MP302
Para terminar
Avaliação de resultado
Para encerrar o trabalho com este livro, faça as atividades a seguir com atenção.
- Beatriz propôs desafios a três amigos. Ajude cada um a responder a ela e represente a resposta com uma figura.
Marcos,
Quero ver se você sabe
Quero ver se você diz
Quanto preciso pegar
Para fazer uma receita com limão
Com um terço do que espremi?
Representação pictórica
Resposta: _____
PROFESSOR
Resposta: Precisa pegar 300 mL.Roberto,
Quero ver se você sabe
Quero ver se você diz
Quantos dias tem um quarto
Do mês que eu escolhi?
Representação pictórica
Resposta: _____
PROFESSOR
Resposta: do mês tem 7 dias.- Roberto criou um jogo chamado “Soma 20”, que consiste em virar 12 cartas numeradas, analisá-las por 1 minuto e escolher 3 cartas que somem 20. Veja as cartas que foram viradas em uma partida.
Como exemplo, Roberto marcou suas 3 cartas com X.
Quais trios de cartas cada participante pode ter escolhido para obter 20?
PROFESSOR
Possíveis respostas: 8 + 8 + 4; 14 + 4 + 2; 9 + 6 + 5; 8 + 7 + 5.MANUAL DO PROFESSOR
A seção traz atividades de verificação da aprendizagem, uma avaliação de resultado sob a perspectiva da avaliação formativa. É importante fazer a leitura coletivamente e incentivar os estudantes a retomarem o percurso e refletirem sobre as aprendizagens desenvolvidas ao longo do ano.
As atividades abordam as Unidades Temáticas Número, Álgebra, Geometria e Grandezas e medidas.
Comente que cada um deve fazer o seu registro, individualmente, expressando-se sem medo de errar, pois as respostas ajudarão também no planejamento do trabalho para o próximo ano letivo.
Atividade 1
Para esta atividade, é importante observar se os estudantes compreendem a leitura das charadas para que possam trabalhar com as grandezas e medidas e com os significados de fração como parte de um todo, que foi dividido em partes iguais, o significado de fração como medida, o significado de fração como a ideia de quociente e o significado de fração como operador.
Nesta proposta, os estudantes devem primeiro perceber que um terço de 900 mL corresponde a 300 mL, pois o total precisa ser dividido em 3 partes iguais, da qual se quer apenas uma, e ela corresponde à medida de 300 mL. Em seguida, os estudantes terão de observar o calendário e dizer a quantos dias corresponde um quarto do mês, chegando ao resultado de 7 dias.
BNCC em foco na dupla de páginas:
EF05MA01, EF05MA02, EF05MA03, EF05MA07, EF05MA10, EF05MA11, EF05MA14, EF05MA15, EF05MA16, EF05MA17
Atividade 2
Nesta atividade, os estudantes colocarão em jogo suas habilidades algébricas e de cálculo, pois terão de associar 3 cartas ao resultado 20, sem repetir e sem deixar sobrar. A correção e a observação do que eles registram é muito importante, pois, vencida a etapa de compreensão do que se deve fazer, eles precisam adicionar os valores de 3 cartas para obter 20. Aqui, diversas combinações são possíveis, na ordem da escrita das cartas (parcelas).
Está correto se houver mudança na posição das cartas, desde que todas sejam usadas e a soma de 3 delas sempre resulte em 20. Posteriormente, pode-se explicitar as propriedades da igualdade, explorando o significado de equivalente do sinal de igualdade.
MP303
- Vanessa propôs aos colegas o jogo “Quem sou eu?”. Associe cada ficha abaixo com uma figura não plana do tabuleiro abaixo. Dê o nome da figura e a localização dela (linha e coluna) no tabuleiro.
Marcos: Quem sou eu?
Sou um corpo redondo.
Não tenho vértice.
Tenho duas bases iguais formadas por círculos.
Beatriz: Quem sou eu?
Sou um poliedro.
Todas as minhas faces laterais são formadas por triângulos.
Tenho apenas uma base hexagonal.
Roberto: Quem sou eu?
Sou um poliedro com duas bases iguais e triangulares.
Minhas faces laterais são retângulos.
Tenho 6 vértices no total.
_____
PROFESSOR
Resposta: Marcos: cilindro, coordenadas B2; Beatriz: pirâmide de base hexagonal, coordenadas A3; Roberto: prisma de base triangular, coordenadas C3.- Marcos escreveu vários números. Fez uma charada para cada amigo, de modo que eles indicassem de qual número se tratava. Ajude-os a descobrir os números, depois escreva-os por extenso em ordem crescente.
92.740
105.952
6.339
635.932
1.534.672
10.387
62.431
105.259
Tabela: equivalente textual a seguir.
Beatriz |
Roberto |
Vanessa |
---|---|---|
Tenho 5 ordens. Tenho aproximadamente sessenta mil unidades. Que número é esse? |
Sou a menor quantidade formada por 6 ordens. Que número é esse? |
Sou um número de 5 ordens que está mais próximo de 100 mil. Que número é esse? |
_____ |
_____ |
_____ |
PROFESSOR
Resposta: 62.431; 105.259; 92.740.MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3
Nesta atividade, os estudantes devem mobilizar seus conhecimentos geométricos sobre as propriedades de figuras planas e figuras espaciais, bem como a localização de objetos no plano cartesiano, indicando a coordenada de um elemento.
Para encontrar cada uma das figuras espaciais, a partir de suas propriedades e atributos, os estudantes devem retomar a possibilidade de dividir inicialmente as figuras espaciais em dois grandes grupos: corpos redondos e poliedros (prismas e pirâmides), pois todas as dicas começam mobilizando esse conhecimento.
Atividade 4
Para esta atividade, os estudantes terão de mobilizar seus conhecimentos sobre o sistema de numeração decimal, suas propriedades, bem como os critérios para arredondamento de quantidades, comparação de valores e escrita na ordem crescente.
Entre as quantidades escritas, devem perceber que há várias opções de números com 5 ordens e duas classes, porém apenas o 62.431 está mais próximo de 60 mil unidades. Depois, deverão comparar todos os números com 6 ordens para chegarem ao 105.259, respondendo ao critério de ser a menor quantidade com essa característica (6 ordens). Por fim, devem encontrar o número 92.740, por ser o único de 5 ordens mais próximo de 100 mil.