MP102
Vamos pensar em tudo o que aprendemos?
- Volte na seção O que aprendemos? de cada projeto e conte quantas vezes você respondeu “sim”, “não” e “mais ou menos” para as perguntas a seguir.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Sim
Não
Mais ou menos
Respondi à questão do projeto?
Contribuí para o trabalho em grupo?
Agi com respeito com todos os integrantes do grupo?
Escolhi materiais que contribuíram para a produção do projeto?
Fiz anotações que ajudaram na investigação?
Resolvi a missão apresentando uma solução para a questão?
2. Qual pergunta você respondeu mais vezes “sim”? Identifique qual é o seu troféu. Conte para seus colegas e veja o que ganharam.
Questionador – Você é muito curioso e adora questionar tudo a sua volta, com o objetivo de sempre aprender mais. Busca responder de forma criativa às questões que as crianças fazem.
Coordenador – Você é um verdadeiro líder de equipe, sabe trabalhar em grupo e não mede esforços para colaborar com todos. Os colegas sempre podem contar com sua ajuda para tudo o que precisarem.
Conciliador – Você é pacífico, amigável e sabe respeitar os colegas. Consegue mediar os conflitos do grupo, para que todos possam sempre trabalhar juntos de forma agradável e respeitosa.
Repórter – Você tem espírito investigativo e sempre está atrás de alguma pista. É aquele que adora estar em campo, coletando materiais que podem ajudar na missão.
Escritor – Você é mestre na Língua Portuguesa e está sempre com seu caderno ou bloco de anotações à mão. Anotar e organizar tudo de que o grupo precisa para resolver a missão é a sua principal tarefa.
Cientista – Você é criativo e adora investigar os porquês das coisas. Inventar soluções e engenhocas criativas é a sua principal atividade.
- Pinte no quadro a seguir como você acha que realizou os objetivos de cada missão. Em seguida, comente sua autoavaliação com os colegas e o professor.
MANUAL DO PROFESSOR
Vamos pensar em tudo o que aprendemos? – Avaliação de resultado
A avaliação de resultado, realizada ao final de uma etapa de estudos, promove a você e aos estudantes um momento de reflexão a respeito do que foi desenvolvido em uma determinada atividade e das diferentes conquistas feitas. Permite também que todos tenham consciência do que pode e deve ser aprimorado em atividades futuras, do que precisa ser reforçado e de quais habilidades já estão bem desenvolvidas.
A avaliação de resultado é mais um importante instrumento que se une às avaliações diagnóstica e formativa para analisar o desempenho dos estudantes. Esses dados servem como retorno importante para que eles possam redirecionar estratégias e o foco do seu aprendizado, além de serem úteis ao professor para o planejamento de ações futuras e como subsídio para as reuniões de Conselho de Classe ou com os responsáveis pelos discentes.
As atividades propostas na seção Vamos pensar sobre tudo o que aprendemos? podem ser desenvolvidas de maneiras distintas, dependendo de seus objetivos e da forma como você julgar mais adequado conduzir as avaliações finais. É possível encaminhar as reflexões de forma parcial, ao final de cada projeto, e, após o último, propor uma análise conjunta dos resultados. Outra maneira é fazer as reflexões e análises depois de os estudantes terem realizado os quatro projetos.
Antes de solicitar a eles que iniciem o trabalho proposto na seção, é importante esclarecer que o objetivo das atividades é estimular que cada um reflita a respeito de sua participação e de seus aprendizados ao longo de cada projeto. Ressalte que se trata de uma oportunidade para que conheçam melhor seus pontos fortes e para que verifiquem em quais pontos há oportunidades para crescimento.
- Peça, então, que eles leiam a atividade 1 individualmente e verifique se compreenderam o que deverão fazer. Antes de iniciar a atividade 2, sugira que a turma escolha uma cor de lápis diferente para fazer as indicações sobre cada projeto. Assim, por exemplo, podem usar azul para o Projeto 1, vermelho para o Projeto 2, roxo para o Projeto 3 e laranja para o Projeto 4. Essa estratégia permitirá aos estudantes não apenas visualizar e analisar seu desempenho e seu comprometimento em cada projeto individualmente, como também ao longo dos quatro projetos em conjunto.
MP103
Mestre – Cumpri o objetivo e domino todos os conteúdos relacionados a ele.
