MP281
Introdução da Unidade 8
A abertura desta unidade proporciona aos estudantes explorarem elementos de localização referentes às representações de espaços. É um bom momento para verificar os conhecimentos que eles trazem de estudos anteriores e do convívio social.
Este volume encerra-se com estudos da Unidade Temática Geometria. Neles, são tratados conhecimentos relativos à utilização e à compreensão de diferentes representações para localizar objetos no plano. Entre essas representações, destacam-se: mapas, células em planilhas eletrônicas e coordenadas geográficas. As atividades envolvendo tais representações visam ao desenvolvimento das primeiras noções de coordenadas cartesianas. Outras atividades, também sobre Geometria, têm como objetivo favorecer a interpretação, descrição e representação da localização e da movimentação de objetos no plano cartesiano, indicando mudanças de direção e sentido.
Considera-se para a abordagem proposta que os estudantes tenham construído diferentes conhecimentos sobre a Unidade Temática que, neste momento, serão ampliados e aprofundados, na perspectiva de que constituam bases para estudos futuros, sobretudo aqueles a serem desenvolvidos no 6º ano. Assim, vale lembrar que as atividades propostas no 4º ano envolveram conhecimentos acerca da descrição de deslocamentos e da localização de pessoas e objetos no espaço, com o uso de malhas quadriculadas e representações em malhas e mapas. Já os estudos previstos para o 6º ano relativos à mesma Unidade Temática têm, entre outros, o objetivo de que os estudantes associem pares ordenados de números a pontos do plano cartesiano do 1º quadrante, em situações, por exemplo, de localização dos vértices de um polígono.
Ainda que a abordagem principal desta Unidade seja Geometria, há também atividades envolvendo Probabilidade e estatística. Essas atividades têm o objetivo de ampliar os conhecimentos construídos durante o 4º ano a respeito da análise de dados apresentados em tabelas e gráficos. Para isso, suscitam a necessidade de pesquisar dados e organizá-los em planilhas eletrônicas e em gráficos de linha, e de interpretar esses dados por meio de textos escritos sobre a finalidade da pesquisa e a síntese dos resultados. Pretende-se, dessa forma, que os estudantes construam os conhecimentos necessários para, no 6º ano, interpretarem e resolverem situações envolvendo dados de pesquisas em diferentes contextos e, ainda, que redijam textos sintetizando conclusões.
Cada página deste livro propõe um novo desafio ao professor e aos estudantes. De acordo com o conteúdo, as habilidades e os objetivos de aprendizagem que se pretende desenvolver nas seções, nos conteúdos apresentados e nas atividades, as possibilidades de dinâmicas em sala de aula variam e podem demandar uma organização individual, em duplas, em grupos ou coletiva. Além disso, elas requerem boas estratégias de gestão de tempo, de espaço e um planejamento prévio detalhado. Também é preciso estabelecer uma série de combinados que devem ser respeitados por todos, para garantir que os objetivos sejam alcançados.
Competências gerais favorecidas
2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
Competências específicas favorecidas
2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.
3. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.
5. Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.
6. Enfrentar situações-problema em múltiplos contextos, incluindo-se situações imaginadas, não diretamente relacionadas com o aspecto prático-utilitário, expressar suas respostas e sintetizar conclusões, utilizando diferentes registros e linguagens (gráficos, tabelas, esquemas, além de texto escrito na língua materna e outras linguagens para descrever algoritmos, como fluxogramas, e dados).
8. Interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente no planejamento e desenvolvimento de pesquisas para responder a questionamentos e na busca de soluções para problemas, de modo a identificar aspectos consensuais ou não na discussão de uma determinada questão, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.
MP282
UNIDADE 8. Localização
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos da Unidade
- Utilizar e compreender diferentes representações, como mapas de ruas, coordenadas geográficas, para a localização de objetos no plano, a fim de desenvolver as primeiras noções de coordenadas cartesianas.
- Utilizar a malha quadriculada para explorar mapas ou localizações de objetos no plano.
- Descrever trajetos.
- Interpretar, descrever e representar a localização ou movimentação de objetos no plano cartesiano (1º quadrante), utilizando coordenadas cartesianas, indicando mudanças de direção e de sentido e giros.
- Desenhar, nomear e comparar polígonos.
- Resolver problema que envolve adição de números que indicam medidas de comprimento.
- Interpretar dados apresentados em planilhas eletrônicas e gráficos de linhas.
- Organizar dados coletados em gráficos.
- Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas.
- Produzir e apresentar texto escrito com a síntese dos resultados de uma pesquisa.
BNCC em foco:
EF05MA07, EF05MA14, EF05MA15, EF05MA17, EF05MA19, EF05MA24, EF05MA25
MP283
Boxe complementar
Para refletir...
Vanessa, Roberto, Marcos e Beatriz marcaram de se encontrar dentro do parque. Veja a ilustração e descreva o local de encontro.
_____
PROFESSOR
Exemplo de resposta: Encontraram-se perto das mesas da lanchonete, em L6.A localização da barraca de sorvete pode ser indicada usando uma letra e um número. Marque com X a opção que indica a localização dessa barraca.
( ) M1
( ) C2
( ) A1
( ) B3
PROFESSOR
Resposta correta: A1Boxe complementar
MANUAL DO PROFESSOR
Nestas páginas, os estudantes poderão explorar elementos de localização referentes às representações de espaços. É um bom momento para verificar os conhecimentos que eles trazem de estudos anteriores e do convívio social.
