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Projeto 4. O que podemos fazer para que os animais não sejam extintos?

Imagem: Ilustração em Página dupla. À esquerda, um coreto de madeira com diversas crianças, segurando celulares, máquina fotográficas, mapas, binóculos e lunetas. Ao lado, um tucano em um galho de árvore, um tamanduá, um veado, uma capivara no campo verde. Ao lado, um lago. À direita, uma onça pintada em cima de um galho de árvore. Abaixo, uma arara em um galho de planta e três capivaras no lago. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Projeto 4 O que podemos fazer para que os animais não sejam extintos?

Introdução

Na urgência de prepararmos os estudantes para o futuro, acabamos por não os deixar viver o presente. Quando antecipamos etapas, pulamos algumas essenciais, o que, além de ser ineficiente para o processo de aprendizagem, tira oportunidades únicas dos estudantes de construírem boas memórias, impedindo-os de desenvolver habilidades e competências específicas.

Para garantir que a curiosidade infantil seja preservada e incentivada, os projetos integradores partem de uma pergunta investigativa, ao mesmo tempo em que apresentam atividades significativas e conectadas à realidade.

O projeto “O que podemos fazer para que os animais não sejam extintos?” convida os estudantes a formular hipóteses a partir de práticas relativas ao estudo, à pesquisa e à divulgação científica, o que favorece a aprendizagem dentro e fora da escola.

O objetivo é que os estudantes possam pesquisar, refletir e participar, de forma lúdica, da problemática da ameaça de extinção que diferentes animais da fauna brasileira estão correndo. Eles serão chamados a perceber as ações dos seres humanos no meio ambiente e convidados a buscar soluções, participando como agente potente e ativo das transformações sociais e ambientais.

Durante as etapas do projeto, os estudantes vão ler e escrever textos informativos de divulgação científica; planejar e realizar apresentações orais; analisar dados; descrever as características de uma paisagem e compará-las às de outras paisagens.

Abertura

Para iniciar, reúna os estudantes em uma roda de conversa coletiva e questione-os sobre a pergunta investigativa e norteadora do projeto: O que podemos fazer para que os animais não sejam extintos? Instigue-os com outras perguntas, como:

  • Vocês sabem quais animais brasileiros que estão ameaçados de extinção?
  • Quais ações ajudam na preservação dos animais ameaçados de extinção?
  • É possível uma criança ajudar na preservação desses animais? Como?

    Ressalte que essas perguntas devem ser respondidas durante as atividades. Para valorizar a troca, anote algumas das respostas para que essas hipóteses possam ser comprovadas ao longo do projeto.

    Durante a leitura da imagem, verifique se os estudantes identificam os diferentes elementos presentes na paisagem retratada. Chame a atenção para os elementos naturais, verificando quais desses elementos eles identificam. Esclareça que a paisagem faz parte do Pantanal, bioma constituído por uma savana estépica, de clima quente e úmido, alagada em sua maior parte. Peça a eles que identifiquem os animais que fazem parte da fauna pantaneira: onça-pintada, arara-azul-grande, ariranha, tuiuiú, capivara, tamanduá e jacaré.

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Imagem: Ícone dos três braços estendidos. Fim da imagem.
PROFESSOR Atenção professor: Veja as orientações no Manual do Professor. Fim da observação.

Observe a imagem e, em seguida, converse com seu professor e seus colegas:

  1. Onde estão as crianças?
PROFESSOR Resposta: Em um lugar de natureza, parecido com o Pantanal.
  1. O que elas estão fazendo?
PROFESSOR Resposta: Estão observando o local.
  1. Quais são os animais da imagem?
PROFESSOR Resposta: Onça-pintada, arara-azul-grande, tucano, ariranha, tamanduá-bandeira, tuiuiú, capivara, anta, cervo-do-pantanal e jacaré.
  1. O que alguns desses animais podem ter em comum?
PROFESSOR Resposta: O risco de extinção.
MANUAL DO PROFESSOR

Explore a presença de seres humanos na paisagem, questionando os estudantes sobre o que eles estão fazendo:

  • Essas pessoas na paisagem são adultos ou crianças?
  • Como elas estão vestidas? Quais objetos elas estão usando?
  • Por que vocês acham que elas usam esses objetos?
  • Qual é a relação entre essas crianças e os animais?
  • Podemos considerar que essas crianças são detetives?

    Deixe que eles levantem hipóteses livremente. Depois, proponha que compartilhem suas percepções a respeito da imagem. Por fim, comente que entre os animais presentes na paisagem estão alguns que são ameaçados de extinção, como a onça-pintada, a arara-azul-grande e a ariranha.

  1. As crianças estão em uma região que pode ser evidenciada por seu clima e por sua vegetação, com a existência de diferentes espécies de animais. Dependendo do conhecimento prévio dos estudantes, eles podem inferir que se trata do Pantanal.
  1. Espera-se que os estudantes observem as ações das crianças e respondam que elas parecem estar fazendo algum tipo de investigação, pois olham com atenção para os detalhes daquele lugar e registram o que encontram por meio da escrita e da fotografia.
  1. Alguns animais podem não ser conhecidos dos estudantes, mas não há necessidade de identificar todos.
  1. Além de serem animais selvagens, é possível inferir que alguns dos animais estão ameaçados de extinção, como a onça-pintada, a ariranha, a arara-azul-grande, e o cervo-do-pantanal e a anta.

    Para ampliar

    Caso os estudantes queiram saber mais sobre animais ameaçados de extinção no Pantanal, apresente para eles algumas iniciativas que ajudam a preservar a fauna do bioma:

    • SOS PANTANAL: http://fdnc.io/2mh. Acesso em: 11 jan. 2021.

      O Instituto SOS Pantanal realiza ações que visam à sustentabilidade social, ambiental e econômica da Bacia do Alto Paraguai, que abriga o Pantanal.

    • Ecoa – Ecologia e Ação: http://fdnc.io/gvi. Acesso em: 11 jan. 2021.
    1. instituição trabalha no território do Pantanal e existe desde 1989. A ONG dá capacitação, sensibilização e preservação do meio ambiente para a população local.

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Olá, detetives!

Eu tenho uma missão especial para vocês.

Vocês sabiam que alguns animais da fauna brasileira estão em risco de extinção?

No Brasil, há mais de 120 mil espécies de animais reunidos em seis biomas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal.

Já são 1.173 espécies ameaçadas. Por isso, precisamos investigar um importante problema em busca de uma solução:

O que podemos fazer para que os animais não sejam extintos?

Acompanhem a seguir todos os detalhes desta missão.

Boa jornada!

Chefe da Agência dos Detetives Mirins (ADM).

Imagem: Ilustração. Um menino negro, usando chapéu xadrez, camiseta, short e tênis. Ele segura com a mão esquerda uma lupa, olhando para frente com um sorriso. Ao redor, borda azul com espiral amarela à esquerda. Há uma um pedaço de fita rosa, amarela e verde na parte superior e rosa, amarela e laranja à direita. Fim da imagem.

Objetivos da missão

MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos da missão

Este projeto tem como objetivo promover a resolução do problema por meio da investigação e do engajamento dos estudantes, convidando-os a participar de uma narrativa na qual eles assumem o papel de detetives. Esta imersão contribui para aproximá-los das realidades estudadas e, ao mesmo tempo, colocá-los em uma posição ativa para pesquisar e resolver problemas, ampliando seus repertórios e fazendo-os repensar suas ações em relação a um problema socioambiental que, muitas vezes, parece distante.

  1. Convide-os a agir como detetives para ajudar os animais da fauna brasileira ameaçados de extinção. Assuma você também um papel, mas mantendo sua função de mediador e facilitador entre os agentes-detetives (estudantes) e o chefe da Agência dos Detetives Mirins (ADM). Você pode, por exemplo, comandar o “QG” (quartel-general) da ADM, que é o local em que os grupos devem voltar ao cumprir uma etapa da missão.

    Justificativa

    O conhecimento científico tem se desenvolvido e se difundido rapidamente nas últimas décadas. Deste modo, diferentes formas de divulgação científica têm surgido e, por isso, é cada vez mais importante desenvolver o pensamento crítico, criativo e científico dos estudantes. A escola deve garantir propostas relacionadas à Educação Ambiental, que deve ser reconhecida como prática integrada, contínua e permanente no currículo escolar.

    Os conhecimentos dos estudantes a respeito do Meio Ambiente devem ser aprofundados a partir de atividades que promovam reflexão, construção de novos conhecimentos, desenvolvimento de atitudes e valores, cuidado com a comunidade e conscientização socioambiental.

    Este projeto tem como objetivo reforçar o papel da educação cidadã e possibilitar que os estudantes identifiquem causas e consequências relacionadas à intervenção humana no meio ambiente. É importante que eles se identifiquem como seres responsáveis, participativos e críticos desse processo, além de se perceberem como autores de decisões transformadoras no que diz respeito à relação dos seres vivos com o ambiente em que vivem e a respeito do seu lugar no mundo.

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Materiais necessários

Para cumprir sua missão, você precisará de um diário de bordo para fazer suas anotações. Escolha também outros materiais que podem lhe ajudar.

Imagem: Ilustração. À esquerda, uma mochila, uma garrafa de água, uma banana, uma maçã e uma fatia de pão. Um binóculo, um capacete, na frente uma lupa, uma lanterna, uma roupa dobrada, um lápis. À direita, um tênis e uma bússola.  Fim da imagem.

Cronograma da missão

Anote em seu diário de bordo quando serão feitas as etapas da missão:

Etapa 1 – Ponto de partida

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Etapa 2 – Vamos pesquisar?

