MP246

Comentários para o professor:

Introdução da Unidade 7

A abertura desta Unidade apresenta uma competição esportiva e dá a “braçada inicial” para os estudos sobre os números na forma decimal, propondo questões sobre os tempos obtidos na prova de natação.

Nesta Unidade, os estudos sobre os números racionais apresentam-se nas atividades acerca da Unidade Temática Números. Conhecimentos construídos durante o 4º ano e, também, em Unidades que antecederam esta são retomados e ampliados na perspectiva da construção de novos conhecimentos. Por exemplo, os estudos sobre o sistema de numeração decimal desenvolvidos, particularmente no 4º ano, que diziam respeito ao reconhecimento de que as regras desse sistema se estendem, também, para a representação decimal de números racionais serão ampliados e aprofundados nesta Unidade. Assim, as atividades abordam conhecimentos relativos a leitura, escrita e ordenação de números racionais na forma decimal, bem como a comparação e ordenação de números racionais positivos e sua relação com pontos na reta numérica. Esses conhecimentos são necessários para que, no 6º ano, os estudantes reconheçam que os números racionais positivos podem ser expressos por frações e na forma decimal e estabeleçam relações entre essas representações.

Além desses, outros conhecimentos serão objetos de estudo nesta Unidade, entre eles, a resolução e a elaboração de problemas que envolvem as quatro operações com números racionais com representação decimal finita. Tais conhecimentos pautam-se naqueles construídos ao longo do 4º ano acerca da resolução e elaboração de problemas com números naturais envolvendo as referidas operações, por meio de distintas estratégias, por exemplo, cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

Esses conhecimentos ora construídos são bases necessárias para a resolução e a elaboração de problemas com ampliação à potenciação, conhecimentos a serem construídos ao longo do 6º ano.

Os estudos relativos a porcentagens também estão presentes por meio de atividades cujo propósito é conduzir os estudantes à associação entre essas representações e as frações, aportes necessários para que, no 6º ano, os estudantes resolvam e elaborem problemas envolvendo porcentagens, fundamentados na ideia de proporcionalidade.

Por fim, são propostas atividades que abordam Probabilidade e estatística na perspectiva de que os estudantes se apropriem de conhecimentos relativos à organização de dados em gráficos de linhas, pautados naqueles construídos ao longo do 4º ano, cujo objetivo era a análise de dados apresentados em tabelas e gráficos de colunas. Ainda, são suportes para futuros conhecimentos, em particular a interpretação e resolução de situações envolvendo dados de pesquisas a partir de contextos diversos, com redação de textos para a síntese de conclusões, conhecimentos relativos ao 6º ano.

Cada página deste livro propõe um novo desafio ao professor e aos estudantes. De acordo com o conteúdo, as habilidades e os objetivos de aprendizagem que se pretende desenvolver nas seções, nos conteúdos apresentados e nas atividades, as possibilidades de dinâmicas em sala de aula variam e podem demandar uma organização individual, em duplas, em grupos ou coletiva. Além disso, elas requerem boas estratégias de gestão de tempo, de espaço e um planejamento prévio detalhado. Também é preciso estabelecer uma série de combinados que devem ser respeitados por todos, para garantir que os objetivos sejam alcançados.

Competências específicas favorecidas

3. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.

6. Enfrentar situações-problema em múltiplos contextos, incluindo-se situações imaginadas, não diretamente relacionadas com o aspecto prático-utilitário, expressar suas respostas e sintetizar conclusões, utilizando diferentes registros e linguagens (gráficos, tabelas, esquemas, além de texto escrito na língua materna e outras linguagens para descrever algoritmos, como fluxogramas, e dados).

7. Desenvolver e/ou discutir projetos que abordem, sobretudo, questões de urgência social, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários, valorizando a diversidade de opiniões de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.

Sugestão de roteiro de aula

Convém considerar que um planejamento de educação escolar tem variáveis que compõem as possibilidades múltiplas de uma aula, como se fossem composições de figuras geradas em um caleidoscópio, o que requer a administração apropriada de tempo, de espaço, de definição de grupos ou não, de materiais a serem utilizados e previamente elaborados.

MP247

Tendo em vista tais desafios, propomos um roteiro de aula que poderá servir de referência e contribuir com o trabalho do professor. Os roteiros apresentam orientações gerais para a condução das aulas de acordo com as atividades propostas e podem ser adaptados em função das características da turma e dos recursos disponíveis. Veja um exemplo de roteiro de aula relacionado ao item Jogo desta Unidade.

Roteiro de aula – Jogo dos decimais

1 ª parte – Preparação – Tempo sugerido: 30 minutos

Solicite previamente aos estudantes o recorte (1 conjunto por grupo) do tabuleiro e dos dados nas páginas citadas do Material complementar. Além disso, cada grupo deve providenciar um saquinho não transparente e elaborar, em papel resistente, os 68 marcadores descritos no enunciado do jogo. Combine o tamanho dos algarismos para que eles sejam visíveis.

Para a composição dos grupos (2 a 4 estudantes), sugira escolhas livres, porém fique atento e auxilie aqueles que estiverem com dificuldade em encontrar colegas para realizar a atividade.

Organize as carteiras de modo que eles possam trabalhar nos grupos.

Faça a leitura coletiva das regras do jogo e verifique se elas foram compreendidas por todos. Avalie a necessidade de simular um início de procedimento que sirva como exemplo e elimine possíveis dúvidas. Esta orientação é válida para os jogos em geral, portanto pode ser adaptada a outras atividades semelhantes.

2 ª parte – Jogo– Tempo sugerido: 30 minutos

O tempo de cada rodada depende da dinâmica do grupo e, de certa forma, do acaso do jogo. É provável que esses tempos sejam diferentes para as equipes. Por isso, convém estabelecer de antemão um limite de tempo que julgar adequado dentro da disponibilidade e programação. Porém, é importante que o tempo fixado seja suficiente para que todos os grupos experimentem várias rodadas. Deixe-os jogar livremente, mas acompanhe as ações dos grupos para administrar impasses, caso considere necessário. Se julgar conveniente, repita essa atividade em outras aulas.

3 ª parte – Questões sobre o jogo– Tempo sugerido: 20 minutos

A seguir, peça aos estudantes que retomem o livro, respondam individualmente às questões propostas e depois troquem os livros entre os elementos do grupo para socializarem as respostas. Por fim, dialogue com a turma sobre as questões resolvidas e valide com os estudantes as respostas dadas.

MP248

UNIDADE 7. Números na forma decimal

Imagem: Ilustração. No centro, Roberto com touca de natação está dentro de uma piscina e ao lado da raia número um. (Resposta: Roberto está aqui). Ao lado há mais sete crianças com toucas dentro da piscina. (Resposta: Este é o vencedor – Número 6). Atrás deles há um homem com boné, segurando um apito na boca. Ao seu lado há um quadro com a informação:  RAIA: 1; ATLETA: ROBERTO; TEMPO: 01:14,06. RAIA: 2; ATLETA: JOÃO FELIPE; TEMPO: 01:15,58. RAIA: 3; ATLETA: PEDRO HENRIQUE; TEMPO: 01:12,91. RAIA: 4; ATLETA: GABRIEL; TEMPO: 01:14,57. RAIA: 5; ATLETA: LUIS EDUARDO; TEMPO: 01:14,80. RAIA: 6; ATLETA: ENZO; TEMPO: 01:12,48. RAIA: 7; ATLETA: MARCELO; TEMPO: 01:15,25. RAIA: 8; ATLETA: RAFAEL; TEMPO: 01:12,53.  À esquerda, Beatriz, Vanessa e várias crianças estão torcendo em uma arquibancada. (Resposta: Beatriz e Vanessa estão aqui). À direita, Marcos e outras crianças estão torcendo em outra arquibancada. (Resposta: Marcos está aqui).  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos da Unidade

  • Ler, escrever, ordenar e comparar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando como recurso a reta numérica.
  • Identificar a forma fracionária e a forma decimal de números racionais positivos.
  • Compreender o valor posicional dos algarismos em números na forma decimal.
  • Resolver problemas que envolvam medidas de comprimento e de massa, recorrendo a transformações entre unidades de medida.
  • Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números racionais cuja representação decimal seja finita.
  • Resolver e elaborar problemas de multiplicação com números racionais cuja representação decimal seja finita.
  • Efetuar multiplicações de números racionais por 10, 100 e 1.000.
  • Resolver problemas de divisão com números racionais cuja representação decimal seja finita (com divisor natural e diferente de zero).
  • Efetuar divisões de números racionais por 10, 100 e 1.000.
  • Associar as representações 10%, 25%, 50%, 75% e 100%, respectivamente, a décima parte, quarta parte, metade, três quartos e um inteiro, para calcular porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora.
  • Interpretar dados apresentados em textos, gráficos de colunas, de linhas e de setores.
  • Organizar dados coletados por meio de gráficos de linhas.

    BNCC em foco:

    EF05MA02, EF05MA05, EF05MA06, EF05MA07, EF05MA08, EF05MA19, EF05MA24, EF05MA25

MP249

Boxe complementar

Para refletir...

Qual atleta chegou em terceiro lugar? Qual chegou em penúltimo lugar?

_____

PROFESSOR Resposta: Pedro Henrique; Marcelo.

Qual é a diferença entre o tempo do atleta que chegou em primeiro lugar e do que chegou em último?

_____

PROFESSOR Resposta: 3,1 segundos.

Fim do complemento

MANUAL DO PROFESSOR

Nas práticas sociais, os números na forma decimal estão muito mais presentes que os números na forma de fração. A compreensão das frações, no entanto, é imprescindível, por permitir estabelecer uma relação recíproca entre as duas representações, a da forma de fração e a da forma decimal, ampliando os significados atribuídos a esses números.

Aproveite para perguntar: “Em quais situações vocês encontram números na forma decimal?”. Os estudantes podem mencionar, por exemplo, o registro de preços de mercadorias ou o registro de medidas.

Depois explore a cena perguntando sobre a presença dos números na forma decimal. Incentive os estudantes a procurarem as personagens na cena e a esclarecerem o enigma: Por que o atleta da raia 7 está cumprimentando o atleta da raia 6? Porque ele é o vencedor.

Para refletir...

Peça aos estudantes que classifiquem desde o colocado até o último.

Para responder à questão proposta, os estudantes devem observar que a diferença se encontra na parte dos segundos e dos centésimos de segundos, já que todos fizeram um tempo entre 1 minuto e 2 minutos. Se julgar necessário, proponha que comparem a parte inteira dos segundos e, depois, a parte dos centésimos de segundos (parte decimal cujo registro vem depois da vírgula). Outro fato que os estudantes devem perceber é que o primeiro colocado é aquele que concluiu a prova em menos tempo, e assim por diante.

Nesse caso, espera-se que percebam que tal comparação é feita por meio de uma subtração: o tempo do último colocado menos o tempo daquele que ficou em primeiro lugar. Verifique as estratégias que os estudantes utilizam para efetuar essa operação. Socialize e valide o resultado com os estudantes.

MP250

Décimos, centésimos e milésimos

  1. Conte quantas pessoas há na cena abaixo e complete as frases.
Imagem: Ilustração. À esquerda, dois patos estão nadando em um lago. No centro, uma pista com uma menina andando de bicicleta e um menino andando de skate. Em seguida, um casal está correndo, um senhor está sentado e lendo um jornal e outro casal está caminhando. À direita, um menino está empinando pipa e duas meninas estão brincando com uma bola. Ao fundo, árvores. Fim da imagem.
  1. _____ pessoas na cena.
  1. Cada pessoa corresponde a _____ décimo do total de pessoas.
  1. _____ décimo pode ser representado de duas formas:
    PROFESSOR Resposta: 10; 1; 1

1 10 - representação de 1 décimo com uma fração.

0,1 - representação de 1 décimo na forma decimal.

  1. _____ crianças na cena. Elas correspondem a _____ décimos do total de pessoas.
  1. _____ décimos podem ser representados com a fração: ou na forma decimal: _____.
    PROFESSOR Resposta: 5; 5; 5; 5 10 ; 0,5.
  1. Um aparelho de som tem um mostrador da intensidade de volume que varia de 0 a 1. Quanto mais alto o som, mais partes vermelhas ficam visíveis no mostrador.
Imagem: Ilustração. Na parte superior, a informação: VOLUME. Na parte inferior, uma barra dividida em dez quadradinhos. À esquerda, o mínimo (0) e à direita, o máximo (1). Na barra, oito quadradinhos estão pintados de vermelho. Fim da imagem.
  1. A que fração do mostrador do aparelho de som corresponde cada parte em que ele está dividido?

    _____

    PROFESSOR Resposta: 1 décimo ou 0,1 ou 1 10 do mostrador.
  1. Qual é a intensidade do volume registrado no mostrador desse aparelho?

    _____

    PROFESSOR Resposta: 8 décimos ou 0,8 ou 8 10 da intensidade máxima.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos

  • Ler e escrever números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.
  • Identificar frações decimais e a forma decimal correspondente.
  • Resolver problemas que envolvam medidas de comprimento e de massa, recorrendo a transformações entre unidades de medida.

    Atividade 1

    Nesta atividade, os estudantes devem associar os números racionais na forma de fração 1 10 e 5 10 com a representação decimal de cada um: 0,1 e 0,5. É importante que eles compreendam que os números racionais podem ser representados na forma de fração e na forma decimal.

    Atividade 2

    Após a resolução da atividade, peça aos estudantes que formulem outras questões para a mesma situação, como: “Que fração do mostrador falta para que a intensidade de volume atinja o máximo?” (0,2, ou seja, 2 décimos.).

    BNCC em foco:

    EF05MA02, EF05MA05

MP251

  1. Um painel luminoso é formado por uma placa com 100 lâmpadas coloridas, como mostra a figura abaixo. As lâmpadas vermelhas correspondem a que fração do total de lâmpadas?
Imagem: Ilustração. Painel quadrado de madeira com trinta e quatro lâmpadas verdes e sessenta e seis lâmpadas vermelhas. Fim da imagem.

As _____ lâmpadas vermelhas correspondem a _____ centésimos do total de lâmpadas. Podemos representar 66 centésimos de duas formas:

PROFESSOR Resposta: 66; 66.

66 100 - representação de 66 centésimos com uma fração.

0,66 - representação de 66 centésimos na forma decimal.

  1. Complete o quadro abaixo.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Animal

Medida da altura em centímetro

Medida da altura em metro

Gato doméstico

30 cm

0,30 m

Capivara

50 cm

_____

Leão

_____

0,95 m

Galinha

35 cm

_____

PROFESSOR Resposta: 0,50 m; 95 cm; 0,35 m.
Imagem: Ilustração. Um jovem com cabelo encaracolado segura um papel com a informação: 1 metro é o mesmo que 100 centímetros. Então, 1 cm = um centésimo m ou 1 cm = 0,01 m. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Hugo quer comprar uma paçoca que custa R$ 0,35.
    1. Que combinação de moedas ele pode usar para pagar a paçoca sem que haja troco?

      _____

      PROFESSOR Exemplos de resposta: uma moeda de R$ 0,10 e uma moeda de R$ 0,25; três moedas de R$ 0,10 e uma moeda de R$ 0,05.
    1. Se Hugo pagar com uma moeda de 1 real, quanto ele receberá de troco?

      _____

      PROFESSOR Resposta: R$ 0,65
    1. Se Hugo quiser comprar 10 paçocas para dividir com seus amigos, quantos reais ele gastará ao todo? _____
      PROFESSOR Resposta: R$ 3,50
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 3

Aproveite a figura com as 100 lâmpadas e destaque as 10 fileiras de 10 lâmpadas cada uma, para que os estudantes observem a relação entre décimos e centésimos. Pergunte: “1 fileira de lâmpadas corresponde a que fração do total de lâmpadas, considerando a quantidade de fileiras? E que fração, considerando o total de lâmpadas?” ( 1 10 e 10 100 .).

