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Carta ao aluno

Caro estudante,

Por meio dessa coleção você vai trilhar diferentes aventuras, a fim de descobrir, pesquisar, experimentar, produzir, compartilhar e continuar a investigação. Nessa jornada, você poderá contar com o apoio e o conhecimento de seus colegas para alcançar novas descobertas sobre várias questões que fazem parte da atualidade e da vida em família, social e no mundo.

A obra traz a integração da área do conhecimento de Linguagens com os componentes curriculares de Ciências Humanas.

Nessa caminhada, você vai utilizar os conhecimentos e as experiências já adquiridas em outros anos e em sua vida. Vai desenvolver novas habilidades, conhecer ferramentas e criar estratégias para fazer escolhas não só como estudante, mas em sua vida pessoal e também como cidadão, protagonista das mudanças do local onde vive e do mundo. Você vai analisar, com seus colegas, problemas atuais e propor soluções para a comunidade local e a global.

Esperamos que você tenha uma ótima jornada!

A autora

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Conheça seu livro

Neste livro, você realizará quatro projetos. Em cada um deles, você receberá uma missão a ser cumprida.

Em cada projeto, você passará por seis etapas:

  1. Ponto de partida

    Apresenta o tema do projeto, por meio de discussões coletivas e leituras de textos.

  1. Vamos pesquisar?

    Propõe atividade de pesquisa em meios impressos e digitais, de maneira que você colha informações necessárias para resolver a situação-problema. Traz sempre o boxe Hora de escrever! , para que registre as informações pesquisadas.

  1. Experimentando

    Envolve discussão em grupo, testagem e experimentação de possíveis soluções para a situação-problema.

  1. Hora de produzir!

    Momento de produzir a solução para a situação-problema definida na etapa anterior.

  1. Compartilhando as descobertas

    Etapa de compartilhamento da solução produzida em grupo para os demais colegas da sala e, eventualmente, para públicos maiores, como a comunidade.

  1. O que aprendemos?

    Convida os alunos a fazerem uma autoavaliação, uma avaliação do grupo e uma avaliação coletiva do projeto.

    Ao longo dos projetos, aparecem também os boxes:

    Ampliando a investigação

    Amplia as informações apresentadas e traz curiosidades sobre o assunto abordado no projeto.

    Pensamento computacional

    Informa as habilidades do pensamento computacional que estão sendo praticadas na atividade, como organizar informações e selecionar as que são relevantes, reconhecer características comuns entre problemas e escrever instruções para solucioná-los.

Ícones

Conheça os ícones das atividades presentes nesta coleção e o que significam:

Imagem: Ícone: Atividade oral, composto pela ilustração da silhueta de duas pessoas observando a silhueta de uma pessoa atrás de um púlpito. Acima dela há um balão de fala. Fim da imagem.

Atividade oral

Imagem: Ícone: Atividade em grupo, composto pela ilustração de três silhuetas brancas dentro de um quadrado vermelho. Fim da imagem.

Atividade em grupo

Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo, composto pela ilustração de um livro aberto dentro de um quadrado vermelho. Fim da imagem.

Atividade no diário de bordo

Imagem: Ícone: Desenho, composto pela ilustração de um lápis e riscos dentro de um quadrado vermelho. Fim da imagem.