Aprendiz – Cumpri o objetivo de forma parcial, preciso aprender mais.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Projeto 1 – Quem conta um conto aumenta um ponto? |
|
Conhecer um conto clássico e suas diferentes adaptações em mídias diversas. |
|
Reconhecer, valorizar e respeitar a diversidade cultural presente nas narrativas que circulam na sociedade. |
|
Aprender sobre o impacto das tecnologias da informação e da comunicação na produção, na circulação e na adaptação de narrativas. |
|
Compreender a interferência dos contadores de história, escritores, tradutores e roteiristas na criação de novas versões das narrativas. |
|
Refletir sobre a manutenção das tradições culturais por meio de narrativas. |
|
Projeto 2 – O que será que vai acontecer se a água potável acabar? |
|
Aprender o que é água salgada, água doce e água potável, assim como a disponibilidade delas no planeta. |
|
Valorizar a importância da água para o planeta e para a manutenção da vida. |
|
Conhecer os problemas socioambientais relacionados à água, causados pela intervenção do ser humano na natureza. |
|
Compreender a si mesmo como agente responsável no consumo e na poluição da água, capaz de modificar esse cenário. |
|
Argumentar, buscar e desenvolver soluções criativas que promovam a recuperação e a preservação da água do planeta. |
|
Projeto 3 – Qual é o segredo de ser um campeão? |
|
Aprender o que é necessário para se tornar um campeão. |
|
Pesquisar e conhecer histórias de vida de pessoas que se tornaram campeãs. |
|
Cuidar da saúde física e emocional, sendo capaz de lidar com os sentimentos de vitória e de derrota. |
|
Exercitar a cooperação, o trabalho em equipe e o diálogo na resolução de conflitos. |
|
Planejar e experimentar atividades que permitam colocar à prova as características de um campeão. |
|
Projeto 4 – O que podemos fazer para que os animais não sejam extintos? |
|
Conhecer a fauna brasileira ameaçada de extinção. |
|
Aprender sobre os biomas brasileiros e suas principais características. |
|
Compreender o papel dos animais na cadeia alimentar e no equilíbrio ambiental. |
|
Refletir sobre o impacto das ações do ser humano na natureza. |
|
Argumentar, buscar e desenvolver soluções que contribuam para a preservação da fauna brasileira. |
MANUAL DO PROFESSOR
- Com a atividade 2, os estudantes perceberão, de modo mais preciso, quais foram as características de sua forma de atuação que contribuíram para a realização das atividades. É interessante que façam essa análise considerando cada projeto individualmente e os quatro, de forma coletiva. Com isso, poderão perceber se têm uma característica que se manteve dominante ou se houve mudanças. Converse sobre a importância de buscarem estratégias para desenvolverem aquelas que ainda podem ser aperfeiçoadas e de valorizarem as que representam o(s) troféu(s) recebido(s). Instigue-os a pensar em situações do cotidiano em que seus pontos fortes podem ser acionados para ajudá-los a resolver problemas pessoais ou coletivos.
A atividade 3 deve ser desenvolvida em duas etapas. Na primeira, os estudantes precisarão se autoavaliar em cada um dos projetos. Da mesma forma como ocorreu nas atividades anteriores, o processo autoavaliativo pode ser feito logo após cada projeto ou de todos os quatro. Certifique-se de que compreenderam o que diferencia um mestre de um aprendiz e convide-os a refletir sobre a importância de buscar continuamente o aperfeiçoamento, mesmo para os que já se considerarem mestres em determinada área. Uma forma de concretizar isso é pedir que reflitam sobre a necessidade de treinamentos constantes, mesmo para atletas que já tenham conquistado os mais importantes prêmios em sua área. Discuta também a ideia de aprendizes se tornarem mestres ou, ainda, superarem seus mestres a partir das oportunidades que tiverem e de seu empenho pessoal. Em seguida, solicite que façam a autoavaliação utilizando as cores propostas na legenda.
A segunda etapa da atividade 3 prevê uma discussão coletiva das avaliações individuais. Nesse momento, ressalte a importância da escuta atenta e respeitosa e de falas organizadas e audíveis. Estimule a participação de todos, especialmente dos alunos mais tímidos, valorizando as conquistas de cada um e apoiando aqueles que ainda têm um caminho a percorrer. Peça aos estudantes que apresentem sugestões de estratégias que podem ser usadas pelos aprendizes em busca do título de mestre e, se julgar adequado e houver condições para isso, implemente-as.
Use essa avaliação final como mais um dos instrumentos que compõem o conjunto de que dispõe para a análise do desempenho de cada um e da turma. Além disso, empregue-a para auxiliar suas reflexões e tomadas de decisão a respeito do direcionamento dos projetos, buscando auxiliar o desenvolvimento dos estudantes e tornar as aulas cada vez mais estimulantes e efetivas.