Converse com os estudantes sobre a malha quadriculada com as letras e os números (coordenadas) que aparecem na representação. É importante eles perceberem que o uso de malhas quadriculadas e de coordenadas pode facilitar a localização de elementos em uma representação de espaços. Pergunte a eles se conhecem outra representação que envolva coordenadas. Caso seja possível, leve mapas ou guias de ruas em que as coordenadas são utilizadas.
Proponha aos estudantes que esclareçam o enigma dessa abertura: “Para quem o homem de camiseta branca, sobre a passarela, está acenando?”. Espera-se que eles percebam que o homem está acenando para o menino de camiseta vermelha.
Para refletir...
Explore os elementos da cena com os estudantes. Pergunte como eles podem identificar os quadrinhos da malha em que se encontra o brinquedo Xícara Maluca, que é onde as crianças tinham marcado de se encontrar, inicialmente. Espera-se que eles utilizem as coordenadas formadas por letra e número indicadas na malha: E7, F7, E8 e F8. Depois, peça que descrevam as coordenadas do local onde se encontraram.
Amplie a discussão fazendo outros questionamentos aos estudantes:
- Descreva a localização do brinquedo Barco usando esse mesmo tipo de indicação. (D4, E4).
- O que há em N4? (Uma fonte.)
- E em D6? (Um carrinho de pipoca.)
MP284
Localização com coordenadas
- Observe a cena e leia o que Vânia está dizendo.
- Será que Vânia sabe exatamente qual é o armário de Jane? Explique sua resposta.
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- Lídia está tentando adivinhar a posição de cada desenho feito por Caio na malha quadriculada.
Exemplo de desenho:
Lídia disse: posição D3.
Caio procurou na malha quadriculada a letra D e, em seguida, observou 3 quadrinhos acima. Então, ele disse a Lídia: “Você acertou a bola!”.
D3 indica o lugar em que a bola está nessa malha; isto é, indica sua localização.
- B2 indica a localização de qual desenho? Por quê?
_____
PROFESSOR
Resposta: Do pato. Exemplo de explicação: Porque, procurando na malha quadriculada a letra B e observando 2 quadrinhos acima, está o pato.
- Como podemos indicar a localização do carrinho?
_____
PROFESSOR
Resposta: A6
- Desenhe uma
folha
em um dos quadrinhos da malha e peça a um
colega
que adivinhe a localização da
folha
que você desenhou.
PROFESSOR
Resposta pessoal. Exemplo de resposta: E5.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos
- Utilizar e compreender diferentes representações para a localização de objetos no plano, a fim de desenvolver as primeiras noções de coordenadas cartesianas.
- Utilizar a malha quadriculada para explorar mapas ou localizações de objetos no plano.
Retome com os estudantes a noção de coordenadas. Ressalte que elas podem ser expressas por meio de uma letra e de um número. No caso, a letra corresponde à coluna, que indica a posição horizontal, e o número corresponde à linha, que indica o número de quadrinhos da malha que devemos “subir” (em relação à posição de leitura da página).
Atividade 1
Espera-se que os estudantes percebam que, com essa única informação, Vânia não consegue saber exatamente qual é o armário de Jane. Jane deveria ter dado mais informações.
Pergunte: “Que outra informação Jane poderia ter dado para que Vânia encontrasse o armário? Como você explicaria a localização dos outros armários a um colega?”. Por exemplo: Jane poderia ter dito que o armário dela é o 2º amarelo de cima para baixo.
Os estudantes devem perceber a necessidade de pontos de referência para orientar a localização de pessoas ou objetos.
Atividade 2
Peça aos estudantes que indiquem a localização do lápis (D2). No item c, oriente as duplas a darem dicas ao colega para descobrir em qual quadrinho está o desenho.
BNCC em foco:
EF05MA14
MP285
- Pinte em cada malha quadriculada apenas os quadrinhos que têm a localização indicada.
a)
b)
- Com o que se parece cada desenho que se formou após você pintar?
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes percebam que, no item a, o desenho se parece com a letra E; no item b, com a letra S. Fim da observação.- Márcia dividiu os estudantes de sua classe em 5 grupos para fazerem um trabalho sobre reciclagem. Ela anotou o nome dos componentes em uma planilha eletrônica. Veja a seguir.
Tabela: equivalente textual a seguir.
A |
B |
C |
D |
E |
|
---|---|---|---|---|---|
1 |
Grupo 1 |
Grupo 2 |
Grupo 3 |
Grupo 4 |
Grupo 5 |
2 |
Antônio |
Felipe |
Raquel |
Marcelo |
Carolina |
3 |
Valentina |
Clara |
Enzo |
Gustavo |
Joaquim |
4 |
Pedro |
Bruna |
Júlia |
Marina |
Flávio |
5 |
Luísa |
João |
Lorena |
Eduarda |
Marcos |
6 |
Carla |
Mateus |
Heloísa |
Artur |
Helena |
- Qual
letra
indica a
coluna
dos componentes do grupo 3? Quais são os componentes desse grupo?
_____
PROFESSOR
Resposta: Letra C; Raquel, Enzo, Júlia, Lorena e Heloísa.
- Bruna fará parte de qual grupo? Seu nome pode ser localizado em qual
coluna
e em qual linha?
_____
PROFESSOR
Resposta: Grupo 2; Coluna B e linha 4.