Desse modo, os estudantes podem perceber a igualdade entre essas representações, como frações equivalentes.

Aproveite e relacione as frações obtidas às representações decimais 0,1 e 0,10, para que os estudantes possam identificar a igualdade entre essas duas representações: 0,1 = 0,10.

Atividade 4

Tomando como ponto de partida números racionais na forma de fração, este tópico incentiva os estudantes a representarem esses mesmos números na forma decimal.

Esta atividade possibilita a exploração das representações de centésimos e o entendimento do conceito de centésimo e de sua relação com os décimos, além de ampliar a relação entre o centímetro e o metro: 1 m = 100 cm e 1 cm = 0,01 m.

Atividade 5

Após a resolução da atividade, peça aos estudantes que, em duplas, expliquem aos colegas o raciocínio que usaram para chegar às respostas.

As situações que trabalham comunidades do sistema monetário brasileiro favorecem a compreensão de números na forma decimal, já que os valores são representados por uma parte inteira (reais) e por uma parte decimal (centavos). Incentive os estudantes a realizarem cálculos mentais para resolver situações que envolvam moedas, pois é uma estratégia de cálculo de quantias muito prática de ser usada no cotidiano.

BNCC em foco:

EF05MA02, EF05MA05, EF05MA19

MP252

  1. Observe abaixo a quantidade de carne que Renata comprou.

    Lembre-se de que 1 quilograma é o mesmo que 1.000 gramas (1 kg = 1.000 g).

Imagem: Ilustração. Renata, mulher com cabelo encaracolado e castanho e tiara verde está sorrindo e apontado para uma tela com o peso: 350 g. Na frente dela há um pedaço de carne sobre uma balança e um homem está sorrindo atrás de um balcão.  Fim da imagem.
  1. Que fração de 1 kg de carne Renata comprou? _____
    PROFESSOR Resposta: 350 1000 kg
  1. Quantos gramas de carne faltaram para Renata fazer essa torta? ______
    PROFESSOR Resposta: 650 gramas.
  1. Veja como essa medida de massa pode ser representada de duas maneiras.
Imagem: Ilustração. Renata com a mão esquerda sob o queixo pensa: Puxa vida! Para fazer a torta, eu precisava ter comprado 1 quilograma de carne.  Fim da imagem.

650 gramas correspondem a 650 milésimos de 1 quilograma.

650 1000 - representação de 650 milésimos com uma fração.

0,650 - representação de 650 milésimos na forma decimal.

  1. Qual é a representação na forma decimal da fração de 1 kg de carne que Renata comprou? _____
    PROFESSOR Resposta: 0,350 kg
  1. Represente com uma fração e na forma decimal a parte pintada de verde das figuras abaixo.
Imagem: Ilustração. Cubo composto por mil cubinhos. À esquerda, vinte cubinhos estão pintados de verde.  Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta:
PROFESSOR Imagem: 20 milésimos##<math><mfrac><mn>25</mn><mn>1000</mn></mfrac></math> Fim da imagem.
PROFESSOR 0,020
Imagem: Ilustração. Cubo composto por mil cubinhos. Na parte superior, trinta e dois cubinhos estão pintados de verde.  Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta:
PROFESSOR Imagem: 32 milésimos##<math><mfrac><mn>32</mn><mn>1000</mn></mfrac></math> Fim da imagem.
PROFESSOR 0,032

Imagem: Ícone: Calculadora. Fim da imagem.

  1. Com uma calculadora, faça os cálculos indicados e registre as respostas obtidas.
Imagem: Ilustração. Teclas: 1, ÷, 1, 0, 0, 0, =. Visor com o valor: espaço para Resposta    Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: 0,001
Imagem: Ilustração. Teclas: 2, ÷, 1, 0, 0, 0, =. Visor com o valor: espaço para Resposta  Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: 0,002

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

PROFESSOR Exemplo de resposta:
PROFESSOR Ilustração. Teclas: 5, ÷, 1, 0, 0, 0, =;  ; Ilustração. Teclas: 7, 2, 4, ÷, 1, 0, 0, 0, =.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 6

Discuta com os estudantes a representação de medidas de massa em balanças digitais, nas quais a massa é, geralmente, expressa em quilograma. Pergunte: “Quais seriam as respostas se a balança indicasse que havia 430 g de carne sobre ela?”. As respostas seriam:

430 1000 kg

570 g

0,430 kg ou 0,43 kg

Esta atividade, além de introduzir os milésimos e apresentar a relação entre a forma de fração e a forma decimal, permite ampliar a relação entre o grama e o quilograma: 1 kg = 1.000 g e 1 g = 0,001 kg.

Atividade 7

Após o trabalho com décimos e centésimos, esta atividade explora geometricamente a ideia de milésimo como “uma parte em 1.000”.

Atividade 8

Lembre aos estudantes que, na maioria das calculadoras, a tecla Ilustração. Tecla ponto.indica a vírgula.

Peça aos estudantes que realizem os seguintes cálculos com auxílio da calculadora:

10 ÷ 1.000 e 100 ÷ 1.000.

CRÉDITO: ADILSON SECCO

Depois, pergunte: “Por que as respostas no visor não aparecem como 0,010 e 0,100, respectivamente?”. Espera-se que observem que a calculadora “desconsidera” o algarismo zero à direita, pois a resposta esperada, por exemplo, para o cálculo 10 ÷ 1.000 (0,010 ou 10 milésimos) é igual a 0,01 ou 1 centésimo.

BNCC em foco:

EF05MA02, EF05MA05, EF05MA19

Sugestão de leitura para o professor

Artigo

CUNHA, Micheline Rizcallah Kanaan da; MAGINA, Maria Pinto. A medida e o número decimal: um estudo sobre a elaboração de conceito em crianças do nível fundamental. Disponível em: http://www.sbem.com.br/files/viii/pdf/07/1CC75464039872.pdf . Acesso em: 3 abr. 2021.

As autoras desse artigo pesquisaram a relação entre a construção do conceito de números na forma decimal no contexto das medidas. De acordo com o estudo, a incompreensão do significado de número na forma decimal não impede os estudantes de operarem com eles, mas traz consequências negativas ao longo da vida escolar, nos momentos em que será necessário elaborar relações entre esses números e outros conceitos, da Matemática ou de outras áreas.

MP253

Valor posicional

Em 2020, o piloto britânico Lewis Hamilton largou na 3ª posição na corrida do Grande Prêmio de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. O tempo da volta que lhe garantiu essa posição na largada foi de 95,332 segundos. Vamos escrever o valor de cada algarismo desse número.

Imagem: Fotografia. Um carro de fórmula um correndo em uma pista. Ao fundo, construção grande. Fim da imagem.

LEGENDA: Grande Prêmio de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Parte inteira

Parte decimal

D

U

d

c

m

9

5,

3

3

2

2: 2 milésimos

3: 3 centésimos

3: 3 décimos

5: 5 unidades

9: 9 dezenas

Tabela: equivalente textual a seguir.

Max Verstappen

95,246 segundos

Valtteri Bottas

95,271 segundos

  1. Registre o valor de cada algarismo desses números.
PROFESSOR Resposta: 95,246
PROFESSOR 6:6 milésimos
PROFESSOR 4: 4 centésimos
PROFESSOR 2: 2 décimos
PROFESSOR 5: 5 unidades
PROFESSOR 9: 9 dezenas
PROFESSOR Resposta: 95,271
PROFESSOR 1:1 milésimo
PROFESSOR 7: 7 centésimos
PROFESSOR 2: 2 décimos
PROFESSOR 5: 5 unidades
PROFESSOR 9: 9 dezenas
  1. Qual desses dois pilotos obteve o melhor tempo?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Max Verstappen.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

  • Compreender o valor posicional dos algarismos em números na forma decimal.

    Esta atividade permite aos estudantes reconhecerem o valor posicional em representações decimais, com distinção entre a parte inteira e a parte decimal. Na situação apresentada, a medida de tempo é expressa por um número maior que 1 unidade em sua forma decimal. Trata-se da medida de tempo 95,332 segundos, que pode ser lida: “noventa e cinco segundos e trezentos e trinta e dois milésimos de segundo”. Comente que a forma decimal é geralmente utilizada em situações que exigem medidas muito precisas de intervalos de tempo, com detalhamento de décimos, centésimos e milésimos de segundo, como nas corridas de Fórmula 1, em que a posição de largada é definida de acordo com o tempo da melhor volta dos pilotos em um treino classificatório ou mesmo na própria corrida.

    Sugestão de trabalho interdisciplinar

    Em conjunto com o professor de Educação Física, proponha aos estudantes uma pesquisa sobre outros esportes que exigem a marcação do tempo com precisão, incluindo milésimos de segundo.

    Aproveite para promover uma corrida com a turma e marcar os tempos obtidos pelos estudantes, de modo que eles registrem, com algarismos e por extenso, os tempos cronometrados.

    BNCC em foco:

    EF05MA02

MP254

Leitura de números na forma decimal

  1. Os números na forma decimal aparecem com frequência nos esportes.

Atletismo do Brasil nas Paralimpíadas 2016

O atleta brasileiro Petrúcio Ferreira dos Santos ganhou a medalha de ouro nos 100 metros rasos, categoria T47 do atletismo, além de bater o recorde mundial da prova, com 10,57 segundos.

Imagem: Fotografia. Um homem com camiseta e bermuda verde-escuro está andando e segurando a bandeira do Brasil atrás das costas. Fim da imagem.

LEGENDA: Prova final da Paralimpíada no Estádio Olímpico, Rio de Janeiro, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Verônica Hipólito foi prata nos 100 metros da categoria T38. Apesar de ter se tornado a nova recordista nas semifinais, ela acabou ficando em 2º lugar na final, cronometrando 12,88 segundos.

Imagem: Fotografia. Mulher com cabelo preso, casaco e calça verde-escuro está sorrindo sobre um pódio e segurando uma medalha, que está pendurada no seu pescoço. Fim da imagem.

LEGENDA: Pódio da cerimônia de premiação da Paralimpíada, no Estádio Olímpico, Rio de Janeiro, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Para ler um número na forma decimal, observamos primeiro a parte inteira e depois a parte decimal. Veja como lemos o número que representa o tempo do atleta Petrúcio Ferreira dos Santos.

10,57

10 - parte inteira

57 - parte decimal

Lemos - dez inteiros e cinquenta e sete centésimos.

  1. Escreva como lemos a medida indicada em cada caso.
Imagem: Ilustração. Um vaso sobre uma balança. Acima, o peso: 1,234 kg.    Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Exemplo de resposta: Um quilograma e duzentos e trinta e quatro milésimos de um quilograma.
Imagem: Ilustração. Dois homens estão segurando uma trena sobre uma parede. Um deles fala: 3,48 m. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Exemplo de resposta: Três metros e quarenta e oito centésimos de um metro.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

• Ler e escrever números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.

Atividade 1

Na escrita por extenso dos números 10,57 e 12,88, deve ficar claro para os estudantes que a parte inteira se refere a segundos e a parte decimal, a centésimos de segundo.

Vale salientar que, nas situações cotidianas em que aparecem números na forma decimal, é comum a simplificação da leitura, conforme os exemplos:

• 10,57: dez vírgula cinquenta e sete;

• 12,88: doze vírgula oitenta e oito.

Comente que, na linguagem não formal, a leitura simplificada é aceitável, mas que, com ela, não ficam explícitas as ordens de décimos, centésimos ou milésimos. Acrescente que é necessário ficar atento às representações de medidas de tempo na forma decimal, pois a relação entre hora, minuto e segundo se dá por agrupamentos de 60, não por agrupamentos de 10, como ocorre com os algarismos do sistema de numeração decimal. Por exemplo: 2,5 minutos não correspondem a 2 minutos e 50 segundos, mas a 2 minutos mais 0,5 (meio) minuto, ou seja, a 2 minutos e 30 segundos. Por isso, não usamos a notação 2,5 e sim 2 min 30 s ou para indicar hora, 2 h 30 min. Nos relógios digitais, as unidades de medida são separadas por “:“, ou seja, 2:30.

Pergunte aos estudantes: “Como lemos 23,16 s? E 16,133 s?”. Exemplo de resposta: Vinte e três segundos e dezesseis centésimos de segundo; dezesseis segundos e cento e trinta e três milésimos de segundo.

Peça que escrevam, por extenso, o número 57,79 de dois modos diferentes. Resposta: cinquenta e sete inteiros, sete décimos e nove centésimos ou cinquenta e sete inteiros, setenta e nove centésimos ou cinquenta e sete inteiros vírgula setenta e nove.

Atividade 2

Explore as ilustrações perguntando: “O que indica a parte decimal de cada número?”. Espera-se que os estudantes respondam que as partes decimais indicam: no item a (1,234 kg), 234 gramas; no item b (3,48 m), 48 centímetros.

BNCC em foco:

EF05MA02

MP255

  1. Complete o quadro.
PROFESSOR Resposta: Exemplo de respostas:

Tabela: equivalente textual a seguir.

Número

Como lemos

0,4

_____

_____

catorze inteiros e trezentos e noventa e um milésimos

0,084

_____

_____

um inteiro e duzentos e sete milésimos

PROFESSOR Resposta: Exemplo de respostas: quatro décimos; 14,391; oitenta e quatro milésimos; 1,207.
  1. Represente com um número na forma decimal a parte pintada de cada uma das figuras. Em seguida, escreva como lemos esses números.
    PROFESSOR Exemplo de respostas:
Imagem: Ilustração. Figura composta por dez triângulos e três estão pintados de marrom. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: 0,3

_____

PROFESSOR Resposta: três décimos

b)

Imagem: Ilustração. Quadrado composto por cem quadradinhos e sessenta estão pintados de amarelo.  Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: 0,60

_____

PROFESSOR Resposta: sessenta centésimos

c)

Imagem: Ilustração. Cubo composto por mil cubinhos e setenta estão pintados de verde.  Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: 0,070

_____

PROFESSOR Resposta: setenta milésimos
  1. Escreva por extenso a medida do comprimento do objeto em cada imagem.
Imagem: Ilustração. Uma borracha sobre uma régua. A ponta esquerda está sobre o número 0 e a ponta direita sobre o número 3,75.  Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Três centímetros e sete milímetros, ou trinta e sete milímetros, ou três vírgula sete centímetros.
Imagem: Ilustração. Um apontado sobre uma régua. A ponta esquerda está sobre o número 0 e a ponta direita sobre o número 2,3.  Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Dois centímetros e três milímetros, ou vinte e três milímetros, ou dois vírgula três centímetros.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 3

Promova um ditado com números na forma decimal para que os estudantes registrem, no caderno, com algarismos. Depois, faça uma correção coletiva, pedindo a voluntários que registrem na lousa os números ditados.

Atividade 4

Convém esclarecer que entendemos a parte colorida ou pintada como aquela com cor diferente da cor de fundo da página.

Aproveite a oportunidade para explicar para os estudantes as igualdades: 0,60 = 0,6 e 0,070 = 0,07.

Atividade 5

Verifique se os estudantes utilizarão a escrita simplificada, se considerarão apenas a medida total em milímetro ou se farão registro com centímetro e milímetro, separando a parte inteira e a parte decimal.

Para enriquecer o repertório, peça que socializem as respostas e valorize os modos de escrita.

BNCC em foco:

EF05MA02

MP256

Frações e números na forma decimal

  1. Observe que a metade de cada disco de cartolina representado abaixo está pintada de verde.
Imagem: Ilustração. Um círculo dividido em duas partes e uma está pintada de verde.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um círculo dividido em dez partes e cinco estão pintadas de verde.  Fim da imagem.
  1. O disco de cima foi dividido em 2 partes iguais. A parte verde pode ser representada por qual fração? _____
    PROFESSOR Resposta: 1 2
  1. O disco debaixo foi dividido em 10 partes iguais. A parte verde pode ser representada por qual fração com denominador igual a 10? E por qual número na forma decimal? _____
    PROFESSOR Resposta: 5 10 ; 0,5
  1. Observe as três figuras de mesmo tamanho e faça o que se pede.
Imagem: Ilustração. Retângulo dividido em quatro partes e uma está pintada de azul. I  Fim da imagem.