MP104
Competências e habilidades
Projeto 1 – Quem conta um conto aumenta um ponto?
Competências gerais
- Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
-
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que
levem
ao entendimento mútuo.
Competências específicas de Linguagens
- Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais.
- Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação.
-
Desenvolver o senso estético para reconhecer, fruir e respeitar as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, inclusive aquelas
pertencentes
ao patrimônio cultural da humanidade, bem como participar de práticas diversificadas, individuais e coletivas, da produção artístico-cultural, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas.
Competências específicas de Ciências Humanas
- Compreender a si e ao outro como identidades diferentes, de forma a exercitar o respeito à diferença em uma sociedade plural e promover os direitos humanos.
-
Interpretar e expressar sentimentos, crenças e dúvidas com relação a si mesmo, aos outros e às diferentes culturas, com base nos instrumentos de investigação das Ciências Humanas, promovendo o acolhimento e a valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
Habilidades de Língua Portuguesa
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
(EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
(EF15LP07) Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.
(EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
(EF15LP12) Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz.
(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
MP105
(EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.
(EF15LP19) Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.
(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.
(EF35LP02) Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura.
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EF35LP11) Ouvir gravações, canções, textos falados em diferentes variedades linguísticas, identificando características regionais, urbanas e rurais da fala e respeitando as diversas variedades linguísticas como características do uso da língua por diferentes grupos regionais ou diferentes culturas locais, rejeitando preconceitos linguísticos.
(EF35LP21) Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
(EF35LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto.
(EF35LP29) Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas.
-
Habilidades de Arte
(EF15AR23) Reconhecer e experimentar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.
(EF15AR24) Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais.
(EF15AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
Habilidade de Geografia
(EF04GE01) Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas culturas (indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país, latino-americanas, europeias, asiáticas etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local, regional e brasileira.
Habilidade de História
(EF04HI08) Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema, internet e demais tecnologias digitais de informação e comunicação) e discutir seus significados para os diferentes grupos ou estratos sociais.
Projeto 2 – O que será que vai acontecer se a água potável acabar?
Competências gerais
- Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
- Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
-
Agir
pessoal
e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Competências específicas de Linguagens
- Conhecer e explorar diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e linguísticas) em diferentes campos da atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas possibilidades de participação na vida social e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.
4. Utilizar diferentes linguagens para defender pontos de vista que respeitem o outro e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, atuando criticamente frente a questões do mundo contemporâneo.
MP106
Competências específicas de Ciências Humanas
- Identificar, comparar e explicar a intervenção do ser humano na natureza e na sociedade, exercitando a curiosidade e propondo ideias e ações que contribuam para a transformação espacial, social e cultural, de modo a participar efetivamente das dinâmicas da vida social.
- Construir argumentos, com base nos conhecimentos das Ciências Humanas, para negociar e defender ideias e opiniões que respeitem e promovam os direitos humanos e a consciência socioambiental, exercitando a responsabilidade e o protagonismo voltados para o bem comum e a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Habilidades de Língua Portuguesa
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
(EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
(EF15LP07) Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.
(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EF04LP19) Ler e compreender textos expositivos de divulgação científica para crianças, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF35LP17) Buscar e selecionar, com o apoio do professor, informações de interesse sobre fenômenos sociais e naturais, em textos que circulam em meios impressos ou digitais.
(EF04LP21) Planejar e produzir textos sobre temas de interesse, com base em resultados de observações e pesquisas em fontes de informações impressas ou eletrônicas, incluindo, quando pertinente, imagens e gráficos ou tabelas simples, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
-
Habilidade de Arte
(EF15AR05) Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade.
-
Habilidades de Geografia
(EF03GE09) Investigar os usos dos recursos naturais, com destaque para os usos da água em atividades cotidianas (alimentação, higiene, cultivo de plantas etc.), e discutir os problemas ambientais provocados por esses usos.
(EF03GE10) Identificar os cuidados necessários para utilização da água na agricultura e na geração de energia de modo a garantir a manutenção do provimento de água potável.
(EF05GE10) Reconhecer e comparar atributos da qualidade ambiental e algumas formas de poluição dos cursos de água e dos oceanos (esgotos, efluentes industriais, marés negras etc.)
Projeto 3 – Qual é o segredo de ser um campeão?
Competências gerais
- Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
- Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
- Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
MP107
- Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Competências específicas de Linguagens
- Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais.
