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Carta ao aluno
Caro estudante,
Por meio dessa coleção você vai trilhar diferentes aventuras, a fim de descobrir, pesquisar, experimentar, produzir, compartilhar e continuar a investigação. Nessa jornada, você poderá contar com o apoio e o conhecimento de seus colegas para alcançar novas descobertas sobre várias questões que fazem parte da atualidade e da vida em família, social e no mundo.
A obra traz a integração da área do conhecimento de Linguagens com os componentes curriculares de Ciências Humanas.
Nessa caminhada, você vai utilizar os conhecimentos e as experiências já adquiridas em outros anos e em sua vida. Vai desenvolver novas habilidades, conhecer ferramentas e criar estratégias para fazer escolhas não só como estudante, mas em sua vida pessoal e também como cidadão, protagonista das mudanças do local onde vive e do mundo. Você vai analisar, com seus colegas, problemas atuais e propor soluções para a comunidade local e a global.
Esperamos que você tenha uma ótima jornada!
A autora
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Conheça seu livro
Neste livro, você realizará quatro projetos. Em cada um deles, você receberá uma missão a ser cumprida.
Em cada projeto, você passará por seis etapas:
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Ponto de partida
Apresenta o tema do projeto, por meio de discussões coletivas e leituras de textos.
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Vamos pesquisar?
Propõe atividade de pesquisa em meios impressos e digitais, de maneira que você colha informações necessárias para resolver a situação-problema. Traz sempre o boxe Hora de escrever!, para que registre as informações pesquisadas.
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Experimentando
Envolve discussão em grupo, testagem e experimentação de possíveis soluções para a situação-problema.
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Hora de produzir!
Momento de produzir a solução para a situação-problema definida na etapa anterior.
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Compartilhando as descobertas
Etapa de compartilhamento da solução produzida em grupo para os demais colegas da sala e, eventualmente, para públicos maiores, como a comunidade.
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O que aprendemos?
Convida os alunos a fazerem uma autoavaliação, uma avaliação do grupo e uma avaliação coletiva do projeto.
Ao longo dos projetos, aparecem também os boxes:
Ampliando a investigação
Amplia as informações apresentadas e traz curiosidades sobre o assunto abordado no projeto.
Pensamento computacional
Informa as habilidades do pensamento computacional que estão sendo praticadas na atividade, como organizar informações e selecionar as que são relevantes, reconhecer características comuns entre problemas e escrever instruções para solucioná-los.
Ícones
Conheça os ícones das atividades presentes nesta coleção e o que significam:
Atividade oral
Atividade em grupo
Atividade no diário de bordo
Desenho
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Sumário
O que eu vou aprender?, p. 6
Projeto 1 - Quem conta um conto aumenta um ponto?, p. 8
Etapa 1 – Ponto de partida, p. 13
Etapa 2 – Vamos pesquisar?, p. 19
Etapa 3 – Experimentando, p. 21
Etapa 4 – Hora de produzir!, p. 24
Etapa 5 – Compartilhando as descobertas, p. 25
Etapa 6 – O que aprendemos?, p. 26
Para continuar a investigação, p. 27
Projeto 2 - O que será que vai acontecer se a água potável acabar?, p. 28
Etapa 1 – Ponto de partida, p. 33
Etapa 2 – Vamos pesquisar?, p. 37
Etapa 3 – Experimentando, p. 40
Etapa 4 – Hora de produzir!, p. 44
Etapa 5 – Compartilhando as descobertas, p. 45
Etapa 6 – O que aprendemos?, p. 46
Para continuar a investigação, p. 47
Projeto 3 - Qual é o segredo de ser um campeão?, p. 48
Etapa 1 – Ponto de partida, p. 53
Etapa 2 – Vamos pesquisar?, p. 58
Etapa 3 – Experimentando, p. 60
Etapa 4 – Hora de produzir!, p. 62
Etapa 5 – Compartilhando as descobertas, p. 63
Etapa 6 – O que aprendemos?, p. 64
Para continuar a investigação, p. 65
Projeto 4 - O que podemos fazer para que os animais não sejam extintos?, p. 66
Etapa 1 – Ponto de partida, p. 70
Etapa 2 – Vamos pesquisar?, p. 76
Etapa 3 – Experimentando, p. 80
Etapa 4 – Hora de produzir!, p. 84
Etapa 5 – Compartilhando as descobertas, p. 85
Etapa 6 – O que aprendemos?, p. 86
Para continuar a investigação, p. 87
Vamos pensar sobre tudo o que aprendemos?, p. 88
Competências e habilidades, p. 90
Referências bibliográficas, p. 96
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O que eu vou aprender?
- Responda às questões e discuta-as com seus colegas.
- Projeto 1 – Quem conta um conto aumenta um ponto?
- Você
gosta
de ler e de contar histórias?
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- As histórias que você conhece apresentam diversidade de culturas?
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- As tecnologias digitais influenciam as histórias?
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- Quando alguém conta uma história, ela pode ser modificada?
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- Projeto 2 – O que será que vai acontecer se a água potável acabar?
- Quais são os tipos de água disponíveis no planeta?
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- Por que a água é importante para a vida?
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- Quais são os problemas
socioambientais
relacionados à água?
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- De que maneira você contribui para o consumo e a poluição da água?
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Projeto 3 – Qual é o segredo de ser um campeão?
- O que é ser um campeão?
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- Você conhece histórias de vida de pessoas que se
tornaram
campeãs?
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- Como você lida com os sentimentos de ganhar e perder?
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- O que é trabalhar em equipe?
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- Projeto 4 – O que podemos fazer para que os animais não sejam extintos?
- Você sabe quais animais do Brasil estão ameaçados de extinção?
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- O que é um bioma? Quais são os biomas brasileiros?
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- Qual é o papel dos animais no equilíbrio do meio ambiente?
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- Quais são os impactos das ações do ser humano na natureza?
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- Responda no diário de bordo:
- O que já sei?
- O que quero aprender?
- O que me despertou mais a curiosidade?