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Etapa 3 – Experimentando

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Etapa 4 – Hora de produzir!

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Etapa 5 – Compartilhando as descobertas

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Etapa 6 – O que aprendemos?

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Competências gerais, competências específicas e habilidades

Nesta jornada, você será capaz de desenvolver muitas competências e habilidades. A descrição de cada uma encontra-se ao final do volume, na página 90.

Competência gerais: 1, 2, 4, 7.

Competência específica de Linguagens: 3.

Competência específica de Ciências Humanas: 3.

Habilidades de Língua Portuguesa: (EF15LP01), (EF15LP02), (EF15LP03), (EF15LP04), (EF15LP05), (EF15LP06), (EF15LP07), (EF15LP08), (EF35LP03), (EF35LP04), (EF04LP19), (EF04LP20), (EF35LP17), (EF04LP22), (EF04LP23).

Habilidade de Geografia: (EF04GE11)

Política Nacional de Alfabetização (PNA): fluência em leitura oral; desenvolvimento de vocabulário; compreensão de textos; produção de escrita.

Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.

Com base nos objetivos da missão e nas informações que você leu até agora, anote em seu caderno os assuntos que quer aprender ou sobre os quais ficou curioso. No fim do projeto, você pode reler as anotações.

MANUAL DO PROFESSOR

Materiais necessários

Cada estudante-detetive deve escolher o que quer levar na mala para esta aventura. É importante que eles justifiquem os itens escolhidos a partir da sua utilidade no cumprimento da missão. Ao longo das etapas do projeto, é importante lembrá-los e questioná-los sobre os usos desses objetos. A ideia aqui é mediar que alguns itens serão realmente necessários para o projeto e outros fazem parte do envolvimento na narrativa da gamificação. Explique aos estudantes a importância do diário de bordo. Oriente-os a usar qualquer caderno, pautado ou não, para tal. Eles podem, inclusive, customizá-lo, tendo como tema a missão.

O diário de bordo contribui para identificar as aprendizagens de conteúdos e procedimentos de organização de textos, desenhos, relatórios e outros materiais produzidos ao longo do projeto. Desse modo, tanto o professor acompanha o percurso individual do estudante como os grupos podem realizar análises e sistematizar as informações para a elaboração e o compartilhamento do processo.

Cronograma da missão

Antes de iniciar o projeto, identifique as etapas em que será necessário ajudar mais os estudantes e em quais eles devem ter mais autonomia. É importante definir o tempo para cada etapa com os eles, a fim de integrá-los como corresponsáveis e participantes ativos na realização do projeto, além de desenvolver noções de tempo.

Caso necessário, realize ajustes para que o cronograma estabelecido seja cumprido.

Competências gerais, competências específicas e habilidades

Este projeto permitirá ao estudante mobilizar as competências, habilidades e componentes essenciais da PNA listados a seguir. A descrição encontra-se na página 90 do Livro do Estudante.

Boxe complementar:

Competências gerais

1, 2, 4, 7.

Competência específica de Linguagens

3.

Competência específica de Ciências Humanas

3.

Habilidades de Língua Portuguesa: (EF15LP01), (EF15LP02), (EF15LP03), (EF15LP04), (EF15LP05), (EF15LP06), (EF15LP07), (EF15LP08), (EF35LP03), (EF35LP04), (EF04LP19), (EF04LP20), (EF35LP17), (EF04LP22) e (EF04LP23).

Habilidade de Geografia: (EF04GE11).

Fim do complemento.

Política Nacional de Alfabetização (PNA)

Fluência em leitura oral; desenvolvimento de vocabulário; compreensão de textos; produção de escrita.

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Etapa 1 Ponto de partida

Olá, detetives!

Vocês se lembram do problema apresentado?

O que podemos fazer para que os animais não sejam extintos?

Para ajudá-los a compreender melhor sua missão, separei dois textos e algumas questões que podem auxiliar em sua investigação.

Boa leitura!

Chefe da Agência dos Detetives Mirins (ADM).

Imagem: Ilustração. Um menino negro, usando chapéu xadrez, camiseta, short e tênis. Ele está em pé com a mão fechada em punho com o braço na frente do corpo e o braço esquerdo estendido para frente. Ao redor, borda azul com espiral amarela à esquerda. Há uma um pedaço de fita rosa, amarela e verde na parte superior e rosa, amarela e laranja à direita. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.
  1. Antes da leitura do primeiro texto sobre um dos animais ameaçados de extinção, discuta com o professor e seus colegas detetives:
PROFESSOR Respostas pessoais. Atenção professor: Veja as orientações no Manual do Professor. Fim da observação.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo. Fim da imagem.
  1. Junto com o professor e os colegas detetives, leia o texto a seguir.

    Arara

    Introdução

    A arara é uma ave conhecida pelo colorido de suas penas. Ela é parente próxima do papagaio. Existem várias espécies de arara. Entre as mais conhecidas estão a arara-azul-grande, a arara-canindé, a arara-vermelha e a arara-militar.

MANUAL DO PROFESSOR

Etapa 1 – Ponto de partida

Para iniciar as atividades 1 e 2 desta etapa, convide os estudantes para uma roda de conversa coletiva, com o objetivo de verificar seus conhecimentos prévios sobre o tema. Converse com eles a respeito do que eles entendem por um animal estar ameaçado de extinção. Comente que a palavra “extinção” significa “desaparecimento ou morte de todos os seres de uma espécie”. Ressalte que a araraúna, conhecida como arara-azul-pequena, está extinta desde o final do século XIX, tendo como causas a degradação do ambiente onde vivia, sua captura e venda e, principalmente, o uso de sua plumagem. No caso de uma espécie que está ameaçada de extinção, ela corre esse risco pelos mesmos motivos ou outros das espécies já extintas.

Retome a lista de animais falados por eles no início do projeto, verificando se eles têm novas informações sobre animais que estejam ameaçados de extinção, ampliando ou reduzindo a lista. Em seguida, comente que, apesar do maior número de animais popularmente conhecidos como extintos ser de aves e mamíferos, animais de todas as classes correm risco de extinção aqui no Brasil.

Antes de realizar a leitura do texto “Arara” em voz alta com os estudantes, investigue o que eles já sabem sobre araras e de onde eles tiraram essa informação (jornais, revistas, enciclopédias etc.). Os questionamentos propostos visam à realização de uma avaliação diagnóstica, que poderá orientar o encaminhamento do trabalho, em função de dúvidas e/ou dos conhecimentos prévios dos estudantes sobre os tópicos abordados. Comece destacando os conhecimentos prévios por meio de perguntas como:

  • Quem já viu uma arara?
  • Como ela é?
  • Qual a sua cor?
  • O que ela come?
  • Onde ela vive?

    Enquanto os estudantes respondem, questione-os de onde essas informações foram retiradas, perguntando a eles sobre sua confiabilidade. Anote-as na lousa ou em um mural, verificando-as ao longo da leitura do texto. Em seguida, faça o mesmo ao perguntar sobre quais seriam as causas de a arara estar ameaçada de extinção. Faça uma lista com as principais causas apontadas pelos estudantes, que também devem ser conferidas durante a leitura do verbete.

    Explique aos estudantes que vocês vão ler um texto informativo sobre araras. Antes de orientá-los a respeito dos procedimentos da leitura, verifique quais são as expectativas deles em relação a esse texto.

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Imagem: Fotografia. Duas araras com cabeça vermelha e asas coloridas. Elas então sobre um galho abraçadas.  Fim da imagem.

LEGENDA: A araracanga é um dos vários tipos de arara (comprimento aproximado: 90 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Duas araras azuis com peito amarelo e bico preto.  Fim da imagem.

LEGENDA: Arara-canindé (Ara ararauna, comprimento aproximado: 85 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma arara com corpo verde, asas coloridas e bico achatado. Fim da imagem.

LEGENDA: A arara-militar-grande está entre as maiores espécies de arara (comprimento aproximado: 80 cm). FIM DA LEGENDA.

Onde vive a arara

A arara distribui-se pelas Américas do Sul e Central, bem como pela região tropical da América do Norte. Ela vive em florestas tropicais e equatoriais. No Brasil, podemos encontrar espécies de arara no Cerrado, no Pantanal, na Floresta Amazônica e na região da Mata Atlântica.

Imagem: Fotografia. Uma arara azul com bico preto.  Fim da imagem.

LEGENDA: Uma arara no Pantanal (Arara azul do Pantanal, comprimento aproximado: 100 cm). FIM DA LEGENDA.

Características físicas e comportamento

A arara pode chegar a 1 metro de comprimento. Ela tem bico forte, língua carnosa e cauda longa em forma de espada. Araras não voam muito bem. Seus voos geralmente são curtos. Entretanto, elas se movem agilmente entre os galhos das árvores, graças ao formato das patas, com quatro dedos formando uma pinça, e ao bico em forma de gancho.

A alimentação das araras consiste em frutas, sementes, larvas, flores e brotos. O bico forte dessas aves permite que elas quebrem os frutos mais duros e escavem o tronco das árvores para comer larvas de insetos. Em cativeiro, elas comem principalmente amendoim, sementes de girassol, milho, banana, mamão, coco e laranja.

Para comunicar-se entre si, as araras emitem sons estridentes. Elas também podem imitar a voz humana e os sons de outros animais.

Imagem: Fotografia. Duas araras com cabeça vermelha e asas coloridas. Elas estão voando. Fim da imagem.

LEGENDA: Araracanga (comprimento aproximado: 90 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma arara azul, com pico preto segurando um grão no bico.  Fim da imagem.