- Qual nome pode ser localizado em D6?
_____
PROFESSOR
Resposta: Artur.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3
Amplie a atividade e peça aos estudantes que, com base na pintura de quadrinhos, criem figuras ou escrevam a primeira letra do nome em uma folha de papel quadriculado. Em seguida, peça que troquem de folha com um colega, a fim de que cada um determine a localização dos quadrinhos do desenho criado pelo outro.
Atividade 4
Aproveite esta atividade para lembrar à turma que, nas planilhas eletrônicas, os registros das linhas e das colunas também são feitos com números e letras.
Explore mais esta atividade, solicitando aos estudantes que localizem outros nomes e indiquem o nome escrito em determinada coordenada. Por exemplo: “Qual nome pode ser localizado em A2?” (Antônio); “O nome Flávio pode ser localizado em qual coluna e em qual linha?” (E4).
BNCC em foco:
EF05MA14
MP286
- Para descrever a posição de lugares ou objetos com mais precisão, você pode usar uma malha quadriculada e nomear as linhas e as colunas a fim de indicar as coordenadas do local que pretende descrever.
- Desenhe, na malha quadriculada a seguir, uma representação com alguns lugares de sua cidade ou bairro. Você pode desenhar pontos turísticos, comércios, residências, praças etc. É importante que, no seu desenho, seja considerada a proximidade entre os lugares reais. Não se esqueça de indicar um título para o seu desenho.
PROFESSOR
Desenho pessoal.Representação de _____
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 5
Para a realização desta atividade, sugira aos estudantes que escolham pelo menos cinco pontos de interesse, por exemplo: casa, praça, shopping , padaria, mercado, escola etc. Depois, eles devem desenhar cada um desses pontos, utilizando um ou mais quadrinhos da malha quadriculada para cada referencial.
Caso os estudantes não se lembrem de nenhuma representação real, informe-os de que é possível criar um desenho utilizando a imaginação, mesmo que não represente fielmente a realidade.
Sugira que desenhem os pontos de interesse utilizando os quadrinhos por completo, para facilitar a realização da próxima atividade.
BNCC em foco:
EF05MA14
MP287
- Considere a representação que você desenhou na atividade 5 e reúna-se com um
colega
para fazer
esta
atividade. Você deverá indicar ao seu
colega
4 ou mais elementos de seu desenho para que ele os represente na malha que está no livro dele. Depois, ele também indicará 4 elementos ou mais do desenho
dele
para você representar na malha a seguir. Vocês deverão revelar os elementos por meio das coordenadas, por exemplo: há uma praça em J10, e uma escola localizada em F4 e G4.
PROFESSOR
Desenho pessoal.
Representação de _____
- Após representar os elementos, comparem os desenhos e verifiquem se fizeram as representações nos lugares corretos.
PROFESSOR
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 6
Depois de dividir a turma em duplas para a realização desta atividade, oriente-os a não mostrarem seu desenho para os colegas.
Deixe que os estudantes comparem e observem se houve alguma divergência entre o desenho que o primeiro colega desenhou e descreveu e o desenho que o segundo colega fez a partir das indicações. Esse tipo de reflexão para encontrar as divergências estimula o raciocínio espacial e matemático dos estudantes.
BNCC em foco:
EF05MA14; competência específica 6
MP288
Mapa de ruas
- Lílian mora na casa que fica na esquina da Rua das Amoreiras com a Rua Rosas Amarelas.
- Onde está localizada a casa de Lílian nesse mapa?
A letra B indica a coluna onde a Rua Rosas Amarelas está.
O número _____ indica a linha em que está a Rua das Amoreiras.
PROFESSOR
Resposta: 6A casa de Lílian localiza-se em _____.
PROFESSOR
Resposta: B6
- Lílian encontrou uma amiga em uma esquina localizada em A5 no mapa. Onde foi o encontro das duas amigas?
O encontro das duas amigas foi na esquina da _____ com a _____.
PROFESSOR
Resposta: Rua Avaliação; Rua Pedreira.
- Observe o mapa abaixo e complete.
- A Rua Arara está localizada em
_____.
PROFESSOR
Resposta: A1
- A esquina da Rua Pato com a Avenida Pardal está localizada em
_____.
PROFESSOR
Resposta: B1
- A Rua Arara está localizada em
_____.
Observação: Os elementos nesta página não estão representados em escala de tamanho. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos
- Utilizar e compreender mapa de ruas para a localização de objetos no plano, a fim de desenvolver as primeiras noções de coordenadas cartesianas.
- Utilizar a malha quadriculada para explorar mapas.
Estas páginas ampliam a exploração da leitura de mapas e a localização de ruas.
Aproveite o momento para verificar o grau de familiarização que os estudantes têm com o sistema de coordenadas e com o vocabulário próprio das orientações de localização já estudados em anos anteriores (à direita, à esquerda, acima, abaixo, ao lado, na esquina de tal rua com tal rua etc.). Enfatize que, em descrições de trajetos, é necessário imaginar-se no lugar da pessoa que está caminhando.
Atividades 1 e 2
Incentive os estudantes a estabelecerem pontos de referência em seu entorno a fim de se localizarem.
Promova atividades em que eles se situem no espaço, desloquem-se nele, deem e recebam instruções de localização.
Nestas atividades, as ruas estão dispostas em quadras, o que facilita a localização.