Figura I

Imagem: lustração. Retângulo dividido em vinte partes e cinco estão pintadas de azul.  Fim da imagem.

Figura II

Imagem: Ilustração. Retângulo dividido em cem partes e vinte e cinco estão pintadas de azul. Fim da imagem.

Figura III

  1. Em qual figura a parte pintada de azul é maior?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Em nenhuma, pois todas as partes pintadas de azul representam a mesma parte da figura.
  1. Escreva a fração que corresponde à parte pintada de azul em cada figura.

    Figura I - _____

    PROFESSOR Resposta: 1 4

    Figura II - _____

    PROFESSOR Resposta: 5 20

    Figura III - _____

    PROFESSOR Resposta: 25 100
  1. Qual número na forma decimal corresponde à fração da parte pintada de azul da Figura III? _____
    PROFESSOR Resposta: 0,25

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Pinte da mesma cor os números que representam a mesma parte de um todo.

    7 100 ; 0,7; 7 1000 ; 0,07; 7 10 ; 0,007.

    PROFESSOR Resposta: Cor 1 - 7 100 ; 7 1000 ; 0,07; 0,007.
    PROFESSOR Cor 2 - 0,7; 7 10
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos

  • Ler, escrever e ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.
  • Identificar a forma fracionária e a forma decimal de números racionais positivos.

    Atividade 1

    É importante retomar a ideia de frações equivalentes e também verificar como obtê-las.

    No caso das frações apresentadas, os estudantes devem perceber que a fração 1 2 é equivalente à fração 5 10 , pois “1 em 2” equivale a “5 em 10” (metade do todo em cada caso).

    Sugira que usem a calculadora para verificar a representação decimal de uma fração, dividindo o numerador pelo denominador em cada caso. Por exemplo, podem fazer na calculadora 1 ÷ 2 e observar o resultado no visor: 0,5.

    Pergunte se conseguem obter outras frações equivalentes ao número na forma decimal 0,5. Espera-se que apresentem frações cujo numerador seja metade do denominador, como 2 4 , 3 6 , 4 8 etc. Depois, peça que desenhem essas frações como partes de um círculo.

    Atividade 2

    Esta atividade possibilita aos estudantes reconhecerem a fração equivalente associada a uma quantidade (representada por figuras), o que propicia sua leitura e a rápida identificação da forma decimal correspondente. Situações desse tipo auxiliam na consolidação do conceito de números na forma decimal.

    Atividade 3

    Explore mais esta atividade pedindo aos estudantes que utilizem a calculadora para obter os números na forma decimal que correspondem às frações:

    7 10 , 7 100 e 7 1000

    BNCC em foco:

    EF05MA02, EF05MA05

    Sugestão de leitura para o professor

    Dissertação

    QUARESMA, Marisa Alexandra Ferreria. Ordenação e comparação de números racionais em diferentes representações: uma experiência de ensino. Disponível em: http://fdnc.io/eUw. Acesso em: 3 abr. 2021.

    Além da discussão teórica e conceitual sobre os números racionais e suas representações, a dissertação defende a importância do trabalho em sala de aula com as diferentes representações desses números.

MP257

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Pinte as partes de cada figura conforme solicitado.
  1. 1 5 da figura de rosa
PROFESSOR Resposta: Exemplos de pintura:
Imagem: Ilustração. Retângulo dividido em cinco partes. Resposta: uma parte está pintada de rosa.   Fim da imagem.
  1. 5 25 da figura de verde
Imagem: Ilustração. Retângulo dividido em vinte e cinco partes. Exemplo de pintura: cinco partes estão pintadas de rosa.    Fim da imagem.
  1. 0,20 da figura de azul
Imagem: Ilustração. Retângulo dividido em cem partes. Exemplo de pintura: vinte partes estão pintadas de rosa.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Raquel, Elaine e Osvaldo pintaram uma tela. Quantas partes dessa tela cada um deles pintou? Para descobrir, pinte você também na representação dessa tela abaixo.
Imagem: Ilustração. À esquerda, Raquel, menina com cabelo preto e comprido está segurando um pincel com tinta verde e ela fala: Eu pintei 2/10 da tela de verde. No centro, Elaine, menina com cabelo encaracolado está segurando um pincel com tinta amarela e ela diz: Eu pintei 0,5 da tela de amarelo. À direita, Osvaldo, menino com cabelo castanho segura um pincel com tinta laranja e fala: Eu pintei de laranja o que restou da tela.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. uma tela dividida em dez partes. Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: Exemplo de pintura:
PROFESSOR vd: verde
PROFESSOR am: amarelo
PROFESSOR lj: laranja
PROFESSOR vd; vd; am; am; am
PROFESSOR lj; lj; lj; am; am

Raquel pintou _____ partes da tela, Elaine pintou _____ partes, e Osvaldo

pintou _____ partes.

PROFESSOR Resposta: 2; 5; 3.
  1. A balança indica a medida da massa em quilograma. Complete o visor da balança com o número, na forma decimal, que deve aparecer nele.
Imagem: Ilustração. Um pacote de café com meio kg está em cima de uma balança. No visor, o peso: espaço para resposta kg.   Fim da imagem.
PROFESSOR Exemplo de respostas: 0,500 kg
Imagem: Ilustração. Um pacote de café com um quarto kg está em cima de uma balança. No visor, o peso: espaço para resposta kg.   Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: 0,250 kg
  1. Escreva a fração correspondente a cada número na forma decimal.
  1. 0,5 = _____
    PROFESSOR Exemplo de respostas: 5 10
  1. 0,36 = _____
    PROFESSOR Resposta: 36 1000
  1. 0,024 = _____
    PROFESSOR Resposta: 24 1000
  1. 0,564 = _____
    PROFESSOR Resposta: 564 1000
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 4

Pergunte aos estudantes se as partes que eles pintaram das figuras têm o mesmo tamanho. Espera-se que eles respondam que sim. Pergunte, então, como fizeram para descobrir.

Atividade 5

Para resolver esta atividade, os estudantes podem transformar os diferentes números em um mesmo tipo de representação: fração ou números na forma decimal. Por exemplo, podem expressar a fração da tela pintada por Raquel como 0,2 (2 décimos) e adicionar a 0,5 (5 décimos) da tela pintada por Elaine, obtendo 0,7 (7 décimos) da tela. Portanto, pode-se concluir que Osvaldo pintou 3 das 10 partes da tela, ou seja, 0,3 da tela.

Peça aos estudantes que comparem suas pinturas com as de um colega. Eles devem perceber que, embora possam ter pintado de modos diferentes, a quantidade de partes de cada cor deve ser a mesma.

Atividade 6

Se julgar oportuno, comente com os estudantes que, no visor das balanças digitais, assim como nas calculadoras, o ponto representa a vírgula. Como nesta atividade eles irão preencher o que aparece no visor da balança, oriente-os a utilizarem a vírgula para que não haja confusão.

Atividade 7

Para ampliar esta atividade, sugira aos estudantes que busquem mais de uma fração equivalente para cada número na forma decimal.

Para isso, eles podem utilizar dois principais raciocínios: acrescentar um zero no numerador e um zero no denominador; multiplicar ambos por um número que não seja múltiplo de 10.

Por exemplo, no item a:

0,5 = 5 10 = 50 100 = 15 30

BNCC em foco:

EF05MA02, EF05MA05

Sugestão de atividade

Reproduza o quadro abaixo para que os estudantes o completem.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Fração

Número na forma decimal

Como lemos

38 sobre 100##<math><mfrac><mn>38</mn><mn>100</mn></mfrac></math>

0,38

Trinta e oito centésimos

76 sobre 1.000##<math><mfrac><mn>76</mn><mn>1000</mn></mfrac></math>

0,076

Setenta e seis milésimos

89 sobre 100##<math><mfrac><mn>89</mn><mn>100</mn></mfrac></math>

0,89

Oitenta e nove centésimos

7 sobre 10##<math><mfrac><mn>7</mn><mn>10</mn></mfrac></math>

0,7

Sete décimos

MP258

Comparação e ordenação de números na forma decimal

  1. Rebeca quer representar na reta numérica alguns números na forma decimal. Para isso, primeiro ela vai localizar a parte inteira e, depois, a parte decimal, dividindo em partes iguais o segmento que corresponde à unidade. Essa divisão depende da quantidade de casas decimais.

    Para representar 2,3 na reta numérica, dividimos em 10 partes iguais o segmento localizado entre 2 e 3. Então, localizamos o número decimal.

Imagem: Ilustração. Rebeca, menina ruiva com cabelo preso e óculos está sentada em uma carteira escolar e segurando uma régua e um lápis sobre um papel.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Reta numérica que vai de 2 a 3, alternando em 1. Da esquerda para a direita: 2, 2,3, 3.   Fim da imagem.
  1. Para representar 2,34 na reta numérica, dividimos em 10 partes iguais o segmento localizado entre 2,3 e 2,4. Então, localizamos o número decimal. O segmento entre 2 e 3 ficará dividido em 100 partes iguais.
Imagem: Ilustração. Reta numérica que vai de 2,3 a 2,4 alternando em 0,01. Da esquerda para a direita: 2,3, 2,4.   Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: 2,34
  1. Para representar 2,345 na reta numérica, dividimos em 10 partes iguais o segmento localizado entre 2,34 e 2,35. Então, localizamos o número decimal. O segmento entre 2 e 3 ficará dividido em 1 000 partes iguais.
Imagem: Ilustração. Reta numérica que vai de 2,34 a 2,35 alternando em 0,001. Da esquerda para a direita: 2,34, 2,35.   Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: 2,345
  1. Localize na reta numérica os números: 4,583 e 4,587.
Imagem: Ilustração. Reta numérica que vai de 4,58 a 4,59 alternando em 0,001. Da esquerda para a direita: 4,58, 4,59.  Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: 4,583, 4,587
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

  • Comparar e ordenar números racionais na forma decimal utilizando como recurso a reta numérica.

    Atividade 1

    Desenhe na lousa as retas numéricas da atividade e observe se os estudantes compreendem que entre os números 2 e 3, por exemplo, a diferença é de 1 unidade, a qual pode ser subdividida em 10 décimos; por isso a reta numérica apresenta 10 intervalos entre 2 e 3, cada qual correspondendo a 1 décimo.

    Aproveite o desenho feito na lousa para perguntar (enquanto aponta para posições na reta numérica entre 2 e 3) quais são os números na forma decimal correspondentes a cada um deles. Por exemplo, ao apontar para a posição imediatamente à direita de 2,3, espera-se que respondam 2,4. Comente que, quanto mais à direita o número se localizar na reta numérica, maior ele será.

    Enfatize para os estudantes a importância de sempre perguntarem e sanarem suas dúvidas. Fazer perguntas é a base do conhecimento e o questionamento está associado à criatividade.

    Aproveite para ampliar a discussão propondo comparações de números diferentes. Por exemplo, 1,5 e 1,43. Os estudantes devem perceber que, apesar de 1,43 ter mais casas decimais, 1,5 é maior (pois não se pode comparar 5 e 43 como se fossem inteiros). Eles devem verificar que 5 décimos é maior que 4 décimos. Também é possível considerar que 1,5 é o mesmo que 1,50 (5 décimos é igual a 50 centésimos) para facilitar a visualização, comparando 43 centésimos com 50 centésimos.

    BNCC em foco:

    EF05MA02

    Atividade 2

    Para ampliar a atividade, peça aos estudantes que localizem outros números na reta numérica representada, como 4,590 e 4,585.

MP259

  1. Ligue cada número decimal com sua representação na reta numérica.

    Coluna 1

    0,45

    0,49

    0,47

    0,42

    Coluna 2

Imagem: Ilustração. Reta numérica que vai de 0,4 a 0,5. Entre eles há nove riscos e há um ponto sobre o nono risco. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Reta numérica que vai de 0,4 a 0,5. Entre eles há nove riscos e há um ponto sobre o segundo risco.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Reta numérica que vai de 0,4 a 0,5. Entre eles há nove riscos e há um ponto sobre o sétimo risco.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Reta numérica que vai de 0,4 a 0,5. Entre eles há nove riscos e há um ponto sobre o quinto risco.  Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: 0,45 - figura 4; 0,49 - figura 1; 0,47 - figura 3; 0,42 - figura 2.

Imagem: Ícone: Calculadora. Fim da imagem.

  1. Usando a calculadora, aperte as teclas indicadas em cada caso e registre o número que aparecer no visor.
Imagem: Ilustração. Teclas: 0, ∙, 1, =. Visor com o resultado: espaço para resposta.  Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: 0,1
Imagem: Ilustração. Teclas: 0, ∙, 1, 0, =. Visor com o resultado: espaço para resposta. Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: 0,1
Imagem: Ilustração. Teclas: 0, ∙, 1, 0, 0, =. Visor com o resultado: espaço para resposta.  Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: 0,1

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. Veja como Márcia comparou os números 1,2 e 1,135.
Imagem: Ilustração. Márcia, jovem com cabelo preto e curto e óculos fala: 1,2 é o mesmo que 1,20 ou 1,200. 1,200 > 1,135. Isso é verdade, porque 200 milésimos de uma unidade é maior que 135 milésimos da mesma unidade.   Fim da imagem.
  1. 15,43 _____ 15,45
    PROFESSOR Resposta: <
  1. 0,05 _____ 0,005
    PROFESSOR Resposta: >
  1. 1,111 _____ 1,12
    PROFESSOR Resposta: <
  1. 96,1 _____ 96,01
    PROFESSOR Resposta: >
  1. Escreva os números abaixo na ordem decrescente.
Imagem: Ilustração. Envelopes com números: 5,85, 5,8, 1,671, 2,67, 9,23. Fim da imagem.

_____ > _____ > _____ > _____ > _____

PROFESSOR Resposta: 9,23; 5,85; 5,8; 2,67; 1,671
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 3

Amplie esta atividade apresentando outras retas numéricas na lousa para propor uma brincadeira de adivinhação de um número escolhido entre os que estão na reta numérica. Você escolhe um número qualquer do intervalo considerado, e cada estudante faz uma pergunta a seu respeito que só possa ser respondida com “sim” ou “não”. Por exemplo: “O número é maior que 3,40? Está à direita de 3,60?”. De acordo com as respostas dadas, os estudantes vão gradativamente reduzindo o intervalo em que se encontra o número escolhido; a rodada termina quando um ou mais estudantes descobrem o número.

Atividade 4

Pergunte aos estudantes: “O que esses resultados sugerem? Como se lê cada número digitado na calculadora?”. Incentive-os a observarem a atividade com atenção e a proporem novos questionamentos, por exemplo: “Se digitarmos um número natural na calculadora, ocorrerá o mesmo?”. Espera-se que eles percebam que o valor do número na forma decimal não se altera quando acrescentamos ou retiramos zeros à direita dele (0,1 = 0,10 = 0,100). Observe que isso não ocorre com números naturais.

Atividade 5

Para comparar números com quantidades diferentes de ordens decimais, os estudantes podem preencher com zeros à direita o número que apresenta menos ordens até que ambos tenham a mesma quantidade de ordens decimais. Por exemplo, para comparar 1,111 com 1,12 podem escrever 1,12 como 1,120 e observar que o número 1,111 tem 1 inteiro e 111 milésimos, enquanto 1,120 tem 1 inteiro e 120 milésimos; portanto, 1,12 é maior que 1,111.