LEGENDA: Com seu bico forte, a arara-azul-grande consegue quebrar cascas duras de sementes e castanhas. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Em seguida, proponha que sejam realizadas duas leituras: uma do texto completo, sem pausas, e outra com pausas, para verificação das respostas dadas durante a roda de conversa e de hipóteses sobre as causas da ameaça de extinção.

Ambas as leituras serão realizadas de forma compartilhada e em voz alta. Cada estudante deve acompanhar a leitura pelo texto do seu livro. Ressalte que você vai iniciar a primeira leitura para servir de modelo de leitura de textos informativos e, em seguida, vai chamar outros estudantes para realizar a leitura em voz alta. O importante, neste momento, é chamar todos os leitores, do mais iniciante ao mais fluente. Dê tempo para as leituras.

Na atividade 2, leia o texto por inteiro e, após a primeira leitura, oriente a segunda leitura, na qual os estudantes deverão verificar se as hipóteses levantadas estavam corretas. Faça a releitura realizando pausas ao final de cada parte, relacionando as respostas e comentando a parte lida com eles. Por exemplo, em “REPRODUÇÃO”, verifique se eles falaram alguma coisa sobre reprodução e se a informação pode ser localizada no trecho. Questione-os:

  • Onde as araras fazem seus ninhos?
  • Quantas ninhadas têm por ano?
  • Quantos ovos a fêmea põe por ninhada?
  • Quanto tempo um filho demora para nascer?
  • Em quanto tempo as araras já são consideradas adultas?
  • Por quanto tempo elas vivem?

    Chame a atenção dos estudantes para as imagens que acompanham o texto e pergunte:

  • O que elas mostram?
  • O que aparece abaixo de cada imagem?

    É importante que os eles observem o formato do texto, percebendo que ele está organizado em títulos e subtítulos.

    Para ampliar

    Se os estudantes quiserem saber mais sobre a arara-azul-grande, acesse o Instituto Arara Azul do Pantanal pelo link http://fdnc.io/gvj. Entre as iniciativas da instituição está a campanha “Adote um Ninho”, que apoia as ações do Projeto Arara Azul no Pantanal por meio das pesquisas e do monitoramento de ninhos naturais e artificiais. O apadrinhamento desses ninhos proporciona a manutenção da biodiversidade do Pantanal, como as araras-azuis e várias outras espécies de animais que ocupam as mesmas cavidades.

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Reprodução

As araras vivem em pequenos grupos que, na época de reprodução, se dividem em casais. Elas fazem ninhos no oco de árvores ou nos buracos de barrancos. Essas aves costumam ter uma ninhada por ano. A fêmea põe de dois a três ovos, e os filhotes nascem de 30 a 35 dias depois. Com seis meses de idade, as araras já são animais adultos. Elas podem viver sessenta anos ou mais.

Aves ameaçadas

Muitas espécies de araras estão ameaçadas de extinção. Elas sofrem com a devastação de seu habitat natural, com a caça e com o comércio clandestino. A arara-azul-pequena, por exemplo, é considerada extinta por muitos pesquisadores, pois não é avistada na natureza há mais de oitenta anos.

Imagem: Fotografia. Uma arara azul com bico preto, com as asas abertas voando.  Fim da imagem.

LEGENDA: A arara-azul é um dos animais das florestas brasileiras em perigo de extinção (comprimento aproximado: 100 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma arara vermelha com penas coloridas, com as asas abertas voando.  Fim da imagem.

LEGENDA: A arara é muito caçada por causa de suas belas penas coloridas. Por isso, algumas espécies já se encontram extintas. Araracanga (comprimento aproximado: 90 cm). FIM DA LEGENDA.

FONTE: Arara. In: Britannica Escola. 2021. Disponível em: http://fdnc.io/gvk. Acesso em: 25 jan. 2021.

  1. O texto que vocês acabaram de ler é um verbete enciclopédico. Sobre ele, responda:
  1. Qual parece ser a função de um verbete enciclopédico?
PROFESSOR Resposta: A função de apresentar informações sobre determinado assunto. No caso do texto citado, o verbete enciclopédico é sobre araras.
  1. Para quem foi escrito?
PROFESSOR Resposta: Pode-se dizer que o texto foi escrito para qualquer pessoa que queira saber mais sobre as araras.
  1. De que maneira o texto está estruturado?
PROFESSOR Resposta: Em introdução e subtópicos, que ajudam a organizar os diferentes tipos de informações sobre as araras: onde vivem, características físicas e comportamento, reprodução e motivos da ameaça de extinção.
MANUAL DO PROFESSOR

Espera-se que os estudantes reconheçam que o texto apresenta informações sobre a arara. Retome com eles partes do texto para que possam identificar quais informações são essas. Peça a eles que leiam os subtítulos para que você os escreva na lousa: Introdução, Onde vive a arara, Características físicas e comportamento, Alimentação, Reprodução e Aves ameaçadas.

Mostre como um verbete se constitui, ou seja, qual é sua linguagem específica, por exemplo. Com a ajuda dos estudantes, resuma na lousa as informações a respeito dos elementos que constituem um verbete, como a organização na apresentação das informações por assunto e a utilização de linguagem objetiva e impessoal. Trata-se de um conjunto de explicações e de informações específicas. A sua estrutura possui título e subtítulos.

Ressalte que o verbete é um texto expositivo e informativo. Com esse propósito, os estudantes podem encontrar informações precisas sobre determinado tema e, dependendo do tipo de informação, é possível ler desde uma reportagem até um artigo de divulgação científica.

Mesmo que boa parte dos estudantes seja de leitores fluentes, eles podem ter dificuldades em lidar com um texto mais extenso e com uma linguagem mais específica. Nos textos de divulgação científica e nos verbetes é necessária orientação, para que eles aprendam a localizar e tratar as informações.

Desafie os estudantes a descobrir em que parte do texto há informações que eles não conheciam sobre a arara. Para auxiliá-los na atividade sobre quais outros pássaros eles conhecem que são parecidos com as araras, verifique a profundidade da resposta que se espera. Há comparações mais genéricas: ter penas coloridas, fazer seus ninhos em árvores ou mesmo o lugar onde vivem. Mas, também, há comparações mais específicas que possibilitam estudar a biodiversidade das aves brasileiras, como o formato de seus bicos.

Orientações

  1. a) O verbete enciclopédico é um texto expositivo, ou seja, ele tem a função de expor, apresentando informações sobre determinado assunto. No caso do texto citado, o verbete enciclopédico é sobre araras.
    1. Nesse caso, não parece haver um público específico. Pode ser qualquer pessoa que tenha interesse em saber sobre araras.
    1. O texto está estruturado em introdução e subtópicos, que ajudam a organizar os diferentes tipos de informações sobre as araras: onde vivem, características físicas e comportamento, reprodução e motivos da ameaça de extinção.

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Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Confirmou-se o que já sabiam ou imaginavam sobre a arara?
PROFESSOR Resposta pessoal.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Identifiquem no mapa em quais biomas do Brasil vive a arara. Depois, anotem em seu diário de bordo.
PROFESSOR Resposta: Cerrado, Pantanal, Amazônia e Mata Atlântica.
Imagem: Mapa. Biomas brasileiros.  Legenda. Biomas: Amazônia: Representado pela cor verde escura, compreendendo os estados do norte do Brasil.  Caatinga: Representado pela cor laranja claro, compreendendo os estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. Oeste de Pernambuco, Alagoas, Sergipe. Centro da Bahia e leste do Piauí. Norte de Minas Gerais.  Cerrado: Representado pela cor laranja escura, compreendendo os estados de Goiás, Tocantins e Maranhão. Oeste do Piauí, Bahia, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Norte do Mato Grosso. Centro de São Paulo e norte do Paraná. Norte do Paraná. Mata Atlântica: Representado pela cor verde claro, compreendendo o norte do Rio Grande do Sul. Todo o estado de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo. Norte do Mato Grosso do Sul e Goiás e litoral da Bahia, Sergipe e Alagoas.  Pampa: Representado pela cor roxa, compreendendo o Sul do Rio Grande do Sul. Pantanal: Representado pela cor lilás, compreendendo o oeste do Mato Grosso do Sul e norte do Mato Grosso.  No canto direito à esquerda, apresentação da rosa dos ventos e escala de 0 a 320 km.  Fim da imagem.

FONTE: IBGE, 2019.

Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Quais são as principais características físicas da arara? Ela é parecida com outros pássaros que vocês conhecem? Quais seriam eles?
PROFESSOR Atenção professor: Segundo o texto, a arara pode chegar a até 1 metro de comprimento, tem bico forte, língua carnosa, cauda longa e não voa muito bem. As patas têm formato de pinça, e o bico, forma de gancho. Fim da observação. Respostas pessoais.
MANUAL DO PROFESSOR
  1. Espera-se que os estudantes confirmem ou refutem suas hipóteses feitas antes da leitura.
  1. Os estudantes precisam identificar no mapa os biomas do Cerrado, do Pantanal, da Amazônia e da Mata Atlântica.
  1. Com base nas características citadas no texto, os estudantes podem avaliar se já viram pássaros como a arara, comparando suas características com as de outras aves.

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  1. As araras alimentam-se predominantemente de vegetais ou animais? Justifiquem suas respostas.

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PROFESSOR Resposta: Segundo o texto, as araras alimentam-se predominantemente de fontes vegetais, como frutas, sementes, flores e brotos. Mas comem também larvas de insetos, o que pode ser considerado uma fonte animal.
  1. O tamanho-padrão da arara é 1 metro de comprimento. Mostrem para os colegas quanto vocês acham que essa medida representa.