BNCC em foco:
EF05MA14
Sugestão de atividade
Mapa do bairro
Reúna os estudantes em duplas e providencie um mapa do bairro onde fica a escola, distribuindo uma cópia para cada dupla.
Nesta atividade, um dos estudantes deve escolher um local de partida e um de chegada, anunciando-os ao colega, que terá de indicar um caminho para ir de um ponto ao outro.
O caminho sugerido deve ser registrado em uma folha de papel e conferido pelo estudante que escolheu os locais de partida e de chegada.
MP289
- Siga a orientação do trajeto e descubra a localização.
Fábio estava na Avenida Pelicano e seguiu em direção à Praça Alegre. Ele virou à esquerda na Avenida Papagaio e seguiu em frente até avistar uma praça à direita.
Qual é a localização, na malha quadriculada, da praça que Fábio avistou no final de seu trajeto? _____
PROFESSOR
Resposta: E4.
- Observe o mapa abaixo e faça o que se pede.
- Indique com uma
letra
e um
número
o local do mapa em que a Rua Quarenta encontra a Rua Cinquenta.
_____
PROFESSOR
Resposta: G3.
- Indique com letras e números a localização do caminho mais curto que vai de uma extremidade à outra da Rua Vinte.
_____
PROFESSOR
Resposta: A4, B4 e C4 ou C4, B4 e A4.
Observação: Os elementos nesta página não estão representados em escala de tamanho. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3
Sugira aos estudantes que inventem novas questões de localização, com base no mapa apresentado, e discutam com os colegas os possíveis caminhos para ir de um ponto a outro. Por exemplo: “Uma pessoa estava no cruzamento da Avenida Ganso com a Avenida Papagaio e queria chegar à Praça Feliz. Que caminho ela pode ter feito?”. (Eles podem sugerir que a pessoa seguiu pela Avenida Ganso, tendo a Praça Bonita à sua direita, virou na segunda rua à esquerda e chegou à Praça Feliz).
Amplie a atividade perguntando aos estudantes como podem ser indicados uma localização e um trajeto em uma área rural, na qual em geral não há uma disposição de ruas como as dos guias para as áreas urbanas. É possível que digam que as referências podem ser elementos como morro, rio, vale etc.
Atividade 4
Peça aos estudantes que descrevam também o caminho que vai de uma extremidade à outra da Rua Trinta, utilizando coordenadas. Espera-se que eles respondam: E6, E5, E4, F4, F3 e F2 ou F2, F3, F4, E4, E5 e E6.
Aproveite para sugerir aos estudantes que criem perguntas sobre o caminho escolhido, como: “Esse caminho passa por quantas ruas ao todo? É possível obter um caminho mais curto que o escolhido?”.
Atividades como esta permitem ampliar o vocabulário relacionado à localização e a deslocamentos, além de desenvolver habilidades de leitura de mapas.
BNCC em foco:
EF05MA14
MP290
Trajetos
- Observe, abaixo, o trecho de um mapa e responda às questões.
- O caminho que Mariana fez para ir ao supermercado está pintado de verde. Represente por uma
letra
e um
número
a casa onde Mariana iniciou seu caminho e a região onde ela o terminou.
_____
PROFESSOR
Resposta: B1 e D4.
- Complete o quadro abaixo com o trajeto percorrido por Mariana, indicando todas as casas da malha quadriculada por onde ela passou.
- O caminho que Mariana fez para ir ao supermercado está pintado de verde. Represente por uma
letra
e um
número
a casa onde Mariana iniciou seu caminho e a região onde ela o terminou.
_____
Início: B1, _____, _____, _____, _____, _____
PROFESSOR
Resposta: B2; B3; B4; C4; D4Boxe complementar:
Desafio
Observe o mapa e responda às questões. Inês foi à casa de Maísa, que mora na Rua Júpiter, esquina com a Rua Marte, e fez o seguinte trajeto: saiu de casa, virou à esquerda e seguiu em frente pela Rua Mercúrio até a Rua Saturno; virou à direita e seguiu em frente até a Rua Terra, virou à esquerda e seguiu em frente até a Rua Marte. Depois virou à direita e seguiu em frente até a Rua Júpiter; virou à direita e à direita novamente.
CRÉDITO: GEORGE TUTUMI
Qual é a localização da casa de Maísa? E da casa de Inês? _____
PROFESSOR
Resposta: F2; A6.Fim do complemento.
Observação: Os elementos nesta página não estão representados em escala de tamanho. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos
- Utilizar e compreender diferentes representações para a localização de objetos no plano, a fim de desenvolver as primeiras noções de coordenadas cartesianas.
- Utilizar a malha quadriculada para explorar mapas e descrever trajetos.
Atividade 1
Sugira aos estudantes que descrevam outros caminhos possíveis para Mariana ir ao supermercado. Eles podem, por exemplo, registrar esta sequência de regiões que fazem parte do trajeto de Mariana: B1, C1, C2, C3, C4, D4.
Desafio
Primeiro, os estudantes precisam determinar a localização da casa de Inês. Para isso, eles devem observar o trajeto que ela fez e concluir que a casa dela fica em F2.
O local onde Inês finalizou seu caminho determina a posição da casa de Maísa, em A6.
Peça aos estudantes que registrem o trajeto feito por Inês usando a simbologia composta de letra e número (coordenadas). Espera-se que escrevam: B3, C3, D3, E3, F3, F2, F1 e E1.