Desenho

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Sumário

O que eu vou aprender?, p. 6

Projeto 1 - Quem conta um conto aumenta um ponto?, p. 8

Etapa 1 – Ponto de partida, p. 13

Etapa 2 – Vamos pesquisar?, p. 19

Etapa 3 – Experimentando, p. 21

Etapa 4 – Hora de produzir!, p. 24

Etapa 5 – Compartilhando as descobertas, p. 25

Etapa 6 – O que aprendemos?, p. 26

Para continuar a investigação, p. 27

Projeto 2 - O que será que vai acontecer se a água potável acabar?, p. 28

Etapa 1 – Ponto de partida, p. 33

Etapa 2 – Vamos pesquisar?, p. 37

Etapa 3 – Experimentando, p. 40

Etapa 4 – Hora de produzir!, p. 44

Etapa 5 – Compartilhando as descobertas, p. 45

Etapa 6 – O que aprendemos?, p. 46

Para continuar a investigação, p. 47

Projeto 3 - Qual é o segredo de ser um campeão?, p. 48

Etapa 1 – Ponto de partida, p. 53

Etapa 2 – Vamos pesquisar?, p. 58

Etapa 3 – Experimentando, p. 60

Etapa 4 – Hora de produzir!, p. 62

Etapa 5 – Compartilhando as descobertas, p. 63

Etapa 6 – O que aprendemos?, p. 64

Para continuar a investigação, p. 65

Projeto 4 - O que podemos fazer para que os animais não sejam extintos?, p. 66

Etapa 1 – Ponto de partida, p. 70

Etapa 2 – Vamos pesquisar?, p. 76

Etapa 3 – Experimentando, p. 80

Etapa 4 – Hora de produzir!, p. 84

Etapa 5 – Compartilhando as descobertas, p. 85

Etapa 6 – O que aprendemos?, p. 86

Para continuar a investigação, p. 87

Vamos pensar sobre tudo o que aprendemos?, p. 88

Competências e habilidades, p. 90

Referências bibliográficas, p. 96

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O que eu vou aprender?

  1. Responda às questões e discuta-as com seus colegas.
PROFESSOR Respostas pessoais. Atenção professor: Veja orientações no Manual do Professor. Fim da observação.
  1. Projeto 1 – Quem conta um conto aumenta um ponto?
  1. Você gosta de ler e de contar histórias?

    _____

  1. As histórias que você conhece apresentam diversidade de culturas?

    _____

  1. As tecnologias digitais influenciam as histórias?

    _____

  1. Quando alguém conta uma história, ela pode ser modificada?

    _____

Imagem: Ilustração. Uma menina negra com cabelos presos com maria chiquinha, usando uma blusa de mangas compridas, saia azul e sapatilhas vermelhas. Ela está em pé, com as mãos estendidas para cima e sorrindo.  Fim da imagem.
  1. Projeto 2 – O que será que vai acontecer se a água potável acabar?
  1. Quais são os tipos de água disponíveis no planeta?

    _____

  1. Por que a água é importante para a vida?

    _____

  1. Quais são os problemas socioambientais relacionados à água?

    _____

  1. De que maneira você contribui para o consumo e a poluição da água?

    _____

Imagem: Ilustração. Um menino indígena com o rosto pintado, usando saia. Ele sorri com os olhos fechados, estendendo o dedo indicador para cima. Fim da imagem.
PROFESSOR Respostas pessoais. Atenção professor: Veja orientações no Manual do Professor. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

O que eu vou aprender? – Avaliação diagnóstica

Avaliações diagnósticas são ferramentas pedagógicas fundamentais para orientar a condução do trabalho desenvolvido com os estudantes, uma vez que fornecem informações que permitem planejar ações com maior assertividade, ao indicarem, por exemplo, com quais tópicos do conteúdo os estudantes têm maior ou menor familiaridade ou o que pensam a respeito deles.

Além disso, tais avaliações têm por objetivo despertar o interesse da turma para os assuntos que serão abordados nos quatro projetos integradores que serão desenvolvidos ao longo do ano letivo. Cada um deles explora diferentes áreas do conhecimento, estimulando a percepção dos estudantes para a interligação de saberes quando se busca respostas para questões investigativas, elementos disparadores de cada projeto propostos neste material.

A seção O que eu vou aprender? pode ser desenvolvida de maneiras distintas, dependendo de seus interesses e da forma como você julgar mais adequada encaminhá-la. A sugestão é que as questões propostas sejam apresentadas aos alunos gradualmente, antes do início do projeto ao qual se referem, já que o nível de conhecimento dos estudantes ao longo do ano a respeito de determinado assunto pode se alterar. É possível também explorar essa seção de uma só vez, o que permitirá a você conhecer os estudantes mais profundamente; e a eles, o que ocorrerá durante o ano escolar.

Antes de iniciá-la, é fundamental esclarecer aos estudantes que uma avaliação diagnóstica não é um instrumento avaliativo cujas respostas são vistas como certas ou erradas e transformadas em notas. Ressalte os objetivos de uma avaliação diagnóstica e a importância de todos apresentarem respostas pessoais, sem receio de dizer que não conhecem ou que conhecem parcialmente um assunto ou que não entenderam a questão.

