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Projeto 4. O que podemos fazer para que os animais não sejam extintos?

Imagem: Ilustração em Página dupla. À esquerda, um coreto de madeira com diversas crianças, segurando celulares, máquina fotográficas, mapas, binóculos e lunetas. Ao lado, um tucano em um galho de árvore, um tamanduá, um veado, uma capivara no campo verde. Ao lado, um lago. À direita, uma onça pintada em cima de um galho de árvore. Abaixo, uma arara em um galho de planta e três capivaras no lago. Fim da imagem.

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Imagem: Ícone dos três braços estendidos. Fim da imagem.

Observe a imagem e, em seguida, converse com seu professor e seus colegas:

  1. Onde estão as crianças?
  1. O que elas estão fazendo?
  1. Quais são os animais da imagem?
  1. O que alguns desses animais podem ter em comum?

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Olá, detetives!

Eu tenho uma missão especial para vocês.

Vocês sabiam que alguns animais da fauna brasileira estão em risco de extinção?

No Brasil, há mais de 120 mil espécies de animais reunidos em seis biomas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal.

Já são 1.173 espécies ameaçadas. Por isso, precisamos investigar um importante problema em busca de uma solução:

O que podemos fazer para que os animais não sejam extintos?

Acompanhem a seguir todos os detalhes desta missão.

Boa jornada!

Chefe da Agência dos Detetives Mirins (ADM).

Imagem: Ilustração. Um menino negro, usando chapéu xadrez, camiseta, short e tênis. Ele segura com a mão esquerda uma lupa, olhando para frente com um sorriso. Ao redor, borda azul com espiral amarela à esquerda. Há uma um pedaço de fita rosa, amarela e verde na parte superior e rosa, amarela e laranja à direita. Fim da imagem.

Objetivos da missão

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Materiais necessários

Para cumprir sua missão, você precisará de um diário de bordo para fazer suas anotações. Escolha também outros materiais que podem lhe ajudar.

Imagem: Ilustração. À esquerda, uma mochila, uma garrafa de água, uma banana, uma maçã e uma fatia de pão. Um binóculo, um capacete, na frente uma lupa, uma lanterna, uma roupa dobrada, um lápis. À direita, um tênis e uma bússola.  Fim da imagem.

Cronograma da missão

Anote em seu diário de bordo quando serão feitas as etapas da missão:

Etapa 1 – Ponto de partida

_____ /_____/_____

Etapa 2 – Vamos pesquisar?

_____ /_____/_____

Etapa 3 – Experimentando

_____ /_____/_____

Etapa 4 – Hora de produzir!

_____ /_____/_____

Etapa 5 – Compartilhando as descobertas

_____ /_____/_____

Etapa 6 – O que aprendemos?

_____ /_____/_____

Competências gerais, competências específicas e habilidades

Nesta jornada, você será capaz de desenvolver muitas competências e habilidades. A descrição de cada uma encontra-se ao final do volume, na página 90.

Competência gerais: 1, 2, 4, 7.

Competência específica de Linguagens: 3.

Competência específica de Ciências Humanas: 3.

Habilidades de Língua Portuguesa: (EF15LP01), (EF15LP02), (EF15LP03), (EF15LP04), (EF15LP05), (EF15LP06), (EF15LP07), (EF15LP08), (EF35LP03), (EF35LP04), (EF04LP19), (EF04LP20), (EF35LP17), (EF04LP22), (EF04LP23).

Habilidade de Geografia: (EF04GE11)

Política Nacional de Alfabetização (PNA): fluência em leitura oral; desenvolvimento de vocabulário; compreensão de textos; produção de escrita.

Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.

Com base nos objetivos da missão e nas informações que você leu até agora, anote em seu caderno os assuntos que quer aprender ou sobre os quais ficou curioso. No fim do projeto, você pode reler as anotações.

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Etapa 1 Ponto de partida

Olá, detetives!

Vocês se lembram do problema apresentado?

O que podemos fazer para que os animais não sejam extintos?

Para ajudá-los a compreender melhor sua missão, separei dois textos e algumas questões que podem auxiliar em sua investigação.

Boa leitura!

