Respostas pessoais. - Compreendo a ideia de medida de volume?
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 5
Pergunte “Como ficaria o gráfico da semana anterior se, em todos os dias da semana ao meio-dia, a medida da temperatura registrada fosse 1 °C a menos que a medida apresentada no gráfico?”. Espera-se que respondam que o gráfico seria similar ao da atividade, mas com as seguintes medidas de temperatura: 19 °C, 31 °C, 23 °C, 11 °C, 11 °C, 19 °C e 23 °C, de segunda-feira a domingo, respectivamente.
Atividade 6
Explore mais esta atividade pedindo aos estudantes que resolvam os itens a e b de dois modos distintos. Espera-se que utilizem a multiplicação para calcular a medida da área de figuras retangulares, porém se lembrem que também é possível calcular a medida da área da figura adicionando-se as medidas das áreas menores dos quadrinhos que a compõem.
Verifique se, no cálculo da medida do perímetro, o estudante adicionou as quatro medidas ou se calculou o produto da soma das duas medidas diferentes dos lados por 2.
Atividade 7
Peça aos estudantes que expliquem, oralmente, como obtiveram a quantidade de cubos necessária para completar a caixa.
Autoavaliação
Embora os estudantes ainda não utilizem fórmulas matemáticas, nesta Unidade entraram em contato com a ideia de medidas de área e de volume. Desse modo, as duas questões finalizam a Unidade propondo uma autoavaliação desses conceitos.
A primeira questão diz respeito às unidades convencionais, enquanto a segunda questão é mais geral, pedindo aos estudantes que analisem como construíram conhecimentos sobre o tema.
BNCC em foco:
EF05MA19, EF05MA21, EF05MA24
MP244
Comentários para o professor:
Conclusão da Unidade 6
Conceitos e habilidades desenvolvidos nesta Unidade podem ser identificados por meio de uma planilha de avaliação da aprendizagem, como a que apresenta os principais objetivos, a seguir. O professor poderá copiá-la, fazendo os ajustes necessários, de acordo com sua prática pedagógica.
Ficha de avaliação e acompanhamento da aprendizagem
Nome: _____
Ano/Turma: _____ Número: _____ Data: _____
Professor(a): _____
Legenda de Desempenho: S: Sim N: Não P: Parcialmente
Tabela: equivalente textual a seguir.
Objetivos de aprendizagem |
Desempenho |
Observação |
---|---|---|
Resolve e elabora problemas de multiplicação e de divisão com números naturais e racionais? |
_____ |
_____ |
Resolve problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta entre duas grandezas? |
_____ |
_____ |
Resolve problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade? |
_____ |
_____ |
Consegue calcular a medida do contorno de figuras planas? |
_____ |
_____ |
Analisa figuras que possuem mesmo perímetro e áreas diferentes e mesma área e perímetros diferentes? |
_____ |
_____ |
Reconhece volume como grandeza associada a sólidos geométricos e sabe medir volumes por meio de empilhamento de cubos? |
_____ |
_____ |
Interpreta dados apresentados em tabelas e gráficos de colunas e produz texto sobre os resultados de uma pesquisa? |
_____ |
_____ |
Organiza dados coletados em gráficos de setores e de linhas? |
_____ |
_____ |
Compreende e exercita o respeito às diferenças de opiniões e de propostas nos trabalhos em grupo? |
_____ |
_____ |
Nos trabalhos em grupo, elabora propostas e as defende com argumentos plausíveis? |
_____ |
_____ |
MP245
Sugestão de ficha de autoavaliação do estudante
O processo de avaliação formativa dos estudantes pode incluir seminários ou atividades orais; rodas de conversa ou debates; relatórios ou produções individuais; trabalhos ou atividades em grupo; autoavaliação; encenações e dramatizações; entre muitos outros instrumentos e estratégias.
Além da ficha de avaliação e acompanhamento da aprendizagem, fichas de autoavaliação, como a reproduzida a seguir, também podem ser aplicadas ao final do bimestre sugerido ou quando julgar oportuno. O professor pode fazer os ajustes de acordo com as necessidades da turma.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Autoavaliação |
|||
---|---|---|---|
Nome: |
|||
Marque um X em sua resposta para cada pergunta. |
Sim |
Mais ou menos |
Não |
1. Presto atenção nas aulas? |
_____ |
_____ |
_____ |
2. Pergunto ao professor quando não entendo? |
_____ |
_____ |
_____ |
3. Sou participativo? |
_____ |
_____ |
_____ |
4. Respeito meus colegas e procuro ajudá-los? |
_____ |
_____ |
_____ |
5. Sou educado? |
_____ |
_____ |
_____ |
6. Faço todas as atividades com capricho? |
_____ |
_____ |
_____ |
7. Trago o material escolar necessário e cuido bem dele? |
_____ |
_____ |
_____ |
8. Cuido dos materiais e do espaço físico da escola? |
_____ |
_____ |
_____ |
9. Gosto de trabalhar em grupo? |
_____ |
_____ |
_____ |
10. Respeito todos os meus colegas de turma, professores e funcionários? |
_____ |
_____ |
_____ |