3

Carta ao aluno

Caro estudante,

Por meio dessa coleção você vai trilhar diferentes aventuras, a fim de descobrir, pesquisar, experimentar, produzir, compartilhar e continuar a investigação. Nessa jornada, você poderá contar com o apoio e o conhecimento de seus colegas, para alcançar novas descobertas sobre várias questões que fazem parte da atualidade e da vida em família, social e no mundo.

A obra traz a integração da área do conhecimento de Linguagens com os componentes curriculares de Ciências Humanas.

Nessa caminhada, você vai utilizar os conhecimentos e as experiências já adquiridas em outros anos e em sua vida. Vai desenvolver novas habilidades, conhecerá ferramentas e criará estratégias para fazer escolhas não só como estudante, mas em sua vida pessoal e também como cidadão, protagonista das mudanças do local onde vive e do mundo. Você vai analisar, com seus colegas, problemas atuais e propor soluções para a comunidade local e a global.

Esperamos que você tenha uma ótima jornada!

A autora

4

Conheça seu livro

Neste livro, você realizará quatro projetos. Em cada um deles, você receberá uma missão a ser cumprida.

Em cada projeto, você passará por seis etapas:

1) Ponto de partida

Apresenta o tema do projeto, por meio de discussões coletivas e leituras de textos.

2) Vamos pesquisar?

Propõe atividade de pesquisa em meios impressos e digitais, de maneira que você colha informações necessárias para resolver a situação-problema. Traz sempre o boxe Hora de escrever!, para que registre as informações pesquisadas.

3) Experimentando

Envolve discussão em grupo, testagem e experimentação de possíveis soluções para a situação-problema.

4) Hora de produzir!

Momento de produzir a solução para a situação-problema definida na etapa anterior.

5) Compartilhando as descobertas

Etapa de compartilhamento da solução produzida em grupo para os demais colegas da sala e, eventualmente, para públicos maiores, como a comunidade.

6) O que aprendemos?

Convida os alunos a fazerem uma autoavaliação, uma avaliação do grupo e uma avaliação coletiva do projeto.

Ao longo dos projetos, aparecem também os boxes:

Ampliando a investigação

Amplia as informações apresentadas e traz curiosidades sobre o assunto abordado no projeto.

Pensamento computacional

Informa as habilidades do pensamento computacional que estão sendo praticadas na atividade, como organizar informações e selecionar as que são relevantes, reconhecer características comuns entre problemas e escrever instruções para solucioná-los.

Ícones

Conheça os ícones das atividades presentes nesta coleção e o que significam:

Imagem: Ícone: Atividade oral, composto pela ilustração da silhueta de duas pessoas observando a silhueta de uma pessoa atrás de um púlpito. Acima dela há um balão de fala. Fim da imagem.

Atividade oral

Imagem: Ícone: Atividade em grupo, composto pela ilustração de três silhuetas brancas dentro de um quadrado vermelho. Fim da imagem.

Atividade em grupo

Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo, composto pela ilustração de um livro aberto dentro de um quadrado vermelho. Fim da imagem.

Atividade no diário de bordo

Imagem: Ícone: Desenho, composto pela ilustração de um lápis e riscos dentro de um quadrado vermelho. Fim da imagem.

Desenho

5

Sumário

O que eu vou aprender?, p. 6

Projeto 1 É fato ou fake?, p. 8

Etapa 1 – Ponto de partida, p. 12

Etapa 2 – Vamos pesquisar?, p. 19

Etapa 3 – Experimentando, p. 22

Etapa 4 – Hora de produzir!, p. 24

Etapa 5 – Compartilhando as descobertas, p. 25

Etapa 6 – O que aprendemos?, p. 26

Projeto 2 O que você levaria em uma mochila de viagem?, p. 28

Etapa 1 – Ponto de partida, p. 33

Etapa 2 – Vamos pesquisar?, p. 39

Etapa 3 – Experimentando, p. 42

Etapa 4 – Hora de produzir!, p. 44

Etapa 5 – Compartilhando as descobertas, p. 45

Etapa 6 – O que aprendemos?, p. 46

Projeto 3 E se uma criança governasse o mundo?, p. 48

Etapa 1 – Ponto de partida, p. 53

Etapa 2 – Vamos pesquisar?, p. 59

Etapa 3 – Experimentando, p. 62

Etapa 4 – Hora de produzir!, p. 64

Etapa 5 – Compartilhando as descobertas, p. 65

Etapa 6 – O que aprendemos?, p. 66

Projeto 4 Quais serão os negócios do futuro?, p. 68

Etapa 1 – Ponto de partida, p. 73

Etapa 2 – Vamos pesquisar?, p. 80

Etapa 3 – Experimentando, p. 82

Etapa 4 – Hora de produzir!, p. 84

Etapa 5 – Compartilhando as descobertas, p. 85

Etapa 6 – O que aprendemos?, p. 86

Vamos pensar sobre tudo o que aprendemos?, p. 88

Competências e habilidades, p. 90

Referências bibliográficas, p. 95

6

O que eu vou aprender?

  1. Responda às questões e discuta-as com seus colegas.

Projeto 1 – É fato ou fake ?

  1. O que são fake news?

_____

  1. Qual é a importância dos alimentos na nutrição humana?

_____

  1. Como funciona o sistema digestório?

_____

Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.
  1. Como podemos saber se notícias sobre alimentos são verdadeiras ou falsas?
Imagem: Ilustração. Uma menina negra com cabelos na altura do ombro, usando um terno, óculos de sol e tênis. Ela está em pé com os braços cruzados na frente do corpo e sorrindo.  Fim da imagem.

Projeto 2 – O que você levaria em uma mochila de viagem?

  1. O que são patrimônios culturais?

_____

  1. O que são patrimônios naturais?

_____

  1. De quais características, costumes e tradições de diferentes lugares do Brasil você já ouviu falar?

_____

Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.
  1. Quais manifestações artísticas e culturais brasileiras você conhece?
Imagem: Ilustração. Um menino com cabelos cacheados, usando um boné, óculos escuros, camiseta verde, calça e botas. Ele está em pé segurando com a mão esquerda um mapa e carregando uma mochila nas costas.  Fim da imagem.

7

Projeto 3 – E se uma criança governasse o mundo?

  1. Você sabe o que é o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)? Explique.

_____

  1. Como funcionam as leis?

_____

  1. Quais são os direitos da criança e do adolescente?

_____

Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.
  1. O que devemos fazer quando há desrespeito aos direitos da criança e do adolescente?
Imagem: Ilustração. Uma menina negra com cabelos crespos, usando uma tiara nos cabelos, camiseta amarela, macacão roxo e tênis. Ela está em pé, com a mão esquerda na cintura e a mão direita estendida para o lado.  Fim da imagem.
  1. Projeto 4 – Quais serão os negócios do futuro?
  1. O que é desenvolvimento sustentável?

_____

  1. Você conhece os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?

_____

  1. Quais podem ser as tendências de negócios do futuro?

_____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. O que é ser um empreendedor?
Imagem: Ilustração. Um menino com cabelos lisos e olhos puxados, usando uma camiseta azul, calça marrom e sapatos. Ele está em pé e segura com as mãos um lápis e um caderno.  Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade no diário de bordo.  Fim da imagem.
  1. Registre no diário de bordo:
  1. O que eu já sei?
  1. O que eu quero aprender?
  1. Em que estou mais curioso?