-
Conhecer e explorar diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e linguísticas) em diferentes campos da atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas possibilidades de participação na vida social e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.
Competência específica de Ciências Humanas
-
Compreender a si e ao outro como identidades diferentes, de forma a exercitar o respeito à diferença em uma sociedade plural e promover os direitos humanos.
Habilidades de Língua Portuguesa
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
(EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
(EF15LP07) Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.
(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EF35LP17) Buscar e selecionar, com o apoio do professor, informações de interesse sobre fenômenos sociais e naturais, em textos que circulam em meios impressos ou digitais.
(EF04LP13) Identificar e reproduzir, em textos injuntivos instrucionais (instruções de jogos digitais ou impressos), a formatação própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e formato específico dos textos orais ou escritos desses gêneros (lista/apresentação de materiais e instruções/ passos de jogo).
(EF04LP21) Planejar e produzir textos sobre temas de interesse, com base em resultados de observações e pesquisas em fontes de informações impressas ou eletrônicas, incluindo, quando pertinente, imagens e gráficos ou tabelas simples, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
Habilidades de Educação Física
(EF35EF05) Experimentar e fruir diversos tipos de esportes de campo e taco, rede/parede e invasão, identificando seus elementos comuns e criando estratégias individuais e coletivas básicas para sua execução, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo.
(EF35EF06) Diferenciar os conceitos de jogo e esporte, identificando as características que os constituem na contemporaneidade e suas manifestações (profissional e comunitária/lazer).
Habilidade de Geografia
(EF04GE02) Descrever processos migratórios e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.
Projeto 4 – O que podemos fazer para que os animais não sejam extintos?
Competências gerais
- Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
MP108
- Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
- Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
- Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
Competência específica de Linguagens
-
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que
levem
ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação.
Competência específica de Ciências Humanas
-
Identificar, comparar e explicar a intervenção do ser humano na natureza e na sociedade, exercitando a curiosidade e propondo ideias e ações que contribuam para a transformação espacial, social e cultural, de modo a participar efetivamente das dinâmicas da vida social.
Habilidades de Língua Portuguesa
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.
(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
(EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
(EF15LP07) Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.
(EF15LP08) Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar e publicar os textos produzidos, explorando os recursos multissemióticos disponíveis.
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EF04LP19) Ler e compreender textos expositivos de divulgação científica para crianças, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF04LP20) Reconhecer a função de gráficos, diagramas e tabelas em textos, como forma de apresentação de dados e informações.
(EF35LP17) Buscar e selecionar, com o apoio do professor, informações de interesse sobre fenômenos sociais e naturais, em textos que circulam em meios impressos ou digitais.
(EF04LP22) Planejar e produzir, com certa autonomia, verbetes de enciclopédia infantil, digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
(EF04LP23) Identificar e reproduzir, em verbetes de enciclopédia infantil, digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica desse gênero (título do verbete, definição, detalhamento, curiosidades), considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/ finalidade do texto.
Habilidade de Geografia
(EF04GE11) Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo, cobertura vegetal, rios etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na conservação ou degradação dessas áreas.
MP109
Referências bibliográficas
Projeto 1 – Quem conta um conto aumenta um ponto?
HORTA, Paulo Lemos (Ed.) Aladim: nova versão do conto clássico [recurso eletrônico]. Tradução de José Roberto O’Shea. 1ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2019.
A versão do brasileiro Paulo Lemos Horta é baseada na tradução inglesa de Yasmine Seale, muito aclamada por buscar se aproximar do suposto conto original. Entre um dos resgates da tradição oral, está a recuperação de Sherazade como a narradora do conto.
SANTOS FILHO, Eudalo Francisco dos; ALVES, Janaina Bastos. A tradição oral para povos africanos e afro-brasileiros: relevância da palavra. Revista da ABPN, v. 9, Ed. especial – Caderno Temático: Saberes Tradicionais, dez. 2017. p. 50-76. Disponível em: http://fdnc.io/gvt. Acesso em: 20 jul. 2021.
O artigo discute as tradições orais dos povos africanos, por meio das quais os valores foram passados entre os afro-brasileiros para preservar sua identidade, afirmar sua identidade e transmitir seus valores culturais para outras gerações.
SOUZA, Lynn Mario T. Menezes de. Uma outra história, a escrita indígena no Brasil. Povos Indígenas no Brasil, 13 mar. 2018. Disponível em: http://fdnc.io/gvu. Acesso em: 12 jan. 2021.