BNCC em foco:

EF05MA02

Atividade 6

Os estudantes podem iniciar a comparação dos números preenchendo com zeros à direita para que eles tenham a mesma quantidade de casas decimais. Depois, eles devem atentar-se ao sinal de “>”, pois nesta atividade os maiores números ficam à esquerda em vez de à direita, uma vez que devem escrevê-los em ordem decrescente (do maior para o menor).

MP260

Adição e subtração com números na forma decimal

  1. Isabella vai comprar o micro-ondas e o fogão mostrados abaixo. Observe a imagem e responda às questões.
    1. Quantos reais Isabella gastará nessa compra?

      Para descobrir, fazendo uma adição, adicionamos centésimos com centésimos e décimos com décimos. Depois, colocamos a vírgula do resultado debaixo das demais vírgulas.

Imagem: Ilustração. Isabella, mulher com cabelo preto e curto fala: Posicionamos os números de forma que vírgula fique embaixo de vírgula. Ao seu lado, um micro-ondas com o preço: R$ 354,56. E um fogão com o preço: R$ 739,27. Fim da imagem.
Imagem: Conta de adição na vertical. Acima, as siglas: C, D, U, vírgula, d, c. Em seguida, o número 354,56, acima dos números 5 há um número 1 pequeno). Abaixo, sinal de adição e o número 739,27. Em seguida, traço horizontal e o resultado: 1093,83.  Fim da imagem.

Isabella gastará nessa compra R$ _____ .

PROFESSOR Resposta: 1.093,83
  1. Isabella pagará à vista e, por isso, terá um desconto de R$ 55,91. Nesse caso, quantos reais ela gastará?

    Podemos descobrir fazendo uma subtração.

Imagem: Ilustração. Um jovem com cabelo encaracolado e curto aponta para baixo e fala: Subtraímos centésimos de centésimos e décimos de décimos. Depois, colocamos a vírgula do resultado debaixo das demais vírgulas. Ao lado, conta de subtração na vertical. Acima, as siglas: UM, C, D, U, vírgula, d, c. Em seguida, o número 1.093,83: o número 9 está riscado e acima dele, o número 8 pequeno. O número 3 também está riscado com o número 12 pequeno acima. Ao lado do número 8 há um número 1 pequeno). Abaixo, sinal de subtração e o número 0055,91. Em seguida, traço horizontal e o resultado: 1.037,92.  Fim da imagem.

Nesse caso, Isabella gastará R$ _____ .

PROFESSOR Resposta: 1.037,92
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

  • Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números racionais cuja representação decimal seja finita.

    No decorrer das atividades, apresentam-se os algoritmos usuais para a adição e a subtração com números na forma decimal, mobilizando os conhecimentos já adquiridos em relação a esses mesmos algoritmos com números naturais.

    O conhecimento dos algoritmos usuais amplia o repertório de estratégias de cálculo. Contudo, isso não significa que as estratégias pessoais, como o cálculo mental, devam ser desprezadas. É fundamental, portanto, manter a linguagem adequada, garantindo a compreensão de que, tanto na parte inteira dos números envolvidos quanto em sua parte decimal, a operação seja feita ordem com ordem: milésimos adicionados a milésimos, centésimos adicionados a centésimos e décimos adicionados a décimos.

    Atividade 1

    Explique aos estudantes que a diferença entre os algoritmos com números naturais e os algoritmos com números na forma decimal é a incorporação das ordens dos décimos, dos centésimos e dos milésimos e a realização das respectivas trocas entre essas ordens:

  • 10 milésimos formam 1 centésimo;
  • 10 centésimos formam 1 décimo;
  • 10 décimos formam 1 unidade.

    BNCC em foco:

    EF05MA07

MP261

  1. Diana quer fazer a adição de 4,5 com 2,78. Veja como ela escreveu essa adição e responda às questões.
Imagem: Ilustração. Diana, menina loira com cabelo preso segura um bloco de notas com a adição na vertical: 2,78 mais 4,50. Ela fala: Eu acrescentei um zero à direita, porque 4,5 é o mesmo que 4,50. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Diana está fazendo uma afirmação correta? Justifique.
    PROFESSOR Resposta: Sim.
    PROFESSOR Exemplo de justificativa: Ao acrescentar um zero à direita, na parte decimal de 4,5 (quatro inteiros e 5 décimos), representamos 4,50 (4 inteiros e 50 centésimos). Mas 5 décimos e 50 centésimos representam a mesma parte da unidade. Então:
    PROFESSOR 5 10 = 50 100 ou 0,5 = 0,50.
  1. Qual é o resultado dessa adição?

    _____

    PROFESSOR Resposta: 7,28
    PROFESSOR Exemplo de cálculo:
    PROFESSOR Imagem: Conta de adição na vertical. Acima, o número 2,78. Em seguida, sinal de adição e o número 4,50. Abaixo, traço na horizontal e o resultado: 7,28. Fim da imagem.
  1. Analise as falas sobre as medidas das massas corporais e complete o quadro.
Imagem: Ilustração. À esquerda, Diego, jovem com cabelo encaracolado diz: Minha massa corporal é 1,17 kg a menos que a de Oscar. Em seguida, Giovana, jovem ruiva com cabelo curto fala: Minha massa corporal é 1,76 kg a menos que a de Oscar. Ao lado, Nara, jovem com cabelo azul diz: Minha massa corporal é 0,69 kg a menos que a de Giovana. À direita, Oscar, jovem com boné fala: Minha massa corporal é 48,3 kg. Fim da imagem.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Nome

Medida de massa (kg)

Diego

_____

Giovana

_____

Nara

_____

Oscar

_____

PROFESSOR Resposta: 47,13; 46,54; 45,85; 48,3
PROFESSOR Exemplo de cálculo:
PROFESSOR Imagem: Conta de subtração na vertical. Acima, o número 8,30 (O número 8 está riscado com o número 4 ao lado e o número 7 acima. Em seguida, o número 3 está riscado com o número 12 acima. E ao lado do número 0 há o número 1). Abaixo, sinal de subtração e o número 1,76. Em seguida, traço horizontal e o resultado: 46,54.   Fim da imagem.
PROFESSOR Imagem: Conta de subtração na vertical. Acima, o número 8,30 (Ao lado do número 8, o número 4. Em seguida, o número 3 está riscado com o número 2 acima. E ao lado do número 0 há o número 1). Abaixo, sinal de subtração e o número 1,17. Em seguida, traço horizontal e o resultado: 47,13.  Fim da imagem.
PROFESSOR Imagem: Conta de subtração na vertical. Acima, o número 6,54 (O número 6 está riscado com o número 4 ao lado e o número 5 acima. Em seguida, o número 5 está riscado com o número 14 acima. E ao lado do número 4 há o número 1). Abaixo, sinal de subtração e o número 0,69. Em seguida, traço horizontal e o resultado: 45,85.   Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

  1. Com a ajuda de um colega, elabore um problema com base no esquema abaixo. Depois, troque com outra dupla para que ela o resolva.
    PROFESSOR Respostas pessoais.
Imagem: Ilustração. Uma menina com capacete de proteção está andando de bicicleta. Atrás dela, sombra em três posições. Ao fundo, árvores. Entre a posição um e a dois, a informação: 1ª etapa – 4,750 km. Entre a posição dois e três, a informação: 2ª etapa – 4,750 km. E entre a posição três e quatro, a informação: 3ª etapa - ?. Acima, a informação: 12,450 km. Fim da imagem.

Observação: Os elementos nesta página não estão apresentados em escala de tamanho. Fim da observação.

MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 2

Amplie a atividade e peça aos estudantes que descrevam outra estratégia para adicionar 4,5 a 2,78. Um exemplo é adicionar a parte decimal de cada número (0,5 + 0,78 = 1,28) e em seguida adicionar a parte inteira dos números (4 + 2 = 6); logo, a soma é igual a 7,28.

Atividade 3

Nesta atividade, os números na forma decimal aparecem associados a medidas de massa, que fazem parte do cotidiano dos estudantes. Peça que socializem suas estratégias de cálculo com base nas dicas das personagens. É importante valorizar também as estratégias de cálculo mental.

Atividade 4

Explore com os estudantes a ilustração e as informações nela contidas e verifique se eles as compreenderam.

Peça aos estudantes que, depois de elaborarem o problema, façam a resolução, a fim de conferir se a questão está adequada e se é possível que seja solucionada.

Caso a dupla que deve resolver esteja com dificuldades, questione: “O problema pode ser resolvido com os dados apresentados? O enunciado da questão é claro e fácil de ser compreendido?”.

Exemplo de problema: Joana percorreu de bicicleta uma distância de 12,450 km em três etapas. Na etapa e na 2ª etapa, ela percorreu 4,750 km em cada uma. Qual foi a distância percorrida por Joana na 3ª etapa? (2,950 km).

BNCC em foco:

EF05MA07; competência específica 6

MP262

Jogo: Jogo dos decimais

Material: Tabuleiro como modelo abaixo, 68 marcadores da página 259, dados da página 261 e um saco não transparente.

Jogadores: 2 a 4

Regras:

Imagem: Ilustração. Tabuleiro com um satélite no espaço. Ao lado há quatro placas quadradas coloridas divididas em dezesseis quadradinhos cada. Ao fundo, foguetes e planetas.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Dois meninos estão sentados em volta de uma mesa e entre eles, o tabuleiro. Um deles joga três dados e sorri.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

  • Resolver problemas de adição e subtração com números racionais cuja representação decimal seja finita.

    Este jogo aborda a adição de números na forma decimal por meio de uma dinâmica que mistura sorte com habilidades de cálculo. A cada rodada, os estudantes são incentivados a calcular o resultado de uma adição de três parcelas e a localizar esse resultado em suas cartas. Um aspecto interessante dessa característica do jogo é a possibilidade de reconhecerem um erro de cálculo, pois todos os jogadores buscam a mesma resposta e, na busca pela vitória, são incentivados a verificarem os cálculos uns dos outros. Para explorar este conteúdo, relembre o trabalho realizado com números na forma decimal e os conhecimentos sobre adição com números naturais. É importante explorar as adições antes de jogarem, para que relembrem procedimentos.

    Uma maneira de resgatar o trabalho com adição de decimais é recorrer ao sistema monetário, com a adição de centavos, como a adição de 10 centavos mais 25 centavos, que pode ser representada por R$ 0,10 + R$ 0,25 = R$ 0,35.

    BNCC em foco:

    EF05MA07

MP263

Questões sobre o jogo

  1. Responda.
    1. Qual é o menor valor que podemos obter com a adição dos dados? _____
      PROFESSOR Resposta: 0,03
    1. E qual é o maior valor? _____
      PROFESSOR Resposta: 1,50
  1. Escreva os valores nas faces dos dados em branco de forma que completem o valor de cada marcador.
Imagem: Ilustração. À esquerda, dado roxo (Marcador) com o número 0,60. À direita, dado laranja com o número 0,10, dado verde com o número espaço para resposta e dado roxo com o número espaço para resposta.  Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: 0,25; 0,25
Imagem: Ilustração. À esquerda, dado bege (Marcador) com o número 0,76. À direita, dado laranja com o número 0,01, dado verde com o número espaço para resposta e dado roxo com o número espaço para resposta.  Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: 0,25; 0,50
Imagem: Ilustração. À esquerda, dado verde-escuro (Marcador) com o número 0,52. À direita, dado laranja com o número 0,01, dado verde com o número espaço para resposta e dado roxo com o número espaço para resposta.  Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: 0,50; 0,01
Imagem: Ilustração. À esquerda, dado azul (Marcador) com o número 1,10. À direita, dado laranja com o número espaço para resposta, dado verde com o número espaço para resposta e dado roxo com o número espaço para resposta.  Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: 0,50; 0,50; 0,10
  1. Nicole e Enzo estão jogando. Observe como estão as cartelas deles.
Imagem: Ilustração. Cartela de Nicole. Cartela dividida em quatro colunas e quatro fileiras.  Fileira um: Roxo (1,05), verde (0,56), cinza (0,51), amarelo (0,40).  Fileira dois: marrom-claro (0,36), cartela virada, verde-escuro (0,31), lilás (0,60).  Fileira três: rosa-escuro (1,50), cartela virada, cartela virada, azul-claro (0,03).  Fileira quatro: verde-petróleo (0,52), cartela virada, rosa-claro (0,07), rosa-claro (0,07).  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Cartela de Enzo. Cartela dividida em quatro colunas e quatro fileiras.  Fileira um: azul-escuro (1,00), marrom-claro (0,36), cinza-claro (0,80), verde-petróleo (0,85).  Fileira dois: vermelho (0,11), roxo (1,05), verde (0,70), cartela virada.  Fileira três: marrom (0,30), cartela virada, cartela virada, cartela virada.  Fileira quatro: amarelo-escuro (1,25), cartela virada, cartela virada, cartela virada.  Fim da imagem.
  1. Para Nicole vencer o jogo, qual valor ela deve tirar em cada dado?

    _____

    PROFESSOR Exemplo de respostas: 0,01; 0,05 e 0,50
  1. E quais valores Enzo pode tirar nos dados para vencer?

    _____

    PROFESSOR Exemplo de respostas: 0,10; 0,10 e 0,10 ou 0,50; 0,50 e 0,25 ou 0,50; 0,25 e 0,10
  1. Suponha que Nicole tenha jogado os dois primeiros dados e obtido 0,50 e 0,50.

    Quanto ela deve tirar no terceiro dado para virar um de seus marcadores, de forma que Enzo não vire nenhum dos seus? _____

    PROFESSOR Resposta: 0,50
MANUAL DO PROFESSOR

Questões sobre o jogo

Para responder à questão 1, oriente os estudantes a identificarem os números de cada face. Depois, faça perguntas como: “Quais são os números menores? E os maiores?”, para que estabeleçam relações e encontrem as possibilidades de resultados.

Na questão 2, incentive os estudantes a compartilharem suas respostas e a explicarem como pensaram. Ao compararem o que fizeram, eles poderão perceber que há várias respostas possíveis.

A questão 3 simula uma situação de jogo. Portanto, é importante socializarem as possibilidades de sorteio dos dados. Aproveite para discutir se os estudantes também estão verificando o cálculo realizado pelos adversários.

Variações

É possível que, depois de algum tempo, os estudantes queiram modificar as regras para ampliar os desafios. Sugira estas mudanças: alterar os números das cartas e/ou jogar com apenas dois dados para facilitar a realização dos cálculos e agilizar as partidas.

BNCC em foco:

EF05MA07

MP264

Multiplicação com números na forma decimal

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.
  1. Sueli comprou 4 canetas coloridas.
    1. Quanto ela pagou pelas canetas no total? _____
      PROFESSOR Resposta: R$ 5,00
    1. De quanto foi o troco, se ela pagou com uma cédula de R$ 20,00? _____
      PROFESSOR Resposta: R$ 15,00
Imagem: Ilustração. Quatro canetas coloridas e ao lado, placa com a informação: R$ 1,25 cada uma.   Fim da imagem.
  1. Sônia e Marília estão bordando juntas uma grande toalha e precisarão comprar 3 fitas coloridas, cada uma com 2,45 metros de comprimento. Quantos metros de fita elas precisarão comprar ao todo?

    Vamos fazer uma adição para descobrir.

Imagem: Ilustração. Duas mulheres estão sorrindo e segurando um tecido xadrez sobre uma mesa.  Fim da imagem.

2,45 + 2,45 + 2,45 = 2,00 + 2,00 + 2,00 + 0,45 + 0,45 + 0,45 =

2,00 + 2,00 + 2,00: partes inteiras dos números

2,00 + 2,00 + 2,00: 6,00

0,45 + 0,45 + 0,45: partes decimais dos números

0,45 + 0,45 + 0,45: 1,35

6,00 + 1,35 = 7,35

Outra maneira de calcular é fazer a multiplicação 3 × 2,45.