Chefe da Agência dos Detetives Mirins (ADM).

Imagem: Ilustração. Um menino negro, usando chapéu xadrez, camiseta, short e tênis. Ele está em pé com a mão fechada em punho com o braço na frente do corpo e o braço esquerdo estendido para frente. Ao redor, borda azul com espiral amarela à esquerda. Há uma um pedaço de fita rosa, amarela e verde na parte superior e rosa, amarela e laranja à direita. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.
  1. Antes da leitura do primeiro texto sobre um dos animais ameaçados de extinção, discuta com o professor e seus colegas detetives:
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo. Fim da imagem.
  1. Junto com o professor e os colegas detetives, leia o texto a seguir.

    Arara

    Introdução

    A arara é uma ave conhecida pelo colorido de suas penas. Ela é parente próxima do papagaio. Existem várias espécies de arara. Entre as mais conhecidas estão a arara-azul-grande, a arara-canindé, a arara-vermelha e a arara-militar.

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Imagem: Fotografia. Duas araras com cabeça vermelha e asas coloridas. Elas então sobre um galho abraçadas.  Fim da imagem.

LEGENDA: A araracanga é um dos vários tipos de arara (comprimento aproximado: 90 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Duas araras azuis com peito amarelo e bico preto.  Fim da imagem.

LEGENDA: Arara-canindé( Ara ararauna, comprimento aproximado: 85 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma arara com corpo verde, asas coloridas e bico achatado. Fim da imagem.

LEGENDA: A arara-militar-grande está entre as maiores espécies de arara (comprimento aproximado: 80 cm). FIM DA LEGENDA.

Onde vive a arara

A arara distribui-se pelas Américas do Sul e Central, bem como pela região tropical da América do Norte. Ela vive em florestas tropicais e equatoriais. No Brasil, podemos encontrar espécies de arara no Cerrado, no Pantanal, na Floresta Amazônica e na região da Mata Atlântica.

Imagem: Fotografia. Uma arara azul com bico preto.  Fim da imagem.

LEGENDA: Uma arara no Pantanal (Arara azul do Pantanal, comprimento aproximado: 100 cm). FIM DA LEGENDA.

Características físicas e comportamento

A arara pode chegar a 1 metro de comprimento. Ela tem bico forte, língua carnosa e cauda longa em forma de espada. Araras não voam muito bem. Seus voos geralmente são curtos. Entretanto, elas se movem agilmente entre os galhos das árvores, graças ao formato das patas, com quatro dedos formando uma pinça, e ao bico em forma de gancho.

A alimentação das araras consiste em frutas, sementes, larvas, flores e brotos. O bico forte dessas aves permite que elas quebrem os frutos mais duros e escavem o tronco das árvores para comer larvas de insetos. Em cativeiro, elas comem principalmente amendoim, sementes de girassol, milho, banana, mamão, coco e laranja.

Para comunicar-se entre si, as araras emitem sons estridentes. Elas também podem imitar a voz humana e os sons de outros animais.

Imagem: Fotografia. Duas araras com cabeça vermelha e asas coloridas. Elas estão voando. Fim da imagem.

LEGENDA: Araracanga (comprimento aproximado: 90 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma arara azul, com pico preto segurando um grão no bico.  Fim da imagem.

LEGENDA: Com seu bico forte, a arara-azul-grande consegue quebrar cascas duras de sementes e castanhas. FIM DA LEGENDA.

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Reprodução

As araras vivem em pequenos grupos que, na época de reprodução, se dividem em casais. Elas fazem ninhos no oco de árvores ou nos buracos de barrancos. Essas aves costumam ter uma ninhada por ano. A fêmea põe de dois a três ovos, e os filhotes nascem de 30 a 35 dias depois. Com seis meses de idade, as araras já são animais adultos. Elas podem viver sessenta anos ou mais.

Aves ameaçadas

Muitas espécies de araras estão ameaçadas de extinção. Elas sofrem com a devastação de seu habitat natural, com a caça e com o comércio clandestino. A arara-azul-pequena, por exemplo, é considerada extinta por muitos pesquisadores, pois não é avistada na natureza há mais de oitenta anos.