O artigo apresenta as tradições orais das histórias indígenas e as modificações ocorridas quando são transpostas para a escrita.
Projeto 2 – O que será que vai acontecer se a água potável acabar?
CHC. Água é vida! Ciência Hoje das Crianças, 10 jun. 2010. Disponível em: http://fdnc.io/3tk. Acesso em: 18 jan. 2021.
Neste texto de divulgação científica da revista Ciência Hoje das Crianças, apresenta-se o panorama da disponibilidade mundial de água no planeta, mostrando que temos acesso apenas a uma pequena porcentagem dela para o consumo.
ISA. Kuikuro. Povos indígenas do Brasil, Instituto Socioambiental (ISA). Disponível em: http://fdnc.io/gvv. Acesso em: 18 jan. 2021.
Neste artigo enciclopédico, apresenta-se quem são os indígenas Kuikuro, como a origem do nome, a localização da população, a língua, a história, as principais atividades produtivas, entre outras informações relevantes sobre a etnia, que habita o Parque Indígena do Xingu, no estado de Mato Grosso.
KAMKWAMBA, William; MEALER, Bryan. O menino que descobriu o vento. Tradução de Marcia de Almeida. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.
O livro apresenta a história de William Kamkwamba, nascido no Malauí, e que, aos 13 anos, criou um moinho de vento capaz de gerar energia e bombear água para irrigar a plantação de sua comunidade, que sofria com a seca e a fome.
TRONCARELLI, Maria Cristina et al (Org.) Livro das águas: índios do Xingu. São Paulo: Instituto Socioambiental , 2002. Disponível em: http://fdnc.io/gvw. Acesso em: 18 jan. 2021.
Neste livro, foram reunidas histórias tradicionais sobre a origem e os seres da água, além de textos científicos de fácil entendimento sobre os animais da água, a importância da água, a água na natureza, diversos usos da água, a bacia do Rio Xingu, os direitos indígenas sobre a água, o entorno do parque e textos literários inspirados nas águas. O livro é ilustrado com desenhos feitos por indígenas do Xingu.
Projeto 3 – Qual é o segredo de ser um campeão?
GUIMARÃES, Murilo Balbino et al. As posições no futebol e suas especificidades. Revista Brasileira de Futebol (The Brazilian Journal of Soccer Science), v. 7, n. 2, p. 71-83, 2015. Disponível em: http://fdnc.io/gvx. Acesso em: 20 jan. 2021.
Neste artigo acadêmico, os autores identificam e classificam as posições desempenhadas pelos jogadores de futebol em campo, de acordo com diversos estudos já realizados.
MP110
FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE FUTEBOL (FIFA). Livro de regras 2020/2021. Tradução e publicação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Zurique: FIFA, 2020. Disponível em: http://fdnc.io/gvy. Acesso em: 20 jan. 2021.
O livro de Regras do Futebol, da FIFA, tem como objetivo esclarecer em detalhes todas as regras vigentes do esporte, para guiar os profissionais de arbitragem e também informar aqueles que gostam de futebol.
GORTÁZAR, Naiara Galarraga; PIRES, Breiller. Marta, a rainha do futebol. El País, 8 jun. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/gvz. Acesso em: 20 jan. 2021.
A reportagem conta a origem da jogadora de futebol feminino brasileiro Marta, os desafios que enfrentou e os títulos que ganhou.
Projeto 4 – O que podemos fazer para que os animais não sejam extintos?
IBGE EDUCA CRIANÇAS. Biomas continentais do Brasil. Disponível em: http://fdnc.io/gvA. Acesso em: 3 jan. 2021.
Folder explicativo que traz informações sobre os aspectos naturais de cada um dos biomas brasileiros: Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Amazônia, Pampas e Pantanal.
INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE. Livro vermelho da fauna brasileira ameaçada de extinção: volume I. 1ª ed. Brasília, DF: ICMBio/MMA, 2018. Disponível em: http://fdnc.io/gvB. Acesso em: 3 jan. 2021.
O livro, fruto de artigos científicos e do trabalho realizado por especialistas para mapear as espécies de vertebrados do Brasil, identifica quais delas estão em ameaça de extinção e apresenta estratégias de conservação.
PROJETO Onças do Iguaçu. Disponível em: http://fdnc.io/gvo. Acesso em: 3 jan. 2021.
O Projeto Onças do Iguaçu tem como objetivo promover a conservação da onça-pintada, uma espécie de animal muito importante do Parque Nacional do Iguaçu, que se encontra em ameaça de extinção.