Cálculo com o algoritmo usual

Imagem: Conta de multiplicação na vertical. Acima, as siglas: U, vírgula, d, c. Em seguida, o número 2,45 (Acima dos números 2 e 4 há um número 1 pequeno). Abaixo, sinal de multiplicação e o número 3. Em seguida, traço horizontal e o resultado: 7,35.  Fim da imagem.

Portanto, Sônia e Marília precisarão comprar _____ metros de fita.

PROFESSOR Resposta: 7,35
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos

  • Resolver e elaborar problemas de multiplicação com números racionais cuja representação decimal seja finita.
  • Efetuar multiplicações de números racionais por 10, 100 e 1.000.

    Atividade 1

    Explore a situação perguntando à turma: “Se Sueli comprasse 9 canetas coloridas, quanto ela gastaria? Se ela pagasse as 9 canetas com uma cédula de 50 reais, quanto sobraria?” (Sueli gastaria R$ 11,25 e sobrariam R$ 38,75.).

    Atividade 2

    A respeito dos cálculos efetuados por meio de uma adição, em que foram adicionadas 3 parcelas iguais da parte inteira (2,00) e 3 parcelas iguais da parte fracionária (0,45), esclareça que esses cálculos podem ser resolvidos por meio da multiplicação de cada uma dessas partes por 3, como mostrado no algoritmo usual.

    Incentive os estudantes a observarem as trocas realizadas no algoritmo usual. Caso ainda tenham dúvidas, faça outras multiplicações na lousa, salientando as trocas realizadas, para que eles entendam todos os passos do procedimento.

    BNCC em foco:

    EF05MA08

MP265

  1. Na escada abaixo, a medida da altura de cada degrau é 17,8 centímetros.
Imagem: Ilustração. Uma mulher com cabelo preso está em pé, sobre uma escada com quatro degraus e segurando um vaso com planta sobre uma estante com livros. Fim da imagem.
  1. Qual é a medida, em metro, da altura dessa escada de 4 degraus? _____
    PROFESSOR Resposta: 0,712 m
  1. Se essa escada tivesse 7 degraus, qual seria a medida da sua altura, em metro?

    _____

    PROFESSOR Resposta: 1,246 m

Imagem: Ícone: Calculadora. Fim da imagem.

  1. Calcule e registre suas respostas.
  1. 1,257 × 10 = _____
    PROFESSOR Resposta: 12,57
  1. 1,257 × 100 = _____
    PROFESSOR Resposta: 125,7
  1. 1,257 × 1.000 = _____
    PROFESSOR Resposta: 1.257
  1. 2,45 × 10 = _____
    PROFESSOR Resposta: 24,5
  1. 2,45 × 100 = _____
    PROFESSOR Resposta: 245
  1. 2,45 × 1.000 = _____
    PROFESSOR Resposta: 2.450

Imagem: Ícone: Grupo. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Calcule mentalmente e registre suas respostas.
  1. Cléber tem a quantia indicada abaixo. Dez vezes essa quantia corresponde a quantos reais?

    _____

    PROFESSOR Resposta: R$ 25,30
Imagem: Fotografia. Duas moedas de um real, três moedas de um centavo e cinco moedas de dez centavos.  Fim da imagem.
  1. Quantos reais Ricardo gastará para abastecer seu caminhão com 100 litros de diesel?

    _____

    PROFESSOR Resposta: R$ 310,00
Imagem: Ilustração. Um caminhão vermelho está parado em um posto de gasolina. Ao lado, placa com a informação: DIESEL R$ 3,10 O LITRO.  Fim da imagem.
  1. Elabore um problema de multiplicação com base na ilustração. Em seguida, resolva-o.

    _____

    PROFESSOR Resposta pessoal.
Imagem: Ilustração. Uma bicicleta vermelha. Ao lado, placa com a informação: À VISTA R$ 140,00 OU 10 vezes DE R$ 15,90.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 3

Incentive os estudantes a resolverem esta situação por meio de multiplicações, embora também possam usar adições. Eles devem perceber que, se cada degrau mede 17,8 cm, 4 degraus têm 4 vezes essa medida, ou seja, 71,2 cm. Como o resultado é pedido em metro, é preciso lembrar que 1 metro tem 100 cm. Portanto, a resposta é 0,712 m. Para calcular a medida da escada com 7 degraus, segue-se o mesmo raciocínio. Para facilitar o entendimento da ordem de grandeza, sugira aos estudantes que façam estimativas antes de realizarem os cálculos.

Atividade 4

Retome com os estudantes a regularidade em multiplicações entre dois números naturais quando um deles é igual a 10, 100 ou 1.000.

As regularidades nas multiplicações do tipo “vezes 10”, “vezes 100” e “vezes 1.000”, com um número na forma decimal, precisam ser exploradas para que eles ampliem o repertório de cálculos mentais, estimativas e cálculos escritos.

Para ampliar a atividade, apresente também o procedimento da decomposição, já utilizado com números naturais. Por exemplo, a multiplicação de 13 por 87,50 pode ser feita da seguinte maneira:

  • Fazendo multiplicações parciais: 10 × 87,50 = 875,00; 3 × 80,00 = 240,00; 3 × 7,00 = 21,00; 3 × 0,50 = 1,50.
  • Adicionando esses resultados, obtém-se o produto procurado: 875,00 + 240,00 + 21,00 + 1,50 = 1.137,50.

    Atividade 5

    As situações-problema propostas incentivam a utilização do cálculo mental para atividades diárias, inclusive para estimativas.

    Atividade 6

    Exemplos de questões que podem ser criadas:

  • Quanto vai pagar pela bicicleta quem comprá-la em 10 prestações? (R$ 159,00)
  • É mais barato comprar a bicicleta à vista ou a prazo? (À vista.)
  • Qual é a diferença de valor entre o pagamento à vista e a prazo? (R$ 19,00)

    Incentive os estudantes a utilizarem o cálculo mental.

    BNCC em foco:

    EF05MA08; competência específica 6

MP266

Quociente decimal

  1. Joana quer dividir igualmente entre 4 crianças a quantia abaixo.
Imagem: Fotografia. Uma cédula de vinte reais e duas moedas de um real.  Fim da imagem.
  1. Quanto cada criança receberá? _____
    PROFESSOR Resposta: R$ 5,50

    Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

    Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Explique a um colega como você fez esse cálculo.
    PROFESSOR Resposta pessoal.

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Veja como Aline dividiu 81 por 2.
Imagem: Ilustração. Aline, mulher com cabelo castanho curto fala: 81 é igual a 80 mais 1. Dividi 80 por 2 e obtive 40. Depois, dividi 1 por 2, que é igual a um meio, ou 0,5. Então, o resultado é igual a 40 mais 0,5, que é igual a 40,5.  Fim da imagem.
  1. 17 ÷ 2 = _____
    PROFESSOR Resposta: 8,50
  1. 43 ÷ 2 = _____
    PROFESSOR Resposta: 21,5
  1. 21 ÷ 4 = _____
    PROFESSOR Resposta: 5,25
  1. Regina dividirá um barbante de 13 centímetros em 5 partes iguais.
Imagem: Ilustração. Uma corda esticada sobre uma régua. A ponta esquerda está sobre o número 0 e a ponta direita sobre o número 13.   Fim da imagem.
  1. Cada parte terá mais de 2 centímetros de comprimento? _____
    PROFESSOR Resposta: Sim.
  1. Cada parte terá mais de 3 centímetros de comprimento? _____
    PROFESSOR Resposta: Não.

    Imagem: Ícone: Grupo. Fim da imagem.

    Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Lembrando que 1 centímetro é o mesmo que 10 milímetros, como você pode obter o resultado dessa divisão? Converse com seus colegas a esse respeito.
    PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. Com seu esqueite, Tainá deu 4 voltas em torno da praça perto de sua casa e percorreu 215 metros. Qual é a medida do perímetro dessa praça? _____
    PROFESSOR Resposta: 53,75 metros.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

  • Resolver problemas de divisão com números racionais cuja representação decimal seja finita (com divisor natural e diferente de zero).

    Os estudantes devem perceber que a lógica do algoritmo da divisão é a mesma já estudada, somente havendo mudança no reconhecimento das partes decimais do quociente. Em outras palavras, devem proceder do mesmo modo que com o algoritmo usual já visto para a divisão, completando a parte decimal do quociente (décimos, centésimos e milésimos). O que geralmente confunde os estudantes é a inclusão do zero para dar continuidade à divisão. Para esclarecer a razão desse procedimento, é importante insistir no significado dos reagrupamentos entre as ordens.

    Atividade 1

    Se necessário, esclareça que, para ser dividido entre as 4 crianças, o dinheiro deve antes ser trocado. Pergunte, então, de que maneira precisamos trocar a quantia correspondente à cédula e às moedas ilustradas para que seja possível dividi-la igualmente entre as 4 crianças.

    Exemplo de explicação no item b: Dividi 20 reais em 4 quantias iguais, obtendo 5 reais. Os 2 reais restantes valem o mesmo que 200 centavos, que divididos em 4 quantias iguais resultam em 50 centavos para cada um. Então, fiz a adição: 5 reais mais 50 centavos, que é igual a 5 reais e 50 centavos (R$ 5,50).

    Atividade 2

    Incentive os estudantes a utilizarem a mesma técnica apresentada na fala de Aline.

    Espera-se que eles efetuem a divisão das dezenas e das unidades separadamente, depois adicionem os resultados obtidos.

    Esta atividade amplia o cálculo mental e a agilidade para resolver divisões com números maiores sem a utilização de uma ferramenta como a calculadora.

    BNCC em foco:

    EF05MA08

    Atividade 3

    Exemplo de resposta no item c: Divido 10 centímetros em 5 partes, obtendo 2 centímetros para cada parte. Os 3 centímetros restantes são o mesmo que 30 milímetros, que dividido por 5 é igual a 6 milímetros. Então, faço a adição dos quocientes obtidos: 2 centímetros + 6 milímetros.

    Discuta com a turma maneiras de registrar o resultado dessa adição: 2 centímetros e 6 milímetros; 2,6 centímetros (pois 1 mm é 1 décimo do centímetro); 26 milímetros (pois 2 centímetros equivalem a 20 milímetros).

MP267

  1. Para fazer 4 varais na lavanderia de uma casa, será preciso dividir um rolo de varal de 11 metros de comprimento em 4 pedaços de mesmo comprimento.

    Vamos dividir 11 por 4 para saber quantos metros terá cada varal.

Imagem: Ilustração. Uma professora aponta para a lousa e fala: Dividimos 11 unidades por 4. Obtemos 2 unidades, e sobram 3 unidades. Precisamos, então, transformar essas 3 unidades em 30 décimos. Na lousa, divisão na chave. À esquerda da chave, a sigla D, U, vírgula, d e o dividendo: 11. À direita da chave, o divisor: 4. Abaixo de 11, sinal de subtração e o número 8. Traço na horizontal, 30 (3 unidades ou 30 décimos). Abaixo do divisor, 2 (U).  Ao lado, a professora fala: Colocamos a vírgula no quociente, para separar a parte inteira da parte decimal do número, e dividimos 30 décimos por 4. Obtemos 7 décimos, e restam 2 décimos. Na lousa, divisão na chave. À esquerda da chave, a sigla D, U, vírgula, d e o dividendo: 11. À direita da chave, o divisor: 4. Abaixo de 11, sinal de subtração e o número 8. Traço na horizontal, 30 (0 = décimos). Em seguida, sinal de subtração, 28, traço horizontal e o resultado 2. Abaixo do divisor, 2 (U) vírgula 7 (décimos). Abaixo, a professora segura um giz e continua: Transformamos 2 décimos em 20 centésimos. Depois, dividimos esses 20 centésimos por 4. Obtemos 5 centésimos, e o resto é zero. Na lousa, divisão na chave. À esquerda da chave, a sigla D, U, vírgula, d, c e o dividendo: 11. À direita da chave, o divisor: 4. Abaixo de 11, sinal de subtração e o número 8. Traço na horizontal, 30. Em seguida, sinal de subtração, 28, traço horizontal, 20 (0 = 2 décimos ou 20 centésimos). Em seguida, sinal de subtração, 20, traço na horizontal e o resto 0. Abaixo do divisor, 2 (U) vírgula 7 (d) 5 (c). Fim da imagem.
  1. Cada varal terá mais ou menos que 3 metros? _____
    PROFESSOR Resposta: Menos.
  1. Cada varal terá _____ metros e _____ centímetros.
    PROFESSOR Resposta: 2; 75
  1. Calcule o resultado em cada caso.
    1. 45 ÷ 4
      PROFESSOR Resposta: 11,25
    1. 16 ÷ 5
      PROFESSOR Resposta: 3,2
    1. 21 ÷ 6
      PROFESSOR Resposta: 3,5
    1. 17 ÷ 8
      PROFESSOR Resposta: 2,125
    1. 9 ÷ 4
      PROFESSOR Resposta: 2,25
    1. 89 ÷ 8
      PROFESSOR Resposta: 11,125
    1. 39 ÷ 6
      PROFESSOR Resposta: 6,5
    1. 19 ÷ 8
      PROFESSOR Resposta: 2,375
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 4

Os estudantes podem efetuar a divisão de 200 por 4 (obtendo 50) e de 15 por 4 (obtendo 3,75), separadamente. Depois, basta adicionar esses resultados para obter o quociente final, que indica a medida total: 53,75 metros.

Atividade 5

A primeira etapa do algoritmo apresenta a divisão não exata com números naturais, que os estudantes já conhecem. Justifique com eles a etapa em que as 3 unidades do resto (que é menor que o divisor 4 e, portanto, não pode ser dividido de modo que origine um quociente inteiro) são trocadas por 30 décimos, pois cada unidade equivale a 10 décimos.

Pergunte aos estudantes: “Como podemos verificar se a divisão está correta?”. Espera-se que respondam que a verificação pode ser feita pela multiplicação 4 × 2,75 = 11.

Nesta atividade, é fundamental os estudantes compreenderem que, como agora o número 30 corresponde a décimos, o resultado será expresso em décimos e, para isso, é necessário acrescentar no quociente a vírgula, separando a parte inteira da parte decimal.

Como 30 décimos dividido por 4 é igual a 7 décimos, com resto igual a 2 décimos, é preciso trocar esses 2 décimos por centésimos; como cada décimo equivale a 10 centésimos, 2 décimos serão trocados por 20 centésimos.

E, finalmente, a divisão de 20 centésimos por 4 é igual a 5 centésimos.

Depois, podem comparar as estimativas com os resultados obtidos pelo algoritmo usual.

BNCC em foco:

EF05MA08

Atividade 6

Antes de os estudantes calcularem o resultado de cada divisão, peça que escrevam, para cada item, um intervalo que indique entre quais números naturais estimam que estará o quociente. Isso contribui tanto para as estimativas de cálculos mentais quanto para a comparação entre números na forma decimal, além de ajudá-los a perceberem possíveis equívocos ao realizarem a divisão pelo algoritmo usual.

Os estudantes podem estimar que o quociente de 45 ÷ 4 está entre 11 e 12, pois: 11 × 4 = 44 e 12 × 4 = 48.

MP268

Divisão com números na forma decimal

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.
  1. Fernando decidiu comprar um computador em 6 prestações de mesmo valor.
    1. Faça uma estimativa sobre qual será, aproximadamente, o valor de cada prestação.

      _____

      PROFESSOR Exemplo de resposta: Aproximadamente R$ 300,00.

      Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

      Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

    1. Conte para um colega como você pensou para fazer a estimativa.
      PROFESSOR Resposta pessoal.
Imagem: Ilustração. Fernando, homem com cabelo castanho e curto está com a mão direita sob o queixo e olhando um computador e um monitor sobre um balcão. Abaixo, faixa com o preço: R$ 1.789,60. Fim da imagem.
  1. Cristiano foi com R$ 15,00 à padaria. Chegando lá, ele comprou 3 doces de mesmo preço e recebeu R$ 1,50 de troco.
    1. Quanto Cristiano pagou pelos 3 doces? _____
      PROFESSOR Resposta: R$ 13,50

      Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

    1. Qual foi o preço de cada doce? _____
      PROFESSOR Resposta: R$ 4,50

      Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

    1. Explique a um colega como você resolveu esse problema.
      PROFESSOR Resposta pessoal.

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Viviane e 3 amigos foram a uma lanchonete e gastaram R$ 36,40. Na hora de pagar a conta, eles dividiram igualmente a despesa. Quantos reais cada um pagou?

    Veja como Viviane fez a divisão de R$ 36,40 por 4.

Imagem: Ilustração. Caderno com o cálculo:  36,40 = 36 + 0,40;  36,40 dividido por 4 = 36 dividido por 4 + 0,40 dividido por 4;  36,40 dividido por 4 = 9 + 0,10 = 9,10.  Ao lado, Viviane, mulher com cabelo encaracolado sorri e fala: Cada um pagou R$ 9,10.  Fim da imagem.
  1. Quanto cada um pagaria se a despesa tivesse sido de R$ 44,80? _____
    PROFESSOR Resposta: R$ 11,20
  1. E se a despesa tivesse sido de R$ 49,60? _____
    PROFESSOR Resposta: R$ 12,40
  1. Ana e 4 amigas compraram um pacote com 5 cadernos por R$ 24,90. Em uma papelaria do bairro, um caderno igual a esses custaria R$ 7,70.
    1. Quantos reais cada uma pagou pelo caderno, se elas dividiram igualmente o valor do pacote com 5 unidades? _____
      PROFESSOR Resposta: R$ 4,98

      Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

      Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

    1. A compra foi vantajosa? Troque ideias com um colega sobre isso.
      PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos

  • Resolver e elaborar problemas de divisão com números racionais cuja representação decimal seja finita (com divisor natural e diferente de zero).
  • Efetuar divisões de números racionais por 10, 100 e 1.000.
  • Interpretar dados apresentados em gráfico de colunas.

    Atividade 1

    Espera-se que, para obter um quociente aproximado, arredondem o valor antes de efetuar a divisão.

    Depois, peça a voluntários que venham à frente da sala e compartilhem as estratégias utilizadas.

    Atividade 2

    Verifique se eles percebem que é preciso subtrair de R$ 15,00 o valor do troco (R$ 1,50), para depois dividir o resultado (R$ 13,50) por 3. Exemplo de explicação para o item c: Para o preço dos 3 doces, subtraí 1,50 de 15,00, obtendo 13,50. Para o valor de cada doce, dividi 12,00 por 3, obtendo 4,00, e dividi 1,50 por 3, obtendo 0,50. Depois, adicionei esses dois quocientes, obtendo 4,50. Logo, o preço de cada doce foi R$ 4,50.

    Atividade 3

    No item b, os estudantes devem fazer decomposições e composições do número 49,60.

    49,60 = 48 + 1 + 0,60

    49,60 = 48 + 1,60, então:

    49,60 ÷ 4 = 48 ÷ 4 + 1,60 ÷ 4

    48 ÷ 4 - 12

    1,60 ÷ 4 = 0,40

    49,60 ÷ 4 = 12 + 0,40 = 12,40

    Atividade 4

    No item b, espera-se que os estudantes respondam que sim e que percebam as vantagens de buscar melhores preços. A compra em conjunto permitiu uma economia de R$ 2,72 por caderno.

    BNCC em foco:

    EF05MA08

MP269

  1. Roberto aproveitou uma liquidação para comprar bermudas e camisetas para dar de presente a seus sobrinhos. O valor total da compra foi de R$ 84,52. O pagamento será realizado em 4 prestações iguais sem acréscimo. Qual será o valor de cada prestação?

Cálculo com o algoritmo usual

Dividimos 8 dezenas por 4, obtendo 2 dezenas. Depois, dividimos 4 unidades por 4. Obtemos 1 unidade, e não sobra resto.

Imagem: Divisão na chave. À esquerda da chave, a sigla D, U, vírgula, d, c e o dividendo: 84,52. À direita da chave, o divisor: 4. Abaixo de 84,52, sinal de subtração e o número 8. Traço na horizontal, 04. Em seguida, sinal de subtração, 4, traço horizontal e o resto 0. Abaixo do divisor, 2 (D) 1 (U).  Fim da imagem.

Em seguida, dividimos 5 décimos por 4. Obtemos 1 décimo, e resta 1 décimo, que é o mesmo que 10 centésimos.

Imagem: Divisão na chave. À esquerda da chave, a sigla D, U, vírgula, d, c e o dividendo: 84,52. À direita da chave, o divisor: 4. Abaixo de 84,52, sinal de subtração e o número 8. Traço na horizontal, 04. Em seguida, sinal de subtração, 4, traço horizontal, 05, sinal de subtração, 4, traço horizontal e o resto 1. Abaixo do divisor, 2 (D) 1 (U) vírgula 1 (d).  Fim da imagem.

Então, dividimos 12 centésimos por 4. Obtemos 3 centésimos, e o resto é zero.

Imagem: Divisão na chave. À esquerda da chave, a sigla D, U, vírgula, d, c e o dividendo: 84,52. À direita da chave, o divisor: 4. Abaixo de 84,52, sinal de subtração e o número 8. Traço na horizontal, 04. Em seguida, sinal de subtração, 4, traço horizontal, 05, sinal de subtração, 4, traço horizontal, 12, sinal de subtração, 12, traço horizontal e o resto 0. Abaixo do divisor, 2 (D) 1 (U) vírgula 1 (d) 3 (c).   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração.  Um homem com cabelo encaracolado sorri e fala: O valor de cada prestação será R$ 21,13. Na frente dele, um homem sorri atrás de um balcão. Fim da imagem.
  1. 36,60 ÷ 6
    PROFESSOR Resposta: 6,10
  1. 65,15 ÷ 5
    PROFESSOR Resposta: 13,03
  1. 72,56 ÷ 8
    PROFESSOR Resposta: 9,07
  1. 95,34 ÷ 3
    PROFESSOR Resposta: 31,78
  1. 77,76 ÷ 4
    PROFESSOR Resposta: 19,44
  1. 89,76 ÷ 3
    PROFESSOR Resposta: 29,92
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 5

Sugira aos estudantes que dividam 84,52 por 4 por meio de decomposição: 84,52 = 84 + 0,52.

Efetuamos 84 ÷ 4 = 21 e 0,52 ÷ 4 = 0,13 e adicionamos os resultados obtidos: 21 + 0,13 = 21,13.

Oriente os estudantes para a correta leitura de R$ 21,13: “vinte e um reais e treze centavos”. Pergunte: “Como podemos verificar se o resultado dessa divisão está correto?”. Espera-se que respondam que a verificação pode ser feita pela multiplicação 21,13 × 4 = 84,52.

Voltamos a salientar que a garantia da compreensão do algoritmo usual da divisão é a manutenção da ordem dos números (dezenas, unidades, décimos, centésimos) e o reconhecimento de que a vírgula continua separando a parte inteira da parte decimal.

É possível que alguns estudantes tenham aprendido outra maneira de realizar o cálculo de uma divisão em que o dividendo é um número na forma decimal: “igualando o número de casas à direita da vírgula”.

Por exemplo, no item a desta atividade, a divisão 36,60 ÷ 6 seria feita do seguinte modo: há 2 casas decimais no número 36,60, e nenhuma casa decimal no número 6; então, multiplicamos 36,60 e 6 por 100, transformando-os em 3.660 e 600, respectivamente, obtendo a operação: 3.660 ÷ 600. Esse modo de calcular pode ser justificado considerando-se que, ao multiplicarmos dividendo e divisor por um mesmo número não nulo, a divisão resultante terá o mesmo quociente da divisão original.

Lembre aos estudantes que a vírgula é colocada no quociente para separar a parte inteira da parte decimal do número.

BNCC em foco:

EF05MA08

MP270

  1. Reginaldo queria dividir 4 unidades em 10 partes iguais, em 100 partes iguais e em 1.000 partes iguais. Complete os quadros que ele fez e, em seguida, responda.

Quadro 1

Tabela: equivalente textual a seguir.

Número de unidades

Número de décimos

1

10

2

_____

3

_____

4

_____

PROFESSOR Resposta: 20; 30; 40

Quadro 2

Tabela: equivalente textual a seguir.

Número de unidades

Número de centésimos

1

100

2

_____

3

_____

4

_____

PROFESSOR Resposta: 200; 300; 400

Quadro 3

Tabela: equivalente textual a seguir.

Número de unidades

Número de milésimos

1

1.000

2

_____

3

_____

4

_____

PROFESSOR Resposta: 2.000; 3.000; 4.000
  1. Quatro unidades é o mesmo que quantos décimos? E quantos centésimos? E quantos milésimos?

    _____

    PROFESSOR Resposta: 40 décimos; 400 centésimos; 4.000 milésimos.
  1. Quais das afirmações abaixo são corretas? _____
    PROFESSOR Resposta: Todas.

Dividir 4 unidades por 10 é equivalente a dividir 40 décimos por 10.

Dividir 4 unidades por 100 é equivalente a dividir 400 centésimos por 100.

Dividir 4 unidades por 1.000 é equivalente a dividir 4.000 milésimos por 1.000.

  1. De acordo com o item b, qual é o resultado de 4 ÷ 10? E de 4 ÷ 100? E de 4 ÷ 1.000? Escreva os resultados por extenso e na forma decimal. _____
    PROFESSOR Resposta: Quatro décimos ou 0,4; quatro centésimos ou 0,04; quatro milésimos ou 0,004.

Imagem: Ícone: Calculadora. Fim da imagem.

  1. Faça os cálculos com a ajuda de uma calculadora e registre os resultados.
    1. 6 ÷ 10 = _____
      PROFESSOR Resposta: 0,6
    1. 6 ÷ 100 = _____
      PROFESSOR Resposta: 0,06
    1. 6 ÷ 1.000 = _____
      PROFESSOR Resposta: 0,006
    1. 3,5 ÷ 10 = _____
      PROFESSOR Resposta: 0,35
    1. 12,8 ÷ 100 = _____
      PROFESSOR Resposta: 0,128
    1. 345 ÷ 1.000 = _____
      PROFESSOR Resposta: 0,345

      Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

      Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

      • Ainda com a calculadora, faça várias outras divisões por 10, por 100 e por 1 000. Depois, converse com um colega sobre o que vocês observaram nos quocientes obtidos.
        PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

As atividades destas páginas foram elaboradas com o intuito de possibilitar aos estudantes, pela observação de regularidades, a construção de estratégias de cálculo mental que dinamizem os cálculos de divisões desse tipo.

Atividade 6

Ao retomar a relação entre inteiros, décimos, centésimos e milésimos, os estudantes são levados a compreender que, para dividir 4 por 10, por exemplo, podemos trocar 4 inteiros por 40 décimos e depois dividi-los por 10, obtendo 4 décimos como quociente. Raciocínio semelhante pode ser aplicado às divisões por 100 e por 1.000.

Atividade 7

Espera-se que os estudantes percebam que os quocientes obtidos sugerem que:

  • ao dividir um número por 10, o resultado é igual a esse número com a vírgula deslocada uma casa para a esquerda;
  • ao dividir um número por 100, o resultado é igual a esse número com a vírgula deslocada duas casas para a esquerda;
  • ao dividir por 1 000, o resultado tem a vírgula deslocada três casas para a esquerda.

    Caso seja necessário, lembre os estudantes de que: 6 = 6,0 e 345 = 345,0.

    BNCC em foco:

    EF05MA08

MP271

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Em uma campanha de arrecadação de alimentos feita em um município, foram arrecadados 350 quilogramas de arroz e 650 quilogramas de feijão para serem divididos igualmente entre 100 famílias de um município vizinho.

    Quantos quilogramas de arroz cada família receberá? E de feijão?

    _____

    PROFESSOR Resposta: 3,5 quilogramas de arroz; 6,5 quilogramas de feijão.
  1. Calcule o resultado da divisão da medida de massa da melancia, em cada caso.

    Imagem: Ilustração. Uma melancia sobre uma balança. No visor, o peso: 8 kg. Fim da imagem.

    1. Divisão em 10 partes iguais. _____
      PROFESSOR Resposta: 0,8 kg
    1. Divisão em 100 partes iguais. _____
      PROFESSOR Resposta: 0,08 kg
  1. O diretor de uma empresa que fabrica sabonetes e desodorantes encomendou duas pesquisas com consumidores de seus produtos. O gráfico a seguir mostra a quantidade de consumidores entrevistados em cada pesquisa.
Imagem: Gráfico de colunas. Consumo de sabonetes e desodorantes. No eixo vertical, a quantidade de pessoas e no eixo horizontal, o produto.  Sabonete: 600 pessoas;  Desodorante: 400 pessoas.  Fim da imagem.

Fonte: Pesquisa da professora Ana (5 fev. 2023).

  1. Quantos consumidores foram entrevistados ao todo? _____
    PROFESSOR Resposta: 1 000 consumidores.
  1. Se 2 3 dos entrevistados da pesquisa sobre o sabonete são mulheres, quantas mulheres participaram dessa pesquisa? _____
    PROFESSOR Resposta: 400 mulheres.

Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

  1. Com um colega, elaborem um problema com base na ilustração abaixo que envolva a divisão. Depois, troquem-no com outra dupla para que ela o resolva.
    PROFESSOR Resposta pessoal.
Imagem: Ilustração. Um jovem com fones de ouvidos observa um par de patins em uma vitrine. Atrás, o preço: R$ 139,00. Ao lado, outro jovem observa uma raquete na vitrine com o preço R$ 157,00. Acima dos produtos, faixa com a informação: TUDO EM 10 VEZES SEM ACRÉSCIMO. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 8

Incentive os estudantes a utilizarem o cálculo mental para a resolução desta atividade.

Atividade 9

Nesta atividade, é interessante observar que os resultados obtidos têm a parte inteira igual a zero. Para que os estudantes compreendam a razão disso, eles devem observar que 8 quilogramas não podem ser divididos por 10 de modo que se obtenha quociente pelo menos igual a 1, pois 8 é menor que 10.

Assim, 8 quilogramas devem ser trocados por 8 000 gramas, que, divididos por 10, resultam em quociente igual a 800 gramas ou 0,8 kg. No item b, 8 000 gramas divididos por 100 resultam em quociente igual a 80 gramas ou 0,08 kg.

Atividade 10

No item a, espera-se que os estudantes interpretem o gráfico de colunas entendendo que o total de pessoas entrevistadas é o resultado de 600 + 400.

Para calcular o item b, é preciso atentar que a fração refere-se apenas às consumidoras de sabonete e, portanto, é preciso calcular 2 3 de 600 pessoas.

Atividade 11

Exemplo de problema: Uma pessoa comprou os dois produtos aproveitando a promoção indicada pela ilustração (pagar em 10 vezes sem acréscimo). Qual é o valor de cada prestação?

Exemplo de resolução:

139 + 157 = 296

296 ÷ 10 = 29,6

Logo, o valor de cada prestação será de R$ 29,60.

BNCC em foco:

EF05MA08, EF05MA24; competência específica 6

Sugestão de leitura para o estudante

Livro

RAMOS, Luzia Faraco. Aventura decimal. São Paulo: Ática, 2019. (Coleção A Descoberta da Matemática.)

Nesse livro, as personagens Paulo e Glória vivenciam incríveis aventuras na Terra do Povo Pequeno, onde não há nada que não possa ser curado ou resolvido. Assim, Paulo é ajudado por três minúsculos habitantes desse lugar que têm grandes poderes: Sara, Wiujam e Ogirep. Por outro lado, Glória e Paulo mobilizam seus conhecimentos sobre números decimais para ajudar Sara a desvendar o segredo dos cubos esculpidos. O livro ainda traz um minialmanaque com informações sobre o assunto em estudo, além de jogos e desafios para os leitores testarem seus conhecimentos.