BNCC em foco:
EF05MA14; competência geral 2; competência específica 6
MP291
Plano cartesiano
- Emerson traçou duas retas numeradas perpendiculares em uma malha quadriculada. Depois, ele representou alguns pontos nessa malha.
O ponto D foi representado no ponto de encontro das duas retas. Esse ponto é indicado pelo par ordenado (0, 0) e é chamado de origem.
- Que ponto pode ser indicado pelo par ordenado (5, 4)?
( ) B
( ) G
( ) F
( ) H
PROFESSOR
Resposta correta: F.
- O ponto E pode ser indicado por qual par ordenado?
( ) (0, 2)
( ) (2, 2)
( ) (3, 2)
( ) (4, 2)
PROFESSOR
Resposta correta: (2,2)
- Que ponto pode ser indicado pelo par ordenado (0, 5)?
( ) B
( ) G
( ) C
() H
PROFESSOR
Resposta correta: H.
- Represente, na imagem acima, os pontos I (6, 1) e J (1, 6).
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos
- Interpretar, descrever e representar a localização ou movimentação de objetos no plano cartesiano (1º quadrante), utilizando coordenadas cartesianas, indicando mudanças de direção e de sentido e giros.
- Utilizar coordenadas geográficas para descrever a movimentação de pessoas ou objetos.
- Desenhar, nomear e comparar polígonos.
Atividade 1
Aproveite esse momento para conversar com os estudantes sobre pares ordenados. Um par ordenado é formado por um par de números (no caso, de números naturais) cuja ordem dentro dos parênteses deve ser respeitada.
Por exemplo, na indicação do par ordenado (2, 3), o primeiro número (2) indica que ele se localiza no eixo horizontal e o segundo (3), no eixo vertical.
Para indicar o 5 no eixo horizontal e o 7 no eixo vertical, registramos o par ordenado (5, 7), que corresponde a um ponto do plano cartesiano associado a uma malha quadriculada. Nesse caso, partindo do ponto (0, 0), o par (5, 7) indica que devemos andar 5 quadrinhos para a direita e 7 para cima.
BNCC em foco:
EF05MA15
MP292
- Represente os seguintes pontos.
A (3, 3)
B (3, 5)
C (1, 5)
D (1, 1)
E (3, 1)
F (5, 1)
G (5, 3)
PROFESSOR
Exemplo de desenho:- Agora, faça o que se pede.
- Com uma régua, trace um segmento de reta unindo os pontos A e B. Depois, trace outros segmentos unindo os pontos B e C, C e D, D e E e, por fim, os pontos E e A. A figura que você obteve corresponde ao
contorno
de qual polígono?
_____
PROFESSOR
Resposta: Retângulo.
- Trace segmentos de reta unindo os pontos E e F, F e G e, por fim, os pontos G e A. Agora, você tem a representação dos
contornos
de quais figuras?
_____
PROFESSOR
Exemplo de resposta: De um quadrado e de um retângulo.
- Que outro segmento de reta poderia ser traçado de modo que seja
obtido
o
contorno
de um trapézio e o de um triângulo retângulo?
_____
PROFESSOR
Exemplo de resposta: O segmento de reta unindo os pontos B e G.
- Represente outros quatro pontos H,
I
, J e K, de modo que a figura
obtida
ao unir esses pontos seja o
contorno
de um paralelogramo não retângulo. Depois, indique as coordenadas desses pontos.
-
H:
_____
PROFESSOR
Exemplo de resposta: (5, 7) -
I
:
_____
PROFESSOR
Exemplo de resposta: (3, 7) -
J:
_____
PROFESSOR
Exemplo de resposta: (4, 5) -
K:
_____
PROFESSOR
Exemplo de resposta: (6, 5)
- Compare as suas representações com as de um
colega
e registre as diferenças entre elas.
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal.
-
H:
_____
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 2
Antes de iniciar a atividade, retome com os estudantes que segmento de reta é uma parte de uma reta delimitada por dois pontos, ou seja, tem um ponto inicial e um ponto final.
No item b, espera-se que os estudantes percebam que, além do retângulo já traçado, forma-se um quadrado, à direita do retângulo.
No item c, os estudantes devem traçar apenas um segmento de reta que, levando em consideração outros segmentos já traçados, forme um trapézio e, simultaneamente, um triângulo retângulo.
Após os estudantes traçarem o paralelogramo, reproduza os pontos indicados por alguns estudantes na lousa de modo que possam validar as coordenadas e o desenho obtido, para então registrarem as diferenças solicitadas no item e.
BNCC em foco:
EF05MA15, EF05MA17; competências específicas 3 e 6
MP293
- Observe a representação do bairro onde Joana mora. Cada linha representa uma rua desse bairro e cada quadrinho representa uma quadra.
A casa de Joana localiza-se em uma das esquinas próximas ao ponto de coordenadas (2, 1). Ela saiu de sua casa, seguindo o sentido norte, e caminhou por 4 quadras até o ponto A. Deu um giro de 90° e caminhou no sentido leste por 2 quadras, até o ponto B. Deu mais um giro de 90° e caminhou uma quadra no sentido norte até o ponto C.
- Agora, faça o que se pede.
- Identifique a casa de Joana e os pontos A, B e C na malha.
PROFESSOR
Resposta: J: casa de Joana
- Quais são as coordenadas dos pontos A, B e C?
_____
PROFESSOR
Resposta: A (2, 5), B (4,5) e C (4, 6).