    _____

PROFESSOR Atenção professor: Nessa atividade, os estudantes devem estimar o quanto acreditam ser 1 metro de comprimento. Fim da observação.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Com a ajuda do professor, meçam o comprimento de vocês em metros. Calculem no diário de bordo o quanto a arara é maior ou menor que vocês e contem para os colegas.
PROFESSOR Respostas pessoais.
  1. Qual é a finalidade das imagens no texto?

    _____

PROFESSOR Atenção professor: Ajudar o leitor a compreender e a conhecer visualmente as características das araras que são citadas no texto. Fim da observação.
  1. Por que muitas espécies de araras estão ameaçadas de extinção?

    _____

PROFESSOR Resposta: De acordo com o verbete, muitas espécies de araras estão ameaçadas de extinção por causa da devastação de seu habitat natural, da caça e do comércio ilegal.
  1. As araras vivem em pequenos grupos que, na época de reprodução, se dividem em casais. Elas fazem ninhos no oco de árvores ou nos buracos de barrancos. Essas aves costumam ter uma ninhada por ano. A fêmea põe de dois a três ovos, e os filhotes nascem de 30 a 35 dias depois. Com seis meses de idade, as araras já são animais adultos. Elas podem viver sessenta anos ou mais. Se uma arara fêmea morre de forma não natural, o que isso provoca no meio ambiente?

    _____

PROFESSOR Resposta: A cada fêmea que morre, deixam de nascer por ano de dois a três filhotes, o que faz com que a população da espécie diminua.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações

  1. As araras alimentam-se predominantemente de fontes vegetais, mas comem também larvas de insetos, o que pode ser considerado uma fonte animal.
  1. Eles poderão ter diferentes noções de tamanho, de acordo com suas experiências prévias. Depois que todos fizerem a estimativa, pegue uma fita métrica e demonstre o tamanho exato de 1 metro. Mostre também que 1 metro corresponde a 100 cm.
  1. Nessa faixa etária, os estudantes provavelmente serão maiores que a arara. Eles têm em média 1,40 m. A partir de suas medidas, cada estudante deve calcular o quanto é maior que a arara em metros. Pode ser interessante ensinar a converter a medida em centímetros, como, por exemplo: “A arara é 40 cm menor que eu”.
  1. As imagens ajudam o leitor a compreender e a conhecer visualmente as características das araras que são apresentadas no texto escrito.
  1. Aproveite a oportunidade para trabalhar com o vocabulário das espécies de araras. O texto menciona: arara-azul-grande, arara-canindé, arara-vermelha, arara-militar, arara-azul-pequena. Explore que, algumas vezes, o nome faz referência à aparência da ave, como tamanho e cor. Trabalhe também com a função do hífen, utilizado em algumas palavras compostas.
  1. Espera-se que os estudantes percebam que a cada fêmea que morre, deixam de nascer por ano de dois a três filhotes, diminuindo a população da espécie.

MP89

  1. O que pode acontecer se as araras forem extintas?

_____

PROFESSOR Resposta: As araras comem frutas, sementes, larvas de insetos, flores e brotos. Uma consequência seria, por exemplo, o aumento do número de insetos, uma vez que as araras também comem larvas de insetos. Esse aumento na população de insetos pode causar desequilíbrio na natureza.

Todo animal ou planta tem seu ambiente natural no planeta. A Terra apresenta climas e um conjunto específico de plantas e animais em cada região do mundo, o que podemos chamar de biomas. Cada ser se adapta ao meio em que vive, adquirindo características que o ajudam a sobreviver.

O Brasil tem seis tipos de biomas: Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pampa e Pantanal.

Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Pesquise em livros e sites sobre os biomas do Brasil e anote em seu diário de bordo.
PROFESSOR Atenção professor: Veja as orientações no Manual do Professor. Fim da observação.
  1. Qual é o mais preservado e o mais ameaçado? Por que isso acontece?

    _____

PROFESSOR Atenção professor: De acordo com a pesquisa, os estudantes podem encontrar que o mais preservado é o Pantanal e o mais ameaçado é a Mata Atlântica. Fim da observação.
  1. Associe as características citadas a cada bioma brasileiro.

Características:

a) Pode ser considerado a savana brasileira.

b) Ocorre em regiões litorâneas.

c) É o maior bioma do Brasil.

d) Tem vegetação seca e espinhosa.

e) Apresenta baixas temperaturas de inverno.

f) Contém planícies inundadas.

  1. Bioma Brasileiro:
  1. Amazônia
  1. Caatinga
  1. Pantanal
  1. Cerrado
  1. Mata Atlântica
  2. Pampa
PROFESSOR Resposta: (4) a) Pode ser considerado a savana brasileira.
(5) b) Ocorre em regiões litorâneas.
(1) c) É o maior bioma do Brasil.
(2) d) Tem vegetação seca e espinhosa.
(6) e) Apresenta baixas temperaturas de inverno.
(3) f) Contém planícies inundadas.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Qual bioma gostaria de conhecer melhor? Por quê?
PROFESSOR Resposta pessoal.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Formem grupos com seus colegas e escolham um bioma comum a ser estudado. Lembrem-se da missão de vocês! Anotem em seu diário de bordo novas perguntas sobre como a missão pode ser resolvida. A partir de agora, vocês serão um grupo de detetives!
MANUAL DO PROFESSOR
  1. Diga aos estudantes que o ecossistema pode ficar desequilibrado, com mais insetos, por exemplo.

    Orientações

  1. Auxilie os estudantes se for necessário.
  1. A Mata Atlântica ocorre nas regiões litorâneas, que foram ocupadas na colonização do Brasil e, portanto, onde se desenvolveram as principais cidades brasileiras. Assim, pode-se inferir que ele seja o mais ameaçado porque é o que mais sofreu a ação do ser humano.
  1. Os estudantes devem ligar a descrição ao nome do bioma correspondente.
  1. Deixe os estudantes livres para justificar suas escolhas e instigue-os a falar.
  1. Organize os estudantes em grupos. Cada grupo escolherá um bioma. Caso muitos se interessem pelo mesmo bioma, pode ser feito um sorteio. Cada grupo deve fazer uma pesquisa para apresentar iniciativas de preservação e sobre dados e informações acerca das principais ameaças, mostrando um comparativo do bioma nos últimos cinco anos. Organize-os por bioma e, em seguida, garanta que cada grupo tenha cinco integrantes.

    Alinhe essa organização ao método de trabalho em grupo da especialista em ensino para a equidade, a professora da Universidade de Stanford, Rachel Lotan. O papel do professor é o de mediador e organizador do trabalho, que deve fazer poucas e planejadas intervenções, para não atrapalhar a autonomia dos estudantes.

    Cada integrante terá um papel:

    • facilitador (responsável pela leitura e compreensão);
    • monitor de recursos (responsável por solicitar ou mediar a atuação do grupo com ferramenta ou material);
    • repórter (responsável por registrar as atividades e compartilhá-las);
    • harmonizador (responsável por assegurar que todos realizem as atividades e que todos sejam ouvidos);
    • controlador do tempo (responsável por mensurar e monitorar o tempo estipulado para a realização das atividades).

      Essa organização em grupo deve ser aplicada durante todo o projeto, com o objetivo de avaliar a atuação dos estudantes em seus respectivos papéis. Estes devem ser distribuídos a partir de um sorteio. Observe como são distribuídos ao longo das atividades e, se necessário, sugira sua troca. Neste caso, sugere-se evitar a atribuição de um papel que apenas reforce habilidades já desenvolvidas.

MP90

Etapa 2 Vamos pesquisar?

Olá, detetives!

Sejam novamente bem-vindos a mais uma etapa da nossa missão!

Precisamos que investiguem quais animais estão ameaçados de extinção no bioma que escolheram. Vocês podem consultar enciclopédias, revistas, jornais, livros e sites na internet.

Escolham um desses animais e anotem tudo que encontrarem de interessante sobre ele em seus diários de bordo. Lembrem-se de colocar a fonte em que encontraram as informações, como, por exemplo, Revista da Ciência.

Depois, discutam em grupo o que encontraram.

Boa pesquisa!

Chefe da Agência dos Detetives Mirins (ADM).

Imagem: Ilustração. Um menino negro, usando chapéu xadrez, camiseta, short e tênis. Ele está em pé, segurando com a mão esquerda um binóculo. Ao redor, borda azul com espiral amarela à esquerda. Há uma um pedaço de fita rosa, amarela e verde na parte superior e rosa, amarela e laranja à direita. Fim da imagem.
PROFESSOR Atenção professor: Veja as orientações no Manual do Professor. Fim da observação.

Boxe complementar:

Pensamento computacional

Imagem: Ícone: Pensamento computacional. Fim da imagem.

Organize as informações encontradas e selecione quais são relevantes.

Fim do complemento.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.

Animal:_____

Bioma:_____

  1. Onde ele vive?
  1. O que come?
  1. Quais são suas características físicas (tamanho, peso, cor, aparência)?
  1. Como é o seu comportamento?
  1. Como se reproduz?
MANUAL DO PROFESSOR

Etapa 2 – Vamos pesquisar?

Para a realização dessa etapa, oriente os estudantes a se organizarem nos grupos formados na etapa anterior. Ressalte que, a partir de agora, eles vão trabalhar, pesquisar e trocar de papéis no grupo, se necessário.

Relembre que todos devem participar do processo de investigação. Acompanhe os grupos para observar as atuações dos estudantes individualmente e no grupo.

Para a atividade de seleção de um animal da fauna brasileira ameaçado de extinção, oriente os grupos a levantar informações em textos informativos de caráter científico. Para isso, eles devem ter acesso a diferentes fontes, tais como: textos escritos impressos e digitais, audiovisuais, jornais, revistas, sites, enciclopédias, entre outras. Lembre-os de que devem indicar de quais fontes retiraram as informações.

