3
Carta ao aluno
Caro estudante,
Por meio dessa coleção você vai trilhar diferentes aventuras, a fim de descobrir, pesquisar, experimentar, produzir, compartilhar e continuar a investigação. Nessa jornada, você poderá contar com o apoio e o conhecimento de seus colegas, para alcançar novas descobertas sobre várias questões que fazem parte da atualidade e da vida em família, social e no mundo.
A obra traz a integração da área do conhecimento de Linguagens com os componentes curriculares de Ciências Humanas.
Nessa caminhada, você vai utilizar os conhecimentos e as experiências já adquiridas em outros anos e em sua vida. Vai desenvolver novas habilidades, conhecerá ferramentas e criará estratégias para fazer escolhas não só como estudante, mas em sua vida pessoal e também como cidadão, protagonista das mudanças do local onde vive e do mundo. Você vai analisar, com seus colegas, problemas atuais e propor soluções para a comunidade local e a global.
Esperamos que você tenha uma ótima jornada!
A autora
4
Conheça seu livro
Neste livro, você realizará quatro projetos. Em cada um deles, você receberá uma missão a ser cumprida.
Em cada projeto, você passará por seis etapas:
1) Ponto de partida
Apresenta o tema do projeto, por meio de discussões coletivas e leituras de textos.
2) Vamos pesquisar?
Propõe atividade de pesquisa em meios impressos e digitais, de maneira que você colha informações necessárias para resolver a situação-problema. Traz sempre o boxe Hora de escrever!, para que registre as informações pesquisadas.
3) Experimentando
Envolve discussão em grupo, testagem e experimentação de possíveis soluções para a situação-problema.
4) Hora de produzir!
Momento de produzir a solução para a situação-problema definida na etapa anterior.
5) Compartilhando as descobertas
Etapa de compartilhamento da solução produzida em grupo para os demais colegas da sala e, eventualmente, para públicos maiores, como a comunidade.
6) O que aprendemos?
Convida os alunos a fazerem uma autoavaliação, uma avaliação do grupo e uma avaliação coletiva do projeto.
Ao longo dos projetos, aparecem também os boxes:
Ampliando a investigação
Amplia as informações apresentadas e traz curiosidades sobre o assunto abordado no projeto.
Pensamento computacional
Informa as habilidades do pensamento computacional que estão sendo praticadas na atividade, como organizar informações e selecionar as que são relevantes, reconhecer características comuns entre problemas e escrever instruções para solucioná-los.
Ícones
Conheça os ícones das atividades presentes nesta coleção e o que significam:
Atividade oral
Atividade em grupo
Atividade no diário de bordo
Desenho
5
Sumário
O que eu vou aprender?, p. 6
Projeto 1 É fato ou fake?, p. 8
Etapa 1 – Ponto de partida, p. 12
Etapa 2 – Vamos pesquisar?, p. 19
Etapa 3 – Experimentando, p. 22
Etapa 4 – Hora de produzir!, p. 24
Etapa 5 – Compartilhando as descobertas, p. 25
Etapa 6 – O que aprendemos?, p. 26
Projeto 2 O que você levaria em uma mochila de viagem?, p. 28
Etapa 1 – Ponto de partida, p. 33
Etapa 2 – Vamos pesquisar?, p. 39
Etapa 3 – Experimentando, p. 42
Etapa 4 – Hora de produzir!, p. 44
Etapa 5 – Compartilhando as descobertas, p. 45
Etapa 6 – O que aprendemos?, p. 46
Projeto 3 E se uma criança governasse o mundo?, p. 48
Etapa 1 – Ponto de partida, p. 53
Etapa 2 – Vamos pesquisar?, p. 59
Etapa 3 – Experimentando, p. 62
Etapa 4 – Hora de produzir!, p. 64
Etapa 5 – Compartilhando as descobertas, p. 65
Etapa 6 – O que aprendemos?, p. 66
Projeto 4 Quais serão os negócios do futuro?, p. 68
Etapa 1 – Ponto de partida, p. 73
Etapa 2 – Vamos pesquisar?, p. 80
Etapa 3 – Experimentando, p. 82
Etapa 4 – Hora de produzir!, p. 84
Etapa 5 – Compartilhando as descobertas, p. 85
Etapa 6 – O que aprendemos?, p. 86
Vamos pensar sobre tudo o que aprendemos?, p. 88
Competências e habilidades, p. 90
Referências bibliográficas, p. 95
6
O que eu vou aprender?
- Responda às questões e discuta-as com seus colegas.
Projeto 1 – É fato ou fake ?
- O que são fake news?
_____
- Qual é a importância dos alimentos na nutrição humana?
_____
- Como funciona o sistema digestório?
_____
- Como podemos saber se notícias sobre alimentos são verdadeiras ou falsas?
Projeto 2 – O que você levaria em uma mochila de viagem?
- O que são patrimônios culturais?
_____
- O que são patrimônios naturais?
_____
- De quais características, costumes e tradições de diferentes lugares do Brasil você já ouviu falar?
_____
- Quais manifestações artísticas e culturais brasileiras você conhece?
7
Projeto 3 – E se uma criança governasse o mundo?
- Você sabe o que é o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)? Explique.
_____
- Como funcionam as leis?
_____
- Quais são os direitos da criança e do adolescente?
_____
- O que devemos fazer quando há desrespeito aos direitos da criança e do adolescente?
- Projeto 4 – Quais serão os negócios do futuro?
- O que é desenvolvimento sustentável?
_____
- Você conhece os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?
_____
- Quais podem ser as tendências de negócios do futuro?
_____
- O que é ser um empreendedor?
- Registre no diário de bordo:
- O que eu já sei?
- O que eu quero aprender?
- Em que estou mais curioso?