Imagem: Fotografia. Uma arara azul com bico preto, com as asas abertas voando.  Fim da imagem.

LEGENDA: A arara-azul é um dos animais das florestas brasileiras em perigo de extinção (comprimento aproximado: 100 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma arara vermelha com penas coloridas, com as asas abertas voando.  Fim da imagem.

LEGENDA: A arara é muito caçada por causa de suas belas penas coloridas. Por isso, algumas espécies já se encontram extintas. Araracanga (comprimento aproximado: 90 cm). FIM DA LEGENDA.

FONTE: Arara. In: Britannica Escola. 2021. Disponível em: http://fdnc.io/gvk. Acesso em: 25 jan. 2021.

  1. O texto que vocês acabaram de ler é um verbete enciclopédico. Sobre ele, responda:
  1. Qual parece ser a função de um verbete enciclopédico?
  1. Para quem foi escrito?
  1. De que maneira o texto está estruturado?

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Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Confirmou-se o que já sabiam ou imaginavam sobre a arara?
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Identifiquem no mapa em quais biomas do Brasil vive a arara. Depois, anotem em seu diário de bordo.
Imagem: Mapa. Biomas brasileiros.  Legenda. Biomas: Amazônia: Representado pela cor verde escura, compreendendo os estados do norte do Brasil.  Caatinga: Representado pela cor laranja claro, compreendendo os estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. Oeste de Pernambuco, Alagoas, Sergipe. Centro da Bahia e leste do Piauí. Norte de Minas Gerais.  Cerrado: Representado pela cor laranja escura, compreendendo os estados de Goiás, Tocantins e Maranhão. Oeste do Piauí, Bahia, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Norte do Mato Grosso. Centro de São Paulo e norte do Paraná. Norte do Paraná. Mata Atlântica: Representado pela cor verde claro, compreendendo o norte do Rio Grande do Sul. Todo o estado de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo. Norte do Mato Grosso do Sul e Goiás e litoral da Bahia, Sergipe e Alagoas.  Pampa: Representado pela cor roxa, compreendendo o Sul do Rio Grande do Sul. Pantanal: Representado pela cor lilás, compreendendo o oeste do Mato Grosso do Sul e norte do Mato Grosso.  No canto direito à esquerda, apresentação da rosa dos ventos e escala de 0 a 320 km.  Fim da imagem.

FONTE: IBGE, 2019.

Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Quais são as principais características físicas da arara? Ela é parecida com outros pássaros que vocês conhecem? Quais seriam eles?

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  1. As araras alimentam-se predominantemente de vegetais ou animais? Justifiquem suas respostas.

_____

  1. O tamanho-padrão da arara é 1 metro de comprimento. Mostrem para os colegas quanto vocês acham que essa medida representa.

    _____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Com a ajuda do professor, meçam o comprimento de vocês em metros. Calculem no diário de bordo o quanto a arara é maior ou menor que vocês e contem para os colegas.
  1. Qual é a finalidade das imagens no texto?

    _____

  1. Por que muitas espécies de araras estão ameaçadas de extinção?

    _____

  1. As araras vivem em pequenos grupos que, na época de reprodução, se dividem em casais. Elas fazem ninhos no oco de árvores ou nos buracos de barrancos. Essas aves costumam ter uma ninhada por ano. A fêmea põe de dois a três ovos, e os filhotes nascem de 30 a 35 dias depois. Com seis meses de idade, as araras já são animais adultos. Elas podem viver sessenta anos ou mais. Se uma arara fêmea morre de forma não natural, o que isso provoca no meio ambiente?

    _____

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  1. O que pode acontecer se as araras forem extintas?

_____

Todo animal ou planta tem seu ambiente natural no planeta. A Terra apresenta climas e um conjunto específico de plantas e animais em cada região do mundo, o que podemos chamar de biomas. Cada ser se adapta ao meio em que vive, adquirindo características que o ajudam a sobreviver.

O Brasil tem seis tipos de biomas: Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pampa e Pantanal.

Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Pesquise em livros e sites sobre os biomas do Brasil e anote em seu diário de bordo.
  1. Qual é o mais preservado e o mais ameaçado? Por que isso acontece?