- Trace o caminho de Joana até o ponto C.
- Depois, Joana continuou seu percurso passando pelos pontos D (9, 6) e E (9 ,3). Identifique, na malha, o percurso de Joana até o ponto E.
- Descreva abaixo o percurso de Joana do ponto E à casa dela, passando pelo ponto B.
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3
Antes de iniciar a atividade explore com a turma os elementos da malha. Peça aos estudantes que localizem o ponto (0, 0), o eixo horizontal, o eixo vertical etc.
Após essa exploração, chame a atenção dos estudantes para a ilustração da rosa dos ventos localizada à direta do mapa. Pergunte: “Vocês sabem o que é uma rosa dos ventos? Para que ela é utilizada? O que significam as letras N, L, O, S, NE, SE, SO e NO nela indicadas?”. Explique que a rosa dos ventos é um desenho que serve de instrumento para auxiliar a localização de determinado corpo ou objeto em relação a outro. A rosa dos ventos é um instrumento muito utilizado em bússolas, mapas, plantas de construções, maquetes etc. Comente que as letras N, L, O e S indicam, respectivamente, os sentidos norte, leste, oeste e sul; e que NE, SE, SO e NO indicam nordeste, sudeste, sudoeste e noroeste, respectivamente.
Após a realização da atividade, desenhe um plano cartesiano na lousa, semelhante ao da atividade. Peça a um estudante que represente os pontos J, A, B, C, D e E nesse plano. Depois, peça a outro estudante que trace o trajeto que Joana fez de J até E.
BNCC em foco:
EF05MA14, EF05MA15; competência geral 4; competência específica 3
MP294
Matemática em textos
Leia
Alguns governos estaduais e municipais disponibilizam, na internet ou em material impresso, imagens e mapas com informações sobre o turismo local. A imagem a seguir é disponibilizada pelo governo do estado de Alagoas com a indicação de diversos destinos turísticos do estado.
Disponível em: http://fdnc.io/eUy. Acesso em: 27 fev. 2021.
No detalhe da imagem representada acima, identificamos Maceió, que é a capital de Alagoas, e alguns municípios litorâneos desse estado.
Observação: Os elementos nesta página não estão representados em escala de tamanho. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos
- Explorar mapas para localizações no plano.
- Resolver problema que envolve adição de números que indicam medidas de comprimento.
Explore com os estudantes o mapa e seu destaque representados nesta página. Explore também o nome e a localização dos pontos turísticos apresentados no mapa, para que os estudantes se familiarizem com eles antes de resolverem as atividades. Por exemplo: Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedras e Barra de São Miguel.
Chame a atenção dos estudantes para o quadro com as distâncias e para a rosa dos ventos localizados na parte inferior, à esquerda do mapa. Explique que esse tipo de informação é muito comum em mapas turísticos, pois dá uma referência das distâncias entre um ponto, no caso, Maceió, e os pontos de interesse dos turistas.
BNCC em foco:
EF05MA14; competência geral 4; competências específicas 2 e 3
MP295
Responda
- O que está representado na imagem da página anterior?
_____
PROFESSOR
Resposta: Os destinos turísticos do estado de Alagoas.
- Há alguns números
nessa
imagem. A capital desse estado está próxima de quais números?
_____
PROFESSOR
Resposta: 5 e 6.
- Os municípios de Maragogi e Japaratinga estão próximos de qual número?
_____
PROFESSOR
Resposta: 1
Analise
- Juliana está em Maceió e pretende visitar o município de Porto de Pedras.
- Segundo o quadro com as distâncias, quantos quilômetros Juliana vai percorrer de Maceió até esse município?
_____
PROFESSOR
Resposta: 128 km
- Identifique, na imagem, uma possível estrada que Juliana deverá percorrer até chegar a Porto de Pedras. Se ela seguir por essa estrada, por quais outros 3 municípios ela passará?
_____
PROFESSOR
Exemplo de resposta: Paripueira, Barra de Santo Antônio e São Miguel dos Milagres.
- Segundo o quadro com as distâncias, quantos quilômetros Juliana vai percorrer de Maceió até esse município?
_____
- Um turista está em Maceió, pretende ir até Maragogi e, depois, para Barra de São Miguel, passando por Maceió. Quantos quilômetros ele vai percorrer nesse percurso?
_____
PROFESSOR
Resposta: 131 + 131 + 35 = 297PROFESSOR
Ele vai percorrer 297 km.
Aplique
Pesquise, na internet ou em locais turísticos de seu município ou estado, se há mapas ou imagens com a indicação de locais turísticos. Leve para a escola o material que você coletou e compartilhe com o professor e os colegas.
- Agora, registre abaixo os locais compartilhados: os que você não conhece e os que quer conhecer.
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Responda
Atividades 1, 2 e 3
Na atividade 1, pergunte aos estudantes como eles explicariam o que está representado no mapa.
Explore mais as atividades 2 e 3 pedindo aos estudantes que localizem alguns municípios que ficam próximos a alguns dos números indicados no mapa. Por exemplo: “Indique dois municípios próximos ao número 4 no mapa”. Possível resposta: Ipioca e Paripueira.
Analise
Atividades 1 e 2
Para responder às questões destas atividades, os estudantes terão de localizar o município citado no mapa e observar a distância que o separa da capital alagoana no quadro de distâncias.