Se possível, distribua jornais e revistas impressas ou acesse digitalmente estes recursos para ajudá-los na busca de dados e informações. O objetivo é que a busca por fontes de informação favoreça a autonomia dos estudantes. Cabe ao professor ser um facilitador.

Relembre os grupos que se houver outras causas de extinção do animal escolhido, eles devem anotá-las no diário de bordo.

Convide os grupos a relatar como foi a experiência de pesquisar, buscar informações e confirmá-las, identificando dificuldades e compartilhando as boas práticas e experiências. Eles não precisam apresentar aos colegas os conteúdos pesquisados ou as respostas elaboradas. As atividades propostas estimulam a organização das informações encontradas e a seleção das relevantes para o objetivo proposto, habilidades essenciais para o desenvolvimento do pensamento computacional.

MP91

Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Por que o animal está ameaçado de extinção? Verifique quais itens abaixo são possíveis causas e faça anotações no diário de bordo.
  1. Expansão da agricultura e da pecuária.
Imagem: Fotografia a). Vários bois em manada andando no pasto.  Fim da imagem.
  1. Ocupação humana.
Imagem: Fotografia b). À esquerda, um rio. À direita, diversos prédios espelhados.  Fim da imagem.
  1. Queimadas.
Imagem: Fotografia c). Uma floresta com muitas chamas e grande fumaça. Fim da imagem.
  1. Caça ilegal.
Imagem: Fotografia d). Um tigre, sobre uma pedra.  Fim da imagem.
  1. Comércio ilegal de animais silvestres.
Imagem: Fotografia e). Várias aves presas em gaiolas. Fim da imagem.
  1. Pesca excessiva.
Imagem: Fotografia f). Um barco com milhares de peixes. Fim da imagem.
  1. Introdução de espécie invasora.
Imagem: Fotografia g) Um caramujo com uma concha nas costas. Fim da imagem.

LEGENDA: Caramujo-gigange-africano (comprimento aproximado: 13 cm). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia h). Uma janela, do lado de fora, há vários insetos.  Fim da imagem.
PROFESSOR Respostas pessoais. Atenção professor: Espera-se que os estudantes troquem informações sobre o animal, que alimentarão a produção do verbete da enciclopédia. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Para ampliar

Ofereça aos estudantes fontes confiáveis como os sites oficiais a seguir, acessados com a supervisão do professor:

  • Ministério do Meio Ambiente: https://www.gov.br/mma/pt-br . Acesso em: 13 jan. 2021.
  • IBAMA: https://www.ibama.gov.br/ . Acesso em: 13 jan. 2021.

    Revistas e jornais para o público infantil:

    • Revista Ciência Hoje das Crianças: http://chc.org.br/ . Acesso em: 13 jan. 2021.

  • Jornal Joca: https://www.jornaljoca.com.br/ . Acesso em: 13 jan. 2021.

    Livros e outras publicações:

  • Almanaque Bichos do Brasil, de Rosane Pamplona. Moderna, 2014.
  • O Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção , do ICMBio/MMA, 2018. Disponível em: https://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/comunicacao/publicacoes/publicacoes-diversas/livro_vermelho_2018_vol1.pdf . Acesso em: 14 jan. 2021.

MP92

Boxe complementar:

Ampliando a investigação

Imagem: Ícone referente ao boxe. Fim da imagem.

Espécies invasoras são aquelas que não nasceram no território e podem competir por alimento e abrigo com as espécies que naturalmente fazem parte daquele ambiente. O caramujo-gigante-africano é um exemplo de espécie invasora que ocupou diversas regiões do Brasil. Ele foi introduzido no país para ser utilizado na gastronomia.

Fim do complemento.

  1. Na natureza, os seres vivos alimentam-se uns dos outros, formando a cadeia alimentar. Cada ecossistema (comunidade de seres vivos) possui várias cadeias alimentares. Vejam o exemplo de uma delas:
Imagem: Esquema. À esquerda, uma Planta e uma flor. Abaixo o texto: Plantas (produtores). Seta de indicação para ilustração de uma borboleta. Abaixo, o texto: Borboleta (consumidor). Seta de indicação para ilustração de um sapo. Abaixo, o texto: Sapo (consumidor secundário). Seta de indicação para a ilustração de uma cobra. Abaixo, o texto: Cobra (consumidor terciário). Seta de indicação para ilustração de bolinhas conectadas e formas cilíndricas com escamas. Abaixo, o texto: Fundos e bactérias (decompositores).  Fim da imagem.

LEGENDA: Os elementos da imagem não estão representados de maneira proporcional entre si. Cores-fantasia. FIM DA LEGENDA.

PROFESSOR Atenção professor: Os carnívoros comem predominantemente animais; os herbívoros, vegetais; e os onívoros, os dois. Explore a composição de cada uma dessas palavras para que cheguem ao significado. Fim da observação.
PROFESSOR Atenção professor: O sufixo -voro (do latim vorare) significa devorar, comer. O prefixo carni- (do latim carnis) significa carne. O prefixo herbi- (do latim herba) significa erva. Por fim, o prefixo omni- (do latim omne) significa todo, inteiro. Fim da observação.

Nesse exemplo, as plantas alimentam-se da luz solar e servem de alimento para as borboletas, enquanto são lagartas. As borboletas, por sua vez, são comidas pelos sapos. Já os sapos são comidos por cobras que, quando morrem, servem de alimento para fungos e bactérias.

Cada animal tem seus próprios hábitos alimentares, podendo ser classificados como carnívoros, herbívoros e onívoros. O que vocês acham que essas palavras significam? Já aprenderam sobre elas?

MANUAL DO PROFESSOR

Cadeia alimentar

Oriente os grupos a trocar seus conhecimentos prévios a respeito da importância de cada espécie para o equilíbrio ou para as transformações ambientais. Em seguida, oriente-os a ler e a anotar impressões sobre a alimentação das espécies e do seu papel na cadeia alimentar, formulando hipóteses sobre o que aconteceria se faltasse algum elemento, por exemplo.

Para complementar a discussão, incentive-os a buscar informações sobre a relação entre animais, seus ambientes, sua alimentação e preservação. Cite, por exemplo, que na cidade de São Paulo houve uma alta incidência de pombos; em Campinas, uma diminuição de andorinhas; no interior de Minas, houve a proliferação de formigueiros e cupinzeiros. Questione-os as causas dessas ocorrências, incentivando-os a descobrir se algo semelhante aconteceu em suas cidades.

Durante a atividade, espera-se que os estudantes reflitam e elaborem informações de fontes científicas confiáveis a respeito do tema em estudo, para justificar suas respostas. Convide cada grupo para expor aos demais suas descobertas e reflexões. Espera-se que, com essas questões, eles comecem a criar perguntas sobre as relações entre os animais, o local onde vivem e a ação humana em seu ciclo de vida.

Orientações

  1. a) A resposta depende do animal escolhido. Alguns animais podem participar de teias alimentares mais complexas, mas não é necessário representá-las de forma completa.

MP93

Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Retornem aos dados da pesquisa sobre o animal escolhido e respondam:
  1. O animal escolhido é carnívoro, herbívoro ou onívoro? Por quê?
PROFESSOR Atenção professor: Resposta pessoal, a depender do animal escolhido. Fim da observação.
Imagem: Ícone: Desenho.  Fim da imagem.
  1. Desenhem no diário de bordo a cadeia alimentar de que ele participa.

    Se for preciso, pesquisem mais sobre ele.

PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os estudantes desenhem uma cadeia alimentar simples, composta por produtor, consumidor primário, consumidor secundário, consumidor terciário e decompositores. Fim da observação.

Boxe complementar:

Hora de escrever

Imagem: Ícone referente ao boxe.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.

Em grupo, escrevam um verbete enciclopédico que contenha as informações discutidas acerca do animal escolhido. O objetivo é apresentar informações desse animal e os motivos pelos quais está em risco de extinção. Utilizem o verbete sobre a arara como modelo e sigam as dicas:

  1. Planejem o que gostariam de escrever.
  1. Escrevam o texto, organizando-o a partir de alguns títulos. Por exemplo:
    • Introdução.
    • Onde vive.
    • Características físicas e comportamento (tamanho, alimentação, hábitos).
    • Reprodução.
    • Ameaça de extinção.
    1. Evitem colocar a opinião do grupo no texto, como, por exemplo, “a arara é um bicho fofinho”. Mantenham o tom informativo.
    1. Procurem inserir imagens do animal para o leitor conhecê-lo melhor. Escrevam legendas para as imagens.
    1. Troquem os verbetes produzidos com os colegas de outros grupos para fazer sugestões de melhoria no texto produzido por eles.
      1. O texto do outro grupo é fácil de entender? Por quê?
      1. Releiam com cuidado todas as palavras e, se necessário, consultem um dicionário. Alguma delas tem erro de ortografia?
      1. A pontuação está adequada? Relembrem algumas funções principais:
        • ( .) Ponto-final: serve para encerrar afirmações.
        • ( !) Ponto de exclamação: serve para demonstrar emoção, surpresa, indignação, espanto, entusiasmo etc.
        • ( ?) Ponto de interrogação: serve para fazer perguntas.
        1. Façam a revisão do verbete, de acordo com as sugestões dadas pelo outro grupo.
        1. Exponham a versão final do verbete na sala, por exemplo, em um mural.
        1. Verifiquem com o professor a possibilidade de postar os verbetes em uma enciclopédia on-line.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Hora de escrever

Para a elaboração do verbete, peça aos grupos que retomem as informações pesquisadas e avaliadas sobre o animal escolhido, onde ele vive, quais são suas características, do que ele se alimenta, quais são seus hábitos, o que é mais curioso sobre ele etc.