    _____

  1. Associe as características citadas a cada bioma brasileiro.

Características:

a) Pode ser considerado a savana brasileira.

b) Ocorre em regiões litorâneas.

c) É o maior bioma do Brasil.

d) Tem vegetação seca e espinhosa.

e) Apresenta baixas temperaturas de inverno.

f) Contém planícies inundadas.

  1. Bioma Brasileiro:
  1. Amazônia
  1. Caatinga
  1. Pantanal
  1. Cerrado
  1. Mata Atlântica
  2. Pampa
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Qual bioma gostaria de conhecer melhor? Por quê?
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Formem grupos com seus colegas e escolham um bioma comum a ser estudado. Lembrem-se da missão de vocês! Anotem em seu diário de bordo novas perguntas sobre como a missão pode ser resolvida. A partir de agora, vocês serão um grupo de detetives!

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Etapa 2 Vamos pesquisar?

Olá, detetives!

Sejam novamente bem-vindos a mais uma etapa da nossa missão!

Precisamos que investiguem quais animais estão ameaçados de extinção no bioma que escolheram. Vocês podem consultar enciclopédias, revistas, jornais, livros e sites na internet.

Escolham um desses animais e anotem tudo que encontrarem de interessante sobre ele em seus diários de bordo. Lembrem-se de colocar a fonte em que encontraram as informações, como, por exemplo, Revista da Ciência.

Depois, discutam em grupo o que encontraram.

Boa pesquisa!

Chefe da Agência dos Detetives Mirins (ADM).

Imagem: Ilustração. Um menino negro, usando chapéu xadrez, camiseta, short e tênis. Ele está em pé, segurando com a mão esquerda um binóculo. Ao redor, borda azul com espiral amarela à esquerda. Há uma um pedaço de fita rosa, amarela e verde na parte superior e rosa, amarela e laranja à direita. Fim da imagem.

Boxe complementar:

Pensamento computacional

Imagem: Ícone: Pensamento computacional. Fim da imagem.

Organize as informações encontradas e selecione quais são relevantes.

Fim do complemento.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.

Animal:_____

Bioma:_____

  1. Onde ele vive?
  1. O que come?
  1. Quais são suas características físicas (tamanho, peso, cor, aparência)?
  1. Como é o seu comportamento?
  1. Como se reproduz?

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Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Por que o animal está ameaçado de extinção? Verifique quais itens abaixo são possíveis causas e faça anotações no diário de bordo.
  1. Expansão da agricultura e da pecuária.
Imagem: Fotografia a). Vários bois em manada andando no pasto.  Fim da imagem.
  1. Ocupação humana.
Imagem: Fotografia b). À esquerda, um rio. À direita, diversos prédios espelhados.  Fim da imagem.
  1. Queimadas.
Imagem: Fotografia c). Uma floresta com muitas chamas e grande fumaça. Fim da imagem.
  1. Caça ilegal.
Imagem: Fotografia d). Um tigre, sobre uma pedra.  Fim da imagem.
  1. Comércio ilegal de animais silvestres.
Imagem: Fotografia e). Várias aves presas em gaiolas. Fim da imagem.
  1. Pesca excessiva.
Imagem: Fotografia f). Um barco com milhares de peixes. Fim da imagem.
  1. Introdução de espécie invasora.
Imagem: Fotografia g) Um caramujo com uma concha nas costas. Fim da imagem.

LEGENDA: Caramujo-gigange-africano (comprimento aproximado: 13 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia h). Uma janela, do lado de fora, há vários insetos.  Fim da imagem.

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Boxe complementar:

Ampliando a investigação

Imagem: Ícone referente ao boxe. Fim da imagem.

Espécies invasoras são aquelas que não nasceram no território e podem competir por alimento e abrigo com as espécies que naturalmente fazem parte daquele ambiente. O caramujo-gigante-africano é um exemplo de espécie invasora que ocupou diversas regiões do Brasil. Ele foi introduzido no país para ser utilizado na gastronomia.

Fim do complemento.

