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Carta ao aluno

Caro estudante,

Por meio dessa coleção você vai trilhar diferentes aventuras, a fim de descobrir, pesquisar, experimentar, produzir, compartilhar e continuar a investigação. Nessa jornada, você poderá contar com o apoio e o conhecimento de seus colegas para alcançar novas descobertas sobre várias questões que fazem parte da atualidade e da vida em família, social e no mundo.

A obra traz a integração da área do conhecimento de Linguagens com os componentes curriculares de Ciências Humanas.

Nessa caminhada, você vai utilizar os conhecimentos e as experiências já adquiridas em outros anos e em sua vida. Vai desenvolver novas habilidades, conhecer ferramentas e criar estratégias para fazer escolhas não só como estudante, mas em sua vida pessoal e também como cidadão, protagonista das mudanças do local onde vive e do mundo. Você vai analisar, com seus colegas, problemas atuais e propor soluções para a comunidade local e a global.

Esperamos que você tenha uma ótima jornada!

A autora

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Conheça seu livro

Neste livro, você realizará quatro projetos. Em cada um deles, você receberá uma missão a ser cumprida.

Em cada projeto, você passará por seis etapas:

  1. Ponto de partida

    Apresenta o tema do projeto, por meio de discussões coletivas e leituras de textos.

  1. Vamos pesquisar?

    Propõe atividade de pesquisa em meios impressos e digitais, de maneira que você colha informações necessárias para resolver a situação-problema. Traz sempre o boxe Hora de escrever!, para que registre as informações pesquisadas.

  1. Experimentando

    Envolve discussão em grupo, testagem e experimentação de possíveis soluções para a situação-problema.

  1. Hora de produzir!

    Momento de produzir a solução para a situação-problema definida na etapa anterior.

  1. Compartilhando as descobertas

    Etapa de compartilhamento da solução produzida em grupo para os demais colegas da sala e, eventualmente, para públicos maiores, como a comunidade.

  1. O que aprendemos?

    Convida os alunos a fazerem uma autoavaliação, uma avaliação do grupo e uma avaliação coletiva do projeto.

    Ao longo dos projetos, aparecem também os boxes:

    Ampliando a investigação

    Amplia as informações apresentadas e traz curiosidades sobre o assunto abordado no projeto.

    Pensamento computacional

    Informa as habilidades do pensamento computacional que estão sendo praticadas na atividade, como organizar informações e selecionar as que são relevantes, reconhecer características comuns entre problemas e escrever instruções para solucioná-los.

Ícones

Conheça os ícones das atividades presentes nesta coleção e o que significam:

Imagem: Ícone: Atividade oral, composto pela ilustração da silhueta de duas pessoas observando a silhueta de uma pessoa atrás de um púlpito. Acima dela há um balão de fala. Fim da imagem.

Atividade oral

Imagem: Ícone: Atividade em grupo, composto pela ilustração de três silhuetas brancas dentro de um quadrado vermelho. Fim da imagem.

Atividade em grupo

Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo, composto pela ilustração de um livro aberto dentro de um quadrado vermelho. Fim da imagem.

Atividade no diário de bordo

Imagem: Ícone: Desenho, composto pela ilustração de um lápis e riscos dentro de um quadrado vermelho. Fim da imagem.