Oriente-os a realizar uma primeira versão escrita. A revisão da versão inicial desse texto deve ser feita por outros estudantes da classe. Ajude-os estabelecendo alguns pontos a ser revisados, considerando a linguagem, as características do gênero, questões linguísticas, como paragrafação, uso correto dos tempos verbais e ortografia.

Combine com eles se a publicação será em layout de retrato ou paisagem, se vai ter margem ou não. Não inclua outros elementos, como quadros, formas e clip arts, para não atrapalhar o arranjo do texto com a imagem. Lembre-se de que não se trata de uma apresentação, mas da montagem de uma enciclopédia.

Ajude-os a verificar onde a imagem fica melhor na página. Se o grupo escolheu duas imagens e o texto for um pouco grande, como editores, eles devem escolher qual imagem eliminar.

O arquivo também deve conter capa, índice etc. Ao finalizá-lo, salve-o como PDF. Em “Salvar como”, quando abrir a tela de opção de pasta, nomeie o arquivo com o título que os estudantes deram e, no tipo de arquivo, selecione PDF.

Para transformar o PDF em livro digital, utilize uma plataforma de compartilhamento de produções digitais, como a indicada nos links a seguir:

  1. Como criar uma conta na plataforma: http://fdnc.io/gvm. Acesso em: 5 jan. 2021.
  1. Como postar um PDF na plataforma: http://fdnc.io/gvn. Acesso em: 5 jan. 2021.

    Após a revisão e correção dos verbetes, os grupos devem elaborar uma segunda versão escrita, indicando quais imagens acompanhariam quais trechos. Revise a segunda versão dos verbetes. Para finalizar essa produção, eles devem escolher se vão entregar o verbete em publicação impressa ou digital.

    No caso da publicação impressa, cada grupo pode contribuir para a elaboração da enciclopédia no formato de papel, incluindo capa, página de rosto, índice, ilustrações e organização dos verbetes em ordem alfabética, além do nome dos autores.

    Se os grupos escolherem a publicação digital, monte a enciclopédia utilizando um programa para criação, edição e exibição de apresentações gráficas. As produções escritas e as imagens devem ocupar duas páginas. Oriente os grupos, mostrando que há diversas formas de organizar e combinar em uma página texto e imagem.

MP94

Etapa 3 Experimentando

Muito interessante, detetives!

Vocês conseguiram encontrar ótimas informações sobre o animal ameaçado de extinção.

Mas já conseguiram pensar em como ajudá-lo?

Um animal pode ser extinto por muitas causas diferentes. Para resolvê-las, há inúmeras ações que podem ser feitas.

  1. Retomem as perguntas e seus dados de pesquisa (que devem constar em seus diários de bordo) para terem ideias e experimentarem algumas soluções!

    Enviamos um roteiro preparado para essa atividade.

    Boa experimentação!

    Chefe da Agência dos Detetives Mirins (ADM).

Imagem: Ilustração. Um menino negro, usando chapéu xadrez, camiseta, short e tênis. Ele está em pé, com as mãos estendidas para baixo e sorrindo. Ao redor, borda azul com espiral amarela à esquerda. Há uma um pedaço de fita rosa, amarela e verde na parte superior e rosa, amarela e laranja à direita. Fim da imagem.
  1. Você vai ver, a seguir, o que o Projeto Onças do Iguaçu faz para proteger as onças-pintadas do Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná. Depois, responda:
  1. Quais ideias você achou mais interessantes?

    _____

PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. Quais poderiam ser feitas por crianças que querem ajudar a proteger as onças-pintadas?
PROFESSOR Atenção professor: Os estudantes podem indicar as atividades “Papo de onça”, “Onça na escola” e “Onça itinerante”, argumentando que as crianças poderiam participar das conversas, exposições, pinturas, teatros, contação de histórias etc. com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de proteger as onças-pintadas. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Etapa 3 – Experimentando

Esta etapa se inicia com duas atividades que apresentam ideias e ações para que os grupos possam partir de soluções concretas. Dessa forma, eles partem de referências para retomar suas pesquisas investigativas, ampliando-as e elaborando a própria solução, para, posteriormente, pensar em sua realização.

A atividade 1 apresenta dados que embasam as atividades realizadas pelo Projeto Onças do Iguaçu, projeto institucional do Parque Nacional do Iguaçu que tem como missão a conservação da onça-pintada.

MP95

Boxe complementar:

Pensamento computacional

Imagem: Ícone: Pensamento computacional. Fim da imagem.

Divida o problema em partes menores para analisar os detalhes.

Fim do complemento.

Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Retomem os dados da pesquisa sobre o animal escolhido e listem no diário de bordo as causas de ameaça de extinção.
PROFESSOR Resposta pessoal.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Discutam em grupo quais podem ser soluções possíveis para cada uma dessas causas. No diário de bordo, organizem a discussão em um quadro como o modelo a seguir.

Causas de ameaça de extinção

Possíveis soluções do grupo

_____

_____

PROFESSOR Resposta pessoal. Atenção professor: Os estudantes podem pensar em ações diversas, como campanhas, conversas com a população, encontros científicos, projetos de lei, apoio a organizações que auxiliam os animais, trabalho voluntário de resgate de animais, mudanças de hábitos em relação à natureza (não invadir o habitat dos animais, não construir em áreas de preservação, não alimentar os animais, não adotar animais selvagens como de estimação etc.). Fim da observação.
  1. Quais tipos de texto podem contribuir para essas ações?
PROFESSOR Resposta pessoal. Atenção professor: Podem ser mencionados textos como cartazes de campanhas, postagens em redes sociais, reportagens, folhetos informativos, guias educativos, entre outros. Fim da observação.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Pesquisem em revistas, jornais ou sites quais ações têm sido realizadas para solucionar a ameaça de extinção do animal e organizem um novo quadro no diário de bordo.

    Causas de ameaça de extinção

    Soluções executadas pela sociedade

    _____

    _____

PROFESSOR Resposta pessoal. Atenção professor: Os estudantes devem listar as soluções propostas por ONGs, projetos educativos, projetos institucionais, entre outras entidades que visam à proteção de animais, de forma semelhante ao que viram anteriormente com o Projeto Onças do Iguaçu. Fim da observação.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. A partir das informações encontradas na pesquisa, revejam as soluções pensadas pelo grupo.
    1. No diário de bordo, façam uma lista final de quais soluções podem ser realizadas pelo grupo.
    1. Apresentem a lista para o professor e para os demais grupos de detetives.
    1. Escolham uma das soluções e justifiquem porque ela é a mais interessante de ser executada.
MANUAL DO PROFESSOR

As atividades 3 a 6 permitem aos estudantes explorar dados da pesquisa feita, por meio da divisão do problema proposto em partes menores, facilitando a análise de seus detalhes. Com isso, os estudantes estarão desenvolvendo habilidades relacionadas ao pensamento computacional.

Convide os grupos a retomar os seus processos investigativos para desenharem possíveis soluções. Para isso, os grupos devem realizar as tarefas propostas. Lembre-os de que eles podem realizar outras atividades além dessas, como novas pesquisas e coletas de dados, entrevistas com ONGs e especialistas.

Os grupos devem planejar o tempo e as atividades, além de registrar por escrito suas motivações iniciais, tendo como referência a solução estudada. Oriente-os a indicar um ponto de partida para que todos possam colaborar para a organização e a realização das atividades. De forma paralela, os integrantes dos grupos devem realizar uma pesquisa por novas informações e novos dados que contemplem, ampliem e justifiquem as respostas e os registros que deverão realizar durante esta etapa.

Oriente-os a registrar os resultados das fontes de informações impressas e digitais, incluindo os dados de gráficos e tabelas que acharem pertinentes, além de separar notícias e artigos que contribuam para a busca por soluções.

Durante as atividades 4, 5 e 6, verifique se os grupos exercitam suas curiosidades e se recorrem às suas investigações para apresentar as causas, elaborar e testar suas hipóteses, formular e propor as soluções dos problemas identificados ao longo do processo de investigação. Dessa forma, é possível verificar o desenvolvimento do pensamento crítico, criativo e científico nos estudantes.

Oriente-os a tratar as informações. Converse sobre as diferenças e as relações entre hipóteses, opiniões e teorias. Incentive a confrontação de opiniões entre diferentes integrantes dos grupos, mostrando aos estudantes que elas podem ser positivas para confirmar ou refutar uma hipótese. Os grupos também devem ordenar as informações e as possíveis respostas às perguntas que embasam a investigação.

Durante a realização das pesquisas e das atividades, acompanhe e avalie as aprendizagens e o comportamento dos estudantes tanto de forma individual como coletiva. Se necessário, realize intervenções a fim de que o o estudante ou o grupo se empenhe no processo e avance.

MP96

PROJETO ONÇAS DO IGUAÇU

Imagem: Ilustração. À esquerda, pegadas. À direita, silhueta de uma onça. Fim da imagem.
Imagem: 1. Fotografia de uma pessoa segurando uma antena dentro de um barco. 2. fotografia de uma onça em meio a vegetação.  Fim da imagem.

LEGENDA: Monitoramento da população de onças. FIM DA LEGENDA.

Imagem: fotografia das fezes de uma onça.  Fim da imagem.

LEGENDA: Estudo da dieta das onças, a partir da análise de suas fezes. FIM DA LEGENDA.

Imagem: fotografia de uma onça pintada, ao lado uma placa com o texto: PARCERIA PELA VIDA.  Fim da imagem.