Em seguida, peça que eles leiam as questões individualmente e que respondam a elas. Com isso, você poderá ter uma noção do grau de autonomia para a leitura e a escrita dos estudantes. Enquanto realizam a tarefa, circule pela classe e verifique como desenvolvem a atividade. Não deixe de anotar suas observações a respeito da atuação de cada estudante e também da turma nessa fase de avaliação. Tais registros, somados aos que serão feitos durante as discussões das respostas, serão úteis para o encaminhamento dos projetos.

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Projeto 3 – Qual é o segredo de ser um campeão?

  1. O que é ser um campeão?

    _____

  1. Você conhece histórias de vida de pessoas que se tornaram campeãs?

    _____

  1. Como você lida com os sentimentos de ganhar e perder?

    _____

  1. O que é trabalhar em equipe?

    _____

Imagem: Ilustração. Uma menina com cabelos loiros e preso em rabo de cavalo, usando camiseta vermelha, short branco, meião e tênis. Ela corre com os pés e os olhas na direção de uma bola de futebol.  Fim da imagem.
  1. Projeto 4 – O que podemos fazer para que os animais não sejam extintos?
  1. Você sabe quais animais do Brasil estão ameaçados de extinção?

    _____

  1. O que é um bioma? Quais são os biomas brasileiros?

    _____

  1. Qual é o papel dos animais no equilíbrio do meio ambiente?

    _____

  1. Quais são os impactos das ações do ser humano na natureza?

    _____

Imagem: Ilustração. Um menino negro, usando chapéu xadrez, camiseta, short e tênis. Ele segura com a mão esquerda uma folha de papel escrita, e com a mão direita óculos escuros sobre os olhos.  Fim da imagem.
  1. Responda no diário de bordo:
    1. O que já sei?
    1. O que quero aprender?
    1. O que me despertou mais a curiosidade?
PROFESSOR Respostas pessoais. Atenção professor: Veja orientações no Manual do Professor. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Na etapa destinada ao compartilhamento e à discussão coletiva das respostas, incentive a participação de todos. É importante verificar o que gerou questões não respondidas ou respondidas de maneira incorreta. É possível que os estudantes tenham compreendido o enunciado e não tenham sabido como respondê-lo, ou que não tenham entendido algum termo ou conceito presente na questão. Possibilitar tal percepção é uma importante contribuição da avaliação diagnóstica para o encaminhamento do trabalho em sala de aula.

Durante as discussões sobre as questões propostas para o Projeto 1 – Quem conta um conto aumenta um ponto?, interpele os estudantes sobre suas respostas nos itens a e d. Verifique também, em b e c, se os termos diversidade cultural e tecnologias digitais foram obstáculos para a formulação das respostas.

  1. conversa com os estudantes sobre as respostas dadas às questões relacionadas ao Projeto 2 – O que será que vai acontecer se a água potável terminar? permitirá a você perceber se houve problemas de compreensão de palavras ou de expressões, como tipos de água disponíveis ou problemas socioambientais (itens a e c, respectivamente) que interferiram na realização da atividade.

    Durante as discussões sobre as questões apresentadas para o Projeto 3 – Qual é o segredo de ser um campeão?, indague os estudantes se, ao formularem suas respostas, associaram o termo campeão ao desempenho em práticas esportivas ou a outras esferas da vida, especialmente quando responderam ao item b. No item c, verifique se o significado de lidar foi compreendido.

    Durante o compartilhamento de respostas relativas ao Projeto 4 – O que podemos fazer para que os animais não sejam extintos?, verifique se, no item a, houve problemas por desconhecimento do significado do termo extintos ou de quais animais podem desaparecer. Em b, c e d, observe se a compreensão ou não do significado de termos como bioma, equilíbrio do meio ambiente e impactos foi ou não determinante para que os estudantes se sentissem seguros para a formulação de suas respostas.

    Considere todos os registros de todas as descobertas feitas por você, seja durante a fase de observação da realização das atividades, seja durante as discussões, como informações valiosas que vão orientar seu trabalho.