Depois que os estudantes responderem ao item b da atividade 1, pergunte: “Qual é a estrada que passa por esses municípios?” (AL-101.).
Aplique
Se possível, leve para a sala de aula um mapa turístico do município ou do estado onde a escola se localiza. Ele deve conter indicações de locais turísticos com as distâncias entre esses locais.
Explore esse mapa com os estudantes e, depois, pergunte se já ouviram falar de algum dos locais indicados, se conhecem alguns dos pontos turísticos, se sabem as distâncias entre dois pontos turísticos etc.
BNCC em foco:
EF05MA07, EF05MA14, EF05MA19; competência geral 4; competências específicas 2, 3 e 8
MP296
Compreender informações
Pesquisar e organizar dados
- Beatriz pesquisou a medida da temperatura máxima prevista para os dias de uma semana de janeiro de 2023 que passaria em uma praia com sua família. Ela anotou as informações obtidas em uma planilha eletrônica.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Seg. |
Ter. |
Qua. |
Qui. |
Sex. |
Sáb. |
Dom. |
|
---|---|---|---|---|---|---|---|
Medida da temperatura máxima (° C) |
26 |
30 |
28 |
30 |
24 |
24 |
30 |
No céu... |
|
|
|
|
|
|
|
Beatriz também organizou essas informações em um gráfico de linhas, para visualizar mais facilmente a variação da medida da temperatura máxima prevista.
- Ajude Beatriz a terminar de organizar os dados no gráfico de linhas.
Fonte: Anotações de Beatriz (jan. 2023).
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos
- Interpretar dados apresentados em planilhas eletrônicas e gráficos de linhas.
- Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas.
- Produzir e apresentar texto escrito com a síntese dos resultados de uma pesquisa.
- Organizar dados coletados em gráficos.
Atividade 1
Explore a representação dos dados na planilha eletrônica, pedindo aos estudantes que identifiquem as linhas e as colunas. Retome a unidade de medida de temperatura usada (grau Celsius). Verifique o entendimento dos estudantes quanto aos ícones utilizados na terceira linha da planilha, procurando fazer com que os relacionem às temperaturas previstas.
Para completar o gráfico de linhas, oriente-os a transpor a temperatura prevista para cada dia em um ponto específico do gráfico e, em seguida, unir os pontos com segmentos de reta.
Aproveite a atividade e pergunte qual meio de organização dos dados eles consideram mais útil para auxiliar Beatriz a programar a sua semana na praia. Espera-se que eles digam que as anotações podem ser úteis com certa quantidade de informações. Para uma quantidade maior, a planilha eletrônica ilustrada traz uma informação visual, mas, no gráfico de linhas, as variações das temperaturas máximas previstas são mais facilmente visualizadas.
BNCC em foco:
EF05MA24, EF05MA25; competência geral 4; competências específicas 5 e 6
MP297
- Em qual período foi registrada a maior queda da medida da temperatura máxima prevista?
_____
PROFESSOR
Resposta: Entre quinta e sexta-feira.
- Em quais dias estão registrados os picos de medidas das temperaturas máximas?
_____
PROFESSOR
Resposta: Terça, quinta-feira e domingo.
- Escolha uma cidade onde você queira passar o próximo fim de semana e pesquise na internet as medidas das temperaturas
máximas
previstas nesse período para essa cidade.
- Anote no caderno as informações obtidas.
- Organize essas informações em um gráfico.
PROFESSOR
Respostas variáveis.
- Escreva um texto contando se a viagem
deve
acontecer ou não, com base nas informações organizadas no gráfico.
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 2
Esta pesquisa pode ser realizada em duplas, em um computador com acesso à internet, consultando sites que fornecem a previsão do tempo para os próximos dias, ou em jornais impressos que também forneçam esse tipo de informação (com restrição aos locais que podem ser pesquisados por se tratar de uma mídia impressa).
Em seguida, peça aos estudantes que organizem os dados em um gráfico, na malha quadriculada apresentada.
Ressalte a importância do texto produzido pelos estudantes com os resultados da pesquisa, considerando que numericamente os dados podem ser iguais, no entanto, podem indicar conclusões diferentes.
BNCC em foco:
EF05MA24, EF05MA25; competência geral 4; competências específicas 5 e 6
MP298
O que você aprendeu
- Márcio sairá com o carro de sua casa, localizada em A2, e irá ao banco, que está em H3.
PROFESSOR
Exemplo de pintura:
- Pinte um trajeto que Márcio pode fazer para ir de sua casa ao banco e descreva-o abaixo.
_____
PROFESSOR
Exemplo de trajeto: B2, B1, C1, D1, E1, F1, G1, G2 e G3.
- Orientando-se pelo mapa seguinte, responda às questões.
- Carlos disse que a casa de sua amiga Flávia está localizada em A3. Em que rua Flávia mora?
_____
PROFESSOR
Resposta: Pode ser na Rua Castanha-de-caju ou na Rua Amêndoas Doces.
- No mapa, onde se localiza a esquina da Rua Amêndoas Doces com a Rua Avelã?
_____
PROFESSOR
Resposta: C2.
Observação: Os elementos nesta página não estão representados em escala de tamanho. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivo
- Retomar os conceitos estudados.
A seção possibilita a sistematização dos conceitos desenvolvidos ao longo da Unidade, além de ser um instrumento para avaliação formativa.
Atividade 1
Espera-se que os estudantes percebam a facilidade em localizar pontos quando o mapa está sobre uma malha quadriculada.