LEGENDA: Medidas de proteção para encontros da população com onças-pintadas, como luzes e sinos, que afastam os felinos. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia de uma onça pintada, andando em uma estrada. Fim da imagem.

LEGENDA: Apoio para resolução de problemas com a presença de grandes felinos. FIM DA LEGENDA.

Imagem: fotografia de dois homens olhando para uma mesa com pele de animal. Ao redor árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Auxílio em operações de fiscalização. FIM DA LEGENDA.

Imagem: fotografia de uma mulher com luvas com as mãos sobre um animal deitado em uma maca.  Fim da imagem.

Imagem: fotografia de um animal de quatro, deitado com duas pessoas de luvas segurando em uma de suas patas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Auxílio no resgate de animais atropelados. FIM DA LEGENDA.

Conscientização da população.

PAPO DE ONÇA:

conversas com as comunidades sobre boas práticas com as onças-pintadas.

Imagem: fotografia de pessoas sentadas em cadeiras de costas olhando para uma projeção. No fundo duas pessoas em pé apontando para o telão.  Fim da imagem.

ONÇA NA ESCOLA:

atividades desenvolvidas em escolas, como teatro, palestras e exposições.

Imagem: fotografia de um homem com camisa marrom e uma mulher com camiseta branca segurando um guarda-chuva marrom com pintas com figuras de onças penduradas. Olhando para eles, crianças uniformizadas sentadas em cadeiras. À esquerda há um lápis com estampa de onça. Fim da imagem.

PEDAL DA ONÇA:

atividades com ciclistas que envolvem exposição e bate-papo sobre onças.

Imagem: fotografia destacando uma mão segurando um papel com o texto: LOUCOS POR ONÇAS, sobre uma bicicleta. Ao lado, uma fotografia de várias pessoas em bicicletas com árvores no fundo.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Para servir de referência às atividades das páginas 86 e 87, acesse o site do Projeto Onças do Iguaçu, conferindo as notícias e os vídeos com as atividades pelo link: http://fdnc.io/gvo. Acesso em: 14 jan. 2021.

MP97

AMIGOS DA ONÇA:

comunicação com motoristas de ônibus e vans sobre avistamento de onças.

Imagem: ilustração de um ônibus, com uma onça no banco da frente segurando binóculos. Atrás, uma fotografia de uma onça lisa. Ao lado, uma fotografia de uma onça pintada. Fim da imagem.

BAFO DE ONÇA:

encontros científicos para falar sobre a conservação das onças-pintadas.

Imagem: Ilustração, de um disco voador, dentro um homem com chapéu e bigode, ao lado uma onça.  Fim da imagem.

ONÇA ITINERANTE:

exposições em outros municípios, bate-papo sobre onças, exibição de filmes, pintura de rosto, teatro, contação de histórias.

Imagem: fotografia de uma mulher e um homem em frente a uma mesa com fósseis de onças. Ao lado, um homem de chapéu e um menino de boné. Ao lado, uma fotografia de um homem segurando um microfone no fundo um telão com a ilustração de uma onça.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Para ampliar

Campanha na escola: ajude a divulgar a campanha do Projeto Onças do Iguaçu. Proponha aos grupos que cada um deles elabore um texto informativo sobre o projeto para um público-alvo (estudantes das outras turmas, familiares e responsáveis, gestão escolar, professores, merendeiras etc.) O objetivo é que todos possam conhecer o projeto. Primeiro, faça uma lista com os diferentes públicos-alvo. Peça para que cada grupo escolha um público e elaborem uma forma de comunicar a ele sobre o projeto. Ao final, solicite que um representante de cada público venha à turma falar se passou a conhecer a proposta do Projeto Onças do Iguaçu graças às informações apresentadas.

MP98

Etapa 4 Hora de produzir!

Vocês são verdadeiros detetives!

Vimos que tiveram ótimas ideias para resolver a missão.

Estou enviando um roteiro de como podem planejar a solução que definiram anteriormente e colocá-la em prática.

Mãos à obra!

Chefe da Agência dos Detetives Mirins (ADM).

Imagem: Ilustração. Um menino negro, usando chapéu xadrez, camiseta, short e tênis. Ele segura com a mão esquerda uma folha de papel escrita, e com a mão direita óculos escuros sobre os olhos. Ao redor, borda azul com espiral amarela à esquerda. Há uma um pedaço de fita rosa, amarela e verde na parte superior e rosa, amarela e laranja à direita. Fim da imagem.
PROFESSOR Atenção professor: Veja as orientações no Manual do Professor. Fim da observação.

Boxe complementar:

Pensamento computacional

Imagem: Ícone: Pensamento computacional. Fim da imagem.

Escreva a sequência de instruções para solucionar o problema. Utilize texto ou desenhos.

Fim do complemento.

Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
  1. Escrevam no diário de bordo um roteiro de planejamento:

    OBJETIVO

    • Escrevam o que a solução pretende fazer para proteger o animal escolhido e evitar sua extinção.

      JUSTIFICATIVA

    • Argumentem porque a solução escolhida pelo grupo é eficiente para evitar a extinção do animal.

      MATERIAIS NECESSÁRIOS

    • Anotem a lista de materiais que serão necessários.

      DESENVOLVIMENTO

    • Coloquem o passo a passo necessário para realizar a solução.

      RESULTADOS ESPERADOS

    • Registrem o que esperam que a solução do grupo consiga realizar.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Seguindo o planejamento, coloquem a ideia em ação! Por exemplo, se vocês pensaram em uma campanha de conscientização, é preciso produzir um cartaz. Observem o funcionamento da ação e anotem no diário de bordo tudo o que acontecer.
MANUAL DO PROFESSOR

Etapa 4 – Hora de produzir!

A atividade 1 estimula o desenvolvimento do pensamento computacional ao propor a produção de instruções sequenciadas para a solução de um problema, por meio do emprego de texto escrito ou imagético.

  1. Atividade 2. Por exemplo, se produziram um cartaz de campanha, precisam colocá-lo em locais de grande circulação para atingir as pessoas interessadas.

    Depois da ação, discutam e registrem no diário de bordo:

  1. Alguma coisa inesperada aconteceu?
  1. O que poderia ter sido mais bem planejado?
  1. É possível ajustar a ação para que ela seja melhorada? Como?

    Valorize as propostas dos grupos, incentivando as pesquisas, investigações e testagens das soluções propostas. É papel do professor:

  1. balancear os limites e os desafios dos grupos para evitar que assumam produções complexas;
  1. acompanhar e incentivar as experiências e testagens das soluções, verificando se as ideias realmente têm função social;
  1. orientar os grupos na sistematização de seus percursos para a elaboração de uma produção final;
  1. identificar e avaliar quais aprendizagens foram adquiridas ao longo do processo e que são utilizadas na hora da sistematização e da produção.

    Oriente-os a realizar tanto as testagens das ideias como o tratamento das informações com autonomia. Eles devem usar o diário de bordo como um dossiê de síntese, indicando os aspectos tratados e testados, além de anotarem perguntas que ficaram abertas para futuras pesquisas.

    Discuta com os grupos quais são os seus objetivos, as etapas que devem seguir para realizar a produção, a importância do envolvimento de todos e a responsabilidade de cada um nesta elaboração. Ao término desta etapa, a produção deve ser concluída.

    No caso do cartaz, oriente-os desde a separação dos materiais até a seleção de textos escritos e imagens. Auxilie-os na elaboração de modo que o cartaz produzido apele para a solução proposta e, ao mesmo tempo, informe ao destinatário sobre o animal ameaçado de extinção.

MP99

Etapa 5 Compartilhando as descobertas

Missão cumprida, detetives!

Tenho certeza de que a solução de vocês vai ajudar a salvar animais ameaçados de extinção.

Que tal agora compartilhar a ideia com os outros grupos de detetives?

Façam uma apresentação oral de como resolveram a missão e acompanhem outras soluções idealizadas por outros detetives.

Até a próxima!

Chefe da Agência dos Detetives Mirins (ADM).

Imagem: Ilustração. Um menino negro, usando chapéu xadrez, camiseta, short e tênis. Ele está de perfil com as mãos fechadas em punhos, com braços estendidos para direita e sorrindo.  Ícone: Atividade no diário de bordo. Ao redor, borda azul com espiral amarela à esquerda. Há uma um pedaço de fita rosa, amarela e verde na parte superior e rosa, amarela e laranja à direita.  Fim da imagem.
PROFESSOR Atenção professor: Veja as orientações no Manual do Professor. Fim da observação.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Retomem as anotações do diário de bordo sobre a solução apontada pelo grupo.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
  1. Vocês podem dividir o grupo para que cada um comente uma parte – por exemplo, um integrante pode contar como surgiu a ideia, o outro explica como foi planejada, o outro descreve como ela foi realizada, o outro expõe o que aconteceu, e assim por diante.
  1. Como apoio da apresentação oral, vocês podem apresentar a solução produzida, caso ela possa ser exibida. Por exemplo, se produziram um cartaz, ele pode ser mostrado para a turma.
  1. Na hora de se apresentarem, mantenham o contato visual com os colegas da turma e busquem falar em um volume que todos possam ouvir. Não se apressem e respirem!
  1. Acompanhem as apresentações dos outros com atenção e anotem no diário de bordo perguntas que vocês tenham para fazer, como entender melhor um passo realizado ou uma curiosidade sobre o animal.
MANUAL DO PROFESSOR

Etapa 5 – Compartilhando as descobertas

  1. Atividade 2. Professor, solicite aos estudantes que elaborem roteiros de apoio à fala.

    Esta atividade pretende incentivar o compartilhamento coletivo das ideias e das possíveis soluções criadas por cada grupo por meio de exposições orais de cunho científico. O objetivo é que todos possam ser orientados a expor suas pesquisas e suas produções.