Desenho

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Sumário

O que eu vou aprender?, p. 6

Projeto 1 - Quem conta um conto aumenta um ponto?, p. 8

Etapa 1 – Ponto de partida, p. 13

Etapa 2 – Vamos pesquisar?, p. 19

Etapa 3 – Experimentando, p. 21

Etapa 4 – Hora de produzir!, p. 24

Etapa 5 – Compartilhando as descobertas, p. 25

Etapa 6 – O que aprendemos?, p. 26

Para continuar a investigação, p. 27

Projeto 2 - O que será que vai acontecer se a água potável acabar?, p. 28

Etapa 1 – Ponto de partida, p. 33

Etapa 2 – Vamos pesquisar?, p. 37

Etapa 3 – Experimentando, p. 40

Etapa 4 – Hora de produzir!, p. 44

Etapa 5 – Compartilhando as descobertas, p. 45

Etapa 6 – O que aprendemos?, p. 46

Para continuar a investigação, p. 47

Projeto 3 - Qual é o segredo de ser um campeão?, p. 48

Etapa 1 – Ponto de partida, p. 53

Etapa 2 – Vamos pesquisar?, p. 58

Etapa 3 – Experimentando, p. 60

Etapa 4 – Hora de produzir!, p. 62

Etapa 5 – Compartilhando as descobertas, p. 63

Etapa 6 – O que aprendemos?, p. 64

Para continuar a investigação, p. 65

Projeto 4 - O que podemos fazer para que os animais não sejam extintos?, p. 66

Etapa 1 – Ponto de partida, p. 70

Etapa 2 – Vamos pesquisar?, p. 76

Etapa 3 – Experimentando, p. 80

Etapa 4 – Hora de produzir!, p. 84

Etapa 5 – Compartilhando as descobertas, p. 85

Etapa 6 – O que aprendemos?, p. 86

Para continuar a investigação, p. 87

Vamos pensar sobre tudo o que aprendemos?, p. 88

Competências e habilidades, p. 90

Referências bibliográficas, p. 96

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O que eu vou aprender?

  1. Responda às questões e discuta-as com seus colegas.
  1. Projeto 1 – Quem conta um conto aumenta um ponto?
  1. Você gosta de ler e de contar histórias?

    _____

  1. As histórias que você conhece apresentam diversidade de culturas?

    _____

  1. As tecnologias digitais influenciam as histórias?

    _____

  1. Quando alguém conta uma história, ela pode ser modificada?

    _____

Imagem: Ilustração. Uma menina negra com cabelos presos com maria chiquinha, usando uma blusa de mangas compridas, saia azul e sapatilhas vermelhas. Ela está em pé, com as mãos estendidas para cima e sorrindo.  Fim da imagem.
  1. Projeto 2 – O que será que vai acontecer se a água potável acabar?
  1. Quais são os tipos de água disponíveis no planeta?

    _____

  1. Por que a água é importante para a vida?

    _____

  1. Quais são os problemas socioambientais relacionados à água?

    _____

  1. De que maneira você contribui para o consumo e a poluição da água?

    _____

Imagem: Ilustração. Um menino indígena com o rosto pintado, usando saia. Ele sorri com os olhos fechados, estendendo o dedo indicador para cima. Fim da imagem.

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Projeto 3 – Qual é o segredo de ser um campeão?

  1. O que é ser um campeão?

    _____

  1. Você conhece histórias de vida de pessoas que se tornaram campeãs?

    _____

  1. Como você lida com os sentimentos de ganhar e perder?

    _____

  1. O que é trabalhar em equipe?

    _____

Imagem: Ilustração. Uma menina com cabelos loiros e preso em rabo de cavalo, usando camiseta vermelha, short branco, meião e tênis. Ela corre com os pés e os olhas na direção de uma bola de futebol.  Fim da imagem.
  1. Projeto 4 – O que podemos fazer para que os animais não sejam extintos?
  1. Você sabe quais animais do Brasil estão ameaçados de extinção?

    _____

  1. O que é um bioma? Quais são os biomas brasileiros?

    _____

  1. Qual é o papel dos animais no equilíbrio do meio ambiente?

    _____

  1. Quais são os impactos das ações do ser humano na natureza?

    _____

Imagem: Ilustração. Um menino negro, usando chapéu xadrez, camiseta, short e tênis. Ele segura com a mão esquerda uma folha de papel escrita, e com a mão direita óculos escuros sobre os olhos.  Fim da imagem.
  1. Responda no diário de bordo:
    1. O que já sei?
    1. O que quero aprender?
    1. O que me despertou mais a curiosidade?