Depois de validar os trajetos descritos pelos estudantes, mostre os trajetos que Márcio poderia ter feito.
- B2, B1, C1, D1, E1, F1, G1, G2 e G3;
- B2, B1, C1, D1, D2, D3, D4, E4, F4, G4 e G3;
- B2, B3, B4, C4, D4, E4, F4, G4 e G3;
- B2, B3, B4, C4, D4, D3, D2, D1, E1, F1, G1, G2 e G3.
Atividade 2
Espera-se que os estudantes percebam que o par formado por uma letra e um número, nesse caso, não é suficiente para localizar a rua em que Flávia mora. No caso, as coordenadas A3 (fornecidas no item a) remetem a duas ruas, sendo impossível localizar o endereço desejado sem o nome exato da rua.
BNCC em foco:
EF05MA14
MP299
Avaliação processual
- Observe o desenho na malha e descreva um trajeto que Pedro pode fazer para chegar ao tesouro.
_____
PROFESSOR
Exemplo de resposta: B1, B2, C2, D2, E2, E3, F3, G3, G4 e G5.- Indique as coordenadas dos pontos destacados.
A - _____
PROFESSOR
Resposta: (9, 1)B - _____
PROFESSOR
Resposta: (3, 4)C - _____
PROFESSOR
Resposta: (10, 0)D - _____
PROFESSOR
Resposta: (6, 3)E - _____
PROFESSOR
Resposta: (1, 2)F - _____
PROFESSOR
Resposta: (8, 6)G - _____
PROFESSOR
Resposta: (5, 2)H - _____
PROFESSOR
Resposta: (5, 5)I - _____
PROFESSOR
Resposta: (8, 3)J - _____
PROFESSOR
Resposta: (2, 1)K - _____
PROFESSOR
Resposta: (0, 6)Autoavaliação
- Consigo realizar leitura de mapas e utilizar coordenadas para indicar localizações?
PROFESSOR
Respostas pessoais. - Quais conteúdos deste ano preciso de ajuda para compreender? Quais conteúdos compreendo bem e podem ser ampliados no próximo ano?
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3
Se julgar oportuno, peça aos estudantes que pintem o caminho para ir até o tesouro.
Para explorar mais esta atividade, proponha aos estudantes que formem duplas. Depois, utilizando coordenadas, um deles descreve para o colega o caminho que escolheu, e o colega deve desenhar o caminho descrito por ele.
Atividade 4
Para explorar mais esta atividade, escreva na lousa outras coordenadas e peça aos estudantes que localizem os pontos correspondentes no plano apresentado no Livro do Estudante.
Autoavaliação
Na primeira questão, os estudantes devem avaliar como estão realizando a leitura de mapas e se conseguem utilizar as coordenadas para indicar localizações.
Para finalizar o ano, a segunda questão propõe uma análise geral. É possível que os estudantes não se recordem de tudo, mas os conteúdos mais significativos (adquiridos ou não) serão apontados, auxiliando nas futuras intervenções dos professores e na conscientização dos estudantes sobre a própria aprendizagem.
BNCC em foco:
EF05MA14, EF05MA15
MP300
Comentários para o professor:
Conclusão da Unidade 8
Conceitos e habilidades desenvolvidos nesta Unidade podem ser identificados por meio de uma planilha de avaliação da aprendizagem, como a que apresenta os principais objetivos, a seguir. O professor poderá copiá-la, fazendo os ajustes necessários, de acordo com sua prática pedagógica.
Ficha de avaliação e acompanhamento da aprendizagem
Nome: _____
Ano/Turma: _____ Número: _____ Data: _____
Professor(a): _____
Legenda de Desempenho: S: Sim N: Não P: Parcialmente
Tabela: equivalente textual a seguir.
MP301
Sugestão de ficha de autoavaliação do estudante
O processo de avaliação formativa dos estudantes pode incluir seminários ou atividades orais; rodas de conversa ou debates; relatórios ou produções individuais; trabalhos ou atividades em grupo; autoavaliação; encenações e dramatizações; entre muitos outros instrumentos e estratégias.
Além da ficha de avaliação e acompanhamento da aprendizagem, fichas de autoavaliação, como a reproduzida a seguir, também podem ser aplicadas ao final do bimestre sugerido ou quando julgar oportuno. O professor pode fazer os ajustes de acordo com as necessidades da turma.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Autoavaliação |
|||
---|---|---|---|
Nome: _____ |
|||
Marque um X em sua resposta para cada pergunta. |
Sim |
Mais ou menos |
Não |
1. Presto atenção nas aulas? |
_____ |
_____ |
_____ |
2. Pergunto ao professor quando não entendo? |
_____ |
_____ |
_____ |
3. Sou participativo? |
_____ |
_____ |
_____ |
4. Respeito meus colegas e procuro ajudá-los? |
_____ |
_____ |
_____ |
5. Sou educado? |
_____ |
_____ |
_____ |
6. Faço todas as atividades com capricho? |
_____ |
_____ |
_____ |
7. Trago o material escolar necessário e cuido bem dele? |
_____ |
_____ |
_____ |
8. Cuido dos materiais e do espaço físico da escola? |
_____ |
_____ |
_____ |
9. Gosto de trabalhar em grupo? |
_____ |
_____ |
_____ |
10. Respeito todos os meus colegas de turma, professores e funcionários? |
_____ |
_____ |
_____ |