  1. Na natureza, os seres vivos alimentam-se uns dos outros, formando a cadeia alimentar. Cada ecossistema (comunidade de seres vivos) possui várias cadeias alimentares. Vejam o exemplo de uma delas:
Imagem: Esquema. À esquerda, uma Planta e uma flor. Abaixo o texto: Plantas (produtores). Seta de indicação para ilustração de uma borboleta. Abaixo, o texto: Borboleta (consumidor). Seta de indicação para ilustração de um sapo. Abaixo, o texto: Sapo (consumidor secundário). Seta de indicação para a ilustração de uma cobra. Abaixo, o texto: Cobra (consumidor terciário). Seta de indicação para ilustração de bolinhas conectadas e formas cilíndricas com escamas. Abaixo, o texto: Fundos e bactérias (decompositores).  Fim da imagem.

LEGENDA: Os elementos da imagem não estão representados de maneira proporcional entre si. Cores-fantasia. FIM DA LEGENDA.

Nesse exemplo, as plantas alimentam-se da luz solar e servem de alimento para as borboletas, enquanto são lagartas. As borboletas, por sua vez, são comidas pelos sapos. Já os sapos são comidos por cobras que, quando morrem, servem de alimento para fungos e bactérias.

Cada animal tem seus próprios hábitos alimentares, podendo ser classificados como carnívoros, herbívoros e onívoros. O que vocês acham que essas palavras significam? Já aprenderam sobre elas?

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Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Retornem aos dados da pesquisa sobre o animal escolhido e respondam:
  1. O animal escolhido é carnívoro, herbívoro ou onívoro? Por quê?
Imagem: Ícone: Desenho.  Fim da imagem.
  1. Desenhem no diário de bordo a cadeia alimentar de que ele participa.

    Se for preciso, pesquisem mais sobre ele.

Boxe complementar:

Hora de escrever

Imagem: Ícone referente ao boxe.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.

Em grupo, escrevam um verbete enciclopédico que contenha as informações discutidas acerca do animal escolhido. O objetivo é apresentar informações desse animal e os motivos pelos quais está em risco de extinção. Utilizem o verbete sobre a arara como modelo e sigam as dicas:

  1. Planejem o que gostariam de escrever.
  1. Escrevam o texto, organizando-o a partir de alguns títulos. Por exemplo:
    • Introdução.
    • Onde vive.
    • Características físicas e comportamento (tamanho, alimentação, hábitos).
    • Reprodução.
    • Ameaça de extinção.
    1. Evitem colocar a opinião do grupo no texto, como, por exemplo, “a arara é um bicho fofinho”. Mantenham o tom informativo.
    1. Procurem inserir imagens do animal para o leitor conhecê-lo melhor. Escrevam legendas para as imagens.
    1. Troquem os verbetes produzidos com os colegas de outros grupos para fazer sugestões de melhoria no texto produzido por eles.
      1. O texto do outro grupo é fácil de entender? Por quê?
      1. Releiam com cuidado todas as palavras e, se necessário, consultem um dicionário. Alguma delas tem erro de ortografia?
      1. A pontuação está adequada? Relembrem algumas funções principais:
        • ( .) Ponto-final: serve para encerrar afirmações.
        • ( !) Ponto de exclamação: serve para demonstrar emoção, surpresa, indignação, espanto, entusiasmo etc.
        • ( ?) Ponto de interrogação: serve para fazer perguntas.
        1. Façam a revisão do verbete, de acordo com as sugestões dadas pelo outro grupo.
        1. Exponham a versão final do verbete na sala, por exemplo, em um mural.
        1. Verifiquem com o professor a possibilidade de postar os verbetes em uma enciclopédia on-line.

Fim do complemento.

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Etapa 3 Experimentando

Muito interessante, detetives!

Vocês conseguiram encontrar ótimas informações sobre o animal ameaçado de extinção.

Mas já conseguiram pensar em como ajudá-lo?

Um animal pode ser extinto por muitas causas diferentes. Para resolvê-las, há inúmeras ações que podem ser feitas.

  1. Retomem as perguntas e seus dados de pesquisa (que devem constar em seus diários de bordo) para terem ideias e experimentarem algumas soluções!

    Enviamos um roteiro preparado para essa atividade.

    Boa experimentação!

    Chefe da Agência dos Detetives Mirins (ADM).