    Oriente-os a se organizar em grupos para produzir o roteiro da apresentação, considerando as informações escritas no Diário de Bordo durante a pesquisa e a produção finalizada.

    Explique aos estudantes que a elaboração de um roteiro é importante para a apresentação oral, pois este instrumento serve para guiar, direcionar e definir o que será mostrado, apresentado oralmente e o que pode aparecer escrito. Por isso, eles devem adequar a linguagem à apresentação, planejar o uso de recursos multissemióticos (imagens, diagrama, tabelas etc.) e prever os turnos de fala, reservando um tempo para respostas a eventuais dúvidas dos demais grupos.

    Oriente-os a ensaiar a apresentação por meio de uma simulação. Durante as simulações, verifique se os grupos compreendem a adequação das informações à linguagem oral e se conseguem manter o cunho científico. Convide-os a ensaiar com familiares ou com colegas de outras turmas.

  1. Para as apresentações, considere a possibilidade de os grupos utilizarem programas de exibição de slides ou outros recursos, nos quais seja possível relacionar imagens (estáticas e/ou em movimento) com trechos do texto escrito (informações, dados etc.). Lembre os demais estudantes de escutar com atenção as falas dos colegas, participando com respeito.

    Ao iniciar a atividade, verifique se os grupos elaboraram material de apoio para a apresentação oral e se apresentam as informações de pesquisa, indicando o percurso e os procedimentos. Preste atenção aos aspectos da linguagem oral e, também, da linguagem gestual, identificando se movimentação corporal, postura e entonação de voz contribuem para a compreensão.

  1. Grave as apresentações (pode ser com celular) e organize a “coletânea”, que pode servir tanto para um trabalho de textualização do discurso oral científico como para a produção de vídeos de caráter científico, com o objetivo de divulgar os conhecimentos dos grupos no blog da turma e/ou no site da escola.

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Etapa 6 O que aprendemos?

Preencha em seu diário de bordo as questões a seguir. Depois, converse com os colegas sobre o que achou delas.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Sim

Não

Mais ou menos

Autoavaliação

Ajudei os animais em ameaça de extinção?

Contribuí para o trabalho em grupo?

Agi com respeito com todos os integrantes do grupo?

Escolhi materiais que contribuíram para a produção do projeto?

Utilizei o diário de bordo para fazer anotações que ajudaram na investigação?

Resolvi a missão como um verdadeiro detetive?

Avaliação do grupo

Realizamos todas as tarefas solicitadas pelo chefe da Agência dos Detetives Mirins (ADM)?

Pesquisamos em fontes confiáveis para coletar dados e informações do animal?

Trocamos ideias e conhecimentos obtidos nas pesquisas?

Seguimos os combinados entre os integrantes do grupo?

Avaliação coletiva do projeto

O projeto fez vocês se interessarem mais por animais ameaçados de extinção?

O projeto contribuiu para aprenderem mais sobre os biomas do Brasil?

O projeto contribuiu para aumentar os conhecimentos sobre cadeia alimentar?

O projeto contribuiu para você compreender que cada espécie tem sua importância na cadeia alimentar?

O projeto contribuiu para o entendimento do impacto das ações do ser humano na natureza?

MANUAL DO PROFESSOR

Etapa 6 – O que aprendemos?

Para finalizar o projeto, converse com os estudantes sobre os seus aprendizados e incentive-os a verbalizar sobre suas participações nas diferentes etapas do projeto.

Conclusão: Avaliação

Em seguida, oriente-os na autoavaliação, que é um importante instrumento para desenvolver autonomia e autocrítica. Para que a reflexão não seja superficial, ajude-os individualmente a retomar pontos que foram identificados ao longo do processo e se estes foram melhorados ou não.

Em seguida, convide-os a avaliar a atuação do grupo. Esta avaliação deve ser discutida em grupo, mas, antes, oriente para que cada estudante a faça individualmente. Observe como eles discutem também a atuação e a contribuição de cada um na investigação e na produção em grupo. Verifique se eles se sentiram ativos, participativos e colaborativos durante o processo.

Neste momento, chame a atenção para as questões procedimentais e de conteúdo. Relembre-os que a avaliação é importante para que todos possam tomar consciência dos percursos pelos quais os grupos passaram e se corresponsabilizarem pelas aprendizagens garantidas e pelo empenho em avançar. Também é interessante listar perguntas e curiosidades que surgiram ao longo do processo de investigação, mas que não foram respondidas por algum motivo. Elencar as perguntas que surgiram durante ou a partir da investigação e que não foram sanadas serve tanto para valorizar a curiosidade dos estudantes como, também, para servir de guia para novas pesquisas. Os grupos podem ser incentivados a dar sequência em suas investigações em outros momentos e também fora da escola.

Ao final do projeto, realize uma autoavaliação sobre sua mediação e suas contribuições nas investigações dos estudantes. Avalie o projeto, levando em consideração sua proposta e, também, seus encaminhamentos, refletindo sobre as aprendizagens dos estudantes.

Esse também é o momento de analisar a pertinência do uso do diário de bordo como instrumento auxiliar para a realização de avaliações formativas ao longo do processo e de pensar se ele se mostrou suficiente ou se há como tornar seu uso mais eficiente.

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Boxe complementar:

Para continuar a investigação

Imagem: Ícone referente ao boxe. Fim da imagem.

  • FAUNA ameaçada de extinção. IBGE educa (crianças) . Disponível em: http://fdnc.io/gvp. Acesso em: 25 jan. 2021.

    Jogo da memória sobre animais ameaçados de extinção. Pode-se jogar em três níveis de dificuldade: iniciante, médio e difícil. Conforme aumenta-se o nível, mais animais precisam ser decorados e combinados para ganhar o jogo. O projeto é uma iniciativa da página IBGE educa, um site educacional produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

  • ONÇATRUNFO: o jogo de cartas do Onçafari. Disponível em: http://fdnc.io/gvq. Acesso em: 25 jan. 2021.

    Jogo de cartas com a temática de animais que vivem nos biomas brasileiros. O site permite imprimir as cartas e acompanhar as regras de jogo. O objetivo é fazer com que o jogador fique com todas as cartas do baralho na mão, eliminando os outros jogadores. As cartas possuem atributos dos animais, como peso, risco de extinção, força, entre outras, que devem ser comparadas entre os jogadores.

  • POR dentro das cadeias alimentares. Ciência Hoje das Crianças , 9 jul. 1998. Disponível em: http://fdnc.io/mo. Acesso em: 25 jan. 2021.

    Reportagem da revista infantil Ciência Hoje das Crianças, que explica como funcionam as cadeias alimentares. O texto explora o papel de cada ser vivo na Terra, classificando-os em produtores, consumidores e decompositores.

  • QUEM come o quê? Disponível em: http://fdnc.io/gvr. Acesso em: 25 jan. 2021.

    Jogo que convida crianças e adolescentes a montar diferentes teias alimentares, que são o cruzamento de diversas cadeias alimentares. No jogo, é preciso seguir padrões em um tabuleiro, arrastando os animais para suas posições na teia alimentar. Há tempo para realizar a tarefa, que gera pontos. O jogo está disponível no Portal Ludo Educativo, um projeto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Para ampliar e compartilhar

Produção de jogos ecológicos de percurso ou trilhas. São jogos de trilhas simples nos quais os piões avançam de acordo com um número tirado no dado ou com os comandos de uma carta sorteada. É basicamente um jogo que envolve sorte porque não se sabe qual número ou carta vai sair. O jogo de percurso mais tradicional é o do ganso. Saiba mais em Jogos de trilhas: uma invenção antiga, publicação da Caleidoscópio disponível em: http://fdnc.io/gvs. Acesso em: 14 jan. 2021.

Os percursos percorridos pelos grupos ao longo do projeto funcionam de forma similar ao de um jogo de percurso ou trilha. Convide-os a produzir jogos a partir das investigações realizadas.

O objetivo é compartilhar as aprendizagens com outras turmas, familiares e responsáveis. Os jogos também podem ser utilizados como materiais para futuras pesquisas e para outras aprendizagens, pois jogos de percurso estimulam o raciocínio e a concentração.

Cada grupo pode construir seu próprio jogo de percurso, que deve contemplar as informações pesquisadas e apresentadas.

Para a produção do tabuleiro, os estudantes vão precisar de folhas sulfites, caneta, revistas, tesoura sem ponta e cola. Depois, devem seguir alguns passos:

  • Para elaborar um percurso, os estudantes precisam planejar a montagem do tabuleiro. Eles devem recortar e colar imagens que representem o bioma onde o jogo se passa. Para isso, devem fazer um rascunho do tabuleiro.
  • A partir do rascunho, o grupo deve traçar uma trilha de um ponto de partida a um ponto de chegada. Ao longo dessa trilha, os estudantes devem demarcar as casas. Algumas dessas casas podem ter informações com comandos, como, por exemplo: “Você salvou uma ninhada da arara-azul-grande. Avance três casas” ou “Começou uma queimada na área de preservação da sua iniciativa. Volte duas casas e ajude a apagar o fogo”.
  • A partir da definição das trilhas, o grupo deve elaborar cartas com base nas perguntas e comandos selecionados para ajudar na movimentação dos jogadores, fazendo-os avançar ou retornar, dependendo de suas respostas. Para isso, os estudantes devem retomar o próprio percurso de aprendizagem e levantar os conhecimentos apreendidos, colocando-os no jogo em forma de perguntas. Por fim, elaborem regras simples para que outras pessoas entendam como se joga.