MP272

Porcentagem

  1. Para saber quanto é 25% de 400 doces, Sílvia montou o quadro abaixo.
    1. Complete-o.

      Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

    1. Como você faria para calcular 10% de 400 com base no quadro de Sílvia?
      PROFESSOR Exemplos de resposta: Dividiria o resultado de 100% (400) por 10, obtendo 40; ou dividiria o resultado de 50% (200) por 5, obtendo 40.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Taxa percentual de 400

Quantidade de doces

100% ou 100 em cada 100

400

50% ou 50 em cada 100

_____

25% ou 25 em cada 100

_____

PROFESSOR Resposta: 200; 100
  1. Observe a situação.
Imagem: Ilustração. Uma mulher aponta para frente e pergunta: Quanto custam duas bonecas e um carrinho? Na frente dela há um balcão com uma boneca e um carrinho em cima. Atrás do balcão, um homem responde: R$ 60,00, mas, se você pagar à vista, terá 10% de desconto. Atrás do homem há uma prateleira com vários carrinhos e atrás da mulher há caixas com bonecas.  Fim da imagem.
  1. Qual é o valor do desconto na compra à vista? _____
    PROFESSOR Resposta: R$ 6,00
  1. Quanto custarão à vista os brinquedos mencionados? _____
    PROFESSOR Resposta: R$ 54,00
  1. Um site de viagens realizou uma pesquisa com 600 turistas sobre a preferência entre os três restaurantes de uma cidade. O gráfico seguinte mostra o resultado.
Imagem: Gráfico em setores. Preferência dos turistas por restaurantes.  Salada Mista: 50%;  Caldo Bom: 25%;  Sabor da Roça: 25%.  Fim da imagem.

Fonte: Site de viagens (17 mar. 2023).

  1. Quantos turistas entrevistados disseram preferir o restaurante Salada Mista?

    _____

    PROFESSOR Resposta: 300 turistas.
  1. Quantas pessoas preferem o restaurante Caldo Bom? E o Sabor da Roça? _____
    PROFESSOR Resposta: 150 pessoas; 150 pessoas.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos

  • Associar as representações 10%, 25%, 50%, 75% e 100%, respectivamente, a décima parte, quarta parte, metade, três quartos e um inteiro, para calcular porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora.
  • Interpretar dados apresentados em gráfico de setores.

    Atividade 1

    Os estudantes devem entender que a porcentagem de um todo corresponde a uma fração com denominador 100. Por exemplo, calcular 25% de 200 ( ou 25 100 de 200 reais) significa que se deseja saber quantos reais são obtidos tomando 25 reais em cada 100 reais. Como “25 em 100” equivale a “1 em 4”, podemos também calcular 1 4 de 200, ou seja: 200 ÷ 4 = 50. Portanto: 25% de 200 = 50.

    Cada estudante deve desenvolver estratégias e recursos próprios para realizar cálculos que envolvem porcentagens. A escolha da estratégia mais adequada dependerá da situação a ser resolvida, dos recursos disponíveis e também da experiência dos estudantes.

    Atividade 2

    Uma possibilidade de cálculo para determinar diretamente o valor a ser pago com desconto, sem ter de calcular o valor do desconto, é pensar que, se do total (100%) será dado um desconto de 10%, a garota terá de pagar 90% (100% − 10% = 90%) do valor total. Para calcular 90% de 60, podemos calcular 10% (ou 1 décimo) de 60 dividindo 60 por 10 e obtendo o quociente 6; depois, multiplicar esse valor por 9, obtendo 54, ou seja, 54 reais.

    BNCC em foco:

    EF05MA06, EF05MA24

    Atividade 3

    Aproveite o contexto para retomar com os estudantes o uso do gráfico de setores, indicado para representar os dados de modo que facilite a comparação das diferentes categorias indicadas, entre si e em relação ao todo.

MP273

  1. O salário de Ana é composto de uma parte fixa de R$ 1 900,00 e uma parte variável de 3% do valor total de mercadorias que ela vende no mês.
Imagem: Ilustração.  Ana, mulher com cabelo castanho na altura dos ombros pensa: Neste mês, vendi um total de R$ 8.000,00 em mercadorias. Qual será meu salário? Ao seu lado há um liquidificador e atrás dela, várias embalagens em uma estante. Ana olha para cima com a mão direita sob o queixo e pensa: Preciso calcular 3% de R$ 8.000,00. Fim da imagem.

1% de 8 000 é igual a 1 100 de 8.000

8.000 ÷ 100 = 80

1% de 8.000 é igual a 80.

Então, 3% de R$ 8.000,00 é igual a 3 vezes R$ 80,00, ou seja, R$ 240,00.

Salário - R$ 1.900,00 mais R$ 240,00, ou seja: R$ 2.140,00

Para calcular 3% de 8.000, o gerente de Ana usou uma calculadora.

Sabendo que 3% = 3 100 = 0,03, ele calculou essa porcentagem de duas maneiras.

Cálculo com o uso da tecla %

Imagem: Ilustração. Teclas: 8, 0, 0, 0, x, 3, %. Visor com o resultado: 240.    Fim da imagem.

Cálculo sem o uso da tecla %

Imagem: Ilustração. Teclas: 8, 0, 0, 0, x, 0, ∙, 0, 3, =. Visor com o resultado: 240.  Fim da imagem.
  1. 5% de 500
    PROFESSOR Resposta: 25
  1. 15% de 200
    PROFESSOR Resposta: 30
  1. 20% de 600
    PROFESSOR Resposta: 120
  1. 80% de 150
    PROFESSOR Resposta: 120

Boxe complementar:

Desafio

Na festa junina de uma escola, estavam presentes algumas pessoas, das quais 30 eram estudantes. As outras eram funcionários ou familiares de estudantes. Observe o gráfico e descubra quantas pessoas estavam presentes nessa festa junina.

_____

PROFESSOR Resposta: 60 pessoas.

Imagem: Gráfico em setores. Pessoas presentes na festa junina.  Estudantes: 50%;  Familiares: 30%;  Funcionários: 20%.  Fim da imagem.

Fonte: Organizadora da festa junina (6 jun. 2023).

CRÉDITO: ADILSON SECCO

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 4

Antes de os estudantes calcularem as porcentagens solicitadas, peça que calculem 3% de 8 000, pensando em quantos grupos de 100 há em 8 000. Eles devem compreender que a divisão 8.000 ÷ 100 mostra que há 80 grupos de 100.

Se Ana recebeu 3 reais a cada 100 reais vendidos, ela recebeu ao todo 80 vezes 3 reais, ou seja, 240 reais de comissão.

Os números envolvidos nos cálculos de porcentagem dos itens a, b e c são formados por centenas inteiras, para que o foco do estudo não sejam os cálculos em si, mas o raciocínio empregado para a obtenção dos resultados.

Alerte os estudantes que há calculadoras que pedem a tecla “5” no final da primeira sequência.

Desafio

Na observação do gráfico de setores fica claro que metade das pessoas presentes na festa junina eram estudantes (pois 50% eram estudantes).

Se estavam presentes 30 estudantes, então pode-se concluir que o total de pessoas presentes era igual ao dobro de 30, ou seja, 60 pessoas.

BNCC em foco:

EF05MA06, EF05MA24

MP274

A Matemática me ajuda a ser

…uma criança que não pratica bullying

Bullying é um termo em inglês que significa intimidar. Ocorre quando alguém ou um grupo maltrata repetidamente uma pessoa para que ela se sinta humilhada, desrespeitada e com medo.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fez em 2015 uma pesquisa no Brasil sobre bullying com estudantes do 9º ano.

Porcentagem aproximada de estudantes, segundo a frequência com que se sentiram humilhados, no Brasil (em 2015)

Imagem: Gráfico em setores. Porcentagem aproximada de estudantes, segundo a frequência com que se sentiram humilhados, no Brasil (em 2015).  Na maior parte do tempo ou sempre: 6%;  Raramente ou às vezes: 38%;  Nenhuma vez: 56%.   Fim da imagem.

FONTE: Dados obtidos em: Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2015. Rio de Janeiro: IBGE, 2015. Disponível em: http://fdnc.io/9oF. Acesso em: 13 mar. 2021.

Imagem: Ilustração. Um monstro roxo com tentáculos está empurrando um monstro azul e redondo. Atrás, um monstro vermelho está rindo – HA, HA, HA!  Fim da imagem.

Aproximadamente 20 em cada 100 estudantes entrevistados, ou seja, aproximadamente 20% deles, contaram ter esculachado, zoado, caçoado, mangado ou intimidado um colega a ponto de o magoar.

Veja como o problema do bullying em escolas atinge porcentagens próximas em todas as regiões do Brasil.

Porcentagem aproximada de estudantes que se sentiram humilhados por colegas por causa da cor ou da etnia, por região (em 2015)

Imagem: Gráfico de colunas. Porcentagem aproximada de estudantes que se sentiram humilhados por colegas por causa da cor ou da etnia, por região (em 2015). No eixo vertical, a porcentagem e no eixo horizontal, a região.  Norte: 6%;  Nordeste: 6%; Sudeste: 6%; Sul: 5%; Centro-Oeste: 6%.  Fim da imagem.

FONTE: Dados obtidos em: Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2015. Rio de Janeiro: IBGE, 2015. Disponível em: http://fdnc.io/9oF. Acesso em: 17 maio 2021.

Imagem: Ilustração. Dois seres com tentáculos estão andando e segurando bandejas com alimento. Eles se afastam e falam nervosos: Saia de perto de nós. Você é chata! Atrás deles, um ser com mola segura uma bandeja com uma lágrima no rosto.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Fundo com faixas amarelas. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos

  • Associar as representações 10%, 25%, 50%, 75% e 100%, respectivamente, a décima parte, quarta parte, metade, três quartos e um inteiro, para calcular porcentagens.
  • Interpretar dados apresentados em texto e gráficos de colunas e de setores.

    A proposta desta dupla de páginas é levar os estudantes a refletirem sobre o que é e como agir em caso de bullying . A representação escolhida para despertar a atenção para essas questões foi o infográfico, pois a combinação entre desenho e texto permite que a informação seja explicada de maneira mais dinâmica.

    Comente com os estudantes que nem sempre uma briga com um amigo, uma discussão ou até mesmo um insulto entre colegas que não estão de acordo com alguma coisa são considerados bullying .

    Explique que o bullying é caracterizado pela intenção de magoar e ameaçar o colega agredido, e que essa situação ocorre frequentemente sem motivo.

    Comente sobre o cyberbullying, que é a prática do bullying quando se usa como meio de propagação as tecnologias de comunicação e pode ser feito em qualquer hora, de qualquer lugar e compartilhado por muitas pessoas ao mesmo tempo, de maneira anônima.

    Incentive os estudantes a se manifestarem quando forem vítimas ou testemunhas de qualquer tipo de bullying e deixe claro a todos que o bullying tem consequências.

    Tome nota Atividade 1

    De acordo com o gráfico de setores apresentado no texto, 38% dos estudantes entrevistados se sentiram humilhados raramente ou às vezes.

    Então, em cada 100 estudantes entrevistados, 38 estudantes se sentiram humilhados raramente ou às vezes.

    BNCC em foco:

    EF05MA06, EF05MA24

    Atividade 2

    A resposta vai depender da região do Brasil em que o estudante mora. Para responder a esta questão, os estudantes devem identificar no gráfico de colunas a porcentagem relativa à região onde moram.

    Aproveite para discutir com a turma que a porcentagem de estudantes que se sentiram humilhados por colegas por causa da cor ou da raça em 2015 foi, aproximadamente, a mesma em todas as regiões do Brasil (5% ou 6%).

MP275

Nessa pesquisa realizada pelo IBGE, as causas das humilhações eram referentes a cor ou etnia, religião, aparência do rosto, aparência do corpo, orientação sexual, região de origem, entre outros motivos.

Imagem: Ilustração. Um ser com formato arredondado e esferas em volta do corpo segura um celular e o observa com os olhos arregalados e a boca aberta.  Fim da imagem.

Porcentagem aproximada de estudantes que se sentiram humilhados por provocações devido à aparência do corpo, no Brasil (em 2015).

Imagem: Gráfico em setores. Sentiram-se humilhados: 16%;  Não se sentiram humilhados: 84%.  Fim da imagem.

FONTE: Dados obtidos em: Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2015. Rio de Janeiro: IBGE, 2015. Disponível em: http://fdnc.io/eUx. Acesso em 17 maio 2021.

Na pesquisa de 2015, também se perguntou se os estudantes estavam sendo legais uns com os outros.

Porcentagem aproximada de estudantes segundo a frequência com que os colegas os trataram bem e/ou foram prestativos, no Brasil (em 2015)

Imagem: Gráfico em setores. Na maior parte do tempo ou sempre: 63%;  Raramente ou às vezes: 28%:  Nenhuma vez: 9%.  Fim da imagem.

FONTE: Dados obtidos em: Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2015. Rio de Janeiro: IBGE, 2015. Disponível em: http://fdnc.io/eUx. Acesso em 17 maio 2021.

Imagem: Ilustração. Dois seres grandes pegam livros e papéis do chão e sorriem. Um deles fala: Nós ajudamos você. Na frente deles, um ser pequeno com formato de minhoca sorri e responde: Obrigado, pessoal!  Fim da imagem.

FONTE: Informações obtidas em: Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2015. Rio de Janeiro: IBGE, 2015. Disponível em: http://fdnc.io/9oF. Acesso em: 26 fev. 2021.

Tome nota

  1. Em cada 100 estudantes entrevistados em 2015, aproximadamente quantos se sentiram humilhados raramente ou às vezes?

    _____

    PROFESSOR Resposta: 38 estudantes.
  1. Na região do Brasil em que você mora, qual foi a porcentagem aproximada de estudantes que se sentiram humilhados por causa da cor ou da etnia em 2015?

    _____

    PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. Qual é a porcentagem aproximada de estudantes que se sentiram humilhados por provocações por causa da aparência do corpo segundo a pesquisa de 2015?

    _____

    PROFESSOR Resposta: 16%
  1. Segundo a pesquisa de 2015, aproximadamente quantos estudantes em cada 100 entrevistados declararam que os colegas os trataram bem e/ou foram prestativos na maior parte do tempo ou sempre? _____
    PROFESSOR Resposta: 63 estudantes.

Reflita

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Grupo. Fim da imagem.

Converse com os colegas e o professor sobre as medidas que podem ser tomadas para combater o bullying na escola.

PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 3

Pergunte: “A quantidade de estudantes que se sentiram humilhados por provocações por causa da aparência do corpo corresponde a mais ou a menos da metade dos estudantes entrevistados? Justifique a resposta.”. Espera-se que respondam que corresponde a menos da metade, pois 16% < 50%.

Atividade 4

Uma estratégia de resolução pode ser considerar que 63% correspondem a 63 vezes 1%. Assim, sabendo que 1% de 100 corresponde a 1, a atividade pode ser resolvida multiplicando 63 por 1, ou seja, 63 estudantes.

Alerte os estudantes de que há calculadoras que pedem a tecla “=” no final da primeira sequência.

Reflita

Pergunte aos estudantes se eles sofreram ou conhecem alguém que já sofreu algum tipo de bullying e o que eles fariam se fossem vítimas ou vissem alguém sofrendo algum tipo de bullying .

Os estudantes podem responder que falariam com os pais, com um professor, com outros colegas, que não falariam para ninguém ou ainda que revidariam. Seja como for, é preciso deixar claro que sempre se deve falar com um adulto de confiança e não responder ao bullying da mesma maneira, pois violência gera violência.