Imagem: Ilustração. Um menino negro, usando chapéu xadrez, camiseta, short e tênis. Ele está em pé, com as mãos estendidas para baixo e sorrindo. Ao redor, borda azul com espiral amarela à esquerda. Há uma um pedaço de fita rosa, amarela e verde na parte superior e rosa, amarela e laranja à direita. Fim da imagem.
  1. Você vai ver, a seguir, o que o Projeto Onças do Iguaçu faz para proteger as onças-pintadas do Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná. Depois, responda:
  1. Quais ideias você achou mais interessantes?

    _____

  1. Quais poderiam ser feitas por crianças que querem ajudar a proteger as onças-pintadas?

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Boxe complementar:

Pensamento computacional

Imagem: Ícone: Pensamento computacional. Fim da imagem.

Divida o problema em partes menores para analisar os detalhes.

Fim do complemento.

Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Retomem os dados da pesquisa sobre o animal escolhido e listem no diário de bordo as causas de ameaça de extinção.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Discutam em grupo quais podem ser soluções possíveis para cada uma dessas causas. No diário de bordo, organizem a discussão em um quadro como o modelo a seguir.

Causas de ameaça de extinção

Possíveis soluções do grupo

_____

_____

  1. Quais tipos de texto podem contribuir para essas ações?
Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Pesquisem em revistas, jornais ou sites quais ações têm sido realizadas para solucionar a ameaça de extinção do animal e organizem um novo quadro no diário de bordo.

    Causas de ameaça de extinção

    Soluções executadas pela sociedade

    _____

    _____

Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. A partir das informações encontradas na pesquisa, revejam as soluções pensadas pelo grupo.
    1. No diário de bordo, façam uma lista final de quais soluções podem ser realizadas pelo grupo.
    1. Apresentem a lista para o professor e para os demais grupos de detetives.
    1. Escolham uma das soluções e justifiquem porque ela é a mais interessante de ser executada.

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PROJETO ONÇAS DO IGUAÇU

Imagem: Ilustração. À esquerda, pegadas. À direita, silhueta de uma onça. Fim da imagem.
Imagem: 1. Fotografia de uma pessoa segurando uma antena dentro de um barco. 2. fotografia de uma onça em meio a vegetação.  Fim da imagem.

LEGENDA: Monitoramento da população de onças. FIM DA LEGENDA.

Imagem: fotografia das fezes de uma onça.  Fim da imagem.

LEGENDA: Estudo da dieta das onças, a partir da análise de suas fezes. FIM DA LEGENDA.

Imagem: fotografia de uma onça pintada, ao lado uma placa com o texto: PARCERIA PELA VIDA.  Fim da imagem.

LEGENDA: Medidas de proteção para encontros da população com onças-pintadas, como luzes e sinos, que afastam os felinos. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia de uma onça pintada, andando em uma estrada. Fim da imagem.

LEGENDA: Apoio para resolução de problemas com a presença de grandes felinos. FIM DA LEGENDA.

Imagem: fotografia de dois homens olhando para uma mesa com pele de animal. Ao redor árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Auxílio em operações de fiscalização. FIM DA LEGENDA.

Imagem: fotografia de uma mulher com luvas com as mãos sobre um animal deitado em uma maca.  Fim da imagem.

Imagem: fotografia de um animal de quatro, deitado com duas pessoas de luvas segurando em uma de suas patas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Auxílio no resgate de animais atropelados. FIM DA LEGENDA.

Conscientização da população.

PAPO DE ONÇA:

conversas com as comunidades sobre boas práticas com as onças-pintadas.

Imagem: fotografia de pessoas sentadas em cadeiras de costas olhando para uma projeção. No fundo duas pessoas em pé apontando para o telão.  Fim da imagem.

ONÇA NA ESCOLA:

atividades desenvolvidas em escolas, como teatro, palestras e exposições.

Imagem: fotografia de um homem com camisa marrom e uma mulher com camiseta branca segurando um guarda-chuva marrom com pintas com figuras de onças penduradas. Olhando para eles, crianças uniformizadas sentadas em cadeiras. À esquerda há um lápis com estampa de onça. Fim da imagem.

PEDAL DA ONÇA:

atividades com ciclistas que envolvem exposição e bate-papo sobre onças.

Imagem: fotografia destacando uma mão segurando um papel com o texto: LOUCOS POR ONÇAS, sobre uma bicicleta. Ao lado, uma fotografia de várias pessoas em bicicletas com árvores no fundo.  Fim da imagem.

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AMIGOS DA ONÇA:

comunicação com motoristas de ônibus e vans sobre avistamento de onças.

Imagem: ilustração de um ônibus, com uma onça no banco da frente segurando binóculos. Atrás, uma fotografia de uma onça lisa. Ao lado, uma fotografia de uma onça pintada. Fim da imagem.

BAFO DE ONÇA:

encontros científicos para falar sobre a conservação das onças-pintadas.

Imagem: Ilustração, de um disco voador, dentro um homem com chapéu e bigode, ao lado uma onça.  Fim da imagem.

ONÇA ITINERANTE:

exposições em outros municípios, bate-papo sobre onças, exibição de filmes, pintura de rosto, teatro, contação de histórias.

Imagem: fotografia de uma mulher e um homem em frente a uma mesa com fósseis de onças. Ao lado, um homem de chapéu e um menino de boné. Ao lado, uma fotografia de um homem segurando um microfone no fundo um telão com a ilustração de uma onça.  Fim da imagem.

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Etapa 4 Hora de produzir!

Vocês são verdadeiros detetives!

Vimos que tiveram ótimas ideias para resolver a missão.

Estou enviando um roteiro de como podem planejar a solução que definiram anteriormente e colocá-la em prática.

Mãos à obra!

Chefe da Agência dos Detetives Mirins (ADM).

Imagem: Ilustração. Um menino negro, usando chapéu xadrez, camiseta, short e tênis. Ele segura com a mão esquerda uma folha de papel escrita, e com a mão direita óculos escuros sobre os olhos. Ao redor, borda azul com espiral amarela à esquerda. Há uma um pedaço de fita rosa, amarela e verde na parte superior e rosa, amarela e laranja à direita. Fim da imagem.

Boxe complementar:

Pensamento computacional

Imagem: Ícone: Pensamento computacional. Fim da imagem.

Escreva a sequência de instruções para solucionar o problema. Utilize texto ou desenhos.

Fim do complemento.

Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
  1. Escrevam no diário de bordo um roteiro de planejamento:

    OBJETIVO

    • Escrevam o que a solução pretende fazer para proteger o animal escolhido e evitar sua extinção.

      JUSTIFICATIVA

    • Argumentem porque a solução escolhida pelo grupo é eficiente para evitar a extinção do animal.

      MATERIAIS NECESSÁRIOS

    • Anotem a lista de materiais que serão necessários.

      DESENVOLVIMENTO

    • Coloquem o passo a passo necessário para realizar a solução.

      RESULTADOS ESPERADOS

    • Registrem o que esperam que a solução do grupo consiga realizar.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Seguindo o planejamento, coloquem a ideia em ação! Por exemplo, se vocês pensaram em uma campanha de conscientização, é preciso produzir um cartaz. Observem o funcionamento da ação e anotem no diário de bordo tudo o que acontecer.

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Etapa 5 Compartilhando as descobertas

Missão cumprida, detetives!

Tenho certeza de que a solução de vocês vai ajudar a salvar animais ameaçados de extinção.

Que tal agora compartilhar a ideia com os outros grupos de detetives?

Façam uma apresentação oral de como resolveram a missão e acompanhem outras soluções idealizadas por outros detetives.

Até a próxima!

Chefe da Agência dos Detetives Mirins (ADM).