Sugira aos estudantes a criação de cartazes com desenhos e colagens expressando atitudes e medidas que podem ser tomadas para combater o bullying na escola. Depois, se possível, proponha que os apresentem para a escola em uma exposição ou nos corredores, para que todos os estudantes tenham acesso.

BNCC em foco:

EF05MA06, EF05MA24; competência específica 7

MP276

Compreender informações

Organizar dados coletados em gráficos de linha

  1. A rodoviária da cidade de Amarópolis registra todas as viagens que seus ônibus fazem. Observe na tabela a seguir quantas viagens foram feitas por mês no semestre de 2023.

Quantidade de viagens feitas por mês

Tabela: equivalente textual a seguir.

Mês

Quantidade de viagens

Janeiro

30

Fevereiro

25

Março

15

Abril

20

Maio

10

Junho

5

Fonte: Rodoviária de Amarópolis (9 jul. 2023).

Imagem: Ilustração. Pessoas formando uma fila ao lado de um ônibus. Ao fundo, o terminal rodoviário.  Fim da imagem.

Esses dados podem ser apresentados em um gráfico de linha, no qual representamos por pontos a quantidade de viagens feitas em cada mês. Depois, para visualizar melhor a variação a cada mês, os pontos correspondentes a meses seguidos são ligados por uma linha reta.

Imagem: Gráfico em linhas. Quantidade de viagens feitas por mês. No eixo vertical, a quantidade de viagens e no eixo horizontal, o mês.  Janeiro: 30 viagens.  Fevereiro: 25 viagens.  Março: 15 viagens.  Abril: 20 viagens. Maio: 10 viagens. Junho: 5 viagens.  Fim da imagem.

Fonte: Rodoviária de Amarópolis (9 jul. 2023).

  1. Complete o gráfico de linha acima com as viagens que faltam de acordo com a tabela.
  1. Em qual mês foram feitas mais viagens? E menos viagens?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Mais viagens: janeiro; menos viagens: junho.
  1. Nesse período, a quantidade de viagens só diminuiu? Justifique.

    _____

    PROFESSOR Resposta: Não, de março para abril aumentou.

    Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Você considera mais fácil visualizar a variação entre os dados observando a tabela ou o gráfico de linha? Justifique.
    PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos

  • Interpretar dados estatísticos apresentados em tabelas e gráficos de linhas.
  • Organizar dados coletados por meio de gráficos de linhas.

    Atividade 1

    Oriente os estudantes na transposição dos dados da tabela para o gráfico de linhas. Inicialmente, acompanhe a marcação dos pontos, para que, em seguida, tracem uma linha para uni-los.

    No item b, um exemplo de resposta é: janeiro, em que foram feitas 30 viagens, e fevereiro, quando foram feitas 25 viagens.

    No item d, é provável que os estudantes digam que é mais fácil visualizar a variação dos dados pelo gráfico do que pela tabela.

    BNCC em foco:

    EF05MA24, EF05MA25; competência específica 3

MP277

  1. Daniela registrou em sua agenda o número de horas de estudo em cada dia da semana passada.
    1. Complete o gráfico de linha a seguir de acordo com essas anotações.
Imagem: Ilustração. Agenda aberta com as informações: Segunda-feira: 4 horas;  Terça-feira: 3 horas;  Quarta-feira: 1 hora;  Quinta-feira: 2 horas;  Sexta-feira: 5 horas.   Fim da imagem.
Imagem: Gráfico em linhas. Horas de estudo de Daniela. No eixo vertical, o número de horas e no eixo horizontal, o dia da semana.  Segunda-feira: 4 horas;  Terça-feira: 3 horas;  Quarta-feira: 1 hora;  Quinta-feira: 2 horas;  Sexta-feira: 5 horas.  Fim da imagem.

Fonte: Anotações de Daniela (11 ago. 2023).

  1. De segunda-feira para terça-feira, aumentou ou diminuiu a quantidade de horas de estudo? Quantas horas?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Diminuiu; 1 hora de estudo.
  1. Ao longo dessa semana, qual foi o dia em que Daniela estudou menos tempo?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Quarta-feira.
  1. O gráfico abaixo mostra o valor obtido pelas exportações de brinquedos de uma indústria no período de 5 anos.
Imagem: Gráfico em linhas. Valor obtido pelas exportações de brinquedos. No eixo vertical, o valor obtido (em milhões de reais) e no eixo horizontal, o ano.  2018: 4 milhões de reais;  2019: 12 milhões de reais;  2020: 20 milhões de reais;  2021: 20 milhões de reais;   Fim da imagem.

Fonte: Indústria de brinquedos (jan. 2023).

  1. De 2018 a 2022, o valor obtido sempre aumentou? Justifique.

    _____

    PROFESSOR Resposta: Não, pois de 2020 para 2021 o valor obtido permaneceu o mesmo, não aumentou nem diminuiu.

    Imagem: Ícone: Dupla. Fim da imagem.

  1. Crie duas perguntas com base nos dados do gráfico e troque com um colega para respondê-las.
    PROFESSOR Respostas variáveis.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 2

Amplie o item b, perguntando: “E de quarta-feira para sexta-feira: houve aumento ou diminuição nas horas de estudo de Daniela?” (Houve aumento de 4 horas de estudo.).

Peça aos estudantes que construam um gráfico de linhas colocando em cada linha as horas da última semana que dedicaram aos estudos.

Atividade 3

No item a, espera-se que os estudantes reconheçam que o valor obtido nas exportações aumentou até 2020 e permaneceu constante (não aumentou nem diminuiu) de 2020 para 2021, voltando a aumentar novamente de 2021 para 2022.

No item b, exemplos de questões que podem ser feitas:

  • De quanto foi o aumento do valor obtido no período de 2018 para 2019? (O aumento foi de 8 milhões de reais.)
  • Houve algum outro período entre anos seguidos em que houve esse mesmo aumento? (Sim, de 2019 para 2020 o aumento também foi de 8 milhões de reais.)
  • No período considerado no gráfico (de 2018 a 2022), de quanto foi o aumento do valor obtido? (O aumento foi de 20 milhões de reais.)
  • Houve algum período em que o valor obtido diminuiu? (Não.)

    BNCC em foco:

    EF05MA24, EF05MA25; competência específica 3

MP278

O que você aprendeu

Avaliação processual

  1. Bruna competiu em um campeonato juvenil de ginástica artística feminina. A pontuação obtida por ela em cada prova é mostrada no quadro a seguir.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Prova

Pontuação

Salto sobre o cavalo

12,435

Barras paralelas

10,455

Trave

12,250

Solo

11,850

  1. Em qual prova Bruna obteve a maior pontuação? E a menor?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Maior pontuação: salto sobre o cavalo; menor pontuação: barras paralelas.
  1. Qual é a diferença entre a maior e a menor pontuação obtida por ela?

    _____

    PROFESSOR Resposta: 1,980
  1. Quantos pontos Bruna obteve no total?

    _____

    PROFESSOR Resposta: 46,990 pontos.
  1. O esquema representa os municípios de Trovoadas e de Calmaria. Nesse esquema, cada centímetro corresponde a 5,4 quilômetros.
Imagem: Ilustração. À esquerda, mais abaixo, a cidade de Trovoadas e à direita, mais acima, a cidade de Calmaria. Entre elas há uma reta diagonal.   Fim da imagem.
  1. Com uma régua, obtenha a medida da distância, em centímetros, que separa em linha reta esses dois municípios no esquema. _____
    PROFESSOR Resposta: 5 centímetros.
  1. Qual é a medida da distância entre esses dois municípios em quilômetros?

    _____

    PROFESSOR Resposta: 27 quilômetros.
  1. Escreva os números que completam os espaços indicados na reta numérica.
Imagem: Ilustração. Reta numérica que vai de 3 a 4, alternando em 0,1. Da esquerda para a direita: 3,  espaço para resposta, 3,10, 3,20, espaço para resposta, 3,30, 3,40, espaço para resposta, 3,50, 3,60, espaço para resposta, 3,70, espaço para resposta, 3,80, espaço para resposta, 3,90, 4.  Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: 3,05; 3,22; 3,33; 3,48; 3,62; 3,77; 3,85

Imagem: Ícone: mental. Fim da imagem.

  1. Um modelo de pirâmide de base quadrada tem todas as arestas com comprimento de mesma medida. Se o perímetro de sua base mede 38 centímetros, qual é a medida em centímetro do comprimento de cada aresta desse modelo de pirâmide?

    _____

    PROFESSOR Resposta: 9,5 cm
Imagem: Ilustração. Uma pirâmide de vidro com base quadrada. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo

  • Retomar os conceitos estudados.

    A seção possibilita a sistematização dos conceitos desenvolvidos ao longo da Unidade, além de ser um instrumento para avaliação formativa.

    Atividade 1

    Incentive os estudantes a estimarem os resultados, por exemplo, colocando-os em um intervalo. Eles podem fazer as estimativas do quadro a baixo.

    Quadro: equivalente textual a seguir.

    Prova

    Pontuação

    Limite inferior

    Limite superior

    Salto sobre o cavalo

    12,435

    12

    13

    Barras paralelas

    10,455

    10

    11

    Trave

    12,250

    12

    13

    Solo

    11,850

    11

    12

    Total

    45

    49

    Portanto, o total de pontos obtidos por Bruna está entre 45 e 49 pontos.

    Atividade 2

    Comente que é comum o uso de medida em centímetro para representar quilômetro em um mapa. Se possível, leve à sala de aula algum mapa, dando ênfase à escala.

    Atividade 3

    Sugira a eles que desenhem retas numéricas e troquem com um colega: cada um encontra os números sugeridos pelo outro nas retas numéricas.

    Esse tipo de atividade estimula a reflexão sobre os conteúdos necessários para representar uma reta numérica e localizar números nela.

    Atividade 4

    Espera-se que os estudantes observem que devem dividir o perímetro (38 cm) pelo número de arestas da base (4), já que a pirâmide tem uma base quadrada.

    BNCC em foco:

    EF05MA02, EF05MA05, EF05MA08, EF05MA19

MP279

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

  1. Eduardo fez a divisão mostrada abaixo. Ele usou o algoritmo usual, mas cometeu um erro.
Imagem: Ilustração. Caderno com a divisão na chave. À esquerda da chave, o dividendo: 5,75. À direita da chave, o divisor: 5. Abaixo de 5,75, sinal de subtração e o número 5. Traço na horizontal, 07, sinal de subtração, 5, traço na horizontal, 25, sinal de subtração, 25, traço na horizonta e o resto: 0. Abaixo do divisor, 11,5.  Fim da imagem.
  1. Qual foi o erro de Eduardo?
    PROFESSOR Resposta: O posicionamento da vírgula.
  1. Qual é o resultado correto dessa divisão? _____
    PROFESSOR Resposta: 1,15
  1. Como você pode conferir se esse resultado está correto sem usar uma calculadora?

    _____

    PROFESSOR Exemplo de resposta: Multiplicando 1,15 por 5, obtém-se o resultado 5,75, que corresponde ao dividendo.
  1. Ivan esqueceu-se de pagar uma conta no valor de R$ 230,00 até a data de vencimento. Por isso, ele teve de pagar 2% de multa sobre esse valor.
    1. Quanto Ivan teve de pagar de multa? _____
      PROFESSOR Resposta: R$ 4,60
    1. Qual passou a ser o valor da conta? _____
      PROFESSOR Resposta: R$ 234,60
  1. Ricardo foi a uma loja para comprar uma televisão que custa R$ 900,00, mas ele está indeciso sobre qual das duas formas de pagamento deve escolher.
Imagem: Ilustração. Placa com a informação: Venda de televisão.  À vista: 10% de desconto ou 10% de entrada mais 3 vezes R$ 275,00.  Fim da imagem.
  1. Se Ricardo pagar à vista, quanto custará a televisão? _____
    PROFESSOR Resposta: R$ 810,00
  1. Se escolher a outra forma de pagamento, quanto ele pagará, no total, pela televisão? _____
    PROFESSOR Resposta: R$ 915,00
  1. De quantos reais é a diferença entre os preços das duas formas de pagamento? _____
    PROFESSOR Resposta: R$ 105,00

Autoavaliação

Imagem: Ícone: Oral. Fim da imagem.

MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 5

Espera-se que os estudantes observem que, como 5 ÷ 5 = 1 e 10 ÷ 5 = 2, o resultado da divisão 5,75 ÷ 5 deve estar entre 1 e 2, logo o cálculo de Eduardo está errado (o quociente não pode ser 11,5). O erro cometido foi realizar 7 dividido por 5 como se fossem 7 unidades divididas por 5, e não 7 décimos divididos por 5, que é o correto.

Analisar erros cometidos na aplicação de algoritmos possibilita aos estudantes a reflexão sobre as etapas do algoritmo e a ampliação de seu repertório de cálculos.

Exemplo de resposta para o item a: ao dividir 7 décimos por 5, o resultado é 1 décimo (não 1 unidade, como Eduardo indicou), que deveria estar separado da parte inteira (1) por uma vírgula.

Atividade 6

Comente que é aconselhável pagar as contas até a data do vencimento, para evitar multas.

No item b, os estudantes devem calcular o valor total da conta, incluindo a multa. Ou seja, 230 mais 2% de 230 é igual a R$ 234,60.

Atividade 7

As situações de comparação entre formas de pagamento de um produto são muito comuns no dia a dia e envolvem decisões com base no que é possível pagar no momento da compra.

No caso do pagamento à vista (item a), o valor de 900 reais terá um desconto de 90 reais (pois 10% de 900 é igual a 90), ou seja, o valor pago será de R$ 810,00.

No pagamento a prazo (item b), 10% do valor deverão ser pagos como entrada, ou seja, R$ 90,00. O restante será pago em 3 parcelas iguais de R$ 275,00, que é igual a R$ 825,00, totalizando R$ 915,00.

BNCC em foco:

EF05MA06, EF05MA07, EF05MA08

Autoavaliação

Na primeira questão, os estudantes poderão avaliar se conseguem estabelecer relações entre as representações fracionárias e decimais, verificando se conseguem escrever um número que está representado como fração e na forma decimal e vice-versa.

Na segunda questão, poderão avaliar se são capazes de operar com números na forma decimal e, consequentemente, se estão respeitando os valores posicionais para a realização dos cálculos.

MP280

Comentários para o professor:

Conclusão da Unidade 7

Conceitos e habilidades desenvolvidos nesta Unidade podem ser identificados por meio de uma planilha de avaliação da aprendizagem, como a que apresenta os principais objetivos, a seguir. O professor poderá copiá-la, fazendo os ajustes necessários, de acordo com sua prática pedagógica.

Ficha de avaliação e acompanhamento da aprendizagem

Nome: _____

Ano/Turma: _____ Número: _____ Data: _____

Professor(a): _____

Legenda de Desempenho: S: Sim N: Não P: Parcialmente

Tabela: equivalente textual a seguir.

Objetivos de aprendizagem

Desempenho

Observação

Sabe ler, escrever, comparar e ordenar números racionais na forma decimal?

_____

_____

Localiza números na forma decimal na reta numérica?

_____

_____

Efetua cálculos com porcentagem e os relaciona à representação fracionária?

_____

_____

Resolve problemas de adição e subtração com números racionais?

_____

_____

Resolve problemas de multiplicação e divisão com números racionais?

_____

_____

Resolve problemas envolvendo transformações entre as unidades de medida mais usuais de comprimento e de massa?

_____

_____

Interpreta e organiza dados apresentados em tabelas e gráficos?

_____

_____

Produz textos sobre os resultados de uma pesquisa?

_____

_____

Compreende e exercita o respeito às diferenças de opiniões e de propostas nos trabalhos em grupo?

_____

_____

Nos trabalhos em grupo, elabora propostas e as defende com argumentos plausíveis?

_____

_____