Imagem: Ilustração. Um menino negro, usando chapéu xadrez, camiseta, short e tênis. Ele está de perfil com as mãos fechadas em punhos, com braços estendidos para direita e sorrindo.  Ícone: Atividade no diário de bordo. Ao redor, borda azul com espiral amarela à esquerda. Há uma um pedaço de fita rosa, amarela e verde na parte superior e rosa, amarela e laranja à direita.  Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Retomem as anotações do diário de bordo sobre a solução apontada pelo grupo.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
  1. Vocês podem dividir o grupo para que cada um comente uma parte – por exemplo, um integrante pode contar como surgiu a ideia, o outro explica como foi planejada, o outro descreve como ela foi realizada, o outro expõe o que aconteceu, e assim por diante.
  1. Como apoio da apresentação oral, vocês podem apresentar a solução produzida, caso ela possa ser exibida. Por exemplo, se produziram um cartaz, ele pode ser mostrado para a turma.
  1. Na hora de se apresentarem, mantenham o contato visual com os colegas da turma e busquem falar em um volume que todos possam ouvir. Não se apressem e respirem!
  1. Acompanhem as apresentações dos outros com atenção e anotem no diário de bordo perguntas que vocês tenham para fazer, como entender melhor um passo realizado ou uma curiosidade sobre o animal.

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Etapa 6 O que aprendemos?

Preencha em seu diário de bordo as questões a seguir. Depois, converse com os colegas sobre o que achou delas.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Sim

Não

Mais ou menos

Autoavaliação

Ajudei os animais em ameaça de extinção?

Contribuí para o trabalho em grupo?

Agi com respeito com todos os integrantes do grupo?

Escolhi materiais que contribuíram para a produção do projeto?

Utilizei o diário de bordo para fazer anotações que ajudaram na investigação?

Resolvi a missão como um verdadeiro detetive?

Avaliação do grupo

Realizamos todas as tarefas solicitadas pelo chefe da Agência dos Detetives Mirins (ADM)?

Pesquisamos em fontes confiáveis para coletar dados e informações do animal?

Trocamos ideias e conhecimentos obtidos nas pesquisas?

Seguimos os combinados entre os integrantes do grupo?

Avaliação coletiva do projeto

O projeto fez vocês se interessarem mais por animais ameaçados de extinção?

O projeto contribuiu para aprenderem mais sobre os biomas do Brasil?

O projeto contribuiu para aumentar os conhecimentos sobre cadeia alimentar?

O projeto contribuiu para você compreender que cada espécie tem sua importância na cadeia alimentar?

O projeto contribuiu para o entendimento do impacto das ações do ser humano na natureza?

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Boxe complementar:

Para continuar a investigação

Imagem: Ícone referente ao boxe. Fim da imagem.

  • FAUNA ameaçada de extinção. IBGE educa (crianças) . Disponível em: http://fdnc.io/gvp. Acesso em: 25 jan. 2021.

    Jogo da memória sobre animais ameaçados de extinção. Pode-se jogar em três níveis de dificuldade: iniciante, médio e difícil. Conforme aumenta-se o nível, mais animais precisam ser decorados e combinados para ganhar o jogo. O projeto é uma iniciativa da página IBGE educa, um site educacional produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

  • ONÇATRUNFO: o jogo de cartas do Onçafari. Disponível em: http://fdnc.io/gvq. Acesso em: 25 jan. 2021.

    Jogo de cartas com a temática de animais que vivem nos biomas brasileiros. O site permite imprimir as cartas e acompanhar as regras de jogo. O objetivo é fazer com que o jogador fique com todas as cartas do baralho na mão, eliminando os outros jogadores. As cartas possuem atributos dos animais, como peso, risco de extinção, força, entre outras, que devem ser comparadas entre os jogadores.

  • POR dentro das cadeias alimentares. Ciência Hoje das Crianças, 9 jul. 1998. Disponível em: http://fdnc.io/mo. Acesso em: 25 jan. 2021.

    Reportagem da revista infantil Ciência Hoje das Crianças, que explica como funcionam as cadeias alimentares. O texto explora o papel de cada ser vivo na Terra, classificando-os em produtores, consumidores e decompositores.

  • QUEM come o quê? Disponível em: http://fdnc.io/gvr. Acesso em: 25 jan. 2021.

    Jogo que convida crianças e adolescentes a montar diferentes teias alimentares, que são o cruzamento de diversas cadeias alimentares. No jogo, é preciso seguir padrões em um tabuleiro, arrastando os animais para suas posições na teia alimentar. Há tempo para realizar a tarefa, que gera pontos. O jogo está disponível no Portal Ludo Educativo, um projeto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Fim do complemento.